R: Portal Eletrônico de relacionamento desenvolvido em plataforma 100% WEB que viabiliza a troca de informações entre o usuário e a CAIXA.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "R: Portal Eletrônico de relacionamento desenvolvido em plataforma 100% WEB que viabiliza a troca de informações entre o usuário e a CAIXA."

Transcrição

1 CONECTIVIDADE SOCIAL ICP 1 - O que é? R: Portal Eletrônico de relacionamento desenvolvido em plataforma 100% WEB que viabiliza a troca de informações entre o usuário e a CAIXA. 2 - A quem se destina o Conectividade Social ICP? R: O Conectividade Social ICP se destina às empresas, escritórios de contabilidade, condomínios, sindicatos, prefeituras, SRTE, instituições financeiras e outros entes, que se relacionam com o FGTS. 3 - Como acessar? R: Para acessar o Conectividade Social ICP o usuário, Pessoa Jurídica ou Pessoa Física, deve possuir um Certificado Digital Padrão ICP. Ele é emitido por qualquer Autoridade Certificadora AC. 4 - Como utilizar? R: Primeiro, insira o Certificado Digital ICP em seu computador. Depois acesse o site: e o link "Conectividade Social ICP" na coluna "Serviços On-line", no canto superior direito da página e, quando solicitado, informe a senha.é muito importante que você acesse o Guia de Orientações ao Usuário e saiba como utilizar todas as funcionalidades disponíveis. Neste momento você estará sendo autenticado, ou seja, é um Registro. 5 - O Regisro é feito toda vez que faço o acesso ao Conectividade Socal ICP? R: Não. Somente quando o acesso for com um Certificado diferente do registrado anteriormente. Neste caso, será exigido novo registro. 6 - O que é Perfil? R: É a adequação à natureza de suas atividades. A partir da escolha do perfil adequado, uma cesta de serviços é disponibilizada para ser utilizada. Existem dois perfis: Amplo e Restrito. 7 - Quem pode ter o Perfil Amplo? R: Pessoa Jurídica ou Pessoa Física. Para a Pessoa Física é necessário que ela tenha recebido uma procuração eletrônica do seu empregador. O Perfil Amplo permite a utilização dos serviços próprios do Empregador, tais como: envio de arquivos de arrecadação, solicitação de relatórios, acesso à Caixa Postal, retificações cadastrais, solicitação de extratos e comunicação de afastamento. 8 - Quem pode ter o Perfil Restrito? R: São destinados a entes que necessitam de comprovação junto à CAIXA da natureza de sua atividade, com apresentação de documentação: - Agentes Arrecadador/Agentes Financeiros Instituição Financeira; - Agente Financeiro FCVS; - Agente Moradia; - Entidade Sindical Patronal ou de Trabalhadores; - Sindicato, Federação e Confederação; - Superintendência Regional do Trabalho e - Magistrado.

2 9 - As empresas podem requerer a certificação digital no padrão ICP-Brasil, para acesso ao Canal Eletrônico Conectividade Social, antes do prazo estabelecido pela Circular Caixa 547/2011? R: Sim. Caso haja interesse ou necessidade do usuário, a certificação digital poderá ser requerida antes do prazo fixado no cronograma divulgado pela CAIXA, por meio da Circular Caixa nº 547/ Houve alteração nos aplicativos do SEFIP e da GRRF? R: Não houve alteração nos aplicativos SEFIP e GRRF. Entretanto, para a transmissão dos arquivos rescisórios (GRRF), é necessário obter o instalador do aplicativo cliente INSTALADOR_GRRF_FB_ICP.EXE, na página da CAIXA na internet Downloads FGTS GRRF Aplicativos e Arquivos Como será feita a PROCURAÇÃO ELETRONICA no Conectividade Social ICP para ser operado por Escritórios de Contabilidade? R: A Empresa, de posse do Certificado digital ICP, autorizará o Escritório de Contabilidade através da Procuração Eletrônica, no endereço: O Escritório de Contabilidade obrigatoriamente deverá ter o certificado no padrão ICP-Brasil. (com inscrição CNPJ ou CEI) Como será o envio dos arquivos no caso de Contador autônomo que não possui cadastro CNPJ? R: Obrigatoriamente o Contador autônomo deverá possuir um Certificado Digital ICP com o CEI. Neste caso, o sistema do FGTS lerá que se trata de uma pessoa jurídica. 13 Quais as funcionalidades que estão disponibilizadas no novo canal do Conectividade Social ICP? R: Todas as funcionalidades atualmente disponíveis no ambiente Conexão Segura, porém com diversos avanços, dentre eles a transformação do Conectividade Social em um canal 100% web, que permite a transmissão de arquivos FGTS e o acesso a partir de qualquer computador, além da remodelagem da procuração eletrônica que possibilita identificar o responsável pelas transações efetuadas no canal Já possuo o Certificado Digital ICP emitido pela Receita Federal, posso utilizar o mesmo ou terei que fazer nova certificação? R: Pode utilizar o mesmo, pois o Certificado Digital no Padrão ICP é universal. O Empregador acessa o endereço: e faz o registro Não consigo transmitir o arquivo da GRRF via Conectividade Social ICP. Terei que baixar alguma nova versão do programa? R: Sim. Para a GRRF foi feita uma nova versão, GRRF ICP que está disponível na área de download da CAIXA na Internet ( /FGTS / GRRF Aplicativos e Arquivos.

3 16 - Como será feita a transmissão do arquivo do SEFIP? Como será a impressão de relatórios? R: A transmissão de arquivos e emissão de relatórios será feita pelo novo canal Conectividade Social ICP. Solicitamos que seja feita a leitura do Guia de Orientações ao usuário, disponível no endereço: Serei obrigada como Empresa, a fazer a Certificação Digital, padrão ICP? R: Sim, com a publicação da Circular CAIXA 547 de 20 de Abril de 2011, todas as empresas serão obrigadas a ter o Certificado Digital no Padrão ICP para se relacionar com o FGTS pelo novo Portal Conectividade Social ICP. Quem já possui não precisa fazer um novo. É só efetuar o Registro no endereço: Haverá custo para a Certificação Digital padrão ICP? R: Se o Empregador ou Pessoa Física já possuir um Certificado Digital ICP, não, mas caso contrário, ela terá que adquirir junto às Autoridades Certificadoras e possui custo Qual a documentação para poder fazer a Certificação Digital padrão ICP? R: Para obter esta informação sugerimos o acesso ao endereço: Foi divulgado um calendário para as empresas efetuarem a Certificação Digital, padrão ICP, caso não seja possível fazer a certificação nesta data estarei impedido de fazer a certificação? R: Não até 31/12/2011. Após esta data não será mais possível utilizar, para o FGTS, o antigo certificado e a conexão segura. Sugerimos a migração o quanto antes, para que as Autoridades Certificadores possam suportar a demanda. 22 Para o envio dos arquivos SEFIP para a Previdência Social, mesmo os arquivos de pró labore ou sem fato gerador, precisarei ter a Certificação Digital ICP? R: Se for a própria empresa que transmitirá o arquivo, sim. Caso a transmissão seja feita por um Escritório de Contabilidade, o mesmo terá que ter o Certificado Digital ICP e no arquivo SEFIP constar a inscrição do Escritório como responsável. Ou seja, exatamente como é feito hoje Sou autônomo, dentista e também empregador doméstico. Possuo uma inscrição CEI. Terei que ter 2 matriculas CEI e um Certificado Digital ICP para todos os CEI? R: Se a concessão da matrícula CEI for de acordo com a atividade econômica, será necessário ter um Certificado Digital ICP para todos os CEI. 24 Uma Construtora tem seu CNPJ e para uma obra abro uma matrícula CEI. Terei que ter fazer um Certificado Digital ICP para esta matricula CEI também? R: Se o empregado da obra estiver vinculado ao CNPJ, não.

4 25 Qual o canal disponibilizado para o Empregador tirar suas dúvidas sobre o Conectividade Social ICP e Certificação Digital ICP? R: Guia de Orientações ao Usuário em Empresas Conectividade Social ICP; Help Desk opção 2 1; Endereço eletrônico Mídia social Os prazos do FGTS (arrecadação mensal, multa rescisória, etc.) sofrem alguma alteração em razão do Conectividade Social ICP? R: Não, todos os prazos ficam inalterados Se eu outorgar uma procuração eletrônica a uma empresa (escritório de contabilidade) por meio do Conectividade Social ICP, as procurações que outorguei a essa mesma empresa na versão anterior do Conectividade Social (Conexão Segura) serão automaticamente revogadas? R: Não. As procurações efetuadas no Conectividade Social ICP não revogam as efetuadas na versão anterior do Conectividade Social (Conexão Segura). No entanto, essas últimas serão automaticamente revogadas em 31 de dezembro de 2011, quando da descontinuação da versão anterior. Se o outorgante desejar que as procurações da versão anterior sejam revogadas antes de 31 de dezembro de 2011 deverá entrar no ambiente da "Conexão Segura" e efetuar a revogação As procurações eletrônicas outorgadas na versão anterior do Conectividade Social (Conexão Segura) são válidas também no Conectividade Social ICP? R: Apenas até 30 de junho de Após essa data, todas as procurações efetuadas por meio da "Conexão Segura" serão automaticamente revogadas no ambiente do Conectividade Social ICP, e os outorgantes necessitarão outorgar novas procurações no novo canal. Atente que, a partir de 30 de junho de 2011, as procurações migradas da versão anterior não serão mais válidas no Conectividade Social ICP, mas continuarão válidas no ambiente da "Conexão Segura" até 31 de dezembro de Para fazer uma procuração eletrônica no Conectividade Social ICP, tanto o outorgante quanto o outorgado devem ter acessado o novo canal e realizado seu registro. Estes procedimentos garantem a segurança do processo de transição e beneficiam os usuários As procurações eletrônicas outorgadas no Conectividade Social ICP são válidas também na versão anterior do Conectividade Social (Conexão Segura)? R: Não. As procurações efetuadas no Conectividade Social ICP são válidas exclusivamente naquele ambiente Qual a configuração mínima do meu computador para usar o Conectividade Social ICP? R: Para acessar o canal, é necessário possuir um computador com: - Acesso à internet (preferencialmente com banda larga) - Unidade de leitura do certificado digital - Microsoft Windows XP, Vista ou 7 - Microsoft Internet Explorer - Processador e Memória RAM compatíveis com visualização de páginas da Internet - Software gestor da certificação digital instalado (fornecido juntamente com o certificado digital emitido no padrão ICP-Brasil) - Instalação da cadeia de certificados da Autoridade Certificadora emissora do seu certificado (orientações disponíveis junto à Autoridade Certificadora emissora do seu certificado digital).

5 31 - É necessário ter poderes de "administrador" do computador que será utilizado para acesso ao Conectividade Social ICP? R:Não. Porém, lembre-se de que é necessário ter o software gestor da certificação digital instalado no computador, assim como versão atualizada do componente Java. Talvez estes complementos só possam ser instalados por um administrador. Depois de instalados, qualquer usuário poderá utilizá-los Onde consigo adquirir um certificado digital no padrão ICP-Brasil? R: O certificado digital no padrão ICP-Brasil pode ser adquirido em qualquer Autoridade Certificadora credenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI. A relação de autoridades certificadoras está disponível no sítio do ITI na Internet ( 33- Se meu certificado digital ICP-Brasil for revogado ou expirar, perco acesso ao Conectividade Social ICP? R: Caso o certificado do usuário expire ou seja revogado, este deverá providenciar outro certificado, com o qual o acesso poderá ser feito normalmente. Note que as transações já efetuadas no canal continuam plenamente válidas, e as configurações do usuário não serão perdidas com a troca de certificado. Porém, um novo registro será efetuado no canal Se meu certificado digital ICP-Brasil for revogado ou expirar, como ficam as procurações eletrônicas que tiverem sido concedidas com o certificado que não é mais válido? R: As procurações outorgadas ou substabelecidas (repassadas) deverão ser refeitas No caso de matriz e filiais, deverá ser feito um para cada CNPJ? R: Não. A leitura será feita pelo CNPJ raiz (básico) O escritório contábil, outorgado por procuração eletrônica, poderá acessar o conectividade social com seu e-cnpj ou será obrigatório que seus colaboradores sejam outorgados para acessar através do e-cpf? R: Não. O certificado com CNPJ pode acessar. A certificação para CPF só é necessária se o funcionário do escritorio contábil ou do RH das empresas tiver a necessidade de utilizar a cesta de serviços do portal do Conectividade Social ICP e para tanto neste caso, obrigatoriamente, deverão ser funcionários das mesmas. 37 O e-cpf com numero de CEI é valido para transmissão ou quem possui CEI obrigatoriamente deverá solicitar um e-cnpj? R: Não, o certificado de pessoa física que contiver o CEI está apto a receber outorga eletronica de pessoa juridica e efetuar as transações relativas ao FGTS no novo portal Conectividade Social ICP. 38 Foi apresentada mensagem de erro LCR expirada.. Qual procedimento o usuário deverá adotar? R.: A ocorrência incide no programa de validação da Lista de Certificados Revogados. Alertamos que a mensagem de erro não tem qualquer relação com a validade do certificado digital do usuário, mas sim à validade da Lista de Certificados Revogados que é consultada em todos os acessos. Tal consulta tem como objetivo impedir o acesso ao aplicativo por meio de certificado revogado.

6 Eventuais intermitências apresentadas durante esta validação geram a indisponibilidade na consulta à LCR e, por isso, impossibilitam o acesso ao aplicativo. O restabelecimento do acesso ao aplicativo ocorre tão somente após a geração de nova rotina de validação que, por sua vez, é realizada diversas vezes ao dia, dentro de um intervalo aproximado de 15 minutos. Assim, por se tratar de ocorrência intermitente, novos testes de acesso poderão ser realizados após transcorrido um prazo médio de 30 minutos. 39 Usuário já possui certificado digital expedida por outra AC. É possível realizar o acesso ao Conectividade Social ICP por meio deste certificado ou é necessária uma nova certificação? R.: Conforme descrito no Guia de Orientações ao Usuário, qualquer certificado digital expedido no padrão ICP - Brasil válido poderá ser utilizado no Conectividade Social ICP, tais como A1, A2, A3 e A4, mesmo os não emitidos pela AC CAIXA, independentemente da mídia utilizada para a certificação. 40 O usuário tentou realizar o registro no CNS ICP e foi exibida a mensagem de erro Request Entity Too Large, impedindo sua conclusão. O que deverá ser feito? R.: Primeiramente, deverão ser adotados os seguintes procedimentos: 1. Limpando o cachê do navegador IE 6.x para Windows 1. Clique no menu \"Ferramentas\" e selecione \"Opções da Internet\". Isto abre a janela \"Propriedades da Internet\". 2. Você deve estar na guia \"Geral\", a primeira guia à esquerda na parte superior desta janela. Se não estiver nesta guia, selecione-a. 3. Localize a seção \"Arquivos de Internet temporários\" e clique no botão \"Excluir arquivos\" nessa seção. Isto abre a janela \"Excluir arquivos\". 4. Nesta janela, clique diretamente em \"OK\" ou primeiro selecione a opção \"Excluir todo o conteúdo off-line\" e depois então clique em \"OK\". Talvez tenha que esperar um pouco até que esta operação seja realizada. A janela \"Excluir arquivos\" é fechada e retornará à janela \"Opções da Internet\". 5. Localize a seção \"Histórico\" e clique no botão \"Limpar histórico\". Isto abre uma caixa \"Tem certeza...\". Clique em \"Sim\". A caixa fecha e retorna à janela \"Opções da Internet\". 6. Clique no botão \"OK\" na parte inferior da janela \"Opções da Internet\". 7. Feche e reinicie o Internet Explorer. 2. Limpando o cachê do navegador IE com versão superior ao 6.x para Windows 1. Clique no menu \"Ferramentas\" e selecione \"Excluir Histórico de Navegação\". Isto abre a janela \" Excluir Histórico de Navegação \". 2. Selecione os \ Preservar dados de sites Favoritos \, \ Arquivos de Internet Temporários \, \ Cookies \, \ Históricos \. Selecione o botão Excluir. 3. Feche e reinicie o Internet Explorer Obs. Caso, após adoção de tais procedimentos, o erro ainda persista, comunicar à regional que por sua vez encaminhará o relato a esta GEPAS, para tratamento junto à TI. 41 As empresas que não atentaram ao prazo para a certificação digital previsto na Circular CAIXA 547/2011 poderão ainda certificar-se?

7 R.: Sim. O não cumprimento do prazo indicado na Circular 547/2011 não impede a certificação em data diversa. 42 O que é necessário para a realização da outorga de procuração de uma empresa a um escritório de contabilidade? R.: Primeiramente, tanto o outorgante como o outorgado deverão possuir a certificação digital no padrão ICP Brasil e já estarem devidamente registrados no canal Conectividade Social ICP. Para que o escritório de contabilidade receba a outorga, é indispensável que seu certificado tenha sido expedido com a informação do seu CNPJ ou, na ausência deste, que o certificado de Pessoa Física tenha sido expedido com a informação do CEI. 43 O usuário informa que é Pessoa Física equiparada à jurídica, mas não possui CNPJ. Em razão da inexistência deste registro, é impedido de realizar sua certificação como Pessoa Jurídica. Entretanto, ele possui empregados vinculados e necessita cumprir suas obrigações trabalhistas e previdências. Como fazer para acessar o Conectividade e cumprir suas obrigações? R.: Para aqueles empregadores que estão desobrigados a se inscrever no CNPJ, nos temos da Resolução da RFB nº 1.005, de 08/02/2010, será necessária a expedição do seu Cadastro Específico do INSS CEI. De posse deste número do CEI, o usuário deverá certificar-se como Pessoa Física e informar, no ato da certificação, o número do CEI. A partir deste momento, o Conectividade Social ICP o equiparará a um usuário PJ, sendo-lhe atribuídos todos os serviços próprios ao empregador. 44 Os certificados de Pessoa Física expedidos sem a informação do NIS do titular estão impedidos de receber a outorga da procuração eletrônica e consequentemente a acessar o aplicativo CNS ICP? R.: Esclarecemos que a inclusão do número do NIS no ato da certificação digital de PF visa garantir a plena utilização da funcionalidade de outorga de procuração eletrônica via Conectividade Social ICP, quando o outorgado for Pessoa Física. Nos casos em que o certificado já tiver sido expedido sem a inclusão deste dado, também será permitido o acesso ao CNS ICP, desde que o cadastro do outorgado PF nos sistemas do FGTS (conta vinculada e base de endereço) esteja consistido, o que permitirá a recuperação automática deste número do NIS com base nas informações cadastrais havidas nos sistemas do FGTS. Assim, mesmo que um certificado digital já tenha sido expedido sem a inserção do número do NIS, o acesso e utilização do aplicativo estarão garantidos desde que suas informações cadastrais estejam consistidas na base do Fundo de Garantia. 45 É permitida a inclusão/retificação de dado em certificado digital já expedido? R.: Não. 46 De posse de um certificado digital expedido para um CNPJ específico, é possível consultar e realizar operações para os trabalhadores vinculadas a outras filiais pertencentes ao mesmo CNPJ básico?

8 R.: Sim, de posse de um certificado digital de Pessoa Jurídica é possível consultar e realizar operações para todos os empregados pertencentes ao mesmo CNPJ básico E as franquias, como ficam? R.: Tanto a empresa franqueada quanto a que cedeu a franquia são empresas diferentes, cada qual com seu CNPJ, devendo, portanto, cada um possuir seu certificado. 48 Para um grupo de empresas (holding) em que apenas uma é responsável pelos serviços de RH das demais, sendo tal tarefa desempenhada por um empregado dessa empresa, como proceder? R.: Todas as empresas do grupo após certificadas, deverão outorgar procuração à empresa responsável pelos serviços de RH, que por sua vez substabelecerá ao empregado que desempenha tal tarefa. 49 Com o Conectividade Social ICP não preciso mais utilizar os aplicativos SEFIP e GRRF? R.: O Conectividade Social ICP não interfere no uso do SEFIP ou da GRRF. Os arquivos continuam sendo gerados por esses programas normalmente e então, serão transmitidos através do Conectividade Social ICP. Contudo, o SEFIP e a GRRF sofreram alterações para operarem com o Conectividade Social ICP. 50 Tenho um e-cpf sem número de CEI. Posso outorgar poderes da minha empresa para outras empresas? R.: Não. Para outorgar poderes de uma empresa para outra, obrigatoriamente deverá ser utilizado um e-cnpj ou e-cpf com o número do CEI. 51 Preciso fazer a Certificação Digital ICP para os Condomínios? Qual a documentação necessária? R.: Conforme determinação legal, todo condomínio deve possuir nº. de CNPJ. Assim, nos termos da Instrução Normativa nº. 2 do ITI, é imprescindível a comprovação do ato constitutivo devidamente registrado no Cartório de Registro de Imóveis. Contudo, para os condomínios não constituídos nos termos da legislação, admite-se para fins de comprovação de sua existência, certidão do instrumento de individualização do condomínio emitido pelo Cartório de Registro de Imóveis de sua localização, além da Ata da Assembléia Condominial que escolheu o síndico, acompanhada da lista dos participantes da eleição, sendo obrigatória a participação de ao menos um proprietário de imóvel localizado no condomínio, com a comprovação de sua propriedade e firma reconhecida na referida Ata. A convenção de condomínio registrada anteriormente à vigência do Novo Código Civil e a ata de eleição do síndico integram também a documentação necessária para emissão do certificado. 52 E no caso das Prefeituras? Elas também deverão possuir um certificado digital no padrão ICP BRASIL? Como ficarão as outorgas para funcionários estatutários nestes casos? R.: O sistema do Conectividade Social Padrão ICP BRASIL já se encontra atualizado para a certificação desses agentes públicos que não possuem recolhimento de FGTS, mas acessam o conectividade para informar movimentações e afastamentos de empregados que possuam vínculo celetista. Nestes casos, a Prefeitura deverá emitir um certificado Pessoa Jurídica e passar uma outorga eletrônica para o funcionário estatutário sem FGTS. O referido funcionário

9 também deverá possuir um certificado digital no padrão ICP BRASIL como Pessoa Física e possuir conta vinculada de FGTS tipo 7 (conta sem FGTS), categoria 12 (demais agentes públicos). Proceder à juntada da documentação abaixo a qual deverá ser entregue em qualquer agência da CAIXA: Portaria de nomeação do servidor público; Documento de identificação do servidor; Formulário a ser preenchido pelo órgão público, disponível para download na página da CAIXA na internet no endereço - FGTS - Conectividade Social MOD_31550V001.ZIP. No referido formulário, constará o CNPJ do órgão, o nome do servidor, NIS (PIS/PASEP), CPF, data de nascimento, endereço e data da sua nomeação. 53 Quando o funcionário do Departamento Pessoal for desligado da empresa devo procurar a CAIXA para comprar outro certificado pessoa física? Tenho que fazer outra procuração? R.: Deve ser revogada, no Conectividade Social ICP, a procuração concedida ao empregado desligado da empresa. Se o novo empregado não possuir certificado digital no padrão ICP, deverá ser providenciado um certificado digital pessoa física, junto a qualquer autoridade certificadora.

3) Empregador doméstico terá que ter certificado e-cpf? Resposta - Se recolher FGTS, sim. e-cpf contendo o CEI de Empregador Doméstico.

3) Empregador doméstico terá que ter certificado e-cpf? Resposta - Se recolher FGTS, sim. e-cpf contendo o CEI de Empregador Doméstico. 1) Empresas construtoras que possuem várias obras (CEI), precisam de um certificado para cada obra? Resposta - Não, só será necessário um certificado para o CNPJ da construtora, as obras com CEI continuam

Leia mais

Conectividade Social ICP GERÊNCIA DE FILIAL DO FUNDO DE GARANTIA GIFUG/BH 2012

Conectividade Social ICP GERÊNCIA DE FILIAL DO FUNDO DE GARANTIA GIFUG/BH 2012 Conectividade Social ICP GERÊNCIA DE FILIAL DO FUNDO DE GARANTIA GIFUG/BH 2012 Objetivo: Conectividade Social ICP Alteração cadastral no FGTS Acesso do Trabalhador ao FGTS Novo TRCT Quase 3 milhões de

Leia mais

Conectividade Social

Conectividade Social Conectividade Social O que é Certificação Digital? É uma espécie de cédula de identidade virtual. Quais as finalidades da Certificação Digital? Identificação segura do autor de uma transação em rede de

Leia mais

Conectividade Social

Conectividade Social Conectividade Social Conectividade Social - ICP Disseminar o uso do novo Portal de Relacionamento Conectividade Social no padrão ICP-Brasil. Certificado digital O que é? É o instrumento virtual que garante

Leia mais

Utilizava uma certificação digital proprietária, exclusiva para o. acessar o Conectividade Social ICP? Adequação às normas do ITI.

Utilizava uma certificação digital proprietária, exclusiva para o. acessar o Conectividade Social ICP? Adequação às normas do ITI. O que é Certificação Digital? Certificação Digital É uma espécie de cédula de identidade virtual. Quais as finalidades da Certificação Digital? Identificação segura do autor e do receptor de uma transação

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DIGITAL E CONECTIVIDADE SOCIAL

CERTIFICAÇÃO DIGITAL E CONECTIVIDADE SOCIAL CERTIFICAÇÃO DIGITAL E CONECTIVIDADE SOCIAL Palestrante: Rosalina Camilot Alves de Lima GIFUG/SP Gerência de Filial do FGTS de São Paulo 14/07/2011 Assuntos abordados nesta apresentação Circular CAIXA

Leia mais

CONECTIVIDADE SOCIAL CONECTIVIDADE SOCIAL :: DEFINIÇÃO : É um Canal Eletrônico de Relacionamento desenvolvido pela Caixa Econômica Federal e disponibilizado às empresas. : Utiliza certificado digital próprio.

Leia mais

SEGURO DESEMPREGO ON-LINE.

SEGURO DESEMPREGO ON-LINE. SEGURO DESEMPREGO ON-LINE. GERAÇÃO DO ARQUIVO SEGURO DESEMPREGO NO SGRH: Depois de calcular a rescisão, acesse o menu Relatórios > Demissionais > Requerimento SD, selecione o empregado que será gerado

Leia mais

Conectividade Social ICP

Conectividade Social ICP Conectividade Social ICP Com o novo Conectividade Social ICP a partir de 30/06/2012 será obrigatório a utilização do certificado digital, sendo realizado 100% via WEB, dessa forma todo processo relacionado

Leia mais

Conectividade Social. Massificação MAIO 2011

Conectividade Social. Massificação MAIO 2011 Conectividade Social Massificação MAIO 2011 Canal de relacionamento eletrônico, para troca de informações entre a CAIXA e os entes que se relacionam com o FGTS e/ou outros produtos e serviços nele disponíveis.

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DIGITAL

CERTIFICAÇÃO DIGITAL CERTIFICAÇÃO DIGITAL 1. INTRODUÇÃO 2. OBJETIVOS 3.CNES - LEGISLAÇÃO EM VIGOR PARA UTILIZAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO DIGITAL 4.CERTIFICAÇÃO DIGITAL - COMO OBTER E INICIAR UMA SOLICITAÇÃO 5.CNES - COMO INICIAR

Leia mais

Clique aqui para começar. Cartilha do Empregador Doméstico para emissão da GRF Guia de Recolhimento do FGTS

Clique aqui para começar. Cartilha do Empregador Doméstico para emissão da GRF Guia de Recolhimento do FGTS Clique aqui para começar Cartilha do Empregador Doméstico para emissão da GRF Guia de Recolhimento do FGTS Informações adicionais Você poderá navegar livremente na cartilha utilizando os botões localizados

Leia mais

Manual do DEC Domicílio Eletrônico do Contribuinte

Manual do DEC Domicílio Eletrônico do Contribuinte GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA Coordenadoria da Administração Tributária Diretoria Executiva da Administração Tributária Manual do DEC Domicílio Eletrônico do Contribuinte Manual

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual da Declaração Eletrônica de Serviços de Instituições Financeiras (DES-IF) Todos os dados e valores apresentados neste manual são ficticios. Qualquer dúvida consulte a legislação vigente. Página

Leia mais

Conectividade Social ICP GERÊNCIA DE FILIAL DO FUNDO DE GARANTIA GIFUG/BH 2012

Conectividade Social ICP GERÊNCIA DE FILIAL DO FUNDO DE GARANTIA GIFUG/BH 2012 Conectividade Social ICP GERÊNCIA DE FILIAL DO FUNDO DE GARANTIA GIFUG/BH 2012 Objetivo: Conectividade Social ICP Alteração cadastral no FGTS Acesso do Trabalhador ao FGTS Novo TRCT Certificado Digital

Leia mais

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174 Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão

Leia mais

SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124

SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124 1 12 SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124 SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124 12 Em 2013, o registro de dados no

Leia mais

Em 2013, o registro de dados no SIOPS passará a ser obrigatório.

Em 2013, o registro de dados no SIOPS passará a ser obrigatório. Em 2013, o registro de dados no SIOPS passará a ser obrigatório. Fique atento aos procedimentos e prazos estabelecidos pela Lei para declaração de despesas com saúde. art certificado digital-siops-10,5x29,7.indd

Leia mais

NOTA FISCAL ELETRÔNICA - NF-e

NOTA FISCAL ELETRÔNICA - NF-e NOTA FISCAL ELETRÔNICA - NF-e NOTA FISCAL ELETRÔNICA - NF-e Informações Gerais 1. O que é a Nota Fiscal Eletrônica NF-e? Podemos conceituar a Nota Fiscal Eletrônica como sendo um documento de existência

Leia mais

Manual Operacional de Adesão ao FIES Técnico Procedimentos da Mantenedora

Manual Operacional de Adesão ao FIES Técnico Procedimentos da Mantenedora Manual Operacional de Adesão ao FIES Técnico Procedimentos da Mantenedora Brasília, março de 2012 Versão 1.0 SUMÁRIO 1. CONFIGURAÇÕES RECOMENDADAS... 3 2. ACESSO AO SISTEMA... 4 3. ADESÃO AO FIES... 5

Leia mais

Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço

Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço VALPARAÍSO DE GOIÁS quarta-feira, 28 de outubro de 2014 Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço ÍNDICE Legislação Cadastrando A Senha Eletrônica Acessando O Sistema De Nfs- E Pela Primeira Vez

Leia mais

PASSO A PASSO PARA EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL

PASSO A PASSO PARA EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL PASSO A PASSO PARA EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL 1. Acesse http://siops.datasus.gov.br, opção Certificação Digital. 1.1. Acesse a 1ª ETAPA - Orientações Gerais e leia as informações para ter uma visão

Leia mais

Manual do DEC Domicílio Eletrônico do Contribuinte

Manual do DEC Domicílio Eletrônico do Contribuinte GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA Coordenadoria da Administração Tributária Diretoria Executiva da Administração Tributária Manual do DEC Domicílio Eletrônico do Contribuinte Manual

Leia mais

Vincular Equipamento SAT

Vincular Equipamento SAT P á g i n a 1 Bem vindo ao Passo a Passo do Sistema de Gestão e Retaguarda do SAT-CF-e de SP para Vincular Equipamento SAT Atualizado em: 27/11/2014 Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais

Leia mais

Ambiente de Pagamentos

Ambiente de Pagamentos GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA DA ADMINISTRAÇÃOTRIBUTÁRIA DIRETORIA DE INFORMAÇÕES Ambiente de Pagamentos Manual do Contribuinte Versão 26/09/2011 Índice Analítico 1.

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

Certificação Digital para condomínios

Certificação Digital para condomínios Certificação Digital para condomínios Saiba porque é importante tirá-la a tempo Desde o começo do ano, a Caixa Econômica Federal avisa: é necessário que os condomínios, entre outros, providenciem certificados

Leia mais

MANUAL DA COMPENSAÇÃO

MANUAL DA COMPENSAÇÃO MANUAL DA COMPENSAÇÃO Versão fevereiro/2014 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 03 1.1 APRESENTAÇÃO DO APLICATIVO... 03 1.2 OBJETIVOS DO APLICATIVO... 03 1.3 A QUEM SE DESTINA... 03 2 REQUISITOS TECNOLÓGICOS... 03

Leia mais

o que é 2 público-alvo 3 demanda 4 prazos 5 tipos de certificados 6 como funciona 7 estratégias comerciais 8 materiais de apoio

o que é 2 público-alvo 3 demanda 4 prazos 5 tipos de certificados 6 como funciona 7 estratégias comerciais 8 materiais de apoio Conectividade Social ICP agenda do dia 1 o que é 2 público-alvo 3 demanda 4 prazos 5 tipos de certificados 6 como funciona 7 estratégias comerciais 8 materiais de apoio 1 o que é Canal de relacionamento

Leia mais

MONTE CARMELO MINAS GERAIS

MONTE CARMELO MINAS GERAIS MONTE CARMELO MINAS GERAIS Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço ÍNDICE Legislação Cadastrando A Senha Eletrônica Acessando O Sistema De Nfs- E Pela Primeira Vez Alterando a senha eletrônica

Leia mais

SISCOAF Sistema de Controle de Atividades Financeiras

SISCOAF Sistema de Controle de Atividades Financeiras P á g i n a 1 SISCOAF Sistema de Controle de Atividades Financeiras Manual Operacional Cadastro e Habilitação P á g i n a 2 SUMÁRIO 1 Orientações gerais... 3 1.1 O que são Pessoas Obrigadas?... 4 1.2 O

Leia mais

Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo

Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo 1) O que é assinatura digital? A assinatura digital é uma modalidade de assinatura eletrônica, resultado de uma operação matemática que utiliza criptografia e permite aferir, com segurança, a origem e

Leia mais

Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria da Fazenda Receita Estadual MANUAL DO DTE

Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria da Fazenda Receita Estadual MANUAL DO DTE MANUAL DO DTE Domicílio Tributário Eletrônico Sumário 1. Apresentação... 3 2. Credenciamento... 3 3. Legislação... 3 4. Informações Gerais... 3 5. Cientificação... 3 6. Logins e formas de acesso à caixa

Leia mais

CONECTIVIDADE SOCIAL ICP BRASIL - ACESSO PELO E-CNPJ

CONECTIVIDADE SOCIAL ICP BRASIL - ACESSO PELO E-CNPJ CONECTIVIDADE SOCIAL ICP BRASIL - ACESSO PELO E-CNPJ A Caixa Econômica Federal substituiu o Certificado digital da Conectividade Social em Disquete pelo E-CNPJ (Certificado Digital). QUEM ESTA OBRIGADO

Leia mais

http://www.certificado.caixa.gov.br

http://www.certificado.caixa.gov.br Exmo. Sr. Magistrado e, Sr. Servidor, Para obter a Identidade Digital através da Autoridade Certificadora CAIXA é necessário: Entrar no Site: http://www.certificado.caixa.gov.br e em Serviços on-line para

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual Aplicativo da Manifestação do Destinatário Manual Novembro de 2012 1 Sumário 1 Aplicativo de Manifestação do Destinatário...4 2 Iniciando o aplicativo...4 3 Menus...5 3.1 Manifestação Destinatário...5

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA

MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA SISTEMA IMASUL DE REGISTROS E INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS DO MEIO AMBIENTE MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA Manual Operacional para uso exclusivo do módulo do Sistema Estadual de

Leia mais

Manual do Utilizador. Portal dos Jurisdicionados Cadastro

Manual do Utilizador. Portal dos Jurisdicionados Cadastro Manual do Utilizador Portal dos Jurisdicionados Cadastro TCM/PA 2015 1. CONDIÇÕES DE ACESSO O acesso ao Portal dos Jurisidicionados Cadastro é feito, exclusivamente, com o uso de certificação digital,

Leia mais

RECOLHIMENTO DO FGTS E INDIVIDUALIZAÇÃO DE VALORES 25/06/2014 GIFUG/SP

RECOLHIMENTO DO FGTS E INDIVIDUALIZAÇÃO DE VALORES 25/06/2014 GIFUG/SP RECOLHIMENTO DO FGTS E INDIVIDUALIZAÇÃO DE VALORES 25/06/2014 1 Assuntos abordados nesta apresentação RECOLHIMENTO DO FGTS LEGISLAÇÃO DIRIGENTE SINDICAL, MENOR APRENDIZ, EMPREGADA DOMÉSTICA E DIRETOR NÃO

Leia mais

Manual da Nota Fiscal Eletrônica

Manual da Nota Fiscal Eletrônica Manual da Nota Fiscal Eletrônica Memory Informática Tabela de Conteúdos Meu Usuário Meu Perfil --------------------------------------------------------- 4 Minha Empresa Configurar Minha Empresa -------------------------------------

Leia mais

SUA SENHA É SIGILOSA, PESSOAL E INTRANSFERÍVEL.

SUA SENHA É SIGILOSA, PESSOAL E INTRANSFERÍVEL. DÚVIDAS MAIS FREQUENTES - DO CLIENTE 1. Qual o procedimento para se cadastrar na Guia Eletrônica? - Rolar a página e procure pelo item Novo Cliente? - Escolher o perfil: Próprio Interessado: Pessoa Física

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ MANUAL DO USUÁRIO ACESSO AO SISTEMA

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ MANUAL DO USUÁRIO ACESSO AO SISTEMA O ISS-e é um sistema completo de gestão do ISS do Município de Maringá, composto pelos módulos de: - NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica) - DMS-e (Declaração Mensal de Serviços Eletrônica) - AIDF-e

Leia mais

www.aluminiocba.com.br Manual do Usuário Certificação

www.aluminiocba.com.br Manual do Usuário Certificação Manual do Usuário Certificação Manual do Usuário - Certificação Versão 1.0 Página 2 CBA Online Manual do Usuário Certificação Versão 1.1 19 de maio de 2004 Companhia Brasileira de Alumínio Departamento

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAXÁ

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAXÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAXÁ Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão ARAXÁ MINAS GERAIS 2010 Manual do Sistema de Arrecadação Tributária SIAT Online e Nota Fiscal Eletrônica de Serviços NFS-e ÍNDICE

Leia mais

Manual de Instruções. Programa para Baixar Arquivos XML XML CONQUER

Manual de Instruções. Programa para Baixar Arquivos XML XML CONQUER 1 Manual de Instruções Programa para Baixar Arquivos XML XML CONQUER Sumário Apresentação:... 2 Exigência para funcionalidade do software:... 3 Instalação:... 4 Utilização... 5 Menu NFE/CTE XML... 7 XML

Leia mais

MANUAL DE SISTEMA. SisFies FIES Pós-graduação. Página1. Manual de Adesão

MANUAL DE SISTEMA. SisFies FIES Pós-graduação. Página1. Manual de Adesão SisFies FIES Pós-graduação Manual de Adesão Página1 Sumário 1 Configurações recomendadas... 3 2 Objetivos... 3 3 Acesso ao sistema... 4 3.1. Acessar com certificado digital 5 3.2. Acessar com CPF/CNPJ

Leia mais

ÍNDICE 1. SEJA BEM-VINDO... 2 SOBRE O SISTEMA... 3 2. FUNCIONALIDADES DO SISTEMA... 4

ÍNDICE 1. SEJA BEM-VINDO... 2 SOBRE O SISTEMA... 3 2. FUNCIONALIDADES DO SISTEMA... 4 ÍNDICE 1. SEJA BEM-VINDO... 2 1.1 Seja Bem-Vindo!... 2 SOBRE O SISTEMA... 3 1.2 Sobre o sistema... 3 1.3 Navegação... 3 2. FUNCIONALIDADES DO SISTEMA... 4 2.1 Efetuar Login Internet... 4 2.1.1 Efetuar

Leia mais

DMS 5.0. 1. Apresentação

DMS 5.0. 1. Apresentação 1 5.0 1. Apresentação O sistema Declaração Mensal de Serviços 5.0 é um aplicativo para acesso de declarantes e/ou responsáveis autorizados para escrituração dos documentos fiscais emitidos e recebidos.

Leia mais

Manual de Utilização. Sistema. Recibo Provisório de Serviço

Manual de Utilização. Sistema. Recibo Provisório de Serviço Manual de Utilização Sistema Recibo Provisório de Serviço Versão 1.0 17/08/2011 Sumário Introdução... 5 1. Primeiro Acesso... 7 2. Funções do e-rps... 8 2.1 Menu Superior... 8 2.1.1 Arquivo......8 2.1.2

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE INTRODUÇÃO O portal do Afrafep Saúde é um sistema WEB integrado ao sistema HEALTH*Tools. O site consiste em uma área onde os Usuários e a Rede Credenciada,

Leia mais

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário Cadastramento de Computadores Manual do Usuário Setembro 2008 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 1.1 Conhecendo a solução...03 Segurança pela identificação da máquina...03 2. ADERINDO À SOLUÇÃO e CADASTRANDO COMPUTADORES

Leia mais

SOLICITAÇÃO DO REGISTRO SINDICAL. 1 Primeiro passo.

SOLICITAÇÃO DO REGISTRO SINDICAL. 1 Primeiro passo. SOLICITAÇÃO DO REGISTRO SINDICAL 1 Primeiro passo. Antes de qualquer coisa, é indispensável que o Sindicato solicitante do Registro Sindical possua Certificado Digital. O certificado, na prática, equivale

Leia mais

Gerência de Filial do FGTS/ RJ

Gerência de Filial do FGTS/ RJ Gerência de Filial do FGTS/ RJ Objetivos Esclarecer e dirimir dúvidas sobre rescisão de contrato de trabalho. Assuntos a serem abordados Preenchimento do TRCT Códigos de Saque Homologação Comunicação da

Leia mais

MANUAL DE SOLICITAÇÃO DE RENOVAÇÃO DE E-CPF A3 ONLINE

MANUAL DE SOLICITAÇÃO DE RENOVAÇÃO DE E-CPF A3 ONLINE MANUAL DE SOLICITAÇÃO DE RENOVAÇÃO DE E-CPF A3 ONLINE A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez em sistema operacional Windows XP utilizando navegador Internet Explorer,

Leia mais

ÍNDICE. 1 -SIAT ONLINE Considerações Gerais 1.1 - Benefícios Pessoas Físicas. 1.2 - Benefícios Pessoas Jurídicas. 1.3 - Tela Inicial anônimos

ÍNDICE. 1 -SIAT ONLINE Considerações Gerais 1.1 - Benefícios Pessoas Físicas. 1.2 - Benefícios Pessoas Jurídicas. 1.3 - Tela Inicial anônimos ÍNDICE 1 -SIAT ONLINE Considerações Gerais 1.1 - Benefícios Pessoas Físicas. 1.2 - Benefícios Pessoas Jurídicas. 1.3 - Tela Inicial anônimos 1.4 Acesso Restrito Direcionado a Empresas 2 - Consulta Débito

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

Sistema de Informações ao Judiciário. InfoJud. Manual do Usuário

Sistema de Informações ao Judiciário. InfoJud. Manual do Usuário Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação Coordenação de Sistemas de Informação Divisão de Sistemas Corporativos Tributários Sistema de Informações ao Judiciário InfoJud Manual do Usuário Página 1

Leia mais

Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários

Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários Secretaria De Estado de Fazenda Superintendência de Gestão da Informação Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários DECLARAÇÃO DE COMPRA

Leia mais

o que é 2 público-alvo 3 demanda 4 prazos 5 tipos de certificados 6 como funciona 7 estratégias comerciais 8 materiais de apoio

o que é 2 público-alvo 3 demanda 4 prazos 5 tipos de certificados 6 como funciona 7 estratégias comerciais 8 materiais de apoio Conectividade Social ICP agenda do dia 1 o que é 2 público-alvo 3 demanda 4 prazos 5 tipos de certificados 6 como funciona 7 estratégias comerciais 8 materiais de apoio 1 o que é Canal de relacionamento

Leia mais

P á g i n a 1. SISCOAF Sistema de Controle de Atividades Financeiras. Manual Operacional

P á g i n a 1. SISCOAF Sistema de Controle de Atividades Financeiras. Manual Operacional P á g i n a 1 SISCOAF Sistema de Controle de Atividades Financeiras Manual Operacional P á g i n a 2 1 SUMÁRIO 2 Orientações gerais... 3 2.1 Perfis de acesso... 4 2.2 Para acessar todas as funcionalidades

Leia mais

Simples Nacional. Principais Roteiros e o Comunicado 11

Simples Nacional. Principais Roteiros e o Comunicado 11 Simples Nacional Principais Roteiros e o Comunicado 11 Simples Nacional Roteiro de acesso aos aplicativos Menu Roteiro para acesso ao Certificado Digital Roteiro para acesso ao e-cac Roteiro para Habilitação

Leia mais

Sistema do Prouni - SISPROUNI

Sistema do Prouni - SISPROUNI Sistema do Prouni - SISPROUNI Manual do Usuário Módulo Supervisão de Bolsistas Sumário I ACESSO AO SISPROUNI... 1 1. Endereço de Acesso na Internet... 1 2. Uso Obrigatório de Certificado Digital... 1 3.

Leia mais

Instrução Normativa 1.343, DE 08.04.2013, DA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL

Instrução Normativa 1.343, DE 08.04.2013, DA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL Instrução Normativa 1.343, DE 08.04.2013, DA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL ASSISTIDOS COM INÍCIO DO RECEBIMENTO DO BENEFÍCIO NO PERÍODO DE JAN.2008 A DEZ.2012 Perguntas e respostas para entendimento

Leia mais

PREFEITURA DE DEMONSTRAÇÃO ESTADO DE SÃO PAULO

PREFEITURA DE DEMONSTRAÇÃO ESTADO DE SÃO PAULO PREFEITURA DE DEMONSTRAÇÃO ESTADO DE SÃO PAULO Versão 1.14.01 Manual de Instalação do Programa de Declaração dos Contribuintes do ICMS 1 SUMÁRIO Download do Programa... 3 Instalação do Programa... 6 Utilização

Leia mais

GUIA DO EMPRESÁRIO. CERTIFICADO DIGITAL - ecnpj

GUIA DO EMPRESÁRIO. CERTIFICADO DIGITAL - ecnpj GUIA DO EMPRESÁRIO CERTIFICADO DIGITAL - ecnpj 1. INTRODUÇÃO O e-cnpj é um certificado digital, que garante a autenticidade e a integridade na comunicação entre pessoas jurídicas e as repartições públicas

Leia mais

e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica

e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica Página1 e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por Informática Educativa Página2 Índice Nota Fiscal eletrônica... 03 Safeweb e-nota C... 04 Documentos eletrônicos... 08

Leia mais

Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica do Hábil Empresarial Profissional 7.0. Obrigado por usar nosso software! Koinonia Software Ltda.

Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica do Hábil Empresarial Profissional 7.0. Obrigado por usar nosso software! Koinonia Software Ltda. Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica do Hábil Empresarial Profissional 7.0 Obrigado por usar nosso software! Koinonia Software Ltda. (0**46) 3225-6234 I Cartilha_NFe_Habil_7 Índice Cap. I Bem Vindo 1 Cap.

Leia mais

MANUAL PARA CADASTRO E ACESSO

MANUAL PARA CADASTRO E ACESSO MANUAL PARA CADASTRO E ACESSO AO SISTEMA BOLETO - PESSOA JURÍDICA - DEZEMBRO 2009 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. CADASTRO 3 3. VINCULAR ENTIDADE 6 4. ACESSO ÀS FUNCIONALIDADES DO SISTEMA 9 4.1. NADA CONSTA

Leia mais

O sistema está pedindo que eu faça meu login novamente e diz que minha sessão expirou. O que isso significa?

O sistema está pedindo que eu faça meu login novamente e diz que minha sessão expirou. O que isso significa? Que tipo de navegadores são suportados? Preciso permitir 'cookies' O que são 'cookies' da sessão? O sistema está pedindo que eu faça meu login novamente e diz que minha sessão expirou. O que isso significa?

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Sumário PRESTAÇÃO DE CONTAS DE ETIQUETAS DE REPARO...3 Figura 1.0...3 Figura 2.0...4 Figura 3.0...5 Figura 4.0...5 1. Proprietário

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 02/2009

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 02/2009 INSTRUÇÃO NORMATIVA N 02/2009 Regulamenta os procedimentos relativos à certificação digital, para garantir a segurança das transações eletrônicas realizadas por meio dos sistemas, das aplicações e dos

Leia mais

Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Introdução A emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica traz ao cliente TTransp a possibilidade de documentar eletronicamente as operações de serviço prestadas

Leia mais

CONECTIVIDADE SOCIAL ICP

CONECTIVIDADE SOCIAL ICP CONECTIVIDADE T SOCIAL ICP - Dicas de utilização ABRIL 2012 Prezado Usuário O novo Conectividade Social trouxe a segurança da certificação digital no padrão ICP Brasil para o dia a dia das empresas, aliado

Leia mais

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Sumário 1. Acesso ao sistema... 3 2. Funcionalidades do sistema... 5 3. Como tratar manifestações... 14 3.1 Detalhar...

Leia mais

FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP

FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP 1. Quem pode obter o acesso ao SEI-MP? O SEI-MP está disponível apenas para usuários e colaboradores internos do MP. Usuários externos não estão autorizados

Leia mais

Lei do Imposto. Dezembro

Lei do Imposto. Dezembro Lei do Imposto Dezembro 2014 Guia para adaptação do sistema Wingas à Lei do Imposto 2.741/2012. Compatível com as versões 1.8.5 e posteriores. Atualizado em: 16/12/2014. 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2 1.1 OBJETIVOS

Leia mais

A) Acessar o site da RFB: http://receita.fazenda.gov.br, no menu EMPRESA clicar em CADASTRO CNPJ

A) Acessar o site da RFB: http://receita.fazenda.gov.br, no menu EMPRESA clicar em CADASTRO CNPJ PARA CRIAR CNPJ DA DIREÇÃO MUNICIPAL: 1. É preciso preencher o formulário de inscrição, pela internet 2. Aguardar que a Receita analise a inscrição (é preciso ir consultando pelo site) 3. Quando estiver

Leia mais

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE 2015 PROCESSO DE BAIXA Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte - e-cac) 1 Como visto anteriormente sobre o processo de baixa de empresa, o procedimento inicial diante

Leia mais

Atualização do Certificado Digital

Atualização do Certificado Digital Atualização do Certificado Digital Houve uma renovação no certificado AC Raiz, este novo certificado Raiz da ICP-BRASIL ainda não está presente nos repositórios dos navegadores de internet. Por este motivo

Leia mais

SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL

SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL 1. Como é feita a entrega do Certificado Digital? Resposta: O certificado digital é entregue ao cliente após o procedimento de Validação Presencial, o qual consiste na

Leia mais

cartórios as funcionalidades disponíveis em todas as três Centrais de Informação (RCTO, CEP e CESDI) e servir como apoio nas ações diárias.

cartórios as funcionalidades disponíveis em todas as três Centrais de Informação (RCTO, CEP e CESDI) e servir como apoio nas ações diárias. MANUAL DO USUÁRIO - CARTÓRIOS VERSÃO 1.0 Objetivo: Este documento tem como objetivo apresentar aos usuários dos cartórios as funcionalidades disponíveis em todas as três Centrais de Informação (RCTO, CEP

Leia mais

TCEnet. Manual Técnico. Responsável Operacional das Entidades

TCEnet. Manual Técnico. Responsável Operacional das Entidades TCEnet Manual Técnico Responsável Operacional das Entidades 1 Índice 1. Introdução... 3 2. Características... 3 3. Papéis dos Envolvidos... 3 4. Utilização do TCEnet... 4 4.1. Geração do e-tcenet... 4

Leia mais

Passos básicos para utilização de Nota Fiscal Eletrônica (NF-E)

Passos básicos para utilização de Nota Fiscal Eletrônica (NF-E) Conteúdo Solicitação de Autorização...2 Numeração da NF-E...3 Emissão de NF-E...3 Pesquisa de NF-E emitida...5 Cancelamento de NF-E emitida...5 Carta de Correção...6 Envio de Arquivo de RPS...6 Número

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO M A N U A L D A NOTA FISCAL AVULSA ÍNDICE 1. Acesso ao Portal do Sistema...6 2. Requerimento de Acesso para os novos usuários...6 2.1 Tipo

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

NOTA FISCAL ELETRÔNICA

NOTA FISCAL ELETRÔNICA NOTA FISCAL ELETRÔNICA 1. Comprei mercadoria com NF-e denegada. Qual o procedimento para regularizar essa situação? Resposta: Preliminarmente, temos que esclarecer o que é uma NF-e Denegada:, A Denegação

Leia mais

SISTEMA DE GRERJ ELETRÔNICA JUDICIAL

SISTEMA DE GRERJ ELETRÔNICA JUDICIAL TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DGTEC Diretoria Geral de Tecnologia da Informação DERUS Departamento de Relacionamento com o Usuário MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE GRERJ ELETRÔNICA JUDICIAL

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes 1. É possível excluir um processo que já foi enviado? Só será possível excluir o processo se o mesmo ainda não tiver sido recebido.

Leia mais

SISCOAF Sistema de Controle de Atividades Financeiras. Cadastro e Habilitação Declaração de Inocorrência

SISCOAF Sistema de Controle de Atividades Financeiras. Cadastro e Habilitação Declaração de Inocorrência SISCOAF Sistema de Controle de Atividades Financeiras Cadastro e Habilitação Declaração de Inocorrência Sumário ORIENTAÇÕES GERAIS... 3 O que são Pessoas Obrigadas... 4 O que é o SISCOAF... 4 Quem deve

Leia mais

Domicílio Tributário Eletrônico DTE DT- Domicílio Tributário Eletrônico MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.0.0

Domicílio Tributário Eletrônico DTE DT- Domicílio Tributário Eletrônico MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.0.0 Domicílio Tributário Eletrônico DTE DT- Domicílio Tributário Eletrônico MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.0.0 Setembro/2015 Domicílio Tributário Eletrônico DT-e MANUAL MÓDULO CONTRIBUINTE SUMÁRIO DOMICÍLIO TRIBUTÁRIO

Leia mais