2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
|
|
|
- Bruna Paiva Vilarinho
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PERIODONTIA 21. O aparelho Periotest foi desenvolvido para determinar o grau de mobilidade que o elemento dentário apresenta. Quando a escala Periotest (valores do Periotest) afere o valor de - 4 (menos quatro), isto significa dizer que: a) O dente está clinicamente firme. b) Há um primeiro sinal perceptivel de movimentação. c) A coroa desvia-se em torno de 1 (um) milímetro de sua posição normal. d) Mobilidade facilmente observada. 22. Socransky e colaboradores (1998) determinaram os Complexos Microbianos, uma vez que a associação das espécies de bactérias dentro do biofilme misto não é aleatória. Assim, as bactérias pertencentes ao Complexo Roxo são: a) P. intemedia e P. nigrescens. b) V. parvula e A. odontolyticus. c) C. gracilis e C. rectus. d) B. forsythus e E. nodatum. 23. Foi mostrado que a grande maioria dos anticorpos reativos aos antígenos do A. Actinomycetemcomitans em uma Periodontite Agressiva consiste nos: a) IgG1. b) IgG2. c) IgG3. d) IgG Ilhas e cordas de células epiteliais malignas são observadas infiltrando os tecidos subjacentes. Quantidades variáveis de pérolas de ceratina são observadas e, em geral, uma reação inflamatória intensa é observada no estroma. Estamos falando das características histopatológicas de qual neoplasma maligno de tecidos moles do periodonto a) Sarcoma de Kaposi. b) Linfoma Maligno. c) Doença de Células de Langerhans. d) Carcinoma de Células Escamosas. 25. O Cisto Periodontal Lateral se localiza de forma predominante na: a) Região de caninos e pré-molares inferiores. b) Região de molares inferiores. c) Região de caninos e pre-molares superiores. d) Região de molares superiores.
2 26. Entre as diversas técnicas de escovação, aquela que é particularmente efetiva nos casos de recessão da papila interdental, em virtude da penetração das cerdas nos espaços interproximais é a: a) Técnica de Stillman. b) Técnica de Charters. c) Técnica de Bass. d) Técnica de Leonard. 27. As substâncias glicerina e sorbitol, encontradas nos cremes dentais, são substâncias: a) Flavorizantes. b) Detergentes. c) Umectantes. d) Espessadores. 28. O dispositivo mais amplamente utilizado para a aplicação local do metronidazol, dentro de bolsas periodontais é: a) Fibra. b) Tiras de Acrílico. c) Membrana. d) Gel 29. Entre as técnicas cirúrgicas utlizadas no tratamento de bolsas periodontais, aquelas em que não são utilizadas incisões relaxantes são: a) Retalho de Neuman e Retalho Original de Widman. b) Retalho posicionado apicalmente e Retalho de Neuman. c) Retalho Modificado de Widman e Retalho Original de Widman. d) Retalho Modificado (Retalho de Kirkland) e Retalho Modificado de Widman. 30. A agulha penetra pela face externa do retalho vestibular do lado mesial do dente, contorna a superfície lingual e retorna perfurando o retalho vestibular pelo lado distal do dente. A sutura é levada de volta ao ponto inicial passando novamente pela face lingual, e assim amarrada. Esta técnica descreve qual tipo de sutura: a) Colchoeiro. b) Colchoeiro Modificado. c) Suspensória. d) Contínua.
3 31. Na avaliação organoléptica, um juiz treinado cheira o ar expirado pelo paciente (hálito) e avalia se é ou não desagradável, usando uma escala de intensidade, como proposto por Rosenberg e McCulloch, técnica esta unicamente baseada nos orgãos olfatórios do clínico. Quando se diagnostica a halitose nesta técnica e se afere o valor de 3(três), isso significa dizer que a halitose possui: a) Odor leve, mas claramente perceptível. b) Odor moderado. c) Odor forte e ofensivo. d) Odor extremamente fétido. 32. O uso do Retalho Posicionado Lateralmente para cobrir áreas com retração gengival, foi descrito por: a) Grupe e Warren b) Cohen e Ross c) Gottlow e Cafesse d) Miller e Pennel 33. Entre as técnicas utilizadas para realizar uma cirurgia de enxerto de tecido conjuntivo, aquela que não é preconizada é: a) Retalho posicionado coronariamente b) Retalho posicionado apicalmente c) Retalho técnica do envelope d) Retalho posicionado lateralmente 34. O Biogran, material aloplastico usado em enxertias ósseas, é um(a): a) Hidroxiapatita. b) Beta fosfato tricálcico. c) Polímero. d) Vidro. 35. O patógeno periodontal de maior crescimento seletivo na placa subgengival durante o início de gengivite na gravidez é: a) B. forsythus. b) E. corrodens. c) F. nucleatum. d) P. intermedia.
4 36. Em alguns casos de Doença Periodontal Necrosante, nos quais a resposta do hospedeiro é mínima ou a saúde geral do paciente está afetada, o uso suplementar de antibióticos sistêmicos é recomendado. A primeira droga de escolha no tratamento desta doença é: a) Cefalexina. b) Eritromicina. c) Clindamicina. d) Metronidazol. 37. Com relação à resposta do periodonto de sustentação ao trauma oclusal, é incorreto afirmar: a) Quando o dente está sujeito a forças unilaterais de intensidade, freqüência e duração, responde com aumento da vascularização na zona de pressão. b) Quando o dente está sujeito a forças unilaterais de intensidade, freqüência e duração, responde com reabsorção óssea na zona de tensão. c) Quando o dente está sujeito a forças unilaterais de intensidade, freqüência e duração, responde com hialinização na zona de pressão, quando a força é excessiva. d) Quando o dente está sujeito a forças alternadas, responde com aumento da largura no espaço do ligamento periodontal. 38. Comparando-se fumantes com não fumantes, com relação à doença periodontal, podemos afirmar que os fumantes apresentam: a) Sondagens mais profundas, com poucas bolsas periodontais, com mais perda de inserção e de osso alveolar, levando a um maior número de perdas dentárias; grande sangramento à sondagem e mais dentes com envolvimento de furca. b) Sondagens mais profundas e muitas bolsas periodontais; grande perda de inserção e osso alveolar, levando a um maior número de perdas dentárias; menos gengivite e sangramento à sondagem e mais dentes com envolvimento de furca. c) Sondagens mais profundas e muitas bolsas periodontais; grande perda de inserção e osso alveolar, levando a um maior número de perdas dentárias; mais gengivite e sangramento à sondagem; maior número de dentes com envolvimento de furca. d) Sondagens menos profundas, com muitas bolsas periodontais; grande perda óssea e de inserção, levando a um maior número de perdas dentárias; paciente apresenta mais gengivite e sangramento à sondagem e maior número de dentes com envolvimento de furca. 39. Tumor freqüente na mucosa bucal, comum na região de cabeça e pescoço, com predileção por mulheres. As lesões são moles, podendo ser lobuladas, com a coloração variando de azulada à avermelhada. Essas características são do(a): a) Nevus. b) Papiloma. c) Verruga Vulgar. d) Hemangioma.
5 40. No diagnóstico de Abscesso Periodontal, o tratamento inicial deverá ser: a) Raspagem e alisamento radicular. b) Cobertura antibiótica. c) Raspagem e analgésico. d) Drenagem e bochechos com solução oxidante. 41. Quanto ao cemento celular estratificado misto, podemos afirmar: a) Encontrado na porção coronária e média da raiz; contém principalmente feixes de fibras de Sharpey. b) Conecta o dente ao osso alveolar propriamente dito. c) Está presente no terço apical das raízes e área de furca. d) É encontrado principalmente nas lacunas de reabsorção e contém fibras intrínsecas e cementócitos. 42. As fibras gengivais que se projetam do cemento supra-alveolar da raiz, seguindo trajeto em sentido apical sobre a crista óssea vestibular e lingual, e terminam no tecido da gengiva inserida são denominadas: a) Dentogengivais. b) Transeptais. c) Circulares. d) Dentoperiósteas. 43. Sobre o ligamento periodontal, é incorreto afirmar: a) Circunda as raízes dos dentes e une cemento à lâmina dura ou osso alveolar propriamente dito. b) É acelular. c) É um tecido conjuntivo frouxo ricamente vascularizado e celular. d) É contínuo com a lâmina própria da gengiva e está separado da mesma por um feixe de fibras colágenas. 44. Dentre os medicamentos abaixo, assinale aquele que não está relacionado com hiperplasia gengival: a) Ciclosporina. b) Fenitoína. c) Digoxina. d) Nifedipina. 45. As Células de Merkel, encontradas na região basal do epitélio oral, parecem desempenhar uma função: a) imunológica. b) sensorial. c) sinalizadora. d) fagocitária.
6 46. No uso como enxaguatório, a clorexidina tem demonstrado vários efeitos colaterais. Esses efeitos são: a) Perturbação do paladar e manchas acastanhadas nos dentes e restaurações. b) Perturbação do paladar e alto poder abrasivo. c) Manchas acastanhadas nos dentes e restaurações, e desgaste das restaurações de amálgama. d) Desgaste das restaurações de resina e tumefação unilateral ou bilateral da parótida. 47. Das opções a seguir, qual não é objetivada pelas cirurgias periodontais: a) Acesso para raspagem e alisamento radicular b) Mudança da margem gengival para uma posição mais cervical em restaurações que retenham placa. c) Redução da profundidade de bolsa d) Facilitar a terapia restauradora apropriada 48. A periodontite associada ao A. actinomycetemcomitans deverá ser tratada com qual terapia antimicrobiana sistêmica a) Tetraciclina. b) Metronidazol + Amoxilina. c) Doxiciclina. d) Metronidazol + Tetracilina. 49. Não é indicação de Gengivectomia: a) Bolsas supraalveolares profundas. b) Hiperplasias gengivais. c) Lesões infraosseas. d) Recontornos em gengivas anormais que apresentem crateras gengivais. 50. Enxertos autógenos são: a) Enxertos transplantados de um segmento para outro em um mesmo indivíduo. b) Enxertos transplantados entre indivíduos da mesma espécie porém diferentes geneticamente. c) Enxertos retirados de um doador de outra espécie. d) Material de implante sintético ou inorgânico utilizado como substituto aos enxertos ósseos.
DIAGNÓSTICO COLETA DE DADOS RACIOCÍNIO E DEDICAÇÃO
EXAME CLÍNICO DA DOENÇA PERIODONTAL DIAGNÓSTICO PERIODONTAL CONSISTE O DIAGNÓSTICO NA ANÁLISE DO PERIODONTAL HISTÓRICO DO CASO, NA AVALIAÇÃO DOS SINAIS CLÍNICOS E SINTOMAS, COMO TAMBÉM DOS RESULTADOS DE
ANATOMIA DO PERIODONTO
INAPÓS - Faculdade de Odontologia e Pós Graduação DISCIPLINA DE PERIODONTIA ANATOMIA DO PERIODONTO Prof.Dr. Lucinei Roberto de Oliveira http://lucinei.wikispaces.com 2012 PERIODONTO DE SUSTENTAÇÃO Ligamento
PROTOCOLO DE ATENDIMENTO EM PERIODONTIA 1 - DIAGNÓSTICO 2 - TRATAMENTO PERIODONTAL 3 - ACOMPANHAMENTO
PROTOCOLO DE ATENDIMENTO EM PERIODONTIA 1 - DIAGNÓSTICO 2 - TRATAMENTO PERIODONTAL 3 - ACOMPANHAMENTO 1. DIAGNÓSTICO 1.1- ANAMNESE 1.2- EXAMES COMPLEMENTARES 1.3- AVALIAÇÕES CLÍNICA 1.1. ANAMNESE História
Anatomia do Periodonto. Por Carlos Marcelo da Silva Figueredo,, DDS, MDSc,, PhD [email protected] www.periodontiamedica.com
Anatomia do Periodonto Por Carlos Marcelo da Silva Figueredo,, DDS, MDSc,, PhD [email protected] Periodonto Normal Anatomia macroscópica Anatomia microscópica Anatomia macroscópica Gengiva Ligamento
INSTRUMENTAL E INSTRUMENTAÇÃO EM PERIODONTIA
Aplicação do t Manual INSTRUMENTAL E INSTRUMENTAÇÃO EM PERIODONTIA Classificação Geral Identificação dos instrumentos t SONDAS PERIODONTAIS EXPLORADORES CURETAS ENXADAS FOICES LIMAS Instrumentos Exploradores
Doença Periodontal na Infância
Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia Doença Periodontal na Infância Profa. Dra. Ana Estela Haddad Camilla V. Galatti / Dr. Cássio Alencar Doença periodontal é uma afecção da fase adulta?
ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DO PERIODONTO
ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DO PERIODONTO ESTUDAR COM ATENÇÃO AMPLIAR AS IMAGENS PARA OBSERVAR OS DETALHES O periodonto (peri= em redor de; odontos = dente) compreende a gengiva, o ligamento periodontal,
à cirurgia periodontal
Introdução à cirurgia periodontal C. Marcelo S. Figueredo Por Carlos Marcelo da Silva Figueredo,, DDS, MDSc, PhD cmfigueredo@hotmail hotmail.com www.periodontiamedica periodontiamedica.com Cirurgia periodontal
Manipulação de Tecido Mole ao Redor de Implantes na Zona Estética
Manipulação de Tecido Mole ao Redor de Implantes na Zona Estética Figura 9 1A Diagrama de secção transversal mostrando um implante no local do incisivo. A forma côncava do rebordo vestibular é evidenciada.
COBERTURAS DO PLANO VIP PLUS
COBERTURAS DO PLANO VIP PLUS DESCRIÇÃO DO SERVIÇO 01. DIAGNÓSTICO Exame clínico inicial Consultas com hora marcada Exame clínico final Exame admissional (exame de sanidade dentária) 02. ATENDIMENTO DE
2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PERIODONTIA. 21. Em relação às técnicas de escovação, marque a alternativa incorreta:
2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PERIODONTIA 21. Em relação às técnicas de escovação, marque a alternativa incorreta: a) A técnica de Leonard consiste em posicionar as cerdas da escova em um ângulo
CONTROLE MECÂNICO DO BIOFILME DENTAL
CONTROLE MECÂNICO DO BIOFILME DENTAL PLACA DENTAL OU BACTERIANA = BIOFILME DENTAL BIOFILME pode ser definido como uma comunidade bacteriana, em uma matriz composta por polímeros extracelulares, aderidas
ROL DE PROCEDIMENTOS Atendimento em consultórios particulares dos cooperados em todo o Brasil
ROL DE PROCEDIMENTOS Atendimento em consultórios particulares dos cooperados em todo o Brasil 1 DIAGNÓSTICO 1.1 Consulta Clínico 1.2 Consulta Especialista 1.3 Condicionamento em Odontologia para crianças
CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS,
CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS, 31) Os vasos sanguíneos e os vasos linfáticos têm um importante papel na drenagem do líquido tecidual e na disseminação da inflamação. Assinale a alternativa que apresenta
Visto PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS. 33. Com relação à mucosa em torno de dentes e de implantes, é correto afirmar que
CONCURSO DE ADMISSÃO 2012 ao CFO/Odonto - 2013 PAG - 11 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 31. A principal função do periodonto é inserir o dente no tecido ósseo dos maxilares e manter a integridade da
ANEXO I. Rol de Procedimentos Odontológicos
ANEXO I Rol de Procedimentos Odontológicos Classificam-se como procedimentos de DIAGNÓSTICO: I Consulta inicial II Exame histopatológico Consiste em anamnese, preenchimento de ficha clínica odontolegal,
ROL DE PROCEDIMENTOS E SUAS ESPECIFICAÇÕES
ROL DE PROCEDIMENTOS E SUAS ESPECIFICAÇÕES Classificam-se como procedimentos de DIAGNÓSTICOS: I Consulta Inicial Consiste em anamnese, preenchimento de ficha clínica Odontolegal, diagnósticos das doenças
Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde Bucal CID 10
Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde Bucal CID 10 K00 - Distúrbios do Desenvolvimento e da Erupção Dos Dentes K00.0 - Anodontia K00.1 - Dentes Supranumerários
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora ATLAS DE HISTOLOGIA DENTAL
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora ATLAS DE HISTOLOGIA DENTAL Juiz de Fora / MG - 2009 Autoras PROFª. MARIA ELIZABETH M.N. MARTINS PROFª. MARIA CHRISTINA M.N. CASTAÑON Juiz de Fora/MG
ODONTOLOGIA PERIODONTIA I. 5º Período / Carga Horária: 90 horas
ODONTOLOGIA PERIODONTIA I 5º Período / Carga Horária: 90 horas 1. PRÉ-REQUISITO: Biossegurança e Orientação Profissional Odontológica; Diagnóstico por Imagem I; Patologia Buço Denta. 2. EMENTA: O aluno
Procedimentos Cirúrgicos de Interesse Protético/Restaurador - Aumento de Coroa Clínica - Prof. Luiz Augusto Wentz
1 2 3 Procedimentos Cirúrgicos de Interesse Protético/Restaurador - Aumento de Coroa Clínica - Prof. Luiz Augusto Wentz Aumento de Coroa Clínica Qualquer procedimento (cirúrgico ou não-cirúrgico) que vise
RASPAGEM E ALISAMENTO RADICULAR E TRATAMENTO PERIODONTAL DE SUPORTE
INAPÓS - Faculdade de Odontologia e Pós Graduação Disciplina de Periodontia 5 o período RASPAGEM E ALISAMENTO RADICULAR E TRATAMENTO PERIODONTAL DE SUPORTE Prof.Dr. Lucinei Roberto de Oliveira http://lucinei.wikispaces.com
Aula 12: ASPECTOS RADIOGRÁFICOS DAS LESÕES PERIODONTAIS
Aula 12: ASPECTOS RADIOGRÁFICOS DAS LESÕES PERIODONTAIS Autora: Profª. Rosana da Silva Berticelli Edição: Luana Christ e Bruna Reuter Lesões Periodontais Doença inflamatória dos tecidos de suporte dos
RELAÇÃO ENTRE TRAUMA OCLUSAL E DOENÇAS PERIODONTAIS
RELAÇÃO ENTRE TRAUMA OCLUSAL E DOENÇAS PERIODONTAIS Por Carlos Marcelo da Silva Figueredo, DDS, MDSc, PhD [email protected] www.periodontiamedica.com Introdução A associação do trauma oclusal (TO)
COBERTURA DE PLANOS PESSOA FÍSICA DENTALPAR MASTER I E MASTER IV
COBERTURA DE PLANOS PESSOA FÍSICA DENTALPAR MASTER I E MASTER IV DIAGNÓSTICO exame inicial exame periódico perícia procedimento diagnóstico anatomopatológico exame histopatológico teste de fluxo salivar
Planilha1. Controle de hemorragia com aplicação de agente hemostático em região buco-maxilo-facial
81000421 Radiografia periapical CIRURGIA Planilha1 DIAGNÓSTICO 81000065 Consulta odontológica inicial 81000111 Diagnóstico anatomopatológico em citologia esfoliativa na região buco-maxilo-facial 81000138
Cobertura RN 338 Lei 9656/98:
Cobertura RN 338 Lei 9656/98: CÓDIGO PROCEDIMENTO Flex 30% GRUPO 87000032 CONDICIONAMENTO EM ODONTOLOGIA PARA PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS R$ 7,62 CONSULTAS 81000030 CONSULTA ODONTOLÓGICA R$ 10,58
Controle de Hemorragia sem Aplicação de Agente Hemostático em região Buco-maxilo-facial 82000484 130
ANEXO I TABELA DE PROCEDIMENTOS ODONTOLÓGICOS AGEMED Baseado na Lei 9656 e RN 211 - Edição julho/2014 Terminologia Unificada da Saúde Suplementar (TUSS). NOMENCLATURA / PROCEDIMENTO CÓDIGO TUSS RAIO X
ODONTOLOGIA CANINA. Introdução
ODONTOLOGIA CANINA Juliana Kowalesky Médica Veterinária Mestre pela FMVZ -USP Pós graduada em Odontologia Veterinária - ANCLIVEPA SP Sócia Fundadora da Associação Brasileira de Odontologia Veterinária
DOS TECIDOS BUCAIS. Periodontopatias. Pulpopatias. Periapicopatias TIPOS: -INCIPIENTE -CRÔNICA -HIPERPLÁSICA. Causada pelo biofilme bacteriano
LESÕES INFLAMATÓRIAS DOS TECIDOS BUCAIS PERIODONTOPATIAS PERIODONTOPATIAS DOENÇAS DO PERIODONTO Periodontopatias Pulpopatias Periapicopatias Inflamação limitada aos tecidos moles que circundam os dentes(tec.peridentais).
DENTINOGÊNESE BANDA EPITELIAL CAVIDADE BUCAL PRIMITIVA. Morfologia II UNINOVE. Ü 22 o dia: formação da mb bucofaríngea. 2º Mês de V.I.U.
ODONTOGÊNESE Morfologia II UNINOVE ODONTOGÊNESE CAVIDADE BUCAL PRIMITIVA - ESTOMODEO GERME DENTÁRIO AMELOGÊNESE DENTINOGÊNESE DESENVOVIMENTO RADICULAR EMBRIOGÊNESE FACIAL RELEMBRANDO... Tecidos Embrionários
TABELA INTEGRAL DE PROCEDIMENTOS Plano Master
TABELA INTEGRAL DE PROCEDIMENTOS Plano Master (ANEXO A - ROL DE PROCEDIMENTOS ODONTOLÓGICOS EXIGIDOS PELA ANS)- Tabela Cliente CH = Coeficiente de Honorário Odontológico Valor do CH = R$ USO = Unidade
CONDIÇÕES ESPECIAIS COBERTURA DE ASSISTÊNCIA DENTÁRIA - COMPARTICIPAÇÃO A CARGO DA PESSOA SEGURA
CONDIÇÕES ESPECIAIS COBERTURA DE ASSISTÊNCIA DENTÁRIA - COMPARTICIPAÇÃO A CARGO DA PESSOA SEGURA 1. CONSULTA (1) 10109 Consulta de urgência (com exclusão de tratamentos) S/Custo 10110 Exame clínico/consulta
A Comissão Intergestores Bipartite/RS, no uso de suas atribuições legais, e considerando:
RESOLUÇÃO Nº 295/08 CIB/RS A Comissão Intergestores Bipartite/RS, no uso de suas atribuições legais, e considerando: a regionalização dos serviços de saúde no Sistema Único de Saúde conforme PDR/RS; a
Código Estruturado. 79 81000138 Diagnóstico anatomopatológico em material de biópsia. 79 81000154 Diagnóstico anatomopatológico em peça cirúrgica na
TUSS Odontologia Código Procedimento US Código Estruturado Especialidade US DIAGNÓSTICO DIAGNÓSTICO 01.01 CONSULTA ODONTOLÓGICA INICIAL 65 81000065 Consulta odontológica inicial 65 01.05 CONSULTA ODONTOLÓGICA
ANEXO RN 211 ROL DE PROCEDIMENTOS ODONTOLÓGICOS
ROL DE ONTOLÓGICOS PROCEDIMENTO SUBGRUPO GRUPO CAPÍTULO AMB HCO HSO PAC D.UT ADEQUAÇÃO DO MEIO BUCAL (COM DIRETRIZ DE AJUSTE OCLUSAL ALVEOLOPLASTIA AMPUTAÇÃO RADICULAR COM OU SEM OBTURAÇÃO RETRÓGRADA APICETOMIA
Dra. Elena Portes Teixeira Will CUIDADOS AO PACIENTE COM GENGIVITE OU PERIODONTITE: DOENÇA PERIODONTAL:
CUIDADOS AO PACIENTE COM GENGIVITE OU PERIODONTITE: 1Muita atenção na escovação. Siga as dicas abaixo: Escovar sempre depois das refeições. Mesmo quando fizer apenas um lanchinho ; Sempre usar o fio dental
Anexo I TABELA DE PROCEDIMENTOS COPARTICIPAÇÃO III UNIODONTO-SC
Anexo I TABELA DE PROCEDIMENTOS COPARTICIPAÇÃO III UNIODONTO-SC Baseado na Lei 9656 e RN 211 - Edição outubro/2011 - Terminologia Unificada da Saúde Suplementar (TUSS). NOMENCLATURA / PROCEDIMENTO DIAGNÓSTICO
Doenças gengivais induzidas por placa
Doenças gengivais induzidas por placa Definição Inflamação dos tecidos gengivais sem afetar irreversivelmente o aparato de inserção Classificação (AAP 1999) Doenças Gengivais Induzidas por placa Não
COBERTURA DA APÓLICE BRADESCO DENTAL SPG 5 A 49 VIDAS
ANS BRADESCO DENTAL DIAGNÓSTICO CONSULTA INICIAL EXAME HISTOPATOLÓGICO URGÊNCIA/EMERGÊNCIA COLAGEM DE FRAGMENTOS CURATIVO E/OU SUTURA EM CASO DE HEMORRAGIA BUCAL/LABIAL CURATIVO EM CASO DE ODONTALGIA AGUDA
EXAMES LABORATORIAIS DIAGNOSTICO ANATOMOPATOLOGICO EM MATERIAL DE BIOPSIA NA REGIAO BUCO-MAXILO- 81000138 FACIAL
UNIODONTO PORTO ALEGRE Modalidade pré-pagamento sem coparticipação, ou seja, o contratante pagará apenas o valor da mensalidade e terá a sua disposição todos os beneficios previstos pela ANS. Atendimento
Tabela de Procedimentos Básicos UNIODONTO TABELA DE PROCEDIMENTOS COPARTICIPAÇÃO-III UNIODONTO-SC
Tabela de Procedimentos Básicos UNIODONTO TABELA DE PROCEDIMENTOS COPARTICIPAÇÃO-III UNIODONTO-SC Baseado na Lei 9656 e RN 211 - Edição outubro/2011 - Terminologia Unificada da Saúde Suplementar (TUSS).
ASPECTOS MICROBIOLÓGICOS DAS DOENÇAS PERIODONTAIS
ASPECTOS MICROBIOLÓGICOS DAS DOENÇAS PERIODONTAIS Prof. Dr. Cláudio Galuppo Diniz O termo doença periodontal descreve uma diversidade de entidades clínicas distintas que afetam o periodonto, incluindo
Tabela de Preços/Descontos. Público em geral. Consulta de Medicina Dentária. Dentisteria e Estética. Restauração com Compósito ou Amálgama 50 45
SMILt Tabela de Preços/Descontos Designação Público em geral Comunidade IPLeiria Consulta de Medicina Dentária Consulta de Medicina Dentária 50 45 Consulta de Urgência 50 45 Dentisteria e Estética Restauração
Cobertura dos Planos Odontológicos OdontoPrev
Cobertura dos Planos Odontológicos OdontoPrev Plano Integral... TRATAMENTO AMBULATORIAL/DIAGNÓSTICO Consulta EMERGÊNCIA Colagem de fragmentos (consiste na recolocação de partes de dente que sofreu fratura,
BRONZE R$ R$ 11,40 tratamento. Exame histopatológico R$ 50,00
TABELA DE REEMBOLSO BRONZE R$ Consulta Inicial: Exame clínico e plano de R$ 11,40 tratamento. Exame histopatológico R$ 50,00 Urgência / Emergência Curativo em caso de hemorragia bucal R$ 37,80 Curativo
Dra. Rosângela Ap. de Freitas Albieri TSB: Andre Santos e Clarice R.Silva Secretaria Municipal de Saúde Centro de Especialidades Odontologicas- CEO
SAÚDE BUCAL Dra. Rosângela Ap. de Freitas Albieri TSB: Andre Santos e Clarice R.Silva Secretaria Municipal de Saúde Centro de Especialidades Odontologicas- CEO ANATOMIA BUCAL ANATOMIA DENTAL TIPOS DE DENTES
TABELA PARA O AGREGADO FAMILIAR. Tabela 2011
Dental Clinic New Generaction www.newgeneraction.com.pt Os sócios, colaboradores e familiares do SIT, poderão usufruir do Plano de Medicina Oral - DentalClinic New Generaction, mediante o pagamento de
210 RX Periapical R$ 7,00 220 RX Bite-Wing (Interproximal) R$ 7,00 310 RX Oclusal R$ 14,00 300-490 - 3 URGÊNCIAS/EMERGÊNCIAS ODONTOLÓGICAS
1 - DIAGNÓSTICO 100-490 110 Consulta Inicial (Exame Clínico e Orçamento) (VALID. 6 meses) R$ 45,00 120 Urgência odontológica R$ 45,00 130 Exame histopatológico*** (somente clínicas especializadas) ***
DentalRede, Lda Tabela a aplicar ao: Exército Português
DentalRede, Lda Tabela a aplicar ao: Exército Português 1 - CONSULTA 10110 Exame clínico/consulta S/Custo 2 - ODONTOLOGIA PREVENTIVA 20630 Destartarização, polimento (Limpeza) S/Custo 20610 Aplicação tópica
Premissa. Códigos e rios
Índices epidemiológicos em saúde bucal 3/10/2011 Prof. Samuel Jorge Moysés, Ph.D. 1 Premissa A epidemiologia pode ser definida como o estudo da distribuição e dos determinantes de eventos ou estados relacionados
Rol Mínimo. Cobertura detalhada
Cirurgia Alveoloplastia Amputação radicular com obturação retrógrada Amputação radicular sem obturação retrógrada Apicetomia birradiculares com obturação retrógrada Apicetomia birradiculares sem obturação
Cobertura do Plano Star
Cobertura do Plano Star Diagnóstico Consulta inicial Exame histopatológico Condicionamento em odontologia. Urgência Curativo em caso de hemorragia bucal consiste na aplicação de hemostático e sutura no
AMPUTAÇÃO RADICULAR COM OU SEM OBTURAÇÃO RETRÓGRADA 82000050 Amputação radicular sem obturação retrógrada
85400017 Ajuste Oclusal por acréscimo AJUSTE OCLUSAL 85400025 Ajuste Oclusal por desgaste seletivo AJUSTE OCLUSAL 82000034 Alveoloplastia ALVEOLOPLASTIA Amputação radicular com obturação retrógrada AMPUTAÇÃO
Centro Universitário Cesmac CAMILA MARIA BEDER RIBEIRO
Centro Universitário Cesmac CAMILA MARIA BEDER RIBEIRO TUMORES ODONTOGÊNICOS Tumores odontogênicos - grupo de doenças heterogêneas que vão desde hamartomas ou proliferação de tecido não neoplásico a neoplasias
Tabela de Honorários
Tabela de Honorários CONSULTA Código Descrição do Procedimento Quantidade USO Dente/ Área RX Garantia Evento COBERTURA PLANO REGRAS TÉCNICAS 81000065 CONSULTA ODONTOLÓGICA INICIAL 40 - - 6 MESES TODOS
TABELA DE HONORÁRIOS ODONTOLÓGICOS / TUSS - GOLDEN CROSS - REDE MASTER e PREFERENCIAL VALOR DE USO REDE MASTER e PREFERENCIAL : R$ 0,18
DIAGNÓSTICO 17 800065 CONSULTA ODONTOLÓGICA INICIAL 0 17 800049 CONSULTA ODONTOLÓGICA DE URGÊNCIA 0 00 80120059 CONSULTA DE ESPECIALISTA EM ENDODONTIA 0 00 80120180 CONSULTA DE ESPECIALISTA EM ESTOMATOLOGIA
Circular 0160/2000 São Paulo, 18 de Maio de 2000.
[fesehf/cabecalho.htm] Circular 0160/2000 São Paulo, 18 de Maio de 2000. Plano de Saúde Assunto: Rol de Procedimentos Odontológicos para Plano de Saúde Prezado (a) Senhor (a), A Agência Nacional de Saúde
COBERTURA UNIMED ODONTO
COBERTURA UNIMED ODONTO ODONTOPEDIATRIA Consulta Odontológica SIM SIM SIM Condicionamento em Odontologia SIM SIM SIM Condicionamento em Odontologia para pacientes com necessidades especiais SIM SIM SIM
Tabela Protocolada. TABELA DE PREÇOS PLANO BELLEFORM Valor Valor
TABELA DE PREÇOS PLANO BELLEFORM Valor Valor 0. DIAGNÓSTICO ORAL Exame inicial oral e diagnóstico 0,00 Consulta urgência (fora do horário de funcionamento da clínica) 20,00 RADIOGRAFIAS Radiografia periapical
UNA-SUS Universidade Aberta do SUS SAUDE. da FAMILIA. CASO COMPLEXO 6 Dona Margarida. Fundamentação Teórica: Odontologia geriátrica
CASO COMPLEXO 6 Dona Margarida : Maria Angela M. Mimura As alterações e patologias apresentadas no caso de Dona Margarida são diversas e de etiologias diferentes, portanto serão tratadas por itens de modo
Escrito por Administrator Ter, 02 de Fevereiro de 2010 09:14 - Última atualização Qua, 10 de Março de 2010 08:44
Mitos e Verdades da Odontologia Mitos: Quanto maior e colorida for nossa escova dental, melhor! Mentira. A escova dental deve ser pequena ou média para permitir alcançar qualquer região da nossa boca.
ANATOMIA INTERNA DENTAL
ANATOMIA INTERNA DENTAL Cavidade Pulpar: Espaço no interior dos dentes onde se aloja a polpa. Esta cavidade reproduz a morfologia externa do dente,podendo se distinguir duas porções: uma coronária e outra
Doença Periodontal Orientações para manter uma boca saudável Anatomia Estrutura saudável Gengivas A A figura mostra as gengivas de uma pessoa que tenha a constituição clara. As pessoas de pele escura têm
É a etapa inicial do tratamento do canal, consiste em o dentista atingir a polpa dentária (nervinho do dente).
É a etapa inicial do tratamento do canal, consiste em o dentista atingir a polpa dentária (nervinho do dente). Consiste na regularização do alvéolo (local onde está inserido o dente), geralmente após a
MANUAL INSTRUTIVO DOS CÓDIGOS ODONTOLÓGICOS DO SIA/SUS - TSB E ASB -
1 MANUAL INSTRUTIVO DOS CÓDIGOS ODONTOLÓGICOS DO SIA/SUS - TSB E ASB - Porto Alegre, 2014. 1 2 S ODONTOLÓGICOS PARA AUXILIARES E TÉCNICOS EM SAÚDE BUCAL Tabela 1: Tipos de Procedimentos Odontológicos para
PROVA ESPECÍFICA Cargo 23
13 PROVA ESPECÍFICA Cargo 23 QUESTÃO 31 Com relação aos tecidos dentários, analise as afirmativas abaixo: 1) O esmalte é um tecido duro, que constitui a maior parte do dente, determinando a forma da coroa.
Placa bacteriana espessa
A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE BUCAL A saúde bucal é importante porque a maioria das doenças e a própria saúde começam pela boca. Por exemplo, se você não se alimenta bem, não conseguirá ter uma boa saúde bucal,
NOVA TABELA DE PROCEDIMENTOS - TUSS PROCEDIMENTOS PLANOS PESSOA JURÍDICA VALOR CÓDIGO DESCRIÇÃO ANEXO 1 ANEXO 2 B1 E E-UN EX JÚNIOR US DIAGNÓSTICO
NOVA TABELA DE PROCEDIMENTOS - TUSS PROCEDIMENTOS PLANOS PESSOA JURÍDICA VALOR CÓDIGO DESCRIÇÃO ANEXO 1 ANEXO 2 B1 E E-UN EX JÚNIOR US 81000030 CONSULTA ODONTOLÓGICA X X X X X X X 85 CONTROLE DE HEMORRAGIA
27/05/2014. Dentística I. Classe III. Classe I. Classe V. Terapêutica ou protética; Simples, composta ou complexa.
Mauro A Dall Agnol UNOCHAPECÓ [email protected] Classe I Classe II Classe III Classe IV Classe V Classe I Classe II Classe III Classe IV Classe V Dentística I Terapêutica ou protética; Simples, composta
TABELA DE PROCEDIMENTOS ODONTOLÓGICOS
TABELA DE PROCEDIMENTOS ODONTOLÓGICOS Obs. Para encontrar o valor dos serviços prestados pelos dentistas conveniados multiplica-se a quantidade de U.S.O. (Unidade Serviços Odontológicos) pelo valor estabelecido
A gengivite é uma inflamação das gengivas provocada por acumulação de placa bacteriana e tártaro como consequência
Periodontologia É a disciplina da medicina dentária que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças das gengivas e das estruturas de suporte dos dentes. A inflamação e o sangramento das
Patologias periodontais pouco frequentes O que fazer?
Patologias periodontais pouco frequentes O que fazer? Pedro Lopes Costa, DDS, MSc Assistente convidado Periodontologia F.M.D.U.L.; Mestre em Peridontologia; Pós-Graduado em Periodontologia e Implantes
Incisão e Drenagem extra-oral de abscesso, hematoma e/ou flegmão da região buco-maxilo-facial
CÓDIGO 81000049 81000057 82000468 Diagnóstico, Urgência-Emergência: Noturna, Sábado, Domingo ou Feriado (procedimento abaixo) Consulta odontológica de Urgência (Horário normal das 08:00 horas às 18:00
ASPECTOS DE IMAGEM DAS ALTERAÇÕES DA RAIZ DENTAL
ASPECTOS DE IMAGEM DAS ALTERAÇÕES DA RAIZ DENTAL Vamos descrever a seguir as principais imagens das alterações da raiz dental. As ocorrências, em sua maioria, são provenientes de causas patológicas. FORMA
DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES DE SAÚDE BUCAL NA REDE DE SERVIÇOS DA SMSA DOCUMENTO AUXILIAR
PREFEITURA DE BELO HORIZONTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES DE SAÚDE BUCAL NA REDE DE SERVIÇOS DA SMSA DOCUMENTO AUXILIAR COORDENAÇÃO TÉCNICA DE SAÚDE BUCAL
Doenças Periodontais. Tratamento e Prevenção. 1º e-book - COS - Clínica Odontológica Soares
Doenças Periodontais Tratamento e Prevenção 1º e-book - COS - Clínica Odontológica Soares Gengivite e Periodontite Guia para o paciente Aprenda mais sobre as Doenças Periodontais (de gengiva) As doenças
Introdução. Doenças periodontais
Introdução 1 O objeto de estudo da periodontia são os tecidos que suportam os dentes, o periodonto. Fazem parte do periodonto os tecidos que circundam os dentes e os fixam na maxila e na mandíbula (lat.:
CLÍNICA DO SORRISO PREÇÁRIO DAS FAMÍLIAS NUMEROSAS
CLÍNICA DO SORRISO PREÇÁRIO DAS FAMÍLIAS NUMEROSAS CONSULTAS Consulta de Medicina Dentária (Check-up) Consulta de Urgência (após o horário de funcionamento normal) 30 CIRURGIA ORAL Exodontia simples 25
Pós-graduação em Periodontologia para Médicos Dentistas
Pós-graduação em Periodontologia para Médicos Dentistas Programa O curso de pós-graduação em periodontologia da MD Formação em parceria com a Clínica Gingiva de Madrid destina-se a todos os Médicos Dentistas
Regeneração Membranas de Colagénio
Regeneração Membranas de Colagénio Membrana Dentária Colagénio A Membrana Dentária GT-Medical é fabricada com Atelo-colagénio de tipo I, sem ligações cruzadas adicionais e com uma matriz semi-translúcida,
Dentição Convênios Odontológicos Tabela de Procedimentos Odontológicos Dentalprev - descrição e códigos TUSS
Dentição Convênios Odontológicos Tabela de Procedimentos Odontológicos Dentalprev - descrição e códigos TUSS Nome Código Observações Cir.Traum.Buco-Max-Fac Aprofundamento/aumento de vestíbulo 82000190
ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL
ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL Analisando-se a imagem de um dente íntegro, todas as suas partes são facilmente identificáveis, pois já conhecemos sua escala de radiopacidade e posição
Atendimento Emergencial... Consulta Clinica Geral... Prescrições de Medicamentos... Exames Clínicos Periódicos... RADIOGRAFIAS E EXAMES RADIOLÓGICOS
DESBAN Procedimentos YES EMPRESARIAL SPLIT Cobertura somente na rede credenciada YES EMPRESARIAL SPLIT PLUS Cobertura rede aberta (Reembolso) Atendimento Emergencial...... Consulta Clinica Geral......
www.dentaluni.com.br
TUSS PROCEDIMENTOS ODONTOLÓGICOS SUPERIOR EMERGÊNCIA 82000468 Controle de hemorragia com aplicação de agente hemostático em região bucomaxilofacial coberto 82000484 Controle de hemorragia sem aplicação
REGULAMENTO DA ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA
REGULAMENTO DA ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA 1. OBJETIVO 1.1. Disponibilizar a prestação continuada de serviços odontológicos, sem limite financeiro, na forma de Plano Privado de Assistência à Saúde, conforme
TABELA DE REEMBOLSO. PRATA R$ Consulta Inicial: Exame clínico e plano de tratamento. R$ 11,40 Exame histopatológico R$ 50,00
TABELA DE REEMBOLSO PRATA R$ Consulta Inicial: Exame clínico e plano de tratamento. R$ 11,40 Exame histopatológico R$ 50,00 Urgência / Emergência Curativo em caso de hemorragia bucal R$ 37,80 Curativo
ANEXO I CÓD. C O N S U L T A I N I C I A L QUANT. VALOR. 110 Consulta inicial (exame clínico e plano de tratamento ) 100 22,00
ANEXO I C O N S U L T A I N I C I A L 110 Consulta inicial (exame clínico e plano de tratamento ) 100 22,00 U R G Ê N C I A E E M E R G Ê N C I A 121 Curativo em caso de hemorragia bucal 175 38,50 122
IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL
IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL Em um dente íntegro, suas imagens são facilmente identificáveis, pois já conhecemos a escala de radiopacidade. Estudamos as imagens das estruturas anatômicas, suas
Atenção: Cobranças com códigos antigos serão aceitas/processadas somente para atendimentos realizados até 21/11/2010.
Rio de Janeiro, 18 de outubro de 2010. PASA/CE 031/10 Assunto: Manual do Credenciado Odontológico do PASA/Vale Prezado(a) credenciado(a), O PASA, visando a melhoria constante do seu fluxo de processamento
ROTEIRO DE TÉCNICAS ANESTÉSICAS
ROTEIRO DE TÉCNICAS ANESTÉSICAS Anestesia em anestésico o mais próximo possível do ápice do dente a ser anestesiado. Objetivo : Propiciar o conhecimento das técnicas anestésicas, principalmente as utilizadas
ANTIBIOTICOTERAPIA EM OBSTETRÍCIA
ANTIBIOTICOTERAPIA EM OBSTETRÍCIA DOENÇA PERIODONTAL Professora Melania Amorim IMIP UFCG IPESQ ISEA [email protected] CONCEITOS BÁSICOS Doença periodontal => doença infecto-inflamatória que acomete
PROTOCOLO INTEGRADO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS CREO CISAMUSEP 1. PRÓTESE 2. ENDODONTIA 3. PERIODONTIA 4. CIRURGIA ORAL MENOR
PROTOCOLO INTEGRADO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS CREO CISAMUSEP 1. PRÓTESE 2. ENDODONTIA 3. PERIODONTIA 4. CIRURGIA ORAL MENOR 5. PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS 6. ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES
Técnicas Anestésicas Aplicadas à Cirurgia Oral
Técnicas Anestésicas Aplicadas à Cirurgia Oral Anestesias Locais 1. Periférica, tópica ou de superfície 2. Infiltrativa terminal 3. Troncular, regional ou bloqueio de condução Aula de cirurgia Anestesia
Diagnóstico - Primeira Consulta. Radiologia ou Radiografia
Diagnóstico - Primeira Consulta Consulta Inicial: É a primeira consulta feita com o cirurgião-dentista, com o objetivo de diagnosticar as patologias presentes e estabelecer o tratamento a ser feito. Exame
Antibióticos na Doença Periodontal Canina
Atualização em Terapêutica Veterinária Distribuído por Farmácia Veterinária de Manipulação Antibióticos na Doença Periodontal Canina A adequação ao tratamento é muito importante na obtenção da recuperação
Tabela de Procedimentos Odontológicos Página: 1 de 10 Especialidade: ENDODONTIA
Tabela de Procedimentos Odontológicos Página: 1 de 10 Grupo: 100-Diagnose - As consultas deverão ser faturadas em Guias de Atendimento - GA, separadamente dos demais procedimentos, que serão faturados
Atendimento em consultório particular com hora marcada. Sem limite de procedimentos odontológicos.
Plano Odontologico CONHEÇA O SEU PLANO O plano oferecido pela sua Empresa junto à Prodent possui ampla cobertura nas principais especialidades odontológicas, para que você e seus dependentes possam cuidar
