O Valor da Educação. Ana Carolina Rocha Eliézer dos Santos Josiane Feitosa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Valor da Educação. Ana Carolina Rocha Eliézer dos Santos Josiane Feitosa"

Transcrição

1 O Valor da Educação Ana Carolina Rocha Eliézer dos Santos Josiane Feitosa

2 Objetivo Mostrar sobre a perspectiva da teoria Piagetiana a importância da relação família- escola desenvolvimento dos processos ensino/aprendizagem do aluno. no de

3 Problemática Percebemos que o valor da educação pode ser observado ao olhar com o olhar critico as relações entre instituições de educação (escolas) e instituições sociais (família), analisando as cobranças e expectativas de uma sobre a outra. Nos dias atuais, à escola (rede pública) tem sido atribuída algumas funções de necessidade social e econômica do aluno enquanto indivíduo inserido na comunidade em que vive. Essas funções, porém, acabam por ter prioridade em relação aos processos de ensino/ aprendizagem, dando à escola o caráter assistencialista e deixando de lado seus reais objetivos de educar/formar.

4 Entrevistas- Rede pública

5 Para você, qual a importância da família na educação da criança? É importante para os alunos a parceria entre família e escola, porque assim o aluno sente-se seguro ao realizar as diversas atividades e desafios propostos pela instituição. A família tem que auxiliar no desenvolvimento da criança dando-lhe carinho, atenção, afeto, limites, etc., com isso ajudando o professor a fortalecer a sua função, que tem como principal objetivo a aprendizagem e desenvolvimento da criança. (Professora de educação infantil- 15 anos trabalhando na rede pública)

6 A família deve desempenhar um papel de extrema importância na educação da criança, sendo ela o espelho da sociedade, tem por obrigação auxiliar e integrar junto à escola o aprendizado e desenvolvimento da criança. (Professora de educação infantil- 5 anos trabalhando na rede pública)

7 A família é fundamental no trabalho pedagógico desenvolvido com a criança na escola. A família enquanto uma instituição de base para o desenvolvimento infantil, só consegue fazer com que a instituição de ensino tenha um trabalho produtivo, quando a família é participativa, interativo e articulador. Precisamos da família para reforçar nosso trabalho de disciplina, o processo de ensino aprendizagem e o ensino de valores na diversidade em todas as questões. Família e escola precisam ser parceiras para que aconteçam avanços significativos com nossos alunos em todos os aspectos. (Diretora de CER na rede pública- 8anos trabalhando como professora)

8 Para mim a família tem papel fundamental na educação das crianças, mas há que se fazer a ressalva de que deve ser respeitado o espaço do docente, o espaço relacional no qual acontece o aprendizado. A família deve apropriar-se da ideia da importância da educação, ser presente, possibilitar a expansão dos aprendizados, perceber que a criança, para se desenvolver na escola, precisa de todo um preparo, bagagem mesmo, social que preceda o desenvolvimento. A participação da família na vida escolar da criança deve ir além de reunião de pais e auxílios em tarefas escolares, deve fazer a família consciente de que a criança necessita de uma vivencia cultural, quanto mais variada melhor, para que na escola essa criança possa ter vivencias a relacionar com os conteúdos ensinados. (Agente educacional do ensino fundamental- 5 anos trabalhando na rede pública)

9 A família fornece, para usar uma conceituação próxima a Bourdieu as "disposições incorporadas" fundamentais que constrói a capacidade de relações futuras. A forma como a família prepara, através do convívio, dos exemplos e do ensino dentro da família, a disposição para o interesse ou não do aluno diante de má aula. O quanto esta família estimula a capacidade de abstração e de socialização desta criança? quais foram os contatos iniciais com artefatos cultuais que possam abrir links com o que o aluno vai aprender ao longo da vida. Fora a dimensão afetiva. O afeto, a forma de lidar com as pessoas da família se reflete profundamente na sala de aula. (Professor do ensino fundamental em escola integral- 15 anos trabalhando na rede pública)

10 Como o professor percebe e o quanto influencia em seu trabalho a relação entre família/escola estabelecida atualmente? Nos dias de hoje, temos sentido a falta dessa parceria. São poucos os pais comprometidos com a educação. No caso dos CER a escola é vista apenas para o cuidado das crianças em tempo integral, essas famílias ou no caso a sociedade, vê a instituição infelizmente apenas como assistencialista. (Professora de educação infantil- 15 anos trabalhando na rede pública)

11 Hoje em dia as famílias carecem de tempo para conviverem e se comunicarem. Percebe-se que muitas famílias acabam dando prioridades as coisas fúteis da vida e deixando a questão da educação as nossas crianças cada vez mais em segundo plano. Crianças essas, que chegarão as salas de aula com muita indisciplina, déficit de atenção e concentração, desinteressadas, uma problemática que faz da escola responsável por corrigir esses comportamentos, e nós profissionais sabemos que não é essa a verdadeira função da escola. Mas fica cada vez mais difícil quando em uma sala de 25 alunos para uma reunião de pais, costuma aparecer somente 10, estão cada vez mais jogando toda a responsabilidade de educar somente a escola. (Professora de educação infantil- 8 anos trabalhando na rede pública)

12 Atualmente estamos vivenciando situações que andam assustando a escola, situações onde as famílias acabam deixando responsabilidades suas por conta da escola. Estamos observando que os pais com a correria do dia a dia, na busca da qualidade do tempo se omitem na aplicação de regras rígidas e necessárias aos filhos, por acreditarem que o pouco tempo que tem com o filho, não deve ser usado para ensiná-los, mas sim para mimálos. Outra situação a meu ver é ainda mais grave. Atribuem à escola toda a responsabilidade de educação dos seus filhos.. Um absurdo, pois a escola não é assistencialista e sim auxiliar da família. Somos duas instituições responsáveis pela formação social da criança, cada uma com seu papel, a família não pode se abster da educação de base, aquela que envolve cuidados, afeto, convívio e amor. (Professora de educação infantil- 5 anos trabalhando na rede pública)

13 Atualmente, entendo essa relação existindo de forma muito superficial, a família ou encara a escola como uma obrigação a mais, ou apenas como escada para uma possível Ascenção, acaba-se tendo uma relação sempre pautada muito na cobrança, de ambas as partes. (Agente educacional do ensino fundamental- 5 anos trabalhando na rede pública)

14 A relação entre família e escola está quase totalmente divorciada. Com poucas exceções. A família, em geral, não mostra para o filho o significado da escola enquanto preparação para o futuro. (Professor do ensino fundamental em escola integral- 15 anos trabalhando na rede pública)

15 Considerações das entrevistas Analisando as entrevistas, consideramos que o professor ainda tem dificuldade de entender a participação da família como algo construtivo no processo de aprendizagem, cobrando desta apenas a questão comportamental do aluno e não a participação efetiva no desenvolvimento escolar da criança. Concluímos então que se faz necessária a conscientização da família, para que essa possa também participar do processo de educação de suas crianças para além da cobrança disciplinar. Compreendemos a educação da família, sua instrução quanto o que de fato é bom para seus filhos como fator essencial para a valorização da educação da criança. Cremos que a união entre família, escola e sociedade é fundamental, pois é de responsabilidade de todos a educação das crianças para assim construirmos um mundo onde a criança, a família e a educação serão valorizadas como um todo.

16 Constituição Federal De acordo com o artigo 205 da Constituição Federal: [...] a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania sua qualificação para o trabalho. (BRASIL, 1988)

17 Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)1990 É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. (BRASIL, 1990)

18 LDB A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. (BRASIL, 1996.).

19 Sobre a teoria de Piaget... Uma ligação estreita e continuada entre os professores e os pais leva pois muita coisa mais que a uma informação mútua: este intercâmbio acaba resultando em ajuda recíproca e, frequentemente, em aperfeiçoamento real dos métodos. Ao aproximar a escola da vida ou das preocupações profissionais dos pais, e ao proporcionar, reciprocamente, aos pais um interesse pelas coisas da escola, chega-se a uma divisão de responsabilidades [...] (PIAGET,2007,p.50)

20 [...] e toda pessoa tem direito à educação, é evidente que os pais também possuem o direito de serem senão educados, ao menos, informados no tocante à melhor educação a ser proporcionada a seus filhos. (PIAGET, 2007, p. 50)

21 A família e sua função A família como base da sociedade; A estrutura familiar passou por mudanças na sua composição nos últimos anos; A família sofre com as mudanças sócio políticaeconômicas.

22 A escola e sua função A escola acaba se modificando em função das mudanças enfrentadas pela família; A escola acaba se tornando responsável por outras funções, deixando de lado a transmissão de conhecimento.

23 Escola Darcy Ribeiro

24 Referências PIAGET, Jean. Para onde vai à educação. Rio de Janeiro. José Olímpio,

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO Maria Isabel Francisco da Silva 1 FIP- Faculdades Integradas de Patos Isabelsilva04@hotmail.com RESUMO Neste trabalho apresenta-se uma discussão e reflexão sobre

Leia mais

Qualidade da Educaçã. ção: Qualidade de Escolas

Qualidade da Educaçã. ção: Qualidade de Escolas Qualidade da Educaçã ção: Qualidade de Escolas José Francisco Soares GAME FAE- UFMG francisco-soares@ufmg.com.br Câmara dos Deputados, Maio de 2011 Conceitos Educação Educação Escolar, Ensino, Escolas.

Leia mais

DIREITO À EDUCAÇÃO: POLÍTICAS DE PLANEJAMENTO DAS TECNOLOGIAS E SUA INSERÇÃO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPO GRANDE MS

DIREITO À EDUCAÇÃO: POLÍTICAS DE PLANEJAMENTO DAS TECNOLOGIAS E SUA INSERÇÃO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPO GRANDE MS DIREITO À EDUCAÇÃO: POLÍTICAS DE PLANEJAMENTO DAS TECNOLOGIAS E SUA INSERÇÃO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPO GRANDE MS Resumo Adriana Atanazio Lima 1 adriana-atanasio@hotmail.com Valdivina Alves Ferreira

Leia mais

CARTILHA DE ORIENTAÇÕES

CARTILHA DE ORIENTAÇÕES CARTILHA DE ORIENTAÇÕES APRESENTAÇÃO Esta cartilha tem o objetivo de contribuir com os alunos, pais e professores, a fim de superar uma visão simplificada a respeito das necessidades educacionais especiais,

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA PARA O ALCANCE DOS FINS EDUCACIONAIS

AS CONTRIBUIÇÕES DA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA PARA O ALCANCE DOS FINS EDUCACIONAIS AS CONTRIBUIÇÕES DA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA PARA O ALCANCE DOS FINS EDUCACIONAIS Márcia Pereira da Silva Graduanda em Pedagogia pelo PARFOR da Universidade Federal do Piauí E-mail: marciapereira.ufip2013@gmail.com

Leia mais

03/04/2017. Departamento de Psicologia Psicologia da Aprendizagem aplicada à área escolar Profª Ms. Carolina Cardoso de Souza

03/04/2017. Departamento de Psicologia Psicologia da Aprendizagem aplicada à área escolar Profª Ms. Carolina Cardoso de Souza Departamento de Psicologia Psicologia da Aprendizagem aplicada à área escolar Profª Ms. Carolina Cardoso de Souza Preâmbulo...assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança,

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Direitos Fundamentais Direito à Educação, Cultura, Esporte e Lazer Profª. Liz Rodrigues - Art. 205, CF/88: A educação, direito de todos e dever do Estado e da família,

Leia mais

Data:02 de Fevereiro de 2018 Conteúdo: A Participação dos Pais no Processo de Corresponsabilização da Educação dos Filhos Professora: Ma.

Data:02 de Fevereiro de 2018 Conteúdo: A Participação dos Pais no Processo de Corresponsabilização da Educação dos Filhos Professora: Ma. Data:02 de Fevereiro de 2018 Conteúdo: A Participação dos Pais no Processo de Corresponsabilização da Educação dos Filhos Professora: Ma. Maria P da Silva Xavier A educação, direito de todos e dever do

Leia mais

Alunas: Jessica, Raquel, Vera, Camila e Thais

Alunas: Jessica, Raquel, Vera, Camila e Thais Alunas: Jessica, Raquel, Vera, Camila e Thais Objetivo Explanar ideias acerca do eixo família-escola a partir da formação patriarcal, até um momento e lugar mais atual e próximo de nós. Abordar as dificuldades

Leia mais

Nayara da Silva Castro. A Importância da família no Processo de Aprendizagem da criança

Nayara da Silva Castro. A Importância da família no Processo de Aprendizagem da criança Nayara da Silva Castro A Importância da família no Processo de Aprendizagem da criança UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO-EAD PORTAL EDUCAÇÂO Jaraguari-MS 2014 Nayara da Silva Castro A Importância da família

Leia mais

Um nome que reflete LUZ. YACAMIM na linguagem tupiguarani MUITAS ESTRELAS.

Um nome que reflete LUZ. YACAMIM na linguagem tupiguarani MUITAS ESTRELAS. Um nome que reflete LUZ. YACAMIM na linguagem tupiguarani significa PAI DE MUITAS ESTRELAS. O que é o PROGRAMA YACAMIM? Como iniciou o Projeto do PROGRAMA YACAMIM? Objetivo geral: Congregar ações, com

Leia mais

A EDUCAÇÃO A PARTIR DA PERSPECTIVA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA VIDA ESTUDANTIL DOS FILHOS.

A EDUCAÇÃO A PARTIR DA PERSPECTIVA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA VIDA ESTUDANTIL DOS FILHOS. A EDUCAÇÃO A PARTIR DA PERSPECTIVA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA VIDA ESTUDANTIL DOS FILHOS. Roberta Rocha Olimpio (UECE/FECLESC) Email: betynha_r.o@hotmail.com Déborah Almeida Cunha (UECE/FECLESC) Email:

Leia mais

BNCC ENSINO FUNDAMENTAL

BNCC ENSINO FUNDAMENTAL BNCC ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVO: mostrar e estrutura que a Base Nacional Comum Curricular traz sobre o Ensino Fundamental I. A BNCC foi prevista na: Constituição de 1988; LDB de 1996; Plano Nacional de

Leia mais

EDUCAÇÃO NO CAMPO: A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PERFIL DO ALUNO COM ALTO RENDIMENTO ESCOLAR Janaína Da Silva Rosa

EDUCAÇÃO NO CAMPO: A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PERFIL DO ALUNO COM ALTO RENDIMENTO ESCOLAR Janaína Da Silva Rosa EDUCAÇÃO NO CAMPO: A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PERFIL DO ALUNO COM ALTO RENDIMENTO ESCOLAR Janaína Da Silva Rosa RESUMO: Este artigo tem por objetivo compreender a importância da

Leia mais

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE 1 CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE Joana D`arc Anselmo da Silva Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, bolsista PIBID Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, joanadarc945@gmail.com

Leia mais

INSTITUTO DE PESQUISA ENSINO E ESTUDOS DAS CULTURAS AMAZÔNICAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO ACRIANA EUCLIDES DA CUNHA

INSTITUTO DE PESQUISA ENSINO E ESTUDOS DAS CULTURAS AMAZÔNICAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO ACRIANA EUCLIDES DA CUNHA SOBRE O CURSO A formação do docente para atuar na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Curso Normal preconiza o respeito à pluralidade e diversidade da sociedade brasileira, em

Leia mais

A Construção Coletiva do Projeto Político-Pedagógico

A Construção Coletiva do Projeto Político-Pedagógico A Construção Coletiva do Projeto Político-Pedagógico PPP NA ESCOLA: 1 - ESTABELECE UMA DIREÇÃO, UMA INTENCIONALIDADE. 2 - EXIGE UMA REFLEXÃO ACERCA DA CONCEPÇÃO DE ESCOLA E SUA RELAÇÃO COM A SOCIEDADE.

Leia mais

I ENCONTRO ESTADUAL DE COORDENADORES REGIONAIS. Defesa de Direitos e Mobilização Social. Informática e Comunicação. Artes

I ENCONTRO ESTADUAL DE COORDENADORES REGIONAIS. Defesa de Direitos e Mobilização Social. Informática e Comunicação. Artes I ENCONTRO ESTADUAL DE COORDENADORES REGIONAIS Defesa de Direitos e Mobilização Social Informática e Comunicação Artes FENAPAES FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Sede em Brasília DF Detentora da marca APAE

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE 1 A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE Acadêmica: Carla Juliéte B. Amelini Professora Supervisora do estágio: Silandra Badch Rosa Universidade Luterana do Brasil

Leia mais

A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Cremilda da Silva Monteiro Centro Universitário Geraldo Di Biase cremonteiro@bol.com.br Resumo Com o objetivo de refletir sobre a atuação e os desafios

Leia mais

CONCEPÇÃO DE EDUCAÇAO KANTIANA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

CONCEPÇÃO DE EDUCAÇAO KANTIANA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES CONCEPÇÃO DE EDUCAÇAO KANTIANA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES INTRODUÇÃO Maria Aparecida Silva Bezerra Universidade Estadual da Paraíba Mariabezerra06@gmail.com O homem é a única criatura que precisa ser educada

Leia mais

POEB - POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

POEB - POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA POEB - POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EERP Bacharelado e Licenciatura em enfermagem 2º ano Profa. Dra. Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves LDB LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL

Leia mais

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO DO DETRAN/TO FUNDAMENTA AÇÕES JUNTO AOS ACADÊMICOS DA UMA/UFT.

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO DO DETRAN/TO FUNDAMENTA AÇÕES JUNTO AOS ACADÊMICOS DA UMA/UFT. EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO DO DETRAN/TO FUNDAMENTA AÇÕES JUNTO AOS ACADÊMICOS DA UMA/UFT. Cleide de Sousa Morais; Neila Barbosa Osório; Domingas Monteiro de Sousa. Universidade Federal do Tocantins. E-mail:

Leia mais

O TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR: ANALISE, REFLEXÃO E FORMAÇÃO EM FOCO.

O TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR: ANALISE, REFLEXÃO E FORMAÇÃO EM FOCO. O TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR: ANALISE, REFLEXÃO E FORMAÇÃO EM FOCO. João Diego da Silva Ferreira; Lúcia Monteiro Padilha; Genylton Odilon Rêgo da Rocha Universidade

Leia mais

- estabelecer um ambiente de relações interpessoais que possibilitem e potencializem

- estabelecer um ambiente de relações interpessoais que possibilitem e potencializem O desenvolvimento social e cognitivo do estudante pressupõe que ele tenha condições, contando com o apoio dos educadores, de criar uma cultura inovadora no colégio, a qual promova o desenvolvimento pessoal

Leia mais

CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA

CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA Projeto: Pensando no Amanhã CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA QUEM SOMOS A Associação de Amigos e Moradores do Bairro Jardim Santa Luzia é uma entidade sem fins lucrativos, atuando

Leia mais

A IMPORTANCIA DA RELAÇÃO FAMILIA/ESCOLA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

A IMPORTANCIA DA RELAÇÃO FAMILIA/ESCOLA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM A IMPORTANCIA DA RELAÇÃO FAMILIA/ESCOLA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Autor: Kelle Jaciani da Silva Fernandes Escola Municipal São Romão kellejaciani_silva@hotmail.com Co-autor: Francisca Elizete

Leia mais

PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS DA ESCOLA MUNICIPAL CENTRO DE PROMOÇÃO EDUCACIONAL ACERCA DO ESTATUTO CRIANÇA E ADOLESCENTE

PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS DA ESCOLA MUNICIPAL CENTRO DE PROMOÇÃO EDUCACIONAL ACERCA DO ESTATUTO CRIANÇA E ADOLESCENTE 28 PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS DA ESCOLA MUNICIPAL CENTRO DE PROMOÇÃO EDUCACIONAL ACERCA DO ESTATUTO CRIANÇA E ADOLESCENTE FEITOZA, Rosangela 1 BARROS, Ady 2 IGNÁCIO, Alba Valéria Alves 3 CRUZ, Marcelo Sérgio

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DEZEMBRO, 2016 GRUPO DE CAPOEIRA CAMBOATÁ PALAVRA DO MESTRE TUCANO FUNDADOR DO GRUPO CAMBOATÁ "O CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DO GRUPO CAMBOATÁ é um documento que reúne os princípios

Leia mais

LDB Introdução. Conceito de Educação 12/07/2017

LDB Introdução. Conceito de Educação 12/07/2017 LDB 9394-96 LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL Introdução A LDB 9394/96 tem por característica principal a flexibilidade; Ela serve para organizar a educação escolar em nível nacional; Abrande

Leia mais

IPET ED INFANTIL. Prof Zeza

IPET ED INFANTIL. Prof Zeza IPET ED INFANTIL Prof Zeza A importância da Práxis Pedagógica na Educação Infantil: Vencendo os desafios Educação Infantil e o Fazer Pedagógico Evolução teórico-prática da Infância Do assistencialismo

Leia mais

DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: construindo espaços de promoção de cidadania

DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: construindo espaços de promoção de cidadania DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: construindo espaços de promoção de cidadania ARAÚJO, Luana de 1 FONSECA, Ana Rafaella Martins 2 GONZAGA, Gigliolla Marcelino 3 MOREIRA, Camilla Gambarra 4 AMORIM,

Leia mais

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS EDUCAÇÃO BÁSICA ENSINO SUPERIOR EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL EDUCAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO SISTEMA DE JUSTIÇA E SEGURANÇA EDUCAÇÃO E MÍDIA Comitê Nacional de Educação

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE ENCONTRO COM DEUS

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE ENCONTRO COM DEUS CNPJ N 03.858.312/0001-29 Utilidade Publica Estadual Lei N 13.713 Utilidade Publica Municipal Lei N 10.311 Utilidade Publica Federal Portaria 556 05/05/2006 Conselho Municipal dos Direitos da Criança e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ UFPA PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ UFPA PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ UFPA PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO JUVENTUDE: UM RETRATO DE DIVERSIDADE, DESAFIOS E PERSPECTIVAS Maria Rejane dos

Leia mais

CENPEC SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INTEGRAL

CENPEC SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INTEGRAL CENPEC SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INTEGRAL LINHA DO TEMPO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL Paulo Freire...o educando é um ser social, histórico, cultural, político e afetivo e a pedagogia é uma prática da

Leia mais

RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA

RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA APRESENTAÇÃO Nosso tema é a relação família e escola. Esta relação pode se mostrar na maioria das vezes conturbada e difícil, porém é de extrema importância, pois tem como centro

Leia mais

O conceito de juventude a partir de uma análise teórica

O conceito de juventude a partir de uma análise teórica O conceito de juventude a partir de uma análise teórica Autora: Ana Carla Vieira Pimentel Pós-graduanda em Cidades, Territórios e Identidades-anacarla@gmail.com Universidade Federal do Pará Coautora: Gerlane

Leia mais

Indisciplina na Escola: Desafio para a Escola e para a Família

Indisciplina na Escola: Desafio para a Escola e para a Família Indisciplina na Escola: Desafio para a Escola e para a Família Francisco Canindé de Assunção Faculdade do Norte do Paraná FACNORTE / SAPIENS canindeassuncao@gmail.com Resumo: Atualmente é comum, nas discussões

Leia mais

FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA NA DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PIBID/GEOGRAFIA/UEPB NA E.E.E.F.M. SÃO SEBASTIÃO, CAMPINA GRANDE/PB.

FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA NA DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PIBID/GEOGRAFIA/UEPB NA E.E.E.F.M. SÃO SEBASTIÃO, CAMPINA GRANDE/PB. FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA NA DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PIBID/GEOGRAFIA/UEPB NA E.E.E.F.M. SÃO SEBASTIÃO, CAMPINA GRANDE/PB. Giusepp Cassimiro da Silva¹. ¹Professor Supervisor do PIBID/CAPES/UEPB

Leia mais

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MANUAL DE ESTÁGIO NA MODALIDADE EAD INTRODUÇÃO MARCOS REFERENCIAIS DA POLÍTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CEUNI

Leia mais

UM OLHAR SOBRE A UNIVERSIDADE BRASILEIRA NA CONTEMPORANEIDADE

UM OLHAR SOBRE A UNIVERSIDADE BRASILEIRA NA CONTEMPORANEIDADE UM OLHAR SOBRE A UNIVERSIDADE BRASILEIRA NA CONTEMPORANEIDADE As universidades são as mais antigas instituições em que se expressou um sentimento autonômico e de autogestão. Em rigor, são tão antigas que

Leia mais

Psicopedagogia: Teoria e Prática. Elizabeth Araújo Barbosa Enfermeira, Pedagoga e Psicopedagogia

Psicopedagogia: Teoria e Prática. Elizabeth Araújo Barbosa Enfermeira, Pedagoga e Psicopedagogia XVI Encontro de Psicopedagogia do Ceará CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA PARA EDUCAÇÃO E SAÚDE Psicopedagogia: Teoria e Prática Elizabeth Araújo Barbosa Enfermeira, Pedagoga e Psicopedagogia A psiquiatria

Leia mais

Os desafios da escola na educação de crianças e adolescentes na sociedade atual: busca de alternativas com trabalhos em parceria

Os desafios da escola na educação de crianças e adolescentes na sociedade atual: busca de alternativas com trabalhos em parceria III INFÂNCIA EM FOCO 2007 Os desafios da escola na educação de crianças e adolescentes na sociedade atual: busca de alternativas com trabalhos em parceria Msc. Celeste Aparecida Dias OBJETIVO Evidenciar

Leia mais

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Pedagogia ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PROFESSORA MARIA DA GRAÇA BRANCO NESTA AULA O que é sistema: tipos de sistema Base legal do sistema escolar brasileiro Constituição Federal de 1988

Leia mais

PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA

PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA "A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da

Leia mais

Tema - EDUCAÇÃO BRASILEIRA: Perspectivas e Desafios à Luz da BNCC

Tema - EDUCAÇÃO BRASILEIRA: Perspectivas e Desafios à Luz da BNCC Tema - EDUCAÇÃO BRASILEIRA: Perspectivas e Desafios à Luz da BNCC REFERENCIAL CURRICULAR NOS SISTEMAS DE ENSINO: da complexidade a praticidade. CONCEITO DE BNCC A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Leia mais

IMPACTOS DO GOLPE SOBRE AS POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO

IMPACTOS DO GOLPE SOBRE AS POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO IMPACTOS DO GOLPE SOBRE AS POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO As implicações do Programa Criança Feliz sobre a organização das creches e o papel do Estado como garantidor de direitos da criança à educação infantil

Leia mais

Futuro Integral. Categoria do projeto: III Projetos finalizados (projetos encerrados) Nome da Instituição/Empresa: SESC Parana Unidade Apucarana

Futuro Integral. Categoria do projeto: III Projetos finalizados (projetos encerrados) Nome da Instituição/Empresa: SESC Parana Unidade Apucarana Futuro Integral Mostra Local de: Apucarana (Municípios do Vale do Ivaí) Categoria do projeto: III Projetos finalizados (projetos encerrados) Nome da Instituição/Empresa: SESC Parana Unidade Apucarana Cidade:

Leia mais

PROFESSOR DE ANOS FINAIS MATEMÁTICA

PROFESSOR DE ANOS FINAIS MATEMÁTICA Município de Faxinal dos Guedes - SC Processo Seletivo 001/2018 Prova objetiva escrita para o cargo de: PROFESSOR DE ANOS FINAIS MATEMÁTICA ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES 1. A Prova terá duração de 03 (três)

Leia mais

INSTITUIÇÕES SOCIOEDUCATIVAS: DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES 1

INSTITUIÇÕES SOCIOEDUCATIVAS: DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES 1 INSTITUIÇÕES SOCIOEDUCATIVAS: DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES 1 Simone S. Marques Lages 2 Julieta Ida Dallepiane 3 Marta Estela Borgmann 4 O presente trabalho traz uma reflexão

Leia mais

LDB Lei de Diretrizes e Bases

LDB Lei de Diretrizes e Bases PEDAGOGIA LDB Lei de Diretrizes e Bases Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional O pedagogo estuda as teorias da ciência da educação e do ensino É

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO (A) PEDAGOGO (A) DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPB

REFLEXÕES SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO (A) PEDAGOGO (A) DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPB REFLEXÕES SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO (A) PEDAGOGO (A) DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPB Lívia Maria Montenegro da Silva (Bolsista/PROLICEN) Maria Aparecida

Leia mais

A ALFABETIZAÇÃO DA PESSOA IDOSA: UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO

A ALFABETIZAÇÃO DA PESSOA IDOSA: UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO A ALFABETIZAÇÃO DA PESSOA IDOSA: UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO Danielli Cristina de Lima Silva 1 Discente UFPB limaanacrisdani@gmail.com Ligiane de Oliveira Silva 1 Discente UFPB ligiane_nane@hotmail.com Sidcley

Leia mais

PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NA GESTÃO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO EM BALSAS MARANHÃO

PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NA GESTÃO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO EM BALSAS MARANHÃO PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NA GESTÃO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO EM BALSAS MARANHÃO Flaviana B. Fonseca¹; Patrícia R. Valadares²; Luis B. Rocha³; Iolanda G. Rovani³; Jociel F.Costa³; ¹Graduanda do curso de Pedagogia

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Violência na escola. Formação de professores. Desenvolvimento sociopessoal.

PALAVRAS-CHAVE: Violência na escola. Formação de professores. Desenvolvimento sociopessoal. VIOLÊNCIAS NA ESCOLA: PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR Maria das Graças do Espirito Santo Tigre UEPG Universidade Estadual de Ponta Grossa PR Combater as violências que ocorrem no ambiente escolar

Leia mais

A FAMÍLIA E O DESEMPENHO DOS FILHOS NA ESCOLA

A FAMÍLIA E O DESEMPENHO DOS FILHOS NA ESCOLA A FAMÍLIA E O DESEMPENHO DOS FILHOS NA ESCOLA Maria José Alves de Souza¹ Maria Aparecida Dantas Bezerra² Prof. Orientador: Dr. Diogenes Gusmão 3 1 RESUMO Não é algo inusitado a quem faz parte do universo

Leia mais

A Perspectiva De Ensino E Aprendizagem Nos Ambientes Virtuais

A Perspectiva De Ensino E Aprendizagem Nos Ambientes Virtuais A Perspectiva De Ensino E Aprendizagem Nos Ambientes Virtuais ARAUJO, Inaura Soares de. [1] TAHIM, Demetrius Oliveira. [2] ARAUJO, Inaura Soares De; TAHIM, Demetrius Oliveira. A Perspectiva De Ensino E

Leia mais

Grupo de Trabalho: GT03 CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA. IFPR - Instituto Federal do Paraná (Rua Rua Antônio Carlos Rodrigues, Porto Seguro, PR)

Grupo de Trabalho: GT03 CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA. IFPR - Instituto Federal do Paraná (Rua Rua Antônio Carlos Rodrigues, Porto Seguro, PR) Grupo de Trabalho: GT03 CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA Sandra Amarantes ¹, Maicon Silva ² IFPR - Instituto Federal do Paraná (Rua Rua Antônio Carlos Rodrigues, 453 - Porto Seguro, PR) ÉTICA E HUMANIZAÇÃO NO

Leia mais

DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Marina Borges Andres Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Franciscano; Especialista em Educação Ambiental Pela Universidade Federal de Santa

Leia mais

A ATUAÇÃO E O PERFIL DO PEDAGOGO NO ESPAÇO NÃO ESCOLAR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ATUAÇÃO E O PERFIL DO PEDAGOGO NO ESPAÇO NÃO ESCOLAR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ATUAÇÃO E O PERFIL DO PEDAGOGO NO ESPAÇO NÃO ESCOLAR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES Filycia Azevedo da silva filyciaa@gmail.com Ismênia Tácita De Menezes, ismeniatacita@hotmail.com Maria Tatiana Da Silva,

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL VMSIMULADOS QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS PÚBLICOS

EDUCAÇÃO INFANTIL VMSIMULADOS QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS PÚBLICOS EDUCAÇÃO INFANTIL 01. A estrutura do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil tem como eixos principais: (A) ações de cuidar e proteger e promoção do brincar. (B) uso de diferentes linguagens

Leia mais

TÍTULO: ESTUDO COMPARATIVO QUANTO AO APROVEITAMENTO DOS MODELOS PRESENCIAL E A DISTÂNCIA DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

TÍTULO: ESTUDO COMPARATIVO QUANTO AO APROVEITAMENTO DOS MODELOS PRESENCIAL E A DISTÂNCIA DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: ESTUDO COMPARATIVO QUANTO AO APROVEITAMENTO DOS MODELOS PRESENCIAL E A DISTÂNCIA DO CURSO DE

Leia mais

Lei de Diretrizes e Bases

Lei de Diretrizes e Bases Lei de Diretrizes e Bases 01. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases, a avaliação do desempenho do aluno deverá ser contínua e cumulativa, considerando-se a: a) prevalência dos aspectos quantitativos sobre

Leia mais

A VISÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR

A VISÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR A VISÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR Pagliarini, C.D. 1,* ; Flores, A. S. 1 ; Maltoni, K, L. 1 ; Escolano, A. C. M. 1 cibelepagliarini3@gmail.com 1 Faculdade de Engenharia

Leia mais

A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL CONGÊNITA E ADQUIRIDA ATRAVÉS DE JOGOS PEDAGÓGICOS.

A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL CONGÊNITA E ADQUIRIDA ATRAVÉS DE JOGOS PEDAGÓGICOS. A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL CONGÊNITA E ADQUIRIDA ATRAVÉS DE JOGOS PEDAGÓGICOS. Luciana Barros Farias Lima Instituto Benjamin Constant Práticas Pedagógicas Inclusivas

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CASA DA CRIANÇA DE JAÚ Rua: Botelho de Miranda, 64 Fone: (14) CEP: Jaú SP

ASSOCIAÇÃO CASA DA CRIANÇA DE JAÚ Rua: Botelho de Miranda, 64 Fone: (14) CEP: Jaú SP MÊS JANEIRO- TEMA NOSSAS FÉRIAS Criar um contato com as Educadores, Crianças e Criar um vínculo através da Fazendo parte do dia a dia, crianças e educadores do funcionários da instituição do comunicação.

Leia mais

Estudar aqui faz diferença!

Estudar aqui faz diferença! Estudar aqui faz diferença! CENTRO EDUCACIONAL SÃO CAMILO Proposta Pedagógica Missão: Promover o desenvolvimento do ser humano por meio da educação e da saúde, segundo os valores camilianos. Contribui

Leia mais

Projeto: Brincando Eu também Aprendo.

Projeto: Brincando Eu também Aprendo. VÁRZEA GRANDE MATO GROSSO Parceria: OSC- ASSOCIAÇÃO SOCIAL CIVIL ABAIUC- ASCA E EMEB SENHORA DIRCE LEITE DE CAMPOS Projeto: Brincando Eu também Aprendo. Introdução Durante muito tempo, a brincadeira no

Leia mais

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul VIVÊNCIAS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUNICÍPIO DE SARANDI: O PROJETO BRINCADEIRAS EM AÇÃO

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul VIVÊNCIAS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUNICÍPIO DE SARANDI: O PROJETO BRINCADEIRAS EM AÇÃO 29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul VIVÊNCIAS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUNICÍPIO DE SARANDI: O PROJETO BRINCADEIRAS EM AÇÃO Área temática: Direitos Humanos e Justiça Verônica Regina

Leia mais

A avaliação no ensino religioso escolar: perspectiva processual

A avaliação no ensino religioso escolar: perspectiva processual A avaliação no ensino religioso escolar: perspectiva processual Suzana dos Santos Gomes * * Mestre em Educação FAE-UFMG, professora de Cultura Religiosa PUC Minas. A AVALIAÇÃO ESTÁ presente na vida humana

Leia mais

ANEXO I - ORIENTAÇÃO PARA AS ESCOLAS SOBRE A IMPLANTAÇÃO/IMPLEMENTAÇÃO DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS 2017

ANEXO I - ORIENTAÇÃO PARA AS ESCOLAS SOBRE A IMPLANTAÇÃO/IMPLEMENTAÇÃO DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS 2017 ANEXO I - ORIENTAÇÃO PARA AS ESCOLAS SOBRE A IMPLANTAÇÃO/IMPLEMENTAÇÃO DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS 2017 Contextualização O Projeto de Gestão Democrática da Educação foi desenvolvido pela SEE em 2016 e contou

Leia mais

Lei Nº 4749 de 03 de janeiro de 2007 de São Luis

Lei Nº 4749 de 03 de janeiro de 2007 de São Luis Lei Nº 4749 de 03 de janeiro de 2007 de São Luis O PREFEITO DE SÃO LUÍS, Capital do Estado do Maranhão. Faço saber a todos os seus habitantes que a Câmara Municipal de São Luís decreta e eu sanciono a

Leia mais

Mostra de Projetos "Programa A União Faz a Vida no município de Turvo"

Mostra de Projetos Programa A União Faz a Vida no município de Turvo Mostra de Projetos 2011 "Programa A União Faz a Vida no município de Turvo" Mostra Local de: Guarapuava Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Cooperativa de Crédito Rural

Leia mais

O Currículo Paulista e a revisão do PPP: compreender para intervir. Prof.ª Maria Regina dos Passos Pereira

O Currículo Paulista e a revisão do PPP: compreender para intervir. Prof.ª Maria Regina dos Passos Pereira O Currículo Paulista e a revisão do PPP: compreender para intervir Prof.ª Maria Regina dos Passos Pereira Tudo muda Mercedes Sosa Muda o superficial Muda também o profundo Muda o modo de pensar Muda tudo

Leia mais

A IMPORTANCIA DA FAMÍLIA NO INGRESSO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A IMPORTANCIA DA FAMÍLIA NO INGRESSO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTANCIA DA FAMÍLIA NO INGRESSO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Gislaine Mª K. Dwulatka 1 Profª Rejane Klein 2 RESUMO: O presente artigo tem por finalidade apresentar as atividades de Estágio Supervisionado

Leia mais

OTÁVIO CALILE LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDB

OTÁVIO CALILE LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDB OTÁVIO CALILE LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDB Principais artigos resumidos para concursos de docentes da Educação Básica - Educação em sentido amplo e restrito - Finalidades da educação

Leia mais

A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR E O SUCESSO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR E O SUCESSO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR E O SUCESSO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Celeida B. Garcia Cintra Pinto * Resumo: O presente trabalho busca apreender como a prática pedagógica se desenvolve no contexto

Leia mais

Conselho Municipal de Educação

Conselho Municipal de Educação Parecer CME nº. 01/2011 Orientações sobre a não retenção e progressão continuada nos anos iniciais do ensino fundamental conforme a Resolução CNE nº 07/2010. I.HISTÓRICO O, criado através da Lei Municipal

Leia mais

O PAPEL DO EDUCADOR NO PROCESSO DE ENSINO DAS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O PAPEL DO EDUCADOR NO PROCESSO DE ENSINO DAS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL O PAPEL DO EDUCADOR NO PROCESSO DE ENSINO DAS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 Geysse Gadelha Rocha, 2 Maria Mirian de Fatima Melo Costa, 3 Luciano Gutembergue Bonfim. ¹ Graduanda em Pedagogia pela

Leia mais

Assessoria da Área Pedagógica

Assessoria da Área Pedagógica Assessoria da Área Pedagógica Jane Carla Claudino Tosin jtosin@positivo.com.br 0800 725 3536 Ramal 1171 Imagem: http://escolakids.uol.com.br/dia-das-comunicacoes.htm acesso em 04/05/2016 Educação humanizada

Leia mais

CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: A BI DOCÊNCIA COMO ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: A BI DOCÊNCIA COMO ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: A BI DOCÊNCIA COMO ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Késia dos Santos de Brito; Leonardo Mendes Bezerra; Leidylene Porcina Alves Nascimento; Ana Cristina

Leia mais

Curso online Super Professores Voe mais alto. Seja Super! Ao vivo Pedro II Professora Márcia Gil LDB e ECA

Curso online Super Professores Voe mais alto. Seja Super! Ao vivo Pedro II Professora Márcia Gil LDB e ECA Página 1 ESTUDANDO LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL 9394/96 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 8069/90 LDB 9394/96 TOQUES ESSENCIAIS Princípios e fins da Educação Nacional ( art.2º) A educação,

Leia mais

Seminário sobre LDB da Educação Nacional TALITA CRISTINI BATISTA LOPES MARIANA DA COSTA LOUREIRO COTOVICZ

Seminário sobre LDB da Educação Nacional TALITA CRISTINI BATISTA LOPES MARIANA DA COSTA LOUREIRO COTOVICZ Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto Multidisciplinar Departamento de Tecnologias e Linguagens Seminário sobre LDB da Educação Nacional TALITA CRISTINI BATISTA LOPES MARIANA DA COSTA

Leia mais

EDUCADOR SOCIAL SITE: FACEBOOK: CARITAS ARQUIDIOCESANA DE PORTO ALEGRE SAS FACEBOOK: MENSAGEIRO DA CARIDADE

EDUCADOR SOCIAL SITE:  FACEBOOK: CARITAS ARQUIDIOCESANA DE PORTO ALEGRE SAS FACEBOOK: MENSAGEIRO DA CARIDADE EDUCADOR SOCIAL SITE: WWW.CARITASPORTOALEGRE.ORG FACEBOOK: CARITAS ARQUIDIOCESANA DE PORTO ALEGRE SAS FACEBOOK: MENSAGEIRO DA CARIDADE ATUAÇÃO PROFISSIONAL CRIANÇAS ADOLESCENTES ADULTOS IDOSOS ÁREAS DE

Leia mais

Índice. 1. Professor-Coordenador e suas Atividades no Processo Educacional Os Saberes dos Professores...4

Índice. 1. Professor-Coordenador e suas Atividades no Processo Educacional Os Saberes dos Professores...4 GRUPO 5.3 MÓDULO 4 Índice 1. Professor-Coordenador e suas Atividades no Processo Educacional...3 2. Os Saberes dos Professores...4 2.1. O Papel do Coordenador Pedagógico... 5 2 1. PROFESSOR-COORDENADOR

Leia mais

ESCOLA E FAMÍLIA: UMA PARCERIA QUE DA CERTO. EMEFTI Professor Waldyr Emrich Portilho Rio Verde - GO 2

ESCOLA E FAMÍLIA: UMA PARCERIA QUE DA CERTO. EMEFTI Professor Waldyr Emrich Portilho Rio Verde - GO 2 ESCOLA E FAMÍLIA: UMA PARCERIA QUE DA CERTO RODRIGUES, Elizangela Florentina 1 ; CABRAL, Gerliane Santana Gouveia 2 ; TOIGO, Josilene Teixeira Lemes 3 ; BARRETO, Simone Alves 4 1 elizangelaafj@gmail.com

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE NITERÓI

COLÉGIO LA SALLE NITERÓI COLÉGIO LA SALLE NITERÓI RELATÓRIO DE ATIVIDADES ABRIL E MAIO DE 2016 Atendentes do Turno Integral: Leonilda Teresinha Souza e Mairilin Zanetti da Silva Silveira Coordenação do Turno Integral: Maria Claudia

Leia mais

Iris Maciel Pantoja

Iris Maciel Pantoja Iris Maciel Pantoja irismacielpantoja@gmail.com Modalidade de Ensino e Público Envolvido Anos finais do Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos 3ª e 4ª etapa). 1472 Alunos. 73 Professores.

Leia mais

Algumas discussões relacionadas à educação inclusiva no contexto social e principalmente o escolar

Algumas discussões relacionadas à educação inclusiva no contexto social e principalmente o escolar 1 Introdução Sabe-se que a educação inclusiva é uma modalidade extremamente relevante para o processo de educação do Brasil, já que, deve oferecer muitos benefícios relacionados ao ensino aprendizagem

Leia mais

Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Educação Secretaria Municipal de Educação Processo Seletivo (edital 002/2006) Caderno de Prova Educação Básica na Rede Municipal de Ensino e Entidades Conveniadas Educação Física (9912) Secretaria Municipal de

Leia mais

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO PROFESSOR NA SALA DE AULA. ANDRADE, Calebe Martes¹; OLIVEIRA, Claudimary Moreira Silva²

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO PROFESSOR NA SALA DE AULA. ANDRADE, Calebe Martes¹; OLIVEIRA, Claudimary Moreira Silva² O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO PROFESSOR NA SALA DE AULA ANDRADE, Calebe Martes¹; OLIVEIRA, Claudimary Moreira Silva² Universidade Estadual de Goiás Unidade Universitária de

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA DA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV

RELATO DE EXPERIÊNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA DA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV RELATO DE EXPERIÊNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA DA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV Dhulia Alves de Souza * Marina Silva Araújo ** Durante as experiências acadêmicas foram realizados diversos trabalhos

Leia mais

LEI MUNICIPAL N.º 768/05 Novo Tiradentes(RS), 27 de Outubro de 2.005

LEI MUNICIPAL N.º 768/05 Novo Tiradentes(RS), 27 de Outubro de 2.005 LEI MUNICIPAL N.º 768/05 Novo Tiradentes(RS), 27 de Outubro de 2.005 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE NOVO TIRADENTES/RS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. GILBERTO MORI, PREFEITO

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PROJETO PROVIDÊNCIA

ASSOCIAÇÃO PROJETO PROVIDÊNCIA ASSOCIAÇÃO PROJETO PROVIDÊNCIA A Associação Projeto Providência é uma associação civil, de cunho filantrópico, de natureza educacional, cultural e assistencial, fundada em 1988, por Pe. Mário Pozzoli,

Leia mais

ALICE ROMÃO DA SILVA

ALICE ROMÃO DA SILVA 1 ALICE ROMÃO DA SILVA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL Trabalho apresentado como instrumento de avaliação da(s) disciplina(s) "Gestão Escolar" do curso de Pedagogia. PARANAGUÁ 2012 2 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 03 2. EDUCAÇÃO

Leia mais

Marizéte Silva Souza 1 Siomara Castro Nery 2 INTRODUÇÃO

Marizéte Silva Souza 1 Siomara Castro Nery 2 INTRODUÇÃO ANÁLISE DA POLÍTICA EDUCACIONAL ADOTADA NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS MUNICÍPIOS DE ILHÉUS, ITABUNA E VITÓRIA DA CONQUISTA COM BASE NOS INDICADORES DO PAR Marizéte Silva Souza 1 Siomara Castro Nery

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPUBLICA NO MUNICIPIO DE CHAPECO-SC GABPRM2-CHPJ

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPUBLICA NO MUNICIPIO DE CHAPECO-SC GABPRM2-CHPJ Inquérito Civil nº 1.33.002.000469/2018-60 Recomendação Nº 22, de 29 de outubro de 2018. O, por intermédio do Procurador da República signatário, no uso de suas atribuições legais e constitucionais, com

Leia mais

09/2011. Formação de Educadores. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

09/2011. Formação de Educadores. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) O COMPONENTE PEDAGOGICO NO CURRÍCULO DO CURSO DE LETRAS: PORTUGUÊS/ESPANHOL E A FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE DE LINGUA ESPANHOLA, EM UM ESPAÇO MULTICULTURAL 09/2011 Formação de Educadores Pontifícia Universidade

Leia mais

Formando profissionais de saúde com as novas tecnologias: a experiência da ENSP/Fiocruz na educação à distância

Formando profissionais de saúde com as novas tecnologias: a experiência da ENSP/Fiocruz na educação à distância Seminário de Educação a Distância na Administração Pública: Cursos Mistos e Redes Virtuais Formando profissionais de saúde com as novas tecnologias: a experiência da ENSP/Fiocruz na educação à distância

Leia mais