Catálogo Formação 2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Catálogo Formação 2016"

Transcrição

1 em parceria com o apresentam: Catálogo Formação 2016 Ações de formação a realizar nas instalações do COTHN em: e s t r a d a d e L e i r i a S / N A l c o b a ç a Telefone: (+351) Fax: (+351) ana.paula@cothn.pt Faça a sua inscrição neste link:

2 Catálogo Formação º semestre Operação de Empilhadores e Máq. de Movimentação de Cargas 16h Food Defense 8h Equipas de 1ª Intervenção no Combate a Incêndios 7h Segurança e Saúde no Trabalho 8h Organização de Emergência 4h Emergência e Primeiros Socorros no Local de Trabalho 12h Gestão Ambiental 8h Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa) 8h HACCP Básico 8h IFS 8h Controlo Metrológico 4h (por definir) 1º semestre

3 Operadores de empilhadores e máquinas de movimentação de cargas 16 horas 4 e 11 de Maio 105,00 N/ 120,00 Conteúdos: - A necessidade do curso questões legais. - O operador face ao serviço e face à empresa. - Documentação e informação sobre as máquinas. - Normas construtivas. - Componentística e nomenclatura. - Interpretação das informações técnicas de fábrica. - Diagramas de carga. - Regras para trabalho em rampas. - Regras de capacidade, elevação e estabilidade. - Cuidados e manutenção com os equipamentos. - Regras gerais de utilização dos equipamentos. - Segurança na utilização. - Operação com máquinas de condução apeada. - Operação com empilhadores frontais. - Operação com empilhadores retrácteis. - Operação com tratores industriais de reboque de atrelados. - Princípios de manutenção restrita. - Manutenção geral. - Manutenção de baterias de tração. - Abastecimento de combustíveis. - Reforçar os conhecimentos dos responsáveis pelas áreas de armazenamento e segurança, a fim de verificar, controlar e corrigir possíveis erros de utilização pelos operadores. - Identificar, Prevenir e Corrigir erros de utilização. - Dotar os atuais e futuros operadores de conhecimentos sobre a correta utilização, manutenção adequada e regras de segurança ativa e passiva para um desempenho eficaz e - Atuais e futuros operadores de máquinas de movimentação de cargas - Responsáveis de seção - Responsáveis de higiene e segurança - Responsáveis de manutenção.

4 PLATAFORMA SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa) 8 horas 12 de Maio 90,00 N/ 105,00 - Utilização da Plataforma SIGO. - Registo de dados da entidade e da equipa (recursos humanos). - Adicionar e pesquisar módulos e cursos. - Adicionar ações de formação e registar o plano formativo da ação. - Pesquisar e inscrever formandos. - Editar dados de formandos. - Gerir inscrições. - Proceder à avaliação e certificação de formandos (emitir certificados). - Exercícios práticos. - Dotar os formandos de conhecimentos que lhes permitam trabalhar de forma autónoma da plataforma SIGO. - Inserir cursos, ações de formação, formandos. - Emissão dos respetivos certificados. - Gestores e técnicos de recursos humanos. - Gestores, coordenadores e técnicos de formação. - Outros agentes e colaboradores que estejam envolvidos no processo formativo nomeadamente no registo de ações de formação e emissão de certificados.

5 - Noções gerais. - Aspetos específicos da empresa, estabelecimento ou serviço. - Técnicas e procedimentos de socorro à vítima em situações de emergência. Emergência e Primeiros Socorros no Local de Trabalho - Suporte Básico de Vida. - Socorro à vítima - situações específicas de emergência. - Alertas gerais no âmbito da prevenção. 12 horas 31 de Maio e 2 de Junho 80,00 N/ 95,00 A formação em Emergência e Primeiros Socorros no local de trabalho deverá ter como principais objetivos: - Dotar os trabalhadores de conhecimentos e competências, adequados e específicos à realidade de trabalho da empresa, estabelecimento ou serviço, que permitam aplicar as medidas de primeiros socorros em situações de emergência que ocorram no contexto de trabalho; - Contribuir para minimizar as consequências adversas na saúde dos trabalhadores vítimas de acidentes e/ou de doença súbita no local de trabalho. - Ativos empregados e/ou desempregados. - Ativos qualificados e ativos especializados, com idade igual ou superior a 18 anos, pessoas afetas ao plano de emergência das empresas/entidades.

6 - Introdução ao conceito de Food Defense. Food Defense 8 horas 110,00 N/ 130,00 - Os principais requisitos de food defense baseados em fontes internacionais (PAS 96, Bioterorism act). - Requisitos específicos do Food Defense nas normas de segurança alimentar: IFS, BRC e FSSC Apresentação de ferramentas para desenvolver um plano de defesa alimentar. 2ª quinzena de Maio A Defesa dos Alimentos abrange as atividades associadas à proteção dos alimentos de atos deliberados ou intencionais de contaminação ou adulteração. Este termo inclui atos maliciosos, ações criminais ou terroristas (ex. bioterrorismo, sabotagem). - Compreender a importância da defesa alimentar numa organização. - Adquirir os conhecimentos para implementar um programa de food defense de acordo com diretrizes internacionais. - Elaboração de um plano de defesa alimentar (caso prático). - Quadros superiores e médios de empresas alimentares com responsabilidade ao nível da gestão da qualidade e segurança alimentar. - Consultores / auditores que pretendam familiarizar-se com os requisitos de Food Defense.

7 Equipas de 1ª Intervenção no Combate a Incêndios 7 horas - Combustão - Triângulo do Fogo - Classes de Fogo - Processos de Extinção - Agentes extintores - Extintores Tipos, Modos de funcionamento, Regras de atuação - Prática Simulada de Combate a Incêndio 75,00 N/ 90,00 27 de Outubro No final da ação os formandos deverão ter adquirido conhecimentos e competências que lhes permitam a prevenção e atuação de forma correta com os extintores em situação de incêndio, com o objetivo de minimizar os danos pessoais ou materiais que esta pode causar. - Ativos empregados e/ou desempregados. - Ativos qualificados e ativos especializados, com idade igual ou superior a 18 anos, pessoas afetas ao plano de emergência das empresas/entidades.

8 Segurança e Saúde no Trabalho 8 horas 65,00 N/ 80,00 - Conceitos Básicos de Segurança e Saúde do Trabalho. - Fundamentos da Segurança e Saúde do Trabalho. - Princípios Gerais de Prevenção de Riscos Profissionais. - Obrigações do Empregador e Trabalhador. - Riscos Profissionais e Medidas Preventivas. - Equipamentos de Proteção Coletiva. - Equipamentos de Proteção Individual. - Sinalização Geral de Segurança. 2 de Novembro No final da ação de formação, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos e competências no âmbito da Higiene e Segurança no Trabalho, de modo a desempenharem as suas funções no seu local de trabalho de forma segura. - Ativos empregados, qualificados, quadros técnicos, desempregados.

9 - Legislação Alimentar Legislação - Enquadramento legal/normas internacionais Legislação nacional e comunitária HACCP Básico - Programa de Pré - Requisitos para a implementação do sistema HACCP Requisitos gerais das instalações de fabrico Planos de Higiene Viaturas de Transporte de géneros alimentícios Saúde e Higiene Pessoal Controlo de Pragas Resíduos Alimentares Análises microbiológicas e químicas Manutenção preventiva de equipamentos Rastreabilidade Fichas técnicas de produtos alimentares Avaliação de fornecedores 8 horas 14 de Junho 90,00 N/ 105,00 - Habilitar os participantes a desenvolver, implementar e verificar Sistemas de Segurança Alimentar. - Noções Gerais de Microbiologia Alimentar Fatores que controlam o desenvolvimento microbiano nos alimentos Perigos biológicos Doenças Alimentares Fatores intrínsecos e extrínsecos aos alimentos Amostra testemunha Bactérias patogénicas - HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points) Definições segundo o Codex Alimentarius Breve história da origem do sistema preventivo HACCP Perigos microbiológicos, Físicos e químicos Princípios e Etapas do HACCP Árvore de Decisão (Codex Alimentarius) Pontos Críticos de Controlo Benefícios do sistema HACCP Simulação de casos práticos - Profissionais de empresas agro-alimentares. - Responsáveis pelo controlo da higiene, qualidade e segurança alimentar. - Técnicos e Consultores. - Outros profissionais com interesse no desenvolvimento de competências específicas nesta área.

10 - Introdução ao referencial âmbito de aplicação, enquadramento e relação com outros referenciais. - Requisitos do referencial IFSFood. IFS - Avaliação e certificação (sistema de certificação, entidades certificadores, relatório de auditoria). 8 horas - Conclusões (vantagens e desvantagem da implementação, semelhanças e diferenças com outros referenciais). 1ª quinzena de Novembro 120,00 N/ 140,00 - Dotar os formandos de conhecimentos sobre os requisitos do referencial, modo de implementação, vantagens e dificuldades e funcionamento do protocolo de avaliação e esquema de certificação. - Quadros médios e superiores de empresas na área alimentar e com responsabilidade nas áreas da qualidade e segurança alimentar. - Consultores da área da qualidade e segurança alimentar que queiram aprofundar conhecimentos no referencial.

11 - Conceitos gerais de Gestão Ambiental; Gestão ambiental 8 horas 90,00 N/ 105,00 - Principais obrigações legais em matéria de ambiente; - Boas práticas ambientais; - Prevenção e resposta a potenciais situações de emergência ambiental; - Normas de gestão ambiental. 2ª quinzena de Outubro O curso de gestão ambiental tem como objetivos dotar os formandos de conhecimentos teóricopráticos com vista a: - Promover um melhor desempenho ambiental; - Participar no controlo da poluição e na gestão sustentável dos recursos; - Intervir na formação de uma consciência ambiental e de segurança; - Sensibilizar para a importância da gestão ambiental e para o cumprimento da legislação ambiental nas suas diferentes áreas: resíduos, água, ruído, emissões gasosas, energia, entre outras; - Divulgar os conceitos e normas associadas à gestão ambiental. - Quadros médios e superiores com responsabilidade ao nível da gestão ambiental.

12 - A necessidade da organização da emergência. Organização de emergência 4 horas 65,00 N/ 80,00 - Enquadramento legal. - Categorias de Risco. - Locais de Risco. - Medidas de autoproteção: a) Registo de segurança b) Plano de prevenção c) Plano de emergência interno d) Ações de sensibilização e) Simulacro 23 de Novembro O curso de organização de emergência tem como objetivo dotar os formandos de noções sobre a importância e o funcionamento da organização de emergência. Quadros médios e superiores com responsabilidade ao nível da segurança e saúde no trabalho.

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR 2017 CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR Segurança Alimentar Sistema de Gestão da Segurança Alimentar NP EN ISO 22000 Interligação Entre os Referenciais ISO 22000, BRC e IFS HACCP Análise de Perigo e Pontos

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO /

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO / DE FORMAÇÃO LEGISLAÇÃO Formação Contínua do Trabalhador Cumprimento da Lei 7/2009, artigo 131 A formação contínua dos trabalhadores melhora a produtividade da sua empresa, pois adaptam os recursos humanos

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ÍNDICE Pág. 1 INTRODUÇÃO...3 2 SOLUÇÕES DE FORMAÇÃO...3 3 ÁREAS DE FORMAÇÃO...4 541 Indústria Alimentar...5 861 - Proteção de Pessoas e Bens... 16 862 Higiene e Segurança no Trabalho...

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ÍNDICE Pág. 1 INTRODUÇÃO..3 2 SOLUÇÕES DE FORMAÇÃO..3 3 ÁREAS DE FORMAÇÃO...4 861 PROTEÇÃO DE BENS E PESSOAS...5 Sede: Av. Bombeiros Voluntários, n.º 252, 4580-053 Paredes. Tel.: 255781387.

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ÍNDICE Pág. 1 INTRODUÇÃO..3 2 SOLUÇÕES DE FORMAÇÃO..3 3 ÁREAS DE FORMAÇÃO..4 862 SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO...5 Sede: Av. Bombeiros Voluntários, n.º 252, 4580-053 Paredes. Tel.:

Leia mais

Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada Centro de Formação e Treino

Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada Centro de Formação e Treino 2018 Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada - - Oferta Formativa Rua de São Gonçalo, 230 9500-344 Ponta Delgada Telef. 296301314 / 912243343 Primeiros Socorros Prevenção e Combate

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR 2017 CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR Segurança e Saúde no Trabalho EPI Equipamentos de Protecção Individual e Colectiva Primeiros Socorros Suporte Básico de Vida Condução Segura de Empilhadores Segurança

Leia mais

Oferta Formativa. Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada - Centro de Formação e Treino. Voluntários de Ponta Delgada

Oferta Formativa. Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada - Centro de Formação e Treino. Voluntários de Ponta Delgada 2019 Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada - - Oferta Formativa - Primeiros Socorros Prevenção e Combate a Incêndios Segurança Áreas Temáticas de Formação 2019 A propõe-se a

Leia mais

Ficha de Curso SEGURANÇA E QUALIDADE ALIMENTAR DESIGNAÇÃO DURAÇÃO. Percurso de 75 Horas DESTINATÁRIOS

Ficha de Curso SEGURANÇA E QUALIDADE ALIMENTAR DESIGNAÇÃO DURAÇÃO. Percurso de 75 Horas DESTINATÁRIOS DESIGNAÇÃO SEGURANÇA E QUALIDADE ALIMENTAR DURAÇÃO Percurso de 75 Horas DESTINATÁRIOS Activos empregados, com idade igual ou superior a 18 anos, detentores de, pelo menos, o 9.º ano de escolaridade e que

Leia mais

18,19, 25 e 29 de Maio de Ação de Formação: Qualificação de Auditores Internos do Sistema HACCP (2ª edição)

18,19, 25 e 29 de Maio de Ação de Formação: Qualificação de Auditores Internos do Sistema HACCP (2ª edição) Ação de Formação: Qualificação de Auditores Internos do Sistema HACCP (2ª edição) 18,19, 25 e 29 de Maio de 2015 Rua Direita, nº 351 4450-652 Matosinhos www.bioconnection.pt ENQUADRAMENTO A segurança alimentar

Leia mais

861 Proteção de Pessoas e Bens

861 Proteção de Pessoas e Bens 861 Proteção de Pessoas e Bens Brigada de Incêndio Destinatários Profissionais em exercício de funções na área de especialização do curso ou novos profissionais que pretendam a aquisição de competências

Leia mais

Entidades gestoras de fluxos específicos de resíduos

Entidades gestoras de fluxos específicos de resíduos AMBIENTE, SEGURANÇA, HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO DESTINATÁRIOS Todos os colaboradores que pretendam adquirir conhecimentos na área do ambiente, segurança, higiene e segurança no trabalho. OBJETIVO

Leia mais

GESTÃO DA SEGURANÇA NO TRABALHO

GESTÃO DA SEGURANÇA NO TRABALHO CALENDARIZAÇÃO PARA NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2016 Destinados a quem gere a Segurança na Empresa ou é Interlocutor com a Prestadora externa de Serviços GESTÃO DA SEGURANÇA NO TRABALHO Legislação laboral -

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO Frequência Gratuita FORMAÇÃO MODULAR CERTIFICADA A Formação Modular Certificada, que tem por base as Unidades de Formação de Curta Duração de 25 ou 50 horas constantes do Catálogo Nacional de Qualificações,

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ÍNDICE Pág. 1 INTRODUÇÃO..3 2 SOLUÇÕES DE FORMAÇÃO.3 3 ÁREAS DE FORMAÇÃO.4 541 INDÚSTRIA ALIMENTAR...5 Sede: Av. Bombeiros Voluntários, n.º 252, 4580-053 Paredes. Tel.: 255781387.

Leia mais

Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho

Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA 2018 INTRODUÇÃO No atual quadro legislativo (Lei 7/2009 Código do Trabalho) e (Lei 102/2009 Regime jurídico da promoção da segurança

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO º SEMESTRE

PLANO DE FORMAÇÃO º SEMESTRE PLANO DE FORMAÇÃO 2016 2.º SEMESTRE Índice Apresentação... 4 Modalidades de Formação... 4 Formação Interempresa... 4 Formação Intra-empresa... 4 Segurança e Saúde no Trabalho... 5 Curso de Formação para

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO 2017 CALENDARIZAÇÃO 1º SEMESTRE GESTÃO DA SEGURANÇA NO TRABALHO. REALIZAÇÃO Individual. 1 7h. 2 36h

PLANO DE FORMAÇÃO 2017 CALENDARIZAÇÃO 1º SEMESTRE GESTÃO DA SEGURANÇA NO TRABALHO. REALIZAÇÃO Individual. 1 7h. 2 36h PLANO DE FORMAÇÃO 2017 CALENDARIZAÇÃO 1º SEMESTRE Destinados a Técnicos de Segurança Externos I a quem gere a Segurança na Empresa I ao Interlocutor com a Prestadora externa de Serviços DE SST GESTÃO DA

Leia mais

CENTRO DE FORMAÇÃO BOMBEIROS DE ALBUFEIRA CURSOS PRIMEIROS SOCORROS

CENTRO DE FORMAÇÃO BOMBEIROS DE ALBUFEIRA CURSOS PRIMEIROS SOCORROS CENTRO DE FORMAÇÃO BOMBEIROS DE ALBUFEIRA CURSOS PRIMEIROS SOCORROS Empresas, Instituições e População no Geral 20 horas- sessões de 4 horas Idade Mínima de 16 anos e máxima de 60/65; Dominar a língua

Leia mais

REFERENCIAIS DO CURSO DE HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR NA RESTAURAÇÃO (275H / NÍVEL 4)

REFERENCIAIS DO CURSO DE HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR NA RESTAURAÇÃO (275H / NÍVEL 4) REFERENCIAIS DO CURSO DE HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR NA RESTAURAÇÃO (275H / NÍVEL 4) UFCD 7731 HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR NA RESTAURAÇÃO Identificar procedimentos de prevenção e controlo dos microrganismos

Leia mais

Global Standard for Food Safety Issue 5 - BRC

Global Standard for Food Safety Issue 5 - BRC Global Standard for Food Safety Issue 5 - BRC http://www.brc.org.uk/standards Luísa Pestana Bastos 1 Referencial Global para a Segurança Alimentar 2 OBJECTIVO Desenvolvido para ajudar as empresas a cumprir

Leia mais

SEGURANÇA DE ALIMENTOS NORMAS E CERTIFICAÇÕES

SEGURANÇA DE ALIMENTOS NORMAS E CERTIFICAÇÕES O APOIO QUE FARÁ A DIFERENÇA PARA SUA EMPRESA SEGURANÇA DE ALIMENTOS NORMAS E CERTIFICAÇÕES Vanessa Santos 14/03/2018 FCF -USP Proibida reprodução sem autorização expressa da Asti. 1 Apresentação instrutora

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO 2017

PLANO DE FORMAÇÃO 2017 PLANO DE FORMAÇÃO 2017 2017 A Qualiwork é uma organização certificada segundo a norma ISO 9001 em serviços de Consultoria e no seguinte âmbito: Prestação de serviços de Consultoria, e Auditoria no âmbito

Leia mais

EIPC ESCOLA INTERNACIONAL PROTEÇÃO CIVIL CATÁLOGO DE FORMAÇÕES

EIPC ESCOLA INTERNACIONAL PROTEÇÃO CIVIL CATÁLOGO DE FORMAÇÕES EIPC ESCOLA INTERNACIONAL PROTEÇÃO CIVIL CATÁLOGO DE FORMAÇÕES disponibilizamos formação em contexto teórico-prático em diversas áreas da segurança e Proteção Civil em Portugal e no Mundo, e agora também

Leia mais

Coordenador: Dra. Carla Gomes

Coordenador: Dra. Carla Gomes Coordenador: Dra. Carla Gomes Índice Duração Total... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 2 Objetivo Geral... 2 Objetivos Específicos... 2 Estrutura modular e respetiva carga horária...

Leia mais

11. Qualidade, Ambiente e Segurança. As ferramentas do Engenheiro. Introdução à Engenharia

11. Qualidade, Ambiente e Segurança. As ferramentas do Engenheiro. Introdução à Engenharia 11. Qualidade, Ambiente e Segurança Leonor Norton Brandão - 2009 As ferramentas do Engenheiro Matemática Física Química / Biologia Legislação Metrologia Planeamento Gestão Qualidade Ambiente EMPRESA Segurança

Leia mais

Uma Questão de Atitude. Catálogo de Formação

Uma Questão de Atitude. Catálogo de Formação Uma Questão de Atitude Catálogo de Formação ÍNDICE Introdução... 3 Soluções de Formação... 3 Áreas de Formação... 4 Formação Presencial... 5 Desenvolvimento Pessoal... 7 Comercial... 14 Secretariado e

Leia mais

SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO PROGRAMA DE FORMAÇÃO

SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO PROGRAMA DE FORMAÇÃO FORMAÇÃO SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO PROGRAMA DE FORMAÇÃO Introdução No actual quadro legislativo (Lei 7/2009 Código do Trabalho) e (Lei 102/2009 Regime jurídico da promoção da segurança e saúde

Leia mais

Formação e Consultoria ANGOLA CABO VERDE MOÇAMBIQUE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE PORTUGAL MASTER. Gestão do Risco e Saúde no Trabalho OHSAS 18001

Formação e Consultoria ANGOLA CABO VERDE MOÇAMBIQUE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE PORTUGAL MASTER. Gestão do Risco e Saúde no Trabalho OHSAS 18001 Formação e Consultoria ANGOLA CABO VERDE MOÇAMBIQUE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE PORTUGAL MASTER Duração Total 30 Horas Das 08h30 às 14h30 Destinatários O curso destina-se a quadros superiores, médios e operacionais,

Leia mais

Jornadas da Alimentação

Jornadas da Alimentação Jornadas da Alimentação Qualidade e Segurança na Cadeia de Abastecimento Transformação de Produtos Primários 21 de Junho de 2006 Rui Almeida ralmeida@consulai.com Qualidade e Segurança na Cadeia de Abastecimento

Leia mais

WORKSHOP. Certificação de produtos, empresas e serviços

WORKSHOP. Certificação de produtos, empresas e serviços WORKSHOP Certificação de produtos, empresas e serviços PROJETO CERTIFICAÇÃO Qual o caminho que quero/devo seguir? MARCA identidade PATENTE Proteção do design / modelo EMPRESA Produtos CERTIFICAÇÃO Implementação

Leia mais

Cursos de Formação COTHN / SGS

Cursos de Formação COTHN / SGS ACÇÃO DE FORMAÇÃO Organização da emergência / Plano de emergência interno Permitir identificar situações de emergência e a elaborar um Plano de Emergência Interno. Curso Reconhecido pela ACT para Renovação

Leia mais

Curso de Noções Básicas de Segurança

Curso de Noções Básicas de Segurança Curso de Noções Básicas de Segurança Programa de Formação Ed.1 11-11-2016 Equipa de trabalho A equipa de trabalho, coordenação pedagógica, gestão da formação, apoio técnico-administrativo e atendimento

Leia mais

Especialização em Gestão da Qualidade no Setor Agro-Alimentar horas - Porto

Especialização em Gestão da Qualidade no Setor Agro-Alimentar horas - Porto Especialização em Gestão da Qualidade no Setor Agro-Alimentar - 100 horas - Porto Especialização em Gestão da Qualidade no Setor Agro-Alimentar ESPECIALIZAÇÃO Gestão da Qualidade no Setor Agro-Alimentar

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO E AMBIENTE PLANO DE ESTUDOS

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO E AMBIENTE PLANO DE ESTUDOS CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO E AMBIENTE PLANO DE ESTUDOS Componentes de Formação Componente de Formação Sociocultural Português (b) Língua Estrangeira I ou II (c) Área

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso Gestão de Recursos Humanos Ano letivo 2018/19 Unidade Curricular Higiene e Segurança no Trabalho ECTS 6 Regime Obrigatório Ano 3.º Semestre 1.º Horas de trabalho globais Docente (s) Jorge Gregório

Leia mais

SISTEMA GESTÃO INTEGRADO 4.F.I.033 CATÁLOGO DE FORMAÇÃO

SISTEMA GESTÃO INTEGRADO 4.F.I.033 CATÁLOGO DE FORMAÇÃO Catálogo de Formação 2017 Introdução A implementação de planos de formação faz parte da nossa missão de criar locais de trabalho mais produtivos, e encaramos cada projeto como um investimento nas pessoas.

Leia mais

CARGA HORÁRIA: 24H A 40H

CARGA HORÁRIA: 24H A 40H Produção Os formandos no final da formação deverão ser capazes de proceder ao cálculo MPR, do Plano Director de Produção e do Plano de Produção e determinar o lote económico de produção, contemplando uma

Leia mais

Curso de Especialização de Gestão do Risco e Saúde no Trabalho OHSAS Coordenador: Dr.ª Carla Gomes

Curso de Especialização de Gestão do Risco e Saúde no Trabalho OHSAS Coordenador: Dr.ª Carla Gomes Curso de Especialização de Gestão do Risco e Saúde no Trabalho OHSAS 18001 Coordenador: Dr.ª Carla Gomes Índice Curso de Especialização de Gestão do Risco e Saúde no Trabalho... 3 Duração total... 3 Destinatários...

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança

Ficha Informativa + Segurança Ficha Informativa + Segurança Saúde Edição N.º 19 Atividades Técnicas do Serviço de Segurança no Trabalho dezembro de 2016 O desenvolvimento da prevenção de riscos profissionais no local de trabalho é

Leia mais

Seminário APCER A Importância da Certificação no Sector Gráfico

Seminário APCER A Importância da Certificação no Sector Gráfico Seminário APCER A Importância da Certificação no Sector Gráfico Porto, 2 de Junho de 2009 Lidergraf/Andrea Carneiro Fonte: EIA elaborado por SIA Agenda 1. Apresentação da Lidergraf 2. Certificação do Sistema

Leia mais

Q U E M S O M O S Presente no mercado desde 2004, a

Q U E M S O M O S Presente no mercado desde 2004, a Q U E M S O M O S Presente no mercado desde 2004, a Segursaúde é uma empresa autorizada para prestação de serviços na área da Higiene e Segurança no Trabalho, conforme despacho de 23 de Julho de 2009,

Leia mais

07/06/2015 Imprimir Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar Introdução à... Interessante Naturlink

07/06/2015 Imprimir Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar Introdução à... Interessante Naturlink Naturlink Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar Introdução à Norma ISO 22000 Rita Teixeira d Azevedo A ISO 22000 especifica os requisitos de um sistema de gestão da segurança alimentar, para organizações

Leia mais

Introdução ao HACCP Higiene e Segurança Alimentar

Introdução ao HACCP Higiene e Segurança Alimentar WEBINAR Introdução ao HACCP Higiene e Segurança Alimentar Ensino a Distância - Formação e-learning Formadora: Otília Vieira (Engª) Data: 18 de janeiro de 2019 1 OBJETIVO 1. Explicar o que é o HACCP e onde

Leia mais

MÓDULO VI. O Sistema HACCP. Formador: Anabela Portela. Data:16/02/15 18/02/15

MÓDULO VI. O Sistema HACCP. Formador: Anabela Portela. Data:16/02/15 18/02/15 MÓDULO VI O Sistema Formador: Anabela Portela Data:16/02/15 18/02/15 Objectivos Objectivo Geral do Módulo Pretende-se que os formandos conheçam todas fases de implementação de um sistema e a metodologia

Leia mais

as 2017 EM ATUALIZAÇÃO

as 2017 EM ATUALIZAÇÃO 2017 EM ATUALIZAÇÃO CURSOS CATÁLOGO DE FORMAÇÃO 2017 CATÁLOGO DE FORMAÇÃO 2017 Portfólio com 37 cursos de formação Mais de 2.900 formandos desde 2008 Mais de metade dos nossos formandos realizam mais do

Leia mais

Curso de Formação Básica de Segurança

Curso de Formação Básica de Segurança Curso de Formação Básica de Segurança Programa de Formação Ed.3 21-11-2016 Equipa de trabalho A equipa de trabalho, coordenação pedagógica, gestão da formação, apoio técnico-administrativo e atendimento

Leia mais

HACCP UM EXEMPLO PRÁTICO

HACCP UM EXEMPLO PRÁTICO O HACCP Hazard Analysis and Critical Control Points Análise dos Perigos e Pontos Críticos de Controle - é um sistema de segurança alimentar concebido para prevenir a ocorrência de potenciais problemas

Leia mais

Formação LRQA LRQA Lisboa Portugal

Formação LRQA LRQA Lisboa Portugal Formação LRQA 2017 LRQA Portugal CONTEÚDO Qualidade Q2 Gestão da Qualidade ISO 9001:2015... P.06 Q3 Auditor Interno ISO 9001:2015... P.07 Segurança Alimentar SA1 Gestão da Segurança Alimentar ISO 22000:2005...

Leia mais

Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho

Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho ESCOLA BÁSICA E INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho PROFIJ Nível II, Tipo 2 2ºano Curso Operador de Informática ENQUADRAMENTO LEGAL Portaria

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO EXTERNA 2018/2019. Qualidade. Auditorias Internas

PLANO DE FORMAÇÃO EXTERNA 2018/2019. Qualidade. Auditorias Internas Qualidade Norma ISO 9001:2015 Qualidade 11 dezembro 2018 Formar acerca do conteúdo da Norma de referência ISO 9001 Sistemas de gestão da qualidade: requisitos Conhecer e saber aplicar as ferramentas de

Leia mais

Gestão de Entidades da Economia Social EDIÇÕES Porto Leiria

Gestão de Entidades da Economia Social EDIÇÕES Porto Leiria Gestão de Entidades da Economia Social EDIÇÕES 2017 Porto Leiria Especialização Gestão de Entidades da Economia Social ESPECIALIZAÇÃO Gestão de Entidades da Economia Social 100 horas (NOTA: com base no

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO EXTERNA Qualidade. Auditorias Internas

PLANO DE FORMAÇÃO EXTERNA Qualidade. Auditorias Internas Qualidade Norma ISO 9001:2015 Qualidade 17 outubro Formar acerca do conteúdo da Norma de referência ISO 9001 Sistemas de gestão da qualidade: requisitos Conhecer e saber aplicar as ferramentas de auto

Leia mais

AS NOVAS EXIGÊNCIAS PARA AS INDÚSTRIAS EM RELAÇÃO À GESTÃO DA SEGURANÇA DOS ALIMENTOS

AS NOVAS EXIGÊNCIAS PARA AS INDÚSTRIAS EM RELAÇÃO À GESTÃO DA SEGURANÇA DOS ALIMENTOS 1 AS NOVAS EXIGÊNCIAS PARA AS INDÚSTRIAS EM RELAÇÃO À GESTÃO DA SEGURANÇA DOS ALIMENTOS HÉRCULES DE LUCENA LIRA AGO/11 RELEMBRANDO ALGUNS FATOS SOBRE DOENÇAS VEICULADAS POR ALIMENTOS CASO RESORT BLUE TREE

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS MÓDULO 1 SST1 SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 1 Conceitos gerais MÓDULO 2 SST2 SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 2 Riscos dos Locais de Trabalho MÓDULO 3 PCI PREVENÇÃO, COMBATE A INCENDIOS

Leia mais

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Higiene, saúde e segurança no trabalho / CEF Empregado de Mesa Planificação a

Leia mais

CURSO HACCP. 23 a 26 de outubro de 2018 Lisboa

CURSO HACCP. 23 a 26 de outubro de 2018 Lisboa CURSO HACCP 23 a 26 de outubro de 2018 Lisboa N.º ação: 01/2018 Curso HACCP 23 a 26 de outubro de 2018 Lisboa A sigla HACCP é a abreviatura de Hazard Analysis and Critical Control Point (Análise de Perigos

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO 2018

PLANO DE FORMAÇÃO 2018 AMBIENTE A Certificação da Gestão Florestal e Cadeia de Responsabilidade FSC ou PEFC Acompanhamento Ambiental em Obra e Gestão de RCD s (e-xz) Conformidade Legal em matéria de Ambiente (e-xz) Gestão Ambiental

Leia mais

CURSO Certificação/Qualificação de Auditores Internos do Ambiente ISO 14001:2015

CURSO Certificação/Qualificação de Auditores Internos do Ambiente ISO 14001:2015 CURSO O curso de Certificação/Qualificação de Auditores Internos é constituído por 3 módulos com avaliação escrita: 1. Interpretação ISO 14001:2015 Requisitos associados à estrutura de Alto nível Anexo

Leia mais

Como escolher o esquema ou norma a se certificar?

Como escolher o esquema ou norma a se certificar? Como escolher o esquema ou norma a se certificar? Juliani Arimura Kitakawa 29 May 2018 SAFER, SMARTER, GREENER Como escolhemos um produto? 2 Qual é a melhor opção? 3 4 Qual é a melhor opção? 5 Qual é a

Leia mais

Autoridade de Segurança Alimentar e Económica. Maria Adelaide Teles

Autoridade de Segurança Alimentar e Económica. Maria Adelaide Teles Autoridade de Segurança Alimentar e Económica Maria Adelaide Teles Segurança Alimentar Legislação aplicável Regulamento (CE) Nº 178/2002 do Parlamento Europeu e do Conselho de 28 de janeiro de 2002 Criação

Leia mais

O curso de Gestão e Coordenação de Formação tem como objetivo principal planear, executar e avaliar ações de formação profissional.

O curso de Gestão e Coordenação de Formação tem como objetivo principal planear, executar e avaliar ações de formação profissional. 0. ENQUADRAMENTO Hoje em dia fala-se muito de formação, nos incentivos existentes à formação, através de por exemplo cheques-formação, mas raramente se fala sobre o que se formar e quem formar. No nosso

Leia mais

Rua Nossa Sr.ª d Alegria, n.º39, Aveiro Telf.: /1 Fax:

Rua Nossa Sr.ª d Alegria, n.º39, Aveiro Telf.: /1 Fax: ACT: Autorização n.º 418.04.1.10.01 Quem Somos A CCMT - Sr.ª D Alegria Centro Clínico de Medicina no Trabalho, Lda., é uma empresa prestadora de serviços integrados nas áreas da Segurança e Saúde no trabalho,

Leia mais

HACCP AVANÇADO FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS

HACCP AVANÇADO FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS EDUCATION CENTER HACCP AVANÇADO FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS ANÁLISE DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE HACCP AVANÇADO DURAÇÃO DO CURSO: 20 HORAS. A QUEM SE DEDICA: EQUIPE DE HACCP, PCQI (INDIVÍDUO

Leia mais

No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição.

No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição. 1. OBJETIVOS GERAIS No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição. 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Descrever a orgânica das Instituições Sociais;

Leia mais

REF.ª Fundamentos e Obrigações Legais em SHST

REF.ª Fundamentos e Obrigações Legais em SHST REF.ª 101 - Fundamentos e Obrigações Legais em SHST Higiene e Segurança no trabalho: uma responsabilidade de todos Enquadramento Legal da Higiene e Segurança no Trabalho Organização dos Serviços de SHST

Leia mais

Qualidade e segurança alimentar. Ação de capacitação 2017

Qualidade e segurança alimentar. Ação de capacitação 2017 Qualidade e segurança alimentar Ação de capacitação 2017 CONTEÚDOS Segurança alimentar Porquê e para quê? Sistema HACCP pré-requisitos Sistema HACCP Implementação Sistema HACCP Etapas Qualidade vs Segurança

Leia mais

CURSO Verificação de pós-avaliação de projetos sujeitos a Avaliação de Impacte Ambiental (AIA)

CURSO Verificação de pós-avaliação de projetos sujeitos a Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) CURSO (AIA) Sabe que a portaria n.º 326/2015 de 2 de outubro define as condições de acesso à qualificação de verificador de pósavaliação de projetos sujeitos a AIA? Uma das condições é a formação profissional:

Leia mais

Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho

Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho ESCOLA BÁSICA E INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho PROFIJ Nível II, Tipo 2 1ºano Curso Acompanhante de Crianças ENQUADRAMENTO LEGAL

Leia mais

Plano Formativo 2014

Plano Formativo 2014 1. Segurança e Higiene no Trabalho Empregador ou Trabalhador Designado 35 Noções Intermédias de Segurança e Higiene no Trabalho Noções Básicas de Segurança e Higiene no Trabalho 7 2. Produção Agrícola

Leia mais

CONSULTORIA E FORMAÇÃO

CONSULTORIA E FORMAÇÃO VALOR QUE SE ACRESCENTA! CONSULTORIA E FORMAÇÃO 1. Apresentação A Consultactiva é uma empresa de consultoria e formação, sediada na zona de Torres Vedras, tendo sido fundada em 2009. De acordo com a especificidade

Leia mais

840 Serviços de Transporte

840 Serviços de Transporte 840 Serviços de Transporte CAM para Formação Inicial Acelerada de Passageiros Destinatários Motoristas com mais de 23 anos nas categorias D e D+E que tiverem obtido a sua carta de condução após 9 de Setembro

Leia mais

Membros da ANET (Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos) Membros da OE (Ordem dos Engenheiros) Membros da OA (Ordem dos Arquitetos)

Membros da ANET (Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos) Membros da OE (Ordem dos Engenheiros) Membros da OA (Ordem dos Arquitetos) FICHA DO CURSO SCIE - FORMAÇÃO NA ÁREA ESPECÍFICA DE SCIE PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS E PLANOS DE 3ª E 4ª CATEGORIA DE RISCO DESTINATÁRIOS Membros da ANET (Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos)

Leia mais

Planificação anual de Gestão e Controlo. 10ºAno

Planificação anual de Gestão e Controlo. 10ºAno CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE COZINHA E PASTELARIA Turma: 10º H Planificação anual de Gestão e Controlo Professor: Ana Paula Santana 10ºAno 2016-2017 1 - Estrutura e Finalidades da disciplina A disciplina

Leia mais

QUALIDADE, HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR

QUALIDADE, HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR Quem Somos QUEM SOMOS A Bioqual é uma empresa especializada em Qualidade, Higiene e Segurança Alimentar. Presente em todo o país através de uma rede de escritórios, com consultores especializados e experiência

Leia mais

TREINAMENTOS DE CAPACITAÇÃO FOOD DESIGN CALENDÁRIO 2016

TREINAMENTOS DE CAPACITAÇÃO FOOD DESIGN CALENDÁRIO 2016 ABRIL / 2016 1 Normas reconhecidas pelo GFSI - IFS, BRC e FSSC 22000 Visão geral das Normas 4 Introdução à Cultura de Segurança de Alimentos R$ 637,00 5 a 7 Workshop de BPF / GMP para Gestores - Teoria

Leia mais

International Featured Standards. IFS Food. Os caminhos e o sucesso da Certificação IFS

International Featured Standards. IFS Food. Os caminhos e o sucesso da Certificação IFS International Featured Standards IFS Food Os caminhos e o sucesso da Certificação IFS A unidade de Chapecó foi construída em 1970: BRF criada a partir da fusão das empresas Sadia e Perdigão (19/05/2009)

Leia mais

1 - Elementos Caracterizadores do Curso

1 - Elementos Caracterizadores do Curso 1 - Elementos Caracterizadores do Curso Formação na área específica de SCIE para técnicos com formação de base e/ou experiência em SCIE 1.1. Denominação: O curso terá a seguinte designação: Formação na

Leia mais

10) Implementação de um Sistema de Gestão Alimentar

10) Implementação de um Sistema de Gestão Alimentar Módulo 5 11 2 2 5 5 APPCC 3 3 4 4 10) Implementação de um Sistema de Gestão Alimentar 1. Escopo 2.Responsabilidade da direção 3.Requisitos de documentação 4.Gestão de recursos 5.Realização do produto 6.Medição,

Leia mais

CURSO DE NR- 10 CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EIXO PROFISSIONAL: CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

CURSO DE NR- 10 CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EIXO PROFISSIONAL: CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS ITAJAÍ CURSO DE NR- 10 CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EIXO PROFISSIONAL: CONTROLE

Leia mais

1 - Elementos Caracterizadores do Curso

1 - Elementos Caracterizadores do Curso 1 - Elementos Caracterizadores do Curso 1.1. Denominação: O curso terá a seguinte designação: Formação na área específica de SCIE para elementos dos corpos de bombeiros 90 horas 1.2. Objectivos gerais

Leia mais

CONSULTA AOS TRABALHADORES

CONSULTA AOS TRABALHADORES CONSULTA AOS TRABALHADORES 1. Número da consulta: Consulta nº 1/2017 2. Objetivos: O objetivo deste trabalho é organizar estatisticamente as questões, em matéria de higiene, segurança e saúde no trabalho,

Leia mais

Resumo do plano de estudos Certificado Geral Internacional em Saúde e Segurança Ocupacional

Resumo do plano de estudos Certificado Geral Internacional em Saúde e Segurança Ocupacional Resumo do plano de estudos Certificado Geral Internacional em Saúde e Segurança Ocupacional Novembro de 2014 Resumo do plano de estudos - NEBOSH Certificado Geral Internacional em Saúde e Segurança Ocupacional

Leia mais

Plano da Atividade Formativa Aljubarrota Caldas da Rainha Leiria FDF Formação e Consultoria, Lda.

Plano da Atividade Formativa Aljubarrota Caldas da Rainha Leiria FDF Formação e Consultoria, Lda. Plano da Atividade Formativa Aljubarrota Caldas da Rainha Leiria 2018 FDF Formação e Consultoria, Lda. 2 Apresentação Geral da Atividade Formativa da FDF Formação e Consultoria, Lda. 146 FORMAÇÃO DE FORMADORES/PROFESSORES

Leia mais

Plano da Atividade Formativa Aljubarrota Caldas da Rainha Leiria Santarém FDF Formação e Consultoria, Lda.

Plano da Atividade Formativa Aljubarrota Caldas da Rainha Leiria Santarém FDF Formação e Consultoria, Lda. Plano da Atividade Formativa Aljubarrota Caldas da Rainha Leiria Santarém 2017 FDF Formação e Consultoria, Lda. 2 Apresentação Geral da Atividade Formativa da FDF Formação e Consultoria, Lda. 146 FORMAÇÃO

Leia mais

O curso realiza-se na modalidade E-Learning sendo constituído por sessões assíncronas, sem tutor, com avaliação escrita em cada módulo.

O curso realiza-se na modalidade E-Learning sendo constituído por sessões assíncronas, sem tutor, com avaliação escrita em cada módulo. CURSO O objetivo deste curso é proporcionar aos formandos o conhecimento necessário para interpretar a legislação ambiental geral e específica, identificar os requisitos legais a cumprir e avaliar a conformidade

Leia mais

No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição.

No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição. 1. OBJETIVOS GERAIS No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição. 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Descrever a orgânica das Instituições Sociais;

Leia mais

CATÁLOGO 2018 A NCA FORMAÇÃO É O DEPARTAMENTO DEDICADO À ÁREA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA NCA CONSULTORES, ENTIDADE CERTIFICADA PELA DGERT.

CATÁLOGO 2018 A NCA FORMAÇÃO É O DEPARTAMENTO DEDICADO À ÁREA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA NCA CONSULTORES, ENTIDADE CERTIFICADA PELA DGERT. CATÁLOGO 2018 CATÁLOGO 2018 A NCA FORMAÇÃO É O DEPARTAMENTO DEDICADO À ÁREA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA NCA CONSULTORES, ENTIDADE CERTIFICADA PELA DGERT. A NCA CONSULTORES é constituída por profissionais

Leia mais

CURSO CERTIFICAÇÃO/QUALIFICAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR ISO 22000:2005

CURSO CERTIFICAÇÃO/QUALIFICAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR ISO 22000:2005 CURSO CERTIFICAÇÃO/QUALIFICAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR ISO 22000:2005 O curso de Certificação/Qualificação de Auditores Internos é constituído por 2 módulos com avaliação escrita:

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES Curso Homologado pela Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional com a referência 121/FPIF/2014. PÚBLICO-ALVO Quadros médios e superiores com saberes

Leia mais

Cérebro Centro de Formação, Lda.

Cérebro Centro de Formação, Lda. Catálogo de Formação Cérebro Centro de Formação, Lda. Desde 1990 a apostar no Futuro com Qualidade e Formação! Sede: Av. José Afonso, nº. 92, cv Cavaquinhas, Arrentela, 2840-735 Seixal Tel./Fax: 212 225

Leia mais

Porquê ler este documento? Por quem é elaborada a informação?

Porquê ler este documento? Por quem é elaborada a informação? Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas (Acail Gás, S.A.) Porquê ler este documento? Este documento

Leia mais

MEDIDAS DE AUTOPROTEÇÃO EXEMPLOS TIPO DE REGISTOS DE SEGURANÇA

MEDIDAS DE AUTOPROTEÇÃO EXEMPLOS TIPO DE REGISTOS DE SEGURANÇA MEDIDAS DE AUTOPROTEÇÃO EXEMPLOS TIPO DE REGISTOS DE SEGURANÇA Mapa dos relatórios de Vistorias, Inspeções e Fiscalizações Ref.ª relatório ¹ () Vistorias Inspeções Fiscalizações Outros anexos ² Vistorias/Inspeções/Fiscalizações

Leia mais

COMO ESCOLHER O TREINAMENTO CERTO PARA DESENVOLVER PESSOAS E EXPANDIR NEGÓCIOS?

COMO ESCOLHER O TREINAMENTO CERTO PARA DESENVOLVER PESSOAS E EXPANDIR NEGÓCIOS? COMO ESCOLHER O TREINAMENTO CERTO PARA DESENVOLVER PESSOAS E EXPANDIR NEGÓCIOS? Mais de 70 cursos em todas as áreas da empresa Gestão, Estratégia, Inovação, Qualidade, Sustentabilidade, Segurança e muito

Leia mais

ISO Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade NP EN ISO 9001:2015. Curso de Especialização de.

ISO Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade NP EN ISO 9001:2015. Curso de Especialização de. ISO 9001 Curso de Especialização de Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade NP EN ISO 9001:2015 Duração Total 30 Horas Das 08h30 às 14h30 Destinatários Este Curso destina-se a todos os responsáveis

Leia mais

CURSO APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS. Início Outubro

CURSO APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS. Início Outubro CURSO APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS Início Outubro Duração 35h Horário(s) (a definir) OBJECTIVOS GERAIS - Capacitar os participantes para a manipulação e aplicação segura de produtos, minimizando

Leia mais