CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: PERCURSOS DE UM GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: PERCURSOS DE UM GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS"

Transcrição

1 CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: PERCURSOS DE UM GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SCHNEIDER, Tatiani Maria 1 MAGOGA, Thiago Flores 2 FERREIRA, Marinês Verônica 3 MUENCHEN, Cristiane (Orientador) 4 Resumo Paulo Reglus Neves Freire foi um educador brasileiro que muito contribuiu e tem contribuído para a educação nacional e internacional, em especial para o ensino de ciências da natureza. Como teórico crítico (progressista), foi autor de uma pedagogia que problematiza e rejeita a simples transmissão de conhecimento - aspecto relacionado à educação bancária-, defendendo o ser sujeito como um ser inacabado, que sempre está em busca do ser mais. No campo de ensino de ciências da natureza, seus ideais estão repercutidos, de modo geral, em aspectos curriculares, especialmente por se entender que o currículo escolar também é algo inacabado e que necessita constante problematização e reflexão. Diferentes são os grupos que, também trabalhando na perspectiva freireana, defendem essa visão. Criado no ano de 2012, o Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo (GEPECID), vinculado ao Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é um destes. Assim sendo, pretende-se no presente artigo apresentar e discutir quatro dos trabalhos desenvolvidos por este grupo, relacionando-os com a perspectiva e categorias de Freire. Tais trabalhos são oriundos de pesquisas de mestrados e doutorado, e possuem como foco a defesa de reconstruções curriculares, articuladas ao trabalho coletivo entre escolas de educação básica e universidade. Apesar das dificuldades apresentadas no desenvolvimento destes projetos, destacam-se potencialidades percebidas pelos educadores e educandos envolvidos nas intervenções realizadas, sinalizando a necessidade de dar continuidade a trabalhos desta natureza nas escolas de Educação Básica, não apenas com foco de disseminá-los, mas com o intuito de incorporá-los as práticas escolares. 1 Mestranda do PPG Educação Matemática e Ensino de Física. UFSM. tati.maria.schneider@gmail.com 2 Mestrando do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. UFSM. thiago.ufsm@gmail.com 3 Mestranda do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. UFSM. marinesmvf@hotmail.com 4 Doutora em Educação Científica e Tecnológica.Departamento de Física.UFSM. crismuenchen@yahoo.com.br O trabalho contou com a colaboração de: Catiane Mazocco Paniz. Doutoranda do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. UFSM. catiane.paniz@iffarroupilha.edu.br

2 Palavras-chave: Paulo Freire; Currículo; Diálogo. Introdução Um educador que sempre trouxe em suas obras propostas de transformações educacionais como possibilidade de libertação dos oprimidos foi Paulo Freire. Este autor discute que o processo de ensino não pode simplesmente ficar atrelado à transmissão de conhecimentos, onde o educando é visto como um recipiente vazio, usado pelo educador como depósito de teorias, sendo esse tipo de educação denominado de educação bancária (FREIRE, 1987). Freire discute principalmente em sua obra Pedagogia do Oprimido, essa questão de que o educando tem conhecimentos prévios e não pode continuar a ser visto como um sujeito que aceita tal condição, depósito. O autor faz críticas a esse tipo de ensino que não considera o educando como sendo o sujeito da aprendizagem, mas o objeto. Para Freire, ensinar é um ato que exige o olhar do educador para o educando como um sujeito que tem conhecimentos e o ensinar não acontece por transmissão, sendo um processo de construção acontecendo em ambos os sentidos, educador-educando e educando-educador. No sentido da construção do conhecimento, o educador afirma que este se dá em uma relação de diálogo através da problematização de situações significativas para o educando. Este autor, segundo Schneider, Centa e Magoga (2015), influenciou e continua a influenciar a educação brasileira. Na área de ensino de ciências, especialmente, seus ideais tem refletido em questões curriculares como, por exemplo, no trabalho a partir da perspectiva da Abordagem Temática 5, de modo que, autores como Torres e Maestrelli (2014), Lindemann (2010) e Gehlen e Auler (2008), defendem a inclusão das ideias freireanas para o contexto de educação formal. Ademais, além dos trabalhos citados, ocorre que muitos grupos de pesquisa têm articulado e incorporado os pressupostos freireanos em todos os seus projetos. Um exemplo é o Grupo de 5 Abordagem Temática segundo Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011, p. 189) pode ser entendida como: [...] uma perspectiva curricular cuja lógica de organização é estruturada com base em temas, com os quais são selecionados os conteúdos de ensino das disciplinas. Nesta abordagem a conceituação científica da programação é subordinada ao tema.

3 Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo (GEPECID), vinculado ao departamento de Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Paniz et al. (2014), ao descreverem o grupo, explicitam que ele é formado por discentes e docentes das disciplinas de Biologia, Física e Química, o que possibilita a discussão interdisciplinar e favorece a construção de conhecimento coletivo, dentro de uma perspectiva de educação libertadora. Também caracterizando o trabalho do grupo, Silva, Soares e Muenchen (2015) descrevem que: O grupo Educação em Ciências em Diálogo está estruturado de maneira a discutir referências com base em Paulo Freire, por acreditar que o ensino deva partir da problematização da realidade do sujeito, buscando, fundamentar o conhecimento, oportunizando a mudança da prática docente, formando sujeitos pensantes (p. 5). Associado a isto, percebe-se que o grupo tem por preceitos o estabelecimento de parcerias com as escolas de educação básica, por entender que só assim, em um trabalho com os sujeitos e não para ou sobre eles - renegando, portanto, o que Freire (2011) denomina de invasão cultural - se poderá desenvolver os avanços necessários à educação. Deste modo, no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo (GEPECiD) vem sendo desenvolvidos alguns trabalhos que tratam de articulações entre a concepção de educação dialógica e problematizadora de Paulo Freire e o ensino de ciências. No texto que segue, serão abordados sinteticamente como cada um destes trabalhos tem abarcado tal concepção de educação, destacando os avanços e dificuldades enfrentadas. Desenvolvimento Dentre os vários trabalhos desenvolvidos no contexto do grupo, serão apresentados quatro, derivados de pesquisas de dissertações e tese. No entanto, vale destacar que as ações do referido grupo não se restringem a tais trabalhos. O trabalho desenvolvido por Araújo (2015) teve como problema de pesquisa: Quais os desafios e as potencialidades encontradas por educadores de uma escola pública estadual de Santa Maria/RS ao utilizar a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) para a organização curricular e também como ferramenta didático-pedagógica em sala de aula?. Assim, os 3MP foram

4 empregados tanto no desenvolvimento de um curso de formação de professores como na construção do currículo da escola 6 (na qual os educadores participantes do curso trabalhavam). Além disso, foram utilizados como ferramenta didático-pedagógica na elaboração dos planejamentos das aulas. Desta forma, na construção do currículo a partir dos 3MP, no primeiro momento (Estudo da Realidade), foi realizada a investigação da realidade dos educandos a partir de entrevistas, conversas informais, visitas à comunidade, entre outros. Os dados coletados neste processo foram organizados num dossiê. Posteriormente, as informações contidas no dossiê foram categorizadas e ocorreu a definição do tema gerador. No segundo momento (Organização do Conhecimento), foram planejadas as atividades a partir do tema Infraestutura que emergiu do Estudo da Realidade. Os planejamentos foram desenvolvidos pelos educadores participantes do curso de formação. Na Aplicação do Conhecimento ocorreu a implementação das atividades planejadas no momento anterior. Em relação à aproximação entre a Investigação Temática e a dinâmica dos 3MP, Araújo (2015) destaca, [...] foi possível analisar que tanto os 3MP como a Investigação Temática apresentam muitos pontos de convergência. Ambas exploram o mundo real da vida dos educandos e visam, com isso, uma formação baseada na educação dialógica e problematizadora que proporciona uma visão crítica de mundo, possibilitando que os educandos sejam capazes de modificar o meio no qual habitam (p. 54). As principais categorias de Freire presentes neste trabalho são a dialogicidade e a problematização, incorporadas no projeto principalmente a partir da dinâmica dos 3MP utilizada em todas as etapas do projeto. Além disso, Araújo (2015) aponta que o uso dos 3MP em sala de aula permitiu aguçar o que Freire denomina de curiosidade epistemológica. (p.82), isto porque esta dinâmica propicia a participação dos educandos por meio do diálogo e da problematização das situações vivenciadas por estes. Em relação às potencialidades do desenvolvimento deste projeto, a pesquisadora aponta a possibilidade da construção dos currículos e dos planejamentos por parte das educadoras, além 6 A investigação temática é desenvolvida em cinco etapas, conforme sistematizado por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011), a qual emergiu da releitura realizada por Delizoicov (1991) do terceiro capítulo do livro Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire (ARAÚJO, 2015, p.45). Estas cinco etapas, aproximam-se dos 3MP, como discutido por Araújo (2015).

5 disso, esta dinâmica ofereceu [...] uma relação muito próxima com os educandos, proporcionandolhes discutir, participar, dialogar, avaliar e transformar a comunidade [...] (ARAÚJO, 2015, p.84). Segundo a autora citada, ao longo do projeto buscaram justamente [...] romper com o tradicional ensino de memorização, extrapolando os limites de um ensino pautado por uma educação bancária [...] (p.102). Já em relação aos obstáculos enfrentados no decorrer do processo de formação dos docentes e na implementação das aulas, destaca-se: as condições de trabalho, resistência à nova perspectiva e o trabalho interdisciplinar e coletivo. Outro trabalho desenvolvido por integrantes do grupo está relatado na pesquisa de Centa (2015). Em tal, o eixo principal comum ao objetivo do grupo também envolveu a problematização do currículo escolar, articulado à formação de professores, pressupondo a constante ação-reflexão-ação. Tendo como problema de pesquisa: Quais as possibilidades e desafios encontrados por educadores de Ciências (Biologia, Física e Química), de uma escola pública de Santa Maria, ao utilizarem a Abordagem Temática em suas aulas, especialmente na estruturação e implementação do tema Arroio Cadena: Cartão Postal de Santa Maria?, a pesquisadora desenvolveu um trabalho baseado em duas fases: O Processo para obtenção do Tema Gerador; e O Processo Formativo com vistas à Abordagem Temática. Em ambas, é notória a influência do pensamento freireano. Para a obtenção do Tema Gerador, utilizou-se dos 3MP, quais sejam: Estudo da Realidade, Organização do Conhecimento, e Aplicação do Conhecimento. Tais momentos, como explicitado na pesquisa de Araújo (2015), possuem uma relação intrínseca à Investigação Temática, a qual foi proposta por Freire, no livro Pedagogia do Oprimido, para um contexto de educação não formal. A própria dinâmica dos 3MP como estruturantes de currículo também foi desenvolvida durante o Movimento de Reorientação Curricular do município de São Paulo, quando o próprio Freire fora secretário de educação. Tratando de tal ocasião, Muenchen (2010) relata que, [...] os 3MP estavam implícitos em todos os aspectos pedagógicos do Projeto Inter, ou seja, não apenas revelavam a forma como os professores formados conduziam seus esforços na construção curricular como também constituíam a estrutura que guiava o processo como um todo. Logo, pode-se afirmar que os três momentos orientavam tanto o desenvolvimento curricular geral como o trabalho específico de sala de aula (p. 120).

6 Mesmo se tratando de um trabalho local (não tendo uma repercussão de modo amplo, como em São Paulo), Centa (2015) relata que, durante o Estudo da Realidade, O material coletado (análise documental realizado pela pesquisadora do Projeto Pedagógico da escola; pesquisas em jornais locais; conversas informais: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), posto de saúde, prefeitura, Instituto de planejamento da cidade e brigada militar; entrevista com educandos, educadores, equipe diretiva, e comunidade local; questionário elaborado pelos educadores foi organizado e registrado na forma de um dossiê (p. 63). Os aspectos elencados acima, os quais compuseram o que a autora denominou de dossiê, trazendo para uma denominação freireana, compõe a etapa do Levantamento Preliminar (FREIRE, 1989). Para este autor, esta etapa tem por objetivo a busca por dados e informações pertencentes à comunidade investigada. (Re)Construir um currículo (na perspectiva interdisciplinar) utilizando-se dos 3MP, apesar de ser essencial para uma educação na perspectiva crítica, não constitui tarefa fácil. Centa (2015) elenca e discute isso ao realizar o processo formativo com vista à abordagem temática. No entanto, o principal aspecto desta pesquisa está na importância dada àquilo que Freire denominou de práxis, sendo entendida por ação-reflexão-ação. Durante a obtenção do tema gerador, do processo formativo e da implementação em sala de aula (por parte dos educadores), foi possível identificar mesmo que de forma embrionária, pois isto é processo uma mudança de postura em relação à cultura de participação dos sujeitos envolvidos. Tal fato pôde ser percebido não só durante as aulas, mas, e principalmente, porque cientes dos problemas sociais da comunidade os educandos sentiram a necessidade da construção de um abaixo assinado que atendesse as demandas associadas ao Arroio Cadena. De acordo com Centa (2015), Com o rumo que o trabalhou direcionou-se, possibilidades de mudanças para uma cultura de participação começaram a emergir. Os educandos, juntamente com a comunidade escolar e local, construíram um abaixo assinado, no qual se reivindica a revitalização do Arroio Cadena, para que vire um projeto de lei (p. 86). Além desse movimento, a comunidade escolar, juntamente com o GEPECiD, conseguiram organizar reuniões com os representantes do poder legislativo do município de Santa Maria, na

7 tentativa de discutir as necessidades enfrentadas pelos moradores da comunidade. Isto foi um dos pontos auges do trabalho desenvolvido, e de certa forma, reafirma a necessidade que temos, enquanto educadores progressistas, de lutar por uma escola pública, que debata os anseios de uma educação popular. Lembremo-nos, pois, das palavras de Freire (2014) a educação popular cuja posta em prática, em termos amplos, profundos e radicais, numa sociedade de classe, se constitui como um nadar contra a correnteza é exatamente a que, substantivamente democrática, jamais separa do ensino dos conteúdos o desvelamento da realidade (p.118). Partindo das dificuldades e possibilidades apresentadas nos trabalhos de Centa (2015) e Araújo (2015), está sendo realizada uma pesquisa de doutorado (Paniz, 2015) 7 no sentido de responder ao questionamento: de que forma os 3MP como estruturantes de currículos podem auxiliar na formação de professores? No contexto da atual pesquisa, o diferencial a destacar é a articulação entre a formação inicial e continuada de professores, pois a pesquisa vem sendo desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Atenta-se para o fato de que, além do trabalho coletivo e interdisciplinar, a articulação entre a formação inicial e continuada está embasada e possibilita discussões e reflexões sobre o constante processo de pesquisa, o qual faz parte deste contexto. Sobre a importância da pesquisa para a formação de educadores progressistas, Freire (1997) defende que, Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade (p. 29). Até o momento, foi implementado um processo formativo com os bolsistas do PIBID da Biologia e Química, e supervisores do programa, vinculados ao Instituto Federal farroupilha- campus São Vicente do Sul. O processo teve como objetivo possibilitar a discussão e reflexão sobre currículo, abordagem temática e os 3MP como estruturantes de currículo. A partir do curso, foi realizado o estudo da realidade para se chegar ao tema gerador o qual estruturou o currículo naquele 7 Projeto de doutorado em andamento.

8 momento. Em seguida foram planejadas as aulas de forma interdisciplinar que posteriormente foram implementadas nas escolas parceiras do PIBID. O quarto trabalho refere-se a dissertação de Ferreira (2016), recentemente finalizada. A investigação permeou caminhos na busca por sinalizações de currículos estruturados a partir da abordagem temática em escolas estaduais de Ensino Médio. Esta pesquisa foi estruturada na busca de responder ao seguinte problema: quais têm sido os encaminhamentos dados, quais os desafios e potencialidades encontradas em intervenções curriculares estruturadas segundo a abordagem temática, em Ciências da Natureza, em escolas públicas de Ensino Médio de Santa Maria/RS?. No intuito de responder ao problema de pesquisa a autora buscou identificar escolas a partir dos projetos pedagógicos que apontavam indícios do trabalho na perspectiva da abordagem temática, por entender que este documento retrata as ações e intenções da escola. No entanto, no decorrer da investigação, percebeu-se que os projetos pedagógicos nem sempre trazem a realidade das escolas. Por isso, também buscou-se através de diálogos informais identificar intervenções curriculares na perspectiva da abordagem temática desenvolvidas pelas/nas escolas. A partir da utilização da análise dos projetos pedagógicos e de diálogos informais foi possível identificar seis intervenções curriculares em quatro escolas de Ensino Médio. A partir da análise realizada no material da pesquisa foram identificadas categorias que discutem dificuldades apontadas pelos educadores e potencialidades sinalizadas a partir das intervenções curriculares na perspectiva da abordagem temática. Nessas discussões foram abarcadas questões presentes em Freire como educação bancária, formação permanente, interdisciplinaridade, aprendizagem, entre outras. A partir das discussões realizadas no decorrer do trabalho e ancoradas em Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011, p. 34) sinalizam à necessidade de uma reformulação na atuação e formação dos professores na área de ciências da natureza, as quais apresentam lacunas e fragilidades decorrentes do ensino estar baseado em um currículo fragmentado, conteudista e voltado à formação de cientistas, o que dificulta o desenvolvimento de um currículo estruturado na abordagem de temas. Freire (2001, p. 72) na década de 1990 alertava para os perigos dos modelos de formação que estavam sendo implantados, sendo feito apostas em propostas prontas e avaliações posteriores

9 com intuito de perceberem se o pacote havia sido assumido e seguido realmente. Assim, deixava-se de lado a formação dos professores. Sendo entendido a partir de Freire que [...] formar é muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho de destrezas. (FREIRE, 1997, p. 15). Como alternativa de minimizar essas deficiências e contribuir na formação docente, Freire (1997) destaca a necessidade da [ ] formação permanente dos professores [...] sendo compreendido por Ferreira (2016) que, em prática. [...] a formação docente não se restringe apenas a formação inicial, pois não se esgota em si mesma, por isso da necessidade da formação permanente que também assume a função de articuladora entre a formação inicial e as mudanças que ocorrem tanto no interior da escola como no próprio sistema escolar (p.71). Assim, pode-se compreender que a reflexão do fazer docente é tão importante quanto pô-lo Existem também fragilidades apontadas na formação inicial que incidem sobre outros aspectos da estruturação curricular a partir da abordagem temática como, por exemplo, o processo de definição do tema, que a partir de Silva (2004) entende-se que não se restringe a um simples processo dedutivo que parte dos interesses dos educandos, que acontece de forma linear, ou que busca transmitir um conteúdo programático prescritivo. Este processo deve envolver uma inclusão crítica no contexto sociocultural, com o intuito do tema servir de aporte epistemológico necessário à compreensão e transformação daquela realidade, aproximando-se de Freire, que sinaliza que o trabalho com temas favorece o desenvolvimento de um olhar crítico do educando sobre sua realidade, possibilitando através da incorporação de conhecimentos científicos, analisar rigorosamente e entender situações problemas, que fazem parte do mundo vivido por ele. Neste sentido, o trabalho de Ferreira (2016) sinaliza a interdisciplinaridade como caminho a priorizar a organização do pensamento dos sujeitos como uma nova forma de interpretação da realidade e, assim, poder atuar sobre ela. Ainda discute dimensões como o trabalho coletivo, motivação e a aprendizagem, sendo estes percebidos como avanços destacados pelos educadores. Também é entendido que através do trabalho coletivo tem-se uma forma de fazer e pensar currículo

10 abrangendo a reflexão crítica da teoria e prática dos educadores, favorecendo a apropriação de saberes adquiridos a partir dos processos de reflexão e diálogos com a teoria (SAMPAIO, QUADRADO e PIMENTEL, 1994). Considerações Finais A partir dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do GEPECiD, foi possível perceber dificuldades e potencialidades em implementar atividades que venham no sentido de uma reorientação curricular. As dificuldades podem estar atreladas a estrutura da escola, organizada na maioria das vezes de forma disciplinar, onde não há diálogo e trabalho coletivo, pois os educadores não dispõem, na maioria das vezes, de espaço/ tempo de reflexão e planejamento, bem como não vivenciaram estas práticas na sua formação inicial nem em formações ofertadas pela escola. Apesar destas dificuldades, os resultados dos trabalhos do grupo, apresentam potencialidades que mobilizam os educadores a buscar a aproximação da escola com a comunidade escolar, baseado na geração do diálogo entre todos os sujeitos das diferentes esferas envolvidas. Assim como o diálogo e a discussão para a escolha de temas pertinentes a realidade vivenciada pelos educandos, busca-se uma reorientação curricular onde os conhecimentos científicos, não possuem um fim em si mesmo, mas são elencados para a compreensão do tema, possibilitando a transformação da realidade problematizada como, por exemplo, no trabalho de Centa (2015), que mobilizou a comunidade para buscar alternativas junto ao poder público em relação aos problemas do Arroio Cadena. Tal fato possui estreita relação com as ideias de Freire, pois possibilita um trabalho coletivo e interdisciplinar, favorecendo a discussão e reflexão da prática docente, bem como a construção de um currículo mais relevante ao educando, que - assim como o educador - tem por vocação ontológica a busca do ser mais, devido ao fato de compreender-se como um ser inacabado. Desta forma, em tempos nos quais se defendem práticas conservadoras de educação, tratando esta como mercado, e esquecendo-se dos aspectos humanistas envolvidos nas relações, o GEPECiD entende e reitera que os pressupostos freireanos possuem um papel fundamental no ensino de ciências, pois propõem outro olhar para a relação entre o espaço-tempo escolar, entendido

11 também enquanto dimensões do currículo, de forma dialógica, coletiva, reflexiva e problematizadora. Referências ARAÚJO, L. B. A. Os três momentos pedagógicos como estruturantes de currículo p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, BALDIN, N., MUNHOZ, E. M. B. SNOWBALL (BOLA DE NEVE): uma técnica metodológica para pesquisa em educação ambiental comunitária. X Congresso Nacional de Educação EDUCERE, I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação SIRSSE. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Curitiba. 7 a 10 de novembro de 2011, p Disponível em: Acesso em: 20 jul CENTA, F. G. Arroio cadena: cartão postal de Santa Maria? : possibilidades e desafios em uma reorientação curricular na perspectiva da abordagem temática p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física)-Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, FERREIRA, M. V. Intervenções Curriculares Estruturadas a partir da Abordagem de Temas: desafios e potencialidades p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. C. A. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Editora UNESP, FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, FREIRE, P. Extensão ou comunicação?. São Paulo: Paz e Terra, FREIRE, P. Política e educação. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

12 GEHLEN, S. T.; et al. Freire e Vigotski no contexto da educação em ciências: aproximações e distanciamentos. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v.10, n.2, p , Disponível em: < Acesso em: 12 abr LINDEMANN, R. H. Ensino de química em escolas do campo com proposta agroecológica: contribuições do referencial freireano de educação p.tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica)-Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, MUENCHEN, C. A disseminação dos três momentos pedagógicos: um estudo sobre práticas docentes na região de Santa Maria/RS p.tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica)-Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, PANIZ, C.M.; FERREIRA, M.V.; NIEMEYER, J.; MUENCHEN, C. Grupo de Pesquisa e Discussão: Espaço de Formação Docente. In.: XIV Congresso Internacional de Educação Popular. Movimento Brasileiro de Educadores Cristãos (MOBREC). Santa Maria/RS SAMPAIO, M. M. F., QUADRADO, A. D., PIMENTEL, Z. P. Interdisciplinaridade no Município de São Paulo. Brasília DF: INEPE, SCHNEIDER, T. M.; CENTA, F. G.; MAGOGA, T. Um olhar para a definição dos temas geradores em práticas educativas de educação em ciências baseadas na abordagem temática. In.:XVII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. Anais eletrônicos, v.17. Santa Maria/RS, SILVA, T. S.; SOARES, A. B.; MUENCHEN, Cristiane. GEPECID: um olhar sobre as práticas Freireanas vivenciadas. In.: XVII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. Anais eletrônicos, v.17. Santa Maria/RS, SILVA, A. F. G. A construção do currículo na perspectiva popular crítica: das falas significativas às práticas contextualizadas p. Tese (Doutorado em Educação)- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo,SP, TORRES, J. R.; MAESTRELLI, S. R. P. Abordagem Temática Freireana: uma concepção curricular para a efetivação de atributos da educação ambiental escolar. e-curriculum (PUCSP), v. 12, n. 2, p , Disponível em: < Acesso em: 12 abr

FORMAÇÃO DE EDUCADORES A PARTIR DA METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA FREIREANA: UMA PESQUISA-AÇÃO JUNTO

FORMAÇÃO DE EDUCADORES A PARTIR DA METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA FREIREANA: UMA PESQUISA-AÇÃO JUNTO FORMAÇÃO DE EDUCADORES A PARTIR DA METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA FREIREANA: UMA PESQUISA-AÇÃO JUNTO A ESTUDANTES DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM FORMAÇÃO DE FORMADORES Alexandre Saul PUC-SP Valter

Leia mais

Abordagem Temática Freireana e a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos: uma reflexão sobre os trabalhos dos ENPECs

Abordagem Temática Freireana e a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos: uma reflexão sobre os trabalhos dos ENPECs Abordagem Temática Freireana e a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos: uma reflexão sobre os trabalhos dos ENPECs Catiane Mazocco Paniz Universidade Federal de Santa Maria catianemail@yahoo.com.br Marinês

Leia mais

RELATOS DE EXPERIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES-PNAIC

RELATOS DE EXPERIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES-PNAIC RELATOS DE EXPERIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES-PNAIC Juscinária Tavares da Silva Universidade Estadual de Roraima- UERR RESUMO O presente trabalho trata-se de um relato de experiência

Leia mais

A CONSTRUÇÃO CURRICULAR NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE EM CRITÉRIOS FUNDAMENTADOS NO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE

A CONSTRUÇÃO CURRICULAR NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE EM CRITÉRIOS FUNDAMENTADOS NO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE 1 A CONSTRUÇÃO CURRICULAR NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE EM CRITÉRIOS FUNDAMENTADOS NO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE Carla Garcia Santana Gomes - UFSCar campus Sorocaba Anaí Helena Basso Alves

Leia mais

A CONTRIBUIÇÃO DOS REFERENCIAIS FREIREANOS PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NA SAÚDE: UMA POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO?

A CONTRIBUIÇÃO DOS REFERENCIAIS FREIREANOS PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NA SAÚDE: UMA POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO? A CONTRIBUIÇÃO DOS REFERENCIAIS FREIREANOS PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NA SAÚDE: UMA POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO? Patricia Lima Dubeux Abensur Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde da Universidade

Leia mais

SUBPROJETO QUÍMICA APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE FREIRE E VIGOTSKI NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Prof.ª Fátima Gomes

SUBPROJETO QUÍMICA APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE FREIRE E VIGOTSKI NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Prof.ª Fátima Gomes SUBPROJETO QUÍMICA APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE FREIRE E VIGOTSKI NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS Prof.ª Fátima Gomes ARTIGO DE REFERÊNCIA GEHLEN, Simoni T.; AUTH, Milton A.; AULER, Delcio;

Leia mais

O CARÁTER SOCIAL E CRÍTICO-REFLEXIVO DA MOSTRA PEDAGÓGICA

O CARÁTER SOCIAL E CRÍTICO-REFLEXIVO DA MOSTRA PEDAGÓGICA O CARÁTER SOCIAL E CRÍTICO-REFLEXIVO DA MOSTRA PEDAGÓGICA Camila Pereira Burchard 1 Joelio Dias Perdomo Jr. 1 Fernanda Illamas Gallon 1 Letizia Vargas Paim 1 Luciana da Silva Catardo 1 Maria Aparecida

Leia mais

O PIBID INCLUSO NA LUTA CONTRA O AEDES AEGYPTI

O PIBID INCLUSO NA LUTA CONTRA O AEDES AEGYPTI O PIBID INCLUSO NA LUTA CONTRA O AEDES AEGYPTI Rafael Hahn 1 Elizandra Aguiar da Rosa 2 Catiane Paniz 3 Resumo: Este trabalho visa relatar brevemente o que é o Pibid (Programa Institucional de Bolsa de

Leia mais

Bolsista Pibic: Patrícia de Moraes Fontenele Orientadora: Profª Drª. Maria Emilia de Castro Rodrigues

Bolsista Pibic: Patrícia de Moraes Fontenele Orientadora: Profª Drª. Maria Emilia de Castro Rodrigues Universidade Federal de Goiás Faculdade de Educação Núcleo de Estudos e Documentação Educação, Sociedade e Cultura Programa Institucional de Bolsas de Iniciação científica Pibic Bolsista Pibic: Patrícia

Leia mais

PORTFÓLIO - DO CONCEITO À PRÁTICA UNIVERSITÁRIA: UMA VIVÊNCIA CONSTRUTIVA

PORTFÓLIO - DO CONCEITO À PRÁTICA UNIVERSITÁRIA: UMA VIVÊNCIA CONSTRUTIVA 1 PORTFÓLIO - DO CONCEITO À PRÁTICA UNIVERSITÁRIA: UMA VIVÊNCIA CONSTRUTIVA Mariane de Freitas - UNESPAR/Campus de União da Vitória RESUMO Acreditando na importância e amplitude que tem, para o professor,

Leia mais

CASOS DE INJÚRIAS RACIAIS NO MEIO FUTEBOLÍSTICO: INTERVENÇÕES ACERCA DO TEMA NO ÂMBITO DO ENSINO ESCOLAR

CASOS DE INJÚRIAS RACIAIS NO MEIO FUTEBOLÍSTICO: INTERVENÇÕES ACERCA DO TEMA NO ÂMBITO DO ENSINO ESCOLAR CASOS DE INJÚRIAS RACIAIS NO MEIO FUTEBOLÍSTICO: INTERVENÇÕES ACERCA DO TEMA NO ÂMBITO DO ENSINO ESCOLAR WILLIAM DANIEL BITENCOURT 1 LIDIANE SOARES BORDINHÃO 2 JAQUELINE BACKENDORF REGERT 3 ANTONIO GUILHERME

Leia mais

O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA À INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) E A PESQUISA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM FÍSICA

O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA À INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) E A PESQUISA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM FÍSICA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA À INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) E A PESQUISA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM FÍSICA Eixo: Ciências Exatas e da Terra Rubens Parker HUAMAN Instituto de Física/IFUSP

Leia mais

INVESTIGAÇÃO PROBLEMATIZADORA DOS CONCEITOS DE CALOR E TEMPERATURA

INVESTIGAÇÃO PROBLEMATIZADORA DOS CONCEITOS DE CALOR E TEMPERATURA INVESTIGAÇÃO PROBLEMATIZADORA DOS CONCEITOS DE CALOR E TEMPERATURA Artur Torres de Araújo Universidade Federal da Paraíba arturdesume@hotmail.com Jacqueline Moraes da Costa Universidade Federal da Paraíba

Leia mais

Palavras-Chave: Prática Formativa. Desenvolvimento Profissional. Pibid.

Palavras-Chave: Prática Formativa. Desenvolvimento Profissional. Pibid. O SUBPROJETO DO CURSO DE PEDAGOGIA NO PIBID/ CAPES/UFAC COMO PRÁTICA FORMATIVA E SUAS REPERCUSSÕES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: APROXIMAÇÕES INICIAIS Lúcia de Fátima Melo Universidade Federal

Leia mais

09/2011. Formação de Educadores. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

09/2011. Formação de Educadores. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) O COMPONENTE PEDAGOGICO NO CURRÍCULO DO CURSO DE LETRAS: PORTUGUÊS/ESPANHOL E A FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE DE LINGUA ESPANHOLA, EM UM ESPAÇO MULTICULTURAL 09/2011 Formação de Educadores Pontifícia Universidade

Leia mais

UMA INTERVENÇÃO CURRICULAR BASEADA NA ABORDAGEM TEMÁTICA: O CASO DO CULTIVO DO ARROZ

UMA INTERVENÇÃO CURRICULAR BASEADA NA ABORDAGEM TEMÁTICA: O CASO DO CULTIVO DO ARROZ IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS Girona, 9-12 de septiembre de 2013 COMUNICACIÓN UMA INTERVENÇÃO CURRICULAR BASEADA NA ABORDAGEM TEMÁTICA: O CASO DO CULTIVO DO

Leia mais

ARTICULAÇÃO PIBID E O CURSO DE CIÊNCIAS EXATAS LICENCIATURA: UM OLHAR PARA A ABORDAGEM DE TEMAS

ARTICULAÇÃO PIBID E O CURSO DE CIÊNCIAS EXATAS LICENCIATURA: UM OLHAR PARA A ABORDAGEM DE TEMAS ARTICULAÇÃO PIBID E O CURSO DE CIÊNCIAS EXATAS LICENCIATURA: UM OLHAR PARA A ABORDAGEM DE TEMAS *Aline dos Santos Brasil¹ Sandra Hunsche (Orientador)² Eixo Temático: 2. Docência e formação de professores

Leia mais

MÉTODOS INTERDISCIPLINARES APROXIMANDO SABERES MATEMÁTICOS E GEOGRÁFICOS

MÉTODOS INTERDISCIPLINARES APROXIMANDO SABERES MATEMÁTICOS E GEOGRÁFICOS MÉTODOS INTERDISCIPLINARES APROXIMANDO SABERES MATEMÁTICOS E GEOGRÁFICOS Celso Gomes Ferreira Neto, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB Profª. Drª. Filomena Maria G. S. Cordeiro Moita, Universidade

Leia mais

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO NAS PESQUISAS ACADÊMICAS

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO NAS PESQUISAS ACADÊMICAS A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO NAS PESQUISAS ACADÊMICAS INTRODUÇÃO A do Campo tem sido um dos aspectos a ser considerado na formação de professores, uma vez que esta modalidade de ensino tem ganhado

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Currículo escolar. Desafios e potencialidades. Formação dos jovens.

PALAVRAS-CHAVE: Currículo escolar. Desafios e potencialidades. Formação dos jovens. 01470 CURRÍCULO ESCOLAR: DESAFIOS E POTENCIALIDADES NA FORMAÇÃO DOS JOVENS Maria Perpétua do Socorro Beserra Soares 1 Eixo Temático: Didática e Prática de Ensino na Relação com a Sociedade Subeixo: Temas

Leia mais

OBJETOS DE APRENDIZAGEM: UMA POSSIBILIDADE NO ENSINO

OBJETOS DE APRENDIZAGEM: UMA POSSIBILIDADE NO ENSINO OBJETOS DE APRENDIZAGEM: UMA POSSIBILIDADE NO ENSINO Marcelle Moro Bitencourt; Tamine Santos; Catiane M Paniz; Acadêmica do Curso de Licenciatura em Biologia do Instituto Federal Farroupilha Câmpus São

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB ANEXO II Edital Pibid n 011/2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE

Leia mais

INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DO PIBID NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA 1. Cátia Liliane Brzozovski Nunes 2.

INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DO PIBID NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA 1. Cátia Liliane Brzozovski Nunes 2. INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DO PIBID NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA 1 Cátia Liliane Brzozovski Nunes 2. 1 Resultados preliminares de pesquisa desenvolvida no Mestrado em

Leia mais

PIBID: UM AMBIENTE RICO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

PIBID: UM AMBIENTE RICO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE PIBID: UM AMBIENTE RICO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE Suelen Janaina de Oliveira Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Bolsista do Programa de Iniciação à Docência/CAPES.

Leia mais

Palavras-chave: Formação e Profissionalização docente; Estado da arte; ANPEd

Palavras-chave: Formação e Profissionalização docente; Estado da arte; ANPEd A FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO NO GRUPO DE TRABALHO 4 DIDÁTICA DA ANPED ENTRE 2002 E 2013 Belarmina Vilela Cruvinel Camila Alberto Vicente de Oliveira Universidade Federal de Goiás

Leia mais

LABORATÓRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM AMBIENTE PRÁTICO, DINÂMICO E INVESTIGATIVO

LABORATÓRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM AMBIENTE PRÁTICO, DINÂMICO E INVESTIGATIVO LABORATÓRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM AMBIENTE PRÁTICO, DINÂMICO E INVESTIGATIVO Adriano Cavalcante da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN adricat@bol.com.br Resumo

Leia mais

A proposta dos institutos federais entende a educação como instrumento de transformação e de enriquecimento

A proposta dos institutos federais entende a educação como instrumento de transformação e de enriquecimento HISTÓRIAS DE VIDA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: UMA INVESTIGAÇÃO NA LICENCIATURA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA/CÂMPUS SVS Lauren Ausani; Cléia Margarete Macedo da Costa Tonin;

Leia mais

Metodologia para o Ensino de Ciências

Metodologia para o Ensino de Ciências LICENCIATURAS EM FÍSICA, QUÍMICA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Prof. Nelson Luiz Reyes Marques LICENCIATURAS EM FÍSICA, QUÍMICA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS de DELIZOICOV e ANGOTTI : introdução

Leia mais

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE 1 CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE Joana D`arc Anselmo da Silva Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, bolsista PIBID Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, joanadarc945@gmail.com

Leia mais

O SABER DA MATEMÁTICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA: A interdisciplinaridade como método de aproximação pedagógica

O SABER DA MATEMÁTICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA: A interdisciplinaridade como método de aproximação pedagógica O SABER DA MATEMÁTICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA: A interdisciplinaridade como método de aproximação pedagógica INTRODUÇÃO Celso Gomes Ferreira Neto, Universidade Estadual da Paraíba

Leia mais

Palavras-chaves: Interdisciplinaridade; Três Momentos Pedagógicos; Relação Prática dos conteúdos; Alimentação e Atividade Física.

Palavras-chaves: Interdisciplinaridade; Três Momentos Pedagógicos; Relação Prática dos conteúdos; Alimentação e Atividade Física. A UTILIZAÇÃO DOS DIFERENTES GRUPOS ALIMENTARES VOLTADOS A PRÁTICA DASATIVIDADES FÍSICAS: Uma atividade prática entre as disciplinas da área das Ciências da Natureza Jober Vanderlei de Vargas Machado 1

Leia mais

PROBLEMATIZAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA POR MEIO DO TEMA GERADOR DROGAS.

PROBLEMATIZAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA POR MEIO DO TEMA GERADOR DROGAS. PROBLEMATIZAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA POR MEIO DO TEMA GERADOR DROGAS. Vanessa Lopes da Silva*¹ (IC), Catiane Mazocco Paniz² (PG), Leandro Marcon Frigo³ (PQ) ¹

Leia mais

O CONCEITO DE ENERGIA E A PERSPECTIVA CTSA NAS QUESTÕES DO ENEM

O CONCEITO DE ENERGIA E A PERSPECTIVA CTSA NAS QUESTÕES DO ENEM IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS Girona, 9-12 de septiembre de 2013 COMUNICACIÓN O CONCEITO DE ENERGIA E A PERSPECTIVA CTSA NAS QUESTÕES DO ENEM Guaracira Gouvêa,

Leia mais

A ESCUTA E O DIÁLOGO COMO PRINCÍPIOS NORTEADORES DA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES/AS

A ESCUTA E O DIÁLOGO COMO PRINCÍPIOS NORTEADORES DA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES/AS 1 A ESCUTA E O DIÁLOGO COMO PRINCÍPIOS NORTEADORES DA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES/AS Eixo Temático 2: Didática, profissão docente e políticas públicas Maria Perpétua do Socorro Beserra Soares 1

Leia mais

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: O PIBID E SEUS IMPACTOS NO PERCURSO FORMATIVO DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA/UFAL

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: O PIBID E SEUS IMPACTOS NO PERCURSO FORMATIVO DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA/UFAL A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: O PIBID E SEUS IMPACTOS NO PERCURSO FORMATIVO DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA/UFAL Ádson de Lima Silva Universidade Federal de Alagoas UFAL adsonlima@globomail.com Sandra

Leia mais

Conhecimentos Pedagógicos

Conhecimentos Pedagógicos Conhecimentos Pedagógicos 01- O currículo tem uma importância tanto de conservação quanto de transformação e construção dos conhecimentos historicamente acumulados. A perspectiva teórica que compreende

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE: O PIBID E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1

FORMAÇÃO DOCENTE: O PIBID E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 FORMAÇÃO DOCENTE: O PIBID E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 Jamile Tábata Balestrin Konageski 2, Maria Cristina Pansera De Araújo 3. 1 Pesquisa produzida a partir de interações estabelecidas em

Leia mais

CONCEPÇÕES SOBRE PROBLEMATIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

CONCEPÇÕES SOBRE PROBLEMATIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS Girona, 9-12 de septiembre de 2013 COMUNICACIÓN CONCEPÇÕES SOBRE PROBLEMATIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS Cristiane Muenchen, Universidade

Leia mais

Os Três Momentos Pedagógicos e a Abordagem Temática na Educação em Ciências: um olhar para as diferentes perspectivas

Os Três Momentos Pedagógicos e a Abordagem Temática na Educação em Ciências: um olhar para as diferentes perspectivas Os Três Momentos Pedagógicos e a Abordagem Temática na Educação em Ciências: um olhar para as diferentes perspectivas Tatiani Maria Schneider, graduada em física licenciatura plena, mestranda do PPG Educação

Leia mais

O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA

O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA 02994 O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA Maria José Houly Almeida de Oliveira UNEAL Nos últimos anos observa-se um aumento na implementação

Leia mais

PIBID GEOGRAFIA NA MEDIAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE COMO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DOCENTE

PIBID GEOGRAFIA NA MEDIAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE COMO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DOCENTE 1 PIBID GEOGRAFIA NA MEDIAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE COMO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DOCENTE Márcia Cristina de Oliveira Mello UNESP Campus de Ourinhos PIBID/CAPES Resumo Dentro de uma política institucional

Leia mais

A concepção do ensino contextualizado de Biologia entre professores da rede estadual de ensino de Goiás e as dificuldades de seu exercício

A concepção do ensino contextualizado de Biologia entre professores da rede estadual de ensino de Goiás e as dificuldades de seu exercício A concepção do ensino contextualizado de Biologia entre professores da rede estadual de ensino de Goiás e as dificuldades de seu exercício *Lívio de Castro Pereira 1, Solange Xavier dos Santos 2 1 (PG)

Leia mais

INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA E EMERSÃO DOS TEMAS GERADORES: CONCEPÇÕES FREIREANAS ACERCA DAS SUAS ETAPAS

INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA E EMERSÃO DOS TEMAS GERADORES: CONCEPÇÕES FREIREANAS ACERCA DAS SUAS ETAPAS INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA E EMERSÃO DOS TEMAS GERADORES: CONCEPÇÕES FREIREANAS ACERCA DAS SUAS ETAPAS Alex Garrido 1,2 (PG), Fábio Sangiogo 1,2 (PQ), Vanderley Pimentel 3 (FM). *Alex.garrido@ufpel.edu.br 1

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO EM QUESTÃO NO ÂMBITO DO PIBID

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO EM QUESTÃO NO ÂMBITO DO PIBID FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO EM QUESTÃO NO ÂMBITO DO PIBID Resumo: Ângela Helena Bona Josefi Professora do Departamento de Pedagogia; Coordenadora de área

Leia mais

Diretrizes para formação inicial e licenciaturas na UTFPR

Diretrizes para formação inicial e licenciaturas na UTFPR Diretrizes para formação inicial e licenciaturas na UTFPR Profa. Dra. Flávia Dias de Souza Docente do Departamento de Educação DEPED Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR Docente do Programa

Leia mais

OFICINA TEMÁTICA: A EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE

OFICINA TEMÁTICA: A EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE OFICINA TEMÁTICA: A EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE Vanessa Fernandes Soares; Chryslane Barbosa da Silva; Kelly Barbosa da Silva; Viviane Patrícia Pereira Félix. RESUMO Graduanda em Ciências Biológicas

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Resumo

CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Resumo CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Denis da Silva Garcia 1 -IFF Fernanda Hart Garcia 2 -IFF Resumo GE: Pesquisa e Educação Básica. Este trabalho visa mostrar

Leia mais

ABORDAGEM TEMÁTICA E EXPERIMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

ABORDAGEM TEMÁTICA E EXPERIMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ABORDAGEM TEMÁTICA E EXPERIMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Rosemar Ayres dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul Resumo O presente trabalho é de cunho qualitativo, o qual discute proposta

Leia mais

OFICINA INTEGRADA COM LICENCIANDOS DE BIOLOGIA E QUÍMICA. SOLOS: NECESSÁRIO OU NÃO PARA NOSSA SOBREVIVÊNCIA?.

OFICINA INTEGRADA COM LICENCIANDOS DE BIOLOGIA E QUÍMICA. SOLOS: NECESSÁRIO OU NÃO PARA NOSSA SOBREVIVÊNCIA?. OFICINA INTEGRADA COM LICENCIANDOS DE BIOLOGIA E QUÍMICA. SOLOS: NECESSÁRIO OU NÃO PARA NOSSA SOBREVIVÊNCIA?. Catiane Mazocco Paniz 1 Maria Rosângela Silveira Ramos 2, *Alcione Viero de Bastos 3, Jéssica

Leia mais

ASPECTOS DAS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

ASPECTOS DAS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ASPECTOS DAS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL André Pereira da Costa 1, Francisco Gadelha da Silva 2 e Jair Dias de Abreu 3 UFCG/CFP

Leia mais

O CURSO DE PEDAGOGIA COMO LÓCUS DA FORMAÇÃO MUSICAL INICIAL DE PROFESSORES Alexandra Silva dos Santos Furquim UFSM Cláudia Ribeiro Bellochio UFSM

O CURSO DE PEDAGOGIA COMO LÓCUS DA FORMAÇÃO MUSICAL INICIAL DE PROFESSORES Alexandra Silva dos Santos Furquim UFSM Cláudia Ribeiro Bellochio UFSM 1 O CURSO DE PEDAGOGIA COMO LÓCUS DA FORMAÇÃO MUSICAL INICIAL DE PROFESSORES Alexandra Silva dos Santos Furquim UFSM Cláudia Ribeiro Bellochio UFSM INTRODUÇÃO No contexto das pesquisas em educação, a formação

Leia mais

SISTEMATIZAÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO

SISTEMATIZAÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO SISTEMATIZAÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO Resumo Paulo Sérgio Maniesi O presente artigo apresenta a sistematização preliminar dos resultados

Leia mais

CONSIDERAÇÕES ACERCA DO TRABALHO DAS PEDAGOGAS NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO 1

CONSIDERAÇÕES ACERCA DO TRABALHO DAS PEDAGOGAS NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO 1 CONSIDERAÇÕES ACERCA DO TRABALHO DAS PEDAGOGAS NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO 1 MANCKEL, Maria Cecília Martins 2 ; BOLSI, Aimara Vilani 3 ; ALVES, Bruna Pereira 4 ; BEVILAQUA, Caroline Foletto 5 ; RIBEIRO,

Leia mais

Revista Eletrônica Fórum Paulo Freire Ano 1 Nº 1 Julho 2005

Revista Eletrônica Fórum Paulo Freire Ano 1 Nº 1 Julho 2005 A ATUAÇÂO DE MONITORES E EDUCAÇÃO DIALÓGICA NO ESCOPO DO CURSO DE PEDAGOGIA EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL -UERGS Autores: Vilmar Bagetti,

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICECIATURA EM PEDAGOGIA

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICECIATURA EM PEDAGOGIA CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICECIATURA EM PEDAGOGIA Rita Emanuela dos Santos Gomes Ferreira 1, Rosilene Trabuco de Oliveira 2, Renata Macedo da Silva 3,

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO CURSO Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais MATRIZ 763 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução 037/11-COGEP

Leia mais

MOSTRA PEDAGOGICA: PESQUISA E APRENDIZAGEM NO ÂMBITO ESCOLAR. EIXO TEMÁTICO: Relatos de experiência e aprendizagem no âmbito escolar

MOSTRA PEDAGOGICA: PESQUISA E APRENDIZAGEM NO ÂMBITO ESCOLAR. EIXO TEMÁTICO: Relatos de experiência e aprendizagem no âmbito escolar MOSTRA PEDAGOGICA: PESQUISA E APRENDIZAGEM NO ÂMBITO ESCOLAR Douglas Silva dos Santos, Litiele Cezar da Cruz, Hulia J. Scherer, Clariane R. Cabreira, Ana Rita Alves Gomes, Daniela Schmitz 1 Mara Molina

Leia mais

Palavras-Chave: Formação de Professores; Desenvolvimento Profissional; Pesquisa.

Palavras-Chave: Formação de Professores; Desenvolvimento Profissional; Pesquisa. FORMAÇÃO DE PREFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: REFLETINDO SOBRE AS PRÁTICAS DE PESQUISA Gracilliani Rosa da Cunha (UNIFRA/SM) 1 Carme Vera Rosa da Cunha (UNIFRA/SM) 2 Fernanda Marquezan (UNIFRA/SM)

Leia mais

INTERDISCIPLINARIDADE NA BNCC: QUAIS PERSPECTIVAS?

INTERDISCIPLINARIDADE NA BNCC: QUAIS PERSPECTIVAS? INTERDISCIPLINARIDADE NA BNCC: QUAIS PERSPECTIVAS? Juliana Gouvêa Mittitier IFSP Campus Araraquara julianamittitier@gmail.com Bárbara Negrini Lourençon IFSP Campus Araraquara barbara.negrini@ifsp.edu.br

Leia mais

Sérgio Camargo Setor de Educação/Departamento de Teoria e Prática de Ensino Universidade Federal do Paraná (UFPR) Resumo

Sérgio Camargo Setor de Educação/Departamento de Teoria e Prática de Ensino Universidade Federal do Paraná (UFPR) Resumo ESTUDANDO O DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCENCIA (PIBID) - SUBPROJETO FISICA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO DO ESTADO DO PARANÁ Sérgio Camargo Setor de Educação/Departamento

Leia mais

PROJETO INSTITUCIONAL PIBID/UFF: EIXOS NORTEADORES AO SEU DESENVOLVIMENTO

PROJETO INSTITUCIONAL PIBID/UFF: EIXOS NORTEADORES AO SEU DESENVOLVIMENTO 03549 PROJETO INSTITUCIONAL PIBID/UFF: EIXOS NORTEADORES AO SEU DESENVOLVIMENTO Dra. Dinah Vasconcellos Terra (UFF) Dra. Anne Michelle Dysman Gomes (UFF) Dra. Maura Ventura Chinelli (UFF) Resumo Este trabalho

Leia mais

PLANO DE ENSINO. CURSO Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais MATRIZ 763

PLANO DE ENSINO. CURSO Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais MATRIZ 763 Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO CURSO Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais MATRIZ 76 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução 07/11-COGEP

Leia mais

CONCEPÇÕES SOBRE O PEDAGOGO NA FORMAÇÃO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

CONCEPÇÕES SOBRE O PEDAGOGO NA FORMAÇÃO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA CONCEPÇÕES SOBRE O PEDAGOGO NA FORMAÇÃO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Profa. Esp. Clara Zandomenico Malverdes Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Profa. Dra. Kalline Pereira

Leia mais

FORMAÇÃO PERMANENTE: UMA RELEITURA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL A PARTIR DA PROPOSTA DE FORMAÇÃO PERMANENTE DE EDUCADORES EM PAULO FREIRE

FORMAÇÃO PERMANENTE: UMA RELEITURA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL A PARTIR DA PROPOSTA DE FORMAÇÃO PERMANENTE DE EDUCADORES EM PAULO FREIRE FORMAÇÃO PERMANENTE: UMA RELEITURA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL A PARTIR DA PROPOSTA DE FORMAÇÃO PERMANENTE DE EDUCADORES EM PAULO FREIRE Taíssa Santos de Lima UFPB taisantoslima@gmail.com Maria

Leia mais

Avaliação Escrita 1ª Etapa

Avaliação Escrita 1ª Etapa Caderno de Questões PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA Edital Nº 53/2015 Avaliação Escrita 1ª Etapa Atenção! Não abra

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PRÁTICA TRANSFORMADORA NO ESPAÇO ESCOLAR

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PRÁTICA TRANSFORMADORA NO ESPAÇO ESCOLAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PRÁTICA TRANSFORMADORA NO ESPAÇO ESCOLAR ANDRADE, Rosilene da Silva (Bolsista do PIBID). REGO, Janielle Kaline do (Bolsista do PIBID). SILVA, Mariana Oliveira da (Bolsista do PIBID).

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA VIGENTE (2012) 4.7 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA UENP/CP CAPITULO I

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA VIGENTE (2012) 4.7 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA UENP/CP CAPITULO I PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA VIGENTE (2012) 4.7 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA UENP/CP CAPITULO I Disposições Preliminares Art.1º- Este regulamento normatiza os

Leia mais

Unidades de Aprendizagem: refletindo sobre experimentação em sala de aula no ensino de Química

Unidades de Aprendizagem: refletindo sobre experimentação em sala de aula no ensino de Química Unidades de Aprendizagem: refletindo sobre experimentação em sala de aula no ensino de Química Caroline Pires Ruas 1 ; Viviane Conceição D. Madeira 2 Introdução Esse trabalho é o resultado de duas aplicações

Leia mais

PIBID QUÍMICA: Proposta de interdisciplinaridade através do tema gerador a composição química da célula

PIBID QUÍMICA: Proposta de interdisciplinaridade através do tema gerador a composição química da célula PIBID QUÍMICA: Proposta de interdisciplinaridade através do tema gerador a composição química da célula Fernanda Bitencourt Franco 1 Lauro Viana da Rosa Junior ² Ana Paula Flores Botega ³ Resumo: Trabalhar

Leia mais

GULARTE, C.A.O ¹; SOARES, C.B.¹; ESCOTO, D. F.¹; POETINI, F. B.¹; PEREIRA, G.C.¹; BICA, M.S.N.¹; TAMBORENA, T.¹; SAWITZKI, M.C.¹*

GULARTE, C.A.O ¹; SOARES, C.B.¹; ESCOTO, D. F.¹; POETINI, F. B.¹; PEREIRA, G.C.¹; BICA, M.S.N.¹; TAMBORENA, T.¹; SAWITZKI, M.C.¹* GULARTE, C.A.O ¹; SOARES, C.B.¹; ESCOTO, D. F.¹; POETINI, F. B.¹; PEREIRA, G.C.¹; BICA, M.S.N.¹; TAMBORENA, T.¹; SAWITZKI, M.C.¹* ¹ Bolsista PIBID Subprojeto Ciências da Natureza - Universidade Federal

Leia mais

O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA EM OURO PRETO MG Regina Aparecida Correa Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Resumo

O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA EM OURO PRETO MG Regina Aparecida Correa Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Resumo 0 O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA EM OURO PRETO MG Regina Aparecida Correa Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Resumo O presente trabalho apresenta reflexões parciais de uma pesquisa

Leia mais

OFICINAS DE MATEMÁTICA BÁSICA: TECENDO UMA TRAMA ENTRE OUTRAS ÁREAS

OFICINAS DE MATEMÁTICA BÁSICA: TECENDO UMA TRAMA ENTRE OUTRAS ÁREAS OFICINAS DE MATEMÁTICA BÁSICA: TECENDO UMA TRAMA ENTRE OUTRAS ÁREAS Davi Paula da Silva 1 Alessandra Assad 2 Heliza Colaço Goes 3 Carla de Oliveira Vaz Chiarello 4 RESUMO É indiscutível que atualmente

Leia mais

Contribuições do Pibid na construção dos conhecimentos específicos na formação inicial de professores de Ciências

Contribuições do Pibid na construção dos conhecimentos específicos na formação inicial de professores de Ciências Contribuições do Pibid na construção dos conhecimentos específicos na formação inicial de professores de Ciências Tatiane Skeika 1, Ana Lúcia Pereira Baccon 2 & Fabio Antonio Gabriel 3 Categoría: Trabajos

Leia mais

EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MARANHÃO RESUMO

EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MARANHÃO RESUMO EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MARANHÃO Marly Cutrim de Menezes RESUMO O estudo refere-se ao O Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CÓDIGO: EDU519 DISCIPLINA: PRATICA EDUCATIVA I - DIDÀTICA CARGA HORÁRIA: 75h EMENTA: OBJETIVOS:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO-CCE PROGRAMA PIBIC/UFPI BASE DE PESQUISA FORMAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO-CCE PROGRAMA PIBIC/UFPI BASE DE PESQUISA FORMAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO-CCE PROGRAMA PIBIC/UFPI BASE DE PESQUISA FORMAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES QUE ATUAM COM ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA

Leia mais

ADULTOS, COM A CONFECÇÃO DE PRODUTOS DE LIMPEZA. Maria Amélia de Mello Silva 1

ADULTOS, COM A CONFECÇÃO DE PRODUTOS DE LIMPEZA. Maria Amélia de Mello Silva 1 1 TRABALHANDO A QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, COM A CONFECÇÃO DE PRODUTOS DE LIMPEZA. Maria Amélia de Mello Silva 1 RESUMO Atualmente consumimos uma enorme quantidade de produtos derivados de

Leia mais

ENSINO MÉDIO: INOVAÇÃO E MATERIALIDADE PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA 1. Palavras-Chave: Ensino Médio. Inovação Pedagógica. Pensamento docente.

ENSINO MÉDIO: INOVAÇÃO E MATERIALIDADE PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA 1. Palavras-Chave: Ensino Médio. Inovação Pedagógica. Pensamento docente. ENSINO MÉDIO: INOVAÇÃO E MATERIALIDADE PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA 1 RESUMO Letícia Ramos da Silva 2 Trata-se de um estudo que apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada em quatro escolas

Leia mais

O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Adjanny Vieira Brito de Araujo (UEPB) adjannyvieira@hotmail.com Alessandro Frederico da Silveira (UEPB) alessandrofred@yahoo.com.br Dhiego

Leia mais

ABORDANDO DIFERENTES METODOLOGIAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS AO ENSINO FUNDAMENTAL.

ABORDANDO DIFERENTES METODOLOGIAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS AO ENSINO FUNDAMENTAL. ABORDANDO DIFERENTES METODOLOGIAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS AO ENSINO FUNDAMENTAL Fernanda Hart Garcia 1 -IFF Denis da Silva Garcia 2 -IFF Resumo GE: Pesquisa

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

Ensino de Didática: Parceria entre Universidade e Escola Básica

Ensino de Didática: Parceria entre Universidade e Escola Básica Ensino de Didática: Parceria entre Universidade e Escola Básica Lúcia Helena Gazólis de Oliveira Professora do Colégio de Aplicação da UFRJ lhgazolis@gmail.com Formação de professores na universidade Decreto-Lei

Leia mais

ANÁLISE REFLEXIVA DA RELIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONDO NO ENSINO FUNDAMENTAL: A INFLUÊNCIA DO PIBID NESTE PROCESSO

ANÁLISE REFLEXIVA DA RELIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONDO NO ENSINO FUNDAMENTAL: A INFLUÊNCIA DO PIBID NESTE PROCESSO ANÁLISE REFLEXIVA DA RELIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONDO NO ENSINO FUNDAMENTAL: A INFLUÊNCIA DO PIBID NESTE PROCESSO Ana Paula Rodrigues Brum 1*, Leandro Marcon Frigo 2*. 1 * Acadêmica do curso

Leia mais

EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICA ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICA ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICA ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Letícia Lima de Almeida 1 Magda Neves da Silva 2 Siomara Cristina Broch 3 Resumo: O propósito deste trabalho

Leia mais

ANÁLISE DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO PERMANENTE DOS EDUCADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM GUARULHOS NA PERSPECTIVA FREIREANA

ANÁLISE DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO PERMANENTE DOS EDUCADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM GUARULHOS NA PERSPECTIVA FREIREANA ANÁLISE DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO PERMANENTE DOS EDUCADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM GUARULHOS NA PERSPECTIVA FREIREANA Setembro/2013 Eixo temático: Pensamento de Paulo Freire Pontifícia Universidade Católica

Leia mais

REPRESENTAÇÃO DE MOLÉCULAS COM BALINHAS DE GOMA E O ENSINO DE GEOMETRIA MOLECULAR

REPRESENTAÇÃO DE MOLÉCULAS COM BALINHAS DE GOMA E O ENSINO DE GEOMETRIA MOLECULAR REPRESENTAÇÃO DE MOLÉCULAS COM BALINHAS DE GOMA E O ENSINO DE GEOMETRIA MOLECULAR Eva Rita M. F. Crestani evarita.ferreira@hotmail.com Carine Klein carine_leal@hotmail.com Aline Locatelli alinelocatelli@upf.br

Leia mais

Abordagem Temática Freireana na formação de professores de Ciências na região Sul da Bahia: contribuições para articulação entre pesquisa e ensino

Abordagem Temática Freireana na formação de professores de Ciências na região Sul da Bahia: contribuições para articulação entre pesquisa e ensino Abordagem Temática Freireana na formação de professores de Ciências na região Sul da Bahia: contribuições para articulação entre pesquisa e ensino Simoni Tormöhlen Gehlen 1 Polliane Santos de Sousa 2 Resumo

Leia mais

OS JOVENS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM BUSCA DA SUPERAÇÃO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO

OS JOVENS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM BUSCA DA SUPERAÇÃO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO OS JOVENS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM BUSCA DA SUPERAÇÃO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO Ana Emília Martins Veríssimo, Giordana Karoline da Silva Estevão Universidade Federal da Paraíba-UFPB, emiliaverissimo@hotmail.com

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS CAÇAPAVA DO SUL PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO QUÍMICA PORTFÓLIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS CAÇAPAVA DO SUL PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO QUÍMICA PORTFÓLIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS CAÇAPAVA DO SUL PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO QUÍMICA PORTFÓLIO Bolsista: Marcelo Fonseca Vivian DADOS DE IDENTIFICAÇÃO BOLSISTA: Marcelo Fonseca

Leia mais

APRENDER E ENSINAR: O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO Leise Cristina Bianchini Claudiane Aparecida Erram Elaine Vieira Pinheiro

APRENDER E ENSINAR: O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO Leise Cristina Bianchini Claudiane Aparecida Erram Elaine Vieira Pinheiro APRENDER E ENSINAR: O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO Leise Cristina Bianchini Claudiane Aparecida Erram Elaine Vieira Pinheiro Resumo Neste texto, discute-se o estágio em docência desenvolvido em cursos

Leia mais

DIDÁTICA MULTICULTURAL SABERES CONSTRUÍDOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM RESUMO

DIDÁTICA MULTICULTURAL SABERES CONSTRUÍDOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM RESUMO 01566 DIDÁTICA MULTICULTURAL SABERES CONSTRUÍDOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Elana Cristiana dos Santos Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação em Educação RESUMO O presente

Leia mais

Thiago Jefferson de Araújo¹ Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte

Thiago Jefferson de Araújo¹ Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RECICLANDO NOVAS IDEIAS Jaine Galdino Faustino¹ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte- Santa Cruz/RN (jfausstynny@gmail.com)

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL Renata Alves de Brito Universidade Federal Rural de Pernambuco E-mail: renataalvesdebrito@gmail.com Wagner José de Aguiar

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA PROBLEMATIZAÇÃO DE CONCEPÇÕES NATURALIZADAS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA PROBLEMATIZAÇÃO DE CONCEPÇÕES NATURALIZADAS AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA PROBLEMATIZAÇÃO DE CONCEPÇÕES NATURALIZADAS Autor: Victor dos Santos Moraes UNIFESP Coautora: Magali Aparecida Silvestre UNIFESP Financiamento: FAPESP RESUMO Este artigo

Leia mais

II FÓRUM DE INTEGRAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFG, CAMPUS JATAÍ: A CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO DE INTEGRAÇÃO E FORMAÇÃO.

II FÓRUM DE INTEGRAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFG, CAMPUS JATAÍ: A CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO DE INTEGRAÇÃO E FORMAÇÃO. II FÓRUM DE INTEGRAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFG, CAMPUS JATAÍ: A CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO DE INTEGRAÇÃO E FORMAÇÃO. PACHECO 1, Jade Alves de Souza; SOARES 2, Nayana Carvalho; SILVA 3, Bianca Fernandes

Leia mais

Palavras-chave: Paulo Freire. formação continuada. prática de ensino.

Palavras-chave: Paulo Freire. formação continuada. prática de ensino. MUDAR É DIFÍCIL MAS É POSSÍVEL E URGENTE: REFERENCIAIS DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Alexandre Saul Doutorando PUC/SP Instituição financiadora: FAPESP Email: asaul@hotmail.com

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 08/2011, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 08/2011, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 08/2011, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Reforma o Currículo do Programa de Pósgraduação em Educação Mestrado e Doutorado, e dá outras providências. O CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

EM BUSCA DE UM TEMA GERADOR A PARTIR DO ESTUDO DA REALIDADE: ARROIO CADENA: CARTÃO POSTAL DE SANTA MARIA?

EM BUSCA DE UM TEMA GERADOR A PARTIR DO ESTUDO DA REALIDADE: ARROIO CADENA: CARTÃO POSTAL DE SANTA MARIA? EM BUSCA DE UM TEMA GERADOR A PARTIR DO ESTUDO DA REALIDADE: ARROIO CADENA: CARTÃO POSTAL DE SANTA MARIA? IN SEARCH OF A GENERATOR THEME FROM THE REALITY OF STUDY - "ARROIO CADENA: POSTCARDS FROM SANTA

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM FOCO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM FOCO 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO FORMAÇÃO CONTINUADA

Leia mais

A FORMAÇÃO DOCENTE: PIBID E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

A FORMAÇÃO DOCENTE: PIBID E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO A FORMAÇÃO DOCENTE: PIBID E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO Regina Célia Cola Rodrigues Mestranda em Educação: Currículo PUC/SP Profª Drª Neide de Aquino Noffs Professora Orientadora da Pesquisa Resumo O presente

Leia mais