ARISTÓTELES ÉTICA A NICÔMACO LIVROS I E II JOÃO PAULO OCKE DE FREITAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ARISTÓTELES ÉTICA A NICÔMACO LIVROS I E II JOÃO PAULO OCKE DE FREITAS"

Transcrição

1 ÉTICA A NICÔMACO LIVROS I E II

2 ÉTICA A NICÔMACO LIVRO I 1. O bem: conceito. Teleologia. 2./5./7./8. O Bem supremo ou o melhor dos bens: características e conceito. 7./8./12. Felicidade: características e conceito.

3 ÉTICA A NICÔMACO LIVRO I 2./9. Finalidades da ciência política. A pólis e os legisladores. 3./4. A ciência política: Definição. Quem está apto para conhecê-la.

4 ÉTICA A NICÔMACO LIVRO I 4./8. Meta da política. Ponto de partida. 5./7. Três tipos de vida. Felicidade. Areté = excelência (virtude).ver N. R. 1, p. 122.

5 ÉTICA A NICÔMACO LIVRO I 6. Diferenças com relação a Platão. Escola de Atenas ( ), de Rafael Sanzio ( ):

6 ÉTICA A NICÔMACO LIVRO I 7. A função peculiar do ser humano. A atividade vital do elemento racional do homem (não é apenas conhecimento) 2 partes. Função própria do homem bom. 8. Três classes de coisas boas: bens exteriores, bens da alma e bens do corpo. Bens da alma: conceito. A vida de atividade conforme a excelência e a sua relação com a questão do prazer.

7 ÉTICA A NICÔMACO LIVRO I 9. A felicidade. Bens preexistentes, coadjuvantes e instrumentais relacionados à felicidade. A finalidade da ciência política é a finalidade suprema. Pressupostos da felicidade.

8 ÉTICA A NICÔMACO LIVRO I 10. Sucesso ou fracasso na vida. As atividades conformes à excelência. A prática ou contemplação do que é conforme a excelência. A felicidade e a desgraça. Requisitos mencionados.

9 ÉTICA A NICÔMACO LIVRO I 11. O bem e o mal que atingem os mortos. 12. O louvor convém à excelência, pois é esta que torna o homem capaz de praticar ações nobilitantes.

10 ÉTICA A NICÔMACO LIVRO I 13. A excelência humana é a da alma e não do corpo. O estadista deve conhecer as funções da alma. Constituição da alma (partes inseparáveis): 1. Parte irracional. 2. Parte racional. Duas espécies de excelência. Formas de excelência. *** Excelência: conceito.

11 1. Excelência intelectual e excelência moral: Origem, desenvolvimento, hábito. Relação com a natureza. Destruição As faculdades naturais. As coisas que temos de aprender antes de fazer, aprendemo-las fazendo-as. Os legisladores formam os cidadãos habituando-os a fazerem o bem. Disposições morais atividades. Hábito e infância.

12 2. As ações determinam (...) a natureza das disposições morais que irão criar-se... Agir de acordo com a reta razão. As matérias relativas à conduta e ao que nos convém, nada têm de fixo (...) as próprias pessoas engajadas na ação devem considerar em cada caso o que é adequado à ocasião. Raciocínio aplicável às várias formas de excelência moral:...abstendo-nos dos prazeres tornamo-nos moderados, e é quando nos tornamos moderados que somos mais capazes de nos abster deles...

13 3. Indício das disposições morais: o prazer ou o sofrimento. O prazer moralmente bom e pessoas moralmente boas. Vida de prazer. A dor e o sofrimento são partes integrantes da vida. A verdadeira educação. As excelências morais, as ações e emoções, o prazer e o sofrimento. Excelência moral: faz o melhor em relação ao prazer e ao sofrimento. Deficiência moral: faz o pior em relação ao prazer e ao sofrimento.

14 3. Três objetos de escolha: o nobilitante, o vantajoso e o agradável. Três objetos de repulsa: o ignóbil, o nocivo e o penoso. Os homens regulam as suas ações pelo critério do prazer e do sofrimento. Excelência moral e ciência política: preocupação com o prazer e com o sofrimento.

15 3. Homem bom: acerta as escolhas, o que usa bem o prazer e o sofrimento. Homem mau: erra as escolhas, o que usa mal o prazer e o sofrimento. Não há um egoísmo hedonista. A ação moralmente correta deve ser feita com inclinação e pressupõe um juízo racional.

16 4. As ações excelentes devem ser deliberadamente escolhidas. Ação voluntária: a que tem origem no agente. As ações são contingentes e, por isso, depende de nós o agir ou o não agir. 5. Três espécies de manifestação da alma: emoções, faculdades e disposições. As várias espécies de excelência moral (e as de deficiência moral) são disposições.

17 5. Emoções: desejos, cólera, medo, temeridade, inveja, alegria, amizade, ódio, saudade, ciúme, emulação, piedade, sentimentos acompanhados de prazer ou sofrimento. Faculdades: inclinações por causa das quais é possível ser capaz de sentir as emoções. Disposições: estados de alma por causa dos quais estamos bem ou mal em relação às emoções.

18 5. Excelência moral. Caráter. Disposição. Decisão. Fim. Vontade fraca.

19 6. Cada uma das formas de excelência moral, além de proporcionar boas condições à coisa a que ela dá excelência, faz com que esta mesma coisa atue bem (...) a excelência moral do homem também será a disposição que faz um homem bom e o leva a desempenhar bem a sua função.

20 6. Meio-termo: o equidistante em relação a cada um dos extremos, o que é um só e o mesmo para todos. Meio-termo em relação a nós: o que não é demais nem muito pouco, o que não é um só e o mesmo para todos. A excelência deve ter a qualidade de atingir o meio-termo, é algo como a equidistância.

21 6. Características da excelência moral: ser louvado e estar certo. Características da deficiência moral: o excesso e a falta. Alvo: a mediania agir e sentir i- no momento certo, ii- em relação aos objetos certos, iii- em relação às pessoas certas, iv- pelas razões certas e v- de maneira certa. Corrigir:...com efeito, o mal pertence à categoria do ilimitado, segundo a imaginação dos pitagóricos... (p. 144, linhas 31-32). É fácil errar e difícil acertar.

22 6. A excelência moral é uma disposição da alma relacionada com a escolha de ações e emoções, e consiste num meiotermo relativo a nós e determinado pela razão. A excelência moral é um meio-termo, mas com referência ao que é melhor e conforme ao bem ela é um extremo. Há ações ou emoções nos quais está implícita a maldade nunca será possível (...) estar certo em relação a elas; estar-se-á sempre errado. Não há meio-termo de excesso e falta, nem excesso e deficiência de meio-termo.

23 7. VÍCIO POR EXCELÊNCIA VÍCIO POR EXCESSO DEFICIÊNCIA Medo ou Coragem Temeridade ou Arrebatamento Covardia Insensibilidade Moderação Concupiscência Avareza Liberalidade Prodigalidade Mesquinhez Magnificência Ostentação Pusilanimidade Magnanimidade Pretensão Desambição (Sem nome) Ambição Apatia Amabilidade Irascibilidade Falsa modéstia Veracidade Jactância Enfado Espirituosidade Bufonaria Misantropia Disposição amistosa Obsequiosidade ou Adulação Impudência Recato Acanhamento Despeito Indignação justa Inveja

24 8. Três espécies de disposições morais: uma excelência moral (o meio-termo) e duas deficiências morais (falta e excesso). As situações extremas são contrárias à situação intermediária e contrárias entre si. O meio-termo é contrário aos extremos; é excessivo em relação às deficiências, e deficientes em relação aos excesso.

25 8. Cada pessoa nas situações extremas empurra a pessoa na situação intermediária contra a outra. O maior grau de oposição é o existente entre os dois extremos. Alguns extremos apresentam uma certa semelhança em relação à situação intermediária.

26 8. Em relação ao meio-termo, em alguns casos é a falta e em outros é o excesso que está mais afastado. Duas são as razões: i) a própria coisa. ii) nós mesmos. Portanto, são tidas como mais contrárias ao meio-termo: i) as coisas mais afastadas do meio-termo. ii) as coisas para as quais nos sentimos mais inclinados.

27 9. Excelência moral: sua característica é visar às situações intermediárias nas emoções e nas ações. (p. 149) Não é fácil ser bom, agir bem é raro, louvável e nobilitante e quem visa ao meio-termo deve primeiro evitar o extremo mais contrário a ele. De dois extremos, um induz mais ao erro do que outro; deve-se, portanto, escolher o menor dos males. Os erros são descobertos mediante a observação do prazer ou do sofrimento que provocam.

28 9. Em tudo devemos precaver-nos principalmente contra o que é agradável e contra o prazer, pois não somos juízes imparciais diante deste (...) se o afastamos de nós é menos provável que erremos. (p. 150)...não é fácil determinar racionalmente até onde e em que medida uma pessoa pode desviar-se antes de tornar-se censurável (...); tais coisas dependem de circunstâncias específicas, e a decisão depende da percepção. Isto é bastante para determinar que a situação intermediária deve ser louvada em todas as circunstâncias, mas que às vezes devemos inclinar-nos no sentido do excesso, e às vezes no sentido da falta, pois assim atingiremos mais facilmente o meiotermo e o que é certo. (p. 150)

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 13/Setembro/2017 FEA USP

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 13/Setembro/2017 FEA USP Ética e Organizações EAD 791 Prof. 13/Setembro/2017 FEA USP Ética Aula 13/09/2017 A ética das virtudes em Aristóteles Referência CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2010. Unidade 8

Leia mais

Capítulo 1 Felicidade e filosofia no pensamento antigo

Capítulo 1 Felicidade e filosofia no pensamento antigo Filosofia Capítulo 1 Felicidade e filosofia no pensamento antigo Você é feliz? Fontes da felicidade: coisas que tornam o indivíduo feliz. Bens materiais e riqueza. Status social, poder e glória. Prazeres

Leia mais

FORMAÇÃO DA MORAL OCIDENTAL -GRÉCIA ANTIGA -

FORMAÇÃO DA MORAL OCIDENTAL -GRÉCIA ANTIGA - FORMAÇÃO DA MORAL OCIDENTAL -GRÉCIA ANTIGA - Prof. Jailson Costa S O F I S T A S Filosofia, ÉTICA, POLÍTICA ética e E desenvolvimento SOCIEDADE humano Sofistas e o relativismo ético Sofistas e o relativismo

Leia mais

CENÁRIO FILOSÓFICO DA GRÉCIA CLÁSSICA I

CENÁRIO FILOSÓFICO DA GRÉCIA CLÁSSICA I CENÁRIO FILOSÓFICO DA GRÉCIA CLÁSSICA I A ideia de que a finalidade da política não é o exercício do poder, mas a realização da justiça para o bem comum da cidade; A ideia de que o homem livre (e somente

Leia mais

Unidade 2 Ética Antiga

Unidade 2 Ética Antiga Unidade 2 Ética Antiga 1º Bimestre M2 Filosofia E-mail: eu@profpetterson.com Os Sofistas movimento intelectual na Grécia do séc. V (a.n.e.). "sofista" mestre ou sábio - sofia (sabedoria). saber a respeito

Leia mais

O Teleologismo de Aristóteles: A Teoria das Virtudes à luz da Ética a Nicômaco

O Teleologismo de Aristóteles: A Teoria das Virtudes à luz da Ética a Nicômaco O Teleologismo de Aristóteles: A Teoria das Virtudes à luz da Ética a Nicômaco The Aristotle s Teleologism: The Theory of Virtues in the light of the Nicomachean Ethics Ana Rosa Luz 1 Resumo: Este artigo

Leia mais

ISSN: X COLÓQUIO DO MUSEU PEDAGÓGICO 28 a 30 de agosto de 2013

ISSN: X COLÓQUIO DO MUSEU PEDAGÓGICO 28 a 30 de agosto de 2013 FELICIDADE EM ARISTÓTELES Larisse Silva Andrade * (UESB) Maria Rita Santos ** (UESB) RESUMO Esse texto pretende investigar o Bem- humano na perspectiva da Ética e da Política teorizadas por Aristóteles

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Em busca do equilíbrio, da justiça e da felicidade Carlos Morais Affonso Júnior Os professores de Filosofia do Direito normalmente comentam e discutem em classe a obra ÉTICA A NICÔMACO

Leia mais

PRINCÍPIOS ÉTICOS E FILOSÓFICOS Introdução a ética aristotélica

PRINCÍPIOS ÉTICOS E FILOSÓFICOS Introdução a ética aristotélica PRINCÍPIOS ÉTICOS E FILOSÓFICOS Introdução a ética aristotélica Prof. Me. Renato R. Borges Aristóteles(IV a.c), Kant(1804) e Stuart Mill (1873). facebook.com/prof.renato.borges www.professorrenato.com

Leia mais

FILOSOFIA 7º ANO 2017

FILOSOFIA 7º ANO 2017 FILOSOFIA 7º ANO 2017 Como saber qual a ação é correta e qual não é? Escolhas Critérios 1. COMO OS OUTROS FAZEM? ÉTICA E MORAL O que é certo a ser feito? Há situações que envolvem situações amplas. Pode

Leia mais

Teorias éticas. Capítulo 20. GRÉCIA, SÉC. V a.c. PLATÃO ARISTÓTELES

Teorias éticas. Capítulo 20. GRÉCIA, SÉC. V a.c. PLATÃO ARISTÓTELES GRÉCIA, SÉC. V a.c. Reflexões éticas, com um viés político (da pólis) _ > como deve agir o cidadão? Nem todas as pessoas eram consideradas como cidadãos Reflexão metafísica: o que é a virtude? O que é

Leia mais

O QUE É ÉTICA? Definição clássica

O QUE É ÉTICA? Definição clássica O QUE É ÉTICA? Definição clássica É entendida como um estudo ou uma reflexão, científica ou filosófica, e eventualmente até teológica, sobre os costumes ou sobre as ações humanas; A ética estuda os grandes

Leia mais

A ÉTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO

A ÉTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO SOFISTAS Acreditavam num relativismo moral. O ceticismo dos sofistas os levava a afirmar que, não existindo verdade absoluta, não poderiam existir valores que fossem validos universalmente. A moral variaria

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia PRGRA Pró-Reitoria de Graduação DIRPS Diretoria de Processos Seletivos

Universidade Federal de Uberlândia PRGRA Pró-Reitoria de Graduação DIRPS Diretoria de Processos Seletivos FILOSOFIA GABARITO OFICIAL DEFINITIVO Questão 1 a) A virtude, segundo Aristóteles, consiste em manter o justo meio entre um excesso e uma falta vinculados a sentimentos, paixões e ações. A virtude ética

Leia mais

FILOSOFIA COMENTÁRIO DA PROVA DE FILOSOFIA

FILOSOFIA COMENTÁRIO DA PROVA DE FILOSOFIA COMENTÁRIO DA PROVA DE FILOSOFIA Mais uma vez a UFPR oferece aos alunos uma prova exigente e bem elaborada, com perguntas formuladas com esmero e citações muito pertinentes. A prova de filosofia da UFPR

Leia mais

EUDAIMONIA E O PROBLEMA DAS AÇÕES VIRTUOSAS EM ARISTÓTELES

EUDAIMONIA E O PROBLEMA DAS AÇÕES VIRTUOSAS EM ARISTÓTELES EUDAIMONIA E O PROBLEMA DAS AÇÕES VIRTUOSAS EM ARISTÓTELES Thaís Cristina Alves Costa 1 Universidade Federal de Pelotas (UFPel) RESUMO: A partir de uma análise crítica do conceito de eudaimonia aristotélica,

Leia mais

OS DEZ MANDAMENTOS DA ÉTICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

OS DEZ MANDAMENTOS DA ÉTICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA OS DEZ MANDAMENTOS DA ÉTICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA Verucci Domingos de Almeida Universidade Estadual da Paraíba veruccialmeida@yahoo.com.br RESUMO Este artigo pretende apresentar o relato de uma experiência

Leia mais

ÉTICA PROFISSIONAL. Curso de Engenharia UNIP

ÉTICA PROFISSIONAL. Curso de Engenharia UNIP ÉTICA PROFISSIONAL Curso de Engenharia UNIP O QUE É ÉTICA? O QUE É ÉTICA? Tradicionalmente é entendida como um estudo ou uma reflexão sobre os costumes ou sobre as ações humanas. Pode ser entendida também

Leia mais

Cap 1. AS ÉTICAS DE ARISTÓTELES Ramiro Marques

Cap 1. AS ÉTICAS DE ARISTÓTELES Ramiro Marques Cap 1. AS ÉTICAS DE ARISTÓTELES Ramiro Marques Para Aristóteles, o ensino da coragem, bem como de outras virtudes morais, exige a prática continuada de actos de coragem, de tal forma que essa virtude seja

Leia mais

A PRUDÊNCIA NA ÉTICA A NICÔMACO DE ARISTÓTELES

A PRUDÊNCIA NA ÉTICA A NICÔMACO DE ARISTÓTELES A PRUDÊNCIA NA ÉTICA A NICÔMACO DE ARISTÓTELES Introdução/ Desenvolvimento Dagmar Rodrigues 1 Camila do Espírito santo 2 A pretensão do presente trabalho é analisar o que é a prudência enquanto virtude

Leia mais

Virtudes e imperfeições

Virtudes e imperfeições Virtudes e imperfeições Reforma íntima Grupo Espírita Guillon Ribeiro Escola de Evangelização de Pacientes Dentre os vícios, qual o que se pode considerar radical? Temo-lo dito muitas vezes: o egoísmo.

Leia mais

RESENHA ARISTÓTELES. ÉTICA A NICÔMACO. SÃO PAULO: MARTIN CLARET, Gabriel Cassiotti

RESENHA ARISTÓTELES. ÉTICA A NICÔMACO. SÃO PAULO: MARTIN CLARET, Gabriel Cassiotti RESENHA ARISTÓTELES. ÉTICA A NICÔMACO. SÃO PAULO: MARTIN CLARET, 2015. Gabriel Cassiotti 406 DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO Escola Superior ARISTÓTELES. ÉTICA A NICÔMACO. São Paulo: Martin Claret, 2015. Por

Leia mais

NOVOS PARADIGMAS DA FELICIDADE À LUZ DE ARISTÓTELES NEW PARADIGM OF HAPPINESS IN TERMS OF ARISTOTLE RESUMO

NOVOS PARADIGMAS DA FELICIDADE À LUZ DE ARISTÓTELES NEW PARADIGM OF HAPPINESS IN TERMS OF ARISTOTLE RESUMO NOVOS PARADIGMAS DA FELICIDADE À LUZ DE ARISTÓTELES NEW PARADIGM OF HAPPINESS IN TERMS OF ARISTOTLE Beatriz Silva Urel biaurel@hotmail.com Graduanda em Direito Profa. Ma. Jozimeire Jordão Leandro - jozileandro1@yahoo.com.br

Leia mais

AS VIRTUDES: O QUE SÃO E COMO E COMO SE ADQUIREM?

AS VIRTUDES: O QUE SÃO E COMO E COMO SE ADQUIREM? AS VIRTUDES: O QUE SÃO E COMO E COMO SE ADQUIREM? À medida que as crianças crescem, precisam de adquirir e desenvolver algumas qualidades de carácter, a que alguns autores chamam disposições e hábitos,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CENTRO DE HUMANIDADES CURSO: MESTRADO ACADÊMICO EM FILOSOFIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CENTRO DE HUMANIDADES CURSO: MESTRADO ACADÊMICO EM FILOSOFIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CENTRO DE HUMANIDADES CURSO: MESTRADO ACADÊMICO EM FILOSOFIA A DIMENSÃO ÉTICA DO PENSAMENTO DE ARISTÓTELES: UMA LEITURA A ÉTICA A NICÔMACO Nodja Maria Holanda Cavalcanti

Leia mais

Ética e educação: caráter virtuoso e vida feliz em Aristóteles

Ética e educação: caráter virtuoso e vida feliz em Aristóteles Acta Scientiarum http://www.uem.br/acta ISSN printed: 2178-5198 ISSN on-line: 2178-5201 Doi: 10.4025/actascieduc.v36i1.19276 Ética e educação: caráter virtuoso e vida feliz em Aristóteles Marcos Alexandre

Leia mais

Universidade Lusíada 23 de Novembro de Ramiro Marques

Universidade Lusíada 23 de Novembro de Ramiro Marques Universidade Lusíada 23 de Novembro de 2007 Ramiro Marques Práticas eficazes: visam atingir de forma adequada objectivos exteriores ao agente e incluem actividades relacionadas com a aquisição de bens

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 260416 O comportamento inadequado da vítima que de certo modo facilita, instiga ou provoca a ação de seu verdugo é denominado 1) vitimização terciária. 2) vitimização secundária. 3) periculosidade

Leia mais

9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II PROFESSOR DANILO BORGES

9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II PROFESSOR DANILO BORGES 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II PROFESSOR DANILO BORGES DAVID HUME - COMPAIXÃO Nascimento: 7 de maio de 1711 Edimburgo, Reino Unido. Morte: 25 de agosto de 1776 (65 anos) Edimburgo, Reino Unido. Hume nega

Leia mais

Ética Profissional e Empresarial. Aula 2

Ética Profissional e Empresarial. Aula 2 Ética Profissional e Empresarial Aula 2 O Surgimento, a Origem! A ética é estudada, por grandes filósofos, desde a antiguidade! (IV A.C) Ética vem do Grego "ethos", que significa: costumes! Moral vem do

Leia mais

Clóvis de Barros Filho

Clóvis de Barros Filho Clóvis de Barros Filho Sugestão Formação: Doutor em Ciências da Comunicação pela USP (2002) Site: http://www.espacoetica.com.br/ Vídeos Produção acadêmica ÉTICA - Princípio Conjunto de conhecimentos (filosofia)

Leia mais

2.1 Virtude e Racionalidade

2.1 Virtude e Racionalidade Home Índice Brasil 2. As virtudes Renata Paiva Cesar 2. As virtudes Considerando que a felicidade é um ato da alma conforme a virtude, ou seja, conforme a excelência do homem, Aristóteles distinguiu as

Leia mais

JUSTIÇA, UMA VIRTUDE? SOBRE O LIVRO V DA ÉTICA A NICÔMACO JUSTICE, A VIRTU? ABOUT THE BOOK V OF NICOMACHEAN ETHIC

JUSTIÇA, UMA VIRTUDE? SOBRE O LIVRO V DA ÉTICA A NICÔMACO JUSTICE, A VIRTU? ABOUT THE BOOK V OF NICOMACHEAN ETHIC Revista Poiesis www.periodicos.unimontes.br/poiesis Montes Claros, v.13, n.2, p. 69-78, jan/dez-2016. ISSN: 2448-3095 JUSTIÇA, UMA VIRTUDE? SOBRE O LIVRO V DA ÉTICA A NICÔMACO JUSTICE, A VIRTU? ABOUT THE

Leia mais

Os Sofistas. Protágoras (491/481 -? A.c.) relativismo ou subjetivismo. tudo é relativo ao sujeito, ao "homem, medida de todas as coisas.

Os Sofistas. Protágoras (491/481 -? A.c.) relativismo ou subjetivismo. tudo é relativo ao sujeito, ao homem, medida de todas as coisas. ÉTICA ÉTICA GREGA Os Sofistas movimento intelectual na Grécia do séc. V (a.n.e.). "sofista" mestre ou sábio - sofia (sabedoria). saber a respeito do homem político e jurídico. não ambiciona um conhecimento

Leia mais

O conceito ética. O conceito ética. Curso de Filosofia. Prof. Daniel Pansarelli. Ética filosófica: conceito e origem Estudo a partir de Aristóteles

O conceito ética. O conceito ética. Curso de Filosofia. Prof. Daniel Pansarelli. Ética filosófica: conceito e origem Estudo a partir de Aristóteles Curso de Filosofia Prof. Daniel Pansarelli Ética filosófica: conceito e origem Estudo a partir de Aristóteles O conceito ética Originado do termo grego Ethos, em suas duas expressões Êthos (com inicial

Leia mais

O poder da paixão e da perseverança

O poder da paixão e da perseverança O poder da paixão e da perseverança Saiba que suas DECISÕES e não suas CONDIÇÕES que determinam seu destino. Para ter o que nunca teve, você precisa fazer o que nunca fez. Mary Kay Ash O segredo para realizações

Leia mais

Didática para Sala de Aula. ACADÊMICOS: Edson Tadiotto Gerson Lucas Padilha Josué M. de Andrade Lorena Miranda. Santa Maria, dezembro de 2008.

Didática para Sala de Aula. ACADÊMICOS: Edson Tadiotto Gerson Lucas Padilha Josué M. de Andrade Lorena Miranda. Santa Maria, dezembro de 2008. Universidade Federal de Santa Maria CCSH Centro de Ciências Humanas Departamento de Filosofia Disciplina: Pesquisa para o Ensino de Filosofia Profª Elisete M. Tomazetti Didática para Sala de Aula Disciplina:

Leia mais

!"#!$"% &' ( % ( % " ) *" )

!#!$% &' ( % ( %  ) * ) !"#!$"%&'(%( % " ) *" ) !"#!$"%&'(%( % +!"%,!"" %-"./# / %01 2!$34 % %-. 01 2!$34 % %-. 01 "56!"7&!/"!8&!"01 8$3! "!")9-.":!" ;

Leia mais

QUEM SOU EU? O FALSO E O VERDADEIRO

QUEM SOU EU? O FALSO E O VERDADEIRO QUEM SOU? O FALSO E O VERDADEIRO 1 Ele é o centro de tudo. Espera reconhecimento a cada 3 minutos. Fica ofendido quando questionado. Se acha bom, moral e justo. Não vive no presente está no passado ou

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA FRANCISCA GOMES ALVES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA FRANCISCA GOMES ALVES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA FRANCISCA GOMES ALVES A VIRTUDE DA AMIZADE NA ÉTICA ARISTOTÉLICA NATAL 2015 FRANCISCA GOMES

Leia mais

Filosofia (aula 20) Dimmy Chaar Prof. de Filosofia. SAE

Filosofia (aula 20) Dimmy Chaar Prof. de Filosofia. SAE Filosofia (aula 20) Prof. de Filosofia SAE leodcc@hotmail.com Teorias Éticas - Antropocentrismo; - Reflexão Filosófica; - Ascensão da Burguesia; - Surgimento do Capitalismo; - Visa tornar-se senhor da

Leia mais

LIÇÃO 3 A MORDOMIA DA ALMA E DO ESPÍRITO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A MORDOMIA DA ALMA E DO ESPÍRITO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A MORDOMIA DA ALMA E DO ESPÍRITO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O HOMEM TRICOTÔMICO Deus criou o homem com uma composição tricotômica, a saber: corpo (carne), alma (intelecto) e

Leia mais

ÉTICA ARISTOTÉLICA A ÉTICA EM ARISTÓTELES

ÉTICA ARISTOTÉLICA A ÉTICA EM ARISTÓTELES A ÉTICA EM ARISTÓTELES ÉTICA ARISTOTÉLICA - A Ética aristotélica faz parte do saber prático: distingue-se do saber teórico porque seu objetivo não é o conhecimento de uma realidade determinada, mas do

Leia mais

Como se define a filosofia?

Como se define a filosofia? Como se define a filosofia? Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores

Leia mais

22/08/2014. Tema 7: Ética e Filosofia. O Conceito de Ética. Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes

22/08/2014. Tema 7: Ética e Filosofia. O Conceito de Ética. Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes Tema 7: Ética e Filosofia Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes O Conceito de Ética Ética: do grego ethikos. Significa comportamento. Investiga os sistemas morais. Busca fundamentar a moral. Quer explicitar

Leia mais

A phrônesis como excelência do agir no Livro VI da Ética a Nicômacos

A phrônesis como excelência do agir no Livro VI da Ética a Nicômacos A phrônesis como excelência do agir no Livro VI da Ética a Nicômacos Elias Fochesatto A experiência de que é o homem mesmo o responsável por seu próprio ser, já que não o recebe a não ser como possibilidade

Leia mais

Vivendo a Vida Santa

Vivendo a Vida Santa Livrinho 2 Pàgina 35 Lição Cinco Vivendo a Vida Santa Pode você descrever numa só palavra a qualidade de vida que procura levar? Muitas e variadas respostas são dadas a essa pergunta. Mas, da perspectiva

Leia mais

Autoconhecimento. Sri Prem Baba. "Tome cuidado com o que você deseja. Você pode acabar conseguindo Scott Flanagan

Autoconhecimento. Sri Prem Baba. Tome cuidado com o que você deseja. Você pode acabar conseguindo Scott Flanagan Autoconhecimento Quem somos? Por que estamos aqui? O que realmente buscamos? Estamos sempre insatisfeitos, querendo mais, pois nada pode preencher o vazio de não sermos quem somos. Sri Prem Baba Enquanto

Leia mais

Emoções e virtudes morais em Aristóteles

Emoções e virtudes morais em Aristóteles 201 Emoções e virtudes morais em Aristóteles Juliana Santana Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSC Resumo Este artigo tem a intenção de apresentar a possibilidade de conciliar emoções

Leia mais

Platão a.c. Arístocles Platão (Amplo) Um dos principais discípulos de Sócrates

Platão a.c. Arístocles Platão (Amplo) Um dos principais discípulos de Sócrates PLATÃO Platão 432 347 a.c. Arístocles Platão (Amplo) Origem Aristocrática Um dos principais discípulos de Sócrates Platão foi o fundador da primeira instituição de ensino superior do mundo ocidental, a

Leia mais

André Filipe dos Santos Coelho

André Filipe dos Santos Coelho 1 Em que consistem os processos conativos? A conação, os processos conativos, ligam-se, por sua vez, à dimensão do fazer, das maneiras como regulamos os nossos comportamentos e acções. Esta procura compreender

Leia mais

Estética. O belo e o feio

Estética. O belo e o feio Estética O belo e o feio ETIMOLOGIA DA PALAVRA Estética - vem do grego, com o significado de faculdade de sentir ; compreensão pelos sentidos ; percepção totalizante. A ligação da estética com a arte é

Leia mais

Conferência Internacional Pathwork Maio International Pathwork Foundation & Pathwork Brasil

Conferência Internacional Pathwork Maio International Pathwork Foundation & Pathwork Brasil Conferência Internacional Pathwork Maio 2018 International Pathwork Foundation & Pathwork Brasil Palestra Central: Movimento, consciência, o princípio do prazer como essência da vida Palestra 119 Sub-temas

Leia mais

Aristóteles, Ética a Nicômaco, X 7, 1177 b 33.

Aristóteles, Ética a Nicômaco, X 7, 1177 b 33. 91 tornar-se tanto quanto possível imortal Aristóteles, Ética a Nicômaco, X 7, 1177 b 33. 92 5. Conclusão Qual é o objeto da vida humana? Qual é o seu propósito? Qual é o seu significado? De todas as respostas

Leia mais

AS DIMENSÕES DA INTELIGÊNCIA HUMANA. Livro Fonte: Educação: A Arte de Manejar o Caráter.

AS DIMENSÕES DA INTELIGÊNCIA HUMANA. Livro Fonte: Educação: A Arte de Manejar o Caráter. AS DIMENSÕES DA INTELIGÊNCIA HUMANA. Livro Fonte: Educação: A Arte de Manejar o Caráter. 1905 INTELIGÊNCIA RACIONAL - ALFRED BINET VISÃO UNITÁRIA DA INTELIGÊNCIA CÉREBRO INTELECTUAL TESTES DE QI INTELIGÊNCIA

Leia mais

Aristóteles, Política e Educação. Rafael Lucas de Lima 1

Aristóteles, Política e Educação. Rafael Lucas de Lima 1 3 Rafael Lucas de Lima Aristóteles, Política e Educação Rafael Lucas de Lima 1 I Para nós, brasileiros, a política tem sido, infelizmente, um tópico recorrente das discussões cotidianas. O motivo maior

Leia mais

Aluno de Platão, Aristóteles passou a discordar de uma idéia fundamental de sua filosofia e, então, o pensamento dos dois se distanciou.

Aluno de Platão, Aristóteles passou a discordar de uma idéia fundamental de sua filosofia e, então, o pensamento dos dois se distanciou. Aristóteles. Aluno de Platão, Aristóteles passou a discordar de uma idéia fundamental de sua filosofia e, então, o pensamento dos dois se distanciou. Platão concebia a existência de dois mundos: O mundo

Leia mais

Responsabilidade Profissional

Responsabilidade Profissional Responsabilidade Profissional Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Projeto de Implementação de Sistemas Arquivísticos Profa. Lillian Alvares Responsabilidade Profissional

Leia mais

FILOSOFIA. Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo

FILOSOFIA. Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo FILOSOFIA Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo Finalidade da vida política para Platão: Os seres humanos e a pólis têm a mesma estrutura: alma concupiscente ou desejante; alma irascível ou colérica;

Leia mais

JOSIELI APARECIDA OPALCHUKA 26

JOSIELI APARECIDA OPALCHUKA 26 OPALCHUKA, J. A relação entre eudaimonia e dor: uma aproximação entre Aristóteles e Schopenhauer The relation between eudaimonia and pain: an approach between Aristotle and Schopenhauer JOSIELI APARECIDA

Leia mais

Encontros sobre Ética e Profissão. A Prudência

Encontros sobre Ética e Profissão. A Prudência Encontros sobre Ética e Profissão A Prudência Prudência na mitologia grega Métis, a Prudência, era filha de Oceano e Tétis. Era a reflexão personificada, a sabedoria. Foi a primeira esposa de Júpiter.

Leia mais

ÉTICA DA FELICIDADE EM ARISTÓTELES ETHICS OF HAPPINES IN ARISTÓTELES

ÉTICA DA FELICIDADE EM ARISTÓTELES ETHICS OF HAPPINES IN ARISTÓTELES 29 ÉTICA DA FELICIDADE EM ARISTÓTELES ETHICS OF HAPPINES IN ARISTÓTELES Wellington Lima Amorim 1 Everaldo da Silva 2 Matêus Ramos Cardoso 3 RESUMO: Este artigo tem como objetivo analisar o conceito de

Leia mais

A verdade sobre o pecado:

A verdade sobre o pecado: A verdade sobre o pecado: Pecado significa errar o alvo O pecado nos afasta de Deus O pecado degenera a nossa humanidade O pecado nos torna piores e não melhores Por que SETE PECADOS CAPITAIS? A lista

Leia mais

A GÊNESE Capítulo III. O Bem e o Mal. Claudio Conti

A GÊNESE Capítulo III. O Bem e o Mal. Claudio Conti A GÊNESE Capítulo III O Bem e o Mal Claudio Conti Origem do Bem e do Mal 1- Sendo Deus o princípio de todas as coisas e sendo todo sabedoria, todo bondade, todo justiça, tudo o que dele procede há de participar

Leia mais

ÉTICA NA PROFISSÃO DOCENTE À LUZ DO ESTATUTO DA CARREIRA DOS EDUCADORES E PROFESSORES A PERSPETIVA DA ÉTICA ARISTOTÉLICA

ÉTICA NA PROFISSÃO DOCENTE À LUZ DO ESTATUTO DA CARREIRA DOS EDUCADORES E PROFESSORES A PERSPETIVA DA ÉTICA ARISTOTÉLICA INTERACÇÕES NO. 42, PP. 58-69 (2016) ÉTICA NA PROFISSÃO DOCENTE À LUZ DO ESTATUTO DA CARREIRA DOS EDUCADORES E PROFESSORES A PERSPETIVA DA ÉTICA ARISTOTÉLICA Ramiro Marques Escola Superior de Educação

Leia mais

O QUE A ÉTICA ARISTOTÉLICA PODE NOS ENSINAR ACERCA DAS RELAÇÕES DE CONSUMO? RESUMO ABSTRACT

O QUE A ÉTICA ARISTOTÉLICA PODE NOS ENSINAR ACERCA DAS RELAÇÕES DE CONSUMO? RESUMO ABSTRACT O QUE A ÉTICA ARISTOTÉLICA PODE NOS ENSINAR ACERCA DAS RELAÇÕES DE CONSUMO? RESUMO Joel Thiago Klein 1 Este ensaio possui dois objetivos: em primeiro lugar, apresentar brevemente os elementos centrais

Leia mais

1º Anos IFRO. Aula: Conceitos e Objetos de Estudos

1º Anos IFRO. Aula: Conceitos e Objetos de Estudos 1º Anos IFRO Aula: Conceitos e Objetos de Estudos Contextualização Os clássicos da sociologia: 1. Émile Durkhiem 2. Max Weber 3. Karl Marx Objeto de estudo de cada teórico Principais conceitos de cada

Leia mais

Filosofia da Arte. Unidade II O Universo das artes

Filosofia da Arte. Unidade II O Universo das artes Filosofia da Arte Unidade II O Universo das artes FILOSOFIA DA ARTE Campo da Filosofia que reflete e permite a compreensão do mundo pelo seu aspecto sensível. Possibilita compreender a apreensão da realidade

Leia mais

All rights reserved by Self-Realization Fellowship. Índice

All rights reserved by Self-Realization Fellowship. Índice Índice Parte I: Introdução................. 9 Parte II: Escolhas difíceis, decisões diárias: como receber a orientação intuitiva da alma.......................... 14 Parte III: Como usar a orientação interior

Leia mais

Cap. 2 - O BEM E A FELICIDADE. Ramiro Marques

Cap. 2 - O BEM E A FELICIDADE. Ramiro Marques Cap. 2 - O BEM E A FELICIDADE Ramiro Marques A maior parte das pessoas identificam o bem com a felicidade, mas têm opiniões diferentes sobre o que é a felicidade. Será que viver bem e fazer o bem é a mesma

Leia mais

FOZ$DO$IGUAÇU,$2015$!

FOZ$DO$IGUAÇU,$2015$! FOZDOIGUAÇU,2015! XXVIENANGRAD ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES: POR UM CLIMA ORGANIZACIONAL MELHOR ANAIDE DO CARMO DE JESUS BRAGA DE LIMA MONICA DE PAULA BONFIM NEIMAR GOUVEA DE CAMPOS ÉTICANASORGANIZAÇÕES:PORUMCLIMAORGANIZACIONALMELHOR

Leia mais

TEMA DE HOJE: Inteligência Emocional

TEMA DE HOJE: Inteligência Emocional Inteligência Emocional TEMA DE HOJE: Inteligência Emocional Do que se trata? Utilizar a mente racional (consciente) para lidar melhor com as situações em que a mente emocional (inconsciente) nem sempre

Leia mais

Aristóteles critica a doutrina das ideias, de Platão. Ele não acreditava num mundo de ideias à parte, nem nas formas ideias das coisas, nem que o

Aristóteles critica a doutrina das ideias, de Platão. Ele não acreditava num mundo de ideias à parte, nem nas formas ideias das coisas, nem que o Aristóteles critica a doutrina das ideias, de Platão. Ele não acreditava num mundo de ideias à parte, nem nas formas ideias das coisas, nem que o nosso mundo fosse uma cópia imperfeita ou um simulacro

Leia mais

8º ENCONTRO: CONSCIÊNCIA, LIVRE- ARBÍTRIO E RESPONSABILIDADE ressignificando os mecanismos geradores da culpa

8º ENCONTRO: CONSCIÊNCIA, LIVRE- ARBÍTRIO E RESPONSABILIDADE ressignificando os mecanismos geradores da culpa 8º ENCONTRO: CONSCIÊNCIA, LIVRE- ARBÍTRIO E RESPONSABILIDADE ressignificando os mecanismos geradores Objetivo refletir sobre as Leis de Liberdade, de Responsabilidade e Causa e Efeito e a sua relação com

Leia mais

Sócrates, Sofistas, Platão e Aristóteles (ética) Séc. III e IV a. C

Sócrates, Sofistas, Platão e Aristóteles (ética) Séc. III e IV a. C Sócrates, Sofistas, Platão e Aristóteles (ética) Séc. III e IV a. C Nunca deixou nada escrito Patrono da Filosofia Sh As principais fontes: Platão, Xenofonte e Aristóteles Questões Antropológicas O início

Leia mais

AVALIAÇÃO 1º BIMESTRE 2016/2 - NOITE FILOSOFIA E ÉTICA

AVALIAÇÃO 1º BIMESTRE 2016/2 - NOITE FILOSOFIA E ÉTICA AVALIAÇÃO 1º BIMESTRE 2016/2 - NOITE FILOSOFIA E ÉTICA QUESTÃO 01: (ENADE 2006) A formação da consciência ética, baseada na promoção dos valores éticos, envolve a identificação de alguns conceitos como:

Leia mais

Ψ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA

Ψ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA Ψ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA DE FRADES PSICOLOGIA B 12º ANO 4º Teste Ano lectivo 2010/2011 A prova é constituída por três grupos de itens: - O Grupo I testa objectivos de conhecimento, de compreensão

Leia mais

ARISTÓTELES E A ARTE POÉTICA. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr.

ARISTÓTELES E A ARTE POÉTICA. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. ARISTÓTELES E A ARTE POÉTICA Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. http://www.mural-2.com BELO ARTE Rompe com a identificação entre o Belo e o Bem (kalokagathía) não obstante afirmar que a virtude (areté) é uma

Leia mais

Interação Social. conjunto de influências recíprocas que se estabelecem entre as pessoas.

Interação Social. conjunto de influências recíprocas que se estabelecem entre as pessoas. Interação Social conjunto de influências recíprocas que se estabelecem entre as pessoas. Impressões Expectativas Atitudes Representações Sociais Impressões Os objetos também causam impressões quando se

Leia mais

Impatiens,mimulus,water Violet

Impatiens,mimulus,water Violet Os estados afetivos Esta lista não visa substituir o questionário feito pelo profissional. Procure os itens mais próximos da sua situação. Havendo indicação de mais de um floral, confronte as descrições

Leia mais

Teste das Forças e Virtudes Pessoais

Teste das Forças e Virtudes Pessoais Teste das Forças e Virtudes Pessoais As Forças e Virtudes Pessoais são habilidades pré-existentes que quando utilizamos, nos sentimos vitalizados, com maior fluidez e melhor performance no que fazemos.

Leia mais

Filosofia e Ética. Professor Ronaldo Coture

Filosofia e Ética. Professor Ronaldo Coture Filosofia e Ética Professor Ronaldo Coture Quais os conceitos da Disciplina de Filosofia e Ética? Compreender os períodos históricos do pensamento humano. Conceituar a teoria axiológica dos valores. Conceituar

Leia mais

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO.  A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO 1 O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete Aristóteles 2 O Mito da Caverna - Platão 3 Entendes??? 4 A Filosofia É um estudo relacionado

Leia mais

A Lei neste verso é a Torá, a Lei de Deus entregue a Moisés.

A Lei neste verso é a Torá, a Lei de Deus entregue a Moisés. Na expectativa de concluirmos este nosso estudo, a fim de que sejamos instrumentos nas mãos de Deus para a salvação dos perdidos, em especial os de nossa família, devemos agir como o Paulo, que fez de

Leia mais

ÉTICA e CONDUTA PROFISSIONAL

ÉTICA e CONDUTA PROFISSIONAL ÉTICA e CONDUTA PROFISSIONAL Introdução à Engenharia Civil Profª Mayara Custódio SOMOS SERES PASSIONAIS As paixões desequilibram nosso caráter... Paixões = emoções (ambição, vaidade, ódio...) Ética é a

Leia mais

AQUECIMENTO DOS MOTORES:

AQUECIMENTO DOS MOTORES: AQUECIMENTO DOS MOTORES: O QUE ANSEIO MAIS QUE TEMPO OU DINHEIRO O QUE EU MAIS QUERO É PRECISO ME DAR MAIS PERMISSÃO PARA SER O QUE É DIFERENTE EM MIM É QUE: O QUE É QUE FAÇO COM MAIS NATURALIDADE? O QUE

Leia mais

As descobertas da primeira infância

As descobertas da primeira infância As descobertas da primeira infância Uma característica natural dos seres humanos é o prazer pela descoberta. Ao nos depararmos com o novo, imediatamente sentimos o desejo de nos apropriarmos da novidade,

Leia mais

SANTO AGOSTINHO - INFLUÊNCIAS

SANTO AGOSTINHO - INFLUÊNCIAS SANTO AGOSTINHO SANTO AGOSTINHO - INFLUÊNCIAS Em Cartago, Santo Agostinho estudou literatura, filosofia e retórica. Sua paixão por filosofia foi despertada pela leitura do livro Hortensius, de Cícero um

Leia mais

Herding Behavior e o Sentimento do Investidor: Evidência no Mercado Português

Herding Behavior e o Sentimento do Investidor: Evidência no Mercado Português Universidade de Aveiro Herding Behavior e o Sentimento do Investidor: Evidência no Mercado Português 3ª Conferência Internacional de Educação Financeira Educação Financeira: Transversalidade e Cidadania

Leia mais

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO.  A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO 1 O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete Aristóteles 2 O Mito da Caverna - Platão 3 Entendes??? 4 A Filosofia É um estudo relacionado à existência

Leia mais

Infantário Nossa Senhora da Purificação. As emoções

Infantário Nossa Senhora da Purificação. As emoções Infantário Nossa Senhora da Purificação As emoções 2009 2010 Razão da escolha do tema O tema escolhido para nortear as actividades pedagógicas para este ano lectivo é as emoções. Este projecto surgiu da

Leia mais

OBSESSÃO Invigilância: a porta aberta. Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro

OBSESSÃO Invigilância: a porta aberta. Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro OBSESSÃO Invigilância: a porta aberta Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro Reflexão Estai de sobreaviso, vigiai e orai; porque não sabeis quando será o tempo. Jesus (Marcos,

Leia mais

EGO, em latim, significa

EGO, em latim, significa EGO E EGOÍSMO EGO, em latim, significa eu mas, com o crescimento da Ciência, passou a denominar a nossa personalidade, o conjunto de conhecimentos de si mesmo pelo próprio indivíduo, o núcleo central do

Leia mais

O EGO E SUAS MANIFESTAÇÕES

O EGO E SUAS MANIFESTAÇÕES O EGO E SUAS MANIFESTAÇÕES A criação nos deu os instintos por alguma razão. Sem eles não seríamos seres humanos completos. Se os homens e as mulheres não se esforçassem a fim de se sentir seguros, a fim

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARENTIANO. Pós Graduação em Filosofia e Ensino da Filosofia. Sergio Levi Fernandes de Souza RA:

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARENTIANO. Pós Graduação em Filosofia e Ensino da Filosofia. Sergio Levi Fernandes de Souza RA: CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARENTIANO Pós Graduação em Filosofia e Ensino da Filosofia Sergio Levi Fernandes de Souza RA: 1123930 Filosofia e Educação da Filosofia ESTADO E EDUCAÇÃO EM PLATÃO Santo André 2013

Leia mais

Filosofia e Ética Professor Ronaldo Coture

Filosofia e Ética Professor Ronaldo Coture Filosofia e Ética Professor Ronaldo Coture Quais os conceitos da Disciplina de Filosofia e Ética? Compreender os períodos históricos do pensamento humano. Conceituar a teoria axiológica dos valores. Conceituar

Leia mais

Educação moral: a busca da excelência a partir de virtudes aristotélicas e a formação do educador

Educação moral: a busca da excelência a partir de virtudes aristotélicas e a formação do educador Educação moral: a busca da excelência a partir de virtudes aristotélicas e a formação do educador 4 Moral education: the pursuit of excellence from Aristotelian virtues and the educator formation Talita

Leia mais

Os efeitos nocivos da PORNOGRAFIA numa pessoa. e o socorro oferecido pelo Celebrando a Recuperação

Os efeitos nocivos da PORNOGRAFIA numa pessoa. e o socorro oferecido pelo Celebrando a Recuperação Os efeitos nocivos da PORNOGRAFIA numa pessoa e o socorro oferecido pelo Celebrando a Recuperação Como eu POSSO me tornar puro? O que a BÍBLIA diz sobre sexo? GENESIS ˆ 2.15-25 15 O Senhor Deus colocou

Leia mais

A Ética na Administração Pública e seus Fundamentos

A Ética na Administração Pública e seus Fundamentos A Ética na Administração Pública e seus Fundamentos Min. Ives Gandra Martins Filho Presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho CONTEXTUALIZANDO... Corrupção

Leia mais

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 20/Setembro/2017 FEA USP

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 20/Setembro/2017 FEA USP Ética e Organizações EAD 791 Prof. 20/Setembro/2017 FEA USP Ética Aula 20/09/2017 Utilitarismo Egoísmo Ético Referência Leitura sobre Utilitarismo GIANNETTI, E. F. Vícios privados, benefícios públicos.

Leia mais