CATÁLOGO DE FORMAÇÃO /

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CATÁLOGO DE FORMAÇÃO /"

Transcrição

1 DE FORMAÇÃO

2 LEGISLAÇÃO Formação Contínua do Trabalhador Cumprimento da Lei 7/2009, artigo 131 A formação contínua dos trabalhadores melhora a produtividade da sua empresa, pois adaptam os recursos humanos aos desafios que vão surgindo no sector. Todos os anos os empregadores precisam assegurar formação contínua a pelo menos 10% dos trabalhadores da sua empresa. Cada trabalhador tem direito, por ano, a 35 horas de formação contínua. Sendo contratado a termo por período igual ou superior a três meses, tem direito a um número mínimo de horas proporcional à duração do contrato nesse ano. O trabalhador não pode recusar-se a participar em ações de formação profissional. As empresas devem, ainda: Promover a qualificação do trabalhador Assegurar o direito individual à formação Organizar planos de formação periódicos (anuais) Reconhecer e valorizar a qualificação adquirida pelo trabalhador Habilitar os trabalhadores a prevenir os riscos associados à respetiva atividade.

3 BOAS PRÁTICAS EM HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR Dotar os formandos de conhecimentos em Boas Práticas de Higiene e Segurança Alimentar, permitindo que identifiquem situações de risco e desenvolvam Boas Práticas que garantam a segurança e a qualidade dos alimentos. Colaboradores que manipulam direta ou indiretamente os alimentos, profissionais do sector alimentar, operadores, responsáveis pelo controlo da segurança alimentar; todos que queiram adquirir conhecimentos a respeito. Conceitos em Higiene Alimentar Tipos de perigos Principais fontes de contaminação dos alimentos Higiene pessoal Higiene de instalações, equipamentos e utensílios Controle da água de abastecimento Controlo de Pragas Gestão de resíduos Higiene Alimentar Registos Sistema HACCP.

4 IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA HACCP Dotar os formandos de conhecimentos em aplicação da análise de risco e controlo dos pontos críticos envolvidos na produção de alimentos, de forma a garantir a segurança alimentar. Conceitos e definições Tipos de perigos Sistema HACCP Pré-requisitos Etapas para a implementação do HACCP Manutenção dos processos. Colaboradores que manipulam direta ou indiretamente os alimentos, profissionais do sector alimentar, operadores, responsáveis pelo controlo da segurança alimentar; todos que queiram adquirir conhecimentos a respeito.

5 PLANOS DE HIGIENIZAÇÃO HOTELEIROS Dotar os formandos de conhecimentos em planeamento de higienização para o sector hoteleiro. Definições em higienização O que se previne com a higienização eficiente Como planear a higienização do estabelecimento Estrutura de um Plano de Higienização Procedimentos, colaboradores, produtos e periodicidade necessários Registos no Plano de Higienização verificação e monitorização Oportunidades de melhoria. Colaboradores que trabalham no sector hoteleiro, responsáveis ou não pela higienização e seu planeamento; todos que queiram adquirir conhecimentos a respeito.

6 NUTRICIONISMO Dotar os formandos de conhecimentos acerca da alimentação e nutrição. Colaboradores de empresas clientes ou potenciais clientes que tenham interesse em adquirir noções básicas sobre alimentação e nutrição; todos que queiram adquirir conhecimentos a respeito. Apresentação e importância da nutrição para o ser humano; Nutrientes, funções e fontes alimentares; Metabolismo; Grupos alimentares; Roda dos alimentos e pirâmide alimentar; Alimentação equilibrada; Tipos de dietas.

7 HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS Dotar o formandos de conhecimentos que promovam hábitos alimentares saudáveis. Colaboradores que desejam ter hábitos alimentares mais saudáveis, compreender a roda/pirâmide dos alimentos e interpretar os rótulos dos alimentos. Todos que queiram adquirir conhecimentos a respeito. Conceitos de alimentação saudável Determinantes das escolhas alimentares Escolhas alimentares e seus impactos na saúde Grupos alimentares Roda/pirâmide de alimentos Rotulagem de alimentos.

8 NUTRIÇÃO INFANTIL Dotar os formandos de conhecimentos acerca da nutrição infantil, suas características e especificidades. Colaboradores que desejam adquirir conhecimentos em nutrição infantil; todos que queiram adquirir conhecimentos a respeito. Fases do desenvolvimento infantil Importância da alimentação no desenvolvimento saudável Determinantes do comportamento alimentar Necessidades nutricionais na infância Estratégias para hábitos alimentares saudáveis Obesidade infantil: causas e prevenção Rotulagem de alimentos.

9 NUTRIÇÃO DO IDOSO Dotar os formandos de conhecimentos acerca da nutrição do idoso, suas características e especificidades. Colaboradores que desejam adquirir conhecimentos em nutrição do idoso; todos que queiram adquirir conhecimentos a respeito. Aspetos gerais da nutrição do idoso Alterações fisiológicas do envelhecimento X alimentação Recomendações nutricionais para idosos Fatores que afetam o estado nutricional e suas consequências Estratégias para melhorar a alimentação Rotulagem de alimentos.

10 PREVENÇÃO E CONTROLO DE PRAGAS Dotar os formandos de conhecimentos em prevenção e controle de pragas. Conceitos em Controlo de Pragas Pragas: tipos, características, como identificar sua presença Medidas de prevenção das pragas Biocidas e métodos de controle Colaboradores que trabalham no sector de pragas, responsáveis ou não pela aplicação dos produtos; todos que queiram adquirir conhecimentos a respeito.

11 ORGANIZAÇÃO DA SEGURANÇA: PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS Dotar os formandos de conhecimentos que os permitam identificar, avaliar e controlar os riscos de incêndio, minimizando assim as as probabilidades de acidentes de trabalho e doenças profissionais. Colaboradores que desejem adquirir ou reforçar seus conhecimentos na área de prevenção de incêndios; colaboradores que se encontrem envolvidos na estrutura de segurança da empresa; todos que queiram adquirir conhecimentos a respeito. Física e Química do fogo Fontes de perigo de incêndio Prevenção de incêndios Medidas de prevenção e proteção contra incêndios Tipos de extintores portáteis

12 ORGANIZAÇÃO DA SEGURANÇA: EVACUAÇÃO DE EDIFÍCIOS Dotar os formandos de conhecimentos que os permitam conhecer e aplicar as medidas de prevenção/proteção de evacuação de edifícios, minimizando as probabilidades de acidentes de trabalho e doenças profissionais. Conceitos relacionados com a evacuação de edifícios Estrutura de Emergência e evacuação Responsabilidades da Equipa de intervenção Avaliação de riscos Exercício prático de evacuação de edifícios Colaboradores que desejem adquirir ou reforçar seus conhecimentos na área de segurança e evacuação de edifícios; colaboradores que se encontrem envolvidos na estrutura de segurança da empresa; todos que queiram adquirir conhecimentos a respeito.

13 PRIMEIROS SOCORROS SUPORTE BÁSICO DE VIDA Dotar os formandos de conhecimentos para que, caso sejam confrontados com situações de doença súbita, acidente ou catástrofe, saibam planear e executar primeiros socorros adequados, bem como fazer a sua avaliação. Noções gerais de socorrismo Exames à vítima Exames primários e secundários Suporte básico de vida: Algoritmo do SBV e posição lateral de segurança Asfixia/engasgamento Hemorragias, queimaduras, fracturas e estados de choque Exercícios práticos Colaboradores de empresas clientes ou potenciais clientes; todos que queiram adquirir conhecimentos a respeito. Duração: 7 horas

14 PREVENÇÃO DE RISCOS FÍSICOS Dotar os formandos de conhecimentos sobre os conceitos gerais de prevenção. Integrar a prevenção dos riscos físicos nos processos e ambiente de trabalho. Conhecer os principais conceitos relacionados com a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Riscos Físicos: Calor e frio Iluminação Ruído Radiações Ionizantes e Não Ionizantes Vibrações Formas de prevenção Colaboradores de empresas clientes ou potenciais clientes; todos que queiram adquirir conhecimentos a respeito.

15 PREVENÇÃO DE RISCOS MECÂNICOS Dotar os formandos de conhecimentos sobre os conceitos gerais de prevenção. Integrar a prevenção dos riscos mecânicos nos processos de trabalho. Colaboradores de empresas clientes ou potenciais clientes; todos que queiram adquirir conhecimentos a respeito. Conhecer os principais conceitos relacionados com a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Riscos Mecânicos: Máquinas, Equipamentos e Ferramentas Prevenção dos acidentes

16 PREVENÇÃO DE RISCOS QUÍMICOS Dotar os formandos de conhecimentos sobre os conceitos gerais de prevenção. Integrar a prevenção dos riscos químicos nos processos e ambiente de trabalho. Colaboradores de empresas clientes ou potenciais clientes; todos que queiram adquirir conhecimentos a respeito. Conhecer os principais conceitos relacionados com a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Riscos Químicos: Identificação ds fontes de risco Avaliação do meio ambiente de trabalho Controlo de exposição mediante intervenção Limites de exposição profissional Princípios gerais de toxicologia Medidas de prevenção

17 PREVENÇÃO DE RISCOS BIOLÓGICOS Dotar os formandos de conhecimentos sobre os conceitos gerais de prevenção. Integrar a prevenção dos riscos biológicos nos processos e ambiente de trabalho. Colaboradores de empresas clientes ou potenciais clientes; todos que queiram adquirir conhecimentos a respeito. Conhecer os principais conceitos relacionados com a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Legislação aplicável Definições e conceitos Classificação dos Agentes Biológicos Avaliação de Risco Tipos de doenças profissionais Medidas de Prevenção: Vestuário Higiene Áreas de trabalho Vacinação Equipamento de Protecção Individual Vigilância da Saúde Medidas de prevenção

18 PREVENÇÃO DE RISCOS ELÉCTRICOS Dotar os formandos de conhecimentos sobre os conceitos gerais de prevenção. Integrar a prevenção dos riscos eléctricos nos processos de trabalho. Colaboradores de empresas clientes ou potenciais clientes; todos que queiram adquirir conhecimentos a respeito. Conhecer os principais conceitos relacionados com a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Riscos eléctricos: Efeitos fisiológicos da eletricidade Electricidade estática Formas de prevenção

Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada Centro de Formação e Treino

Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada Centro de Formação e Treino 2018 Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada - - Oferta Formativa Rua de São Gonçalo, 230 9500-344 Ponta Delgada Telef. 296301314 / 912243343 Primeiros Socorros Prevenção e Combate

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ÍNDICE Pág. 1 INTRODUÇÃO..3 2 SOLUÇÕES DE FORMAÇÃO..3 3 ÁREAS DE FORMAÇÃO...4 861 PROTEÇÃO DE BENS E PESSOAS...5 Sede: Av. Bombeiros Voluntários, n.º 252, 4580-053 Paredes. Tel.: 255781387.

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ÍNDICE Pág. 1 INTRODUÇÃO...3 2 SOLUÇÕES DE FORMAÇÃO...3 3 ÁREAS DE FORMAÇÃO...4 541 Indústria Alimentar...5 861 - Proteção de Pessoas e Bens... 16 862 Higiene e Segurança no Trabalho...

Leia mais

Oferta Formativa. Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada - Centro de Formação e Treino. Voluntários de Ponta Delgada

Oferta Formativa. Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada - Centro de Formação e Treino. Voluntários de Ponta Delgada 2019 Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada - - Oferta Formativa - Primeiros Socorros Prevenção e Combate a Incêndios Segurança Áreas Temáticas de Formação 2019 A propõe-se a

Leia mais

Catálogo Formação 2016

Catálogo Formação 2016 em parceria com o apresentam: Catálogo Formação 2016 Ações de formação a realizar nas instalações do COTHN em: e s t r a d a d e L e i r i a S / N 2 4 6 0-0 5 9 A l c o b a ç a Telefone: (+351) 262 507

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ÍNDICE Pág. 1 INTRODUÇÃO..3 2 SOLUÇÕES DE FORMAÇÃO..3 3 ÁREAS DE FORMAÇÃO..4 862 SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO...5 Sede: Av. Bombeiros Voluntários, n.º 252, 4580-053 Paredes. Tel.:

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR 2017 CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR Segurança e Saúde no Trabalho EPI Equipamentos de Protecção Individual e Colectiva Primeiros Socorros Suporte Básico de Vida Condução Segura de Empilhadores Segurança

Leia mais

SISTEMA GESTÃO INTEGRADO 4.F.I.033 CATÁLOGO DE FORMAÇÃO

SISTEMA GESTÃO INTEGRADO 4.F.I.033 CATÁLOGO DE FORMAÇÃO Catálogo de Formação 2017 Introdução A implementação de planos de formação faz parte da nossa missão de criar locais de trabalho mais produtivos, e encaramos cada projeto como um investimento nas pessoas.

Leia mais

Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho

Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA 2018 INTRODUÇÃO No atual quadro legislativo (Lei 7/2009 Código do Trabalho) e (Lei 102/2009 Regime jurídico da promoção da segurança

Leia mais

Uma Questão de Atitude. Catálogo de Formação

Uma Questão de Atitude. Catálogo de Formação Uma Questão de Atitude Catálogo de Formação ÍNDICE Introdução... 3 Soluções de Formação... 3 Áreas de Formação... 4 Formação Presencial... 5 Desenvolvimento Pessoal... 7 Comercial... 14 Secretariado e

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO E AMBIENTE PLANO DE ESTUDOS

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO E AMBIENTE PLANO DE ESTUDOS CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO E AMBIENTE PLANO DE ESTUDOS Componentes de Formação Componente de Formação Sociocultural Português (b) Língua Estrangeira I ou II (c) Área

Leia mais

Entidades gestoras de fluxos específicos de resíduos

Entidades gestoras de fluxos específicos de resíduos AMBIENTE, SEGURANÇA, HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO DESTINATÁRIOS Todos os colaboradores que pretendam adquirir conhecimentos na área do ambiente, segurança, higiene e segurança no trabalho. OBJETIVO

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO º SEMESTRE

PLANO DE FORMAÇÃO º SEMESTRE PLANO DE FORMAÇÃO 2016 2.º SEMESTRE Índice Apresentação... 4 Modalidades de Formação... 4 Formação Interempresa... 4 Formação Intra-empresa... 4 Segurança e Saúde no Trabalho... 5 Curso de Formação para

Leia mais

Cérebro Centro de Formação, Lda.

Cérebro Centro de Formação, Lda. Catálogo de Formação Cérebro Centro de Formação, Lda. Desde 1990 a apostar no Futuro com Qualidade e Formação! Sede: Av. José Afonso, nº. 92, cv Cavaquinhas, Arrentela, 2840-735 Seixal Tel./Fax: 212 225

Leia mais

SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO PROGRAMA DE FORMAÇÃO

SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO PROGRAMA DE FORMAÇÃO FORMAÇÃO SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO PROGRAMA DE FORMAÇÃO Introdução No actual quadro legislativo (Lei 7/2009 Código do Trabalho) e (Lei 102/2009 Regime jurídico da promoção da segurança e saúde

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO 2017 CALENDARIZAÇÃO 1º SEMESTRE GESTÃO DA SEGURANÇA NO TRABALHO. REALIZAÇÃO Individual. 1 7h. 2 36h

PLANO DE FORMAÇÃO 2017 CALENDARIZAÇÃO 1º SEMESTRE GESTÃO DA SEGURANÇA NO TRABALHO. REALIZAÇÃO Individual. 1 7h. 2 36h PLANO DE FORMAÇÃO 2017 CALENDARIZAÇÃO 1º SEMESTRE Destinados a Técnicos de Segurança Externos I a quem gere a Segurança na Empresa I ao Interlocutor com a Prestadora externa de Serviços DE SST GESTÃO DA

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS MÓDULO 1 SST1 SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 1 Conceitos gerais MÓDULO 2 SST2 SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 2 Riscos dos Locais de Trabalho MÓDULO 3 PCI PREVENÇÃO, COMBATE A INCENDIOS

Leia mais

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Higiene, saúde e segurança no trabalho / CEF Empregado de Mesa Planificação a

Leia mais

GESTÃO DA SEGURANÇA NO TRABALHO

GESTÃO DA SEGURANÇA NO TRABALHO CALENDARIZAÇÃO PARA NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2016 Destinados a quem gere a Segurança na Empresa ou é Interlocutor com a Prestadora externa de Serviços GESTÃO DA SEGURANÇA NO TRABALHO Legislação laboral -

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ÍNDICE Pág. 1 INTRODUÇÃO..3 2 SOLUÇÕES DE FORMAÇÃO.3 3 ÁREAS DE FORMAÇÃO.4 541 INDÚSTRIA ALIMENTAR...5 Sede: Av. Bombeiros Voluntários, n.º 252, 4580-053 Paredes. Tel.: 255781387.

Leia mais

Relatório Anual da Atividade do Serviço de SHST (Anexo D do Relatório Único): Os desafios à organização da informação

Relatório Anual da Atividade do Serviço de SHST (Anexo D do Relatório Único): Os desafios à organização da informação Relatório Anual da Atividade do Serviço de SHST (Anexo D do Relatório Único): Os desafios à organização da informação Por: Fernando M. D. Oliveira Nunes Aula aberta: 28 de abril de 2014 Autor: Fernando

Leia mais

IV Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 1 de junho de 2016 TEMA: QUAIS AS OBRIGAÇÕES DE EMPREGADORES/TRABALHADORES EM MATÉRIA DE SHST?

IV Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 1 de junho de 2016 TEMA: QUAIS AS OBRIGAÇÕES DE EMPREGADORES/TRABALHADORES EM MATÉRIA DE SHST? IV Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 1 de junho de 2016 TEMA: QUAIS AS OBRIGAÇÕES DE EMPREGADORES/TRABALHADORES EM MATÉRIA DE SHST? QUAIS AS OBRIGAÇÕES DE EMPREGADORES/TRABALHADORES EM

Leia mais

861 Proteção de Pessoas e Bens

861 Proteção de Pessoas e Bens 861 Proteção de Pessoas e Bens Brigada de Incêndio Destinatários Profissionais em exercício de funções na área de especialização do curso ou novos profissionais que pretendam a aquisição de competências

Leia mais

EIPC ESCOLA INTERNACIONAL PROTEÇÃO CIVIL CATÁLOGO DE FORMAÇÕES

EIPC ESCOLA INTERNACIONAL PROTEÇÃO CIVIL CATÁLOGO DE FORMAÇÕES EIPC ESCOLA INTERNACIONAL PROTEÇÃO CIVIL CATÁLOGO DE FORMAÇÕES disponibilizamos formação em contexto teórico-prático em diversas áreas da segurança e Proteção Civil em Portugal e no Mundo, e agora também

Leia mais

REF.ª Fundamentos e Obrigações Legais em SHST

REF.ª Fundamentos e Obrigações Legais em SHST REF.ª 101 - Fundamentos e Obrigações Legais em SHST Higiene e Segurança no trabalho: uma responsabilidade de todos Enquadramento Legal da Higiene e Segurança no Trabalho Organização dos Serviços de SHST

Leia mais

C O M P E T Ê N C I A S A D E S E N V O L V E R :

C O M P E T Ê N C I A S A D E S E N V O L V E R : AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO DA SILVA CORREIA ANO LETIVO 2015-2016 CURSO PROFISSIONAL DE NÍVEL SECUNDÁRIO TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE DISCIPLINA: HIGIENE, SEGURANÇA E CUIDADOS GERAIS 10º ANO TURMA F DOCENTE:

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO EXTERNA 2018/2019. Qualidade. Auditorias Internas

PLANO DE FORMAÇÃO EXTERNA 2018/2019. Qualidade. Auditorias Internas Qualidade Norma ISO 9001:2015 Qualidade 11 dezembro 2018 Formar acerca do conteúdo da Norma de referência ISO 9001 Sistemas de gestão da qualidade: requisitos Conhecer e saber aplicar as ferramentas de

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO Frequência Gratuita FORMAÇÃO MODULAR CERTIFICADA A Formação Modular Certificada, que tem por base as Unidades de Formação de Curta Duração de 25 ou 50 horas constantes do Catálogo Nacional de Qualificações,

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO EXTERNA Qualidade. Auditorias Internas

PLANO DE FORMAÇÃO EXTERNA Qualidade. Auditorias Internas Qualidade Norma ISO 9001:2015 Qualidade 17 outubro Formar acerca do conteúdo da Norma de referência ISO 9001 Sistemas de gestão da qualidade: requisitos Conhecer e saber aplicar as ferramentas de auto

Leia mais

Curso de Noções Básicas de Segurança

Curso de Noções Básicas de Segurança Curso de Noções Básicas de Segurança Programa de Formação Ed.1 11-11-2016 Equipa de trabalho A equipa de trabalho, coordenação pedagógica, gestão da formação, apoio técnico-administrativo e atendimento

Leia mais

Resumo do plano de estudos Certificado Geral Internacional em Saúde e Segurança Ocupacional

Resumo do plano de estudos Certificado Geral Internacional em Saúde e Segurança Ocupacional Resumo do plano de estudos Certificado Geral Internacional em Saúde e Segurança Ocupacional Novembro de 2014 Resumo do plano de estudos - NEBOSH Certificado Geral Internacional em Saúde e Segurança Ocupacional

Leia mais

CENTRO DE FORMAÇÃO BOMBEIROS DE ALBUFEIRA CURSOS PRIMEIROS SOCORROS

CENTRO DE FORMAÇÃO BOMBEIROS DE ALBUFEIRA CURSOS PRIMEIROS SOCORROS CENTRO DE FORMAÇÃO BOMBEIROS DE ALBUFEIRA CURSOS PRIMEIROS SOCORROS Empresas, Instituições e População no Geral 20 horas- sessões de 4 horas Idade Mínima de 16 anos e máxima de 60/65; Dominar a língua

Leia mais

PLANIFICAÇÃO - CURSO PROFISSIONAL DE NÍVEL SECUNDÁRIO

PLANIFICAÇÃO - CURSO PROFISSIONAL DE NÍVEL SECUNDÁRIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO DA SILVA CORREIA ANO LETIVO 2016-2017 PLANIFICAÇÃO - CURSO PROFISSIONAL DE NÍVEL SECUNDÁRIO TÉCNICO DE AUXILIAR DE SAÚDE DISCIPLINA: SAÚDE 12º ANO GESTÃO DO TEMPO: MÓDULO 8

Leia mais

Curso de Formação Básica de Segurança

Curso de Formação Básica de Segurança Curso de Formação Básica de Segurança Programa de Formação Ed.3 21-11-2016 Equipa de trabalho A equipa de trabalho, coordenação pedagógica, gestão da formação, apoio técnico-administrativo e atendimento

Leia mais

Sistema de Gestão da Prevenção em

Sistema de Gestão da Prevenção em Sistema de Gestão da Prevenção em SST Trabalho realizado por: André Andrade nº18990 Curso: Engenharia do Ambiente Data: 29/10/2008 Disciplina: PARP Índice Introdução... 3 Sistema de gestão da prevenção

Leia mais

ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO EMENTA ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO DISCIPLINA: Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho EMENTA: Questões e temas abordados ao longo do curso, em especial conceitos sobre riscos de acidentes

Leia mais

Curso Vocacional de Turismo e Restauração Higiene e Nutrição / 3º Ciclo Planificação a Longo Prazo

Curso Vocacional de Turismo e Restauração Higiene e Nutrição / 3º Ciclo Planificação a Longo Prazo Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Curso Vocacional de Turismo e Restauração Higiene e Nutrição / 3º Ciclo Planificação

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE Planificação anual de Higiene, Segurança e Cuidados Gerais- 10ºano

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE Planificação anual de Higiene, Segurança e Cuidados Gerais- 10ºano CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE Planificação anual de Higiene, Segurança e Cuidados Gerais- 10ºano Turmas: 10ºI Professora: Susana Borges 1 - Estrutura e Finalidades da disciplina A disciplina

Leia mais

HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO RISCOS PROFISSIONAIS (recapitular) Qualquer situação de perigo que seja associada a uma actividade profissional, podendo atingir a saúde do trabalhador. O desconhecimento

Leia mais

Ficha de Curso SEGURANÇA E QUALIDADE ALIMENTAR DESIGNAÇÃO DURAÇÃO. Percurso de 75 Horas DESTINATÁRIOS

Ficha de Curso SEGURANÇA E QUALIDADE ALIMENTAR DESIGNAÇÃO DURAÇÃO. Percurso de 75 Horas DESTINATÁRIOS DESIGNAÇÃO SEGURANÇA E QUALIDADE ALIMENTAR DURAÇÃO Percurso de 75 Horas DESTINATÁRIOS Activos empregados, com idade igual ou superior a 18 anos, detentores de, pelo menos, o 9.º ano de escolaridade e que

Leia mais

Q U E M S O M O S Presente no mercado desde 2004, a

Q U E M S O M O S Presente no mercado desde 2004, a Q U E M S O M O S Presente no mercado desde 2004, a Segursaúde é uma empresa autorizada para prestação de serviços na área da Higiene e Segurança no Trabalho, conforme despacho de 23 de Julho de 2009,

Leia mais

AEVA Escola Profissional de Aveiro. Curso Profissional de Técnico de Higiene e Segurança do Trabalho e Ambiente

AEVA Escola Profissional de Aveiro. Curso Profissional de Técnico de Higiene e Segurança do Trabalho e Ambiente AEVA Escola Profissional de Aveiro Curso Profissional de Técnico de Higiene e Segurança do Trabalho e Ambiente Competências ao Nível dos Saberes de um Técnico de Segurança e Higiene do Trabalho Nível de

Leia mais

Plano Anual de Formação 2019

Plano Anual de Formação 2019 Página 1 de 5 da Fecho de Contas de 2018 - Aspetos Contabilísticos e Fiscais TOC Associação Empresarial de Águeda Associação Empresarial 17 h Analisar os aspetos contabilísticos e fiscais mais relevantes

Leia mais

Índice. Introdução à Segurança e Saúde do Trabalho. Abreviaturas 17. Capítulo 1

Índice. Introdução à Segurança e Saúde do Trabalho. Abreviaturas 17. Capítulo 1 Índice Abreviaturas 17 Capítulo 1 Introdução à Segurança e Saúde do Trabalho 1. EVOLUÇÃO DA SST 21 1.1. A segurança, preocupação primordial do homem 21 1.2. O processo produtivo. A produção artesanal 23

Leia mais

Jornadas da Alimentação

Jornadas da Alimentação Jornadas da Alimentação Qualidade e Segurança na Cadeia de Abastecimento Transformação de Produtos Primários 21 de Junho de 2006 Rui Almeida ralmeida@consulai.com Qualidade e Segurança na Cadeia de Abastecimento

Leia mais

11. Qualidade, Ambiente e Segurança. As ferramentas do Engenheiro. Introdução à Engenharia

11. Qualidade, Ambiente e Segurança. As ferramentas do Engenheiro. Introdução à Engenharia 11. Qualidade, Ambiente e Segurança Leonor Norton Brandão - 2009 As ferramentas do Engenheiro Matemática Física Química / Biologia Legislação Metrologia Planeamento Gestão Qualidade Ambiente EMPRESA Segurança

Leia mais

Preparação Verificação Aprovação

Preparação Verificação Aprovação 1/7 1. Introdução Conscientes da realidade que nos rodeia, a segurança e saúde no trabalho é privilegiada a todos os colaboradores, dando cumprimento às normas, métodos e procedimentos de segurança e saúde

Leia mais

CFI CENTRO DE FORMAÇÃO IBERÁFRICA CFI - CENTRO DE FORMAÇÃO IBERÁFRICA CONTROLO DE SOCORRISMO NÍVEL II

CFI CENTRO DE FORMAÇÃO IBERÁFRICA CFI - CENTRO DE FORMAÇÃO IBERÁFRICA CONTROLO DE SOCORRISMO NÍVEL II IBERÁFRICA ANGOLA SOCORRISMO CFI - CENTRO DE FORMAÇÃO IBERÁFRICA CONTROLO DE SOCORRISMO NÍVEL II 210 HORAS 30 DIAS FORMAÇÃO CERTIFICADA PELO INEFOP www.iberafrica.net geral@iberafrica.net 1 CURSO DE SOCORRISMO

Leia mais

Acção de Sensibilização sobre Higiene e Segurança Alimentar. 15 de Março de 2007

Acção de Sensibilização sobre Higiene e Segurança Alimentar. 15 de Março de 2007 Acção de Sensibilização sobre Higiene e Segurança Alimentar 15 de Março de 2007 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de Abril de 2004 Higiene dos géneros alimentícios (aplicável a partir de 1 de

Leia mais

Cartão Formação Positiva

Cartão Formação Positiva Profissional Catálogo Programas Objectivos dos Cursos Condições Mínimas de Acesso Nº de Formandos Duração Local Formação Positiva Responsabilidade Laboral Segurança no Trabalho Primeiros Socorros Combate

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança

Ficha Informativa + Segurança Ficha Informativa + Segurança Saúde Edição N.º 19 Atividades Técnicas do Serviço de Segurança no Trabalho dezembro de 2016 O desenvolvimento da prevenção de riscos profissionais no local de trabalho é

Leia mais

CURSOS DE PRIMEIROS SOCORROS

CURSOS DE PRIMEIROS SOCORROS CURSOS DE PRIMEIROS SOCORROS Catálogo Geral Av. de Ceuta nº1 Edifício Urbiceuta 13º Piso /1300 125 Lisboa - Tel. 218 459 440 - eso.geral@esocvp.org A Cruz Vermelha Portuguesa, através da Escola de Socorrismo,

Leia mais

PREVENÇÃO E SEGURANÇA NA ESCOLA

PREVENÇÃO E SEGURANÇA NA ESCOLA CURSO DE FORMAÇÃO PREVENÇÃO E SEGURANÇA NA ESCOLA ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Modalidade

Leia mais

Segurança e Higiene do Trabalho

Segurança e Higiene do Trabalho Guia Técnico Segurança e Higiene do Trabalho Volume XXX SHT em estaleiros de construção de pequena dimensão um Guia Técnico de Copyright, todos os direitos reservados. Este Guia Técnico não pode ser reproduzido

Leia mais

Desenvolver competências no âmbito da prestação de primeiros socorros.

Desenvolver competências no âmbito da prestação de primeiros socorros. 1. OBJETIVOS GERAIS Desenvolver competências no âmbito da prestação de primeiros socorros. 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Este módulo visa dotar os formandos de capacidades nas seguintes linhas de ação: o Descrever

Leia mais

CURSO ERGONOMIA, EMERGÊNCIA E SOCORRO. Início (a definir)

CURSO ERGONOMIA, EMERGÊNCIA E SOCORRO. Início (a definir) CURSO ERGONOMIA, EMERGÊNCIA E SOCORRO Início Duração 100h Horário(s) OBJECTIVOS GERAIS - Reconhecer a Ergonomia como parte integrante na melhoria das condições de trabalho; - Preparar os formandos para

Leia mais

SEGURANÇA ALIMENTAR Sistema HACCP

SEGURANÇA ALIMENTAR Sistema HACCP SEGURANÇA ALIMENTAR Sistema HACCP Aplicação de um conjunto de acções para a produção de alimentos sãos. Normas gerais e específicas de higiene e medidas de controlo necessárias por forma a garantir a segurança

Leia mais

SEGURANÇA DO TRABALHO. Riscos Ambientais

SEGURANÇA DO TRABALHO. Riscos Ambientais SEGURANÇA DO TRABALHO Riscos Ambientais Riscos Profissionais Os riscos profissionais são decorrentes de condições inseguras, ou seja, das condições precárias de trabalho, capazes de afetar a segurança

Leia mais

TRABALHOS DE REPARAÇÃO E MANUTENÇÃO SEGUROS

TRABALHOS DE REPARAÇÃO E MANUTENÇÃO SEGUROS TRABALHOS DE REPARAÇÃO E MANUTENÇÃO SEGUROS Campanha Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis 2010-2011 IV Encontro Ibérico Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis Lisboa, 18 de Novembro de 2010 José Manuel

Leia mais

REFERENCIAIS DO CURSO DE HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR NA RESTAURAÇÃO (275H / NÍVEL 4)

REFERENCIAIS DO CURSO DE HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR NA RESTAURAÇÃO (275H / NÍVEL 4) REFERENCIAIS DO CURSO DE HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR NA RESTAURAÇÃO (275H / NÍVEL 4) UFCD 7731 HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR NA RESTAURAÇÃO Identificar procedimentos de prevenção e controlo dos microrganismos

Leia mais

CARGA HORÁRIA: 24H A 40H

CARGA HORÁRIA: 24H A 40H Produção Os formandos no final da formação deverão ser capazes de proceder ao cálculo MPR, do Plano Director de Produção e do Plano de Produção e determinar o lote económico de produção, contemplando uma

Leia mais

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora Pág.1/9 Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos Câmara Municipal de Mora 2010 Pág.2/9 Identificação da Entidade Informação da Visita Documento Entidade: Câmara Municipal de Mora Entidade:

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA SELEÇÃO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PROJETO ACT-APSEI-IPQ GUIAS DE APOIO À SELEÇÃO DE EPI

A IMPORTÂNCIA DA SELEÇÃO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PROJETO ACT-APSEI-IPQ GUIAS DE APOIO À SELEÇÃO DE EPI A IMPORTÂNCIA DA SELEÇÃO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PROJETO ACT-APSEI-IPQ GUIAS DE APOIO À SELEÇÃO DE EPI Seminário-Exposição Ocupacional a Agentes Químicos IPQ- 8 de maio de 2017 Contexto Necessidade

Leia mais

ÍNDICE INTRODUÇÃO PLANO DE FORMAÇÃO 2009 FORMAÇÃO NÃO PROGRAMADA CURSOS ORÇAMENTO

ÍNDICE INTRODUÇÃO PLANO DE FORMAÇÃO 2009 FORMAÇÃO NÃO PROGRAMADA CURSOS ORÇAMENTO PLANO DE FORMAÇÃO 200 CIVILENA OBRAS DE ARTE E EMPREITADAS GERAIS, SA 23 DE ABRIL DE 200 REVISÃO ÍNDICE INTRODUÇÃO PLANO DE FORMAÇÃO 2009 FORMAÇÃO NÃO DA CURSOS DURAÇÃO N.º DE ACÇÕES N.º DE PARTICIPANTES

Leia mais

SERVIÇO DE ANDARES II

SERVIÇO DE ANDARES II REFERENCIAIS DO CURSO CERTIFICADO DE NÍVEL 2 SERVIÇO DE ANDARES II (75 H) 1 SERVIÇO DE ANDARES II (75 H / NÍVEL 2) UFCD 3378 Organização e funcionamento do serviço de andares Carga horária: 25 horas Objetivo:

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE SÃO JOSÉ DE CLUNY PLANO DE ESTUDOS CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO ENFERMAGEM DO TRABALHO

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE SÃO JOSÉ DE CLUNY PLANO DE ESTUDOS CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO ENFERMAGEM DO TRABALHO ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE SÃO JOSÉ DE CLUNY PLANO DE ESTUDOS CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO ENFERMAGEM DO TRABALHO Funchal, 2017 Na Região Autónoma da Madeira existem Profissionais de Enfermagem que desenvolvem

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE RESTAURAÇÃO VERTENTE RESTAURANTE - BAR

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE RESTAURAÇÃO VERTENTE RESTAURANTE - BAR CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE RESTAURAÇÃO VERTENTE RESTAURANTE - BAR Planificação anual de Tecnologia Alimentar 10.ºano 01/013 Turma: 10.º N Professora: Madalena Tavares - Estrutura e Finalidades da

Leia mais

Riscos ambientais empresariais. 4.1 Programa de prevenção de acidentes (PPRA)

Riscos ambientais empresariais. 4.1 Programa de prevenção de acidentes (PPRA) Capítulo 4 Riscos ambientais empresariais Segundo o artigo 9.1.5 da Portaria n 25, de 29.12.94, do Secretário de Segurança e Saúde no Trabalho, considera-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos

Leia mais

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Higiene e Nutrição / 3º Ciclo Curso Vocacional de Turismo e Restauração 2º ano

Leia mais

No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição.

No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição. 1. OBJETIVOS GERAIS No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição. 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Descrever a orgânica das Instituições Sociais;

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso Gestão de Recursos Humanos Ano letivo 2018/19 Unidade Curricular Higiene e Segurança no Trabalho ECTS 6 Regime Obrigatório Ano 3.º Semestre 1.º Horas de trabalho globais Docente (s) Jorge Gregório

Leia mais

Áreas de intervenção do Centro de Apoio Técnico à Segurança no Trabalho. Relevância do Processo de Gestão de Riscos

Áreas de intervenção do Centro de Apoio Técnico à Segurança no Trabalho. Relevância do Processo de Gestão de Riscos Áreas de intervenção do Centro de Apoio Técnico à Segurança no Trabalho Relevância do Processo de Gestão de Riscos INSTITUTO SUPERIOR DA MAIA: Instituição de Ensino Superior com cerca de 5000 alunos; Lecciona:

Leia mais

Rua Nossa Sr.ª d Alegria, n.º39, Aveiro Telf.: /1 Fax:

Rua Nossa Sr.ª d Alegria, n.º39, Aveiro Telf.: /1 Fax: ACT: Autorização n.º 418.04.1.10.01 Quem Somos A CCMT - Sr.ª D Alegria Centro Clínico de Medicina no Trabalho, Lda., é uma empresa prestadora de serviços integrados nas áreas da Segurança e Saúde no trabalho,

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE AQUICULTURA

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE AQUICULTURA PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE AQUICULTURA Publicado no Despacho n.º13456/2008, de 14 de Maio, que aprova a versão inicial do Catálogo Nacional de Qualificações. 1ª Actualização publicada no Boletim

Leia mais

Inspeções dos Equipamentos de Trabalho

Inspeções dos Equipamentos de Trabalho A. Ribeiro, R. Silveira, P. Laranjeira, M. Rebelo CIICESI, ESTG, Politécnico do Porto ICSLM Congress 24-11-2016, Covilhã, Portugal Introdução Inspeções de Segurança O seu objetivo, para além do cumprimento

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO. Curso Prático de Socorrismo Pediátrico Código da Área de Formação: 729

PROGRAMA DE FORMAÇÃO. Curso Prático de Socorrismo Pediátrico Código da Área de Formação: 729 Curso Prático de Socorrismo Pediátrico Código da Área de Formação: 729 APRESENTAÇÃO DO CURSO: CURSO PRÁTICO DE SOCORRISMO PEDIÁTRICO Difundir medidas preventivas de acidentes frequentes no grupo etário

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR 2017 CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR Segurança Alimentar Sistema de Gestão da Segurança Alimentar NP EN ISO 22000 Interligação Entre os Referenciais ISO 22000, BRC e IFS HACCP Análise de Perigo e Pontos

Leia mais

Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho

Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho ESCOLA BÁSICA E INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho PROFIJ Nível II, Tipo 2 1ºano Curso Acompanhante de Crianças ENQUADRAMENTO LEGAL

Leia mais

No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição.

No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição. 1. OBJETIVOS GERAIS No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição. 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Descrever a orgânica das Instituições Sociais;

Leia mais

FUNDAMENTOS DA SEGURANÇA NO TRABALHO

FUNDAMENTOS DA SEGURANÇA NO TRABALHO FUNDAMENTOS DA SEGURANÇA NO TRABALHO 1 FUNDAMENTOS DA SEGURANÇA NO TRABALHO 1 FUNDAMENTOS DA SEGURANÇA NO TRABALHO 1 Todo o indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal. Artigo 3.º -

Leia mais

Planificação a Médio Prazo CEF Restauração e Bar Ano letivo

Planificação a Médio Prazo CEF Restauração e Bar Ano letivo Planificação a Médio Prazo CEF Restauração e Bar Ano letivo 2017-2018 Disciplina: Higiene, aúde e egurança no Trabalho 30 horas (40 tempos letivos de 45 minutos) MÓDULO 3 OBJETIVO DE COMPETÊNCIA VIADA

Leia mais

P R I N C I P A I S TREINAMENTOS OBRIGATÓRIOS DE SST

P R I N C I P A I S TREINAMENTOS OBRIGATÓRIOS DE SST P R I N C I P A I S TREINAMENTOS OBRIGATÓRIOS DE SST www.sstonline.com.br ESTE MATERIAL LISTA OS PRINCIPAIS TREINAMENTOS EXIGIDOS PELAS NORMAS REGULAMENTADORAS DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - MTE

Leia mais

Ação 35. Catálogo de Formação

Ação 35. Catálogo de Formação Catálogo de Formação Ação 35 Empresa do Grupo: CENA CONSULTORES, ENGENHARIA E AMBIENTE, LDA. Rua Dr. Mota Pinto nº 300 3220 201 MIRANDA DO CORVO Tel.: 239 532 246 E-mail: geral@cena.com.pt Site: http//www.cena.com.pt

Leia mais

Engenharia de Segurança do Trabalho Ementa de Curso

Engenharia de Segurança do Trabalho Ementa de Curso Engenharia de Segurança do Trabalho Ementa de Curso FATEP FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PIRACICABA Engenharia De Segurança Do Trabalho Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Ementa de curso - 2018 1) INTRODUÇÃO

Leia mais

M1-Noções Básicas de Saúde

M1-Noções Básicas de Saúde M1-Noções Básicas de Saúde Reconhecer a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Sistema Nacional de Saúde (SNS) nas suas vertentes de apoio à comunidade e seu papel fundamental na prevenção (Plano Nacional

Leia mais

Decreto-Lei n.º 24/2012, de 6 de Fevereiro. Riscos de exposição a agentes químicos

Decreto-Lei n.º 24/2012, de 6 de Fevereiro. Riscos de exposição a agentes químicos Decreto-Lei n.º 24/2012, de 6 de Fevereiro Riscos de exposição a agentes químicos O presente diploma consolida as prescrições mínimas em matéria de protecção dos trabalhadores contra os riscos para a segurança

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A ESPECIALISTA EM TURISMO DE AR LIVRE

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A ESPECIALISTA EM TURISMO DE AR LIVRE PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A ESPECIALISTA EM TURISMO DE AR LIVRE Publicado no Boletim do Trabalho do Emprego (BTE) nº 4 de 29 de janeiro de 2013 com entrada em vigor a 29 de janeiro de 2013. Publicação

Leia mais

Direcção-Geral da Saúde Programa Nacional de Saúde Ocupacional

Direcção-Geral da Saúde Programa Nacional de Saúde Ocupacional Programa Nacional de Saúde Ocupacional Assunto: Formação em Emergência e Primeiros Socorros no local de trabalho DATA: 21.01.2013 Contacto: Coordenador do Programa Nacional de Saúde Ocupacional 1. CONTEXTO

Leia mais

OS NOVOS REGULAMENTOS COMUNITÁRIOS PARA A SEGURANÇA ALIMENTAR

OS NOVOS REGULAMENTOS COMUNITÁRIOS PARA A SEGURANÇA ALIMENTAR OS NOVOS REGULAMENTOS COMUNITÁRIOS PARA A SEGURANÇA ALIMENTAR APCER 19 de Maio de 2006 Regulamento (CE) Nº852/2004, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de Abril de 2004 Higiene dos géneros alimentícios

Leia mais

P R I N C I P A I S TREINAMENTOS OBRIGATÓRIOS DE SST

P R I N C I P A I S TREINAMENTOS OBRIGATÓRIOS DE SST P R I N C I P A I S TREINAMENTOS OBRIGATÓRIOS DE SST ESTE MATERIAL LISTA OS PRINCIPAIS TREINAMENTOS EXIGIDOS PELAS NORMAS REGULAMENTADORAS DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - MTE Os treinamentos realizados

Leia mais

Cérebro Centro de Formação, Lda.

Cérebro Centro de Formação, Lda. Catálogo de Formação Cérebro Centro de Formação, Lda. Desde 1990 a apostar no Futuro com Qualidade e Formação! Sede: Av. José Afonso, nº. 92, cv Cavaquinhas, Arrentela, 2840-735 Seixal Tel./Fax: 212 225

Leia mais

MÓDULO 2. Organização dos Serviços de Higiene e Saúde no Trabalho. Formadora - Magda Sousa

MÓDULO 2. Organização dos Serviços de Higiene e Saúde no Trabalho. Formadora - Magda Sousa Qualificação dos Profissionais da Administração Pública Local MÓDULO 2 Organização dos Serviços de Higiene e Saúde no Trabalho Formadora - Magda Sousa INTRODUÇÃO Se na empresa ou estabelecimento não houver

Leia mais

ANEXOS. Diretiva do Parlamento Europeu e do Conselho

ANEXOS. Diretiva do Parlamento Europeu e do Conselho COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 18.2.2016 COM(2016) 82 final ANNEXES 1 to 3 ANEXOS da Diretiva do Parlamento Europeu e do Conselho relativa ao reconhecimento das qualificações profissionais na navegação interior

Leia mais

CONSULTA AOS TRABALHADORES

CONSULTA AOS TRABALHADORES CONSULTA AOS TRABALHADORES 1. Número da consulta: Consulta nº 1/2017 2. Objetivos: O objetivo deste trabalho é organizar estatisticamente as questões, em matéria de higiene, segurança e saúde no trabalho,

Leia mais

PROJETO CURRICULAR DO ENSINO SECUNDÁRIO PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO 2015/2016

PROJETO CURRICULAR DO ENSINO SECUNDÁRIO PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO 2015/2016 PROJETO CURRICULAR DO ENSINO SECUNDÁRIO PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO 2015/2016 DISCIPLINA: SAÚDE 12º Ano CURSO: TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE OBJETIVOS TRANSVERSAIS Promoção da educação para a cidadania A língua

Leia mais

HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO

HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO Qualificação dos Profissionais da Administração Pública Local HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO Formadora - Magda Sousa MÓDULO 1 NORMATIVOS LEGAIS OBJECTIVO Interpretar e aplicar a legislação, regulamentos

Leia mais