AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO PARCIAL ANO DE REFERÊNCIA: 2018

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO PARCIAL ANO DE REFERÊNCIA: 2018"

Transcrição

1 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO PARCIAL ANO DE REFERÊNCIA: 2018 Documento elaborado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí FATEC, atendendo às exigências do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior- SINAES, instituído pela Lei nº 10861, de 14 de abril de Marcelle Mareze - representante do corpo docente Solange Mees Mazieiro - representante do corpo discente dos cursos tecnólogos Josiane Aparecida Soares - representante do corpo discente dos cursos bacharelados Daiane Pereira dos Santos - representante da sociedade civil organizada Ronielison Barbosa Ferreira - representante do corpo técnico administrativo 2019

2 1. INTRODUÇÃO Este é o relatório parcial referente às atividades de autoavaliação da Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí FATEC realizada em 2018 o qual se constitui em um referencial para todos os envolvidos com o processo de implementação e consolidação da avaliação institucional e comprometidos com a melhoria permanente da qualidade da Educação Superior. A Comissão Própria de Avaliação da Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí tem por objetivo avaliar a instituição de forma autônoma, apresentando seu relatório de autoavaliação para a comunidade acadêmica, aos professores, dirigentes institucionais e para o INEP. Dessa forma, possibilita o aperfeiçoamento constante de seus processos internos no que diz respeito às seguintes dimensões do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior), conforme segue: 1. Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional; 2. Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão; 3. Responsabilidade Social da Instituição; 4. Comunicação com a Sociedade; 5. Políticas de Pessoal; 6. Organização e Gestão da Instituição; 7. Infraestrutura Física; 8. Planejamento e Avaliação; 9. Política de Atendimento aos Discentes; 10. Sustentabilidade Financeira. A composição da Comissão Própria de Avaliação sofreu uma alteração em 2018, quando houve a votação para nova representação dos docentes e discentes dos cursos tecnólogos, para que a comissão ficasse composta por representante dos docentes, do corpo técnico-administrativo, da sociedade civil, discente representante dos cursos tecnólogos e discente representante dos cursos bacharelados. Os eleitos foram nomeados, mediante alteração, registrados na Portaria 011/2018 assinada pela Direção Geral. Diante dessa alteração foi feita a divulgação na própria instituição e para a comunidade.

3 2. METODOLOGIA As estratégias e elaboração de instrumentos para coletas de dados foram definidas em reunião com os membros que compõem a Comissão Própria de Avaliação. A comissão optou pelo questionário como instrumento de coleta de dados, sendo que as dimensões avaliadas se deram por meio de questões relacionadas à sua especificidade. Os questionários foram respondidos pelos discentes da Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí, sendo que para responder às questões os participantes atribuíram conceito de 1 a 5, sendo que 1 correspondia a péssimo, 2 ruim, 3 regular, 4 bom e 5 ótimo. Os dados coletados junto aos discentes contemplaram o eixo 3 políticas acadêmicas, em especial as dimensões 2 e 9.

4 3. DESENVOLVIMENTO Os aspectos avaliados junto aos discentes foram aos relacionados ao eixo Políticas Acadêmicas, sendo que os mesmos avaliaram discentes e coordenadores de curso. Para a avaliação dos docentes, os discentes que responderam questões referentes à dimensão 2, considerando cada professor do curso que estava lecionando para a turma, conforme segue: Apresenta o plano de ensino da disciplina; Expressa de forma clara os conteúdos da disciplina; Pontualidade; Demonstra estar atualizado na sua área de atuação; Vincula a teoria com a prática profissional, empregando exemplos reais, resultados de pesquisa, fazendo analogias, etc.; Apresenta os critérios de avaliação (provas, trabalhos, etc.) com antecedência; Consegue manter a disciplina (manter a ordem) em sala de aula; Estimula a participação dos alunos valorizando o diálogo, tornando as aulas dinâmicas e participativas; Expressa disponibilidade para atendimento extraclasse. Para a avaliação dos coordenadores de curso, os discentes que responderam questões referentes à dimensão 9, conforme segue: Relacionamento com os alunos do curso; Estímulo à participação dos alunos em projetos e eventos; Promoção de diálogo entre professores e alunos; Disponibilidade para atendimento aos alunos; Resolução das situações solicitadas. Segue abaixo os dados coletados junto aos discentes da FATEC conforme descrito anteriormente.

5 Avaliação dos Docentes pelos Discentes CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DO AGRONEGÓCIO 01. Apresenta o plano de ensino da disciplina no início do semestre. 02. Expressa de forma clara os conteúdos da disciplina (explica bem a matéria). 03. É pontual em relação ao início e término das aulas (inicia a aula logo após o sinal, tanto no começo quanto após o intervalo). 04. É pontual na disponibilização dos materiais da disciplina (textos, slides,etc).

6 05. Vincula teoria com a prática profissional (dá exemplos reais do dia a dia, menciona resultados de pesquisa, relaciona o conteúdo com assuntos que estão na mídia). 06. Apresenta os critérios de avaliação com clareza (quantos trabalhos serão realizados, qual o valor e critério da avaliação de cada um). 07. Esclarece para os alunos quais as regras que deverão ser cumpridas em suas aulas (uso de celular, entrada e saída durante a aula, consumo de alimentos, conversas paralelas, chamada, etc). 08. Mantém a disciplina em sala de aula (consegue ter controle sobre a conversa paralela, sobre a entrada e saída dos alunos durante a aula, etc).

7 09. Estimula a participação dos alunos dando abertura para o diálogo (é disponível para o esclarecimento de dúvidas). 10. Tem um bom relacionamento com os alunos (professor trata o aluno com respeito e igualdade, ou seja, não faz diferença entre os alunos na turma).

8 CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA 01. Apresenta o plano de ensino da disciplina no início do semestre. 02. Expressa de forma clara os conteúdos da disciplina (explica bem a matéria). 03. É pontual em relação ao início e término das aulas (inicia a aula logo após o sinal, tanto no começo quanto após o intervalo). 04. É pontual na disponibilização dos materiais da disciplina (textos, slides,etc).

9 05. Vincula teoria com a prática profissional (dá exemplos reais do dia a dia, menciona resultados de pesquisa, relaciona o conteúdo com assuntos que estão na mídia). 06. Apresenta os critérios de avaliação com clareza (quantos trabalhos serão realizados, qual o valor e critério da avaliação de cada um). 07. Esclarece para os alunos quais as regras que deverão ser cumpridas em suas aulas (uso de celular, entrada e saída durante a aula, consumo de alimentos, conversas paralelas, chamada, etc). 08. Mantém a disciplina em sala de aula (consegue ter controle sobre a conversa paralela, sobre a entrada e saída dos alunos durante a aula, etc).

10 09. Estimula a participação dos alunos dando abertura para o diálogo (é disponível para o esclarecimento de dúvidas). 10. Tem um bom relacionamento com os alunos (professor trata o aluno com respeito e igualdade, ou seja, não faz diferença entre os alunos na turma).

11 CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 01. Apresenta o plano de ensino da disciplina no início do semestre. 02. Expressa de forma clara os conteúdos da disciplina (explica bem a matéria). 03. É pontual em relação ao início e término das aulas (inicia a aula logo após o sinal, tanto no começo quanto após o intervalo). 04. É pontual na disponibilização dos materiais da disciplina (textos, slides,etc).

12 05. Vincula teoria com a prática profissional (dá exemplos reais do dia a dia, menciona resultados de pesquisa, relaciona o conteúdo com assuntos que estão na mídia). 06. Apresenta os critérios de avaliação com clareza (quantos trabalhos serão realizados, qual o valor e critério da avaliação de cada um). 07. Esclarece para os alunos quais as regras que deverão ser cumpridas em suas aulas (uso de celular, entrada e saída durante a aula, consumo de alimentos, conversas paralelas, chamada, etc). 08. Mantém a disciplina em sala de aula (consegue ter controle sobre a conversa paralela, sobre a entrada e saída dos alunos durante a aula, etc).

13 09. Estimula a participação dos alunos dando abertura para o diálogo (é disponível para o esclarecimento de dúvidas). 10. Tem um bom relacionamento com os alunos (professor trata o aluno com respeito e igualdade, ou seja, não faz diferença entre os alunos na turma).

14 CURSO DE ENFERMAGEM 01. Apresenta o plano de ensino da disciplina no início do semestre. 02. Expressa de forma clara os conteúdos da disciplina (explica bem a matéria). 03. É pontual em relação ao início e término das aulas (inicia a aula logo após o sinal, tanto no começo quanto após o intervalo). 04. É pontual na disponibilização dos materiais da disciplina (textos, slides,etc).

15 05. Vincula teoria com a prática profissional (dá exemplos reais do dia a dia, menciona resultados de pesquisa, relaciona o conteúdo com assuntos que estão na mídia). 06. Apresenta os critérios de avaliação com clareza (quantos trabalhos serão realizados, qual o valor e critério da avaliação de cada um). 07. Esclarece para os alunos quais as regras que deverão ser cumpridas em suas aulas (uso de celular, entrada e saída durante a aula, consumo de alimentos, conversas paralelas, chamada, etc). 08. Mantém a disciplina em sala de aula (consegue ter controle sobre a conversa paralela, sobre a entrada e saída dos alunos durante a aula, etc).

16 09. Estimula a participação dos alunos dando abertura para o diálogo (é disponível para o esclarecimento de dúvidas). 10. Tem um bom relacionamento com os alunos (professor trata o aluno com respeito e igualdade, ou seja, não faz diferença entre os alunos na turma).

17 CURSO DE PSICOLOGIA 01. Apresenta o plano de ensino da disciplina no início do semestre. 02. Expressa de forma clara os conteúdos da disciplina (explica bem a matéria). 03. É pontual em relação ao início e término das aulas (inicia a aula logo após o sinal, tanto no começo quanto após o intervalo). 04. É pontual na disponibilização dos materiais da disciplina (textos, slides,etc).

18 05. Vincula teoria com a prática profissional (dá exemplos reais do dia a dia, menciona resultados de pesquisa, relaciona o conteúdo com assuntos que estão na mídia). 06. Apresenta os critérios de avaliação com clareza (quantos trabalhos serão realizados, qual o valor e critério da avaliação de cada um). 07. Esclarece para os alunos quais as regras que deverão ser cumpridas em suas aulas (uso de celular, entrada e saída durante a aula, consumo de alimentos, conversas paralelas, chamada, etc). 08. Mantém a disciplina em sala de aula (consegue ter controle sobre a conversa paralela, sobre a entrada e saída dos alunos durante a aula, etc).

19 09. Estimula a participação dos alunos dando abertura para o diálogo (é disponível para o esclarecimento de dúvidas). 10. Tem um bom relacionamento com os alunos (professor trata o aluno com respeito e igualdade, ou seja, não faz diferença entre os alunos na turma).

20 Avaliação dos Docentes pelos Discentes CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DO AGRONEGÓCIO 01. Apresenta o plano de ensino da disciplina no início do semestre. 02. Expressa de forma clara os conteúdos da disciplina (explica bem a matéria). 03. É pontual em relação ao início e término das aulas (inicia a aula logo após o sinal, tanto no começo quanto após o intervalo). 04. É pontual na disponibilização dos materiais da disciplina (textos, slides,etc).

21 05. Vincula teoria com a prática profissional (dá exemplos reais do dia a dia, menciona resultados de pesquisa, relaciona o conteúdo com assuntos que estão na mídia). 06. Apresenta os critérios de avaliação com clareza (quantos trabalhos serão realizados, qual o valor e critério da avaliação de cada um). 07. Esclarece para os alunos quais as regras que deverão ser cumpridas em suas aulas (uso de celular, entrada e saída durante a aula, consumo de alimentos, conversas paralelas, chamada, etc). 08. Mantém a disciplina em sala de aula (consegue ter controle sobre a conversa paralela, sobre a entrada e saída dos alunos durante a aula, etc).

22 09. Estimula a participação dos alunos dando abertura para o diálogo (é disponível para o esclarecimento de dúvidas). 10. Mantem um clima de respeito mútuo e ético entre os alunos (professor trata o aluno com respeito e igualdade, ou seja, não faz diferença entre os alunos na turma).

23 CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA 01. Apresenta o plano de ensino da disciplina no início do semestre. 02. Expressa de forma clara os conteúdos da disciplina (explica bem a matéria). 03. É pontual em relação ao início e término das aulas (inicia a aula logo após o sinal, tanto no começo quanto após o intervalo). 04. É pontual na disponibilização dos materiais da disciplina (textos, slides,etc).

24 05. Vincula teoria com a prática profissional (dá exemplos reais do dia a dia, menciona resultados de pesquisa, relaciona o conteúdo com assuntos que estão na mídia). 06. Apresenta os critérios de avaliação com clareza (quantos trabalhos serão realizados, qual o valor e critério da avaliação de cada um). 07. Esclarece para os alunos quais as regras que deverão ser cumpridas em suas aulas (uso de celular, entrada e saída durante a aula, consumo de alimentos, conversas paralelas, chamada, etc). 08. Mantém a disciplina em sala de aula (consegue ter controle sobre a conversa paralela, sobre a entrada e saída dos alunos durante a aula, etc).

25 09. Estimula a participação dos alunos dando abertura para o diálogo (é disponível para o esclarecimento de dúvidas). 10. Mantem um clima de respeito mútuo e ético entre os alunos (professor trata o aluno com respeito e igualdade, ou seja, não faz diferença entre os alunos na turma).

26 CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 01. Apresenta o plano de ensino da disciplina no início do semestre. 02. Expressa de forma clara os conteúdos da disciplina (explica bem a matéria). 03. É pontual em relação ao início e término das aulas (inicia a aula logo após o sinal, tanto no começo quanto após o intervalo). 04. É pontual na disponibilização dos materiais da disciplina (textos, slides,etc).

27 05. Vincula teoria com a prática profissional (dá exemplos reais do dia a dia, menciona resultados de pesquisa, relaciona o conteúdo com assuntos que estão na mídia). 06. Apresenta os critérios de avaliação com clareza (quantos trabalhos serão realizados, qual o valor e critério da avaliação de cada um). 07. Esclarece para os alunos quais as regras que deverão ser cumpridas em suas aulas (uso de celular, entrada e saída durante a aula, consumo de alimentos, conversas paralelas, chamada, etc). 08. Mantém a disciplina em sala de aula (consegue ter controle sobre a conversa paralela, sobre a entrada e saída dos alunos durante a aula, etc).

28 09. Estimula a participação dos alunos dando abertura para o diálogo (é disponível para o esclarecimento de dúvidas). 10. Mantem um clima de respeito mútuo e ético entre os alunos (professor trata o aluno com respeito e igualdade, ou seja, não faz diferença entre os alunos na turma).

29 CURSO DE ENFERMAGEM 01. Apresenta o plano de ensino da disciplina no início do semestre. 02. Expressa de forma clara os conteúdos da disciplina (explica bem a matéria). 03. É pontual em relação ao início e término das aulas (inicia a aula logo após o sinal, tanto no começo quanto após o intervalo). 04. É pontual na disponibilização dos materiais da disciplina (textos, slides,etc).

30 05. Vincula teoria com a prática profissional (dá exemplos reais do dia a dia, menciona resultados de pesquisa, relaciona o conteúdo com assuntos que estão na mídia). 06. Apresenta os critérios de avaliação com clareza (quantos trabalhos serão realizados, qual o valor e critério da avaliação de cada um). 07. Esclarece para os alunos quais as regras que deverão ser cumpridas em suas aulas (uso de celular, entrada e saída durante a aula, consumo de alimentos, conversas paralelas, chamada, etc). 08. Mantém a disciplina em sala de aula (consegue ter controle sobre a conversa paralela, sobre a entrada e saída dos alunos durante a aula, etc).

31 09. Estimula a participação dos alunos dando abertura para o diálogo (é disponível para o esclarecimento de dúvidas). 10. Mantem um clima de respeito mútuo e ético entre os alunos (professor trata o aluno com respeito e igualdade, ou seja, não faz diferença entre os alunos na turma).

32 CURSO DE PSICOLOGIA 01. Apresenta o plano de ensino da disciplina no início do semestre. 02. Expressa de forma clara os conteúdos da disciplina (explica bem a matéria). 03. É pontual em relação ao início e término das aulas (inicia a aula logo após o sinal, tanto no começo quanto após o intervalo). 04. É pontual na disponibilização dos materiais da disciplina (textos, slides,etc).

33 05. Vincula teoria com a prática profissional (dá exemplos reais do dia a dia, menciona resultados de pesquisa, relaciona o conteúdo com assuntos que estão na mídia). 06. Apresenta os critérios de avaliação com clareza (quantos trabalhos serão realizados, qual o valor e critério da avaliação de cada um). 07. Esclarece para os alunos quais as regras que deverão ser cumpridas em suas aulas (uso de celular, entrada e saída durante a aula, consumo de alimentos, conversas paralelas, chamada, etc). 08. Mantém a disciplina em sala de aula (consegue ter controle sobre a conversa paralela, sobre a entrada e saída dos alunos durante a aula, etc).

34 09. Estimula a participação dos alunos dando abertura para o diálogo (é disponível para o esclarecimento de dúvidas). 10. Mantem um clima de respeito mútuo e ético entre os alunos (professor trata o aluno com respeito e igualdade, ou seja, não faz diferença entre os alunos na turma).

35 Avaliação da coordenação de curso CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DO AGRONEGÓCIO 1. Mantém bom relacionamento com os alunos? 2. Estimula a participação dos acadêmicos em projetos e eventos? 3. Promove diálogos entre professores e alunos? 4. Tem disponibilidade para atendimento aos alunos?

36 5. Procura dar devolutivas das situações que lhe são passadas?

37 CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA 1. Mantém bom relacionamento com os alunos? 2. Estimula a participação dos acadêmicos em projetos e eventos? 3. Promove diálogos entre professores e alunos? 4. Tem disponibilidade para atendimento aos alunos? 5. Procura dar devolutivas das situações que lhe são passadas?

38 CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 1. Mantém bom relacionamento com os alunos? 2. Estimula a participação dos acadêmicos em projetos e eventos? 3. Promove diálogos entre professores e alunos? 4. Tem disponibilidade para atendimento aos alunos? 5. Procura dar devolutivas das situações que lhe são passadas?

39 CURSO DE ENFERMAGEM 1. Mantém bom relacionamento com os alunos? 2. Estimula a participação dos acadêmicos em projetos e eventos? 3. Promove diálogos entre professores e alunos? 4. Tem disponibilidade para atendimento aos alunos? 5. Procura dar devolutivas das situações que lhe são passadas?

40 CURSO DE PSCOLOGIA 1. Mantém bom relacionamento com os alunos? 2. Estimula a participação dos acadêmicos em projetos e eventos? 3. Promove diálogos entre professores e alunos? 4. Tem disponibilidade para atendimento aos alunos? 5. Procura dar devolutivas das situações que lhe são passadas?

41 4. ANÁLISE DOS DADOS Através dos resultados obtidos foi possível identificar que os discentes manifestaram satisfação pela atuação profissional em relação aos docentes avaliados. Os coordenadores também foram bem avaliados, principalmente pelo bom relacionamento com os acadêmicos.

42 5. AÇÕES COM BASE NA ANÁLISE A avaliação dos discentes referente ao corpo docente e coordenação de curso demonstrou que as políticas acadêmicas adotadas pela IES têm se mostrado adequadas, visto que as dimensões avaliadas tiveram resultado positivo. A partir disso, torna-se necessário ampliar a avaliação para os demais componentes da comunidade acadêmica, a fim de se investigar as fragilidades e potencialidades de cada área e do debate amplo e irrestrito sobre as potencialidades de aperfeiçoamento e transformações das ações e projetos institucionais. Essa necessidade será atendida na avaliação prevista para o próximo ano, quando serão incluídos os docentes e o corpo técnico-administrativo, bem como também será ampliada as dimensões a serem avaliadas. Por fim, é importante ressaltar que as formas de divulgação do relatório ocorrem por meio de reuniões com explanação e debates com as áreas e setores responsáveis, através de encontros do colegiado da instituição com a participação de representantes do corpo docente, discente, técnico administrativo e sociedade civil e através do site institucional.

FACULDADE BARRETOS COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA

FACULDADE BARRETOS COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA FACULDADE BARRETOS COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DISCENTES Barretos, Março 2010 RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATOR: Prof. Dr. Rodrigo Ruiz Sanches

Leia mais

Avaliação Institucional Docentes

Avaliação Institucional Docentes Avaliação Institucional Docentes A avaliação é um processo fundamental para a qualidade do trabalho desenvolvido nas Instituições de Ensino Superior. Nesse sentido, a Comissão Própria de Avaliação (CPA)

Leia mais

SÍNTESE DOS RESULTADOS PARCIAIS DA AVALIAÇÃO DE 2018

SÍNTESE DOS RESULTADOS PARCIAIS DA AVALIAÇÃO DE 2018 SÍNTESE DOS RESULTADOS PARCIAIS DA AVALIAÇÃO DE 2018 A pesquisa aplicada aos discentes, aos docentes e aos técnicos administrativos produziu os resultados a seguir. Estes foram objeto de análise pela CPA,

Leia mais

APÊNDICE A Questionários Aplicados

APÊNDICE A Questionários Aplicados APÊNDICE A Questionários Aplicados CPA Comissão Própria de Avaliação 60 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS SERTÃOZINHO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA AUTOAVALIAÇÃO

Leia mais

Cadernos de Avaliação Institucional

Cadernos de Avaliação Institucional CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO - CPA Cadernos de Avaliação Institucional Administração Resultado da Avaliação do Curso Corpo

Leia mais

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO INTEGRAL ANO DE REFERÊNCIA: 2017

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO INTEGRAL ANO DE REFERÊNCIA: 2017 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO INTEGRAL ANO DE REFERÊNCIA: 2017 Documento elaborado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí FATEC, atendendo às exigências

Leia mais

RELATÓRIO RESULTADOS DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2018

RELATÓRIO RESULTADOS DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2018 RELATÓRIO RESULTADOS DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 18 Nos últimos anos, o papel da CPA na instituição vem ganhando espaço e trabalhando junto com a comunidade acadêmica e, principalmente, o núcleo gestor

Leia mais

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL São Paulo, 2017 SUMÁRIO 1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO... 2 1.1 Introdução... 2 2 IMPLEMENTAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO NA FACULDADE RUDOLF STEINER... 3 3 PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Leia mais

a) Número de respondentes

a) Número de respondentes FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CURITIBA FATEC-PR COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO ALUNOS AVALIAM COMUNICAÇÃO, RESPONSABILIDADE SOCIAL, EXTENSÃO E INFRAESTRUTURA. Datas da pesquisa:

Leia mais

a) Número de respondentes

a) Número de respondentes FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CURITIBA FATEC-PR COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO ALUNOS AVALIAM COMUNICAÇÃO, RESPONSABILIDADE SOCIAL, EXTENSÃO E INFRAESTRUTURA. Datas da pesquisa:

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Relatório Geral das Disciplinas

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Relatório Geral das Disciplinas AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Relatório Geral das Disciplinas FIPEL 1 semestre 2010 Comissão Própria de Avaliação - CPA 1 Coordenação de Avaliação Institucional - COGEAV Equipe Técnica / Elaboração do Relatório

Leia mais

ATUAÇÃO DA CPA. Roteiro. Avaliação do ensino superior. Avaliação do Ensino Superior. Autoavaliação na UFMS

ATUAÇÃO DA CPA. Roteiro. Avaliação do ensino superior. Avaliação do Ensino Superior. Autoavaliação na UFMS ATUAÇÃO DA CPA Avaliação do ensino superior Roteiro Avaliação do Ensino Superior Legislação SINAES Autoavaliação Institucional Dimensões Autoavaliação na UFMS Instrumentos AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

Leia mais

Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel

Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel I Introdução Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel A Comissão Própria de Avaliação do Inatel (CPA/Inatel) tem por finalidade o planejamento, o desenvolvimento, a coordenação e a supervisão da

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL 2014/01 a 2014/02 APRESENTAÇÃO O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

a) Número de respondentes

a) Número de respondentes FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CURITIBA FATEC-PR COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO ALUNOS AVALIAM COMUNICAÇÃO, RESPONSABILIDADE SOCIAL, EXTENSÃO E INFRAESTRUTURA. Datas da pesquisa:

Leia mais

Composição da CPA. Representante Corpo discente. Shirgley Rebouças Menezes. Representante Corpo Egressos

Composição da CPA. Representante Corpo discente. Shirgley Rebouças Menezes. Representante Corpo Egressos 2017 CPA o que é Prevista no art.11 da Lei do Sinaes; Tem como atribuição a coordenação dos processos internos de avaliação da instituição. É organizada em um ciclo avaliativo de 3 anos ao final do qual

Leia mais

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2012 POR CURSO DE GRADUAÇÃO. ENGENHARIA AMBIENTAL BACHARELADO (Unidade Bueno)

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2012 POR CURSO DE GRADUAÇÃO. ENGENHARIA AMBIENTAL BACHARELADO (Unidade Bueno) REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2012 POR CURSO DE GRADUAÇÃO ENGENHARIA AMBIENTAL BACHARELADO (Unidade Bueno) FIGURA 1 A atuação da coordenação do curso pode ser avaliada

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA 2014/01 a 2014/02 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. Análise

Leia mais

FACULDADE DE SORRISO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO

FACULDADE DE SORRISO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO 2013-2015 Documento elaborado pela CPA, atendendo às exigências do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES, instituído

Leia mais

Aspectos legais da Avaliação Institucional Lei Federal Nº /2004 Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES. Portaria N

Aspectos legais da Avaliação Institucional Lei Federal Nº /2004 Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES. Portaria N Aspectos legais da Avaliação Institucional Lei Federal Nº 10.861/2004 Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES. Portaria Nº 2.051de 09/07/2004 - Regulamenta os procedimentos

Leia mais

COORDENADORA GERAL Profa. Ms. PAULA CRISTINA HOTT EMERICK; REPRESENTANTE DOCENTE Profa. Ms. MARINA CARNEIRO MATOS SILLMANN; REPRESENTANTE DO CORPO

COORDENADORA GERAL Profa. Ms. PAULA CRISTINA HOTT EMERICK; REPRESENTANTE DOCENTE Profa. Ms. MARINA CARNEIRO MATOS SILLMANN; REPRESENTANTE DO CORPO COORDENADORA GERAL Profa. Ms. PAULA CRISTINA HOTT EMERICK; REPRESENTANTE DOCENTE Profa. Ms. MARINA CARNEIRO MATOS SILLMANN; REPRESENTANTE DO CORPO DISCENTE DIEGO AMARAL DE OLIVEIRA REPRESENTANTE DO CORPO

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE TABOÃO DA SERRA - FATS

FACULDADE ANHANGUERA DE TABOÃO DA SERRA - FATS FACULDADE ANHANGUERA DE TABOÃO DA SERRA - FATS A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra (FATS) é responsável pela condução dos processos de autoavaliação e tem atuação

Leia mais

Relatório de Autoavaliação Institucional/2009

Relatório de Autoavaliação Institucional/2009 Relatório de Autoavaliação Institucional/2009 A Autoavaliação Institucional do Centro Universitário de Anápolis UniEVANGÉLICA - é coordenada pela CPA Comissão Própria de Avaliação, com participação da

Leia mais

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2012 POR CURSO DE GRADUAÇÃO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BACHARELADO E LICENCIATURA

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2012 POR CURSO DE GRADUAÇÃO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BACHARELADO E LICENCIATURA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2012 POR CURSO DE GRADUAÇÃO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BACHARELADO E LICENCIATURA (Unidade Bueno) FIGURA 1 A atuação da coordenação do curso

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA 2013/01 a 2013/02 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. Diagnóstico

Leia mais

RELATÓRIO DA CPA AVALIAÇÃO DA COMUNIDADE

RELATÓRIO DA CPA AVALIAÇÃO DA COMUNIDADE RELATÓRIO DA CPA AVALIAÇÃO DA COMUNIDADE CNEC BENTO Rua Arlindo Franklin Barbosa, 460 Bairro São Roque CEP 95.700-000 BENTO GONÇALVES COMPONENTES DA CPA Prof. JORGE THUMS - Presidente Profa. CRISLAINE

Leia mais

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PAI 2012

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PAI 2012 FACULDADE AMADEUS PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PAI 2012 ORGANIZAÇÃO: COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE AMADEUS - CPA REPRESENTANTES Presidente: Eduardo de Andrade Gonçalves Vice-presidente:

Leia mais

Fundamentos da avaliação institucional e o papel das instâncias avaliativas (CPA e NAUs) Prof. Cláudia M. Cruz Rodrigues TAE Nara Magalhães

Fundamentos da avaliação institucional e o papel das instâncias avaliativas (CPA e NAUs) Prof. Cláudia M. Cruz Rodrigues TAE Nara Magalhães Fundamentos da avaliação institucional e o papel das instâncias avaliativas (CPA e NAUs) Prof. Cláudia M. Cruz Rodrigues TAE Nara Magalhães Legislação Lei Federal nº 10.861/2004 Institui o Sistema Nacional

Leia mais

O IFMG EM AVALIAÇÃO: dados coletados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Campus Ribeirão das Neves II semestre de 2012.

O IFMG EM AVALIAÇÃO: dados coletados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Campus Ribeirão das Neves II semestre de 2012. O IFMG EM AVALIAÇÃO: dados coletados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Campus Ribeirão das Neves II semestre de 2012. O que será apresentado no encontro? O que é a CPA, objetivos, composição,

Leia mais

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2012 POR CURSO DE GRADUAÇÃO. CIÊNCIAS CONTÁBEIS Bacharelado (Unidade Centro)

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2012 POR CURSO DE GRADUAÇÃO. CIÊNCIAS CONTÁBEIS Bacharelado (Unidade Centro) REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2012 POR CURSO DE GRADUAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS Bacharelado (Unidade Centro) FIGURA 1 A atuação da coordenação do curso pode ser avaliada

Leia mais

Prevista no art.11 da Lei do Sinaes; Tem como atribuição a coordenação dos processos internos de avaliação da instituição. É organizada em um ciclo

Prevista no art.11 da Lei do Sinaes; Tem como atribuição a coordenação dos processos internos de avaliação da instituição. É organizada em um ciclo 2018 CPA o que é Prevista no art.11 da Lei do Sinaes; Tem como atribuição a coordenação dos processos internos de avaliação da instituição. É organizada em um ciclo avaliativo de 3 anos ao final do qual

Leia mais

Cadernos de Avaliação Institucional

Cadernos de Avaliação Institucional CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO - CPA Cadernos de Avaliação Institucional Bacharelado em Administração Resultado da Avaliação

Leia mais

CPA Comissão Própria de Avaliação

CPA Comissão Própria de Avaliação CPA Comissão Própria de Avaliação Autoavaliação Institucional Técnico Administrativo 7 SGAS 96, Lote 8, Conjunto A, Bloco Asa Sul Brasília DF 7. - 6 Introdução: O que é CPA? A Lei Federal nº.86, de de

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE LONDRINA. Relatório Final Comissão Própria de Avaliação Instituto de Ensino Superior de Londrina

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE LONDRINA. Relatório Final Comissão Própria de Avaliação Instituto de Ensino Superior de Londrina INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE LONDRINA Relatório Final Comissão Própria de Avaliação Instituto de Ensino Superior de Londrina 2005 INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE LONDRINA Relatório Final Comissão Própria

Leia mais

BOLETIM ESPECIAL CPA/2016

BOLETIM ESPECIAL CPA/2016 Unidade Guarapari BOLETIM ESPECIAL CPA/2016 Você sabe o que é CPA? CPA Comissão Própria de Avaliação - é uma comissão de Autoavaliação que tem o objetivo de coordenar e articular o processo interno de

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DE POÇOS DE CALDAS

FACULDADE PITÁGORAS DE POÇOS DE CALDAS FACULDADE PITÁGORAS DE POÇOS DE CALDAS A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Pitágoras de Poços de Caldas é responsável pela condução dos processos de autoavaliação e tem atuação autônoma

Leia mais

REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA - UNAÍ/MG TÍTULO I Regimento da Comissão Própria de Avaliação CPA DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA, SUAS ATRIBUIÇÕES E OBJETIVOS CAPÍTULO I DAS ATRIBUIÇÕES

Leia mais

RELATÓRI0 DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FACULDADE PAULO VI ANO BASE 2013

RELATÓRI0 DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FACULDADE PAULO VI ANO BASE 2013 1 RELATÓRI0 DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FACULDADE PAULO VI ANO BASE 2013 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Março - 2014 2 INTRODUÇÃO A Autoavaliação Institucional da Faculdade Paulo VI, atendendo ao

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Unidade Santo Amaro

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Unidade Santo Amaro AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2016 1 Unidade Santo Amaro CONAES Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior Instituída no âmbito do Ministério da Educação e vinculada ao Gabinete do Ministro de Estado

Leia mais

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2009.1 CORPO DOCENTE 2009.1 Auto-avaliação docente - 2009.1 Pontualidade no início e término das aulas 14,29% 28,57% Compatibilidade

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO - CPA

REGULAMENTO DA COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO - CPA GRUPO UNIDOM REGULAMENTO DA COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO - CPA Salvador - BA REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) Altera o regulamento aprovado em 23 de abril de 2012 e o aprovado em

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE ITU FADITU Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional Ano de 2016 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA

FACULDADE DE DIREITO DE ITU FADITU Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional Ano de 2016 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA FACULDADE DE DIREITO DE ITU FADITU Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional Ano de 2016 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA Itu, março de 2017 1 I Dados da Instituição Mantenedora: Organização Sorocabana

Leia mais

UNI-RN - Centro Universitário do Rio Grande do Norte CPA - Comissão Própria de Avaliação

UNI-RN - Centro Universitário do Rio Grande do Norte CPA - Comissão Própria de Avaliação Resumo da avaliação dos cursos de graduação, quanto a participação das turmas, alunos e docentes. Informação Turmas Aptos Avaliados Não Avaliados Participação(%) 166 84 82 50,60 Alunos 4.079 2.639 1.440

Leia mais

PLANO DE AÇÃO

PLANO DE AÇÃO INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO SUPERIOR COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO PLANO DE AÇÃO 2016-207 São Luís 2016 1 INTRODUÇÃO O plano de ações da CPA define os rumos dos trabalhos que serão desenvolvidas pela

Leia mais

PROJETO DE AÇÃO DA AVALIAÇÃO INTERNA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 2017

PROJETO DE AÇÃO DA AVALIAÇÃO INTERNA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 2017 PROJETO DE AÇÃO DA AVALIAÇÃO INTERNA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 2017 São Paulo 2017 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INTERNA CPA Prof. Francisco José Bastos Presidente da Comissão Lérida Malagueta Representante

Leia mais

RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE, CURSO E COORDENADOR DE CURSO GRADUAÇÃO PRESENCIAL REGIME QUADRIMESTRAL

RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE, CURSO E COORDENADOR DE CURSO GRADUAÇÃO PRESENCIAL REGIME QUADRIMESTRAL RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE, CURSO E COORDENADOR DE CURSO GRADUAÇÃO PRESENCIAL REGIME QUADRIMESTRAL MÓDULO B 2015 CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER COMISSÃO PRÓPRIA DE

Leia mais

Cadernos de Avaliação Institucional

Cadernos de Avaliação Institucional CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO - CPA Cadernos de Avaliação Institucional Engenharia de Minas Araxá Resultado da Avaliação

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL LEVANTAMENTO DAS MEDIDAS REALIZADAS

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL LEVANTAMENTO DAS MEDIDAS REALIZADAS AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL LEVANTAMENTO DAS MEDIDAS REALIZADAS RELATÓRIO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO CPA 2011/12 Porto Velho RO 2011/2012 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA Profª Drª. Nelice Milena

Leia mais

1.1. ANÁLISE DOS DADOS AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA: respondida por alunos, professores e coordenadores

1.1. ANÁLISE DOS DADOS AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA: respondida por alunos, professores e coordenadores 1.1. ANÁLISE DOS DADOS 1.1.1. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA: respondida por alunos, professores e coordenadores O questionário aplicado na Avaliação Interna passou por algumas atualizações em 2013, o

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS APLICADAS DE PRIMAVERA DO LESTE

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS APLICADAS DE PRIMAVERA DO LESTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS APLICADAS DE PRIMAVERA DO LESTE A Comissão Própria de Avaliação (CPA) opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação

Leia mais

Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger

Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger CPA INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS Dimensão: Organização Didático Pedagógica II Encontro Nacional

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE TECNÓLOGO EM GESTÃO DA QUALIDADE 2011/1

AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE TECNÓLOGO EM GESTÃO DA QUALIDADE 2011/1 AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE TECNÓLOGO EM GESTÃO DA QUALIDADE 2011/1 I - ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA AVALIAÇÃO ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA Relação conteúdo com a formação profissional Relação conteúdo

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO A Comissão Própria de Avaliação (CPA) opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados da IES, tendo como

Leia mais

CPA Comissão Própria de Avaliação

CPA Comissão Própria de Avaliação CPA Comissão Própria de Avaliação Autoavaliação Institucional Docentes 7 SGAS 96, Lote 8, Conjunto A, Bloco Asa Sul Brasília DF 7. - 6 Introdução: O que é CPA? A Lei Federal nº.86, de de abril de, instituiu

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA I - DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Art. 1º. O presente regulamento interno disciplina a organização, o funcionamento e as atribuições da Comissão Própria

Leia mais

Art. 1º. Aprovar o Regulamento relativo à Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel.

Art. 1º. Aprovar o Regulamento relativo à Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel Av. Tito Muffato, 2317 Bairro Santa Cruz 85806-080 Cascavel PR Fone: (45) 3036-3636 30363806 http://www.univel.br cpe@univel.br RESOLUÇÃO Nº 01 DE JULHO

Leia mais

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO Planos de Ação ANO BASE 2016 1 1 INTRODUÇÃO A Avaliação Interna na FACSUM tem se desenvolvido como uma importante e permanente prática de gestão organizacional, visando obter

Leia mais

Consolidação dos resultados da autoavaliação dos DOCENTES da FAA-IESA do ano 2014.

Consolidação dos resultados da autoavaliação dos DOCENTES da FAA-IESA do ano 2014. CONSOLIDAÇÃO - AUTOAVALIAÇÃO DOCENTE - - CPA - FAA-IESA - 1 Consolidação dos resultados da autoavaliação dos DOCENTES da FAA-IESA do ano 1. 1- Avalie os DISCENTES utilizando a legenda acima 1.1. Apresentam

Leia mais

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Comissão Própria de Avaliação CPA 2016 Sumário 1. Apresentação... 3 2. Bases Legais... 3 3. Justificativa... 3 4. Objetivos da Autoavaliação... 4 4.1 - Objetivo geral...

Leia mais

Relatório de Autoavaliação 2015 Curso Administração

Relatório de Autoavaliação 2015 Curso Administração Pergunta 01: Você considera a atuação da Faculdade (missão), importante para sociedade local e regional: 28 18,67 122 81,33 28 122 Pergunta 02:Sobre o PLANO DE DESENVOVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI, você

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação CPA

Comissão Própria de Avaliação CPA Comissão Própria de Avaliação CPA Curitiba - 2016 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO A CPA Comissão Própria de Avaliação é órgão autônomo da Instituição para promover os processos de autoavaliação Institucional

Leia mais

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Apresentação à Comissão Externa de Avaliação Curso: Superior de Tecnologia Hotelaria 10/10/2012

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

Questionário para auto avaliação institucional CPA FCE

Questionário para auto avaliação institucional CPA FCE Questionário para auto avaliação institucional CPA FCE A CPA agradece sua participação no processo de auto avaliação Institucional e informa que serão respeitados os princípios de confidencialidade de

Leia mais

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura.

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FACULDADE ANHANGUERA DE BAURU opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados da IES, tendo

Leia mais

PLANO DE AÇÃO. Comissão Própria de Avaliação. Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software For evaluation only.

PLANO DE AÇÃO. Comissão Própria de Avaliação. Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software   For evaluation only. PLANO DE AÇÃO Comissão Própria de Avaliação Abril/2009 1 APRESENTAÇÃO O Plano de Ação ora apresentado planeja o processo da Auto-Avaliação Institucional, que vem se consolidando na, de forma contínua e

Leia mais

UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR RELATÓRIO PARCIAL DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. Ciclo Avaliativo UNIDADE DE PARANAVAÍ

UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR RELATÓRIO PARCIAL DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. Ciclo Avaliativo UNIDADE DE PARANAVAÍ UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR RELATÓRIO PARCIAL DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Ciclo Avaliativo 2015 2017 UNIDADE DE PARANAVAÍ 2016 1 CPA Comissão Própria de Avaliação Presidente Profa. Edwirge Vieira

Leia mais

Dimensão 3: Responsabilidade Social da Instituição de Ensino Superior

Dimensão 3: Responsabilidade Social da Instituição de Ensino Superior 72 73 No que concerne na autoavaliação para o ensino, pesquisa, a pós-graduação e a extensão, os dados apontam a satisfação para as questões da dimensão 2. Com exceção, do nível de formação dos alunos

Leia mais

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO FACULDADE DAS AMÉRICAS CPA

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO FACULDADE DAS AMÉRICAS CPA RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO FACULDADE DAS AMÉRICAS CPA 2015 1 Este documento traz a síntese do processo de autoavaliação e as proposições da Comissão Própria de Avaliação - CPA para o planejamento das políticas

Leia mais

Relatório de Autoavaliação 2015 Letras

Relatório de Autoavaliação 2015 Letras Pergunta 01: Você considera a atuação da Faculdade (missão), importante para sociedade local e regional: % 3 15,79 16 84,21 3 16 Pergunta 02: Sobre o PLANO DE DESENVOVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI, você percebe

Leia mais

Comissão. Própria de Avaliação Relatório Ano-Base 2016

Comissão. Própria de Avaliação Relatório Ano-Base 2016 Comissão INSTITUTO FEDERAL Farroupilha Própria de Avaliação Relatório Ano-Base 2016 Núcleo São Borja Anelise Silva Cruz Deise Busnelo Prestes Roos Éderson Tavares dos Santos Renilza Carneiro Disconci Sabrina

Leia mais

Faculdade de Direito da Alta Paulista Faculdade da Alta Paulista Comissão Própria de Avaliação (CPA)

Faculdade de Direito da Alta Paulista Faculdade da Alta Paulista Comissão Própria de Avaliação (CPA) PLANO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FAP 2016 1. Introdução Desde 2004, a avaliação interna da Instituição Dom Bosco de Ensino e Cultura Ltda. está sob as normas do Sistema Nacional de Avaliação dos

Leia mais

Faculdade Salesiana Dom Bosco

Faculdade Salesiana Dom Bosco CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Faculdade Salesiana Dom Bosco RELATÓRIO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2017 CORPO DISCENTE Manaus, 2018. INTRODUÇÃO O presente relatório tem por finalidade apresentar

Leia mais

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO Planos de Ação ANO BASE 2015 1 1 INTRODUÇÃO A Avaliação Interna na FACSUM tem se desenvolvido como uma importante e permanente prática de gestão organizacional, visando obter

Leia mais

PROAI PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1 Semestre 2017

PROAI PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1 Semestre 2017 PROAI PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1 Semestre 2017 FACULDADE METROPOLITANA 0 Sumário AVALIAÇÃO DA DIRETORIA PELA COORDENAÇÃO... 2 AVALIAÇÃO DA INSTITUIÇÃO PELOS FUNCIONÁRIOS... 4 AVALIAÇÃO E AUTOAVALIAÇÃO

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL LEVANTAMENTO DAS MEDIDAS REALIZADAS

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL LEVANTAMENTO DAS MEDIDAS REALIZADAS AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL LEVANTAMENTO DAS MEDIDAS REALIZADAS RELATÓRIO DO CURSO DE ZOOTECNIA CPA 2011/12 Porto Velho RO 2011/2012 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA Profª Drª. Nelice Milena Batistelli

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL LEVANTAMENTO DAS MEDIDAS REALIZADAS

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL LEVANTAMENTO DAS MEDIDAS REALIZADAS AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL LEVANTAMENTO DAS MEDIDAS REALIZADAS RELATÓRIO DO CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS CPA 2011/12 Porto Velho RO 2011/2012 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO -

Leia mais

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2012 POR CURSO DE GRADUAÇÃO. ADMINISTRAÇÃO Bacharelado (Unidade Centro)

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2012 POR CURSO DE GRADUAÇÃO. ADMINISTRAÇÃO Bacharelado (Unidade Centro) REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2012 POR CURSO DE GRADUAÇÃO ADMINISTRAÇÃO Bacharelado (Unidade Centro) FIGURA 1 A atuação da coordenação do curso pode ser avaliada como:

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIC

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIC CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIC A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Centro Universitário UNIC é responsável pela condução dos processos de autoavaliação e tem atuação autônoma em relação aos conselhos e

Leia mais

cartilha cpa comissão própria de avaliação - ifmg

cartilha cpa comissão própria de avaliação - ifmg cartilha cpa comissão própria de avaliação - ifmg Apresentação Nas páginas a seguir, estão organizadas, de maneira objetiva, as principais informações que balizam o processo de Autoavaliação Institucional

Leia mais

Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional Centro Universitário Estácio da Amazônia ESTÁCIO AMAZÔNIA. IES nº 1702

Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional Centro Universitário Estácio da Amazônia ESTÁCIO AMAZÔNIA. IES nº 1702 Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional 2018 Centro Universitário Estácio da Amazônia ESTÁCIO AMAZÔNIA IES nº 1702 Boa Vista RR Março de 2019 Centro Universitário Estácio da Amazônia CORPO DIRIGENTE:

Leia mais

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS - UNILAGO REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS - UNILAGO REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS - UNILAGO REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO São José do Rio Preto 2015 REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

Leia mais

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 RESULTADOS GERAIS

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 RESULTADOS GERAIS AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 RESULTADOS GERAIS Autoavaliação Institucional 2014 Foram realizadas oito enquetes institucionais durante o ano de 2014 para avaliar a qualidade dos serviços prestados e

Leia mais

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura.

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Pitágoras de Uberlândia opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados da IES, tendo

Leia mais

FACULDADE DO SUL. Insumos da autoavaliação da CPA: processos internos e externos

FACULDADE DO SUL. Insumos da autoavaliação da CPA: processos internos e externos FACULDADE DO SUL A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade do Sul, como estabelece a Lei nº 10.861/2004 do Ministério da Educação - MEC, tem atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos

Leia mais

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FACULDADE ANASPS CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO BRASÍLIA MARÇO/2018

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FACULDADE ANASPS CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO BRASÍLIA MARÇO/2018 RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FACULDADE ANASPS 2017 CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO BRASÍLIA MARÇO/2018 INTRODUÇÃO A Faculdade ANASPS (código 16628) foi Credenciada por meio da Portaria

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA FRANCISCO MORATO

FACULDADE DE TECNOLOGIA FRANCISCO MORATO FACULDADE DE TECNOLOGIA FRANCISCO MORATO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA SINAES RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Francisco Morato 2012 Introdução A Faculdade de Tecnologia Francisco Morato, após

Leia mais

CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. Ano 2016

CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. Ano 2016 Credenciada pela Portaria Nº.96 do MEC, publicada no DOU de de outubro de 0. Curso de Teologia, bacharelado, autorizado pela Portaria Nº 3 da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior,

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CPA /2019

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CPA /2019 OBJETIVO GERAL Coordenar o processo de avaliação institucional da Unifesspa, de forma participativa visando melhorias do ensino pesquisa e extensão. AVALIAÇÃ INTERNA AVALIAÇÃO EXTERNA OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DE LONDRINA

FACULDADE PITÁGORAS DE LONDRINA FACULDADE PITÁGORAS DE LONDRINA A Comissão Própria de Avaliação (CPA) opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados da IES, tendo como

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi instituída no âmbito da Lei nº , de 14 de abril de 2004, que cria o Sistema Nacional de Avaliação da

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi instituída no âmbito da Lei nº , de 14 de abril de 2004, que cria o Sistema Nacional de Avaliação da A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi instituída no âmbito da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que cria o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), e se configura como um sistema

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO - AVALIAÇÃO DO CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA DA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA 2014/01 a 2014/02 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. Análise dos

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COAI COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PARTE I O DISCENTE AVALIA AS AÇÕES DO CURSO Prezado(a)

Leia mais

Plano de ação da Avaliação Institucional da Comissão Própria de Avaliação (CPA)

Plano de ação da Avaliação Institucional da Comissão Própria de Avaliação (CPA) 2017 Plano de ação da Avaliação Institucional da Comissão Própria de Avaliação (CPA) 2017-2019 Comissão Própria de Avaliação - CPA FAHESA/ITPAC Palmas 30/07/2017 Plano de Ação da Avaliação Institucional

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais