MODELAGEM DE PROCESSO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MODELAGEM DE PROCESSO"

Transcrição

1 MODELAGEM DE PROCESSO Helder Marcos Freitas Administrador UFJF Residente de Gestão Hospitalar HU/UFJF

2 Introdução Processo é uma agregação de atividades e comportamentos executados por humanos ou máquinas para alcançar um ou mais resultados. (CBOK, 2013) Segundo a ISO 9000:20051, processo é como um conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transforma insumos (entradas) em produtos (saídas).

3 Introdução De forma geral, o conceito de processo está relacionado com transformação. Assim, pode-se de dizer que ele é o Conjunto de recursos e atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em serviços/produtos (saídas), sendo realizado para agregar valor. Entrada Processo Saída

4 Introdução A gestão de processos pode ser entendida como um conjunto de atividades adotadas por uma organização a fim de identificar os processos críticos (que entregam valor ao cliente) e analisar continuamente o desempenho destes, propondo melhorias e ajustes, quando pertinente. (ENAP, 2015)

5 Exemplo de Modelagem de Processo

6 Roteiro para Modelagem de Processo 1. Identificar os objetivos estratégicos da organização. Quando a organização possui um Planejamento Estratégico instituído, a identificação dos processos críticos fica bastante facilitada, uma vez que os objetivos estratégicos nos mostram quais são os processos mais importantes para a organização.

7

8 Roteiro para Modelagem de Processo 2. Identificar e priorizar os processos críticos. Processos que impactam prioritariamente os resultados operacionais. Processos críticos para a implementação da estratégia organizacional. Processos que impactam nas interações ou nas interfaces de outros processos prioritários, estrangulando ou limitando resultados. 3. Identificar os donos dos processos. Como os processos trespassam diversas áreas da organização, partes deles estarão sob a responsabilidade de diversas lideranças, portanto, é necessário que, após a identificação dos processos, um responsável seja designado para cada processo, normalmente aquele responsável pela maior parte ou pela parte mais importante do processo.

9 Roteiro para Modelagem de Processo 4. Identificar as missões de cada processo e as respectivas necessidades dos clientes. Qual a importância do processo? Qual o objetivo do processo? Por que ele existe? Qual o produto ou produtos entregues pelos processos aos clientes? 5. Criar um mapa preliminar e planejar. Pode-se realizar um plano utilizando 5W2H What (o que será feito?) Why (por que será feito?) Where (onde será feito?) When (quando?) Who (por quem será feito?) How (como será feito?) How much (quanto vai custar?)

10 Roteiro para Modelagem de Processo 6. Mapear e modelar os processos. Consiste em elaborar o fluxo. É preciso identificar as atividades, os pontos de decisão, de forma a demonstrar como o processo está sendo executado. É necessário ouvir os indivíduos envolvidos com o dia a dia dos processos. Eles poderão fornecer informações sobre como o processo funciona realmente. Muitos procedimentos existem e estão escritos, mas dificilmente são realizados como estão escritos. 7. Definir e implantar indicadores para os processos. Indicadores de processo: medidas finais de um grande processo, que se referem àquilo que é entregue pelo processo ao final de seu ciclo.

11 Roteiro para Modelagem de Processo 8. Monitorar o desempenho dos processos e tomar ação quando necessário. Consiste em comparar o resultado obtido com o desejado (meta). É necessária a visualização dos resultados dos processos, para que se perceba os pontos fracos e fortes, que ajudem as lideranças na solução dos problemas e na melhoria dos processos. Para cada problema identificado no processo, deverá existir uma situação de combate ao mesmo. Ou seja, o processo poderá ser redesenhado.

12 Business Process Modeling (BPM) O Business Process Management é uma metodologia que visa proporcionar um melhor controle organizacional através de suas ferramentas. Trata-se de uma abordagem estruturada, com base na visão por processos, de análise e melhoria contínua dos elementos de processo de uma organização que agrega métodos, técnicas e ferramentas para suporte ao planejamento, implantação, gerenciamento e análise (BALDAM et al., 2009). Segundo o CBOK (2013) BPM é uma disciplina de gerenciamento e um conjunto de tecnologias que provê suporte ao gerenciamento por processo. Uma convergência de tecnologias de fluxo de trabalho, integração de aplicações corporativas, gerenciamento de documentos e conteúdos, gerenciamento de regras de negócio, gerenciamento de desempenho e lógica, apresentadas com foco no suporte ao gerenciamento baseado em processos.

13 Ciclo BPM Planejamento: Nesta etapa são definidos quais são os processos mais importantes para a estratégia da organização, e levantados seus pontos fracos, ou seja, verificação de falha nos processos que causam danos à organização. Modelagem e otimização de processos: A modelagem de processos é a fase mais visível do BPM. Esta fase engloba atividades que permitem obter informações sobre o processo atual (As Is) e sobre o modelo de processo futuro (To Be). Para isso, é necessário compreender e documentar os processos e coletar informações como custo, recursos e tempo necessários para a sua realização (BALDAM et al., 2009).

14 Ciclo BPM Execução de processos: São atividades que garantirão a implementação e a execução dos processos. São atividades dessa fase: a implantação dos planos de transferência de tecnologia, treinamentos, ajustes de equipamentos, métodos e, se necessários, softwares. O acompanhamento dos processos implantados, monitoria e controle da execução de instâncias de processo, também, são realizados nessa etapa. Controle e análise de dados: Nessa etapa é importante o uso de indicadores, gerando informações que posteriormente realimentarão as atividades de otimização e planejamento (BALDAM et al., 2009)

15 Benefícios do BPM Benefícios para a Organização: Transformação de Processos requer definições claras de responsabilidade e propriedade; O Acompanhamento do desempenho permite respostas ágeis; Medições de desempenho contribuem para controle de custo; Visibilidade, entendimento e prontidão para mudança aumentam a agilidade; Acesso a informações úteis simplifica a transformação de processos; Melhor consistência e adequação da capacidade do negócio; Operações de negócio são mais bem compreendidas e o conhecimento é gerenciado.

16 Benefícios do BPM Benefícios para os Clientes: Transformação dos processos impacta positivamente os clientes; Colaboradores atendem melhor às expectativas das partes interessadas; Compromissos com clientes são mais bem controlados Benefícios para a Gerência Confirmação que as atividades realizadas em um processo agregam valor; Otimização do desempenho ao longo do processo; Melhoria de planejamento e projeções; Superação de obstáculos de barreiras funcionais; Facilitação de benchmarking interno e externo de operações; Organização de níveis de alerta em caso de incidente e análise de impactos.

17 Benefícios do BPM Benefícios para o Ator do Processo: Maior segurança e ciência sobre seus papéis e responsabilidades; Maior compreensão do todo; Clareza de requisitos do ambiente de trabalho; Uso de ferramentas de trabalho apropriadas; Maior contribuição para os resultados da organização.

18 Outras Considerações sobre o BPM BPM é uma disciplina gerencial: Disciplina é um conjunto de conhecimentos que trata de princípios e práticas comumente aceitas em uma área específica de assunto. BPM é uma capacidade básica interna A capacidade deve ser vista como uma coleção de métodos, pessoas e tecnologias que de forma integrada oferecem valor para alcançar os objetivos estratégicos e resultados para os clientes e partes interessadas. BPM visa entrega valor para o cliente Entender quem o cliente da organização.

19 Outras Considerações sobre o BPM BPM trata O que, Onde, Quando, Por que, Como e Por quem o trabalho é realizado

20 Ferramenta Bizagi Piscinas Uma Piscina (Pool) representa um Participante no Processo. Um Participante pode ser uma entidade de negócio específica.

21 Ferramenta Bizagi Raias É uma sub-partição dentro da pool. São usadas para organizar e categorizar a pool.

22 Ferramenta Bizagi Eventos Eventos representam algo que acontece ou pode acontecer durante o curso de um processo e afeta seu fluxo Evento Início -Indica o início do processo Evento intermediário - Indica que algo ocorre durante o processo Evento de fim - Indica o fim do processo

23 Ferramenta Bizagi Tarefas É usada quando o trabalho não pode ser mais decomposto.

24 Ferramenta Bizagi Conectores Mostram a sequência da atividade.

25 Ferramenta Bizagi Gateways São usados para controlar como o fluxo de sequência seguirá seu caminho (convergências e divergências). Gateway paralelo - Usado para criar caminhos alternativos exclusivos dentro do fluxo de trabalho. Neste instante, apenas um caminho poderá ser seguido.

26 Ferramenta Bizagi Artefatos Anotação: caixa de texto utilizada para inserir algum tipo de informação adicional que o modelador achar necessária. Objeto de dados: É a representação de documentos e formulários que são usados e atualizados durante a execução do processo. Armazenamento de dados: Provê um mecanismo para as atividades recuperarem ou atualizarem informações armazenadas que persistirão além do escopo do processo.

27 Atividade Com base no artigo entregue, descrever o processo de mapeamento ocorrido na unidade em questão, abordando: Relação entre planejamento Estratégico e Modelagem de Processo Benefícios da Modelagem Desenvolvimento das Ações Resultados encontrados. Trabalho em Grupo O Trabalho deve ser realizado em, aproximadamente, 15 linhas

28 Bibliografia AREDA, Camila Alves; GALATO, Dayani; FEDERAL, Distrito. MAPEAMENTO DE PROCESSOS EM UMA FARMACIA HOSPITALAR: FERRAMENTA PARA GESTÃO E MELHORIA DA QUALIDADE. Rev. Bras. Farm. Hosp. Serv. Saúde São Paulo v, v. 6, n. 3, p , CBOK, BPM. "Guia para gerenciamento de processos de negócio corpo comum de conhecimento, versão 3.0." (2013). ENAP. Introdução à Gestão de Processos. Introdução à Gestão de Processos. Brasília ENAP. Introdução à Gestão de Processos. Como gerir e melhorar Processos. Brasília ENAP. Introdução à Gestão de Processos. Definir e Planejar Indicadores Estratégicos. Brasília ENAP. Introdução à Gestão de Processos. Ferramentas para Gestão de Processos. Brasília Mariano, Isadora Cidade. "Melhoria de Processos pelo BPM: aplicação no setor público." (2012).

MODELAGEM DE PROCESSO

MODELAGEM DE PROCESSO MODELAGEM DE PROCESSO Helder Marcos Freitas Administrador UFJF Residente de Gestão Hospitalar HU/UFJF E-mail: residecoadm.hu@ufjf.edu.br Introdução Processo é uma agregação de atividades e comportamentos

Leia mais

Diagramação de Processos com o Software Bizagi Gabriela Musse Branco

Diagramação de Processos com o Software Bizagi Gabriela Musse Branco Diagramação de Processos com o Software Bizagi Gabriela Musse Branco ESCRITÓRIO DE PROCESSOS - DGI - PROPLAN Programa Objetivo: capacitar os participantes a entender a gestão por processos e diagramar

Leia mais

Processamento. Atividades Agregar Valor Troughput*

Processamento. Atividades Agregar Valor Troughput* Processos Processo é qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um input, adiciona valor a ele e fornece um output a um cliente específico. Inputs podem ser materiais, informações, conhecimento,

Leia mais

Introdução à Gestão de Processos

Introdução à Gestão de Processos Introdução à Gestão de Processos 1. Painel 2. Meus cursos 3. Introdução à Gestão de Processos 4. Módulo 3 - Definir e Planejar Indicadores Estratégicos 5. Exercício Avaliativo 3 Iniciado em segunda, 30

Leia mais

1 Modelagem de Processos de Negócio Engenharia de Software.

1 Modelagem de Processos de Negócio Engenharia de Software. 1 Modelagem de Processos de Negócio Engenharia de Software. Modelagem de processos de negócio A Modelagem de Processo de Negócio é uma das atividades que visa a criação de um modelo com os processos de

Leia mais

Aula 1. Noções Básicas sobre Processos. Prof. Carina Frota Alves

Aula 1. Noções Básicas sobre Processos. Prof. Carina Frota Alves Aula 1 Noções Básicas sobre Processos Prof. Carina Frota Alves 1 O que significa BPM? BPM Business Process Modelling BPM Business Process Management Em geral, iniciativas BPM referem-se ao ciclo de vida

Leia mais

1. Transformação de Processos de Negócio

1. Transformação de Processos de Negócio 1. Transformação de Processos de Negócio A Organização é tão boa quanto seus processos Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM Business Process Management) é uma disciplina gerencial que integra estratégias

Leia mais

INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROCESSOS. Professora: Vanessa Leonardo de Araujo

INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROCESSOS. Professora: Vanessa Leonardo de Araujo INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROCESSOS Professora: Vanessa Leonardo de Araujo OBJETIVOS DO CURSO Colaborar para a qualificação e aperfeiçoamento contínuo dos servidores da Assembleia Legislativa do Estado de

Leia mais

OSM - PROCESSOS ORGANIZACIONAIS BPM / BPMN

OSM - PROCESSOS ORGANIZACIONAIS BPM / BPMN OSM - PROCESSOS ORGANIZACIONAIS BPM / BPMN BPM - BUSINESS PROCESS MANAGEMENT (GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO) Os princípios fundamentais de BPM enfatizam a visibilidade, a responsabilidade e a capacidade

Leia mais

BPMN Business Process Management Notation

BPMN Business Process Management Notation Business Process Management Notation Parte 1 ENG1518/3VC Sistemas de Informação Gerenciais Prof. Marcos Villas villas@puc-rio.br 1 Objetivo Criar um mecanismo simples para o desenvolvimento de modelos

Leia mais

Processos - Visão Geral

Processos - Visão Geral Módulo 2 Processos x estratégia Riscos da implementação Seqüência básica para implementação de gestão por processos Gestão estratégica x gestão empresarial Ações para controlar os processos Processos -

Leia mais

Diretoria de Tecnologia da Informação. Manual Gestão de Processos

Diretoria de Tecnologia da Informação. Manual Gestão de Processos Diretoria de Tecnologia da Informação Manual Gestão de Processos Juazeiro do Norte, Setembro de 2017 Sumário Sumário 2 Apresentação 3 Definições 3 Papéis 4 Artefatos 4 O Processo de Gestão dos Processos

Leia mais

Engenharia de Software Modelagem de Negócio

Engenharia de Software Modelagem de Negócio Engenharia de Software Modelagem de Negócio Prof. Ms.C. Paulino Wagner Palheta Viana Manaus, Março 2018 1 Modelagem de negócio Estrutura dinâmica da organização; visão comum da organização por clientes

Leia mais

MAPEAMENTO E MODELAGEM DE PROCESSOS COM NOTAÇÃO BPMN

MAPEAMENTO E MODELAGEM DE PROCESSOS COM NOTAÇÃO BPMN MAPEAMENTO E MODELAGEM DE PROCESSOS COM NOTAÇÃO BPMN Fonte: Cláudio Márcio / Eder Bart - Pirâmides do Egito - Foram erguidas 2700 a.c. - 2,3 milhões de blocos de rocha, cada um pesando em média 2,5 toneladas

Leia mais

Processos de Negócio. Professor Marco Câmara

Processos de Negócio. Professor Marco Câmara Processos de Negócio Professor Marco Câmara O que são processos? Uma peça jurídica para obtenção de direitos Um jeito de fazer as coisas Um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo

Leia mais

Curso Mapeamento de Processos com BPMN

Curso Mapeamento de Processos com BPMN UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Curso Mapeamento de Processos com BPMN 13, 14 e 15 de fevereiro (12 horas) Horário: 14 às 18 h Prof. Dr. Cláudio Márcio Mendonça cmarcio@gmail.com 1 PROCESSOS BPM / BPMN 13/2

Leia mais

Modelagem de Processos BPMN. Silvana Pereira Detro

Modelagem de Processos BPMN. Silvana Pereira Detro Modelagem de Processos BPMN Silvana Pereira Detro Processos Uma sequência ou fluxo de atividades para atingir um determinado objetivo organizacional (BPMN 2.0 Specification) Uma visão formalizada de um

Leia mais

Processos de Negócio. Professor Marco Câmara

Processos de Negócio. Professor Marco Câmara Processos de Negócio Professor Marco Câmara O que são processos? Uma peça jurídica para obtenção de direitos Um jeito de fazer as coisas Um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo

Leia mais

3) Qual é o foco da Governança de TI?

3) Qual é o foco da Governança de TI? 1) O que é Governança em TI? Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a

Leia mais

BPMN e BPMS. Ad, Décio, Marcos, Yuri

BPMN e BPMS. Ad, Décio, Marcos, Yuri BPMN e BPMS Ad, Décio, Marcos, Yuri BPM - Business Process Management Surgimento Contexto Conceito Prós e Contras Ciclo de vida Design Modelagem Execução Monitoramento Otimização Reengenharia BPMn - Business

Leia mais

Fórum de Custos. Planejamento Estratégico: Diretrizes Essenciais pa Sucesso Organizacional. Jader Pires

Fórum de Custos. Planejamento Estratégico: Diretrizes Essenciais pa Sucesso Organizacional. Jader Pires Fórum de Custos Planejamento Estratégico: Diretrizes Essenciais pa Sucesso Organizacional Jader Pires Diretor Superintendente Santa Casa de Araraquara Santa Casa de Araraquara 776 funcionários 197 médicos

Leia mais

FUNDAMENTAÇÃO DE RECURSO DE BRUNO EDUARDO GESTÃO DA QUALIDADE QUESTÃO

FUNDAMENTAÇÃO DE RECURSO DE BRUNO EDUARDO GESTÃO DA QUALIDADE QUESTÃO FUNDAMENTAÇÃO DE RECURSO DE BRUNO EDUARDO GESTÃO DA QUALIDADE QUESTÃO 68 - A denominada qualidade de projeto resulta da análise que se faz com o objetivo de avaliar a compatibilidade entre projeto e produto

Leia mais

Gerenciamento de Processos de Negócios em BPM Gabriel Generoso Ferreira

Gerenciamento de Processos de Negócios em BPM Gabriel Generoso Ferreira 1 Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão de TI / Turma 24 29 de outubro de 2014 Gerenciamento de Processos de Negócios em BPM Gabriel Generoso Ferreira RESUMO Analisando o cenário atual

Leia mais

Diagramação de Processos com o Software Bizagi Gabriela Musse Branco

Diagramação de Processos com o Software Bizagi Gabriela Musse Branco Diagramação de Processos com o Software Bizagi Gabriela Musse Branco ESCRITÓRIO DE PROCESSOS DGI - PROPLAN Programa Objetivo: capacitar os participantes a entender a gestão por processos e diagramar processos

Leia mais

Normas ISO:

Normas ISO: Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software Normas ISO: 12207 15504 Prof. Luthiano Venecian 1 ISO 12207 Conceito Processos Fundamentais

Leia mais

Organização 10/08/2017. Porto Alegre / RS. Apoio

Organização 10/08/2017. Porto Alegre / RS. Apoio Organização 10/08/2017 Apoio 14:00 14:20 A ABPMP, a certificação CBPP e o CBOK Kelly Sganderla - Gestora Regional da ABPMP 14:20 15:10 Mesa redonda 1: a utilização de boas práticas de BPM nas organizações

Leia mais

Política de. Gestão Estratégica

Política de. Gestão Estratégica Política de Gestão Estratégica Fone 55 41 3316 3000 Site www.tecpar.br e-mail tecpar@tecpar.br Pág. 1/9 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS...4 CAPÍTULO II - DOS PRINCÍPIOS...4 CAPÍTULO III

Leia mais

AULA 02 Qualidade em TI

AULA 02 Qualidade em TI Bacharelado em Sistema de Informação Qualidade em TI Prof. Aderson Castro, Me. AULA 02 Qualidade em TI Prof. Adm. Aderson Castro, Me. Contatos: adersoneto@yahoo.com.br 1 Qualidade de Processo A Série ISO

Leia mais

Módulo Contexto da organização 5. Liderança 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade 7. Suporte

Módulo Contexto da organização 5. Liderança 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade 7. Suporte Módulo 3 4. Contexto da organização 5. Liderança 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade 7. Suporte Sistemas de gestão da qualidade Requisitos 4 Contexto da organização 4.1 Entendendo a organização

Leia mais

Gerencial Industrial ISO 9000

Gerencial Industrial ISO 9000 Gerencial Industrial ISO 9000 Objetivo: TER UMA VISÃO GERAL DO UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE: PADRÃO ISO 9000 Qualidade de Processo Qualidade do produto não se atinge de forma espontânea. A qualidade

Leia mais

Desenvolvido pelo Software Engineering Institute-SEI em 1992 Possui representação por estágios (5 níveis)e contínua (6 níveis)

Desenvolvido pelo Software Engineering Institute-SEI em 1992 Possui representação por estágios (5 níveis)e contínua (6 níveis) CMMI / MPS.BR Modelos de Maturidade de Qualidade de Software Aplicações criteriosas de conceitos de gerenciamento de processos e de melhoria da qualidade ao desenvolvimento e manutenção de software CMMI

Leia mais

GESTÃO DE RISCOS NAS LICITAÇÕES E CONTRATOS

GESTÃO DE RISCOS NAS LICITAÇÕES E CONTRATOS 1. INTRODUÇÃO: As atividades empresariais ocorrem em ambientes de incerteza, sendo dever do administrador público gerenciar situações indesejadas e, tanto quanto possível, reduzir ou extirpar a possibilidade

Leia mais

Áreas de Conhecimento, Técnicas de Análise de Negócio e Conceitos-Chave

Áreas de Conhecimento, Técnicas de Análise de Negócio e Conceitos-Chave Primeiro Módulo: Parte 3 Áreas de Conhecimento, Técnicas de Análise de Negócio e Conceitos-Chave AN V 3.0 [60] Rildo F Santos (@rildosan) rildo.santos@etecnologia.com.br www.etecnologia.com.br http://etecnologia.ning.com

Leia mais

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO Planejar a Qualidade O gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos e as atividades da organização executora que determinam as políticas de qualidade,

Leia mais

Capacitação ForRisco. Estudos de Caso e Metodologia ForRisco

Capacitação ForRisco. Estudos de Caso e Metodologia ForRisco Capacitação ForRisco Estudos de Caso e Metodologia ForRisco Apresentação: Fábio Henrique dos Anjos Núcleo de P&D para Excelência e Transformação do Setor Público - NEXT/UnB Brasília, DF, 2018. Sumário

Leia mais

Introdução à Gestão de Processos

Introdução à Gestão de Processos Introdução à Gestão de Processos Módulo4 Ferramentas para Gestão de Processos Brasília - 2016. Fundação Escola Nacional de Administração Pública Presidente Francisco Gaetani Diretor de Desenvolvimento

Leia mais

POLÍTICA PCT 007 GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA PCT 007 GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS POLÍTICA PCT 007 GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS Data: 29/10/2018 Página 1 de 6 1. OBJETIVO Disseminar a cultura de gestão de riscos e o ambiente de controle em todos níveis da organização,

Leia mais

1 Planejamento estratégico organizacional, 1

1 Planejamento estratégico organizacional, 1 Sumário Prefácio à 5 a edição, xv 1 Planejamento estratégico organizacional, 1 1.1 Premissas do planejamento estratégico, 2 1.1.1 Administração estratégica, 2 1.1.2 Pensamento estratégico, 3 1.1.3 Informação

Leia mais

Sistemas de Informação e Decisão II. Douglas Farias Cordeiro

Sistemas de Informação e Decisão II. Douglas Farias Cordeiro Sistemas de Informação e Decisão II Douglas Farias Cordeiro Processos As empresas são grandes coleções de processo! Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo. Não existe

Leia mais

Governança e Gestão Pública Desafios das macrofunções do Estado

Governança e Gestão Pública Desafios das macrofunções do Estado Governança e Gestão Pública Desafios das macrofunções do Estado 1 Pilares Estratégicos de Negócio BPM BSC EIM Construção da Cadeia de Valor Organização da gestão de processos Gestão corporativo de processos

Leia mais

(ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Gestão de Processos Parte 2. Prof.ª Karen Estefan Dutra

(ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Gestão de Processos Parte 2. Prof.ª Karen Estefan Dutra (ADMINISTRAÇÃO GERAL Organização, Sistemas e Métodos Gestão de Processos Parte 2 Prof.ª Karen Estefan Dutra De acordo com Laurindo e Rotondaro (2006), os objetivos da gestão de processos podem ser: -aumentar

Leia mais

Mapeamento e Modelagem de Processos. Business Process Management - BPM

Mapeamento e Modelagem de Processos. Business Process Management - BPM Mapeamento e Modelagem de Processos Business Process Management - BPM 2 www.nbs.com.br Soluções eficazes em Gestão de Negócios. Nossa Visão Ser referência em consultoria de desenvolvimento e implementação

Leia mais

GEPLANES 3. Este documento é um Guia explicativo para as principais atividades necessárias para utilizar o Geplanes. 1. CONCEITOS CHAVE...

GEPLANES 3. Este documento é um Guia explicativo para as principais atividades necessárias para utilizar o Geplanes. 1. CONCEITOS CHAVE... GEPLANES 3 Este documento é um Guia explicativo para as principais atividades necessárias para utilizar o Geplanes. SUMÁRIO 1. CONCEITOS CHAVE...2 MISSÃO...2 VISÃO...2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO...2 BSC...3

Leia mais

Modelagem de Processos de Negócio Aula 10 Avaliação de AS-IS Andréa Magalhães Magdaleno

Modelagem de Processos de Negócio Aula 10 Avaliação de AS-IS Andréa Magalhães Magdaleno Modelagem de Processos de Negócio Aula 10 Avaliação de AS-IS Andréa Magalhães Magdaleno andrea@ic.uff.br 2018.02 Agenda Execução e monitoramento Avaliar situação atual (AS-IS) Avaliação da perspectiva

Leia mais

PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Aula 9 - Modelagem de Processos com BPMN Prof. Fabiano Nezello, Msc :: Tipos de Notação para modelagem de processos Tipos de Modelagem Hierarquia Fluxograma Rummler-Brache

Leia mais

Visão Geral de Engenharia de Software

Visão Geral de Engenharia de Software Visão Geral de Engenharia de Software Ricardo de Almeida Falbo Ontologias para Engenharia de Software Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda Engenharia de Software: Definição

Leia mais

Modelagem de Processos de Negócio. Prof. Msc. Paulo Alipio Alves de Oliveira

Modelagem de Processos de Negócio. Prof. Msc. Paulo Alipio Alves de Oliveira Modelagem de Processos de Negócio Prof. Msc. Paulo Alipio Alves de Oliveira Modelagem de Processos de Negócio Análise e modelagem de processos de negócios, quando feitas corretamente, evitam que a empresa

Leia mais

INTEGRANDO O BENCHMARKING E O GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PARA APERFEIÇOAR UMA SAÍDA DO QBD

INTEGRANDO O BENCHMARKING E O GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PARA APERFEIÇOAR UMA SAÍDA DO QBD INTEGRANDO O BENCHMARKING E O GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PARA APERFEIÇOAR UMA SAÍDA DO QBD Nazareno Sabino, Msc. Universidade Federal de Santa Catarina, Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas

Leia mais

SSC0120- Sistemas de Informação Gerenciamento de Processos de Negócio e Sistemas de Informação

SSC0120- Sistemas de Informação Gerenciamento de Processos de Negócio e Sistemas de Informação SSC0120- Sistemas de Informação Gerenciamento de Processos de Negócio e Sistemas de Informação Simone Senger Souza ICMC/2017 Desafios da Empresa: Como adequar a empresa para tirar vantagem competitiva

Leia mais

Modelagem de Processos de Negócio Aula 9 Avaliação de AS-IS Andréa Magalhães Magdaleno

Modelagem de Processos de Negócio Aula 9 Avaliação de AS-IS Andréa Magalhães Magdaleno Modelagem de Processos de Negócio Aula 9 Avaliação de AS-IS Andréa Magalhães Magdaleno andrea@ic.uff.br 2017.02 Agenda Execução e monitoramento Avaliar situação atual (AS-IS) Avaliação da perspectiva dos

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Sistemas Contábeis e Controles Internos Parte 2. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Sistemas Contábeis e Controles Internos Parte 2. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Procedimentos Específicos Prof. Cláudio Alves Controles Internos Representam o planejamento organizacional de todos os métodos e procedimentos adotados dentro de uma empresa, a fim

Leia mais

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima Gerência de Projetos e Qualidade de Software Prof. Walter Gima 1 OBJETIVOS O que é Qualidade Entender o ciclo PDCA Apresentar técnicas para garantir a qualidade de software Apresentar ferramentas para

Leia mais

Impactos da utilização do SEI na modelagem de processos: caso do processo de Redistribuição de Servidores na UFG

Impactos da utilização do SEI na modelagem de processos: caso do processo de Redistribuição de Servidores na UFG Impactos da utilização do SEI na modelagem de processos: caso do processo de Redistribuição de Servidores na UFG Renata Moreira Limiro 1, Vínicius Sobreira Braga 2, Kátia Kelvis Cassiano 1, Douglas Farias

Leia mais

AULA 8 - MONITORAMENTO E CONTROLE

AULA 8 - MONITORAMENTO E CONTROLE ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA AULA 8 - MONITORAMENTO E CONTROLE Prof Me Alan Mazuco AGENDA: 1. INTRODUÇÃO 2. O CICLO PDCA 3. INDICADORES 4. BSC 5. RESUMO 1 Introdução Nesta aula vamos conhecer as formas de

Leia mais

Gestão de Processos. Processamento. Atividades Agregar Valor

Gestão de Processos. Processamento. Atividades Agregar Valor Gestão de Processos Processo é qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um input, adiciona valor a ele e fornece um output a um cliente específico. Entrada Insumos Inputs Processamento Atividades

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL Receita Federal 17 a 20

ADMINISTRAÇÃO GERAL Receita Federal 17 a 20 ADMINISTRAÇÃO GERAL Receita Federal 17 a 20 Gerenciamento de projetos Conceito de Projeto Receita Federal Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Leia mais

Etapa 6 - Elaboração da documentação da qualidade

Etapa 6 - Elaboração da documentação da qualidade Módulo 3 Etapa 6 Elaboração dos documentos do sistema de gestão da qualidade, Etapa 7 Implementação dos requisitos planejados, Etapa 8 Palestras de sensibilização em relação à gestão da qualidade e outros

Leia mais

[BPM CBoK, v3.0] CONCEITO DE PROCESSO:

[BPM CBoK, v3.0] CONCEITO DE PROCESSO: Metodologias e estruturas de trabalho padronizadas asseguram que a modelagem, análise e transformação de processos siga um caminho comumente aceito para atingir os melhores resultados. CONCEITO DE PROCESSO:

Leia mais

3) Grupos de Processos

3) Grupos de Processos 3) Grupos de Processos Iniciação: definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto já existente, obtendo-se autorização para tal. Planejamento: estabelecer o escopo total, definem e refinam os objetivos

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Novembro de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Finalizar o conteúdo da Disciplina Governança de

Leia mais

GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO UNIVERSIDADE CEUMA SISTEMA DE INFORMAÇÃO

GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO UNIVERSIDADE CEUMA SISTEMA DE INFORMAÇÃO GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO UNIVERSIDADE CEUMA SISTEMA DE INFORMAÇÃO A DISCIPLINA GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS é uma disciplina gerencial e um conjunto de tecnologias que provê suporte ao gerenciamento

Leia mais

Módulo 7. NBR ISO Interpretação dos requisitos: 4.3.3, 4.4, 4.4.1, 4.4.2, 4.4.3, 4.4.4, Exercícios

Módulo 7. NBR ISO Interpretação dos requisitos: 4.3.3, 4.4, 4.4.1, 4.4.2, 4.4.3, 4.4.4, Exercícios Módulo 7 NBR ISO 14001 - Interpretação dos requisitos: 4.3.3, 4.4, 4.4.1, 4.4.2, 4.4.3, 4.4.4, 4.4.5 Exercícios 4.3 Planejamento 4.3.3 Objetivos e metas e programa de gestão ambiental A organização deve

Leia mais

Gestão da Qualidade. Profa. Ms. Ana Cabanas 02/09/ Aula 2 - QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL

Gestão da Qualidade. Profa. Ms. Ana Cabanas 02/09/ Aula 2 - QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL Gestão da Qualidade Profa. Ms. Ana Cabanas - Aula 2 - QUALIDADE TOTAL Qualidade Assegura 1980 Aspectos segurança e responsabilidade civil Produto/serviço QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL ISO 9000 Década

Leia mais

Módulo 4. Estrutura da norma ISO Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos Requisitos 5.4, 5.5 e 5.6 Exercícios

Módulo 4. Estrutura da norma ISO Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos Requisitos 5.4, 5.5 e 5.6 Exercícios Módulo 4 Estrutura da norma ISO 9001-2008 Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos Requisitos 5.4, 5.5 e 5.6 Exercícios 5.4 - Planejamento 5.4.1 - Objetivos da qualidade Os objetivos da qualidade devem

Leia mais

PMBOK Processo Planejamento

PMBOK Processo Planejamento PMBOK Processo Planejamento Profª Andrea Padovan Jubileu PMBOK Iniciação Planeja mento Controle Execução Fechamento Integração de Projeto Escopo do Projeto Tempo do Projeto Custo do Projeto Qualidade do

Leia mais

Aula 10 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS. Marcelo Henrique dos Santos

Aula 10 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS. Marcelo Henrique dos Santos Aula 10 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA em Negócios em Mídias Digitais MBA em Marketing

Leia mais

Gestão de Processos Introdução Aula 1. Professor: Osmar A. Machado

Gestão de Processos Introdução Aula 1. Professor: Osmar A. Machado Gestão de Processos Introdução Aula 1 Professor: Osmar A. Machado Algumas definições de processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo. Não existe um produto ou serviço

Leia mais

Definição. Sistema de Gestão Ambiental (SGA):

Definição. Sistema de Gestão Ambiental (SGA): Definição Sistema de Gestão Ambiental (SGA): A parte de um sistema da gestão de uma organização utilizada para desenvolver e implementar sua política ambiental e gerenciar seus aspectos ambientais. Item

Leia mais

ISO/IEC Roteiro IEC ISO. Histórico ISO/IEC ISO

ISO/IEC Roteiro IEC ISO. Histórico ISO/IEC ISO Roteiro Processos do Ciclo de Vida de Software Diego Martins dmvb@cin.ufpe.br Histórico Objetivos Organização Processos Fundamentais Processos Organizacionais de Processo IEC ISO International Electrotechnical

Leia mais

Estudo de caso. Questões a serem respondidas em sala de aula

Estudo de caso. Questões a serem respondidas em sala de aula Estudo de caso Você decidiu começar pelos processos. O desafio é definir uma abordagem sistemática de mapeamento de processos, compreendendo como a empresa cria, captura e entrega valor. Questões a serem

Leia mais

Sistema integrado qualidade nos negócios (ISO 9001 PNQ 2003)

Sistema integrado qualidade nos negócios (ISO 9001 PNQ 2003) RESUMO A ISO 9001 é uma dentre as normas da série de sistemas de gestão da qualidade. Ela pode ajudar a alavancar o melhor de sua organização ao lhe permitir entender seus processos de entrega de seus

Leia mais

AO aula 12 GESTÃO E BENCHMARKING. Prof. Wilson LAPO

AO aula 12 GESTÃO E BENCHMARKING. Prof. Wilson LAPO AO aula 12 GESTÃO E BENCHMARKING Prof. Wilson LAPO 1 Excelência é uma habilidade que se conquista com treinamento e prática. Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um ato,

Leia mais

Qual o nível de detalhe adequado para os requisitos?

Qual o nível de detalhe adequado para os requisitos? Qual o nível de detalhe adequado para os requisitos? Guilherme Siqueira Simões 22/11/2016 1 ORIENTAÇÕES INICIAIS Dê preferência ao uso de uma conexão de banda larga Feche qualquer outro programa que possa

Leia mais

Elaboração: Everaldo Mota Engenheiro Mecânico/Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental.

Elaboração: Everaldo Mota Engenheiro Mecânico/Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental. Elaboração: Everaldo Mota Engenheiro Mecânico/Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental. Email: everaldomota@yahoo.com.br OBJETIVO * Demonstrar Estudo de Caso de Auditorias

Leia mais

QUALIDADE E MATURIDADE NO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO

QUALIDADE E MATURIDADE NO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO QUALIDADE E MATURIDADE NO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO Vagner Kunz Cabral 1 RESUMO É visível a preocupação atualmente por parte das organizações com a qualidade de seus processos internos e externos

Leia mais

Estudo de caso. Questões a serem respondidas em sala de aula

Estudo de caso. Questões a serem respondidas em sala de aula Estudo de caso Você decidiu começar pelos processos. O desafio é definir uma abordagem sistemática de mapeamento de processos, compreendendo como a empresa cria, captura e entrega valor. Questões a serem

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 1 Sem fronteiras para o conhecimento Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 2 Seja um Especialista Lean Manufacturing O pacote de Formação de Especialista em Lean Manufacturing une a filosofia

Leia mais

Ciclo de vida do projeto x do

Ciclo de vida do projeto x do Gestão de Projeto Material Preparado pelo Prof. William Chaves de Souza Carvalho Ciclo de vida do projeto x do produto Ciclo de vida do produto Plano de Negócio Projeto Operações Retirada Ciclo de vida

Leia mais

Modelagem de Processos. Prof a. Silvia Inês Dallavalle de Pádua

Modelagem de Processos. Prof a. Silvia Inês Dallavalle de Pádua Modelagem de Processos Prof a. Silvia Inês Dallavalle de Pádua 1 BIBLIOGRAFIA DEBEVOISE, T;GENEVA,R. The microguide Process Modeling in BPMN. Booksurge, 2008. VALLE, R.; OLIVEIRA, S.B. Análise e modelagem

Leia mais

GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO

GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO Planejar o Gerenciamento das Comunicações O gerenciamento das comunicações do projeto inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto

Leia mais

Otimização de Processos

Otimização de Processos Otimização de Processos Este conteúdo se baseia no livro Gerenciamento de Processos de Negócios, Editora Érica. Roquemar Baldam, Rogerio Valle, Humberto Pereira, Sérgio Hilst, Maurício Abreu, Valmir Sobral

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO INSTRUÇÕES

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO INSTRUÇÕES INSTRUÇÕES - Esta prova é SEM CONSULTA. - Inicie a prova colocando o seu nome em todas as páginas. - Todas as respostas às questões devem ser preenchidas a caneta. - Todas as informações necessárias estão

Leia mais

COMO APLICAR UM MODELO DE GESTÃO PARA ATINGIR METAS EMPRESARIAIS 07/12/2016

COMO APLICAR UM MODELO DE GESTÃO PARA ATINGIR METAS EMPRESARIAIS 07/12/2016 COMO APLICAR UM MODELO DE GESTÃO PARA ATINGIR METAS EMPRESARIAIS 07/12/2016 Prof. JOEL SOUZA E SILVA Curitiba, 29 de novembro de 2016 O QUE É GESTÃO = Atingir Metas MERCADO NEGÓCIO PRODUTO METAS Pessoas

Leia mais

GESTÃO POR PROCESSOS NAS IFES. Alexander Perelló de Freitas

GESTÃO POR PROCESSOS NAS IFES. Alexander Perelló de Freitas GESTÃO POR PROCESSOS NAS IFES Alexander Perelló de Freitas O curso Foco Gerencial. Não visa dizer o COMO e sim apresentar conceitos e situações que incitem pensar e discutir o novo. Estruturação: 1º dia

Leia mais

Gestão de Processos. O que é processo? Tipos Hierarquia Gestão por Funções X Gestão por Processos Gestão por Processos

Gestão de Processos. O que é processo? Tipos Hierarquia Gestão por Funções X Gestão por Processos Gestão por Processos Gestão de Processos O que é processo? Tipos Hierarquia Gestão por Funções X Gestão por Processos Gestão por Processos Gestão de Processos Sordi: a abordagem da Gestão por Processos é também conhecida como

Leia mais

Modelagem de Processos. Rômulo César

Modelagem de Processos. Rômulo César Modelagem de Processos Rômulo César http://romulocesar.com.br/ romulo.andrade@upe.br Professor NOME: RÔMULO CÉSAR DIAS DE ANDRADE Mini CV: Doutorando em Ciência da Computação na Universidade Federal de

Leia mais

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização Ana Paula Penido Planejamento Pensar antes de agir. Planejamento é fundamentalmente um processo de decisão: escolher entre alternativas

Leia mais

Analista de Negócio 3.0

Analista de Negócio 3.0 Analista de 3.0 Análise Corporativa: Analise Corporativa Esta a área de conhecimento descreve as atividades de análise de negócio necessárias para identificar uma necessidade do negócio, problema ou oportunidade.

Leia mais

UM GUIA DE BOAS PRÁTICAS PARA GESTÃO DE MUDANÇAS EM PROJETOS DE BPM

UM GUIA DE BOAS PRÁTICAS PARA GESTÃO DE MUDANÇAS EM PROJETOS DE BPM UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CENTRO DE INFORMÁTICA UM GUIA DE BOAS PRÁTICAS PARA GESTÃO DE MUDANÇAS EM PROJETOS DE BPM APLICADOS NO SETOR PÚBLICO Aluno: Jorge

Leia mais

FAMEBLU Engenharia Civil

FAMEBLU Engenharia Civil Disciplina LOGÍSTICA EMPRESARIAL FAMEBLU Engenharia Civil Aula 8: Indicadores Conceito Indicadores de Desempenho KPI Como implantar indicadores Professor: Eng. Daniel Funchal, Esp. Indicadores Indicadores

Leia mais

APLICAÇÃO DA ENGENHARIA DE REQUISITOS E ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS NA IDENTIFICAÇÃO DE ESCOPO DE SISTEMA

APLICAÇÃO DA ENGENHARIA DE REQUISITOS E ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS NA IDENTIFICAÇÃO DE ESCOPO DE SISTEMA APLICAÇÃO DA ENGENHARIA DE REQUISITOS E ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS NA IDENTIFICAÇÃO DE ESCOPO DE SISTEMA Guilherme de Souza Ferreira Discente do curso Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Leia mais

Analista de Negócio 3.0

Analista de Negócio 3.0 Estudo de Caso A industria Santos é uma empresa siderúrgica que possui duas plantas industriais em dois municípios do interior de Minas Gerais. A sede da empresa fica no estado de São Paulo, na cidade

Leia mais

Project Builder: Apoio a Gestão de Projetos do Nível G ao C do MPS.BR

Project Builder: Apoio a Gestão de Projetos do Nível G ao C do MPS.BR Project Builder: Apoio a Gestão de Projetos do Nível G ao C do MPS.BR Bernardo Grassano 1, Analia Irigoyen Ferreiro Ferreira 2, Mariano Montoni 3 1 Project Builder Av. Rio Branco 123, grupo 612, Centro

Leia mais

Organização. Necessidades de informação para toda a organização

Organização. Necessidades de informação para toda a organização Organização Processos gerenciais e sistemas Necessidades de informação para toda a organização Planejamento e seu vínculo com TI Bibliografia Básica BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de. O uso consciente

Leia mais

Resumo. Palavras-chave: Bpmn,Processo,IML

Resumo. Palavras-chave: Bpmn,Processo,IML Resumo BPMN- IML CARUARU Kamila Camopos e Tiago Augusto Seminários da Qualidade Professor Rômulo César E-mail:kamilla_camp0s@hotmail.com,tiagoaugusto105@gmail.com Com a necessidade cada vez maior de gerenciar

Leia mais

1/28. Roteiro Introdução NBR ISO NBR ISO Recomendações Conclusões Bibliografia 2/28

1/28. Roteiro Introdução NBR ISO NBR ISO Recomendações Conclusões Bibliografia 2/28 Normas - :1997 - :2000 Gestão da Qualidade Adriana Alexandre Marcotti 1/28 1-2- :1997 2.1- Definições 2.2- Descrição 2.3- Estrutura de um Plano de Qualidade 3- :2000 3.1- Definições 3.2- Descrição 3.3-4-

Leia mais