Recuperação Final História 6º ano do EF

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Recuperação Final História 6º ano do EF"

Transcrição

1 COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II SEÇÃO TÉCNICA DE ENSINO Recuperação Final História 6º ano do EF Aluno: Série: 6º ano Turma: Data: de dezembro de 2017 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 1. Esta prova é um documento oficial do CMDPII. 2. Leia atentamente todas as questões antes de respondê-las. Confira a prova, folha por folha, com o fiscal de sala. Caso note algum defeito, solicite outra prova. 3. Esta prova contém 20 (vinte) questões de múltipla escolha, com quatro opções (a, b, c, d), valendo 0,5 ponto cada acerto. Assinale apenas UMA ALTERNATIVA como resposta. 4. A folha de resposta deve ser preenchido apenas com caneta esferográfica de tinta azul ou preta. 5. Material individual necessário: lápis, borracha e caneta azul ou preta. É expressamente proibido o empréstimo de materiais durante a prova. 6. Não use corretivo. O uso de corretivo no gabarito significa rasura. Questões rasuradas serão anuladas. 7. Não é permitido se comunicar ou levantar sem autorização do fiscal durante a prova. 8. A prova será recolhida e receberá nota ZERO no caso de: o aluno usar cadernos, livros ou anotações em qualquer meio para auxiliá-lo a responder a prova ou ter consigo quaisquer desses materiais (essas situações podem ser confirmadas pelo fiscal no momento ou posteriormente pelo sistema de monitoramento); o aluno PORTAR qualquer aparelho eletrônico durante o horário de prova (esse aparelho deve ficar desligado dentro da mochila escolar do aluno); o aluno usar termos ofensivos, palavras de baixo calão, desenhos, escritas e marcações não solicitadas; o aluno for flagrado trocando informações de qualquer tipo com outro aluno durante a aplicação da prova (essa situação pode ser confirmada pelo fiscal ou posteriormente pelo sistema de monitoramento); 9. Será permitida a saída do aluno com a prova 2 (duas) horas após o horário do início. 10. Leia cuidadosamente os comandos e redobre sua atenção ao marcar as respostas. 11. O interessado terá 24 horas após a divulgação do gabarito provisório para entrar com recurso somente via site do CMDP II. Boa Prova!

2 QUESTÃO 1 IMAGEM 01 IMAGEM 02 Fonte: Muitos relatos mitológicos marcam a história das sociedades minoica e micênica. Com base na Imagem 01 e nas aulas ministradas sobre essas civilizações da Antiguidade, assinale a ÜNICA alternativa CORRETA. a) A sociedade que desenvolveu-se na Ilha de Creta foi nomeada pelos arqueólogos como sociedade fenícia em homenagem ao lendário rei Cesar. b) A cidade de Cnossos, localizada na Ilha de Creta, tornou-se um importante centro comercial graças ao seu posicionamento geográfico. c) Os cretenses se destacaram ao longo da sua história graças ao apoio militar dos romanos. d) As civilizações cretense e micênica não eram governadas por reis e sim por um conselho de magistrados romanos.

3 QUESTÃO 2 De acordo com as imagens acima e as aulas ministradas sobre o Período Homérico, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA. a) O Período Homérico ficou caracterizado pela migração da população do campo para as cidades. b) Os oikos eram grandes extensões de terras cuja produção agrícola era coletiva e utilizava-se também de mão de obra escrava. c) As tradições passadas oralmente caíram no esquecimento devido à falta de registros escritos. d) A Ilíada foi um dos livros escrito por Tito Lívio (escritor romano) e contava a história do Minotauro, uma criatura com corpo de elefante e cabeça de touro. QUESTÃO 3 O Período Arcaico caracterizou-se por vários acontecimentos que modificaram a vida dos gregos, entre eles o aumento populacional e a falta de terras férteis. Utilizando-se da imagem 01 e das aulas ministrada sobre o Período Arcaico, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA. a) O isolamento de vários oikos contribuiu para o enfraquecimento econômico e políticos dos pater famílias. b) O enfraquecimento dos oikos estava ligado ao fortalecimento dos basileus ( poderosos chefes militares). c) A aristocracia constituída pelos eupátridas, não tinha influência política, religiosa nem econômica. d) De acordo com a imagem, o Período Arcaico foi marcado pelo declínio das cidades-estado e pela dominação do povo romano na região do Mar Egeu. QUESTÃO 4 As cidades-estado gregas eram independentes e com instituições próprias, porém os conflitos entre elas eram constantes, sendo a Guerra do Peloponeso a mais importante. Sobre esta guerra assinale a ÚNICA alternativa CORRETA que representa seus desdobramentos. a) Enfraquecimento das cidades-estado gregas, conquista do território pelos macedônicos e fim da independência política. b) Vitória da Liga de Delos sobre os espartanos e destruição da cidade de Esparta. c) Vitória dos espartanos sobre os romanos e controle da Península Itálica. d) Derrota dos macedônicos, aliança com os romanos e expulsão dos espartanos do território grego.

4 QUESTÃO 5 Sobre a cidade-estado de Esparta, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA. a) Esparta destacou-se entre todas as cidades-estado pela implantação de uma democracia com a participação dos escravos. b) Os espartanos tinham na agricultura a principal atividade econômica. Este fato ocorria graças a grande quantidade de terras férteis em seu território. c) Na sociedade espartana, os hilotas constituíam o grupo mais importante de Esparta e eram responsáveis pela administração das cidades e pelo comando dos exércitos espartanos. d) As crianças espartanas eram retiradas das suas famílias a partir dos sete anos para serem treinadas na arte da guerra e para servir ao Estado. QUESTÃO 6 Os filósofos gregos eram buscadores e amantes da sabedoria. Eles observaram e analisaram o mundo usando a lógica e a razão. (História, Nos Dias de Hoje 7º Ano. Ed. Leya, pág. 160,. Autores: Flávio de Campos, Regina Claro, Miriam Dolhnikoff.) De acordo com o texto e as aulas ministradas sobre a filosofia grega, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA. a) Atenas tornou-se o principal centro filosófico da Grécia, apesar da maioria dos filósofos terem nascido em Roma e no Egito. b) Para Aristóteles o atributo humano mais elevado e mais importante para o autocontrole era a hipocrisia. c) Os três grandes filósofos gregos: Sócrates, Platão e Aristóteles viveram em Atenas boa parte de suas vidas e deixaram conhecimentos que marcaram as sociedades posteriores. d) Mesmo buscando entender o mundo através da lógica e da razão, os filósofos gregos não se dedicavam à Matemática, à Geometria e à Física. QUESTÃO 7 Sobre os Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA. a) Os jogos Olímpicos eram realizados a cada quatro anos durante o verão grego e assim como nos dias atuais, tinham como principal objetivo aumentar a arrecadação de impostos e comercializar produtos. b) A cidade de Olímpia foi escolhida como sede dos primeiros Jogos Olímpicos, por que os gregos acreditavam que ela estava mais perto da casa dos deuses gregos. c) Em tempos de guerra, nem mesmos os Jogos Olímpicos conseguiam uma trégua (pausa) nos conflitos entre as cidades-estado rivais. d) Os atletas vitoriosos nos Jogos Olímpicos recebiam prêmios milionários e eram considerados inimigos do Estado.

5 QUESTÃO 8 Os princípios democráticos eram a base que sustentava os governos atenienses. Com base nessa afirmação e nas aulas sobre a democracia ateniense, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA a) A Eclésia ou Assembleia Popular podia declarar guerra, firmar tratados e decidir onde aplicar os recursos públicos e era constituída somente pelos cidadãos mais ricos e importantes de Atenas. b) Para Péricles todos os cargos públicos deveriam ser ocupados de acordo com as condições econômicas dos cidadãos atenienses e não pelo seu mérito intelectual. c) A democracia ateniense só foi possível graças a participação popular que reivindicava melhorias em suas condições de vida. d) Os estrangeiros que moravam a mais de dez anos em Atenas adquiriam o direito de participar da Eclésia. QUESTÃO 9 A Guerra do Peloponeso foi um conflito entre as cidades-estado gregas que durou 27 anos. De acordo com as aulas ministradas sobre o Tema, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA. a) O domínio e a exploração ateniense sobre as cidades-estado integrante da liga do Peloponeso provocou a rival Esparta que criou a Liga de Delos. b) A Liga do Peloponeso diferentemente da Liga de Delos era uma força militar naval. c) A Guerra do Peloponeso foi um conflito sob a liderança de Esparta e Atenas, porém de lados opostos. d) Com medo da invasão macedônica, os gregos decidiram colocar fim à Guerra do Peloponeso e uniram-se para derrotar Alexandre da Macedônia QUESTÃO 10 IMAGEM 03

6 A imagem 03 faz referência a lenda de origem da cidade de Roma. Segundo esta lenda, a origem de Roma está relacionada ao conflito entre os irmãos Rômulo e Remo. De acordo com as aulas ministradas sobre este tema, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA. a) Quando adulto, Remo foi preso na cidade de Alba Longa e libertado por Rômulo que acabou sendo assassinado pelo rei Amúlio. b) A falta de mulheres na cidade fundada por Rômulo levou os seus seguidores a raptarem as mulheres dos sabinos, após uma festa em homenagem a Netuno. c) Rômulo escolheu para servi-lo os 100 líderes mais pobres entre os chefes de famílias que passaram a ser chamados de plebeus. d) A fundação de Roma por Remo marcou o fim da dominação romana sobre os demais povos da Península Itálica. QUESTÃO 11 Segundo estudos arqueológicos por volta do século VIII a.c., a região de Roma era habitada por comunidades de camponeses. De acordo com as aulas ministradas sobre o assunto, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA. a) Os etruscos eram originários do norte e tinham a pesca como a sua única atividade econômica. b) Entre todos os povos que ocuparam a Península Itálica, os etruscos foram os únicos que não governaram Roma. c) A origem de Roma se deu com a fixação dos sabinos em meados do século VIII a. C., na região da Península Itálica. d) Devido à proximidade ao sul, com cidades gregas; os romanos foram sendo aos poucos influenciados culturalmente pelos gregos. IMAGEM 04 QUESTÃO 12

7 Entre os séculos VIII e VI a.c., Roma foi governada por reis latinos, sabinos e etruscos. Com base nessa afirmação e nas aulas sobre o Período Monárquico, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA. a) Os clientes mesmo de origem plebeia - tinham a função de comandar as legiões romanas na expansão do território. b) O rei romano concentrava em suas mãos os poderes político, da justiça e religioso. c) Os plebeus eram constituídos por pequenos proprietários de terras, comerciantes, artesãos e prestadores de serviços que possuíam os mesmos direitos políticos dos patrícios. d) Os aristocratas formavam o grupo social mais importante de Roma e eram obrigados a desfazer das suas propriedades para fazer parte do Senado. QUESTÃO 13 O nome República vem do latim res publica, que significa coisa pública. Tratava-se de uma organização política que procurava evitar a concentração do poder nas mãos de uma única pessoa no caso da monarquia, do rei, cujo poder era vitalício (para toda vida) e hereditário (transmitido de pai para filho). (História, Nos Dias de Hoje 7º Ano. Ed. Leya, pág. 160,. Autores: Flávio de Campos, Regina Claro, Miriam Dolhnikoff.) Com base no texto e nas aulas ministradas sobre a República romana, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA. a) A República romana caracterizava-se pela força política do Senado que era formado pelos patrícios e pelos escravos libertos. b) Os cônsules - chefes do governo - comandavam o Exército, eram juízes e criavam leis. c) Na República, apesar da grande influência política e econômica dos plebeus, os casamentos entre pessoas de grupos sociais diferentes nunca foi permitido. d) De acordo com o texto, com a instalação da República todos os habitantes de Roma puderam exercer a função de cônsul. QUESTÃO 14 No século II a.c., a ideia de reforma agrária já era vista por alguns romanos como um instrumento necessário para resolver o problema da plebe marginalizada. De acordo com esta afirmação e as aulas ministradas sobre o tema, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA. a) O tribuno da plebe Tibério Graco, representante da plebe, resgatou uma lei antiga que aumentava a influência patrícia sob os plebeus. b) Os projetos de Tibério Graco foram radicalmente ignorados pelos patrícios que para manter seus interesses mandaram assassinar o tribuno da plebe. c) Caio Graco ao contrário do seu irmão, Tibério Graco, não apoiava a reforma agrária. d) Com a morte dos irmãos Tibério e Caio Graco, a República romana iniciou um período de paz e prosperidade econômica.

8 QUESTÃO 15 Durante a República romana houve um aumento da mão de obra escrava e a formação de grandes latifúndios. Entre as opções abaixo assinale a ÚNICA opção que corresponde ao conceito de escravismo adotado por Roma. a) Sistema econômico e social baseado na mão de obra escrava. b) Sistema político que elegia os senadores. c) Regime democrático com a participação dos escravos e plebeus. d) Organização política e social romana. QUESTÃO 16 As vitórias romanas sobre os cartagineses e macedônicos no século II a.c. transformaram Roma na grande potência militar do Mar Mediterrâneo. As cidades gregas passaram também, a partir desse momento, a integrar os territórios conquistados pelos romanos. A respeito das influencias gregas sobre os romanos, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA. a) Apesar da dominação romana, os gregos não permitiram que suas bibliotecas e obras de arte fossem transferidas para Roma. b) Os mestres gregos preferiram a morte do que transferir seus conhecimentos intelectuais para os romanos. c) A cultura grega inspirava até o modo de vestir dos homens e mulheres de Roma, por este e outros motivos, alguns intelectuais referem-se a cultura romana como cultura greco-romana. d) A influência grega na cultura romana restringia-se apenas à arquitetura. QUESTÃO 17 Sobre as características dos latifúndios romanos, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA. a) Os latifúndios romanos eram formados por grandes extensões de terras sobre o domínio de pequenos camponeses. b) Os grandes proprietários de terras faziam parte da aristocracia romana e também eram chamados de proletários. c) As leis romanas não permitiam propriedades particulares, segunda elas todas as terras pertenciam ao povo. d) Os latifúndios eram grandes propriedades de terra que usavam mão de obra escrava, na maioria das vezes, oriundas das guerras.

9 QUESTÃO 18 Em 45 a.c., com o Senado enfraquecido, Júlio César tornou-se ditador perpétuo, ou seja, por toda a sua vida seria pontifex maximus (sumo sacerdote) e imperador (chefe supremo do Exército e representante do poder romano. (História, Nos Dias de Hoje 7º Ano. Ed. Leya, pág. 160,. Autores: Flávio de Campos, Regina Claro, Miriam Dolhnikoff.) De acordo com o texto e as aulas ministradas sobre o Império Romano, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA. a) A morte do imperador Júlio César provocou várias revoltas nas terras romanas desencadeando o fortalecimento da República e o fim da Monarquia. b) Apesar das inúmeras conquistas, os imperadores romanos não converteram as riquezas em melhorias para a cidade de Roma. c) Os romanos não adotavam a cultura dos povos conquistados e interessavam-se somente no controle social e político dos povos dominados. d) A Paz Romana foi o período de relativa estabilização das fronteiras e antes de tudo de uma paz armada. QUESTÃO 19 De acordo com as aulas ministradas sobre as consequências da crise do Império Romano, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA. a) Mesmo com a diminuição na arrecadação de impostos, o Estado romano não teve problema para manter os gastos militares e administrativos. b) O aumento de impostos decretado pelo Estado romano dificultou ainda mais a vida dos pequenos produtores rurais que já não dispunham mais de tanta mão de obra escrava. c) A inflação alta não afetou o poder de compra dos mais pobres que não eram atendidos pelo Estado com programas sociais. d) A crise econômica romana provocou uma fuga em massa da população do campo para as grandes cidades. QUESTÃO 20 Sobre as características dos povos germânicos, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA. a) Os povos germânicos eram denominados bárbaros por causa da cor escura das suas peles b) A desigualdade social foi um dos fatores que contribuiu para dominação romana sobre os povos germânicos. c) Como os judeus e muçulmanos, os germânicos também eram monoteístas. d) Eram povos de várias etnias (culturas), vindos do norte e com costumes diferentes dos romanos.

Recuperação Final MATEMÁTICA 8º ano do EF

Recuperação Final MATEMÁTICA 8º ano do EF Página1 COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II SEÇÃO TÉCNICA DE ENSINO Recuperação Final MATEMÁTICA 8º ano do EF Aluno: Série: 8º ano Turma: Data: 12 de dezembro de 2016 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 1.

Leia mais

Recuperação Final Matemática 9º ano do EF

Recuperação Final Matemática 9º ano do EF Página 1 COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II SEÇÃO TÉCNICA DE ENSINO Recuperação Final Matemática 9º ano do EF Aluno: Série: 9º ano Turma: Data: 12 de dezembro de 2017 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 1.

Leia mais

Recuperação Final Matemática 3ª série do EM

Recuperação Final Matemática 3ª série do EM COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II SEÇÃO TÉCNICA DE ENSINO Recuperação Final Matemática 3ª série do EM Aluno: Série: 3ª série Turma: Data: 12 de dezembro de 2017 1. Esta prova é um documento oficial do CMDPII.

Leia mais

Contextualização histórica Grécia antiga

Contextualização histórica Grécia antiga Contextualização histórica Grécia antiga Fundamentos teórico-epistemológicos da educação I PPGE UEPG Professoras Gisele Masson Patrícia Marcoccia PERÍODO PRÉ-HOMÉRICO OU MICÊNICO PERIODIZAÇÃO Período

Leia mais

Povos: etruscos, samnitas, latinos, italiotas e gregos. Economia: agricultura, pecuária e comércio. Organização social: patrícios, plebeus, clientes

Povos: etruscos, samnitas, latinos, italiotas e gregos. Economia: agricultura, pecuária e comércio. Organização social: patrícios, plebeus, clientes ROMA ANTIGA Roma nasceu na região central da Península Itálica. Ao longo dos séculos, estendeu seus domínios por toda a região do Mediterrâneo e formou uma grande civilização. Divisão histórica: Monarquia

Leia mais

A CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA: GRÉCIA

A CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA: GRÉCIA Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância. Sócrates A CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA: GRÉCIA Prof. Goicochea @goicomagic História O LEGADO GREGO Jogos olímpicos surgem na Grécia antiga como forma

Leia mais

Antiguidade Clássica (II) ROMA. LIVRO : 1 AULA: 4 e 5

Antiguidade Clássica (II) ROMA. LIVRO : 1 AULA: 4 e 5 Antiguidade Clássica (II) ROMA LIVRO : 1 AULA: 4 e 5 FASES DA HISTÓRIA ROMANA Monarquia República Império 753 a.c. 590 a.c. 590 a.c. 27 a.c. 27 a.c. 476 d.c. FUNDAÇÃO DE ROMA Versão mitológica: Romulo

Leia mais

Prof. Osvaldo. Civilizações Escravistas da Antiguidade Clássica

Prof. Osvaldo. Civilizações Escravistas da Antiguidade Clássica Prof. Osvaldo Civilizações Escravistas da Antiguidade Clássica Modo de Produção Asiático Comunidades Primitivas Modo de Produção Escravista Grécia Roma sociedades cuja principal característica era o predomínio

Leia mais

VII. GRÉCIA: ORGANIZAÇÃO DAS CIDADES-ESTADOS

VII. GRÉCIA: ORGANIZAÇÃO DAS CIDADES-ESTADOS VII. GRÉCIA: ORGANIZAÇÃO DAS CIDADES-ESTADOS Página 28 à 41. Atenas Sul da Península Balcânica; Não foi ocupada pelos dórios, predominavam os eólios e os jônios; Formou-se da união de tribos na planície

Leia mais

Recuperação Final Inglês 1ª série do EM

Recuperação Final Inglês 1ª série do EM COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II SEÇÃO TÉCNICA DE ENSINO Recuperação Final Inglês 1ª série do EM Aluno: Série: 1ª série Turma: Data: 15 de dezembro de 2016 1. Esta prova é um documento oficial do CMDPII. LEIA

Leia mais

EVOLUÇÃO POLÍTICA DE ROMA

EVOLUÇÃO POLÍTICA DE ROMA EVOLUÇÃO POLÍTICA DE ROMA Aula 08 história 01 Profº Thiago POVOAMENTO DA ITÁLIA E ORIGEM DE ROMA Ocupação da Península Itálica (2000 a.c.) Gregos Italiotas (latinos, sabinos, samnitas, volscos, etc.) Etruscos

Leia mais

ROMA ANTIGA. Antiguidade Ocidental

ROMA ANTIGA. Antiguidade Ocidental ROMA ANTIGA Antiguidade Ocidental Roma Antiga Geografia Península Itálica Fonte Eneida (Virgílio) Enéas Lavinia Cidade de Alba Longa Amúlio X Numitor Réia Silvia Marte Remo Rômulo Loba 753 a.c. - Roma

Leia mais

Recuperação Final Física 2ª série do EM

Recuperação Final Física 2ª série do EM COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II SEÇÃO TÉCNICA DE ENSINO Recuperação Final Física 2ª série do EM Aluno: Série: 2ª série Turma: Data: 13 de dezembro de 2017 1. Esta prova é um documento oficial do CMDPII. LEIA

Leia mais

REGIÃO: Lazio; Centro da Península Itálica. Clima: Mediterrâneo. Rio: Tibre (Tevere); margens Férteis.

REGIÃO: Lazio; Centro da Península Itálica. Clima: Mediterrâneo. Rio: Tibre (Tevere); margens Férteis. ROMA ANTIGA GEOGRAFIA REGIÃO: Lazio; Centro da Península Itálica Clima: Mediterrâneo Rio: Tibre (Tevere); margens Férteis. Extensão Territorial MITOLOGIA DA ORIGEM Lenda dos Irmãos Rêmulo e Rômulo: Eneida

Leia mais

Unidade I Grandes civilizações antigas. Aula 4.2 Conteúdo: Roma: de cidade a República.

Unidade I Grandes civilizações antigas. Aula 4.2 Conteúdo: Roma: de cidade a República. Unidade I Grandes civilizações antigas. Aula 4.2 Conteúdo: Roma: de cidade a República. Habilidades: Compreender o surgimento, fortalecimento e as causas da posterior decadência do Império Romano. GLADIADOR

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1º EM História Rafael Av. Mensal 30/04/15 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova

Leia mais

Monarquia (753 a.c 509 a.c.)

Monarquia (753 a.c 509 a.c.) ROMA ANTIGA Roma nasceu na região central da Península Itálica. Ao longo dos séculos, estendeu seus domínios por toda a região do Mediterrâneo e formou uma grande civilização. Divisão histórica: Monarquia

Leia mais

Nome: nº. Recuperação Final de História Profª Patrícia. Lista de atividades 6º ano

Nome: nº. Recuperação Final de História Profª Patrícia. Lista de atividades 6º ano 1 Conteúdos selecionados: Nome: nº Recuperação Final de História Profª Patrícia Lista de atividades 6º ano Apostila 1 Tempo histórico, periodização da História, ocupação da América. Apostila 2 Egito, Mesopotâmia,

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano ROMA ANTIGA fases: séculos: IIIdC JC I ac VI ac VIIIaC IMPÉRIO REPÚBLICA MONARQUIA Auge da civilização romana; Pão e circo e Pax Romana; Cristianismo; Bárbaros; Crise.

Leia mais

Divisão histórica: Monarquia (753 a.c 509 a.c.), República (509 a.c 27 a.c) e Império (27 a.c 476 d.c)

Divisão histórica: Monarquia (753 a.c 509 a.c.), República (509 a.c 27 a.c) e Império (27 a.c 476 d.c) ROMA ANTIGA Roma nasceu na região central da Península Itálica. Ao longo dos séculos, estendeu seus domínios por toda a região do Mediterrâneo e formou uma grande civilização. Divisão histórica: Monarquia

Leia mais

Império Romano: Inimigos de Roma

Império Romano: Inimigos de Roma Senado Romano Império Romano: Inimigos de Roma "A queda do Império Romano (1964) Conflitos políticos no Império Romano e sua queda Quo Vadis - Ano: 1951 Perseguição aos cristão no Império Romano Ano:

Leia mais

Origens. Monarquia. República. Triunviratos. Império. Resumo. Cultura

Origens. Monarquia. República. Triunviratos. Império. Resumo. Cultura Geografia Romana Origens Monarquia República Triunviratos Império Resumo Cultura Versão Histórica Versão Lendária Enéias Numitor Amúlio Réia Silvia Deus Marte Rômulo Remo Loba Matam Amúlio Fundam Roma

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Recuperação do 3 Bimestre - História Conteúdo: ROMA Lista de exercícios 1 - A principal língua falada dos antigos romanos era o: a) Português; b) Espanhol; c) Francês;

Leia mais

ROMA ANTIGA. (753 a.c. 476 d.c.) Prof. OTTO TERRA

ROMA ANTIGA. (753 a.c. 476 d.c.) Prof. OTTO TERRA ROMA ANTIGA (753 a.c. 476 d.c.) ESTREITO DE GIBRALTAR LÁCIO MAGNA GRÉCIA Divisão da Península Itálica na antiguidade: Itália do Norte estende-se dos Alpes até o rio Tibre. Itália Central onde está situada

Leia mais

ANTIGUIDADE CLÁSSICA PROFESSOR OTÁVIO

ANTIGUIDADE CLÁSSICA PROFESSOR OTÁVIO ANTIGUIDADE CLÁSSICA PROFESSOR OTÁVIO GRÉCIA GRÉCIA ANTIGA: CIDADES-ESTADO POR VOLTA DO ANO DE 2.000 a.c. A GRÉCIA CONTINENTAL E AS ILHAS DO MAR EGEU FORAM OCUPAS POR POVOS INDO-EUROPEUS: AQUEUS, JÔNIOS,

Leia mais

Grécia Antiga. Das Diásporas Gregas a Alexandre o Grande. Prof. Alan Carlos Ghedini

Grécia Antiga. Das Diásporas Gregas a Alexandre o Grande. Prof. Alan Carlos Ghedini Grécia Antiga Das Diásporas Gregas a Alexandre o Grande Prof. Alan Carlos Ghedini O Mundo Grego Localizado ao Sul da Península Balcânica Terreno bastante irregular e montanhoso Existência de pequenos vales

Leia mais

A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De uma pequena cidade,

A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De uma pequena cidade, Roma A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De uma pequena cidade, tornou-se um dos maiores impérios da antiguidade. Dos

Leia mais

ANTIGÜIDADE CLÁSSICA

ANTIGÜIDADE CLÁSSICA 1 CARACTERÍSTICAS GERAIS: Península itálica (Lácio); Rio Tibre; Solo fértil desenvolvimento da agricultura; Litoral pouco recortado ausência de portos naturais em abundância; Habitantes da península: Norte

Leia mais

Os romanos desenvolveram uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris. A sociedade romana era hierarquicamente dividida, formada por

Os romanos desenvolveram uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris. A sociedade romana era hierarquicamente dividida, formada por roma Os romanos desenvolveram uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris. A sociedade romana era hierarquicamente dividida, formada por patrícios (nobres proprietários de terras, descendentes

Leia mais

Recuperação Final Física 2ª série do EM

Recuperação Final Física 2ª série do EM COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II SEÇÃO TÉCNICA DE ENSINO Recuperação Final Física 2ª série do EM Aluno: Série: 2ª série Turma: Data: 15 de dezembro de 2016 1. Esta prova é um documento oficial do CMDPII. LEIA

Leia mais

Grécia Antiga Das Diásporas Gregas a Alexandre o Grande. Prof. Alan Carlos Ghedini

Grécia Antiga Das Diásporas Gregas a Alexandre o Grande. Prof. Alan Carlos Ghedini Grécia Antiga Das Diásporas Gregas a Alexandre o Grande Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com O Mundo Grego Localizado ao Sul da Península Balcânica Terreno bastante irregular e montanhoso

Leia mais

AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que

AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos RUBENS temas expostos. RAMIRO Todo JUNIOR exemplo (TODOS citado

Leia mais

O Mundo Grego - I. Prof. Thiago

O Mundo Grego - I. Prof. Thiago O Mundo Grego - I Prof. Thiago Geografia A Hélade Grécia Continental: Península Balcânica Agricultura nos vales e encostas, pecuária e vocação marítima Grécia Insular: Ilhas do Mar Egeu e Jônio Principais:

Leia mais

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes 4ª FASE Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes Unidade II Natureza Sociedade: questões ambientais. Aula 13 Revisão e avaliação da unidade II 2 Hebreus Sua principal fonte de informações é a Bíblia Sagrada,

Leia mais

Mundo Grego: origens, períodos Pré-Homérico e Homérico. Aula 06 História 01 Prof. Thiago

Mundo Grego: origens, períodos Pré-Homérico e Homérico. Aula 06 História 01 Prof. Thiago Mundo Grego: origens, períodos Pré-Homérico e Homérico Aula 06 História 01 Prof. Thiago Características físicas e povoamento da Grécia A Hélade Grécia Continental: Península Balcânica Agricultura nos vales

Leia mais

Programa de Retomada de Conteúdo

Programa de Retomada de Conteúdo Diego História Colégio Amorim Santa Teresa Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Programa de Retomada

Leia mais

Antiguidade Clássica. Grécia Antiga

Antiguidade Clássica. Grécia Antiga Antiguidade Clássica Grécia Antiga Características gerais Economia: comércio marítimo, agricultura e pastoreio. Religião: politeísmo. Política: cidades-estados independentes e com diferentes organizções

Leia mais

AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que

AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas RUBENS expostos. RAMIRO Todo JUNIOR exemplo (TODOS citado

Leia mais

Prova Bimestral de Matemática 2º Bimestre de 2016

Prova Bimestral de Matemática 2º Bimestre de 2016 CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL CENTRO DE ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO AO ENSINO ASSISTENCIAL COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II Prova Bimestral de Matemática º Bimestre de 06 Nome dos Professores:

Leia mais

As lutas existentes no Segundo Triunvirato, durante a República, centralizaram o poder em Otávio. Vitorioso, ele tornou-se imperador de Roma,

As lutas existentes no Segundo Triunvirato, durante a República, centralizaram o poder em Otávio. Vitorioso, ele tornou-se imperador de Roma, Roma As lutas existentes no Segundo Triunvirato, durante a República, centralizaram o poder em Otávio. Vitorioso, ele tornou-se imperador de Roma, recebendo o título de Augusto, que significa divino.

Leia mais

Antiguidade Ocidental

Antiguidade Ocidental Antiguidade Ocidental Roma Antiga: Monarquia, República e Império Prof. Alan Carlos Ghedini Origens A lenda narrada na Eneida, de Virgílio: Fundada pelos irmãos Rômulo e Remo, filhos de Réia Sílvia filha

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano A HÉLADE Nós chamamos a nossa terra de Hélade e nos consideramos helenos. E todos aqueles que possuíam outras culturas e falavam línguas que nós não entendemos, nós os

Leia mais

UNIDADE DATA: 01 / 12 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF

UNIDADE DATA: 01 / 12 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE DATA: 0 / 2 / 206 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 0,0

Leia mais

Prova Bimestral de Matemática 2º Bimestre de 2016

Prova Bimestral de Matemática 2º Bimestre de 2016 CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL CENTRO DE ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO AO ENSINO ASSISTENCIAL COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II Prova Bimestral de Matemática 2º Bimestre de 2016 Professores: Sgt Almeida

Leia mais

Fim da civilização cretense - minoica A unidade política básica da civilização cretense também foi a cidade-estado. Por volta de 1400 a.c.

Fim da civilização cretense - minoica A unidade política básica da civilização cretense também foi a cidade-estado. Por volta de 1400 a.c. A civilização grega Capítulo 13: Como a história da Europa começou? Capítulo 14 Quem era cidadão em Atenas? Avaliação Bimestral: capítulos 13, 14 e 15. Civilização cretense A civilização grega teve como

Leia mais

Prova Bimestral de Matemática 2º Bimestre

Prova Bimestral de Matemática 2º Bimestre CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL CENTRO DE ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO AO ENSINO ASSISTENCIAL COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II Prova Bimestral de Matemática 2º Bimestre Nome dos Professores: Luanna

Leia mais

Mundo Grego Resumo de Aula

Mundo Grego Resumo de Aula Mundo Grego Resumo de Aula De acordo com a historiografia, a história da Grécia pode ser dividida nos seguintes períodos: Pré-Homérico Homérico Arcaico Clássico. Helenístico. Período Pré-Homérico: Na visão

Leia mais

06- A imagem abaixo mostra uma guerra sangrenta travada pelos romanos. Sobre a referida guerra, marque a opção correta:

06- A imagem abaixo mostra uma guerra sangrenta travada pelos romanos. Sobre a referida guerra, marque a opção correta: TD QUESTÕES HISTÓRIA 01- Roma foi uma das maiores civilizações da Antiguidade. Sua herança estende-se à cultura ocidental até atualidade. Marque a opção que não mostra uma herança cultural romana: a) Arquitetura

Leia mais

OS ROMANOS PARNAMIRIM - RN

OS ROMANOS PARNAMIRIM - RN OS ROMANOS PARNAMIRIM - RN Professores: Ricardo Gomes Verbena Ribeiro A CIVILIZAÇÃO ROMANA 1. CONTEXTO / INTRODUÇÃO: Do que lembramos ao falarmos de Roma? Península Senado Cristianismo Escravismo No início,

Leia mais

Acreditavam em vários deuses (Politeístas); Seus deuses viviam no Olimpo (sinônimo de Céu); Os deuses podiam tanto ser bons com os humanos como

Acreditavam em vários deuses (Politeístas); Seus deuses viviam no Olimpo (sinônimo de Céu); Os deuses podiam tanto ser bons com os humanos como Acreditavam em vários deuses (Politeístas); Seus deuses viviam no Olimpo (sinônimo de Céu); Os deuses podiam tanto ser bons com os humanos como prejudica-los; Quando queriam agradar um deus ou uma deusa

Leia mais

Roma antiga. VICENTINO, Cláudio; GIANPAOLO, Dorigo. História para o ensino médio: história geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2008, p.

Roma antiga. VICENTINO, Cláudio; GIANPAOLO, Dorigo. História para o ensino médio: história geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2008, p. Roma antiga VICENTINO, Cláudio; GIANPAOLO, Dorigo. História para o ensino médio: história geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2008, p.67 A história da Roma antiga foi dividida em três períodos: Monarquia

Leia mais

Avaliação Especial (Ensino Médio)

Avaliação Especial (Ensino Médio) P 501G 1.a Série Gabarito Física 17/05/01 Avaliação Especial (Ensino Médio) Física 01. Alternativa d. S P = 0 + 100 t S M =10+80t S P =S M 100t=10+80t t = 0,5 h S M = S P =50km 0. Alternativa e. 03. Alternativa

Leia mais

ROMA ANTIGA. Colóquio Populismo e as suas Expressões NEPUL 23/24 Maio 2017

ROMA ANTIGA. Colóquio Populismo e as suas Expressões NEPUL 23/24 Maio 2017 Colóquio Populismo e as suas Expressões NEPUL 23/24 Maio 2017 ROMA ANTIGA Maria SOUSA GALITO Investigadora do Centro de História Faculdade de Letras Universidade de Lisboa 23/05/2017, 16h45 Discurso de

Leia mais

GUERRAS HEGEMÔNICAS. Foi a disputa pelo poder entre as cidades-estados e outros povos

GUERRAS HEGEMÔNICAS. Foi a disputa pelo poder entre as cidades-estados e outros povos GUERRAS HEGEMÔNICAS Foi a disputa pelo poder entre as cidades-estados e outros povos GUERRAS MÉDICAS GUERRA DO PELOPONESO Externa = gregos e persas Interna = Esparta X Atenas GUERRAS MÉDICAS Chamam-se

Leia mais

Gabarito da Nota de Classe de História os anos Denise mar/12. Nome: Nº: Turma:

Gabarito da Nota de Classe de História os anos Denise mar/12. Nome: Nº: Turma: História Gabarito da Nota de Classe de História - 01 1 os anos Denise mar/12 Nome: Nº: Turma: A PROVA DE CLASSE VALE 10 PONTOS E CADA QUESTÃO TEM O VALOR ESPECIFICADO, DISTRIBUÍDO ENTRE AS ALTERNATIVAS.

Leia mais

A Grécia Antiga - Origem

A Grécia Antiga - Origem A Grécia Antiga - Origem A Grécia antiga é dividida em 3 partes: Continental: Península Balcânica Peninsular: Península do Peloponeso Insular: Ilhas do Mar Egeu A navegação foi a principal fonte de comércio

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre Disciplina:História Ano/ Série: 6º ano do E. Fundamental II

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre Disciplina:História Ano/ Série: 6º ano do E. Fundamental II PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre - 2017 2015 Disciplina:História Ano/ Série: 6º ano do E. Fundamental II Professor(a): Marina Furlan Objetivo: Retomar os conteúdos trabalhados no trimestre

Leia mais

História Rafael Av. Mensal 21/05/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

História Rafael Av. Mensal 21/05/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1º EM História Rafael Av. Mensal 21/05/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova

Leia mais

Grécia (Hélade) Localização

Grécia (Hélade) Localização Grécia (Hélade) Primeira civilização ocidental Localização 1 Grécia Continental e Insular Relevo escarpado e isolamento natural das cidades 2 PERÍODOS Pré-homérico(séc. XX a XII ac) Homérico(séc. XII a

Leia mais

1º bimestre 1ª série 7 - Antiguidade Ocidental - Grécia Cap , 2.2. Roberson de Oliveira

1º bimestre 1ª série 7 - Antiguidade Ocidental - Grécia Cap , 2.2. Roberson de Oliveira 1º bimestre 1ª série 7 - Antiguidade Ocidental - Grécia Cap. 2 2.1, 2.2 Roberson de Oliveira Antiguidade Ocidental - Grécia 1. Periodização XX a.c. XII a.c. VIII a.c. VI a.c. IV a.c. I a.c. Pré-Homérico

Leia mais

Aluno (a): HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

Aluno (a): HABILIDADES E COMPETÊNCIAS LISTA DE EXERCÍCIOS HISTÓRIA P2 3º BIMESTRE 6º ANO FUND II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2017 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Analisar o desenvolvimento histórico da Roma Antiga, dividido em três

Leia mais

Grécia: Períodos Pré- Homérico e Homérico. Módulo 7

Grécia: Períodos Pré- Homérico e Homérico. Módulo 7 Grécia: Períodos Pré- Homérico e Homérico Módulo 7 Costuma-se dividir a história da Grécia Antiga em quatro períodos: Pré-Homérico: séculos XX a XII a.c. Homérico: séculos XII a VIII a.c. Arcaico: séculos

Leia mais

1. Observe o mapa abaixo e siga as instruções

1. Observe o mapa abaixo e siga as instruções 1º EM História Rauni Aval. Trimestral 25/03/11 1. Observe o mapa abaixo e siga as instruções Identifique a localização das cidades de Atenas e Esparta no mapa acima. Você deve circular a região, enumerá-la

Leia mais

HISTÓRIA GERAL IDADE ANTIGA GRÉCIA

HISTÓRIA GERAL IDADE ANTIGA GRÉCIA IETAV System www.concursosecursos.com.br HISTÓRIA GERAL IDADE ANTIGA GRÉCIA História É um conceito que geralmente comporta múltiplos significados, referindo-se geralmente ou aos processos de formação das

Leia mais

ORIENTE ANTIGO: POVOS PERSAS PROF. OTTO TERRA

ORIENTE ANTIGO: POVOS PERSAS PROF. OTTO TERRA ORIENTE ANTIGO: POVOS PERSAS Povos de Origem Indo-europeias que passaram a conquistar o Planalto do Irã, por volta de 1500 a.c.; Organização política e militar por parte dos povos Medos (séc. VII a.c.);

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 6º História Rafael Av. Trimestral 04/11/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova

Leia mais

Antiguidade Clássica Grécia Antiga

Antiguidade Clássica Grécia Antiga Antiguidade Clássica Grécia Antiga Características gerais Economia: comércio marítimo, agricultura e pastoreio. Religião: politeísmo. Política: cidades-estado independentes e com diferentes organizações

Leia mais

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes 4ª FASE Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes A A Unidade I Natureza-Sociedade: questões ambientais. 2 A A Aula 9.2 Conteúdo As Grandes Civilizações Ocidentais Grécia II 3 A A Habilidade Conhecer a respeito

Leia mais

Sugestão de Atividades História 6º ano Unidade 7

Sugestão de Atividades História 6º ano Unidade 7 1. (Ueggo/SAS) A cultura greco-romana influenciou decisivamente a formação cultural do mundo ocidental. Os romanos herdaram dos gregos a visão humanista, imprimindo, porém, um caráter mais prático à cultura

Leia mais

AULA DE HISTÓRIA PROFESSOR: MARCOS ROBERTO & ANA CRISTINA 6º ANO

AULA DE HISTÓRIA PROFESSOR: MARCOS ROBERTO & ANA CRISTINA 6º ANO Atenas & Esparta INIMIGAS ÍNTIMAS AULA DE HISTÓRIA PROFESSOR: MARCOS ROBERTO & ANA CRISTINA 6º ANO Introdução: As civilizações Greco-romanas são consideradas clássicas por terem sido adotadas como modelo

Leia mais

ESPARTA Situada na Lacônia (Peloponeso) planíciefértil(exceçãonagrécia)

ESPARTA Situada na Lacônia (Peloponeso) planíciefértil(exceçãonagrécia) GRÉCIA ANTIGA Localizada na Grécia Continental ou Peninsular está no sul da Europa na Península Balcânica, também era formada por outras porções de terra: Insular ilhasgregasnomaregeu. MagnaGrécia colôniasnosuldaitália.

Leia mais

Professor Otto Barreto

Professor Otto Barreto Professor Otto Barreto Características geográficas: Pouca fertilidade do solo; Região litorânea com boa possibilidade na construção de portos; Solo acidentado e relevo montanhoso. Resultado: isolamento

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome: Nº 6º ano Data: Professor: Fernanda/ Iuri 2º semestre Nota: (valor: 2,0) a) Introdução Neste semestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Série: 6 a - Ensino Fundamental Professora: Gabriela Galvão História Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 10 / 2016 Aluno(a):

Leia mais

Verdad espanhol. Veritá italiano Verdade - português

Verdad espanhol. Veritá italiano Verdade - português Civilização romana Verdad espanhol Verité francês Veritá italiano Verdade - português VERITAS - LATIM Rômulo e Remo descenderiam de Enéas general troiano que se refugiou em Alba Longa (Península itálica).

Leia mais

Histórica: 1000 a.c. pelos Latinos Lendária: 753 a.c. por Rômulo e Remo

Histórica: 1000 a.c. pelos Latinos Lendária: 753 a.c. por Rômulo e Remo Histórica: 1000 a.c. pelos Latinos Lendária: 753 a.c. por Rômulo e Remo Fases Históricas Monarquia (1000 509 a.c.); República (509 27 a.c.); Império (27 a.c. 476 Formação (pouca documentação); Rei acúmulo

Leia mais

ETAPA: RECUPERAÇÃO FINAL NOME COMPLETO:

ETAPA: RECUPERAÇÃO FINAL NOME COMPLETO: DISCIPLINA: HISTÓRIA DATA: 19/12/2017 PROFESSORES: PAULA E WILHER ETAPA: RECUPERAÇÃO FINAL TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 6ª / E.F. II TURMA: A e B NOME COMPLETO: Nº: Matéria da Prova: O conteúdo

Leia mais

1 CARACTERÍSTICAS GERAIS: 2 FASES DA HISTÓRIA: ANTIGÜIDADE CLÁSSICA A GRÉCIA

1 CARACTERÍSTICAS GERAIS: 2 FASES DA HISTÓRIA: ANTIGÜIDADE CLÁSSICA A GRÉCIA 1 CARACTERÍSTICAS GERAIS: Território acidentado; Desenvolvimento do comércio e navegação; Descentralização política (Cidade-Estado); Modo de produção escravista; Contribuições nas artes, ciências e filosofia

Leia mais

RESUMO: Aspectos da estrutura politico-militar romana.

RESUMO: Aspectos da estrutura politico-militar romana. 1 SAMUEL BARBOSA DE SOUZA RESUMO: Aspectos da estrutura politico-militar romana. Euclides da Cunha - Bahia 2016 2 Aspectos da estrutura politico-militar romana Trabalho apresentado no segundo semestre

Leia mais

,Denomina-se Roma Antiga a civilização que surgiu de uma pequena comunidade agrícola fundada na península Itálica no século VIII a.c.

,Denomina-se Roma Antiga a civilização que surgiu de uma pequena comunidade agrícola fundada na península Itálica no século VIII a.c. roma ,Denomina-se Roma Antiga a civilização que surgiu de uma pequena comunidade agrícola fundada na península Itálica no século VIII a.c. Localizada ao longo do mar Mediterrâneo e centrada na cidade de

Leia mais

formação da sociedade

formação da sociedade Paulo Tumasz Junior Introdução à Geografia e a Slides, Gravação e Aula formação da sociedade Fonte: Google imagens 2017. GEO = Terra; Grafia = Escrita ou Estudo; É a ciência que estuda a Terra. (Grécia

Leia mais

ROMA ANTIGA 1. CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS DA ITÁLIA. Localização: a península itálica ocupa posição central no Mar Mediterrâneo.

ROMA ANTIGA 1. CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS DA ITÁLIA. Localização: a península itálica ocupa posição central no Mar Mediterrâneo. ROMA ANTIGA 1. CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS DA ITÁLIA Localização: a península itálica ocupa posição central no Mar Mediterrâneo. Povos: foi ocupada por italiotas, etruscos e gregos. 2. ORIGENS DE ROMA

Leia mais

CAPÍTULO: 5 AULAS: 9, 10, 11 e 12 GRÉCIA ANTIGA

CAPÍTULO: 5 AULAS: 9, 10, 11 e 12 GRÉCIA ANTIGA CAPÍTULO: 5 AULAS: 9, 10, 11 e 12 GRÉCIA ANTIGA INTRODUÇÃO Período: 2000 a.c. 146 a.c. Região: Península Balcânica: Solo pobre e montanhoso. Várias ilhas. Uso da navegação. ORIGENS Ilha de Creta. Vida

Leia mais

A história de Roma é recheada de lutas internas, conflitos sociais, golpes políticos, guerras e conquistas. A lenda da sua fundação já prenunciava a

A história de Roma é recheada de lutas internas, conflitos sociais, golpes políticos, guerras e conquistas. A lenda da sua fundação já prenunciava a A história de Roma é recheada de lutas internas, conflitos sociais, golpes políticos, guerras e conquistas. A lenda da sua fundação já prenunciava a trajetória tumultuada dos romanos. Roma situa-se na

Leia mais

A Grécia Antiga e o Surgimento da Política: antecedentes históricos

A Grécia Antiga e o Surgimento da Política: antecedentes históricos A Grécia Antiga e o Surgimento da Política: antecedentes históricos Professor: Elson Junior Santo Antônio de Pádua, março de 2017 PERIODIZAÇÃO Formação da cultura creto-micênica. Primeira Diáspora grega

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Viviane Atividades para Estudos Autônomos Data: 9 / 10 / 2017 Aluno(a): Nº: Turma: Prezado(a)

Leia mais

Trabalho de Regulação. 4 bimestre

Trabalho de Regulação. 4 bimestre V Nome: Ano: 6 ano Disciplina: História Data: Professor: Eder Nº: Trabalho de Regulação 4 bimestre 1 - Complete abaixo a Linha do Tempo da Roma Antiga e responda a seguir com suas palavras o que diferenciou

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2º PROVA DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: Nota: Professor(a): Élida Valor da Prova: 65 pontos Orientações gerais: 1) Número de questões

Leia mais

Filosofia política na Antiguidade romana: Cícero

Filosofia política na Antiguidade romana: Cícero Filosofia política na Antiguidade romana: Cícero As influências de Platão e Aristóteles no terreno da reflexão política foram marcantes tanto na Antiguidade como na Idade Média. A ideia de que a política

Leia mais

HISTÓRIA GERAL - HÉLADE

HISTÓRIA GERAL - HÉLADE HISTÓRIA GERAL - HÉLADE ANTIGÜIDADE Ausência do Mar CLÁSSICA Adaptados ao calor seco Tipos de Roupa Alimentação Recreação Pois bem, da mesma forma a geografia também teve impacto na vida dos gregos! Clima

Leia mais

NOTA: AVALIÇÃO DIA 20 DE MAIO. Lista de História. P1, 2 bimestre 1ª. Série.

NOTA: AVALIÇÃO DIA 20 DE MAIO. Lista de História. P1, 2 bimestre 1ª. Série. Aluno(a): Nº Disciplina: Ciências humanas e suas tecnologias Professor (a): Barros Dutra Goiânia, maio de 2017. Valor Máximo: 7,0 NOTA: AVALIÇÃO DIA 20 DE MAIO Lista de História. P1, 2 bimestre 1ª. Série.

Leia mais

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.:

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.: PGA - Prova Global do Agrupamento Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul Doc. 59 Departamento de Ciências Sociais e Humanas História 7.º Ano Prova: B Nome: Ano: Turma: Nº.:

Leia mais

Aulas 2 e 3. Antiguidade Clássica

Aulas 2 e 3. Antiguidade Clássica Aulas 2 e 3 Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade européia e ocidental, por isso o adjetivo clássico, dado pelos europeus nos séculos XIV

Leia mais

FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS ANA PAULA JACYNTHO TATIANE JASKIU DA SILVA PÉRICLES E A ERA DOURADA DE ATENAS

FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS ANA PAULA JACYNTHO TATIANE JASKIU DA SILVA PÉRICLES E A ERA DOURADA DE ATENAS FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS ANA PAULA JACYNTHO TATIANE JASKIU DA SILVA PÉRICLES E A ERA DOURADA DE ATENAS UNIÃO DA VITÓRIA 2010 INTRODUÇÃO O presente trabalho tem como finalidade

Leia mais

1. Dê um exemplo de fonte histórica que cada um destes profissionais estuda: a) Historiador. b) Arqueólogo. c) Paleontólogo

1. Dê um exemplo de fonte histórica que cada um destes profissionais estuda: a) Historiador. b) Arqueólogo. c) Paleontólogo COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIO COMPLEMENTAR I DATA PARA ENTREGA / /2017 DISCIPLINA: HISTÓRIA ALUNO(A): SÉRIE: 6 ANO Conteúdo: * Os primeiros povoadores da Terra * A Pré-História brasileira

Leia mais

HISTÓRIA. Professores: André, Guga, Pedro

HISTÓRIA. Professores: André, Guga, Pedro HISTÓRIA Professores: André, Guga, Pedro Questão esperada sobre Mundo Islâmico (Idade Média). A resposta correta, letra A, fala sobre o expansionismo da cultura islâmica. A obra de Avicena, muito famosa,

Leia mais

História MARCOS ROBERTO

História MARCOS ROBERTO História MARCOS ROBERTO Persas, fenícios e hebreus Objetivos - Identificar aspectos políticos, sociais e culturais dos povos: - persas - fenícios - hebreus 1. O império persa - Localização: planalto do

Leia mais

Orientação de estudo

Orientação de estudo Nome: Ano: 6 ano Disciplina: História Professor: Eder Nº: Data: Orientação de estudo 3 bimestre Para a realização da regulação o aluno deverá: - Estudar a Unidade 6 sobre O mundo grego com o capítulo Atenas

Leia mais

Regulação Bimestral do Processo Ensino Aprendizagem Ano: 1º ano Ensino Médio 1º bimestre

Regulação Bimestral do Processo Ensino Aprendizagem Ano: 1º ano Ensino Médio 1º bimestre Regulação Bimestral do Processo Ensino Aprendizagem Ano: 1º ano Ensino Médio 1º bimestre Disciplina: História Professor: Luis Fernando Carx estudante; Durante o 2º bimestre continuamos nossos estudos sobre

Leia mais

Análise histórica do filme 300 (Zack Snyder, 2007)

Análise histórica do filme 300 (Zack Snyder, 2007) História no Cinema para Vestibulandos Ano 10 (2013) Análise histórica do filme 300 (Zack Snyder, 2007) Odir Fontoura Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Cursinho Pré-Vestibular

Leia mais