Manual para Envio de Petição Inicial

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual para Envio de Petição Inicial"

Transcrição

1 Manual para Envio de Petição Inicial 1. Após abrir a página do PROJUDI, digite seu usuário e senha 1.1. Para advogados o usuário é o cpf.adv (ex: adv) 1.2. Após digitar os dados (login e senha), clique no botão Entrar Antes de continuar com a Petição Inicial é necessário fazer o download do Certificado Digital. Para isso basta ir no menu Outros e escolher a opção Listar meus certificados, conforme imagem abaixo:

2 Após clicar na opção Listar Meus Certificados, serão exibidos todos os certificados existentes para o advogado, conforme imagem abaixo: Para baixar o certificado digital, basta clicar na opção Baixar, conforme imagem abaixo: Após clicar em Baixar, será exibida tela solicitando fazer o download do arquivo. Basta clicar no botão OK e o arquivo será baixado na máquina, conforme imagem abaixo:

3 Iniciando Petição Inicial 1.3.Após clicar no botão Entrar, deverá ser exibida a seguinte tela abaixo: 2. Clique na opção Enviar Petição Inicial 2.1. Posicione o cursor do mouse (não é necessário clicar) sobre a opção Ações de 1º Grau ; 2.2. Após posicionar o cursor, será exibida a opção Enviar Petição Inicial ; 2.3. Posicione o mouse e clique na opção Enviar Petição Inicial.

4 2.4. Após clicar na opção Enviar Petição Inicial, deverá ser exibida a tela Cadastrar Ação, conforme imagem abaixo: 3. Cadastrando uma ação 3.1. Selecionando uma Comarca: Clique na opção Comarca, para que sejam exibidas as opções; Posicione o cursor do mouse sobre a comarca desejada e clique sobre a mesma, conforme imagem abaixo: 3.2. Selecionando localidade da comarca desejada: Clique na opção Localidade, para que sejam exibidas as opções; Posicione o cursor do mouse sobre a localidade desejada e clique sobre a mesma, conforme imagem abaixo:

5 3.3. Selecionando tipo de justiça desejada: Clique na opção Tipo de Justiça, para que sejam exibidas as opções; Posicione o cursor do mouse sobre o tipo de justiça desejada e clique sobre a mesma, conforme imagem abaixo: 3.4. Selecionando competência desejada: Clique na opção Competência, para que sejam exibidas as opções; Posicione o cursor do mouse sobre a competência desejada e clique sobre a mesma, conforme imagem abaixo: 3.5. Selecionando assuntos pertinentes à ação: Para inserir os assuntos, clique na opção Buscar na Árvore, conforme imagem abaixo:

6 3.5.2.Após clicar na opção Buscar na Árvore, deverá ser exibida a tela Árvore das Tabelas Processuais, conforme imagem abaixo: Parâmetros para Busca

7 Para agilizar e facilitar o encontro de assuntos pertinentes à ação movida, o PROJUDI disponibiliza um campo de busca (retângulo preto), onde o advogado pode encontrar o assunto através das seguintes opções: Todos Selecionada esta opção, o advogado pode procurar um assunto por: Dispositivo Legal, Artigo, Glossário e por um assunto específico. Para isto, basta digitar no campo de busca uma informação referente a algum dos assuntos citados anteriormente e clicar na lupa. Dispositivo Legal: Selecionada esta opção, o advogado pode procurar por um determinado assunto digitando no campo de busca: O nº da Lei referente àquele assunto ou Código na qual o assunto pertence. Artigo Selecionada esta opção, o advogado pode procurar por um determinado assunto digitando no campo de busca: O nº do artigo referente àquele assunto. Glossário Selecionada esta opção, o advogado pode procurar por um determinado assunto digitando no campo de busca: Alguma palavra que possa estar relacionada ao glossário (descrição da lei) do assunto buscado. Assuntos Selecionada esta opção, o advogado pode procurar por um determinado assunto digitando no campo de busca: Alguma palavra relacionada ao assunto buscado Resultados encontrados Após utilizar o filtro de busca ( Parâmetros para Busca ) para encontrar determinado assunto, serão exibidos alguns resultados a partir da palavra buscada. Quando encontrado mais de um resultado, os mesmos serão exibidos conforme imagem abaixo. Ícone Descrição Exibe qual dos resultados você se encontra (no caso ao lado, 1º resultado), e a quantidade total (4 resultados no total). É possível navegar pelos resultados encontrados através destas setas. Pode avançar ou voltar resultados.

8 Os resultados encontrados são exibidos na Lista de Assuntos e navegados utilizando as setas exibidas na tabela acima. OBS: Para fins deste manual foi utilizada a frase Direito Privado utilizando o parâmetro Glossário, ou seja, no glossário de quais assuntos é encontrada a frase Direito Privado. Neste caso, foram encontrados 4 resultados para a busca informada (explicada nos capítulos anteriores). O primeiro resultado encontrado mostra que dentro da pasta DIREITO CIVIL, há algum assunto na qual o glossário possui a frase Direito Privado, conforme imagem abaixo: Frase encontrada no glossário:

9 Quando clicado sobre um assunto específico, algumas informações complementares são preenchidas automaticamente e informam ao advogado do que se trata cada assunto. As informações preenchidas são: Dispositivo Legal Artigo Sigiloso (se marcado no quadrado) ou não Assunto complementar (se marcado no quadrado) ou não Glossário Um exemplo deste preenchimento é exibido na imagem abaixo: Expandindo pastas de assunto Após encontrar o assunto desejado na Lista de Assuntos, deve-se adicioná-lo para que seja dada a continuidade na petição inicial. Para que o assunto seja adicionado, deverá ser expandido o conteúdo das pastas clicando no símbolo + ao lado de cada uma, conforme imagem abaixo:

10 Selecionando assuntos Após expandir a pasta específica de determinado assunto, a mesma ficará com o símbolo -, e deverá ser selecionado o assunto desejado que contém o ícone com uma folha ao lado do assunto, conforme imagem abaixo:

11 Depois de selecionar o assunto desejado, deve-se confirmá-lo clicando no botão Confirmar, localizado no menu superior, conforme imagem abaixo: Após selecionar o assunto e clicar no botão Confirmar, deverá ser exibida novamente a tela Cadastrar Ação, porém com uma prévia do assunto selecionado, conforme imagem abaixo:

12 Inserindo assuntos Depois de previamente aparecer o assunto confirmado, conforme imagem acima, deve-se adicioná-lo clicando no botão. E após clicar no botão adicionar, o assunto desejado será adicionado no campo Assunto, conforme imagem abaixo: Caso queira adicionar mais de um assunto referente à ação, basta refazer os passos citados anteriormente a partir do capítulo 3.5 Selecionando assuntos pertinentes à ação Excluindo assuntos Caso tenha selecionado um ou mais assuntos, e algum desses assuntos foram inseridos erroneamente, há como excluí-los e inserir o correto. Para isso, basta selecionar quadradinho referente ao assunto no qual quer excluir, clicando sobre o mesmo e depois na opção Excluir Selecionados, conforme imagem abaixo:

13 Definindo assunto principal da ação Caso tenha selecionado mais de um assunto, é possível definir qual deles é o principal da ação. Para isto, basta selecionar a bolinha do assunto pertinente à ação, conforme imagem abaixo: 3.6. Selecionando a classe pertinente à ação Para selecionar a classe pertinente à ação movida, os passos são realizados da mesma maneira do que descrito no capítulo 3.5 Selecionando assuntos pertinentes à ação, porém realizado no campo Classe, conforme imagem abaixo: Obs: É possível selecionar APENAS uma classe por ação!

14 3.7. Selecionando valor da causa Para inserir o valor referente à ação movida, basta clicar no campo e digitar o valor desejado, conforme imagem abaixo: Obs: Caso tenha inserido o valor errado, basta apagar o valor digitado e inserir um novo valor. Após selecionado corretamente os dados da ação, basta clicar no botão Confirmar, localizado na parte inferior na tela, conforme imagem abaixo: Após confirmar as informações pertinentes à ação, será redirecionado para a tela Cadastrar Ação, onde serão cadastradas as partes referentes ao processo, conforme imagem abaixo:

15 3.8. Cadastrando as partes do processo Cadastrando requerente Para cadastrar os requerentes do processo, basta clicar no botão Inserir, conforme imagem abaixo: Após clicar no botão Inserir (passo anterior), será exibida a opção de consultar uma parte já existente, conforme imagem abaixo: Clique no botão Consultar Parte (exibido acima) e deverá aparecer a tela para buscar uma parte já existente:

16 Buscando uma parte Para buscar uma parte já cadastrado no sistema, pode-se buscar por: CPF; CNPJ. Se a parte for pessoa física, deve-se buscar através do CPF. Para isso, basta selecionar a opção Pessoa Física e no campo CPF digite os números (somente os números) e depois clique no botão Buscar, localizado na parte inferior da tela, conforme imagem abaixo: Se a parte for pessoa jurídica, deve-se buscar através do CNPJ. Para isso, basta selecionar a opção Pessoa Jurídica e no campo CNPJ digite os números (somente os números) depois clique no botão Buscar, localizado na parte inferior da tela conforme imagem abaixo:

17 Obs: Caso não seja encontrado nenhuma parte através do seu CPF ou CNPJ, há a alternativa de buscar por partes do nome da pessoa ou até mesmo pelo nome completo. Nome A pesquisa deve ser feita informando pelo menos 2 nomes. (utilizar somente letras MAIÚSCULAS) Encontrando resultados Encontrando por CPF/CNPJ Se foi digitado corretamente o CPF da parte solicitada, deverá ser exibido na tela apenas um resultado encontrado, pois o número de CPF pertence somente a uma única pessoa. Para que sejam exibidas as informações, basta selecionar o nome da parte, clicando na bolinha ao lado do nome. No resultado deve constar: Nome da Parte; Nº CPF/CNPJ; Dados Cadastrados da Parte (retângulo vermelho à direita).

18 Para selecionar a parte desejada, basta clicar na aba azul escrita Endereço e selecionar a bolinha ao lado do endereço pertencente à parte e depois clicar no botão Confirmar localizado na parte superior da tela, conforme imagem abaixo: Obs: Caso o endereço cadastrado para a parte esteja incorreto, não se preocupe, pois na próxima tela é possível alterá-lo.

19 Após selecionar a parte e clicar no botão confirmar, será redirecionado para uma tela que exibirá os dados pessoais e endereço pertencente à parte selecionada, conforme imagem abaixo: - Corrigindo endereço Caso o endereço cadastrado esteja cadastrado incorretamente, basta selecionar a bolinha e digitar o endereço correto, conforme imagem abaixo:

20 Se os dados da parte desejada estiverem corretos, basta clicar no botão Confirmar localizado no final da página, embaixo do endereço (imagem acima). Após clicar no botão Confirmar, será exibida a parte selecionada e alguns dados básicos, conforme a imagem abaixo: Encontrando por nome Caso tenha realizado a busca através do nome da parte, ao contrário do CPF e CNPJ, há chances de aparecer vários nomes com os mesmos no qual foram digitados. Logo abaixo como exemplo, foram digitados os nomes TESTE DE, e mais de um nome com foi exibido, conforme imagem abaixo:

21 Caso apareça mais de um nome, basta conferir se o nome da parte está correto, além de conferir os números de CPF/CNPJ pertencentes à parte. Após encontrar a parte correta, basta realizar o mesmo passo Encontrando resultados, citado anteriormente Excluindo uma parte Caso tenha inserido uma parte erroneamente, há a possibilidade de exclusão da mesma. Para isso, basta clicar na bolinha pertencente à parte e clicar no botão excluir, conforme imagem abaixo: Inserindo nova parte Caso tenha procurado uma parte através do seu CPF/CNPJ ou nome e não retornar nenhum resultado, será exibida a seguinte tela:

22 Se não for encontrada nenhuma parte através de seu CPF/CNPJ ou nome, há possibilidade de cadastrar uma nova parte no processo. Para isso, basta clicar na opção Cadastrar Nova Parte, conforme imagem abaixo: Após clicar na opção Cadastrar Nova Parte citada no item acima, será exibida a tela para cadastro de uma nova parte. Para isso, basta selecionar a bolinha Cadastrar Nova Parte, selecionar a opção CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica), digitar o número correspondente no campo à frente e clicar no botão Confirmar, conforme imagem abaixo:

23 Caso o advogado não tenha os dados de CPF/CNPJ da parte, há a possibilidade de cadastrar sem informar os números. Para isso, basta selecionar a bolinha CPF/CNPJ não informado, se a parte é uma pessoa física ou jurídica, digitar o número correspondente no campo à frente e clicar no botão Confirmar, conforme imagem abaixo: Se entre as opções de selecionar um motivo não houver a desejada, basta selecionar o motivo OUTROS e no campo abaixo escrever o motivo, conforme imagem abaixo:

24 Após inserir CPF/CNPJ da nova parte (conforme tela anterior) e clicar no botão Confirmar, será redirecionado para a tela onde serão preenchidos os dados pessoais da parte. Depois de preencher todos os dados, clique no botão Cadastrar localizado na parte inferior da tela, conforme imagem abaixo: Obs: 1) O nome das partes deve ser preenchido utilizando letras MAIÚSCULAS. 2) Campos com * antes dos nomes significam que os mesmos são de preenchimento obrigatório Depois de clicar no botão Cadastrar (realizado anteriormente), será redirecionado novamente para a tela Cadastrar Ação, onde serão exibidas as partes que foram cadastradas e para que sejam cadastradas as outras partes (Requerido, Testemunha e Terceiro), conforme imagem abaixo:

25 Obs: Para realizar o cadastro do Requerido, Testemunha e Terceiros, basta realizar o mesmo prosseguimento citado neste capítulo Inserindo nova parte e depois clicar no botão Cadastrar, localizado na parte inferior da tela. 3.9 Inserindo documentos Após cadastrar todas as partes pertencentes à ação e clicar no botão Cadastrar, será redirecionado para a tela de inserção dos documentos da petição inicial, conforme a imagem abaixo: Para inserir documentos na petição inicial, basta selecionar tipo do documento no campo Descrição do arquivo e clicar no botão Assinar, conforme imagem abaixo: Obs: Caso na Descrição do Arquivo não tenha a opção desejada, basta selecionar a opção Outros e preencher ao lado o nome do documento a ser inserido, conforme imagem abaixo:

26 Após selecionar o tipo de documento a ser inserido na ação e clicar no botão Assinar, será exibida a seguinte tela: Para adicionar um documento, siga os passos abaixo: 1) Clique no botão Adicionar ;

27 2) Selecione os documentos que queira inserir na petição inicial; Obs: Há a possibilidade de selecionar mais de um arquivo por vez. Porém, o tamanho de todos juntos não pode ultrapassar 5MB. A mesma regra vale para um único arquivo, onde o mesmo não pode ser maior que 5MB. 3) Os arquivos selecionados serão exibidos no quadro ao lado;

28 4) Selecione o certificado digital (baixado logo no início deste manual) clicando no botão Procurar e selecione o certificado baixado no local em que o mesmo foi salvo, conforme imagem abaixo: - Clicando no botão procurar: -Selecionando o arquivo baixado no site do Projudi (início deste manual)

29 - Selecionando Certificado Digital: - Certificado Digital em Arquivo Obs: Se for utilizado o Certificado Digital em Arquivo, basta selecionar a opção a bolinha do Certificado Digital em Arquivo, conforme imagem abaixo: - Certificado Digital em Token/SmartCard Obs: Se for utilizado o Certificado Digital em Token/SmartCard, basta selecionar a opção a bolinha do Certificado Digital em Arquivo, conforme imagem abaixo:

30 - Após utilizar uma das opções acima para assinatura digital, digite a senha cadastrada para o Certificado Digital em Arquivo ou Token/SmartCard e depois clique no botão Assinar Obs: 1) Se ao clicar no botão Assinar aparecer a mensagem: O arquivo não pode ser aberto, a senha foi inserida incorretamente (digitar novamente) ou o arquivo do Certificado Digital está incorreto. 2) Caso apareça uma tela solicitando que seja digitada novamente a senha do Token/SmartCard, favor digitá-la novamente.

31 - Após digitar a senha do Certificado Digital em Arquivo ou em Token/SmartCard e clicar no botão Assinar, o arquivo será assinado e será exibida uma mensagem confirmando a assinatura digital - Clique no botão Concluir

32 5) Serão exibidos os arquivos selecionados e assinados que irão compor a Petição Inicial 6) Se todos os documentos que foram exibidos estiverem corretos, basta clicar no botão Concluir 7) Serão apresentadas todas as informações cadastradas referentes à ação. Há também a opção de marcar se as partes possuem idade igual ou superior a 60 anos, são portadores de deficiência, entre outras formas de prioridade, além de pedido de urgência. Se os dados estiverem todos corretos, basta clicar no botão Confirmar localizado na parte inferior da tela.s

33 8) Petição Inicial criada, todas as informações referentes ao processo criado. Obs: Após a criação do processo é exibido o número do mesmo no canto superior esquerdo. Há a opção de imprimir um comprovante da abertura da ação, clicando no botão Imprimir localizado no final da página.

Manual para inserir documentos no sistema Projudi

Manual para inserir documentos no sistema Projudi TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE INFORMÁTICA Manual para inserir documentos no sistema Projudi O Projudi só aceita o envio de arquivos assinados, existem três formas de realizar a assinatura

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Sumário PRESTAÇÃO DE CONTAS DE ETIQUETAS DE REPARO...3 Figura 1.0...3 Figura 2.0...4 Figura 3.0...5 Figura 4.0...5 1. Proprietário

Leia mais

Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado. Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel

Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado. Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel Acesso para cadastramento da empresa 2 Caso já tenha se

Leia mais

GUIA RÁPIDO PARA PETICIONAMENTO ON-LINE

GUIA RÁPIDO PARA PETICIONAMENTO ON-LINE 1. Antes de acessar o Sistema: 1.1 Verificar navegador instalado usar Mozilla Firefox Se não estiver, faça o download aqui: http://br.mozdev.org/ Após o download, instale o programa. 1.2 Verificar se Java

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Julho -2012 Conteúdo Sumário... 2... 3 Consultar Registros... 4 Realizar Atendimento... 9 Adicionar Procedimento... 11 Não Atendimento... 15 Novo Atendimento... 16 Relatórios Dados Estatísticos...

Leia mais

Manual de Distribuição Processual Eletrônica

Manual de Distribuição Processual Eletrônica Manual do Usuário Manual de Distribuição Processual Eletrônica Portal de Serviços Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Distribuição Eletrônica... 3 1.1 1.2 Acesso ao Sistema... 3 Distribuindo Eletronicamente

Leia mais

MANUAL DE PROCESSO DIGITAÇÃO DE CONTAS MÉDICAS PORTAL WEB. Última atualização: 29/08/2014 1

MANUAL DE PROCESSO DIGITAÇÃO DE CONTAS MÉDICAS PORTAL WEB. Última atualização: 29/08/2014 1 MANUAL DE PROCESSO DIGITAÇÃO DE CONTAS MÉDICAS PORTAL WEB 1 Índice 1. Acesso ao Portal WEB... 2. Digitação de Contas Médicas... 2.1. Criação de Protocolo... 2.1.1. Digitação Contas... 2.1.1.1. Guia Consulta...

Leia mais

Manual Sistema Proac Editais. Dúvidas Frequentes

Manual Sistema Proac Editais. Dúvidas Frequentes Manual Sistema Proac Editais Dúvidas Frequentes Conteúdo 1. Acesso ao sistema... 3 1.1. Como efetuar Login... 3 1.2. Como recuperar a Senha... 3 1.3. Como fazer um Novo Cadastro de Proponente... 4 1.4.

Leia mais

Guia Rápido: Mobilidade (ipad) O objetivo deste guia rápido é apresentar os passos necessário para a inclusão de um orçamento através da mobilidade.

Guia Rápido: Mobilidade (ipad) O objetivo deste guia rápido é apresentar os passos necessário para a inclusão de um orçamento através da mobilidade. Guia Rápido: Mobilidade (ipad) O objetivo deste guia rápido é apresentar os passos necessário para a inclusão de um orçamento através da mobilidade. Pré-requisitos. 1 - Antes de iniciar a integração com

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA

MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA SISTEMA IMASUL DE REGISTROS E INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS DO MEIO AMBIENTE MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA Manual Operacional para uso exclusivo do módulo do Sistema Estadual de

Leia mais

Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização

Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização Acesso WEB 1. Primeiro acesso Para acessar o sistema, abra seu navegador de internet e vá até o site http://sistemart.crmv pr.org.br. Você

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO EDOutlet (Online e Offline):

MANUAL DE OPERAÇÃO EDOutlet (Online e Offline): MANUAL DE OPERAÇÃO EDOutlet (Online e Offline): Sumário 1 - EDOutletOffline (sem internet):... 1 2 EDOutlet (com internet)... 7 2.1 DIGITANDO AS REFERÊNCIAS:... 9 2.2 IMPORTAÇÃO DE PEDIDOS:... 11 3 ENVIANDO

Leia mais

PROJUDI TJES Telefone: 3334-2201 e-mail: projudi@tjes.jus.br https://sistemas.tjes.jus.br/projudi. Sumário

PROJUDI TJES Telefone: 3334-2201 e-mail: projudi@tjes.jus.br https://sistemas.tjes.jus.br/projudi. Sumário Sumário 1- Recuperar Senha...1 2- Alterar Senha...2 3- Alteração Dados Pessoais...4 4- Revogar Certificado Digital...6 5- Criar Certificado Digital...7 1- Recuperar Senha Caso tenha perdido ou não lembre

Leia mais

Bem vindo ao PJE ajuizamento de ação.

Bem vindo ao PJE ajuizamento de ação. Bem vindo ao PJE O Processo Judicial Eletrônico (PJe) projeto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é um sistema de informação que permite a prática de atos pelos magistrados, servidores, advogados e demais

Leia mais

14 - Como para gerar o boleto para pagamento do período das notas lançadas? 16 - Se no mês, o meu cliente não tiver movimento, o que devo fazer?

14 - Como para gerar o boleto para pagamento do período das notas lançadas? 16 - Se no mês, o meu cliente não tiver movimento, o que devo fazer? Manual do Sistema SUMÁRIO 1 O que é o sistema GEFISCO? 2 - Como acessar o sistema GEFISCO? 3 - Como criar um login e uma senha? 4 - Esqueci minha senha, e agora? 5 - Como acessar o Livro Fiscal? 6 - Como

Leia mais

NOVO ASSINADOR DO PROJUDI

NOVO ASSINADOR DO PROJUDI NOVO ASSINADOR DO PROJUDI INSTALAÇÃO DOS SOFTWARES NECESSÁRIOS Visite Softwares Necessários (página principal do Projudi) e baixe e instale as versões mais recentes do Java e do Mozilla Firefox. Também

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

Manual do Usuário Cidadão SIC Serviço de informação ao cidadão

Manual do Usuário Cidadão SIC Serviço de informação ao cidadão Manual do Usuário Cidadão SIC Serviço de informação ao cidadão NOVOSIS 3ª Versão Conteúdo Introdução... 3 Principais recursos:... 4 Para o cidadão:... 4 Para os órgãos públicos:... 4 Como Utilizar o SIC...

Leia mais

Manual de uso do RM Portal Acessando o portal

Manual de uso do RM Portal Acessando o portal Manual de uso do RM Portal Acessando o portal 1º) Deve-se abrir um browser de internet (Utilizar o Internet Explorer para uma melhor visualização do portal). Após o browser aberto, deve-se digitar o endereço

Leia mais

SUMÁRIO ACESSANDO O SISTEMA... 3 ACESSANDO O MENU DE CONSULTAS...6. Exemplos Práticos:...7. 1. Consulta SPC MIX...7

SUMÁRIO ACESSANDO O SISTEMA... 3 ACESSANDO O MENU DE CONSULTAS...6. Exemplos Práticos:...7. 1. Consulta SPC MIX...7 1 SUMÁRIO ACESSANDO O SISTEMA... 3 ACESSANDO O MENU DE CONSULTAS......6 Exemplos Práticos:...7 1. Consulta SPC MIX...7 2. Consulta SPC Master Jurídico...10 3. Consulta SPC Múltipla... 133 INCLUSÃO / EXCLUSÃO

Leia mais

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes 1. É possível excluir um processo que já foi enviado? Só será possível excluir o processo se o mesmo ainda não tiver sido recebido.

Leia mais

REMOÇÃO 2015 Versão 10/04/2015

REMOÇÃO 2015 Versão 10/04/2015 Versão 10/04/2015 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 03 ACESSANDO O SISTEMA... 04 CONSULTA DE VAGAS... 06 CRIAR SOLICITAÇÃO PARA REMOÇÃO 2015... 09 PREENCHENDO A COMARCA/FORO... 10 ALTERANDO A SOLICITAÇÃO CADASTRADA...

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL E CONCEITUAL - Orientações sobre cadastro de atividades no SIGA Extensão

MANUAL OPERACIONAL E CONCEITUAL - Orientações sobre cadastro de atividades no SIGA Extensão MANUAL OPERACIONAL E CONCEITUAL - Orientações sobre cadastro de atividades no SIGA Extensão ÍNDICE ACESSO AO SIGA EXTENSÃO... 03 CADASTRO DOCENTE... 08 CADASTRO DE ATIVIDADE... 12 COMO VINCULAR ATIVIDADES...

Leia mais

1 Natuur Online Cadastre-se Nome, Login E-mail Cadastrar.

1 Natuur Online Cadastre-se Nome, Login E-mail Cadastrar. 1 Essa é a tela de acesso do Natuur Online, clique aqui para acessar o site e siga o passo-apasso abaixo. Se esse é o seu primeiro acesso, clique em Cadastre-se. 2 - Preencha os dados solicitados com Nome,

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO MANUAL VTWEB CLIENT URBANO A marca do melhor atendimento. Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3.

Leia mais

Sistema Projudi - Manual do Projudi Cadastro de Nova Ação

Sistema Projudi - Manual do Projudi Cadastro de Nova Ação Para o cadastro de uma nova ação no PROJUDI, primeiramente acessamos a tela inicial através do endereço, https://portal.tjpr.jus.br/projudi/, onde para entrarmos no sistema utilizamos o usuário e senha

Leia mais

PORTAL EMPRESA SIMPLES Registro e Licenciamento de Empresas MANUAL RLE. Baixa Simplificada de Empresas

PORTAL EMPRESA SIMPLES Registro e Licenciamento de Empresas MANUAL RLE. Baixa Simplificada de Empresas PORTAL EMPRESA SIMPLES Registro e Licenciamento de Empresas MANUAL RLE Baixa Simplificada de Empresas 2 Sumário 1 Como preparar o computador para uso do certificado digital...04 2 Primeiro Acesso: Cadastro

Leia mais

GRUPO ARESTO E-CRM CONTÁBIL. Rua: Farjalla Koraicho, 49 sl 02 11 5565 6259 cotato@aresto.com.br

GRUPO ARESTO E-CRM CONTÁBIL. Rua: Farjalla Koraicho, 49 sl 02 11 5565 6259 cotato@aresto.com.br GRUPO ARESTO Rua: Farjalla Koraicho, 49 sl 02 11 5565 6259 cotato@aresto.com.br E-CRM CONTÁBIL Conheça o e-crm Contábil, a nova ferramenta que o nosso escritório colocou a sua disposição. Com ele, nosso

Leia mais

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar. Índice 1) Acesso ao sistema 2) Recepção do paciente 3) Envio do atendimento para faturamento: consulta médica ou procedimentos simples 4) Envio do atendimento para faturamento: procedimentos previamente

Leia mais

GUIA PARA AJUIZAMENTO DE AÇÕES

GUIA PARA AJUIZAMENTO DE AÇÕES GUIA PARA AJUIZAMENTO DE AÇÕES Natal/RN - Janeiro de 2015 Bem vindo ao PJe O Processo Judicial Eletrônico (PJe) projeto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é um sistema de informação que permite a prática

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Resumo das funcionalidades

Resumo das funcionalidades Resumo das funcionalidades Menu MENU Dados Cadastrais Atualizar Cadastro Troca Senha Grupo Usuários Incluir Atualizar Funcionários Incluir Atualizar Atualizar Uso Diário Importar Instruções Processar Status

Leia mais

Moodle - CEAD Manual do Estudante

Moodle - CEAD Manual do Estudante Moodle - CEAD Manual do Estudante Índice Introdução 3 Acessando o Ambiente 4 Acessando o Curso 5 Navegando no Ambiente do Curso 5 Box Participantes 5 Box Atividades 5 Box Buscar nos Fóruns 5 Box Administração

Leia mais

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas 2014 V.1.0 SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Contas Médicas SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Módulos CONTAS MÉDICAS Capa

Leia mais

cartórios as funcionalidades disponíveis em todas as três Centrais de Informação (RCTO, CEP e CESDI) e servir como apoio nas ações diárias.

cartórios as funcionalidades disponíveis em todas as três Centrais de Informação (RCTO, CEP e CESDI) e servir como apoio nas ações diárias. MANUAL DO USUÁRIO - CARTÓRIOS VERSÃO 1.0 Objetivo: Este documento tem como objetivo apresentar aos usuários dos cartórios as funcionalidades disponíveis em todas as três Centrais de Informação (RCTO, CEP

Leia mais

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS Este manual foi criado com o objetivo de facilitar o gerenciamento de suas contas de e-mail. Com ele, o administrador poderá criar e excluir e-mails, alterar senha, configurar redirecionamento de contas,

Leia mais

Certidão Online Manual do Usuário

Certidão Online Manual do Usuário JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Certidão Online Manual do Usuário Versão 3.1 Lista de Tópicos - Navegação Rápida CADASTRANDO O USUÁRIO... 3 ACESSANDO O SISTEMA... 5 CERTIDAO SIMPLIFICADA NADA

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

Novo Guia de uso rápido do PROJUDI

Novo Guia de uso rápido do PROJUDI 1. O que é o PROJUDI? Novo Guia de uso rápido do PROJUDI O Processo Judicial Digital PROJUDI, também chamado de processo virtual ou de processo eletrônico, pode ser definido como um software que reproduz

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

Inscrição do Titular Telas do Sistema e orientações gerais

Inscrição do Titular Telas do Sistema e orientações gerais Inscrição do Titular Telas do Sistema e orientações gerais Para realizar a inscrição do Segurado Especial, as Entidades Representativas, deverão acessar a Internet, Portal da Previdência no endereço www.mps.gov.br

Leia mais

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014 Para se inscrever na CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014, clique em http://ancine.brde.com.br/ancine/login.asp ou através do

Leia mais

www.portalfuturum.com.br

www.portalfuturum.com.br www.portalfuturum.com.br GEOGRAFIA Solos GUIA RÁPIDO DO AMBIENTE DE FORMAÇÃO DO PORTAL FUTURUM Prezado(a) cursista, Bem-vindo(a) ao Ambiente de Formação do Portal Futurum (AFPF)!!! A proposta deste material

Leia mais

Manual do Usuário. Minha Biblioteca

Manual do Usuário. Minha Biblioteca Manual do Usuário Minha Biblioteca Sumário Acesso a Minha Biblioteca... 3 Tela Principal... 3 Para que serve o ícone Minha Biblioteca?... 3 O que você encontra no campo Pesquisar?... 4 Quando utilizar

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Maio -2013 Conteúdo Sumário... 2 PPD -IPD... 3 Adicionar Paciente... 4 Laudo Médico... 6 Avaliação do Enfermeiro... 11 Visita Domiciliar... 14 Dados do Paciente no Programa... 16 Histórico do

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

COMO SOLICITAR O CADASTRO DE UM ITEM SSA Central de Cadastro

COMO SOLICITAR O CADASTRO DE UM ITEM SSA Central de Cadastro COMO SOLICITAR O CADASTRO DE UM ITEM SSA Central de Cadastro Índice 1. Fluxo de Solicitação 2. Acesso ao Aplicativo 3. Alteração de Senha 4. Opções do Menu 5. Pesquisar um item já existente 6. Como criar

Leia mais

SUA SENHA É SIGILOSA, PESSOAL E INTRANSFERÍVEL.

SUA SENHA É SIGILOSA, PESSOAL E INTRANSFERÍVEL. DÚVIDAS MAIS FREQUENTES - DO CLIENTE 1. Qual o procedimento para se cadastrar na Guia Eletrônica? - Rolar a página e procure pelo item Novo Cliente? - Escolher o perfil: Próprio Interessado: Pessoa Física

Leia mais

Sistema de Informações ao Judiciário. InfoJud. Manual do Usuário

Sistema de Informações ao Judiciário. InfoJud. Manual do Usuário Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação Coordenação de Sistemas de Informação Divisão de Sistemas Corporativos Tributários Sistema de Informações ao Judiciário InfoJud Manual do Usuário Página 1

Leia mais

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para o cadastro da contratação de estágio pelo Aluno

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para o cadastro da contratação de estágio pelo Aluno Coordenação de Estágio Integrado Instruções para o cadastro da contratação de estágio pelo Aluno 7 de Novembro de 04 Acesso ao SGE Ao efetuar o login no Sistema de Gestão Acadêmico (SGA), acesse a aba

Leia mais

Manual Xerox capture EMBRATEL

Manual Xerox capture EMBRATEL Manual Xerox capture EMBRATEL Versão 2 Junho/2011 Tópicos 1) Instalação do Xerox Capture 2) Utilização do Xerox Capture 2.1) Capturar pacotes de imagens pelo scanner 2.2) Importar pacote de imagens a partir

Leia mais

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT.

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. PÁGINA: 2 de 21 Nenhuma parte deste documento pode ser utilizado ou reproduzido, em qualquer meio

Leia mais

FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP

FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP 1. Quem pode obter o acesso ao SEI-MP? O SEI-MP está disponível apenas para usuários e colaboradores internos do MP. Usuários externos não estão autorizados

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: PROPOSTAS VERSÃO 1.1 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 10/11/2011 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 07/01/2013 1.1 Atualização do

Leia mais

Tribunal de Justiça do Estado do Amapá Secretaria de Gestão Processual Eletrônica. Tucujuris Web Contato: tucujuris@tjap.jus.br

Tribunal de Justiça do Estado do Amapá Secretaria de Gestão Processual Eletrônica. Tucujuris Web Contato: tucujuris@tjap.jus.br A funcionalidade proporciona aos advogados o peticionamento inicial e o peticionamento incidental somente para os juizados virtuais da Justiça do Estado do Amapá. Procedimentos: 1. Acessar o site do Tribunal

Leia mais

TUTORIAL PARA RELATORES DA COMISSÃO DE SOCIEDADES

TUTORIAL PARA RELATORES DA COMISSÃO DE SOCIEDADES 1 TUTORIAL PARA RELATORES DA COMISSÃO DE SOCIEDADES Acesso ao sistema HBConselhos O novo sistema administrativo da OAB-BA oferece diversos serviços para os advogados e estagiários de Direito, como geração

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo: Produção Institucional Guia de

Leia mais

Manual SAGe v 1.0. Introdução. Cadastro de Usuários

Manual SAGe v 1.0. Introdução. Cadastro de Usuários Manual SAGe v 1.0 Cadastro de Usuários Introdução O Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) é um sistema informatizado da FAPESP que permite ao pesquisador acesso on-line, provido pela Internet, utilizado para

Leia mais

Cadastro de Corretores Manual do Usuário

Cadastro de Corretores Manual do Usuário susep 2012 Cadastro de Corretores SUSEP - CGETI - COSIM Fevereiro/2012 Conteúdo Apresentação...3 Mapa do Sistema de Cadastro de Corretores...4 Padrões...5 Acesso ao Sistema...6 Menu Principal...6 Informações

Leia mais

MANUAL DE USUÁRIO - PRESTADORES

MANUAL DE USUÁRIO - PRESTADORES MANUAL DE USUÁRIO - PRESTADORES ÍNDICE Conteúdo ACESSO AO SISTEMA WEB... 2 AUTORIZAÇÃO PARA CONSULTA MÉDICA... 5 AUTORIZAÇÃO PARA EXAMES E PROCEDIMENTOS... 10 PROCEDIMENTOS COM TAXAS, MATERIAIS OU MEDICAMENTOS...

Leia mais

Manual de Acesso e Realização Prova Eletrônica - Acadêmicos. Sumário. 1. Acesso e Realização Prova Eletrônica Acadêmicos... 3

Manual de Acesso e Realização Prova Eletrônica - Acadêmicos. Sumário. 1. Acesso e Realização Prova Eletrônica Acadêmicos... 3 Sumário 1. Acesso e Realização Prova Eletrônica Acadêmicos... 3 2 1. Acesso e Realização Prova Eletrônica Acadêmicos Manual de Acesso e Realização Prova Eletrônica - Acadêmicos O objetivo deste manual

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

CIUCA Manual de Operação Versão 2.02 (Módulos I Cadastro e II - Credenciamento)

CIUCA Manual de Operação Versão 2.02 (Módulos I Cadastro e II - Credenciamento) Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Cadastro das Instituições e Comissões de Ética no Uso de Animais CIUCA Versão 2.02 (Módulos I Cadastro e II - Credenciamento) Versão 1.01 (Módulo I Cadastro)

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS PARA CERTAMES SIGEDCERT - MODO USUÁRIO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS PARA CERTAMES SIGEDCERT - MODO USUÁRIO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS PARA CERTAMES SIGEDCERT - MODO USUÁRIO 1. Acesse através do navegador (preferencialmente Mozilla Firefox ou Google Chrome) o endereço web do sistema:

Leia mais

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg.

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg. Sumário 1. Tela de Acesso pg. 2 2. Cadastro pg. 3 3. Abas de navegação pg. 5 4. Abas dados cadastrais pg. 5 5. Aba grupo de usuários pg. 6 6. Aba cadastro de funcionários pg. 7 7. Pedidos pg. 12 8. Cartões

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO CREDENCIADOS. 0800 570 0800 / www.sebrae.com.br

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO CREDENCIADOS. 0800 570 0800 / www.sebrae.com.br SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC MANUAL DO CANDIDATO SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC PESSOA JURÍDICA SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC Identificação do Edital Para fazer a inscrição, o candidato (Representante Legada da

Leia mais

e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica

e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica Página1 e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por Informática Educativa Página2 Índice Nota Fiscal eletrônica... 03 Safeweb e-nota C... 04 Documentos eletrônicos... 08

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Estamos definitivamente na era digital. Era da velocidade cada vez maior da informação. Era da otimização do tempo. O novo Sistema Integrado de Saúde Amil, SiSAmil, mostra toda a evolução da empresa nesse

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

Manual de Utilização Sisamil - Sistema Integrado de Saúde Amil Manual de Utilização 1 54

Manual de Utilização Sisamil - Sistema Integrado de Saúde Amil Manual de Utilização 1 54 Manual de Utilização 1 54 Estamos definitivamente na era digital. Era da velocidade cada vez maior da informação. Era da otimização do tempo. O novo Sistema Integrado de Saúde Amil, SiSAmil, mostra toda

Leia mais

PRINCIPAIS QUESTÕES DO PROCESSO DO WS SINAL E SINAL 6.0

PRINCIPAIS QUESTÕES DO PROCESSO DO WS SINAL E SINAL 6.0 PRINCIPAIS QUESTÕES DO PROCESSO DO WS SINAL E SINAL 6.0 Observação: FAVOR VERIFICAR A RESOLUÇÃO DA MÁQUINA (RESOLUÇÃO DA TELA DEVERÁ SER 1024 x 768) e liberação das portas 7778 e 7780 no firewall para

Leia mais

Configuração do email da UFS no Outlook 2007

Configuração do email da UFS no Outlook 2007 Universidade Federal de Sergipe Centro de Processamento de Dados Coordenação de Redes de Computadores Configuração do email da UFS no Outlook 2007 Conteúdo Pág Configuração Básica... 01 Teste da Configuração

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

Manual de uso do aplicativo Filho Sem Fila

Manual de uso do aplicativo Filho Sem Fila Manual de uso do aplicativo Filho Sem Fila Código escola Ao abrir o aplicativo, será exibida tela solicitando o código da escola que utilizará o sistema. Para acessar, basta digitar o código fornecido

Leia mais

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/AEB/FINEP/FNDCT Subvenção Econômica à Inovação Transferência de Tecnologia do SGDC 01/2015 Transferência de Tecnologia Espacial no Âmbito do Decreto nº 7.769 de 28/06/2012

Leia mais

Treinamento de. Linx Pos

Treinamento de. Linx Pos Treinamento de caixa Linx Pos Será instalados no terminal da loja, o ícone, conforme imagem abaixo: Linx POS ÍNDICE Abertura de caixa e leitura X Lançamentos Cancelamento de itens Consulta preços no ato

Leia mais

Banco do Brasil Diretoria de Comércio Exterior - Dicex Manual Cliente Autoatendimento Pessoa Jurídica e Autoatendimento Governo

Banco do Brasil Diretoria de Comércio Exterior - Dicex Manual Cliente Autoatendimento Pessoa Jurídica e Autoatendimento Governo Banco do Brasil Diretoria de Comércio Exterior - Dicex Manual Cliente Autoatendimento Pessoa Jurídica e Autoatendimento Governo Índice 1) Login... 3 2) Digitalização de Documentos... 5 2.1) Digitalização

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR ACESSANDO O PORTAL DO PROFESSOR Para acessar o portal do professor, acesse o endereço que você recebeu através da instituição de ensino ou acesse diretamente o endereço:

Leia mais

Portal do Magistrado Guia Rápido Atualização Cadastral e Inclusão de IRPF

Portal do Magistrado Guia Rápido Atualização Cadastral e Inclusão de IRPF Acesso ao Portal do Magistrado Como entrar no Portal do Magistrado: ENDEREÇO ELETRÔNICO: www.portaldomagistrado.tjsp.jus.br/ptlpdb/ Conecte seu Certificado Digital ao computador e informe sua Senha de

Leia mais

MANUAL DO USUARIO SISTEMA TOTEM MODULO DE ESTOQUE

MANUAL DO USUARIO SISTEMA TOTEM MODULO DE ESTOQUE C o n t r o l e E m p r e s a r i a l MANUAL DO USUARIO SISTEMA TOTEM MODULO DE ESTOQUE s i s t e m a s SUMÁRIO INTRODUÇÃO CONCEITOS... 3 ENTRADA DIRETA DE PRODUTOS... 3 INCLUSÃO DE FORNECEDORES E CLIENTES...

Leia mais

PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 04/2013 - LABORATÓRIOS

PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 04/2013 - LABORATÓRIOS PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 04/2013 - LABORATÓRIOS Para se inscrever na CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 04/2013, clique em http://ancine.brde.com.br/ancine/login.asp

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 1.0

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 1.0 MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS Versão 1.0 1 >> 1º Passo: Para acessar o SalicWeb Para inscrever a sua iniciativa cultural nos editais do Ministério da Cultura acesse o Sistema SalicWeb no endereço

Leia mais

PICPICS PASSO A PASSO

PICPICS PASSO A PASSO PICPICS PASSO A PASSO 2. Faça login em sua conta. 1. Crie sua conta no PicPics, informando os seus dados ou dados da sua empresa. Informe também os dados que você usará para acesso ao site. 3. Após fazer

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Mobile

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Mobile MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Mobile 1 1 INICIANDO O APLICATIVO PELA PRIMEIRA VEZ... 3 2 PÁGINA PRINCIPAL DO APLICATIVO... 4 2.1 INTERFACE INICIAL... 4 2.2 DISPOSITIVO NÃO REGISTRADO...

Leia mais

Texto. Assistente de Advogado. 1 de 23

Texto. Assistente de Advogado. 1 de 23 Assistente de Advogado 1 de 23 Atividades Propostas a) Como acessar a funcionalidade do cadastro do assistente de advogado através do menu de opções; b) Cadastrar um assistente de advogado para o usuário

Leia mais

Manual do sistema SMARsa Web

Manual do sistema SMARsa Web Manual do sistema SMARsa Web Módulo Gestão de atividades RS/OS Requisição de serviço/ordem de serviço 1 Sumário INTRODUÇÃO...3 OBJETIVO...3 Bem-vindo ao sistema SMARsa WEB: Módulo gestão de atividades...4

Leia mais

COMO UTILIZAR O EDITOR DE TEXTO

COMO UTILIZAR O EDITOR DE TEXTO COMO UTILIZAR O EDITOR DE TEXTO texto. Esse tutorial é um tutorial básico para auxiliar na utilização do editor de A barra de ferramentas do editor é a seguinte: Abaixo será discutido cada item, onde a

Leia mais

SUAP MÓDULO PROTOCOLO SUAP MÓDULO PROTOCOLO MANUAL DO USUÁRIO

SUAP MÓDULO PROTOCOLO SUAP MÓDULO PROTOCOLO MANUAL DO USUÁRIO MANUAL DO USUÁRIO Versão 1.0 2010 1 1. INTRODUÇÃO Administradores públicos defrontam-se diariamente com grandes dificuldades para fazer com que processos administrativos, documentos, pareceres e informações

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO Para realizar a inscrição o candidato deve: 1º - Ler o Edital disponível no site do SEBRAE; Passo a passo: Acesse o site: http://www.sebrae.com.br/ Clique naseção SobreoSEBRAE Nabarraesquerdadapágina,cliquenoitem

Leia mais