Talladega Superspeedway

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Talladega Superspeedway"

Transcrição

1 Talladega Superspeedway Talladega Superspeedway, circuito favorito de quase todos os fãs de NASCAR. Velocidades altíssimas o tempo todo, linhas de 3 ou mais carros disputando 1 posição e todos os carros andando juntos praticamente o tempo inteiro. Talladega, em sua grande maioria de corridas, é decidida em pouco metros ou mesmo centímetros e é palco dos grandes Big Ones. Vamos conhecer um pouco mais sobre esta pista do Alabama. História Localizado em Lincoln, Estado do Alabama, o Talladega Superspeedway nasceu com um objetivo, concorrer com o Daytona International Speedway como um dos maiores e mais rápidos circuitos ovais do mundo. O responsável pela construção foi, o presidente da NASCAR, na época, Bill France Sr. A princípio a ideia não era construir a pista no Estado do Alabama, mas sim, em North Carolina. Ela seria construída na cidade de Orange County e substituiria a atração local que era o oval de Occoneechee Speedway, em Hillsboro, um lendário oval de terra batida e que recebeu a NASCAR de 1949 até Contudo, o governo da cidade rejeitou a construção. Depois disto, outros lugares foram cogitados como Raleigh, também em North Carolina e até mesmo na fronteira entre o Estado da Georgia e o do Alabama, mais precisamente na cidade de Birmingham, porém, todos tiveram problemas para serem aceitos. Até que em 1968, em volta do Anniston Air Force Base, uma antiga base aérea na cidade de Lincoln, no Alabama, Bill France Sr. viu a oportunidade para construir a pista que desejava. As obras começaram em 23 de maio de 1968 e France contou com a ajuda do arquiteto Bill Ward na construção do autódromo. A pista custou U$4, Em 13 de setembro de 1969 o circuito estava pronto e foi aberto para as competições automobilísticas. No princípio, a pista se chamava Alabama International Motor Speedway, nome este que durou até 1989, quando passou a se chamar Talladega Superspeedway. E só para deixar claro, o Anniston Air Force Base existe até hoje e parte dele é dentro do autódromo de Talladega. De vez em quando ele é utilizado pela força aérea dos Estados Unidos.

2 Foto do Anniston Air Force Base em 1947 em comparação a 2007, fazendo parte da região interna do autódromo de Talladega Atualmente o Talladega Superspeedway pertence a ISC (International Speedway Corporation), uma das organizações responsáveis por regulamentar os circuitos das principais categorias da NASCAR, da qual, fazem parte circuitos como Daytona, Martinsville,Richmond, Kansas, Darlington entre outros. Características O Talladega Superspeedway é um tri oval que lembra muito o oval de Daytona, porém um pouco maior e bem mais largo. Possui as seguintes inclinações: 33º de inclinação nas curvas 1 e º na curva º na curva 4 3º na reta oposta 16º na curva de partida/chegada (ou curva do tri oval). O oval possui 2.66 milhas (4.280 metros) e é o maior oval de toda a NASCAR na atualidade. Talladega é um oval considerado grande e um superspeedway, pois ultrapassa as 2.5 milhas de extensão. Praticamente não se usam os freios nas corridas e o vácuo é de extrema importância para a efetuação de ultrapassagens e para ficar próximos dos demais carros. O consumo de pneus não é tão grande assim, porém, o de combustível sim. Além disso, a média de velocidade por volta, no vácuo, é de 200mph (321km). Esta média poderia ser bem maior, se não fosse a utilização das placas restritoras desde Pilotos abaixo de 18 anos nem devem pensar em entrar na pista dirigindo um carro.

3 Layout do autódromo de Talladega

4 Desenho do traçado de Talladega Fatos e curiosidades As 3 categorias principais da NASCAR, a Sprint Cup, a Xfinity Series e a Camping World Truck Series realizam corridas em Talladega, porém, apenas a Sprint Cup realiza 2 vezes por ano. Isto desde A 1ª corrida da Sprint Cup em Talladega ocorreu em 1969 e teve vitória de Richard Brickhouse. Pela Xfinity Series, a 1ª corrida ocorreu em 1992 e quem a venceu foi Ernie Irvan. Já pela Truck Series o 1º evento em Talladega ocorreu em 2006 e Mark Martin o venceu. As provas de Talladega são nomeadas por milhagem e não por número de voltas e/ou quilometragem. Assim como a Daytona 500, as duas corridas em Talladega pela Sprint Cup possuem 500 milhas (804.5km), o que dá 188 voltas em Talladega. Já pela Xfinity a prova possui 300 milhas (482km) o que dá 113 voltas e pela Truck Series a corrida possui 250 milhas (402km), o que dá 94 voltas. A 2ª corrida de Talladega pela Sprint Cup e a corrida da Truck Series são válidas pelos seus respectivos Chases. Na Sprint Cup é a última prova do Round of 12, na qual, eliminam 4 pilotos, deixando os 8 restantes para a continuação da briga pelo título. Já na Truck Series, a prova também é a última, porém, do Round of 8, na qual, eliminam 2 pilotos, deixando os 6 restantes para que continuem brigando pelo título. O oval de Talladega é considerado o oval mais rápido do mundo, devido as suas altas inclinações e, praticamente, a não utilização dos freios durante as provas. Atualmente Talladega é o oval que possui as maiores inclinações nas curvas de toda a NASCAR, sendo o seu ponto máximo nas curvas 1 e 2 com 33º de inclinação.

5 Corrida em Talladega pela Sprint Cup em 2013 Talladega possui um apelido Dega. Antes de se chamar Talladega Superspeedway a pista se chamava Alabama International Motor Speedway. Isso ocorreu entre 1969 e Talladega é o único oval que permite linhas com 3 carros disputando posições durante uma volta inteira, o chamado 3 wide. Em vários momentos das provas ocorrem de haver linhas com 4 carros ( 4 wide ) e, em raras ocasiões, 5 linhas ( 5 wide ). Talladega é o único circuito oval da NASCAR que possui a linha de partida/chegada após a reta do pit line.

6 O único oval da NASCAR a possuir a linha de partida/chegada após o pit line O autódromo de Talladega é um dos poucos da NASCAR que não possui iluminação artificial. Em 2010, pela Sprint Cup, na corrida Aaron s 499 (atual GEICO 500), tivemos a maior quantidade de mudanças na liderança na história da NASCAR e na história do automobilismo mundial. Foram nada mais nada menos que 88 mudanças na liderança durante a prova, envolvendo 29 pilotos diferentes de um total de 43 que haviam largado. Quer saber como foi a prova, é só clicar no link logo abaixo: O campeão da Sprint Cup Brad Keselowski conquistou a sua 1ª vitória na categoria em Talladega no ano de Corrida está em que Carl Edwards sofreu um grave acidente na última volta, provocado pelo próprio Keselowski. Talladega foi palco das últimas vitórias dos campeões da Sprint Cup Dale Earnhardt, Dale Jarrett e Bobby Labonte. Earnhardt conquistou sua última vitória na Sprint Cup em Talladega no ano Já Labonte o fez em 2003 e Jarrett em 2005.

7 A pista é larga, mas, um simples deslize de alguém e estas filas não terão um final feliz Assim como em Daytona, Talladega é popular por seus Big Ones. Big ones são os acidentes que envolvem muitos carros ao mesmo tempo e causam um verdadeiro pandemônio na pista. Apesar de Talladega ser o maior oval da NASCAR, onde os freios praticamente não são utilizados, os Big Ones não são tão frequentes quanto em Daytona, devido à grande largura da pista de Talladega, mas, quando tem um Big One em Dega é tão gigante quanto em Daytona. Quer conhecer mais sobre os Big Ones, então clique aqui. O pior Big One até hoje em Talladega foi o de 2012, provocado por The Smoke Tony Stewart. 25 carros se envolveram. Matt Kenseth escapou da destruição em massa e venceu a corrida. Este foi considerado o 2º pior Big One da história da NASCAR, perdendo apenas para o da Daytona 500 de Talladega tem até um filme. É o Talladega Nights: The Ballad of Ricky Bobby (Talladega Nights: A Toda Velocidade). O filme é de comédia e conta sobre a vida de um piloto da NASCAR que é bem fanfarrão. Apesar de Talladega estar no nome do filme, ele não tem apenas o oval do Alabama como foco central.

8 Um tipico Big One em Talladega. Este ocorreu em 2012, provocado por Tony Stewart Talladega e altas velocidades Talladega é conhecido como o oval mais rápido do mundo. E foi nele que alguns recordes de velocidade na NASCAR foram atingidos conforme o tempo. Vamos ver quais foram: Em 1970, Buddy Baker se tornou o 1º piloto da história da NASCAR a atingir 200mph (322km/h) com um carro da Sprint Cup (Grand National na época) no oval de Talladega. Assim como em Daytona, Bill Elliott é o detentor da volta mais rápida da história de Talladega na NASCAR e, a volta mais rápida da história da NASCAR em média de velocidade. Em 1987, no qualifying para a 1ª prova do ano (na época a Winston 500), ele fez o tempo de 00:44:998 e média de velocidade de mph ( km/h). Depois de atingir tamanha média de velocidade na pista e depois do grave acidente de Bobby Allison na mesma corrida onde Elliott conseguiu o recorde no classificatório, a NASCAR determinou o uso de placas restritoras em Daytona e Talladega desde Ou seja, oficialmente, o recorde de Bill Elliott possivelmente nunca mais será batido.

9 OBS: Lembrando que em 2001 a NASCAR também tentou implantar as placas restritoras no oval de New Hampshire após as mortes de Kenny Irwin Jr. e Adam Petty, porém, a determinação foi revogada no ano seguinte devido a não ter surtido os resultados esperados, ficando apenas, a Whelen Modified Tour a utilizar as placas no Magic Mile. Para saber mais sobre este recorde, recomendo o post sobre a volta mais rápida em média de velocidade na história da NASCAR. Sò clicar aqui. Em 2004, Rusty Wallace fez um teste com um carro da NASCAR, sem placa restritora, e bateu o recorde de Bill Elliott com o tempo de 00:44:270 e média de velocidade de mph (348km/h). Contudo, este recorde não foi reconhecido, devido a ter se tratado de um teste particular. Outro recorde, também não reconhecido oficialmente pela NASCAR, porém, que entrou para a história, ocorreu em 23 de janeiro de Patty Moise se tornou a 1ª mulher a atingir velocidade máxima com um carro da NASCAR. Foi em um teste particular em Talladega e a velocidade atingida no final da reta foi de mph (350km/h). OBS: Apenas esclarecendo que, média de velocidade é diferente de velocidade máxima. Ou seja, uma volta como a de Bill Elliott com média de mph, significa que ele andou praticamente a volta inteira nesta velocidade, atingindo velocidades maiores no final das retas e diminuindo consideravelmente ao realizar a tangência das curvas devido a força da gravidade. Já velocidade máxima, como no caso da Patty Moise, foi a velocidade máxima que ela atingiu em determinado ponto da pista. Corridas mais longas e mais curtas já feitas em Talladega pela NASCAR (em tempo e em distância) Em tempo, a corrida mais longa pela NASCAR Sprint Cup Series foi a 1ª corrida em 2004 com 03h51min53. Já a mais curta foi a 2ª corrida em 1996 com 02h34min21. Ambas foram vencidas por Jeff Gordon. OBS: A corrida de 1996 foi encerrada antes das 188 voltas previstas devido à falta de luz natural. Consequência de uma chuva que caiu durante a tarde e teve que paralisar a corrida por um bom tempo. Como corrida completa, a mais curta foi a 1ª prova em 1997 com 02h39min18, vencida por Mark Martin. A corrida mais longa pela NASCAR Xfinity Series foi a de 2005 com 02h36min50 e vitória de Martin Truex Jr. A mais curta foi a de 1997 com 01h50min32 e vitória de Mark Martin. Já a corrida mais longa da NASCAR Camping World Truck Series ocorreu em 2009 com 02h02min21 e vitória de Kyle Busch. A mais curta foi a de 2008 com 01h43min06 e vitória de Todd Bodine. Com isso, a corrida mais longa em Talladega, em tempo, na história da NASCAR foi a de 2004 pela Sprint Cup com 03h51min53 e vitória de Jeff Gordon e a mais curta foi a de 2008 pela Truck Series com 01h43min06 e vitória de Todd Bodine. Em distância, a corrida mais longa foi a 1ª corrida de 2010 pela Sprint Cup com 532 milhas (856km) e vitória de Kevin Harvick. Já as mais curtas foram todas as corridas da Truck Series que tiveram 250 milhas (402km). Foram 6 no total (2006, 2007, 2008, 2011, 2012 e 2013). Maior vencedor em Talladega pela NASCAR Assim como em Daytona, The Intimidator Dale Earnhardt é o maior vencedor da história do superspeedway de Talladega na NASCAR. Foram 11 vitórias, sendo 10 só na Sprint Cup nos seguintes anos:

10 1983; 1984; As duas corridas de 1990; 1991; 1993; 1994; As duas corridas de 1999; A outra vitória foi pela Xfinity Series (Busch Grand National na época) em Outro ponto a se destacar é que, assim como em Daytona, Talladega e a família Earnhardt possuem uma forte ligação. Além das 11 vitórias de Dale Sr., o seu filho, Dale Earnhardt Jr. já conta com 7 vitórias no oval, 6 só pela Sprint Cup (2001, as duas provas de 2002, 2003, 2004 e 2015). A ligação da família com o oval é muito grande. Abaixo segue um vídeo, onde Dale Jr. fala sobre a importância que a pista de Dega tem para ele, assim como o legado que o seu pai deixou no oval do Alabama.

11 The Intimidator, o maior vencedor em Talladega Maior número de pole positions já feitas em Talladega pela NASCAR Bill Elliott e Joe Nemechek são os pilotos com o maior número de pole positions já feitas em Talladega na história da NASCAR. Foram 9 para cada um nas seguintes ocasiões: Bill Elliott: 8 pela Sprint Cup (nas 2 provas de 1985; nas duas provas de 1986; nas duas provas de 1987; 1990 e 1993); 1 pela Xfinity Series (1993). Joe Nemechek: 4 pela Sprint Cup (1999, 2000, 2004 e 2008); 5 pela Xfinity Series (1996, 1997, 1998, 2001 e 2003).

12 Acidentes fatais em Talladega pela NASCAR Talladega teve 2 mortes em sua história pela NASCAR. Ambas na década de 70. Larry Smith em 1973 e Tiny Lund em Ambas pela Sprint Cup (Winston Cup na época). Nomes das atuais provas de Talladega pela NASCAR As provas atuais de Talladega por Sprint Cup, Xfinity Series e Truck Series já tiveram vários nomes. Vamos ver quais foram: NASCAR Sprint Cup Series A 1ª prova do ano: Alabama 500 (Em 1970) Winston 500 (De 1971 até 1993 e em 1997) Winston Select 500 (De 1994 até 1996) DieHard 500 (De 1998 até 2000) Talladega 500 (Em 2001) Aaron s 499 (De 2002 até 2014) GEICO 500 (De 2015 até o momento) NASCAR Sprint Cup Series A 2ª prova do ano: Talladega 500 (De 1969 até 1987) Talladega DieHard 500(De 1988 até 1989) DieHard 500 (De 1990 até 1997) Winston 500 (De 1998 até 2000) EA Sports 500 (De 2001 até 2004) UAW-Ford 500 (De 2005 até 2007) AMP Energy 500 (De 2008 até 2009) AMP Energy Juice 500(Em 2010) Good Sam Club 500 (Em 2011) Good Sam Roadside Assistance 500 (Em 2012) Camping World RV Sales 500 (Em 2013) GEICO 500 (Em 2014) CampingWorld.com 500 at Talladega (Em 2015) Alabama 500 (Em 2016) OBS: A Talladega 500 de 1969 foi a única corrida em Talladega naquele ano pela Sprint Cup. NASCAR Xfinity Series: Fram Filter 500k (De 1992 até 1994) Humminbird Fishfinder 500K (De 1995 até 1996) Birmingham Auto Dealers 500K (Em 1997) Touchstone Energy 300 (De 1998 até 2000) Subway 300 (Em 2001) Aaron s 312 at Talladega (Em 2002) Aaron s 312 (De 2003 até 2014) Winn-Dixie 300 (Em 2015) Sparks Energy 300 (Em 2016) NASCAR Camping World Truck Series: John Deere 250 (Em 2006) Mountain Dew 250 (De 2007 até 2010) Coca-Cola 250 Powered by Fred s (Em 2011)

13 Fred s 250 (De 2012 até o momento) Conclusão É só Talladega, o circuito mais rápido do mundo, uma das corridas mais acompanhadas da NASCAR e onde tudo pode acontecer. Claro que os pilotos das equipes grandes são sempre favoritos, mas, quando se fala de Talladega, isto não conta muito, pois, até um piloto de uma equipe menor pode vencer. Mais do que recomendado os eventos em Talladega pela NASCAR, pois, valem a pena. Para saber mais sobre a pista e sobre seus eventos, segue o link com o site oficial da pista:

História e características

História e características Texas Motor Speedway Texas Motor Speedway, uma pista que muita gente gosta. Palco de ótimas corridas que une alta velocidade em um traçado bem acentuado. Vamos ver a história e alguns de seus fatos e curiosidades.

Leia mais

Las Vegas Motor Speedway

Las Vegas Motor Speedway Las Vegas Motor Speedway Las Vegas Motor Speedway, uma pista rápida e que aparece meio que em extremos na temporada geral da NASCAR. Um oval bem casca grossa em que se pode o explorar por completo em busca

Leia mais

Kentucky Speedway, o circuito da noite. Uma pista que não é tão nova na NASCAR quanto parece.

Kentucky Speedway, o circuito da noite. Uma pista que não é tão nova na NASCAR quanto parece. Kentucky Speedway Kentucky Speedway, o circuito da noite. Uma pista que não é tão nova na NASCAR quanto parece. Vamos conhecer a sua história e ver alguns de seus fatos e curiosidades. História Localizado

Leia mais

História e caracteristicas

História e caracteristicas Kansas Speedway Kansas Speedway, um circuito moderno, bonito e que costuma ter boas provas. Não possui tantas curiosidades dentro da NASCAR, mas, ainda assim vale a pena o conhecermos. Vamos lá. História

Leia mais

Iowa Speedway, uma pista bem legal e, praticamente uma cópia de Richmond. Seu clima é bem ao modo do interior, tranquilo e acolhedor.

Iowa Speedway, uma pista bem legal e, praticamente uma cópia de Richmond. Seu clima é bem ao modo do interior, tranquilo e acolhedor. Iowa Speedway Iowa Speedway, uma pista bem legal e, praticamente uma cópia de Richmond. Seu clima é bem ao modo do interior, tranquilo e acolhedor. Um oval com poucos anos de vida, mas, com boas histórias,

Leia mais

Auto Club Speedway, ou Fontana, o gigante e o principal oval da California. Possui curiosidades bem interessante.

Auto Club Speedway, ou Fontana, o gigante e o principal oval da California. Possui curiosidades bem interessante. Auto Club Speedway Auto Club Speedway, ou Fontana, o gigante e o principal oval da California. Possui curiosidades bem interessante. Uma pista muito legal, porém, que, pela NASCAR, não costuma trazer corridas

Leia mais

Atlanta Motor Speedway

Atlanta Motor Speedway Atlanta Motor Speedway Atlanta Motor Speedway, um dos circuitos favoritos de muitos fãs da NASCAR e que costuma proporcionar grandes corridas. Vamos conhecer esta quad oval e algumas de suas curiosidades.

Leia mais

Gateway Motorsports Park

Gateway Motorsports Park Gateway Motorsports Park Gateway Motorsports Park, um oval de curvas diferentes e com zebras. Vamos conhecer esta pista que já foi bem famosa na Xfinity Series e hoje é palco da Truck Series. História

Leia mais

Daytona 500. Você conhece a Daytona 500? Por que ela é tão importante na NASCAR? Qual o objetivo da criação desta prova? Quem são os seus campeões?

Daytona 500. Você conhece a Daytona 500? Por que ela é tão importante na NASCAR? Qual o objetivo da criação desta prova? Quem são os seus campeões? Daytona 500 Você conhece a Daytona 500? Por que ela é tão importante na NASCAR? Qual o objetivo da criação desta prova? Quem são os seus campeões? Quais os critérios para se correr nela? E como ela é disputada?

Leia mais

Ainda assim, ela possui uma história interessante e cheia de curiosidades. Então, vamos conhecer Pocono agora.

Ainda assim, ela possui uma história interessante e cheia de curiosidades. Então, vamos conhecer Pocono agora. Pocono Raceway Pocono Raceway, o triângulo manhoso. Querido de muito fãs, Pocono é uma pista com muito verde, bonita, bem extensa, porém, com corridas não tão emocionantes assim, na maioria das vezes.

Leia mais

Martinsville Speedway

Martinsville Speedway Martinsville Speedway Martinsville Speedway, uma pista lendária. A mais antiga da NASCAR. Com exceção da K&N Pro Series West, todas as demais categorias da NASCAR nos Estados Unidos já passaram pelo paper

Leia mais

Michigan International Speedway

Michigan International Speedway Michigan International Speedway Michigan International Speedway, um oval de altíssima velocidade, porém, assim como em Fontana, suas corridas, frequentemente, não são tão intensas assim. Ainda assim é

Leia mais

Sonoma Raceway. Vamos conhecer a história e alguns dos fatos e curiosidades sobre este autódromo.

Sonoma Raceway. Vamos conhecer a história e alguns dos fatos e curiosidades sobre este autódromo. Sonoma Raceway Sonoma Raceway, uma pista travada, difícil e, que normalmente, não há tantas disputas, porém, um circuito muito desafiador para o piloto. Vamos conhecer a história e alguns dos fatos e curiosidades

Leia mais

E por que ela é tão especial, apesar de ser uma corrida relativamente simples de campeonato?

E por que ela é tão especial, apesar de ser uma corrida relativamente simples de campeonato? Coca-Cola 600 Você conhece a corrida mais longa da NASCAR? A Coca-Cola 600? Qual o intuito da criação desta corrida? E por que ela é tão especial, apesar de ser uma corrida relativamente simples de campeonato?

Leia mais

Sprint All-Star Race

Sprint All-Star Race Sprint All-Star Race Você conhece o Sprint All-Star Race? Como ela surgiu? Sabia que ele foi inspirado na maioria dos esportes praticados nos Estados Unidos? Quem pode participar e quais os critérios para

Leia mais

Big One. Você sabe o que é um Big One? Como ele nasceu? E por que ele é tão adorado pelos fãs da NASCAR? Isso e muito mais vamos ver agora.

Big One. Você sabe o que é um Big One? Como ele nasceu? E por que ele é tão adorado pelos fãs da NASCAR? Isso e muito mais vamos ver agora. Big One Você sabe o que é um Big One? Como ele nasceu? E por que ele é tão adorado pelos fãs da NASCAR? Isso e muito mais vamos ver agora. O que é um Big One Big One ( O Grandão ) é um termo muito utilizado

Leia mais

Canadian Tire Motorsports Park

Canadian Tire Motorsports Park Canadian Tire Motorsports Park Canadian Tire Motorsports Park, a única prova internacional da NASCAR nos Estados Unidos e palco das provas da Pinty s Series. Uma pista bem legal, de alta velocidade e que

Leia mais

Charlotte Motor Speedway

Charlotte Motor Speedway Charlotte Motor Speedway Charlotte Motor Speedway, uma das pistas mais famosas da NASCAR, palco da corrida das estrelas e da maior corrida em extensão da NASCAR. Sem dúvida, um belo palco para excelentes

Leia mais

Richmond International Raceway

Richmond International Raceway Richmond International Raceway Richmond International Raceway, um clássico da NASCAR. Junto de Martinsville, Darlington e Daytona é um dos ovais da década de 50 até hoje em atividade pelas principais categorias

Leia mais

Phoenix International Raceway

Phoenix International Raceway Phoenix International Raceway Phoenix International Raceway, a pista do deserto. Uma pista que muitos gostam e outros nem tanto. Uma pista que vale mais técnica de pilotagem do que aceleração propriamente

Leia mais

New Hampshire Motor Speedway

New Hampshire Motor Speedway New Hampshire Motor Speedway New Hampshire Motor Speedway um circuito bom, com corridas bem legais e uma atmosfera bem acolhedora. Até uma corrida das estrelas a pista possui. Vamos conhecer mais sobre

Leia mais

NASCAR Sprint Cup Series

NASCAR Sprint Cup Series NASCAR Sprint Cup Series Você conhece a NASCAR Sprint Cup Series? Sabia que ela foi a 1ª categoria oficial da história da NASCAR? Você sabia que ela já teve outros nomes além do Sprint? Sabia também que

Leia mais

Bristol Motor Speedway

Bristol Motor Speedway Bristol Motor Speedway Bristol Motor Speedway, a meia milha mais rápida do mundo. Pista favorita de muita gente. Sempre com corridas incríveis e com as melhores brigas dentro e fora dela. Bristol já teve

Leia mais

NASCAR Xfinity Series

NASCAR Xfinity Series NASCAR Xfinity Series Você conhece a NASCAR Xfinity Series? Sabia que ela existe desde a década de 50? A Xfinity pode ser considerada uma categoria treino? Por que tantos pilotos da Sprint Cup correm na

Leia mais

NASCAR Camping World Truck Series

NASCAR Camping World Truck Series NASCAR Camping World Truck Series Você conhece a NASCAR Camping World Truck Series? Por que a ideia de colocar pick ups ao invés dos carros? Por que a categoria é tão popular, superando até mesmo a Xfinity

Leia mais

Indianapolis Motor Speedway

Indianapolis Motor Speedway Indianapolis Motor Speedway Indianapolis Motor Speedway, simplesmente o templo sagrado do automobilismo mundial. Palco de uma das principais corridas do mundo, a Indianapolis 500 (ou Indy 500), que completou

Leia mais

Vitória por pontos. Dois segundos lugares que valeram por vitórias. Para. GT3 Cup Challenge Brasil corridas 5 e 6

Vitória por pontos. Dois segundos lugares que valeram por vitórias. Para. GT3 Cup Challenge Brasil corridas 5 e 6 GT3 Cup Challenge Brasil corridas 5 e 6 Vitória por pontos Zattar vence a primeira corrida, mas não leva. Beto Posses fica com os pontos da vitória nas duas provas e assume a liderança do campeonato. Texto:

Leia mais

Sabia que a NASCAR nasceu ligada aos crimes de tráfico de bebidas? Sabia que a NASCAR não é uma categoria de automobilismo?

Sabia que a NASCAR nasceu ligada aos crimes de tráfico de bebidas? Sabia que a NASCAR não é uma categoria de automobilismo? NASCAR Você sabe o que é a NASCAR? Sabia que a NASCAR nasceu ligada aos crimes de tráfico de bebidas? Sabia que a NASCAR não é uma categoria de automobilismo? Sabia também que a NASCAR é uma cultura nos

Leia mais

Portland International Raceway é um autódromo localizado na cidade de Portland, nos Estados Unidos.

Portland International Raceway é um autódromo localizado na cidade de Portland, nos Estados Unidos. Portland International Raceway é um autódromo localizado na cidade de Portland, nos Estados Unidos. O circuito é quase totalmente plano e no sentido horário, podendo ser modificado em dois traçados. Foi

Leia mais

Equilíbrio na abertura

Equilíbrio na abertura Porsche GT3 Cup Challenge Brasil Provas 1 e 2 Equilíbrio na abertura Pole position, vitórias nas corridas e liderança do campeonato divididos entre quatro pilotos diferentes. O Porsche GT3 Cup 2007 começa

Leia mais

Duas conquistas especiais

Duas conquistas especiais Porsche GT3 Cup Challenge Brasil Provas 5 e 6 Duas conquistas especiais Tom Valle obteve sua primeira vitória em uma prova válida pelo campeonato. Ricardo Baptista recuperou-se do décimo para o primeiro

Leia mais

Emoções de sobra. Ter vários pilotos disputando a liderança de uma corrida. Porsche GT3 Cup Challenge Brasil Provas 3 e 4

Emoções de sobra. Ter vários pilotos disputando a liderança de uma corrida. Porsche GT3 Cup Challenge Brasil Provas 3 e 4 Porsche GT3 Cup Challenge Brasil Provas 3 e 4 Emoções de sobra Duas corridas históricas, uma delas com sete pilotos disputando a vitória. Em Interlagos, o Porsche GT3 Cup comprovou toda sua competitividade.

Leia mais

Conheça a história da Fórmula Indy

Conheça a história da Fórmula Indy Conheça a história da Fórmula Indy Com três títulos da Indy e quatro vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis, Rick Mears é considerado, até hoje, um dos maiores pilotos de todos os tempos da categoria

Leia mais

Federação de Automobilismo de São Paulo FILIADA À CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO

Federação de Automobilismo de São Paulo FILIADA À CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO CAMPEONATO PAULISTA DE STOCK JR REGULAMENTO DESPORTIVO E TÉCNICO 2014 NORMAS DESPORTIVAS INTRODUÇÃO Será realizado em 2014 um Campeonato Paulista denominado Stock Jr, promovido pelo Esporte Clube Piracicabano

Leia mais

Federação de Automobilismo de São Paulo FILIADA À CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO

Federação de Automobilismo de São Paulo FILIADA À CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO São Paulo, 29 de março de 2018 8ª ETAPA do CAMPEONATO PAULISTA DE AUTOMOBILISMO - 2018 REGULAMENTO PARTICULAR DE PROVA ENDURANCE NOTURNO - MARCAS E PILOTOS Data da Prova: 01.09.2018 Local: Autódromo José

Leia mais

Em novo cenário. Depois de oito corridas disputadas em Interlagos, o. GT3 Cup Challenge Brasil Curitiba

Em novo cenário. Depois de oito corridas disputadas em Interlagos, o. GT3 Cup Challenge Brasil Curitiba GT3 Cup Challenge Brasil Curitiba Em novo cenário Curitiba foi o autódromo escolhido para a primeira exibição do GT3 Cup Challenge fora de São Paulo. A idéia agradou principalmente a Tom Valle e Otávio

Leia mais

Mitsubishi Cup. Regulamento Particular de Prova. 28 e 29 de julho de Cordeirópolis / SP

Mitsubishi Cup. Regulamento Particular de Prova. 28 e 29 de julho de Cordeirópolis / SP 4 a Etapa da Mitsubishi Cup 2017 28 e 29 de julho de 2017 Cordeirópolis / SP 1. Disposições Gerais A Mitsubishi Cup Cordeirópolis 2017 será organizada conforme o Código Desportivo Internacional (CDI),

Leia mais

Sabor de vitória. Um dos aspectos mais atraentes de uma categoria equilibrada. GT3 Cup Challenge Brasil

Sabor de vitória. Um dos aspectos mais atraentes de uma categoria equilibrada. GT3 Cup Challenge Brasil GT3 Cup Challenge Brasil Sabor de vitória Luís Zattar e Otávio Mesquita conseguiram vitórias inesquecíveis em Interlagos. O primeiro, pela disputa com três fortes adversários; o segundo, por ganhar sua

Leia mais

Suspense até o final

Suspense até o final Porsche GT3 Cup Challenge Brasil Provas 7 e 8 Suspense até o final Em Curitiba, o Porsche GT3 Cup teve duas corridas muito disputadas, uma delas definida na bandeirada. Clemente Lunardi e Ricardo Baptista

Leia mais

REGULAMENTO PARTICULAR

REGULAMENTO PARTICULAR 1 CBA MANAUS MOTOR CLUBE MMC AMAZONAS DRAWAY CAMPEONATO AMAZONENSE DE ARRANCADA 2016 4ª ETAPA 02 a 04 DE SETEMBRO DE 2016. 1ª COPA NORTE DE ARRANCADA 2016 ETAPA ÚNICA MANAUS - 02 a 04 DE SETEMBRO DE 2016.

Leia mais

a) Sabendo que cada frango dá uma volta completa a cada meio minuto, determine a frequência de rotação de um espeto, em Hz.

a) Sabendo que cada frango dá uma volta completa a cada meio minuto, determine a frequência de rotação de um espeto, em Hz. 58- Diante da maravilhosa visão, aquele cãozinho observava atentamente o balé galináceo. Na máquina, um motor de rotação constante gira uma rosca sem fim (grande parafuso sem cabeça), que por sua vez se

Leia mais

Um verdadeiro carro de corrida ao seu alcance.

Um verdadeiro carro de corrida ao seu alcance. Um verdadeiro carro de corrida ao seu alcance. A Categoria Entrando em seu oitavo ano de atividade, status que coloca a categoria como uma das mais tradicionais do país, ano a ano a Sprint Race se aprimora

Leia mais

REGULAMENTO MINEIRO DE SUPER KART INDOOR 2019

REGULAMENTO MINEIRO DE SUPER KART INDOOR 2019 REGULAMENTO MINEIRO DE SUPER KART INDOOR 2019 1º - ORGANIZAÇÃO E SUPERVISÃO: A FEDERAÇÃO MINEIRA DE AUTOMOBILISMO FMA fará realizar no Kartódromo RBC Racing em Vespasiano, a disputa aberta denominada CAMPEONATO

Leia mais

- A mecânica é a parte da Física que estuda os movimentos; - Estuda o movimento dos corpos sem abordar as causas desse movimento. RESPONDA!

- A mecânica é a parte da Física que estuda os movimentos; - Estuda o movimento dos corpos sem abordar as causas desse movimento. RESPONDA! CAPÍTULO 11 O MOVIMENTO COM VELOCICADE CONSTANTE - A mecânica é a parte da Física que estuda os movimentos; - Ela pode ser dividida em: A) CINEMÁTICA - Estuda o movimento dos corpos sem abordar as causas

Leia mais

Mitsubishi Cup. Regulamento Particular de Prova. 31 e 01 de Abril de Mogi Guaçu / SP

Mitsubishi Cup. Regulamento Particular de Prova. 31 e 01 de Abril de Mogi Guaçu / SP 1 a Etapa da Mitsubishi Cup 2017 31 e 01 de Abril de 2017 Mogi Guaçu / SP 1. Disposições Gerais A Mitsubishi Cup Mogi Guaçu 2017 será organizada conforme o Código Desportivo Internacional (CDI) e Código

Leia mais

Começa o campeonato. Depois do resultado positivo obtido com a experiência. GT3 Cup Challenge Brasil

Começa o campeonato. Depois do resultado positivo obtido com a experiência. GT3 Cup Challenge Brasil GT3 Cup Challenge Brasil Começa o campeonato Depois da primeira experiência, o campeonato do GT3 Cup Challenge Brasil reuniu 15 carros em suas duas primeiras etapas. Beto Posses e Luís Zattar foram os

Leia mais

Após batida, Lewis Hamilton troca disco de freios e larga em 20º

Após batida, Lewis Hamilton troca disco de freios e larga em 20º Terra - SP 20/07/2014-08:11 Após batida, Lewis Hamilton troca disco de freios e larga em 20º Da Redação Adan Pretty / Getty Images Lewis Hamilton sofreu um acidente na primeira parte do treino classificatório

Leia mais

O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV)

O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV) O que você deve saber sobre No movimento retilíneo uniforme (MRU), a velocidade não varia e a aceleração é nula. A partir de agora vamos revisar movimentos cuja velocidade varia de maneira uniforme, o

Leia mais

YAMAHA VENCE PELA QUARTA VEZ CONSECUTIVA A LENDÁRIA 8 HORAS DE SUZUKA

YAMAHA VENCE PELA QUARTA VEZ CONSECUTIVA A LENDÁRIA 8 HORAS DE SUZUKA YAMAHA VENCE PELA QUARTA VEZ CONSECUTIVA A LENDÁRIA 8 HORAS DE SUZUKA Mesmo diante de problemas que antecederam a corrida e tiraram de ação um dos pilotos da Equipe, Yamaha vence de forma histórica. FOTO:

Leia mais

Quinto título à vista

Quinto título à vista Porsche Supercup Quinto título à vista Tetracampeão da Porsche Supercup, o holandês Patrick Huisman mostra a velha forma e, após as cinco primeiras corridas da temporada de 2005, lidera o campeonato. Texto:

Leia mais

O Piloto Leandro Totti TRI-CAMPEÃO DA FÓRMULA TRUCK

O Piloto Leandro Totti TRI-CAMPEÃO DA FÓRMULA TRUCK Temporada 2017 O Piloto Leandro Totti TRI-CAMPEÃO DA FÓRMULA TRUCK A CARREIRA Dono de currículo vitorioso nas categorias do Campeonato Paranaense de Automobilismo como piloto e também como preparador de

Leia mais

Se da = vdt, então você pode dizer que da=dx. (lembre-se da definição da velocidade): A área total sob a reta, será igual à soma de todas as pequenas

Se da = vdt, então você pode dizer que da=dx. (lembre-se da definição da velocidade): A área total sob a reta, será igual à soma de todas as pequenas FÍSICA I AULA 02: MOVIMENTO RETILÍNEO TÓPICO 04: EQUAÇÃO HORÁRIA DO MOVIMENTO; EQUAÇÃO DE TORRICELLI Caro aluno, neste tópico você vai adquirir o embasamento matemático para poder trabalhar os exercícios

Leia mais

5 Realimentação do Ângulo de Yaw

5 Realimentação do Ângulo de Yaw 5 Realimentação do Ângulo de Yaw Neste item passa a ser considerado o ângulo de yaw do veículo como uma variável de entrada na malha de controle. Obtendo esse ângulo do modelo linear pode-se compará-lo

Leia mais

F E D E R A Ç Ã O D E A U T O M O B I L I S M O D O E S T A D O D O R I O D E J A N E I R O

F E D E R A Ç Ã O D E A U T O M O B I L I S M O D O E S T A D O D O R I O D E J A N E I R O TAÇA RIO DE MARCAS E PILOTOS - 2019 1ª ETAPA AUTÓDROMO PLAN SPEED PARK 27 E 28 DE ABRIL DE 2019 REGULAMENTO PARTICULAR DE PROVA Art. 1º - DEFINIÇÃO DO EVENTO 1ª e 2ª provas da Taça Rio de Marcas e Pilotos

Leia mais

Movimento Unidimensional

Movimento Unidimensional Movimento Unidimensional Professor: Carlos Alberto Disciplina: Física Geral I Objetivos de aprendizagem Ao estudar este capítulo você aprenderá: Como descrever o movimento unidimensional em termos da velocidade

Leia mais

RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO MODELO 1:

RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO MODELO 1: Distância (km) MODELO 1: 1) Sabendo que a velocidade da luz no vácuo vale 300.000 km/s, calcule quantas voltas a luz efetuaria ao redor da Terra em 1 segundo (suponha que viaje sobre o Equador, cujo comprimento

Leia mais

Prof. Vinícius C. Patrizzi ESTRADAS E AEROPORTOS

Prof. Vinícius C. Patrizzi ESTRADAS E AEROPORTOS Prof. Vinícius C. Patrizzi ESTRADAS E AEROPORTOS 1. INTRODUÇÃO: Características geométricas inadequadas são causas de acidentes, baixa eficiência e obsolescência precoce da estrada, devendo portanto os

Leia mais

a) 180 b) c) d) e) 2.160

a) 180 b) c) d) e) 2.160 Estado do Rio de Janeiro Prefeitura Municipal de Macaé Secretaria Municipal de Educação Pré-Vestibular Social A UNIVERSIDADE MAIS PERTO DE VOCÊ. Disciplina: FÍSICA Professor: RONY 01. (Cesgranrio-RJ) Um

Leia mais

Jean Ramos e sua YZ450F brilham na 5ª etapa do Brasileiro de Motocross 2017

Jean Ramos e sua YZ450F brilham na 5ª etapa do Brasileiro de Motocross 2017 Jean Ramos e sua YZ450F brilham na 5ª etapa do Brasileiro de Motocross 2017 Paranaense venceu bateria única e Carlos Campano garantiu a manutenção da liderança do campeonato na classe MX1 FOTO: TIAGO LOPES

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE ARRANCADA

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE ARRANCADA 1 CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE ARRANCADA REGULAMENTO TÉCNICO PADRÃO CBA PARA PROVAS DE ARRANCADA 2018 21 - CATEGORIA DRAG JUNIOR DJ 21.1) DEFINÇÃO: a) Participam desta categoria

Leia mais

Sim Racing - Sentar ao volante e mostrar a veia de piloto

Sim Racing - Sentar ao volante e mostrar a veia de piloto Sim Racing - Sentar ao volante e mostrar a veia de piloto Date : 28 de Novembro de 2017 O Sim Racing já não é o futuro, é o presente. Corresponde hoje a uma fatia muito importante do desporto automóvel

Leia mais

REGULAMENTO 175 MILHAS KGV

REGULAMENTO 175 MILHAS KGV REGULAMENTO 175 MILHAS KGV Artigo 1º - Acordos O presente regulamento estipula que todos os Pilotos e Equipes que firmarem suas inscrições para as provas aceitam as condições previstas neste regulamento,

Leia mais

CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE VELOCIDADE CAMPEONATO BRASILEIRO DE SPYDER RACE Regulamento Desportivo 2012.

CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE VELOCIDADE CAMPEONATO BRASILEIRO DE SPYDER RACE Regulamento Desportivo 2012. 1 CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE VELOCIDADE CAMPEONATO BRASILEIRO DE SPYDER RACE 2012 Categorias : Spyder Race / Spyder Race Light / Spyder Race Jr. Regulamento Desportivo 2012

Leia mais

Estrada de Rodagem Distância de Visibilidade 2ª Parte

Estrada de Rodagem Distância de Visibilidade 2ª Parte Estrada de Rodagem Distância de Visibilidade ª Parte Prof. Dr. Rodrigo de Alvarenga Rosa rodrigoalvarengarosa@gmail.com (7) 994-3300 Nas rodovias de pistas simples e duas faixas de trânsito, faz-se necessário

Leia mais

CAMPEONATO PROJECT CARS PS4 Categoria GT3 BEGINNER

CAMPEONATO PROJECT CARS PS4 Categoria GT3 BEGINNER CAMPEONATO PROJECT CARS PS4 Categoria GT3 BEGINNER Início: Sexta-Feira, dia 26/05/2017 às 20:00hs. Vagas: Serão 14 vagas. O campeonato só terá início com no mínimo 12 vagas preenchidas. Campeonato Dia/Horário:

Leia mais

I DA CONSTRUÇÃO DOS VEÍCULOS

I DA CONSTRUÇÃO DOS VEÍCULOS EDITAL Nº 04/2019/DA/FACTHUS DE 18 DE FEVEREIRO DE 2019 II CORRIDA MALUCA A FACTHUS, através dos cursos de Engenharia, promoverá a II Edição da Corrida Maluca, no dia 05 de outubro de 2019, porém, as inscrições

Leia mais

NEWSLETTER. Competição Regional 2017 AGOSTO/2017

NEWSLETTER. Competição Regional 2017 AGOSTO/2017 NEWSLETTER AGOSTO/2017 Competição Regional 2017 Agosto foi um mês muito importante para a Equipe EESC USP Baja SAE marcado pela 11ª Competição Baja SAE Brasil - Etapa Sudeste e seus preparativos. Nesse

Leia mais

SEJA BEM VINDO DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO! FOTO: FERNANDA FREIXOSA

SEJA BEM VINDO DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO! FOTO: FERNANDA FREIXOSA EMOCIONANTE. ENVOLVENTE. SURPREENDENTE. SEJA BEM VINDO A TEMPORADA 2017 DO MAIOREVENTO DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO! FOTO: FERNANDA FREIXOSA CALENDÁRIO * TEMPORADA 2017 *CALENDÁRIO BASEADO NAS PRAÇAS E

Leia mais

Fep 2195 Física Geral e Experimental I Lista de Exercícios - 1

Fep 2195 Física Geral e Experimental I Lista de Exercícios - 1 Fep 2195 Física Geral e Experimental I Lista de Exercícios - 1 1. (2-1 Sears&Zemansky) A Figura 1 mostra a velocidade em função do tempo de um carro movido a energia solar. O motorista acelera a partir

Leia mais

Neste ano os fãs de automobilismo do Brasil tiveram a chance de ver de perto um dos melhores pilotos

Neste ano os fãs de automobilismo do Brasil tiveram a chance de ver de perto um dos melhores pilotos Neste ano os fãs de automobilismo do Brasil tiveram a chance de ver de perto um dos melhores pilotos O Belga Laurens Vanthoor, traçou uma carreira vitoriosa desde o kar, sagrando-se campeão Belga e Fr

Leia mais

TAÇA DE PORTUGAL DE PISTA 2017

TAÇA DE PORTUGAL DE PISTA 2017 TAÇA DE PORTUGAL DE PISTA 2017 Mas. Feminina TAÇA DE PORTUGAL DE PISTA 2017 1. Organização A Taça Nacional de Pista 2017 é organizada pela UVP-FPC - Federação Portuguesa de Ciclismo, com a colaboração

Leia mais

Corridas históricas. Um evento para ficar na memória. Um ano depois de. Porsche GT3 Cup Challenge Brasil Provas 13 e 14

Corridas históricas. Um evento para ficar na memória. Um ano depois de. Porsche GT3 Cup Challenge Brasil Provas 13 e 14 Porsche GT3 Cup Challenge Brasil Provas 13 e 14 Corridas históricas Recorde de participantes, muitas disputas e estréia de novos pilotos marcam as duas provas preliminares do Grande Prêmio do Brasil de

Leia mais

Uma solução que seria aceita seria saber quanto tempo cada um demora pra terminar a corrida.

Uma solução que seria aceita seria saber quanto tempo cada um demora pra terminar a corrida. 1) Na reta final de uma corrida, o carro A está 30 metros a frente do carro B. Neste instante o carro A se move com velocidade de 54 km/h acelerando 2m/s 2, e o carro B se move com velocidade constante

Leia mais

CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE ARRANCADA CAMPEONATO BRASILEIRO DE ARRANCADA REGULAMENTO TÉCNICO 2016

CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE ARRANCADA CAMPEONATO BRASILEIRO DE ARRANCADA REGULAMENTO TÉCNICO 2016 1 CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE ARRANCADA CAMPEONATO BRASILEIRO DE ARRANCADA REGULAMENTO TÉCNICO 2016 17 - CATEGORIA DRAG JUNIOR DJ 17.1 - DEFINÇÃO: a) Participam desta categoria

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO DESAFIO

REGULAMENTO TÉCNICO DESAFIO REGULAMENTO TÉCNICO DESAFIO 7.2 2018 1 - HOMOLOGAÇÃO: a) O veículo competidor deve ser identificado com números, em cor contrastante ao fundo em que for aplicado, em ambas as laterais e nos vidros dianteiro

Leia mais

REGULAMENTO TECNICO 2012 CAMPEONATO PIRACICABANO DE ARRANCADA

REGULAMENTO TECNICO 2012 CAMPEONATO PIRACICABANO DE ARRANCADA FEDERAÇÃO PAULISTA DE AUTOMOBILISMO - FASP ESPORTE CLUBE PIRACICABANO DE AUTOMOBILISMO - ECPA REGULAMENTO TECNICO 2012 CAMPEONATO PIRACICABANO DE ARRANCADA ADENDO No 2 Conforme norma do conselho técnico

Leia mais

ELITON KAWAKAMI VENCE SEGUNDA ETAPA DA YAMAHA R3 CUP

ELITON KAWAKAMI VENCE SEGUNDA ETAPA DA YAMAHA R3 CUP ELITON KAWAKAMI VENCE SEGUNDA ETAPA DA YAMAHA R3 CUP O autódromo José Carlos Pace, em São Paulo, foi palco da segunda etapa da Yamaha R3 Cup, neste domingo (28). A briga pela liderança das duas categorias,

Leia mais

Professor Rafael Colucci Facebook: Rafael Colucci ou Aprenda com o Colucci (FANPAGE)

Professor Rafael Colucci Facebook: Rafael Colucci ou Aprenda com o Colucci (FANPAGE) Me chamo Rafael Colucci, sou licenciado em física pela Universidade Federal de Itajubá e atuo no ensino de física e matemática nos níveis médio e superior Trabalho com criação de conteúdos digitais e possuo

Leia mais

EXERCÍCIOS EXTRAS 2ª SÉRIE

EXERCÍCIOS EXTRAS 2ª SÉRIE EXERCÍCIOS EXTRAS 2ª SÉRIE 1) Dois barcos partem simultaneamente de um mesmo ponto, seguindo rumos perpendiculares entre si. Sendo de 30 m/s e 40 m/s suas velocidades, quanto vale a menor distancia entre

Leia mais

500 Milhas Rental de Kart KGV 2018

500 Milhas Rental de Kart KGV 2018 500 Milhas Rental de Kart KGV 2018 TRAÇADO OFICIAL DA CORRIDA ARTIGO 1º Organização 500 Milhas Rental de Kart KGV, será organizado pelo Kartódromo Granja Viana. ARTIGO 2º Inscrição Valor da inscrição será

Leia mais

REGULAMENTO TROFÉU KNO 2017

REGULAMENTO TROFÉU KNO 2017 REGULAMENTO TROFÉU KNO 2017 1 O Campeonato descrito como TROFÉU KNO, é destinado aos pilotos e equipes com kart próprio, nas categorias 2 Tempos, F 400 21HP, e RD a categoria Cadete. 2 O TKNO de 2017 será

Leia mais

Vencedor em todas as categorias que passou, Lukas Moraes acumula um currículo de destaque: Multicampeão no kart, um dos brasileiros mais jovens a

Vencedor em todas as categorias que passou, Lukas Moraes acumula um currículo de destaque: Multicampeão no kart, um dos brasileiros mais jovens a 2018 Vencedor em todas as categorias que passou, Lukas Moraes acumula um currículo de destaque: Multicampeão no kart, um dos brasileiros mais jovens a vencer uma corrida no automobilismo europeu, e vice-campeão

Leia mais

Reforço de Engenharia RESUMO. Movimento Unidimensional. Física 1 1

Reforço de Engenharia RESUMO. Movimento Unidimensional. Física 1 1 Movimento Unidimensional RESUMO S v = lim = ds t 0 t dt ds = vdt ds = vdt S = vt S ds S 0 t = vdt t 0 S = S 0 + v(t t 0 ), onde S 0 é uma constante e (t t 0 )o intervalo de tempo. Física 1 1 v a = lim

Leia mais

RECORRENTE: Procuradoria do STJD do Automobilismo, Procurador Roberto Menin. RECORRIDO: Werner Guarisse Neugebauer (#8) RELATÓRIO

RECORRENTE: Procuradoria do STJD do Automobilismo, Procurador Roberto Menin. RECORRIDO: Werner Guarisse Neugebauer (#8) RELATÓRIO Processo n. 05/2018-STJD- RECURSO VOLUNTÁRIO DA PROCURADORIA DA JUSTIÇA DESPORTIVA. Processo de Origem n. 07/2018 - Comissão Disciplinar do STJD - Recurso. Página 284 Relator: João Fausto José Coutinho

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL CAMPEONATO BRASILEIRO DE ARRANCADA

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL CAMPEONATO BRASILEIRO DE ARRANCADA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL CAMPEONATO BRASILEIRO DE ARRANCADA REGULAMENTO GERAL 2010 Caderno I I Capitulo III V Capitulo V Definição Organização Provas

Leia mais

CAMPEONATO F PS4 CATEGORIA F1 Master

CAMPEONATO F PS4 CATEGORIA F1 Master CAMPEONATO F1 2017 PS4 CATEGORIA F1 Master Inscrições Período: até o dia 20/09. Vagas: Serão 20 vagas. O campeonato só terá início com todas as 20 vagas preenchidas e com os pagamentos efetuados. Caso

Leia mais

Cinemática. Professor Pedro Netto

Cinemática. Professor Pedro Netto Cinemática Professor Pedro Netto Referencial Você esta em repouso ou em movimento? Resposta: Depende do referencial!! Simulação Referencial Posição S É a localização de um móvel em relação a um dado referencial

Leia mais

Fundamentos de Mecânica IGc, Licenciatura, Noturno (2016) Lista 01

Fundamentos de Mecânica IGc, Licenciatura, Noturno (2016) Lista 01 1. O prefixo giga significa: (a) 10 3 (b) 10 6 (c) 10 9 (d) 10 12 (e) 10 15 2. O prefixo mega significa: (a) 10-9 (b) 10-6 (c) 10-3 (d) 10 6 (e) 10 9 3. O prefixo pico significa: (a) 10-12 (b) 10-6 (c)

Leia mais

FEDERAÇÃO PAULISTA DE AUTOMOBILISMO REGULAMENTO PARTICULAR DA PROVA

FEDERAÇÃO PAULISTA DE AUTOMOBILISMO REGULAMENTO PARTICULAR DA PROVA FEDERAÇÃO PAULISTA DE AUTOMOBILISMO REGULAMENTO PARTICULAR DA PROVA I. Prova, Data e Local 4º Evento do Campeonato Mitsubishi Lancer Cup 2016. - Provas 07 e 08 - Data: 15 de Outubro de 2016 - Autódromo

Leia mais

BRASILEIRO CONQUISTA PÓDIOS EM CORRIDAS DE FLAT TRACK NOS ESTADOS UNIDOS

BRASILEIRO CONQUISTA PÓDIOS EM CORRIDAS DE FLAT TRACK NOS ESTADOS UNIDOS BRASILEIRO CONQUISTA PÓDIOS EM CORRIDAS DE FLAT TRACK NOS ESTADOS UNIDOS Mesmo sem grande experiência na modalidade, o piloto Rafael Paschoalin, da Yamaha Racing Brasil, se deu bem. Trouxe na mala quatro

Leia mais

Temporada consagradora

Temporada consagradora Porsche GT3 Cup Challenge Brasil Provas 15 e 16 Temporada consagradora A segunda temporada do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, vencida por Xandy Negrão, mostrou a força do campeonato da Porsche. Texto:

Leia mais

Dados adicionais: g = aceleração da gravidade = 10 m/s 2 1 mph (milhas por hora) = 1.61 km/h

Dados adicionais: g = aceleração da gravidade = 10 m/s 2 1 mph (milhas por hora) = 1.61 km/h Nome: Questões Todas as respostas devem ser justificadas. Dados adicionais: g aceleração da gravidade 10 m/s 2 1 mph (milhas por hora) 1.61 km/h 1) ( pontos)respondaoque sepede: a) Qualfraçãodo quilômetrotem

Leia mais

REGULAMENTO DESPORTIVO 2015

REGULAMENTO DESPORTIVO 2015 CAMPEONATO METROPOLITANO DE TURISMO DE LONDRINA REGULAMENTO DESPORTIVO 2015 CATEGORIA MARCAS A, L, SPEED FUSCA E SUPER SPEED ARTIGO 1 INTRODUÇÃO A Federação Paranaense de Automobilismo - FPRA, no uso de

Leia mais

Foi dada a largada para os principais eventos automobilísticos de 2012 e o UOL, como todo ano, fará uma cobertura completa e especial para as

Foi dada a largada para os principais eventos automobilísticos de 2012 e o UOL, como todo ano, fará uma cobertura completa e especial para as Foi dada a largada para os principais eventos automobilísticos de 2012 e o UOL, como todo ano, fará uma cobertura completa e especial para as principais categorias do automobilismo Possui 48% mais internautas

Leia mais

PROJETO BAJA SAE - USJT

PROJETO BAJA SAE - USJT 2011 PROJETO BAJA SAE - USJT Faculdade de Tecnologia e Ciências Exatas Universidade São Judas Tadeu 01/08/2011 PROJETO BAJA SAE USJT Departamento de Engenharia Mecânica Faculdade de Tecnologia e Ciências

Leia mais

Suponhamos que tenha sido realizado um. estudo que avalia dois novos veículos do mercado: o Copa e o Duna. As pesquisas levantaram os seguintes dados:

Suponhamos que tenha sido realizado um. estudo que avalia dois novos veículos do mercado: o Copa e o Duna. As pesquisas levantaram os seguintes dados: A U A UL LA Acelera Brasil! Suponhamos que tenha sido realizado um estudo que avalia dois novos veículos do mercado: o Copa e o Duna. As pesquisas levantaram os seguintes dados: VEÍCULO Velocidade máxima

Leia mais

Movimento retilíneo uniformemente

Movimento retilíneo uniformemente 15 fev Movimento retilíneo uniformemente variado 01. Resumo 02. Exercícios de Aula 03. Exercícios de Casa 04. Questão Contexto RESUMO A aceleração (média) é a razão entre a variação de velocidade e o intervalo

Leia mais

CAMPEONATO F PS4 CATEGORIA MASTER

CAMPEONATO F PS4 CATEGORIA MASTER CAMPEONATO F1 2016 PS4 CATEGORIA MASTER Inscrições Período: até o dia 12/09. Deverá ser feita acessando o nosso site (www.ligaspeed.com). Vagas: Serão 18 vagas. O campeonato só terá início com todas as

Leia mais

Professora Daniele Santos Instituto Gay-Lussac 2º ano

Professora Daniele Santos Instituto Gay-Lussac 2º ano Professora Daniele Santos Instituto Gay-Lussac 2º ano 1- Um trem parte de São Paulo com destino ao Rio de Janeiro com velocidade de 60Km/h. Ao mesmo tempo, parte do Rio de Janeiro, com destino a São Paulo,

Leia mais

Lista 1 - Movimento Retilíneo, Unidades, Grandezas Físicas e Vetores

Lista 1 - Movimento Retilíneo, Unidades, Grandezas Físicas e Vetores Sigla: Disciplina: Curso: FISAP Física Aplicada Tecnologia em Construção Civil Lista 1 - Movimento Retilíneo, Unidades, Grandezas Físicas e Vetores 1) De volta para casa. Normalmente, você faz uma viagem

Leia mais