Medicina e Segurança do Trabalho

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Medicina e Segurança do Trabalho"

Transcrição

1 Medicina e Segurança do Trabalho Dr. Eduardo Ferraz de Mendonça Rua Correia Dias, 317 Paraíso Fones: / / mepan@mepan.com.br

2 QUEM OBRIGA E FISCALIZA A EXECUÇÃO DE TAIS PROGRAMAS? O MTE - Ministério do Trabalho, a DRT Delegacia Regional do Trabalho, MPAS- Ministério da Previdência e Assistência Social, a Vigilância Sanitária e a SSMTE- Secretaria de Segurança Ministério do Trabalho, independentemente do grau de risco ou número de funcionários.

3 LEI MTE A Lei de 22/12/77 do MTE, complementada pela Portaria 3214 de 08/06/78 e suas devidas atualizações (Portaria nº 24 de 29/12/94 e Portaria nº 8 de 08/05/96), estabelece a obrigatoriedade, ou seja, obriga que todas as empresas que tenham 01(hum) ou mais funcionários, implantem as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho.

4 Direitos do Trabalhador previstos na Constituição Federal São direitos sociais constitucionalmente assegurados aos trabalhadores relativos à segurança e à saúde no trabalho (art. 7º, incisos XXII, XXIII e XXVIII, CF): a redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança; adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei; e seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenização a que este está obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa.

5 Deveres do empregador (art. 157, CLT): cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho; instruir os empregados, através de ordens de serviço e cursos, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais; adotar as medidas que lhes sejam determinadas pelo órgão regional competente e facilitar o exercício da fiscalização pela autoridade competente.

6

7 Obrigação dos empregados (art. 158, I, CLT): Observar as normas de segurança e medicina do trabalho, sob pena de serem punidos por esse ato faltoso.

8

9 Principais normas regulamentadoras das medidas de segurança e saúde no trabalho Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho SESMT (art. 162 da CLT e item 4.1, da NR-04); Comissões Internas de Prevenção de Acidentes CIPA s, (art. 163, CLT e item 5.1, da NR-05); Equipamentos de Proteção Individual - EPI s (arts. 157, II e 158, I e 166, todos da CLT, e item 6.2, a, da NR-06); Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO (art. 168 da CLT e subitem 7.3.1, a, NR-07); Programa de Prevenção de Riscos Ambientais PPRA e Programa de Condições sobre o Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção PCMAT (art. 157, I, CLT; subitem 9.1.1, da NR-09 e subitem , da NR-18);

10 Adicional para trabalho perigoso ou insalubre (arts. 192 e 193 da CLT e Lei 7.369/85, item 15.2, da NR-15 e item 16.2, da NR-16; Local apropriado para as refeições dos trabalhadores e instalações sanitárias adequadas (arts. 157, incisos I e III e 200 inciso VII, ambos da CLT e NR-24); Fornecimento de água potável e de copos descartáveis (art. 157, III, CLT e subitens ; ; ; e , da NR-24); Guarda-corpos e outros equipamentos de proteção coletiva contra quedas ou acidentes nas edificações (art. 173 da CLT; subitem da NR-08 e item 18.3 da NR-18); Extintores de incêndio portáteis para combate inicial de fogo (art. 157, I, da CLT e subitem da NR-23). E outras mais...

11 Responsabilidade do empregador e de seus agentes nos acidentes de trabalho Uma vez consumado o sinistro trabalhista, além da eventual obrigação assumida perante o Ministério Público do Trabalho, do acidente podem desencadear diferentes naturezas de responsabilidades, quais sejam: Responsabilidade Penal; Responsabilidade civil; Responsabilidade previdenciária; Responsabilidade trabalhista; Responsabilidade administrativa.

12

13 QUAL A FINALIDADE DE CONTRATAR UMA ASSESSORIA EM MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO? O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, não é simplesmente fornecer um atestado médico que garanta ao empregador o respaldo legal para contratar um funcionário p/ sua empresa.; o PCMSO previne, detecta e faz um diagnóstico antecipado dos possíveis agravos à saúde, relacionados ao trabalho naquele local. O PCMSO deve ser sempre implantado juntamente com o programa de prevenção de riscos ambientais - PPRA, o primeiro é individual e o segundo é coletivo.

14 O ATESTADO, OU SEJA, O EXAME ADMISSIONAL, PERIÓDICO E DEMISSIONAL, NÃO É SUFICIENTE? Não. A empresa que possui apenas o atestado, está sujeita às multas da mesma forma. A lei determina que o PCMSO seja coordenado por médicos do trabalho e o PPRA, por engenheiros ou técnicos do trabalho... e mais, tem que haver um planejamento para o ano em curso e expedir um relatório ao final de cada ano trabalhado. toda esta documentação, e outros procedimentos do médico, do engenheiro e do técnico do trabalho são exigidos pelos auditores fiscais do ministério do trabalho e não somente os atestados de saúde ocupacional.

15 SE A MINHA EMPRESA NÃO APRESENTAR RISCO? Isso é impossível!... Existe um órgão federal que implantou o CNAE (Código Nacional de Atividades Econônicas) e enquadrou as empresas no grau de risco: ou 04; determinando que todas as empresas, têm seu grau de risco (menor, médio ou maior). Através de análises técnicas feitas pelos médicos do trabalho, engenheiros ou técnicos do trabalho serão elaborados os instrumentos acima mencionados, que ficarão á disposição dos órgãos fiscalizadores, dentro da sua empresa.

16 QUALQUER ATESTADO TEM VALIDADE PARA FINS OCUPACIONAIS? Em primeiro lugar o atestado de saúde ocupacional deve ser feito por um profissional devidamente habilitado (médico do trabalho) O atestado médico tem que ser fornecido sempre dentro do contexto pré-determinado no PCMSO Contudo, é possível que um atestado de saúde seja aceito mesmo ainda não existindo o PCMSO. Ocorrerão nestes casos duas situações: 1)a empresa não será notificada ou multada pela falta do atestado médico mas poderá ser notificada ou multada pela falta do PCMSO; 2) em casos de disputas judiciais o Juízo, por parte de seu Perito Médico, exigirá todos os Programas e Laudos necessários.

17 O QUE SIGNIFICA ESTAR "APTO" PARA O TRABALHO? O APTO ou INAPTO é a conclusão a que o médico chega para decidir se o empregado poderia ou não trabalhar em determinada função. Conferindo "apto" isso não quer dizer que a pessoa não tenha doenças quer dizer que, para aquela função que vai citada no ASO, a pessoa está pronta a executá-la. Conferindo "inapto" isso não quer dizer que a pessoa tenha doenças graves ou sérias quer dizer que, para aquela função que vai citada no ASO, a pessoa está contra-indicada. A pessoa deverá estar apta ou inapta para a função e não para a admissão ou demissão. O empregado pode estar apto para uma determinada função e não estar apto para uma outra. Por exemplo, um trabalhador idoso e hipertenso controlado pode estar apto para trabalhar como recepcionista e não estar apto para trabalhar como servente de pedreiro.

18 O que é acidente de trabalho? Acidente de trabalho é aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

19

20 Equiparam-se aos acidentes de trabalho: o acidente que acontece quando você está prestando serviços por ordem da empresa, no local de trabalho ou fora deste; o acidente que acontece quando você estiver em viagem a serviço da empresa; o acidente que ocorre no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa; doença profissional (as doenças provocadas pelo tipo de trabalho); doença do trabalho (as doenças causadas pelas condições do trabalho).

21

22 Porque minha empresa precisa constituir equipe de Segurança do Trabalho? Porque é exigido por lei. Por outro lado, a Segurança do Trabalho faz com que a empresa se organize, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos, melhorando as relações humanas no trabalho.

23 Campo de atuação da Medicina do Trabalho Os espaços do trabalho ou da produção - as empresas; Normalização e fiscalização das condições de saúde e segurança no trabalho desenvolvida pelo Ministério do Trabalho. A Perícia Médica da Previdência Social; A atuação junto ao Sistema Judiciário, como perito judicial Ou assistente tecnico em processos trabalhistas, ações cíveis e ações da Promotoria Pública; Consultoria privada no campo da Saúde e Segurança no Trabalho.

24 Como minimizar os custos com a Segurança do Trabalho?

25 A melhor maneira de minimizar os custos da empresa é investir na prevenção de acidentes. Muitos empresários tem a idéia errônea que devem diminuir seus investimentos em equipamentos de proteção individual, contratação de pessoal de segurança do trabalho e medidas de segurança. O custo de um acidente pode trazer inúmeros prejuízos à empresa.

26 O acidente leva a encargos com advogados, perdas de tempo e materiais e na produção. Sabem-se casos de empresas que tiveram que fechar suas portas devido à indenização por acidentes de trabalho. Com certeza seria muito mais simples investir em prevenção e em regularização da segurança nesta empresa, evitando futuras complicações legais.

27 Na minha empresa nunca teve acidente de trabalho. Acho que investir em Segurança atualmente é perda de tempo.

28 Investir em segurança também vai aumentar o grau de conscientização dos empregados. Fazer treinamento de segurança vai melhorar o relacionamento entre eles. Se nunca aconteceu acidente não quer dizer que nunca vai acontecer. Nunca sabermos a hora que um acidente pode acontecer, por isso devemos estar sempre prevenidos.

29

30 Questionamentos

31 Muito obrigado à todos! Dr. Eduardo Ferraz de Mendonça Médico do Trabalho Coordenador do PCMSO Perito Médico Rua Correia Dias, 317 Paraíso Fones: / /

SEGURANÇA DO TRABALHO INTRODUÇÃO

SEGURANÇA DO TRABALHO INTRODUÇÃO SEGURANÇA DO TRABALHO INTRODUÇÃO Breve História da Revolução Industrial (1760-1830) Art. 82 Decreto-Lei 7.036 de 10.11.1944 Institucionalização da CIPA Art. 7º da Constituição Federal Promulgada em 05-10-1988

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 DA SEGURANÇA E DA MEDICINA DO TRABALHO Art. 156 - Compete

Leia mais

Professor Responde. Dúvidas mais comuns relacionadas a Segurança e Medicina do Trabalho NR01 ORDEM DE SERVIÇO

Professor Responde. Dúvidas mais comuns relacionadas a Segurança e Medicina do Trabalho NR01 ORDEM DE SERVIÇO Professor Responde Dúvidas mais comuns relacionadas a Segurança e Medicina do Trabalho NR01 ORDEM DE SERVIÇO Saiba exatamente tudo sobre o assunto SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO Quem é PROFESSOR Hoje

Leia mais

SST no esocial. Saúde e Segurança do Trabalho no esocial. Engª Marcia Maria Piovesana Barbosa Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho

SST no esocial. Saúde e Segurança do Trabalho no esocial. Engª Marcia Maria Piovesana Barbosa Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho SST no esocial Saúde e Segurança do Trabalho no esocial Engª Marcia Maria Piovesana Barbosa Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho SST no esocial SST - Saúde e Segurança do Trabalho esocial Sistema

Leia mais

Programa obrigatório em qualquer empresa que possua funcionários regidos pela CLT, independente da quantidade. Deve ser coordenado por Médico com

Programa obrigatório em qualquer empresa que possua funcionários regidos pela CLT, independente da quantidade. Deve ser coordenado por Médico com Saúde e Segurança no Trabalho Gestão de Segurança na Construção Civil e Seus Pontos Positivos PCMSO Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional O que é? Programa obrigatório em qualquer empresa que

Leia mais

04/05/2016 GPIII 1. Tópicos

04/05/2016 GPIII 1. Tópicos Tópicos pg 1.Definição 2 2.Composição 3 3.Previsão Legal 4 4.Acidente de Trabalho 5 5.Causas 6 6.O Profissional 7 7.Exercícios 10 8.Bibliografia 11 Segurança do trabalho: Conjunto de medidas que visam

Leia mais

ACIDENTES DE TRABALHO

ACIDENTES DE TRABALHO IESC/UFRJ F.M e IESC/UFRJ ACIDENTES DE TRABALHO Disciplina Saúde e Trabalho Departamento de Medicina Preventiva Faculdade de Medicina Aula para turma M6-2o. Semestre de 2008 Volney de M. Câmara - Professor

Leia mais

Acidentes do Trabalho e suas Consequências Sociais e Econômicas

Acidentes do Trabalho e suas Consequências Sociais e Econômicas Acidentes do Trabalho e suas Consequências Sociais e Econômicas Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho Trabalhador é selecionado na sociedade e encaminhado à empresa, com seu estado atual físico e de

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO e a Segurânça e Saúde no Trabalho ROBERTO LUIS FONSECA DE FREITAS

MINISTÉRIO PÚBLICO e a Segurânça e Saúde no Trabalho ROBERTO LUIS FONSECA DE FREITAS MINISTÉRIO PÚBLICO e a Segurânça e Saúde no Trabalho ROBERTO LUIS FONSECA DE FREITAS Engenheiro de Segurança do Trabalho do Ministério Público do Estado do Paraná; Conselheiro da Câmara Especializada em

Leia mais

SEG72 - SEGURANÇA DO TRABALHO. Professor: Gleison Renan Inácio Curso: Tecnólogo Mecatrônica

SEG72 - SEGURANÇA DO TRABALHO. Professor: Gleison Renan Inácio Curso: Tecnólogo Mecatrônica SEG72 - SEGURANÇA DO TRABALHO Professor: Gleison Renan Inácio gleison.renan@ifsc.edu.br Curso: Tecnólogo Mecatrônica NR-4 - SERVIÇOS - Aula ESPECIALIZADOS 02 EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO

Leia mais

Com o advento da Revolução Industrial e a modernização das máquinas começaram a surgir doenças e acidentes decorrentes do trabalho.

Com o advento da Revolução Industrial e a modernização das máquinas começaram a surgir doenças e acidentes decorrentes do trabalho. Legislação Social Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 33 MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO Com o advento da Revolução Industrial e a modernização das máquinas começaram a surgir doenças e acidentes decorrentes

Leia mais

Saúde e Segurança no esocial

Saúde e Segurança no esocial Saúde e Segurança no esocial O que é o esocial? Instituído pelo Decreto 8.373 de 12/12/2014 Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. Objetivo Estabelecer

Leia mais

Médico de Saúde Ocupacional

Médico de Saúde Ocupacional } NR 3 - Embargo ou Interdição } NR 5 - CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes } NR 6 - EPI } NR 7 - PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional } NR 8 - Edificações } NR 9 - PPRA

Leia mais

CARTILHA dos Eventos de Saúde e Segurança do Trabalho no

CARTILHA dos Eventos de Saúde e Segurança do Trabalho no CARTILHA dos Eventos de Saúde e Segurança do Trabalho no O que é? Para que serve? Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal, Previdência Social e Caixa Econômica Federal

Leia mais

O colaborador ganha saúde e segurança ocupacionais. Sua empresa, satisfação do colaborador e produtividade.

O colaborador ganha saúde e segurança ocupacionais. Sua empresa, satisfação do colaborador e produtividade. O colaborador ganha saúde e segurança ocupacionais. Sua empresa, satisfação do colaborador e produtividade. A Brasmed Medicina Ocupacional iniciou suas atividades em 2001, na cidade de Guarulhos, trabalhando

Leia mais

O colaborador ganha saúde e segurança ocupacionais. Sua empresa, satisfação do colaborador e produtividade.

O colaborador ganha saúde e segurança ocupacionais. Sua empresa, satisfação do colaborador e produtividade. O colaborador ganha saúde e segurança ocupacionais. Sua empresa, satisfação do colaborador e produtividade. A Brasmed Medicina Ocupacional iniciou suas atividades em 2001, na cidade de Guarulhos, trabalhando

Leia mais

Exames Médicos Complementares na Construção Civil

Exames Médicos Complementares na Construção Civil Exames Médicos Complementares na Construção Civil Fundamentação Legal Conforme, o art. 200 da Consolidação das Leis do Trabalho CLT cabe ao Ministério do Trabalho estabelecer as disposições complementares

Leia mais

NORMAS REGULAMENTADORAS

NORMAS REGULAMENTADORAS NORMAS REGULAMENTADORAS Saúde e Seguranca Ocupacional Prof. Carlos William de Carvalho 1 NR-1 Disposições Gerais Determina a aplicabilidade de todas as normas regulamentadoras, assim como os direitos e

Leia mais

SESMT Regional, Jovem Aprendiz, Deficientes:

SESMT Regional, Jovem Aprendiz, Deficientes: SESMT Regional, Cotas Jovem Aprendiz, Deficientes: Ameaças e Oportunidades. Ameaça > Situação que intimida. (Desafio) Oportunidade > Ocasião favorável. (Chance) SESMT Serviço Especializado em Engenharia

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Sociais Direitos Sociais Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - Direitos individuais e coletivos dos trabalhadores: direitos previstos do art. 7º ao art. 11, em rol exemplificativo.

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 9" REGIÂO

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 9 REGIÂO PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 9" REGIÂO RECOMENDAÇÃO W 008254.2013 CONSIDERANDO que o nosso texto constitucional preceitua em seu art. 1 qüe a República Federativa do Brasil constitui-se como Estado

Leia mais

SAÚDE E Segurança do trabalho_sst. Prof. Marcus Aurélio

SAÚDE E Segurança do trabalho_sst. Prof. Marcus Aurélio SAÚDE E Segurança do trabalho_sst Prof. Marcus Aurélio Além da Constituição Federal e das legislações trabalhistas previstas na CLT, a legislação básica que rege a Segurança do Trabalho está contida nas

Leia mais

11º ENTEC Encontro de Tecnologia: 16 de outubro a 30 de novembro de 2017

11º ENTEC Encontro de Tecnologia: 16 de outubro a 30 de novembro de 2017 PROBABILIDADE SOBRE PASSIVOS TRABALHISTAS NO ATENDIMENTO DAS NORMAS REGULAMENTADORAS DE MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO Diego Gaspar Fidélis 1 ; Marco Aurelio Gasparro 2 1, 2 Universidade de Uberaba fidelisdiego@hotmail.com;

Leia mais

NR 7 - P C M S O P ROGRAMA C ONTROLE M ÉDICO S AÚDE O CUPACIONAL

NR 7 - P C M S O P ROGRAMA C ONTROLE M ÉDICO S AÚDE O CUPACIONAL PCMSO NR 7 - P ROGRAMA C ONTROLE M ÉDICO S AÚDE O CUPACIONAL OBJETIVO Promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores. QUEM DEVE ELABORAR E IMPLEMENTAR? Todos os empregadores que admitam

Leia mais

CONTABILIDADE O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária?

CONTABILIDADE O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? CONTABILIDADE O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha O que é o esocial? CONTABILIDADE Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal,, Previdência

Leia mais

PCMSO - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL. Prof.ª Rosana Abbud

PCMSO - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL. Prof.ª Rosana Abbud PCMSO - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL Prof.ª Rosana Abbud Do Objeto A NR 07estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições

Leia mais

Atendimento às Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho.

Atendimento às Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho. Atendimento às Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho. A AMBIENTAL proporciona soluções aos clientes que precisam atender as Normas Regulamentadoras (NRs) de Segurança e Medicina do

Leia mais

Gente é o ativo mais importante das. A responsabilidade pela gestão de pessoas é do gestor e não do RH

Gente é o ativo mais importante das. A responsabilidade pela gestão de pessoas é do gestor e não do RH Salvador/2015 CURSO DE QUALIFICAÇÃO PARA DIRETORES TÉCNICOS GESTÃO DE PESSOAS, SESMT, CIPA Teresa Cristina Maltez Diretora DEFIC GESTÃO DE PESSOAS Gente é o ativo mais importante das organizações A responsabilidade

Leia mais

C O N F E A / C R E A

C O N F E A / C R E A Seminário de Treinamento para Melhoria da Fiscalização Fiscalização do Exercício Profissional na Área de Engenharia de Segurança do Trabalho C O N F E A / C R E A Cuiabá 20/05/2002 CUSTO 20 BILHÕES Dados

Leia mais

OS IMPACTOS DO esocial NA SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO

OS IMPACTOS DO esocial NA SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO OS IMPACTOS DO esocial NA SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO O esocial O esocial é uma sistemática que visa à unificação do envio de informações pelo empregador, em relação aos seus empregados, em cumprimento

Leia mais

RESPONSABILIDADES. A principal delas é a Constituição Federal, além das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, dos Códigos Penal e Civil.

RESPONSABILIDADES. A principal delas é a Constituição Federal, além das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, dos Códigos Penal e Civil. Quando se fala em responsabilidades somos remetidos às leis, códigos e normas às quais nos servem de orientação e nos obriga a cumpri-las. A principal delas é a Constituição Federal, além das Normas Regulamentadoras

Leia mais

Assessoria, Consultoria e Treinamentos em Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.

Assessoria, Consultoria e Treinamentos em Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. www.ssocial.com.br TÓPICOS Sobre Nós...03 Relatório do perfil profissiográfico previdenciário - PPP...04 Laudo técnico das condições do ambiente de trabalho...04 Laudo de avaliação dos riscos ambientais...05

Leia mais

Acidente de Trabalho

Acidente de Trabalho Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa-PB Bacharelado em Enfermagem Disciplina Saúde do Trabalhador Acidente de Trabalho Professora: Ma. Laura Cristhiane Rezende Em sua opinião, o que é Acidente de

Leia mais

Revisando os processos de. Segurança e Medicina do Trabalho

Revisando os processos de. Segurança e Medicina do Trabalho Revisando os processos de Segurança e Medicina do Trabalho Programas e Laudos PPRA PROGRAMAS PCMSO NR - 09 NR - 07 Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Seu objetivo é identificar os riscos presentes

Leia mais

Referente: Proposta Comercial

Referente: Proposta Comercial Ao Parceiro Comercial At.: Sr(a) Diretoria Referente: Proposta Comercial Prezados Senhores: Apresentamos propostas para prestação de Serviços de Saúde e Segurança no Trabalho para esta conceituada Empresa.

Leia mais

SST INPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA DE CARTILHA DE SEGURANÇA E SAUDE DO TRABALHO

SST INPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA DE CARTILHA DE SEGURANÇA E SAUDE DO TRABALHO INPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA DE SST CARTILHA DE SEGURANÇA E SAUDE DO TRABALHO INTRODUÇÃO Todos os trabalhadores têm direito a um ambiente de trabalho saudável, equilibrado e seguro, com

Leia mais

INVESTIR EM SEGURANCA DO TRABALHO? Cels: (54) // (51)

INVESTIR EM SEGURANCA DO TRABALHO? Cels: (54) // (51) INVESTIR EM SEGURANCA DO TRABALHO? Email: gilberto.fontes@yahoo.com.br 1 Despesas: -impostos; $ venda do produto -folha de pagamento; -material em geral; -etc. -PPRA -PCMSO -TREINAMENTOS -SEG. TRAB. $

Leia mais

SECOVIMED SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

SECOVIMED SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL SECOVIMED SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL PCMSO Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional Domingos Sávio Neves Müller - Médico do Trabalho - Coordenador da Medicina Ocupacional do SECOVIMED. Conceitos

Leia mais

SEGURANÇA DO TRABALHO

SEGURANÇA DO TRABALHO Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi SEGURANÇA DO TRABALHO Curso:Tecnólogo em Gestão Ambiental Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira Programa Normas Regulamentadoras; Higiene no trabalho;

Leia mais

SIPAT MOSTEIRO DE SÃO BENTO. PAULO FARROCO 04/05/2009

SIPAT MOSTEIRO DE SÃO BENTO. PAULO FARROCO 04/05/2009 SIPAT -2009 MOSTEIRO DE SÃO BENTO PAULO FARROCO pfarroco@osb.org.br 04/05/2009 RESPONSABILIDADE CIVIL E CRIMINAL DECORRENTE DO ACIDENTE DO TRABALHO CF/88 - ARTIGO 7º - São direitos dos Trabalhadores urbanos

Leia mais

Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança

Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Aula 01 - Definições básicas e legislações Eletromecânica Módulo 1 Professor: Sergio Luis Brockveld Junior Objetivo: Compreender e contextualizar conceitos,

Leia mais

Vantagens e cuidados exclusivos para você e sua empresa.

Vantagens e cuidados exclusivos para você e sua empresa. Vantagens e cuidados exclusivos para você e sua empresa. Pioneira na gestão da Medicina e Segurança do Trabalho Sobre a RH Vida A RH Vida Saúde Ocupacional é uma empresa do Grupo NotreDame Intermédica

Leia mais

NR 1 DISPOSIÇÕES GERAIS. Portaria de 08 de junho de 1978

NR 1 DISPOSIÇÕES GERAIS. Portaria de 08 de junho de 1978 NR 1 DISPOSIÇÕES GERAIS Portaria 3.214 de 08 de junho de 1978 A Norma Regulamentadora 1, cujo título é Disposições Gerais, estabelece o campo de aplicação de todas as Normas Regulamentadoras de Segurança

Leia mais

Campus de São José do Rio Preto GUIA DA CIPA. 2ª edição

Campus de São José do Rio Preto GUIA DA CIPA. 2ª edição GUIA DA CIPA 2ª edição SUMÁRIO APRESENTAÇÃO...3 A CIPA...4 OBJETIVO...4 ATRIBUIÇÕES...4 COMPOSIÇÃO, ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO...5 ACIDENTES DE TRABALHO...7 DEFINIÇÃO...7 PROCEDIMENTOS...7 APRESENTAÇÃO

Leia mais

Rua Coronel José Paes de Almeida, 67- Vila Mazzei São Paulo/SP Telefone:

Rua Coronel José Paes de Almeida, 67- Vila Mazzei São Paulo/SP Telefone: Rua Coronel José Paes de Almeida, 67- Vila Mazzei São Paulo/SP Telefone: 2761-1533 O que é o esocial? É uma nova forma de enviar de informações ao Governo, as informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias

Leia mais

PROGRAMA SOJA PLUS Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira

PROGRAMA SOJA PLUS Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira PROGRAMA SOJA PLUS Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira Qualidade de Vida no Trabalho Segurança e Saúde no Trabalho Rural PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

Leia mais

NR 7 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL. 29 de dezembro de 1994

NR 7 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL. 29 de dezembro de 1994 NR 7 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL 29 de dezembro de 1994 Objetivo Estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam

Leia mais

Normas Regulamentadoras Ministério do Trabalho NR s

Normas Regulamentadoras Ministério do Trabalho NR s Normas Regulamentadoras Ministério do Trabalho NR s As Normas Regulamentadoras (NR s), relativas à Segurança e Saúde do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos

Leia mais

Aula 2:Normas Regulamentadoras

Aula 2:Normas Regulamentadoras MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE DEPARTAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

Leia mais

Seminário de Treinamento para Melhoria da Fiscalização

Seminário de Treinamento para Melhoria da Fiscalização Seminário de Treinamento para Melhoria da Fiscalização Fiscalização do Exercício Profissional na Área de Engenharia de Segurança do Trabalho C O N F E A / C R E A Rio Verde MS 24/05/2002 Dados Oficiais

Leia mais

ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EXERCÍCIOS PARA EVITAR ACIDENTES DE TRABALHO. Incluindo Fiscalização do trabalho e Terceirização.

ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EXERCÍCIOS PARA EVITAR ACIDENTES DE TRABALHO. Incluindo Fiscalização do trabalho e Terceirização. ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EXERCÍCIOS PARA EVITAR ACIDENTES DE TRABALHO Incluindo Fiscalização do trabalho e Terceirização. GLEIBE PRETTI MARCOS OLIVEIRA SANTOS 2018 1 APRESENTAÇÃO Nesta obra,

Leia mais

Curso de Especialização em Energias Renováveis 2017

Curso de Especialização em Energias Renováveis 2017 Curso de Especialização em Energias Renováveis 2017 Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional Profº Luiz Amilton Pepplow Departamento Acadêmico de Eletrotécnica - DAELT PCMSO Portaria n 3214 de

Leia mais

REQUISITOS DE SST E MA PARA TERCEIROS N.º DO DOC.: PR-QSMS-29

REQUISITOS DE SST E MA PARA TERCEIROS N.º DO DOC.: PR-QSMS-29 André Monteiro 15/09/2017 08 1 / 8 1 OBJETIVO Estabelecer critérios e requisitos de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho para terceiros. 2 CAMPO DE APLICAÇÃO Este procedimento se aplica a todas

Leia mais

Seminário CANPAT Região Sul Curitiba (PR) Consequências do Acidente do Trabalho. José Almeida Jr Auditor-Fiscal do Trabalho

Seminário CANPAT Região Sul Curitiba (PR) Consequências do Acidente do Trabalho. José Almeida Jr Auditor-Fiscal do Trabalho Seminário CANPAT Região Sul Curitiba (PR) Consequências do Acidente do Trabalho José Almeida Jr Auditor-Fiscal do Trabalho Coordenação-Geral de Fiscalização e Projetos - CGFIP Departamento de Segurança

Leia mais

POR QUE UMA EMPRESA DEVE CONTRATAR SERVIÇOS DE SAÚDE OCUPACIONAL?

POR QUE UMA EMPRESA DEVE CONTRATAR SERVIÇOS DE SAÚDE OCUPACIONAL? POR QUE UMA EMPRESA DEVE CONTRATAR SERVIÇOS DE SAÚDE OCUPACIONAL? Todas as empresas ou instituições que admitam trabalhadores como empregados, desde um pequeno estabelecimento comercial com apenas um empregado

Leia mais

Soluções Jurídicas Inteligentes

Soluções Jurídicas Inteligentes Soluções Jurídicas Inteligentes ??? VOCÊ SABE O QUE É O esocial???? CONHEÇA O esocial Quais são os órgãos integrantes? REGULAMENTAÇÃO LEGAL REGULAMENTAÇÃO LEGAL QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO ESOCIAL? 1. Enviar

Leia mais

Relatório de Segurança e Medicina do Trabalho. Ciretran de Vitória/ES

Relatório de Segurança e Medicina do Trabalho. Ciretran de Vitória/ES Relatório de Segurança e Medicina do Trabalho Ciretran de Vitória/ES Ciretran de Vitória, situado à Avenida Nossa Senhora da Penha, nº1388, Vitória ES. No dia 05/08/2015, foi feita uma visita técnica à

Leia mais

NR 3 EMBARGO OU INTERDIÇÃO. Portaria de 08 de junho de 1978

NR 3 EMBARGO OU INTERDIÇÃO. Portaria de 08 de junho de 1978 NR 3 EMBARGO OU INTERDIÇÃO Portaria 3.214 de 08 de junho de 1978 A Norma Regulamentadora 3, cujo título é Embargo ou Interdição, estabelece as situações em que as empresas se sujeitam a sofrer paralisação

Leia mais

NR 7 - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

NR 7 - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL NR 7 - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL 7.1. Do objeto. 7.1.1. Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores

Leia mais

NR 7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional ( )

NR 7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional ( ) NR 7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (107.000-2) 7.1. Do objeto. 7.1.1. Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos

Leia mais

SAÚDE PARA A SUA EMPRESA SEGURANÇA PARA O SEU FUNCIONÁRIO

SAÚDE PARA A SUA EMPRESA SEGURANÇA PARA O SEU FUNCIONÁRIO SAÚDE PARA A SUA EMPRESA SEGURANÇA PARA O SEU FUNCIONÁRIO A ABC MEDSEG é uma Consultoria em Medicina e Segurança do Trabalho com mais de 15 anos de experiência. Com o objetivo de prestar um serviço de

Leia mais

Gestão de Terceirizados em SST e a Nova Legislação Trabalhista Fernando Guedes Ferreira Filho

Gestão de Terceirizados em SST e a Nova Legislação Trabalhista Fernando Guedes Ferreira Filho Gestão de Terceirizados em SST e a Nova Legislação Trabalhista Fernando Guedes Ferreira Filho Presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção

Leia mais

INFORMATIVO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE

INFORMATIVO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE INFORMATIVO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE 1 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES. Segundo a Portaria Ministerial número 3214 de 08 de junho de 1978, na sua Norma Regulamentadora de número

Leia mais

Alunos: Alexandre Schwingel; Daniele Bernardino; Danuza Zandoná Profª: Dayana Ruth

Alunos: Alexandre Schwingel; Daniele Bernardino; Danuza Zandoná Profª: Dayana Ruth Alunos: Alexandre Schwingel; Daniele Bernardino; Danuza Zandoná Profª: Dayana Ruth A NR 7 NR-7, Norma Regulamentadora nº 7 é a sétima Norma contida na Portaria n. 3.214/78. Atualmente esta Norma recebe

Leia mais

ACIDENTES DO TRABALHO

ACIDENTES DO TRABALHO Gustavo Filipe Barbosa Garcia ACIDENTES DO TRABALHO doenças ocupacionais e nexo técnico epidemiológico De acordo com a Lei 13.429/2017 6ª edição, revista e atualizada 2017 II PREVENÇÃO CONTRA ACIDENTES

Leia mais

Normas Regulamentadoras. Aline Santos

Normas Regulamentadoras. Aline Santos Normas Regulamentadoras Aline Santos Legislação Trabalhista Aspectos Históricos Decreto Lei nº 5.452 CLT. Neste decreto o capítulo V trata da Higiene e Segurança do Trabalho Portaria nº 3214. Regulamentou

Leia mais

II Fórum Nacional das Câmaras Técnicas de Medicina do Trabalho: Protegendo a Saúde do Trabalhador. Conselho Federal de Medicina

II Fórum Nacional das Câmaras Técnicas de Medicina do Trabalho: Protegendo a Saúde do Trabalhador. Conselho Federal de Medicina II Fórum Nacional das Câmaras Técnicas de Medicina do Trabalho: Protegendo a Saúde do Trabalhador Conselho Federal de Medicina Mesa Redonda: Dilemas da Medicina do Trabalho Médico do Trabalho, Médico Perito

Leia mais

Segurança do Trabalho 241 Questões Comentadas

Segurança do Trabalho 241 Questões Comentadas Segurança do Trabalho 241 Questões Comentadas Antônio Carlos Antônio Carlos www.segurancadotrabalhoacz.com.br 2 de 11 Olá pessoal! É com grande satisfação que lanço este material com 241 Questões Comentadas

Leia mais

AULA 06: HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO

AULA 06: HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO AULA 06: Prof. Thiago Gomes ASPECTOS INICIAIS Cuidados Domésticos no dia-a-dia Motivos dos cuidados especiais no trabalho. Motivo A: Motivo B: 1 ASPECTOS INICIAIS Morte Doenças ocupacionais LER DORT ASPECTOS

Leia mais

- NORMA REGULAMENTADORA Nº 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS

- NORMA REGULAMENTADORA Nº 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS - NORMA REGULAMENTADORA Nº 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS Aprovada pela Portaria GM/MTB nº 3.214 - DOU 06/07/1978. (vigência) 1.1 - As Normas Regulamentadoras - NR, relativas à segurança e medicina do trabalho,

Leia mais

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha esocial

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha esocial O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha esocial O que é o esocial? Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal, Previdência Social e Caixa Econômica

Leia mais

CURSO SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO. Normas Regulamentadoras

CURSO SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO. Normas Regulamentadoras CURSO SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO Normas Regulamentadoras Conteúdo programático O que são NRś Quais as NRś Vigentes NR -1 Disposições Gerais NR 2 Inspeção Prévia NR 3 Embargo ou Interdição NR 4 Serviços

Leia mais

Circular Jurídica nº 312 Prazo mínimo de conservação de documentos trabalhistas e previdenciários.

Circular Jurídica nº 312 Prazo mínimo de conservação de documentos trabalhistas e previdenciários. Circular Jurídica nº 312 Prazo mínimo de conservação de documentos trabalhistas e previdenciários. 1) Quais os prazos mínimos previstos na legislação para guarda de documentos trabalhistas, fundiários

Leia mais

Gestão de Pessoas - Ênfase em Processos Avançados

Gestão de Pessoas - Ênfase em Processos Avançados Gestão de Pessoas - Ênfase em Processos Avançados Módulo 1: Etapa 1 PCMSO Processo de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho - PCMSO Nós vamos começar os nossos estudos falando sobre os processos de

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE OCUPACIONAL

SISTEMA DE GESTÃO DA SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE OCUPACIONAL PROCEDIMENTO ELABORAÇÃO E CONTROLE DE PPRA, PCMSO, LTCAT E PPP Nº PE-SMS- 013 Fl. 1/6 Rev. Data Descrição Executado Verificado Aprovado 0 A 18/07/07 02/02/08 Emissão Inicial Revisado logotipo, endereço

Leia mais

Aula 3. Normas Regulamentadoras de Segurança, Medicina e Higiene do Trabalho

Aula 3. Normas Regulamentadoras de Segurança, Medicina e Higiene do Trabalho Aula 3 Normas Regulamentadoras de Segurança, Medicina e Higiene do Trabalho São normas que definem os parâmetros legais de atuação da sociedade sobre as condições de trabalho. Fiscalização Penalidades

Leia mais

GESTÃO da saúde e o PCMSO INTEGRADO ao PPRA GUILHERME MURTA

GESTÃO da saúde e o PCMSO INTEGRADO ao PPRA GUILHERME MURTA GESTÃO da saúde e o PCMSO INTEGRADO ao PPRA GUILHERME MURTA Gestão da Saúde Como estruturar e utilizar as informações em saúde PCMSO integrado ao PPRA Guilherme Murta Coordenador de Saúde Corporativa Grupo

Leia mais

CATÁLOGO DE SERVIÇOS NTEC ENGENHARIA

CATÁLOGO DE SERVIÇOS NTEC ENGENHARIA CATÁLOGO DE SERVIÇOS NTEC ENGENHARIA CSV002-OUTUBRO 2018 Somos a NTEC Engenharia, uma empresa focada em prover as melhores soluções para o seu negócio no ramo da Segurança e Saúde do Trabalho. Nosso corpo

Leia mais

Norma Regulamentadora 07. Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 2.

Norma Regulamentadora 07. Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 2. Norma Regulamentadora 07 Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 2.0 - dez/15 Informação Este material foi elaborado com base na Norma Regulamentadora

Leia mais

OPTE POR UMA EMPRESA SÉRIA COM + DE 20 ANOS DE EXPERIÊNCIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO.

OPTE POR UMA EMPRESA SÉRIA COM + DE 20 ANOS DE EXPERIÊNCIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO. OPTE POR UMA EMPRESA SÉRIA COM + DE 20 ANOS DE EXPERIÊNCIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO www.grupomednet.com.br [ quem somos? ] 550 7100 MIL VIDAS CLIENTES 30 UNIDADES 22 ANOS 11 ESTADOS SISTEMA PRÓPRIO DE

Leia mais

SESMT e GP. Profa. Ms. Bárbara A. Lespinassi Sampaio FEARP USP, 2017

SESMT e GP. Profa. Ms. Bárbara A. Lespinassi Sampaio FEARP USP, 2017 SESMT e GP Profa. Ms. Bárbara A. Lespinassi Sampaio FEARP USP, 2017 MINI CURRÍCULO DO PROFESSOR Bárbara A. Lespinassi Sampaio Barbara.sampaio@usp.br Formação: MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Organizações

Leia mais

Normas Regulamentadoras. Aline Santos

Normas Regulamentadoras. Aline Santos Normas Regulamentadoras Aline Santos Avisos 15/03 Atividade prática visitação ao laboratório de toxicologia (conta presença) SINAN IARC (download do quadro: http://www.compoundchem.com/wp- content/uploads/2015/10/a-rough-guide-to-iarc-carcinogen-

Leia mais

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL NR 7 - NORMA REGULAMENTADORA 7 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL Sumário 7.1. Do objeto 7.2. Das diretrizes 7.3. Das responsabilidades 7.4. Do desenvolvimento do PCMSO 7.5. Dos primeiros

Leia mais

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE MINAS GERAIS EDITAL DE ABERTURA Nº 603/2009 RETIFICAÇÕES

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE MINAS GERAIS EDITAL DE ABERTURA Nº 603/2009 RETIFICAÇÕES EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE MINAS GERAIS EDITAL DE ABERTURA Nº 603/2009 RETIFICAÇÕES Edital de Retificação nº. 627/2009 Retificação Salários Publicado em 15/12/2009

Leia mais

PREVENRIO PRESPECTIVAS DA SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR NO SÉCULO XXI

PREVENRIO PRESPECTIVAS DA SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR NO SÉCULO XXI PREVENRIO -2012 PRESPECTIVAS DA SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR NO SÉCULO XXI Data: 24 de Agosto de 2012 Local: Centro de Convenções Sulamerica OBJETIVO Chamar atenção sobre a importância da prevenção

Leia mais

Tudo sobre acidente de trabalho: quais são os direitos do trabalhador e os deveres da empresa?

Tudo sobre acidente de trabalho: quais são os direitos do trabalhador e os deveres da empresa? Tudo sobre acidente de trabalho: quais são os direitos do trabalhador e os deveres da empresa? Introdução 3 O que o colaborador deve fazer após sofrer um acidente de trabalho? 4 O que o empregador deve

Leia mais

NR 4 Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho SESMT

NR 4 Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho SESMT Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi NR 4 Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho SESMT Curso:Tecnólogo em Gestão Ambiental Professora: Raquel Simas Pereira

Leia mais

ABRO ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA. 1 O contrato de experiência deve ser anotado na CTPS do funcionário?

ABRO ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA. 1 O contrato de experiência deve ser anotado na CTPS do funcionário? ABRO ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA 1 O contrato de experiência deve ser anotado na CTPS do funcionário? R: O Contrato de Experiência está previsto no Parágrafo Único do artigo 445 CLT

Leia mais

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO Professor: Graduação: Valmir Gonçalves Carriço www.professorvalmir.com.br / valmir.carrico@anhanguera.com Engenheiro Industrial Mecânico UNISANTA Universidade Santa Cecília Pós Graduação: Engenheiro de

Leia mais

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DO CEARÁ EDITAL DE ABERTURA Nº 605/2009 RETIFICAÇÕES

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DO CEARÁ EDITAL DE ABERTURA Nº 605/2009 RETIFICAÇÕES EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DO CEARÁ EDITAL DE ABERTURA Nº 605/2009 RETIFICAÇÕES Edital de Retificação nº. 629/2009 Retificação Salários Publicado em 15/12/2009 Ceará,

Leia mais

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES MENSAIS

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES MENSAIS Data Vencimento Obrigação Código Receita Fato Gerador e Fundamento Legal Período Apuração 04 (Sexta-feira) (*) Salário-Maternidade Salário-Família Parto e aborto espontâneo, conforme certidão de nascimento

Leia mais

O QUE VAI MUDAR NA NOSSA RELAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA?

O QUE VAI MUDAR NA NOSSA RELAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA? CARTILHA DE PROCEDIMENTOS O QUE VAI MUDAR NA NOSSA RELAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA? WWW.GRUPOEPICUS.COM.BR O QUE É O E-SOCIAL? Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal,

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Questões essenciais relativas aos contratos de emprego Medicina e Segurança do Trabalho. Parte III. Prof.

DIREITO DO TRABALHO. Questões essenciais relativas aos contratos de emprego Medicina e Segurança do Trabalho. Parte III. Prof. DIREITO DO TRABALHO Questões essenciais relativas aos contratos de emprego Medicina e Segurança do Trabalho. Parte III. Prof. Cláudio Freitas - Acidente do Trabalho: fundamento legal: artigos 19 a 23 e

Leia mais

ATUALIZADA COM REFORMA TRABALHISTA

ATUALIZADA COM REFORMA TRABALHISTA Data Vencimento Obrigação Código Receita Fato Gerador e Fundamento Legal Período Apuração Salário-Maternidade Parto e aborto espontâneo, conforme certidão de nascimento ou atestado. (arts. 47, 86, IN RFB

Leia mais

Sediada na Alameda Uapixana, 330, o grupo hoje atua na área de Seguros, Regularização de Imóveis, Segurança e Medicina do Trabalho e Meio Ambiente.

Sediada na Alameda Uapixana, 330, o grupo hoje atua na área de Seguros, Regularização de Imóveis, Segurança e Medicina do Trabalho e Meio Ambiente. Quem Somos Sediada na Alameda Uapixana, 330, o grupo hoje atua na área de Seguros, Regularização de Imóveis, Segurança e Medicina do Trabalho e Meio Ambiente. O grupo está no mercado desde 2003 com o objetivo

Leia mais

SAÚDE E Segurança do trabalho_sst. Prof. Marcus Aurélio

SAÚDE E Segurança do trabalho_sst. Prof. Marcus Aurélio SAÚDE E Segurança do trabalho_sst Prof. Marcus Aurélio Conceitos Básicos de SST A Segurança do Trabalho pode ser entendida como o conjunto de medidas adotadas, visando minimizar os acidentes de trabalho,

Leia mais

Ivone Corgosinho Baumecker Auditora Fiscal do Trabalho SRTE MG

Ivone Corgosinho Baumecker Auditora Fiscal do Trabalho SRTE MG Ivone Corgosinho Baumecker Auditora Fiscal do Trabalho SRTE MG Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: XXII - redução dos riscos

Leia mais

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE RONDÔNIA EDITAL DE ABERTURA Nº 601/2009 RETIFICAÇÕES

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE RONDÔNIA EDITAL DE ABERTURA Nº 601/2009 RETIFICAÇÕES EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE RONDÔNIA EDITAL DE ABERTURA Nº 601/2009 RETIFICAÇÕES Edital de Retificação nº. 625/2009 Retificação Salários Publicado em 15/12/2009 Rondônia,

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA

CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA RESOLUÇÃO CFFa n. 428, de 2 março de 2013. Dispõe sobre a atuação do fonoaudiólogo na saúde do trabalhador e dá outras providências. O Conselho Federal de Fonoaudiologia, no uso de suas atribuições legais

Leia mais