SISTEMA DE GESTÃO ERP
|
|
|
- Luiz Felipe Farinha Camilo
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 SISTEMA DE GESTÃO ERP DEFINIÇÃO, CONCEITUAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE BPM E TÉCNICAS DE MODELAGEM DE PROCESSOS Walison de Paula Silva
2 Agenda BPM MODELAGEM DE PROCESSOS
3 Sistemas de Gestão ERP BPM - Business Process Management
4 BPM - Business Process Management Conceito Chama-se BPM (Business Process Management) ou Gerenciamento de Processos de Negócios à abordagem que consiste em modelar informaticamente os processos de gestão da empresa, quer no seu aspecto aplicativo, quer humano.
5 BPM - Business Process Management Objetivo O BPM - Business Process Management, ou Gerenciamento de Processos de Negócios, tem como objetivo prover o alinhamento dos processos de negócios com a estratégia. Os processos são a execução da estratégia, os objetivos e a cadeia de valor das organizações.
6 BPM - Business Process Management BPM versus Remodelagem de Processos O termo 'processos operacionais' se refere aos processos de rotina (repetitivos) desempenhados pelas organizações no seu dia a dia. Já os 'processos de decisão estratégica', são desempenhados pela alta direção. O BPM difere da remodelagem de processos de negócio, cujo enfoque era as alterações revolucionárias nos processos negócio, já o BPM foca na melhoria contínua dos processos.
7 BPM - Business Process Management Benefício (Gestores) Com uma ferramenta de BPM é possível por exemplo identificar onde estão os gargalos, quem está atrasando (e o quanto está atrasando) determinada tarefa, com que frequência isso ocorre, o percentual de processos concluídos e em andamento.
8 BPM - Business Process Management Benefício (Gestores)
9 BPM - Business Process Management Benefícios (Usuários) com o BPM, eles têm o seu trabalho facilitado, uma vez que recebem tarefas e devem simplesmente executá-las, sem se preocupar com aspectos como onde devem enviá-las, uma vez que o processo já foi desenhado e todas as possíveis situações de seguimento da tarefa já estão programadas. Além de enxergar como foi o caminho realizado até a sua atividade e em que status ela está.
10 BPM - Business Process Management
11 BPM - Business Process Management BPMS - Business Process Management Suites São os softwares responsáveis pela automação das atividades e seus caminhos, são ferramentas que possibilitam desenhar o processo incluindo o papel responsável por cada etapa.
12 BPM - Business Process Management Pontos Importantes BPMS O BPM é uma metodologia de otimização de processos avançada, que se desenvolveu e evoluiu a partir das experiências das duas ondas anteriores (Gestão pela Qualidade Total e BPR).
13 BPM - Business Process Management Pontos Importantes do BPMS Os BPMS (ferramentas de sistema) não são o BPM (Gerenciamento de Processos de Negócios). As ferramentas de software utilizadas para automação dos processos são desejáveis, porém não devem ser o foco. O foco deve ser a melhoria dos processos de negócios para que as organizações possam alcançar os resultados esperados do negócio: lucratividade, satisfação dos clientes, otimização de custos e etc.
14 BPM - Business Process Management Pontos Importantes do BPMS Implantar o BPM (Gerenciamento de Processos de Negócios) em uma empresa não é simples, não é rápido, envolve mudança de comportamento das pessoas e comprometimento da alta administração.
15 BPM - Business Process Management Pontos Importantes do BPMS Por último, o uso da metodologia de Gerenciamento de Processos de Negócios torna-se essencial para o sucesso de um projeto de implantação de BPM. Não necessariamente deve-se contratar uma consultoria especializada, desde que os gerentes tenham conhecimento técnico suficiente e a empresa coloque o BPM como prioridade.
16 BPM - Business Process Management Implantando BPM O Gerenciamento de Processos de Negócios utiliza as melhores práticas de gestão tais como: Mapeamento dos processos Modelagem Plano de comunicação, Automação Monitoramento
17 BPM - Business Process Management Implantando BPM Uma das vertentes do BPM é o foco nas pessoas (human-centric), sendo estas o centro dos processos de negócio. Alguns BPMS vêm seguindo esta corrente, buscando oferecer aos usuários maior facilidade e flexibilidade no uso, o que torna a experiência mais agradável, com ferramentas simples e intuitivas, como:
18 BPM - Business Process Management Automação A automação de processos de negócio é uma prática extremamente eficaz quando se automatizam processos; rapidamente é possível obter-se um controle mais rígido e adaptado às necessidades da empresa. É realizada pelos BPMS (Business Process Management Suites) e têm baixo custo.
19 BPM - Business Process Management Modelagem A modelagem de processos é feita nos próprios BPMS, alguns dos quais seguem a notação mais usada atualmente, o BPMN (Business Process Modeling Notation), que consiste em uma série de ícones padrões para o desenho de processos, o que facilita o entendimento do usuário. Esta é uma etapa importante da automação pois é nela que os processos são descobertos e desenhados.
20 BPM - Business Process Management Desenho Após o desenho e o estabelecimento dos usuários responsáveis pela conclusão de cada tarefa, pode ser feita uma simulação, na qual se pode testar se as regras pré-estabelecidas estão de acordo com o objetivo da empresa e se as tarefas estão sendo encaminhadas para as pessoas corretas.
21 BPM - Business Process Management Execução A execução do processo ocorre após as etapas anteriores já terem sido realizadas. O BPMS utilizado faz com que as tarefas sejam enviadas para os seus devidos responsáveis, controlando o seu tempo de execução por pessoa e pelo processo em geral. Podem ser utilizadas também regras de negócio (Business Rules) pré-estabelecidas.
22 BPM - Business Process Management Controle O controle ideal de BPM é aquele que está presente durante todas as etapas do processo: antes, durante e depois. Um tipo de controle que existe em alguns BPMS são relatórios de fluxos em andamento, no qual são fornecidos: o status do fluxo, com quem está parado e seu status atual. Alguns softwares apresentam gráficos e relatórios com bastantes detalhes dos processos.
23 BPM - Business Process Management Resultados após Implantação do BPM Melhores resultados financeiros, Vantagem competitiva, Redução de custos, Otimização de recursos, Aumento da satisfação dos clientes.
24 Sistemas de Gestão ERP Modelagem de Processos
25 Modelagem de Processos de Negócio Conceito O termo modelagem de processos de negócios foi cunhado na década de 1960, por Williams S. em seu artigo "Business Process Modeling Improves Administrative Control". Sua idéia era que as técnicas para a obtenção de uma melhor compreensão dos sistemas de controle físico poderiam ser usadas de forma semelhante para processos de negócio.
26 Modelagem de Processos de Negócio Conceito de Modelagem de Processos Modelo de Negócio: é o método de fazer negócios pelo qual uma empresa pode se sustentar, isto é, gerar receitas. O modelo de negócios enuncia como uma empresa ganha dinheiro, especificando sua posição na cadeia de valor. Processo de Negócio: é um conjunto de atividades que ocorrem em algum negócio com o objetivo de gerar um produto ou serviço, alcançando determinado objetivo.
27 Modelagem de Processos de Negócio Evolução Histórica Na década de 1990, o termo "processo" se tornou um novo paradigma da produtividade. As empresas foram encorajadas a pensar em processos, ao invés de funções e procedimentos. Modelagem de processo de negócio utiliza a cadeia de eventos da empresa como um todo, desde a compra de suprimentos, vendas até o controle de retorno de produtos.
28 Modelagem de Processos de Negócio Técnicas de Modelagem de Processo de Negócio Fluxograma Diagrama de blocos funcionais de fluxo Diagrama de fluxo de controle Gráfico de Gantt, Diagrama PERT
29 Modelagem de Processos de Negócio Técnicas de Modelagem de Processo de Negócio Os gráficos de Gantt estavam entre os primeiros a chegar por volta de 1899; os fluxogramas, em 1920; Diagrama de Blocos Funcionais de fluxo e PERT, em 1957; Diagramas de Fluxo de Dados, na década de Entre os métodos modernos estão Unified Modeling Language (UML) e Business Process Modeling Notation (BPMN)
30 Modelagem de Processos de Negócio Objetivos A modelagem de processos de negócio permite criar uma abstração de como o negócio funciona. Fornece o entendimento de como são realizadas as diversas atividades contidas em cada processo. Prove o desenho do fluxo de como as atividades são realizadas, desde seu início até alcançar o objetivo do processo.
31 Modelagem de Processos de Negócio Objetivos Modelar um processo permite entender como suas atividades são realizadas, quem são os participantes, que recursos e quais informações são compartilhados. Assim que a modelagem fica pronta, é possível: propor melhorias, identificar atividades candidatas à automação, definir sistemas de suporte ao negócio e identificar oportunidades de terceirização.
32 Modelagem de Processos de Negócio Modelando Processos Para desenvolver um projeto de modelagem de processos, são necessários os seguintes itens: Método Meta-modelo Notação Ferramenta
33 Modelagem de Processos de Negócio Modelando Processos Método: Sequência de passos para levantamento e modelagem de informações. Meta-modelo: Informações a serem modeladas. Notação: Símbolos e regras para representar as informações. Ferramenta: Apoio computacional para documentação das informações.
34 Modelagem de Processos de Negócio Modelando Processos Elementos para Modelagem de Processo: Evento: Acontecimento que inicia a execução (inicial), afeta o comportamento (intermediário) ou conclui um processo (final). Atividades: Conjunto de ações realizadas. Atores: Responsáveis pelas atividades.
35 Modelagem de Processos de Negócio Modelando Processos Elementos para Modelagem de Processo (continuação): Entradas/Saídas: Insumos necessários para o processo ser executado (entrada) e geradas ao final do processo (saídas). Regras: Restrições que causam dependências entre atividades. Recursos: Entidade que pode ser física, abstrata ou informação que faz parte da realização da atividade.
36 Modelagem de Processos de Negócio Modelando Processos Passo a Passo para Modelagem de processos: primeiramente identificar o(s) processo(s) que desejamos modelar; realizar um levantamento detalhado dos processos, descobrindo seu fluxo de trabalho; identificar quem inicia o processo, quem pega o trabalho a seguir, de que forma o trabalho chega lá.
37 Modelagem de Processos de Negócio Modelando Processos Passo a Passo para Modelagem de Processos(continuação): Na modelagem são construídos os diagramas de fluxo de trabalho; cada um desses diagramas contém as atividades realizadas e todos os diagramas devem estar ligados num fluxo de como são realizadas as atividades. (é recomendado utilizar o verbo no infinitivo + nome + algum detalhe se necessário) Exemplo: enviar correspondência
38 Modelagem de Processos de Negócio Modelando Processos Passo a Passo para Modelagem de Processos(continuação): Os passos de cada atividade devem ser descritos de forma que qualquer pessoa que leia o diagrama consiga entender.
39 Modelagem de Processos de Negócio Ferramenta: BizAgi (
40 Sistemas de Gestão ERP Obrigado!
(ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Gestão de Processos Parte 4. Prof.ª Karen Estefan Dutra
(ADMINISTRAÇÃO GERAL Organização, Sistemas e Métodos Gestão de Processos Parte 4 Prof.ª Karen Estefan Dutra Modelagem significa que a representação pode ser usada para mostrar o desempenho do que está
Introdução à Gestão de Processos de Negócios
Introdução à Gestão de Processos de Negócios Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2. Semestre de 2016 SSC0531 - Gestão de Sistemas de Informação Slides inicialmente preparados por Roberto Rocha e Prof. João
SSC0120- Sistemas de Informação Gerenciamento de Processos de Negócio e Sistemas de Informação
SSC0120- Sistemas de Informação Gerenciamento de Processos de Negócio e Sistemas de Informação Simone Senger Souza ICMC/2017 Desafios da Empresa: Como adequar a empresa para tirar vantagem competitiva
BPMN BPMN BUSINESS PROCESS MODELING NOTATION
BPMN BPMN BUSINESS PROCESS MODELING NOTATION (NOTAÇÃO PARA MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIO) Agenda Introdução a BPMN Principais vantagens e benefícios Objetos de Transição, mensagens e associação Eventos
Introdução. Introdução. Introdução. Planejamento da disciplina. Modelagem de Processos de Negócio. Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua
Modelagem de Processos de Negócio Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Gestus Departamento de Ciência da Computação - UFMG Bibliografia Eriksson, H-E; Penker, M. Business Modeling with UML:
Gerenciamento de Processos de Negócio e Sistemas de. Informação
SSC0531- Gestão de Sistemas de Informação Gerenciamento de Processos de Negócio e Sistemas de Informação Simone Senger Souza ICMC/2017 Desafios da Empresa: Como adequar a empresa para tirar vantagem competitiva
Bonita BPM uma solução inovadora para gerenciar o seu processo de negócio
60 Resumos Expandidos: XII Mostra de Estagiários e Bolsistas... Bonita BPM uma solução inovadora para gerenciar o seu processo de negócio Douglas Alves Rodrigues¹ Luciana Alvim Santos Romani² Resumo: Neste
Modelagem de Processos. Prof a. Silvia Inês Dallavalle de Pádua
Modelagem de Processos Prof a. Silvia Inês Dallavalle de Pádua 1 BIBLIOGRAFIA DEBEVOISE, T;GENEVA,R. The microguide Process Modeling in BPMN. Booksurge, 2008. VALLE, R.; OLIVEIRA, S.B. Análise e modelagem
Gerenciamento de Processos de Negócio - BPM Marcos Sganderlla Henrique Brodbeck
Gerenciamento de Processos de Negócio - BPM Marcos Sganderlla Henrique Brodbeck Agosto, 2013 Modelos de negócio Processos de negócio Modelos de processos de negócio 2 Modelo de negócio Descrição formal
Engenharia de Software Modelagem de Negócio
Engenharia de Software Modelagem de Negócio Prof. Ms.C. Paulino Wagner Palheta Viana Manaus, Março 2018 1 Modelagem de negócio Estrutura dinâmica da organização; visão comum da organização por clientes
Título da Apresentação
Título da Apresentação Processo Demoiselle para Modelagem de Negócio Palestrantes: Alisson Wilker [email protected] http://www.frameworkdemoiselle.gov.br/projetos/process 00/00/0000 Agenda
BPMN. Prof a. Silvia Inês Dallavalle de Pádua
BPMN Prof a. Silvia Inês Dallavalle de Pádua 1 BIBLIOGRAFIA DEBEVOISE, T;GENEVA,R. The microguide Process Modeling in BPMN. Booksurge, 2008. VALLE, R.; OLIVEIRA, S.B. Análise e modelagem de processo de
Modelagem de Processos. Rômulo César
Modelagem de Processos Rômulo César http://romulocesar.com.br/ [email protected] Professor NOME: RÔMULO CÉSAR DIAS DE ANDRADE Mini CV: Doutorando em Ciência da Computação na Universidade Federal de
Diagramação de Processos com o Software Bizagi Gabriela Musse Branco
Diagramação de Processos com o Software Bizagi Gabriela Musse Branco ESCRITÓRIO DE PROCESSOS - DGI - PROPLAN Programa Objetivo: capacitar os participantes a entender a gestão por processos e diagramar
Requisitos de Sistemas
Requisitos de Sistemas Unidade II - Processos de Negócio Identificação Conceitos Modelagem - BPM - UML Processos x Requisitos 1 Processo de negócio CONCEITO Um processo de negócio, processo organizacional
Modelagem e Análise de Processos na área de TI. Josué Vitor Professor e Pesquisador DEPAD/UFRN
Modelagem e Análise de Processos na área de TI Josué Vitor [email protected] Professor e Pesquisador DEPAD/UFRN CONCEITOS INTRODUTÓRIOS Um processo de negócio descreve o trabalho executado pelos recursos
BPMN e BPMS. Ad, Décio, Marcos, Yuri
BPMN e BPMS Ad, Décio, Marcos, Yuri BPM - Business Process Management Surgimento Contexto Conceito Prós e Contras Ciclo de vida Design Modelagem Execução Monitoramento Otimização Reengenharia BPMn - Business
PROCESSO DE MODELAGEM DE NEGÓCIO PARA AMBIENTES DE DESENVOLVIMENTO ÁGIL
6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG PROCESSO DE MODELAGEM DE NEGÓCIO PARA AMBIENTES DE DESENVOLVIMENTO ÁGIL Douglas
1 Modelagem de Processos de Negócio Engenharia de Software.
1 Modelagem de Processos de Negócio Engenharia de Software. Modelagem de processos de negócio A Modelagem de Processo de Negócio é uma das atividades que visa a criação de um modelo com os processos de
ENGENHARIA DE SOFTWARE I AULA 3. Análise e diagramação. professor Luciano Roberto Rocha.
ENGENHARIA DE SOFTWARE I AULA 3 Análise e diagramação professor Luciano Roberto Rocha www.lrocha.com.br POR QUE DIAGRAMAR A maioria dos problemas encontrados em sistemas tem sua origem na construção do
PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Aula 9 - Modelagem de Processos com BPMN Prof. Fabiano Nezello, Msc :: Tipos de Notação para modelagem de processos Tipos de Modelagem Hierarquia Fluxograma Rummler-Brache
Modelagem de Processos de Negócio Aula 4 Projeto de Modelagem Andréa Magalhães Magdaleno
Modelagem de Processos de Negócio Aula 4 Projeto de Modelagem Andréa Magalhães Magdaleno [email protected] 2018.02 Agenda Projeto de Modelagem Método Meta-Modelo Notação Ferramenta Estudo de Caso Exercício
Modelagem de Processos de Negócio Aula 10 Aplicações Andréa Magalhães Magdaleno
Modelagem de Processos de Negócio Aula 10 Aplicações Andréa Magalhães Magdaleno [email protected] 2016.02 Agenda Soluções de BPM Ficha de Processos Escritório de Processos BPM Ágil Automatização através
[BPM CBoK, v3.0] CONCEITO DE PROCESSO:
Metodologias e estruturas de trabalho padronizadas asseguram que a modelagem, análise e transformação de processos siga um caminho comumente aceito para atingir os melhores resultados. CONCEITO DE PROCESSO:
Processamento. Atividades Agregar Valor Troughput*
Processos Processo é qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um input, adiciona valor a ele e fornece um output a um cliente específico. Inputs podem ser materiais, informações, conhecimento,
UML Unified Modeling Language Linguagem de Modelagem Unificada
UML Unified Modeling Language Linguagem de Modelagem Unificada Prof. Gilberto Porto e-mail: [email protected] A linguagem UML n UML (Unified Modeling Language) Linguagem de Modelagem Unificada
MBA em Qualidade e Gestão de Processos
1 Modelagem de Processos de Negócio Modelagem de Processos de Negócio Marcos Santos Mini Currículo de Marcos Santos Executivo da administração e do comércio internacional, pós graduado em Comércio Exterior
Engenharia de Software. UML Unified Modeling Language
Engenharia de Software UML Unified Modeling Language UML - INTRODUÇÃO UML é um acrônimo para a expressão Linguagem de Modelagem Unificada. Pela definição de seu nome, vemos que a UML é uma linguagem que
RAFAEL BARBOSA GESTÃO PÚBLICA
RAFAEL BARBOSA GESTÃO PÚBLICA 1. Ciclo de gerenciamento de processos a) CBOK: A prática de gerenciamento de processos de negócio pode ser caracterizada como um ciclo de vida contínuo de etapas integradas:
WORKSHOP MELHORIA DE PROCESSOS WORKSHOP II Mapeamento de Processos
WORKSHOP MELHORIA DE PROCESSOS WORKSHOP II Mapeamento de Processos Superintendência de Planejamento e Gestão Escritório de Processos Organizacionais Goiânia, 03 de junho de 2009 Objetivos do Workshop II
MODELAGEM DE SISTEMAS. Introdução a Computação e Engenharia de Software. Profa. Cynthia Pinheiro
MODELAGEM DE SISTEMAS Introdução a Computação e Engenharia de Software Profa. Cynthia Pinheiro Introdução Modelagem de Sistemas: A modelagem de um sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade
Termos de Referência para serviços especializados de consultoria Individual na área de Especialista em Transito
Termos de Referência para serviços especializados de consultoria Individual na área de Especialista em Transito Projeto de Modernização Fiscal do Tocantins (PMF/TO) Banco Interamericano de Desenvolvimento
Modelagem de Processos de Negócio Aula 12 Aplicações Andréa Magalhães Magdaleno
Modelagem de Processos de Negócio Aula 12 Aplicações Andréa Magalhães Magdaleno [email protected] 2017.01 Agenda Soluções de BPM Ficha de Processos Escritório de Processos BPM Ágil Automatização através
Análise e projeto de sistemas
Análise e projeto de sistemas Conteúdo: UML O processo de desenvolvimento de software Prof. Patrícia Lucas A linguagem de modelagem unificada (UML) A UML teve origem em uma tentativa de se unificar os
Modelagem de Processos BPMN. Silvana Pereira Detro
Modelagem de Processos BPMN Silvana Pereira Detro Processos Uma sequência ou fluxo de atividades para atingir um determinado objetivo organizacional (BPMN 2.0 Specification) Uma visão formalizada de um
Pós-Graduação. Gestão Estratégica de Processos de Negócios
Pós-Graduação Gestão Estratégica de Processos de Negócios - 2017 Disciplinas: 1) Introdução a BPM, Contexto Organizacional e Profissional 2) Estratégia e Modelagem do Negócio Aplicada com Foco em BPM 3)
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPI JOÃO CÂMARA RATIONAL UNIFIED PROCESS - RUP
1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPI JOÃO CÂMARA RATIONAL UNIFIED PROCESS - RUP Nickerson Fonseca Ferreira [email protected] Introdução 2 Modelo
CEULJI ULBRA Sistemas de Informação Disciplina Gestão de Projetos 1 semestre de 2016 Primeiro Semestre. Lista de exercícios 01
CEULJI ULBRA Sistemas de Informação Disciplina Gestão de Projetos 1 semestre de 2016 Primeiro Semestre Lista de exercícios 01 DEFINIÇÃO DE CONTROLE DE PROJETO PERT & CPM Listas de exercícios - Lista de
UML Diagrama de Atividades Diagrama de Caso de Uso. ENG1518/3VB Sistemas de Informação Gerenciais Prof. Marcos Villas
Diagrama de Atividades Diagrama de Caso de Uso ENG1518/3VB Sistemas de Informação Gerenciais Prof. Marcos Villas [email protected] 1 - Conceitos 2 UML é uma linguagem para: Especificar Visualizar Construir...
UML. Modelando um sistema
UML Modelando um sistema Fases do desenvolvimento de Software Análise de requisitos Análise Projeto Programação Análise de Requisitos Esta fase captura as intenções e necessidades dos usuários do sistema
1. Transformação de Processos de Negócio
1. Transformação de Processos de Negócio A Organização é tão boa quanto seus processos Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM Business Process Management) é uma disciplina gerencial que integra estratégias
1 Introdução. 1.1 Teoria dos Sistemas 23/4/2010
1 1 Introdução 1.1 Teoria dos Sistemas 1.2 Constituição dos sistemas 1.3 Natureza dos sistemas 1.4 Parâmetros do sistema 1.5 Descrição de sistemas 1.6 Desafios enfrentados no desenvolvimento 1.7 Perfil
UML (Unified Modelling Language)
UML (Unified Modelling Language) Curso de Especialização DEINF - UFMA Desenvolvimento Orientado a Objetos Prof. Geraldo Braz Junior Referências: Booch, G. et al. The Unified Modeling Language User Guide
OSM - PROCESSOS ORGANIZACIONAIS BPM / BPMN
OSM - PROCESSOS ORGANIZACIONAIS BPM / BPMN BPM - BUSINESS PROCESS MANAGEMENT (GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO) Os princípios fundamentais de BPM enfatizam a visibilidade, a responsabilidade e a capacidade
RUP Rational Unified Proccess (Processo Unificado da Rational) Equipe WEB Cercomp
RUP Rational Unified Proccess (Processo Unificado da Rational) Equipe WEB Cercomp [email protected] 1. Introdução É um processo proprietário de Engenharia de software criado pela Rational Software Corporation,
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa Certificate in Business and People Management - CBPM. Nome completo
Certificate in Business and People Management - CBPM Nome completo PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE EQUIPE: TÍTULO DO PROJETO São Paulo 2016 Nome do Autor(a) PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE EQUIPE: TÍTULO DO PROJETO
Instruções para elaboração de TCC - CBPM PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE EQUIPE DE PROCESSO
INSPER INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMAS CERTIFICATES Instruções para elaboração de TCC - CBPM PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE EQUIPE DE PROCESSO I - APRESENTAÇÃO Estas instruções para elaboração de
Ciência da Computação. Análise e Projeto Orientado a Objetos UML. Anderson Belgamo
Ciência da Computação Análise e Projeto Orientado a Objetos UML Anderson Belgamo 1 Evolução do Software O rápido crescimento da capacidade computacional das máquinas resultou na demanda por sistemas de
IFSC/Florianópolis - CTI - Projeto de Sistemas - prof. Herval Daminelli
MODELAGEM DE SOFTWARE Sistemas de média e grande complexidade necessitam de uma metodologia destinada a facilitar o seu desenvolvimento; Esta metodologia corresponde a uma visão, uma abstração do sistema
! Introdução. " Motivação para Processos de Software. ! Processo Unificado (USDP) " Definições " RUP x USDP " Características do Processo Unificado
Agenda Rodrigo Reis Cleidson de Souza! Introdução " Motivação para Processos de Software! (USDP) " Definições " RUP x USDP " Características do! Descrição detalhada do! Processos Derivados! Templates simplificados!
Modelagem de Processos de Negócio Aula 3 Projeto de Modelagem. Andréa Magalhães Magdaleno
Modelagem de Processos de Negócio Aula 3 Projeto de Modelagem Andréa Magalhães Magdaleno [email protected] Agenda Método Meta-Modelo Notação Ferramenta Estudo de Caso 2 3 Projeto de Modelagem MÉTODO Método
Apresentação do Capítulo 4 MDA (Model-Driven Archtecture) ALUNO: DOMENICO SCHETTINI FILHO NÚMERO USP:
Apresentação do Capítulo 4 MDA (Model-Driven Archtecture) ALUNO: DOMENICO SCHETTINI FILHO NÚMERO USP: 8429016 Definição de MDA OMG (Object Management Group) propôs uma aplicação abrangente das práticas
Modelagem de Processos de Negócio Aula 11 Aplicações Andréa Magalhães Magdaleno
Modelagem de Processos de Negócio Aula 11 Aplicações Andréa Magalhães Magdaleno [email protected] 2017.02 Agenda Soluções de BPM Ficha de Processos Escritório de Processos BPM Ágil ou Lean BPM Automatização
Curso Mapeamento de Processos com BPMN
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Curso Mapeamento de Processos com BPMN 13, 14 e 15 de fevereiro (12 horas) Horário: 14 às 18 h Prof. Dr. Cláudio Márcio Mendonça [email protected] 1 PROCESSOS BPM / BPMN 13/2
MELITTA INVESTE EM GESTÃO DE PROCESSOS E GANHA EM PRODUTIVIDADE E CONTROLE
MELITTA INVESTE EM GESTÃO DE PROCESSOS E GANHA EM PRODUTIVIDADE E CONTROLE A Lecom BPM, implantada com sucesso como suíte de produtividade em processos capaz de centralizar, agilizar e otimizar processos
Análise de Sistemas. Visão Geral - Orientação a Objetos. Prof. José Honorato Ferreira Nunes
Análise de Sistemas Visão Geral - Orientação a Objetos Prof. José Honorato Ferreira Nunes Prof. José Honorato Ferreira Nunes [email protected] Resumo: VISÃO GERAL: Modelagem de sistemas
Oficina - Gestão por Processos
Oficina - Gestão por Processos Isaac da Silva Torres João Francisco da Fontoura Vieira 02/09/2015 Escritório de Processos 1 Tópicos Nesta oficina, apresentaremos a Gestão por Processos e a sua relação
BPM + RPA: Como unir a eficácia da Transformação com a eficiência da Robotização
BPM + RPA: Como unir a eficácia da Transformação com a eficiência da Robotização A iprocess é uma empresa especializada em soluções de Gestão por Processos e suas tecnologias habilitadoras como BPM, ECM
Social BPM: Processos de Negócio, Colaboração e Tecnologia Social
Social BPM: Processos de Negócio, Colaboração e Tecnologia Social Núcleo de Pesquisa e Inovação em CiberDemocracia Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(UNIRIO) SOCIAL BPM POR QUE ISSO ME INTERESSA?
Sistema de informação gerencial
Sistema de informação gerencial A contabilidade e o uso de tecnologias da informação Pergunta 1 1. Segundo Gonçalves e Riccio (2009), a adoção de TI pode ser compreendida medindo-se sua intensidade nas
Notas de Aula 03: Introdução a Orientação a Objetos e a UML
Notas de Aula 03: Introdução a Orientação a Objetos e a UML Objetivos da aula: Introduzir os conceitos da Orientação à Objetos (O.O) Introduzir os conceitos da UML Relacionar os processos às ferramentas
Modelagem de Processos de Negócio Aula 12 Aplicações Andréa Magalhães Magdaleno
Modelagem de Processos de Negócio Aula 12 Aplicações Andréa Magalhães Magdaleno [email protected] 2018.02 Agenda Soluções de BPM Flimple - Ficha de Processos Escritório de Processos BPM Ágil ou Lean BPM
Rational Unified Process (RUP)
Rational Unified Process (RUP) A Rational é bem conhecida pelo seu investimento em orientação em objetos. A empresa foi à criadora da Unified Modeling Language (UML), assim como de várias ferramentas que
Aula 1 - Introdução à disciplina e Processos de desenvolvimento de software e suas atividades básicas
Aula 1 - Introdução à disciplina e Processos de desenvolvimento de software e suas atividades básicas Análise de Sistemas Prof. Filipe Arantes Fernandes [email protected] Nome da disciplina:
APLICAÇÃO DA ENGENHARIA DE REQUISITOS E ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS NA IDENTIFICAÇÃO DE ESCOPO DE SISTEMA
APLICAÇÃO DA ENGENHARIA DE REQUISITOS E ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS NA IDENTIFICAÇÃO DE ESCOPO DE SISTEMA Guilherme de Souza Ferreira Discente do curso Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Apresentação de Case: Escritório de Gerenciamento de Projetos. Fernanda Freaza, Gestora do EGP
Apresentação de Case: Escritório de Gerenciamento de Projetos Fernanda Freaza, Gestora do EGP Porto Alegre, RS 14 de Abril de 2016 Agenda 1 2 3 4 5 6 7 8 Por que implantar um EGP? Contexto da implantação
Engenharia de Software
Universidade São Judas Tadeu Prof. André Luiz Ribeiro Prof. Jorge Luis Pirolla Introdução à Computação Engenharia de Software Tópicos O que é Engenharia de Software? Engenharia de Software em camadas Processo
Gerenciamento de Processos de Negócios em BPM Gabriel Generoso Ferreira
1 Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão de TI / Turma 24 29 de outubro de 2014 Gerenciamento de Processos de Negócios em BPM Gabriel Generoso Ferreira RESUMO Analisando o cenário atual
Modelagem de processos e gestão da qualidade da fundação uniselva. Prof. Dr. Cristiano Maciel Diretor
Modelagem de processos e gestão da qualidade da fundação uniselva Prof. Dr. Cristiano Maciel Diretor Fundação UNISELVA Missão: Apoiar as atividades de pesquisa, ensino, extensão, trinômio de sustentação
Gestão de Processos. O que é processo? Tipos Hierarquia Gestão por Funções X Gestão por Processos Gestão por Processos
Gestão de Processos O que é processo? Tipos Hierarquia Gestão por Funções X Gestão por Processos Gestão por Processos Processos Processo é qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um input,
BAM - Business Activity Monitoring. A importância de se monitorar os dados para atingir resultados
BAM - Business Activity Monitoring A importância de se monitorar os dados para atingir resultados Índice Introdução O que é o BAM? BAM e os processos produtivos Benefícios práticos do BAM Onde o BAM é
SIGERIS SISTEMA DE GESTÃO DE REDES DE INFRAESTRUTURAS PREDIAIS 1 SIGERIS - SYSTEM OF MANAGEMENT OF PREDIAL INFRASTRUCTURE NETWORKS
SIGERIS SISTEMA DE GESTÃO DE REDES DE INFRAESTRUTURAS PREDIAIS 1 SIGERIS - SYSTEM OF MANAGEMENT OF PREDIAL INFRASTRUCTURE NETWORKS Rafael Marisco Bertei 2, Héber Martins Oliveira 3, Josué Toebe 4 1 Projeto
Modelagem de Processos de Negócio Aula 10 Avaliação de AS-IS Andréa Magalhães Magdaleno
Modelagem de Processos de Negócio Aula 10 Avaliação de AS-IS Andréa Magalhães Magdaleno [email protected] 2018.02 Agenda Execução e monitoramento Avaliar situação atual (AS-IS) Avaliação da perspectiva
ROTINA OPERACIONAL PADRÃO
1/5 1. FINALIDADE para padronização e orientação acerca das ferramentas utilizadas na gestão de processos em âmbito institucional. 1.1 Entrada/Insumo Demanda dos gestores para mapeamento de seus processos.
Diagrama de Casos de Uso. Interagindo com o Usuário
Diagrama de Casos de Uso Interagindo com o Usuário Diagrama de Casos de Uso Procura, por meio de uma linguagem simples, possibilitar a compreensão do comportamento externo do sistema por qualquer pessoa,
Oficina - Gestão por Processos
Oficina - Gestão por Processos Isaac da Silva Torres João Francisco da Fontoura Vieira 02/09/2015 Escritório de Processos 1 Tópicos Nesta oficina, apresentaremos a Gestão por Processos e a sua relação
BPM E CBOK. Prof. Gilberto Porto. Prof. Gilberto Porto.
BPM E CBOK Áreas de conhecimento CBOK Principais conceitos de BPM O capítulo de Gerenciamento de Processos de Negócio concentra- se nos conceitos de BPM, tais como definições- chave, processo ponta a ponta,
Princípios de Análise e Projeto Orientados a Objetos com UML
Princípios de Análise e Projeto Orientados a Objetos com UML Eduardo Bezerra Editora CAMPUS Copyright 2002, 2003 Eduardo Bezerra 1 Capítulo 1 Visão Geral Um modelo é uma simplificação da realidade que
