Filosofia e Ética Professor Ronaldo Coture

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Filosofia e Ética Professor Ronaldo Coture"

Transcrição

1 Filosofia e Ética Professor Ronaldo Coture

2 Quais os conceitos da Disciplina de Filosofia e Ética? Compreender os períodos históricos do pensamento humano. Conceituar a teoria axiológica dos valores. Conceituar Ética e Moral. Conceituar Ética e Cidadania na vida cotidiana.

3 Quais os procedimentos em que devo agir em Filosofia e Ética? Identificação das relações entre os diferentes temas propostas para o entendimento da Ética e do mundo da Filosofia. Desenvolver a capacidade de argumentação e produção escrita sobre a Ética, a Moral e os diferentes temas propostos que se entrelaçam. Análise das questões sobre a formação social moral. Análise crítica dos aspectos de cidadania e a vida em sociedade.

4 Quais as atitudes críticas devo terem Filosofia e Ética? Refletir criticamente sobre as questões pertinentes à visão moderna da Ética e sua evolução. Reflexão quanto aos diferentes aspectos que envolvem as culturas e geram seus comportamentos morais impactando e suas legislações.

5 As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID Moral, Ética e Código de Ética A necessidade de adequação às regras de convivência social e profissional faz surgir manuais (códigos escritos) com o intuito de estabelecer condutas éticas. É possível estabelecermos estes parâmetros? UNID Senso Moral e Consciência Moral Somos livres para escolher nossa própria Moral? Conseguimos alcançar a Ética? UNID 1.3 A História da Ética: Doutrinas e Filósofos - Parte I Antiguidade: da Ética Grega ao Período Helenístico e Ética Medieval A forma de ver e entender a Ética é a mesma em todos os tempos ou altera-se com a humanidade acompanhando a evolução histórica? UNID 1.4 A História da Ética: Doutrinas e Filósofos - Parte II A Ética Moderna e Ética Contemporânea A Ética Moderna conduz o ser humano ao mesmo pensamento da Ética Contemporânea?

6 Questão da unidade 1.1 do Vamos Praticar 1) A partir dos conceitos apreendidos sobre ética e moral, analise as alternativas (verdadeiras ou falsas) e depois assinale a sequência correta: I. ( ) Ética e moral são sinônimos, motivo pelo qual podemos escolher qual das palavras encaixa-se melhor nas frases que elaboramos, sem medo de errar. II. ( ) A confusão entre moral e ética existe em virtude da etimologia das palavras, ou seja, da origem das duas palavras, mas seus conceitos não se confundem. III. ( ) Moral é o conjunto de normas, princípios e valores que as gerações nos transmitem visando orientar-nos sobre o modo de se comportar para viver uma vida bela e boa dentro de nossa comunidade. IV. ( ) Ética é a disciplina filosófica que reflete sobre os problemas morais, é a reflexão sobre a moral. Assinale a sequência correta: a) F, V, V, V. b) F, F, V, V. c) F, F, F, F d) V,V, V, V. e) V, V, F, F.

7 a) F, V, V, V. b) F, F, V, V. c) F, F, F, F d) V,V, V, V. e) V, V, F, F. Questão da unidade 1.1 do Vamos Praticar Esta questão tem como objetivo avaliar a Competência Conceitual: CONCEITUAR ÉTICA E MORAL Alternativa incorreta! Ao contrário do que aparece na alternativa, a proposição (I) é falsa e as proposições (III) e (IV) são verdadeiras. (I) Ética e Moral NÃO SÃO sinônimos. Podemos entender a Ética como a filosofia da Moral. Sugestão: releitura da Unidade 1.1. Alternativa correta! Apenas a proposição (I) é falsa e as demais são verdadeiras. (I) Ética e Moral NÃO SÃO sinônimos. Podemos entender a Ética como a filosofia da Moral. Sugestão: releitura da Unidade 1.1. Alternativa incorreta! A proposição (I) é falsa e as demais são verdadeiras. (I) Ética e Moral NÃO SÃO sinônimos. Podemos entender a Ética como a filosofia da Moral. Sugestão: releitura da Unidade 1.1. Alternativa incorreta! A proposição (II) consta como falsa nesta alternativa, mas a mesma é verdadeira, pois realmente a confusão entre as palavras ÉTICA e MORAL acontece por conta da origem, conforme estudamos na unidade 1.1. Alternativa incorreta! As proposições (II), (III) e (IV), ao contrário do que aparecem na alternativa, são verdadeiras, apenas a (I) é falsa. (I) Ética e Moral NÃO SÃO sinônimos. Podemos entender a Ética como a filosofia da Moral. Sugestão: releitura da Unidade 1.1.

8 Questão da unidade 1.2 do Vamos Praticar 2) A partir dos conhecimentos sobre ética, assinale a alternativa incorreta: a) É objetivo da ética explicar racionalmente a dimensão moral humana: tentar entender os motivos que levam os homens a se esforçarem em viver moralmente. b) A ética é o dever do comportamento humano estabelecido pelo contexto social em que o indivíduo se encontra. c) No contexto acadêmico, a Ética é entendida como Filosofia da Moral. d) A Ética diferencia-se da moral por ser universal e não cultural. e) A ética objetiva explicar o fenômeno moral, esclarecer o que é a moral e seus traços específicos.

9 Questão da unidade 1.2 do Vamos Praticar Questão com objetivo de avaliar a competência procedimental: Análise das questões sobre a formação social moral. a) É objetivo da ética explicar racionalmente a dimensão moral humana: tentar entender os motivos que levam os homens a se esforçarem em viver moralmente. b) A ética é o dever do comportamento humano estabelecido pelo contexto social em que o indivíduo se encontra. c) No contexto acadêmico, a Ética é entendida como Filosofia da Moral. A afirmação está correta, porém a questão está pedindo para assinalar a alternativa incorreta. Está correto afirmar que é objetivo da ética explicar racionalmente a dimensão moral humana: tentar entender os motivos que levam os homens a se esforçarem em viver moralmente. Parabéns! Esta é a afirmação incorreta que estava sendo solicitada na questão. A ética é uma reflexão sobre a moral e não se refere a padrão de comportamento já préestabelecido pelo contexto social em que o indivíduo se encontra. A isto damos o nome de moral. A afirmação está correta, porém a questão está pedindo para assinalar a alternativa incorreta. Está correto afirmar que no contexto acadêmico, a Ética é entendida como Filosofia da Moral.

10 Questão da unidade 1.2 do Vamos Praticar d) A Ética diferencia-se da moral por ser universal e não cultural. e) A ética objetiva explicar o fenômeno moral, esclarecer o que é a moral e seus traços específicos. A afirmação está correta, porém a questão está pedindo para assinalar a alternativa incorreta. Está correto afirmar que a Ética diferencia-se da moral por ser universal e não cultural. Enquanto a Ética aponta para um reflexão universalizam-te tendo como objetivo compreender os possíveis valores morais universais, a moral se refere aos valores morais presentes em uma determinada cultura. A afirmação está correta, porém a questão está pedindo para assinalar a alternativa incorreta. Está correto afirmar que a ética objetiva explicar o fenômeno moral, esclarecer o que é a moral e seus traços específicos.

11 Questão da unidade 1.3 do Vamos Praticar 3) Sobre os filósofos do período helenístico, analise a segunda coluna de acordo com a primeira e depois assinale a sequência correta: (1) ESTÓICOS (2) CÉPTICOS (3) CÍNICOS (4) EPICURO ( ) O objetivo da vida do sábio é viver de acordo com a natureza, despreocupados com os bens terrenos e afastando-se de tudo aquilo que provoca ilusões e sofrimentos. ( ) Defendem a máxima de que nada sabemos, assim a felicidade só pode ser obtida através do alheamento do que se passa a nossa volta, cultivando o equilíbrio interior. ( ) Sua ética propõe um programa de auto-administração pessoal feito pela ciência e pela compreensão da natureza das coisas. ( ) Têm como princípio universal a felicidade, alcançada pelo corpo e para além dele, sendo que o homem ético deve ter esta como guia orientador. Assinale a sequência correta: a) (4), (2), (1), (3). b) (3), (4), (2), (1). c) (1), (2), (3), (4). d) (4), (3), (1), (2). e) (3), (2), (4), (1).

12 Questão da unidade 1.3 do Vamos Praticar Questão com objetivo de avaliar a competência conceitual: COMPREENDER OS PERIODOS HISTÓRICOS DO PENSAMENTO HUMANO. a) (4), (2), (1), (3). b) (3), (4), (2), (1). c) (1), (2), (3), (4). Alternativa Incorreta. A Sequência não é esta. Você apenas acertou ao afirmar que os Cépticos defendem a máxima de que nada sabemos, assim a felicidade só pode ser obtida através do alheamento do que se passa a nossa volta, cultivando o equilíbrio interior. Alternativa Incorreta. A Sequência não é esta. Você apenas acertou ao afirmar que para os Cínicos o objetivo da vida do sábio é viver de acordo com a natureza, despreocupados com os bens terrenos e afastando-se de tudo aquilo que provoca ilusões e sofrimentos. E para os Estóicos o objetivo da vida do sábio é viver de acordo com a natureza, despreocupados com os bens terrenos e afastando-se de tudo aquilo que provoca ilusões e sofrimentos. Alternativa Incorreta. A Sequência não é esta. Você apenas acertou ao afirmar que os Cépticos defendem a máxima de que nada sabemos, assim a felicidade só pode ser obtida através do alheamento do que se passa a nossa volta, cultivando o equilíbrio interior.

13 Questão da unidade 1.3 do Vamos Praticar d) (4), (3), (1), (2). e) (3), (2), (4), (1). Alternativa Incorreta. A Sequência está incorreta. Sugiro que você refaça a leitura da Unidade 1.3. Embora as teorias deste período filosófico possuam as suas semelhanças, cada uma destas correntes filosóficas possuem as suas peculiaridade. Alternativa correta! Parabéns! (1) Estóicos: têm como princípio universal a felicidade, alcançada pelo corpo e para além dele, sendo que o homem ético deve ter esta como guia orientador. (2) Cépticos: defendem a máxima de que nada sabemos, assim a felicidade só pode ser obtida através do alheamento do que se passa a nossa volta, cultivando o equilíbrio interior. (3) Cínicos: o objetivo da vida do sábio é viver de acordo com a natureza, despreocupados com os bens terrenos e afastando-se de tudo aquilo que provoca ilusões e sofrimentos. (4) Epicuro: sua ética propõe um programa de auto-administração pessoal feito pela ciência e pela compreensão da natureza das coisas.

14 (1) Maquiavel (2) Hobbes (3) Spinosa (4) John Locke (5) Kant Assinale a sequência correta: a) (4), (2), (1), (5), (3). b) (1), (2), (3), (4), (5). Questão da unidade 1.4 do Vamos Praticar 4) Sobre os filósofos modernos, analise a segunda coluna de acordo com a primeira e depois assinale a sequência correta: ( ) Estabelece sua ética em termos universais, válida para qualquer ser racional, ou seja, aplicável a todos os seres humanos sem qualquer distinção. ( ) Sua ética é a dos resultados Þ uma ação será boa ou má em razão do que ela ocasionar e não por uma conformidade ou desconformidade a uma regra qualquer. ( ) Parte do princípio que todos os homens nascem com os mesmos direitos: direito à liberdade, à propriedade e à vida. ( ) A ética ganha novos contornos, pois considera que a felicidade é o objetivo último da ação humana. ( ) A ética estaria fixada na figura do cidadão, o qual, para integrar-se à sociedade, precisaria refletir sobre si mesmo e seu papel coletivo e suas emoções. c) (3), (2), (4), (1), (5). d) (5), (1), (4), (3). (2). e) (3), (5), (4), (2), (1).

15 Questão da unidade 1.4 do Vamos Praticar Questão com objetivo de avaliar a competência conceitual: CONCEITUAR ÉTICA E CIDADANIA NA VIDA COTIDIANA a) (4), (2), (1), (5), (3). b) (1), (2), (3), (4), (5). Alternativa incorreta! Os filósofos não estão corretamente relacionados aos seus pensamentos. Sugiro que você refaça a leitura da Unidade 1.4, pois na sequencia apresentada na alternativa a), nenhuma das relações estão corretas. Alternativa incorreta! Os filósofos não estão corretamente relacionados aos seus pensamentos. Sugiro que você refaça a leitura da Unidade 1.4, pois na sequencia apresentada na alternativa b), nenhuma das relações estão corretas. c) (3), (2), (4), (1), (5). Alternativa incorreta! Porém você acertou ao afirmar que John Locke parte do princípio que todos os homens nascem com os mesmos direitos: direito à liberdade, à propriedade e à vida.

16 Questão da unidade 1.4 do Vamos Praticar d) (5), (1), (4), (3). (2). b) (1), (2), (3), (4), (5). Alternativa correta! Parabéns! (1) Maquiavel: sua ética é a dos resultados uma ação será boa ou má em razão do que ela ocasionar e não por uma conformidade ou desconformidade a uma regra qualquer. (2) Hobbes: a ética estaria fixada na figura do cidadão, o qual, para integrar-se à sociedade, precisaria refletir sobre si mesmo e seu papel coletivo e suas emoções. (3) Spinosa: A ética ganha novos contornos, pois considera que a felicidade é o objetivo último da ação humana. (4) John Locke: Parte do princípio que todos os homens nascem com os mesmos direitos: direito à liberdade, à propriedade e à vida. (5) Kant: Estabelece sua ética em termos universais, válida para qualquer ser racional, ou seja, aplicável a todos os seres humanos sem qualquer distinção. Alternativa incorreta! Porém você acertou ao afirmar que John Locke parte do princípio que todos os homens nascem com os mesmos direitos: direito à liberdade, à propriedade e à vida.

17 Filosofia e Ética Professor Ronaldo Coture

Filosofia e Ética. Professor Ronaldo Coture

Filosofia e Ética. Professor Ronaldo Coture Filosofia e Ética Professor Ronaldo Coture Quais os conceitos da Disciplina de Filosofia e Ética? Compreender os períodos históricos do pensamento humano. Conceituar a teoria axiológica dos valores. Conceituar

Leia mais

AVALIAÇÃO 1º BIMESTRE 2016/2 - NOITE FILOSOFIA E ÉTICA

AVALIAÇÃO 1º BIMESTRE 2016/2 - NOITE FILOSOFIA E ÉTICA AVALIAÇÃO 1º BIMESTRE 2016/2 - NOITE FILOSOFIA E ÉTICA QUESTÃO 01: (ENADE 2006) A formação da consciência ética, baseada na promoção dos valores éticos, envolve a identificação de alguns conceitos como:

Leia mais

Prof (a): Nicolau Steibel e Danda Coelho

Prof (a): Nicolau Steibel e Danda Coelho Filosofia e Ética Filosofia e Ética Prof (a): Nicolau Steibel e Danda Coelho Objetivo do conhecimento: Conteúdo da Unidade 2.1 Moral, Ética e outras formas de comportamentos humanos Parte I No 1º bimestre

Leia mais

Filosofia e Ética. Prof : Nicolau Steibel

Filosofia e Ética. Prof : Nicolau Steibel Filosofia e Ética Prof : Nicolau Steibel Objetivo do conhecimento: Conteúdo da Unidade 2.1 Moral, Ética e outras formas de comportamentos humanos Parte I No 1º bimestre o acadêmico foi conduzido à reflexão

Leia mais

22/08/2014. Tema 7: Ética e Filosofia. O Conceito de Ética. Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes

22/08/2014. Tema 7: Ética e Filosofia. O Conceito de Ética. Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes Tema 7: Ética e Filosofia Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes O Conceito de Ética Ética: do grego ethikos. Significa comportamento. Investiga os sistemas morais. Busca fundamentar a moral. Quer explicitar

Leia mais

Metodologia Científica. Prof (a) Responsável: Joselia Schwanka Salome Prof (a) Tutora de Aprendizagem: Ana Luiza Bender e Ronaldo Coture da Silva

Metodologia Científica. Prof (a) Responsável: Joselia Schwanka Salome Prof (a) Tutora de Aprendizagem: Ana Luiza Bender e Ronaldo Coture da Silva Metodologia Científica Prof (a) Responsável: Joselia Schwanka Salome Prof (a) Tutora de Aprendizagem: Ana Luiza Bender e Ronaldo Coture da Silva Quais os conceitos da Disciplina de Metodologia Científica?

Leia mais

PLANO DE AULA DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA I CÓD. ENUN º PERÍODO SEMANA CONTEÚDOS/MATÉRIA TIPO DE AULA TEXTOS, FILMES E OUTROS MATERIAIS

PLANO DE AULA DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA I CÓD. ENUN º PERÍODO SEMANA CONTEÚDOS/MATÉRIA TIPO DE AULA TEXTOS, FILMES E OUTROS MATERIAIS PLANO DE AULA DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA I CÓD. ENUN 60004 1º PERÍODO TOTAL DE ENCONTROS: 20 SEMANAS SEMANA CONTEÚDOS/MATÉRIA TIPO DE AULA TEXTOS, FILMES E OUTROS MATERIAIS 1 UNIDADE I UMA ANÁLISE DA

Leia mais

Clóvis de Barros Filho

Clóvis de Barros Filho Clóvis de Barros Filho Sugestão Formação: Doutor em Ciências da Comunicação pela USP (2002) Site: http://www.espacoetica.com.br/ Vídeos Produção acadêmica ÉTICA - Princípio Conjunto de conhecimentos (filosofia)

Leia mais

Ética. Material de apoio do Professor Rodrigo Duguay, a partir de Anotações do Professor Felipe Pinho.

Ética. Material de apoio do Professor Rodrigo Duguay, a partir de Anotações do Professor Felipe Pinho. 1 Ética Material de apoio do Professor Rodrigo Duguay, a partir de Anotações do Professor Felipe Pinho. O que é a Ética? Como ramo da filosfia a ética tenta responder à pergunta: - Como viver? A partir

Leia mais

Gestão Sustentável Prof (a) Responsável: Responsável: João Roberto Mendes Mendes

Gestão Sustentável Prof (a) Responsável: Responsável: João Roberto Mendes Mendes Gestão Sustentável Prof (a) Responsável: João Roberto Mendes Quais os conceitos da Disciplina de Gestão Sustentável? Compreensão da evolução conceitual da sustentabilidade, considerando d as dimensões

Leia mais

PLANO DE AULA DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA I (CÓD. ENUN60004) PERÍODO: 1 º PERÍODO EXPOSITIVA EXPOSITIVA EXPOSITIVA EXPOSITIVA

PLANO DE AULA DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA I (CÓD. ENUN60004) PERÍODO: 1 º PERÍODO EXPOSITIVA EXPOSITIVA EXPOSITIVA EXPOSITIVA PLANO DE AULA DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA I (CÓD. ENUN60004) PERÍODO: 1 º PERÍODO TOTAL DE SEMANAS: 20 SEMANAS TOTAL DE ENCONTROS: 20 AULAS Aulas Conteúdos/ Matéria Tipo de aula Textos, filmes e outros

Leia mais

A ÉTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO

A ÉTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO SOFISTAS Acreditavam num relativismo moral. O ceticismo dos sofistas os levava a afirmar que, não existindo verdade absoluta, não poderiam existir valores que fossem validos universalmente. A moral variaria

Leia mais

ÉTICA ARISTOTÉLICA A ÉTICA EM ARISTÓTELES

ÉTICA ARISTOTÉLICA A ÉTICA EM ARISTÓTELES A ÉTICA EM ARISTÓTELES ÉTICA ARISTOTÉLICA - A Ética aristotélica faz parte do saber prático: distingue-se do saber teórico porque seu objetivo não é o conhecimento de uma realidade determinada, mas do

Leia mais

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2 ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2 Índice 1. Ética Geral...3 1.1 Conceito de ética... 3 1.2 O conceito de ética e sua relação com a moral... 4 2 1. ÉTICA GERAL 1.1 CONCEITO DE ÉTICA Etimologicamente,

Leia mais

Ética Prof. Vitor Maciel. iversidade Federal da Bahia

Ética Prof. Vitor Maciel. iversidade Federal da Bahia Ética Prof. Vitor Maciel iversidade Federal da Bahia A Ética responde à pergunta: - Como viver? O que é a Ética? A palavra ética vem do grego ethos, que significa, caráter do sujeito, maneira habitual

Leia mais

FILOSOFIA. Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo

FILOSOFIA. Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo FILOSOFIA Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo Finalidade da vida política para Platão: Os seres humanos e a pólis têm a mesma estrutura: alma concupiscente ou desejante; alma irascível ou colérica;

Leia mais

Ética. Ética e Moral. Professor Fidel Ribeiro.

Ética. Ética e Moral. Professor Fidel Ribeiro. Ética Ética e Moral Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Ética ÉTICA E MORAL Embora estejam relacionados entre si, os termos 'ética' e 'moral' são dois conceitos distintos. Os termos

Leia mais

Como se define a filosofia?

Como se define a filosofia? Como se define a filosofia? Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores

Leia mais

Bem vindo à Filosofia. Prof. Alexandre Cardoso

Bem vindo à Filosofia. Prof. Alexandre Cardoso Bem vindo à Filosofia Prof. Alexandre Cardoso A criação da filosofia está ligada ao pensamento racional. Discutir, pensar e refletir para descobrir respostas relacionadas à vida. Os filósofos gregos deixaram

Leia mais

Apresentação do Professor. AAC Ética e Educação. Teleaula 1. Ementa. Organização da Disciplina. Referências para Consulta

Apresentação do Professor. AAC Ética e Educação. Teleaula 1. Ementa. Organização da Disciplina. Referências para Consulta AAC Ética e Educação Teleaula 1 Prof. Me. Ademir Antonio Engelmann Apresentação do Professor Graduação: Filosofia, Puc/Pr Especialização: Gestão das Escolas Interdisciplinaridade na Ed. Básica Docência

Leia mais

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula. Semana

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula. Semana PLANO DE CURSO DISCIPLINA: FILOSOFIA DO DIREITO (CÓD.: ENEX 60110) ETAPA: 2ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos,

Leia mais

Conceito de Moral. O conceito de moral está intimamente relacionado com a noção de valor

Conceito de Moral. O conceito de moral está intimamente relacionado com a noção de valor Ética e Moral Conceito de Moral Normas Morais e normas jurídicas Conceito de Ética Macroética e Ética aplicada Vídeo: Direitos e responsabilidades Teoria Exercícios Conceito de Moral A palavra Moral deriva

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS- GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL DE PESQUISA INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA - ICV

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS- GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL DE PESQUISA INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA - ICV UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS- GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL DE PESQUISA INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA - ICV RESUMO EXPANDIDO (2009-2010) A ÉTICA NA FORMAÇÃO DOS PEDAGOGOS

Leia mais

PROGRAMA ANUAL DE CONTEÚDOS ENSINO FUNDAMENTAL II - 7ª SÉRIE PROFESSOR EDUARDO EMMERICK FILOSOFIA

PROGRAMA ANUAL DE CONTEÚDOS ENSINO FUNDAMENTAL II - 7ª SÉRIE PROFESSOR EDUARDO EMMERICK FILOSOFIA FILOSOFIA 1º VOLUME (separata) FILOSOFIA E A PERCEPÇÃO DO MUNDO Unidade 01 Apresentação O Começo do Pensamento - A coruja é o símbolo da filosofia. - A história do pensamento. O que é Filosofia - Etimologia

Leia mais

AULA DE FILOSOFIA. Prof. Alexandre Cardoso

AULA DE FILOSOFIA. Prof. Alexandre Cardoso AULA DE FILOSOFIA Prof. Alexandre Cardoso A criação da filosofia está ligada ao pensamento racional. Discutir, pensar e refletir para descobrir respostas relacionadas à vida. Os filósofos gregos deixaram

Leia mais

Processo Seletivo/UFU - abril ª Prova Comum - PROVA TIPO 1 FILOSOFIA QUESTÃO 01

Processo Seletivo/UFU - abril ª Prova Comum - PROVA TIPO 1 FILOSOFIA QUESTÃO 01 FILOSOFIA QUESTÃO 01 Considere as seguintes afirmações de Aristóteles e assinale a alternativa correta. I -... é a ciência dos primeiros princípios e das primeiras causas. II -... é a ciência do ser enquanto

Leia mais

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 25/Outubro/2017 FEA USP

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 25/Outubro/2017 FEA USP Ética e Organizações EAD 791 Prof. 25/Outubro/2017 FEA USP Ética Aula 25/10/2017 Deontologia Referências Sobre Deontologia CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2010. Unidade 8 Cap. 6.

Leia mais

PRINCÍPIOS ÉTICOS E FILOSÓFICOS Introdução a ética aristotélica

PRINCÍPIOS ÉTICOS E FILOSÓFICOS Introdução a ética aristotélica PRINCÍPIOS ÉTICOS E FILOSÓFICOS Introdução a ética aristotélica Prof. Me. Renato R. Borges Aristóteles(IV a.c), Kant(1804) e Stuart Mill (1873). facebook.com/prof.renato.borges www.professorrenato.com

Leia mais

1. Quanto às afirmações abaixo, marque a alternativa CORRETA : I O direito é autônomo, enquanto a moral é heterônoma.

1. Quanto às afirmações abaixo, marque a alternativa CORRETA : I O direito é autônomo, enquanto a moral é heterônoma. P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS TEORIA GERAL DO DIREITO 1. Quanto às afirmações abaixo, marque a alternativa CORRETA : I O direito é autônomo, enquanto a moral é heterônoma. II O valor jurídico

Leia mais

Introdução À Ética e a Moral. A verdadeira Moral zomba da Moral Blaise Pascal( )

Introdução À Ética e a Moral. A verdadeira Moral zomba da Moral Blaise Pascal( ) Introdução À Ética e a Moral A verdadeira Moral zomba da Moral Blaise Pascal(1623-1662) Ética ou Filosofia Moral: Parte da filosofia que se ocupa com a reflexão a respeito das noções e princípios que fundamentam

Leia mais

I. Iniciação à atividade filosófica Abordagem introdutória à Filosofia e ao filosofar... 13

I. Iniciação à atividade filosófica Abordagem introdutória à Filosofia e ao filosofar... 13 Índice 1. Competências essenciais do aluno... 4 2. Como estudar filosofia... 5 3. Como ler, analisar e explicar um texto filosófico... 7 4. Como preparar-se para um teste... 10 5. Como desenvolver um trabalho

Leia mais

Roteiro de estudos para recuperação trimestral

Roteiro de estudos para recuperação trimestral Roteiro de estudos para recuperação trimestral Disciplina: Professor (a): FILOSOFIA JOSÉ LUCIANO GABEIRL Conteúdo: Referência para estudo: A Filosofia de Aristóteles A Filosofia Helenística Idade Média

Leia mais

Aula Véspera UFU Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Professor Uilson Fernandes Uberaba 16 Abril de 2015

Aula Véspera UFU Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Professor Uilson Fernandes Uberaba 16 Abril de 2015 Aula Véspera UFU 2015 Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Professor Uilson Fernandes Uberaba 16 Abril de 2015 NORTE DA AVALIAÇÃO O papel da Filosofia é estimular o espírito crítico, portanto, ela não pode

Leia mais

ÉTICA E BIOÉTICA EM SAÚDE: dilemas do cotidiano... GYSÉLLE SADDI TANNOUS CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE

ÉTICA E BIOÉTICA EM SAÚDE: dilemas do cotidiano... GYSÉLLE SADDI TANNOUS CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE ÉTICA E BIOÉTICA EM SAÚDE: dilemas do cotidiano... GYSÉLLE SADDI TANNOUS CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE A BATALHA SANITÁRIA É UMA QUESTÃO SUPRA- PARTIDÁRIA; NENHUMA PESSOA, INSTITUIÇÃO, PARTIDO, AGRUPAMENTO,

Leia mais

Versão A. Grupo I (10 x 3 = 30 pontos) Assinala a alternativa correta

Versão A. Grupo I (10 x 3 = 30 pontos) Assinala a alternativa correta Versão A Grupo I (10 x 3 = 30 Assinala a alternativa correta 1.A filosofia não é uma ciência: a) Porque a filosofia consiste na procura do conhecimento factual. b) Porque os problemas e métodos da filosofia

Leia mais

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO.  A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO 1 O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete Aristóteles 2 O Mito da Caverna - Platão 3 Entendes??? 4 A Filosofia É um estudo relacionado

Leia mais

Cultura e Sociedade. Prof (s): Osvaldo Meza e Ronaldo Coture

Cultura e Sociedade. Prof (s): Osvaldo Meza e Ronaldo Coture Cultura e Sociedade Prof (s): Osvaldo Meza e Ronaldo Coture As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Religião e religiosidade: a experiência do sagrado Por que é tão fundamental

Leia mais

Ética. Ética profissional e sigilo profissional. Professor Fidel Ribeiro.

Ética. Ética profissional e sigilo profissional. Professor Fidel Ribeiro. Ética Ética profissional e sigilo profissional Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Ética ÉTICA PROFISSIONAL E SIGILO PROFISSIONAL Etimologia (do grego antigo ἐτυμολογία, composto de

Leia mais

NODARI, Paulo César. Sobre ética: Aristóteles, Kant e Levinas. Caxias do Sul: Educs, 2010

NODARI, Paulo César. Sobre ética: Aristóteles, Kant e Levinas. Caxias do Sul: Educs, 2010 NODARI, Paulo César. Sobre ética: Aristóteles, Kant e Levinas. Caxias do Sul: Educs, 2010 12 Daniel José Crocoli * A obra Sobre ética apresenta as diferentes formas de se pensar a dimensão ética, fazendo

Leia mais

LISTA DE CONTEÚDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL Professor: Airton José Müller Componente Curricular: Filosofia

LISTA DE CONTEÚDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL Professor: Airton José Müller Componente Curricular: Filosofia LISTA DE CONTEÚDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL - 2015 Professor: Airton José Müller Componente Curricular: Filosofia 7º Ano Filósofos Clássicos. A filosofia clássica. Sócrates de Atenas: o poder das perguntas

Leia mais

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional,

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, 1. Ética e Moral No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade,

Leia mais

Álvaro Luiz Montenegro Valls

Álvaro Luiz Montenegro Valls Álvaro Luiz Montenegro Valls Formação: -Doutorado em Filosofia (1981) Atuação profissional: - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil. São Leopoldo - RS Linha de pesquisa: Sistemas éticos

Leia mais

ÉTICA E PRÁTICA EDUCATIVA, OUTRA VEZ. Cipriano Carlos luckesi 1

ÉTICA E PRÁTICA EDUCATIVA, OUTRA VEZ. Cipriano Carlos luckesi 1 ÉTICA E PRÁTICA EDUCATIVA, OUTRA VEZ Cipriano Carlos luckesi 1 Qual é um significativo fundamento para a conduta ética e o que isso tem a ver com a prática educativa? Lee Yarley, professor de Religião

Leia mais

Segundo Rousseau, o que impediu a permanência do homem no Estado de natureza?

Segundo Rousseau, o que impediu a permanência do homem no Estado de natureza? Segundo Rousseau, o que impediu a permanência do homem no Estado de natureza? O princípio básico da soberania popular, segundo Rousseau, é: a) o poder absoluto b) o poder do suserano c) a vontade de todos

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA FILOSOFIA MAIO 2017 Prova: 161

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA FILOSOFIA MAIO 2017 Prova: 161 INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA FILOSOFIA MAIO 2017 Prova: 161 Escrita 10.º e 11.º de Escolaridade (Portaria n.º 207/2008, de 25 de Fevereiro - Cursos Tecnológicos de informática; Contabilidade

Leia mais

Teorias éticas. Capítulo 20. GRÉCIA, SÉC. V a.c. PLATÃO ARISTÓTELES

Teorias éticas. Capítulo 20. GRÉCIA, SÉC. V a.c. PLATÃO ARISTÓTELES GRÉCIA, SÉC. V a.c. Reflexões éticas, com um viés político (da pólis) _ > como deve agir o cidadão? Nem todas as pessoas eram consideradas como cidadãos Reflexão metafísica: o que é a virtude? O que é

Leia mais

Sócrates, Sofistas, Platão e Aristóteles (ética) Séc. III e IV a. C

Sócrates, Sofistas, Platão e Aristóteles (ética) Séc. III e IV a. C Sócrates, Sofistas, Platão e Aristóteles (ética) Séc. III e IV a. C Nunca deixou nada escrito Patrono da Filosofia Sh As principais fontes: Platão, Xenofonte e Aristóteles Questões Antropológicas O início

Leia mais

Prova Global Simulado 6º. Filosofia 2014/2 Devolutiva das questões

Prova Global Simulado 6º. Filosofia 2014/2 Devolutiva das questões Prova Global Simulado 6º. Filosofia 2014/2 Devolutiva das questões Questão nº 1 - Resposta B Justificativa: O amante do mito é de certo modo também um filósofo, uma vez que o mito se compõe de maravilhas

Leia mais

ÉTICA E COMPORTAMENTO MORAL PROF. IVES ALEJANDRO MUNOZ

ÉTICA E COMPORTAMENTO MORAL PROF. IVES ALEJANDRO MUNOZ ÉTICA E COMPORTAMENTO MORAL PROF. IVES ALEJANDRO MUNOZ ÉTICA Nas origens da filosofia grega antiga a Ética é um tipo de saber normativo, isto é, um saber que pretende orientar as ações humanas. A Ética

Leia mais

ÉTICA e CONDUTA PROFISSIONAL

ÉTICA e CONDUTA PROFISSIONAL ÉTICA e CONDUTA PROFISSIONAL Introdução à Engenharia Civil Profª Mayara Custódio SOMOS SERES PASSIONAIS As paixões desequilibram nosso caráter... Paixões = emoções (ambição, vaidade, ódio...) Ética é a

Leia mais

ÉTICA PROFISSIONAL NA PSICOPEDAGOGIA DR. ANGELO BARBOSA

ÉTICA PROFISSIONAL NA PSICOPEDAGOGIA DR. ANGELO BARBOSA ÉTICA PROFISSIONAL NA PSICOPEDAGOGIA DR. ANGELO BARBOSA ÉTICA: Ética vem do grego ethos que significa modo de ser. É a forma que o homem deve se comportar no seu meio social. A ética pode ser o estudo

Leia mais

Informação PROVA de exame a nível de escola Filosofia 2019 Prova 225 Prova escrita 11º ano de escolaridade

Informação PROVA de exame a nível de escola Filosofia 2019 Prova 225 Prova escrita 11º ano de escolaridade Informação PROVA de exame a nível de escola Filosofia 2019 Prova 225 Prova escrita 11º ano de escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) O presente documento divulga informação relativa à prova

Leia mais

Legislação e Ética Profissional

Legislação e Ética Profissional Legislação e Ética Profissional Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: www.veniciopaulo.com Formação e ficha profissional: Graduado em Analises e Desenvolvimento de Sistemas Pregoeiro / Bolsa de

Leia mais

Gestão Sustentável. Prof (s): João Roberto Mendes

Gestão Sustentável. Prof (s): João Roberto Mendes Gestão Sustentável Prof (s): João Roberto Mendes As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Controle ambiental nas organizações: contabilidade e auditorias ambientais Como

Leia mais

DATA: VALOR: 20 pontos NOTA: NOME COMPLETO:

DATA: VALOR: 20 pontos NOTA: NOME COMPLETO: DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR: ENRIQUE MARCATTO DATA: VALOR: 20 pontos NOTA: NOME COMPLETO: ASSUNTO: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 3ª EM TURMA: Nº: I N S T R U Ç Õ E S 1. Esta atividade contém

Leia mais

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO.  A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO 1 O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete Aristóteles 2 O Mito da Caverna - Platão 3 Entendes??? 4 A Filosofia É um estudo relacionado à existência

Leia mais

FELICIDADE: O BEM QUE TODOS QUEREM. 7º ano - Capítulo 2

FELICIDADE: O BEM QUE TODOS QUEREM. 7º ano - Capítulo 2 FELICIDADE: O BEM QUE TODOS QUEREM 7º ano - Capítulo 2 1 2 Falar de felicidade significa falar sobre a melhor forma de viver; Não faz sentido pensar em uma vida bem vivida que não seja também feliz. Você

Leia mais

A intenção ética e a norma moral. Ética e moral

A intenção ética e a norma moral. Ética e moral A intenção ética e a norma moral Ética e moral Questão orientadora: É agir em prol do bem pessoal? EGOÍSMO É agir em conformidade com a norma social? REGRAS SOCIAIS É agir em prol do bem comum? ALTRUÍSMO

Leia mais

Resolução da Questão 1 Texto definitivo

Resolução da Questão 1 Texto definitivo Questão A filosofia não é outra coisa senão o exercício preparatório para a sabedoria. Não se trata de opor nem de separar a filosofia como modo de vida, por um lado, e um discurso filosófico

Leia mais

Unidade I ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL. Prof. Aguinaldo Pereira Alves

Unidade I ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL. Prof. Aguinaldo Pereira Alves Unidade I ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL Prof. Aguinaldo Pereira Alves Introdução Por que aprender Ética hoje? Uma sociedade em crise de princípios e valores. A cultura do relativismo: a) Niilismo. b) Hedonismo.

Leia mais

Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Clássica. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes

Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Clássica. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Clássica Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Conteúdo (a) Nascimento da filosofia (b) Condições históricas para seu nascimento (c) Os principais períodos

Leia mais

DATA DE ENTREGA 19/12/2016 VALOR: 20,0 NOTA:

DATA DE ENTREGA 19/12/2016 VALOR: 20,0 NOTA: DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR: ENRIQUE MARCATTO DATA DE ENTREGA 19/12/2016 VALOR: 20,0 NOTA: NOME COMPLETO: ASSUNTO: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 3ª SÉRIE/EM TURMA: Nº: 01. RELAÇÃO DO CONTEÚDO

Leia mais

Sócrates: após destruir o saber meramente opinativo, em diálogo com seu interlocutor, dava início ã procura da definição do conceito, de modo que, o

Sócrates: após destruir o saber meramente opinativo, em diálogo com seu interlocutor, dava início ã procura da definição do conceito, de modo que, o A busca da verdade Os filósofos pré-socráticos investigavam a natureza, sua origem de maneira racional. Para eles, o princípio é teórico, fundamento de todas as coisas. Destaca-se Heráclito e Parmênides.

Leia mais

Ética e Conduta Humana. Aula 5

Ética e Conduta Humana. Aula 5 Ética e Conduta Humana Aula 5 Ética e Conduta Humana Você já pensou como você toma suas decisões? Você é mais emoção ou razão? Age impulsivamente ou é mais ponderado e analítico? Chama-se ética a parte

Leia mais

FILOSOFIA. DISCIPLINA: História da Filosofia Antiga

FILOSOFIA. DISCIPLINA: História da Filosofia Antiga EMENTA FILOSOFIA DISCIPLINA: Iniciação filosófica EMENTA: Este curso pretende iniciar o aluno nos principais temas da filosofia, a partir da reflexão de seu núcleo histórico-sistemático, considerando seus

Leia mais

FILOSOFIA COMENTÁRIO DA PROVA DE FILOSOFIA

FILOSOFIA COMENTÁRIO DA PROVA DE FILOSOFIA COMENTÁRIO DA PROVA DE FILOSOFIA Mais uma vez a UFPR oferece aos alunos uma prova exigente e bem elaborada, com perguntas formuladas com esmero e citações muito pertinentes. A prova de filosofia da UFPR

Leia mais

Quais os conceitos da Disciplina de Cultura e Sociedade?

Quais os conceitos da Disciplina de Cultura e Sociedade? Cultura e Sociedade Prof. Responsável: Osvaldo Luis Meza Siqueira Prof. Tutor de Aprendizagem: Ronaldo Coture da Silva Prof (a) Tutor(a) de Aprendizagem: Adriana Joana Novelli Prof (a) Tutor(a) de Aprendizagem:

Leia mais

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02 PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02 2 A EPISTEMOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO Ramo da filosofia que estuda a natureza do conhecimento. Como podemos conhecer

Leia mais

O conceito ética. O conceito ética. Curso de Filosofia. Prof. Daniel Pansarelli. Ética filosófica: conceito e origem Estudo a partir de Aristóteles

O conceito ética. O conceito ética. Curso de Filosofia. Prof. Daniel Pansarelli. Ética filosófica: conceito e origem Estudo a partir de Aristóteles Curso de Filosofia Prof. Daniel Pansarelli Ética filosófica: conceito e origem Estudo a partir de Aristóteles O conceito ética Originado do termo grego Ethos, em suas duas expressões Êthos (com inicial

Leia mais

Material de divulgação da Editora Moderna

Material de divulgação da Editora Moderna Material de divulgação da Editora Moderna Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

Versão B. GRUPO I (10 X 3 = 30 pontos) Assinala a única alternativa correta

Versão B. GRUPO I (10 X 3 = 30 pontos) Assinala a única alternativa correta Versão B GRUPO I (10 X 3 = 30 pontos) Assinala a única alternativa correta 1.O discurso filosófico é sobretudo um discurso: a) Demonstrativo b) Argumentativo c) Científico d) Racional 2. Dizer que a filosofia

Leia mais

FILOSOFIA HELENÍSTICA

FILOSOFIA HELENÍSTICA FILOSOFIA HELENÍSTICA Império de Alexandre Início do Reinado de Alexandre Conquista do Egito pelo Império Romano 336 a. C. 323 a. C. Morte de Alexandre 30 a. C. Características gerais: Sincretismo Cultural

Leia mais

FILOSOFIA. As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e do Programa da disciplina.

FILOSOFIA. As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e do Programa da disciplina. INFORMAÇÃO-EXAME FILOSOFIA 2017 Exame a Nível de Escola 225 11.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características do exame

Leia mais

Filosofia Política: Thomas Hobbes ( )

Filosofia Política: Thomas Hobbes ( ) Filosofia Política: Thomas Hobbes (1588-1679) Thomas Hobbes parte da concepção do homem em seu estado de natureza para caracterizar a necessidade da fundação do Estado. Suas obras mais significativas foram

Leia mais

Conceito da Ética Destacando as teorias da formação dos conceitos, o objeto e o objetivo da Ética

Conceito da Ética Destacando as teorias da formação dos conceitos, o objeto e o objetivo da Ética Conceito da Ética Destacando as teorias da formação dos conceitos, o objeto e o objetivo da Ética. Definições e Conceitos O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ÉTICA. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS DA ÉTICA.  A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS DA ÉTICA 1 Eu não sei o que quero ser, mas sei muito bem o que não quero me tornar. Friedrich Nietzsche 2 CHEGA Gabriel, o pensador (2015) 3 A Ética e a Cidadania Desde cedo aprendemos a não

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÂO DE PROFESSORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO 2017 PARECER RECURSOS PROVA 3 SEGUNDO PROFESSOR DE TURMA 11) Considerando os

Leia mais

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA CIÊNCIAS NATURAIS

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA CIÊNCIAS NATURAIS INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA CIÊNCIAS NATURAIS PROVA 10 2018 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho)» INTRODUÇÃO O presente documento divulga informação

Leia mais

TEORIA DO CONHECIMENTO O QUE É O CONHECIMENTO? COMO NÓS O ALCANÇAMOS?

TEORIA DO CONHECIMENTO O QUE É O CONHECIMENTO? COMO NÓS O ALCANÇAMOS? TEORIA DO CONHECIMENTO O QUE É O CONHECIMENTO? COMO NÓS O ALCANÇAMOS? Tem como objetivo investigar a origem, a natureza, o valor e os limites do conhecimento Vários filósofos se preocuparam em achar uma

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Profª Marianne Rios Martins

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Profª Marianne Rios Martins APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Profª Marianne Rios Martins NOÇÕES GERAIS O que é o direito? Qual a importância do direito? Direito é justiça?

Leia mais

COLÉGIO SHALOM ENSINO MEDIO 2 ANO. Profº: TONHÃO Disciplina: SOCIOLOGIA Aluno (a):. No.

COLÉGIO SHALOM ENSINO MEDIO 2 ANO. Profº: TONHÃO Disciplina: SOCIOLOGIA Aluno (a):. No. COLÉGIO SHALOM ENSINO MEDIO 2 ANO 65 Profº: TONHÃO Disciplina: SOCIOLOGIA Aluno (a):. No. ROTEIRO DE RECUERAÇÃO SEMESTRAL 2017 Data: / / 1º Ano do Ensino Médio 1º. O recuperando deverá ler A UNIDADE 01

Leia mais

Sigilo. Coleguismo Honra. Justiça. Responsabilidade. Zelo. Honestidade. Igualdade. Respeito. Competência Liberdade. Solidariedade.

Sigilo. Coleguismo Honra. Justiça. Responsabilidade. Zelo. Honestidade. Igualdade. Respeito. Competência Liberdade. Solidariedade. O QUE É ÉTICA? Coleguismo Honra Sigilo Justiça Igualdade Zelo Responsabilidade Honestidade Competência Liberdade Respeito Lealdade Solidariedade Etimologia: Ética= ethos (grego) = costumes, modo de ser,

Leia mais

Filosofia do Direito

Filosofia do Direito 1 Filosofia do Direito Grupo de estudo Revisão José Roberto Monteiro 21 de novembro de 2012 2 Matéria para a prova de 22/11/12 A Justiça em Aristóteles. Hugo Grócio. Immanuel Kant. Hans Kelsen 3 A Justiça

Leia mais

Classificação das Ciências. Tipos de conhecimento. Conhecimento Popular. Conhecimento Religioso. Conhecimento Filosófico. Metodologia Científica

Classificação das Ciências. Tipos de conhecimento. Conhecimento Popular. Conhecimento Religioso. Conhecimento Filosófico. Metodologia Científica UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Classificação das Ciências FORMAIS Lógica Matemática Metodologia Científica Prof. a Renata Gonçalves Aguiar CIÊNCIAS

Leia mais

Introdução à Ética, Moral e Virtude

Introdução à Ética, Moral e Virtude Introdução à Ética, Moral e Virtude 1 Ano do Ensino Médio -3 Trimestre Professor: Me. Phil. Fabio Goulart fabiogt@filosofiahoje.com http://www.filosofiahoje.com/- http:// youtube.com/filosofiahoje https://www.facebook.com/filosofiahoje

Leia mais

Aula 00 Ética na Administração do Estado e Atribuições p/ ARTESP (Analista de Suporte à Regulação)

Aula 00 Ética na Administração do Estado e Atribuições p/ ARTESP (Analista de Suporte à Regulação) Aula 00 Ética na Administração do Estado e Atribuições p/ ARTESP (Analista de Suporte à Regulação) Professor: Tiago Zanolla 00000000000 - DEMO LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA ARTESP Teoria e questões comentadas

Leia mais

Comunicação e Expressão. Prof (a): Marlei Gomes da Silva Malinoski

Comunicação e Expressão. Prof (a): Marlei Gomes da Silva Malinoski Comunicação e Expressão Prof (a): Marlei Gomes da Silva Malinoski As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Gêneros e Tipos Textuais Se o gênero define o estilo posso afirmar

Leia mais

Volume 2 Fascículo 2 Filosofia Unidade 3

Volume 2 Fascículo 2 Filosofia Unidade 3 Atividade extra Volume 2 Fascículo 2 Filosofia Unidade 3 Questão 1 A ideia de que, pela Ciência e pela técnica, o homem se converterá em senhor e possuidor da natureza está presente no pensamento do filósofo

Leia mais

CONCEPÇÕES ÉTICAS Mito, Tragédia e Filosofia

CONCEPÇÕES ÉTICAS Mito, Tragédia e Filosofia CONCEPÇÕES ÉTICAS Mito, Tragédia e Filosofia O que caracteriza a consciência mítica é a aceitação do destino: Os costumes dos ancestrais têm raízes no sobrenatural; As ações humanas são determinadas pelos

Leia mais

Ano 7º ano Tempo estimado Sete aulas

Ano 7º ano Tempo estimado Sete aulas O Plano de Aula - O QUE É E PARA QUE SERVE O PLANO DE AULA? É uma previsão de atividades vinculadas a um plano de ensino mais amplo desenvolvidas em etapas seqüenciais, em consonância com objetivos e conteúdos

Leia mais

Uma Leitura Sobre as Escolhas dos Conteúdos.

Uma Leitura Sobre as Escolhas dos Conteúdos. Uma Leitura Sobre as Escolhas dos Conteúdos. Os conteúdos disciplinares devem ser tratados, na escola, de modo contextualizado, estabelecendo-se, entre eles, relações interdisciplinares e colocando sob

Leia mais

INFORMAÇÃO-EXAME A NÍVEL DE ESCOLA FILOSOFIA 2017

INFORMAÇÃO-EXAME A NÍVEL DE ESCOLA FILOSOFIA 2017 INFORMAÇÃO-EXAME A NÍVEL DE ESCOLA FILOSOFIA 2017 PROVA 225 Cursos Científicos Humanísticos Artigo 20.º do Decreto- Lei n.º 3 / 2008, de 7 de janeiro 11.º Ano de Escolaridade Duração da Prova: 120 minutos

Leia mais

AULA AO VIVO. Professora Laira Pinheiro

AULA AO VIVO. Professora Laira Pinheiro AULA AO VIVO Professora Laira Pinheiro Folha de São Paulo, São Paulo, 28 out., 1993, pg.6, cad.4. Você sabe o que é ética? Será que ela tem preço? Qual é o seu valor? A ética está em crise? Vivemos numa

Leia mais

O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura

O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura Jean Carlos Demboski * A questão moral em Immanuel Kant é referência para compreender as mudanças ocorridas

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A Dúvida Metódica Em Descartes Antonio Wardison Canabrava da Silva* A busca pelo conhecimento é um atributo essencial do pensar filosófico. Desde o surgimento das investigações mitológicas,

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016 Disciplina: Filosofia e Sociologia Série/Ano: 1º ANO Professores: Adriane e Silvio Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou

Leia mais

FILOSOFIA 7º ANO 2017

FILOSOFIA 7º ANO 2017 FILOSOFIA 7º ANO 2017 Como saber qual a ação é correta e qual não é? Escolhas Critérios 1. COMO OS OUTROS FAZEM? ÉTICA E MORAL O que é certo a ser feito? Há situações que envolvem situações amplas. Pode

Leia mais

Ítaca 27. Defesas Doutorado Doutorado

Ítaca 27. Defesas Doutorado Doutorado Defesas Doutorado 2013 Doutorado 2013 242 Imaginação e Ideologia na Política de Spinoza Alexandre Arbex Valadares Esta tese propõe uma leitura da política de Spinoza a partir dos conceitos de corpo e imaginação.

Leia mais

ÉTICA E MORAL. O porquê de uma diferenciação? O porquê da indiferenciação? 1

ÉTICA E MORAL. O porquê de uma diferenciação? O porquê da indiferenciação? 1 ÉTICA E MORAL O porquê de uma diferenciação? O porquê da indiferenciação? 1 Ética e Moral são indiferenciáveis No dia-a-dia quando falamos tanto usamos o termo ética ou moral, sem os distinguirmos. Também

Leia mais

Metodologia científica

Metodologia científica Metodologia científica Introdução Você sabia que conhecimento acadêmico-científico contém normas para seu desenvolvimento? Pois bem. Tais conhecimentos são reunidos na metodologia científica e todo saber

Leia mais