CURRÍCULO UNIFICADO PARA FUNDAMENTAL I 1º ANO 1º BIMESTRE 1º ANO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURRÍCULO UNIFICADO PARA FUNDAMENTAL I 1º ANO 1º BIMESTRE 1º ANO"

Transcrição

1 CUÍCULO UFCO P FUML 1º O 1º BM 1º O Á O CHG COÚO / V MMÁC LÍGU POUGU o reconhecimento, à valorização e à construção do significado dos números como ferramentas necessárias no seu cotidiano. À comunicação de ideias, de hipóteses, de processos matemáticos utilizados em situaçõesproblema relativos à contagem e aos significados das operações fundamentais. o reconhecimento e à valorização das noções de espaço/forma como ferramentas necessárias no seu cotidiano. o reconhecimento e à valorização de grandezas mensuráveis. o estabelecimento de aproximações do uso de tabelas e gráficos para representação de informações. À ampliação de suas possibilidades de comunicação e expressão. À utilização da linguagem oral nas diferentes situações de comunicação. o interesse pela leitura de histórias. À escolha de livros para ler e apreciar. À escrita de seu nome completo e de outras pessoas. À familiarização e ao interesse pela escrita de palavras e textos. úmeros no contexto diário (número da casa, nº do telefone, data de aniversário). Contagem oral. ssociação da denominação do número a sua respectiva representação simbólica. scritas numéricas (produção e comparação). ucessor e antecessor. scalas ascendentes e descendentes (de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez a partir de um número dado). Cálculo de adição e subtração sem agrupamentos e desagrupamentos. Cálculo mental com dois ou mais termos. stimativa. Figuras planas e espaciais (identificação, descrição, comparação e classificação). Unidades de tempo: dia, semana, mês, bimestre, semestre, ano. Gráfico de pictograma e tabelas (Leitura e interpretação). Linguagem verbal e não verbal. xpressões de cortesia. odas de conversa que abordem temas do cotidiano. odas de leitura. egmentação oral das sílabas das palavras. emelhanças sonoras em sílabas e rimas. xpressão oral de ideias e opiniões. GÊO: poema, trava-língua, parlenda. Leitura individual (pseudoleitura). Leitura compartilhada. Leitura coletiva. scrita do nome completo. scrita de palavras de memória. omeação das letras do alfabeto. Ordem alfabética. ssociação letra som. iferentes tipos de letras (cursiva/de imprensa, maiúscula/minúscula). egmentação das sílabas. specificidades das palavras quanto ao repertório, quantidade, tamanho e ordem das letras.

2 1º BM 1º O Á O CHG COÚO / V LÍGU POUGU CÊC U e OC V U o estabelecimento de algumas relações entre o modo de vida característico do seu grupo social, outros grupos e gerações. À ampliação de sua autoconfiança, independência e autonomia. o estabelecimento de algumas relações entre o modo de vida característico do seu grupo social e de outros grupos. o conhecimento de que a paisagem é formada por diferentes componentes interdependentes. o desenvolvimento de atitudes que valorizam a saúde, o bem-estar individual e coletivo. o reconhecimento dos processos e etapas de transformação de materiais em objetos. À caracterização dos movimentos visíveis dos corpos celestes no horizonte. À produção de trabalhos de rte e à utilização da linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem e outros. o contato, valorização e apreciação de diversas imagens. o reconhecimento da importância das artes visuais na sociedade e na vida dos indivíduos À ampliação do repertório de gestos instrumentais e expressivos. À integração e comunicação com os outros por meio do gesto e do movimento. À criação e execução de sequências simples de movimentos. Composições silábicas e suas variedades (exemplo: rato, barata, carro, ar). Palavra e imagem. exto coletivo (professor/escriba). tividades que promovam o avanço das hipóteses de escrita (da escrita do ntermediário para silábico). História Pessoal. iferentes tipos de organização e vivências das famílias na atualidade. Hábitos e costumes socioculturais referentes à alimentação, ao lazer e aos esportes. Modos de vida: comunidades indígenas. esolução de conflitos por meio do diálogo. iferentes maneiras de se relacionar com o ambiente. lementos da natureza (ar, solo, água luz e seres vivos). Classificação dos seres vivos (macroscópicos e microscópicos). Características físicas do corpo. Características próprias e das pessoas do convívio (semelhanças e diferenças). Prevenção de acidentes domésticos. Objetos do cotidiano escolar (origem). lementos constituintes do céu durante o dia e da noite. ol, fonte de calor e luz. Pintura: experimentos de criação a partir da cor, com variedade de materiais e suportes. xperimentos de composição com cores primárias, secundárias e neutras. Observação de obras de arte que explorem a criação a partir pintura. Obras / artistas estudados (contexto social e histórico). Brincadeiras cantadas. Movimentos a partir de ritmos populares brasileiros e estrangeiros (improvisação). Observação de espetáculos de dança que explorem ritmos populares brasileiras e estrangeiras.

3 1º BM 1º O Á O CHG COÚO / V o desenvolvimento do olhar, fruição e sensibilidade sobre manifestações de expressão da dança em diversas culturas. À valorização das manifestações em dança, com respeito à diversidade. o contato com informações sobre artistas, estilos e contextos da dança. anças praticadas na comunidade. spetáculos/profissionais da dança estudados (contexto social e histórico). M Ú C O À utilização expressiva dos parâmetros do som. À expressão de sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações e interpretações musicais. À escuta atenta de sons do ambiente e de obras de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas bem como seus contextos e compositores. À reflexão sobre os elementos formais, expressivos e históricos da música. À experimentação das possibilidades expressivas de seu próprio corpo e dos diversos movimentos que ele permite. À utilização de objetos variados e brinquedos em jogos de improvisação. o reconhecimento e integração com os colegas na elaboração de cenas e na improvisação teatral. o contato com a linguagem teatral. o conhecimento de aspectos das várias formas de dramatização existentes ao longo da história. Brincadeiras cantadas utilizando canções populares brasileiras e estrangeiras. om e silêncio nas canções populares brasileiras e estrangeiras xperimentação e improvisação com instrumentos musicais e objetos sonoros. Parâmetro do som (intensidade). xperimentação de formas de registro dos sons pesquisados e/ou produzidos, por meio de desenhos. scuta da paisagem sonora do cotidiano do aluno. Música de popular brasileira e estrangeira/músicos estudados (contexto social e histórico). Jogos de improvisação em movimento e parados (quadro vivo) a partir de imagens. Contação de histórias com objetos. Contação de histórias adaptadas a partir de espetáculos teatrais. Criação de pequenas cenas teatrais (esquetes). Observação de espetáculos teatrais. stilos e autores teatrais apreciados (contexto social e histórico).

4 2º BM 1º O Á O CHG COÚO / V MMÁC LÍGU POUGU o reconhecimento, à valorização e à construção do significado dos números como ferramentas necessárias no seu cotidiano. À comunicação de ideias, de hipóteses, de processos matemáticos utilizados em situaçõesproblema relativos à contagem e aos significados das operações fundamentais. o reconhecimento e à valorização das noções de espaço/forma como ferramentas necessárias no seu cotidiano. o reconhecimento e à valorização de grandezas mensuráveis. o estabelecimento de aproximações do uso de tabelas e gráficos para representação de informações. À ampliação de suas possibilidades de comunicação e expressão. À utilização da linguagem oral nas diferentes situações de comunicação. o interesse pela leitura de histórias. À escolha de livros para ler e apreciar. À escrita de seu nome completo e de outras pessoas. À familiarização e ao interesse pela escrita de palavras e textos. úmeros e suas diferentes funções (quantificação de elementos de uma coleção, medidas de grandezas, indicação de posição e código). Contagem oral (pareamento, estimativa e correspondência de agrupamentos). ssociação da denominação do número a sua respectiva representação simbólica. scritas numéricas (produção e comparação). esolução de problemas (juntar, acrescentar, retirar e separar, comparar e completar quantidades, utilizando estratégias próprias). egularidades na série numérica. Cálculo de adição e subtração sem agrupamentos e desagrupamentos. Cálculo mental com dois ou mais termos. stimativa. Figuras planas e espaciais (identificação, descrição, comparação e classificação, igualdades e diferenças). Unidades de tempo: dia, semana, mês, bimestre, semestre, ano. Gráficos de barra horizontais e verticais e tabelas (leitura e interpretação). Linguagem verbal e não verbal. xpressões de cortesia. odas de conversa que abordem temas do cotidiano. odas de leitura. egmentação oral das sílabas das palavras. emelhanças sonoras em sílabas e rimas. xpressão oral de ideias e opiniões. GÊO: bilhete, poema, cartaz, tirinha, capa de livro, cantiga. Leitura individual (pseudoleitura). Leitura compartilhada. Leitura coletiva. scrita do nome completo. scrita de palavras de memória. omeação das letras do alfabeto. Ordem alfabética. ssociação letra som. iferentes tipos de letras (cursiva/de imprensa, maiúscula/minúscula). egmentação das sílabas. specificidades das palavras quanto ao repertório, quantidade, tamanho e ordem das letras. Composições silábicas e suas variedades (exemplo: rato, barata, carro, ar).

5 2º BM 1º O Á O CHG COÚO / V LÍGU POUGU o estabelecimento de algumas relações entre o modo de vida característico do seu grupo social, outros grupos e gerações. À ampliação de sua autoconfiança, independência e autonomia. Palavra e imagem. exto coletivo (professor/escriba). strutura frasal. tividades que promovam o avanço das hipóteses de escrita (da escrita silábica à escrita alfabética). elações entre o passado e presente. iferentes tipos de fontes de informações. Passagem do tempo: linha do tempo, calendários e dias da semana. atas comemorativas: fatos históricos importantes. Modos de vida: comunidade quilombola. esolução de conflitos por meio do diálogo. CÊC U e OC o estabelecimento de algumas relações entre o modo de vida característico do seu grupo social e de outros grupos. o conhecimento de que a paisagem é formada por diferentes componentes interdependentes. o desenvolvimento de atitudes que valorizam a saúde, o bem-estar individual e coletivo. atureza local: ambiente natural do município. nimais (alimentação, habitat, revestimento, locomoção). Plantas (cuidados e necessidades básicas). Partes do corpo (cabeça, membros inferiores e superiores, tórax e abdome e órgãos reprodutivos externos). Ciclo vital humano. o reconhecimento dos processos e etapas de transformação de materiais em objetos. À caracterização dos movimentos visíveis dos corpos celestes no horizonte. Origem de objetos de uso pessoal. elação luz e sombra. V U À produção de trabalhos de rte e à utilização da linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem e outros. o contato, valorização e apreciação de diversas imagens. o reconhecimento da importância das artes visuais na sociedade e na vida dos indivíduos À ampliação do repertório de gestos instrumentais e expressivos. À integração e comunicação com os outros por meio do gesto e do movimento. À criação e execução de sequências simples de Modelagem: experimentos de criação a partir da manipulação de materiais maleáveis. scultura: experimentos de criação a partir da manipulação de materiais semirrígidos. Observação de obras de arte que explorem a criação a partir da modelagem e escultura. Obras / artistas estudados (contexto social e histórico). Brincadeiras cantadas. Movimentos a partir de ritmos tradicionais (improvisação). Movimentos a partir de histórias (improvisação).

6 2º BM 1º O Á O CHG COÚO / V M Ú C O movimentos. o desenvolvimento do olhar, fruição e sensibilidade sobre manifestações de expressão da dança em diversas culturas. À valorização das manifestações em dança, com respeito à diversidade. o contato com informações sobre artistas, estilos e contextos da dança. À utilização expressiva dos parâmetros do som. À expressão de sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações e interpretações musicais. À escuta atenta de sons do ambiente e de obras de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas bem como seus contextos e compositores. À reflexão sobre os elementos formais, expressivos e históricos da música. À experimentação das possibilidades expressivas de seu próprio corpo e dos diversos movimentos que ele permite. À utilização de objetos variados e brinquedos em jogos de improvisação. o reconhecimento e integração com os colegas na elaboração de cenas e na improvisação teatral. o contato com a linguagem teatral. o conhecimento de aspectos das várias formas de dramatização existentes ao longo da história. Observação de espetáculos de dança que explorem os ritmos tradicionais. anças e folguedos tradicionais de Mogi das Cruzes. spetáculos/profissionais da dança estudados (contexto social e histórico). Brincadeiras cantadas utilizando canções tradicionais. om e silêncio na música tradicional. xperimentação e improvisação com instrumentos musicais e objetos sonoros. onorização de imagens (pinturas, fotografias etc.) utilizando instrumentos musicais e objetos sonoros. Parâmetro do som (duração). xperimentação de formas de registro dos sons pesquisados e/ou produzidos, por meio de desenhos. ecriação de paisagens sonoras, utilizando instrumentos musicais e objetos sonoros. Música tradicional (contexto social e histórico). Jogos de improvisação a partir de canções. eatro de bonecos. Contação de histórias adaptadas a partir de espetáculos teatrais. Criação de pequenas cenas teatrais (esquetes). Observação de espetáculos teatrais. stilos/autores teatrais apreciados (contexto social e histórico).

7 3º BM 1º O Á O CHG COÚO / V MMÁC LÍGU POUGU o reconhecimento, aa valorização e aa construção do significado dos números como ferramentas necessárias no seu cotidiano. À comunicação de ideias, de hipóteses, de processos matemáticos utilizados em situaçõesproblema relativos à contagem e aos significados das operações fundamentais. o reconhecimento e à valorização das noções de espaço/forma como ferramentas necessárias no seu cotidiano. o reconhecimento e à valorização de grandezas mensuráveis. o estabelecimento de aproximações do uso de tabelas e gráficos para representação de informações. À ampliação de suas possibilidades de comunicação e expressão. À utilização da linguagem oral nas diferentes situações de comunicação. o interesse pela leitura de histórias. À escolha de livros para ler e apreciar. À escrita de seu nome completo e de outras pessoas. À familiarização e ao interesse pela escrita de palavras e textos. Contagem oral (pareamento, estimativa e correspondência de agrupamentos). ssociação da denominação do número a sua respectiva representação simbólica. scritas numéricas (produção e comparação). esolução de problemas (juntar, acrescentar, retirar e separar, comparar e completar quantidades, utilizando estratégias próprias). egularidades na série numérica. Comparação e ordenação de quantidades (por meio de contagem, formulação de hipóteses sobre a grandeza numérica, identificação da quantidade de algarismos e da posição ocupada por eles na escrita numérica). Cálculo de adição e subtração sem agrupamentos e desagrupamentos. Cálculo mental com dois ou mais termos. stimativa. Figuras geométricas planas (identificação). Localização e movimentação de objetos no espaço (identificação, descrição e representação por meio de mapas da sala de aula, trajetos, percursos...). Medidas de comprimento (comparação e ordenação). Medidas de tempo (leitura de horas, comparando relógios digitais e analógicos). istema monetário brasileiro atual. Gráfico de setores circulares e tabelas (leitura e interpretação). Linguagem verbal e não verbal. xpressões de cortesia. odas de conversa que abordem temas do cotidiano. odas de leitura. egmentação oral das sílabas das palavras. emelhanças sonoras em sílabas e rimas. xpressão oral de ideias e opiniões. GÊO: bilhete, poema, cartaz, parlenda, placa, rótulo, história em quadrinhos. Leitura individual (pseudoleitura). Leitura compartilhada. Leitura coletiva. scrita do nome completo. scrita de palavras e frases de memória. ssociação letra som. iferentes tipos de letras (cursiva/de imprensa, maiúscula/minúscula). egmentação das sílabas.

8 3º BM 1º O Á O CHG COÚO / V LÍGU POUGU CÊC U e OC o estabelecimento de algumas relações entre o modo de vida característico do seu grupo social, outros grupos e gerações. À ampliação de sua autoconfiança, independência e autonomia. o estabelecimento de algumas relações entre o modo de vida característico do seu grupo social e de outros grupos. o conhecimento de que a paisagem é formada por diferentes componentes interdependentes. o desenvolvimento de atitudes que valorizam a saúde, o bem-estar individual e coletivo. V U o reconhecimento dos processos e etapas de transformação de materiais em objetos. À caracterização dos movimentos visíveis dos corpos celestes no horizonte. À produção de trabalhos de rte e à utilização da linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem e outros. o contato, valorização e apreciação de diversas imagens. o reconhecimento da importância das artes visuais na sociedade e na vida dos indivíduos À ampliação do repertório de gestos instrumentais e expressivos. À integração e comunicação com os outros por specificidades das palavras quanto ao repertório, quantidade, tamanho e ordem das letras. Composições silábicas e suas variedades (exemplo: rato, barata, carro, ar). Palavra e imagem. exto coletivo e reescrita (professor/escriba). tividades que promovam o avanço das hipóteses da escrita (da escrita silábica à escrita alfabética). escola em outros tempos. Costumes do grupo escolar (mudanças e permanências). iferentes espaços da escola e suas funções. Pontos de referência para a localização dos espaços da escola. elações sociais na escola (alunos e profissionais). Modos de vida: comunidades do campo. esolução de conflitos por meio do diálogo. Mata tlântica (história, localização e exploração). Mata tlântica (fatores bióticos e abióticos). Higiene corporal. Processo de transformação de alimentos in natura em alimentos industrializados. Planetas do istema olar. esenho: experimentos de criação a partir do ponto e da linha, com variedade de materiais e suportes. Observação de obras de arte que explorem a criação a partir do ponto e linha. Obras / artistas estudados (contexto social e histórico). Brincadeiras cantadas. Movimentos a partir de peças eruditas (improvisação). Criação de coreografias simples.

9 3º BM 1º O Á O CHG COÚO / V M Ú C O meio do gesto e do movimento. À criação e execução de sequências simples de movimentos. o desenvolvimento do olhar, fruição e sensibilidade sobre manifestações de expressão da dança em diversas culturas. À valorização das manifestações em dança, com respeito à diversidade. o contato com informações sobre artistas, estilos e contextos da dança. À utilização expressiva dos parâmetros do som. À expressão de sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações e interpretações musicais. À escuta atenta de sons do ambiente e de obras de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas bem como seus contextos e compositores. À reflexão sobre os elementos formais, expressivos e históricos da música. À experimentação das possibilidades expressivas de seu próprio corpo e dos diversos movimentos que ele permite. À utilização de objetos variados e brinquedos em jogos de improvisação. o reconhecimento e integração com os colegas na elaboração de cenas e na improvisação teatral. o contato com a linguagem teatral. o conhecimento de aspectos das várias formas de dramatização existentes ao longo da história. Observação de espetáculos de dança que explorem a música erudita. spetáculos/profissionais da dança estudados (contexto social e histórico). Brincadeiras utilizando peças eruditas. om e silêncio na música erudita. Parâmetro do som (altura). onorização de imagens (pinturas, fotografias etc.) utilizando instrumentos musicais e objetos sonoros. xperimentação com formas de registro dos sons pesquisados e/ou produzidos, por meio de desenhos. xperimentação e improvisação com instrumentos musicais e objetos sonoros. Peças eruditas/ músicos estudados (contexto social e histórico). Jogos de improvisação a partir de situações simples ou tiras de histórias em quadrinhos. Jogos de improvisação utilizando máscaras e acessórios. Contação de histórias adaptadas a partir de espetáculos teatrais. Criação de pequenas cenas teatrais (esquetes). Observação de espetáculos teatrais. stilos/autores teatrais apreciados (contexto social e histórico).

10 4º BM 1º O Á O CHG COÚO / V MMÁC LÍGU POUGU o reconhecimento, aa valorização e aa construção do significado dos números como ferramentas necessárias no seu cotidiano. À comunicação de ideias, de hipóteses, de processos matemáticos utilizados em situaçõesproblema relativos à contagem e aos significados das operações fundamentais. o reconhecimento e à valorização das noções de espaço/forma como ferramentas necessárias no seu cotidiano. o reconhecimento e à valorização de grandezas mensuráveis. o estabelecimento de aproximações do uso de tabelas e gráficos para representação de informações. À ampliação de suas possibilidades de comunicação e expressão. À utilização da linguagem oral nas diferentes situações de comunicação. o interesse pela leitura de histórias. À escolha de livros para ler e apreciar. ssociação da denominação do número a sua respectiva representação simbólica scritas numéricas (produção e comparação). esolução de problemas (juntar, acrescentar, retirar e separar, comparar e completar quantidades, utilizando cálculo mental e outras estratégias pessoais). egularidades na série numérica. Comparação e ordenação de quantidades (por meio de contagem, formulação de hipóteses sobre a grandeza numérica, identificação da quantidade de algarismos e da posição ocupada por eles na escrita numérica). úzia e dezena. Cálculo de adição e subtração sem agrupamentos e desagrupamentos. Cálculo mental com dois ou mais termos. stimativa. Figuras geométricas planas (representação). Localização e movimentação de objetos no espaço (identificação, descrição e representação por meio de mapas da sala de aula, trajetos, percursos...). sometrias (rotação, reflexão e translação), utilizando malhas quadriculadas. Medidas de comprimentos (comparação e ordenação). Medidas de tempo (leitura de horas, comparando relógios digitais e de analógico) istema monetário brasileiro atual. Grandezas da mesma natureza (comparação por meio de estratégias pessoais e seleção de instrumentos de medida apropriados). Gráfico de linha e tabelas (leitura, interpretação coleta de ados e organização). Linguagem verbal e não verbal. xpressões de cortesia. odas de conversa que abordem temas do cotidiano. odas de leitura. egmentação oral das sílabas das palavras. emelhanças sonoras em sílabas e rimas. xpressão oral de ideias e opiniões. GÊO: poema, cartaz, fábula e convite. Leitura individual. Leitura compartilhada. Leitura coletiva.

11 4º BM 1º O Á O CHG COÚO / V LÍGU POUGU CÊC U e OC À escrita de seu nome completo e de outras pessoas. À familiarização e ao interesse pela escrita de palavras e textos. o estabelecimento de algumas relações entre o modo de vida característico do seu grupo social, outros grupos e gerações. À ampliação de sua autoconfiança, independência e autonomia. o estabelecimento de algumas relações entre o modo de vida característico do seu grupo social e de outros grupos. o conhecimento de que a paisagem é formada por diferentes componentes interdependentes. o desenvolvimento de atitudes que valorizam a saúde, o bem-estar individual e coletivo. scrita do nome completo. scrita de palavras e frases de memória. ssociação letra som. iferentes tipos de letras (cursiva/de imprensa, maiúscula/minúscula). egmentação das sílabas. specificidades das palavras quanto ao repertório, quantidade, tamanho e ordem das letras. Composições silábicas e suas variedades (exemplo: rato, barata, carro, ar). Palavra e imagem. exto coletivo e reescrita (professor/escriba). tividades que promovam a consolidação da hipótese da escrita (escrita alfabética). Preservação dos espaços de uso coletivo na escola; história do bairro onde fica minha escola. s mudanças ocorridas no bairro na escola. Modos de vida: comunidades ribeirinhas e caiçaras. esolução de conflitos por meio do diálogo. ireitos das crianças. Crianças fora da escola e trabalho infantil. io ietê e seus afluentes (história e localização) nimais e plantas da mata ciliar do io ietê. elação dos órgãos sensoriais (aparelho auditivo e visual e sistema nervoso) com as percepções auditiva e visual. Prevenção da automedicação. V U o reconhecimento dos processos e etapas de transformação de materiais em objetos. À caracterização dos movimentos visíveis dos corpos celestes no horizonte. À produção de trabalhos de rte e à utilização da linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem e outros. o contato, valorização e apreciação de diversas imagens. o reconhecimento da importância das artes visuais na sociedade e na vida dos indivíduos volução tecnológica dos objetos: meios de comunicação e transportes. Planetas, astros, estrelas e satélites. Criação de texturas: experimentos de criação de colagem de diferentes materiais sobre superfície plana. rquitetura: experimentos de criação de maquetes simples (rua, escola, bairro). Observação de obras arquitetônicas e maquetes construídas Observação de obras que explorem a criação a partir da colagem e da sobreposição. rquitetura no cotidiano (apreciação). Obras / artistas estudados (contexto social e histórico).

12 4º BM 1º O Á O CHG COÚO / V M Ú C O À ampliação do repertório de gestos instrumentais e expressivos. À integração e comunicação com os outros por meio do gesto e do movimento. À criação e execução de sequências simples de movimentos. o desenvolvimento do olhar, fruição e sensibilidade sobre manifestações de expressão da dança em diversas culturas. À valorização das manifestações em dança, com respeito à diversidade. o contato com informações sobre artistas, estilos e contextos da dança. À utilização expressiva dos parâmetros do som. À expressão de sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações e interpretações musicais. À escuta atenta de sons do ambiente e de obras de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas bem como seus contextos e compositores. À reflexão sobre os elementos formais, expressivos e históricos da música. À experimentação das possibilidades expressivas de seu próprio corpo e dos diversos movimentos que ele permite. À utilização de objetos variados e brinquedos em jogos de improvisação. o reconhecimento e integração com os colegas na elaboração de cenas e na improvisação teatral. o contato com a linguagem teatral. o conhecimento de aspectos das várias formas de dramatização existentes ao longo da história. Brincadeiras cantadas. Movimentos a partir de ritmos da região sudeste (improvisação). Movimentos a partir de poemas (improvisação). Criação de sequências simples de movimentos. Observação de espetáculos de dança que explorem ritmos da região sudeste. spetáculos/profissionais da dança estudados (contexto social e histórico). Brincadeiras utilizando canções e ritmos da região sudeste. onorização de histórias. Parâmetro do som (timbre). xperimentação com formas de registro dos sons pesquisados e/ou produzidos, por meio de desenhos. Canções/ músicos estudados (contexto social e histórico). Jogos de improvisação a partir de situações simples ou fábulas. Jogos de improvisação utilizando máscaras e acessórios. Contação de histórias adaptadas a partir de espetáculos teatrais. Criação de pequenas cenas teatrais (esquetes). Observação de espetáculos teatrais. stilos/autores teatrais apreciados (contexto social e histórico).

13

CURRÍCULO UNIFICADO PARA FUNDAMENTAL I 2º ANO 1º BIMESTRE 2º ANO

CURRÍCULO UNIFICADO PARA FUNDAMENTAL I 2º ANO 1º BIMESTRE 2º ANO CUÍCULO UNFCDO P FUNDMNL 2º NO 1º BM 2º NO Á OND CHG CONÚDO / VDD MMÁC À construção do significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social. Na interpretação e produção da

Leia mais

CURRÍCULO UNIFICADO PARA FUNDAMENTAL I 3º ANO 1º BIMESTRE 3º ANO

CURRÍCULO UNIFICADO PARA FUNDAMENTAL I 3º ANO 1º BIMESTRE 3º ANO CUÍCULO UNFCDO P FUNDMNL 3º NO 1º BM 3º NO Á OND CHG CONÚDO / VDD MMÁC LÍNGU POUGU À construção do significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social. À interpretação e produção

Leia mais

CURRÍCULO UNIFICADO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA INFANTIL III 1º BIMESTRE INFANTIL III

CURRÍCULO UNIFICADO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA INFANTIL III 1º BIMESTRE INFANTIL III CUÍCULO UNFCDO P DUCÇÃO BÁC NFNL 1º BM NFNL Á OND CHG CONÚDO / VDD MMÁC o reconhecimento e valorização dos números, das operações numéricas, das contagens orais e das noções de espaço/forma como ferramentas

Leia mais

CURRÍCULO UNIFICADO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA INFANTIL IV 1º BIMESTRE INFANTIL IV

CURRÍCULO UNIFICADO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA INFANTIL IV 1º BIMESTRE INFANTIL IV CUÍCULO UNFCDO P DUCÇÃO BÁC NFNL V 1º BM NFNL V Á OND CHG CONÚDO / VDD MMÁC LÍNGU POUGU o reconhecimento e valorização dos números, das operações numéricas, das contagens orais e das noções de espaço/forma

Leia mais

Ano lectivo 2010 / 2011 Conteúdos programáticos essenciais Departamento do 1.º ciclo

Ano lectivo 2010 / 2011 Conteúdos programáticos essenciais Departamento do 1.º ciclo Ano de escolaridade: 1ºAno Língua Portuguesa Diálogos Jogos de identificação (palavra/imagem) Completar frases e palavras Escrita e leitura de vogais e consoantes Ditongos orais e nasais Memorização de

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II 2019 Eu, minha escola e meus colegas Reconhecer as pessoas por meio dos nomes que as identificam; Participar de jogos e brincadeiras envolvendo regras de convivência; Reconhecer

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE INÍCIO: 02/05/2018 TÉRMINO: 10/08/2018

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE INÍCIO: 02/05/2018 TÉRMINO: 10/08/2018 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO 4 2018 LÍNGUA PORTUGUESA Reconto de histórias. Letras A, B, C, D, E, F, G, H, bem como as suas convenções para a escrita. Produção de escrita. Escrita como forma de comunicação.

Leia mais

1º ANO INTEGRADO LÍNGUA PORTUGUESA

1º ANO INTEGRADO LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO INTEGRADO LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdo Lição Objetos de aprendizagem Os sinais Placas de sinalização Símbolos, letras e números. As letras Poema Alfabeto Os nomes Convite de aniversário Letras maiúsculas

Leia mais

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26 Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/2018 16:05:26 O eu, o outro e o nós Traços, sons, cores e quantidades, relações e transformações Unidade temática Eu, minha escola e meus colegas necessidades

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas Jardim II A e B/Integral 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS GRUPO 5

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS GRUPO 5 PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS GRUPO 5 Volume 1 Artes Visuais O fazer artístico Ampliação das possibilidades expressivas no uso de técnicas e materiais variados Utilização de materiais artísticos, ampliando

Leia mais

AÇÕES E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO FÍSICA - 1º BIMESTRE AÇÕES E CONTEÚDOS - 1º BIMESTRE

AÇÕES E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO FÍSICA - 1º BIMESTRE AÇÕES E CONTEÚDOS - 1º BIMESTRE 1 EIXO ESTRUTURANTE Cultura do Movimento Corporal/ Reflexão e Ação OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM Desenvolver habilidades de manipulação e motoras básicas, compreendendo a ação a dinâmica e a evolução

Leia mais

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26 Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/2018 16:05:26 EI03EO05 Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Série: Maternal 2 1º Período

Leia mais

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos CUIDAR DE I, DO OUTRO E DO AMBIENTE. CONTEÚDO OBJETIVO ETRATÉGIA RECURO Higiene e cuidado pessoal Reconhecimento do próprio corpo Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso,

Leia mais

LEITURA DESCRITORES BIM2/2018

LEITURA DESCRITORES BIM2/2018 LEITURA LEITURA 1º ANO Diferenciar letras de outros sinais gráficos (como números e sinais de pontuação) ou de outros sistemas de representação. Identificar a finalidade de um texto. Identificar as letras

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Maternal 3 1º Período Conteúdo

Leia mais

OBJETIVOS E CONTEÚDOS

OBJETIVOS E CONTEÚDOS OBJETIVOS E CONTEÚDOS 1º BIMESTRE SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Matemática 1º ano Capítulo 1 Noções e conceitos Comparar e diferenciar grandezas e medidas (comprimento, massa, capacidade, tempo), estabelecendo

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidades de formação sensível, reflexiva

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS GRUPO 4

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS GRUPO 4 PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS GRUPO 4 Volume 1 Artes Visuais O fazer artístico Utilização de materiais artísticos, ampliando seu repertório de possibilidades expressivas e recursos alternativos Exploração

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DISCIPLINAS Departamento de 1.º Ciclo CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1º ANO ANO LETIVO 2014/ 15 PORTUGUÊS MATEMÁTICA ESTUDO DO MEIO COMPREENSAO DO ORAL: Escutar para aprender e construir

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Maternal I A- Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS Domínio: Oralidade (O1) Interação discursiva - Princípio de cortesia - Resposta, pergunta, pedido Compreensão e expressão CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DISCIPLINAS PORTUGUÊS MATEMÁTICA ESTUDO DO MEIO Tema e

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Jardim I A - Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: 4B NOME DO PROJETO: A matemática no nosso dia a dia. PERÍODO DO PROJETO: Setembro/2018 a Dezembro/2018 JUSTIFICATIVA: O projeto surgiu da necessidade da turma em aprender

Leia mais

Organização anual dos conteúdos previstos de acordo com os eixos de conhecimento e os seus respectivos blocos

Organização anual dos conteúdos previstos de acordo com os eixos de conhecimento e os seus respectivos blocos Na abertura de cada unidade de trabalho, constam indicativos de organização para o professor. Com base nesse texto introdutório, o professor tem condições de orientar as discussões com seus pares a fim

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 4B Nome da professora: Maria Morais Nome do projeto: Fui passear e parei no Pará! Período do projeto: 1º Trimestre - Fevereiro a de Abril/ 2019 Justificativa do Projeto De acordo com

Leia mais

Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2018

Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2018 Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2018 2º Ano Ensino Fundamental I Valor da etapa: 30,0 pontos Aluno(a): Professora: Turma: Data: / / LÍNGUA PORTUGUESA Professora(s): Denise Viana e Renatta

Leia mais

Reconhecer o próprio nome e o nome de pessoas com quem convive. Reconhecer a primeira letra do próprio nome.

Reconhecer o próprio nome e o nome de pessoas com quem convive. Reconhecer a primeira letra do próprio nome. EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 2 Conteúdo Lições Objetivos Nome e sobrenome 1, 2 Letra A 3, 4, 5, 18 Reconhecer o próprio nome e o nome de pessoas com quem convive. Reconhecer a primeira letra do

Leia mais

PLANO CURRICULAR 1º Ano PORTUGUÊS Domínios Descritores de Desempenho

PLANO CURRICULAR 1º Ano PORTUGUÊS Domínios Descritores de Desempenho PLANO CURRICULAR Ano de Escolaridade: PORTUGUÊS Oralidade Escutar os outros e esperar pela sua vez para falar. Reconhecer padrões de entoação e ritmo. Falar de forma audível articulando corretamente palavras.

Leia mais

Série: 1 Ano. 1º Período HABILIDADES CONTEÚDOS

Série: 1 Ano. 1º Período HABILIDADES CONTEÚDOS História, Geografia e Ciências 1º Período - Quem sou eu? - O que muda com o tempo. - Você criança. - Datas Comemorativas: Carnaval, Páscoa, Dia internacional da Mulher, índio, Tiradentes, Descobrimento

Leia mais

ÁREAS BLOCOS POR ÁREAS CONTEÚDOS TEMPOS

ÁREAS BLOCOS POR ÁREAS CONTEÚDOS TEMPOS 1º PERÍODO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSEFA DE ÓBIDOS ANO LETIVO 2013/2014 GESTÃO DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DAS TURMAS DO 1º CICLO DO 1ºANO ÁREAS BLOCOS POR ÁREAS CONTEÚDOS TEMPOS Estudo do Meio - À descoberta

Leia mais

Plano Anual - Pré - Escolar II. (4 anos de idade)

Plano Anual - Pré - Escolar II. (4 anos de idade) Plano Anual - Pré - Escolar II (4 anos de idade) Conhecimento do Mundo. Aquisição de noções espaciais (Ex: em cima/em baixo, dentro/fora, perto/longe, atrás/à frente).. Conhecimento de elementos dos seus

Leia mais

CURRÍCULO UNIFICADO PARA FUNDAMENTAL I 4º ANO 1º BIMESTRE 4º ANO

CURRÍCULO UNIFICADO PARA FUNDAMENTAL I 4º ANO 1º BIMESTRE 4º ANO CURRÍCULO UNFCDO PR FUNDMENL 4º NO 1º BMERE 4º NO ÁRE ONDE CHEGR CONEÚDO / VDDE MEMÁC À ampliação do significado do número natural pelo reconhecimento de relações e regularidades. Na interpretação e produção

Leia mais

Projeto Curricular do Bibe Amarelo

Projeto Curricular do Bibe Amarelo Área de Formação Pessoal e Social Educação Para os Valores Independência Autonomia Assertividade Partilha do Poder Vivência de Valores Democráticos Participação Justiça Responsabilidade Cooperação Consciência

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período Objetivo Geral Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; Descobrir

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DISCIPLINAS Departamento de 1.º Ciclo CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1º ANO ANO LETIVO 2016/ 17 PORTUGUÊS MATEMÁTICA ESTUDO DO MEIO DOMÍNIO: ORALIDADE (O1) Interação discursiva - Princípio

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA*

EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* EDUCAÇÃO INFANTIL: VOLUME INICIAL Conteúdo Lições Objetivos Coordenação motora Identidade 1, 8 10, 12, 13, 23, 45, 54, 62, 63 Estimular a Manipular materiais. Desenvolver noção de direção e sentido: da

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ-ESCOLA II DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

LEITURA DESCRITORES BIM3/2018 LEITURA 1º ANO

LEITURA DESCRITORES BIM3/2018 LEITURA 1º ANO LEITURA Identificar a finalidade de um texto. LEITURA 1º ANO Identificar, em palavras, a representação de unidades sonoras como letras com mais de uma correspondência sonora. Identificar, em palavras,

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS / Planificação anual. 1º Ano de escolaridade. 1º Período

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS / Planificação anual. 1º Ano de escolaridade. 1º Período PROGRAMÁTICOS / Planificação anual 1º Ano de escolaridade 1º Período DISCIPLINA: Língua Portuguesa Compreensão do oral; Entoação e ritmo; Campo semântico, campo lexical; Instruções, indicações; Informação

Leia mais

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / Pré II

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / Pré II Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / Pré II Esquema corporal; Vida e obra de Pablo Ruiz Picasso. ATIVIDADES QUE SERÃO ESTUDADAS: Ampliação do repertório gráfico por meio da observação;

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS MATERNAIS III 1ª

CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS MATERNAIS III 1ª CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS MATERNAIS III 1ª Etapa: FEVEREIRO/ MARÇO/ ABRIL Um educador de verdade, segue os passos de Sócrates, acredita nas possibilidades e, por isso, parteja

Leia mais

Procedimentos para Admissão de Novos Estudantes Conteúdos 1º ano do Ensino Fundamental I

Procedimentos para Admissão de Novos Estudantes Conteúdos 1º ano do Ensino Fundamental I Conteúdos 1º ano do Ensino Fundamental I Produção de leitura e literatura (competência auditiva e leitora) Leitura de imagem, Listas, Cartazes LÍNGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS Produção oral e/ou escrita Escrita

Leia mais

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral:

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral: PLANEJAMENTO Julho NOME DO LIVRO: Estratégias de outras áreas do conhecimento A BRUXA SALOMÉ Leitura e escrita; Oralidade; Dias da Semana; Rimas. -Desenvolver o gosto pela leitura, valorizando a como fonte

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ-ESCOLA I DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

Português. COMPREENSÃO DO ORAL Instruções, indicações Informação essencial e acessória Texto oral

Português. COMPREENSÃO DO ORAL Instruções, indicações Informação essencial e acessória Texto oral Conteúdos Programáticos 2º ano de escolaridade Português COMPREENSÃO DO ORAL Instruções, indicações Informação essencial e acessória Texto oral EXPRESSÃO ORAL Intencionalidade comunicativa Regras e papéis

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 4A Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do Projeto: A lona das artes. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 O circo é um mundo mágico no qual

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 1 PERÍODO

CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 1 PERÍODO CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 1 PERÍODO Falar de educação é em primeiro lugar falar de ser humano. E falar de ser humano é pensar e sentir, deslocar-se de lugares e posições

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1.º Ciclo PLANIFICAÇÃO ANUAL - EXPRESSÕES. Ano letivo 2016/2017

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1.º Ciclo PLANIFICAÇÃO ANUAL - EXPRESSÕES. Ano letivo 2016/2017 Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1.º Ciclo PLANIFICAÇÃO ANUAL - EXPRESSÕES Ano letivo 2016/2017 4.º Ano Disciplina Domínios/Blocos Conteúdos Instrumentos de Avaliação Calendarização EXPRESSÃO

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Reconhecer os usos sociais e as funções da escrita 2. Compreender diferenças entre

Leia mais

CURRÍCULO UNIFICADO PARA FUNDAMENTAL I 5º ANO 1º BIMESTRE 5º ANO

CURRÍCULO UNIFICADO PARA FUNDAMENTAL I 5º ANO 1º BIMESTRE 5º ANO CURRÍCULO UNFCDO PR FUNDMENL 5º NO 1º BMERE 5º NO ÁRE ONDE CHEGR CONEÚDO / VDDE MEMÁC À ampliação do significado do número natural pelo reconhecimento de relações e regularidades. À interpretação e produção

Leia mais

Escala de Leitura. NÍVEL (até 425 pontos) NÍVEL 2 (maior que 425 até 525 pontos)

Escala de Leitura. NÍVEL (até 425 pontos) NÍVEL 2 (maior que 425 até 525 pontos) NÍVEL NÍVEL 1 (até 425 pontos) NÍVEL 2 (maior que 425 até 525 pontos) Escala de Leitura ESCALA DE LEITURA Neste nível, os estudantes provavelmente são capazes de: Ler palavras com estrutura silábica canônica,

Leia mais

1º bimestre Quadro bimestral

1º bimestre Quadro bimestral Objetos de conhecimento Letramento matemático Apresentação das Unidades temáticas. comparação e ordenação de números de até três ordens pela compreensão do sistema deci- Habilidades Referência no material

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Infantil II. Educação Infantil

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Infantil II. Educação Infantil Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 Infantil II Educação Infantil Disciplina: LINGUAGEM Série: INFANTIL II Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos Desenvolver

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS (Planificação anual) 2º ano de escolaridade 1º Período

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS (Planificação anual) 2º ano de escolaridade 1º Período PROGRAMÁTICOS (Planificação anual) 2º ano de escolaridade 1º Período DISCIPLINA: Língua Portuguesa Compreensão do oral Expressão oral Leitura Escrita Conhecimento explícito da língua Plano fonológico e

Leia mais

Planificação Anual Disciplina - Expressões - 4 º Ano. Ano letivo: 2017/2018. Expressão Físico- Motora

Planificação Anual Disciplina - Expressões - 4 º Ano. Ano letivo: 2017/2018. Expressão Físico- Motora Planificação Anual Disciplina - Expressões - 4 º Ano Ano letivo: 2017/2018 Calendarização Bloco/Conteúdos N.º de aulas Expressão Físico- Motora Ginástica - Realização de habilidades gímnicas básicas em

Leia mais

Matemática - 2 o Ano. Planejamento Anual. Objetos de conhecimento

Matemática - 2 o Ano. Planejamento Anual. Objetos de conhecimento www.apoioaaula.com.br Matemática - 2 o Ano Planejamento Anual 1 o Bimestre LINHAS Linha reta, linha curva e linha poligonal Polígonos Identificar figuras geométricas planas, considerando algumas características

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A MATRIZ CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - MA Leitura,

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 1 PERÍODO

CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 1 PERÍODO CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 1 PERÍODO Um educador de verdade, segue os passos de Sócrates, acredita nas possibilidades e, por isso, parteja almas: Cria condições para que

Leia mais

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26 Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/2018 16:05:26 EI02EO02 Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios EI02CG01 Apropriar-se de gestos e

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação do 1º ano Educação Artística Artes Visuais Domínios Descritores Instrumentos de Avaliação

Critérios Específicos de Avaliação do 1º ano Educação Artística Artes Visuais Domínios Descritores Instrumentos de Avaliação Critérios Específicos de do 1º ano Educação Artística Artes Visuais - Observar os diferentes universos visuais utilizando um vocabulário específico e adequado. -Mobilizar a linguagem elementar das artes

Leia mais

LEITURA DESCRITORES BIM4/2018

LEITURA DESCRITORES BIM4/2018 LEITURA LEITURA 1.º ANO bd4 bd5 bd6 bd7 bd8 bd31 bd32 bd33 Ler palavras. Ler frases. Localizar informações explícitas em um texto. Reconhecer o assunto de um texto. Identificar a finalidade de um texto.

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 SÉRIE TURMA

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 SÉRIE TURMA C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROGRAMA DE CONTEÚDOS

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Helaine e Thaciana

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Helaine e Thaciana PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Helaine e Thaciana MATEMÁTICA Qual é o nosso afã de cada dia? É tentar sempre o melhor, mas não se cansar de tentar. Santo Agostinho CONTEÚDOS: Livro: Projeto Ápis Matemática

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 2º ANO

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 2º ANO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 2º ANO ESCOLA ANO LETIVO PROFESSOR(A) DATA: / / NÚMERO E OPERAÇÕES identificar conceitos espaciais. Identificar a localização de pessoas e/ou objeto tendo:

Leia mais

Participar de brincadeiras cantadas. Escrever o próprio nome. Expressar ideias por meio da linguagem oral.

Participar de brincadeiras cantadas. Escrever o próprio nome. Expressar ideias por meio da linguagem oral. EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 3 Conteúdos Lição Objetivos Cantigas, brincadeiras, Imagens (pintura e fotografias) e nome Os nomes, poema, sons iniciais O alfabeto e práticas de escrita As vogais

Leia mais

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 TURMA: Fase 5 B NOME DO PROJETO: Raizes Gaúchas: Do rio Guaíba a bela serra NOME DA PROFESSORA RESPONSÁVEL: Roberta Girio Vicenti PERÍODO DO PROJETO: Fevereiro /19 a Abril /19

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se, em situações

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES CURRICULARES 2º Período Ano: 3º Turma: 1º Ciclo

PLANO DE ATIVIDADES CURRICULARES 2º Período Ano: 3º Turma: 1º Ciclo Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto Escola Básica e Secundária de Refojos de Basto Telefone 253 662 338 * Fax 253 662 826 PLANO DE ATIVIDADES CURRICULARES 2º Período Ano: 3º Turma: 1º Ciclo Língua

Leia mais

Conteúdos-2º ano. Português

Conteúdos-2º ano. Português Português Compreensão do Oral Prestar atenção ao que ouve. Utilizar técnicas simples para registar, tratar e reter a informação. Manifestar ideias, sensações e sentimentos pessoais, suscitados pelos discursos

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidade de formação sensível, reflexiva

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA

ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA OBJETIVOS GERAIS Explorar e identificar elementos da música para se expressar e interagir com

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 TURMA: 2º ano PERÍODO: 23/02 a 22/05 DISCIPLINA/PROFESSOR/A OBJETIVO CONTEÚDOS Currículo Ana Paula Froes Língua Portuguesa: Língua Portuguesa: Realizar leituras acompanhando

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se em situações

Leia mais

CURRÍCULO UNIFICADO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA BERÇÁRIO e INICIAL 1º BIMESTRE - BERÇÁRIO e INICIAL

CURRÍCULO UNIFICADO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA BERÇÁRIO e INICIAL 1º BIMESTRE - BERÇÁRIO e INICIAL CUÍCULO UNFCDO P DUCÇÃO BÁC BÇÁO e NCL 1º BM - BÇÁO e NCL Á OND CHG CONÚDO / VDD MMÁC o estabelecimento de aproximações a algumas noções matemáticas presentes no cotidiano. equência numérica por meio da

Leia mais

Conselho de Docentes do 1.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual das Expressões Ano letivo de 2014/2015

Conselho de Docentes do 1.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual das Expressões Ano letivo de 2014/2015 Conselho de Docentes do 1.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual das Expressões Ano letivo de 2014/2015 Área Temas /Conteúdos Competências Objetivos Avaliação Expressão Físico- Motora Perícia manipulação Jogos Percursos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A MATRIZ CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - ARTE Artes visuais

Leia mais

32 Matemática. Programação anual de conteúdos

32 Matemática. Programação anual de conteúdos Programação anual de conteúdos 2 ọ ano 1 ọ volume 1. A localização espacial e os números Construção do significado dos números e identificação da sua utilização no contexto diário Representação das quantidades

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA PAEBES ALFA 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Níveis de Complexidade

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA PAEBES ALFA 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Níveis de Complexidade MATRIZ DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA PAEBES ALFA 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental Tópicos petências Descritores Níveis de plexidade 1º ANO 2º ANO 3º ANO N1 Associar até 9 objetos/pessoas/ animais uma disposição

Leia mais

PROJETO. Justificativa do Projeto

PROJETO. Justificativa do Projeto PROJETO Turma: 3B Nome da professora: Geiza Morais Rosendo Nome do Projeto: O que tem no coração do Amazonas? Período do Projeto: 1º trimestre Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa do Projeto O projeto

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 3 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 3 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 SER CIDADÃO *Reconhecer e valorizar atitudes de convivência, respeito, solidariedade a outras pessoas. *Desenvolver, reconhecer e valorizar as atividades do cotidiano. *Conhecer direitos e deveres

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD DGEstE/DSRN. Ano Letivo 2016/ Conteúdos

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD DGEstE/DSRN. Ano Letivo 2016/ Conteúdos AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD. 153000 DGEstE/DSRN Ano Letivo 2016/ 2017 1ºano Plano Curricular 1ºciclo Área: MATEMÁTICA UNIDADE 1 geometria e medida Localização e orientação no espaço

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 2º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 2º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 2º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 9 9 9 9 10 (Carga

Leia mais

ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES

ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES Ano lectivo 2015/2016 Departamento de Educação Pré-escolar PLANIFICAÇÃO 3º PERÍODO 3 e 4 ANOS ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES - Atividades na sala e no exterior; - Pequenos registos individuais e coletivos;

Leia mais

Síntese da Planificação da Área de Português - 1º Ano

Síntese da Planificação da Área de Português - 1º Ano Síntese da Planificação da Área de Português - 1º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 9 9 9 9 10 (Carga horária: Português

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 4B Nome da professora: Jamile Silva de Sá Nome do Projeto: Quando eu crescer, quero ser? Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 Todos quando crianças sonham em

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 MUITO PRAZER, EU SOU CRIANÇA. *Conhecer e estabelecer relações entre a própria história e a de outras pessoas,refletindo sobre diferenças e semelhanças. *Respeitar e valorizar a diversidade étnico

Leia mais

Janeiro. Março/Abril

Janeiro. Março/Abril Outubro Jogos de exploração da voz Planificação Anual Expressão e Educação Musical 1.º ano 1º Período 2º Período 3º Período Dizer e entoar rimas e lengalengas Experimentar sons vocais (todos os que a criança

Leia mais

INFORMATIVO 2016 I UNIDADE 3 ano LÍNGUA PORTUGUESA

INFORMATIVO 2016 I UNIDADE 3 ano LÍNGUA PORTUGUESA INFORMATIVO 2016 I UNIDADE 3 ano Com o objetivo de promover avanços no desenvolvimento dos educandos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores éticos,

Leia mais

Admissão de alunos MAIO/2019 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - 1º ano EFI Todo teste/diagnóstico terá como foco:

Admissão de alunos MAIO/2019 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - 1º ano EFI Todo teste/diagnóstico terá como foco: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - 1º ano EFI de textos multimodais (poesias, músicas, leituras de imagens, mapas, gráficos e tabelas) Resolução de situações problemas Interpretação Localizar informações explícitas

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS LIVRO DO PROFESSOR ARTE CONCEPÇÃO DE ENSINO PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS É importante esclarecer que alguns conteúdos serão trabalhados em todos os volumes, variando a forma e a intencionalidade do trabalho,

Leia mais

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Criança Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia,

Leia mais

Objetivo de aprendizado Competência Habilidade

Objetivo de aprendizado Competência Habilidade Matemática 3ª Etapa 2º Ano EF Objetivo de aprendizado Competência Habilidade H1. Localizar-se no espaço, estabelecendo relações de posição com pessoas/objetos, tendo como referência o esquema corporal.

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 3A Nome da professora: Maria Morais Nome do Projeto: O Mordisco mordeu o livro que eu li. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 A partir do interesse da turma

Leia mais