Big One. Você sabe o que é um Big One? Como ele nasceu? E por que ele é tão adorado pelos fãs da NASCAR? Isso e muito mais vamos ver agora.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Big One. Você sabe o que é um Big One? Como ele nasceu? E por que ele é tão adorado pelos fãs da NASCAR? Isso e muito mais vamos ver agora."

Transcrição

1 Big One Você sabe o que é um Big One? Como ele nasceu? E por que ele é tão adorado pelos fãs da NASCAR? Isso e muito mais vamos ver agora. O que é um Big One Big One ( O Grandão ) é um termo muito utilizado em gigantescos desastres naturais, em especial, provocados por terremotos com escalas acima de 7.0 na escala Richter e que causam grandes catástrofes, mudando completamente o visual do ambiente ao qual sofreu a avaria. Estas catástrofes podem, ou não, serem previsíveis. Dentro do automobilismo, este termo é utilizado quando ocorre um acidente de grandes proporções, onde envolvam 5 ou mais carros. O termo é comumente utilizado pelas categorias Stock Car nos Estados Unidos, em especial, em todas as categorias da NASCAR e da ARCA. Contudo, ele também é utilizado, mesmo que com pouca frequência, nas categorias de Monopostos como na Verizon Indycar Series e a F1 (no caso da F1 o termo mais utilizado é Terrible ou Big Crash ), ou ainda em categorias com carros GT e de Endurance por exemplo. O termo começou a ser utilizado em 2001, porém, sua história começou em meados dos anos 90.

2 Um tipico Big One em Talladega História, primeiros nomes Entre meados dos anos 90 até o ano 2000, os acidentes de grandes proporções eram chamados de Major ou Terrific Crash (Grande ou Terrível acidente). Alguns pilotos e a mídia estadunidense chamavam os acidentes de multi-car wreck (muitos ou múltiplos carros destruídos). Estes acidentes passaram a acontecer com mais frequência a partir do final dos anos 80, principalmente nos ovais de Daytona etalladega, quando foram implantadas as placas restritoras (em 1988) para estes 2 circuitos. Isto permitiu que os carros andassem muito juntos devido a limitação que as placas proporcionavam. Antes desta época, quando os carros não tinham estes limitadores, as duplas (packs) é que faziam uma maior diferença nas provas, já que o carro da frente não tinha limitador e o de trás utilizava o vácuo que o da frente proporcionava para ser puxado e empurrar o da frente, além é claro, dos acertos aerodinâmicos e técnicos. A partir da introdução das placas, quem está na frente dificilmente tem vantagem e, no máximo conduz uma espécie de fila indiana para os demais não perderem vantagem. Obviamente que novos acertos e o layout da estrutura interna dos carros também foram mudando com o passar dos anos. Apenas lembrando que, mesmo sem placas restritoras do final da década de 80 para trás, ainda assim ocorriam acidentes graves, principalmente com capotagens e decolagens, porém, eram entre poucos carros.

3 Uma placa restritora (restrictor plate), utilizada em Daytona, Talladega e New Hampshire (na Whelen Modified Tour) Em 1997, após um acidente de grandes proporções na 16ª etapa em Daytona, a Pepsi 400 (nome, na época, da 2ª corrida de Daytona na Sprint Cup), Dale Earnhardt, em uma entrevista, chamou o acidente da última volta de Big Wreck (Grande Destruição). A mídia noticiou este acidente com o termo utilizado pelo The Intimidator e, a partir de 1998, os acidentes de grandes proporções passaram a se chamar Big Wrecks. Nascimento do Big One A primeira vez que o termo Big One foi utilizado foi pela 29ª etapa da Sprint Cup (Winston Cup na época) de Foi na Winston 500 em Talladega (um dos nomes utilizados na 2ª corrida em Talladega naquela época). Bob Jenkins, comentarista da ESPN na época, utilizou o termo após um acidente na volta 134 da corrida. Na 9ª etapa da Winston Cup de 2000, na época, a DieHard 500, também em Talladega, após um grande acidente na volta 139, os espectadores na corrida, utilizavam o termo Big One para se referir ao acidente.

4 Na Daytona 500 de 2001 (aquela mesmo que matou Dale Earnhardt), Darrell Waltrip, comentarista da FOX e da FOX Sports, chamou o acidente que ocorreu na volta 173, envolvendo 18 carros, de Big One. De lá para cá o termo tem sido utilizado para acidentes de grandes proporções.

5

6 Carro #3 de Austin Dillon logo após se chocar contra a cerca de proteção. Tudo devido a um Big One pós corrida. Acidente ocorrido em 2015 em Daytona na Coke Zero 400 na Sprint Cup. Acidentes gigantes no passado Acidentes gigantes sempre aconteceram na NASCAR, inclusive em seus primórdios. Claro, com menos frequências naquela época, mas, ainda assim, eram assustadores. O 1º Big One que se tem registro ocorreu em 1951 na etapa de Langhorne pela Modified Division. 106 carros largaram naquela prova. O acidente envolveu uns 20 carros, porém, alguns conseguiram escapar, outros não. Um dos carros pegou fogo e interditou a passagem dos outros carros pela pista. Por causa disso a corrida foi encerrada. Quem quiser ver como foi, o link está logo abaixo. A corrida está em 2 partes e o acidente está na 2ª parte: Na década de 50, no Daytona Beach Road Course havia o chamado Parking (estacionamento), entre as curvas 1 e 2. Se Tratava de uma área em declive com um enorme banco de areia da praia de Daytona Beach, onde, quem perdesse o controle na tangência das curvas e fosse para lá, ficava atolado e não saía mais, tendo que abandonar a prova. O problema é que os carros que iam para lá não eram retirados e, naquela época a corrida não era paralisada por qualquer acidente ou detritos na pista. Com isso, muitos carros escapavam naquela parte e acertavam os outros que já estavam parados, causando um verdadeiro estacionamento de carros destruídos. Em 1960, na Daytona 500, houve o considerado pior acidente da história da NASCAR. 37 carros se envolveram em um acidente, logo nas primeiras voltas da corrida. Apesar do acidente gigante, muitos até conseguiram voltar para a prova e ninguém se feriu gravemente. Logo abaixo você pode ver como foi este pandemônio: O estacionamento de Daytona Beach Road Course

7 Big Ones ocorrem apenas em superspeedways? Não, os Big Ones podem ocorrer em qualquer tipo de pista, seja oval ou misto. A sua frequência maior é em ovais, com destaque para os superspeedways de Daytona e Talladega, entretanto, pistas como Bristol, Martinsville, Darlington, Charlotte e Watkins Glen, também já tiveram Big Ones. Abaixo seguem links com vídeos de diversos Big Ones já ocorridos na NASCAR tanto em Daytona e Talladega, como em outros circuitos pela NASCAR. Big Ones em Daytona: lzseuf8; Big Ones em Talladega: (alguns acidentes no vídeo não são big ones); Big Ones em outros circuitos: COdY / Conclusão Big Ones são assustadores, perigosos e chamam muito a atenção, mas, os fãs de NASCAR e do automobilismo adoram isso. Claro, não desejamos que isso aconteça com frequência, muito menos que alguém saia ferido, pelo contrário, quando o piloto sai do carro ele é ovacionado. Contudo, são os riscos ao se correr de automóvel. Faz parte do ofício e são um dos charmes de uma corrida de automóvel, seja pela NASCAR ou por outra categoria.

Ainda assim, ela possui uma história interessante e cheia de curiosidades. Então, vamos conhecer Pocono agora.

Ainda assim, ela possui uma história interessante e cheia de curiosidades. Então, vamos conhecer Pocono agora. Pocono Raceway Pocono Raceway, o triângulo manhoso. Querido de muito fãs, Pocono é uma pista com muito verde, bonita, bem extensa, porém, com corridas não tão emocionantes assim, na maioria das vezes.

Leia mais

Sabia que a NASCAR nasceu ligada aos crimes de tráfico de bebidas? Sabia que a NASCAR não é uma categoria de automobilismo?

Sabia que a NASCAR nasceu ligada aos crimes de tráfico de bebidas? Sabia que a NASCAR não é uma categoria de automobilismo? NASCAR Você sabe o que é a NASCAR? Sabia que a NASCAR nasceu ligada aos crimes de tráfico de bebidas? Sabia que a NASCAR não é uma categoria de automobilismo? Sabia também que a NASCAR é uma cultura nos

Leia mais

Gateway Motorsports Park

Gateway Motorsports Park Gateway Motorsports Park Gateway Motorsports Park, um oval de curvas diferentes e com zebras. Vamos conhecer esta pista que já foi bem famosa na Xfinity Series e hoje é palco da Truck Series. História

Leia mais

Sprint All-Star Race

Sprint All-Star Race Sprint All-Star Race Você conhece o Sprint All-Star Race? Como ela surgiu? Sabia que ele foi inspirado na maioria dos esportes praticados nos Estados Unidos? Quem pode participar e quais os critérios para

Leia mais

1º CAMPEONATO BRASIL RACE DE GT S - S1/2015

1º CAMPEONATO BRASIL RACE DE GT S - S1/2015 1º CAMPEONATO BRASIL RACE DE GT S - S1/2015 A BRASILRACE realizará no 1º semestre de 2015, durante os meses de janeiro/2015 a maio/2015 o Campeonato de GT s com base no simulador GSC Extreme/Reiza. REQUISITOS:

Leia mais

2 log 3. equivale a uma energia de 3, 6 milhões de J (joules). kwh

2 log 3. equivale a uma energia de 3, 6 milhões de J (joules). kwh TRRMOTOS M TRMOS D NRGIA Prof José Carlos F Bastos O poder destrutivo de um terremoto é melhor avaliado pela energia liberada no abalo sísmico Podemos estimar, com conformidade com o modelo de Richter,

Leia mais

a) Sabendo que cada frango dá uma volta completa a cada meio minuto, determine a frequência de rotação de um espeto, em Hz.

a) Sabendo que cada frango dá uma volta completa a cada meio minuto, determine a frequência de rotação de um espeto, em Hz. 58- Diante da maravilhosa visão, aquele cãozinho observava atentamente o balé galináceo. Na máquina, um motor de rotação constante gira uma rosca sem fim (grande parafuso sem cabeça), que por sua vez se

Leia mais

FORMULA COPA BRASIL DE LIVE FOR SPEED Regulamento Oficial 2012/1

FORMULA COPA BRASIL DE LIVE FOR SPEED Regulamento Oficial 2012/1 FORMULA COPA BRASIL DE LIVE FOR SPEED Regulamento Oficial 2012/1 1 A FCBLFS A Formula Copa Brasil é um campeonato de automobilismo virtual através do simulador Live For Speed, com corridas mensais e horários

Leia mais

Indianapolis Motor Speedway

Indianapolis Motor Speedway Indianapolis Motor Speedway Indianapolis Motor Speedway, simplesmente o templo sagrado do automobilismo mundial. Palco de uma das principais corridas do mundo, a Indianapolis 500 (ou Indy 500), que completou

Leia mais

SPORTV 77% 32% MULHERES

SPORTV 77% 32% MULHERES 2017 A CATEGORIA - CURIOSIDADES 2 a CATEGORIA PREFERIDA DO BRASILEIRO *EM SEGUIDA DA FÓRMULA 1 SPORTV 12 ETAPAS AO VIVO COM UMA HORA GLOBO 2 ETAPAS AO VIVO: MILHÃO E FINAL 2,2 MILHÕES 427MIL USUÁRIOS

Leia mais

Tabela de penalidades (actualizada em ) Classe 17 (50% das multas)

Tabela de penalidades (actualizada em ) Classe 17 (50% das multas) Disciplina Estrada Pista Ciclo-cross BTT 12.1.040 Tabela de penalidades (actualizada em 20.01.2016) Paraciclismo Campeonato do Mundo Elites Masculinos Jogos Olímpicos Elites Masculinos Calendário Mundial

Leia mais

Uma pesquisa sobre a percepção da legenda DEVAGAR pelos motoristas

Uma pesquisa sobre a percepção da legenda DEVAGAR pelos motoristas O texto a seguir é a reprodução fiel de um trabalho publicado como Nota Técnica 154, pela CET, de São Paulo, em setembro de 1992. A série Nota Técnica é de circulação interna à Companhia e serve para divulgar

Leia mais

As Pistas e o Modo Carreira remodelado de Project CARS 2

As Pistas e o Modo Carreira remodelado de Project CARS 2 As Pistas e o Modo Carreira remodelado de Project CARS 2 Date : 24 de Julho de 2017 Project CARS 2, que o Pplware tem vindo a acompanhar com particular interesse, tem vindo a receber nos últimos tempos

Leia mais

CAMPEONATOS NASCAR FEVEREIRO e MARÇO DE 2014 REGULAMENTO DESPORTIVO

CAMPEONATOS NASCAR FEVEREIRO e MARÇO DE 2014 REGULAMENTO DESPORTIVO CAMPEONATOS NASCAR FEVEREIRO e MARÇO DE 2014 REGULAMENTO DESPORTIVO Serão 6 categorias, BOLHA 1/24; BOLHA 1/32; FALCON; GRUPO 12; REPLICA 1/32 MONOPOSTO e REPLICA 1/32 1) SISTEMA DE DISPUTA ( valido para

Leia mais

divã FELIPE MASSA massa no

divã FELIPE MASSA massa no FELIPE MASSA POR VANESSA RUIZ massa no divã Quatro anos depois de perder o título mundial na última curva da temporada, o brasileiro vê sua posição em xeque na ferrari e recorre a terapia para entender

Leia mais

Apresenta. Circuito de Tênis 2016

Apresenta. Circuito de Tênis 2016 Apresenta Circuito de Tênis 2016 O circuito Desde 2006 O Aberto de Tênis Batata Bowl está consolidado como um dos maiores eventos de tênis amador de Minas Gerais. O evento vem a cada dia se tornando referência

Leia mais

A Teoria da Relatividade está baseada em dois princípios:

A Teoria da Relatividade está baseada em dois princípios: O QUE É ESPAÇO E TEMPO II A Teoria da Relatividade está baseada em dois princípios: 1) Princípio da Equivalência As leis da Física são as mesmas em qualquer referencial. Você jogando uma bola para cima

Leia mais

Circuito Multisports de Caraguatatuba. Caraguatatuba/SP. Data Dia 02 de Julho de 2016

Circuito Multisports de Caraguatatuba. Caraguatatuba/SP. Data Dia 02 de Julho de 2016 Circuito Multisports de Caraguatatuba Caraguatatuba/SP Data Dia 02 de Julho de 2016 Triathlon / Duathlon / Corrida / Festival Aquático / Aquathlon Kids Na mesma data ocorrerá o Torneio Sulamericano de

Leia mais

MÊS: JULHO Semana Dias Previdenciário Português Constitucional Administrativo Raciocínio Lógico Informática

MÊS: JULHO Semana Dias Previdenciário Português Constitucional Administrativo Raciocínio Lógico Informática MÊS: JULHO MÊS: AGOSTO MÊS: SETEMBRO MÊS: OUTUBRO MÊS: NOVEMBRO MÊS: DEZEMBRO REVISÃO DE TODAS AS MATÉRIAS POR QUESTÕES COMENTADAS Assunto (Vídeo...) Assunto (Vídeo...) Assunto (Vídeo...) Assunto (Vídeo...)

Leia mais

Então Deus disse todas estas palavras:+ 2 Eu sou Jeová, seu Deus, que o tirou da terra do Egito, a terra da escravidão.*+ 3 Não tenha outros deuses

Então Deus disse todas estas palavras:+ 2 Eu sou Jeová, seu Deus, que o tirou da terra do Egito, a terra da escravidão.*+ 3 Não tenha outros deuses Então Deus disse todas estas palavras:+ 2 Eu sou Jeová, seu Deus, que o tirou da terra do Egito, a terra da escravidão.*+ 3 Não tenha outros deuses além de mim.*+ 4 Não faça para você imagem esculpida,

Leia mais

DISCIPLINA: ESTAFETAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

DISCIPLINA: ESTAFETAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ESTAFETAS 192 DOMÍNIO DAS TÉCNICAS III FASE - APERFEIÇOAMENTO TÉCNICO B FASES / NÍVEIS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS I- Ensino / Aprendizagem - Aquisição da noção de transmissão, através de jogos. - Aquisição

Leia mais

Assunto: HISTÓRIA: CAMINHO DO MAR: Na estrada de Santos!

Assunto: HISTÓRIA: CAMINHO DO MAR: Na estrada de Santos! Assunto: 1958 HISTÓRIA: CAMINHO DO MAR: Na estrada de Santos! Se você pretende saber quem eu sou, eu posso lhe dizer. Entre no meu carro, e na estrada de Santos, você vai me conhecer. Em 1958, certamente

Leia mais

Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico

Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico 8338 Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico 8339 Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico 8340 Documento

Leia mais

Sistemas de Tempo Real. Sérgio Campos

Sistemas de Tempo Real. Sérgio Campos Sistemas de Tempo Real Sérgio Campos scampos@dcc.ufmg.br 1 / 25 Sistemas de Tempo Real Motivação aplicações típicas: Controle e sistemas de controle, Processamento de sinais, Sistemas embutidos, Robótica,

Leia mais

3. Filtragem e Distorção de Sinal

3. Filtragem e Distorção de Sinal 3. Filtragem e Distorção de Sinal Este capítulo pretende dar exemplos de distorções de sinal provocadas por sistemas lineares. Vão ser vistos exemplos de distorções de amplitude e de fase, para se ter

Leia mais

Plano de Segurança Interno

Plano de Segurança Interno Regras de Evacuação em caso de Emergência Plantas de Emergência ALFACOOP Coopera>va de Ensino, crl Externato Infante D. Henrique REGRAS DE EVACUAÇÃO A segurança na Escola deve ser uma preocupação comum

Leia mais

Raízen anuncia programa de apoio a jovens talentos no automobilismo por meio da marca Shell

Raízen anuncia programa de apoio a jovens talentos no automobilismo por meio da marca Shell Raízen anuncia programa de apoio a jovens talentos no automobilismo por meio da marca Shell Programa de desenvolvimento englobará diversas categorias de base, como kart, F-3 e Brasileiro de Turismo A Raízen,

Leia mais

Estatística Aplicada. Árvore de Decisão. Prof. Carlos Alberto Stechhahn PARTE II. Administração. p(a/b) = n(a B)/ n(b)

Estatística Aplicada. Árvore de Decisão. Prof. Carlos Alberto Stechhahn PARTE II. Administração. p(a/b) = n(a B)/ n(b) Estatística Aplicada Administração p(a/b) = n(a B)/ n(b) PARTE II Árvore de Decisão Prof. Carlos Alberto Stechhahn 2014 1. Probabilidade Condicional - Aplicações Considere que desejamos calcular a probabilidade

Leia mais

Valor Esperado. Valor Esperado. Valor Esperado. Valor Esperado. Valor Esperado

Valor Esperado. Valor Esperado. Valor Esperado. Valor Esperado. Valor Esperado 1 2 Sumário (7ª aula), pp. 32-48 1. Conceitos básicos de estatística descritiva 1.8 Noção de valor esperado Fim da estatística descritiva 2. Noção de valor e de preço/cotação 2.1 Noção de preço relativo

Leia mais

DISPOSITIVO ANTI- FLAMBAGEM

DISPOSITIVO ANTI- FLAMBAGEM DISPOSITIVO ANTI- FLAMBAGEM RESUMO: O dispositivo Anti - Flambagem tem como principal fundamento evitar a anomalia de torção na via Permanente, mais conhecido como Flambagem. Essa anomalia nos traz enormes

Leia mais

Reza! como D. Bosco!

Reza! como D. Bosco! 2ª feira, 09 de novembro: Na próxima sexta feira, dia 13 de Novembro, Nossa Senhora de Fátima vem-nos visitar a todos. SIM Ela vem aqui aos Salesianos. Têm que avisar os vossos pais. NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Leia mais

Física I. Aula 02: Movimento Retilíneo. Tópico 02: Velocidade; Movimento Retilíneo Uniforme

Física I. Aula 02: Movimento Retilíneo. Tópico 02: Velocidade; Movimento Retilíneo Uniforme Tópico 02: Velocidade; Movimento Retilíneo Uniforme Aula 02: Movimento Retilíneo Observe o movimento da tartaruga acima. Note que a cada segundo, ela anda 10cm e mantém sempre esse movimento. A velocidade

Leia mais

Viva a emoção deste desafio MANUAL DO ATLETA PARA O RIO TRIATHLON 2012

Viva a emoção deste desafio MANUAL DO ATLETA PARA O RIO TRIATHLON 2012 Viva a emoção deste desafio MANUAL DO ATLETA PARA O RIO TRIATHLON 2012 O Rio Triathlon A Federação de Triathlon do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Tri Fitness e New Quality Sports, traz para

Leia mais

Após batida, Lewis Hamilton troca disco de freios e larga em 20º

Após batida, Lewis Hamilton troca disco de freios e larga em 20º Terra - SP 20/07/2014-08:11 Após batida, Lewis Hamilton troca disco de freios e larga em 20º Da Redação Adan Pretty / Getty Images Lewis Hamilton sofreu um acidente na primeira parte do treino classificatório

Leia mais

COPA BRASIL DE KART INDOOR 2013

COPA BRASIL DE KART INDOOR 2013 - COMPETIÇÃO 1- A Copa Brasil de Kart Indoor é um evento organizado pela Agência 46 e pelo Kartódromo Volta Redonda. 2- A Copa Brasil de Kart Indoor será realizada nos dias 18 e 19 de maio de 2013 no Kartódromo

Leia mais

GEOLOGIA PROF. LIONEL BRIZOLA

GEOLOGIA PROF. LIONEL BRIZOLA GEOLOGIA PROF. LIONEL BRIZOLA A Estrutura Richat é um local no deserto do Saara (Mauritânia), semelhante a um gigantesco alvo, com um diâmetro de aproximadamente 50 km. É também conhecido como O Olho

Leia mais

'Ninguém procura acidente', diz operário ferido em obra na Paraíba

'Ninguém procura acidente', diz operário ferido em obra na Paraíba http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2014/03/ninguem-procura-acidente-diz-operarioferido-em-obra-na-paraiba.html 26/03/2014 09h15 - Atualizado em 26/03/2014 09h18 'Ninguém procura acidente', diz operário

Leia mais

Victor Uchôa RAIO-X. Nome: Victor Uchôa Nacionalidade: Brasileiro Data de nascimento: 01/01/01 Altura: 1,43 m Peso: 36 kg Onde mora: Natal/RN

Victor Uchôa RAIO-X. Nome: Victor Uchôa Nacionalidade: Brasileiro Data de nascimento: 01/01/01 Altura: 1,43 m Peso: 36 kg Onde mora: Natal/RN Victor Uchôa Atual campeão brasileiro e apontado como a mais jovem promessa do kartismo brasileiro pela crítica esportiva, o piloto potiguar Victor Uchôa inclusive já vem confirmando a previsão dos que

Leia mais

OO Engenharia Eletrônica

OO Engenharia Eletrônica OO Engenharia Eletrônica - Programação em C/C++ Slides 18B: Introdução à Multithreading. Exemplos: Programação OO Multithreading com pthreads. Aluno: Vagner Vengue Threads Orientadas a Objeto Thread Orientada

Leia mais

4º CAMPEONATO BRASIL RACE DE ENDURANCE LIGHT - S2/2014

4º CAMPEONATO BRASIL RACE DE ENDURANCE LIGHT - S2/2014 4º CAMPEONATO BRASIL RACE DE ENDURANCE LIGHT - S2/2014 A BRASILRACE realizará no 2º semestre de 2014, durante os meses de julho/2014 a novembro/2014 o Campeonato de Endurance Light com base no simulador

Leia mais

RISCOS AERONÁUTICOS E OS PLANOS MUNICIPAIS DE EMERGÊNCIA

RISCOS AERONÁUTICOS E OS PLANOS MUNICIPAIS DE EMERGÊNCIA RISCOS AERONÁUTICOS E OS PLANOS MUNICIPAIS DE EMERGÊNCIA PAULO ALEXANDRE SOARES Vice-Presidente do Instituto Nacional de Aviação Civil, I.P., Comandante de Avião, Mestre em Direito, Professor Universitário

Leia mais

QUÍMICA MÓDULO 12 OXI-REDUÇÃO-OXIDANTES E REDUTORES. Professor Edson Cruz

QUÍMICA MÓDULO 12 OXI-REDUÇÃO-OXIDANTES E REDUTORES. Professor Edson Cruz QUÍMICA Professor Edson Cruz MÓDULO 12 OXI-REDUÇÃO-OXIDANTES E REDUTORES INTRODUÇÃO Temos por exemplo na formação de uma ligação iônica, que um dos átomos cede elétrons para o outro que ganha efetivamente

Leia mais

Trabalho de Recuperação de Física 3º Ano Física- Ulisses

Trabalho de Recuperação de Física 3º Ano Física- Ulisses Trabalho de Recuperação de Física 3º Ano Física- Ulisses Tema: Introdução a Leis de Newton. Tipos de Forças. Força Resultante. Força resultante centrípeta. Dinâmica Circular. Questão 01 - (CEFET MG) A

Leia mais

Movimento: Maio Amarelo

Movimento: Maio Amarelo Movimento: Maio Amarelo 2017 Apresentação O Movimento Maio Amarelo surgiu com a preocupação constante em reduzir acidentes de trânsito, em transformar nossa sociedade em um povo mais fraterno e educado.

Leia mais

O Piloto. 3ª etapa SP Light 2014 Camp. Brasileiro ª etapa SP Light Campeonato Brasileiro ª etapa SP Light 2013

O Piloto. 3ª etapa SP Light 2014 Camp. Brasileiro ª etapa SP Light Campeonato Brasileiro ª etapa SP Light 2013 O Piloto 3ª etapa SP Light 2014 Camp. Brasileiro 2014 9ª etapa SP Light 2014 Nascido em 03 de Fevereiro de 1998 Brasileiro, residente em São Paulo, sua cidade natal Aos oito anos de idade escolheu a carreira

Leia mais

Foi dada a largada para os principais eventos automobilísticos de 2012 e o UOL, como todo ano, fará uma cobertura completa e especial para as

Foi dada a largada para os principais eventos automobilísticos de 2012 e o UOL, como todo ano, fará uma cobertura completa e especial para as Foi dada a largada para os principais eventos automobilísticos de 2012 e o UOL, como todo ano, fará uma cobertura completa e especial para as principais categorias do automobilismo Possui 48% mais internautas

Leia mais

Manual de pilotagem e aprendizado

Manual de pilotagem e aprendizado Manual de pilotagem e aprendizado Paciência é mais poderosa que velocidade! Evitar acidentes significa saber o que fazer quando um acidente acontece, quando freiar, quando acelerar, quando subir ou descer,

Leia mais

CAMPEONATO F PS4 CATEGORIA F1 Balance

CAMPEONATO F PS4 CATEGORIA F1 Balance CAMPEONATO F1 2016 PS4 CATEGORIA F1 Balance Inscrições Período: até o dia 05/02. Deverá ser feita acessando o nosso site (www.ligaspeed.com). Vagas: Serão 20 vagas. O campeonato só terá início com todas

Leia mais

A Lei Federal /2014 e a busca pela redução de mortes no trânsito brasileiro Rodrigo Kozakiewicz

A Lei Federal /2014 e a busca pela redução de mortes no trânsito brasileiro Rodrigo Kozakiewicz A Lei Federal 12.971/2014 e a busca pela redução de mortes no trânsito brasileiro Rodrigo Kozakiewicz No dia 01/11/2014 entrou em vigor a Lei Federal 12.971 de 09 de maio de 2014, publicada no Diário Oficial

Leia mais

ATROPELAMENTO DE ANIMAIS SILVESTRES Setor de Meio Ambiente DÊ PASSAGEM PARA A VIDA

ATROPELAMENTO DE ANIMAIS SILVESTRES Setor de Meio Ambiente DÊ PASSAGEM PARA A VIDA DÊ PASSAGEM PARA A VIDA 1 As estradas e rodovias, apesar de serem muitos úteis e trazerem progresso para as cidades, ocasionam alguns problemas como poluição sonora e luminosa, fragmentação de habitats,

Leia mais

Exercícios Vulcões, Terremotos e Tsunamis

Exercícios Vulcões, Terremotos e Tsunamis Exercícios Vulcões, Terremotos e Tsunamis 1. (UFRGS) A figura a seguir representa processos associados à tectônica de placas Identifique os processos destacados pelas letras A, B e C, respectivamente.

Leia mais

10/12 - COPACABANA - RIO DE JANEIRO GUIA DO ATLETA

10/12 - COPACABANA - RIO DE JANEIRO GUIA DO ATLETA 10/12 - COPACABANA - RIO DE JANEIRO GUIA DO ATLETA i AVISO Se o mar não estiver propício à realização das provas na água, e, caso as condições climáticas estejam desfavoráveis, o evento poderá ser adiado,

Leia mais

GUDUXU'S TRACK REGULAMENTO CAMPEONATO TURISMO 1/32 - TEMPORAD

GUDUXU'S TRACK REGULAMENTO CAMPEONATO TURISMO 1/32 - TEMPORAD GUDUXU'S TRACK REGULAMENTO CAMPEONATO TURISMO 1/32 - TEMPORAD 1 1.1 1.2 2 2.1 TEMPORADA: A TEMPORADA DE 2016, NA CATEGORIA TURISMO 1/32 SERÁ DISPUTADA NA MODALIDA E 2' DE BOX AS ETAPAS SERÃO DISPUTADAS

Leia mais

Tremores de terra no Brasil e em Bebedouro

Tremores de terra no Brasil e em Bebedouro Universidade de São Paulo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas Departamento de Geofísica Tremores de terra no Brasil e em Bebedouro Prof. Marcelo Assumpção Terremotos e vulcões no

Leia mais

Circuito Multisports de Caraguatatuba - SP

Circuito Multisports de Caraguatatuba - SP Circuito Multisports de Caraguatatuba - SP Dias 02 e 03 de Abril de 2016 Triathlon/Duathlon Open / Corrida / Festival Aquático / Aquathlon Kids Etapa válida pelo Campeonato Brasileiro de Aquathlon (etapa

Leia mais

DRIVER PROFILE SérgioJimenez

DRIVER PROFILE SérgioJimenez 2016 DRIVER PROFILE SérgioJimenez Natural de Piedade (SP), Sérgio Jimenez é um dos maiores talentos revelados pelo automobilismo brasileiro nos últimos anos. Recordista de títulos no kart, onde começou

Leia mais

BANDEIRA AMARELA Tudo sobre a Nascar Sprint Cup

BANDEIRA AMARELA Tudo sobre a Nascar Sprint Cup Projeto Experimental em JORNALISMO Universidade Federal Fluminense Instituto de Arte e Comunicação Social IACS Curso de Comunicação Social BANDEIRA AMARELA Tudo sobre a Nascar Sprint Cup Projeto Experimental

Leia mais

TAGUSCUP TORNEIO DE FUTSAL REGRAS DO JOGO. Considerações sobre as Leis de Jogo de Futsal aplicadas na TAGUSCUP

TAGUSCUP TORNEIO DE FUTSAL REGRAS DO JOGO. Considerações sobre as Leis de Jogo de Futsal aplicadas na TAGUSCUP TAGUSCUP TORNEIO DE FUTSAL REGRAS DO JOGO Considerações sobre as Leis de Jogo de Futsal aplicadas na TAGUSCUP 1. Diferenças entre as Leis de Jogo do Futsal e as regras aplicadas na TAGUSCUP Não há faltas

Leia mais

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e a SRO Motorsport Group criaram o FIA GT Series, em substituição ao FIA GT1 World Championship.

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e a SRO Motorsport Group criaram o FIA GT Series, em substituição ao FIA GT1 World Championship. 2014 A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e a SRO Motorsport Group criaram o FIA GT Series, em substituição ao FIA GT1 World Championship. Entre as equipes que participarão da competição estão

Leia mais

Professor B PB Matemática

Professor B PB Matemática Professor B PB Matemática 11)Com uma peça de tecido foram confeccionadas 45 toalhas de mesa com 1,40 m de comprimento por 2,40 m de largura. Quantas toalhas de 0,80 m de comprimento por 0,70 m de largura

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS MATEMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS MATEMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS MATEMÁTICA P1-1º BIMESTRE 6 º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Interpretar situações problemas; Trabalhar com numerais romanos

Leia mais

Fechamento de Balanço Patrimônio

Fechamento de Balanço Patrimônio Fechamento de Balanço Patrimônio O presente manual visa, o esclarecimento e auxílio na prestação de contas dos municípios, nos sistemas de Almoxarifados e Patrimônio da E&L Produções de Software, com base

Leia mais

ADAPTAÇÃO DE UM JOGO OPEN SOURCE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM SIMULADOR DE TRÂNSITO 1

ADAPTAÇÃO DE UM JOGO OPEN SOURCE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM SIMULADOR DE TRÂNSITO 1 ADAPTAÇÃO DE UM JOGO OPEN SOURCE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM SIMULADOR DE TRÂNSITO 1 Henrique Augusto Richter 2, Rafael H. Bandeira 3, Eldair F. Dornelles 4, Rogério S. De M. Martins 5, Nelson A. Toniazzo

Leia mais

9.0 Conversores DA. Um conversor digital analógico simples com saída em tensão

9.0 Conversores DA. Um conversor digital analógico simples com saída em tensão 9.0 Conversores DA Um DAC (Digital-to-Analog Converter) é um conversor digital analógico, comumente usado em situações onde há necessidade de converter um sinal um sinal que se apresenta na forma digital

Leia mais

A MAIOR CATEGORIA GRANDES DUELOS GRANDES MARCAS PILOTOS DE RENOME INTERNACIONAL INVESTEM NA CATEGORIA DO AUTOMOBILISMO NACIONAL

A MAIOR CATEGORIA GRANDES DUELOS GRANDES MARCAS PILOTOS DE RENOME INTERNACIONAL INVESTEM NA CATEGORIA DO AUTOMOBILISMO NACIONAL 2014 A MAIOR CATEGORIA DO AUTOMOBILISMO NACIONAL 36 anos de emoção, adrenalina e muita velocidade fazem da Stock Car uma das maiores categorias do mundo. GRANDES DUELOS PILOTOS DE RENOME INTERNACIONAL

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina Campus de Joinville Curso de Engenharia da Mobilidade

Universidade Federal de Santa Catarina Campus de Joinville Curso de Engenharia da Mobilidade Universidade Federal de Santa Catarina Campus de Joinville Curso de Engenharia da Mobilidade Alunos: Leonardo Zilli e Maria Eduarda Chame Prof. Alexandre Mikowski, Dr. Fís. Profa. Maria Simone Kugeratski

Leia mais

Convívio Jovem. Grupo Alegre Unido. 25 Outubro de H Outubro 2014 Pelo Departamento de Atletismo do GAU

Convívio Jovem. Grupo Alegre Unido. 25 Outubro de H Outubro 2014 Pelo Departamento de Atletismo do GAU Convívio Jovem Grupo Alegre Unido 25 Outubro de 2014 15H00 10 Outubro 2014 Pelo Departamento de Atletismo do GAU Índice Introdução... 3 Evento Convívio Jovem GAU... 3 Regulamento das provas... 3 Estações...

Leia mais

Acidentes de trânsito. Problema de Saúde Pública!

Acidentes de trânsito. Problema de Saúde Pública! Acidentes de trânsito. Giancarlo Bacchieri Instituto Federal Sul-Rio-grandense Acidente de trânsito NO MUNDO Mais de 1,2 milhões de mortos/ano Mais de 50 milhões entre feridos graves e sequelados 90% das

Leia mais

Constrói a tua história!

Constrói a tua história! VAMOS COLORIR 1º Ciclo ensino básico Constrói a tua história! Imprime esta história e lê-a com a atenção. Já reparaste que não tem imagens? Desenha e pinta uma imagem para cada página para completares

Leia mais

DINÂMICA CIRCULAR 2ª SÉRIE

DINÂMICA CIRCULAR 2ª SÉRIE 1. (Epcar (Afa) 015) Uma determinada caixa é transportada em um caminhão que percorre, com velocidade escalar constante, uma estrada plana e horizontal. Em um determinado instante, o caminhão entra em

Leia mais

PROVA DE FÍSICA 2 o TRIMESTRE DE 2012

PROVA DE FÍSICA 2 o TRIMESTRE DE 2012 PROVA DE FÍSICA 2 o TRIMESTRE DE 2012 PROF. VIRGÍLIO NOME N o 8 o ANO Olá, caro(a) aluno(a). Segue abaixo uma série de exercícios que têm, como base, o que foi trabalhado em sala de aula durante todo o

Leia mais

8-9/10 - PEDRA DO PONTAL - RECREIO/RJ GUIA DO ATLETA

8-9/10 - PEDRA DO PONTAL - RECREIO/RJ GUIA DO ATLETA 8-9/10 - PEDRA DO PONTAL - RECREIO/RJ GUIA DO ATLETA i AVISO Se o mar não estiver propício à realização das provas na água, e, caso as condições climáticas estejam desfavoráveis, o evento poderá ser adiado,

Leia mais

Federação de Automobilismo de São Paulo FILIADA À CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO

Federação de Automobilismo de São Paulo FILIADA À CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO CAMPEONATO PAULISTA DE MARCAS E PILOTOS Regulamento Desportivo Marcas 2017 Regulamento revisado em 18 de outubro de 2016 ARTIGO 1 : CATEGORIAS ARTIGO 2 : GRID DE LARGADA ARTIGO 3 : IDENTIFICAÇÃO DOS CARROS

Leia mais

O que é o Basquetebol? O Campo Jogadores

O que é o Basquetebol? O Campo Jogadores Caraterização Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Francisco Pinto O que é o? A equipa e o Campo O é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cujos objectivos são introduzir

Leia mais

c- Muitas vezes nos deparamos com situações em que nos sentimos tão pequenos e às vezes pensamos que não vamos dar conta de solucioná-las.

c- Muitas vezes nos deparamos com situações em que nos sentimos tão pequenos e às vezes pensamos que não vamos dar conta de solucioná-las. FICHA DA SEMANA 5º ANO A e B Instruções: 1- Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a professora no dia seguinte; 2- As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

RaceTime: Desafie 1. PALAVRAS-CHAVE: Novas mídias; Arte; Abrigo de ônibus; RaceTime; Stock Car.

RaceTime: Desafie 1. PALAVRAS-CHAVE: Novas mídias; Arte; Abrigo de ônibus; RaceTime; Stock Car. RaceTime: Desafie 1 Daniel Dias BARRETO 2 Everton de Lélis Bezerra NETO 3 Júlia de Proença Rosso NELSON 4 Yassmin Mendonça Vaz SALHA 5 Caio VITORIANO 6 Thiago GARCIA 7 Universidade Potiguar, Natal, RN

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO Código Entrevista: 3 Data: 18/10/2010 Hora: 19h00 Duração: 22:25 Local: Casa de Santa Isabel DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS Idade

Leia mais

É o potencial de consumo da região de cobertura da EPTV SUL DE MINAS

É o potencial de consumo da região de cobertura da EPTV SUL DE MINAS É o potencial de consumo da região de cobertura da EPTV SUL DE MINAS Representando 14% de todo potencial de consumo do estado de MINAS GERAIS Fonte: IPC Maps 2016 13% De todo potencial de consumo com recreação

Leia mais

12.MARÇO USP ETAPA 1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) Endereço: Av. Corifeu de Azevedo Marques - Portão 3

12.MARÇO USP ETAPA 1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) Endereço: Av. Corifeu de Azevedo Marques - Portão 3 2017 12.MARÇO USP ETAPA 1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) Endereço: Av. Corifeu de Azevedo Marques - Portão 3 PROGRAMAÇÃO. SEXTA-FEIRA 10/03 10:00 20:00 - Entrega de Kits SÁBADO 11/03 10:00 20:00 - Entrega

Leia mais

1º PONTO QUE VOCÊ VIU NA AULA: HEADLINE

1º PONTO QUE VOCÊ VIU NA AULA: HEADLINE 1º PONTO QUE VOCÊ VIU NA AULA: HEADLINE O GRANDE objetivo da Headline é gerar o impulso que leva a abertura de E-mail. Esses impulsos podem ser despertados de várias formas diferentes e cada uma vai ter

Leia mais

(- 48) = = - 6 (saldo negativo)

(- 48) = = - 6 (saldo negativo) Os Jogos Olímpicos são separados em duas fases históricas: a Antiga e a Moderna. a era Antiga, realizou-se a primeira Olimpíada no ano 776 a.c. (776 anos antes de Cristo), e a última, no ano 394 d.e. (394

Leia mais

O efeito fotoeléctrico

O efeito fotoeléctrico O efeito fotoeléctrico 27 de Outubro de 2005 1 O efeito fotoeléctrico Desde os ns do século 19 que se sabe que certos metais podem emitir electrões por incidência da luz. A este efeito chama-se efeito

Leia mais

FÍSICA PROFº JAISON MATTEI

FÍSICA PROFº JAISON MATTEI FÍSICA PROFº JAISON MATTEI 1. Um consórcio internacional, que reúne dezenas de países, milhares de cientistas e emprega bilhões de dólares, é responsável pelo Large Hadrons Colider (LHC), um túnel circular

Leia mais

Vantagens do Uso da Bicicleta

Vantagens do Uso da Bicicleta Vantagens do Uso da Bicicleta Até 5 quilômetros, a bicicleta é o modo de transporte mais rápido em uma cidade, além de flexível, uma vez que você pode parar em (quase) qualquer lugar sem atrapalhar quem

Leia mais

Atualidades. Prof Rodrigo Ocampo Barbati

Atualidades. Prof Rodrigo Ocampo Barbati Atualidades Prof Rodrigo Ocampo Barbati SOCIEDADE Módulo XXI Meio ambiente Vazamento de petróleo no Golfo do México abril/2010 Às 22h do dia 20 de abril de 2010 houve uma explosão no Golfo do México. Onze

Leia mais

Projeto Intermunicipal Ruas da Lezíria

Projeto Intermunicipal Ruas da Lezíria Município do Cartaxo Agrupamento Marcelino Mesquita Escola Básica do 1.º ciclo n.º 2 do Cartaxo Projeto Intermunicipal Ruas da Lezíria Ano Letivo 2011/2012 Turma 2.º A Bilhete de Identidade e se a turma

Leia mais

diferenciar mobilizar inspirar team

diferenciar mobilizar inspirar team diferenciar mobilizar inspirar team Rua Newton Prado, 661 Bom Retiro - São Paulo 01127-000 - Brasil www.dicker.com.br contato@dicker.com.br Naturalmente nascemos para nos movimentar. Somos fadados ao avanço

Leia mais

Site: Noticias automotivas Link:

Site: Noticias automotivas Link: Site: Noticias automotivas Link: http://www.noticiasautomotivas.com.br/renault-sandero-stepway-avaliacao-completa/ Renault Sandero Stepway: avaliação completa O Sandero Stepway nasceu em 2008 para introduzir

Leia mais

Fernando de Noronha: O Paraíso, mas na prática nem tanto

Fernando de Noronha: O Paraíso, mas na prática nem tanto Fernando de Noronha: O Paraíso, mas na prática nem tanto Paraíso preservado e tratamento de luxo é essa a se referência que mais ouvimos quando se fala de Fernando de Noronha. É coisa nossa e, quem me

Leia mais

2.5. Não será permitido a pilotos ou mecânicos testar ou trafegar com suas motocicletas na área de Box.

2.5. Não será permitido a pilotos ou mecânicos testar ou trafegar com suas motocicletas na área de Box. Regulamento suplementar 2016 1 - TÍTULO E GENERALIDADES Este regulamento foi elaborado para Campeonatos de Motocross e Velocross 2016 supervisionado pela ASPMX Associação Paulista MX/VX, pelo grupo União

Leia mais

KARTISMO. Único monoposto que se aproxima de um F-1 é o Kart Ayrton Senna

KARTISMO. Único monoposto que se aproxima de um F-1 é o Kart Ayrton Senna KARTISMO O KART é a modalidade do automobilismo que muitos chamam de categoria de BASE, sendo que muitos atletas iniciaram nessa categoria como: Nelson Piquet, Emerson Fittipaldi, Ayrton Senna, Rubens

Leia mais

ÍNDICE. 1 Capítulo 1 - Direto ao ponto Por que este e-book? Porque talvez eu possa te ajudar

ÍNDICE. 1 Capítulo 1 - Direto ao ponto Por que este e-book? Porque talvez eu possa te ajudar ÍNDICE 1 Capítulo 1 - Direto ao ponto Por que este e-book? Porque talvez eu possa te ajudar 7 Capítulo 2 - A descoberta O óbvio sobre a teoria Ela é finita. Tem início, meio e fim 12 Capítulo 3 - Fuja

Leia mais

O mar na gota de água

O mar na gota de água O mar na gota de água! O mar na gota de água, Página 1 Há uma pergunta que tem de ser feita: seja o que for que esteja a acontecer na minha vida, em qualquer altura, em tempos de alegria, em tempos de

Leia mais

Regras de trânsito do Japão para pedestres e ciclistas

Regras de trânsito do Japão para pedestres e ciclistas Regras de trânsito do Japão para pedestres e ciclistas Regras básicas de trânsito Regras básicas para pedestres Regras básicas para ciclistas Tem ocorrido frequentes acidentes de trânsito em Aichi e também

Leia mais

CAMPEONATO F PS3 CATEGORIA LIGHT

CAMPEONATO F PS3 CATEGORIA LIGHT CAMPEONATO F1 2014 PS3 CATEGORIA LIGHT Inscrições Período: até o dia 08/09. Deverá ser feita acessando o nosso site(www.ligaspeed.com). Vagas: Serão 14 vagas. O campeonato só terá início com todas as 14

Leia mais

Conheça o Passo a Passo Para Seus Jogos Lotéricos

Conheça o Passo a Passo Para Seus Jogos Lotéricos ÍNDICE Sumário INTRODUÇÃO... 3 ISSO ACONTECE COM VOCÊ TAMBÉM?... 4 MAS PERAÍ, QUEM GANHA NA LOTERIA?... 5 QUE NÃO QUEREM QUE VOCÊ SAIBA... 6 O QUE FAZEM PARA GANHAR NA MEGA SENA?... 7 8 DICAS PRÁTICAS

Leia mais

FEDERAÇÃO PAULISTA DE AUTOMOBILISMO REGULAMENTO PARTICULAR DA PROVA

FEDERAÇÃO PAULISTA DE AUTOMOBILISMO REGULAMENTO PARTICULAR DA PROVA FEDERAÇÃO PAULISTA DE AUTOMOBILISMO REGULAMENTO PARTICULAR DA PROVA I. Prova, Data e Local 4º Evento do Campeonato Mitsubishi Lancer Cup 2016. - Provas 07 e 08 - Data: 15 de Outubro de 2016 - Autódromo

Leia mais

FICHA DE TRABALHO N. O 9

FICHA DE TRABALHO N. O 9 FICHA DE TRABALHO N. O 9 ASSUNTO: Modelos de probabilidade: probabilidade condicional 1. Sejam A e B dois acontecimentos tais que: P (A) = 0,3 e P (B ) = 0,7 Determine P (A B ), sabendo que: 1.1 Os acontecimentos

Leia mais

EVACUAÇÃO GERAL DA ESCOLA > ATITUDES E RESPONSABILIDADES > PROCEDIMENTO DE EVACUAÇÃO > PLANTAS DE EMERGÊNCIA

EVACUAÇÃO GERAL DA ESCOLA > ATITUDES E RESPONSABILIDADES > PROCEDIMENTO DE EVACUAÇÃO > PLANTAS DE EMERGÊNCIA EVACUAÇÃO GERAL DA ESCOLA > ATITUDES E RESPONSABILIDADES > PROCEDIMENTO DE EVACUAÇÃO > EQUIPAS DE INTERVENÇÃO E MEIOS DE SOCORRO > ATITUDES E RESPONSABILIDADES A temática da segurança integra o Projecto

Leia mais