Disponibilidade Obstétrica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Disponibilidade Obstétrica"

Transcrição

1

2 Disponibilidade Obstétrica FUNDAMENTAÇÃO No Brasil, na área da assistência privada, até muito recentemente, tem sido comum o compromisso dos obstetras de assistir a gestante em qualquer intercorrência, especialmente nos últimos dias da sua gestação, bem como estar disponível para realizar o parto das gestantes às quais atendem durante o pré-natal, mesmo sem qualquer contrapartida por parte das operadoras. Recebem honorários pelas consultas mensais e pelo parto, mas não pela disponibilidade do especialista, o qual pode ser chamado a qualquer hora do dia e da noite, de qualquer dia da semana para o procedimento de urgência que caracteriza o parto. O contexto atual de baixa remuneração para o parto e demais procedimentos, aliado às condições de trabalho ruins e à falta de remuneração para essa disponibilidade, têm alterado sobremaneira a realidade dos profissionais. Muitos vêm deixando de realizar obstetrícia, o que vem suscitando queixas por parte das pacientes e questionamentos por parte dos colegas médicos quanto à possibilidade de cobrar diretamente da gestante por tal ato. abril de HISTÓRIA Não existindo obrigação contratual entre o médico e a operadora de plano de saúde para o acompanhamento presencial do trabalho de parto, o médico, do ponto de vista legal e ético, não teria, portanto, o compromisso de realizar tal procedimento em gestante que tenha acompanhado durante as consultas do pré-natal. Esse entendimento foi assumido inicialmente pela Sociedade de Ginecologia de Minas Gerais e posteriormente de São Paulo e do Paraná. A cobrança da disponibilidade do obstetra para a assistência ao parto está sendo realizada pela maioria dos médicos nesses Estados já há alguns anos. Diante de um crescente descontentamento por parte dos obstetras que procuravam suas entidades representativas em todo o Brasil, alguns Conselhos Regionais, a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e a própria Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que regula a ação de Operadoras de planos de saúde e que vinha sendo muito questionada sobre o assunto, oficiaram o Conselho Federal de Medicina (CFM) no processo-consulta nº 55/12 para que desse seu parecer quanto à cobrança dos médicos obstetras de honorários particulares pela disponibilidade para realização do parto.

3 Parecer CFM nº 39/12 Aos oito de novembro de 2012, o CFM emitiu seu parecer, o qual redigimos abaixo textualmente: Ementa: É ético e não configura dupla cobrança o pagamento de honorário pela gestante referente ao acompanhamento presencial do trabalho de parto, desde que o obstetra não esteja de plantão e que este procedimento seja acordado com a gestante na primeira consulta. Tal circunstância não caracteriza lesão ao contrato estabelecido entre o profissional e a operadora de plano e seguro de saúde. No mesmo parecer, o CFM finaliza dizendo: o CFM não caracteriza como dupla cobrança o valor recebido pelo obstetra referente ao acompanhamento presencial do trabalho de parto, haja visto que ele não receberá honorário da operadora do plano de saúde pela realização do parto. Desdobramentos Em Goiás, a partir do parecer do CFM, os médicos começaram a cobrar pela disponibilidade do acompanhamento presencial do parto e, como era de se esperar, a população reagiu negativamente uma vez que o pensamento de obrigatoriedade da presença do médico de sua escolha no momento do parto sem qualquer ônus sempre lhe foi passado como um direito pela operadora de plano de saúde. sociedade goiana de ginecologia e obstetrícia 3 ANS - A Agência Nacional de Saúde (ANS) aos 16/01/2013 diante de vários questionamentos da mídia registrou seu entendimento sobre a aplicação deste parecer: As beneficiárias de planos de saúde têm direito a todos os procedimentos da segmentação obstétrica descritos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde (cobertura mínima obrigatória dos planos de saúde), sem nenhum dispêndio além do previsto em contrato. Os contratos em vigor devem ser garantidos. O parecer do CFM afirma que o procedimento não faz parte do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, não configurando dupla cobrança ou infração à ética médica. Considerando esse parecer, alguns requisitos devem ser cumpridos, como: 1) Alterar os contratos entre a operadora e o prestador (recontratualização), deixando claro entre as partes para qual serviço o médico estará contratualizado. As operadoras devem ter prestadores de serviço para todos os procedimentos constantes do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. 2) Dar transparência ao consumidor sobre a rede disponível, com a atualização dos livros e site com a identificação dos respectivos médicos e os serviços por eles prestados: médico pré-natalista e médico obstetra (pré-natal e parto). Essa nota têm sofrido distorções por parte da mídia e de alguns gestores e operadoras de planos de saúde, induzindo a população a pensar que a ANS teria sido contrária ao parecer do CFM.

4 CFM Devido a essas distorções, no dia 24 de janeiro, o Conselho Federal de Medicina entendeu por bem reafi rmar sua posição em nota divulgada à sociedade. O Conselho reconhece a remuneração pela disponibilidade ao entender que o obstetra disponível é o médico previamente escolhido pela paciente e que se faz presente por ocasião da assistência ao parto. Declara ser ético e autoriza a cobrança de honorários de disponibilidade desde que informe a sua paciente na primeira consulta do pré-natal e celebre um contrato e o consentimento livre e esclarecido. O CFM afirma que o documento não autoriza ou orienta o médico a fazer cobrança de taxa extra para acompanhar a realização de parto e que o pagamento deve ter origem em apenas uma fonte, portanto não receber da operadora do plano de saúde. Se isso ocorre, não há dupla cobrança ou pagamento extra, este acordo não é antiético, esclarece. O pagamento gerará recibo que poderá ser usado em pedido de ressarcimento junto às operadoras ou ao imposto de renda. A gestante que não optar pelo acompanhamento presencial poderá fazer todo o seu pré-natal com um médico e fazer o parto com profissional disponibilizado em hospital de referência indicado pelo plano de saúde. Esta possibilidade já deve estar coberta pelo plano. Entende-se que a nota divulgada pela ANS, em 16 de janeiro, não se contrapõe ao parecer do CFM 39/2012, solicitando apenas alguns esclarecimentos logísticos que serão providenciados e remetidos em breve. Posicionamento da SGGO abril de Para preservar a relação médico - paciente, além de não correr o risco do obstetra sofrer eventual processo disciplinar e/ou judicial, a SGGO, tendo como base o parecer do CFM nº 39/12, considera fundamental atentar para as recomendações a seguir:

5 Orientações para cobrança de Disponibilidade Obstétrica 1 - Informar a paciente Em geral, existe a expectativa da gestante de fazer o parto com o obstetra que a acompanha no pré-natal. Portanto, se o médico obstetra for cobrar sua disponibilidade para a realização do parto, ele deverá informar a paciente na primeira consulta do pré-natal. É importante informar que o contrato de plano de saúde que a gestante assinou deve garantir a cobertura de obstetras plantonistas nas maternidades credenciadas para realizar o parto. 2 - Formalizar a decisão da gestante Diante dos esclarecimentos do profissional, a gestante deverá decidir (1) se aceita dar seguimento às consultas de pré-natal com médico que não realizará o parto; (2) remunerálo diretamente pela sua disponibilidade de assistência presencial ao parto ou, (3) procurar outro profissional. Na hipótese de a paciente aceitar remunerar diretamente o profissional pela sua disponibilidade, deve ser firmado um contrato com todas as condições especificadas, inclusive o valor acordado, e assinado também um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), ambos com os termos propostos pelo CFM modelos disponibilizados no site da SGGO: www. sggo.com.br. Caso a decisão da paciente seja realizar apenas o pré-natal com o obstetra, ciente de que ele não estará disponível para o parto, deve solicitar que a gestante assine termo de ciência sobre as condições de seu atendimento. sociedade goiana de ginecologia e obstetrícia Cobrar os honorários definidos apenas da sua paciente. Atenção: não emita guia à operadora, porque o Conselho Federal de Medicina compreende que isso configuraria dupla cobrança. O profissional pode solicitar a internação da gestante, descrever a cesariana ou o parto normal como habitualmente faz, porém solicitar ao departamento de fatura do hospital que não emita guia à operadora do plano de saúde para o obstetra, pois tal paciente fez acerto de disponibilidade. 4 - Fornecer as informações colhidas durante o pré-natal Se a sua paciente optar pelo parto com plantonista, deve o cartão de pré-natal/relatório médico estar sempre completo e atualizado, contribuindo para a assistência da gestante integral e com qualidade. Haja com seus costumeiros compromissos e responsabilidades. 5 - Observar o contrato com a operadora/ estatuto da cooperativa A relação entre operadora de plano de saúde e médico credenciado ou cooperado - definida por meio de contrato ou estatuto - deve ser observada. Não se tem conhecimento de que exista disposição expressa sobre a obrigatoriedade de realizar o parto. Para seguir alcançando melhor remuneração e qualidade de vida é importante que os obstetras ajam com transparência e clareza no diálogo com suas pacientes. Assim, ela poderá compreender claramente a decisão do profissional e fazer sua escolha.

6 Pontos importantes abril de Primeiro: Na opinião da maioria das sociedades de ginecologia e obstetrícia dos estados, incluindo a SGGO, e também no entendimento da Febrasgo, a disponibilidade do obstetra seria diferente da realização do ato técnico do parto. Portanto, o profissional poderia sim, cobrar a disponibilidade e receber o procedimento do parto da operadora de plano de saúde. O ajuste definido com a paciente de remuneração pela disponibilidade não subtrai o direito do médico ao recebimento dos honorários referentes ao parto, que devem ser pagos pela operadora de plano de saúde. Tal direito está respaldado no contrato firmado entre médico e operadora que prevê a remuneração pelo procedimento (parto), mas não pela disponibilidade. Do mesmo modo, o contrato assinado entre o plano de saúde e a consumidora não assegura a disponibilidade do prenatalista para realizar o parto. Essa divergência tem sido motivo de reuniões e debates entre representantes das Federadas e da diretoria da Febrasgo com o Conselho Federal de Medicina e estão em andamento. No entanto, o obstetra deve ter claro que essa liberdade sancionada pelo CFM, de poder cobrar, de forma ética, sua disponibilidade à assistência ao parto da gestante, independente do seu plano de saúde, certamente representa uma grande vitória! Zelma Ber ardes Costa PRESIDENTE DA SOCIEDADE GOIANA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA Segundo: Fiquemos alertas às normativas da ANS e das Operadoras de planos de Saúde que deverão vir a seguir tentando modificar os contratos já estabelecidos com os profissionais médicos. Essas entidades poderão tentar introduzir a disponibilidade do obstetra em contrato e pagar honorários baixos por ela e, portanto, forçar o profissional obstetra a continuar nessa condição de péssima remuneração, mantendo-o em uma atividade de regime de escravidão. Portanto, vamos pensar juntos e agir juntos para que não nos tomem o que já foi conseguido!! Saudações

7 sociedade goiana de ginecologia e obstetrícia 7 aviso Esclarecimento importante aos médicos Há vários anos e principalmente a partir do início da gestão da atual diretoria verifi camos que a maioria dos colegas gineco-obstetras acredita que somente podem operar pacientes de um determinado plano de saúde se forem credenciados ou cooperados daquele plano e esse pensamento incluia especialmente a Unimed de Goiânia e das outras regiões do Estado de Goiás. Após esclarecimentos junto à Agência Nacional de Saúde (ANS) e após reunião com membros da diretoria da Unimed no dia 13 de março de 2013, a SGGO informa a todos os ginecologistas e obstetras do Estado de Goiás que o médico não credenciado pelo plano de saúde, e isso inclui a Unimed, pode solicitar, não somente exames pelo plano da paciente, como também, solicitar e realizar procedimentos cirúrgicos hospitalares e ambulatoriais pelo plano da mesma (Inciso VI, artigo 2 da resolução CONSU N 08 de 03 de novembro de 1998). A paciente tem direito à cobertura do procedimento cirúrgico independente do cirurgião ser credenciado ou não. Neste caso, os honorários do cirurgião serão acertados pela paciente, porém esta terá direito à cobertura pelo seu plano da internação hospitalar, anestesista, auxiliar e pediatra (se for parto). O profissional não Reunião com representantes da SGGO e da Unimed Goiás realizada no dia 13 de março de 2013 credenciado deverá internar a paciente e solicitar a guia para o procedimento cirúrgico no papel específico do plano. A operadora deve liberar o procedimento com pagamento do hospital e de toda a equipe médica, exceto do médico não credenciado/cooperado. Qualquer dúvida ou impedimento para tal, o médico poderá acessar a ANS no Núcleo de Fiscalização de Planos de Saúde Brasília-DF, através dos telefones (61) / Sentimos-nos felizes em poder informar, de forma clara e verdadeira, os direitos de nós médicos ginecoobstetras neste processo. Saudações, Zelma Bernardes Costa Presidente da SGGO

8 EXPEDIENTE SGGO REVISTA É O ÓRGÃO INFORMATIVO DA SOCIEDADE GOIANA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA SGGO Av. Mutirão, 2.653, Setor Marista Goiânia - GO - Fone/Fax: (62) ginecologia@sggo.com.br e sggo@sggo.com.br - Site: DIRETORIA EXECUTIVA DA SGGO Presidente: Zelma Bernardes Costa Vice-Presidente: Alexandre Vieira Santos Moraes 1ª Secretária: Mylena Naves de Castro Rocha 2º Secretário: Gilberto de Matos Filho 1º Tesoureiro: Weuler Alves Ferreira 2º Tesoureiro: Samir Antônio Madi Diretora Científico: Rosane Ribeiro Figueiredo Alves Diretor de Defesa Profissional: Maurício Machado da Silveira Diretor de Assuntos Comunitários: José Antônio da Silveira Leão Diretor de Comunicação e Informática: Marcella Fabyanna Santana Brasil Edição: Tatiana Cardoso Redação: Ana Paula Machado Arte Final: Vinícius Carneiro e Thalitha Miranda Fotos: Contato Comunicação e arquivo SGGO PUBLICAÇÃO COM A QUALIDADE: (62)

FÓRUM Remuneração médica. Cobrança de disponibilidade Contrato com planos de saúde CBHPM

FÓRUM Remuneração médica. Cobrança de disponibilidade Contrato com planos de saúde CBHPM FÓRUM Remuneração médica Cobrança de disponibilidade Contrato com planos de saúde CBHPM Etelvino S. Trindade 25 Jun 2015 Etelvino de Souza Trindade Declaração de conflito de interesse Não recebi qualquer

Leia mais

PARECER CREMEC Nº 6/ /08/2017

PARECER CREMEC Nº 6/ /08/2017 PARECER CREMEC Nº 6/2017 07/08/2017 PROCESSO-CONSULTA PROTOCOLO 4217/2016 INTERESSADO: SOCEGO/COOPEGO/FEBRASGO ASSUNTO: DISPONIBILIDADE OBSTÉTRICA PARCERISTA: CONS. HELVÉCIO NEVES FEITOSA EMENTA: Em nossa

Leia mais

Lançamento de Novo Produto. Unimed Hospitalar

Lançamento de Novo Produto. Unimed Hospitalar Lançamento de Novo Produto Unimed Hospitalar Motivações e Oportunidades Nova linha de produtos Possibilidade de realização de consulta particular pelo médico cooperado da Unimed Campinas Abertura para

Leia mais

Quanto menor a dose de etinilestradiol (EE) em COC, menor o risco de tromboembolismo

Quanto menor a dose de etinilestradiol (EE) em COC, menor o risco de tromboembolismo ContraCeptivos orais Combinados com LevonorgestreL são a 1ª opção em relação ao menor risco de trombose venosa 1-7 Quanto menor a dose de etinilestradiol (EE) 8 em COC, menor o risco de tromboembolismo

Leia mais

Início de Vigência do Contrato Inscrição Md Plano Tp Plano Proposta Termo Contratante / / Débito Automático:

Início de Vigência do Contrato Inscrição Md Plano Tp Plano Proposta Termo Contratante / / Débito Automático: Início de Vigência do Contrato Inscrição Md Plano Tp Plano Proposta Termo Contratante / / Vencimento: ( ) 05 ( ) 10 ( ) 15 ( ) 20 ( ) 25 ( ) 30 Tipo de Contratação: ( ) Novo ( ) Transferência / Migração

Leia mais

Alessandro P. Acayaba de Toledo Diretor Presidente

Alessandro P. Acayaba de Toledo Diretor Presidente Alessandro P. Acayaba de Toledo Diretor Presidente GRUPO DE TRABALHO SOBRE PLANOS ACESSÍVEIS Grupo de Trabalho coordenado pelo Ministério da Saúde Instituído pela Portaria GM/MS nº 1.482, de 04 de agosto

Leia mais

Parto normal X cesariano Disponibilidade obstétrica

Parto normal X cesariano Disponibilidade obstétrica TEMA: AUTONOMIA DO OBSTETRA E DO PACIENTE NA CONDUÇÃO DO PARTO Coordenador: Dr. José Hiranda Silva Gallo Parto normal X cesariano Disponibilidade obstétrica Etelvino S. Trindade - 4 de Março de 2015 Declaro

Leia mais

Plano popular de saúde prevê ao menos 50% de coparticipação

Plano popular de saúde prevê ao menos 50% de coparticipação Plano popular de saúde prevê ao menos 50% de coparticipação oglobo.globo.com /economia/plano-popular-de-saude-preve-ao-menos-50-de-coparticipacao-21028567 Publicidade Exclusivo: governo apresenta três

Leia mais

Perguntas e Respostas Resolução Normativa nº 398/2016

Perguntas e Respostas Resolução Normativa nº 398/2016 Perguntas e Respostas Resolução Normativa nº 398/2016 Dispõe sobre a Obrigatoriedade de Credenciamento de Enfermeiros Obstétricos e Obstetrizes por Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde

Leia mais

Ementa: Ato médico. Competências do médico cirurgião. Responsabilidade médica no ato cirúrgico.

Ementa: Ato médico. Competências do médico cirurgião. Responsabilidade médica no ato cirúrgico. PARECER CONSULTA N ~2017 - CRM/PA - PROCESSO CONSULTA N 16/2017 PROTOCOLO N 5127/2017 INTERESSADO: A.R.N. PARECERISTA: CONSELHEIRA TEREZINHA DE JESUS DE OLIVEIRA CARVALHO. Ementa: Ato médico. Competências

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 46, DE 3 DE OUTUBRO DE 2014

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 46, DE 3 DE OUTUBRO DE 2014 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 46, DE 3 DE OUTUBRO DE 2014 Dispõe sobre as solicitações de substituição de entidade hospitalar e de redimensionamento de rede por redução, altera a Instrução Normativa da Diretoria

Leia mais

Resolução sobre junta médica e odontológica entra em vigor

Resolução sobre junta médica e odontológica entra em vigor Resolução sobre junta médica e odontológica entra em vigor Já está em vigor a normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que estabelece os critérios para formação de junta médica ou odontológica

Leia mais

TISS Manual de Instruções

TISS Manual de Instruções Nordeste Saúde Empresarial TISS Manual de Instruções Troca de Informações em Saúde Suplementar 1 ÍNDICE 1. Introdução...03 2. Orientações Gerais...03 3. Identificação do Beneficiário...04 4. Capa de Processo...05

Leia mais

Matriz São Paulo Av. Sen. Salgado Filho, 517 Guarulhos SP CNPJ: /

Matriz São Paulo Av. Sen. Salgado Filho, 517 Guarulhos SP CNPJ: / Matriz São Paulo Av. Sen. Salgado Filho, 517 Guarulhos SP 07115-000 CNPJ: 44.269.579/0001-68 Não usar para portabilidade RN 186. Para qualquer informação, ligue: 2463-6000 1/5 Cód. do Produtor CNPJ Nome

Leia mais

Nº PROCESSO /

Nº PROCESSO / Nº 1.234 - PROCESSO 25789.039805/2016-20 Intima-se a Operadora UP ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA S.A, com último endereço em local incerto e não sabido, para ciência da lavratura do auto de infração nº 06034,

Leia mais

ANEXO I ANEXO II ANEXO III RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 368, DE

ANEXO I ANEXO II ANEXO III RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 368, DE CONTEÚDO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Seção I - Do Direito de Acesso à Informação Das Beneficiárias aos Percentuais de Cirurgias Cesáreas e de Partos Normais

Leia mais

PARECER CONSULTA Nº

PARECER CONSULTA Nº PARECER CONSULTA Nº 12-2012 Solicitante: DR. W.L.F CRM/GO XXX Conselheiro Parecerista: DR. REGINALDO BENTO RODRIGUES Assunto: Questionamentos sob responsabilidade do Hospital e/ou Diretor Técnico sobre

Leia mais

CUIDAR DE VOCÊ. ESSE É O PLANO

CUIDAR DE VOCÊ. ESSE É O PLANO Página 1 de 18 Manual do Reembolso Unimed Cerrado CUIDAR DE VOCÊ. ESSE É O PLANO 2016 1 Página 2 de 18 Sumário APRESENTAÇÃO... 3 DIRETRIZES DO REEMBOLSO... 4 PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE O REEMBOLSO... 5 REEMBOLSO

Leia mais

SÚMULA NORMATIVA - ANS Nº 025, DE

SÚMULA NORMATIVA - ANS Nº 025, DE SÚMULA NORMATIVA - ANS Nº 025, DE 13.09.2012 A DIRETORIA COLEGIADA DA AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS, em vista do que dispõem o artigo 3º e os incisos II, XXIV e XXVIII do artigo 4º, cumulados

Leia mais

Seção II - Da Suspensão Temporária do Atendimento no Prestador Hospitalar

Seção II - Da Suspensão Temporária do Atendimento no Prestador Hospitalar CONTEÚDO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Seção I - Da Solicitação de Substituição de Entidade Hospitalar ou de Redimensionamento de Rede por Redução Subseção

Leia mais

HONORÁRIOS MÉDICOS NA SAÚDE SUPLEMENTAR AGENDA REGULATÓRIA DA ANS

HONORÁRIOS MÉDICOS NA SAÚDE SUPLEMENTAR AGENDA REGULATÓRIA DA ANS HONORÁRIOS MÉDICOS NA SAÚDE SUPLEMENTAR AGENDA REGULATÓRIA DA ANS Aloísio Tibiriçá Miranda Coordenador da COMSU e 2º vice-presidente do CFM ALGUNS NÚMEROS DO SETOR Situação de desequilíbrio Dados sobre

Leia mais

RESOLUÇÃO ANS Nº 368

RESOLUÇÃO ANS Nº 368 Belo Horizonte, 21 de março de 2015 Dispõe sobre o direito de acesso à informação das beneficiárias aos percentuais de cirurgias cesáreas e de partos normais, por operadora, por estabelecimento de saúde

Leia mais

DESPACHO COJUR N.º 028/2017

DESPACHO COJUR N.º 028/2017 DESPACHO COJUR N.º 028/2017 (Aprovado em Reunião de Diretoria em 01/02/2017) Interessado: Departamento de Processo-Consulta Expedientes n.º 10893/2016 Assunto: Análise jurídica. Plano de saúde. Questionamento

Leia mais

PRODUTO /08-1 Previa pagamento de coparticipação em alguns procedimentos realizados em regime de internação.

PRODUTO /08-1 Previa pagamento de coparticipação em alguns procedimentos realizados em regime de internação. TCAC 03/2017 A MULTA PRODUTO 458.188/08-1 Previa pagamento de coparticipação em alguns procedimentos realizados em regime de internação. RN 124 Art. 71. Deixar de cumprir as regras previstas na legislação

Leia mais

AMIL SAÚDE PARA EMPRESAS Tabelas de preços 30 a 99 vidas. Tabela de preços 30 a 99 vidas plano com coparticipação

AMIL SAÚDE PARA EMPRESAS Tabelas de preços 30 a 99 vidas. Tabela de preços 30 a 99 vidas plano com coparticipação AMIL SAÚDE PARA EMPRESAS Tabelas de preços 30 a 99 vidas Julho 2016 Amil 400 Amil 400 Amil 500 Amil 700 Faixa Etária Enfermaria Apartamento Apartamento Apartamento 00 a 18 anos 202,75 230,51 254,40 314,64

Leia mais

PARECER CRM/MS 2/2016

PARECER CRM/MS 2/2016 PARECER CRM/MS 2/2016 PROCESSO CONSULTA CRM MS: 000016/2015 INTERESSADO: E. S. C. e Sociedade Beneficente do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora PARECERISTA: Eliana Patrícia S. Maldonado Pires EMENTA: É

Leia mais

Ministério da Saúde Agência Nacional de Saúde Suplementar. Padrão TISS Troca de Informações em Saúde Suplementar

Ministério da Saúde Agência Nacional de Saúde Suplementar. Padrão TISS Troca de Informações em Saúde Suplementar Ministério da Saúde Agência Nacional de Saúde Suplementar Troca de Informações em Saúde Suplementar INSTRUÇÕES GERAIS Este manual tem como finalidade instruir todos os prestadores de serviço no preenchimento

Leia mais

Manual TISS Troca de Informações em Saúde Suplementar

Manual TISS Troca de Informações em Saúde Suplementar Manual TISS Troca de Informações em Saúde Suplementar Instruções para preenchimento Grupo 5 - Clínicas e Laboratórios Unimed Sorocaba Cooperativa de Trabalho Médico Av. Pres. Juscelino Kubitscheck de Oliveira,

Leia mais

ATENDIMENTO OPERADORAS ANS. Interrupção de internação de beneficiários

ATENDIMENTO OPERADORAS ANS. Interrupção de internação de beneficiários ATENDIMENTO OPERADORAS ANS A Agência Nacional de Saúde Suplementar respondeu consultas realizadas pela Unimed Federação Minas a respeito de assuntos previstos na regulamentação, conforme segue abaixo:

Leia mais

Guia de Utilização do Plano de Saúde para Beneficiários do Plano de Assistência e Saúde PAS, com cobertura adicional da CASF

Guia de Utilização do Plano de Saúde para Beneficiários do Plano de Assistência e Saúde PAS, com cobertura adicional da CASF 1 Guia de Utilização do Plano de Saúde para Beneficiários do Plano de Assistência e Saúde PAS, com cobertura adicional da CASF Este guia básico se destina aos Beneficiários Titulares e seus Dependentes

Leia mais

Especificação de Produtos do Plano Brasil de Saúde. Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Especificação de Produtos do Plano Brasil de Saúde. Universidade Federal de Uberlândia - UFU Especificação de Produtos do Plano Brasil de Saúde Universidade Federal de Uberlândia - UFU PLANOS COM ABRANGÊNCIA NACIONAL AMIL ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL S.A. a) Plano Básico (Amil 120) Plano Ambulatorial

Leia mais

PROPOSTA CONTRATUAL PARA BENEFICIÁRIOS PESSOA FÍSICA PLANO REFERÊNCIA PF. Municípios de Abrangência Produto REFERÊNCIA. N o da Proposta Contratual

PROPOSTA CONTRATUAL PARA BENEFICIÁRIOS PESSOA FÍSICA PLANO REFERÊNCIA PF. Municípios de Abrangência Produto REFERÊNCIA. N o da Proposta Contratual Avenida Ana Costa, 468 Gonzaga - SP 11060-000 CNPJ: 02.864.364/0001-45 Não usar para portabilidade RN 186. Para qualquer informação, ligue: (13) 3285-1200 1/5 Cód. do Produtor CNPJ Nome do Produtor CNPJ

Leia mais

EMENTA: Disponibilidade de vagas em UTI neonatal - Responsabilidade CONSULTA

EMENTA: Disponibilidade de vagas em UTI neonatal - Responsabilidade CONSULTA PARECER Nº 2370/2012 CRM-PR PROCESSO CONSULTA N. º 057/2011 PROTOCOLO N. º18953/2011 ASSUNTO: VAGAS EM UTI NEONATAL PARECERISTA: CONS.º DONIZETTI DIMER GIAMBERARDINO FILHO EMENTA: Disponibilidade de vagas

Leia mais

PLANO DE SAÚDE/ODONTOLÓGICO ALIANÇA ADMINISTRADORA

PLANO DE SAÚDE/ODONTOLÓGICO ALIANÇA ADMINISTRADORA PLANO DE SAÚDE/ODONTOLÓGICO ALIANÇA ADMINISTRADORA 1 O que é? 1.1 Por meio de acordo de parceria firmado entre o Ministério da Educação e a Aliança Administradora de Benefícios de Saúde LTDA., do qual

Leia mais

Carla de Figueiredo Soares Diretora Adjunta. Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos Agosto de 2011

Carla de Figueiredo Soares Diretora Adjunta. Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos Agosto de 2011 Carla de Figueiredo Soares Diretora Adjunta Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos Agosto de 2011 Eixo 1 Modelo de Financiamento do Setor; Eixo 2 Garantia de Qualidade e Acesso Assistencial; Eixo

Leia mais

PROGRAMA DO CURSO EM GESTÃO E DIREITO DA SAÚDE 120 HORAS

PROGRAMA DO CURSO EM GESTÃO E DIREITO DA SAÚDE 120 HORAS PROGRAMA DO CURSO EM GESTÃO E DIREITO DA SAÚDE 120 HORAS REDE PÚBLICA DE SAÚDE (15 horas) 1. Sistema Único de Saúde (SUS) 1.1. Antecedentes e a Constituição de 1988. 1.2. Rede descentralizada de atendimento

Leia mais

Plano de Saúde Amil Empresarial ou PME

Plano de Saúde Amil Empresarial ou PME AMIL SAÚDE PARA EMPRESAS Tabelas 02 a 29 vidas Amil Saúde 400, 500, 700 para 02 a 29 vidas AMIL SAÚDE PARA EMPRESAS QUEM PODE SER DEPENDENTE = DEPENDENTES LEGAIS ATÉ O TERCEIRO GRAU DE PARENTESCO LIMITADOS

Leia mais

CEMIG SAÚDE Prestadores de serviços

CEMIG SAÚDE Prestadores de serviços CEMIG SAÚDE Prestadores de serviços Maio de 2015 2 A pesquisa Amostra 752 entrevistas A PESQUISA Intervalo de confiança 95% Margem de erro 7% por segmento Data da coleta 18 a 21 de Maio de 2015 3 DESCRIÇÃO

Leia mais

DIVERGÊNCIA ASSISTENCIAL E COMPOSIÇÃO DE JUNTA MÉDICA OU ODONTOLÓGICA (PROFISSIONAL ASSISTENTE)

DIVERGÊNCIA ASSISTENCIAL E COMPOSIÇÃO DE JUNTA MÉDICA OU ODONTOLÓGICA (PROFISSIONAL ASSISTENTE) Operadora: [Fundação Copel de Previdência e Assistência Social] Endereço: [Rua Treze de Maio, 616 São Francisco Curitiba/PR 80.510-030] Telefone: [41 3883-6154] Curitiba, xx de xxxxxx de 2017 Ao(A) Dr(a).

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 412, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2016

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 412, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2016 RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 412, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2016 Dispõe sobre a solicitação de cancelamento do contrato do plano de saúde individual ou familiar, e de exclusão de beneficiário de contrato coletivo

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 352, DE

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 352, DE SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 352, DE 2011 O CONGRESSO NACIONAL decreta: Altera a Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998, que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde,

Leia mais

CAPÍTULO I DA DISPOSIÇÃO PRELIMINAR

CAPÍTULO I DA DISPOSIÇÃO PRELIMINAR RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN N 259, DE 17 DE JUNHO DE 2011 Dispõe sobre a garantia de atendimento dos beneficiários de plano privado de assistência à saúde e altera a Instrução Normativa IN nº 23, de 1º de

Leia mais

GUIA PRÁTICO DE ATENDIMENTO

GUIA PRÁTICO DE ATENDIMENTO GUIA PRÁTICO DE ATENDIMENTO BEM-VINDO À UNIMED-RIO! A Unimed é uma cooperativa de médicos presente em 83% do território nacional. São mais de 110 mil médicos cooperados e de 20 mil recursos credenciados

Leia mais

PARECER Nº 2603/ CRM-PR ASSUNTO: RESPONSABILIDADE MÉDICA PARECERISTA: CONS.ª LISETE ROSA E SILVA BENZONI

PARECER Nº 2603/ CRM-PR ASSUNTO: RESPONSABILIDADE MÉDICA PARECERISTA: CONS.ª LISETE ROSA E SILVA BENZONI PARECER Nº 2603/2017 - ASSUNTO: RESPONSABILIDADE MÉDICA PARECERISTA: CONS.ª LISETE ROSA E SILVA BENZONI EMENTA: Trata da responsabilidade médica no dia a dia de uma Maternidade que apresenta movimento

Leia mais

PARECER Nº 2537/ CRM-PR ASSUNTO: CONSULTA REALIZADA POR PROFISSIONAIS DE FISIOTERAPIA PARECERISTA: CONS.º FÁBIO LUIZ OURIQUES

PARECER Nº 2537/ CRM-PR ASSUNTO: CONSULTA REALIZADA POR PROFISSIONAIS DE FISIOTERAPIA PARECERISTA: CONS.º FÁBIO LUIZ OURIQUES PARECER Nº 2537/2016 - ASSUNTO: CONSULTA REALIZADA POR PROFISSIONAIS DE FISIOTERAPIA PARECERISTA: CONS.º FÁBIO LUIZ OURIQUES EMENTA: Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde de 2016 da ANS - Consulta de

Leia mais

João Monlevade. O que é o TISS?

João Monlevade. O que é o TISS? O que é o TISS? O TISS é a sigla para Troca de Informações em Saúde Suplementar Instituído pela RN 114, de 26/10/2005 Modelos de guias definidos pela IN 17, de 10/11/2005 TODAS AS OPERADORAS DE SAÚDE IRÃO

Leia mais

CONSULTA Nº 7.425/16

CONSULTA Nº 7.425/16 1 CONSULTA Nº 7.425/16 Assunto: Sobre legitimidade para requerer a segunda opinião. Relator: Conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira. Ementa: A junta médica deve ser composta pelos médicos que divergem sobre

Leia mais

CONTRATO DE CREDENCIAMENTO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE ODONTOLÓGICA

CONTRATO DE CREDENCIAMENTO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE ODONTOLÓGICA CONTRATO DE CREDENCIAMENTO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE ODONTOLÓGICA CONTRATO Nº Pelo presente instrumento particular de CONTRATO PARA CREDENCIAMENTO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA

Leia mais

Planos de saúde: entenda o que muda com as novas regras de coparticipação e franquia

Planos de saúde: entenda o que muda com as novas regras de coparticipação e franquia Planos de saúde: entenda o que muda com as novas regras de coparticipação e franquia g1.globo.com/economia/educacao-financeira/noticia/planos-de-saude-entenda-o-que-muda-com-as-novas-regras-decoparticipacao-e-franquia.ghtml

Leia mais

Seção II - Da Solicitação de Exclusão de Beneficiários de Contrato Coletivo Empresarial

Seção II - Da Solicitação de Exclusão de Beneficiários de Contrato Coletivo Empresarial CONTEÚDO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Seção I - Da Solicitação de Cancelamento do Contrato do Plano de Saúde Individual ou Familiar Seção II - Da Solicitação

Leia mais

Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima citado verificar suas condições de funcionamento.

Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima citado verificar suas condições de funcionamento. RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO Maternidade Amiga da Família de Camaragibe Rua Professor Luis Gonzaga P. da Silva, s/n Timbi Camaragibe. Telefone: (81) 3301-8530 Diretor Técnico: Dr. Sidraiton Salvio Alves de

Leia mais

até 21 (vinte e um) anos de idade incompletos

até 21 (vinte e um) anos de idade incompletos Folha 01/05 Pelo presente, declaro expressamente que, após ter recebido, lido e compreendido o Manual de Orientação para Contratação de Planos de Saúde (MPS), editado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar

Leia mais

V Fórum Nacional de Cooperativismo Médico Modelos e Formas de Remuneração Médica na Saúde Suplementar. Brasília, DF, 26 de junho de 2012

V Fórum Nacional de Cooperativismo Médico Modelos e Formas de Remuneração Médica na Saúde Suplementar. Brasília, DF, 26 de junho de 2012 V Fórum Nacional de Cooperativismo Médico Modelos e Formas de Remuneração Médica na Saúde Suplementar Brasília, DF, 26 de junho de 2012 FINAL 2010 28% 3 MESES DE DILMA 31% PESQUISA DATAFOLHA 25/01/2012

Leia mais

JUNTA MÉDICA OU ODONTOLÓGICA RN 424/2017

JUNTA MÉDICA OU ODONTOLÓGICA RN 424/2017 JUNTA MÉDICA OU ODONTOLÓGICA RN 424/2017 Gerência de Assistência à Saúde Gerência Geral de Regulação Assistencial Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos GEAS/GGRAS/DIPRO Abril de 2019 DIVERGÊNCIAS

Leia mais

PESQUISA DATAFOLHA: Insatisfação entre usuários dos planos de saúde supera os 40%

PESQUISA DATAFOLHA: Insatisfação entre usuários dos planos de saúde supera os 40% PESQUISA DATAFOLHA: Insatisfação entre usuários dos planos de saúde supera os 40% Pesquisa realizada pelo instituto Datafolha a pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM) mostra que é grande a insatisfação

Leia mais

AFISVEC-SAÚDE PLANO DE MÚTUO AUXÍLIO FINANCEIRO PARA ASSISTÊNCIA MÉDICA, AMBULATORIAL E HOSPITALAR COM OBSTETRÍCIA

AFISVEC-SAÚDE PLANO DE MÚTUO AUXÍLIO FINANCEIRO PARA ASSISTÊNCIA MÉDICA, AMBULATORIAL E HOSPITALAR COM OBSTETRÍCIA AFISVEC-SAÚDE PLANO DE MÚTUO AUXÍLIO FINANCEIRO PARA ASSISTÊNCIA MÉDICA, AMBULATORIAL E HOSPITALAR COM OBSTETRÍCIA MANUAL DE INSTRUÇÕES NORMATIVAS COMPLEMENTARES Este Manual contém instruções, orientações

Leia mais

Experiência da carreira no setor privado

Experiência da carreira no setor privado Experiência da carreira no setor privado V Foŕum da Ca mara Tećnica de Medicina de Famiĺia e Comunidade do Conselho Federal de Medicina 13 de maio de 2016 DR. HÉRCULES DE PINHO CT-MFC-CFM Coordenador da

Leia mais

PROCESSO-CONSULTA CFM 55/12 PARECER CFM 39/12 INTERESSADOS:

PROCESSO-CONSULTA CFM 55/12 PARECER CFM 39/12 INTERESSADOS: PROCESSO-CONSULTA CFM nº 55/12 PARECER CFM nº 39/12 INTERESSADOS: ANS; S.A.R.G.; Cremesp; Cremepe; S.C.F.; Febrasgo ASSUNTO: Cobrança de honorários, por médicos obstetras, pelo acompanhamento presencial

Leia mais

GUIA DE LEITURA CONTRATUAL UNIPLAN AMIGO FLEX FLEX SMART COLETIVO POR ADESÃO REGULAMENTOS

GUIA DE LEITURA CONTRATUAL UNIPLAN AMIGO FLEX FLEX SMART COLETIVO POR ADESÃO REGULAMENTOS GUIA DE LEITURA CONTRATUAL UNIPLAN AMIGO FLEX FLEX SMART COLETIVO POR ADESÃO REGULAMENTOS OPERADORA: UNIMED CURITIBA SOCIEDADE COOPERATIVA DE MÉDICOS CNPJ: 75.055.772/000-20 Nº DE REGISTRO NA ANS: 30470-

Leia mais

Dos Prazos Máximos Para Atendimento ao beneficiário

Dos Prazos Máximos Para Atendimento ao beneficiário RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 259, DE 7 DE JUNHO DE 2 Legislações - ANS Seg, 2 de Junho de 2 : RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 259, DE 7 DE JUNHO DE 2 Dispõe sobre a garantia de atendimento dos beneficiários

Leia mais

Use seu aplicativo QR Code para baixar a revista:

Use seu aplicativo QR Code para baixar a revista: Use seu aplicativo QR Code para baixar a revista: c questão de princípios b ZELMA BERNARDES COSTA Mensagem da presidente LUTA, DEFESA PROFISSIONAL E ATUALIZAÇÃO CIENTÍFICA NA SGGO Estivemos a frente na

Leia mais

Manual de Reembolso Unimed Cerrado

Manual de Reembolso Unimed Cerrado Página 1 de 19 Manual de Reembolso Unimed Cerrado CUIDAR DE VOCÊ. ESSE É O PLANO 2017 1 Página 2 de 19 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DIRETRIZES DO REEMBOLSO PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE O REEMBOLSO 1 QUEM TEM DIREITO

Leia mais

PROPOSTA DE ADESÃO AO PLANO DE SAÚDE COLETIVO POR ADESÃO Lei n o 9.656/98

PROPOSTA DE ADESÃO AO PLANO DE SAÚDE COLETIVO POR ADESÃO Lei n o 9.656/98 Pelo presente, declaro expressamente que, após ter recebido, lido e compreendido o Manual de Orientação para Contratação de Planos de Saúde (MPS), editado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS),

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS GERAIS DO CONTRATO DE ADESÃO A PLANO COLETIVO EMPRESARIAL DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS GERAIS DO CONTRATO DE ADESÃO A PLANO COLETIVO EMPRESARIAL DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS GERAIS DO CONTRATO DE ADESÃO A PLANO COLETIVO EMPRESARIAL DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA 1. Do tipo de contratação Trata-se de contrato de plano odontológico coletivo empresarial,

Leia mais

BASIC /99-1 Não Referência Nacional

BASIC /99-1 Não Referência Nacional PLANO REFERÊNCIA BASIC 1. Principais Características dos Planos Nome do Plano Número de Registro na ANS Coparticipação Segmentação Abrangência BASIC 408.035/99-1 Não Referência Nacional 2. Padrão de Acomodação:

Leia mais

FUNDO DE RESERVA UNIMED/ADUFG SINDICATO. Regulamento do Fundo de Reserva Unimed/ADUFG Sindicato

FUNDO DE RESERVA UNIMED/ADUFG SINDICATO. Regulamento do Fundo de Reserva Unimed/ADUFG Sindicato FUNDO DE RESERVA UNIMED/ADUFG SINDICATO Regulamento do Fundo de Reserva Unimed/ADUFG Sindicato Aprovado em Assembleia Geral dos usuários do Convênio ADUFG-SINDICATO/UNIMED realizada em setembro 2017. 1.

Leia mais

CONTRATO AT PAULISTA IV

CONTRATO AT PAULISTA IV CONTRATO AT PAULISTA IV PLANO DE SAÚDE O plano de saúde oferecido pela empresa ACV TECLINE ENGENHARIA LTDA será o Plano UNIMED CURITIBA, com acomodação enfermaria, extensivo aos dependentes (cônjuge/companheiro

Leia mais

Data de Nascimento: CPF Sexo: Estado Civil Declaração de Nascido vivo nº Cartão Nacional de Saúde

Data de Nascimento: CPF Sexo: Estado Civil Declaração de Nascido vivo nº Cartão Nacional de Saúde TERMO DE ADESÃO AO CONVÊNIO PRODUTO: ASSEFAZ SAFIRA EMPRESARIAL ABRANGENCIA GEOGRÁFICA: Nacional ACOMODAÇÃO: Apartamento SEGMENTAÇÃO: Ambulatorial, Hospitalar com Obstetrícia MODALIDADE DE CONTRATAÇÃO:

Leia mais

Wuilker Knoner Campos page 2

Wuilker Knoner Campos   page 2 A proposta deste e-book é ser simples e direto, apresentando uma fonte de consulta rápida para os médicos inibirem os abusos das operadoras de saúde. De um lado, temos uma lista das situações e exemplos

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 356, DE 3 DE OUTUBRO DE 2014

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 356, DE 3 DE OUTUBRO DE 2014 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 356, DE 3 DE OUTUBRO DE 2014 Altera a Resolução Normativa - RN nº 85, de 7 de dezembro de 2004, que dispõe sobre a concessão

Leia mais

4 Fórum Político Nacional

4 Fórum Político Nacional 4 Fórum Político Nacional Mercado de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPMES): como coibir as práticas ilegais Dr. Valdmário Rodrigues Júnior Diretoria de Integração Cooperativista e Mercado da

Leia mais

Minuta de contrato de prestação de serviços médicos em clínicas particulares PESSOA JURÍDICA.

Minuta de contrato de prestação de serviços médicos em clínicas particulares PESSOA JURÍDICA. Minuta de contrato de prestação de serviços médicos em clínicas particulares PESSOA JURÍDICA. Pelo presente instrumento particular de contrato, de um lado, (nome da Clínica Saúde), inscrita no CNPJ sob

Leia mais

Exposição de Motivos da Revisão do Rol de Procedimentos da ANS Introdução

Exposição de Motivos da Revisão do Rol de Procedimentos da ANS Introdução Exposição de Motivos da Revisão do Rol de Procedimentos da ANS - 2007 Introdução A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) tem, dentre suas atribuições estabelecidas pela Lei 9.961, de 28 de janeiro

Leia mais

Use seu aplicativo QR Code para baixar a revista:

Use seu aplicativo QR Code para baixar a revista: Use seu aplicativo QR Code para baixar a revista: c questão de princípios b ZELMA BERNARDES COSTA Mensagem da presidente AVANÇO VERTIGINOSO DA SGGO Parabenizamos e recebemos a nova diretoria e conclamamos

Leia mais

DOU nº 10, Seção 1, de 15 de janeiro de 2015 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA

DOU nº 10, Seção 1, de 15 de janeiro de 2015 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA DOU nº 10, Seção 1, de 15 de janeiro de 2015 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 395, DE 14 DE JANEIRO DE 2016 Dispõe sobre as regras a serem observadas

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 356, DE

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 356, DE RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 356, DE 03.10.2014 Altera a Resolução Normativa - RN nº 85, de 7 de dezembro de 2004, que dispõe sobre a concessão de autorização de funcionamento das operadoras de planos privados

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL (VALIDADE: 29/04/2012)

PROPOSTA COMERCIAL (VALIDADE: 29/04/2012) PROPOSTA COMERCIAL (VALIDADE: 29/04/2012) Florianópolis, 29 de Março de 2012 SINASEFE Sobre a Unimed A Unimed é a maior experiência cooperativista na área da saúde em todo o mundo e também a maior rede

Leia mais

CONTRATOS DE PLANOS DE SAÚDE

CONTRATOS DE PLANOS DE SAÚDE CONTRATOS DE PLANOS DE SAÚDE Lei n. 9.656/98 Define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e dá outras providências. Aula n. 39 1 Espécies de cobertura

Leia mais

PORTAL UNIMED. Resumo das resoluções normativas vinculadas ao portal

PORTAL UNIMED. Resumo das resoluções normativas vinculadas ao portal PORTAL UNIMED Resumo das resoluções normativas vinculadas ao portal Material elaborado pela Unimed Paraná em parceria com o Portal Unimed Versão 2 - Agosto/2017 RN 365 Substituição de Prestadores O que

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 42 - MÓDULO: SAÚDE SUPLEMENTAR AULA 01 - INTRODUÇÃO À SAÚDE SUPLEMENTAR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 42 - MÓDULO: SAÚDE SUPLEMENTAR AULA 01 - INTRODUÇÃO À SAÚDE SUPLEMENTAR AULA 42 - MÓDULO: SAÚDE SUPLEMENTAR AULA 01 - INTRODUÇÃO À SAÚDE SUPLEMENTAR Para proteger o consumidor em relação ao plano de saúde, o Estado criou a Agência Nacional de Saúde por intermédio da Lei n.

Leia mais

; Palavras chave: Segurança do paciente; Plantão; Estabelecimento de Saúde

; Palavras chave: Segurança do paciente; Plantão; Estabelecimento de Saúde PARECER CRM/MS N 16-2016 PARECER CRM/MS N 16/2016 PROCESSO CONSULTA CRM-MS 20/ 2016 INTERESSADO: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL ASSUNTO: QUESTIONAMENTO SOBRE ESCALADE MÉDICOS E DIRETORES

Leia mais

NOTICIAS ANS. Ressarcimento ao SUS x Contrato de Plano de Saúde

NOTICIAS ANS. Ressarcimento ao SUS x Contrato de Plano de Saúde NOTICIAS ANS Ressarcimento ao SUS x Contrato de Plano de Saúde Prezados, Algumas singulares tem relatado o indeferimento de impugnações/recursos de Ressarcimento ao SUS, cuja alegação é o motivo 8 coparticipação.

Leia mais

Mudanças na Lei nº 9.656

Mudanças na Lei nº 9.656 Mudanças na Lei nº 9.656 COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER AO PROJETO DE LEI Nº 7419, DE 2006, DO SENADO FEDERAL, QUE "ALTERA A LEI Nº 9.656, DE 3 DE JUNHO DE 1998, QUE DISPÕE SOBRE OS PLANOS

Leia mais

CLÁUSULAS GERAIS DO CARTÃO MUITO MAIS DESCONTOS

CLÁUSULAS GERAIS DO CARTÃO MUITO MAIS DESCONTOS CLÁUSULAS GERAIS DO CARTÃO MUITO MAIS DESCONTOS CONTRATANTE: A PESSOA FÍSICA que aderiu ao CARTÃO MUITO MAIS DESCONTOS, aqui denominado apenas TITULAR. CONTRATADA: CARTÃO MUITO MAIS DESCONTOS LTDA, pessoa

Leia mais

Monitoramento da concorrência

Monitoramento da concorrência Monitoramento da concorrência Atualizações sobre o Pronto Atendimento da Unimed Londrina - Inauguração prevista para início de 2016 (provavelmente em março) - Funcionamento 24 horas - Capacidade para 12

Leia mais

DOU n 82, Seção 1, de 04 de maio de AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA

DOU n 82, Seção 1, de 04 de maio de AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA DOU n 82, Seção 1, de 04 de maio de 2009. AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 190, DE 30 DE ABRIL DE 2009 Alterada pela RN n 285, de 23/12/11, publicada

Leia mais

PREZADOS COLABORADORES

PREZADOS COLABORADORES PREZADOS COLABORADORES O SINDICATO DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA TÉCNICA E TECNOLÓGICA DO ESTADO DO PARANÁ SINDIEDUTEC- Sindicato, em parceria com a UNIMED CURITIBA, está disponibilizando aos seus

Leia mais

rigorosamente às condições previstas em nosso contrato em relação aos prazos e carências a serem cumpridas.

rigorosamente às condições previstas em nosso contrato em relação aos prazos e carências a serem cumpridas. nimed Natal - CC no52/2017 - GCRE Natal, 13 de abril de 2017. As empresas contratantes Sr. Diretor Ref: Resolução Normativa 412 Prezado Senhor. A Unimed Natal, fiel cumpridora da legislação e das determinações

Leia mais

Dr. Lueiz Amorim Canêdo DIRETOR DE AUDITORIA MÉDICA

Dr. Lueiz Amorim Canêdo DIRETOR DE AUDITORIA MÉDICA Dr. Lueiz Amorim Canêdo DIRETOR DE AUDITORIA MÉDICA DIRETORIA DE AUDITORIA Art. 52 A Diretoria de Auditoria Médica compete, entre outras, as seguintes atribuições: I coordenar as ações do departamento

Leia mais

Dr. Lueiz Amorim Canêdo DIRETOR DE AUDITORIA MÉDICA

Dr. Lueiz Amorim Canêdo DIRETOR DE AUDITORIA MÉDICA Dr. Lueiz Amorim Canêdo DIRETOR DE AUDITORIA MÉDICA Art. 52 A Diretoria de Auditoria Médica compete, entre outras, as seguintes atribuições: I coordenar as ações do departamento de auditoria médica; II

Leia mais

CONSULTA Nº /2014

CONSULTA Nº /2014 1 CONSULTA Nº 105.421/2014 Assunto: Sobre plantão médico. Relator: Conselheiro Antônio Pereira Filho. Ementa: Não se exime de responsabilidade do plantão que assumiu. Na impossibilidade total de dar plantão

Leia mais

Em oficina, ANS tira dúvidas sobre temas como reajuste e portabilidade no RJ

Em oficina, ANS tira dúvidas sobre temas como reajuste e portabilidade no RJ Parte da equipe da Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos, que comandou a oficina Normativas recentemente publicadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foram apresentadas e discutidas

Leia mais

ORIENTAÇÕES AOS MÉDICOS SOBRE OS REQUISITOS MÍNIMOS PARA A CONTRATUALIZAÇÃO COM OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE

ORIENTAÇÕES AOS MÉDICOS SOBRE OS REQUISITOS MÍNIMOS PARA A CONTRATUALIZAÇÃO COM OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE ORIENTAÇÕES AOS MÉDICOS SOBRE OS REQUISITOS MÍNIMOS PARA A CONTRATUALIZAÇÃO COM OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE ORIENTAÇÕES AOS MÉDICOS SOBRE OS REQUISITOS MÍNIMOS PARA A CONTRATUALIZAÇÃO COM OPERADORAS

Leia mais

Mecanismos Assistenciais de Regulação dos Planos de Saúde geridos pela Postal Saúde. Das Autorizações Prévias, Avaliação e Porta de Entrada

Mecanismos Assistenciais de Regulação dos Planos de Saúde geridos pela Postal Saúde. Das Autorizações Prévias, Avaliação e Porta de Entrada Mecanismos Assistenciais de Regulação dos Planos de Saúde geridos pela Postal Saúde Das Autorizações Prévias, Avaliação e Porta de Entrada Os Mecanismos Assistenciais de Regulação são meios e recursos

Leia mais

Unimed-BH Bem cuidada, para cuidar bem de você.

Unimed-BH Bem cuidada, para cuidar bem de você. Unimed-BH Bem cuidada, para cuidar bem de você. ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar Órgão de regulação, normatização e controle das operadoras de planos de saúde Autonomia administrativa, financeira

Leia mais

ADITIVO CONTRATUAL EXTENSÃO PARA COBERTURAS AMBULATORIAIS CONTRATO N CLÁUSULA PRIMEIRA - DAS PARTES CONTRATANTES:

ADITIVO CONTRATUAL EXTENSÃO PARA COBERTURAS AMBULATORIAIS CONTRATO N CLÁUSULA PRIMEIRA - DAS PARTES CONTRATANTES: ADITIVO CONTRATUAL EXTENSÃO PARA COBERTURAS AMBULATORIAIS CONTRATO N CLÁUSULA PRIMEIRA - DAS PARTES CONTRATANTES: QUALIFICAÇÃO DA CONTRATADA: PROMED ASSISTÊNCIA MÉDICA LTDA., doravante denominada CONTRATADA,

Leia mais

A FACEB preparou 3 novos planos de saúde, mais segurança e tranquilidade para você e sua família. ANS - nº

A FACEB preparou 3 novos planos de saúde, mais segurança e tranquilidade para você e sua família. ANS - nº A FACEB preparou 3 novos planos de saúde, mais segurança e tranquilidade para você e sua família. ANS - nº 309362 CEB SAÚDE VIDA, FACEB SAÚDE VIDA E FACEB FAMÍLIA Os novos planos de saúde têm preços diferenciados

Leia mais