PRÁTICAS RECOMENDADAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRÁTICAS RECOMENDADAS"

Transcrição

1 PRÁTICAS RECOMENDADAS Systems Management

2 As unidades básicas da segurança de endpoints Nos últimos anos, fazer mais com menos tornou-se um mantra nos negócios, mas para os profissionais de TI não se trata de uma novidade. As empresas sempre buscaram obter o máximo de benefícios dos recursos de TI com o menor custo possível. Atualmente, o verdadeiro desafio para os profissionais de TI é acompanhar a complexidade considerando os recursos limitados. O relatório Global State of Information Security (Estado global da segurança de informações) de 2012 da PriceWaterhouseCoopers descobriu que organizações de todos os portes estão se esforçando para acompanhar um cenário de ameaças que evolui continuamente, e ainda manter o domínio sobre uma diversidade sempre crescente de dispositivos, software, aplicativos, hardware e perfis de usuários. A Pesquisa de Riscos de TI Globais 2012 da Kaspersky Lab mostra um cenário de segurança cada vez mais caótico, em que mais de 40% das empresas não se sentem preparadas para as ameaças que as cercam. Mas isso não é surpresa: a Kaspersky Lab rastreia uma média de ameaças exclusivas todos os dias. 58% dos usuários pesquisados disseram que sua segurança de TI tinha menos recursos que os necessários em pelo menos uma área, considerando equipe, sistemas ou conhecimento.

3 Variedades demais Também não estamos mais falando apenas de ameaças externas. A maior diversidade de plataformas, dispositivos, softwares e aplicativos está tornando mais difícil a vida dos gerentes de TI, gerando complexidade e exaurindo recursos: Vários dispositivos Soluções de vários fornecedores Vários consoles de gerenciamento Imagens de vários sistemas operacionais Vários dispositivos em rede Várias políticas A complexidade abala a segurança, a eficiência e o crescimento. Ela cria espaço para erros e limita sua capacidade de gerenciar mudanças. Os profissionais de TI estão bastante cientes dos desafios envolvidos. Mas o que é possível fazer para atenuá-los sem restringir as necessidades do usuário final ou sobrecarregar os recursos, já tão extenuados? O gerenciamento eficiente dos sistemas pode ser suficiente para dar suporte às práticas recomendadas que otimizam os recursos de TI, impondo uma conduta de segurança mista, capaz de lidar com um panorama de ameaças em constante evolução. Os demorados processos manuais e a falta de visibilidade da rede são apenas dois dos maiores desafios enfrentados atualmente pelos gerentes de TI. Do gerenciamento de licenças à instalação de software, passando pela verificação automatizada de vulnerabilidades e o gerenciamento avançado de correções, a criação/implementação de imagens do sistema operacional e o controle de acesso à rede, cada hora economizada na manutenção e no monitoramento do dia a dia pode ser utilizada desenvolvendo novas ideias ou dando apoio a novas iniciativas comerciais. Veja como fazer isso. Centralizar, automatizar, controlar Estas são algumas etapas fundamentais que qualquer empresa pode adotar para garantir o desempenho ideal da TI, reduzir custos, melhorar os níveis de serviço e aumentar a agilidade: Padronizar a estratégia de uso de desktops/laptops e manter o mínimo de imagens. Gerenciar as definições e configurações de PCs, laptops e dispositivos inteligentes em um local centralizado. Implementar e manter ferramentas abrangentes de segurança. Automatizar a distribuição de software, o gerenciamento de correções, a verificação de vulnerabilidades e outras tarefas de rotina. Otimizar os orçamentos e o uso de software e hardware. Implementar um Controle de Admissão na Rede (NAC) eficiente e fácil de gerenciar. A automatização das principais tarefas rotineiras da segurança à solução de problemas permite que os administradores de TI passem de uma abordagem de emergência para uma abordagem estratégica, na qual as necessidades do negócio estão alinhadas e têm o suporte das políticas de TI. A automação pode ajudar a reduzir os erros, muitas vezes, associados à execução de processos manuais em sistemas complexos.

4 Controle e implementação eficientes de imagens/provisionamento Todos os anos, você implementa novos hardwares e aplicativos, e sempre faz upgrades de software e sistemas operacionais, aplica correções e atualizações. Isso é demorado, caro e torna-se mais complexo conforme crescem os inventários. A preparação e o gerenciamento de uma Golden Image uma imagem mestra totalmente otimizada (ou clone) da área de trabalho completa economiza tempo e recursos significativos. Essa configuração perfeita do sistema é armazenada em um inventário específico em sua rede, pronta para ser distribuída quando e onde for necessário. Para empresas que pretendem migrar para um novo sistema operacional, o controle de imagens/provisionamento, o inventário e a implementação podem ser automatizados. A grande vantagem disso é que os administradores podem distribuir um novo sistema operacional fora do horário de expediente, usando a tecnologia BootOnLAN mais tempo economizado e menos transtornos. A implementação eficiente de imagens/provisionamento garante que os sistemas operacionais sejam implementados com configurações de segurança ideais, mas não se esqueça de garantir a segurança das próprias imagens é altamente recomendável proteger e controlar o acesso a todas as imagens. Isso deve incluir: Senhas fortes. Proteção de certificados de autenticação de clientes. Controles de acesso para proteger o computador de referência usado para capturar o sistema operacional que você está usando para a golden image. Isso evita que softwares maliciosos sejam incluídos inadvertidamente na imagem. Certifique-se de que a imagem seja armazenada em um destino seguro, de forma que não possa ser comprometida. Mantenha correções e atualizações de segurança no sistema de referência, garantindo que todos os sistemas recém-distribuídos sejam protegidos de maneira ideal. Caso sua empresa esteja considerando uma migração para o Windows 8, o gerenciamento eficiente de imagens/provisionamento permitirá padronizar o sistema operacional usado em todos os dispositivos de sua rede. Escolha uma solução que possibilite a automatização e o gerenciamento centralizado de imagens. Acrescente mais um nível de conveniência, optando por uma solução que salve automaticamente os dados do usuário final.

5 Instalação e implementação de software Upgrades de software. Novos softwares. Novas versões de softwares atualmente em uso. Não é possível fazer o upgrade manual de todas as máquinas em sua empresa; você não teria tempo para fazer mais nada. A implementação de software pode ser automatizada e otimizada para garantir o mínimo impacto sobre sua rede, tornando-a totalmente transparente para os usuários finais por meio da tecnologia de implementação silenciosa. Algumas dicas: Mantenha suas opções de implementação em aberto: além dos pacotes MSI padrão, escolha uma solução que dê suporte a outros tipos de arquivos executáveis, como exe, bat ou cmd. Seja flexível com a implementação: opções que permitam implementações por demanda e programadas lhe darão mais flexibilidade. As implementações programadas são especialmente úteis em situações que envolvem pacotes grandes. Basta implementar após o expediente, quando os transtornos à rede serão mínimos. Modificação do pacote de instalação: Essa funcionalidade oferece ainda mais flexibilidade, possibilitando a definição de parâmetros de instalação para garantir a compatibilidade com suas políticas. Gerenciamento de tráfego e instalação remota: se você dá suporte a escritórios remotos, escolha uma solução que permita um melhor gerenciamento do tráfego, atribuindo o status de agente de atualização a uma estação de trabalho selecionada. Os pacotes de instalação serão baixados primeiro por essa máquina, antes de serem distribuídos para outras estações de trabalho locais, minimizando a carga sobre a rede e reduzindo significativamente o uso de conexão com a Internet. É possível reduzir ainda mais essa carga usando a tecnologia de transmissão Multicast, que permite transmissões um-para-muitos ou muitos-para-muitos. Solução remota de problemas: o fim das chamadas telefônicas frustrantes com os usuários finais a solução remota de problemas economiza tempo e esforço, permitindo resolver problemas de forma rápida e direta. A implementação e os upgrades de software são um fato trivial na vida dos administradores de TI. Com sua automatização e otimização, você pode garantir que as orientações das práticas recomendadas sejam a configuração padrão. Em cenários com vários sites ou vários sistemas, os controles de implementação de software podem ajudar a reduzir a complexidade e os erros associados à repetição de processos manuais.

6 Gerenciamento e controle eficiente de licenças A capacidade de gerenciar e controlar licenças de software em toda a empresa oferece aos profissionais de TI um dos ganhos mais fáceis em relação à redução de custos. Além de possibilitar a redução de custos por meio da eliminação dos gastos excessivos com softwares desnecessários, o controle eficiente das licenças dá suporte a uma estratégia de segurança mais efetiva: quando você sabe exatamente quem está executando qual software em sua rede, é mais fácil aplicar suas políticas. As práticas recomendadas em gerenciamento de licenças de software/hardware exigem que você tenha visibilidade completa de cada unidade de software e hardware em execução em sua rede. A tecnologia de descoberta automática de dispositivos reforça isso, ajudando a garantir que todas as suas obrigações de licenciamento sejam observadas. Veja algumas outras etapas que você pode adotar: Inventário de software: automatize a compilação de um inventário de todos os softwares usados em sua rede e tenha visibilidade e controle completos. Essa lista permite que os administradores controlem o uso, informem os usuários finais de que estão executando softwares proibidos/não licenciados e, se necessário, bloqueiem o uso de aplicativos indesejados. Planejamento de licenças: assim que tiver um inventário ativo, será mais fácil controlar o uso de licenças de acordo com requisitos departamentais. Por exemplo, você pode descobrir que usuários do departamento contábil têm licenças desnecessárias de softwares de produtividade do escritório. Essas licenças podem ser reimplementadas, ou você pode reduzir custos eliminando-as. Uma imagem clara das licenças em uso em sua empresa também tornará possível garantir que elas sejam mantidas atualizadas. Também é possível rastrear violações automaticamente. Inventário de hardware e rastreamento de dispositivos: assim como acontece com o software, um inventário de hardware oferece uma visão completa de todos os dispositivos em uso na rede. Automatize a descoberta e a notificação sobre novos hardwares para manter-se atualizado, monitorando as alterações e transferindo dispositivos não utilizados para o arquivo morto. Relatórios: relatórios centralizados fornecem informações abrangentes sobre cada unidade de software e hardware usada em sua rede, juntamente com um histórico de uso. As percepções compiladas nos relatórios permitirão controlar o uso entre os grupos, em qualquer nível. O controle de licenças pode consumir muito tempo, sendo, muitas vezes, uma tarefa complexa. Sua automatização, além de liberar seu tempo, também garante que sua empresa adote algumas práticas recomendadas importantes, como: conformidade, gerenciamento de software e hardware com bom custo-benefício e visibilidade abrangente do que está acontecendo na rede. Pouco esforço, grande recompensa. O que você está esperando?

7 Verificação avançada de vulnerabilidades e gerenciamento de correções Gerenciar e administrar atualizações de software, além de monitorar continuamente possíveis vulnerabilidades, são algumas das tarefas mais importantes, desafiadoras e que utilizam mais recursos em qualquer departamento de TI. Em face de um ambiente de ameaças em evolução constante, no qual criminosos varrem os sistemas repetidamente em busca de sinais de pontos fracos, é fundamental que os administradores de TI possam localizar e corrigir as lacunas na segurança antes que elas sejam exploradas. A verificação de vulnerabilidades cuida dessa tarefa para você: ela verifica os dispositivos e o software em sua rede de maneira muito semelhante ao que um criminoso faria, procurando pontos fracos que possam ser explorados. Depois de localizados, o gerenciamento de correções pode fechar essas lacunas, instalando as atualizações necessárias ou um software de reparo em todas as máquinas da rede. A verificação de vulnerabilidades, implementada em conjunto com uma estratégia eficiente de gerenciamento de correções, pode ajudá-lo a ficar um passo à frente dos hackers. Veja como: Mantenha-se atualizado: softwares desatualizados criam pontos fracos em toda a empresa, quer eles estejam nos servidores ou nos endpoints. Verificações de vulnerabilidades programadas, regulares e automatizadas o manterão informado dos prontos fracos, possibilitando automatizar a implementação de patches e correções. Automatize: o gerenciamento eficiente de correções melhora a confiabilidade e a eficiência de TI. Com a automatização da implementação de atualizações de software e das tarefas administrativas envolvidas, você pode minimizar o tempo de inatividade associado a implementação de correções, auditoria e reversão. Volte o relógio: nem sempre as atualizações/instalações são isentas de problemas. Às vezes, as correções podem causar instabilidades ou serem incompatíveis com outros softwares ou drivers em suas máquinas. Escolha uma solução com imagens/provisionamento integrados, pois será sempre fácil reverter para um sistema otimizado que funcione corretamente. Obtenha visibilidade completa: com a automatização da verificação, você terá visibilidade completa do estado atual das correções e atualizações de todas as máquinas. Priorize: a comparação dos resultados de suas verificações com diversos bancos de dados de vulnerabilidades ajudará a compreender os riscos associados a qualquer vulnerabilidade. Com base nessa percepção, você poderá priorizar as correções, distribuindo as menos urgentes após o expediente e dividindo a carga sobre a rede. Relatórios: informações precisas, atualizadas e detalhadas são uma parte fundamental de qualquer estratégia de gerenciamento de segurança e de riscos. Ao gerar relatórios de suas verificações, você acrescenta outra camada de percepções, que permite examinar e relatar possíveis pontos fracos, indicando e rastreando alterações e também fornecendo ideias detalhadas sobre o status de correção de cada dispositivo e sistema em sua rede. Ataques direcionados, ameaças persistentes avançadas, ataques automatizados e vulnerabilidades de dia zero reduzem o espaço de tempo entre a descoberta da vulnerabilidade e a criação de uma exploração. Com a automatização e a programação de verificações periódicas e implementações de correções, os administradores de TI podem simplificar esses processos sem comprometer sua eficiência.

8 Controle de Admissão na Rede (NAC) Você tem controle sobre as imagens/o provisionamento, controles eficientes de licenciamento em vigor, instalação automatizada de software, verificação avançada e controles de gerenciamento de correções funcionando. Agora, é hora de aplicar níveis semelhantes de percepção e controle à sua rede e aos dispositivos e máquinas conectados a ela. O Controle de Admissão na Rede (NAC) permite que os administradores de TI imponham políticas de segurança recusando ou limitando o acesso à rede com base na conformidade do dispositivo com essas políticas. Essencialmente, com o NAC, os administradores de TI podem definir os termos sob os quais qualquer pessoa pode usar a rede, inclusive dispositivos convidados. Para organizações que apoiam iniciativas BYOD ou uma equipe de trabalho com mobilidade crescente, o NAC garante que todos os dispositivos dos laptops e PCs aos smartphones executem versões atualizadas seguras dos aplicativos e softwares especificados. O NAC dá suporte a estratégias e políticas de segurança existentes, impondo práticas recomendadas, como: Impedir que dispositivos não autorizados acessem a rede. Detectar e identificar novos dispositivos conectados à rede. Forçar todos os dispositivos, inclusive sistemas convidados, a atender requisitos de segurança especificados. Detectar e corrigir vulnerabilidades de endpoints. Perceber e gerar relatórios de conformidade com suas políticas de segurança. Antes de implementar o NAC, é importante ter uma visão clara do que você deseja por exemplo, talvez permitir o uso da Internet por convidados em uma área comunitária de suas instalações, mas bloquear o acesso às redes internas. Você provavelmente quer garantir que todos os laptops de convidados estejam livres de malware e tenham um determinado nível de segurança em vigor. Veja aqui algumas perguntas que você deve estar se fazendo: Quem tem permissão para conectar-se à rede? Quais serviços e recursos as pessoas têm permissão para acessar? Quando esse acesso deve ser concedido? As pessoas têm permissão para conectar-se de quais locais? Determinados tipos de grupos de usuários devem ser limitados a determinados tipos de recursos ou ter o acesso restrito a determinados horários? A descoberta automática de dispositivos é um componente fundamental de um NAC eficiente. Ela pode diferenciar entre dispositivos da empresa e convidados, e aplicar políticas e regras de acesso de forma correspondente. Economize tempo e trabalho automatizando o acesso. Assim, você pode criar uma política de acesso uma vez, mas aplicá-la a todos os dispositivos. É possível aplicar uma camada adicional de segurança a dispositivos convidados por meio de um Portal cativo. Ele garante automaticamente que todos os dispositivos convidados sejam direcionados para um portal específico. Os convidados recebem um login e uma senha e, depois de autenticados, podem acessar a Internet e, se houver permissão, alguns recursos pré-especificados da empresa.

9 Eficiência por meio da configuração e do gerenciamento de correções centralizados Conforme os profissionais de TI se debatem para fazer mais com recursos e orçamentos reduzidos, existe o perigo de se perder a visibilidade e o controle totais das redes corporativas, pois os administradores são forçados a concentrar-se em problemas urgentes, frequentemente em detrimento de tarefas triviais, mas essenciais. Com a centralização e a automatização de muitas tarefas básicas de configuração e gerenciamento, os administradores de TI podem economizar seu tempo e dinheiro. O gerenciamento eficiente dos sistemas, baseado na configuração centralizada e em ferramentas de gerenciamento de correções, dá suporte a muitas das práticas recomendadas que otimizam os recursos de TI, impondo as políticas específicas de sua empresa. SOBRE A KASPERSKY LAB As organizações precisam de tecnologias inteligentes de segurança para proteger seus dados. E também de ferramentas de eficiência de TI intuitivas e descomplicadas. Os funcionários da Kaspersky Lab estão determinados a atender a essas necessidades dos mais de 300 milhões de sistemas que protegem, além dos novos sistemas que são acrescentados por dia a esses números. O Gerenciamento de Sistemas Kaspersky é um componente do Kaspersky Endpoint Security for Business. Combinando um premiado antimalware, ferramentas de imposição de políticas de TI, gerenciamento centralizado e proteção assistida em nuvem, os produtos de segurança para empresas da Kaspersky Lab são a opção correta para a sua organização. Converse com seu revendedor de segurança sobre como o Kaspersky pode proporcionar uma configuração segura para suas redes, os dispositivos executados nela e muito mais!

10 Kaspersky Lab ZAO, Brasil Tudo sobre segurança de Internet: Encontre um parceiro perto de você: Kaspersky Lab ZAO. Todos os direitos reservados. As marcas registradas e marcas de serviço são propriedade de seus respectivos proprietários. Mac e Mac OS são marcas registradas da Apple Inc. Cisco é marca registrada ou marca comercial da Cisco Systems, Inc. e/ou de suas afiliadas nos EUA e em alguns outros países. IBM, Lotus, Notes e Domino são marcas comerciais da International Business Machines Corporation, registradas em diversas jurisdições em todo o mundo. Linux é marca registrada da Linus Torvalds nos EUA e em outros países. Microsoft, Windows, Windows Server e Forefront são marcas registradas da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e em outros países. Android é marca comercial do Google, Inc.A marca comercial BlackBerry é de propriedade da Research In Motion Limited; ela está registrada nos Estados Unidos e pode ter registro pendente ou estar registrada em outros países.

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II Aula 26 http://www.ic.uff.br/~bianca/engsoft2/ Aula 26-21/07/2006 1 Ementa Processos de desenvolvimento de software Estratégias e técnicas de teste de software Métricas para software

Leia mais

Como utilizar a tecnologia a favor da sua central de atendimento

Como utilizar a tecnologia a favor da sua central de atendimento Como utilizar a tecnologia a favor da sua central de atendimento Conheça algumas tecnologias que podem melhorar a sua central de atendimento. URA: Como utilizar a tecnologia a favor da sua central de atendimento

Leia mais

LAVANDERIAS COMERCIAIS. Controles Quantum

LAVANDERIAS COMERCIAIS. Controles Quantum LAVANDERIAS COMERCIAIS Controles Quantum RELATÓRIOS DE LOJA E DE RECEITAS O Quantum Gold monitora o seu equipamento para fornecer relatórios detalhados. Ao fornecer uma visão abrangente das especificações

Leia mais

Inteligência de negócios do laboratório DESCUBRA INFORMAÇÕES ÚTEIS DE DADOS OPERACIONAIS DO LABORATÓRIO

Inteligência de negócios do laboratório DESCUBRA INFORMAÇÕES ÚTEIS DE DADOS OPERACIONAIS DO LABORATÓRIO Inteligência de negócios do laboratório DESCUBRA INFORMAÇÕES ÚTEIS DE DADOS OPERACIONAIS DO LABORATÓRIO INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS DO LABORATÓRIO AS DECISÕES SOBRE O LABORATÓRIO COMEÇAM COM A INTELIGÊNCIA

Leia mais

Para usar com Impressoras multifuncionais (MFPs) ativadas para a Tecnologia Xerox ConnectKey

Para usar com Impressoras multifuncionais (MFPs) ativadas para a Tecnologia Xerox ConnectKey Aplicativo Xerox App Gallery Guia de Utilização Rápida 702P03997 Para usar com Impressoras multifuncionais (MFPs) ativadas para a Tecnologia Xerox ConnectKey Use o Aplicativo Xerox App Gallery para localizar

Leia mais

Veeam Endpoint Backup FREE

Veeam Endpoint Backup FREE CONSULTORIA INFORMÁTICA DOWNLOAD GRATUITO Veeam Endpoint Backup FREE Visão Global do Produto Veeam Endpoint Backup FREE 1 Veeam Endpoint Backup está preparado para proteger a sua empresa. O Veeam Endpoint

Leia mais

Virtualização: Para vencer a complexidade da TI ABERDEEN GROUP

Virtualização: Para vencer a complexidade da TI ABERDEEN GROUP Virtualização: Para vencer a complexidade da TI ABERDEEN GROUP 1 A luta da TI é real Lutar faz parte da vida. Todos os dias, tanto em nossa vida pessoal quanto profissional, lutamos para fazer nosso melhor,

Leia mais

Atualização Licenciamento Windows Server 2003

Atualização Licenciamento Windows Server 2003 Atualização Licenciamento Windows Server 2003 Visão geral Tipos de Licenciamento Modelo de licenciamento do Windows Server 2003 Ativação do Produto Licenciamento Corporativo Tipos de Licenciamento Versão

Leia mais

Deswik.Sched. Sequenciamento por Gráfico de Gantt

Deswik.Sched. Sequenciamento por Gráfico de Gantt Deswik.Sched Sequenciamento por Gráfico de Gantt SOLUÇÕES EM SEQUENCIAMENTO DE LAVRA QUE NOS DIFERENCIAM Uma abordagem dinâmica e moderna para o sequenciamento de lavra Desde gráficos de Gantt interativos

Leia mais

Modelagem De Sistemas

Modelagem De Sistemas Modelagem De Sistemas UNIP Tatuapé - SP Aplicações em Linguagem de Programação Prof.Marcelo Nogueira Uma empresa de software de sucesso é aquela que consistentemente produz software de qualidade que vai

Leia mais

,QVWDODomR. Dê um duplo clique para abrir o Meu Computador. Dê um duplo clique para abrir o Painel de Controle. Para Adicionar ou Remover programas

,QVWDODomR. Dê um duplo clique para abrir o Meu Computador. Dê um duplo clique para abrir o Painel de Controle. Para Adicionar ou Remover programas ,QVWDODomR 5HTXLVLWRV0tQLPRV Para a instalação do software 0RQLWXV, é necessário: - Processador 333 MHz ou superior (700 MHz Recomendado); - 128 MB ou mais de Memória RAM; - 150 MB de espaço disponível

Leia mais

TOP 20 ROTINAS QUE VOCÊ PODE AUTOMATIZAR HOJE!

TOP 20 ROTINAS QUE VOCÊ PODE AUTOMATIZAR HOJE! TOP 20 ROTINAS QUE VOCÊ PODE AUTOMATIZAR HOJE! Erro Zero; Mais barato que um administrador de redes; Faz qualquer tarefa repetitiva e manual; Flexibilidade para mudar processos automatizados dentro do

Leia mais

Transformação da força de trabalho

Transformação da força de trabalho Transformação da força de trabalho Transformação da força de trabalho Sara Barbosa Cloud Specialist sara.barbosa@softwareone.com @sarabarbosa Transformação da força de trabalho Enterprise Social Mobilidade

Leia mais

MELHORES INFORMAÇÕES > MELHORES DECISÕES > MELHORES RESULTADOS. Uma solução Crown Insite TM

MELHORES INFORMAÇÕES > MELHORES DECISÕES > MELHORES RESULTADOS. Uma solução Crown Insite TM MELHORES INFORMAÇÕES > MELHORES DECISÕES > MELHORES RESULTADOS Uma solução Crown Insite TM AVANÇANDO A tecnologia revolucionou a maneira como capturamos, compartilhamos e agimos em relação à informação,

Leia mais

TUTORIAL WINDOWS 7. Curso Técnico em Informática. Aluno: Ricardo B. Magalhães Período: Noturno Profª: Patrícia Pagliuca

TUTORIAL WINDOWS 7. Curso Técnico em Informática. Aluno: Ricardo B. Magalhães Período: Noturno Profª: Patrícia Pagliuca GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SECITEC ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA UNIDADE DE LUCAS DO RIO VERDE Curso Técnico em Informática

Leia mais

Guia do Administrador de Licenças de Usuários Autorizados do IBM SPSS Modeler IBM

Guia do Administrador de Licenças de Usuários Autorizados do IBM SPSS Modeler IBM Guia do Administrador de Licenças de Usuários Autorizados do IBM SPSS Modeler IBM Índice Guia do Administrador........ 1 Antes de Iniciar............. 1 Serviços Citrix e Terminal......... 1 Instalação

Leia mais

Os salários de 15 áreas de TI nas cinco regiões do Brasil

Os salários de 15 áreas de TI nas cinco regiões do Brasil Os salários de 15 áreas de TI nas cinco regiões do Brasil Entre 2011 e 2012, os salários na área de tecnologia da informação (TI) cresceram em média 10,78% um número animador, que pode motivar jovens estudantes

Leia mais

Comandos de Eletropneumática Exercícios Comentados para Elaboração, Montagem e Ensaios

Comandos de Eletropneumática Exercícios Comentados para Elaboração, Montagem e Ensaios Comandos de Eletropneumática Exercícios Comentados para Elaboração, Montagem e Ensaios O Método Intuitivo de elaboração de circuitos: As técnicas de elaboração de circuitos eletropneumáticos fazem parte

Leia mais

A Webbertek é a melhor escolha. Abra e entenda por quê.

A Webbertek é a melhor escolha. Abra e entenda por quê. A Webbertek é a melhor escolha. Abra e entenda por quê. Pense no que a solução certa pode fazer pelo seu negócio. PROJETO PRODUTOS SERVIÇOS SOLUÇÃO INTEGRADA CONHEÇA A NOSSA HISTÓRIA Um sonho fez tudo

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Introdução Slide 1 Nielsen C. Damasceno Introdução Tanenbaum (2007) definiu que um sistema distribuído é aquele que se apresenta aos seus usuários como um sistema centralizado, mas

Leia mais

Política de privacidade do Microsoft Dynamics AX 2012

Política de privacidade do Microsoft Dynamics AX 2012 Política de privacidade do Microsoft Dynamics AX 2012 Última atualização: novembro de 2012 A Microsoft tem o compromisso de proteger a sua privacidade e, ao mesmo tempo, oferecer software que traz o desempenho,

Leia mais

ALVOS EM MOVIMENTO Organizações Consumidores

ALVOS EM MOVIMENTO Organizações Consumidores ALVOS EM MOVIMENTO Os dispositivos móveis têm um papel fundamental na conectividade e na produtividade. Porém, eles também introduzem novos riscos nos negócios: somente nos últimos 12 meses, 51% das organizações

Leia mais

PORTARIA N Nº 178 Rio de Janeiro, 25 de outubro de 2012.

PORTARIA N Nº 178 Rio de Janeiro, 25 de outubro de 2012. PORTARIA N Nº 178 Rio de Janeiro, 25 de outubro de. ACRESCENTA A ARQUITETURA DE PADRÕES TECNOLÓGICOS DE INTEROPERABILIDADE -, NO SEGMENTO RECURSOS TÉCNOLÓGICOS O PADRÃO TECNOLÓGICO SISTEMAS OPERACIONAIS

Leia mais

Tópicos Avançados em Banco de Dados Dependências sobre regime e controle de objetos em Banco de Dados. Prof. Hugo Souza

Tópicos Avançados em Banco de Dados Dependências sobre regime e controle de objetos em Banco de Dados. Prof. Hugo Souza Tópicos Avançados em Banco de Dados Dependências sobre regime e controle de objetos em Banco de Dados Prof. Hugo Souza Após vermos uma breve contextualização sobre esquemas para bases dados e aprendermos

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Artur Petean Bove Junior Mercado e Tecnologias futuras ETEP Faculdades Sistema operacional é o software responsável pela criação do ambiente de trabalho da máquina. Sendo a camada

Leia mais

Gerenciamento de Redes: Protocolo SNMP

Gerenciamento de Redes: Protocolo SNMP Gerenciamento de Redes: Protocolo SNMP Protocolo SNMP (do inglês Simple Network Management Protocol Protocolo Simples de Gerência de Rede) é um protocolo usado para gerenciar redes TCP/IP complexas. Com

Leia mais

MANUTENÇÃO SISTEMAS INFORMATIZADOS PARA O PLANEJAMENTO E CONTROLE DA MANUTENÇÃO. CCMS- Computer Maintenance Management System

MANUTENÇÃO SISTEMAS INFORMATIZADOS PARA O PLANEJAMENTO E CONTROLE DA MANUTENÇÃO. CCMS- Computer Maintenance Management System MANUTENÇÃO SISTEMAS INFORMATIZADOS PARA O PLANEJAMENTO E CONTROLE DA MANUTENÇÃO CCMS- Computer Maintenance Management System Prof. Dissenha professor@dissenha.net SISTEMAS INFORMATIZADOS PARA O PLANEJAMENTO

Leia mais

Configuração para Uso do Tablet no GigaChef e Outros Dispositivos

Configuração para Uso do Tablet no GigaChef e Outros Dispositivos Configuração para Uso do Tablet no GigaChef e Outros Dispositivos Birigui SP Setembro - 2013 1. Configurando o Ambiente. Este documento mostra como configurar o ambiente do GigaChef para usar o Tablet

Leia mais

Ferramenta Nessus e suas funcionalidades

Ferramenta Nessus e suas funcionalidades Ferramenta Nessus e suas funcionalidades Alberto S. Matties 1 1 Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Rua Gonçalves Chaves 602 96.015-000 Pelotas RS Brasil 2 FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE

ENGENHARIA DE SOFTWARE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Curso Técnico em Informática : ENGENHARIA DE SOFTWARE Prof.: Clayton Maciel Costa clayton.maciel@ifrn.edu.br Um conjunto estruturado

Leia mais

Técnico em Radiologia. Prof.: Edson Wanderley

Técnico em Radiologia. Prof.: Edson Wanderley Técnico em Radiologia Prof.: Edson Wanderley Rede de Computadores Modelo Mainframe Terminal Computador de grande porte centralizado; Os recursos do computador central, denominada mainframe são compartilhadas

Leia mais

Manutenção e otimização SEO

Manutenção e otimização SEO Manutenção e otimização SEO 1 Sobre a EGSWEB Egsweb traduz para o desenvolvimento de projetos a ideia que se origina de seus clientes, dedicando estilo e agilidade na confecção daquilo que é mais importante

Leia mais

OI CLOUD SEJA BEM-VINDO!

OI CLOUD SEJA BEM-VINDO! OI CLOUD SEJA BEM-VINDO! O QUE É O OI CLOUD? O Oi Cloud é um serviço de armazenamento, compartilhamento e sincronização de arquivos. Esses arquivos ficarão acessíveis a partir de qualquer dispositivo,

Leia mais

Servidores de impressão HP Jetdirect

Servidores de impressão HP Jetdirect Servidores de impressão HP Jetdirect Adendo ao Guia do administrador - Servidor de impressão de solução USB do HP Jetdirect 2700w (J8026A) Visão geral... 2 Comandos e parâmetros Telnet... 2 Servidor da

Leia mais

Cinco erros na hora de monitorar seu ambiente de T.I

Cinco erros na hora de monitorar seu ambiente de T.I Cinco erros na hora de monitorar seu ambiente de T.I Autor: Hernandes Martins Revisado por: Aécio Pires http://hernandesmartins.blogspot.com.br Email: hernandss@gmail.com Junho de 2015 Página 1 Conteúdo

Leia mais

KASPERSKY SECURITY FOR BUSINESS

KASPERSKY SECURITY FOR BUSINESS KASPERSKY SECURITY FOR BUSINESS Programa de Licenciamento RENOVAÇÕES E UPGRADES: Um Guia de Migração APRESENTAMOS O PROGRAMA DE LICENCIAMENTO DO SOFTWARE KASPERSKY SECURITY FOR BUSINESS. A mais recente

Leia mais

Conceitos básicos sobre computadores

Conceitos básicos sobre computadores SSC0101 - ICC1 Teórica Introdução à Ciência da Computação I Conceitos básicos sobre computadores Prof. Vanderlei Bonato: vbonato@icmc.usp.br Sumário O que é um computador e onde podemos encontrá-los? Divisão:

Leia mais

Tutorial de utilização do Sistema de Abertura de Chamado Sumário

Tutorial de utilização do Sistema de Abertura de Chamado Sumário Tutorial de utilização do Sistema de Abertura de Chamado Sumário 1. Processo de atendimento...2 1.1. Porque abrir um chamado...2 1.2. Entendendo o processo de atendimento...2 1.3. Acessando o sistema...3

Leia mais

Backup e Recuperação Guia do Usuário

Backup e Recuperação Guia do Usuário Backup e Recuperação Guia do Usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CREDITÁ S.A. Crédito, Financiamento e Investimento

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CREDITÁ S.A. Crédito, Financiamento e Investimento POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CREDITÁ S.A. Crédito, Financiamento e Investimento SUMÁRIO 1. Propósito 2. Abrangência 3. Política 3.1 Princípios Fundamentais 3.2 Diretrizes Socioambientais

Leia mais

TREINAMENTO E CERTIFICAÇÃO RED HAT Prepare o seu futuro com aprendizado contínuo

TREINAMENTO E CERTIFICAÇÃO RED HAT Prepare o seu futuro com aprendizado contínuo TREINAMENTO E CERTIFICAÇÃO RED HAT Prepare o seu futuro com aprendizado contínuo UM INVESTIMENTO INTELIGENTE PARA UMA EQUIPE AINDA MAIS INTELIGENTE A sua equipe é seu ativo mais valioso. O conhecimento

Leia mais

PHC CS. Loja Web. A sua loja online integrada com o PHC CS Gestão. Aproveite todos os benefícios do seu negócio online

PHC CS. Loja Web. A sua loja online integrada com o PHC CS Gestão. Aproveite todos os benefícios do seu negócio online PHC CS Loja Web Aproveite todos os benefícios do seu negócio online Venda a qualquer hora, em qualquer local Atinja novos mercados Modernize a imagem do seu negócio Melhore o seu serviço ao cliente Evite

Leia mais

MAPFRE ESPAÑA escolhe solução da Altitude Software para administrar seu Contact Center SI24

MAPFRE ESPAÑA escolhe solução da Altitude Software para administrar seu Contact Center SI24 MAPFRE ESPAÑA escolhe solução da Altitude Software para administrar seu Contact Center SI24 MAPFRE ESPAÑA escolhe a Altitude Software para administrar seu Contact Center SI24 A MAPFRE, fundada em 1933,

Leia mais

Enterprise Risk Management (ERM) Gestão de Riscos Corporativos Pesquisa sobre o estágio atual em empresas brasileiras

Enterprise Risk Management (ERM) Gestão de Riscos Corporativos Pesquisa sobre o estágio atual em empresas brasileiras KPMG Risk & Compliance Enterprise Risk Management (ERM) Gestão de Riscos Corporativos Pesquisa sobre o estágio atual em empresas brasileiras Conteúdo 1. Contexto geral 6. Estrutura e funcionamento do Conselho

Leia mais

Notas de aplicativos: Serviço de Nuvem OneTouch AT

Notas de aplicativos: Serviço de Nuvem OneTouch AT Notas de aplicativos: Serviço de Nuvem OneTouch AT O Serviço de Nuvem OneTouch AT da Fluke Networks estende a capacidade de solução de problemas do Assistente de Rede OneTouch AT com nova visibilidade

Leia mais

Experiência 04: Comandos para testes e identificação do computador na rede.

Experiência 04: Comandos para testes e identificação do computador na rede. ( ) Prova ( ) Prova Semestral ( ) Exercícios ( ) Prova Modular ( ) Segunda Chamada ( ) Exame Final ( ) Prática de Laboratório ( ) Aproveitamento Extraordinário de Estudos Nota: Disciplina: Turma: Aluno

Leia mais

Otimização da Infra-Estrutura de Produtividade

Otimização da Infra-Estrutura de Produtividade Pessoas + Ferramentas Certas = Negócios de Sucesso Otimização da Infra-Estrutura de Produtividade Cenário do Mercado Uma boa infra-estrutura de tecnologia da informação (TI) é um ativo estratégico e a

Leia mais

Agenda. 03 de Dezembro de 2015. Hotel Green Place Flat São Paulo, SP. Realização: www.corpbusiness.com.br 2ª EDIÇÃO

Agenda. 03 de Dezembro de 2015. Hotel Green Place Flat São Paulo, SP. Realização: www.corpbusiness.com.br 2ª EDIÇÃO Agenda 2ª EDIÇÃO 03 de Dezembro de 2015 Hotel Green Place Flat São Paulo, SP Realização: www.corpbusiness.com.br Patrocínio Gold Patrocínio Bronze Expo Brand Apoio Realização: APRESENTAÇÃO PORTAIS CORPORATIVOS:

Leia mais

CATEGORIA 2 INICIATIVAS DE INOVAÇÃO

CATEGORIA 2 INICIATIVAS DE INOVAÇÃO ESAF Escola de Administração Fazendária CATEGORIA 2 INICIATIVAS DE INOVAÇÃO 3º Lugar 020I FERNANDO VENANCIO PINHEIRO* 26 Anos RIO DE JANEIRO - RJ SKYLOGS - Aplicativo Para Diário de Bordo Eletrônico *

Leia mais

empowering talents WWW.CASLEADER.COM.BR UM PRODUTO:

empowering talents WWW.CASLEADER.COM.BR UM PRODUTO: empowering talents WWW.CASLEADER.COM.BR UM PRODUTO: "VIMOS A TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, E A NECESSIDADE DE MELHOR ESTRUTURAÇÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, E ENTÃO SABÍAMOS QUE ERA PRECISO CRIAR O CASLEADER".

Leia mais

FACULDADE MULTIVIX CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2º PERÍODO MARIANA DE OLIVEIRA BERGAMIN MONIQUE MATIELLO GOMES THANIELE ALMEIDA ALVES

FACULDADE MULTIVIX CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2º PERÍODO MARIANA DE OLIVEIRA BERGAMIN MONIQUE MATIELLO GOMES THANIELE ALMEIDA ALVES FACULDADE MULTIVIX CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2º PERÍODO MARIANA DE OLIVEIRA BERGAMIN MONIQUE MATIELLO GOMES THANIELE ALMEIDA ALVES COMPUTAÇÃO EM NUVEM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 2015 MARIANA DE OLIVEIRA

Leia mais

O que é um banco de dados? Banco de Dados. Banco de dados

O que é um banco de dados? Banco de Dados. Banco de dados COLÉGIO EST. JOÃO MANOEL MONDRONE - ENS. FUNDAMENTAL, MÉDIO, PROFISSIONAL E NORMAL Rua Mato Grosso n.2233 - Fone/Fax (045) 3264-1749-3264-1507 Banco de Dados O que é um banco de dados? Um conjunto de informações

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos ISO 9001:2008 GESTÃO DE QUALIDADE O que é ISO? ISO = palavra grega que significa Igualdade O Comitê - ISO A Organização Internacional de Normalização (ISO) tem sede em Genebra na Suíça, com o propósito

Leia mais

Processo de Gerenciamento do Catálogo de Serviços de TIC

Processo de Gerenciamento do Catálogo de Serviços de TIC de TIC Escritório de Gerenciamento de Processos de Tecnologia da Informação e Comunicação EGPr-TIC João Pessoa 2016 Versão 1.0 Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região Desembargador Presidente Ubiratan

Leia mais

Flávia Rodrigues. Silves, 26 de Abril de 2010

Flávia Rodrigues. Silves, 26 de Abril de 2010 Flávia Rodrigues STC5 _ Redes de Informação e Comunicação Silves, 26 de Abril de 2010 Vantagens e Desvantagens da Tecnologia Acessibilidade, quer a nível pessoal quer a nível profissional; Pode-se processar

Leia mais

EUS CTIS END USER SUPPORT. case eus ctis

EUS CTIS END USER SUPPORT. case eus ctis 01 EUS CTIS END USER SUPPORT case eus ctis 01 TELESSERVIÇOS/TELEMARKETING Prestação de telesserviços (telemarketing) no atendimento e suporte operacional e tecnológico aos produtos, serviços e sistemas

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO ESPECIALIDADE: Manutenção de Hardware Requisitos: Ensino Médio completo com cursos de manutenção em microcompuadores. 1. Dar suporte técnico nos equipamentos de informática, recuperar, conservar e dar

Leia mais

Implementação de um serviço de correio eletrônico na Intranet do Pólo de Touros utilizando o ambiente SQUIRELMAIL e POSTFIX em um Servidor Linux

Implementação de um serviço de correio eletrônico na Intranet do Pólo de Touros utilizando o ambiente SQUIRELMAIL e POSTFIX em um Servidor Linux UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ - EAJ CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA Projeto das Disciplinas de Sistemas Operacionais de Redes e Projeto de Redes Implementação de um

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID

SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Introdução Protegido... 3 3 Instalação do APLICATIVO DOS PAIS... 4 3.1 Local de instalação do Filho Protegido... 5 3.2 Tela de

Leia mais

Impressora Latex série 300. Garantia limitada

Impressora Latex série 300. Garantia limitada Impressora Latex série 300 Garantia limitada 2013 Hewlett-Packard Development Company, L.P. 1 Avisos legais As informações contidas neste documento estão sujeitas a alteração sem aviso prévio. As únicas

Leia mais

Backup. José Antônio da Cunha CEFET-RN

Backup. José Antônio da Cunha CEFET-RN José Antônio da Cunha CEFET-RN Introdução Sendo as informações o bem mais valioso da empresa e estando estas informações armazenadas nos bancos de dados da empresa, é de fundamental importância que tenhamos

Leia mais

Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) De acordo com o PMBok 5ª ed., o escopo é a soma dos produtos, serviços e resultados a serem fornecidos na forma de projeto. Sendo ele referindo-se a: Escopo

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação TCC em Re-vista 2011 121 PAULA, Diego Flávio de; VOLPATO, Tobias. 23 Gerenciamento eletrônico de documentos. 2011. 111 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de

Leia mais

Certificação Comercial AVG

Certificação Comercial AVG Certificação Comercial AVG AVG 2013 Produtos para Segurança Doméstica Produtos Segurança Doméstica AVG 2013 3 Produtos Domésticos Os quatros produtos para segurança doméstica são: AVG Anti-Virus Free proteção

Leia mais

MBA em Gerenciamento de Projetos. Teoria Geral do Planejamento. Professora: Maria Erileuza do Nascimento de Paula

MBA em Gerenciamento de Projetos. Teoria Geral do Planejamento. Professora: Maria Erileuza do Nascimento de Paula MBA em Gerenciamento de Projetos Teoria Geral do Planejamento Professora: Maria Erileuza do Nascimento de Paula SOBRAL - CE 2014 O que é Planejamento É um processo contínuo e dinâmico que consiste em um

Leia mais

2 Workshop processamento de artigos em serviços de saúde Recolhimento de artigos esterilizados: é possível evitar?

2 Workshop processamento de artigos em serviços de saúde Recolhimento de artigos esterilizados: é possível evitar? 2 Workshop processamento de artigos em serviços de saúde Recolhimento de artigos esterilizados: é possível evitar? 3 Farm. André Cabral Contagem, 19 de Maio de 2010 Rastreabilidade É definida como a habilidade

Leia mais

Portal de Sistemas Integrados. Manual do Usuário. Versão: 1.0

Portal de Sistemas Integrados. Manual do Usuário. Versão: 1.0 Portal de Sistemas Integrados Manual do Usuário Versão: 1.0 Página: 1/33 Índice 1. Apresentação... 3 2. Descrição do Sistema... 3 3. Orientações Gerais ao Usuário...4 3.1. Senhas de Acesso... 4 4. Funcionalidades

Leia mais

Arquitetura de referência de Streaming sob demanda para desktop (ODDS) DELL

Arquitetura de referência de Streaming sob demanda para desktop (ODDS) DELL Arquitetura de referência de Streaming sob demanda para desktop (ODDS) DELL Um informativo técnico da Dell Dell Mohammed Khan Kailas Jawadekar ESTE INFORMATIVO É APENAS PARA FINS INFORMATIVOS E PODE CONTER

Leia mais

Metodologias de PETI. Prof. Marlon Marcon

Metodologias de PETI. Prof. Marlon Marcon Metodologias de PETI Prof. Marlon Marcon PETI O PETI é composto de: Planejamento Estratégico da organização, que combina os objetivos e recursos da organização com seus mercados em processo de transformação

Leia mais

FONSECA, LUCIANO DUARTE FERRAMENTAS DE DIAGNÓSTICO ERD COMMANDER

FONSECA, LUCIANO DUARTE FERRAMENTAS DE DIAGNÓSTICO ERD COMMANDER Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática DIEGO FONSECA, LUCIANO DUARTE FERRAMENTAS

Leia mais

Manual Recálculo de Custo Médio

Manual Recálculo de Custo Médio Manual Recálculo de Custo DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Aprovado em: Setembro de 2013. Nota de copyright Copyright 2013 Teorema Informática, Guarapuava. Todos

Leia mais

Supervisório Remoto aplicado em Dispositivo Móvel na Plataforma NI LabVIEW

Supervisório Remoto aplicado em Dispositivo Móvel na Plataforma NI LabVIEW Supervisório Remoto aplicado em Dispositivo Móvel na Plataforma NI LabVIEW "Este artigo demonstra os recursos e passos necessários para implementar um sistema supervisório de consumo energético e controle

Leia mais

www.smap3d Plant Design.com

www.smap3d Plant Design.com www.smap3d Plant Design.com Smap3D Plant Design Planta em 2D/3D Inteligente e Projeto de Tubulação Do diagrama de P&ID para projeto em 3D e para os Isométricos Smap3D Plant Design é o software de CAD 3D

Leia mais

Planejamento - 2. Definição de atividades Sequenciamento das atividades. Mauricio Lyra, PMP

Planejamento - 2. Definição de atividades Sequenciamento das atividades. Mauricio Lyra, PMP Planejamento - 2 Definição de atividades Sequenciamento das atividades 1 6.1 Definir as atividades 1 Lista das atividades A lista das atividades é uma lista abrangente que inclui todas as atividades necessárias

Leia mais

O Terminal. VS Adapt. O modelo apresenta um ótimo custo benefício, pois alia elegância e economia para a sua empresa.

O Terminal. VS Adapt. O modelo apresenta um ótimo custo benefício, pois alia elegância e economia para a sua empresa. VS Adapt O Terminal VS Adapt O VS Adapt tem como principal característica a versatilidade, pois permite a inclusão de uma CPU comum ao terminal, mantendo o aspecto moderno e possibilitando o aproveitamento

Leia mais

Software PHC com MapPoint 2007

Software PHC com MapPoint 2007 Software PHC com MapPoint 2007 Descritivo completo A integração entre o Software PHC e o Microsoft MapPoint permite a análise de informação geográfica (mapas, rotas e análise de dispersão), baseada em

Leia mais

Desenvolvimento de um Conjunto de Processos de Governança de Tecnologia de Informação para uma Instituição de Ensino Superior

Desenvolvimento de um Conjunto de Processos de Governança de Tecnologia de Informação para uma Instituição de Ensino Superior Desenvolvimento de um Conjunto de Processos de Governança de Tecnologia de Informação para uma Instituição de Ensino Superior Ângela F. Brodbeck (Escola de Administração) Jussara I. Musse (Centro de Processamento

Leia mais

Manual Mobuss Construção - Móvel

Manual Mobuss Construção - Móvel Manual Mobuss Construção - Móvel VISTORIA & ENTREGA - MÓVEL Versão 1.0 Data 22/04/2014 Mobuss Construção - Vistoria & Entrega Documento: v1.0 Blumenau SC 2 Histórico de Revisão Versão Data Descrição 1.0

Leia mais

VII SENABOM TEMA: O REGISTRO ELETRÔNICO DE EVENTOS (RE) Apresentado por: Ten Cel BM Flávio Rocha - CBMERJ

VII SENABOM TEMA: O REGISTRO ELETRÔNICO DE EVENTOS (RE) Apresentado por: Ten Cel BM Flávio Rocha - CBMERJ VII SENABOM TEMA: O REGISTRO ELETRÔNICO DE EVENTOS (RE) Apresentado por: Ten Cel BM Flávio Rocha - CBMERJ 1 SUMÁRIO! O que é a Assessoria de Informática e sua missão.! O Registro Eletrônico de Eventos

Leia mais

Drone2Map: o software que transforma imagens de drones em mapas 2D e 3D

Drone2Map: o software que transforma imagens de drones em mapas 2D e 3D Drone2Map: o software que transforma imagens de drones em mapas 2D e 3D Por Régis Soares Os veículos aéreos não tripulados são novidade no Brasil e seguem cada vez mais em ascensão, mas esse nome ainda

Leia mais

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: Investimento:

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: Investimento: Com carga horária de 420 horas o curso de MBA em Gestão de Projetos é desenvolvido em sistema modular, com 01 encontro por bimestre (total de encontros no curso: 04) para avaliação nos diversos pólos,

Leia mais

Gerenciamento dos Riscos do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento dos Riscos do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento dos Riscos do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Esta é uma área essencial para aumentar as taxas de sucesso dos projetos, pois todos eles possuem riscos e precisam ser gerenciados, ou seja, saber o

Leia mais

*Este tutorial foi feito para o Windows 7, mas pode ser usado em qualquer outro Windows, basta seguir o mesmo raciocínio.

*Este tutorial foi feito para o Windows 7, mas pode ser usado em qualquer outro Windows, basta seguir o mesmo raciocínio. Tutorial Sensores *Este tutorial foi feito para o Windows 7, mas pode ser usado em qualquer outro Windows, basta seguir o mesmo raciocínio. *É necessário ter o Microsoft Excel instalado no computador.

Leia mais

Banco de Dados I. Prof. Edson Thizon ethizon@bol.com.br

Banco de Dados I. Prof. Edson Thizon ethizon@bol.com.br Banco de Dados I Prof. Edson Thizon ethizon@bol.com.br Conceitos Dados Fatos conhecidos que podem ser registrados e que possuem significado implícito Banco de dados (BD) Conjunto de dados interrelacionados

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental - (PRSA) Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA).

Política de Responsabilidade Socioambiental - (PRSA) Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA). Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA). Versão 2.0 Fevereiro/2016 1 Histórico de Alterações Versão Data Responsável Alterações/Observações 1.0 Julho/15 2.0 Fevereiro/16 Jeniffer Caroline Rugik

Leia mais

Respostas às Perguntas Frequentes sobre Informática:

Respostas às Perguntas Frequentes sobre Informática: Perguntas Frequentes (F.A.Q.) Suporte de Informática PFE/INSS Respostas às Perguntas Frequentes sobre Informática: 1 ONDE ENCONTRO TUTORIAIS DE INFORMÁTICA? No site da PFE/INSS

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTO PEIXE PILOTO PARA CLUBES DE INVESTIMENTOS 2009-2011. Vitória, 26 de agosto de 2009.

POLÍTICA DE INVESTIMENTO PEIXE PILOTO PARA CLUBES DE INVESTIMENTOS 2009-2011. Vitória, 26 de agosto de 2009. POLÍTICA DE INVESTIMENTO PEIXE PILOTO PARA CLUBES DE INVESTIMENTOS 2009-2011 Vitória, 26 de agosto de 2009. ÍNDICE 1. OBJETIVO.... 3 2. ORIENTAÇÃO DA GESTÃO DOS INVESTIMENTOS E PRÁTICAS DE GOVERNANÇA....

Leia mais

Como o VIOS Jurídico pode otimizar os processos em um escritório de advocacia? Indicado para: médios e grandes escritórios de advocacia.

Como o VIOS Jurídico pode otimizar os processos em um escritório de advocacia? Indicado para: médios e grandes escritórios de advocacia. Como o VIOS Jurídico pode otimizar os processos em um escritório de advocacia? Indicado para: médios e grandes escritórios de advocacia. O que é o VIOS Jurídico: consiste em uma empresa de soluções em

Leia mais

Manual Remessa Bancária

Manual Remessa Bancária Manual Remessa Bancária SUPERANDO DESAFIOS Identificação: 12.06a Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Aprovado em: Revisores: Nota de copyright Copyright 2012 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os

Leia mais

Dicas de Segurança sobre Virus

Dicas de Segurança sobre Virus Dicas de Segurança sobre Virus Utilize uma boa aplicação antivírus e actualizea regularmente Comprove que o seu programa antivírus possui os seguintes serviços: suporte técnico, resposta de emergência

Leia mais

Procedimento para Adequações às Mudanças Tecnológicas do Módulo Autorizador v4

Procedimento para Adequações às Mudanças Tecnológicas do Módulo Autorizador v4 Procedimento para Adequações às Mudanças Tecnológicas do Módulo Autorizador v4 Página 1 Índice Introdução... 3 Novo Portal da Farmácia... 4 Padronização do Cupom Vinculado... 5 Módulo de segurança... 6

Leia mais

A Implantação do Sistema do Sistema da Qualidade e os requisitos da Norma ISO NBR 9001:2000

A Implantação do Sistema do Sistema da Qualidade e os requisitos da Norma ISO NBR 9001:2000 1. A Norma NBR ISO 9001:2000 A Implantação do Sistema do Sistema da Qualidade e os requisitos da Norma ISO NBR 9001:2000 A ISO International Organization for Standardization, entidade internacional responsável

Leia mais