Sistema para Visualização dos Resultados de Pesquisas de Clima Organizacional. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistema para Visualização dos Resultados de Pesquisas de Clima Organizacional. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda."

Transcrição

1 PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda. Sistema para Visualização dos Resultados de Pesquisas de Clima Organizacional Manual do Usuário Este documento é de autoria da PERSPECTIVA Consultores Associados e não deve ser utilizado nem reproduzido sem sua prévia autorização.

2 MANUAL DO USUÁRIO Este documento apresenta todas as informações necessárias para utilizar o aplicativo desenvolvido pela PERSPECTIVA para visualizar os resultados de Pesquisas de Clima Organizacional. Se você ainda não é nosso cliente, sugerimos que além deste Manual, você faça também o download do documento que descreve o Processo Metodológico para desenvolvimento de Programas de Gestão do Clima Organizacional, bem como o Relatório-Modelo, o qual lhe permitirá visualizar a forma em que os resultados são oferecidos na versão impressa. Além disto, será de grande utilidade que você assista a apresentação disponibilizada através do TOUR e visite a versão DEMONSTRAÇÂO do aplicativo. A página principal do aplicativo é apresentada a seguir. Acessando cada uma das seções disponibilizadas nesta página, você terá informações adicionais relacionadas ao aplicativo. Na seção Seja Bem-Vindo você poderá assistir a uma apresentação do aplicativo (TOUR) e visitar a versão DEMONSTRAÇÂO, além de acessar os resultados da Pesquisa Organizacional aplicada na sua Empresa, caso você já seja nosso cliente. Na seção Empresas Participantes você saberá quais as empresas que já participaram de pesquisas realizadas pela PERSPECTIVA, com indicação da sua localização geográfica, área de atuação e natureza jurídica.

3 Na seção Sugestões de Melhoria você conhecerá as sugestões mais freqüentes apontadas pelos participantes das pesquisas realizadas pela PERSPECTIVA para melhoria do Clima Organizacional nas suas empresas. Na seção Assuntos e Questões você saberá o que é pesquisado com maior freqüência nas pesquisas realizadas pela PERSPECTIVA. Na seção Perguntas Freqüentes poderá encontrar a respostas às dúvidas mais freqüentes em relação à aplicação de pesquisas de Clima Organizacional, bem como aqueles referentes à utilização do aplicativo. Na seção Depoimentos poderá conhecer alguns comentários feitos por usuários dos nossos serviços de aplicação de pesquisas de Clima Organizacional. Na seção Downloads poderá baixar e imprimir, além deste Manual do Usuário, um documento sobre os aspectos metodológicos envolvidos num Programa de Gerenciamento do Clima Organizacional, bem como o Relatório-Modelo, semelhante aos que serão disponibilizados em cada pesquisa. Se você já é nosso cliente, informe seu código de usuário e senha nos campos correspondentes para ter acesso aos resultados da Pesquisa de Clima Organizacional aplicada na sua Empresa. Ao fazer isto será apresentada a tela que aparece na figura abaixo, como o menu principal do sistema, através do qual poderá acessar os resultados da pesquisa. Antes, porém, de acessar o resultado desejado, observe que os resultados da pesquisa são agrupados em duas grandes categorias: Resultados Corporativos e Parametrização Interna. A descrição de cada categoria é apresentada na própria tela.

4 RESULTADOS CORPORATIVOS ÍNDICES DE PARTICIPAÇÃO Ao clicar no menu Índices de Participação na tela principal dos Resultados Corporativos ele se subdividirá em dois sub-menus, conforme mostra a figura abaixo. Ao clicar no menu Índice de Participação Global, o sistema mostrará as informações estatísticas que determinam este indicador, para Empresa como um todo, além de um gráfico ilustrativo, conforme apresenta a figura seguinte.

5 Ao clicar no menu Índices de Participação Estratificados na tela principal dos Resultados Corporativos ele se subdividirá em diversos sub-menus, conforme mostra a figura ao lado, de acordo com as variáveis estratificantes que a Empresa utilizou na pesquisa. Ao clicar no menu Diretoria, por exemplo, o sistema mostrará os índices de participação para cada uma das Diretorias que compõem a estrutura organizacional da Empresa, conforme apresenta a figura abaixo. O mesmo procedimento deverá ser feito para visualizar os Índices de Participação referentes a cada uma das variáveis estratificantes utilizadas na pesquisa. Observe que a barra de menu é retrátil, bastando clicar no canto superior direito dela para que ela se recolha, o que pode melhorar a visualização da tabela e gráfico correspondente. Voltando a clicar no mesmo lugar ela voltará a aparecer. Por outro lado, ela também se expande, de forma que você possa visualizar o texto completo de cada menu. Para isto, basta passar o cursor no limite direito da barra de menu e arrastá-la até que fique com a largura adequada.

6 RESULTADOS CORPORATIVOS ÍNDICES DE FAVORABILIDADE O Índice de Favorabilidade é o indicador utilizado para avaliar e comparar a qualidade do Clima Organizacional na Empresa, numa determinada Diretoria, num Escritório específico, etc. Ao clicar no menu Índices de Favorabilidade na tela principal dos Resultados Corporativos ele se subdividirá em diversos sub-menus, conforme mostra a figura ao lado. O primeiro deles, Global, mostrará o resultado deste indicador para a Empresa como um todo, conforme ilustra a figura abaixo. Ao clicar no ícone que aparece acima e à direita da tabela, poderá visualizar os intervalos de variação do Índice de Favorabilidade que caracterizam cada Classe de Favorabilidade, conforme ilustra a figura abaixo.

7 Índices de Favorabilidade Estratificados Ao clicar no sub-menu Estratificados o sistema mostrará os Índices de Favorabilidade correspondentes às diversas variáveis estratificantes utilizadas na pesquisa, detalhados conforme os substratos definidos para cada uma delas. Assim, por exemplo, ao selecionar a variável estratificante Diretoria serão mostrados o Índice de Favorabilidade de cada uma Diretoria que fazem parte da estrutura organizacional da Empresa. Para selecionar a variável estratificante para qual deseja visualizar os resultados, basta selecioná-la no campo Estratificação, conforme mostra a figura abaixo. Para cada uma das variáveis estratificantes o sistema mostrará: Os resultados estatísticos que determinam o Índice de Favorabilidade; Um gráfico da Composição das Respostas; Um gráfico do Índice de Favorabilidade. Para selecionar o resultado que deseja visualizar, basta selecioná-lo no campo Resultados, conforme mostra a figura abaixo.

8 As figuras seguintes ilustram um exemplo dos Índices de Favorabilidade Estratificados por Diretoria, incluindo: Resultados Estatísticos, Gráfico de Composição das Respostas e Gráfico de Favorabilidade.

9 Índices de Favorabilidade por Assunto Os Índices de Favorabilidade por Assunto correspondem aos resultados destes indicadores para cada um dos Assuntos pesquisados, na Empresa como um todo. Ao clicar no sub-menu por Assunto o sistema disponibilizará as seguintes informações: de de Os resultados estatísticos que determinam o Índice Favorabilidade; Um gráfico da Composição das Respostas; Um gráfico do Índice de Favorabilidade; Um gráfico da composição dos Assuntos por Classe Favorabilidade. Para selecionar o resultado que deseja visualizar, basta selecioná-lo no campo Resultados, conforme mostra a figura seguinte.

10 As figuras seguintes ilustram os resultados oferecidos pelo sistema referentes aos Índices de Favorabilidade por Assunto.

11 RESULTADOS CORPORATIVOS ASSUNTOS POR CLASSE DE FAVORABILIDADE Resultados: Classes de favorabilidade Código Descrição Favorabilidade A-01 Afetividade nas Relações de Trabalho Alta A-02 Atuação da Diretoria Média Alta A-03 Atuação da Gerência Imediata Alta A-04 Cooperação Alta A-05 Desenvolvimento/Capacitação Média Alta A-06 Estresse Organizacional Alta A-07 Ética Média Alta A-08 Identidade Organizacional Alta A-09 Imagem da Empresa Média Alta A-10 Instalações Físicas Alta A-11 Normas e Procedimentos Média Alta A-12 Planejamento Empresarial Média Alta A-13 Qualidade do Trabalho Alta A-14 Relações Interpessoais Alta A-15 Responsabilidade Social da Empresa Média Alta A-16 Salários e Benefícios Média Alta A-17 Saúde Ocupacional Média Baixa A-18 Segurança no Trabalho Média Alta A-19 Significância do Trabalho Alta A-20 Suporte para o Trabalho Alta A-21 Transparência e Efetividade das Comunicações Média Alta A-22 Valorização Profissional Média Alta TOTAL CONSOLIDADO DA PESQUISA Média Alta

12 RESULTADOS CORPORATIVOS COMPOSIÇÃO DAS RESPOSTAS POR ASSUNTO Resultados: Composição das Respostas Código Descrição A-01 Afetividade nas Relações de Trabalho A-02 Atuação da Diretoria A-03 Atuação da Gerência Imediata A-04 Cooperação A-05 Desenvolvimento/Capacitação A-06 Estresse Organizacional A-07 Ética A-08 Identidade Organizacional A-09 Imagem da Empresa A-10 Instalações Físicas A-11 Normas e Procedimentos A-12 Planejamento Empresarial A-13 Qualidade do Trabalho A-14 Relações Interpessoais A-15 Responsabilidade Social da Empresa A-16 Salários e Benefícios A-17 Saúde Ocupacional A-18 Segurança no Trabalho A-19 Significância do Trabalho A-20 Suporte para o Trabalho A-21 Transparência e Efetividade das Comunicações A-22 Valorização Profissional

13 RESULTADOS CORPORATIVOS ÍNDICE DE FAVORABILIDADE POR ASSUNTO Resultados: Índice de favorabilidade Código Descrição A-01 Afetividade nas Relações de Trabalho A-02 Atuação da Diretoria A-03 Atuação da Gerência Imediata A-04 Cooperação A-05 Desenvolvimento/Capacitação A-06 Estresse Organizacional A-07 Ética A-08 Identidade Organizacional A-09 Imagem da Empresa A-10 Instalações Físicas A-11 Normas e Procedimentos A-12 Planejamento Empresarial A-13 Qualidade do Trabalho A-14 Relações Interpessoais A-15 Responsabilidade Social da Empresa A-16 Salários e Benefícios A-17 Saúde Ocupacional A-18 Segurança no Trabalho A-19 Significância do Trabalho A-20 Suporte para o Trabalho A-21 Transparência e Efetividade das Comunicações A-22 Valorização Profissional

14 Índices de Favorabilidade por Assunto, Estratificados Os Índices de Favorabilidade por Assunto, Estratificados correspondem aos resultados destes indicadores para cada um dos Assuntos pesquisados, em cada uma das variáveis estratificantes utilizadas na pesquisa, bem como nos substratos correspondentes. Ao selecionar esta alternativa o sistema disponibilizará as seguintes informações: Os resultados estatísticos que determinam o Índice de Favorabilidade; Um gráfico da Composição das Respostas; Um gráfico do Índice de Favorabilidade; Ao clicar no sub-menu por Assunto, Estratificados o sistema irá mostrar a tela abaixo, solicitando que seja selecionado um assunto: Ao clicar em OK o sistema irá mostrar a relação de Assuntos disponíveis, um dos quais deverá ser selecionado clicando nele.

15 Para selecionar a variável estratificante que deseja visualizar, basta selecioná-la no campo Estratificação, conforme mostra a figura seguinte. Para selecionar o resultado que deseja visualizar, basta selecioná-la no campo Resultados, conforme mostra a figura seguinte. As figuras seguintes ilustram os resultados disponibilizados ao clicar no menu Índices de Favorabilidade por Assunto, Estratificados.

16

17

18 Índices de Favorabilidade por Assunto e Questão Os Índices de Favorabilidade por Assunto e Questão correspondem aos resultados destes indicadores para cada um das Questões que compõem os Assuntos pesquisados, considerando a Empresa como um todo. Ao selecionar esta alternativa o sistema disponibilizará as seguintes informações: de Os resultados estatísticos que determinam o Índice Favorabilidade; Um gráfico da Composição das Respostas; Um gráfico do Índice de Favorabilidade; Ao clicar no sub-menu por Assunto e Questão o sistema irá mostrar a tela abaixo, solicitando que seja selecionado um assunto: Clique em OK e logo na seta lateral do campo Assunto. O sistema mostrará a relação dos Assuntos disponíveis, conforme ilustra a figura seguinte.

19 Selecione um dos Assuntos disponíveis. Para selecionar o resultado que deseja visualizar, basta selecioná-lo no campo Resultados, conforme mostra a figura seguinte. As figuras seguintes ilustram os resultados disponibilizados ao clicar no menu Índices de Favorabilidade por Assunto e Questão.

20

21 Índices de Favorabilidade por Assunto e Questão, Estratificados Os Índices de Favorabilidade por Assunto e Questão - Estratificados, correspondem aos resultados destes indicadores para cada um das Questões que compõem os Assuntos pesquisados, em cada um dos substratos das diversas variáveis estratificantes. Ao selecionar esta alternativa o sistema disponibilizará as seguintes informações: Os Índices de Favorabilidade; As Classes de Favorabilidade; Um gráfico da Composição das Respostas; Um gráfico do Índice de Favorabilidade. Ao clicar no sub-menu por Assunto e Questão, Estratificados o sistema irá mostrar a tela abaixo, solicitando que seja selecionado um assunto: Clique em OK e logo na seta lateral do campo Assunto. O sistema mostrará a relação dos Assuntos disponíveis, conforme ilustra a figura seguinte.

22 Selecione um dos Assuntos disponíveis. Para selecionar a variável estratificante que deseja visualizar, basta selecioná-la no campo Estratificação, conforme mostra a figura seguinte. Para selecionar o resultado que deseja visualizar, basta selecioná-lo no campo Resultados, conforme mostra a figura seguinte. As figuras seguintes ilustram os resultados disponibilizados ao clicar no menu Índices de Favorabilidade por Assunto e Questão, Estratificados.

23

24 RESULTADOS CORPORATIVOS COMPOSIÇÃO DAS RESPOSTAS Estratificação: Diretoria / Assunto: Afetividade nas Relações de Trabalho / Resultados: Composição das Respostas / Substrato: Diretoria de Gestão Código Descrição RF (%) RN (%) RD (%) IF (%) CF Q-026 Sinto que as pessoas se preocupam com meu bem-estar Média Alta Q-061 O ambiente humano na minha área de trabalho é bom Alta Q-066 A Empresa se importa com as pessoas que nela trabalham Média Alta Q-105 Sinto-me à vontade no meu trabalho Alta Q-118 Existe um clima de abertura e confiança no meu grupo de trabalho Alta TOTAL CONSOLIDADO Média Alta RF = Respostas Favoráveis / RN = Respostas Neutras / RD = Respostas Desfavoráveis IF = Índice de Favorabilidade / CF = Classe de Favorabilidadade

25

26 RESULTADOS CORPORATIVOS AVALIAÇÃO DA PESQUISA Independentemente de quais Assuntos sejam selecionados para serem pesquisados, as pesquisas realizadas pela PERSPECTIVA incluem mais dois Assuntos adicionais. Um deles visa avaliar a qualidade da pesquisa e o outro avalia as expectativas dos empregados em relação a ela. Os resultados da pesquisa para estes dois Assuntos adicionais podem ser visualizados a partir deste menu. Ao clicar no menu Avaliação da Pesquisa na tela principal dos Resultados Corporativos ele se subdividirá em dois sub-menus, cada um correspondente aos Assuntos acima mencionados, conforme mostra a figura acima. Ao clicar em cada um deles serão mostrados os grupos de indicadores disponíveis para cada um destes Assuntos, conforme ilustra a figura ao lado. O primeiro deles Índice de Favorabilidade Global refere-se à Empresa como um todo e avalia as percepções dos participantes da pesquisa em relação ao conjunto das Questões que compõem cada um destes Assuntos. A figura abaixo ilustra o resultado disponibilizado pelo sistema quando se seleciona o menu Índice de Favorabilidade Global, para o Assunto Qualidade da Pesquisa.

27 O segundo grupo de indicadores Índices de Favorabilidade Global Estratificados - permite visualizar os resultados referentes a cada uma das variáveis estratificantes utilizadas na pesquisa, tais como: Diretorias, Escritórios, Grupos Ocupacionais, Nível de Escolaridade, Faixa Etária, Tempo de Empresa, Sexo, etc., no que se refere aos Assuntos: Qualidade da Pesquisa e Expectativas Quanto à Pesquisa. Os resultados visualizados através deste menu incluem: Resultados Estatísticos; Gráfico da composição das respostas; Gráfico do Índice de Favorabilidade. Para selecionar a variável estratificante que deseja visualizar, basta selecioná-la no campo Estratificação e para selecionar o resultado que deseja visualizar, basta selecioná-lo no campo Resultados conforme mostra a figura seguinte. As figuras seguintes ilustram os resultados disponibilizados ao clicar no menu Índices de Favorabilidade Global Estratificados.

28 RESULTADOS CORPORATIVOS - QUALIDADE DA PESQUISA ÍNDICE DE FAVORABILIDADE POR DIRETORIA Código DIR-01 DIR-02 DIR-03 DIR-04 DIR-05 DIR-06 DIR-07 Descrição Presidência Diretoria de Gestão Diretoria Financeira Diretoria Comercial Diretoria de Operação Diretoria de Planejamento e Expansão Diretoria de Assuntos Regulatórios

29 Índices de Favorabilidade por Questão Os Índices de Favorabilidade por Questão permitem visualizar os resultados referentes a cada uma das Questões que compõem os Assuntos que avaliam a Pesquisa, ou seja: Qualidade da Pesquisa e Expectativas Quanto à Pesquisa. Os resultados visualizados através deste menu incluem: Resultados Estatísticos; Gráfico da composição das respostas; Gráfico do Índice de Favorabilidade. As figuras seguintes ilustram os resultados disponibilizados ao clicar no menu Índices de Favorabilidade por Questão.

30 RESULTADOS CORPORATIVOS - QUALIDADE DA PESQUISA COMPOSIÇÃO DAS RESPOSTAS Resultado: Gráfico de Composição das Respostas Código Descrição Q-027 Sinto-me à vontade para responder o que penso nesta pesquisa. Q-041 Conheço os objetivos desta pesquisa. Q-092 Não me sinto pressionado para responder esta pesquisa. Q-101 Não sinto dificuldades para responder a esta pesquisa. Q-106 As instruções para preenchimento da pesquisa são claras

31

32 Índices de Favorabilidade por Questão, Estratificados O quarto e último grupo de indicadores Índices de Favorabilidade por Questão, Estratificados - permite visualizar os resultados referentes a cada uma das Questões que compõem os Assuntos que avaliam a Pesquisa, ou seja: Qualidade da Pesquisa e Expectativas Quanto à Pesquisa, discriminados de acordo com a variável estratificante selecionada. Os resultados visualizados através deste menu incluem: Resultados Estatísticos; Classes de Favorabilidade; Gráfico da composição das respostas; Gráfico do Índice de Favorabilidade. Para selecionar a variável estratificante que deseja visualizar, basta selecioná-la no campo Estratificação e para selecionar o resultado que deseja visualizar, basta selecioná-lo no campo Resultados conforme mostra a figura seguinte. Ao selecionar os resultados: Composição das Respostas e Gráfico de Favorabilidade o sistema irá mostrar a tela seguinte, solicitando que seja selecionado um substrato da variável estratificante:

33 Clique em OK e logo na seta lateral do campo Substrato. O sistema mostrará a relação dos Substratos disponíveis, conforme ilustra a figura seguinte. As figuras seguintes ilustram os resultados disponibilizados ao clicar no menu Índices de Favorabilidade por Questão, Estratificados.

34

35 RESULTADOS CORPORATIVOS - QUALIDADE DA PESQUISA ÍNDICE DE FAVORABILIDADE POR QUESTÃO ESTRATIFICADO Estratificação: Diretoria / Substrato: Diretoria de Gestão / Resultado: Composição das Respostas Código Descrição RF (%) RN (%) RD (%) IF (%) CF Q-027 Sinto-me à vontade para responder o que penso nesta pesquisa Muito Alta Q-041 Conheço os objetivos desta pesquisa Alta Q-092 Não me sinto pressionado para responder esta pesquisa Alta Q-101 Não sinto dificuldades para responder a esta pesquisa Muito Alta Q-106 As instruções para preenchimento da pesquisa são claras Muito Alta TOTAL CONSOLIDADO Alta RF = Respostas Favoráveis / RN = Respostas Neutras / RD = Respostas Desfavoráveis IF = Índice de Favorabilidade / CF = Classe de Favorabilidadade

36

37 RESULTADOS CORPORATIVOS ASPECTOS CRÍTICOS Os Aspectos Críticos são aqueles que receberam uma avaliação considerada desfavorável (abaixo da média da escala de variação do Índice de Favorabilidade (60) ou ligeiramente superior a ela e, portanto, devem receber atenção prioritária por parte da Empresa. Ao clicar no menu Aspectos Críticos na tela principal dos Resultados Corporativos ele se subdividirá em diversos sub-menus, conforme mostra a figura ao lado. Os primeiros quatro sub-menus filtram os Assuntos Críticos conforme sua prioridade, de acordo com as seguintes definições: Aspectos Críticos com Prioridade 1 são aqueles cuja Classe de Favorabilidade é Muito Baixa; Aspectos Críticos com Prioridade 2 são aqueles cuja Classe de Favorabilidade é Baixa; Aspectos Críticos com Prioridade 3 são aqueles cuja Classe de Favorabilidade é Média Baixa; Aspectos Críticos com Prioridade 4 são aqueles cuja Classe de Favorabilidade é Média Alta. A figura abaixo ilustra os resultados obtidos ao clicar no menu Todos os Aspectos Críticos.

38 Ao clicar no ícone que aparece acima e à direita da tabela, poderá visualizar as definições de cada um dos níveis de prioridade dos Aspectos Críticos, conforme mostra a figura seguinte. Nos casos em não exista nenhum Assunto Crítico que se enquadre na Prioridade selecionada, o sistema mostrará a mensagem ilustrada na figura abaixo.

39 RESULTADOS CORPORATIVOS RESULTADOS QUALITATIVOS Os Resultados Qualitativos correspondem às opiniões livres que os participantes da pesquisa manifestam como resposta a uma questão aberta que lhes pede para identificar problemas que estejam afetando negativamente o Clima Organizacional na Empresa e oferecer sugestões para melhoria. Ao clicar no menu Resultados Qualitativos na tela principal dos Resultados Corporativos ele se subdividirá em diversos sub-menus, conforme mostra a figura ao lado. Como pode ser observado, os sub-menus classificam as opiniões oferecidas pelos empregados, de acordo com o seu teor, de forma a facilitar a análise dos resultados qualitativos da pesquisa. O sub-menu Todos apresenta a totalidade das opiniões manifestadas, independente do seu teor. A figura abaixo ilustra os resultados obtidos ao clicar no menu Todos. Os Resultados Qualitativos aparecem classificados por assunto e, como pode ser observado na figura abaixo, também apontam a Diretoria e o Escritório no qual está lotado o empregado que expressou sua opinião, embora não o identifique. Para que a informação referente à Diretoria e Escritório dos quais se originaram as informações sejam apontados, é preciso que estas variáveis estratificantes tenham sido incluídas na pesquisa.

40 RESULTADOS CORPORATIVOS PERFIL DAS RESPOSTAS O Perfil das Respostas corresponde à Freqüência obtida por cada alternativa de resposta na pesquisa, bem como a participação percentual de cada um delas no total de respostas. Ao clicar no menu Perfil das Respostas na tela principal dos Resultados Corporativos ele se subdividirá em diversos sub-menus, conforme mostra a figura ao lado. O sub-menu Assunto - Freqüência apresenta o número de cada tipo de respostas, por Assunto, considerando a Empresa como um todo. O sub-menu Assunto - Percentuais apresenta a participação relativa (percentual) de cada tipo de respostas, por Assunto, considerando a Empresa como um todo. O sub-menu Assunto e Estratificação - Freqüência apresenta o número de cada tipo de respostas, por Assunto, para cada um dos substratos das diversas variáveis estratificantes utilizadas na pesquisa (cada uma das Diretorias da Empresa, por exemplo). O sub-menu Assunto e Estratificação - Percentuais apresenta a participação relativa (percentual) de cada tipo de respostas, por Assunto, para cada um dos substratos das diversas variáveis estratificantes utilizadas na pesquisa (cada uma das Diretorias da Empresa, por exemplo). O sub-menu Assunto e Questão - Freqüência apresenta o número de cada tipo de respostas, para cada uma das Questões que compõem um determinado Assunto, considerando a Empresa como um todo. O sub-menu Assunto e Questão - Percentuais apresenta a participação relativa (percentual) de cada tipo de respostas, para cada uma das Questões que compõem um determinado Assunto, considerando a Empresa como um todo. O sub-menu Assunto, Questão e Estratificação - Freqüência apresenta o número de cada tipo de respostas, para cada uma das Questões que compõem um determinado Assunto, em cada um dos substratos das diversas variáveis estratificantes utilizadas na pesquisa (cada uma das Diretorias, por exemplo). O sub-menu Assunto, Questão e Estratificação - Percentuais apresenta a participação relativa (percentual) de cada tipo de respostas, para cada uma das Questões que compõem um determinado Assunto, em cada um dos substratos das diversas variáveis estratificantes utilizadas na pesquisa (cada uma das Diretorias, por exemplo). O sub-menu Questão - Freqüência apresenta o número de cada tipo de respostas, para cada uma das Questões que compõem a pesquisa, considerando a Empresa como um todo. O sub-menu Questão - Percentuais apresenta a participação relativa (percentual) de cada tipo de respostas, para cada uma das Questões que compõem a pesquisa, considerando a Empresa como um todo.

41 O sub-menu Questão e Estratificação - Freqüência apresenta o número de cada tipo de respostas, para cada uma das Questões que compõem a pesquisa, em cada um dos substratos das diversas variáveis estratificantes utilizadas na pesquisa (cada uma das Diretorias, por exemplo). Finalmente, o sub-menu Questão e Estratificação - Percentuais apresenta a participação relativa (percentual) de cada tipo de respostas, para cada uma das Questões que compõem a pesquisa, em cada um dos substratos das diversas variáveis estratificantes utilizadas na pesquisa (cada uma das Diretorias, por exemplo). A figura abaixo ilustra um exemplo dos resultados obtidos ao clicar no menu Assuntos - Freqüência. Ao clicar no ícone que aparece acima e à direita da tabela, poderá visualizar a legenda de cada resposta, conforme mostra a figura seguinte.

42 A figura na página seguinte ilustra um exemplo dos resultados obtidos ao clicar no menu Assuntos, Questão e Estratificação Percentuais e selecionar o Assunto Afetividade nas Relações de Trabalho e o Substrato Diretoria de Gestão.

43 PARAMETRIZAÇÃO INTERNA Ao clicar no menu Parametrização Interna será apresentada a tela que aparece na figura abaixo. A barra de menu desta tela apresenta inicialmente a relação de todas as variáveis estratificantes consideradas na pesquisa, através das quais poderá ser filtrados os resultados da pesquisa. As instruções para definir e aplicar os filtros desejados são apresentadas na própria tela. No caso ilustrado na figura abaixo foram selecionados os participantes da pesquisa que pertencem à Diretoria Financeira e estão lotados no Escritório Sede da Empresa. Uma vez definido o filtro que se deseja utilizar, será necessário selecionar um dos resultados que o sistema disponibiliza. A tela seguinte apresenta a relação completa dos resultados disponíveis.

44 A figura abaixo ilustra um exemplo dos resultados obtidos selecionando os participantes da pesquisa que pertencem à Diretoria Financeira e estão lotados no Escritório Sede da Empresa e escolhendo o resultado Índice de Favorabilidade por Assunto

45 Caso se deseje definir um novo filtro, deverá primeiro ser desmarcado o filtro anterior antes de reiniciar o processo. Nos casos em que nenhum participante da pesquisa atenda as condições estabelecidas pelo filtro definido, o sistema mostrará a mensagem ilustrada na figura abaixo.

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS 1 Conteúdo Apresentação... 3 1 Página Principal do Sistema... 4 2 Telas de busca... 8 3 Teclas de Navegação... 11 4 Tela de Menu de Relatório... 12 5 Telas de

Leia mais

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano Formatação condicional utilizando o valor da célula O que é? Algumas vezes é preciso destacar os valores, ou seja, como colocar em vermelho ou entre parênteses, os negativos, e de outra cor os positivos,

Leia mais

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE MANUAL DE USO

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE MANUAL DE USO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE MANUAL DE USO AGOSTO DE 2013 SUMÁRIO STI/UFF - Sistema de Gerenciamento de Projetos do PDI SUMÁRIO... 2 1 Introdução... 3 1.1 O que é e qual a finalidade

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...2 2 Acessando ao submenu cadastro de avaliação

Leia mais

6.1. Inserir... 09 6.2. Consultar... 10 6.3. Listar Todos... 11 6.4. Alterar... 12 7. BENEFÍCIOS... 12

6.1. Inserir... 09 6.2. Consultar... 10 6.3. Listar Todos... 11 6.4. Alterar... 12 7. BENEFÍCIOS... 12 Sumário 1. APRESENTAÇÃO INICIAL... 03 2. EMPRESA... 03 3. UNIDADE... 03 3.1. Consultar... 03 3.2. Listar Todas... 04 4. SETOR... 05 4.1. Consultar... 05 4.2. Inserir... 05 4.3. Listar... 06 5. FUNÇÃO...

Leia mais

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda. NOME DA EMPRESA

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda. NOME DA EMPRESA PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda. PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL NOME DA EMPRESA A pesquisa foi desenvolvida e aplicada pela PERSPECTIVA Consultores Associados. Coordenador Interno: Ricardo Lezana

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

Manual Telemetria - RPM

Manual Telemetria - RPM Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria RPM... 4 Pré-requisitos necessários para utilizar o menu Telemetria RPM... 5 Faixas RPM... 11 Configura Faixa do Veículo... 15 Acumulado

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Robótica. Manual de Inscrição. Sistema OLIMPO Instruções

Olimpíada Brasileira de Robótica. Manual de Inscrição. Sistema OLIMPO Instruções Olimpíada Brasileira de Robótica Manual de Inscrição Sistema OLIMPO Instruções Versão 1.1 Abril 2013 OLIMPO Sistema de Gerenciamento de Olimpíadas e Eventos Científicos Olimpíada Brasileira de Robótica

Leia mais

Banco do Brasil Diretoria de Comércio Exterior - Dicex Manual Cliente Autoatendimento Pessoa Jurídica e Autoatendimento Governo

Banco do Brasil Diretoria de Comércio Exterior - Dicex Manual Cliente Autoatendimento Pessoa Jurídica e Autoatendimento Governo Banco do Brasil Diretoria de Comércio Exterior - Dicex Manual Cliente Autoatendimento Pessoa Jurídica e Autoatendimento Governo Índice 1) Login... 3 2) Digitalização de Documentos... 5 2.1) Digitalização

Leia mais

SIGEM AVALIAÇÃO DE ALUNOS WEB

SIGEM AVALIAÇÃO DE ALUNOS WEB SIGEM AVALIAÇÃO DE ALUNOS WEB Conteúdo 1. ABERTURA DO SISTEMA... 3 1.1. Barra principal de Ferramentas... 4 1.2. Filtro de consultas... 5 2. VISÃO GERAL DO SISTEMA... 6 3. SELECIONAR ESCOLA... 7 4. SISTEMA

Leia mais

TUTORIAL UNP VIRTUAL

TUTORIAL UNP VIRTUAL UNIVERSIDADE POTIGUAR UnP PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NEaD TUTORIAL UNP VIRTUAL Aluno Primeira edição NATAL/RN 2012 SUMÁRIO Conteúdo PREFÁCIO - BEM-VINDO(A) AO UNP VIRTUAL...

Leia mais

MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S

MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 CADASTRANDO-SE NO SISTEMA... 4 CADASTRANDO UM FAMILIAR... 7 ACESSANDO O SISTEMA já sou cadastrado... 8 COMO AGENDAR UMA CONSULTA pesquisar horários...

Leia mais

Manual de Atualização Versão 3.6.4.

Manual de Atualização Versão 3.6.4. Manual de Atualização Versão 3.6.4. Sumário 1. AVISO... 1 2. INTRODUÇÃO... 2 3. PREPARAÇÃO PARA ATUALIZAÇÃO... 3 4. ATUALIZANDO GVCOLLEGE E BASE DE DADOS... 7 5. HABILITANDO NOVAS VERSÕES DO SISTEMA....

Leia mais

Manual para Envio de Petição Inicial

Manual para Envio de Petição Inicial Manual para Envio de Petição Inicial 1. Após abrir a página do PROJUDI, digite seu usuário e senha 1.1. Para advogados o usuário é o cpf.adv (ex: 12345678900.adv) 1.2. Após digitar os dados (login e senha),

Leia mais

GERENCIAMENTO DO CONTEÚDO INFORMATIVO Utilizando O Sistema Web Contábil IDEAL. Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil.

GERENCIAMENTO DO CONTEÚDO INFORMATIVO Utilizando O Sistema Web Contábil IDEAL. Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil. GERENCIAMENTO DO CONTEÚDO INFORMATIVO Utilizando O Sistema Web Contábil 2010 IDEAL Última Atualização: 01/2010 Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil.com Módulo Calendário.:. Aba

Leia mais

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas 1 de 5 21-08-2011 22:15 Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas Adição de Colunas com Valores Calculados: Vamos, inicialmente, relembrar, rapidamente alguns conceitos básicos sobre Consultas

Leia mais

Gerenciamento Do Escritório Virtual Utilizando O Sistema Web Contábil IDEAL. Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil.

Gerenciamento Do Escritório Virtual Utilizando O Sistema Web Contábil IDEAL. Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil. Gerenciamento Do Escritório Virtual Utilizando O Sistema Web Contábil 2010 IDEAL Última Atualização: 01/2010 Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil.com ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO A

Leia mais

Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico

Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico 2015 GVDASA Sistemas Pedagógico 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente Conceito ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente O Sagres Diário é uma ferramenta que disponibiliza rotinas que facilitam a comunicação entre a comunidade Docente e Discente de uma instituição,

Leia mais

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Sistema on-line

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Sistema on-line Sistema on-line O Instituto Ethos Organização sem fins lucrativos fundada em 1998 por um grupo de empresários, que tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de

Leia mais

Orientações sobre a Utilização do Saúde Connect

Orientações sobre a Utilização do Saúde Connect Orientações sobre a Utilização do Saúde Connect Objetivo do Módulo Saúde Connect Acesso ao Módulo Saúde Connect Botões de Comando Envio de cobrança para a SPTrans Primeira opção: Digitar Guia Segunda opção:

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

Manual de Utilização ZENDESK. Instruções Básicas

Manual de Utilização ZENDESK. Instruções Básicas Manual de Utilização ZENDESK Instruções Básicas Novembro/2013 SUMÁRIO 1 Acesso à ferramenta... 3 2 A Ferramenta... 4 3 Tickets... 8 3.1 Novo Ticket... 8 3.2 Acompanhamentos de Tickets já existentes...

Leia mais

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014 Para se inscrever na CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014, clique em http://ancine.brde.com.br/ancine/login.asp ou através do

Leia mais

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas 2014 V.1.0 SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Contas Médicas SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Módulos CONTAS MÉDICAS Capa

Leia mais

Guia de usuário Auvo @

Guia de usuário Auvo @ Guia de usuário Auvo @ Sobre a Auvo O Auvo é um serviço gratuito que comunica todas as pessoas de sua empresa em todas as plataformas (desktop, web e mobile) de maneira muito fácil. Além disso nós ajudamos

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Julho -2012 Conteúdo Sumário... 2... 3 Consultar Registros... 4 Realizar Atendimento... 9 Adicionar Procedimento... 11 Não Atendimento... 15 Novo Atendimento... 16 Relatórios Dados Estatísticos...

Leia mais

Para realizar a validação, deve-se seguir o seguinte roteiro: 1- Selecionar, no menu horizontal superior, o link Análise dos Dados.

Para realizar a validação, deve-se seguir o seguinte roteiro: 1- Selecionar, no menu horizontal superior, o link Análise dos Dados. Validar Dados A validação é o processo de verificação de possíveis erros nos dados cadastrados no Transparência Copa 2014. É realizada em um momento anterior à publicação dos dados na Seção COPA 2014 do

Leia mais

gsd - Service Desk Manual do Usuário versão 1

gsd - Service Desk Manual do Usuário versão 1 gsd - Service Desk Manual do Usuário versão 1 Sumário Introdução 1 Conceitos iniciais 2 Perfis de utilização 2 Parametrização do aplicativo - configuração 2 Prazo de atendimento 2 Prazo de conclusão 3

Leia mais

PORTAL DE RELACIONAMENTO GROUP

PORTAL DE RELACIONAMENTO GROUP PORTAL DE RELACIONAMENTO GROUP MANUAL DO USUÁRIO Portal de Relacionamento - Manual do usuário... 1 SUMÁRIO 1. Informações gerais... 3 2. Sobre este documento... 3 3. Suporte técnico... 3 4. Visão Geral

Leia mais

Autorização de Intercâmbio pela Web

Autorização de Intercâmbio pela Web Autorização de Intercâmbio pela Web Exclusivamente para Cooperados UNIODONTO DO RIO DE JANEIRO COOPERATIVA ODONTOLÓGICA LTDA. Av. Passos, 120 / 11º andar - Centro - Rio de Janeiro - CEP 20051-040 Tel.:

Leia mais

MANUAL CERTIFICADOS DIGITAIS e-cnpj e e-cpf A1

MANUAL CERTIFICADOS DIGITAIS e-cnpj e e-cpf A1 MANUAL CERTIFICADOS DIGITAIS e-cnpj e e-cpf A1 ÍNDICE 1 Informações importantes 2 Identificando o Sistema Operacional de seu Computador 2.1 Para sistema operacional Windows 8 2.2 Para sistema operacional

Leia mais

Manual do Software de Cobrança Itaú

Manual do Software de Cobrança Itaú Banco Itaú SA Manual do Software de Cobrança Itaú Última atualização: agosto/2006 Índice 1 Visão Geral 03 2 Instalação 03 3 Inserindo os dados de sua empresa 03 4 Inserindo os dados dos títulos de Cobrança

Leia mais

MANUAL PARA SOLICITAÇÕES ATRAVÉS DO HELPDESK FACEPE

MANUAL PARA SOLICITAÇÕES ATRAVÉS DO HELPDESK FACEPE MANUAL PARA SOLICITAÇÕES ATRAVÉS DO HELPDESK FACEPE Atualização em: SETEMBRO/2013 ÍNDICE: 1. Introdução... 03 2. O que é possível solicitar... 04 3. Perguntas frequentes (FAQs)... 05 4. Como solicitar......

Leia mais

Guia de auxílio aos responsáveis

Guia de auxílio aos responsáveis Guia de auxílio aos responsáveis SUMÁRIO FEED DE NOTÍCIAS... 3 DOWNLOAD DE IMAGENS... 4 PENDÊNCIA:... 5 EDIÇÃO DE DADOS PESSOAIS... 6 ALTERAÇÃO DE SENHA... 7 ESQUECEU SUA SENHA?... 7 AGENDA... 8 2 FEED

Leia mais

play Guia de uso no Computador

play Guia de uso no Computador play Guia de uso no Computador 1 Bem-vindo Agora, com seu Vivo Play, você se diverte na hora em que der vontade. São milhares de filmes, séries e shows só esperando você dar um play. Você pausa, volta,

Leia mais

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS APRESENTAÇÃO O sistema abordado neste manual foi confeccionado pela IplanRio em parceria com a SMA de forma a atender o disposto no Art. 5º do Decreto Nº 30.539, que trata

Leia mais

Módulo de Extensão SIGAA. Gerenciamento de Participantes

Módulo de Extensão SIGAA. Gerenciamento de Participantes Módulo de Extensão SIGAA Gerenciamento de Participantes ÍNDICE Instruções gerais Pg. 03 Recomendações Pg. 03 Acessibilidade ao sistema Pg. 03 Acesso ao SIGAA Pg. 03 Acesso ao módulo extensão - docente

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

TOTVS Gestão Hospitalar Manual Ilustrado - Unidades de Diagnóstico 11.8. março de 2015. Versão: 2.0

TOTVS Gestão Hospitalar Manual Ilustrado - Unidades de Diagnóstico 11.8. março de 2015. Versão: 2.0 TOTVS Gestão Hospitalar Manual Ilustrado - Unidades de Diagnóstico 11.8 março de 2015 Versão: 2.0 1 Sumário 1 Objetivos... 4 2 Introdução... 4 3 Cadastros... 5 3.1 Cadastro de Departamentos do Laboratório...

Leia mais

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO. 05 3 ABERTURA DE PROTOCOLO. 06 4 CONSULTA DE PROTOCOLO. 08 5 PROTOCOLO PENDENTE. 10 6 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO.

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO. 05 3 ABERTURA DE PROTOCOLO. 06 4 CONSULTA DE PROTOCOLO. 08 5 PROTOCOLO PENDENTE. 10 6 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO. ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 04 2 ACESSO... 05 3 ABERTURA DE PROTOCOLO... 06 4 CONSULTA DE PROTOCOLO... 08 5 PROTOCOLO PENDENTE... 10 6 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO... 11 7 ANDAMENTO DE PROTOCOLO... 12 8 RELATÓRIOS,

Leia mais

Questionários MT-611-00004 Última Atualização 25/04/2012

Questionários MT-611-00004 Última Atualização 25/04/2012 Questionários MT-611-00004 Última Atualização 25/04/2012 I. Objetivos Após completar este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Entender os conceitos envolvidos no processo de avaliação realizado

Leia mais

Manual de Digitação online de guia de SADT Desenvolvido por: Iuri Silva Setor: Inteligência Corporativa Unimed VR BEM VINDO AO SISTEMA VOXIS!

Manual de Digitação online de guia de SADT Desenvolvido por: Iuri Silva Setor: Inteligência Corporativa Unimed VR BEM VINDO AO SISTEMA VOXIS! BEM VINDO AO SISTEMA VOXIS! 1 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema Voxis... 4 3. Digitação de guia de SP/SADT... 5 3.1 Guia em Construção... 10 3.2 Guia Registrada... 11 4. Encaminhar guias

Leia mais

Manual do Usuário Network

Manual do Usuário Network Manual do Usuário Network Aluno Apresentação Apresentamos o manual de uso do site FGV Management Network. Espaço virtual criado com o objetivo de promover a integração, cooperação e convivência entre alunos,

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE INTRODUÇÃO O portal do Afrafep Saúde é um sistema WEB integrado ao sistema HEALTH*Tools. O site consiste em uma área onde os Usuários e a Rede Credenciada,

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Universidade Federal de Mato Grosso Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Versão 2.1 2013 Cuiabá MT Sumário Usuários do SISCOFRE... 3 Fases

Leia mais

Módulo Domínio Atendimento - Versão 8.0A-06

Módulo Domínio Atendimento - Versão 8.0A-06 Módulo Domínio Atendimento - Versão 8.0A-06 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse

Leia mais

WorkFlow WEB Caberj v20150127.docx. Manual Atendimento Caberj

WorkFlow WEB Caberj v20150127.docx. Manual Atendimento Caberj Manual Atendimento Caberj ÍNDICE CARO CREDENCIADO, LEIA COM ATENÇÃO.... 3 ATENDIMENTO... 3 FATURAMENTO... 3 ACESSANDO O MEDLINK WEB... 4 ADMINISTRAÇÃO DE USUÁRIOS... 5 CRIANDO UM NOVO USUÁRIO... 5 EDITANDO

Leia mais

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Antes de começar a utilizar o sistema, recomenda-se uma leitura atenta deste manual para conhecer todas as suas funcionalidades.

Leia mais

Ajuda On-line - Sistema de Portaria. Versão 4.8.J

Ajuda On-line - Sistema de Portaria. Versão 4.8.J Versão 4.8.J Sumário PORT - Módulo de Apoio Portaria 3 1 Manual... de Processos - Portaria 4 Fluxo - Portaria... 5 2 Configurações... 6 Unidades... de Internação 6 Setores Administrativos... 9 Configuração...

Leia mais

Guia Rápido: Mobilidade (ipad) O objetivo deste guia rápido é apresentar os passos necessário para a inclusão de um orçamento através da mobilidade.

Guia Rápido: Mobilidade (ipad) O objetivo deste guia rápido é apresentar os passos necessário para a inclusão de um orçamento através da mobilidade. Guia Rápido: Mobilidade (ipad) O objetivo deste guia rápido é apresentar os passos necessário para a inclusão de um orçamento através da mobilidade. Pré-requisitos. 1 - Antes de iniciar a integração com

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

SAJPG5. Primeiro Grau. Novidades das Versões 1.3.0-0 a 1.4.1-1

SAJPG5. Primeiro Grau. Novidades das Versões 1.3.0-0 a 1.4.1-1 SAJPG5 Primeiro Grau Novidades das Versões 1.3.0-0 a 1.4.1-1 Novidades da versão 1.3.0-0 a 1.4.1-1 Este documento contém um resumo das alterações e novidades liberadas nas versões 1.3.0-0 a 1.4.1-1 do

Leia mais

1.INDÍCE... ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. 3.CONSULTA CIRCULARES... 6 5.PROMOÇÕES E EVENTOS... 8. Consultando Promoções e Eventos 8.

1.INDÍCE... ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. 3.CONSULTA CIRCULARES... 6 5.PROMOÇÕES E EVENTOS... 8. Consultando Promoções e Eventos 8. Indíce 1.INDÍCE... ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. 2.QUADRO DE AVISOS... 4 3.CONSULTA CIRCULARES... 6 4.CONSULTA NOTÍCIAS... 7 5.PROMOÇÕES E EVENTOS... 8 Consultando Promoções e Eventos 8 6.CONSULTAS GERAIS...

Leia mais

MANUAL DO ADMINISTRADOR LOCAL. Entidade Municipal

MANUAL DO ADMINISTRADOR LOCAL. Entidade Municipal MANUAL DO ADMINISTRADOR LOCAL Entidade Municipal Abril / 2011 ÍNDICE Objetivos do Sistema de Registro de Integrado - REGIN... 3 Principais Módulos do Sistema... 4 Módulo Controle de Acesso... 5 Módulo

Leia mais

Manual do Programa de Caixa1

Manual do Programa de Caixa1 Manual do Programa de Caixa1 Para abrir o sistema de Caixa basta cliclar no ícone do programa. Que abrirá a tela conforme imagem abaixo: Como se pode notar, no menu superior as únicas opções ativas são

Leia mais

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Projeto SIGA-EPT Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Versão setembro/2010 Requisição de Almoxarifado Introdução Requisição é uma solicitação feita

Leia mais

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução SCIM 1.0 Guia Rápido Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal Introdução Nesta Edição O sistema de Controle Interno administra o questionário que será usado no chek-list

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA MÓDULO PROTOCOLO MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO: SETEMBRO/2010 SUMÁRIO Introdução...

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar. Índice 1) Acesso ao sistema 2) Recepção do paciente 3) Envio do atendimento para faturamento: consulta médica ou procedimentos simples 4) Envio do atendimento para faturamento: procedimentos previamente

Leia mais

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Sumário PRESTAÇÃO DE CONTAS DE ETIQUETAS DE REPARO...3 Figura 1.0...3 Figura 2.0...4 Figura 3.0...5 Figura 4.0...5 1. Proprietário

Leia mais

BANCO DE AULAS E PROJETOS MANUAL DO APLICATIVO

BANCO DE AULAS E PROJETOS MANUAL DO APLICATIVO BANCO DE AULAS E PROJETOS MANUAL DO APLICATIVO APRESENTAÇÃO Este aplicativo possibilita o compartilhamento de planos de aulas e projetos desenvolvidos e/ou aplicados nas unidades educacionais, entre os

Leia mais

Apresentando o novo modelo de atendimento Centro Marista de Serviços - CMS. Curitiba, Julho de 2014

Apresentando o novo modelo de atendimento Centro Marista de Serviços - CMS. Curitiba, Julho de 2014 Apresentando o novo modelo de atendimento Centro Marista de Serviços - CMS Curitiba, Julho de 2014 Vamos à prática: Como abrir um chamado? Entre na ferramenta com seu login e senha de rede (a mesma que

Leia mais

Navegando no produto e utilizando esse material de apoio, você descobrirá os benefícios do IOB Online Regulatório, pois só ele é:

Navegando no produto e utilizando esse material de apoio, você descobrirá os benefícios do IOB Online Regulatório, pois só ele é: 1. CONCEITO Completo, prático e rápido. Diante do aumento da complexidade da tributação e do risco fiscal, pelos desafios de conhecimento e capacitação e pela velocidade para acompanhar mudanças na legislação,

Leia mais

Portal Online. Manual Operacional. Estudantes

Portal Online. Manual Operacional. Estudantes Portal Online Manual Operacional Estudantes Londrina 2015 Sumário Início... 3 Acesso... 3 Recuperação de senha... 3 Alteração de senha... 4 Tela inicial... 5 Avaliação institucional... 6 Ouvidoria... 7

Leia mais

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT.

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. PÁGINA: 2 de 21 Nenhuma parte deste documento pode ser utilizado ou reproduzido, em qualquer meio

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: PROPOSTAS VERSÃO 1.1 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 10/11/2011 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 07/01/2013 1.1 Atualização do

Leia mais

Manual Documentação de Arquivos. Tela Classificação de Arquivo

Manual Documentação de Arquivos. Tela Classificação de Arquivo Manual Documentação de Arquivos Tela Classificação de Arquivo Objetivo e orientações iniciais Registro das classificações dos arquivos: título e unidade organizacional responsável. Menu: Documentação Classificação

Leia mais

Guia do Usuário ProAnalir 2011/2012

Guia do Usuário ProAnalir 2011/2012 Guia do Usuário ProAnalir 2011/2012 Edição 01 Atualização 16/01/2012 Conteúdo: 1. Introdução... 2 2. Fazendo o download do instalador... 3 3. Instalando o sistema... 4 4. Licenciando o produto... 4 5.

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0 18/01/2013 Sempre consulte por atualizações deste manual em nossa página. O Cotação Web está em constante desenvolvimento, podendo ter novas funcionalidades adicionadas

Leia mais

Índice. Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer?

Índice. Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer? Índice Acesso ao Super Professor Web Como recuperar a senha de acesso? Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer? Selecionando

Leia mais

MANUAL SOBRE O SISTEMA DE INVENTÁRIO PATRIMONIAL

MANUAL SOBRE O SISTEMA DE INVENTÁRIO PATRIMONIAL MANUAL SOBRE O SISTEMA DE INVENTÁRIO PATRIMONIAL O acesso ao Sistema de Inventário Patrimonial será feito pelo Portal minha UFOP, Inventário Patrimonial, com acesso para computadores operando apenas dentro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE SUPORTE DA PREFEITURA UNIVERSITÁRIA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SIGRH - FREQUÊNCIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SIGRH - FREQUÊNCIA SIGRH - FREQUÊNCIA Boa Vista RR, 21 novembro de 2014. É o módulo do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) que tem por objetivo permitir o gerenciamento das informações relacionadas ao

Leia mais

WORKSHOP Ferramenta OLAP IBM Cognos

WORKSHOP Ferramenta OLAP IBM Cognos WORKSHOP Ferramenta OLAP IBM Cognos O objetivo deste documento é orientar o usuário final na utilização das funcionalidades da ferramenta OLAP IBM Cognos, referente a licença de consumidor. Sumário 1 Query

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: ADMINISTRATIVO VERSÃO 1.0 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 08/01/2013 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 3 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO...

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Conteúdo Tela de acesso... 4 Dados de Cadastro... 5 Dados cadastrais...

Leia mais

Manual do Usuário Central de Agendamento. Versão 1.1

Manual do Usuário Central de Agendamento. Versão 1.1 Manual do Usuário Central de Agendamento Versão 1.1 Maio, 2014 Central de Agendamento Manual de utilização Tribunal de Justiça do Estado da Bahia Setor: Coordenação de Sistemas - COSIS Histórico de Revisões

Leia mais

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre

Leia mais

Moodle - CEAD Manual do Estudante

Moodle - CEAD Manual do Estudante Moodle - CEAD Manual do Estudante Índice Introdução 3 Acessando o Ambiente 4 Acessando o Curso 5 Navegando no Ambiente do Curso 5 Box Participantes 5 Box Atividades 5 Box Buscar nos Fóruns 5 Box Administração

Leia mais

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO SUMÁRIO Efetuando o Login na comunidade... 3 Esqueceu sua senha?... 3 Página Principal... 4 Detalhando o item Configurações... 5 Alterar Foto... 5 Alterar Senha... 5 Dados Pessoais... 6 Configurações de

Leia mais

Anote aqui as informações necessárias:

Anote aqui as informações necessárias: banco de mídias Anote aqui as informações necessárias: URL E-mail Senha Sumário Instruções de uso Cadastro Login Página principal Abrir arquivos Área de trabalho Refine sua pesquisa Menu superior Fazer

Leia mais

OCOMON PRIMEIROS PASSOS

OCOMON PRIMEIROS PASSOS OCOMON PRIMEIROS PASSOS O OCOMON ainda não possui um arquivo de Help para atender a todas questões relacionadas ao sistema. Esse arquivo serve apenas para dar as principais instruções para que você tenha

Leia mais

Manual de Uso da Agenda Digital

Manual de Uso da Agenda Digital Manual de Uso da Agenda Digital SUMÁRIO FEED DE NOTÍCIAS... 3 DOWNLOAD DE IMAGENS... 4 RELATÓRIO DIÁRIO... 5 PENDÊNCIA:... 6 CHAT... 7 EDIÇÃO DE DADOS PESSOAIS... 8 ALTERAÇÃO DE SENHA... 9 ESQUECEU SUA

Leia mais

MANUAL C R M ÍNDICE. Sobre o módulo de CRM... 2. 1 Definindo a Campanha... 3

MANUAL C R M ÍNDICE. Sobre o módulo de CRM... 2. 1 Definindo a Campanha... 3 ÍNDICE Sobre o módulo de CRM... 2 1 Definindo a Campanha... 3 1.1 Incluir uma campanha... 3 1.2 Alterar uma campanha... 4 1.3 Excluir... 4 1.4 Procurar... 4 2 Definindo os clientes para a campanha... 4

Leia mais

Câmara de Vereadores de Piracicaba Setor de Informática Dezembro/2015

Câmara de Vereadores de Piracicaba Setor de Informática Dezembro/2015 Seja bem vindo ao novo Portal da Transparência da Câmara de Vereadores de Piracicaba. Este manual lhe auxiliará a navegar pelo site, acessando diversas informações a respeito do Poder Legislativo Piracicabano.

Leia mais

Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante

Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante 1. Como iniciar o programa O módulo da Carteira de Militante deve ser acessado através dos seguintes endereços: http://www.pcdob.org.br/redevermelha. É

Leia mais

Channel. Visão Geral e Navegação. Tutorial. Atualizado com a versão 3.9

Channel. Visão Geral e Navegação. Tutorial. Atualizado com a versão 3.9 Channel Visão Geral e Navegação Tutorial Atualizado com a versão 3.9 Copyright 2009 por JExperts Tecnologia Ltda. todos direitos reservados. É proibida a reprodução deste manual sem autorização prévia

Leia mais