CURRÍCULO UNIFICADO PARA FUNDAMENTAL I 2º ANO 1º BIMESTRE 2º ANO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURRÍCULO UNIFICADO PARA FUNDAMENTAL I 2º ANO 1º BIMESTRE 2º ANO"

Transcrição

1 CUÍCULO UNFCDO P FUNDMNL 2º NO 1º BM 2º NO Á OND CHG CONÚDO / VDD MMÁC À construção do significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social. Na interpretação e produção da escrita numérica, levantando hipóteses sobre elas, com base na observação de regularidades. À resolução de situações-problema e à compreensão dos significados das operações fundamentais. o desenvolvimento de procedimentos de cálculo o estabelecimento de pontos de referência para situar-se, posicionar-se e deslocar-se no espaço. À percepção de semelhanças e diferenças entre objetos no espaço, identificando formas tridimensionais ou bidimensionais, em situações que envolvam descrições orais, construções e representações. o reconhecimento de grandezas mensuráveis, como comprimento, massa, capacidade, tempo, temperatura e valores monetários. ssociação da denominação do número a sua respectiva representação simbólica. scritas numéricas (produção e comparação). Número natural em diferentes contextos. esolução de problemas que envolvam as ideias de situações aditivas (juntar, acrescentar, retirar e separar, comparar e completar quantidades). esolução de problemas que envolvam as ideias de situações multiplicativas (comparação, divisão por distribuição, formação de grupos, configuração retangular, raciocínio combinatório). egularidades na série numérica. Cálculo de adição e subtração com agrupamentos e desagrupamentos. Cálculo mental com dois ou mais termos. stimativa. Comparação e ordenação de quantidades (por meio de contagem, formulação de hipóteses sobre a grandeza numérica, identificação da quantidade de algarismos e posição ocupada por eles na escrita numérica). Noção de antecessor e sucessor. scalas ascendentes e descendentes (de um em um, dois em dois, cinco em cinco, dez em dez a partir de um número dado). Figuras planas e espaciais (identificação, descrição, comparação e classificação de características comuns, apresentadas em diferentes contextos). Localização e movimentação de objetos no espaço (identificação, descrição e representação por meio de mapas da sala de aula, trajetos, percursos...). sometrias (rotação, reflexão, translação) utilizando malhas quadriculadas. Medidas de comprimentos (comparação e ordenação). Unidades de tempo (identificação e relação). istema monetário brasileiro atual. LÍNGU POUGU o estabelecimento de aproximações do uso de tabelas e gráficos para representação de informações. À utilização da linguagem oral nas diferentes situações de comunicação. À compreensão do sentido nas mensagens orais e escritas. Gráficos de pictogramas e tabelas (leitura, interpretação coleta de dados e organização). Linguagem verbal e não verbal. xpressões de cortesia. odas de conversa. odas de leitura. xpressão oral de ideias e opiniões. laboração coletiva de rotinas diárias. valiação de atividades realizadas.

2 1º BM 2º NO Á OND CHG CONÚDO / VDD LÍNGU POUGU CÊNC NU e OC À leitura de textos de diferentes gêneros. À escolha de livros para ler e apreciar. À produção de textos escritos coesos e coerentes, de diferentes gêneros, utilizando a escrita alfabética. o conhecimento de fatos históricos, políticos, sociais e geográficos de seu grupo de convívio escolar e de sua localidade. À identificação de documentos históricos como fonte de informação. o reconhecimento da presença de fatores bióticos e fatores abióticos que determinam as características específicas dos diferentes ambientes na paisagem local. À compreensão do ciclo vital como característica comum a todos os seres vivos. À caracterização dos movimentos dos corpos celestes no horizonte. À identificação de ações coletivas e individuais que conduzam à qualidade e melhoria das condições de vida das localidades. À compreensão de que diferentes seres vivos, no espaço e no tempo, realizam as funções de alimentação, sustentação, locomoção e reprodução, em relação às condições do ambiente em que vivem. GÊNO: cantigas, texto enigmático, anúncio e poema. Leitura individual. Leitura compartilhada. Leitura coletiva. lfabeto. Ordem alfabética (uso de dicionários). Vogais e consoantes. ncontros Vocálicos. Produção de pequenos textos. eescrita de pequenos textos. Diferentes tipos de letras (cursiva/de imprensa, maiúscula/minúscula). tividades que promovam a consolidação da hipótese da escrita alfabética. Costumes das famílias e do ambiente escolar e as transformações que ocorreram ao longo do tempo (mudanças e permanências entre o atual e o antigo). Diferenças e semelhanças sociais, econômicas e culturais entre as crianças e adultos de seu convívio. Modo de vida social, econômico, cultural, político, religioso e artístico de comunidades indígenas. Fatores bióticos e abióticos dos ecossistemas do planeta. Fotossíntese. Ciclo vital de grupos diversos de animais vertebrados. Luz, sombra, anteparo e objeto. Higiene corporal e ambiental. ndoparasitas e ectoparasitas. Cadeia alimentar. nimais herbívoros, carnívoros e onívoros.

3 1º BM 2º NO Á OND CHG CONÚDO / VDD V U D N Ç M Ú C À produção de trabalhos de rte e à utilização da linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem e outros. À nutrição estética mediante a apreciação dos trabalhos artísticos. o reconhecimento da importância das artes visuais na sociedade e na vida dos indivíduos. À ampliação do repertório de gestos instrumentais e expressivos. À integração e comunicação com os outros por meio do gesto e do movimento. À criação e execução de sequências de movimentos harmônicos. o desenvolvimento do olhar, fruição e sensibilidade sobre manifestações de expressão da dança em diversas culturas. À valorização e ampliação do repertório de manifestações em dança, com respeito à diversidade. o contato com informações sobre artistas, estilos e contextos da dança. À utilização expressiva dos parâmetros do som. À expressão de sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações e interpretações musicais. À escuta atenta de sons do ambiente e de obras de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas bem como seus contextos e compositores. À reflexão sobre os elementos formais, expressivos e históricos da música. Pintura: experimentos de criação a partir da cor, com variedade de materiais e suportes. xperimentos de composição com cores primárias, secundárias e neutras. Observação de obras de arte que explorem a criação a partir da cor. Contextualização social e histórica sobre as obras / artistas estudados. Brincadeiras cantadas. mprovisação individual e coletiva de movimentos a partir de ritmos populares brasileiros e estrangeiros. mprovisação individual e coletiva de movimentos a partir de imagens. laboração de esquemas gráficos simples para representar os movimentos pesquisados. Observação de espetáculos de dança que explorem ritmos populares brasileiras e estrangeiras. spetáculos/profissionais da dança estudados (contexto social e histórico). Brincadeiras cantadas utilizando canções populares brasileiras e estrangeiras. nstrumentos e elementos musicais típicos dos ritmos e estilos estudados. onorização de imagens e histórias com instrumentos musicais e objetos sonoros. xperimentação com formas de registro dos sons pesquisados e/ou produzidos, por meio de desenhos. preciação, interpretação e contextualização de ritmos e estilos populares brasileiros e estrangeiros. Música de popular brasileira e estrangeira/músicos estudados (contexto social e histórico).

4 1º BM 2º NO Á OND CHG CONÚDO / VDD O À experimentação das possibilidades expressivas de seu próprio corpo e dos diversos movimentos que ele permite. À utilização de objetos variados e brinquedos em jogos de improvisação. o reconhecimento e integração com os colegas na elaboração de cenas e na improvisação teatral. À organização de narrativas simples. o contato com a linguagem teatral. o conhecimento de aspectos das várias formas de dramatização existentes ao longo da história. Jogos de improvisação a partir de imagens, em quadro vivo ou em cenas curtas. Criação coletiva de histórias: cada um cria o próximo fato da história. Contação de histórias com objetos. Contação de histórias adaptadas a partir de espetáculos teatrais. Observação de espetáculos teatrais. Contextualização dos estilos e autores teatrais apreciados.

5 2º BM 2º NO Á OND CHG CONÚDO / VDD MMÁC LÍNGU POUGU À construção do significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social. Na interpretação e produção da escrita numérica, levantando hipóteses sobre elas, com base na observação de regularidades. À resolução de situações-problema e à compreensão dos significados das operações fundamentais. o desenvolvimento de procedimentos de cálculo o estabelecimento de pontos de referência para situar-se, posicionar-se e deslocar-se no espaço. À percepção de semelhanças e diferenças entre objetos no espaço, identificando formas tridimensionais ou bidimensionais, em situações que envolvam descrições orais, construções e representações. o reconhecimento de grandezas mensuráveis, como comprimento, massa, capacidade, tempo, temperatura e valores monetários. o estabelecimento de aproximações do uso de tabelas e gráficos para representação de informações. À utilização da linguagem oral nas diferentes situações de comunicação. À compreensão do sentido nas mensagens orais e escritas. À leitura de textos de diferentes gêneros. À escolha de livros para ler e apreciar. ssociação da denominação do número a sua respectiva representação simbólica. scritas numéricas (produção e comparação). Quantificação, registro e agrupamentos de uma coleção. Número natural em diferentes contextos. Cálculo de adição e subtração com agrupamentos e desagrupamentos. Cálculo mental com dois ou mais termos. stimativa. esolução de problemas que envolvam as ideias de situações aditivas (juntar, acrescentar, retirar e separar, comparar e completar quantidades). esolução de problemas que envolvam as ideias de situações multiplicativas (comparação, divisão por distribuição, formação de grupos, configuração retangular, raciocínio combinatório). egularidades na série numérica. Comparação e ordenação de quantidades (por meio de contagem, formulação de hipóteses sobre a grandeza numérica, identificação da quantidade de algarismos e posição ocupada por eles na escrita numérica). Noção espacial (representação da posição de pessoas e objetos em croquis, plantas baixas, mapas e maquetes). Objetos geométricos e objetos do espaço físico (comparação). Formas geométricas planas (reconhecimento e descrição de características como número de lados e de vértices). Medidas de comprimentos (comparação e ordenação). Unidades de tempo (identificação e relação). Grandezas e mesma natureza (comparação). eleção e utilização de instrumentos de medida apropriados à grandeza a ser medida. Gráficos de barras horizontais e verticais e tabelas (interpretação, elaboração de listas, pesquisa e comunicação de informações). Linguagem verbal e não verbal. xpressões de cortesia. odas de conversa. odas de leitura. xpressão oral de ideias e opiniões. laboração coletiva de rotinas diárias. valiação de atividades realizadas. Debates. GÊNO: diário, bilhete, contos, fábulas e recontos. Leitura individual. Leitura compartilhada. Leitura coletiva.

6 2º BM 2º NO Á OND CHG CONÚDO / VDD LÍNGU POUGU CÊNC NU e OC À produção de textos escritos coesos e coerentes, de diferentes gêneros, utilizando a escrita alfabética. o conhecimento de fatos históricos, políticos, sociais e geográficos de seu grupo de convívio escolar e de sua localidade. À identificação de documentos históricos como fonte de informação. o reconhecimento da presença de fatores bióticos e fatores abióticos que determinam as características específicas dos diferentes ambientes na paisagem local. À compreensão do ciclo vital como característica comum a todos os seres vivos. À caracterização dos movimentos dos corpos celestes no horizonte. À identificação de ações coletivas e individuais que conduzam à qualidade e melhoria das condições de vida das localidades. À compreensão de que diferentes seres vivos, no espaço e no tempo, realizam as funções de alimentação, sustentação, locomoção e reprodução, em relação às condições do ambiente em que vivem. inais de pontuação: ponto (.) e vírgula (,). Uso de cedilha. Uso da letra G. eparação de sílabas. Uso da letra. Produção de textos de acordo com a hipótese em que a criança se encontra. eescrita de textos. tividades que promovam o avanço da hipótese da escrita alfabética para a alfabetizada. lfabetização cartográfica: a cidade e o bairro; Modo de vida social, econômico, cultural, político, religioso e artístico de comunidades quilombola, ribeirinha e caiçara. Formas de expressão cultural que constituem patrimônio histórico vivo. esgate de informações em diferentes tipos de fontes históricas. Cobertura do corpo dos animais (pelos, penas, escamas e carapaças). Metamorfose. Movimento de rotação do planeta. ucessão de dias e noites. ecursos naturais: cuidado com o solo, ar e água. Preservação ambiental. Desenvolvimento sustentável. Ciclo da água. ipos de nuvens. Previsão do tempo e instrumentos (anemômetro, hidrômetro, biruta, pluviômetro e termômetro).

7 2º BM 2º NO Á OND CHG CONÚDO / VDD V U D N Ç M Ú C À produção de trabalhos de rte e à utilização da linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem e outros. À nutrição estética mediante a apreciação dos trabalhos artísticos. o reconhecimento da importância das artes visuais na sociedade e na vida dos indivíduos. À ampliação do repertório de gestos instrumentais e expressivos. À integração e comunicação com os outros por meio do gesto e do movimento. À criação e execução de sequências de movimentos harmônicos. o desenvolvimento do olhar, fruição e sensibilidade sobre manifestações de expressão da dança em diversas culturas. À valorização e ampliação do repertório de manifestações em dança, com respeito à diversidade. o contato com informações sobre artistas, estilos e contextos da dança. À utilização expressiva dos parâmetros do som. À expressão de sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações e interpretações musicais. À escuta atenta de sons do ambiente e de obras de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas bem como seus contextos e compositores. À reflexão sobre os elementos formais, expressivos e históricos da música. Modelagem: experimentos de criação a partir de variados materiais maleáveis. scultura: experimentos de criação a partir de variados materiais semirrígidos. Observação de obras de arte que explorem a criação tridimensional. Contextualização social e histórica sobre as obras / artistas estudados. Brincadeiras cantadas e danças tradicionais. mprovisação individual e coletiva de movimentos a partir de ritmos tradicionais. mprovisação individual e coletiva de movimentos a partir de imagens. laboração de esquemas gráficos simples para representar os movimentos pesquisados. Observação de espetáculos de dança que explorem ritmos tradicionais. spetáculos/profissionais da dança estudados (contexto social e histórico). Brincadeiras cantadas tradicionais. nstrumentos e elementos musicais típicos dos ritmos estudados. Canções tradicionais que permitam improvisos (criação de versos). onorização de imagens e histórias com instrumentos musicais e objetos sonoros. xperimentação com formas de registro dos sons pesquisados e/ou produzidos, por meio de desenhos. preciação, interpretação e contextualização de ritmos e estilos da música de tradição. Música tradicional (contexto social e histórico).

8 2º BM 2º NO Á OND CHG CONÚDO / VDD O À experimentação das possibilidades expressivas de seu próprio corpo e dos diversos movimentos que ele permite. À utilização de objetos variados e brinquedos em jogos de improvisação. o reconhecimento e integração com os colegas na elaboração de cenas e na improvisação teatral. À organização de narrativas simples. o contato com a linguagem teatral. o conhecimento de aspectos das várias formas de dramatização existentes ao longo da história. Jogos de improvisação a partir de canções e poemas. Criação coletiva de histórias: cada um cria o próximo fato da história. Contação de histórias com objetos. Contação de histórias adaptadas a partir de espetáculos teatrais. Observação de espetáculos teatrais. Contextualização dos estilos e autores teatrais apreciados.

9 3º BM 2º NO Á OND CHG CONÚDO / VDD MMÁC LÍNGU POUGU À construção do significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social. Na interpretação e produção da escrita numérica, levantando hipóteses sobre elas, com base na observação de regularidades. À resolução de situações-problema e à compreensão dos significados das operações fundamentais. o desenvolvimento de procedimentos de cálculo o estabelecimento de pontos de referência para situar-se, posicionar-se e deslocar-se no espaço. À percepção de semelhanças e diferenças entre objetos no espaço, identificando formas tridimensionais ou bidimensionais, em situações que envolvam descrições orais, construções e representações. o reconhecimento de grandezas mensuráveis, como comprimento, massa, capacidade, tempo, temperatura e valores monetários. o estabelecimento de aproximações do uso de tabelas e gráficos para representação de informações. À utilização da linguagem oral nas diferentes situações de comunicação. À compreensão do sentido nas mensagens orais e escritas. À leitura de textos de diferentes gêneros. À escolha de livros para ler e apreciar. ssociação da denominação do número a sua respectiva representação simbólica. scritas numéricas (produção e comparação). Quantificação, registro e agrupamentos de uma coleção. Número natural em diferentes contextos. Cálculo de adição e subtração com agrupamentos e desagrupamentos. Cálculo mental com dois ou mais termos. stimativa. esolução de problemas que envolvam as ideias de situações aditivas (juntar, acrescentar, retirar e separar, comparar e completar quantidades). esolução de problemas que envolvam as ideias de situações multiplicativas (comparação, divisão por distribuição, formação de grupos, configuração retangular, raciocínio combinatório). egularidades na série numérica. Comparação e ordenação de quantidades (por meio de contagem, formulação de hipóteses sobre a grandeza numérica, identificação da quantidade de algarismos e posição ocupada por eles na escrita numérica). ólidos geométricos (semelhanças e diferenças) Círculos e circunferência. sometrias (rotação, reflexão e translação). Unidades de tempo (identificação e relação). Medidas de Volume (comparação). esolução de problemas que envolvam o sistema monetário atual (troca, comparação..) Gráficos de setores circulares e tabelas (interpretação, elaboração de listas, pesquisa e comunicação de informações). Linguagem verbal e não verbal. xpressões de cortesia. odas de conversa. odas de leitura. xpressão oral de ideias e opiniões. laboração coletiva de rotinas diárias. valiação de atividades realizadas. Jogral. GÊNO: receita, cardápio, poema, paródia, regras de jogos, contos de fadas. Leitura individual. Leitura compartilhada. Leitura coletiva.

10 3º BM 2º NO Á OND CHG CONÚDO / VDD LÍNGU POUGU CÊNC NU e OC À produção de textos escritos coesos e coerentes, de diferentes gêneros, utilizando a escrita alfabética. o conhecimento de fatos históricos, políticos, sociais e geográficos de seu grupo de convívio escolar e de sua localidade. À identificação de documentos históricos como fonte de informação. o reconhecimento da presença de fatores bióticos e fatores abióticos que determinam as características específicas dos diferentes ambientes na paisagem local. À compreensão do ciclo vital como característica comum a todos os seres vivos. À caracterização dos movimentos dos corpos celestes no horizonte. V U À identificação de ações coletivas e individuais que conduzam à qualidade e melhoria das condições de vida das localidades. À compreensão de que diferentes seres vivos, no espaço e no tempo, realizam as funções de alimentação, sustentação, locomoção e reprodução, em relação às condições do ambiente em que vivem. À produção de trabalhos de rte e à utilização da linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem e outros. À nutrição estética mediante a apreciação dos trabalhos artísticos. o reconhecimento da importância das artes visuais na sociedade e na vida dos indivíduos. ipos de frases (nominais e verbais). Uso da letra. Nomes próprios e nomes comuns. Dígrafos: ch, nh, lh. Produção de textos coesos e coerentes de acordo com a hipótese em que a criança se encontra. eescrita de textos. tividades que promovam o avanço da hipótese da escrita alfabética para a alfabetizada. Família ao longo da história. Origem do sobrenome. Modo de vida social, econômico, cultural, político, religioso e artístico de imigrantes (europeus). sociedade ao longo da história. Mudanças que ocorrem na sociedade. Criança na sociedade. Plantas aquáticas, terrestres e aéreas. Plantas medicinais e jardim. Ciclo vital das plantas. Movimento de translação do planeta. limentos e dietas saudáveis. Dentição. Movimentos das plantas: fototropismo e geotropismo. Desenho: experimentos de criação a partir do ponto e da linha, com variedade de materiais e suportes. Desenho com colagem de barbantes, fios e outros. Observação de obras de arte que explorem a criação a partir do ponto e da linha. Contextualização social e histórica sobre as obras / artistas estudados.

11 3º BM 2º NO Á OND CHG CONÚDO / VDD D N Ç À ampliação do repertório de gestos instrumentais e expressivos. À integração e comunicação com os outros por meio do gesto e do movimento. À criação e execução de sequências de movimentos harmônicos. o desenvolvimento do olhar, fruição e sensibilidade sobre manifestações de expressão da dança em diversas culturas. À valorização e ampliação do repertório de manifestações em dança, com respeito à diversidade. o contato com informações sobre artistas, estilos e contextos da dança. Brincadeiras cantadas. mprovisação individual e coletiva de movimentos a partir de peças eruditas. mprovisação individual e coletiva de movimentos a partir de imagens. laboração de esquemas gráficos simples para representar os movimentos pesquisados. Observação de espetáculos de dança que explorem a música erudita. spetáculos/profissionais da dança estudados (contexto social e histórico). M Ú C O À utilização expressiva dos parâmetros do som. À expressão de sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações e interpretações musicais. À escuta atenta de sons do ambiente e de obras de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas bem como seus contextos e compositores. À reflexão sobre os elementos formais, expressivos e históricos da música. À experimentação das possibilidades expressivas de seu próprio corpo e dos diversos movimentos que ele permite. À utilização de objetos variados e brinquedos em jogos de improvisação. o reconhecimento e integração com os colegas na elaboração de cenas e na improvisação teatral. À organização de narrativas simples. o contato com a linguagem teatral. o conhecimento de aspectos das várias formas de dramatização existentes ao longo da história. Brincadeiras a partir de peças eruditas. Criação de arranjos simples para acompanhamento de gravações de peças eruditas curtas. strutura básica de uma orquestra sinfônica e alguns de seus instrumentos. onorização de imagens e histórias com instrumentos musicais e objetos sonoros. xperimentação com formas de registro dos sons pesquisados e/ou produzidos, por meio de desenhos. preciação, interpretação e contextualização de peças eruditas. Vida e obra de compositores e intérpretes eruditos. Jogos de improvisação a partir de tiras em quadrinhos. Criação individual de tiras em quadrinhos. Dramatização das tiras criadas, em pequenos grupos. Criação coletiva de histórias: cada um cria o próximo fato da história Contação de histórias com objetos. Contação de histórias adaptadas a partir de espetáculos teatrais. Observação de espetáculos teatrais. Contextualização dos estilos e autores teatrais apreciados.

12 4º BM 2º NO Á OND CHG CONÚDO / VDD MMÁC LÍNGU POUGU À construção do significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social. Na interpretação e produção da escrita numérica, levantando hipóteses sobre elas, com base na observação de regularidades. À resolução de situações-problema e à compreensão dos significados das operações fundamentais. o desenvolvimento de procedimentos de cálculo o estabelecimento de pontos de referência para situar-se, posicionar-se e deslocar-se no espaço. À percepção de semelhanças e diferenças entre objetos no espaço, identificando formas tridimensionais ou bidimensionais, em situações que envolvam descrições orais, construções e representações. o reconhecimento de grandezas mensuráveis, como comprimento, massa, capacidade, tempo, temperatura e valores monetários. o estabelecimento de aproximações do uso de tabelas e gráficos para representação de informações. À utilização da linguagem oral nas diferentes situações de comunicação. À compreensão do sentido nas mensagens orais e escritas. À leitura de textos de diferentes gêneros. À escolha de livros para ler e apreciar. ssociação da denominação do número a sua respectiva representação simbólica. scritas numéricas (produção e comparação). Quantificação, registro e agrupamentos de uma coleção. Número natural em diferentes contextos. Cálculo de adição e subtração com agrupamentos e desagrupamentos. Cálculo mental com dois ou mais termos. stimativa. esolução de problemas que envolvam as ideias de situações aditivas (juntar, acrescentar, retirar e separar, comparar e completar quantidades). esolução de problemas que envolvam as ideias de situações multiplicativas (comparação, divisão por distribuição, formação de grupos, configuração retangular, raciocínio combinatório). egularidades na série numérica. Comparação e ordenação de quantidades (por meio de contagem, formulação de hipóteses sobre a grandeza numérica, identificação da quantidade de algarismos e posição ocupada por eles na escrita numérica). econhecimento de frações como um meio, um terço, um quarto, e um décimo Figuras espaciais (descrição e nomenclatura). sometrias (rotação, reflexão e translação). Pontos de referência (localização de pessoas e objetos quanto a posição, tamanho, direcionamento, sentido e vistas). Unidades de tempo (identificação e relação). esolução de problemas que envolvam o sistema monetário atual (função, valores,troca, comparação..) Gráficos de linhas e tabelas ( interpretação, elaboração de listas, pesquisa e registro). esolução e elaboração de situações-problema a partir de gráficos e tabelas. oda de conversa. laboração coletiva de rotinas diárias. valiação de atividades realizadas. odas de leituras. Narrativa de histórias e/ou fatos (sequência temporal / causal) GÊNO: carta, letras de música, lenda, biografia, autobiografia, autorretrato) Leitura individual. Leitura compartilhada. Leitura coletiva.

13 4º BM 2º NO Á OND CHG CONÚDO / VDD LÍNGU POUGU CÊNC NU e OC À produção de textos escritos coesos e coerentes, de diferentes gêneros, utilizando a escrita alfabética. o conhecimento de fatos históricos, políticos, sociais e geográficos de seu grupo de convívio escolar e de sua localidade. À identificação de documentos históricos como fonte de informação. o reconhecimento da presença de fatores bióticos e fatores abióticos que determinam as características específicas dos diferentes ambientes na paisagem local. À compreensão do ciclo vital como característica comum a todos os seres vivos. À caracterização dos movimentos dos corpos celestes no horizonte. À identificação de ações coletivas e individuais que conduzam à qualidade e melhoria das condições de vida das localidades. À compreensão de que diferentes seres vivos, no espaço e no tempo, realizam as funções de alimentação, sustentação, locomoção e reprodução, em relação às condições do ambiente em que vivem. Masculina e feminino. ingular e plural. ons nasais. mprego de N. mprego de M antes de P e B. ncontros consonantais. djetivos. Produção de textos coesos e coerentes de acordo com a hipótese em que a criança se encontra. eescrita de textos. tividades que aprofundem a alfabetização. mportância das regras. Direitos e Deveres dos cidadãos. Ética e Cidadania. Modo de vida social, econômico, cultural, político, religioso e artístico de imigrantes (asiáticos). Leis: O que são? Para que servem e como são elaboradas? Os três poderes: Legislativo, xecutivo e Judiciário. Papel dos fungos da decomposição. eprodução como etapa vital em seres vivos diversos. Fases da lua. Métodos de conservação dos alimentos. Prevenção de acidentes com medicamentos. Classificação e caracterização dos fungos. Micro-organismos no ambiente e no corpo.

14 4º BM 2º NO Á OND CHG CONÚDO / VDD V U À produção de trabalhos de rte e à utilização da linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem e outros. À nutrição estética mediante a apreciação dos trabalhos artísticos. o reconhecimento da importância das artes visuais na sociedade e na vida dos indivíduos. Criação de texturas: experimentos de colagem de diferentes materiais sobre superfície plana. rquitetura: experimentos de criação de maquetes simples. Observação de obras que explorem a criação a partir da colagem e da sobreposição. Observação de obras arquitetônicas. Contextualização social e histórica sobre as obras / artistas estudados. D N Ç À ampliação do repertório de gestos instrumentais e expressivos. À integração e comunicação com os outros por meio do gesto e do movimento. À criação e execução de sequências de movimentos harmônicos. o desenvolvimento do olhar, fruição e sensibilidade sobre manifestações de expressão da dança em diversas culturas. À valorização e ampliação do repertório de manifestações em dança, com respeito à diversidade. o contato com informações sobre artistas, estilos e contextos da dança. Brincadeiras cantadas. mprovisação individual e coletiva de movimentos a partir de ritmos da região nordeste. mprovisação individual e coletiva de movimentos a partir de histórias. Danças e folguedos tradicionais da região nordeste. laboração de esquemas gráficos simples para representar os movimentos pesquisados. Observação de espetáculos de dança que explorem ritmos da região nordeste. spetáculos/profissionais da dança estudados (contexto social e histórico). M Ú C À utilização expressiva dos parâmetros do som. À expressão de sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações e interpretações musicais. À escuta atenta de sons do ambiente e de obras de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas bem como seus contextos e compositores. À reflexão sobre os elementos formais, expressivos e históricos da música. Brincadeiras utilizando canções e ritmos da região nordeste. onorização de imagens e histórias com instrumentos musicais e objetos sonoros. xperimentação com formas de registro dos sons pesquisados e/ou produzidos, por meio de desenhos. preciação e contextualização de ritmos da região nordeste. Vida e obra de compositores e intérpretes da região nordeste.

15 4º BM 2º NO Á OND CHG CONÚDO / VDD O À experimentação das possibilidades expressivas de seu próprio corpo e dos diversos movimentos que ele permite. À utilização de objetos variados e brinquedos em jogos de improvisação. o reconhecimento e integração com os colegas na elaboração de cenas e na improvisação teatral. À organização de narrativas simples. o contato com a linguagem teatral. o conhecimento de aspectos das várias formas de dramatização existentes ao longo da história. Jogos de improvisação a partir de fábulas. mprovisação com máscaras e acessórios. Contação de histórias adaptadas a partir de espetáculos teatrais. Observação de espetáculos teatrais. Contextualização dos estilos e autores teatrais apreciados.

CURRÍCULO UNIFICADO PARA FUNDAMENTAL I 1º ANO 1º BIMESTRE 1º ANO

CURRÍCULO UNIFICADO PARA FUNDAMENTAL I 1º ANO 1º BIMESTRE 1º ANO CUÍCULO UFCO P FUML 1º O 1º BM 1º O Á O CHG COÚO / V MMÁC LÍGU POUGU o reconhecimento, à valorização e à construção do significado dos números como ferramentas necessárias no seu cotidiano. À comunicação

Leia mais

CURRÍCULO UNIFICADO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA INFANTIL IV 1º BIMESTRE INFANTIL IV

CURRÍCULO UNIFICADO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA INFANTIL IV 1º BIMESTRE INFANTIL IV CUÍCULO UNFCDO P DUCÇÃO BÁC NFNL V 1º BM NFNL V Á OND CHG CONÚDO / VDD MMÁC LÍNGU POUGU o reconhecimento e valorização dos números, das operações numéricas, das contagens orais e das noções de espaço/forma

Leia mais

CURRÍCULO UNIFICADO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA INFANTIL III 1º BIMESTRE INFANTIL III

CURRÍCULO UNIFICADO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA INFANTIL III 1º BIMESTRE INFANTIL III CUÍCULO UNFCDO P DUCÇÃO BÁC NFNL 1º BM NFNL Á OND CHG CONÚDO / VDD MMÁC o reconhecimento e valorização dos números, das operações numéricas, das contagens orais e das noções de espaço/forma como ferramentas

Leia mais

CURRÍCULO UNIFICADO PARA FUNDAMENTAL I 4º ANO 1º BIMESTRE 4º ANO

CURRÍCULO UNIFICADO PARA FUNDAMENTAL I 4º ANO 1º BIMESTRE 4º ANO CURRÍCULO UNFCDO PR FUNDMENL 4º NO 1º BMERE 4º NO ÁRE ONDE CHEGR CONEÚDO / VDDE MEMÁC À ampliação do significado do número natural pelo reconhecimento de relações e regularidades. Na interpretação e produção

Leia mais

CURRÍCULO UNIFICADO PARA FUNDAMENTAL I 5º ANO 1º BIMESTRE 5º ANO

CURRÍCULO UNIFICADO PARA FUNDAMENTAL I 5º ANO 1º BIMESTRE 5º ANO CURRÍCULO UNFCDO PR FUNDMENL 5º NO 1º BMERE 5º NO ÁRE ONDE CHEGR CONEÚDO / VDDE MEMÁC À ampliação do significado do número natural pelo reconhecimento de relações e regularidades. À interpretação e produção

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS / Planificação anual. 1º Ano de escolaridade. 1º Período

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS / Planificação anual. 1º Ano de escolaridade. 1º Período PROGRAMÁTICOS / Planificação anual 1º Ano de escolaridade 1º Período DISCIPLINA: Língua Portuguesa Compreensão do oral; Entoação e ritmo; Campo semântico, campo lexical; Instruções, indicações; Informação

Leia mais

32 Matemática. Programação anual de conteúdos

32 Matemática. Programação anual de conteúdos Programação anual de conteúdos 2 ọ ano 1 ọ volume 1. A localização espacial e os números Construção do significado dos números e identificação da sua utilização no contexto diário Representação das quantidades

Leia mais

Só o amor vale; qualquer atitude sem amor, de nada vale. (SAMZ)

Só o amor vale; qualquer atitude sem amor, de nada vale. (SAMZ) Só o amor vale; qualquer atitude sem amor, de nada vale. (SAMZ) Colégio São Paulo Irmãs Angélicas Rua Eduardo Porto, 488-Cidade Jardim-Belo Horizonte - MG Tel. (31) 3253 8400 Conteúdos e distribuição de

Leia mais

Procedimentos para Admissão de Novos Estudantes Conteúdos 1º ano do Ensino Fundamental I

Procedimentos para Admissão de Novos Estudantes Conteúdos 1º ano do Ensino Fundamental I Conteúdos 1º ano do Ensino Fundamental I Produção de leitura e literatura (competência auditiva e leitora) Leitura de imagem, Listas, Cartazes LÍNGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS Produção oral e/ou escrita Escrita

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Série: Maternal 2 1º Período

Leia mais

OBJETIVOS E CONTEÚDOS

OBJETIVOS E CONTEÚDOS OBJETIVOS E CONTEÚDOS 1º BIMESTRE SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Matemática 1º ano Capítulo 1 Noções e conceitos Comparar e diferenciar grandezas e medidas (comprimento, massa, capacidade, tempo), estabelecendo

Leia mais

MATEMÁTICA - 2º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos

MATEMÁTICA - 2º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos MATEMÁTICA - 2º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Números naturais Noção de número natural Relações numéricas Sistema de numeração decimal Classificar e ordenar de acordo com um dado critério. Realizar contagens

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Leitura; Alfabeto; Formação de palavras; Autoditado. MATEMÁTICA

LÍNGUA PORTUGUESA. Leitura; Alfabeto; Formação de palavras; Autoditado. MATEMÁTICA 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I Leitura; Alfabeto; Formação de palavras; Autoditado. Alto e baixo; Adição e subtração; Comparação de quantidade; Dentro e fora; Formas geométricas; Quantidade; Noção de grandeza;

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS (Planificação anual) 2º ano de escolaridade 1º Período

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS (Planificação anual) 2º ano de escolaridade 1º Período PROGRAMÁTICOS (Planificação anual) 2º ano de escolaridade 1º Período DISCIPLINA: Língua Portuguesa Compreensão do oral Expressão oral Leitura Escrita Conhecimento explícito da língua Plano fonológico e

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período Objetivo Geral Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; Descobrir

Leia mais

Português. COMPREENSÃO DO ORAL Instruções, indicações Informação essencial e acessória Texto oral

Português. COMPREENSÃO DO ORAL Instruções, indicações Informação essencial e acessória Texto oral Conteúdos Programáticos 2º ano de escolaridade Português COMPREENSÃO DO ORAL Instruções, indicações Informação essencial e acessória Texto oral EXPRESSÃO ORAL Intencionalidade comunicativa Regras e papéis

Leia mais

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral:

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral: PLANEJAMENTO Julho NOME DO LIVRO: Estratégias de outras áreas do conhecimento A BRUXA SALOMÉ Leitura e escrita; Oralidade; Dias da Semana; Rimas. -Desenvolver o gosto pela leitura, valorizando a como fonte

Leia mais

AULA 4 O ensino da Matemática na Educação Infantil. CURSO Alfabetização Linguística e Matemática na Educação Infantil

AULA 4 O ensino da Matemática na Educação Infantil. CURSO Alfabetização Linguística e Matemática na Educação Infantil AULA 4 O ensino da Matemática na Educação Infantil A Educação Infantil é considerada, como a primeira etapa da educação básica, no Brasil, a partir de 1996. Os eixos de trabalho orientados à construção

Leia mais

4º. ano 1º. VOLUME. Projeto Pedagógico de Matemática 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE. Números e operações.

4º. ano 1º. VOLUME. Projeto Pedagógico de Matemática 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE. Números e operações. 4º. ano 1º. VOLUME 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE Realização de compreendendo seus significados: adição e subtração (com e sem reagrupamento) Multiplicação (como adição de parcelas

Leia mais

Síntese da Planificação da Área de Língua Portuguesa 1º Ano

Síntese da Planificação da Área de Língua Portuguesa 1º Ano Síntese da Planificação da Área de Língua Portuguesa 1º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 9 9 9 9 10 (Carga horária:

Leia mais

Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2016

Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2016 Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2016 4º Ano Ensino Fundamental I Valor da etapa: 30 pontos Aluno(a): Professora: Turma: Data: / / LÍNGUA PORTUGUESA Professora Claudia Antinossi Unidade 1:

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Síntese da Planificação da Área de Português - 2º Ano

Síntese da Planificação da Área de Português - 2º Ano Dias de aulas previstos Período 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 12 13 2.º período 9 9 9 11 11 3.º período 9 11 10 10 11 Síntese da Planificação da Área de Português - 2º Ano (Carga horária: Português

Leia mais

INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 2º ANO

INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 2º ANO INFORMATIVO 2016 II UNIDADE 2º ANO Com o intuito de promover avanços no desenvolvimento dos educandos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA PAEBES ALFA 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Níveis de Complexidade

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA PAEBES ALFA 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Níveis de Complexidade MATRIZ DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA PAEBES ALFA 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental Tópicos petências Descritores Níveis de plexidade 1º ANO 2º ANO 3º ANO N1 Associar até 9 objetos/pessoas/ animais uma disposição

Leia mais

CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO

CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO 2º Ano-EF Sílabas (páginas 49 a 51) M antes de P e B, e N no final (páginas 52 e 53) Acento agudo e circunflexo (páginas 62 e 63) R inicial, RR, R entre vogais (páginas 64 e 65) Sinais de pontuação (páginas

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Conteúdos -4º ano. Português

Conteúdos -4º ano. Português Português Conteúdos -4º ano Oralidade - Expressão livre; - Relatos; - Recados; - Conto de histórias e factos; - Recriação de histórias e factos; - Questionários; - Entrevistas; - Dramatizações; - Apresentação

Leia mais

AVALIAÇÃO MENSAL - A1-3º BIMESTRE

AVALIAÇÃO MENSAL - A1-3º BIMESTRE AVALIAÇÃO MENSAL - A1-3º BIMESTRE - 2013 2º ANO A Leitura de textos instrucionais; Percepção de que o gênero é organizado em duas partes: lista de materiais e modo de fazer; Reconhecimento da importância

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA - SAEGO

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA - SAEGO 22 MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA - SAEGO 2º ano do Ensino Fundamental D1 Reconhecer as letras do alfabeto. D2 Distinguir letras de outros sinais gráficos. D3 Reconhecer as direções da escrita.

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 2º ANO

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 2º ANO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 2º ANO ESCOLA ANO LETIVO PROFESSOR(A) DATA: / / NÚMERO E OPERAÇÕES identificar conceitos espaciais. Identificar a localização de pessoas e/ou objeto tendo:

Leia mais

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE os ANOS

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE os ANOS HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA 1 Analisar a norma padrão em funcionamento no texto. 2 Distinguir os diferentes recursos da linguagem, utilizados em variados sistemas de

Leia mais

MATEMÁTICA 5º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM

MATEMÁTICA 5º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM NÚMEROS E OPERÇÕES MTEMÁTIC 5º NO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HBILIDDE BORDGEM Numerais até unidade de milhão Representar, contar, realizar a leitura e registro de números até unidade de milhão (em algarismos

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES CURRICULARES 2º Período Ano: 3º Turma: 1º Ciclo

PLANO DE ATIVIDADES CURRICULARES 2º Período Ano: 3º Turma: 1º Ciclo Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto Escola Básica e Secundária de Refojos de Basto Telefone 253 662 338 * Fax 253 662 826 PLANO DE ATIVIDADES CURRICULARES 2º Período Ano: 3º Turma: 1º Ciclo Língua

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS 2º ANO

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS 2º ANO LÍNGUA PORTUGUESA \ ÀREAS BLOCOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS Compreensão oral Expressão oral Leitura Expressão escrita Conhecimento explícito Sabe escutar correctamente discursos de pequena extensão. Compreende

Leia mais

H1. Localizar-se no espaço, estabelecendo relações de posição com pessoas/objetos, tendo como referência o esquema corporal.

H1. Localizar-se no espaço, estabelecendo relações de posição com pessoas/objetos, tendo como referência o esquema corporal. Matemática 2ª 2º Ano E.F. Competências Objeto de Aprendizado Habilidades H1. Localizar-se no espaço, estabelecendo relações de posição com pessoas/objetos, tendo como referência o esquema corporal. COMPETÊNCIA

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1. 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes

MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1. 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1 CAPÍTULOS 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes 2 IMAGENS E FORMAS Ângulos Ponto, retas e planos Polígono Diferenciar o significado

Leia mais

INFORMATIVO DO 1º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL 4º ANO

INFORMATIVO DO 1º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL 4º ANO INFORMATIVO DO 1º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL 4º ANO - 2012 LÍNGUA PORTUGUESA Narrativa: Conto Árabe Resenha Textos Literários e não literários Narrativa(personagem,enredo, tempo e ambiente) Silabação

Leia mais

Objetivo de aprendizado Competência Habilidade

Objetivo de aprendizado Competência Habilidade Matemática 3ª Etapa 2º Ano EF Objetivo de aprendizado Competência Habilidade H1. Localizar-se no espaço, estabelecendo relações de posição com pessoas/objetos, tendo como referência o esquema corporal.

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE MATEMÁTICA. UNIDADE 1 Conteúdos

PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE MATEMÁTICA. UNIDADE 1 Conteúdos PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE MATEMÁTICA 1. ano - 1. volume 1. ano - 2. volume UNIDADE 1 Localização espacial, utilizando o próprio corpo como referencial. Localização espacial, utilizando referenciais externos

Leia mais

Matriz de Referência de Matemática* SAEPI Temas e seus Descritores 5º ano do Ensino Fundamental

Matriz de Referência de Matemática* SAEPI Temas e seus Descritores 5º ano do Ensino Fundamental MATEMÁTICA - 5º EF Matriz de Referência de Matemática* SAEPI Temas e seus Descritores 5º ano do Ensino Fundamental Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD DGEstE/DSRN. Ano Letivo 2016/ Conteúdos

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD DGEstE/DSRN. Ano Letivo 2016/ Conteúdos AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD. 153000 DGEstE/DSRN Ano Letivo 2016/ 2017 1ºano Plano Curricular 1ºciclo Área: MATEMÁTICA UNIDADE 1 geometria e medida Localização e orientação no espaço

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Matemática 3º Ano Metas / Objetivos Instrumentos de Domínios e

CURRÍCULO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Matemática 3º Ano Metas / Objetivos Instrumentos de Domínios e de Avaliação Números e Operações Números Sistema de decimal Adição e subtração Multiplicação Conhecer os numerais ordinais Contar até ao milhão Conhecer a romana Descodificar o sistema de decimal Adicionar

Leia mais

Conteúdo do Exame de Admissão para o 6º Ano do Ensino Fundamental

Conteúdo do Exame de Admissão para o 6º Ano do Ensino Fundamental Conteúdo do Exame de Admissão para o 6º Ano do Ensino Fundamental MATEMÀTICA 1) NÚMEROS NATURAIS, SISTEMAS DE NÚMERAÇÃO DECIMAL E NÚMEROS RACIONAIS 1.1) Números Naturais Reconhecimento de números naturais

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE ESTUDOS 2016

PROGRAMAÇÃO DE ESTUDOS 2016 PROGRAMAÇÃO DE ESTUDOS 2016 2ª etapa: 16/05 a 31/08 2º Ano A/B Ensino Fundamental Educadoras: Flávia/Márcia 1 LÍNGUA PORTUGUESA PROPOSTA DE TRABALHO NOÇÕES /CONCEITOS HABILIDADES Leitura e interpretação

Leia mais

Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática Eduardo 3ª 8 Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 2 Foco: Os conjuntos numéricos Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. Competência

Leia mais

Descritores de Matemática 4ª série (5º ano)

Descritores de Matemática 4ª série (5º ano) Descritores de Matemática 4ª série (5º ano) Prova Brasil Matemática São 28 descritores subdivididos em 04 temas. Tema I - Espaço e Forma. D1 - Identificar a localização /movimentação de objeto em mapas,

Leia mais

DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

DISCIPLINA DE MATEMÁTICA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA OBJETIVOS: 1 ano Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico

Leia mais

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos CUIDAR DE I, DO OUTRO E DO AMBIENTE. CONTEÚDO OBJETIVO ETRATÉGIA RECURO Higiene e cuidado pessoal Reconhecimento do próprio corpo Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso,

Leia mais

Matriz de Referência de matemática 9º ano do ensino fundamental

Matriz de Referência de matemática 9º ano do ensino fundamental Matriz de Referência de matemática 9º ano do ensino fundamental D01 D02 D03 Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas. Identificar propriedades

Leia mais

CONTEÚDO DAS AVALIAÇÕES GLOBAIS 1º ANO RECUPERAÇÃO / 2013

CONTEÚDO DAS AVALIAÇÕES GLOBAIS 1º ANO RECUPERAÇÃO / 2013 CONTEÚDO DAS AVALIAÇÕES GLOBAIS 1º ANO Leitura e Interpretação de texto / Gramática: sílabas, número e separação de sílabas / Ortografia: formação de palavras e frases, palavras com R, RR, S, SS, Z, X,

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 1.º Período 65 dias letivos

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 1.º Período 65 dias letivos Números naturais Correspondências um a um e comparação do número de elementos de dois conjuntos; Contagens de até vinte objetos; O conjunto vazio e o número zero; Números naturais até 9; contagens progressivas

Leia mais

Agrupamento de Escolas João da Silva Correia Plano Anual 1.º Ano Ano Letivo 2016/2017

Agrupamento de Escolas João da Silva Correia Plano Anual 1.º Ano Ano Letivo 2016/2017 Agrupamento de Escolas João da Silva Correia Plano Anual 1.º Ano Ano Letivo 2016/2017 Área Período Conteúdos Português 1.º Período ORALIDADE Interação discursiva Princípio de cortesia Resposta, pergunta,

Leia mais

PLANO SEMANAL DE 26 À 30 DE SETEMBRO. PRÉ-ESCOLA I PLANO SEMANAL DE 26 À 30 DE SETEMBRO. PRÉ-ESCOLA I

PLANO SEMANAL DE 26 À 30 DE SETEMBRO. PRÉ-ESCOLA I PLANO SEMANAL DE 26 À 30 DE SETEMBRO. PRÉ-ESCOLA I PLANO SEMANAL DE 26 À 30 DE SETEMBRO. PRÉ-ESCOLA I Matemática (2): Atividade de revisão. Português (2): Atividade Avaliativa - Linguagem. Conteúdo: Coordenação motora; Consoantes K, L, M, N, P, Q, R. Leitura

Leia mais

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Matemática 1.º ano 2014/2015

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Matemática 1.º ano 2014/2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110 Planificação Anual /Critérios de Disciplina: Matemática 1.º ano 2014/2015 Domínio (Unidade / Tema) Números e Operações Subdomínio/Conteúdos

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL MARIA MONTESSORI

CENTRO EDUCACIONAL MARIA MONTESSORI CENTRO EDUCACIONAL MARIA MONTESSORI GRUPO DE TRABALHO: 3º ANO EDUCADORA: SILVANA RAMOS 2017 TEMA: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental

Leia mais

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 1º SEGMENTO Aprimoramento da Leitura e da Escrita (3ª Fase)

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 1º SEGMENTO Aprimoramento da Leitura e da Escrita (3ª Fase) PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/SEÇÃO DE ENSINO NÃO FORMAL CENFOP Centro de Formação Pedagógica PROPOSTA CURRICULAR PARA

Leia mais

Componente Curricular. Data

Componente Curricular. Data Sobradinho - DF, 10 dezembro de 2016. Assunto: Cronograma de RECUPERAÇÃO FINAL/2016 Prezados Senhores Pais ou Responsáveis. Segue o calendário de Recuperação Final/2016. Solicitamos que ele seja devidamente

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA - SADEAM 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA - SADEAM 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ESPAÇO E FORMA Identificar a localização/movimentação de objeto ou pessoa em mapa, croqui e outras representações gráficas. Identificar propriedades comuns e diferenças entre

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 2ª Rosemeire Meinicke /Gustavo Lopes 6º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 2 Foco: Os conjuntos numéricos Construir significados para os números naturais, inteiros,

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa - 4 º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa - 4 º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa - 4 º Ano (As Aulas previstas são contabilizadas em unidades de 60 minutos e 8 horas semanais) Comunicação oral Comunicar oralmente, com progressiva

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Processo Seletivo 2017 para Ensino Fundamental e Ensino Médio

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Processo Seletivo 2017 para Ensino Fundamental e Ensino Médio 1º Ano do Ensino Fundamental (Alunos concluintes do 2º Período da Educação Infantil) Escrita do nome completo; Identificar e reconhecer as letras do alfabeto; Identificar e diferenciar letras iniciais

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas Curriculares de Matemática 1º CICLO MATEMÁTICA 4º ANO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

Departamento da Educação Pré-Escolar. Perfil de Aprendizagens Específicas, no final dos 3 Anos

Departamento da Educação Pré-Escolar. Perfil de Aprendizagens Específicas, no final dos 3 Anos DGEstE Direção de Serviços da Região Norte Agrupamento de Escolas LEONARDO COIMBRA FILHO, PORTO Código 152213 Departamento da Educação Pré-Escolar Ano Letivo 2016/2017 Perfil de Aprendizagens Específicas,

Leia mais

PERFIS DE SAÍDA DOS ESTUDANTES DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA

PERFIS DE SAÍDA DOS ESTUDANTES DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA PERFIS DE SAÍDA DOS ESTUDANTES DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS EIXO TEMÁTICO COMPETÊNCIAS ESPERADAS Variedades lingüísticas; Diálogo; Turnos. Gênero

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL 2º Período

EDUCAÇÃO INFANTIL 2º Período EDUCAÇÃO INFANTIL 2º Período Objetivo Geral Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; Descobrir

Leia mais

1.º Bimestre / Matemática. Descritores

1.º Bimestre / Matemática. Descritores 1.º Bimestre / 2017 Matemática Descritores 4º ANO Calcular o resultado de uma adição ou de uma subtração de números naturais. Estimar a medida de grandeza, utilizando unidades de medida convencionais ou

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DISCIPLINAS Departamento de 1.º Ciclo CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1º ANO ANO LETIVO 2016/ 17 PORTUGUÊS MATEMÁTICA ESTUDO DO MEIO DOMÍNIO: ORALIDADE (O1) Interação discursiva - Princípio

Leia mais

Conteúdos-2º ano. Português

Conteúdos-2º ano. Português Português Compreensão do Oral Prestar atenção ao que ouve. Utilizar técnicas simples para registar, tratar e reter a informação. Manifestar ideias, sensações e sentimentos pessoais, suscitados pelos discursos

Leia mais

Informação - Ficha de Avaliação Global de Matemática 3.º ano. 1.º Ciclo do Ensino Básico maio de 2016

Informação - Ficha de Avaliação Global de Matemática 3.º ano. 1.º Ciclo do Ensino Básico maio de 2016 Agrupamento de Escolas de Marrazes Cód. 1609 Informação - Ficha de Avaliação Global de Matemática.º ano 1.º Ciclo do Ensino Básico maio de 2016 O presente documento divulga informação relativa à ficha

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMPAIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMPAIO 1.º Período Nº Aulas Previstas (horas) Números e Operações Números e Operações Correspondências um a um e comparação do número de elementos de dois conjuntos. Contagens Números naturais até 10. Contagens

Leia mais

MATEMÁTICA 3º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Currículo Paulo VI. Números naturais. Relações numéricas Múltiplos e divisores

MATEMÁTICA 3º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Currículo Paulo VI. Números naturais. Relações numéricas Múltiplos e divisores MATEMÁTICA 3º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Tópicos Números naturais Relações numéricas Múltiplos e divisores Novo programa de matemática Objetivos específicos Realizar contagens progressivas e regressivas a

Leia mais

HABILIDADES. Identificar o que diferencia o ser humano dos outros animais. Compreender o que significa ter saúde.

HABILIDADES. Identificar o que diferencia o ser humano dos outros animais. Compreender o que significa ter saúde. ssociação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL Disciplina: Ciências Trimestre: 1º CONTEÚDOS HABILIDADES AVALIAÇÕES Os seres humanos. Desenvolvimento dos seres humanos. Cuidados com a saúde. Higiene

Leia mais

SE VOCÊ QUER, VOCÊ PODE

SE VOCÊ QUER, VOCÊ PODE Há quase 3 décadas, o Coleguium ensina a enfrentar os desafios da vida por meio de uma formação de excelência. Desde cedo, nossos alunos desenvolvem habilidades e valores que extrapolam o conteúdo de sala

Leia mais

MATEMÁTICA 4º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM

MATEMÁTICA 4º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM GRNDEZS E MEDDS ESPÇO E FORM NÚMEROS E OPERÇÕES MTEMÁTC 4º NO 1º BMESTRE EXO CONTEÚDO HBLDDE BORDGEM Numerais até 9.999 Representar, contar, realizar a leitura e registro de números até 9.999 ( em algarismos

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA: Ciências ÁREA DE ENSINO: FUNDAMENTAL I SÉRIE\ ANO: 4º ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA: Ciências ÁREA DE ENSINO: FUNDAMENTAL I SÉRIE\ ANO: 4º ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 A VIDA SOB MICROSCÓPIO *Conhecer a história do microscópio *Conhecer doenças causadas por microrganismos *conhecer que os seres vivos são formados por células *Conhecendo microscópio e sua utilidade.

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 1º ANO A e B 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA

REUNIÃO DE PAIS 1º ANO A e B 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA REUNIÃO DE PAIS 1º ANO A e B 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA PROPÓSITOS DA REUNIÃO Dar notícias dos grupos. Apresentar o trabalho que será realizado no decorrer do ano letivo, em cada área

Leia mais

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 ÁREAS COMPONENTES OBJETIVOS ATIVIDADES/ESTRATÉGIAS ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIA Construção da identidade e da auto estima

Leia mais

PERFIL DE DESEMPENHO. PRÉ-ESCOLAR 4 anos

PERFIL DE DESEMPENHO. PRÉ-ESCOLAR 4 anos PRÉ-ESCOLAR 4 anos O aluno deverá ser capaz de: ÁREAS DE CONTEÚDO DOMÍNIO/COMPONENTES DESCRITOR Construção da identidade e autoestima - Saber dizer o seu nome próprio e a sua idade - Verbalizar as necessidades

Leia mais

Avaliações Mensais - 1º bimestre Conteúdo Mensal do 1 Bimestre

Avaliações Mensais - 1º bimestre Conteúdo Mensal do 1 Bimestre CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO FUNDAMENTAL 2 ANO - VESPERTINO Mensais - 1º bimestre 2014 Leitura e interpretação de texto Alfabeto págs. 16 a 21 Escrevendo certo p ou b págs. 22 e 23 Ordem alfabética págs.

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 1º PERÍODO/2017 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 1º PERÍODO/2017 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 1º PERÍODO/2017 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA (Unidade 1) Gêneros Textos narrativos: histórias em quadrinhos e contos elementos da narrativa: narrador, personagem,

Leia mais

REGULAMENTO - EDIÇÃO Premiações

REGULAMENTO - EDIÇÃO Premiações REGULAMENTO - EDIÇÃO 2015 1. Objetivo Reconhecer o trabalho dos professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede pública, através de premiação daqueles cujas classes se destaquem no aproveitamento

Leia mais

1 ANO ENSINO FUNDAMENTAL I - AM 1

1 ANO ENSINO FUNDAMENTAL I - AM 1 1 ANO ENSINO FUNDAMENTAL I - AM 1 24.02.2014 (2ª Feira) Língua Portuguesa Redação 25.02.2014 (3ª Feira) História Inglês 26.02.2014 (4ª Feira) Geografia Ciências 27.02.2014 (5ª Feira) Matemática Horário

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Maternal 3 1º Período Conteúdo

Leia mais

2º ANO A e B. CIÊNCIAS Mensal: Livro do Uno - págs. 6 a 18. Unidade 3: Os animais. Caderno.

2º ANO A e B. CIÊNCIAS Mensal: Livro do Uno - págs. 6 a 18. Unidade 3: Os animais. Caderno. 2º ANO A e B Mensal: Livro do Uno págs. 6 a 32. Caderno: Sinais de pontuação (ponto final, interrogação e exclamação), sinônimo e antônimo, noção de coletivo, produção de texto. Ortografia: S e SS, C e

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO LETIVO 2014/2015 GRUPO DO 2º ANO CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PORTUGUÊS MATEMÁTICA ESTUDO DO MEIO COMPREENSÃO E EXPRESSÃO ORAL: campo lexical e semântico; o Texto oral e escrito; o Sons e fonemas; o Texto

Leia mais

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO UNIDADE 1 EU E OS OUTROS *Perceber a diversidade étnica física e de gênero no seu meio de convivência. *Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras

Leia mais

Escola: AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

Escola: AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS e Comunicação Formação Pessoal e Social Escola: AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS Nome: Idade: 4 anos Sala: Educação pré-escolar Ano letivo / 1º período Assiduidade Presenças: Faltas: Sabe o seu nome e idade.

Leia mais

1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA. Nas relações as pequenas coisas são as grandes.

1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA. Nas relações as pequenas coisas são as grandes. Processo Admissão 1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA Nas relações as pequenas coisas são as grandes. (Covey) Vemos a educação da criança como um processo educativo que possibilita a vivência da cidadania, das

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 1ª Matemática 5º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade BLOCO: ESPAÇO E FORMA/ GEOMETRIA COMPETÊNCIA 1: Perceber o espaço ocupado pelo próprio corpo e por diferentes objetos, demonstrando

Leia mais

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Ano : 1º ano Ano letivo 2013.2014 Disciplina : MATEMÁTICA Turmas: 1º ano Professores: todos os docentes do 1º ano Números e Operações Números naturais 1- Contar até cem 1. Verificar que dois conjuntos

Leia mais

SEIAS Colégio Imaculada Conceição Filhas de Jesus

SEIAS Colégio Imaculada Conceição Filhas de Jesus SEIAS Colégio Imaculada Conceição Filhas de Jesus 1 Conteúdos Conceituais Área de conhecimento: Ensino Religioso. Rituais: - Propiciatórios/Orações; - Divinatórios/Transcendente; - Mistérios/Cerimônias..

Leia mais

Ano Letivo 2013/2014 Disciplina Português Ano 4º Classificação

Ano Letivo 2013/2014 Disciplina Português Ano 4º Classificação Capacidade de compreensão Critérios specíficos de avaliação Ano Letivo 2013/2014 Disciplina Português Ano 4º Classificação Interpreta Responde Reconta Questiona Revela dificuldades na interpretação. Responde

Leia mais

CONTEÚDO E HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES Nº 02 3º BIMESTRE/2016

CONTEÚDO E HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES Nº 02 3º BIMESTRE/2016 , CONTEÚDO E HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES Nº 02 3º BIMESTRE/2016 Dia Disciplina Conteúdo 1º Ano A Português = Produção de lista, plural, texto narrativo, palavras com NH, palavras com LH, construção de frases,

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 4º ANO ESCOLA ANO LETIVO PROFESSOR(A) DATA: / /

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 4º ANO ESCOLA ANO LETIVO PROFESSOR(A) DATA: / / AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 4º ANO ESCOLA ANO LETIVO PROFESSOR(A) DATA: / / ESPAÇO E FORMA: Identificar posição de pessoa e/ou objeto presentes em representações utilizando um pontos

Leia mais

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Matemática 3.º ano 2014/2015

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Matemática 3.º ano 2014/2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AN SELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Matemática 3.º ano 2014/2015 Domínio (Unidade/ tema) Subdomínio/Conteúdos

Leia mais

CONTEÚDOS: DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS: CONTEÚDOS PROVÁVEIS DA 1ª ETAPA/2013 DICAS DE ESTUDO. DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: Luciane

CONTEÚDOS: DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS: CONTEÚDOS PROVÁVEIS DA 1ª ETAPA/2013 DICAS DE ESTUDO. DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: Luciane CONTEÚDOS PROVÁVEIS DA 1ª ETAPA/2013 DICAS DE ESTUDO DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: Luciane Características do gênero receita. Ordem alfabética.. Consulta ao dicionário. Separação em silabas.

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 4º ANO A PROFESSORA LUANA

REUNIÃO DE PAIS 4º ANO A PROFESSORA LUANA REUNIÃO DE PAIS 4º ANO A PROFESSORA LUANA AVALIAÇÃO ANSIEDADE ENTENDER AGITAÇÃO SURPRESA CONHECIMENTO NERVOSO RELEMBRAR SUSTO PREOCUPAÇÃO PRESSÃO MEDO ESPANTO AFLIÇÃO PENSATIVO ADRENALINA ESTUDAR ALEGRIA

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÂO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS 2º CICLO ANO LETIVO 2015 / 2016 DOMÍNIOS DE APRENDIZAGEM DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA PONDERAÇÃO INSTRUMENTOS DE

Leia mais