MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA UFRN

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA UFRN"

Transcrição

1 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA UFRN RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN 2014 Natal (RN) Março/2015

2 2 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA Reitora Ângela Maria Paiva Cruz Vice-Reitora Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes Coordenador da CPA Alexandre Flávio Silva de Queiroz

3 3 Sumário 1. DADOS DA INSTITUIÇÃO CONSIDERAÇÕES INICIAIS METODOLOGIA DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO Avaliação da Gestão Elaboração do Relatório Técnico de Avaliação dos 5 Primeiros Anos do Plano de Desenvolvimento Institucional PDI 2010/ Coordenação da autoavaliação de cursos de graduação por demanda Integração entre avaliação externa dos cursos de graduação em processos de reconhecimento/renovação de reconhecimento, com a avaliação interna dos respectivos cursos Avaliação da docência CONSIDERAÇÕES GERAIS... 21

4 4 1. DADOS DA INSTITUIÇÃO Nome/Código da IES: Universidade Federal do Rio Grande do Norte Estado: Rio Grande do Norte Município: Natal Composição da CPA: Nome (assinalar, com um *, o nome do coordenador da CPA) ALEXANDRE FLÁVIO SILVA DE QUEIROZ * ANNE CRISTINE DA SILVA DANTAS ANTÔNIO DE LISBOA COSTA CLAUDIANNY AMORIM NORONHA EDNA MARIA DA SILVA ERIKA DOS REIS GUSMÃO ANDRADE EVANE LOPES TAVARES FRANCISCO DE ASSIS MEDEIROS GEORGE DANTAS DE AZEVEDO JOANA DO CÉU REGIS JORGE TARCISIO DA ROCHA IRIS MARIA DE OLIVEIRA LORENA MARIA LIMA DE ARAÚJO MAGNÓLIA FERNANDES FLORÊCIO DE ARAUJO MARIA DA CONCEIÇÃO FRAGA MARIA LILIANE BORGES DA SILVA MARIA PEPITA VASCONCELOS MICHELLE PAIVA CRUZ ROBERTA DE OLIVEIRA CACHO Segmento que representa (docente, discente, técnicoadministrativo, sociedade civil) Técnico Administrativo Técnico Administrativo Técnico Administrativo Representante Estudantil Representante da Sociedade Civil Assessora Técnico Administrativo Portaria Nº 413/14-R Designação da composição da CPA em 14 de março de 2014, para um mandato de 4 anos. *Coordenador da CPA

5 5 2. CONSIDERAÇÕES INICIAIS A Comissão Própria de Avaliação da UFRN é a instância designada para coordenar o projeto de autoavaliação da Instituição e atender aos requisitos legais dos processos de avaliação institucional externa coordenados pelo INEP/MEC. Nesse sentido, para realização da autoavaliação a CPA mobiliza, articula e organiza os seus atores: docentes, discentes, técnico-administrativos e dirigentes da UFRN, contando, com uma representação da sociedade, para pensar coletivamente a Instituição no que ela faz, a luz da missão e responsabilidade social. Tanto na coordenação dos processos de autoavaliação, como no cumprimento das competências referentes à avaliação externa, a CPA desenvolve ações com vistas à produção de conhecimentos sobre a Universidade; a definição de propostas de ação e caminhos alternativos para o acompanhamento e aperfeiçoamento do PDI e a coordenação das ações para avaliação institucional dos cinco eixos delineados para as dez dimensões definidas pelo SINAES. 3. METODOLOGIA Com base nos princípios como globalidade, legitimidade, pluralidade, respeito à diversidade e garantia de participação de todos os segmentos da comunidade universitária e representação da sociedade civil, a CPA reconhece a pertinência da autoavaliação para o aperfeiçoamento da UFRN. Com essa compreensão, desenvolve processos avaliativos com vistas à construção coletiva e crítica de informações que subsidiem a tomada de decisões e a adoção de medidas de ajustes para melhoria institucional. A metodologia de trabalho já consolidada pela CPA parte, inicialmente, do conhecimento da documentação completa de referência do objeto ou dimensão a serem avaliados (documentos legais e oficiais de referência, relatórios e avaliações já realizadas). Na seqüencia, são estudados e elaborados os instrumentos de avaliação, para, em seguida, se proceder a aplicação dos instrumentos, Todos os dados são organizados, compilados, analisados e preparados para divulgação, com reavaliação contínua dos resultados, metodologia e processos. A Avaliação Institucional na UFRN é uma atividade intrínseca ao planejamento da Instituição e um instrumento de gestão que fundamenta o realinhamento permanente das políticas institucionais, na direção do cumprimento da missão e função social da Universidade.

6 6 4. DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO Em consonância com o planejamento das ações da CPA para o ano de 2014, os principais resultados e produtos são apresentados a seguir: Avaliação da Gestão A avaliação da gestão integra um processo de autoavaliação das Instituições de Ensino Superior, que compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES, determinada pelo MEC, nas dimensões ensino, pesquisa, extensão, infraestrutura e gestão. Em 2014 a CPA coordenou uma avaliação da gestão da UFRN, utilizando questionários dirigidos aos três segmentos que compõem o UFRN: servidores docentes, servidores técnico-administrativos e alunos. A coleta de dados foi realizada durante os meses de março e abril de O questionário era composto por questões fechadas, mas o entrevistado podia justificar as respostas caso desejasse e, no final, poderia emitir sua opinião sobre qualquer assunto referente à UFRN, mesmo que não contemplado no instrumento. Na coleta de dados foram respeitadas as especificidades de cada unidade acadêmica ou administrativa e foi realizada no Campus Central (em Natal), na Escola Agrícola de Jundiaí EAJ (em Macaíba), no Centro Regional de Ensino Superior do Seridó CERES (em Currais Novos e Caicó) e na Faculdade de Ciências Agrárias do Trairi FACISA e Hospital Universitário Ana Bezerra HUAB (em Santa Cruz). No Campus Central foram pesquisados o complexo hospitalar, os centros acadêmicos, as Unidades Acadêmicas Especializadas e todas as unidades administrativas que formam a Administração Central. A amostra utilizada foi do tipo intencional, proporcionalizada por segmento, sendo os alunos pesquisados por curso, mas na condição de terem ingressado antes de Esse mesmo procedimento foi utilizado para selecionar os servidores docentes e técnico-administrativos. Dessa forma, na UFRN foram realizadas entrevistas, sendo 927 alunos, 662 servidores docentes e 795 servidores técnico-administrativos.

7 7 Os gráficos a seguir correspondem aos aspectos mais relevantes da avaliação Avaliação da qualidade do ensino com a expansão da Graduação Gráfico nº 01 Avaliação do Ensino de Graduação, levando-se em conta sua expansão, sob a ótica dos Professores, Funcionários e Alunos da UFRN Avaliação da qualidade do ensino com a expansão da Pós-Graduação Gráfico nº 02 Avaliação do Ensino de Pós-Graduação, levando-se em conta sua expansão, sob a ótica dos Professores, Funcionários e Alunos da UFRN.

8 Avaliação da Acessibilidade de pessoas com necessidades especiais na UFRN Gráfico nº 03 Avaliação da Satisfação da Acessibilidade da UFRN, sob a ótica dos Professores, Funcionários e Alunos da UFRN Programa de Mobilidade Estudantil da UFRN no Brasil Gráfico nº 04 Visibilidade dada à UFRN, com o Programa de Mobilidade Estudantil da UFRN no Brasil, segundo Professores, Funcionários e Alunos da UFRN.

9 Programa de Mobilidade Estudantil da UFRN no Exterior Gráfico nº 05 Visibilidade dada à UFRN, com o Programa de Mobilidade Estudantil da UFRN no Exterior, segundo Professores, Funcionários e Alunos da UFRN Ensino a Distância Gráfico nº 06 Visibilidade dada à UFRN, com o Ensino a Distância, segundo Professores, Funcionários e Alunos da UFRN.

10 Melhorias na Infraestrutura da UFRN Gráfico nº 07 Visibilidade dada à UFRN, com as melhorias na Infraestrutura da UFRN, segundo Professores, Funcionários e Alunos da UFRN Infraestrutura Relativa ao Ensino Gráfico nº 08 Avaliação da Infraestrutura relativa ao Ensino da UFRN, segundo Professores e Alunos da UFRN.

11 Biblioteca Central Gráfico nº 09 Avaliação da Biblioteca Central Zila Mamede, segundo Professores, Funcionários e Alunos da UFRN Oportunidade para o Aluno participar de Projetos de Pesquisa Gráfico nº 10 Avaliação da Oportunidade de o Aluno Participar de Projetos de Pesquisa na UFRN, segundo Alunos da UFRN.

12 Oportunidade para o Aluno participar de Projetos de Extensão Gráfico nº 11 Avaliação da Oportunidade de o Aluno Participar de Projetos de Extensão na UFRN, segundo Alunos da UFRN Apoio dado pela UFRN para o realizar projetos de Pesquisa Gráfico nº 12 Avaliação do Apoio dado pela UFRN ao na realização de Projetos de Pesquisas, segundo Professores da UFRN.

13 Apoio dado pela UFRN para o realizar projetos de Extensão Gráfico nº 13 Avaliação do Apoio dado pela UFRN ao na realização de Projetos de Extensão, segundo Professores da UFRN Avaliação do Setor de Aula Gráfico nº 14 Avaliação do Setor de Aula, segundo Professores e Alunos da UFRN.

14 Avaliação do Restaurante Universitário Gráfico nº 15 Avaliação do Restaurante Universitário, segundo Professores, Funcionários e Alunos da UFRN Avaliação da Atuação da Ouvidoria Gráfico nº 16 Avaliação da Atuação da Ouvidoria, segundo Professores, Funcionários e Alunos da UFRN.

15 Atendimento no Departamento de Pessoal Gráfico nº 17 Avaliação do Atendimento no Departamento de Pessoal, segundo Professores e Funcionários da UFRN Desempenho da Reitora Gráfico nº 18 Avaliação do Desempenho da Reitora segundo Professores, Funcionários e Alunos da UFRN

16 Desempenho da Direção dos Centros Gráfico nº 19 Desempenho da Direção dos Centros, segundo Professores e Funcionários da UFRN Desempenho das Chefias de Departamento Gráfico nº 20 Desempenho das Chefias de Departamento, segundo Professores e Funcionários da UFRN.

17 Desempenho das Coordenações de curso Gráfico nº 21 Desempenho das Coordenações de curso, segundo os alunos. O relatório completo da Avaliação da Gestão - UFRN /2014 está disponibilizado na página da avaliação institucional ( Elaboração do Relatório Técnico de Avaliação dos 5 Primeiros Anos do Plano de Desenvolvimento Institucional PDI 2010/2019 O PDI da UFRN com vigência para o período contabilizou, em 2014, o seu quinto ano de execução e neste ano foi elaborado seu segundo relatório de avaliação. A primeira avaliação do atual PDI foi realizada em 2011, com vistas ao processo de recredenciamento da UFRN, cujo relatório se encontra no site: Este processo de avaliação do PDI em 2011 abrangeu as 10 dimensões constantes no art. 3º da Lei do SINAES: (1) a missão e o plano de desenvolvimento institucional; (2) a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão; (3) a responsabilidade social da instituição; (4) a comunicação com a sociedade; (5) as políticas de pessoal; (6) a organização e gestão da instituição; (7) a infraestrutura física, biblioteca e recursos de informação; (8) o planejamento e avaliação; (9) as políticas de atendimento aos estudantes; (10) a sustentabilidade financeira. Em 2013, de acordo com a Nota Técnica Nº 14/2014 INEP/MEC, essas 10 dimensões foram agrupadas em cinco eixos, no novo instrumento de avaliação externa que inclui três novos indicadores no processo de avaliação institucional externa.

18 18 Em 2014, no processo de avaliação das metas globais constantes no segundo Relatório Técnico de Avaliação do PDI 2010/2019, não foram citados os cinco eixos, e nem os três novos indicadores que foram incorporados no processo de avaliação institucional. Este Relatório Técnico de Avaliação do PDI 2010/2019 apresenta a metodologia de acompanhamento e avaliação do PDI; o perfil da UFRN no período e uma análise global do cumprimento das 14 metas definidas para o período. (Documento disponível em: Coordenação da autoavaliação de cursos de graduação por demanda Em atendimento às demandas das coordenações dos cursos de graduação, em 2014, a CPA coordenou a autoavaliação de cinco cursos: Direito, Gestão de Políticas Públicas, Nutrição, Biblioteconomia e Biomedicina. Esse processo de autoavaliação de curso segue metodologia definida pela CPA, a qual privilegia a percepção dos professores e alunos. O objetivo dessa autoavaliação é avaliar o desempenho do curso visando o aperfeiçoamento do PPC e a melhoria da qualidade acadêmica no ensino de graduação Integração entre avaliação externa dos cursos de graduação em processos de reconhecimento/renovação de reconhecimento, com a avaliação interna dos respectivos cursos. Em 2014 a UFRN recebeu 16 comissões de avaliadores do INEP para avaliação externa de processos de reconhecimento/renovação de reconhecimento de cursos. Nesse sentido, recebeu visita in loco, para avaliação de 16 cursos de graduação, conforme especificação a seguir: Agronomia Bacharelado em Ciências e Tecnologia Ciências Biológicas EAD Engenharia Ambiental Engenharia de Aquicultura Engenharia Biomédica Engenharia de Materiais Engenharia de Telecomunicações Engenharia Têxtil Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde Música Canto Pedagogia EAD Psicologia FACISA Biblioteconomia Direito CERES

19 19 Música - Instrumento Por ocasião do planejamento dessas visitas, a CPA desenvolve uma metodologia para assessorar os cursos no seu processo de reconhecimento/renovação de reconhecimento, incluindo: a) reunião com o coordenador e o chefe de Departamento; b) reunião com docentes e discentes do curso; c) orientação ao coordenador do curso sobre os documentos da Universidade e do curso, requeridos no processo de avaliação externa; d) participação, quando solicitada, em reuniões durante a visita in loco. As informações obtidas nos processos de avaliação interna e externa realizados em 2014 forneceram subsídios para a tomada de decisão em todos os níveis da gestão universitária na UFRN, fortalecendo, portanto, a avaliação institucional como um processo contínuo que objetiva o aperfeiçoamento da Instituição Avaliação da docência Conforme já registrado em relatos anteriores, a avaliação da docência na UFRN constitui-se um processo de avaliação contínua da Instituição, respondendo às exigências do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES/2004, no sentido de repensar as ações da Instituição, refletir sobre as dificuldades e os avanços no que se reportam ao processo de ensino e aprendizagem, infraestrutura dos ambientes de ensino, analisados sob a ótica do professor e do aluno do ensino de graduação. Dentro dessa perspectiva de Avaliação Institucional, a Avaliação da Docência é coordenada pela CPA e vem ocorrendo continuamente, em cada semestre letivo, com a disponibilização on line, dos instrumentos de avaliação por meio do Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas SIGAA. Por se constituir um processo de avaliação que subsidia o planejamento e a tomada de decisão da UFRN, os resultados da Avaliação da Docência, são apresentados pela Comissão Própria de Avaliação CPA aos Diretores de Centros, aos Chefes de Departamentos, aos Diretores de Unidades Acadêmicas Especializadas e aos Coordenadores de Cursos, em reunião convocada pelo Reitor, especificamente, para este fim. Após essa divulgação, os resultados são disponibilizados no SIGAA, para que diretores de Centros, chefes de Departamentos, e professores possam visualizar.

20 20 Os diretores têm acesso a todos os resultados do Centro; os chefes de Departamentos têm acesso ao resultado dos professores do Departamento e os professores têm acesso somente à avaliação das turmas que lecionou. Essa visualização se dá por meio de uma planilha com as notas que os alunos atribuíram em cada item das dimensões avaliadas, originando uma média em cada item e uma média da dimensão Atuação Didática e Postura Profissional. Cabe ao Departamento ou Unidade Acadêmica Especializada realizar a discussão dos resultados da Avaliação da Docência e propor as medidas necessárias à melhoria da qualidade do ensino de graduação, em relação aos seus respectivos professores. As medidas de melhoria da qualidade do ensino de graduação, aprovadas em plenária das unidades acadêmicas e pelos respectivos Conselhos de Centro (CONSEC), são enviadas à Pró-Reitoria de Planejamento e Coordenação Geral (PROPLAN) na forma de Anexo ao Plano Trienal da unidade, juntamente com a ata da reunião. Cabe a cada Centro Acadêmico realizar a discussão dos resultados gerais da avaliação da docência no contexto do Centro, acompanhar a divulgação e a discussão dos resultados da avaliação pelos Departamentos a ele vinculados, aprovar os adendos aos Planos Trienais dos Departamentos Acadêmicos, e encaminhar à Pró- Reitoria de Planejamento e Coordenação Geral PROPLAN e à Comissão Própria de Avaliação CPA.

21 21 5. CONSIDERAÇÕES GERAIS A concepção de avaliação que fundamenta o processo de Avaliação Institucional da UFRN, as metodologias de trabalhos e os resultados apresentados neste relatório mostram a visão global e particular dos processos avaliativos na UFRN. Global, à mediada que esses resultados integram o sistema de avaliação da instituição em todas suas dimensões. Particular, porque os resultados consideram o contexto da atuação didática e postura profissional do professor, o aluno, os ambientes de ensino com a respectiva infraestrutura e os recursos didáticos. Com essas ações, a Comissão Própria de Avaliação CPA assume, portanto, a avaliação institucional, como expressão de seu compromisso para o aperfeiçoamento da instituição e cumprimento da missão institucional. Natal, 26 de março de Comissão Própria de Avaliação CPA Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA RESULTADOS DA PESQUISA SOBRE GESTÃO DA UFRN SOB A ÓTICA DA COMUNIDADE DA UFRN - 2014 NATAL (RN)

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA SUBCOMISSÃO DA AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA SUBCOMISSÃO DA AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA SUBCOMISSÃO DA AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA 2011.2 NATAL - RN Outubro

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA ACOMPANHAMENTO DOS DADOS DO ENADE - NOTA TÉCNICA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA ACOMPANHAMENTO DOS DADOS DO ENADE - NOTA TÉCNICA COMISSÃO PRÓPRIA AVALIAÇÃO - CPA ACOMPANHAMENTO DOS DADOS DO ENA - NOTA TÉCNICA Diante dos resultados dos indicadores de qualidade das instituições de educação superior e dos seus cursos, recentemente

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA COMISSÃO DA AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA COMISSÃO DA AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA COMISSÃO DA AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA - 2009 RELATÓRIO NATAL (RN) 2009 2 REITOR

Leia mais

REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA - UNAÍ/MG TÍTULO I Regimento da Comissão Própria de Avaliação CPA DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA, SUAS ATRIBUIÇÕES E OBJETIVOS CAPÍTULO I DAS ATRIBUIÇÕES

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE RESOLUÇÃO N o 181/2017-CONSEPE, de 14 de novembro de 2017. Aprova a política de melhoria da qualidade dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação

Leia mais

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL São Paulo, 2017 SUMÁRIO 1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO... 2 1.1 Introdução... 2 2 IMPLEMENTAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO NA FACULDADE RUDOLF STEINER... 3 3 PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Leia mais

PROJETO DE ATUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA - PAP A AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA NA UFRN Profa. Renata Arcanjo / CCHLA Julho /

PROJETO DE ATUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA - PAP A AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA NA UFRN Profa. Renata Arcanjo / CCHLA Julho / PROJETO DE ATUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA - PAP A AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA NA UFRN Profa. Renata Arcanjo / CCHLA Julho / 2010 1 O Que é a Avaliação da Docência? Parte integrante do SINAES, a avaliação da docência,

Leia mais

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Apresentação à Comissão Externa de Avaliação 0 ATORES ENVOLVIDOS - Comissão Própria de Avaliação

Leia mais

UFRN CPA. Avaliação da Gestão 2014

UFRN CPA. Avaliação da Gestão 2014 UFRN CPA Avaliação da Gestão 2014 OBJETIVO o Fornecer estudos e orientações que subsidiem o processo de planejamento institucional e a implementação de medidas e a formulação de políticas da UFRN Referência

Leia mais

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.382, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017 Aprova, em extratos, os indicadores dos Instrumentos de Avaliação Institucional Externa para os atos de credenciamento,

Leia mais

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Apresentação à Comissão Externa de Avaliação Curso: Superior de Tecnologia Hotelaria 10/10/2012

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA RESULTADOS DA PESQUISA SOBRE GESTÃO DA UFRN SOB A ÓTICA DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA NATAL

Leia mais

Secretaria de Avaliação Institucional

Secretaria de Avaliação Institucional Secretaria de Avaliação Institucional A Secretaria de Avaliação Institucional (SAI) é um órgão da Administração Central, com status de Pró-Reitoria, diretamente vinculada ao Gabinete do Reitor. A Comissão

Leia mais

ATUAÇÃO DA CPA. Roteiro. Avaliação do ensino superior. Avaliação do Ensino Superior. Autoavaliação na UFMS

ATUAÇÃO DA CPA. Roteiro. Avaliação do ensino superior. Avaliação do Ensino Superior. Autoavaliação na UFMS ATUAÇÃO DA CPA Avaliação do ensino superior Roteiro Avaliação do Ensino Superior Legislação SINAES Autoavaliação Institucional Dimensões Autoavaliação na UFMS Instrumentos AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE TABOÃO DA SERRA - FATS

FACULDADE ANHANGUERA DE TABOÃO DA SERRA - FATS FACULDADE ANHANGUERA DE TABOÃO DA SERRA - FATS A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra (FATS) é responsável pela condução dos processos de autoavaliação e tem atuação

Leia mais

AVALIAÇÃO Externa da UFRN Comissão Própria de Avaliação / CPA

AVALIAÇÃO Externa da UFRN Comissão Própria de Avaliação / CPA AVALIAÇÃO Externa da UFRN - 2011 Comissão Própria de Avaliação / CPA 1 RELATório de avaliação da comissão inep-mec Ato Regulatório: Recredenciamento da Instituição Documentos de Referência: 1. Relatório

Leia mais

Art. 1º. Aprovar o Regulamento relativo à Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel.

Art. 1º. Aprovar o Regulamento relativo à Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel Av. Tito Muffato, 2317 Bairro Santa Cruz 85806-080 Cascavel PR Fone: (45) 3036-3636 30363806 http://www.univel.br cpe@univel.br RESOLUÇÃO Nº 01 DE JULHO

Leia mais

Realidade e perspectivas do ENADE

Realidade e perspectivas do ENADE Avaliação de cursos de Graduação em Ciência Contábeis: Realidade e perspectivas do ENADE Profa. Dra. Marion Creutzberg Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA/PUCRS) Tópicos Coordenador x avaliação

Leia mais

PANORAMA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS

PANORAMA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS PANORAMA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS ENCONTRO ESTADUAL DE COORDENADORES E PROFESSORES Profª Drª Suzana Cabral Gianotti Pesquisadora na área da

Leia mais

SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AVALIA Apresentação à Comissão Externa de Avaliação Curso: Gestão da Tecnologia da Informação 15/08/21 1 ATORES ENVOLVIDOS 1 - Comissão Própria de Avaliação -

Leia mais

Fundamentos da avaliação institucional e o papel das instâncias avaliativas (CPA e NAUs) Prof. Cláudia M. Cruz Rodrigues TAE Nara Magalhães

Fundamentos da avaliação institucional e o papel das instâncias avaliativas (CPA e NAUs) Prof. Cláudia M. Cruz Rodrigues TAE Nara Magalhães Fundamentos da avaliação institucional e o papel das instâncias avaliativas (CPA e NAUs) Prof. Cláudia M. Cruz Rodrigues TAE Nara Magalhães Legislação Lei Federal nº 10.861/2004 Institui o Sistema Nacional

Leia mais

O IFMG EM AVALIAÇÃO: dados coletados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Campus Ribeirão das Neves II semestre de 2012.

O IFMG EM AVALIAÇÃO: dados coletados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Campus Ribeirão das Neves II semestre de 2012. O IFMG EM AVALIAÇÃO: dados coletados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Campus Ribeirão das Neves II semestre de 2012. O que será apresentado no encontro? O que é a CPA, objetivos, composição,

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação Institucional CPA/UFF

Comissão Própria de Avaliação Institucional CPA/UFF Comissão Própria de Avaliação Institucional CPA/UFF Sumário O que é o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES? Quem conduz os processos de avaliação, externa e interna, na UFF? Para que

Leia mais

cartilha cpa comissão própria de avaliação - ifmg

cartilha cpa comissão própria de avaliação - ifmg cartilha cpa comissão própria de avaliação - ifmg Apresentação Nas páginas a seguir, estão organizadas, de maneira objetiva, as principais informações que balizam o processo de Autoavaliação Institucional

Leia mais

Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais NAPNE.

Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais NAPNE. Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais NAPNE lista.napne@ifrn.edu.br Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais O NAPNE - Núcleo de Atendimento

Leia mais

Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel

Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel I Introdução Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel A Comissão Própria de Avaliação do Inatel (CPA/Inatel) tem por finalidade o planejamento, o desenvolvimento, a coordenação e a supervisão da

Leia mais

2 \ Avaliação Acadêmica 2017 \ Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ

2 \ Avaliação Acadêmica 2017 \ Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ Reitora: Ana Flávia Pereira da Fonseca Pró-Reitoria Acadêmica: Mariana Brito Pró-Reitoria Administrativa-Financeira: Alzira Matos Coordenador de Avaliação Institucional:

Leia mais

Programa de Formação de Coordenadores de Curso

Programa de Formação de Coordenadores de Curso Programa de Formação de Coordenadores de Curso Coordenação de Avaliação Pró-reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação Universidade Federal do Pampa Instituído pela Lei 10.861 de 14 de Abril

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ Reitora: Ana Flávia Pereira da Fonseca Pró-Reitoria Acadêmica: Mariana Brito Pró-Reitoria Administrativa-Financeira: Alzira Matos Coordenador de Avaliação Institucional:

Leia mais

FACULDADE DO SUL. Insumos da autoavaliação da CPA: processos internos e externos

FACULDADE DO SUL. Insumos da autoavaliação da CPA: processos internos e externos FACULDADE DO SUL A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade do Sul, como estabelece a Lei nº 10.861/2004 do Ministério da Educação - MEC, tem atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos

Leia mais

Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas Seminário dos 20 anos do Paiung

Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas Seminário dos 20 anos do Paiung Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas Seminário dos 20 anos do Paiung Objetivos do SINAES Melhorar a qualidade da educação superior, orientar a expansão da oferta. Identificar mérito e valor

Leia mais

Engenharia Civil. 1- Em relação ao trabalho realizado pela Comissão Própria de Avaliação - CPA, como você avalia:

Engenharia Civil. 1- Em relação ao trabalho realizado pela Comissão Própria de Avaliação - CPA, como você avalia: Engenharia Civil Senhor (a) coordenador (a), a seguir estão os dados referentes às respostas obtidas no questionário de autoavaliação da Comissão Própria de Avaliação, aplicado entre os meses de agosto

Leia mais

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA 2013 Responsabilidade Social Reconhecimento da Diversidade do Sistema Respeito às Autonomia, Identidade, Missão e História Avaliação a partir de um conjunto

Leia mais

2 \ Avaliação Acadêmica 2017 \ Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ

2 \ Avaliação Acadêmica 2017 \ Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ Reitora: Ana Flávia Pereira da Fonseca Pró-Reitoria Acadêmica: Mariana Brito Pró-Reitoria Administrativa-Financeira: Alzira Matos Coordenador de Avaliação Institucional:

Leia mais

Orientações ao. ingressante

Orientações ao. ingressante Orientações ao ingressante 2013 Mensagens aos ingressantes Caro ingressante, Parabéns pela escolha de estudar na UFRN! Saiba que a UFRN tem enorme satisfação em recebê-lo como um dos nossos discentes.

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA DA COMISSÃO PRÓPRIA DE ACULDADE ARAGUAIA - 2014 2014 REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º A comissão Própria de Avaliação (CPA),

Leia mais

Aspectos legais da Avaliação Institucional Lei Federal Nº /2004 Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES. Portaria N

Aspectos legais da Avaliação Institucional Lei Federal Nº /2004 Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES. Portaria N Aspectos legais da Avaliação Institucional Lei Federal Nº 10.861/2004 Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES. Portaria Nº 2.051de 09/07/2004 - Regulamenta os procedimentos

Leia mais

FACULDADE DE SORRISO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO

FACULDADE DE SORRISO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO 2013-2015 Documento elaborado pela CPA, atendendo às exigências do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES, instituído

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO - CPA

REGULAMENTO DA COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO - CPA GRUPO UNIDOM REGULAMENTO DA COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO - CPA Salvador - BA REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) Altera o regulamento aprovado em 23 de abril de 2012 e o aprovado em

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CAPÍTULO I Da Natureza, Objetivos e Finalidades. Art. 1º O presente Regulamento contém disposições

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 12/14 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 12/14 CONSUNI RESOLUÇÃO Nº 12/14 CONSUNI APROVA O REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE. O Conselho Universitário CONSUNI do Centro Universitário

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DA SAÚDE - FAS

FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DA SAÚDE - FAS FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DA SAÚDE - FAS A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade de Ciências Agrárias e da Saúde (FAS) é responsável pela condução dos processos de autoavaliação e tem

Leia mais

I Congresso de Auto- Avaliação Institucional da FURG. 6 e 7 de junho de 2006

I Congresso de Auto- Avaliação Institucional da FURG. 6 e 7 de junho de 2006 I Congresso de Auto- Avaliação Institucional da FURG 6 e 7 de junho de 2006 Histórico 1991 CONSUN: Resolução 003/92 de 13/01/92 - Projeto de Avaliação Institucional primeira etapa avaliação geral da Universidade,

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 356 DE 15/05/ CAS

RESOLUÇÃO N o 356 DE 15/05/ CAS RESOLUÇÃO N o 356 DE 15/05/2018 - CAS Estabelece a Política de Avaliação Institucional da Universidade Positivo. O CONSELHO ACADÊMICO SUPERIOR (CAS), órgão da administração superior da Universidade Positivo

Leia mais

Programa de Avaliação Acadêmica- Institucional

Programa de Avaliação Acadêmica- Institucional Programa de Avaliação Acadêmica- Institucional PROGRAMA DE AVALIAÇÃO ACADÊMICA- INSTITUCIONAL I. AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO INSTITUCIONAL A avaliação institucional da Faculdade Presbiteriana

Leia mais

Compreendendo o Processo de Avaliação de Cursos OUTUBRO 2013 MUSEOLOGIA

Compreendendo o Processo de Avaliação de Cursos OUTUBRO 2013 MUSEOLOGIA Compreendendo o Processo de Avaliação de Cursos OUTUBRO 2013 MUSEOLOGIA Legislação Constituição Federal 88 LDB Lei 9.394 / 96 PNE 2001e PNE 2011 Lei do SINAES 10.861 DE 2004 Decreto 5.773 de 2006 Portaria

Leia mais

Paulo Chanan

Paulo Chanan SEMINÁRIO ABMES MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: REFORMULAÇÃO DO DECRETO 5.773 E OS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO (Presencial e a Distância) Brasília 11/2017 Paulo Chanan paulo.chanan@sereducacional.com

Leia mais

Enfermagem. 1- Em relação ao trabalho realizado pela Comissão Própria de Avaliação - CPA, como você avalia:

Enfermagem. 1- Em relação ao trabalho realizado pela Comissão Própria de Avaliação - CPA, como você avalia: Enfermagem Senhor (a) coordenador (a), a seguir estão os dados referentes às respostas obtidas no questionário de autoavaliação da Comissão Própria de Avaliação, aplicado entre os meses de agosto e novembro

Leia mais

Profª Robinalva Borges Ferreira. Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras II FÓRUM DE REITORES

Profª Robinalva Borges Ferreira. Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras II FÓRUM DE REITORES Profª Robinalva Borges Ferreira Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras II FÓRUM DE REITORES www.unesc.net/forgrad Constituição Federal CF 88 LDB Lei 9.394/96 PNE Plano Nacional da Educação

Leia mais

Vamos conhecer a CPA e o Processo de Avaliação Institucional?

Vamos conhecer a CPA e o Processo de Avaliação Institucional? Vamos conhecer a CPA e o Processo de Avaliação Institucional? 1 É um sistema nacional de avaliação da educação superior, com o objetivo de incentivar o envolvimento acadêmico dentro da sua instituição

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FACULDADE DE INHUMAS

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FACULDADE DE INHUMAS FACULDADE DE INHUMAS REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FACULDADE DE INHUMAS INHUMAS, JANEIRO DE 2015. SUMÁRIO CAPÍTULO I - DA NATUREZA E DAS FINALIDADES... 3 CAPÍTULO II - DA

Leia mais

UFPA. Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI. Maria da Conceição Gonçalves Ferreira

UFPA. Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI. Maria da Conceição Gonçalves Ferreira UFPA Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI Maria da Conceição Gonçalves Ferreira 1 ENADE 2 Agenda Enade no contexto do sinaes Legislação ENADE 2015 Enquadramento de cursos 3 Enade

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA CPA/UPE EM 2013

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA CPA/UPE EM 2013 UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA UPE EM 2013 SÍNTESE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) 2013 UNIDADES UPE

Leia mais

PROJETO PARA O BIÊNIO (2010/2-2012)

PROJETO PARA O BIÊNIO (2010/2-2012) CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UniEVANGÉLICA CURSO DE PEDAGOGIA PROJETO PARA O BIÊNIO (2010/2-2012) INTRODUÇÃO SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Instituído pela Lei nº 10.861, de 14

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA DISPOSIÇÕES GERAIS I. NATUREZA, FINALIDADES E PRINCÍPIOS Art.1 O processo de avaliação interna ou autoavaliação do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA-UNILA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO REGIMENTO INTERNO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA-UNILA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO REGIMENTO INTERNO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA-UNILA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO REGIMENTO INTERNO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regimento disciplina

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FAEX. Julho de 2014

REGULAMENTO DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FAEX. Julho de 2014 REGULAMENTO DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FAEX Julho de 2014 COMPOSIÇÃO DA CPA Coordenadora Profa. Vânia Gayer Representantes Docentes Prof. José Eduardo do Couto

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE CESUMAR DE PONTA GROSSA. CAPÍTULO I DA NATUREZA, OBJETIVOS E FINALIDADES. Art. 1º O

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional

Plano de Desenvolvimento Institucional data Plano de Desenvolvimento Institucional PDI - 2016-2020 Prof. Esper Cavalheiro Pró-Reitor de Planejamento - PROPLAN Profa. Cíntia Möller Araujo Coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Estudos

Leia mais

LEGISLAÇÃO/NORMAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO IN LOCO

LEGISLAÇÃO/NORMAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO IN LOCO LEGISLAÇÃO/NORMAS Art. 214 da Constituição de 1988 trata do Sistema Nacional de Educação e da melhoria continuada da qualidade de ensino. LEI nº 9.394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Leia mais

Regulamento do Programa de Avaliação Acadêmica-Institucional

Regulamento do Programa de Avaliação Acadêmica-Institucional Regulamento do Programa de Avaliação Acadêmica-Institucional I AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO INSTITUCIONAL 1.1 Natureza A avaliação institucional da Faculdade Moraes Júnior Mackenzie Rio FMJ

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Planejamento e Coordenação Geral

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Planejamento e Coordenação Geral Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Planejamento e Coordenação Geral A experiência da autoavaliação institucional na UFRN: 1994-2004 Maria Pepita Vasconcelos de Andrade Coordenadora

Leia mais

UFRN. em números. Março/2011

UFRN. em números. Março/2011 UFRN em números Março/2011 INDICADORES INSTITUCIONAIS DA UFRN MAIO DE 2011 1. Breve histórico A Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN, CNPJ nº 2.6.710/0001-8, é uma instituição de caráter público,

Leia mais

RELAÇÕES INTERNACIONAIS. 1- Em relação ao trabalho realizado pela Comissão Própria de Avaliação - CPA, como você avalia:

RELAÇÕES INTERNACIONAIS. 1- Em relação ao trabalho realizado pela Comissão Própria de Avaliação - CPA, como você avalia: RELAÇÕES INTERNACIONAIS Senhor (a) coordenador (a), a seguir estão os dados referentes às respostas obtidas no questionário de autoavaliação da Comissão Própria de Avaliação, aplicado entre os meses de

Leia mais

AVALIAÇÃO NAS IFES. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP

AVALIAÇÃO NAS IFES. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP AVALIAÇÃO NAS IFES Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP SINAES Em abril de 2004, com a aprovação da Lei 10.861, que institui o SINAES, consolida-se definitivamente a idéia de avaliação,

Leia mais

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO PARCIAL ANO DE REFERÊNCIA: 2018

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO PARCIAL ANO DE REFERÊNCIA: 2018 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO PARCIAL ANO DE REFERÊNCIA: 2018 Documento elaborado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí FATEC, atendendo às exigências

Leia mais

CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFMG: O QUE NOS DIZEM OS AVALIADORES EXTERNOS (VISITAS IN LOCO)?

CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFMG: O QUE NOS DIZEM OS AVALIADORES EXTERNOS (VISITAS IN LOCO)? CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFMG: O QUE NOS DIZEM OS AVALIADORES EXTERNOS (VISITAS IN LOCO)? Cristina Gonçalves Alvim Marisa M. Ribeiro Duarte Luiz Antônio de Faria Fonseca Júnior Micheline Sanches de Souza

Leia mais

Avaliação de Cursos, Novo Instrumento de Avaliação Institucional e a. Função da CPA neste contexto

Avaliação de Cursos, Novo Instrumento de Avaliação Institucional e a. Função da CPA neste contexto Avaliação de Cursos, Novo Instrumento de Avaliação Institucional e a Função da CPA neste contexto Profa. Dra. Marion Creutzberg Coordenadora da CPA / PUCRS Papel da CPA na avaliação de cursos de graduação

Leia mais

I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES FEFISO Faculdade de Educação Física da ACM de Sorocaba - Comissão Própria de Avaliação CPA REGULAMENTO INTERNO Capítulo I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O presente Regulamento contém as disposições

Leia mais

Universidade Federal do Piauí. Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional

Universidade Federal do Piauí. Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional Universidade Federal do Piauí Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional ABRIL/2011 FUNDAMENTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Constituição Federal (art. 205-214)

Leia mais

Arquitetura e Urbanismo. 1- Em relação ao trabalho realizado pela Comissão Própria de Avaliação - CPA, como você avalia:

Arquitetura e Urbanismo. 1- Em relação ao trabalho realizado pela Comissão Própria de Avaliação - CPA, como você avalia: Arquitetura e Urbanismo Senhor (a) coordenador (a), a seguir estão os dados referentes às respostas obtidas no questionário de autoavaliação da Comissão Própria de Avaliação, aplicado entre os meses de

Leia mais

Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional Centro Universitário Estácio da Amazônia ESTÁCIO AMAZÔNIA. IES nº 1702

Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional Centro Universitário Estácio da Amazônia ESTÁCIO AMAZÔNIA. IES nº 1702 Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional 2018 Centro Universitário Estácio da Amazônia ESTÁCIO AMAZÔNIA IES nº 1702 Boa Vista RR Março de 2019 Centro Universitário Estácio da Amazônia CORPO DIRIGENTE:

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DE IMPERATRIZ

FACULDADE PITÁGORAS DE IMPERATRIZ FACULDADE PITÁGORAS DE IMPERATRIZ A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Pitágoras de Imperatriz é responsável pela condução dos processos de autoavaliação e tem atuação autônoma em relação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERALDE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE IFSul COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERALDE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE IFSul COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERALDE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE IFSul COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA REGULAMENTO PRÓPRIO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1. O

Leia mais

ENADE 2016: ASPECTOS TÉCNICO- METODOLÓGICOS

ENADE 2016: ASPECTOS TÉCNICO- METODOLÓGICOS PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO Coordenadoria de Avaliação e Currículos Prof. Dr. Eugenio Pacelli Leal Bittencourt ENADE 2016: ASPECTOS TÉCNICO- METODOLÓGICOS BELÉM, 15 DE JUNHO DE 2015 S I N A E S

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA I - DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CAPÍTULO I. Das Disposições Preliminares

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA I - DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CAPÍTULO I. Das Disposições Preliminares REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA I - DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1º. O presente regulamento interno disciplina a organização, o funcionamento

Leia mais

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA 2013 10 DIMENSÕES EIXOS DIMENSÕES 1 Missão e PDI 2 Política para o ensino, a pesquisa, a pósgraduação e a extensão 3 Responsabilidade social da IES Eixo

Leia mais

SEMINÁRIOS ENADE O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)

SEMINÁRIOS ENADE O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) SEMINÁRIOS ENADE 2016 O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) Diretoria de Avaliação da Educação Superior - Daes Brasília-DF

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA Agosto de 2015 INTRODUÇÃO O Ministério de Educação (MEC) através do Sistema Nacional

Leia mais

Centro Universitário de Brusque - Unifebe Conselho Universitário - Consuni REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA

Centro Universitário de Brusque - Unifebe Conselho Universitário - Consuni REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA Aprovado pela Resolução Consuni nº 16/06 de 12/04/06. CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS Art. 1º A Comissão Própria de Avaliação CPA do Centro Universitário

Leia mais

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1190

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1190 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1190 Cria o Programa de Monitoria da UFG, fixa os objetivos e estabelece as estruturas de funcionamento da Monitoria na UFG, e

Leia mais

PLANO DE AÇÃO

PLANO DE AÇÃO INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO SUPERIOR COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO PLANO DE AÇÃO 2016-207 São Luís 2016 1 INTRODUÇÃO O plano de ações da CPA define os rumos dos trabalhos que serão desenvolvidas pela

Leia mais

PDI UNIVASF Notas sobre questões legais-normativas e sobre o processo de elaboração

PDI UNIVASF Notas sobre questões legais-normativas e sobre o processo de elaboração UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Propladi Av. José de Sá Maniçoba, s/n, Centro Petrolina-PE - CEP.: 56.304-917 Fone: (87) 2101-6804

Leia mais

Pressupostos Relato de experiência

Pressupostos Relato de experiência Relação Planejamento-Avaliação Institucional na Universidade Pressupostos Relato de experiência Profª. SUZANA SALVADOR CABRAL GIANOTTI Coordenadora da Avaliação Institucional da Universidade La Salle Coordenadora

Leia mais

EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E A TRAJETÓRIA DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN. Renata Archanjo CPA - UFRN

EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E A TRAJETÓRIA DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN. Renata Archanjo CPA - UFRN EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E A TRAJETÓRIA DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN Forum das CPAs na UFRPE Renata Archanjo CPA - UFRN A Educação Superior é um direito humano e um bem público social. Em um mundo

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Garça Deputado Julio Julinho Marcondes de Moura

Faculdade de Tecnologia de Garça Deputado Julio Julinho Marcondes de Moura REGULAMENTO INTERNO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GARÇA DEPUTADO JULIO JULINHO MARCONDES DE MOURA - CENTRO PAULA SOUZA CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1º

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AUTOAVALIAÇÃO

COMISSÃO PRÓPRIA DE AUTOAVALIAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO- SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO-CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AUTOAVALIAÇÃO PLANO DE TRABALHO BELEM-

Leia mais

RELATÓRI0 DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FACULDADE PAULO VI ANO BASE 2013

RELATÓRI0 DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FACULDADE PAULO VI ANO BASE 2013 1 RELATÓRI0 DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FACULDADE PAULO VI ANO BASE 2013 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Março - 2014 2 INTRODUÇÃO A Autoavaliação Institucional da Faculdade Paulo VI, atendendo ao

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES EXECUTADAS PELA CPA- Ano: 2011

RELATÓRIO DE ATIVIDADES EXECUTADAS PELA CPA- Ano: 2011 COMISSÃO PROPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE ATIVIDADES EXECUTADAS PELA CPA- Ano: 2011 São Luis- MA 2011 1 RELATÓRIO DE ATIVIDADES EXECUTADAS PELA CPA - 2011 Programa de sensibilização de discente, coordenadores

Leia mais

RELATÓRIO RESULTADOS DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2018

RELATÓRIO RESULTADOS DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2018 RELATÓRIO RESULTADOS DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 18 Nos últimos anos, o papel da CPA na instituição vem ganhando espaço e trabalhando junto com a comunidade acadêmica e, principalmente, o núcleo gestor

Leia mais

Instituto de Ciências da Vida Departamento de Nutrição Coordenação do Curso de Graduação em Nutrição

Instituto de Ciências da Vida Departamento de Nutrição Coordenação do Curso de Graduação em Nutrição RELATÓRIO DE RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE NUTRIÇÃO 2017/1 Este relatório objetiva publicizar os resultados da autoavaliação do Curso de Nutrição, realizada pelos discentes do curso em 2017/1

Leia mais

POLO ESTEIO. (Matriculados = 43) (Respondentes = 41,36%) Não Existe Média. Desvio. Padrão SCO

POLO ESTEIO. (Matriculados = 43) (Respondentes = 41,36%) Não Existe Média. Desvio. Padrão SCO FURG EAD (Matriculados = 284) (Respondentes = 36,26%) PEDAGOGIA - EAD (GERAL) (Matriculados = 175) (Respondentes = 45,14%) POLO ESTEIO (Matriculados = 43) (Respondentes = 41,36%) POLO SAPIRANGA (Matriculados

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação CPA

Comissão Própria de Avaliação CPA Comissão Própria de Avaliação CPA REGULAMENTO SGAS 906, Conjunto A, Bloco 1 - Asa Sul - Distrito Federal DF -- CEP 70.390-060 Fone: (61) 3521.9300 - www.brasilia.mackenzie.br - fpmb@mackenzie.br REGULAMENTO

Leia mais

A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) NO ÂMBITO DA AVALIAÇÃO EXTERNA

A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) NO ÂMBITO DA AVALIAÇÃO EXTERNA A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) NO ÂMBITO DA AVALIAÇÃO EXTERNA DIRETORIA ADJUNTA DE AVALIAÇÃO EXTERNA - DAEX PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PRE SETEMBRO/2017 OBJETIVOS Apresentar o funcionamento da avaliação

Leia mais

Prof. Paulo de Tarso Tonelli Teixeira Álvares Gestor do Núcleo Central das CPAs Presidente da CPA campus Goiânia

Prof. Paulo de Tarso Tonelli Teixeira Álvares Gestor do Núcleo Central das CPAs Presidente da CPA campus Goiânia Prof. Paulo de Tarso Tonelli Teixeira Álvares Gestor do Núcleo Central das CPAs Presidente da CPA campus Goiânia Foi instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, com o objetivo de assegurar

Leia mais

A EXPERIÊNCIA DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN. Maria Pepita Vasconcelos

A EXPERIÊNCIA DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN. Maria Pepita Vasconcelos A EXPERIÊNCIA DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN Apresentada na UFPE Novembro 2011 Maria Pepita Vasconcelos Período PAIUB 1994-2004 Constituição da Comissão Executiva de Avaliação Institucional Portaria

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 31, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2005

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 31, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2005 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 31, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2005 O PRESIDENTE DO INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP, no

Leia mais

FACULDADE UNIME DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS - FCT

FACULDADE UNIME DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS - FCT FACULDADE UNIME DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS - FCT A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável pela condução dos processos de autoavaliação e tem atuação autônoma em relação aos conselhos

Leia mais