CANCRO DO PANCREAS - ABORDAGEM PALIATIVA. Sara Gomes; Enfermeira - Serviço de Cuidados Paliativos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CANCRO DO PANCREAS - ABORDAGEM PALIATIVA. Sara Gomes; Enfermeira - Serviço de Cuidados Paliativos"

Transcrição

1

2 Sara Gomes; Enfermeira - Serviço de Cuidados Paliativos

3 EPIDEMIOLOGIA NACIONAL: - Prevêem-se 1225 novos casos por ano, dos quais 693 em estadio IV no momento do diagnóstico; tumores identificados em ambos os sexos (= taxa de 7,3%); - mais casos entre os anos; - maior incidência na região sul; (Europaconolon ; Registo Nacional Oncológico 2010)

4 SERVIÇO DE CUIDADOS PALIATIVOS DO IPOCFG, E.P.E. (2007- Out. 2017): Nº total de doentes propostos para CP ( ) n= Nº de doente propostos para CP - outros diagnósticos ( ) Nº de doentes propostos para CP com diagnóstico de Carcinoma do Pâncreas ( )

5 Nº de Doentes CANCRO DO PANCREAS - ABORDAGEM PALIATIVA SERVIÇO DE CUIDADOS PALIATIVOS DO IPOCFG, E.P.E. (2007- Out. 2017): Nº de doentes propostos para Cuidados Paliativos com diagnóstico de Carcinoma do Pâncreas ( ) n= Ano

6 SERVIÇO DE CUIDADOS PALIATIVOS DO IPOCFG, E.P.E. (2007- Out. 2017): Nº de doentes propostos para Cuidados Paliativos com diagnóstico de Carcinoma do Pâncreas ( ) n=171 O Serviço de Oncologia Médica realizou 90% destas propostas, sendo as restantes provenientes de serviços como Gastroenterologia, Radioterapia e Cirurgia Geral.

7 Viver o melhor possível durante o maior tempo possível.

8 O INTERVALO ENTRE A VIDA E PARA ALÉM DA MORTE DOENTE FAMÍLIA PROFISSIONAIS DIAGNÓSTICO INCURABILIDADE MORTE

9 Objetivo dos Cuidados Paliativos no Cancro do Pâncreas: - minimizar os sintomas da progressão da doença e efeitos secundários dos tratamentos oncológicos, tais como cirurgia, quimioterapia e radioterapia. (Fazal e Saif, 2007; Sousa, 2012; Europacolon, 2016)

10 O cancro do Pâncreas é uma doença modelo na aprendizagem da prestação de cuidados paliativos e de suporte ao doente oncológico. (Fazal e Saif, 2007)

11 Os doentes com cancro do pâncreas internados em Cuidados Paliativos conseguem com maior sucesso um controlo da dor, são submetidos a procedimentos menos invasivos e representam maior poupança para o sistema de saúde, comparativamente aos que se encontram internados em hospitais de agudos. (Wang, et al, 2016)

12 COMUNICAÇÃO ADEQUADA APOIO À FAMÍLIA CUIDADOS PALIATIVOS CONTROLO DE SINTOMAS TRABALHO EM EQUIPA (Neto, 2010)

13 CONTROLO DE SINTOMAS - Físicos: - Dor (tipo cólica); - Perda ponderal; - Obstrução intestinal; - Náuseas; - Vómitos; - Dispepsia; - Astenia/fadiga (interpretado como sinal de progressão da doença); - Caquexia (síndrome da anorexia-caquexia); - Icterícia - prurido (localização na cabeça do pâncreas); - Ascite; (Fazal e Saif, 2007; Sousa, 2012)

14 Tratamento NÃO FARMACOLÓGICO: Dor: promover massagem antiálgica; aplicação de calor/frio; incentivar técnicas de relaxamento; Náuseas e vómitos: adequar posicionamento mais favorável; adequar temperatura dos alimentos; Obstipação: adequar alimentação; incentivar mobilidade e ingesta hidrica; Caquexia/perda de apetite: dieta a gosto; ingestão fraccionada ao longo do dia; incentivar a comida do domicilio; Prurido: aplicação de creme hidratante; utilização de roupas de algodão; (Fazal e Saif, 2007; Sousa, 2012)

15 CONTROLO DE SINTOMAS - Psicológicos: Tratamento NÃO FARMACOLÓGICO: Confusão: assegurar comunicação eficaz, tom de voz suave, ambiente calmo, evitar confrontos diretos, ter um calendário e relógio no quarto, providenciar fotografias e acessórios familiares, manter a iluminação de presença no período noturno; Agitação: evitar presença de objetos cortantes; avaliação do risco de queda; alterar disposição da mobília do quarto; Ansiedade: incentivar a verbalização dos problemas, medos e preocupações; oferecer informação, se o doente assim o quiser, sobre a doença e tratamentos, permitindo um maior controlo sobre as situações; induzir atitudes positivas que visem expectativas realistas. (Fazal e Saif, 2007; Sousa, 2012)

16 COMUNICAÇÃO ADEQUADA:

17 COMUNICAÇÃO ADEQUADA: Esteja absolutamente seguro Procure um local tranquilo O doente tem direito a conhecer a sua situação Não existe uma fórmula Linguagem clara, simples e sem grandes detalhes técnicos Averigue o que a pessoa quer saber Espere que a pessoa pergunte (dar a possibilidade de perguntar) Não discutir com a negação Aceitar ambivalência Simplicidade e ausência de palavras negativas Não estabelecer limites nem prazos Gradualmente, pois não é um acto único Não diga nada que não seja verdade. (Neto, 2010)

18 CONSPIRAÇÃO DO SILÊNCIO

19 Pedido tácito ou explícito para manter o secretismo acerca de qualquer situação ou acontecimento. Tem como objetivo fundamental proteger o outro, sobretudo quando este é visto como vulnerável. Na realidade - A maioria das vezes o doente sabe que algo se passa; - O doente vive a situação sozinho; - Não se permite que ele se expresse; (Neto, 2010)

20

21 A doença de um dos membros da família vai converter-se em doença familiar, pelo que, todos sentirão a influência negativa da doença vivida. (Moreira, 2001)

22 O que diferencia uma equipa de Cuidados Paliativos de outras equipas, no cuidar da família do doente incurável?

23 O QUE NOS DISTINGUE?! Identificação do cuidador principal folheto informativo do cuidador; Horário de visitas alargado permitir alimentação do domicílio, objetos pessoais (Ex.: fotografias, flores, cobertor) e animais de estimação; Permanência 24h de familiar/pessoa de referência (envolvimento na prestação de cuidados, como observador e executante avaliar necessidades de informação e formação); Alimentação gratuita para o familiar que pernoita 24h;

24 O QUE NOS DISTINGUE?! Preparação para o luto e despiste de sinais de vulnerabilidade na família que possam promover um luto não adaptativo (Ex: crianças; familiares que já faleceram no nosso serviço); Informação sobre os procedimentos administrativos pós morte e entrega de espólio pessoalmente; Envio de carta de condolências/telefonema;

25

26 EQUIPA DO SERVIÇO DE CUIDADOS PALIATIVOS EQUIPA INTERDISCIPLINAR

27 INSTRUMENTOS/FERRAMENTAS: - Reunião interdisciplinar semanal; - Conferências familiares; - Transmissão de Informação na Passagem de turno; - Presença de Voluntária da Liga Portuguesa Contra o Cancro. EQUIPA INTERDISCIPLINAR: - Apoio religioso; - Assistente Social; - Psicóloga; - Gabinete de Estomaterapia; (Neto, 2010; Sousa, Martins e Pereira, 2015)

28 A melhor sinfonia é aquela que vem da conjugação acertada de todos os instrumentos.

29 BIBLIOGRAFIA: Fazal, S.; Saif, M. W. (2007). Supportive and Palliative Care of Pancreatic Cancer. Journal of the Pancreas, 8 (2), Instituto Português de Oncologia de Coimbra, Francisco Gentil, E.P.E. (2014). Registo Oncológico Nacional Coimbra. Instituto Português de Oncologia de Coimbra, Francisco Gentil, E.P.E. (2012). Registo Oncológico Regional l. Coimbra. Neto, I. (2010). Princípios e Filosofia dos Cuidados Paliativos. In Barbosa, A.; Neto, I.: Manual de Cuidados Paliativos. Núcleo de Cuidados Paliativos, Centro de Bioética da Faculdade de Medicina de Lisboa, p Ordem dos Enfermeiros (2011). Regulamento do perfil de competências do Enfermeiro de cuidados gerais. Lisboa. 28p. Ordem dos Enfermeiros (2010). Catálogo da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem Cuidados Paliativos para uma morte digna, Lisboa. 73p. Rodrigues, L. (2013). A Família Parceira no Cuidar: Intervenção do Enfermeiro. Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Superior de Enfermagem de Coimbra. 148 p. Sousa, A. (2012). Sintomas em cuidados paliativos: Da avaliação ao controlo. Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Oncologia. Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto. 151 p. Sousa, M.; Martins, T.; Pereira, F. (2015). O refletir das práticas dos enfermeiros na abordagem à pessoa com doença crónica. Revista de Enfermagem Referência,3(6), Wang, et al. (2016). How different is the care of terminal pancreatic cancer patients in inpatient palliative care units and acute hospital wards? A nationwide population-based study. Revista BMC Palliative Care, 15 (1), 1-9.

30

Pós-graduações Cuidados Continuados e Paliativos

Pós-graduações Cuidados Continuados e Paliativos Duração Dois semestres (60 ECTS) Pós-graduações Cuidados Objetivos A Pós-graduação em Cuidados será conferida a quem demonstre: - Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão aprofundada na respetiva

Leia mais

CURSO BÁSICO DE CUIDADOS PALIATIVOS

CURSO BÁSICO DE CUIDADOS PALIATIVOS CURSO PRÉ-CONGRESSO - 29 e 30 de maio de 2018 CURSO BÁSICO DE CUIDADOS PALIATIVOS Hotel Vidamar Salgados Objectivos gerais: Aquisição de conhecimentos científicos e técnicos pertinentes e actualizados

Leia mais

Nutrição Artificial em utentes em fim de vida

Nutrição Artificial em utentes em fim de vida Projeto Partilha de Boas Práticas Nutrição Artificial em utentes em fim de vida Enfª Tânia Afonso Serviço de Medicina I / Infeciologia Modelo de Cuidados Paliativos Modelo Integrativo em Cuidados Paliativos

Leia mais

Articulação com a Comunidade na Prestação de Cuidados Integrados

Articulação com a Comunidade na Prestação de Cuidados Integrados Articulação com a Comunidade na Prestação de Cuidados Integrados Filipa Rodrigues SERVIÇO DE PEDIATRIA IPOLFG, EPE Fevereiro 2016 Serviço de Pediatria - Objetivos dos Cuidados Cuidar das Crianças com doença

Leia mais

CURSO BÁSICO DE CUIDADOS PALIATIVOS

CURSO BÁSICO DE CUIDADOS PALIATIVOS CURSO BÁSICO DE CUIDADOS PALIATIVOS OBJECTIVOS: Objectivos gerais: Aquisição de conhecimentos científicos e técnicos pertinentes e actualizados para adequar as práticas dos Serviços de Medicina à prestação

Leia mais

CURSO BÁSICO DE CUIDADOS PALIATIVOS

CURSO BÁSICO DE CUIDADOS PALIATIVOS ACÇÃO DE FORMAÇÃO Nº 10 / 2016 CURSO BÁSICO DE CUIDADOS PALIATIVOS OBJECTIVOS: Objectivos gerais: Aquisição de conhecimentos científicos e técnicos pertinentes e actualizados para adequar as práticas dos

Leia mais

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS NO GRUPO INTERDISCIPLINAR DE SUPORTE ONCOLÓGICO

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS NO GRUPO INTERDISCIPLINAR DE SUPORTE ONCOLÓGICO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS NO GRUPO INTERDISCIPLINAR DE SUPORTE ONCOLÓGICO Angelita Rodrigues Dona (Apresentador) 1, Marieta Fernandes Santos (Orientador) 2. Curso de Enfermagem

Leia mais

Experiência de estudantes de Enfermagem em contexto oncológico

Experiência de estudantes de Enfermagem em contexto oncológico Comunicação Livre Experiência de estudantes de Enfermagem em contexto oncológico Ana Isabel Rodrigues (a75630@alunos.uminho.pt), Ana Amélia Silva, Helena Carneiro, Cristina Martins, Ana Paula Macedo INTRODUÇÃO

Leia mais

Serviço de Medicina Paliativa CHCB - Hospital do Fundão Histórico

Serviço de Medicina Paliativa CHCB - Hospital do Fundão Histórico Serviço de Medicina Paliativa CHCB - Hospital do Fundão Histórico 1. Em 2 de Novembro de 1992, foi criada no Serviço de Anestesia do Hospital Distrital do Fundão a Unidade de Tratamento da Dor Crónica

Leia mais

HORÁRIO DA DATA ATIVIDADE TÍTULO ATIVIDADE

HORÁRIO DA DATA ATIVIDADE TÍTULO ATIVIDADE DATA HORÁRIO DA ATIVIDADE ATIVIDADE TÍTULO 23/08/2018 14:00-18:30 Curso Pré- Mindfulness em Dor e Cuidados Paliativos Mindfulness - Conceitos Gerais Aplicação de Mindfulness em Dor, Sintomas Físicos, Somatização,

Leia mais

Curso Intensivo em Medicina Paliativa

Curso Intensivo em Medicina Paliativa Curso Intensivo em Medicina Paliativa 30 horas de formação, com avaliação final Local: FACE Fórum de Arte e Cultura de Espinho Datas: 8, 24 e 25 de Outubro de 2019 (Horário: 09h00 19h00) Para mais informações:

Leia mais

PROGRAMA de FORMAÇÃO CONTÍNUA em CUIDADOS PALIATIVOS 2014

PROGRAMA de FORMAÇÃO CONTÍNUA em CUIDADOS PALIATIVOS 2014 PROGRAMA de FORMAÇÃO CONTÍNUA em CUIDADOS PALIATIVOS 2014 Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital da Luz Justificação, Finalidade e Objectivos: Os Cuidados Paliativos assumem-se hoje como um imperativo

Leia mais

TRATAMENTO DE FERIDAS E VIABILIDADE TECIDULAR (MAR 2016) PORTO

TRATAMENTO DE FERIDAS E VIABILIDADE TECIDULAR (MAR 2016) PORTO TRATAMENTO DE FERIDAS E VIABILIDADE TECIDULAR (MAR 2016) PORTO A gestão e tratamento de feridas é um processo complexo e exige a intervenção de uma equipa multidisciplinar. É essencial que os profissionais

Leia mais

DAMOS AS NOSSAS MÃOS POR ELES

DAMOS AS NOSSAS MÃOS POR ELES DAMOS AS NOSSAS MÃOS POR ELES Dia Internacional dos Cuidados Paliativos 9 de Outubro de 2010 Exposição promovida pela Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital de Nossa Senhora do Rosário Centro Hospitalar

Leia mais

TRATAMENTO DE FERIDAS E VIABILIDADE TECIDULAR (NOV 2015) PORTO

TRATAMENTO DE FERIDAS E VIABILIDADE TECIDULAR (NOV 2015) PORTO TRATAMENTO DE FERIDAS E VIABILIDADE TECIDULAR (NOV 2015) PORTO A gestão e tratamento de feridas é um processo complexo e exige a intervenção de uma equipa multidisciplinar. É essencial que os profissionais

Leia mais

ANEXO I INSTRUMENTO DE COLHEITA DE DADOS

ANEXO I INSTRUMENTO DE COLHEITA DE DADOS ANEXOS ANEXO I INSTRUMENTO DE COLHEITA DE DADOS Chamo-me Selma Faustino, sou enfermeira na Clínica de Dor do Instituto Português de Oncologia de Lisboa, de Francisco Gentil e estou a frequentar o V Mestrado

Leia mais

SUPORTE FAMILIAR DE ENFERMAGEM NA UNIDADE DE CUIDADOS PALIATIVOS

SUPORTE FAMILIAR DE ENFERMAGEM NA UNIDADE DE CUIDADOS PALIATIVOS 2º Encontro Interdisciplinar em Cuidados Paliativos Da Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros DETALHES EM PALIATIVOS Enfº. Paulo Ramires Enfª. Vanda Almeida UNIDADE DE CUIDADOS PALIATIVOS CHBM,

Leia mais

GUIA INFORMATIVO CANCRO DO RETO. Centro de Referência Oncologia de Adultos

GUIA INFORMATIVO CANCRO DO RETO. Centro de Referência Oncologia de Adultos GUIA INFORMATIVO CANCRO DO RETO Centro de Referência Oncologia de Adultos Centro de referência É qualquer serviço, departamento ou unidade de saúde, reconhecido como o expoente mais elevado de competências

Leia mais

EDITOR: Ana Forjaz de Lacerda

EDITOR: Ana Forjaz de Lacerda EDITOR: Ana Forjaz de Lacerda 1ª edição Dezembro 2010 COLABORADORES Ana Forjaz de Lacerda Assistente Hospitalar Graduada, Serviço de Pediatria IPOLFG, EPE Carla Costa Enfermeira Graduada, Serviço de Pediatria

Leia mais

ESTADO NUTRICIONAL E SINTOMAS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM PACIENTES ONCOLÓGICOS EM TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO

ESTADO NUTRICIONAL E SINTOMAS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM PACIENTES ONCOLÓGICOS EM TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO ESTADO NUTRICIONAL E SINTOMAS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM PACIENTES ONCOLÓGICOS EM TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO Dafiny Rodrigues Silva 1, Laís Gomes Lessa Vasconcelos 1, Maria Cecília Costa Moreira Cardoso

Leia mais

Sob o desígnio da competência, credibilidade, inovação, organização e capacidade de trabalho, o Centro de Referência de Oncologia Adultos de Cancro

Sob o desígnio da competência, credibilidade, inovação, organização e capacidade de trabalho, o Centro de Referência de Oncologia Adultos de Cancro Guia de Acolhimento Sob o desígnio da competência, credibilidade, inovação, organização e capacidade de trabalho, o Centro de Referência de Oncologia Adultos de Cancro do Reto tem como objetivo garantir

Leia mais

MARTINS, Ernesto Candeias - Gerontologia & gerontagogia e animação sociocultural em idosos. Lisboa: Cáritas, p. ISBN

MARTINS, Ernesto Candeias - Gerontologia & gerontagogia e animação sociocultural em idosos. Lisboa: Cáritas, p. ISBN Apresentamos o primeiro número da INFOBIB de 2014 onde são descritos os títulos que deram entrada na biblioteca. Lurdes Grilo NOVOS TÍTULOS: CARVALHO, Maria João Leote de - Sistema nacional de acolhimento

Leia mais

Equipa de cuidados domiciliários

Equipa de cuidados domiciliários Enf.ª Aldina Soares História 1998/1999 Criado grupo de trabalho, efectuados os primeiros projectos; 2002 efectuou se uma candidatura à Fundação Calouste Gulbenkian Um projecto de Cuidados Continuados Serviço

Leia mais

Nutrição em Cuidados Paliativos. Nutrição e Alimentação Papel, Significados e Simbolismo. Nutrição - Necessidade básica do ser humano

Nutrição em Cuidados Paliativos. Nutrição e Alimentação Papel, Significados e Simbolismo. Nutrição - Necessidade básica do ser humano Nutrição em Cuidados Paliativos Laura Ribeiro Nutricionista SNA, IPOPFG laura.ribeiro@ipoporto.min-saude.pt Nutrição - Necessidade básica do ser humano Nutrição e Alimentação Papel, Significados e Simbolismo

Leia mais

INQUÉRITO CUIDADOS DE SAÚDE EM ONCOLOGIA: A VISÃO DOS DOENTES

INQUÉRITO CUIDADOS DE SAÚDE EM ONCOLOGIA: A VISÃO DOS DOENTES INQUÉRITO CUIDADOS DE SAÚDE EM ONCOLOGIA: A VISÃO DOS DOENTES SOCIEDADE PORTUGUESA DE ONCOLOGIA Outubro 2017 Contexto O Inquérito Cuidados de Saúde em Oncologia: a visão dos doentes, promovido pela Sociedade

Leia mais

Avaliação da Dor - 5º Sinal Vital:

Avaliação da Dor - 5º Sinal Vital: Avaliação da Dor - 5º Sinal Vital: Um projecto de intervenção-acção Grupo de Trabalho: Fernanda Dantas Raquel Flores Avaliação da Dor: 5º SINAL VITAL Circular Normativa nº 9 da Direcção-Geral da Saúde

Leia mais

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR Unidade Curricular: Curso: OPÇÃO: Problemática da Doença Oncológica Licenciatura em Enfermagem Ano Lectivo 2012-2013 Ano Curricular 2º e 3º Semestre 1º Nº de Ects 3 Equipa Pedagógica: Regente/Coordenador

Leia mais

Europass-Curriculum Vitae

Europass-Curriculum Vitae Europass-Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Frade, Maria de Fátima Graça Data. A partir de 1 de outubro de 2015 Professor Adjunta a tempo integral no Curso de Licenciatura

Leia mais

CONSPIRAÇÃO DO SILÊNCIO

CONSPIRAÇÃO DO SILÊNCIO PEDIDO DE COMO LIDAR Psicóloga Clínica ECCI do Centro de Saúde de Odivelas ACES Odivelas SUMÁRIO O que é? Como se apresenta? Como lidar? Porquê? O QUE É? Pedido para ocultar informação, normalmente relacionada

Leia mais

I Jornadas de Psico-Oncologia da UTAD. A Psico-oncologia em Trás-os-Montes: da realidade presente aos desafios futuros

I Jornadas de Psico-Oncologia da UTAD. A Psico-oncologia em Trás-os-Montes: da realidade presente aos desafios futuros I Jornadas de Psico-Oncologia da UTAD A Psico-oncologia em Trás-os-Montes: da realidade presente aos desafios futuros COMISSÃO ORGANIZADORA Professora Doutora Sónia Remondes Costa (UTAD) Dr. Miguel Barbosa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA HOSPITAL SÃO PAULO DIRETORIA DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA HOSPITAL SÃO PAULO DIRETORIA DE ENFERMAGEM 1 de 1 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Orientar o paciente / familiar o acompanhamento acerca das medidas para prevenção ou minimização dos efeitos tóxicos da quimioterapia antineoplásica. 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes

Leia mais

Tempos máximos de resposta garantidos (TMRG) no acesso a cuidados de saúde no Serviço Nacional de Saúde

Tempos máximos de resposta garantidos (TMRG) no acesso a cuidados de saúde no Serviço Nacional de Saúde Tempos máximos de resposta garantidos (TMRG) no acesso a cuidados de saúde no Serviço Nacional de Saúde Notas técnicas 1 - Cuidados de saúde primários - o acesso dos utentes do SNS aos diversos tipos de

Leia mais

Projectos Nomes das Acções Período de Realização. Dispositivos de Medição e Calibração 04, 05 e

Projectos Nomes das Acções Período de Realização. Dispositivos de Medição e Calibração 04, 05 e Acções de Formação Realizadas até 31 de Dezembro de 2011 Balanço da Actividade Formativa Projectos Nomes das Acções Período de Realização Carga Horária por cada formação Indicadores da Formação Interna

Leia mais

PRÓTESES METÁLICAS AUTOEXPANSÍVEIS NO TRATAMENTO PALIATIVO DA OBSTRUÇÃO GASTRODUODENAL: EXPERIÊNCIA DE UM CENTRO

PRÓTESES METÁLICAS AUTOEXPANSÍVEIS NO TRATAMENTO PALIATIVO DA OBSTRUÇÃO GASTRODUODENAL: EXPERIÊNCIA DE UM CENTRO PRÓTESES METÁLICAS AUTOEXPANSÍVEIS NO TRATAMENTO PALIATIVO DA OBSTRUÇÃO GASTRODUODENAL: EXPERIÊNCIA DE UM CENTRO Oliveira AM; Lourenço L; Branco J; Cardoso M; Anapaz V; Rodrigues C; Carvalho R; Santos

Leia mais

Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos (UDCP-BM)

Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos (UDCP-BM) Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos (UDCP-BM) UDCP BM: Quem somos? Uma Equipa comunitária de suporte em cuidados paliativos, sediada no CHBM/Hospital Nossa Senhora do Rosário, cujo projecto foi

Leia mais

Educação Paciente e Família: Qual a melhor abordagem?

Educação Paciente e Família: Qual a melhor abordagem? Educação Paciente e Família: Qual a melhor abordagem? Lais Navarro Jorge Enfermeira Oncológica - Radioterapia Instituto do Câncer do Estado de São Paulo INTRODUÇÃO Introdução Tratamento do Câncer Cirurgia

Leia mais

N. 8/2017/CNCP/ACSS DATA: CIRCULAR NORMATIVA

N. 8/2017/CNCP/ACSS DATA: CIRCULAR NORMATIVA N. 8/2017/CNCP/ACSS DATA: 19-04-2017 CIRCULAR NORMATIVA PARA: Instituições Hospitalares do SNS, Administrações Regionais de Saúde, IP/Agrupamentos de Centros de Saúde/Unidades Locais de Saúde, EPE ASSUNTO:

Leia mais

APLICAÇÃO DE UM PROGRAMA EDUCATIVO NA CAPACITAÇÃO DO DOENTE ONCOLÓGICO COM DOENÇA AVANÇADA/CUIDADOR PARA A GESTÃO DA DOR EM DOMICÍLIO

APLICAÇÃO DE UM PROGRAMA EDUCATIVO NA CAPACITAÇÃO DO DOENTE ONCOLÓGICO COM DOENÇA AVANÇADA/CUIDADOR PARA A GESTÃO DA DOR EM DOMICÍLIO APLICAÇÃO DE UM PROGRAMA EDUCATIVO NA CAPACITAÇÃO DO DOENTE ONCOLÓGICO COM DOENÇA AVANÇADA/CUIDADOR PARA A GESTÃO DA DOR EM DOMICÍLIO Isabel Correia Prof. Doutor Manuel José Lopes 2016 A dor oncológica

Leia mais

Trabalhando a ansiedade do paciente

Trabalhando a ansiedade do paciente Trabalhando a ansiedade do paciente Juliana Ono Tonaki Psicóloga Hospitalar Título SOFRIMENTO... principal Sofrimento humano como condição à todos; Cada um sente à sua forma e intensidade; Manifestação

Leia mais

Fontes que contribuíram para o estudo do Cancro em Portugal. Breve resenha histórica

Fontes que contribuíram para o estudo do Cancro em Portugal. Breve resenha histórica Breve resenha histórica O estudo do Cancro em Portugal surge com a criação da Comissão encarregada para o estudo do Cancro a 20 de Janeiro de 1904 Esta comissão foi incentivada por Azevedo Neves que tinha

Leia mais

Resumo Curricular Ana Vanessa R. A. Antunes

Resumo Curricular Ana Vanessa R. A. Antunes Resumo Curricular Ana Vanessa R. A. Antunes Data de Nascimento: 16/12/1980, Lisboa, Portugal Email: vantunes@uatlantica.pt Fevereiro.2016 FORMAÇÃO Doutoramento em Saúde Pública, especialidade em Política

Leia mais

Unidade de Hemato-oncologia Pediátrica Hospital Pediátrico Integrado Centro Hospitalar São João. Maria do Bom-Sucesso Coordenadora 1.11.

Unidade de Hemato-oncologia Pediátrica Hospital Pediátrico Integrado Centro Hospitalar São João. Maria do Bom-Sucesso Coordenadora 1.11. Unidade de Hemato-oncologia Pediátrica Hospital Pediátrico Integrado Centro Hospitalar São João Maria do Bom-Sucesso Coordenadora 1.11.14 UHOP O prognóstico dos tumores pediátricos é determinado pela precocidade

Leia mais

O Impacto Psicossocial do Cancro na Família

O Impacto Psicossocial do Cancro na Família O Impacto Psicossocial do Cancro na Família Maria de Jesus Moura Psicóloga Clínica Unidade de Psicologia IPO Lisboa ATÉ MEADOS DO SEC.XIX Cancro=Morte PROGRESSOS DA MEDICINA CURA ALTERAÇÃO DO DIAGNÓSTICO

Leia mais

Abertura Princípios e Filosofia dos Cuidados Paliativos no Sistema de Saúde

Abertura Princípios e Filosofia dos Cuidados Paliativos no Sistema de Saúde 12 Outubro 2011 Hora 09:00 10:45 h Tema Abertura Princípios e Filosofia dos Cuidados Paliativos no Sistema de Saúde Formador 11:00 13:00 h Doença Paliativa, Oncológica e não Oncológica: Abordagem e Gestão

Leia mais

O Toque Terapêutico é uma técnica energética, holística, não invasiva, com fins terapêuticos.

O Toque Terapêutico é uma técnica energética, holística, não invasiva, com fins terapêuticos. Descrição O Toque Terapêutico é uma técnica energética, holística, não invasiva, com fins terapêuticos. É uma técnica de imposição de mãos com raízes milenares em que o terapeuta usa as suas mãos e objectivamente

Leia mais

Necessidades que estiveram na base da implementação da Equipa

Necessidades que estiveram na base da implementação da Equipa Catarina Pazes Necessidades que estiveram na base da implementação da Equipa Aumento da dependência e fragilidade associadas ao envelhecimento; Aumento do número de pessoas com doenças crónicas evolutivas;

Leia mais

CUIDADOS PALIATIVOS INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MÉDICA INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MÉDICA. 2º Curso Actualização em Cuidados Paliativos. 26 e 27 de Novembro 2010

CUIDADOS PALIATIVOS INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MÉDICA INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MÉDICA. 2º Curso Actualização em Cuidados Paliativos. 26 e 27 de Novembro 2010 5. Para qualquer informação adicional, por favor, contacte o Secretariado Tel 218 853 079 TLM 962 184 972 Fax 218 853 464 iem@iem.pt iem.institutoeducacaomedica@gmail.com www.iem.pt A/c de Angela M. Vasconcelos

Leia mais

Fundamento éticos das decisões de fim de vida. António Jácomo/2017

Fundamento éticos das decisões de fim de vida. António Jácomo/2017 Fundamento éticos das decisões de fim de vida António Jácomo/2017 ajacomo@porto.ucp.pt Uma provocação... O quê? Como? De que trata a Ética no final da vida humana? Trata de pensar e refletir sobre as ações

Leia mais

Projeto Humanização: Cuidados Paliativos em Oncologia 2019/2020

Projeto Humanização: Cuidados Paliativos em Oncologia 2019/2020 Projeto Humanização: Cuidados Paliativos em Oncologia 2019/2020 O Projeto É um programa de treinamento em desenvolvimento humano focado em competências socioemocionais para profissionais da saúde. O objetivo

Leia mais

A TECNOLOGIA AO SERVIÇO DA HUMANIZAÇÃO DOS CUIDADOS

A TECNOLOGIA AO SERVIÇO DA HUMANIZAÇÃO DOS CUIDADOS 1ST CHAMPALIMAUD CANCER NURSE CONFERENCE A TECNOLOGIA AO SERVIÇO DA HUMANIZAÇÃO DOS CUIDADOS Fundação Champalimaud Lisboa, Portugal 2 e 3 Junho 2016 Organização - Fundação Champalimaud Alexandra Belchior

Leia mais

Formação Introdutória para Cuidadores em Cuidados Paliativos

Formação Introdutória para Cuidadores em Cuidados Paliativos Cuidadores em Cuidados Paliativos 14 de Abril de 2018 Estrutura Residencial São João Baptista Santa Casa da Misericórdia Mogadouro Fundamentação: A melhoria das condições de vida, o aumento da Esperança

Leia mais

Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo

Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo ENP 0382 Enfermagem no Cuidado à Criança e Adolescente na Experiência de Doença Enfª Ms. Camila A. Borghi camila.borghi@usp.br HISTÓRIA... Década de 60, Inglaterra

Leia mais

GUIA DE ACOLHIMENTO SERVIÇO NEFROLOGIA

GUIA DE ACOLHIMENTO SERVIÇO NEFROLOGIA GUIA DE ACOLHIMENTO SERVIÇO NEFROLOGIA Internamento HOSPITAIS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA PISO 8 CENTRO HOSPITALAR E UNIVERSITÁRIO DE COIMBRA Praceta Prof. Mota Pinto,3000-075 Coimbra; Telefone: 239 400

Leia mais

REDE DE CUIDADOS CONTINUADOS. Unimed Prudente. Dr. Edison Iwao Kuramoto Diretor Administrativo/Financeiro Gestão

REDE DE CUIDADOS CONTINUADOS. Unimed Prudente. Dr. Edison Iwao Kuramoto Diretor Administrativo/Financeiro Gestão REDE DE CUIDADOS CONTINUADOS Unimed Prudente Dr. Edison Iwao Kuramoto Diretor Administrativo/Financeiro Gestão 2017-2020 Cuidado Paliativo Cuidado Paliativo é a competência para cuidar da dor e do sofrimento.

Leia mais

PROJETO HUMANIZAÇÃO: CUIDADOS PALIATIVOS EM ONCOLOGIA

PROJETO HUMANIZAÇÃO: CUIDADOS PALIATIVOS EM ONCOLOGIA PROJETO HUMANIZAÇÃO: CUIDADOS PALIATIVOS EM ONCOLOGIA Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica) 2019 / 2020 O PROJETO É um programa de treinamento em desenvolvimento humano focado em competências

Leia mais

congresso nacional cancro digestivo

congresso nacional cancro digestivo º PROGRAMA provisório congresso nacional cancro digestivo 13 14 OUTUBRO 2017 Hotel São Rafael Atlântico algarve organização agência oficial gicd.pt factorchave.pt 13 Outubro SEXTA-FEIRA programa médico

Leia mais

Nutrição em Cuidados Paliativos Pediátrico

Nutrição em Cuidados Paliativos Pediátrico Nutrição em Cuidados Paliativos Pediátrico PRINCÍPIOS DO CUIDADO PALIATIVO o alívio do sofrimento, a compaixão pelo doente e seus familiares, o controle impecável dos sintomas e da dor, a busca pela autonomia

Leia mais

Personalidades indigitadas para o Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, E.P.E.

Personalidades indigitadas para o Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, E.P.E. Personalidades indigitadas para o Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, E.P.E. (IPO Porto) Deliberação n.º 55/2019, de 29 de maio Autores - Comissão Técnica

Leia mais

A Plataforma Digital do Registo Oncológico Regional Sul Uma Experiência Inovadora

A Plataforma Digital do Registo Oncológico Regional Sul Uma Experiência Inovadora A Plataforma Digital do Registo Oncológico Regional Sul Uma Experiência Inovadora Dr.ª Ana Miranda IPO Lisboa Patrocínio Principal Patrocinadores Globais Portal ROR SUL Ana Miranda DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO

Leia mais

Comfort Keepers Apoio Domiciliário. Cuidamos dos Seus, Cuidamos de Si!

Comfort Keepers Apoio Domiciliário. Cuidamos dos Seus, Cuidamos de Si! Comfort Keepers Apoio Domiciliário Cuidamos dos Seus, Cuidamos de Si! Comfort Keepers Quem Somos A Comfort Keepers é uma rede de empresas de prestação de Serviços de Apoio Domiciliário, com mais de 750

Leia mais

Professor: Júlia Sousa Santos Nunes Titulação: Graduada em Enfermagem (UESB), pós-graduada em Obstetrícia (UESC) e PLANO DE CURSO

Professor: Júlia Sousa Santos Nunes Titulação: Graduada em Enfermagem (UESB), pós-graduada em Obstetrícia (UESC) e PLANO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM R e c o n h e c i d o p e l a P o r t a r i a n º 2 7 0 d e 1 3 / 1 2 / 1 2 D O U N º 2 4 2 d e 1 7 / 1 2 / 1 2 S e ç ã o 1. P á g. 2 0 Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA

Leia mais

Centro Clínico Champalimaud

Centro Clínico Champalimaud Centro Clínico Champalimaud O Centro Clínico Champalimaud (CCC) é uma instituição médica, científica e tecnológica de última geração, onde, a par da prestação integrada e interdisciplinar de cuidados clínicos

Leia mais

Os desafios da oncologia: a sociedade, o sistema, o doente. Gabriela Sousa Oncologia Médica IPO Coimbra

Os desafios da oncologia: a sociedade, o sistema, o doente. Gabriela Sousa Oncologia Médica IPO Coimbra Os desafios da oncologia: a sociedade, o sistema, o doente Gabriela Sousa Oncologia Médica IPO Coimbra Na União Europeia, e tendo como base apenas o envelhecimento da população, é previsto um aumento dos

Leia mais

TOMOTERAPIA E CANCRO DA OROFARINGE CASO CLÍNICO

TOMOTERAPIA E CANCRO DA OROFARINGE CASO CLÍNICO TOMOTERAPIA E CANCRO DA OROFARINGE CASO CLÍNICO Cláudia Sousa¹, Mafalda Cruz¹, David Branco¹, Sara Gonçalves², Leila Khouri³ Gilberto Melo4 ¹Interno de Radioncologia; ²Assistente Hospitalar de Radioncologia;

Leia mais

PARECER Nº 10/ Mesa do Colégio da Especialidade em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica

PARECER Nº 10/ Mesa do Colégio da Especialidade em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica PARECER Nº 10/ 2018 PARA: DIGNÍSSIMA BASTONÁRIA POR INICIATIVA DA MESA DO COLÉGIO DA ESPECIALIDADE DE ENFERMAGEM DE SAÚDE INFANTIL E PEDIÁTRICA ASSUNTO: CÁLCULO DE DOTAÇÕES SEGURAS NOS CUIDADOS DE ENFERMAGEM

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM ONCOLOGIA (2ª EDIÇÃO) CORPO DOCENTE. Epidemiologia do Cancro (2h) Ética e Deontologia em Oncologia (2h)

PÓS-GRADUAÇÃO EM ONCOLOGIA (2ª EDIÇÃO) CORPO DOCENTE. Epidemiologia do Cancro (2h) Ética e Deontologia em Oncologia (2h) PÓS-GRADUAÇÃO EM ONCOLOGIA (2ª EDIÇÃO) CORPO DOCENTE Epidemiologia do Cancro (2h) Profª. Doutora Maria José Bento Diretora do Serviço de Epidemiologia do Instituto Português de Oncologia do Porto; Responsável

Leia mais

REGULAMENTO EQUIPA INTRA-HOSPITALAR DE SUPORTE EM CUIDADOS PALIATIVOS

REGULAMENTO EQUIPA INTRA-HOSPITALAR DE SUPORTE EM CUIDADOS PALIATIVOS Pág. 1 / 6 PREÂMBULO A Organização Mundial de Saúde (OMS) define cuidados paliativos como os cuidados que visam melhorar a qualidade de vida dos doentes e suas famílias, que enfrentam problemas decorrentes

Leia mais

Padrões de tratamento e outcomes clínicos de cancro da mama

Padrões de tratamento e outcomes clínicos de cancro da mama Padrões de tratamento e outcomes clínicos de cancro da mama Jornadas do Registo Oncológico Regional do Sul 2015 Grupo de Estudos em Cancro da Mama Centro Hospitalar de Lisboa Norte Fundação Champalimaud

Leia mais

Maria Luiza Kent-Smith do Amaral

Maria Luiza Kent-Smith do Amaral Maria Luiza Kent-Smith do Amaral Professora Auxiliar (Exclusividade) Formação Pré-Graduada Licenciatura (equivalência) em Ciências da Nutrição pela Universidade do Porto (1987). Formação Pós-Graduada Mestrado

Leia mais

Sarcomas de partes moles do adulto Estudo Populacional/Institucional Regiões do Alentejo e Algarve

Sarcomas de partes moles do adulto Estudo Populacional/Institucional Regiões do Alentejo e Algarve Sarcomas de partes moles do adulto Estudo Populacional/Institucional Regiões do Alentejo e Algarve Jornadas do ROR Sul Teresa Alexandre Oncologia Médica IPO Lisboa 17 Fevereiro 2016 Introdução Sarcomas

Leia mais

PLANO DE CURSO. CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

PLANO DE CURSO. CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA Código: ENF- 218 Pré-requisito: Nenhum Período Letivo:

Leia mais

congresso nacional cancro digestivo

congresso nacional cancro digestivo º PROGRAMA provisório congresso nacional cancro digestivo 13 14 OUTUBRO 2017 Hotel São Rafael Atlântico algarve organização agência oficial gicd.pt factorchave.pt 13 Outubro SEXTA-FEIRA programa médico

Leia mais

5º Congresso Nacional de Enfermagem Oncológica. A DOENÇA E O CUIDAR EM ONCOLOGIA - OPINIÕES, REALIDADES E PERSPECTIVAS 25 de Novembro Quinta-feira

5º Congresso Nacional de Enfermagem Oncológica. A DOENÇA E O CUIDAR EM ONCOLOGIA - OPINIÕES, REALIDADES E PERSPECTIVAS 25 de Novembro Quinta-feira 5º Congresso Nacional de Enfermagem Oncológica VIANA DO CASTELO 25, 26 e 27 de NOVEMBRO de 2004 Local: INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO PROGRAMA A DOENÇA E O CUIDAR EM ONCOLOGIA - OPINIÕES, REALIDADES

Leia mais

PROPOSTA PARA CÁLCULO DE DOTAÇÕES DE ENFERMAGEM PARA CUIDADOS DIFERENCIADOS EM CONTEXTOS PEDIÁTRICOS

PROPOSTA PARA CÁLCULO DE DOTAÇÕES DE ENFERMAGEM PARA CUIDADOS DIFERENCIADOS EM CONTEXTOS PEDIÁTRICOS PROPOSTA PARA CÁLCULO DE DOTAÇÕES DE ENFERMAGEM PARA CUIDADOS DIFERENCIADOS EM CONTEXTOS PEDIÁTRICOS Não está demonstrado que exista um modelo para determinação de dotações de Enfermagem que considere

Leia mais

Cuidados Paliativos e Decisões no Paciente Oncológico Terminal

Cuidados Paliativos e Decisões no Paciente Oncológico Terminal Cuidados Paliativos e Decisões no Paciente Oncológico Terminal Curso de atualização 2013 Ilka Lopes Santoro Disciplina de Pneumologia Unifesp - EPM Objetivos Definições e Princípios Ações Controle da dor

Leia mais

Atuação do Psicólogo na Radioterapia. Psicóloga: Alyne Lopes Braghetto

Atuação do Psicólogo na Radioterapia. Psicóloga: Alyne Lopes Braghetto Atuação do Psicólogo na Radioterapia Psicóloga: Alyne Lopes Braghetto Hospital Israelita Albert Einstein 650 leitos História Década de 50: nascimento da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert

Leia mais

LISTA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS APROVADOS

LISTA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS APROVADOS LISTA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS APROVADOS BANNERS CÓDIGO TÍTULO HORÁRIO 100 CUIDADOS DE ENFERMAGEM NO MANUSEIO DO CATETER TOTALMENTE IMPLANTADO EM CRIANÇAS EM TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO 101 RODA DO CUIDAR:

Leia mais

Prof.Dr.Franklin Santana Santos

Prof.Dr.Franklin Santana Santos Prof.Dr.Franklin Santana Santos Conflito de interesse O autor declara não haver conflito de interesse nessa palestra QUALIDADE NO MORRER EM 40 PAÍSES The Economist, 2010 Texto new england Indicação de

Leia mais

Recomendações para tratamento médico intensivo em doentes oncológicos. Grupo de Trabalho SPO

Recomendações para tratamento médico intensivo em doentes oncológicos. Grupo de Trabalho SPO Recomendações para tratamento médico intensivo em doentes oncológicos Grupo de Trabalho SPO Recomendações para tratamento médico intensivo em doentes oncológicos Constituído por: Dr. Rui Miguel Martins

Leia mais

Potencialidades da Plataforma ROR-Sul

Potencialidades da Plataforma ROR-Sul Potencialidades da Plataforma ROR-Sul Registo Oncológico Regional do Sul (ROR Sul) I Importância dos registos de cancro II Funcionalidades do portal ROR-Sul III Indicadores nacionais, regionais e Institucionais

Leia mais

A PREVENÇÃO faz a diferença

A PREVENÇÃO faz a diferença O cancro do cólon e reto é um dos cancros mais comuns a nível mundial. A maioria está associada à idade avançada e a fatores dietéticos/ambientais e só uma pequena percentagem está associada a fatores

Leia mais

A TECNOLOGIA AO SERVIÇO DA HUMANIZAÇÃO DOS CUIDADOS

A TECNOLOGIA AO SERVIÇO DA HUMANIZAÇÃO DOS CUIDADOS 1ST CHAMPALIMAUD CANCER NURSE CONFERENCE A TECNOLOGIA AO SERVIÇO DA HUMANIZAÇÃO DOS CUIDADOS Fundação Champalimaud Lisboa, Portugal 2 e 3 Junho 2016 Organização - Fundação Champalimaud Alexandra Belchior

Leia mais

Caso Clínico - Tumores Joana Bento Rodrigues

Caso Clínico - Tumores Joana Bento Rodrigues Hospitais da Universidade de Coimbra Serviço de Ortopedia Diretor: Prof. Doutor Fernando Fonseca Caso Clínico - Tumores Joana Bento Rodrigues História Clínica PRGP Sexo feminino 23 anos Empregada de escritório

Leia mais

Qualidade no Atendimento Nutricional do Paciente Oncológico. Nutricionista Fernanda Pires CRN 13358

Qualidade no Atendimento Nutricional do Paciente Oncológico. Nutricionista Fernanda Pires CRN 13358 Nutricional do Paciente Oncológico Nutricionista Fernanda Pires CRN 13358 O conceito de que a qualidade é importante surge em 1970, com o renascimento da indústria japonesa que, seguindo os preceitos do

Leia mais

Cuidados Paliativos. Centro de Saúde de Nisa Dra. Vânia Cunha

Cuidados Paliativos. Centro de Saúde de Nisa Dra. Vânia Cunha Cuidados Paliativos Centro de Saúde de Nisa Dra. Vânia Cunha E-mail: vabcunha@gmail.com O que são cuidados paliativos? Cuidados activos, coordenados e globais, prestados por unidades e equipas específicas,

Leia mais

Dimensão Focalização no Utente

Dimensão Focalização no Utente 1. Consentimento informado 1.1 1.2 1.3 Tem formalmente aprovada uma política de obtenção de consentimento informado e esclarecido para atos clínicos Os registos do consentimento informado e esclarecido

Leia mais

Congresso Nacional CUIDADOS PALIATIVOS. Programa Preliminar #APCP18. Congresso do IPO-Porto outubro 2018 PREPARAR O FUTURO, NOVAS SOLUÇÕES

Congresso Nacional CUIDADOS PALIATIVOS. Programa Preliminar #APCP18. Congresso do IPO-Porto outubro 2018 PREPARAR O FUTURO, NOVAS SOLUÇÕES IX CUIDADOS PALIATIVOS Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, Porto 25-27 outubro 2018 #APCP18 Congresso Nacional 8º Congresso do IPO-Porto PREPARAR O FUTURO, NOVAS SOLUÇÕES Imagem: Ad Médic Programa

Leia mais

CURSO DE CUIDADOS PALIATIVOS Formação Intermédia Nível B1

CURSO DE CUIDADOS PALIATIVOS Formação Intermédia Nível B1 CURSO DE CUIDADOS PALIATIVOS Formação Intermédia Nível B1 Promotores e organização: ARS, Instituições de Ensino Superior e Comissão Nacional de Cuidados Paliativos Destinatários preferenciais: Profissionais

Leia mais

DISFUNÇÃO SEXUAL EM MULHERES COM CANCRO DA MAMA

DISFUNÇÃO SEXUAL EM MULHERES COM CANCRO DA MAMA DISFUNÇÃO SEXUAL EM MULHERES COM CANCRO DA MAMA A. Miranda, F. Alves da Costa, S. Braga, L. Monteiro, M. C. Ribeiro, A. Moreira, E. Pimentel e F. Francisco Relevância do estudo Cancro da mama: > 1 milhão

Leia mais

1 de Junho, Quinta-feira. 2 de Junho, Sexta-feira

1 de Junho, Quinta-feira. 2 de Junho, Sexta-feira 1 de Junho, Quinta-feira 17:00 20:00 3h Melhor prática na Ostomia Respiratória Sala A 17:00 20:00 3h Seroma da Mama: como intervir, a melhor prática Sala B 20:00 22:00 2h Welcome Drink 2 de Junho, Sexta-feira

Leia mais

PROGRAMA de FORMAÇÃO CONTÍNUA em CUIDADOS CONTINUADOS e PALIATIVOS 2015

PROGRAMA de FORMAÇÃO CONTÍNUA em CUIDADOS CONTINUADOS e PALIATIVOS 2015 PROGRAMA de FORMAÇÃO CONTÍNUA em CUIDADOS CONTINUADOS e PALIATIVOS 2015 Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos do Hospital da Luz Justificação, Finalidade e Objectivos: Os Cuidados Paliativos assumem-se

Leia mais

MANUAL DE ACOLHIMENTO

MANUAL DE ACOLHIMENTO Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E.P.E. Esperamos que este guia lhe tenha sido útil. Toda a equipa lhe deseja uma boa recuperação. Instituto Português de Oncologia de Lisboa

Leia mais

INQUÉRITO SOBRE AS NECESSIDADES NÃO SATISFEITAS DOS DOENTES DIAGNOSTICADOS COM CANCRO DO ESÓFAGO OU CANCRO DO ESTÔMAGO

INQUÉRITO SOBRE AS NECESSIDADES NÃO SATISFEITAS DOS DOENTES DIAGNOSTICADOS COM CANCRO DO ESÓFAGO OU CANCRO DO ESTÔMAGO INQUÉRITO SOBRE AS NECESSIDADES NÃO SATISFEITAS DOS DOENTES DIAGNOSTICADOS COM CANCRO DO ESÓFAGO OU CANCRO DO ESTÔMAGO Estou a escrever-lhe do nome da EuropaColon, uma organização sem fins lucrativos representada

Leia mais

Enquadramento. Considerando que,

Enquadramento. Considerando que, Considerando que, Enquadramento De acordo com o previsto na alínea d) do n.º 1 do artigo 42º do Estatuto da Ordem dos Enfermeiros, aprovado pelo Decreto Lei n.º 104/98 de 21 de Abril, alterado e republicado

Leia mais

Avaliação e Monitorização do Paciente em Cuidados Paliativos

Avaliação e Monitorização do Paciente em Cuidados Paliativos Definição Esta política descreve as ações a serem realizadas para a identificação, avaliação e cuidados de pessoas portadoras de doenças que ameacem a continuidade da vida. Os cuidados paliativos definem-se

Leia mais

QUESTIONÁRIO. Sou Enfermeira, presentemente a realizar o Mestrado em Ciências da dor na

QUESTIONÁRIO. Sou Enfermeira, presentemente a realizar o Mestrado em Ciências da dor na QUESTIONÁRIO Exmo. (a) Sr. Enfermeiro (a): Sou Enfermeira, presentemente a realizar o Mestrado em Ciências da dor na Faculdade de Medicina de Lisboa da Universidade de Lisboa. Com este questionário pretendo

Leia mais

PLANO DE CURSO. CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

PLANO DE CURSO. CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA Código: ENF- 218 Pré-requisito: Nenhum Período Letivo:

Leia mais