Respostas às Perguntas Frequentes sobre Informática:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Respostas às Perguntas Frequentes sobre Informática:"

Transcrição

1 Perguntas Frequentes (F.A.Q.) Suporte de Informática PFE/INSS Respostas às Perguntas Frequentes sobre Informática: 1 ONDE ENCONTRO TUTORIAIS DE INFORMÁTICA? No site da PFE/INSS < há um menu de TUTORIAIS no qual há vários Tutoriais comuns e Vídeo Tutoriais. Todos os tutoriais do Correio AGU ou ligados aos sistemas da AGU estão no Portal GTI < Para acessar será solicitado nome de usuário e senha. O nome do usuário é o alias do precedido de agu\ (ex.: agu\jose.silva) e a senha é a mesma do . No menu PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS há diversos tutoriais, inclusive sobre o Correio Eletrônico AGU. 2 - NÃO TENHO DA AGU E/OU NÃO ESTOU INSCRITO EM NENHUMA LISTA TEMÁTICA DA PGF. COMO FAZER? As instruções para obtenção do da AGU e inscrição em uma lista institucional estão previstas no Memorando-Circular PGF/AGU n. 8/2009 < o= MINHA SENHA NO CORREIO AGU BLOQUEOU OU NÃO ME LEMBRO. O QUE FAZER? Entre em contato com o suporte da GTI para reinicializar a senha: tecnologia@agu.gov.br ou (61) NÃO ESTOU CONSEGUINDO CONFIGURAR O NO OUTLOOK. O QUE PODE SER? Erros mais comuns: a) Confirme se os certificados foram instalados previamente. b) Observe a mudança relatada no item 2.3 abaixo. c) Antes de tentar acessar o pelo Outlook a senha inicial padrão deve ser alterada no primeiro acesso pelo Webmail < Veja no site da PFE/INSS os Vídeos Tutoriais específicos sobre instalação dos certificados e configuração do Outlook Se o problema persistir contate o Suporte da GTI. 2.3 PORQUE NO TUTORIAL ENVIADO APARECE O SERVIDOR SDF0095.AGU.GOV.BR E DEPOIS DE INSTALADO FICA SDF0130.AGU.GOV.BR OU OUTRO DIVERSO DO TUTORIAL? Conforme contato com o Suporte GTI, houve mudança nos servidores de e- mail, estando em funcionamento o sdf0130, sdf0131 e sdf0132. Assim, mesmo na maioria dos casos funcionando o sdf0095, a GTI modificou o tutorial para colocar o sdf0130.agu.gov.br como o servidor a ser inserido na configuração inicial. 3 COMO INSTALAR O DA AGU NO MOZILLA THUNDERBIRD?

2 A GTI/AGU nos respondeu que não é possível a configuração do da AGU no Mozilla Thunderbird. Assim, para o Correio da AGU instale o OFFICE Consulte o tutorial existente na Página Oficial da PFE/INSS sobre migração das mensagens do Mozilla Thunderbird para o MS OUTLOOK. 4 COM A EXTINÇÃO DOS S DA PREVIDÊNCIA OS PROCURADORES FICARÃO SEM ACESSO À INTERNET, JÁ QUE É USADO O MESMO LOGIN DO PARA ACESSAR A REDE MUNDIAL? E OS SISTEMAS QUE PEDEM O LOGIN IGUAL AO DO ? Não. Em consulta à DATAPREV esta garantiu que não haverá qualquer prejuízo. 5 TENHO O OFFICE 2000 INSTALADO E NÃO CONSEGUI CONFIGURAR. O QUE FAZER? Não há possibilidade de configurar o da AGU com o Outlook 2000 se o usuário estiver fora da Rede AGU. Instale o pacote MS OFFICE 2007 para utilização do Outlook ALÉM DA LISTA PROC QUAIS OUTRAS LISTAS FORAM EXTINTAS? O QUE FAZER PARA CRIÁ-LAS NO CORREIO AGU? As seguintes listas estão replicadas no Correio AGU: CORREIO PREVIDÊNCIA Lista PROC BRASIL Lista PFE Consult Lista PROC Chefes Lista SEMBE Brasil CORREIO AGU Lista da PGF Previdência e Assistência Social Lista PFE/INSS Materia Administrativa Lista PFE/INSS Chefes (esta lista foi depurada) Lista PFE/INSS Redução de Demandas As demais listas do Correio Previdência serão extintas. Para recriá-las a necessidade deverá ser devidamente justificada, mediante envio de a esta Divisão de Sistemas. Importante ressaltar que é possível cada Procurador criar e compartilhar Listas de Distribuição (veja os Tutoriais no Portal GTI/GETEC), o que evita a disseminação exagerada de listas institucionais. Para a manutenção (inclusão/exclusão de membros) das listas institucionais do Correio AGU favor observar o que segue: 7 COMO PEDIR INCLUSÃO/EXCLUSÃO DAS LISTAS DE DISTRIBUIÇÃO CORPORATIVAS? Se a lista for da PFE/INSS, fazer a solicitação ao PFE-INSS Div Sistemas Procuradoria <pfeinss.divsisp@agu.gov.br>, com cópia ao responsável técnico abaixo indicado para aprovação. Atualmente as listas da PFE/INSS são: a) Lista PFEINSS Mat. Administrativa. (com cópia ao Coordenador-Geral de Matéria Administrativa, hoje o Dr. Ricardo Nagao) b) Lista PFE/INSS Redução de Demandas. (com cópia ao Supervisor da Coordenador-Geral de Matéria de Benefício, Dr. João Marcelo Arend Fiedler) c) Lista Chefes de PFEINSS. (diretamente à Divisão de Sistemas)

3 Para as listas da PGF, nestas incluída a Lista da PGF Previdência e Assistência Social, observar as orientações do Memorando-Circular n. 08/PGF/AGU. 8 TODOS OS MEUS S DO CORREIO PREVIDÊNCIA SERÃO PERDIDOS? Se você guarda os seus arquivos em pastas particulares (arquivo com extensão PST) é possível exportá-los para o programa de que será usado com o Correio AGU. Se houver dificuldade para salvar este arquivo, abra um chamado para a DATAPREV o fazer. Ressaltamos que se você não baixa as mensagens do servidor de s no seu computador (em um arquivo PST) e se não for feito backup das mensagens até 30/08/2009 todas as mensagens armazenadas no servidor serão perdidas. Se utilizado o Mozilla Thunderbird para o Correio da Previdência, a migração dos s para o MS Outlook é um pouco mais complicada. Em razão disso, elaboramos tutorial (ver Página Oficial da PFE/INSS) para este fim. Caso não consiga fazer a migração, abra um chamado à DATAPREV e apresente ao técnico que o atender o tutorial referido. 9 NÃO HÁ NA LISTA DE CONTATOS DO CORREIO AGU OS S DAS APS S, GER S, GEx S, GBENIN s e EADJ s. Na primeira carga de s do INSS efetuada pela DATAPREV na lista de contatos do Correio AGU efetivamente não foram disponibilizados os s corporativos do INSS. Já solicitamos esta complementação e em breve estará disponível. 10 OS SERVIDORES DO INSS SABEM QUE OS PROCURADORES MUDARÃO DE ? A PFE-INSS, através do Memorando n. 11/2009/PFE-INSS/GAB, solicitou às DIRETORIAS e PRESIDÊNCIA DO INSS que dêem ampla divulgação da mudança dentro do INSS. Independentemente do citado memorando, RECOMENDAMOS que cada unidade dê ampla divulgação da mudança de a seus contatos profissionais (servidores do INSS, Poder Judiciário e demais órgãos). 11 RECEBO MUITOS S DA LISTA PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL E MINHA CAIXA DE ENTRADA FICA SOBRECARREGADA. O QUE POSSO FAZER? Acesse o site da PFE/INSS < e veja na página de TUTORIAIS o Vídeo Tutorial disponibilizado para importar uma regra para o OFFICE 2007 em que todos os s enviados para as principais listas utilizadas pelos Procuradores atuantes em matéria de benefícios e consultoria do INSS são desviados para uma pasta diversa da Caixa de Entrada. Assim, somente os s direcionados ao usuário ou enviados pela PFE/INSS permanecem na Caixa de Entrada É POSSÍVEL CONFIGURAR REGRAS NO WEBMAIL DO CORREIO AGU?

4 Sim. Vá em Opções e Regras (Para isso use o Internet Explorer, pois constatamos que no Firefox não aparece essa opção). A configuração da regra deverá ser manual. 12 POSSO USAR SOMENTE O WEBMAIL? HÁ ALGUMA VANTAGEM EM INSTALAR UM SOFTWARE DE (OUTLOOK, THUNDERBIRD)? O uso exclusivo do Webmail tem vantagens e desvantagens em relação à instalação de um programa de . A principal vantagem do Webmail da AGU seria que os s podem ser consultados de qualquer computador com acesso à internet com acesso a todos os s ali guardados. Tal funcionalidade, todavia, é possível manter com a utilização do MS OUTLOOK instalado em seu computador do trabalho, bastando para isso estabelecer que os s sejam mantidos no servidor da AGU. Dessa forma, você tanto pode consultar todos os seus s no seu trabalho usando o OUTLOOK ou em qualquer computador através do Webmail. A grande desvantagem de manter todos os s no servidor da AGU é que este tem um limite de espaço para cada Procurador (500 MB). Atingido este limite a caixa é bloqueada até liberação de espaço. De qualquer sorte, recomendamos a instalação e utilização do MS OUTLOOK 2007 na estação de trabalho. Consulte nossos tutoriais e dicas sobre o assunto. 13 O CORREIO AGU BLOQUEOU O ENVIO DE ANEXOS. O QUE FAZER? O objetivo deste bloqueio é evitar o envio de arquivos e links maliciosos. Se o bloqueio prejudicar o desempenho do trabalho entre em contato com o Suporte GTI para resolução do problema. 14 COMO CONSEGUIR O MICROSOFT OFFICE 2007? O QUE DEVO SABER? Este software estava disponível para download no Portal GTI (na lista de softwares à direita, na página inicial), mas foi tirado do ar sob alegação de controle do número de licenças. Para suprir esta situação, conseguimos hospedar o arquivo na INTRAPREV no seguinte endereço: Basta descompactar e executar o arquivo SETUP. A fim evitar problemas de rede na unidade do INSS, procure fazer o download em horários de baixa utilização da rede (sugerimos final da tarde) e após grave em um CD para instalar o número de licenças nas máquinas de sua unidade. Para os que já tem instalado o MS OFFICE 2003 basta executar a instalação do MS OFFICE 2007 que serão aproveitadas as principais configurações e arquivos existentes. Já para os Servidores do Apoio de sua Procuradoria e caso existam licenças disponíveis, sugerimos instalar o Microsoft OFFICE 2003 (abra um chamado para a DATAPREV), já que o servidor Exchange do Correio Previdência não é compatível com o OUTLOOK Procure fazer o download em horários de baixa utilização da rede (sugerimos final da tarde). Sobre as licenças, destacamos que elas são de utilização exclusiva nas máquinas da unidade, podendo o MSOFFICE ser retirado de uma máquina para ser colocada em outra, devendo sempre ser observado o número máximo de

5 licenças estipuladas para a unidade. Caso não saiba o número de licenças estipuladas para a sua unidade entre em contato com a Divisão de Sistemas da PFE/INSS <pfeinss.divsisp@agu.gov.br>. Para as unidades centralizadas pela PGF e que estão sob a rede da AGU, a GTI/AGU é quem distribui as licenças do MS OFFICE QUAIS OS CONTATOS DE SUPORTE? COMO SABER A QUEM ME DIRIGIR (GTI/AGU OU DATAPREV)? Em regra se a Procuradoria está na estrutura da PFE/INSS sob a Rede da Dataprev, deve se dirigir à DATAPREV. Já se está em nova unidade centralizada e mantida pela PGF sob a Rede da AGU, o suporte é da GTI. Há, porém, exceções. Procure descobrir qual efetivamente é o problema e qual órgão é o responsável pelo sistema/equipamento defeituoso. Não raramente o problema envolve os dois órgãos, pois a rede pode ser de um e o sistema de outro. Suporte da DATAPREV: ou abertura de chamados em Suporte da GTI: tecnologia@agu.gov.br ou (61) Permanecemos à disposição para os esclarecimentos necessários. Divisão de Sistemas/CGAPRO/PFE-INSS

Tutorial de Acesso aos E-mails Institucionais e Intranet

Tutorial de Acesso aos E-mails Institucionais e Intranet Tutorial de Acesso aos E-mails Institucionais e Intranet Para auxiliar os usuários no acesso aos e-mails institucionais e a nova Intranet, elaboramos este tutorial. Esperamos que ele auxilie nas eventuais

Leia mais

Configuração para Uso do Tablet no GigaChef e Outros Dispositivos

Configuração para Uso do Tablet no GigaChef e Outros Dispositivos Configuração para Uso do Tablet no GigaChef e Outros Dispositivos Birigui SP Setembro - 2013 1. Configurando o Ambiente. Este documento mostra como configurar o ambiente do GigaChef para usar o Tablet

Leia mais

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br Índice Instalação ProjectNet Manager... Página 2 Configuração Inicial ProjectNet Manager... Página 8 Instalação do Microsoft SQL Server Express... Página 10 Apontando um Banco de Dados já existente...

Leia mais

Microsoft Office 365 Acesso ao , calendário e contatos

Microsoft Office 365 Acesso ao  , calendário e contatos Microsoft Office 365 Acesso ao e-mail, calendário e contatos Este documento contém orientações para configurar o acesso ao e-mail usuário@m.unicamp.br em diversos tipos de dispositivos, assim como realizar

Leia mais

Guia - Novo sistema de e-mail corporativo

Guia - Novo sistema de e-mail corporativo Guia - Novo sistema de e-mail corporativo - Acessando o novo cliente E-mail Microsoft Exchange. 1º Passo: Você receberá um e-mail da SEGPLAN, contendo uma senha para o primeiro acesso na conta de e-mail

Leia mais

Configuração de Conta de no Outlook 2013 e Backup de Segurança dos s

Configuração de Conta de  no Outlook 2013 e Backup de Segurança dos  s Configuração de Conta de E-mail no Outlook 2013 e Backup de Segurança dos E-mails 1. Após abrir o Microsoft Office Outlook 2013, clicar no menu de Arquivo. 2. Selecionar a opção Configurações de Conta

Leia mais

Configuração de Conta de no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos s

Configuração de Conta de  no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos  s Configuração de Conta de E-mail no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos E-mails 1. Após abrir o Microsoft Office Outlook, clicar no menu de Ferramentas e seguir os passos para a configuração da

Leia mais

Como configurar o Microsoft Office 2013

Como configurar o Microsoft Office 2013 Nesse tutorial, vamos mostrar como configurar uma conta do "outlook.com", "hotmail.com" ou "domains.live" para as seguinte versões do Microsoft Office: Microsoft Office 2013 Microsoft Office 2010 Microsoft

Leia mais

instale em até 5 PCs e Macs compatíveis, além de mais 5 tablets use o OneDrive para sincronizar dispositivos automaticamente

instale em até 5 PCs e Macs compatíveis, além de mais 5 tablets use o OneDrive para sincronizar dispositivos automaticamente Como educadores, todos na Funcesi estão unidos em torno de um único objetivo ajudar a preparar nossos estudantes para se tornarem o melhor que eles podem ser. Agora, surge um novo e empolgante programa

Leia mais

Manual do usuário Certificado Digital

Manual do usuário Certificado Digital Manual do usuário Certificado Digital Parabéns Ao ter em mãos este manual, significa que você adquiriu um Certificado Digital DOCCLOUD Índice Importante 03 O que é um Certificado Digital? 04 Instalação

Leia mais

Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1

Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1 Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1 Normatização: Provimento nº 22/2014 Corregedoria Geral de São Paulo Segue o link com a íntegra do provimento, publicado no site da ARPEN-SP, em 18/09/2014:

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) TUTORIAL PRIMEIROS PASSOS: PREPARANDO SEU PC PARA CONSEGUIR DESENVOLVER SEU PRIMEIRO SITE EM WORDPRESS! Parte Um Autoria e

Leia mais

(Sistema de Informações ALTA) Gerenciais Orçamento Matricial 2014) Tutorial NOME DA ÁREA OU CAMPUS RESPONSÁVEL PELA APRESENTAÇÃO (TUDO EM CAIXA ALTA)

(Sistema de Informações ALTA) Gerenciais Orçamento Matricial 2014) Tutorial NOME DA ÁREA OU CAMPUS RESPONSÁVEL PELA APRESENTAÇÃO (TUDO EM CAIXA ALTA) TÍTULO DA SIG OM APRESENTAÇÃO 2014 (CAIXA (Sistema de Informações ALTA) Gerenciais Orçamento Matricial 2014) Tutorial NOME DA ÁREA OU CAMPUS RESPONSÁVEL PELA APRESENTAÇÃO (TUDO EM CAIXA ALTA) Rio de Janeiro,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

Empregador WEB. Cadastramento do Requerimento do Seguro-desemprego

Empregador WEB. Cadastramento do Requerimento do Seguro-desemprego Empregador WEB Cadastramento do Requerimento do Seguro-desemprego O que é Empregador WEB? É um aplicativo online, acessível a partir do Portal Mais Emprego para preenchimento de requerimento do Seguro-Desemprego

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA

COMANDO DA AERONÁUTICA COMANDO DA AERONÁUTICA COMANDO GERAL DE APOIO CENTRO DE COMPUTAÇÃO DA AERONÁUTICA DO RIO DE JANEIRO Manual de Utilização do E-mail Corporativo da Força Aérea Brasileira SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 WEBMAIL...3

Leia mais

Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1

Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1 Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1 SUMÁRIO Instalando o Microsoft Office... 2 Informações de pré-instalação... 2 Instalando o Microsoft Office... 3 Introdução... 7 Precisa de mais ajuda?...

Leia mais

Sidicom S4. Tutorial: atualização do sistema e troca de versão do banco de dados

Sidicom S4. Tutorial: atualização do sistema e troca de versão do banco de dados Sidicom S4 Tutorial: atualização do sistema e troca de versão do banco de dados A importância da atualização do sistema Atualizar o seu sistema é crucial para o bom funcionamento de sua empresa. Nossa

Leia mais

TUTORIAL PROCESSOS DE INSTALAÇÃO DO MYMIX MOBILE

TUTORIAL PROCESSOS DE INSTALAÇÃO DO MYMIX MOBILE Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Configurar computador para o IIS... 3 3. Configurar o serviço do IIS (Servidor Web)... 5 4. Instalar mymix Mobile no Coletor... 7 5. Configurar

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Mozilla Thunderbird a) Correio Eletrônico O software de correio eletrônico surgiu com o objetivo de auxiliar a comunicação e a troca de informações entre

Leia mais

GUIA PARA CONFIGURAÇÃO DE CORREIO ELETRÔNICO

GUIA PARA CONFIGURAÇÃO DE CORREIO ELETRÔNICO GUIA PARA CONFIGURAÇÃO DE CORREIO ELETRÔNICO Conteúdo MICROSOFT OUTLOOK 2007 e 2010... 3 Adicionando uma NOVA CONTA usando o Assistente... 3 Adicionando uma NOVA CONTA usando o menu Ferramentas... 8 MICROSOFT

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 98/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 98/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 98/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

OI CLOUD SEJA BEM-VINDO!

OI CLOUD SEJA BEM-VINDO! OI CLOUD SEJA BEM-VINDO! O QUE É O OI CLOUD? O Oi Cloud é um serviço de armazenamento, compartilhamento e sincronização de arquivos. Esses arquivos ficarão acessíveis a partir de qualquer dispositivo,

Leia mais

Portal de Sistemas Integrados. Manual do Usuário. Versão: 1.0

Portal de Sistemas Integrados. Manual do Usuário. Versão: 1.0 Portal de Sistemas Integrados Manual do Usuário Versão: 1.0 Página: 1/33 Índice 1. Apresentação... 3 2. Descrição do Sistema... 3 3. Orientações Gerais ao Usuário...4 3.1. Senhas de Acesso... 4 4. Funcionalidades

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DA CAIXA DE CORREIO ELETRÓNICO

CONFIGURAÇÃO DA CAIXA DE CORREIO ELETRÓNICO CONFIGURAÇÃO DA CAIXA DE CORREIO ELETRÓNICO Outlook 2013 / 2016 & definições genéricas Criado/ Revisto Por: Revisto em: Contacto: DI-IPS Março 2017 Apoio.informatico@ips.pt Fevereiro 2018 ÍNDICE Índice...

Leia mais

Manual do Utilizador. Share Point One Drive

Manual do Utilizador. Share Point One Drive Share Point One Drive Ao entrar no Office 365 ou no site SharePoint Server corporativo da sua organização, clique em SharePoint ou Sites na barra superior ou de navegação do inicializador do aplicativo.

Leia mais

Instalação de Carta de Correção Eletrônica Spalla

Instalação de Carta de Correção Eletrônica Spalla Instalação de Carta de Correção Eletrônica Spalla Introdução A Carta de Correção Eletrônica(CC-e) é um evento legal e tem por objetivo corrigir algumas informações da NF-e, desde que o erro não esteja

Leia mais

Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros

Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros Acesso ao Portal dos Conselheiros Para obter acesso ao sistema, siga corretamente os passos logo abaixo: Acesse o endereço no navegador, http://sistemas.docasdoceara.com.br/sispcon/.

Leia mais

BAIXA DO CERTIFICADO DIGITAL SERPRO MOZILLA FIREFOX GOOGLE CHROME INTERNET EXPLORER SOLUTI

BAIXA DO CERTIFICADO DIGITAL SERPRO MOZILLA FIREFOX GOOGLE CHROME INTERNET EXPLORER SOLUTI BAIXA DO CERTIFICADO DIGITAL SERPRO MOZILLA FIREFOX GOOGLE CHROME INTERNET EXPLORER SOLUTI INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO CERTIFICADO MODELO A1 INSTALAÇÃO NO REPOSITÓRIO DO WINDOWS INSTALAÇÃO NO REPOSITÓRIO

Leia mais

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo.

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo. Preenchimento da SEFIP para gerar a GFIP e imprimir as guias do INSS e FGTS Você, Microempreendedor Individual que possui empregado, precisa preencher a SEFIP, gerar a GFIP e pagar a guia do FGTS até o

Leia mais

Instrução para uso de Certificado Digital

Instrução para uso de Certificado Digital Mozilla Firefox versão 11.0 Instrução para uso de Certificado Digital Certificado Digital do tipo A3 e A1 Cartão e Token Instrução para uso de Certificado Digital 2 Índice Introdução 3 Pré-requisito 3

Leia mais

Informática para Concursos Professor Thiago Waltz

Informática para Concursos Professor Thiago Waltz Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Correio Eletrônico a) Correio Eletrônico O software de correio eletrônico surgiu com o objetivo de auxiliar a comunicação e a troca de informações entre

Leia mais

Descubra as novas funcionalidades com Office 365 My I-365, uma nova forma de colaborar. 2013 Ipsos

Descubra as novas funcionalidades com Office 365 My I-365, uma nova forma de colaborar. 2013 Ipsos Descubra as novas funcionalidades com Office 365 My I-365, uma nova forma de colaborar Mensagens chave Ser lider com nossos clientes O que estamos falando e também sobre Ser moderno Ser eficiente Estar

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO MILLENNIUM BASIC

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO MILLENNIUM BASIC MANUAL DE INSTALAÇÃO DO MILLENNIUM BASIC O primeiro passo para fazer a instalação do Millennium Basic é fazer o download dos programas executáveis para a máquina do usuário. Acesse o portal de conteúdo

Leia mais

Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial

Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial Caso você tenha algum problema no decorrer deste manual, por favor entre em contato conosco através do atendimento ao cliente. 1. Baixar o arquivo do

Leia mais

O segundo passo é a instalação, abra o arquivo que esta zipado, e execute o

O segundo passo é a instalação, abra o arquivo que esta zipado, e execute o devem ser baixados paraprograma ambos os Sistemas DE TRANSFERÊNCIA Operacionais. O segundo passo é a instalação, abra o arquivo que esta zipado, e execute o arquivoo que primeiro nele se passo encontra

Leia mais

A R P O BPMN++ MODELER VERSÃO 4.80 FREEWARE PROCEDIMENTO PARA INSTALAÇÃO. Iniciar procedimento de instalação. Executar procedimento de instalação

A R P O BPMN++ MODELER VERSÃO 4.80 FREEWARE PROCEDIMENTO PARA INSTALAÇÃO. Iniciar procedimento de instalação. Executar procedimento de instalação A R P O KLUG BPMN++ MODELER VERSÃO 4.80 FREEWARE PROCEDIMENTO PARA INSTALAÇÃO Verificar requisitos para instalação Iniciar procedimento de instalação Executar procedimento de instalação Efetuar primeiro

Leia mais

1 O QUE É O ZOTERO? INSTALAR O ZOTERO INSTALAR O CONECTOR ZOTERO NOS NAVEGADORES GOOGLE CHROME E MOZILLA FIREFOX...

1 O QUE É O ZOTERO? INSTALAR O ZOTERO INSTALAR O CONECTOR ZOTERO NOS NAVEGADORES GOOGLE CHROME E MOZILLA FIREFOX... SUMÁRIO 1 O QUE É O ZOTERO?...6 2 INSTALAR O ZOTERO...7 3 INSTALAR O CONECTOR ZOTERO NOS NAVEGADORES GOOGLE CHROME E MOZILLA FIREFOX... 9 3.1 CONECTOR ZOTERO PARA GOOGLE CHROME... 10 3.2 CONECTOR ZOTERO

Leia mais

Universidade Federal do Oeste da Bahia Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore

Universidade Federal do Oeste da Bahia Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore Jacques Antonio de Miranda Vice-Reitor Pro Tempore David Dutkievicz Pró-Reitor de Tecnologia da Informação de Comunicação Fábio Ossamu Hasegawa Coordenador de

Leia mais

(http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=72158b4e-b527-45e4-af24- d02938a95683&displaylang=pt-br)

(http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=72158b4e-b527-45e4-af24- d02938a95683&displaylang=pt-br) Descrição Permitir que os usuários remotos autorizados utilizem os recursos corporativos de TIC, a partir de um computador conectado à internet, de forma segura com uma interface amigável, de qualquer

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A1

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A1 MANUAL DE INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A1 A instalação do certificado A1 somente poderá ser feita uma única vez em sistema operacional Windows (conforme pré-requisitos), utilizando navegador Internet

Leia mais

CONFIGURAÇÃO PARA ACESSO AOS E-MAILS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS

CONFIGURAÇÃO PARA ACESSO AOS E-MAILS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS CONFIGURAÇÃO PARA ACESSO AOS E-MAILS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS SUMÁRIO CONFIGURANDO ACESSO AOS E-MAILS EM UM DISPOSITIVO MÓVEL... 3 ADICIONAR UMA CONTA DE E-MAIL NO ANDROID... 4 ADICIONAR UMA CONTA DE E-MAIL

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DA CAIXA DE CORREIO ELETRÓNICO

CONFIGURAÇÃO DA CAIXA DE CORREIO ELETRÓNICO CONFIGURAÇÃO DA CAIXA DE CORREIO ELETRÓNICO Outlook 2013 / 2016 & definições genéricas Criado/ Revisto Por: Revisto em: Contacto: DI-IPS Maio 2017 Apoio.informatico@ips.pt ÍNDICE Introdução... 4 Configuração

Leia mais

DIGITAL SERPRO MOZILLA

DIGITAL SERPRO MOZILLA inicio BAIXA DO CERTIFICADO DIGITAL SERPRO MOZILLA FIREFOX GOOGLE CHROME INTERNET EXPLORER SOLUTI INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO CERTIFICADO MODELO A1 INSTALAÇÃO NO REPOSITÓRIO DO WINDOWS INSTALAÇÃO NO REPOSITÓRIO

Leia mais

PROCEDIMENTO INSTALAÇÃO SINAI ALUGUEL

PROCEDIMENTO INSTALAÇÃO SINAI ALUGUEL 1º Passo: Baixar o arquivo http://www.sinaisistemaimobiliario.com.br/instalar/instalador_aluguel.rar. 2º Passo: No SERVIDOR ao qual o sistema deverá ser instalado: a) Criar uma pasta, preferencialmente

Leia mais

Contents Ativação do Office365... 2 Login no Portal... 2 Definir a senha de acesso... 3 Criação do utilizador... 4 Confirmação de ativação do

Contents Ativação do Office365... 2 Login no Portal... 2 Definir a senha de acesso... 3 Criação do utilizador... 4 Confirmação de ativação do Contents Ativação do Office365... 2 Login no Portal... 2 Definir a senha de acesso... 3 Criação do utilizador... 4 Confirmação de ativação do Office365... 6 Possíveis problemas no processo.... 8 Acesso

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL

APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri Colaboração Empresa Júnior da Fatec Jales Monitora: Ângela Lopes Manente SUMÁRIO 1. INTERNET... 3 2. ACESSANDO A

Leia mais

Como devo fazer para me inscrever nos ambientes virtuais?

Como devo fazer para me inscrever nos ambientes virtuais? Obs.: Para acessar os links deste guia basta clicar sobre o link. Obs².: Clicando sobre o link das perguntas aqui embaixo você será direcionado diretamente para a resposta que você procura. 1) Como devo

Leia mais

e Autorizador Odontológico

e Autorizador Odontológico 1 CONTROLE DE DOCUMENTO Revisor Versão Data Publicação Diego Ortiz Costa 1.0 08/08/2010 Diego Ortiz Costa 1.1 09/06/2011 Diego Ortiz Costa 1.2 07/07/2011 2 Sumário CONTROLE DE DOCUMENTO... 2 1. Informações

Leia mais

Usando o email e a Internet

Usando o email e a Internet Usando o email e a Internet Novo no Windows 7? Mesmo que ele tenha muito em comum com a versão do Windows que você usava antes, você ainda pode precisar de uma ajuda para fazer tudo direitinho. Este guia

Leia mais

Manual do Usúario Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.3.1. Copyright Vivo 2014. http://vivosync.com.br

Manual do Usúario Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.3.1. Copyright Vivo 2014. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.3.1 Copyright Vivo 2014 http://vivosync.com.br 1 Vivo Sync... 3 2 Instalação do Vivo Sync... 4 3 Configurações... 7 3.1 Geral... 9 3.2 Fotos... 11 3.2.1 UpLoad:... 11 3.2.2 Download:...

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO AWP MANAGER

MANUAL DE INSTALAÇÃO AWP MANAGER MANUAL DE INSTALAÇÃO AWP MANAGER CERTISIGN São Paulo, 2017 1 AMBIENTES HOMOLOGADOS O AWP Manager foi homologado nos seguintes ambientes: Sistemas Operacionais: Windows 7 32 bits e 64 bits; Windows 8.1

Leia mais

Portal dos Convênios - Siconv. Cadastramento de Proponente, Consórcio Público e Entidades Privadas sem Fins Lucrativos

Portal dos Convênios - Siconv. Cadastramento de Proponente, Consórcio Público e Entidades Privadas sem Fins Lucrativos MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS Portal dos Convênios - Siconv Cadastramento de Proponente, Consórcio

Leia mais

Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET

Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET Versão 1.0 (Atualizado em 04/05/2016) - 2011 - Governo do Estado do Ceará - Todos os direitos reservados. Conteúdo Requisitos de Instalação... 3 Área

Leia mais

COMO CONFIGURAR UMA CONTA DE NO MICROSOFT OUTLOOK 2007

COMO CONFIGURAR UMA CONTA DE  NO MICROSOFT OUTLOOK 2007 COMO CONFIGURAR UMA CONTA DE EMAIL NO MICROSOFT OUTLOOK 2007 OBS: Em todos os campos onde é citado "seudominio", refere-se ao domínio do endereço do site. Ex: www.seudominio.com.br a. Abra o Outlook 2007.

Leia mais

Utilização e Manutenção do E-mail Corporativo Hernany Silveira Rocha

Utilização e Manutenção do E-mail Corporativo Hernany Silveira Rocha Utilização e Manutenção do E-mail Corporativo Hernany Silveira Rocha Agenda Formas de acesso ao e-mail corporativo Nivelamento do conhecimento sobre o e-mail Funcionalidades do Webmail O que é o e-mail

Leia mais

Certificado Digital Protocolo

Certificado Digital Protocolo UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Certificado Digital Protocolo Versão: 1.0 Data:26/09/2018 1 1. Introdução SIPAC - Módulo de Protocolo O Sistema de Protocolos é parte

Leia mais

Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos

Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos Amarildo Roberto Ribeiro CASCAVEL- 2016 SUMÁRIO 1. ACESSO AO CURSO... 3 2. LOGIN DO SISTEMA... 4 3. TELA PRINCIPAL DO ALUNO... 5 4. TELA PRINCIPAL DO CURSO...

Leia mais

Procedimento Para Abrir Arquivo.PST no Microsoft Outlook 2010

Procedimento Para Abrir Arquivo.PST no Microsoft Outlook 2010 Procedimento Para Abrir Arquivo.PST no Microsoft Classificação do Documento: Página 1 de 7 ÍNDICE ÍNDICE... 2 CONTROLE DOCUMENTO... 3 OBJETIVO... 4 USUÁRIOS DO DOCUMENTO... 4 INTER-RELACIONAMENTO COM OUTROS

Leia mais

epucc.com.br SAIBA COMO INCLUIR INFORMAÇÕES DE COLABORADORES, CENTROS DE CUSTO E RATEIO DE DESPESAS

epucc.com.br SAIBA COMO INCLUIR INFORMAÇÕES DE COLABORADORES, CENTROS DE CUSTO E RATEIO DE DESPESAS epucc.com.br SAIBA COMO INCLUIR INFORMAÇÕES DE COLABORADORES, CENTROS DE CUSTO E RATEIO DE DESPESAS O PUCC permite que uma tabela com o nome dos Colaboradores e seus respectivos Departamentos e/ou Centros

Leia mais

Procedimento Para Configuração do Outlook via OST no Office 365

Procedimento Para Configuração do Outlook via OST no Office 365 Procedimento Para Configuração do Outlook via OST no Página 1 de 8 ÍNDICE ÍNDICE... 2 CONTROLE DOCUMENTO... 3 OBJETIVO... 4 USUÁRIOS DO DOCUMENTO... 4 INTER-RELACIONAMENTO COM OUTROS DOCUMENTOS... 4 PRÉ-REQUISITOS...

Leia mais

Informações importantes

Informações importantes Processo de migração: consiste na conversão da sua caixa de GroupWise para um formato que Outlook reconheça e importe as informações para a sua nova caixa, dentro de um novo servidor. Dessa forma, durante

Leia mais

Sistema de Acompanhamento de Produção Sisnet/Sinan- SAPSS Manual de Operação

Sistema de Acompanhamento de Produção Sisnet/Sinan- SAPSS Manual de Operação Sistema de Acompanhamento de Produção Sisnet/Sinan- SAPSS Manual de Operação Versão do produto: 1.0 Edição do documento: 1.0 Abril de 2012 Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento

Leia mais

Manual de Instalação Flex

Manual de Instalação Flex Manual de Instalação Flex Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação do Group Cobrança

Leia mais

Resolução de Problemas da Informática Básica. Roger Daniel Boeira

Resolução de Problemas da Informática Básica. Roger Daniel Boeira Resolução de Problemas da Informática Básica Roger Daniel Boeira boeira.roger@gmail.com Usuário: userlab Senha: Equileus rogerdanielboeira.weebly.com Práticas de Backup O que é backup e como fazer? Backup

Leia mais

Pacote de instalação dos componentes Selo Digital /SP

Pacote de instalação dos componentes Selo Digital /SP Pacote de instalação dos componentes Selo Digital /SP Objetivo do Documento Nesse documento está especificado o procedimento que deve ser adotado para realizar a instalação e configuração dos Componentes

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO Configuração mínima; * Windows 98 ou superior de 32 ou 64 bits. * Processador Celeron ou AMD de qualquer velocidade. * 02 gigas de memória ram. * 02 gigas de espaço

Leia mais

Tutorial para o uso do sistema de Logística

Tutorial para o uso do sistema de Logística Tutorial para o uso do sistema de Logística Sumário Geração da Ata Extra... 1 Controle de Presença On-line... 5 Impressão das Provas no Polo de Apoio Presencial... 8 GERAÇÃO DA ATA EXTRA A geração da Ata

Leia mais

TUTORIAL PARA O GESTOR MUNICIPAL

TUTORIAL PARA O GESTOR MUNICIPAL PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA TUTORIAL PARA O GESTOR MUNICIPAL 3º CICLO DA AVALIAÇÃO PELO GESTOR MUNICIPAL PROVAB 2014 Brasília/DF, 30 de dezembro de 2014. 1 APRESENTAÇÃO Senhor(a)

Leia mais

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD. Manual do Usuário

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD. Manual do Usuário Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD Manual do Usuário SISEMAnet Sistema Integrado de Meio Ambiente Módulo 1 Portal Submódulo Portal de Segurança Módulo Externo Versão

Leia mais

Governo do Estado do Amapá Centro de Gestão da Tecnologia da Informação - PRODAP. Google Chrome

Governo do Estado do Amapá Centro de Gestão da Tecnologia da Informação - PRODAP. Google Chrome Prezados(as), Governo do Estado do Amapá Devido a reestruturação e ampliação da camada de segurança dos serviços e acessos fornecidos pelo PRODAP, é necesário a instalação de um certificado nos navegadoras

Leia mais

Manual de Instalação do Módulo de Segurança MMA SISGEN

Manual de Instalação do Módulo de Segurança MMA SISGEN Manual de Instalação do Módulo de Segurança MMA SISGEN 1. DESCRIÇÃO Este documento descreve os requisitos mínimos necessários e os procedimentos de download e instalação do Módulo de Segurança, utilizados

Leia mais

Aviso. O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Aviso. O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Aviso O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

Passos para a instalação

Passos para a instalação Manual de Instalação da Comanda Eletrônica Arquivos para instalação no computador.net Framework 3.5 ActiveSync (programa que vem junto com o Pocket que faz a integração do aparelho com o computador do

Leia mais

@RSoft - Desenvolvimento de sistemas e sites Nosso forte é o suporte

@RSoft - Desenvolvimento de sistemas e sites Nosso forte é o suporte [1] Manual do SISCOM Como testar o SISCOMDroid O SISCOMDroid é uma extensão do SISCOM, por isso, para funcionar, precisa de dados cadastrados no SISCOM. Os dados são obtidos e enviados via site, portanto,

Leia mais

MANUAL e-sic GUIA DO SERVIDOR. Governo do Estado do Piauí

MANUAL e-sic GUIA DO SERVIDOR. Governo do Estado do Piauí MANUAL e-sic GUIA DO SERVIDOR Governo do Estado do Piauí 1 Conteúdo Introdução... 3 Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão (e-sic)... 4 Primeiro Acesso... 5 Cadastro...Erro! Indicador não definido.

Leia mais

Manual M3 Cgsync EG. Copyright Todos os direitos reservados. Control Informática. Versão Manual M3 Cgsync EG

Manual M3 Cgsync EG. Copyright Todos os direitos reservados. Control Informática. Versão Manual M3 Cgsync EG Copyright 2014. Todos os direitos reservados. Control Informática. Versão 14.07.002 Índice Instalação M3 Cgsync EG 1 3 Baixar Instaladores 2 Instalação 3 no Desktop 3 Instalação 5 no Pocket 1 Utilização

Leia mais

Configuração de E-mail DTI/CIMR

Configuração de E-mail DTI/CIMR Configuração de E-mail DTI/CIMR Sumário ACESSANDO O E-MAIL VIA WEB: 2 CONFIGURANDO O E-MAIL NO WINDOWS LIVE MAIL(GRATUITO): 3 CONFIGURANDO O E-MAIL NO OUTLOOK 2010: 6 CONFIGURANDO O E-MAIL NO THUNDERBIRD:

Leia mais

Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard

Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação no

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. ESQUECI MEU LOGIN E SENHA, E AGORA?... 4 3. COMO EU ALTERO MEU PERFIL NA PLATAFORMA?... 5 4. COMO FAÇO PARA ALTERAR MINHA SENHA?...

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo...4 3. Etapa 2: Configurando acesso

Leia mais

Informática. Conceitos Gerais. Professor Márcio Hunecke.

Informática.   Conceitos Gerais. Professor Márcio Hunecke. Informática E-mail: Conceitos Gerais Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática E-MAIL: CONCEITOS GERAIS O correio eletrônico tornou-se popular devido a sua grande facilidade em

Leia mais

MANUAL UNESC Matrícula 2014/2

MANUAL UNESC Matrícula 2014/2 MANUAL UNESC Matrícula 2014/2 Para sua comodidade, o UNESC disponibiliza o processo de Matrícula On-line. Este processo permitirá efetivarmos sua matrícula de forma simples e rápida, em poucos passos.

Leia mais

Informática. 09- Considere a figura a seguir:

Informática. 09- Considere a figura a seguir: Informática 01- Ao utilizar o editor de apresentações Impress, do pacote Libre Office, é possível cronometrar a apresentação quando exibida. Este recurso é acessível por meio da opção Cronometrar, presente

Leia mais

Configuração do Gmail para administradores

Configuração do Gmail para administradores Configuração do Gmail para administradores Neste guia 1. Ativar recursos no Admin Console 2. Importar e-mails antigos 3. Usar os marcadores e a pesquisa 4. Adicionar sua assinatura 5. Usar o Gmail com

Leia mais

3. Usar a árvore de certificados do Windows para validar certificados no Acrobat Reader

3. Usar a árvore de certificados do Windows para validar certificados no Acrobat Reader Pontos de Orientação 1. Email da digicert para aprovar e instalar o certificado Paulo Cesar Reis Crispim Assinado de forma digital por Paulo Cesar Reis Crispim Dados: 2016.11.16 14:50:46 Z 2. Usar o certificado

Leia mais

PROCEDIMENTO DE EXPORTAÇÃO A PORTAIS IMOBILIÁRIOS

PROCEDIMENTO DE EXPORTAÇÃO A PORTAIS IMOBILIÁRIOS Os passos a seguir devem ser executados. Lembramos que pelo fato de termos um sistema para venda e um sistema para aluguel, o cliente deverá ser informado que nos portais o mesmo deverá possuir duas centrais

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz a) Correio Eletrônico O software de correio eletrônico surgiu com o objetivo de auxiliar a comunicação e a troca de informações entre as pessoas. Anteriormente

Leia mais

Procedimento Configuração Dispositivos Android Procedimento para Configuração do Office365 em Dispositivos Android

Procedimento Configuração  Dispositivos Android Procedimento para Configuração do Office365 em Dispositivos Android Procedimento para Configuração do Office365 em Dispositivos Classificação do Documento: Página 1 de 10 ÍNDICE ÍNDICE... 2 CONTROLE DOCUMENTO... 3 OBJETIVO... 4 USUÁRIOS DO DOCUMENTO... 4 INTER-RELACIONAMENTO

Leia mais

Configuração do Mac Mail para Exchange. Configuração do aplicativo Mail do Mac OS X para o novo sistema de e-mail da UTAD

Configuração do Mac Mail para Exchange. Configuração do aplicativo Mail do Mac OS X para o novo sistema de e-mail da UTAD Configuração do aplicativo Mail do Mac OS X para o novo sistema de e-mail da UTAD Equipa de Sistemas SIC UTAD Julho 2010 Índice de conteúdos Notas iniciais...1 Adicionar a conta...2 Informações Gerais...4

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO SAD AUTOAVALIAÇÃO MÓDULO AVALIAÇÃO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, ADMINISTRAÇÃO E LOGÍSTICA DIPLAN

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO SAD AUTOAVALIAÇÃO MÓDULO AVALIAÇÃO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, ADMINISTRAÇÃO E LOGÍSTICA DIPLAN TUTORIAL SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO SAD AUTOAVALIAÇÃO MÓDULO AVALIAÇÃO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, ADMINISTRAÇÃO E LOGÍSTICA DIPLAN COORDENAÇÃO GERAL DE GESTÃO DE PESSOAS CGGP Apresentação... 2

Leia mais

Tutoriais Able Business JUNIOR

Tutoriais Able Business JUNIOR Tutoriais Able Business JUNIOR Primeiros Passos Instalação no Servidor... 2 Instalação nos Terminais... 3 Primeiro acesso... 5 Botões... 8 Suporte... 10 Instalação no Servidor 1 - Defina se o sistema será

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Certificação Digital no Token GD MAC 10.8 Mountain Lion Sistema Operacional: MAC 10.8 Mountain Lion Português Maio/2013 Proibida a reprodução total ou parcial. Todos os direitos reservados

Leia mais

OPM tem como função principal oferecer uma ferramenta de acompanhamento dos contadores das impressoras que se encontram em rede, lhe oferecendo.

OPM tem como função principal oferecer uma ferramenta de acompanhamento dos contadores das impressoras que se encontram em rede, lhe oferecendo. OPM Apresentação Função OPM tem como função principal oferecer uma ferramenta de acompanhamento dos contadores das impressoras que se encontram em rede, lhe oferecendo. Controle diário de produção das

Leia mais

Manual para abertura de ticket

Manual para abertura de ticket Manual para abertura de ticket Santo André 2015 Resumo A Tec House Informática desenvolveu este manual de forma prática e intuitiva com o objetivo de auxiliar você, cliente, na resolução de problemas encontrados

Leia mais

Portal Periódicos - CAPES

Portal Periódicos - CAPES Portal Periódicos - CAPES O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza às instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional.

Leia mais