Alexandre Feustel Baehr
|
|
|
- Luiz Eduardo Santos Beppler
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Alexandre Feustel Baehr
2 Sequência da Apresentação Introdução e Objetivos Fundamentação teórica Especificações da ferramenta Desenvolvimento e Operacionalidade da ferramenta Resultados e Discussões Conclusões Extensões
3 Introdução Cenário de constantes mudanças; Necessidade do planejamento estratégico de marketing nas organizações; A Análise SWOT como uma ferramenta do planejamento estratégico de marketing; A realidade das micro e pequenas empresas do Vale do Itajaí.
4 Objetivos Desenvolver uma ferramenta que auxilie no planejamento estratégico de marketing, utilizando uma técnica com base na Análise SWOT, nas pequenas e médias empresas do Vale do Itajaí.
5 Marketing Conceito Variável; Ligar a organização com o meio ambiente, valores, normas e cultura geral da sociedade; Função empresarial que identifica as necessidades e mede a magnitude e o potencial de rentabilidade; Variação de tendências e alto poder de modificação.
6 Análise Ambiental Identificação das forças macro e micro ambientais; As forças macro ambientais constituem aos do ambiente externo da organização; As forças micro ambientais, aos do ambiente interno.
7 Ambiente Externo Fatores externos que exerçam pressão direta ou indireta sobre a organização; Aspectos a serem avaliados como meio externo: Mudanças no comportamento e preferências dos consumidores; Constantes inovações tecnológicas; Novidades no que se refere a legislação; Tendências do mercado internacional; Desenvolvimento no plano político. São as oportunidades e ameaças.
8 Ambiente Interno Avaliação crítica do ambiente interno em relação aos seus objetivos, desempenho, alocação de recursos e características naturais; As áreas que devem ser levadas em consideração: Aspectos organizacionais; Aspectos de marketing; Aspectos financeiros; Aspectos de pessoal; Aspectos de produção. São os pontos fortes e fracos da organização.
9 Planejamento Estratégico de Marketing Desenvolvimento de ações programadas que visam atingir os objetivos da organização através do processo de análise e seleção das melhores oportunidades; Deve ser um processo integrado e contínuo; Otimiza os recursos da empresa, estabelece responsabilidades, unifica esforços, mensura os resultados, auxilia na chegada às metas da empresa.
10 Análise SWOT A análise SWOT é um dos componentes do planejamento estratégico de marketing; Avaliação ambiental crítica dos itens que a organização julga serem importantes; Avaliação global das Forças (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
11 Elementos da Análise SWOT Separação das questões internas e externas da organização; Divisão em: Ambiente interno: Forças e Fraquezas; Ambiente externo: Oportunidades e Ameaças.
12 Elementos da Análise SWOT
13 Análise da Matriz SWOT - Magnitude O tamanho da grandeza que o item possui na organização; São pontuados de -3 a +3 com a variação de critérios, conforme quadro abaixo: Elementos positivos (Forças ou Oportunidades) Elementos negativos (Fraquezas ou Ameaças) +3 (Magnitude Alta) -3 (Magnitude Alta) +2(Magnitude Média) -2 (Magnitude Média) +1 (Magnitude Baixa) -1 (Magnitude Baixa)
14 Análise da Matriz SWOT - Importância A prioridade a qual o item possui na organização; A pontuação é de 1 a 3 em todas as áreas, conforme quadro abaixo: Nível de Importância 3 (importância grande) 2 (importância média) 1 (importância baixa)
15 Subáreas de avaliação FORÇAS FRAQUEZAS OPORTUNIDADES AMEAÇAS Consumidores Consumidores Momento Momento Competidores Competidores Consumidores Consumidores Stakeholders Stakeholders Forças de Mercado Forças de Mercado Colaboradores Colaboradores Competidores Competidores
16 Cálculo de Ranqueamento Cálculo para o ranqueamento dos itens, pelo nível de significância para a organização; É o produto da magnitude pela importância: MAGNITUDE X IMPORTÂNCIA
17 As micro e pequenas empresas do Vale do Itajaí Na região 99,1% das empresas são consideradas micro ou pequenas; Empregam 54% da mão de obra ativa; O setor Terciário de Comércio e Serviços responde pela maioria das MPEs; Baixa competitividade, falta de visão dos Sistemas de Informação, inabilidade frente as constantes mudanças são marcas dessas empresas na região.
18 Trabalhos Correlatos Tristão (2005) propõe uma fundamentação teórica e prática de uma metodologia de planos e projetos estratégicos voltados para empresas de pequeno porte no estado de Santa Catarina; Artigo de Azambuja, Dalfovo, Dias e Rodrigues (2001), apresenta um estudo sobre a falta de planejamento estratégico das MPEs da região.
19 Trabalhos Correlatos SWOT Expert da Kinetic Windson: Permite cadastrar uma organização; Informar conforme as subáreas demonstradas anteriormente os itens; Não possui quantificação de magnitude e importância; Demonstra a avaliação gráfica da Análise SWOT.
20 Especificações da Ferramenta Principais Requisitos Funcionais: A ferramenta deverá permitir ao usuário manter área de forças; A ferramenta deverá permitir ao usuário manter área de fraquezas; A ferramenta deverá permitir ao usuário manter área de oportunidades; A ferramenta deverá permitir ao usuário manter área de ameaças; A ferramenta deverá efetuar o cálculo para o ranqueamentodos itens avaliados em cada uma das áreas; A ferramenta deverá permitir ao usuário visualizar a análise SWOT dos itens.
21 Especificações da Ferramenta Requisitos não-funcionais: Somente um usuário terá acesso a ferramenta em área restrita, a qual o mesmo será previamente cadastrado; A ferramenta será desenvolvida em ambiente PHP versão 5; O sistema deverá utilizar banco de dados MySQL; A ferramenta deve ser acessível via browser IE versão 7 ou superior, Google Chrome versão 7 ou Mozila Firefox 3.6; A ferramenta deverá conter visualização de tela 1024x768.
22 Especificações da Ferramenta Diagrama de Caso de Uso do Fluxo Principal:
23 Especificações da Ferramenta Diagrama de Caso de Uso das Visualizações:
24 Especificações da Ferramenta Modelo Entidade-Relacionamento (MER):
25
26 Desenvolvimento e Operacionalidade da Ferramenta Ferramentas utilizadas para o desenvolvimento: Macromedia Dreamweaver 8; WAMP 5: APACHE 2.2.6; MySQL ; PhpMyAdmin ; PHP HTML + CSS + JAVASCRIPT; MySQL Workbench 5.1; Enterprise Architect 7.0.
27 Operacionalidade da ferramenta Tela principal da ferramenta
28 Operacionalidade da ferramenta Tela com o ranqueamento dos itens
29 Resultados e discussões Foco nos itens de relevância da organização; Análise minuciosa dos itens, conforme análise do usuário; Utilização de linguagem código aberto; Diferenciação em relação ao software concorrente no que concerne a quantificação de Magnitude e Importância e ranqueamento de itens.
30 Conclusão São necessários mecanismos que aumentem a competitividade de micro e pequenas empresas (MPEs); Necessidade de viabilização do planejamento estratégico de marketing nas MPEs do Vale do Itajaí, bem como implementação na cultura dessas organização; Objetivos foram além do proposto, com a inclusão de mais áreas de análises.
31 Extensões Incrementar a ferramenta utilizando dados das vendas, fornecendo um termômetro dos produtos ou serviços mais e menos vendidos; Integrar a um Sistema de Informação de planejamento estratégico de marketing; Maiores possibilidades de uso da Análise de Concorrência, dimensionando suas ações de marketing.
32 OBRIGADO!
Sistemas de Informação via Web para Controle Financeiro de uma Microempresa
Sistemas de Informação via Web para Controle Financeiro de uma Microempresa Leonardo Filipe Pamplona Orientador: Roberto Heinzle Page 2 Roteiro da Apresentação Introdução Objetivos Fundamentação Teórica
SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE PROCESSO DE VENDAS APLICADO À EMPRESA PINTARELLI INDUSTRIAL
SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE PROCESSO DE VENDAS APLICADO À EMPRESA PINTARELLI INDUSTRIAL Cláudio Augusto Deschamps Pintarelli Orientador: Marcel Hugo Roteiro de Apresentação Introdução Fundamentação Sistema
SISTEMA WEB ESCOLAR PARA RESERVA DE RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZANDO RBC
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMA WEB ESCOLAR PARA RESERVA DE RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZANDO RBC JHONE HEITOR THEISS PROF. ROBERTO HEINZLE, Orientador ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO
Três Níveis de Planejamento (Estratégico)
Três Níveis de Planejamento (Estratégico) Estratégico (Institucional): mapeamento ambiental e avaliação das forças e fraquezas organizacionais Tático (intermediário, funcional, departamental, administrativo):
SISTEMA PARA A GESTÃO DE RESERVAS DOS EQUIPAMENTOS DE UMA EMPRESA DE TI COM INTEGRAÇÃO DOS USUÁRIOS DO ACTIVE DIRECTORY
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA PARA A GESTÃO DE RESERVAS DOS EQUIPAMENTOS DE UMA EMPRESA DE TI COM INTEGRAÇÃO DOS USUÁRIOS DO ACTIVE DIRECTORY Eduardo Augusto
Sistema de Gestão de Clubes Recreativos e Esportivos
Sistema de Gestão de Clubes Recreativos e Esportivos Andre Thiago Hass Orientador: Wilson Pedro Carli Roteiro da Apresentação 1. Introdução e Objetivos 2. Fundamentação teórica 3. Especificações do sistema
Acadêmica: Jerusa Cristina Duarte Casas Orientador: Oscar Dalfovo
DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO PARA AS ORGANIZAÇÕES BASEADO EM BALANCED SCORECARD Acadêmica: Jerusa Cristina Duarte Casas Orientador: Oscar Dalfovo 1 Roteiro Introdução Objetivos do trabalho Fundamentação
APLICAÇÃO DA TÉCNICA ANÁLISE SWOT NO AUXÍLIO À TOMADA DE DECISÃO PARA PEQUENAS E MÉDIAS CONFECÇÕES.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BACHARELADO ALEXANDRE FEUSTEL BAEHR APLICAÇÃO DA TÉCNICA ANÁLISE SWOT NO AUXÍLIO À TOMADA DE DECISÃO
Ambiente externo e interno. Prof. Doutora Maria José Sousa
Ambiente externo e interno 1 Prof. Doutora Maria José Sousa Ambiente Externo e Interno A estratégia global de uma empresa deve ponderar a interacção entre a envolvente externa (macro-ambiente e ambiente
Processo Organizacional
Processo Organizacional CESPE 2014 ICMBio O planejamento estabelece o alicerce para as funções de organizar, dirigir e controlar. CESPE 2014 CADE A distribuição de tarefas e de recursos entre os membros
DESENVOLVIMENTO DE UMA BASE DE CONHECIMENTOS EM LIFERAY
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE UMA BASE DE CONHECIMENTOS EM LIFERAY William Cunha Dorow Prof. Jhony Alceu Pereira, Orientador ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - BACHARELADO. Julio Cesar Fiamoncini Prof. Wilson Pedro Carli, Orientador
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - BACHARELADO SISTEMA PARA AUXÍLIO GERENCIAL DE PRODUÇÃO AQUICULTURAL APLICADO À PISCICULTURA Julio Cesar Fiamoncini Prof. Wilson Pedro
A Biglevel foi criada em 10 de Abril de 2006, completando este ano 11 anos de atividade.
Quem Somos? A Biglevel foi criada em 10 de Abril de 2006, completando este ano 11 anos de atividade. O projeto Biglevel nasceu da vontade conjunta de 3 pessoas em querer criar o seu próprio espaço como
Procalsis: aplicação para cálculo de orçamentos da construção civil. Aluno(a): Sanimar Esteves Theis Orientador: Alexander Roberto Valdameri
Procalsis: aplicação para cálculo de orçamentos da construção civil Aluno(a): Sanimar Esteves Theis Orientador: Alexander Roberto Valdameri Roteiro da Apresentação Introdução Objetivos Fundamentação teórica
Aula 5 Análise SWOT Professor MSc. Ariel da Silva Dias Complexo Educacional FMU
GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Aula 5 Análise SWOT Professor MSc. Ariel da Silva Dias Complexo Educacional FMU INTRODUÇÃO Clássico da administração estratégica; Permite a criação de uma tabela listando
Guilherme Fernando Gielow
Guilherme Fernando Gielow SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA CONTROLE DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE INFORMÁTICA BASEADO NO PMBOK Orientador: Evaristo Baptista 1 Sumário 1. Introdução 2. Fundamentação Teórica
SISTEMA DE E-COMMERCE PARA PEQUENOS VAREJISTAS. Aluno: Leonardo Rossetti Orientador: Roberto Heinzle
SISTEMA DE E-COMMERCE PARA PEQUENOS VAREJISTAS Aluno: Leonardo Rossetti Orientador: Roberto Heinzle Roteiro Introdução e Objetivos Trabalhos correlatos Requisitos Especificação Implementação Operacionalidade
REPLICADOR DE REGISTROS PARA BANCO DE DADOS MYSQL. Acadêmico: Heino Soehn Orientador: Alexander Roberto Valdameri
REPLICADOR DE REGISTROS PARA BANCO DE DADOS MYSQL Acadêmico: Heino Soehn Orientador: Alexander Roberto Valdameri Roteiro Introdução; Objetivos; Fundamentação Teórica; Especificação e Desenvolvimento; Operacionalidade
AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT
AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT PROF. Carlos Alberto OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS A NATUREZA DOS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS Objetivo organizacional é uma meta
DUMA: AUTOMAÇÃO DE FICHA TÉCNICA PARA EMPRESA DE PEQUENO E MÉDIO PORTE
Curso de Sistemas de Informação Bacharelado DUMA: AUTOMAÇÃO DE FICHA TÉCNICA PARA EMPRESA DE PEQUENO E MÉDIO PORTE Acadêmica: Ana Cristina Isensee Orientador: Alexander Roberto Valdameri Roteiro 1. Introdução
SISTEMA ESPECIALISTA ABORDAGENS POLICIAIS MILITAR DE SANTA CATARINA NA REGIONAL DE BLUMENAU. Elaine Starke. Orientador: Wilson P.
SISTEMA ESPECIALISTA EM TÁTICAS T TICAS DE ABORDAGENS POLICIAIS APLICADO À POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA NA REGIONAL DE BLUMENAU Elaine Starke Orientador: Wilson P. Carli Seqüência da Apresentação
Gestão de Negócios (4)
Gestão de Negócios (4) Introdução à Gestão Estratégica Prof. Dr. Hernan E. Contreras Alday Estratégia A estratégia pode ser definida como a determinação das metas e de objetivos básicos a longo prazo de
Gestão de Micro e Pequenas Empresas
Gestão de Micro e Pequenas Empresas Planejamento Estratégico (Parte 2) Professor: Charles Leite Análise Ambiental Qualquer uma das ferramentas ou técnicas já citadas fundamenta sua atuação na divisão ambiental
Política de Planejamento Estratégico Sistema de Gestão da Qualidade
Página 1 de 5 1. OBJETIVO Definir diretrizes e regras para elaboração e revisão do Planejamento Estratégico da empresa. 2. DA APLICAÇÃO Esta política aplica-se a todas as áreas da empresa. 3. DOS DOCUMENTOS
SISTEMA IP-PLANOS. Planejamento e Acompanhamento Empresarial
SISTEMA IP-PLANOS Planejamento e Acompanhamento Empresarial O QUE É O SISTEMA IP-PLANOS Solução desenvolvida em ambiente WEB para fazer, de forma simples, a elaboração e acompanhamento minucioso da gestão
ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão Estratégica. Análise SWOT Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra
ADMINISTRAÇÃO GERAL Gestão Estratégica Análise SWOT Parte 1 Prof.ª Karen Estefan Dutra Albert Humphrey testou essa metodologia entre os anos de 1960 e 1970 Strenghts - Pontos Fortes Weaknesses - Pontos
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico SWOT Porter Roberto César 1 17:09 Análise SWOT Esta análise mostra a situação de uma empresa em um determinado momento, ela é feita de forma integrada levando em consideração os
AULA 3 ADMINISTRAÇÃO
Sistemas de Informações AULA 3 ADMINISTRAÇÃO Prof. Walteno Martins Parreira Jr [email protected] [email protected] www.waltenomartins.com.br Objetivos da unidade Introduzir o conceitos
Sistema de Controle e Gerenciamento de Manutenções
Sistema de Controle e Gerenciamento de Manutenções Jackson Roberto Roeder Prof. Wilson Pedro Carli - Orientador Resumo Este trabalho tem a finalidade de apresentar uma ferramenta de auxílio no processo
ACADEMIA JACAREZINHO Maio/2009 Charles Pantoja Esteves Administrador de Empresas / Analista de Sistemas
ACADEMIA JACAREZINHO Maio/2009 Charles Pantoja Esteves Administrador de Empresas / Analista de Sistemas S - Strenghts - Pontos Fortes W - Weaknesses - Pontos Fracos O - Opportunities - Oportunidades T
Tema 3. Planejamento Estratégico na Administração Pública. Ricardo Naves Rosa
Tema 3 Planejamento Estratégico na Administração Pública Ricardo Naves Rosa Planejamento Estratégico na Administração Pública Balanced Scorecard Ricardo Naves Rosa Gerente de Gestão Estratégica - AGR Engenheiro
Questão 1: O planejamento pode ser em três níveis organizacionais. Qual nível interpreta as orientações maiores e as utiliza nos níveis funcionais?
Questão 1: O planejamento pode ser em três níveis organizacionais. Qual nível interpreta as orientações maiores e as utiliza nos níveis funcionais? a) Estratégico ou tático b) Estratégico ou gerencial
Ensinando Estratégia utilizando um Estudo de Caso
MÓDULO 1 Ensinando Estratégia utilizando um Estudo de Caso Unidade de Ensino: Análise da Estratégia O Modelo de Porter Análise Estratégica Declaração de Visão e Missão do Negócio Análise do Ambiente Externo
FINDCAR: RASTREADOR VEICULAR UTILIZANDO OPENWRT
FINDCAR: RASTREADOR VEICULAR UTILIZANDO OPENWRT Aluno(a): Nykolas Eduardo Antonioli Baumgarten Orientador: Miguel Alexandre Wisintainer Roteiro Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Trabalhos Correlatos
MARKETING MIX NA ATIVIDADE HOTELEIRA SUMÁRIO:
MARKETING MIX NA ATIVIDADE HOTELEIRA SUMÁRIO: MARKETING MANAGEMENT PLANO DE MARKETING ESTRATÉGIA DE MARKETING: Segmentação Target Posicionamento- dinâmica de grupo destes conceitos básicos; ANÁLISE SWOT
ANÁLISE DE SWOT. Prof. Eduardo Mendonça Pinheiro
ANÁLISE DE SWOT Prof. Eduardo Mendonça Pinheiro 2014 ANÁLISE DE SWOT A análise de SWOT é uma forma bastante difundida de fazer o diagnóstico estratégico de uma área funcional ou da empresa como um todo.
As Estratégias de Competição consistem nas intenções de uma empresa, divisão ou unidade estratégica de negócios (UEN) para competir nos domínios de
As Estratégias de Competição consistem nas intenções de uma empresa, divisão ou unidade estratégica de negócios (UEN) para competir nos domínios de seus produtos ou serviços. A Intenção Estratégica consiste
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO DE PÁGINAS WEB UTILIZANDO FLEX. Orientador: Prof. Francisco Adell Péricas Aluno: Michel Scoz
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO DE PÁGINAS WEB UTILIZANDO FLEX Orientador: Prof. Francisco Adell Péricas Aluno: Michel Scoz Apresentação Fundamentação Teórica Introdução Objetivos Conceitos Básicos
GERAÇÃO DE ARQUIVOS DE SCRIPT EM PHP. Acadêmico: Leonardo Sommariva Orientador: Alexander Roberto Valdameri
FERRAMENTA VISUAL PARA GERAÇÃO DE ARQUIVOS DE SCRIPT EM PHP Acadêmico: Leonardo Sommariva Orientador: Alexander Roberto Valdameri ROTEIRO Introdução Objetivos Motivação Fundamentação Teórica Desenvolvimento
O que é planejamento estratégico?
O que é planejamento estratégico? Um dos fatores de sucesso das empresas é possuir um bom planejamento. Mas o que é planejamento? Nós planejamos diariamente, planejamos nossas atividades, nossas finanças,
ANÁLISE SWOT. Strengths (forças) Weaknesses (fraquezas) Opportunities (oportunidades) Threats (ameaças)
ANÁLIS SWOT Criada por Kenneth Andrews e Roland Christensen, dois professores da Harvard Business School, e posteriormente aplicada por numerosos acadêmicos, A SWOT Analysis estuda a competitividade de
ANEXO I MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS
ANEXO I MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS 1. Resumo Executivo (Síntese das principais informações que constam em seu PN. É a principal seção do Plano de Negócios, pois através dele é que o leitor decidirá se
Unidade 3 Prof. Wagner Veloso
Análise de Swot e Mercado Unidade 3 ANÁLISE DE SWOT A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico
Aprendendo Braille: O Ensino do Sistema Braille com o uso do Tagarela
Aprendendo Braille: O Ensino do Sistema Braille com o uso do Tagarela Acadêmico: Lucas Cazagranda Orientador: Dalton Solano dos Reis FURB Fundação Universidade Regional de Blumenau DSC Departamento de
Gerenciador de ambientes para testes manuais
Curso de Sistemas de Informação Bacharelado Gerenciador de ambientes para testes manuais Acadêmico: Alexandre Gielow Orientador: Alexander Roberto Valdameri Roteiro 1. Introdução 2. Objetivos 3. Fundamentação
Administração. Análise SWOT. Professor Rafael Ravazolo.
Administração Análise SWOT Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX ANÁLISE SWOT A Análise SWOT (ou Matriz SWOT) é uma ferramenta e diagnóstico estratégico que consiste
Sistema para reserva de salas informatizadas via web
Sistema para reserva de salas informatizadas via web Saulo Alexandre Corrêa Orientador: Oscar Dalfovo Roteiro da Apresentação Introdução Objetivos Fundamentação teórica Especificações do sistema Desenvolvimento
Resumo Aula-tema 08: O Panorama Econômico e Social e Indicadores Quantitativos e Qualitativos
Resumo Aula-tema 08: O Panorama Econômico e Social e Indicadores Quantitativos e Qualitativos É preciso que o pequeno empreendedor reflita sobre a importância das declarações estratégicas e de algumas
