Legislação e Ética Profissional

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Legislação e Ética Profissional"

Transcrição

1 Legislação e Ética Profissional Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: Formação e ficha profissional: Graduado em Analises e Desenvolvimento de Sistemas Pregoeiro / Bolsa de Valores (Modalidade: Pregão Eletrônico) Analista de Sistemas / Secretaria do Planejamento e Gestão Instrutor / Escola de Gestão do Estado do Ceará - EGPCE Professor de Lógica de Programação / CEPEP Professor de Informática Aplicada / CEPEP Professor de Gestão Aplicada / CEPEP Professor de Legislação e Ética Profissional / CEPEP

2 Introdução O exercício de qualquer das profissões fiscalizadas pelo Sistema CONFEA/CREA enseja a assunção de uma série de responsabilidades à qual, tanto os profissionais como as empresas, estão sujeitos, de modo que a caracterização de qualquer lesão ao interesse de outrem, (continua)

3 Introdução ocorrida em face deste exercício profissional, dependendo da situação, tem o condão de acarretar penalidades que podem chegar até o cancelamento do registro profissional, dever de refazimento ou indenização, além de penalização criminal.

4 Introdução Para apresentar este universo jurídico aos profissionais da área tecnológica, é indispensável uma ligeira incursão à teoria do direito, embora superficialmente, a fim de não tornar enfadonho ao interesse da categoria profissional a qual este manual é dedicado.

5 Introdução Apesar de eventos e acontecimentos naturais receberem a incidência das normas jurídicas, tal como o nascimento com vida, a morte etc, são as relações jurídicas, especialmente as expressas em contratos cujos objetos configuram realização de (continua)

6 Introdução trabalhos nas áreas da engenharia, arquitetura, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, o cerne da abordagem no presente trabalho. Estes contratos, quer os relativos aos projetos, quer os relativos às execuções, são fontes geradoras de direitos e obrigações em várias esferas do direito. (continua)

7 Introdução O não atingimento dos resultados finais almejados, face à inobservância das técnicas profissionais adequadas, redundará na responsabilização do profissional responsável.

8 Situações objetivas relacionadas com o exercício das profissões fiscalizadas pelo Sistema CONFEA/CREA, que acarretem lesões à direitos alheios, independentemente da existência de contratos, como por exemplo, o desabamento de um muro sobre um transeunte, ou um curto circuito causador de (continua) Introdução

9 Introdução um incêndio que atinja o usuário de um prédio comercial, em razão de sua evidente relevância, também acarretam responsabilizações. As relações de trabalho protegidas pela CLT, que normalmente decorrem da atividade econômica dos profissionais da área tecnológica também, por esta razão, poderão recair sobre a categoria profissional no exercício de suas profissões.

10 Introdução Serão tecidas considerações acerca das obrigações e responsabilidades dos profissionais e empresas da área tecnológica, o tempo que perduram, os tipos e esferas de repercussão, etc., demonstrando, ante a apresentação das noções jurídicas pertinentes, o universo que o profissional está adentrando ao contratar a prestação de seus serviços, (continua)

11 Introdução de modo a oferecer condições que lhe permitam se precaver, se proteger e mensurar seus honorários de modo proporcional às responsabilidades assumidas no momento da celebração dos acordos, quando isto for possível.

12 Introdução NINGUEM SE ISENTA DE CULPA ALEGANDO O DESCONHECIMENTO DA LEI

13 O estudo da Ética deu-se com os filósofos gregos há 25 séculos atrás. Hoje em dia, seu campo de atuação ultrapassa os limites da filosofia e inúmeros outros pesquisadores de diversas áreas do conhecimento dedicam-se ao seu estudo.

14 Ao iniciar um trabalho que envolve a ética como objetivo de estudo, consideramos importante, como ponto de partida, estudar o conceito de ética, estabelecendo seu campo de aplicação e fazendo uma pequena abordagem das doutrinas éticas que consideramos mais importantes para o nosso trabalho.

15 Ética: conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão. Moral: conjunto de regras que trata dos atos humanos, dos bons costumes e dos deveres do homem em sociedade e perante os de sua classe. Direito: o que é justo e conforme com a lei e a justiça.

16 A Ética, a Moral e o Direito estão interligados. A Ética consiste num conjunto de princípios morais, a Moral consiste em conjunto de regras, só que a Moral atua de uma forma interna, ou seja, só tem um alto valor dentro das pessoas, ela se diferencia de uma pessoa para outra e o Direito tem vários significados, ele pode ser aquilo que é justo perante a lei e a justiça, aquilo que você pode reclamar que é seu.

17 A Ética tem uma relação maior com as profissões. Ela seria como uma regra a ser seguida, um dever que profissional tem com aquele que contrata o seu serviço. A partir do momento em que se começa a exercer uma profissão, deve-se começar a praticar a Ética.

18 A Moral e o Direito tem a seguinte base: a Moral tem efeito dentro da pessoa, ela atua como um valor, aquilo que se aprendeu como certo e o Direito tem uma relação com a sociedade, o Direito é aquilo que a pessoa pode exigir perante seus semelhantes, desde que esteja de acordo com a lei, aquilo imposto pela sociedade.

19 O que significa ter ética profissional?

20 Ter ética profissional é o indivíduo cumprir com todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho.

21 Ser ético nada mais é que cumprir os valores da sociedade em que vive, é agir sem prejudicar o próximo, é agir e se responsabilizar pelas consequências de suas ações. Todo ser ético pensa antes de agir e age sabendo que terá que assumir os resultados.

22 Código de Ética Profissional Código de ética profissional é o conjunto de normas éticas, que devem ser seguidas pelos profissionais no exercício de seu trabalho. O código de ética profissional é elaborado pelos Conselhos, que representam e fiscalizam o exercício da profissão.

23 Código de Ética Profissional Código de ética profissional é o conjunto de normas éticas, que devem ser seguidas pelos profissionais no exercício de seu trabalho. O código de ética profissional é elaborado pelos Conselhos, que representam e fiscalizam o exercício da profissão.

24 A consciência moral, segundo a autora do livro Convite à filosofia, Marilena Chaui, está ligada ao senso moral e ambos dizem respeito a valores, sentimentos, intenções e ações referidas ao bem, ao mal e ao desejo de felicidade, sentimentos e ações que estão intrínsecas às relações que temos com o outro, portanto fazem parte da nossa vida.

25 A consciência e o senso moral se manifestam em nossas vidas com bastante frequência, em situações como, por exemplo: em que jovens inexperientes têm que escolher entre a juventude ou o filho que não foi planejado;

26 A consciência e o senso moral se manifestam em nossas vidas com bastante freqüência, em situações como, por exemplo: em que um pai de família desempregado tem que optar entre ser honesto e continuar na mesma situação ou aceitar um emprego desonesto; Etc. II - Ética, Moral e Direito

27 Como podemos ver a consciência e o senso moral estão diretamente ligados a valores sociais como: honestidade, honradez, justiça e também aos sentimentos provocados por esses valores como: vergonha, admiração, dúvida, entre outros.

28 Geralmente não paramos para refletir sobre os valores morais a que estamos sujeitos, isso porque somos educados para conviver com eles e aprendemos desde cedo que devemos servir a esses valores. Isso porque isso são valores sociais e culturais.

29 Cada sociedade criou e cria seus conceitos sobre o que é ser ético ou antiético. E para não julgarmos sem fundamentos precisamos conhecer primeiro as culturas diferentes da nossa e acima de tudo respeitá-las.

30 Ética Conceitos e Classificações: DEFINIÇÃO 1: Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. DEFINIÇÃO 2: Ética é o conjunto de normas de comportamento e formas de vida através do qual o homem tende a realizar o valor do bem.

31 Ética Conceitos e Classificações: DEFINIÇÃO 3: é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta.

32 Ética é uma palavra de origem grega (éthos), que significa propriedade do caráter. Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o próximo. Ser ético é cumprir os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive.

33 Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.

34 Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

35 No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.

36 ÉTICA - MORAL Permanente Temporal Universal Cultural Regra Conduta de regra Teoria Prática Princípios Aspectos de conduta específicos

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional,

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, 1. Ética e Moral No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade,

Leia mais

Ética. Ética profissional e sigilo profissional. Professor Fidel Ribeiro.

Ética. Ética profissional e sigilo profissional. Professor Fidel Ribeiro. Ética Ética profissional e sigilo profissional Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Ética ÉTICA PROFISSIONAL E SIGILO PROFISSIONAL Etimologia (do grego antigo ἐτυμολογία, composto de

Leia mais

ÉTICA e CONDUTA PROFISSIONAL

ÉTICA e CONDUTA PROFISSIONAL ÉTICA e CONDUTA PROFISSIONAL Introdução à Engenharia Civil Profª Mayara Custódio SOMOS SERES PASSIONAIS As paixões desequilibram nosso caráter... Paixões = emoções (ambição, vaidade, ódio...) Ética é a

Leia mais

Ética. Ética e Moral. Professor Fidel Ribeiro.

Ética. Ética e Moral. Professor Fidel Ribeiro. Ética Ética e Moral Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Ética ÉTICA E MORAL Embora estejam relacionados entre si, os termos 'ética' e 'moral' são dois conceitos distintos. Os termos

Leia mais

ÉTICA E MORAL. O porquê de uma diferenciação? O porquê da indiferenciação? 1

ÉTICA E MORAL. O porquê de uma diferenciação? O porquê da indiferenciação? 1 ÉTICA E MORAL O porquê de uma diferenciação? O porquê da indiferenciação? 1 Ética e Moral são indiferenciáveis No dia-a-dia quando falamos tanto usamos o termo ética ou moral, sem os distinguirmos. Também

Leia mais

EFA NS C P 5 _ D E O N T O L O G I A E P R I N C Í P I O S É T I C O S

EFA NS C P 5 _ D E O N T O L O G I A E P R I N C Í P I O S É T I C O S Ética e Moral EFA NS C P 5 _ D E O N T O L O G I A E P R I N C Í P I O S É T I C O S 2009/2010 Valores No mundo contemporâneo o Homem já não segue valores modelos mas cria os seus próprios valores em função

Leia mais

ÉTICA PROFISSIONAL NA PSICOPEDAGOGIA DR. ANGELO BARBOSA

ÉTICA PROFISSIONAL NA PSICOPEDAGOGIA DR. ANGELO BARBOSA ÉTICA PROFISSIONAL NA PSICOPEDAGOGIA DR. ANGELO BARBOSA ÉTICA: Ética vem do grego ethos que significa modo de ser. É a forma que o homem deve se comportar no seu meio social. A ética pode ser o estudo

Leia mais

Atualidades. Cidadania. Professora Bruno Cunha.

Atualidades. Cidadania. Professora Bruno Cunha. Atualidades Cidadania Professora Bruno Cunha www.acasadoconcurseiro.com.br Atualidades CIDADANIA Conceito de Cidadania A cidadania cria um estatuto de pertencimento de um indivíduo a uma comunidade (país)

Leia mais

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Introdução, Ética e Moral e Orientações Gerais. Prof. Denis França

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Introdução, Ética e Moral e Orientações Gerais. Prof. Denis França ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Introdução, Ética e Moral e Orientações Gerais Prof. Denis França Ética nos concursos públicos: Mais comum nas provas de alguns Tribunais, alguns órgãos do Poder Executivo

Leia mais

Ética. 1 Ética e Moral: Origem da palavra Ética: Grego: ETHOS (modo de ser, comportamento, caráter (hábito), morada, costume).

Ética. 1 Ética e Moral: Origem da palavra Ética: Grego: ETHOS (modo de ser, comportamento, caráter (hábito), morada, costume). 1 Ética e Moral: Ética Origem da palavra Ética: Grego: ETHOS (modo de ser, comportamento, caráter (hábito), morada, costume). Heidegger: morada do ser. 1 Ética e Moral: Ética Conceito de Ética: É a ciência

Leia mais

A intenção ética e a norma moral. Ética e moral

A intenção ética e a norma moral. Ética e moral A intenção ética e a norma moral Ética e moral Questão orientadora: É agir em prol do bem pessoal? EGOÍSMO É agir em conformidade com a norma social? REGRAS SOCIAIS É agir em prol do bem comum? ALTRUÍSMO

Leia mais

Ministério da Fazenda

Ministério da Fazenda Ministério da Fazenda Professor Valter Otaviano CARGO: ATA BANCA: ESAF QUESTÕES: CINCO Edital Concurso MF/ESAF 2014 Comentar sobre o edital Como iremos estudar? 20 aulas Conceitos básicos Exercícios provas

Leia mais

Comportamento Ético. Aula 9- Camara/Assembleia/TRT 29/07/2018

Comportamento Ético. Aula 9- Camara/Assembleia/TRT 29/07/2018 Ética - Prof. Alex Diniz Ética Necessária para viver em sociedade Do grego ethos: costumes, hábitos, tradições de um povo Moral: Do latim mores, "relativo aos costumes". Moral Comportamento Situação +

Leia mais

CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE SÃO PAULO

CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE SÃO PAULO 01 CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE SÃO PAULO 02 No Brasil, existem profissões: Regulamentadas E não regulamentadas O Estado regulamenta uma profissão se entender que

Leia mais

Filosofia e Ética. Professor Ronaldo Coture

Filosofia e Ética. Professor Ronaldo Coture Filosofia e Ética Professor Ronaldo Coture Quais os conceitos da Disciplina de Filosofia e Ética? Compreender os períodos históricos do pensamento humano. Conceituar a teoria axiológica dos valores. Conceituar

Leia mais

Aula n.º 17 / 18 18/10/2012. Módulo 5 - Ética e Deontologia no Desporto 4. Ética e desenvolvimento institucional

Aula n.º 17 / 18 18/10/2012. Módulo 5 - Ética e Deontologia no Desporto 4. Ética e desenvolvimento institucional O conceito da ética individual. Relação entre a ética individual e os padrões de ética institucional. O conceito da ética individual deve ser baseado em valores fundamentais de toda a sociedade. Devemos

Leia mais

22/08/2014. Tema 7: Ética e Filosofia. O Conceito de Ética. Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes

22/08/2014. Tema 7: Ética e Filosofia. O Conceito de Ética. Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes Tema 7: Ética e Filosofia Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes O Conceito de Ética Ética: do grego ethikos. Significa comportamento. Investiga os sistemas morais. Busca fundamentar a moral. Quer explicitar

Leia mais

Ética. Material de apoio do Professor Rodrigo Duguay, a partir de Anotações do Professor Felipe Pinho.

Ética. Material de apoio do Professor Rodrigo Duguay, a partir de Anotações do Professor Felipe Pinho. 1 Ética Material de apoio do Professor Rodrigo Duguay, a partir de Anotações do Professor Felipe Pinho. O que é a Ética? Como ramo da filosfia a ética tenta responder à pergunta: - Como viver? A partir

Leia mais

Introdução à Ética, Moral e Virtude

Introdução à Ética, Moral e Virtude Introdução à Ética, Moral e Virtude 1 Ano do Ensino Médio -3 Trimestre Professor: Me. Phil. Fabio Goulart fabiogt@filosofiahoje.com http://www.filosofiahoje.com/- http:// youtube.com/filosofiahoje https://www.facebook.com/filosofiahoje

Leia mais

Filosofia e Ética Professor Ronaldo Coture

Filosofia e Ética Professor Ronaldo Coture Filosofia e Ética Professor Ronaldo Coture Quais os conceitos da Disciplina de Filosofia e Ética? Compreender os períodos históricos do pensamento humano. Conceituar a teoria axiológica dos valores. Conceituar

Leia mais

Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia. 10/17/2017 UTFPR Campus Curitiba DAELT Ética, Profissão e Cidadania 1

Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia. 10/17/2017 UTFPR Campus Curitiba DAELT Ética, Profissão e Cidadania 1 Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia 1 Nesta aula os seguintes assuntos serão abordados: Moral e Ética Ética à brasileira Histórico do Código de Ética Legislação em vigor da Engenharia

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Profª Marianne Rios Martins

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Profª Marianne Rios Martins APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Profª Marianne Rios Martins NOÇÕES GERAIS O que é o direito? Qual a importância do direito? Direito é justiça?

Leia mais

Manual. Silvicultura - Exploração florestal. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXIV

Manual. Silvicultura - Exploração florestal. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXIV Manual A Engenharia nos Empreendimentos Silvicultura - Exploração florestal Anexo XXIV SILVICULTURA EXPLORAÇÃO FLORESTAL 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como Silvicultura Exploração o empreendimento

Leia mais

Sigilo. Coleguismo Honra. Justiça. Responsabilidade. Zelo. Honestidade. Igualdade. Respeito. Competência Liberdade. Solidariedade.

Sigilo. Coleguismo Honra. Justiça. Responsabilidade. Zelo. Honestidade. Igualdade. Respeito. Competência Liberdade. Solidariedade. O QUE É ÉTICA? Coleguismo Honra Sigilo Justiça Igualdade Zelo Responsabilidade Honestidade Competência Liberdade Respeito Lealdade Solidariedade Etimologia: Ética= ethos (grego) = costumes, modo de ser,

Leia mais

Portanto, ética e moral, pela própria etimologia, diz respeito a uma realidade. socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas

Portanto, ética e moral, pela própria etimologia, diz respeito a uma realidade. socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas ÉTICA Definição A origem da palavra ÉTICA vem do grego ethos, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o ethos grego, para o latim mos (ou no plural mores ), que quer dizer costume,

Leia mais

Curso de Mediação e Conciliação- Resolução 125/2010 CNJ

Curso de Mediação e Conciliação- Resolução 125/2010 CNJ Curso de Mediação e Conciliação- Resolução 125/2010 CNJ ÉTICA NA MEDIAÇÃO SIGNIFICADO DAS PALAVRAS ÉTICA E MORAL A palavra ética vem do Grego ethos que significa modo de ser ou caráter. Já a palavra moral

Leia mais

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2 ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2 Índice 1. Ética Geral...3 1.1 Conceito de ética... 3 1.2 O conceito de ética e sua relação com a moral... 4 2 1. ÉTICA GERAL 1.1 CONCEITO DE ÉTICA Etimologicamente,

Leia mais

Ética nas Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim Juliana Bittar 09/Agosto/2017 FEA USP

Ética nas Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim Juliana Bittar 09/Agosto/2017 FEA USP Ética nas Organizações EAD 791 Prof. Juliana Bittar 09/Agosto/2017 FEA USP Ética nas Organizações Aula de Hoje 1) Ética: primeiras reflexões Atitude Filosófica e Reflexão Filosófica Os campos da Filosofia

Leia mais

Conceito de Moral. O conceito de moral está intimamente relacionado com a noção de valor

Conceito de Moral. O conceito de moral está intimamente relacionado com a noção de valor Ética e Moral Conceito de Moral Normas Morais e normas jurídicas Conceito de Ética Macroética e Ética aplicada Vídeo: Direitos e responsabilidades Teoria Exercícios Conceito de Moral A palavra Moral deriva

Leia mais

Álvaro Luiz Montenegro Valls

Álvaro Luiz Montenegro Valls Álvaro Luiz Montenegro Valls Formação: -Doutorado em Filosofia (1981) Atuação profissional: - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil. São Leopoldo - RS Linha de pesquisa: Sistemas éticos

Leia mais

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 25/Outubro/2017 FEA USP

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 25/Outubro/2017 FEA USP Ética e Organizações EAD 791 Prof. 25/Outubro/2017 FEA USP Ética Aula 25/10/2017 Deontologia Referências Sobre Deontologia CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2010. Unidade 8 Cap. 6.

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ÉTICA. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS DA ÉTICA.  A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS DA ÉTICA 1 Eu não sei o que quero ser, mas sei muito bem o que não quero me tornar. Friedrich Nietzsche 2 CHEGA Gabriel, o pensador (2015) 3 A Ética e a Cidadania Desde cedo aprendemos a não

Leia mais

Módulo 3 ÉT ti ÍcT a U e I L ag X em Institucional

Módulo 3 ÉT ti ÍcT a U e I L ag X em Institucional Módulo 3 Ética TÍTULO e Imagem X Institucional O QUE É ÉTICA Ética, vem do grego Ethos, significa caráter, modo de agir e bom comportamento. Indica como devemos nos comportar perante a sociedade. 2 ÉTICA

Leia mais

Manual. Hipermercados e rede de Supermercados. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo III

Manual. Hipermercados e rede de Supermercados. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo III Manual A Engenharia nos Empreendimentos Hipermercados e rede de Supermercados Anexo III HIPERMERCADOS E REDE DE SUPERMERCADOS 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como hipermercados e rede de supermercados

Leia mais

Ética em Informática

Ética em Informática www.devmedia.com.br [versão para impressão] Link original: http://www.devmedia.com.br/articles /viewcomp.asp?comp=14636 Ética em Informática Discutindo ética na informática. Ética em Informática Antes

Leia mais

Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes. Professora Renata Lourdes.

Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes. Professora Renata Lourdes. Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes Professora Renata Lourdes. renatalourdesrh@hotmail.com CONCEITO DE ÉTICA Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação

Leia mais

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 16/Agosto/2017 FEA USP

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 16/Agosto/2017 FEA USP Ética e Organizações EAD 791 Prof. 16/Agosto/2017 FEA USP Ética e Organizações EAD 791 Aula de Hoje Senso moral, Consciência Moral Juízo de fato, juízo de valor Constituintes do campo ético: virtude, sujeito

Leia mais

ÉTICA PROFISSIONAL UNIP

ÉTICA PROFISSIONAL UNIP ÉTICA PROFISSIONAL UNIP Ética Profissional Atribuições Profissionais Responsabilidades dos Engenheiros Atribuições Profissionais As atribuições definem que tipo de atividades uma determinada categoria

Leia mais

Resolução da Questão 1 Texto definitivo

Resolução da Questão 1 Texto definitivo Questão A filosofia não é outra coisa senão o exercício preparatório para a sabedoria. Não se trata de opor nem de separar a filosofia como modo de vida, por um lado, e um discurso filosófico

Leia mais

Maria da Conceição Muniz Ribeiro

Maria da Conceição Muniz Ribeiro Maria da Conceição Muniz Ribeiro O cidadão é um ator na construção da sociedade, é uma pessoa revestida de plenos direitos civis, politicos e sociais, e a pessoa tem a obrigação de trabalhar pela proteção

Leia mais

CARTA DE SERVIÇOS - COMPROMISSO COM A SOCIEDADE - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo

CARTA DE SERVIÇOS - COMPROMISSO COM A SOCIEDADE - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo CARTA DE SERVIÇOS - COMPROMISSO COM A SOCIEDADE - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo 4. Atribuições do Crea-ES Art. 34 da Lei 5.194/66 - São atribuições dos Conselhos

Leia mais

Direito empresarial e. trabalhista. Profa. Dra. Silvia bertani. Profa. Dra. Silvia Bertani 1

Direito empresarial e. trabalhista. Profa. Dra. Silvia bertani. Profa. Dra. Silvia Bertani 1 Direito empresarial e Profa. Dra. Silvia bertani trabalhista Profa. Dra. Silvia Bertani 1 Profa. Dra. Silvia Bertani 2 Direito empresarial e trabalhista O que vamos estudar? Empresa empresário estabelecimento

Leia mais

Moral e Ética Diferenças Fundamentais ÉTICA PROFISSIONAL: BASE ESTRUTURAL PARA A VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E RECONHECIMENTO DO SISTEMA.

Moral e Ética Diferenças Fundamentais ÉTICA PROFISSIONAL: BASE ESTRUTURAL PARA A VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E RECONHECIMENTO DO SISTEMA. Moral e Ética Diferenças Fundamentais ÉTICA PROFISSIONAL: BASE ESTRUTURAL PARA A VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E RECONHECIMENTO DO SISTEMA. Moral e Ética Diferenças Fundamentais 1ª PARTE ÉTICA E MORAL CONSIDERAÇÕES

Leia mais

ÉTICA UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA

ÉTICA UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA ÉTICA UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA 1 MEMBROS DA COMISSÃO DE ÉTICA: Port. 216-2009-SEFAZ e alterações 1- Selma Pedroso de Barros Presidente 2- Karina T. Velho Membro Executivo 3- Roseli Raquel Ricas Membro

Leia mais

Ética como formadora de caráter pessoal e profissional. Kelin Valeirão IFISP/UFPel

Ética como formadora de caráter pessoal e profissional. Kelin Valeirão IFISP/UFPel Ética como formadora de caráter pessoal e profissional Kelin Valeirão IFISP/UFPel Ética é o conjunto de valores e princípios que nós usamos para decidir as três grandes questões da vida: Quero? Devo? Posso?

Leia mais

MANUAL DE CONTROLES INTERNOS CÓDIGOS DE ÉTICA E CONDUTA PROFISSIONAL

MANUAL DE CONTROLES INTERNOS CÓDIGOS DE ÉTICA E CONDUTA PROFISSIONAL 4 Códigos de Ética e Conduta Profissional 4.1 - Apresentação O presente código de ética e de conduta profissional estabelece padrões de comportamento e de valores que devem ser seguidos, os quais estão

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ENFERMEIRO NA GESTÃO ASSISTENCIAL

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ENFERMEIRO NA GESTÃO ASSISTENCIAL RESPONSABILIDADE CIVIL DO ENFERMEIRO NA GESTÃO ASSISTENCIAL DEFININDO RESPONSABILIDADE CIVIL A responsabilidade civil consiste na obrigação (vínculo obrigacional) que impende sobre aquele que causa um

Leia mais

Disciplina de Filosofia. Prof.ª Ana Paula

Disciplina de Filosofia. Prof.ª Ana Paula Disciplina de Filosofia Prof.ª Ana Paula Eixo: Ética Tema: Moral e Ética Objetivo Geral: Refletir sobre os conceitos de Moral e Ética. Reflexão... A Fábula da Convivência [Leitura e Discussão] Imagem ilustrativa

Leia mais

ORGANIZANDO A POLÍTICA FILOSOFIA 8º ANO CAPÍTULO3

ORGANIZANDO A POLÍTICA FILOSOFIA 8º ANO CAPÍTULO3 ORGANIZANDO A POLÍTICA FILOSOFIA 8º ANO CAPÍTULO3 Em uma cidade, é necessário que diversas pessoas Trabalhem para que tudo funcione bem. Mas não é só isso. A gestão de uma cidade requer também serviços

Leia mais

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UFPB 2012

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UFPB 2012 ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UFPB 2012 Conceito MORAL ÉTICA -Prático imediato -Restrito -Histórico -Relativo -Virtudes disposição habitual fazer o bem -Reflexão filosófica sobre a moral -Procura justificar

Leia mais

Ética. Professor Fidel Ribeiro.

Ética. Professor Fidel Ribeiro. Ética Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Ética ÉTICA E MORAL Embora estejam relacionados entre si, os termos 'ética' e 'moral' são dois conceitos distintos. Os termos ética e moral

Leia mais

Manual. Indústrias de bebidas. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXI

Manual. Indústrias de bebidas. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXI Manual A Engenharia nos Empreendimentos Indústrias de bebidas Anexo XXI INDÚSTRIAS DE BEBIDAS 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como indústria de bebidas o empreendimento que produz bebidas de forma

Leia mais

Por Fernanda Cintra Lauriano Silva. 1 Ética

Por Fernanda Cintra Lauriano Silva. 1 Ética Analisa a ética enquanto influenciadora da conduta ideal e da conduta real dos indivíduos. Demonstra divergência doutrinária entre os conceitos de moral e ética, juízo de fato e juízo de valor e analisa

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS MAIS FREQUENTES DA SOCIEDADE

PERGUNTAS E RESPOSTAS MAIS FREQUENTES DA SOCIEDADE Por que o Conselho exige a presença de um Responsável Técnico nas empresas químicas? A exigência feita pelo CRQ-IV é embasada no artigo 27 da Lei nº 2.800, combinado com artigo 1º da Lei nº 6.839/80. É

Leia mais

AVALIAÇÃO 1º BIMESTRE 2016/2 - NOITE FILOSOFIA E ÉTICA

AVALIAÇÃO 1º BIMESTRE 2016/2 - NOITE FILOSOFIA E ÉTICA AVALIAÇÃO 1º BIMESTRE 2016/2 - NOITE FILOSOFIA E ÉTICA QUESTÃO 01: (ENADE 2006) A formação da consciência ética, baseada na promoção dos valores éticos, envolve a identificação de alguns conceitos como:

Leia mais

Manual. Jardins, parques urbanos e zoológicos. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XIX

Manual. Jardins, parques urbanos e zoológicos. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XIX Manual A Engenharia nos Empreendimentos Jardins, parques urbanos e zoológicos Anexo XIX JARDINS, PARQUES URBANOS E ZOOLÓGICOS 1- Empreendimento Descrição: Os jardins e parques urbanos constituem elementos

Leia mais

PLS 58/2008 Identificação de Obras Públicas Inacabadas

PLS 58/2008 Identificação de Obras Públicas Inacabadas Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia Assessoria Parlamentar PLS 58/2008 Identificação de Obras Públicas Inacabadas Interface com Sistema Confea/Crea Objetivo PLS: Identificar todas as

Leia mais

Manual. Empresas produtoras de cerâmica vermelha. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo V

Manual. Empresas produtoras de cerâmica vermelha. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo V Manual A Engenharia nos Empreendimentos Empresas produtoras de cerâmica vermelha Anexo V EMPRESAS PRODUTORAS DE CERÂMICA VERMELHA 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como empreendimentos da indústria

Leia mais

ANEXO. CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO IBAPE Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia Aprovado pela Resolução 1002 do CONFEA.

ANEXO. CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO IBAPE Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia Aprovado pela Resolução 1002 do CONFEA. ANEXO CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO IBAPE Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia Aprovado pela Resolução 1002 do CONFEA. São deveres dos profissionais da Engenharia, da arquitetura

Leia mais

Manual. Indústria Sucroalcooleira. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo II

Manual. Indústria Sucroalcooleira. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo II Manual A Engenharia nos Empreendimentos Indústria Sucroalcooleira Anexo II INDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como indústria sucroalcooleira a indústria que produz açúcar

Leia mais

Manual. Indústria de artefatos plásticos. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXV

Manual. Indústria de artefatos plásticos. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXV Manual A Engenharia nos Empreendimentos Indústria de artefatos plásticos Anexo XXV INDÚSTRIA DE ARTEFATOS DE PLÁSTICOS 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como indústria de artefatos de plásticos a

Leia mais

Ética Profissional e Empresarial. Aula 2

Ética Profissional e Empresarial. Aula 2 Ética Profissional e Empresarial Aula 2 O Surgimento, a Origem! A ética é estudada, por grandes filósofos, desde a antiguidade! (IV A.C) Ética vem do Grego "ethos", que significa: costumes! Moral vem do

Leia mais

ÉTICA PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO E NA TECNOLOGIA. A Geografia Levada a Sério

ÉTICA PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO E NA TECNOLOGIA.  A Geografia Levada a Sério ÉTICA PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO E NA TECNOLOGIA 1 É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal. Mario Sergio Cortella 2 De carne estragada

Leia mais

Ética Prof. Vitor Maciel. iversidade Federal da Bahia

Ética Prof. Vitor Maciel. iversidade Federal da Bahia Ética Prof. Vitor Maciel iversidade Federal da Bahia A Ética responde à pergunta: - Como viver? O que é a Ética? A palavra ética vem do grego ethos, que significa, caráter do sujeito, maneira habitual

Leia mais

Introdução à Engenharia

Introdução à Engenharia Introdução à Engenharia gandhiferrari@gmail.com http://www.facebook.com/profgandhiferrari http://www.twitter.com/gandhiferrari http://profgandhiferrari.wordpress.com O que é o Sistema CONFEA / CREA / MÚTUA

Leia mais

NIVELAMENTO INSTITUCIONAL 1 ROTEIRO DINÂMICA

NIVELAMENTO INSTITUCIONAL 1 ROTEIRO DINÂMICA NIVELAMENTO INSTITUCIONAL 1 ROTEIRO DINÂMICA 1. Abertura 2. Nivelamento Institucional (1) 3. Nivelamento de Conceitos e objetivos - CEP /CNP (2) 4. Início dos trabalhos Quem é quem NO SISTEMA CONFEA/CREA/MÚTUA

Leia mais

FILOSOFIA 7º ANO 2017

FILOSOFIA 7º ANO 2017 FILOSOFIA 7º ANO 2017 Como saber qual a ação é correta e qual não é? Escolhas Critérios 1. COMO OS OUTROS FAZEM? ÉTICA E MORAL O que é certo a ser feito? Há situações que envolvem situações amplas. Pode

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Ética no Serviço Público (Itens 1 a 4) p/ CFBio (Todos os Cargos) Pós-Edital

Livro Eletrônico Aula 00 Ética no Serviço Público (Itens 1 a 4) p/ CFBio (Todos os Cargos) Pós-Edital Livro Eletrônico Aula 00 Ética no Serviço Público (Itens 1 a 4) p/ CFBio (Todos os Cargos) Pós-Edital Professor: Paulo Guimarães 1 - Considerações Iniciais... 2 2 - Ética e Moral... 2 2.1 - Ética e Moral:

Leia mais

Receituário Agronômico. Aspectos legais e a fiscalização

Receituário Agronômico. Aspectos legais e a fiscalização Receituário Agronômico Aspectos legais e a fiscalização CONFEA / CREA O CONSELHO FEDERAL Órgão regulador das profissões. A ele compete baixar as Resoluções e demais normativos que dão corpo ao exercício

Leia mais

Prof a TATHYANE CHAVES

Prof a TATHYANE CHAVES Prof a TATHYANE CHAVES ÉTICA do grego = ethos = modo de ser ou caráter MORAL do latino = morales = relativo aos costumes Etimologicamente pode-se falar indistintamente de ÉTICA ou de MORAL ÉTICA conjunto

Leia mais

O Código de Ética e Conduta Profissional da ACM(Association for Computing Machinery) Código de Ética da ACM. Código de Ética da ACM

O Código de Ética e Conduta Profissional da ACM(Association for Computing Machinery) Código de Ética da ACM. Código de Ética da ACM Códigos de Ética em Computação O Código de Ética e Conduta Profissional da ACM(Association for Computing Machinery) SCC 207 Computadores e Sociedade I Não há diretrizes específicas para todos os casos

Leia mais

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 30/Agosto/2017 FEA USP

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 30/Agosto/2017 FEA USP Ética e Organizações EAD 791 Prof. 30/Agosto/2017 FEA USP Aula de Hoje 30/08 1) Origens da Ética (Sócrates, Aristóteles) 2) Razão, Necessidade, Desejo, Vontade 3) Ética e Psicanálise Referências CHAUÍ,

Leia mais

Filosofia Iluminista. Profª Karina Oliveira Bezerra Unidade 01. Capítulo 04: p Unidade 08. Capítulo 05: pg

Filosofia Iluminista. Profª Karina Oliveira Bezerra Unidade 01. Capítulo 04: p Unidade 08. Capítulo 05: pg Filosofia Iluminista Profª Karina Oliveira Bezerra Unidade 01. Capítulo 04: p.57-58 Unidade 08. Capítulo 05: pg. 442-446 Filosofia da Ilustração ou Iluminismo (meados do século XVIII ao começo do século

Leia mais

ÉTICA PROFISSIONAL E HUMANIDADES

ÉTICA PROFISSIONAL E HUMANIDADES IPRJ 02-10811 ÉTICA PROFISSIONAL E HUMANIDADES www.liviajatoba.com/iprj02-10811 Professora Livia Jatobá Tópico 02: Ética na engenharia: O que? Por quê? Como? 1 Ética na engenharia: O que é? Por quê? Como?

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DA ENGENHARIA, DA ARQUITETURA, DA AGRONOMIA, DA GEOLOGIA, DA GEOGRAFIA E DA METEOROLOGIA.

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DA ENGENHARIA, DA ARQUITETURA, DA AGRONOMIA, DA GEOLOGIA, DA GEOGRAFIA E DA METEOROLOGIA. CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DA ENGENHARIA, DA ARQUITETURA, DA AGRONOMIA, DA GEOLOGIA, DA GEOGRAFIA E DA METEOROLOGIA. Universidade Estadual do Piauí UESPI Cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica

Leia mais

Como se define a filosofia?

Como se define a filosofia? Como se define a filosofia? Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores

Leia mais

Fixando o Conhecimento Módulo Relações Humanas

Fixando o Conhecimento Módulo Relações Humanas Fixando o Conhecimento Módulo Relações Humanas 1. O homem, através de sua racionalidade, busca conhecer a si e ao mundo que o cerca. Neste sentido, a ética: a) Não ajuda em nada o ser humano b) É um dos

Leia mais

Manual. Extração e beneficiamento de recursos minerais e/ ou fósseis. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo VII

Manual. Extração e beneficiamento de recursos minerais e/ ou fósseis. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo VII Manual A Engenharia nos Empreendimentos Extração e beneficiamento de recursos minerais e/ ou fósseis Anexo VII EXTRAÇÃO E BENEFICIAMENTO DE RECURSOS MINERAIS E/OU FÓSSEIS 1- Empreendimento Descrição: Trata-se

Leia mais

ORIGEM DA PALAVRA. A palavra Ética

ORIGEM DA PALAVRA. A palavra Ética ÉTICA ORIGEM DA PALAVRA A palavra Ética é originada do grego ethos,, (modo de ser, caráter) através do latim mos (ou no plural mores) (costumes, de onde se derivou a palavra moral.)[1] [1].. Em Filosofia,

Leia mais

GÊNESE DO DIREITO. Conhecer a gênese do direito A palavra direito pode ser utilizada com significados diferentes

GÊNESE DO DIREITO. Conhecer a gênese do direito A palavra direito pode ser utilizada com significados diferentes GÊNESE DO DIREITO Conhecer a gênese do direito A palavra direito pode ser utilizada com significados diferentes O conjunto sistemático de normas (Constitucionais, Civis, Penais, Administrativas e outras)

Leia mais

AULA AO VIVO. Professora Laira Pinheiro

AULA AO VIVO. Professora Laira Pinheiro AULA AO VIVO Professora Laira Pinheiro Folha de São Paulo, São Paulo, 28 out., 1993, pg.6, cad.4. Você sabe o que é ética? Será que ela tem preço? Qual é o seu valor? A ética está em crise? Vivemos numa

Leia mais

Disciplina: Teoria das Organizações AULA 4

Disciplina: Teoria das Organizações AULA 4 Disciplina: Teoria das Organizações AULA 4 Assunto: Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail:

Leia mais

Clóvis de Barros Filho

Clóvis de Barros Filho Clóvis de Barros Filho Sugestão Formação: Doutor em Ciências da Comunicação pela USP (2002) Site: http://www.espacoetica.com.br/ Vídeos Produção acadêmica ÉTICA - Princípio Conjunto de conhecimentos (filosofia)

Leia mais

Manual. Empresa de controle integrado de vetores e pragas. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XV

Manual. Empresa de controle integrado de vetores e pragas. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XV Manual A Engenharia nos Empreendimentos Empresa de controle integrado de vetores e pragas Anexo XV EMPRESAS DE CONTROLE INTEGRADO DE VETORES E PRAGAS 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como controle

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E DISCIPLINA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SPRINKLERS - ABSPK

CÓDIGO DE ÉTICA E DISCIPLINA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SPRINKLERS - ABSPK CÓDIGO DE ÉTICA E DISCIPLINA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SPRINKLERS - ABSPK Introdução Os membros da ABSpk Brasileira de Sprinklers entendem que a atuação no mercado de proteção contra incêndio não é uma

Leia mais

Aula nº. 64. Vamos começar pelos contratos presentes no Código Civil, que costumam aparecer em questões de direito empresarial.

Aula nº. 64. Vamos começar pelos contratos presentes no Código Civil, que costumam aparecer em questões de direito empresarial. Curso/Disciplina: Direito Empresarial Objetivo Aula: Contrato de Comissão Aula 64 Professor(a): Priscilla Menezes Monitor(a): Kyzzy Souza Aula nº. 64 Vamos começar pelos contratos presentes no Código Civil,

Leia mais

Novo Código de Ética Profissional

Novo Código de Ética Profissional Novo Código de Ética Profissional As Entidades Nacionais representativas dos profissionais da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia pactuam e proclamam o

Leia mais

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia Introdução PROFISSÕES REGULAMENTADAS O QUE SÃO? POR QUE EXISTEM? CONSELHOS PROFISSIONAIS O QUE SÃO? O QUE FAZEM? Profissões regulamentadas * Medicina

Leia mais

Manual. Indústria de Laticínios. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo IX

Manual. Indústria de Laticínios. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo IX Manual A Engenharia nos Empreendimentos Indústria de Laticínios Anexo IX INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como indústria de laticínios a atividade técnica da engenharia e

Leia mais

1 -O que representa o código de ética

1 -O que representa o código de ética 1 -O que representa o código de ética Código de ética profissional é o conjunto de normas éticas, que devem ser seguidas pelos profissionais no exercício de seu trabalho. Ele é elaborado pelos Conselhos,

Leia mais

Kant: Ética e Estética

Kant: Ética e Estética Kant: Ética e Estética 1. (UEM 2012) O filósofo Immanuel Kant (1724-1804) estabelece uma íntima relação entre a liberdade humana e sua capacidade de pensar autonomamente, ao afirmar: Esclarecimento é a

Leia mais

Aula 00 Ética na Administração do Estado e Atribuições p/ ARTESP (Analista de Suporte à Regulação)

Aula 00 Ética na Administração do Estado e Atribuições p/ ARTESP (Analista de Suporte à Regulação) Aula 00 Ética na Administração do Estado e Atribuições p/ ARTESP (Analista de Suporte à Regulação) Professor: Tiago Zanolla 00000000000 - DEMO LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA ARTESP Teoria e questões comentadas

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Cessação do contrato de emprego. Extinção do contrato de emprego: modalidades. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Cessação do contrato de emprego. Extinção do contrato de emprego: modalidades. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Cessação do contrato de emprego Extinção do contrato de emprego: modalidades Prof. Cláudio Freitas Extinção do contrato de emprego: modalidades - Justa causa: sistema taxativo. Artigo

Leia mais

A ÉTICA PROFISSIONAL EXERCIDA PELOS CONTADORES

A ÉTICA PROFISSIONAL EXERCIDA PELOS CONTADORES UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Unidade Universitária de Ciências Socio-Econômicas e Humanas de Anápolis CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS A ÉTICA PROFISSIONAL EXERCIDA PELOS CONTADORES Aluno: Marx Fidel e Silva

Leia mais

Código de Conduta e/ou de Ética limita a criatividade?

Código de Conduta e/ou de Ética limita a criatividade? REFLEXÃO Código de Conduta e/ou de Ética limita a criatividade? Reflexão elaborada por: Norberto Carlos Weinlich 1 e Airton Vegette 2 Será que através de um código será possível definir a conduta ideal?

Leia mais

Sistema Confea/Crea, Atuação Profissional e ART. Engº Agrônomo Gustavo de Faria Freitas

Sistema Confea/Crea, Atuação Profissional e ART. Engº Agrônomo Gustavo de Faria Freitas Sistema Confea/Crea, Atuação Profissional e ART Engº Agrônomo Gustavo de Faria Freitas Conselhos Profissionais Autarquias federais criadas para regulamentar e fiscalizar o exercício profissional (OAB e

Leia mais

Código de Conduta Ética do Vicentino e da Administração da SSVP

Código de Conduta Ética do Vicentino e da Administração da SSVP Código de Conduta Ética do Vicentino e da Administração da SSVP Crise da Ética é aceitar como natural a nova situação que vivemos [...]. É importante que todos sintamos nossa parcela de responsabilidade

Leia mais

PARADIGMAS SOCIOLÓGICOS DECORREM DA FORMA DE VER A RELAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE.

PARADIGMAS SOCIOLÓGICOS DECORREM DA FORMA DE VER A RELAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE. PARADIGMAS SOCIOLÓGICOS DECORREM DA FORMA DE VER A RELAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE. 1. Teorias que consideram que a sociedade é uma instância que se impõe aos indivíduos sendo estes produto dessa

Leia mais

Os Padrões Éticos e Profissionais Globais

Os Padrões Éticos e Profissionais Globais Os Padrões Éticos e Profissionais Globais Existem cinco padrões. Todos os membros devem demonstrar ser capazes de: Agir com integridade Isto significa ser honesto e directo em tudo o que faz. Este padrão

Leia mais

I. Iniciação à atividade filosófica Abordagem introdutória à Filosofia e ao filosofar... 13

I. Iniciação à atividade filosófica Abordagem introdutória à Filosofia e ao filosofar... 13 Índice 1. Competências essenciais do aluno... 4 2. Como estudar filosofia... 5 3. Como ler, analisar e explicar um texto filosófico... 7 4. Como preparar-se para um teste... 10 5. Como desenvolver um trabalho

Leia mais