PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO"

Transcrição

1 PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

2 TRIBUTOS EM ESPÉCIE

3 Art. 4º, CTN A natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo irrelevante para qualificá-la: I a denominação e demais características formais adotadas pela lei. II a destinação legal do produto da sua arrecadação.

4 Vinculação a atividade estatal Restituição do valor pago Destinação do produto arrecadado

5 Impostos municipais iptu

6 MATERIAL ANTECEDENTE ESPACIAL TEMPORAL PESSOAL CONSEQUENTE QUANTITATIVO

7 Toda regra matriz de incidência tributária precisa estar prevista em lei complementar?

8 MATERIAL Art. 146, IIII, a Cabe à lei complementar: III - estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente sobre: (...) em relação aos impostos discriminados nesta Constituição, a dos respectivos fatos geradores, bases de cálculo e contribuintes.

9 Caso... Jeremias, é inquilino de um imóvel localizado na rua Veredas Justas, na cidade de Mirandópolis, interior de São Paulo há mais de 05 anos, e identificou que o munícipio vem emitindo o carnê do IPTU já em seu nome. Preocupado com as implicações jurídicas, procurou advogado que através de consulta informou que é possível tal enquadramento por força da Sumula 399 do STJ.

10 MATERIAL Art. 156, I Compete aos Municípios instituir impostos sobre: I - propriedade predial e territorial urbana;

11 Art. 32 O imposto, de competência dos Municípios, sobre a propriedade predial e territorial urbana tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Município.

12 PROPRIETÁRIO SER DOMÍNIO ÚTIL ANIMUS DOMINIS POSSE

13 Jurisprudência... O locatário é parte ilegítima para litigar a respeito de questões que envolvam o pagamento do IPTU, por isso que não se enquadra como contribuinte, nem como responsável tributário. (RESP , de 2000).

14 Jurisprudência... "PROCESSUAL CIVIL. RECURSO ESPECIAL. TRIBUTÁRIO. IPTU. LEITOS FERROVIÁRIOS. CONCESSÃO DE SERVIÇO PÚBLICO. INEXIGIBILIDADE. 1. A jurisprudência desta Corte é pacífica no sentido de que o contribuinte do IPTU é o proprietário do imóvel, o titular do domínio útil ou o possuidor por direito real (art. 34 do CTN). Tratando-se de posse fundada em relação de direito pessoal, exercida, portanto, sem animus domini, mostra-se descabida a cobrança do imposto. 2. Na hipótese, a posse exercida sobre os chamados "leitos ferroviários", para fins de prestação de serviço público, não gera para a concessionária a condição de contribuinte do IPTU. Nesse sentido: REsp /MG, 1ª Turma, Rel. Min. Francisco Falcão, DJ de ; REsp /RS, 2ª Turma, Rel. Min. Castro Meira, DJ de Recurso especial provido." (REsp /MG, Rel. Ministra Denise Arruda, Primeira Turma, julgado em , DJe )

15 Jurisprudência...

16 Art. 32 O imposto, de competência dos Municípios, sobre a propriedade predial e territorial urbana tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Município.

17 Caso... A Prefeitura municipal de Osasco exercendo sua competência tributária outorgada pela CF no artigo 156, I da CF enviou em o lançamento tributário ao contribuinte Fernando de Paula referente à sua propriedade de 350 metros quadrados, de acordo com o previsto na legislação municipal. Ocorre que o contribuinte em razão da lei 4.771/65 (código florestal), na escritura do imóvel possui uma averbação NON AEDIFICANDI correspondente a 80 metros quadrados da área total do imóvel, onde impõe limitações para qualquer tipo de construção, edificação ou instalação de benfeitorias, em razão de se enquadrar em uma área de preservação permanente.

18 Caso... Em face disto, o contribuinte entende que em razão da impossibilidade de usar, gozar sobre o imóvel descaracterizaria a incidência do imposto. O Advogado contratado propôs Ação Anulatória de Débito Fiscal com base no artigo 38 da Lei 6830/80 requerendo a anulação do débito sob o argumento da ausência do Fato Gerador da obrigação tributária

19 Caso... Contribuinte Mesmo conceito de desapropriação Artigo 32, I e II do CTN. Só pode cobrar se a área é urbana ou urbanizável, o que já descaracteriza a não incidência do tributo. Localização por si só não basta para caracterizar o imposto. Interpretação Análoga do que prescreve o artigo 10, 1, II, a e b da lei 9393/96 Fisco Limitação Administrativa, por isso o Fato Gerador permanece íntegro Não há perda de propriedade como na desapropriação, e sim uma restrição atendendo sua função social. Não há lei que preveja isenção tributária, conforme exigência do artigo 150, 6º da CF. Não há limitação em caráter absoluto, pois poderá explorar com autorização da Secretaria do Meio Ambiente.

20 Jurisprudência... TRIBUTÁRIO. IPTU. ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE CUMULADA COM A NOTA DE NON AEDIFICANDI. INCIDÊNCIA DO IMPOSTO. 1. Discute-se nos autos a incidência de IPTU sobre imóvel urbano declarado em parte como área de preservação permanente com nota non aedificandi. 2. Nos termos da jurisprudência do STJ, "A restrição à utilização da propriedade referente a área de preservação permanente em parte de imóvel urbano (loteamento) não afasta a incidência do Imposto Predial e Territorial Urbano, uma vez que o fato gerador da exação permanece íntegro, qual seja, a propriedade localizada na zona urbana do município. Cuida-se de um ônus a ser suportado, o que não gera o cerceamento total da disposição, utilização ou alienação da propriedade, como ocorre, por exemplo, nas desapropriações." (REsp /SP, Rel. Ministro BENEDITO GONÇALVES, PRIMEIRA TURMA, julgado em 18/03/2010, DJe 25/03/2010).

21 Jurisprudência O fato de parte do imóvel ser considerada como área non aedificandi não afasta tal entendimento, pois não há perda da propriedade, apenas restrições de uso, a fim de viabilizar que a propriedade atenda à sua verdadeira função social. Logo, se o fato gerador do IPTU, conforme o disposto no art. 32 do CTN, é a propriedade de imóvel urbano, a simples limitação administrativa de proibição para construir não impede a sua configuração. 4. Não há lei que preveja isenção tributária para a situação dos autos, conforme a exigência dos arts. 150, 6º, da Constituição Federal e 176 do CTN. Recurso especial provido. Brasília (DF), 17 de março de 2015.

22 TEMPORAL Decreto número de São Paulo Art. 8º Considera-se ocorrido o fato gerador: I referente ao Imposto Predial: a) em 1º de janeiro de cada exercício;

23 ESPACIAL Art. 32, 1º Para os efeitos deste imposto, entende-se como zona urbana a definida em lei municipal; observado o requisito mínimo da existência de melhoramentos indicados em pelo menos 2 (dois) dos incisos seguintes, construídos ou mantidos pelo Poder Público:

24 Caso... Felipe é sócio diretor da empresa JOGE Ltda destinada a industrialização do produtos agrícolas, que possui como propriedade da PJ, um imóvel de 2mil metros quadrados localizado no município de Cariacica. A empresa realiza a declaração do ITR com seu respectivo pagamento de forma a cumprir o rigor definido na Lei 9393/96. Ocorre que recentemente em fiscalização da prefeitura municipal, o auditor alega ser devido o IPTU. A empresa não concorda, e por isso, ignora o Auto de Infração não realizando o seu pagamento. A empresa foi inscrita em dívida ativa com posterior Execução Fiscal proferida em nome da empresa e solidariedade do Sócio diretor.

25 Jurisprudência... TRIBUTÁRIO. IPTU x ITR. IMÓVEL LOCALIZADO EM ÁREA URBANA. EXPLORAÇÃO DE ATIVIDADE AGROINDUSTRIAL. ITR. INCIDÊNCIA. TEMA JÁ APRECIADO NA SISTEMÁTICA DOS RECURSOS REPETITIVOS (REsp /SP). NATUREZA DO IMÓVEL. REVISÃO DAS CONCLUSÕES DO TRIBUNAL DE ORIGEM. IMPOSSIBILIDADE. SÚMULA N. 7 DESTA CORTE SUPERIOR. 1. A jurisprudência desta Corte Superior é no sentido de que incide o ITR e, não, o IPTU sobre imóveis nos quais são comprovadamente utilizados em exploração extrativa, vegetal, agrícola, pecuária ou agroindustrial, ainda que localizados em áreas consideradas urbanas por legislação municipal. 2. No REsp /SP, Rel. Min. Herman Benjamin, Primeira Seção, DJe 28/08/2009.

26 QUANTITATIVO Art. 33 A base do cálculo do imposto é o valor venal do imóvel.

27 L%

28 L%

29 DECRETO Nº , DE 22 DE DEZEMBRO DE 2016 Art. 1º Ficam atualizados em 6% (seis por cento), para o exercício de 2017, os valores em vigor no exercício de 2016 a seguir relacionados: I - os valores unitários de metro quadrado de construção e de terreno, utilizados para apuração da base de cálculo e correspondente lançamento do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU, estabelecidos pelo artigo 1º da Lei nº , de 5 de novembro de 2013; II - os valores unitários de metro quadrado de terreno fixados na forma do parágrafo único do artigo 5º da Lei nº , de 16 de dezembro de 1986; III - o valor unitário de metro quadrado de terreno estabelecido no artigo 10 da Lei nº , de 2013; Art. 2º Fica concedido desconto de 4% (quatro por cento) para o pagamento à vista, até a data de vencimento normal da primeira parcela, do IPTU do exercício de Art. 3º Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos a partir de 1º de janeiro de 2017.

30 Jurisprudência... Recurso extraordinário. 2. Tributário. 3. Legalidade. 4. IPTU. Majoração da base de cálculo. Necessidade de lei em sentido formal. 5. Atualização monetária. Possibilidade. 6. É inconstitucional a majoração do IPTU sem edição de lei em sentido formal, vedada a atualização, por ato do Executivo, em percentual superior aos índices oficiais. 7. Recurso extraordinário não provido. RECURSO EXTRAORDINÁRIO

31 Art. 156, 1º Sem prejuízo da progressividade no tempo a que se refere o art. 182, 4º, inciso II, o imposto previsto no inciso I poderá: I ser progressivo em razão do valor do imóvel; II ter alíquotas diferentes de acordo com a localização e o uso do imóvel.

32 Caso... A legislação tributária do município de Petrópolis/RJ determina em sua legislação a seguinte aplicação de alíquotas: - Imóveis de até R$50 mil Alíquota de 0,5% - Imóveis de R$50.001,00 mil até R$ ,00 Alíquota de 1,5% - Imóveis de R$ ,00 até R$ ,00 Alíquota de 2,0% - Imóveis acima de R$ ,00 Alíquota de 2,5%.

33 Caso... Flávia, aposentada possui 3 imóveis lotados em um condomínio, cujo valor venal é de R$ ,00/cada. Sandra, aposentada, possui 1 único imóvel cujo valor venal é de R$ ,00/cada. Como deverá ser o pagamento do IPTU?

34 Jurisprudência... Súmula STF É inconstitucional a fixação de adicional progressivo do imposto predial e territorial urbano em função do número de imóveis do contribuinte.

35 PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Impostos municipais iptu MATERIAL ANTECEDENTE ESPACIAL TEMPORAL PESSOAL CONSEQUENTE QUANTITATIVO Toda regra matriz de incidência tributária precisa estar prevista

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Impostos municipais iptu MATERIAL ANTECEDENTE ESPACIAL TEMPORAL PESSOAL CONSEQUENTE QUANTITATIVO Toda regra matriz de incidência tributária precisa estar prevista

Leia mais

Impostos Municipais IPTU

Impostos Municipais IPTU CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. PROF. PEDRO BONIFÁCIO AULA 34 Direito TRIBUTÁRIO IMPOSTOS MUNICIPAIS ART. 156, I CF e ART. 32 a 34 CTN Impostos Municipais IPTU Art. 156 CF. Compete aos Municípios

Leia mais

Tributação na Propriedade

Tributação na Propriedade Tributação na Propriedade MATERIAL Art. 156, I Compete aos Municípios instituir impostos sobre: I - propriedade predial e territorial urbana; MATERIAL Art. 153, VI Compete à União instituir impostos sobre:

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Verdadeiro ou falso A decadência tributária é o prazo para constituição do crédito tributário Verdadeiro ou falso

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Impostos municipais iptu QUANTITATIVO Art. 33 A base do cálculo do imposto é o valor venal do imóvel. http://www3.prefeitura.sp.gov.br/cadlem/secretarias/negocios_juridicos/cadlem/integra.asp?alt=06112013

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Impostos municipais iptu MATERIAL ANTECEDENTE ESPACIAL TEMPORAL PESSOAL CONSEQUENTE QUANTITATIVO SENTENÇA V / F É legítima a cobrança de IPTU de concessionário

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.482.184 - RS (2014/0196028-2) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS RECORRENTE : MUNICÍPIO DE GRAVATAÍ PROCURADOR : CAROLINA SCHUTZ MAURIQUE E OUTRO(S) RECORRIDO : OMAR WETTER ADVOGADO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 20/02/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 20/02/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 20/02/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 30 TRIBUTOS EM ESPÉCIE IMPOSTOS Os impostos diferem de outras

Leia mais

Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU

Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU RUBENS KINDLMANN Contatos Professor Rubens Kindlmann @kindlmann rubens@kindlmann.com.br Evolução Histórica Constituição de 1891 O IPTU era de competência dos

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO GARANTIAS E PRIVILÉGIOS DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Alcance Patrimonial Arrolamento de Bens Acesso a dados Bancários Protesto da C.D.A em cartório Medida Cautelar

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Municipais IPTU Parte II. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Municipais IPTU Parte II. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Municipais IPTU Parte II Progressividade Extrafiscal Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana CRFB, Art. 182. 4º É facultado ao Poder Público municipal, mediante

Leia mais

"Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres".

Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres. Ementa: Direito Tributário aplicado do Direito Imobiliário - Impostos incidentes na transmissão onerosa/gratuira: ITBI, ITCMD, controvérsias quanto ao momento da prática do fato gerador, aspecto temporal

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.112.646 - SP (2009/0051088-6) RELATOR RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO PROCURADOR : MINISTRO HERMAN BENJAMIN : MÁRIO YOKOYA : FERNANDO DIAS JÚNIOR E OUTRO(S) : MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO

Leia mais

Direito Tributário. Parte IX Impostos Municipais

Direito Tributário. Parte IX Impostos Municipais Direito Tributário Parte IX Impostos Municipais 1. Impostos Municipais Conceito e Generalidades Impostos Federais São considerados impostos municipais aqueles cuja instituição compete aos municípios. Art.

Leia mais

Tributação na Propriedade. Prof. Pedro Bonifácio

Tributação na Propriedade. Prof. Pedro Bonifácio Tributação na Propriedade Prof. Pedro Bonifácio 1. Relação Jurídico Tributária Obrigação Tributária 2. Propriedade Urbana e Rural 3. ITBI x ITCMD 4. IR na Propriedade 5. Responsabilidade Tributária na

Leia mais

Impostos Municipais IPTU

Impostos Municipais IPTU CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. PROF. PEDRO BONIFÁCIO AULA 35 02/08/17 Direito TRIBUTÁRIO IMPOSTOS MUNICIPAIS ART. 156, I CF e ART. 32 a 34 CTN Impostos Municipais IPTU Art. 156 CF. Compete

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 06/03/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 06/03/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 06/03/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 33 TRIBUTOS EM ESPÉCIE Continuação aula 30... IMPOSTOS - Desde

Leia mais

Tributação na Propriedade

Tributação na Propriedade Tributação na Propriedade MATERIAL Art. 156, I Compete aos Municípios instituir impostos sobre: I - propriedade predial e territorial urbana; MATERIAL Art. 153, VI Compete à União instituir impostos

Leia mais

IMPOSTO TERRITORIAL RURAL ITR. Rubens Kindlmann

IMPOSTO TERRITORIAL RURAL ITR. Rubens Kindlmann IMPOSTO TERRITORIAL RURAL ITR Rubens Kindlmann Previsão Constitucional Art. 153. Compete à União instituir impostos sobre: (...) VI - propriedade territorial rural; (...) 4º O imposto previsto no inciso

Leia mais

Prof. Antonio Carlos Barragan

Prof. Antonio Carlos Barragan Prof. Antonio Carlos Barragan ISS OU ISSQN IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA Competência Normas Gerais = LC nº 116/2003 e DL nº 406/68 Características: Fiscal, Indireto/Direto e Real Fato Gerador

Leia mais

Tributação na Propriedade

Tributação na Propriedade Tributação na Propriedade MATERIAL Art. 156, I Compete aos Municípios instituir impostos sobre: I - propriedade predial e territorial urbana; MATERIAL Art. 153, VI Compete à União instituir impostos

Leia mais

Princípio da Legalidade

Princípio da Legalidade Princípio da Legalidade RUBENS KINDLMANN Princípio da Legalidade Art. 150, CF. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

Leia mais

Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI

Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI RUBENS KINDLMANN Previsão Constitucional Art. 156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre: (...) II - transmissão "inter vivos", a qualquer título,

Leia mais

IPTU IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO

IPTU IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO Bem Vindo! IPTU IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE PREDIAL E TERRITORIAL URBANA - IPTU; O Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU) é um imposto brasileiro

Leia mais

Atualidades sobre o ITR: municipalização, pauta fiscal, CAR e os reflexos do Código Florestal

Atualidades sobre o ITR: municipalização, pauta fiscal, CAR e os reflexos do Código Florestal Atualidades sobre o ITR: municipalização, pauta fiscal, CAR e os reflexos do Código Florestal Luís Fernando de Souza Neves Mestre e doutorando PUC/SP IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE TERRITORIAL RURAL Critério

Leia mais

Cód. barras: STJ (2012)

Cód. barras: STJ (2012) Cód. barras: STJ00094910 (2012) Sumário Prefácio, xiii 1 Principais Princípios Constitucionais Tributários Aplicáveis ao IPTU, 1 1.1 Princípio da discriminação de impostos, 1 1.2 Princípio da imunidade

Leia mais

Tributação na Propriedade

Tributação na Propriedade Tributação na Propriedade SENTENÇA V / F É legítima a cobrança de IPTU de concessionário que possui concessão de direito real de uso de bem imóvel público. São passíveis de tributação do IPTU os chamados

Leia mais

Recife, 19 de julho de Armando Moutinho Perin Advogado

Recife, 19 de julho de Armando Moutinho Perin Advogado Recife, 19 de julho de 2016 Armando Moutinho Perin Advogado Constituição Federal de 1988 Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: I direito tributário,

Leia mais

Bitributação nos Pequenos Municípios Brasileiros: o Critério Fixado pelo STF no Julgamento do RE /210/SP e sua Mitigação pelo STJ

Bitributação nos Pequenos Municípios Brasileiros: o Critério Fixado pelo STF no Julgamento do RE /210/SP e sua Mitigação pelo STJ Bitributação nos Pequenos Municípios Brasileiros: o Critério Fixado pelo STF no Julgamento do RE 140.773-5/210/SP e sua Mitigação pelo STJ Daniel Ferreira de Lira Analisam-se os limites jurídico-tributários

Leia mais

Módulo 16 Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana IPTU. Fato gerador. Contribuinte.

Módulo 16 Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana IPTU. Fato gerador. Contribuinte. Módulo 16 Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana IPTU. Fato gerador. Contribuinte. Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU Constituição Federal: Art. 156. Compete

Leia mais

IPTU ZONA URBANA ENTENDIMENTO STF: Localização X destinação econômica. Decreto-Lei destinação. Lei revogação

IPTU ZONA URBANA ENTENDIMENTO STF: Localização X destinação econômica. Decreto-Lei destinação. Lei revogação IPTU FATO GERADOR: propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Município. Art 15. O disposto no art.

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO FONTES DO DIREITO E SUAS IMPLICAÇÕES Art. 108 Na ausência de disposição expressa, a autoridade competente para aplicar a legislação tributária utilizará sucessivamente,

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores ERBETTA FILHO (Presidente) e RAUL DE FELICE. São Paulo, 20 de abril de 2017.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores ERBETTA FILHO (Presidente) e RAUL DE FELICE. São Paulo, 20 de abril de 2017. Registro: 2017.0000280390 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1017735-45.2015.8.26.0053, da Comarca de São Paulo, em que é apelante ORNELAS SETTI EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES POR EDITAL

CADERNO DE QUESTÕES POR EDITAL CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Tributário Questão 1: CESPE - Def PF//2015 Assunto: Demais Impostos Federais - IOF, ITR, IGF, II e IR (CF/1988 e CTN) A respeito das limitações ao poder

Leia mais

Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI

Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI RUBENS KINDLMANN Contatos Professor Rubens Kindlmann @kindlmann rubens@kindlmann.com.br Previsão Constitucional Art. 156. Compete aos Municípios instituir

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO FONTES DO DIREITO E SUAS IMPLICAÇÕES Art. 108 Na ausência de disposição expressa, a autoridade competente para aplicar a legislação tributária utilizará sucessivamente,

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO III: IMPOSTOS MUNICIPAIS

DIREITO TRIBUTÁRIO III: IMPOSTOS MUNICIPAIS DIREITO TRIBUTÁRIO III: IMPOSTOS MUNICIPAIS Prof. Thiago Gomes O IPTU E SEUS FUNDAMENTOS LEGAIS Incidente sobre propriedade predial e territorial urbana. Fundamento Legal: Art. 156, I, CF; Art. 32-34,

Leia mais

ITBI e o Alcance da Imunidade no Caso de Imóveis Integralizados ao Capital Social da Empresa (RE RG - SC)

ITBI e o Alcance da Imunidade no Caso de Imóveis Integralizados ao Capital Social da Empresa (RE RG - SC) ITBI e o Alcance da Imunidade no Caso de Imóveis Integralizados ao Capital Social da Empresa (RE 796.376-RG - SC) José Eduardo Soares de Melo Doutor e Livre Docente em Direito São Paulo 15.12.2017 I. ITBI

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRINCÍPIOS TRIBUTÁRIOS cobrar tributos: Art. 150, III b) no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou; cobrar

Leia mais

O Prefeito Municipal de Guarapuava, Estado do Paraná, Excelentíssimo Senhor CESAR AUGUSTO CAROLLO SILVESTRI FILHO, no uso de suas atribuições legais,

O Prefeito Municipal de Guarapuava, Estado do Paraná, Excelentíssimo Senhor CESAR AUGUSTO CAROLLO SILVESTRI FILHO, no uso de suas atribuições legais, O Prefeito Municipal de Guarapuava, Estado do Paraná, Excelentíssimo Senhor CESAR AUGUSTO CAROLLO SILVESTRI FILHO, no uso de suas atribuições legais, Propõe à Câmara Municipal de Guarapuava o seguinte

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Impostos FEDERAIS ir MATERIAL ACRÉSCIMO PATRIMONIAL RENDA PROVENTOS TEMPORAL APURAÇÃO ANUAL APURAÇÃO DEFINITIVA APURAÇÃO EXCLUSIVA ESPACIAL Art. 43, 1º A incidência

Leia mais

15/03/2019 ConJur - Gabriela Franco: A ilegalidade da base de cálculo do ITCMD em SP

15/03/2019 ConJur - Gabriela Franco: A ilegalidade da base de cálculo do ITCMD em SP OPINIÃO A ilegalidade da base de cálculo do ITCMD para bens imóveis em São Paulo 2 de março de 2019, 6h36 Por Gabriela Fischer Junqueira Franco O Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação, de competência

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.267.980 - SC (2011/0173063-1) RELATOR : MINISTRO HERMAN BENJAMIN AGRAVANTE : JARAGUÁ FABRIL S/A E OUTROS ADVOGADO : GILMAR KRUTZSCH E OUTRO(S) AGRAVADO : FAZENDA NACIONAL

Leia mais

Teses Tributárias. ICMS na SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

Teses Tributárias. ICMS na SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Teses Tributárias ICMS na SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Critério Pessoal Art. 128 CTN Sem prejuízo do disposto neste capítulo, a lei pode atribuir de modo expresso a responsabilidade pelo crédito tributário

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 068/2016

LEI COMPLEMENTAR Nº 068/2016 LEI COMPLEMENTAR Nº 068/2016 Altera os parágrafos 1º, 2º e 3º e acrescenta os parágrafos 4º, 5º e 6º ao art. 143, da Lei Municipal nº 1.108/2001 Código Tributário Municipal. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE

Leia mais

Processo Tributário Rubens Kindlmann

Processo Tributário Rubens Kindlmann Processo Tributário Rubens Kindlmann Ementa Iniciação ao Processo Tributário. Ação declaratória e Ação Anulatória. Competência tributária. Nascimento do interesse processual para propositura da ação declaratória.

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Agosto/2019 EDcl nore838.284/rs (RG) Tema 829 Relator(a):Ministro Dias Toffoli Assunto: Discute-se a modulação dos efeitos do julgamento que tratou sobre a validade

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 486.092 - DF (2014/0054096-0) RELATOR : MINISTRO HERMAN BENJAMIN AGRAVANTE : DISTRITO FEDERAL PROCURADOR : DEIRDRE DE AQUINO NEIVA CRUZ E OUTRO(S) AGRAVADO : CONDOMÍNIO

Leia mais

IPTU, ITBI E CAPACIDADE CONTRIBUTIVA: CRITÉRIOS PARA A PROGRESSIVIDADE BETINA TREIGER GRUPENMACHER- ADVOGADA. PROFª UFPR

IPTU, ITBI E CAPACIDADE CONTRIBUTIVA: CRITÉRIOS PARA A PROGRESSIVIDADE BETINA TREIGER GRUPENMACHER- ADVOGADA. PROFª UFPR IPTU, ITBI E CAPACIDADE CONTRIBUTIVA: CRITÉRIOS PARA A PROGRESSIVIDADE BETINA TREIGER GRUPENMACHER- ADVOGADA. PROFª UFPR ITBI IPTU FATO GERADOR (JURÍDICO- TRIBUTÁRIO/IMPONÍVEL) FATO GERADOR (JURÍDICO-

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 183 A enumeração das garantias atribuídas neste Capítulo ao crédito tributário não exclui outras que sejam expressamente previstas em

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Extinção do Crédito Tributário Prescrição Parte II Termo inicial de contagem. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Extinção do Crédito Tributário Prescrição Parte II Termo inicial de contagem. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Extinção do Crédito Tributário Prescrição Parte II Termo inicial de contagem Prof. Marcello Leal 1 Termo inicial da prescrição Tributos lançados por homologação STJ, Súmula 436 - A entrega

Leia mais

1) Incide imposto de renda sobre a indenização por danos morais.

1) Incide imposto de renda sobre a indenização por danos morais. Questionário Especial Turma Magistratura Federal/2012 Prof. Mauro Luís Rocha Lopes 1) Incide imposto de renda sobre a indenização por danos morais. STJ, Súmula 498. Não incide imposto de renda sobre a

Leia mais

OS ASPECTOS MATERIAIS DO DIREITO TRIBUTÁRIO

OS ASPECTOS MATERIAIS DO DIREITO TRIBUTÁRIO OS ASPECTOS MATERIAIS DO DIREITO TRIBUTÁRIO Aula 01 Camila Campos Vergueiro VOCÊ JÁ PENSOU SOBRE: a regra jurídica? a obrigação tributária? o crédito tributário? O CICLO DE VIDA DA OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA?

Leia mais

Progressividade do IPTU e do ITBI e a jurisprudência recente dos Tribunais Superiores

Progressividade do IPTU e do ITBI e a jurisprudência recente dos Tribunais Superiores Progressividade do IPTU e do ITBI e a jurisprudência recente dos Tribunais Superiores Betina Treiger Grupenmacher Doutora UFPR, pós-doutora Universidade de Lisboa - Portugal e Professora UFPR ITBI JURÍDICO-TRIBUTÁRIO

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Impostos ESTADUAIS ipva O artigo 13 da Lei 13.296/08: Artigo 13 - É isenta do IPVA a propriedade: III - de um único veículo adequado para ser conduzido por pessoa

Leia mais

IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES (IPVA)

IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES (IPVA) PROFESSOR ASSOCIADO PAULO AYRES BARRETO Disciplina: TRIBUTOS ESTADUAIS, MUNICIPAIS E PROCESSO TRIBUTÁRIO (DEF0516) IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES (IPVA) 02/09/2015 PERFIL CONSTITUCIONAL

Leia mais

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA Curso/Disciplina: Direito Urbanístico Aula: Direito Urbanístico - 13 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): José Alisson Sousa dos Santos Aula 13 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA Em regra, o princípio

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais ITR. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais ITR. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Federais ITR Real Direto /Extrafiscal Progressivo Periódico Legislação Básica Constituição Federal, art. 153, VI e 4º CTN, arts. 29-31 Lei 9.393/96 Propriedade imobiliária Urbana

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Prof. Pedro Bonifácio. AULA 38 14/08/2017 Direito TRIBUTÁRIO. Continuação IPTU

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Prof. Pedro Bonifácio. AULA 38 14/08/2017 Direito TRIBUTÁRIO. Continuação IPTU CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Prof. Pedro Bonifácio AULA 38 14/08/2017 Direito TRIBUTÁRIO Continuação IPTU Art. 33 CTN. A base do cálculo do imposto é o valor venal do imóvel. http://www3.prefeitura.sp.gov.br/cadlem/secretarias/negocios_juridicos/cadlem/integra.asp?

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRINCÍPIOS TRIBUTÁRIOS Jurisprudência... ADI 939 DF Caso... O Governador de São Paulo no uso de suas atribuições, publica no D.O.E do dia 10.02.2011, os seguintes

Leia mais

PROFESSOR ASSOCIADO PAULO AYRES BARRETO Disciplina: TRIBUTOS FEDERAIS (DEF0512) IMPOSTO TERRITORIAL RURAL ITR

PROFESSOR ASSOCIADO PAULO AYRES BARRETO Disciplina: TRIBUTOS FEDERAIS (DEF0512) IMPOSTO TERRITORIAL RURAL ITR PROFESSOR ASSOCIADO PAULO AYRES BARRETO Disciplina: TRIBUTOS FEDERAIS (DEF0512) IMPOSTO TERRITORIAL RURAL ITR 06/05/2015 ITR PERFIL CONSTITUCIONAL Art. 153. Compete à União instituir impostos sobre: (...)

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.548.382 - SP (2015/0195619-9) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS RECORRENTE : TEXTILNOVA FIACAO LTDA ADVOGADO : GIL HENRIQUE ALVES TORRES E OUTRO(S) RECORRIDO : MUNICÍPIO DE PIRASSUNUNGA

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 19/03/2019

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 19/03/2019 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 07 Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 19/03/2019 E-mail: tributario8@legale.com.br AULA 41 Imposto Territorial Rural - ITR Competência constitucional

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO AÇÃO CONSIGNAÇÃO QUAL O OBJETIVO DA CONSIGNAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO: SUSPENDER OU EXTINGUIR O CRÉDITO? Extinguem o crédito tributário: Art. 156 VIII - a consignação

Leia mais

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS MULTAS POR FALTA DE PAGAMENTO DE ISS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO NA VIGÊNCIA DE MEDIDA LIMINAR

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS MULTAS POR FALTA DE PAGAMENTO DE ISS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO NA VIGÊNCIA DE MEDIDA LIMINAR ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS MULTAS POR FALTA DE PAGAMENTO DE ISS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO NA VIGÊNCIA DE MEDIDA LIMINAR MARCUS OLIVEIRA Mestre em Direito Tributário Questão problema Pode haver aplicação

Leia mais

1 Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Comunicação e de Transporte Interestadual ou Interestadual (ICMS)

1 Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Comunicação e de Transporte Interestadual ou Interestadual (ICMS) 15. TRIBUTOS EM ESPÉCIE - IMPOSTOS ESTADUAIS Material de apoio - Direito Financeiro 1 Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Comunicação e de Transporte Interestadual ou Interestadual (ICMS)

Leia mais

Ação de Repetição do indébito

Ação de Repetição do indébito Ação de Repetição do indébito RUBENS KINDLMANN O que é? A Ação de Repetição do indébito está prevista no art. 165 do CTN e é cabível toda vez que o sujeito passivo tiver realizado um pagamento indevido

Leia mais

INFORMATIVOS ESTRATÉGICOS Prof. Lucas Evangelinos - DIREITO TRIBUTÁRIO - DIREITO TRIBUTÁRIO

INFORMATIVOS ESTRATÉGICOS Prof. Lucas Evangelinos - DIREITO TRIBUTÁRIO - DIREITO TRIBUTÁRIO DIREITO TRIBUTÁRIO 1. Tema: Parcelamento de ofício da dívida tributária e prescrição. Termo inicial do prazo prescricional do crédito de IPTU. RECURSO ESPECIAL (REsp) O parcelamento de ofício da dívida

Leia mais

ISENÇÃO. Rubens Kindlmann

ISENÇÃO. Rubens Kindlmann ISENÇÃO Rubens Kindlmann Conceito A isenção é uma das causas de exclusão do crédito tributário que faz com que seja excluída a incidência do tributo em situações e condições especificadas em lei. Conforme

Leia mais

Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI

Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI RUBENS KINDLMANN Contatos Professor Rubens Kindlmann @kindlmann rubens@kindlmann.com.br Previsão Constitucional Art. 156. Compete aos Municípios instituir

Leia mais

Obrigação Tributária e Sujeitos. Professor Ramiru Louzada

Obrigação Tributária e Sujeitos. Professor Ramiru Louzada Obrigação Tributária e Sujeitos Professor Ramiru Louzada Critérios da Regra Matriz: Material Espacial Temporal Pessoal Quantitativo Antecedente/Descritor Consequente/Prescritor Antecedente: elementos da

Leia mais

IPTU. Imposto sobre propriedade predial e territorial urbana.

IPTU. Imposto sobre propriedade predial e territorial urbana. IPTU Imposto sobre propriedade predial e territorial urbana. IPTU Previsão legal: Art. 156, I, e 1º, CF; Art. 182, 4º, CF; Arts. 32 a 34, CTN; Lei 10.257/01; Leis municipais; IPTU Fato Gerador Art. 156,

Leia mais

Conflito de competência entre Municípios. Gabriel Collaço Vieira Advogado Ex-Conselheiro do TAT-Florianópolis Mestre - UFSC

Conflito de competência entre Municípios. Gabriel Collaço Vieira Advogado Ex-Conselheiro do TAT-Florianópolis Mestre - UFSC Conflito de competência entre Municípios Gabriel Collaço Vieira Advogado Ex-Conselheiro do TAT-Florianópolis Mestre - UFSC Conflito de competência Complexidade da operação Interpretação da lei Art. 146.

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL PEÇA PROFISSIONAL Há possibilidade de redação de duas peças processuais: Opção 1: mandado de segurança contra ato do agente fiscal estadual, perante a Vara da Fazenda Pública do Estado de São Paulo. Opção

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO HERMAN BENJAMIN RECORRENTE : MUNICÍPIO DE MOGI-GUACU RECORRIDO : MULTIPART IMOBILIARIA ADMINISTRAÇAO PARTICIPAC LTDA ADVOGADO : GUILHERME MAGALHÃES CHIARELLI E OUTRO(S) - SP156154 EMENTA

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Responsabilidade Tributária Art. 138 A responsabilidade é excluída pela denúncia espontânea da infração, acompanhada, se for o caso, do pagamento do tributo

Leia mais

PONDERAÇÕES TRIBUTÁRIAS ACERCA DO ART. 103, DO CÓDIGO DE NORMAS/MG

PONDERAÇÕES TRIBUTÁRIAS ACERCA DO ART. 103, DO CÓDIGO DE NORMAS/MG PONDERAÇÕES TRIBUTÁRIAS ACERCA DO ART. 103, DO CÓDIGO DE NORMAS/MG KEZIAH ALESSANDRA VIANNA SILVA PINTO REGISTRADORA DE IMÓVEIS DA COMARCA DE BRUMADINHO/MG DOUTORA EM DIREITO PELA PUC/SP MESTRE EM DIREITO

Leia mais

ITR sobre áreas de mineração. Rodrigo H. Pires

ITR sobre áreas de mineração. Rodrigo H. Pires ITR sobre áreas de mineração Rodrigo H. Pires Introdução 1. PRIMEIRA PARTE: Apuração do ITR 1.1 Elementos básicos do tributo 1.2 Base legal - Lei nº 9.393/1996 e DL nº 57/1966 2. SEGUNDA PARTE: O problema

Leia mais

Ação de Repetição do indébito

Ação de Repetição do indébito Ação de Repetição do indébito RUBENS KINDLMANN O que é? A Ação de Repetição do indébito está prevista no art. 165 do CTN e é cabível toda vez que o sujeito passivo tiver realizado um pagamento indevido

Leia mais

Imposto Territorial Rural - ITR

Imposto Territorial Rural - ITR Imposto Territorial Rural - ITR RUBENS KINDLMANN Previsão Constitucional Art. 153. Compete à União instituir impostos sobre: (...) VI - propriedade territorial rural; (...) 4º O imposto previsto no inciso

Leia mais

(PROJETO DE LEI Nº 711/13, DO EXECUTIVO, APROVADO NA FORMA DE SUBSTITUTIVO DO LEGISLATIVO)

(PROJETO DE LEI Nº 711/13, DO EXECUTIVO, APROVADO NA FORMA DE SUBSTITUTIVO DO LEGISLATIVO) LEI Nº 15.889, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2013 (PROJETO DE LEI Nº 711/13, DO EXECUTIVO, APROVADO NA FORMA DE SUBSTITUTIVO DO LEGISLATIVO) Atualiza os valores unitários de metro quadrado de construção e de terreno

Leia mais

IPTU - Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano. Agenda

IPTU - Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano. Agenda IPTU - Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano Agenda Breve Histórico Aspectos Legais Arrecadação Competência Fato Gerador e Hipótese de Incidência Sujeito passivo Alíquota Responsabilidade

Leia mais

LEI FEDERAL N.º 5868, DE 12 DE DEZEMBRO DE 1972

LEI FEDERAL N.º 5868, DE 12 DE DEZEMBRO DE 1972 LEI FEDERAL N.º 5868, DE 12 DE DEZEMBRO DE 1972 Cria o Sistema Nacional de Cadastro Rural, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

Leia mais

DECRETO Nº , DE 28 DE DEZEMBRO DE 2015.

DECRETO Nº , DE 28 DE DEZEMBRO DE 2015. DECRETO Nº 19.269, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2015. Estabelece o Calendário Fiscal de Arrecadação dos Tributos Municipais, o valor da Unidade Financeira Municipal (UFM) e os preços do metro quadrado de terrenos

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Imunidades e Isenções Tributárias Jurisprudência... DIREITO TRIBUTÁRIO. REPETIÇÃO DE INDÉBITO. IPTU. LEGITIMIDADE ATIVA. Apenas o proprietário do imóvel tem

Leia mais

Art. 1º O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU, a Taxa de Limpeza Pública - TLP,

Art. 1º O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU, a Taxa de Limpeza Pública - TLP, DECRETO nº 311, de 03 de fevereiro de 2006 Dispõe sobre o lançamento e a cobrança do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana IPTU, da Taxa de Limpeza Pública TLP, da Taxa de Conservação

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.064.528 - RN (2008/0123592-4) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS AGRAVANTE : NATAL COMBUSTÍVEIS LTDA ADVOGADO : RODRIGO DANTAS DO NASCIMENTO AGRAVADO : ESTADO DO

Leia mais

Boa fé e documentação inidônea: possibilidades de sua aplicação nas infrações não relacionadas a crédito

Boa fé e documentação inidônea: possibilidades de sua aplicação nas infrações não relacionadas a crédito Boa fé e documentação inidônea: possibilidades de sua aplicação nas infrações não relacionadas a crédito Argos Campos Ribeiro Simões Doutor PUC/SP e Agente Fiscal ICMS CF/88 Art. 155. Compete aos Estados

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO TRIBUTÁRIO E PROCESSO CIVIL. EMBARGOS À EXECUÇÃO FISCAL. IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE TERRITORIAL RURAL ITR. TRIBUTAÇÃO COM BASE EM DECLARAÇÃO DO CONTRIBUINTE. PRAZO PRESCRICIONAL NÃO CONSUMADO. JULGAMENTO

Leia mais

Prescrição e Decadência

Prescrição e Decadência Prescrição e Decadência RUBENS KINDLMANN Prescrição e Decadência FG LANÇAMENTO COBRANÇA 5 ANOS 5 ANOS DECADÊNCIA PRESCRIÇÃO Decadência Liminar que não impede que o Fisco lance para prevenir a decadência

Leia mais

ESCLARECIMENTOS LANÇAMENTO IPTU 2017

ESCLARECIMENTOS LANÇAMENTO IPTU 2017 ESCLARECIMENTOS LANÇAMENTO IPTU 2017 PLANEJAMENTO DE LANÇAMENTO É PRECISO EVITAR A POLÊMICA NO LANÇAMENTO DO IPTU. A população precisa ser esclarecida de forma isenta e responsável da base de cálculo do

Leia mais

Obrigação Tributária e Sujeitos. Professor Ramiru Louzada

Obrigação Tributária e Sujeitos. Professor Ramiru Louzada Obrigação Tributária e Sujeitos Professor Ramiru Louzada Critérios da Regra Matriz: Material Espacial Temporal Pessoal Quantitativo Antecedente/Descritor Consequente/Prescritor Antecedente: elementos da

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 792.581 - SP (2015/0237359-0) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS AGRAVANTE : MUNICÍPIO DE SÃO PAULO ADVOGADO : BEATRICE CANHEDO DE ALMEIDA SERTORI E OUTRO(S) AGRAVADO

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 92 Registro: 2016.0000498829 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1001038-37.2016.8.26.0562, da Comarca de Santos, em que é apelante FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO,

Leia mais

DESPACHO COJUR n.º 070/2017

DESPACHO COJUR n.º 070/2017 DESPACHO COJUR n.º 070/2017 (Aprovado em Reunião de Diretoria em 01/02/2017) Exp. CFM n.º 582/2017 Assunto: Isenção tributária. Anuidade. Resolução CFM n.º 2.150/2016. Pessoas Jurídicas. Exames complementares

Leia mais

AÇÃO DE REPETIÇÃO DO INDÉBITO. Rubens Kindlmann

AÇÃO DE REPETIÇÃO DO INDÉBITO. Rubens Kindlmann AÇÃO DE REPETIÇÃO DO INDÉBITO Rubens Kindlmann O que é? A Ação de Repetição do indébito está prevista no art. 165 do CTN e é cabível toda vez que o sujeito passivo tiver realizado um pagamento indevido

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO HERMAN BENJAMIN RECORRENTE : FAZENDA NACIONAL RECORRIDO : FRIGORIFICO PAINEIRA LTDA ADVOGADOS : ANTÔNIO HAMILTON DE CASTRO ANDRADE JUNIOR EMENTA TRIBUTÁRIO. MANDADO DE SEGURANÇA. DÉBITO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 236.545 - MG (2012/0204628-8) RELATOR : MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES AGRAVANTE : MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE : DAYSE MARIA ANDRADE ALENCAR E OUTRO(S) AGRAVADO :

Leia mais

Regra Matriz de Incidência Tributária. Rubens Kindlmann

Regra Matriz de Incidência Tributária. Rubens Kindlmann Regra Matriz de Incidência Tributária Rubens Kindlmann Ementa Regra Matriz de Incidência Tributária Conceito de regra matriz de incidência tributária e sua funcionalidade operacional no direito tributário.

Leia mais