PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO"

Transcrição

1 PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Aula 9 - Modelagem de Processos com BPMN Prof. Fabiano Nezello, Msc

2 :: Tipos de Notação para modelagem de processos

3 Tipos de Modelagem Hierarquia Fluxograma Rummler-Brache Diagrama de Implementação IDEF0 EPC Workflow BPMN Fonte: e

4 Hierarquia Warnier-orr Rummler-Brache Fluxograma

5 Diagrama de Implementação EPC IDEF0

6 :: BPMN Business Process Management Notation

7 BPMN NOTAÇÃO PARA MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIO O que significa BPMN? Business Process Modeling Notation, em português Notação para modelagem de processos de negócio Para que serve o BPMN? BPMN é uma notação gráfica padronizada internacionalmente, que disponibiliza uma representação fácil e compreensiva para mapear os processos de negócios. O BPMN diminui a distância entre o mapeamento de processos da organização e a implementação técnica desses processos. Fonte: e

8 BPMN NOTAÇÃO PARA MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIO O BPMN, contempla uma rede de objetos gráficos, encadeadas em um fluxo lógico, definidos pela sua ordem de execução. O BPMN pode e deve ser compreendido por analistas de negócio, técnicos e usuários.

9 BPMN ELEMENTOS BÁSICOS Atividade: Representa a ação sobre um objeto. <ação> + <objeto> <verbo no infinitivo> + <substantivo> Ex. Analisar relatórios, Elaborar edital, Publicar edital. Evento: Representa uma ocorrência. <objeto> + <ação ocorrida> <substantivo> + <verbo no particípio passado> Ex. Edital publicado, Relatório analisado. Porta lógica: Representa a convergência/divergência de fluxos (Decisão). <condição de divergência> Fluxo: Representa a ordem de realização. Fonte: e

10 BPMN BPD O BPD é o diagrama padrão, a área de trabalho para desenhar os processos de negócio. O BPD é o ambiente para mapear 1 (um) processo de negócio que pode ser constituído por 1 (um) ou mais processos. Da mesma forma, esses processos podem ser constituídos por sub-processos.

11 BPMN ELEMENTOS O BPMN é composto por um conjunto de elementos gráficos classificados em 4 (quatro) categorias básicas. Objetos de fluxo Objetos de conexão Piscinas e raias Artefatos Fonte: e

12 ELEMENTOS DO BPMN Objetos de fluxo Conectores Artefatos Piscinas e Raias Eventos Fluxo de seqüência Objeto de dados Piscina Atividades Fluxo de mensagem Anotação de texto Nome Grupo Nome Portas lógicas X + O Associação Nome Nome Raias (em uma piscina) 12

13 :: Piscinas e Raias

14 BPMN PISCINA Uma piscina representa um processo, uma entidade externa ou um participante externo. Piscina não representa os departamentos de uma empresa. Um BPD pode receber 1 (uma) ou mais piscinas. Processo Fonte:

15 BPMN RAIAS As raias são utilizadas para organizar e categorizar os objetos do fluxo, facilitando a leitura e interpretação do desenho do processo. São normalmente utilizadas para representar as áreas, papéis ou departamentos da empresa. Fonte:

16 BPMN RAIAS A especificação BPMN não define o formato, tamanho ou posição dos títulos das raias. Área/papel Processo Área/papel Fonte:

17 :: Tipos de Processos

18 :: Atividades e sub-processos

19 BPMN ATIVIDADE A atividade é um trabalho que é realizado dentro de um processo de negócio. O símbolo que representa a atividade também pode ser utilizado para representar um processo ou sub-processo. A atividade geralmente é executada por uma pessoa ou sistema. Por meio da execução das atividades, o processo encaminha-se de seu início atéo fim.

20 BPMN ATIVIDADE LOOP PADRÃO Uma atividade Loop Padrão, possui uma condição associada que é verificada após cada execução. Se a condição é verdadeira a atividade é reiniciada automaticamente! O Loopocorre atéa condição ser falsa. Ex. Receber documentos para publicação Receber documentos Enquanto todos os documentos não forem recebidos.

21 BPMN SUB-PROCESSO Um sub-processo representado como uma atividade composta por uma série de outras atividades, formando um novo fluxo. Nós podemos olhar o sub-processo como uma atividade única, um bloco único, semelhante a uma atividade ou podemos olhar internamente, desvendando os seus detalhes. +

22 BPMN SUB-PROCESSO Dentro de um desenho de fluxo, um sub-processo pode ser representado em sua forma aberta ou fechada. Forma fechada Fonte:

23 BPMN SUB-PROCESSO Fonte:

24 :: Eventos

25 BPMN EVENTOS Evento é alguma coisa que acontece durante o andamento de um processo de negócio. Os eventos interferem no curso do fluxo e geralmente possuem uma causa e/ou impacto. O início de uma atividade, o fim de uma atividade, uma mudança de status, o recebimento de uma mensagem, enfim, tudo que pode ser considerado um evento.

26 BPMN EVENTOS Os eventos podem ser de 3 (três ) tipos: Início Intermediário Fim Os eventos são altamente recomendáveis para modelagens completas. Os eventos são sempre representados por um círculo.

27 BPMN EVENTO INTERMEDIÁRIO O evento intermediário é representado por um círculo de linha dupla. Dentro de um BPD, o evento intermediário pode estar representado de maneira independente interligado por conexões, ou pode estar anexado a uma atividade. Fonte:

28 BPMN OUTROS EVENTOS Genérico Início Intermediário Fim Genérico Genérico Mensagem Mensagem Mensagem Tempo Tempo Exceção Regra Exceção Compensação Ligação Múltiplo Compensação Regra Ligação Múltiplo Ligação Finalização Múltiplo 28

29 BPMN EVENTO: ERRO Dentro do fluxo normal, será utilizado para lançar um erro no processo. Anexado a uma atividade, representa a captura de um erro ocorrido para possível tratamento.

30 :: Porta Lógica

31 BPMN PORTA LÓGICA Porta lógica é um elemento utilizado para controlar como o fluxo diverge ou converge ao longo da sua execução. As portas lógicas são opcionais, utilizados apenas quando o fluxo precisa ser controlado. X

32 BPMN PORTA LÓGICA No BPMN, o mesmo tipo de porta lógica pode ser utilizado tanto para divergir quanto para convergir o fluxo, com características especiais para cada caso. Converge Diverge X X Fonte:

33 BPMN PORTA LÓGICA 33

34 BPMN PORTAS LÓGICAS: Síntese Somente uma Uma ou mais Todas 34

35 BPMN PORTA LÓGICA: DECISÃO EXCLUSIVA (XOR) Sim Analisar relatórios X Não Relatórios OK? Fonte:

36 BPMN PORTA LÓGICA: DECISÃO INCLUSIVA As condições são as mesmas da porta lógica exclusiva, porém é permitido que mais de uma condição associada a conexão seja verdadeira ao mesmo tempo, originando fluxos paralelos.

37 BPMN PORTA LÓGICA: DECISÃO INCLUSIVA Como elemento convergente, aguarda que os processos que estão andando em paralelo sejam sincronizados para prosseguir com o fluxo. Fonte:

38 BPMN PORTA LÓGICA: PORTAS PARALELAS São utilizados para criar fluxos paralelos ou sincronizar totalmente fluxos que estão em paralelo. Fonte:

39 BPMN PORTA LÓGICA: PORTAS PARALELAS No exemplo abaixo, a porta lógica irá aguardar a finalização de todas as atividades ligadas para continuar o fluxo. + +

40 :: Artefatos

41 BPMN ARTEFATOS Artefatos são elementos que ajudam os analistas a proverem mais informações sobre o processo, visando seu entendimento mais amplo. Atualmente existem 3 (três) tipos de artefatos mapeados. Dados Anotações Grupos A organização pode criar novos artefatos para uso próprio. Fonte:

42 BPMN ARTEFATOS: DADOS Podem representar um documento (eletrônico ou não), uma informação ou outro objeto qualquer que são utilizados ou modificados ao longo do processo. Os dados são ligados ao processo por meio de linhas de associação, que são pontilhadas. Fonte:

43 BPMN ARTEFATOS: DADOS

44 BPMN ARTEFATOS: ANOTAÇÕES São textos e informações genéricas sobre o processo ou um elemento do processo. Fonte:

45 :: Conexões

46 BPMN CONEXÕES: SEQÜÊNCIA É utilizada para determinar a ordem em que as atividades do fluxo serão executadas. Sua característica principal é ser uma linha sólida e contínua. Éo elemento de conexão mais comum e utilizado. Fonte:

47 BPMN CONEXÕES: MENSAGEM São utilizadas para mostrar a troca de informações (envio e recebimento) entre diferentes entidades de processo, ou seja, diferentes piscinas do BPD. Dentro do diagrama esta conexão somente pode estar conectando atividades que estejam em piscinas diferentes. Fonte:

48 BPMN CONEXÕES: MENSAGEM Fonte: Processo Processo

49 Diagrama de processo com BPMN Gerenciar Reuniões solicitante necessidade de reunião solicitação rejeitada Solicitar reunião Justificativa responsável Analisar solicitação de reunião Motivo da rejeição Reunião aceita? Não Rejeitar solicitação de reunião Sim Aceitar solicitação de reunião Definir data de reunião Definir participantes Definir recursos Definir pauta Solicitar reserva de recursos Não Sim Convidar participantes Reserva OK? Não Sim Convite Convites OK? responsável pelos recursos participantes coordenador secretário gestor do processo Reservar recursos Analisar convite data da reunião Realizar reunião Elaborar ata Ata de reunião Enviar ata Calcular indicadores ata enviada Avaliar resultados Relato de acompanhamento Elaborar relato de acompanhamento processo finalizado 49

50 :: Diagnóstico de Informação

51 Diagnóstico de Informação Combinar Tecnologia àmelhoria de Processos de Negócio. Identificar as informações presentes na execução das atividades do processo. Quais informações são manipuladas durante a execução das atividades? Que tipo de manipulação é realizada sobre a informação?

52 Diagnóstico de Informação Tipos de Manipulação: > Consultar: representa a busca da informação. > Registrar: representa uma ação sobre uma informação já existente. Ações representadas: Atualizar / Excluir / Alterar / Inserir > Gerar:representa a criação de uma NOVAinformação, que pode ser proveniente da transformação de uma ou mais informações já existentes ou não. > Requisitos funcionais

BPMN Business Process Management Notation

BPMN Business Process Management Notation Business Process Management Notation Parte 1 ENG1518/3VC Sistemas de Informação Gerenciais Prof. Marcos Villas villas@puc-rio.br 1 Objetivo Criar um mecanismo simples para o desenvolvimento de modelos

Leia mais

Modelagem de Processos. Prof a. Silvia Inês Dallavalle de Pádua

Modelagem de Processos. Prof a. Silvia Inês Dallavalle de Pádua Modelagem de Processos Prof a. Silvia Inês Dallavalle de Pádua 1 BIBLIOGRAFIA DEBEVOISE, T;GENEVA,R. The microguide Process Modeling in BPMN. Booksurge, 2008. VALLE, R.; OLIVEIRA, S.B. Análise e modelagem

Leia mais

BPMN. Prof a. Silvia Inês Dallavalle de Pádua

BPMN. Prof a. Silvia Inês Dallavalle de Pádua BPMN Prof a. Silvia Inês Dallavalle de Pádua 1 BIBLIOGRAFIA DEBEVOISE, T;GENEVA,R. The microguide Process Modeling in BPMN. Booksurge, 2008. VALLE, R.; OLIVEIRA, S.B. Análise e modelagem de processo de

Leia mais

BPMN BPMN BUSINESS PROCESS MODELING NOTATION

BPMN BPMN BUSINESS PROCESS MODELING NOTATION BPMN BPMN BUSINESS PROCESS MODELING NOTATION (NOTAÇÃO PARA MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIO) Agenda Introdução a BPMN Principais vantagens e benefícios Objetos de Transição, mensagens e associação Eventos

Leia mais

Diagramação de Processos com o Software Bizagi Gabriela Musse Branco

Diagramação de Processos com o Software Bizagi Gabriela Musse Branco Diagramação de Processos com o Software Bizagi Gabriela Musse Branco ESCRITÓRIO DE PROCESSOS - DGI - PROPLAN Programa Objetivo: capacitar os participantes a entender a gestão por processos e diagramar

Leia mais

Modelagem de Processos de Negócio Aula 6 Modelagem de Processos. Andréa Magalhães Magdaleno

Modelagem de Processos de Negócio Aula 6 Modelagem de Processos. Andréa Magalhães Magdaleno Modelagem de Processos de Negócio Aula 6 Modelagem de Processos Andréa Magalhães Magdaleno andrea@ic.uff.br Agenda Aulas anteriores Cadeia de Valor Fluxo de Processo 2 AULAS ANTERIORES 4 Cronograma Seminários

Leia mais

[BPM CBoK, v3.0] CONCEITO DE PROCESSO:

[BPM CBoK, v3.0] CONCEITO DE PROCESSO: Metodologias e estruturas de trabalho padronizadas asseguram que a modelagem, análise e transformação de processos siga um caminho comumente aceito para atingir os melhores resultados. CONCEITO DE PROCESSO:

Leia mais

Modelagem de Processos BPMN. Silvana Pereira Detro

Modelagem de Processos BPMN. Silvana Pereira Detro Modelagem de Processos BPMN Silvana Pereira Detro Processos Uma sequência ou fluxo de atividades para atingir um determinado objetivo organizacional (BPMN 2.0 Specification) Uma visão formalizada de um

Leia mais

Administração Pública (Analista Judiciário TRE SP) Aula Demonstrativa Prof. Renato Fenili

Administração Pública (Analista Judiciário TRE SP) Aula Demonstrativa Prof. Renato Fenili AULA DEMONSTRATIVA Prezado(a) amigo(a), Iniciamos aqui nossa jornada rumo a um excelente resultado na prova de Administração Pública, no concurso para Analista Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral

Leia mais

Business Process Modeling and Notation

Business Process Modeling and Notation Business Process Modeling and Notation Material adaptado a partir do material de: Prof a. Dr a. Ellen Francine Barbosa Estagiário PAE Anderson S. Marcolino Material de apoio Processos Organizações executam

Leia mais

1 Modelagem de Processos de Negócio Engenharia de Software.

1 Modelagem de Processos de Negócio Engenharia de Software. 1 Modelagem de Processos de Negócio Engenharia de Software. Modelagem de processos de negócio A Modelagem de Processo de Negócio é uma das atividades que visa a criação de um modelo com os processos de

Leia mais

Modelagem de Processos de Negócio Aulas 6 e 7 Modelagem de Processos Andréa Magalhães Magdaleno

Modelagem de Processos de Negócio Aulas 6 e 7 Modelagem de Processos Andréa Magalhães Magdaleno Modelagem de Processos de Negócio Aulas 6 e 7 Modelagem de Processos Andréa Magalhães Magdaleno andrea@ic.uff.br 2018.02 Agenda Estrutura Organizacional Cadeia de Valor Fluxo de Processo BPMN Detalhamento

Leia mais

ROTINA OPERACIONAL PADRÃO

ROTINA OPERACIONAL PADRÃO 1/5 1. FINALIDADE para padronização e orientação acerca das ferramentas utilizadas na gestão de processos em âmbito institucional. 1.1 Entrada/Insumo Demanda dos gestores para mapeamento de seus processos.

Leia mais

Pernambuco para a disciplina OSM - Processos Organizacionais da UNIFAP (Novembro/2016).

Pernambuco para a disciplina OSM - Processos Organizacionais da UNIFAP (Novembro/2016). Gestão de Processos de Negócio Notações para Modelagem de Processos e BPMN UFRPE 2016.2 Material cedido e autorizado pelo Prof. George Valença da Universidade Federal Rural de Pernambuco para a disciplina

Leia mais

BPMN e BPMS. Ad, Décio, Marcos, Yuri

BPMN e BPMS. Ad, Décio, Marcos, Yuri BPMN e BPMS Ad, Décio, Marcos, Yuri BPM - Business Process Management Surgimento Contexto Conceito Prós e Contras Ciclo de vida Design Modelagem Execução Monitoramento Otimização Reengenharia BPMn - Business

Leia mais

Processos e Tomada de Decisão. Sistemas de Informação e Decisão I 2017/1

Processos e Tomada de Decisão. Sistemas de Informação e Decisão I 2017/1 Processos e Tomada de Decisão Sistemas de Informação e Decisão I 2017/1 1 Revisão Revisão O que é um processo? Como, tradicionalmente, é a estrutura gerencial de uma organização? Quais as vantagens de

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO ERP

SISTEMA DE GESTÃO ERP SISTEMA DE GESTÃO ERP DEFINIÇÃO, CONCEITUAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE BPM E TÉCNICAS DE MODELAGEM DE PROCESSOS Walison de Paula Silva Agenda BPM MODELAGEM DE PROCESSOS Sistemas de Gestão ERP BPM - Business

Leia mais

1. Transformação de Processos de Negócio

1. Transformação de Processos de Negócio 1. Transformação de Processos de Negócio A Organização é tão boa quanto seus processos Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM Business Process Management) é uma disciplina gerencial que integra estratégias

Leia mais

Modelagem de Processos BPMN 2.0

Modelagem de Processos BPMN 2.0 Modelagem de Processos BPMN 2.0 Introdução O que é? Business Process Management Nota2on Moderna notação para modelar processos Versão 2.0 (existe desde 2000) Por que? Facilita a comunicação entre áreas

Leia mais

Notação para Modelagem de Processos de Negócio. Carla Silva (ctlls)

Notação para Modelagem de Processos de Negócio. Carla Silva (ctlls) Notação para Modelagem de Processos de Negócio Carla Silva (ctlls) Modelagem de Processos É a fase mais visível do BPM. Cada autor apresenta uma abordagem própria da modelagem e otimização de processos.

Leia mais

Modelagem de Processos de Negócio Aulas 6 e 7 Modelagem de Processos Andréa Magalhães Magdaleno

Modelagem de Processos de Negócio Aulas 6 e 7 Modelagem de Processos Andréa Magalhães Magdaleno Modelagem de Processos de Negócio Aulas 6 e 7 Modelagem de Processos Andréa Magalhães Magdaleno andrea@ic.uff.br 2018.01 Agenda Estrutura Organizacional Cadeia de Valor Fluxo de Processo BPMN Detalhamento

Leia mais

Modelagem de Processos de Negócio Aula 4 Projeto de Modelagem Andréa Magalhães Magdaleno

Modelagem de Processos de Negócio Aula 4 Projeto de Modelagem Andréa Magalhães Magdaleno Modelagem de Processos de Negócio Aula 4 Projeto de Modelagem Andréa Magalhães Magdaleno andrea@ic.uff.br 2018.02 Agenda Projeto de Modelagem Método Meta-Modelo Notação Ferramenta Estudo de Caso Exercício

Leia mais

Modelagem de Processos de Negócio Aula 4 Projeto de Modelagem Andréa Magalhães Magdaleno

Modelagem de Processos de Negócio Aula 4 Projeto de Modelagem Andréa Magalhães Magdaleno Modelagem de Processos de Negócio Aula 4 Projeto de Modelagem Andréa Magalhães Magdaleno andrea@ic.uff.br 2019.01 Agenda Lista de Exercícios Projeto de Modelagem Método Meta-Modelo Notação Ferramenta Exercício

Leia mais

:: Processo de Negócio ::

:: Processo de Negócio :: :: Processo de Negócio :: Recebimento de Equipamentos de Informática Comitê de Tecnologia da Informação (CTI) UFRPE Recife, Outubro de 2017 Ministério da Educação Universidade Federal Rural de Pernambuco

Leia mais

Modelagem de Processos de Negócio Aulas 5 e 6 Modelagem de Processos Andréa Magalhães Magdaleno

Modelagem de Processos de Negócio Aulas 5 e 6 Modelagem de Processos Andréa Magalhães Magdaleno Modelagem de Processos de Negócio Aulas 5 e 6 Modelagem de Processos Andréa Magalhães Magdaleno andrea@ic.uff.br 2019.01 Agenda Estrutura Organizacional Cadeia de Valor Fluxo de Processo BPMN Detalhamento

Leia mais

BPMN - Business Process Modeling Notation Uma Notação para a Modelagem de Processos. Renata Guanaes

BPMN - Business Process Modeling Notation Uma Notação para a Modelagem de Processos. Renata Guanaes BPMN - Business Process Modeling Notation Uma Notação para a Modelagem de Processos Renata Guanaes Tópicos Motivação - Porque modelar processos Como definir Nível de Detalhe (Granularidade do Processo)

Leia mais

Engenharia de Software Modelagem de Negócio

Engenharia de Software Modelagem de Negócio Engenharia de Software Modelagem de Negócio Prof. Ms.C. Paulino Wagner Palheta Viana Manaus, Março 2018 1 Modelagem de negócio Estrutura dinâmica da organização; visão comum da organização por clientes

Leia mais

Processos de Negócio. Professor Marco Câmara

Processos de Negócio. Professor Marco Câmara Processos de Negócio Professor Marco Câmara O que são processos? Uma peça jurídica para obtenção de direitos Um jeito de fazer as coisas Um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo

Leia mais

Modelagem de Processos de Negócio Aulas 6 e 7 Modelagem de Processos Andréa Magalhães Magdaleno

Modelagem de Processos de Negócio Aulas 6 e 7 Modelagem de Processos Andréa Magalhães Magdaleno Modelagem de Processos de Negócio Aulas 6 e 7 Modelagem de Processos Andréa Magalhães Magdaleno andrea@ic.uff.br 2017.01 Agenda Estrutura Organizacional Cadeia de Valor Fluxo de Processo BPMN Detalhamento

Leia mais

INTRODUÇÃO. Principais diferenças entre processos, atividades e tarefas

INTRODUÇÃO. Principais diferenças entre processos, atividades e tarefas INTRODUÇÃO Principais diferenças entre processos, atividades e tarefas Significado de processo: s.m. Ação que expressa continuidade na realização de determinada atividade; ato prolongado e contínuo; seguimento.

Leia mais

MAPEAMENTO E MODELAGEM DE PROCESSOS COM NOTAÇÃO BPMN

MAPEAMENTO E MODELAGEM DE PROCESSOS COM NOTAÇÃO BPMN MAPEAMENTO E MODELAGEM DE PROCESSOS COM NOTAÇÃO BPMN Fonte: Cláudio Márcio / Eder Bart - Pirâmides do Egito - Foram erguidas 2700 a.c. - 2,3 milhões de blocos de rocha, cada um pesando em média 2,5 toneladas

Leia mais

Manual do Usuário Instrutor

Manual do Usuário Instrutor 0 Manual do Usuário Instrutor Sumário Tela de Login...2 Sincronizar dados...3 Agenda de aulas...3 Validação dos dados de aula...4 Criando a ancoragem e conectando com a câmera...4 Registrando localização...6

Leia mais

(ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Gestão de Processos Parte 4. Prof.ª Karen Estefan Dutra

(ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Gestão de Processos Parte 4. Prof.ª Karen Estefan Dutra (ADMINISTRAÇÃO GERAL Organização, Sistemas e Métodos Gestão de Processos Parte 4 Prof.ª Karen Estefan Dutra Modelagem significa que a representação pode ser usada para mostrar o desempenho do que está

Leia mais

Modelagem de Processos de Negócio Aula 6 Modelagem de Processos Andréa Magalhães Magdaleno

Modelagem de Processos de Negócio Aula 6 Modelagem de Processos Andréa Magalhães Magdaleno Modelagem de Processos de Negócio Aula 6 Modelagem de Processos Andréa Magalhães Magdaleno andrea@ic.uff.br 2017.02 Agenda Estrutura Organizacional Cadeia de Valor Fluxo de Processo BPMN Detalhamento de

Leia mais

5- Controladoria 6- Jurídico

5- Controladoria 6- Jurídico Macroprocessos Macroprocessos Finalísticos 1- Gestão de Atendimento 2- Faturamento Macroprocessos de Apoio a Missão Crítica 3- Logística 4- Gestão de Pessoas 5- Controladoria 6- Jurídico 7- Assessoria

Leia mais

A modelagem de Negócio com UML

A modelagem de Negócio com UML A modelagem de Negócio com UML Introdução A passagem do Modelo do Negócio para o Modelo do Sistema envolve a definição de quais Casos de Uso do Negócio deverão ser automatizados; No momento em que os requisitos

Leia mais

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016)

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016) Instruções de Acesso: Eventos Científicos Primeiro Acesso No primeiro acesso informe os números do CPF e depois selecione a opção Prosseguir Se você for aluno da FACTHUS ao clicar na opção prosseguir preencha

Leia mais

Modelagem de Processos de Negócio Aula 5 Modelagem de Processos Andréa Magalhães Magdaleno

Modelagem de Processos de Negócio Aula 5 Modelagem de Processos Andréa Magalhães Magdaleno Modelagem de Processos de Negócio Aula 5 Modelagem de Processos Andréa Magalhães Magdaleno andrea@ic.uff.br 2016.02 Agenda Cadeia de Valor Fluxo de Processo BPMN Notação Simplicada Exercícios 2 CADEIA

Leia mais

Guia Simplificado de Boas Práticas em Modelagem de Processos com BPMN

Guia Simplificado de Boas Práticas em Modelagem de Processos com BPMN Guia Simplificado de Boas Práticas em Modelagem de Processos com BPMN 1 versão 31/01/19-01 Sumário 1. Introdução... 3 2. Modelagem de processos... 4 3. Detalhes do plano de comunicação do novo processo.

Leia mais

Business Process Model and Notation 2.0.2

Business Process Model and Notation 2.0.2 Business Process Model and Notation 2.0.2 Thiago Gottardi Elisa Yumi Nakagawa Paulo Cesar Masiero Agradecimentos Especiais Roberto dos Santos Rocha (ICMC) João Porto de Albuquerque (ICMC) Marcelo Fantinato

Leia mais

MODELAGEM DE PROCESSO

MODELAGEM DE PROCESSO MODELAGEM DE PROCESSO Helder Marcos Freitas Administrador UFJF Residente de Gestão Hospitalar HU/UFJF E-mail: residecoadm.hu@ufjf.edu.br Introdução Processo é uma agregação de atividades e comportamentos

Leia mais

Arquiteto Metodológico - São os colaboradores integrantes do EP, responsáveis por implementar e disseminar as práticas de gestão de processos no MT.

Arquiteto Metodológico - São os colaboradores integrantes do EP, responsáveis por implementar e disseminar as práticas de gestão de processos no MT. A 1 Arquiteto de Processo - São os colaboradores responsáveis pelas atividades de mapeamento e melhoria dos processos. Podem ser do EP ou da Área de Negócio Arquiteto Metodológico - São os colaboradores

Leia mais

Modelagem de Processos de Negócio Aula 3 Projeto de Modelagem. Andréa Magalhães Magdaleno

Modelagem de Processos de Negócio Aula 3 Projeto de Modelagem. Andréa Magalhães Magdaleno Modelagem de Processos de Negócio Aula 3 Projeto de Modelagem Andréa Magalhães Magdaleno andrea@ic.uff.br Agenda Método Meta-Modelo Notação Ferramenta Estudo de Caso 2 3 Projeto de Modelagem MÉTODO Método

Leia mais

WORKSHOP MELHORIA DE PROCESSOS WORKSHOP II Mapeamento de Processos

WORKSHOP MELHORIA DE PROCESSOS WORKSHOP II Mapeamento de Processos WORKSHOP MELHORIA DE PROCESSOS WORKSHOP II Mapeamento de Processos Superintendência de Planejamento e Gestão Escritório de Processos Organizacionais Goiânia, 03 de junho de 2009 Objetivos do Workshop II

Leia mais

Gerência de Tecnologia da Informação e Inteligência Estratégica. Gestão Integrada de Demandas

Gerência de Tecnologia da Informação e Inteligência Estratégica. Gestão Integrada de Demandas Gestão Integrada de Demandas Manual do Usuário Perfil autoatendimento 2017 Sumário Sumário... 2 O que é o Service Desk Apex-Brasil?... 3 O que é o perfil de autoatendimento?... 3 Como acessar o sistema

Leia mais

BEM-VINDO!!! Apresentação Inicial. Por favor, descreva o seu atual conhecimento sobre Mapeamento de Processos

BEM-VINDO!!! Apresentação Inicial. Por favor, descreva o seu atual conhecimento sobre Mapeamento de Processos Apresentação Inicial BEM-VINDO!!! Por favor, descreva o seu atual conhecimento sobre Mapeamento de Processos 1 Mapeamento de Processos Mapeamento de Processos e Negócios com BPM 2 Ementa Introdução Definição

Leia mais

O Portal Service Desk está disponível no Intrallianz. Para acessá-lo, clique no banner abaixo do menu Minha Intrallianz, opção Portal Service Desk.

O Portal Service Desk está disponível no Intrallianz. Para acessá-lo, clique no banner abaixo do menu Minha Intrallianz, opção Portal Service Desk. Portal Service Desk Manual de Utilização Gestão de Serviços de TI ÍNDICE I. INTRODUÇÃO II. CONCEITOS BÁSICOS DO PORTAL III. PORTAL DO USUÁRIO a. ACESSO b. INÍCIO c. HISTÓRICO DE TICKETS IV. TICKETS a.

Leia mais

UM CATÁLOGO DE BOAS PRÁTICAS, ERROS SINTÁTICOS E SEMÂNTICOS EM MODELOS BPMN

UM CATÁLOGO DE BOAS PRÁTICAS, ERROS SINTÁTICOS E SEMÂNTICOS EM MODELOS BPMN UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO UM CATÁLOGO DE BOAS PRÁTICAS, ERROS SINTÁTICOS E SEMÂNTICOS EM MODELOS BPMN Autora: Cynthia Raphaella da Rocha

Leia mais

BPMN Business Process Modeling Notation

BPMN Business Process Modeling Notation BPMN Business Process Modeling Notation Por: Márcio Balduino Leitão marcio@gnofi.com.br mbalduinol@gmail.com Business Process Modeling Notation Página 1 É proibida a reprodução total ou parcial desta obra,

Leia mais

BPMN x Alinhamento Estratégico

BPMN x Alinhamento Estratégico BPMN BPMN x Alinhamento Estratégico Por Karla Cristina Redondo Constantino dos Santos Publicado Setembro/2008 Analista de Sistemas, funcionária da empresa Accenture Brasília Consultoria para levantamento

Leia mais

Seção de Modelagem de Processos. Manual de Governança de Processos

Seção de Modelagem de Processos. Manual de Governança de Processos Manual de Governança de Processos Versão 2016 Luiz Pedro San Gil Jutuca Vice-Reitor José da Costa Filho Pró-Reitoria de Planejamento Janaina Specht da Silva Menezes Diretoria de Tecnologia da Informação

Leia mais

:: Processo de Negócio :: Edital Interno de Solicitação para Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação (TI)

:: Processo de Negócio :: Edital Interno de Solicitação para Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação (TI) (ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 116/2015 DO CONSU). :: Processo de Negócio :: Edital Interno de Solicitação para Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação (TI) Comitê de Tecnologia da Informação (CTI)

Leia mais

Estudo de caso. Questões a serem respondidas em sala de aula

Estudo de caso. Questões a serem respondidas em sala de aula Estudo de caso Você decidiu começar pelos processos. O desafio é definir uma abordagem sistemática de mapeamento de processos, compreendendo como a empresa cria, captura e entrega valor. Questões a serem

Leia mais

MODELAGEM DE SISTEMAS. Introdução a Computação e Engenharia de Software. Profa. Cynthia Pinheiro

MODELAGEM DE SISTEMAS. Introdução a Computação e Engenharia de Software. Profa. Cynthia Pinheiro MODELAGEM DE SISTEMAS Introdução a Computação e Engenharia de Software Profa. Cynthia Pinheiro Introdução Modelagem de Sistemas: A modelagem de um sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade

Leia mais

Modelagem de Processos. Rômulo César

Modelagem de Processos. Rômulo César Modelagem de Processos Rômulo César http://romulocesar.com.br/ romulo.andrade@upe.br Professor NOME: RÔMULO CÉSAR DIAS DE ANDRADE Mini CV: Doutorando em Ciência da Computação na Universidade Federal de

Leia mais

Estudo de caso. Questões a serem respondidas em sala de aula

Estudo de caso. Questões a serem respondidas em sala de aula Estudo de caso Você decidiu começar pelos processos. O desafio é definir uma abordagem sistemática de mapeamento de processos, compreendendo como a empresa cria, captura e entrega valor. Questões a serem

Leia mais

Manual BizAgi Sistema de Gestão da Qualidade

Manual BizAgi Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 6 1. INTRODUÇÃO Este manual apresenta alguns elementos básicos da Notação BPMN (Business Process Modeling Notation Notação para Modelagem de Processos de Negócio) que é a representação gráfica

Leia mais

Aluno: Júlio José de Oliveira Ribeiro Toscano de Brito. Curso: Sistemas de Informação. Data: 14 de Outubro de Professor:

Aluno: Júlio José de Oliveira Ribeiro Toscano de Brito. Curso: Sistemas de Informação. Data: 14 de Outubro de Professor: Projeto I Modelagem em BPMN e Statechart sobre processo de solicitação de férias Aluno: Júlio José de Oliveira Ribeiro Toscano de Brito Curso: Sistemas de Informação Data: 14 de Outubro de 2015 Professor:

Leia mais

Modelagem de Processos de Negócio Aula 4 Projeto de Modelagem Andréa Magalhães Magdaleno

Modelagem de Processos de Negócio Aula 4 Projeto de Modelagem Andréa Magalhães Magdaleno Modelagem de Processos de Negócio Aula 4 Projeto de Modelagem Andréa Magalhães Magdaleno andrea@ic.uff.br 2017.01 Agenda Projeto de Modelagem Método Meta-Modelo Notação Ferramenta Estudo de Caso Exercício

Leia mais

Termos de Referência para Serviços especializados de consultoria Individual na área de Especialista em Processo Administrativo- Fiscal

Termos de Referência para Serviços especializados de consultoria Individual na área de Especialista em Processo Administrativo- Fiscal Termos de Referência para Serviços especializados de consultoria Individual na área de Processo Administrativo- Fiscal Projeto de Modernização Fiscal do Tocantins (PMF/TO) Banco Interamericano de Desenvolvimento

Leia mais

O Portal Service Desk está disponível no AllianzNet. Para acessá-lo, clique no banner abaixo do menu Minha Intrallianz, opção Portal Service Desk.

O Portal Service Desk está disponível no AllianzNet. Para acessá-lo, clique no banner abaixo do menu Minha Intrallianz, opção Portal Service Desk. Portal Service Desk Manual de Utilização Service Desk Allianz ÍNDICE I. INTRODUÇÃO II. CONCEITOS BÁSICOS DO PORTAL III. PORTAL DO USUÁRIO a. ACESSO b. INÍCIO c. LISTA DE TICKETS IV. TICKETS a. CRIAR TICKETS

Leia mais

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico. Última Atualização 11/01/2019

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico. Última Atualização 11/01/2019 Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico Última Atualização 11/01/2019 Menu I. Objetivos II. Como Acessar III. Envio de Documento Fiscal Eletrônico CTE

Leia mais

Carregar Documentos Fiscais Fornecedor (Modelo 93) Fatura de Conhecimento de Transporte. Última Atualização 11/01/2019

Carregar Documentos Fiscais Fornecedor (Modelo 93) Fatura de Conhecimento de Transporte. Última Atualização 11/01/2019 Carregar Documentos Fiscais Fornecedor (Modelo 93) Fatura de Conhecimento de Transporte Última Atualização 11/01/2019 Menu I. Objetivos II. Como Acessar III. Envio de Documento Fiscal Não Eletrônico Fatura

Leia mais

Outlook 2010 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Outlook 2010 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). 4309 - Outlook 2010 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Outlook 2010 1.1. Novidades do Outlook 2010...21 1.2. Abrir o Programa...22 1.3. A Janela do Outlook 2010...23

Leia mais

Diagrama de Atividade

Diagrama de Atividade Introdução o É semelhante aos fluxogramas; o É utilizado, para modelar atividades; o É formado por estados (que representam as atividades) e transições. Diagrama de Atividade o É associado a um Caso do

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO Expressando a lógica em programação Ferramentas gráficas: diagramas e fluxogramas; Ferramentas textuais: pseudocódigos ou metalinguagens (Português

Leia mais

Trata-se de uma variação do diagrama de estado com um propósito um pouco diferente do diagrama de estado:

Trata-se de uma variação do diagrama de estado com um propósito um pouco diferente do diagrama de estado: Unified Modeling Language (UML) Universidade Federal do Maranhão UFMA Pós Graduação de Engenharia de Eletricidade Grupo de Computação Assunto: Diagrama de Atividade 6 Diagrama de Atividade 6.1 Definição

Leia mais

Modelagem Usando Orientação à Objetos (Programação Orientada a Objetos) Prof. Responsáveis Wagner Santos C. de Jesus

Modelagem Usando Orientação à Objetos (Programação Orientada a Objetos) Prof. Responsáveis Wagner Santos C. de Jesus Curso Disciplina Linguagem de Programação II Curso Engenharia da Computação Modelagem Usando Orientação à Objetos (Programação Orientada a Objetos) Site : http://www1.univap.br/~wagner/ec.html Prof. Responsáveis

Leia mais

SRM RELAÇÃO COM OS FORNECEDORES MANUAL DO FORNECEDOR. Junho Versão 2

SRM RELAÇÃO COM OS FORNECEDORES MANUAL DO FORNECEDOR. Junho Versão 2 SRM RELAÇÃO COM OS FORNECEDORES MANUAL DO FORNECEDOR Junho 2013 Versão 2 2 de 26 ÍNDICE Capítulo/Seção Página 1. BEM-VINDOS... 3 2. INFORMAÇÃO DO CONVITE À OFERTA... 4 2.1 ACESSO À SRM... 4 2.2 USUÁRIO

Leia mais

Abaixo segue informações adicionais do novo sistema de heldpesk que a Control vem utilizando para atendimento desde Dezembro de 2012.

Abaixo segue informações adicionais do novo sistema de heldpesk que a Control vem utilizando para atendimento desde Dezembro de 2012. A todos, Abaixo segue informações adicionais do novo sistema de heldpesk que a Control vem utilizando para atendimento desde Dezembro de 2012. O projeto Atendimento prevê um fluxo diferente para cada tipo

Leia mais

MANUAL DE GESTÃO DE PROCESSOS

MANUAL DE GESTÃO DE PROCESSOS MANUAL DE GESTÃO DE PROCESSOS Reitora Myrian Thereza de Moura Serra Vice-Reitor Evandro Aparecido Soares Silva Coordenador do Escritório Nilton Hideki Takagi Gerente de Projetos e Processos Anne Cristine

Leia mais

Análise e Projeto Orientados a Objetos Aula III Concepção Visão Geral do Sistema. Prof. Bruno E. G. Gomes IFRN

Análise e Projeto Orientados a Objetos Aula III Concepção Visão Geral do Sistema. Prof. Bruno E. G. Gomes IFRN Análise e Projeto Orientados a Objetos Aula III Concepção Visão Geral do Sistema Prof. Bruno E. G. Gomes IFRN 1 Introdução Fase de concepção do UP Analista vai em busca das primeiras informações sobre

Leia mais

TÉCNICAS DE RACIONALIZAÇÃO DE PROCESSOS

TÉCNICAS DE RACIONALIZAÇÃO DE PROCESSOS TÉCNICAS DE RACIONALIZAÇÃO DE PROCESSOS MÓDULO 4 Os Diferentes Tipos e Padrões de Fluxogramas Há muitos tipos diferentes de fluxograma, cada um com sua aplicação específica. A seguir apresentaremos os

Leia mais

Icon Chamamos este processo de Efetuar Login no Sistema, pois com usuário e senha cadastrados é possível acessar o Automidia Service Management.

Icon Chamamos este processo de Efetuar Login no Sistema, pois com usuário e senha cadastrados é possível acessar o Automidia Service Management. Cliente Introdução Icon Este documento tem como objetivo apresentar as funcionalidades do módulo Automidia Service Management um aplicativo que permite a abertura e acompanhamento dos chamados abertos

Leia mais

Tema 2: Modelo Dinâmico

Tema 2: Modelo Dinâmico Tema 2: Modelo Dinâmico Diagrama de sequência (ou Diagrama de Sequência de Mensagens) é um diagrama usado em UML (Unified Modeling Language), representando a sequência de processos (mais especificamente,

Leia mais

Processos Mapeamento, Análise e Normatização. Métricas de mensuração dos processos. Métricas de Mensuração. Aula 03. Prof.

Processos Mapeamento, Análise e Normatização. Métricas de mensuração dos processos. Métricas de Mensuração. Aula 03. Prof. Processos Mapeamento, Análise e Normatização Métricas de mensuração dos processos Aula 03 Prof. Frank Pizo Métricas de Mensuração Mensurar: 1. Determinar a medida de; medir. 2. Determinar a extensão ou

Leia mais

Diagrama de Atividades

Diagrama de Atividades Diagrama de Atividades Régis Patrick Silva Simão Régis Simão Diagrama de Atividades 1/40 Agenda Introdução Nó Inicial e Nó Final Ações ou Atividades Fluxos ou Arestas Conectores Objetos Pinos Decisões

Leia mais

SÍNDICO e SUBSÍNDICO UTILIZAÇÃO

SÍNDICO e SUBSÍNDICO UTILIZAÇÃO SÍNDICO e SUBSÍNDICO UTILIZAÇÃO AVISOS Avisos para adicionar... Campos destacados com * são de preenchimento obrigatório: Assunto e Mensagem Selecionar Data e Hora inicial Selecionar Data e Hora final

Leia mais

MODELAGEM DE PROCESSO

MODELAGEM DE PROCESSO MODELAGEM DE PROCESSO Helder Marcos Freitas Administrador UFJF Residente de Gestão Hospitalar HU/UFJF E-mail: residecoadm.hu@ufjf.edu.br Introdução Processo é uma agregação de atividades e comportamentos

Leia mais

Introdução à Gestão de Processos de Negócios

Introdução à Gestão de Processos de Negócios Introdução à Gestão de Processos de Negócios Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2. Semestre de 2016 SSC0531 - Gestão de Sistemas de Informação Slides inicialmente preparados por Roberto Rocha e Prof. João

Leia mais

Kairos Mobile INDICE. Suporte / Assistência Técnica: (011) Revisão: 01 Página: 2/36

Kairos Mobile INDICE. Suporte / Assistência Técnica: (011) Revisão: 01 Página: 2/36 Revisão: 00 Data: 14/12/2016 INDICE 1. Apresentação... 3 2. Requisitos Mínimos... 3 3. Download do Aplicativo... 4 4. Login... 5 5. Tela inicial... 6 6. Menu... 7 7. Marcar Ponto... 8 7.1. Cadastro Empresa...

Leia mais

Cross-functional Flowcharts Swimlanes

Cross-functional Flowcharts Swimlanes Cross-functional Flowcharts Swimlanes Numa primeira abordagem a este tipo de representação, é possível afirmar que os Cross-functional Flowcharts, que neste documento serão, para mais fácil interpretação

Leia mais

Gerenciamento de Processos de Negócio e Sistemas de. Informação

Gerenciamento de Processos de Negócio e Sistemas de. Informação SSC0531- Gestão de Sistemas de Informação Gerenciamento de Processos de Negócio e Sistemas de Informação Simone Senger Souza ICMC/2017 Desafios da Empresa: Como adequar a empresa para tirar vantagem competitiva

Leia mais

Adm. Vinicius Braga admviniciusbraga@gmail.com. Prof. Msc. Wilane Carlos da Silva Massarani wilane@cercomp.ufg.br

Adm. Vinicius Braga admviniciusbraga@gmail.com. Prof. Msc. Wilane Carlos da Silva Massarani wilane@cercomp.ufg.br Adm. Vinicius Braga admviniciusbraga@gmail.com Prof. Msc. Wilane Carlos da Silva Massarani wilane@cercomp.ufg.br Objetivos Contextualização Conceitos Boas práticas de modelagem Elementos do BPMN Tipos

Leia mais

Bem-vindo ao Manual de Navegação do Portal do Fornecedor Vale.

Bem-vindo ao Manual de Navegação do Portal do Fornecedor Vale. Bem-vindo ao Manual de Navegação do Portal do Fornecedor Vale. Treinamento para o Perfil Avaliador Módulo IDF @e-marketplace - Equipe GM Accenture - 06 Índice. Introdução ao Módulo IDF. Avaliação; Convite;

Leia mais

Gerenciamento de Processos de Negócio - BPM Marcos Sganderlla Henrique Brodbeck

Gerenciamento de Processos de Negócio - BPM Marcos Sganderlla Henrique Brodbeck Gerenciamento de Processos de Negócio - BPM Marcos Sganderlla Henrique Brodbeck Agosto, 2013 Modelos de negócio Processos de negócio Modelos de processos de negócio 2 Modelo de negócio Descrição formal

Leia mais

Título: Como configurar o sistema para o cliente lançar rubricas da Folha via Domínio Atendimento?

Título: Como configurar o sistema para o cliente lançar rubricas da Folha via Domínio Atendimento? Título: Como configurar o sistema para o cliente lançar rubricas da Folha via Domínio Atendimento? Através desta opção, você poderá definir os seus clientes que terão acesso ao lançamento de rubricas via

Leia mais

Gerência de Tecnologia da Informação de Comunicação. Gestão Integrada de Demandas

Gerência de Tecnologia da Informação de Comunicação. Gestão Integrada de Demandas Gerência de Tecnologia da Informação de Comunicação Gestão Integrada de Demandas Manual do Usuário Perfil técnico 2016 Sumário Sumário... 2 O que é o Service Desk ApexBrasil?... 3 O que é o perfil técnico?...

Leia mais

Sub-rogação de Proponente

Sub-rogação de Proponente MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO Portal dos Convênios SICONV Sub-rogação de Proponente Perfil

Leia mais

BPMN. Business Process Modeling Notation. Leandro C. López Agosto - 2015

BPMN. Business Process Modeling Notation. Leandro C. López Agosto - 2015 BPMN Business Process Modeling Notation Leandro C. López Agosto - 2015 Objetivos Conceitos Boas práticas de modelagem Elementos do BPMN Tipos de processos Apresentar os conceitos e elementos da notação

Leia mais

Introdução. Introdução. Introdução. Planejamento da disciplina. Modelagem de Processos de Negócio. Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua

Introdução. Introdução. Introdução. Planejamento da disciplina. Modelagem de Processos de Negócio. Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Modelagem de Processos de Negócio Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Gestus Departamento de Ciência da Computação - UFMG Bibliografia Eriksson, H-E; Penker, M. Business Modeling with UML:

Leia mais

Modelagem Temporal com UML

Modelagem Temporal com UML Modelagem Temporal com UML! Tipo especial de diagrama de estados, onde são representados os estados de uma atividade, ao invés dos estados de um objeto.! Estados de Atividade: "Exemplo 1: passos de um

Leia mais

FLUXOGRAMA. Nickerson Fonseca Ferreira

FLUXOGRAMA. Nickerson Fonseca Ferreira 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA FLUXOGRAMA Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Introdução 2 Um algoritmo pode ser representado

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) Rua Gomes Carneiro, 1 - Centro - CEP Pelotas, RS - Brasil

Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) Rua Gomes Carneiro, 1 - Centro - CEP Pelotas, RS - Brasil A importância do Escritório de Processos como facilitador do processo de implantação do Sistema Eletrônico de Informações na UFPEL: a criação da Base de Conhecimento Milton Luis R. Bresque 1, Paulo de

Leia mais

Novo Portal PCO Planejamento e Controle Orçamentário 28/07/2012 KROT11

Novo Portal PCO Planejamento e Controle Orçamentário 28/07/2012 KROT11 Novo Portal PCO Planejamento e Controle Orçamentário 28/07/2012 KROT11 Sumário Acesso ao Portal PCO Procedimentos para Movimentações Orçamentárias Relatório de Acompanhamento Principais Mudanças 2 Sumário

Leia mais

UML Unified Modeling Language Linguagem de Modelagem Unificada

UML Unified Modeling Language Linguagem de Modelagem Unificada UML Unified Modeling Language Linguagem de Modelagem Unificada Prof. Gilberto Porto e-mail: porto@gilbertoporto.com.br A linguagem UML n UML (Unified Modeling Language) Linguagem de Modelagem Unificada

Leia mais

COMO RESPONDER EVENTOS DE COTAÇÕES NO ARIBA MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA FORNECEDORES

COMO RESPONDER EVENTOS DE COTAÇÕES NO ARIBA MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA FORNECEDORES COMO RESPONDER EVENTOS DE COTAÇÕES NO ARIBA MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA FORNECEDORES São Paulo, 10 de Dezembro de 2018 andre_renosto 1 10/12/2018 Sumário 1. Objetivo deste manual...3 2. SAP Ariba O que é?...3

Leia mais

Termos de Referência para serviços especializados de consultoria Individual na área de Especialista em Transito

Termos de Referência para serviços especializados de consultoria Individual na área de Especialista em Transito Termos de Referência para serviços especializados de consultoria Individual na área de Especialista em Transito Projeto de Modernização Fiscal do Tocantins (PMF/TO) Banco Interamericano de Desenvolvimento

Leia mais