Profa. Maria Ephigênia de A.C.Nogueira. Unidade I EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Profa. Maria Ephigênia de A.C.Nogueira. Unidade I EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"

Transcrição

1 Profa. Maria Ephigênia de A.C.Nogueira Unidade I EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

2 Objetivo: apresentar a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA). Conhecida como ensino supletivo, antes da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

3 Definição Educação de Jovens e Adultos (EJA): É o ensino oferecido aos jovens e adultos que não concluíram seus estudos ou não frequentaram a escola na idade própria.

4 Estrutura e funcionamento do curso: Constituição Federal de 1988 LDBEN 9394/96 Conselho Nacional de Educação Regulamentação: Sistemas de ensino

5 Carneiro ( 2004): Atendimento ao EF de 97% da meta de 100% da população da faixa etária. Há percentual de jovens e adultos não atendidos não significa a extinção do atendimento.

6 População EJA Características 3 grupos: 1. analfabetos; 2. passaram pela escola, desistiram e não se alfabetizaram analfabetos funcionais; 3. estiveram na escola em diferentes períodos escolares.

7 População de jovens e adultos é diferenciada do ponto de vista educacional. Política de atendimento: características; necessidades; condições e modos de vida.

8 Concepção na Lei Processo educacional: respeitar o perfil cultural do aluno; aproveitar as experiências adquiridas no trabalho e na vida social.

9 Processo educacional Construção da trajetória educacional: ações integradas; ações complementares. Visando ao acesso e à permanência na escola com sucesso e até o término da escolaridade.

10 Legislação Constituição Federal de 1988 Art. 208, inciso I, dever do Estado para com a educação determina: Ensino fundamental:obrigatório e gratuito é assegurado inclusive aos que não tiveram acesso a ele na idade própria.

11 Lei 9394/96 Capítulo II e seção V Da educação de jovens e adultos Arts. 37 e 38 e seus parágrafos ampliam o atendimento aos que não tiveram acesso ou continuidade de estudos para além do ensino fundamental, incluindo o ensino médio.

12 Lei 9394/96 Arts. 1º e 3º, incisos X e XI e art. 26: Tratam do respeito à: diversidade; disparidades regionais e locais; interesses e necessidades; condições de vida e de trabalho. Poder Público: viabilizará acesso e permanência; formas de atuação: ações integradas e complementares entre si.

13 CNE/CEB nº 1/00 Art. 9º, inciso IV e art. 12, inciso I: Explicita as formas de atendimento, cursos e exames, matriz curricular com base nacional comum de ensino no fundamental e no ensino médio, carga horária, princípios curriculares e metodológicos.

14 CNE/CEB nº 2/98 e nº 3/98 Resoluções que tratam das diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental e ensino médio. As diretrizes curriculares do ensino fundamental e ensino médio orientam também a educação de jovens e adultos.

15 Seguem os preceitos legais presentes na legislação do ensino: EF responsabilidade municípios; EM responsabilidade estados; ações de parcerias e colaboração.

16 Interatividade Acabamos de apresentar as legislações que regem a educação de jovens e adultos. Hoje ela está presente: a) Na regulamentação dos sistemas de ensino. b) Nos referenciais curriculares nacionais. c) Na Constituição Federal de 88 e Lei 9394/96. d) No regimento escolar. e) No plano de gestão.

17 Organização dos cursos Responsabilidade: sistemas de ensino. Funcionamento por meio de: Cursos: presenciais; presença flexível telessala. Exames.

18 Educação de jovens e adultos: É oferecida no ensino fundamental idade mínima 16 anos. É oferecida no ensino médio idade mínima 18 anos. Seguem a mesma estrutura dos cursos regulares.

19 Cursos presenciais Ensino fundamental 1º ao 5º ano - ciclo I (1ª a 4ª série) Chamados de alfabetização de adultos oferecidos por instituições particulares e/ou públicas, que definirão sua: organização; duração; estrutura; certificação.

20 Cursos presenciais Ensino fundamental 6º ao 9º ano ciclo II (5ª a 8ª série) Oferecidos por escolas públicas municipais ou em parceria com as estaduais. Duração mínima: 1600 horas; 100 dias letivos; matriz curricular igual ao do curso regular; semestral termo; 2 anos.

21 Cursos presenciais Ensino médio 1º ao 3º ano Oferecidos pelas escolas públicas estaduais: duração mínima de 1200 horas; 100 dias letivos; semestral termo; 1 ano e 6 meses; 400 horas mínimas por semestre; matriz curricular igual ao curso regular.

22 Presença flexível Telessala Ensino fundamental 6º ao 9º ou 5ª a 8ª Ensino médio Organizada por disciplinas oferecidas semestralmente. Provas e exames presenciais. Nota mínima é 5 (para fazer o exame). Matriz curricular dos cursos regulares. Frequência não obrigatória. Atendimento individualizado.

23 Telessala É metodologia de educação a distância Valoriza-se o uso de metodologias diversificadas: curso composto de livro texto, aula gravada em vídeo/dvd; professor é orientador de aprendizagem; aulas apresentadas em TV ou Power Point; atividades desenvolvidas propostas pelo material impresso e também pelo professor.

24 Quem pode oferecer o curso de presença flexível? Sistemas de ensino regulamentam e determinam: condições para instalação do curso; matrícula do aluno; constituição das turmas; quadro curricular; frequência; avaliação e aproveitamento de estudos; registro dos estudos; papel do orientador de aprendizagem; formação do orientador de aprendizagem.

25 Centros estaduais EJA Oferecem cursos de frequência flexível para o ensino fundamental e ensino médio: atendimento individualizado; por módulos; por disciplinas; matriz curricular do curso regular (EF/EM); nota mínima é 5; provas e exames presenciais.

26 Exames Os alunos podem realizar exames e obter as certificações do ensino fundamental e Ensino médio. Não estão matriculados em cursos presenciais ou de presença flexível. Estudam sozinhos as disciplinas e realizam os exames.

27 Exames Realizados fora do processo escolar regular. Por instituições credenciadas pelos conselhos estaduais de educação. ENCCEJA Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos Nota mínima 5 ENEM 18 anos certificação do ensino médio.

28 Organização Curricular Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental Ensino Médio Composta pelas disciplinas da Base Nacional Comum BNC Português, Matemática, Ciências,Física, Biologia e Química (EM) História e Geografia Educação Física opcional obrigatoriedade de uma língua estrangeira moderna

29 Interatividade Há toda uma organização diferenciada para se obter a certificação na educação de jovens e adultos e são elas: a) Somente em cursos presenciais. b) Somente por meio de exames. c) Somente em cursos de presença flexível. d) Exames, cursos presenciais e cursos de presença flexível. e) Telessala.

30 Matrículas na educação de jovens e adultos Região Norte Nordeste Centro Oeste Sudeste Sul Brasil fonte: MEC/INEP,2003

31 Matrículas É a modalidade de educação que mais apresenta crescimento no número de matrículas. O crescimento das matrículas em todas as regiões brasileiras, principalmente Centro-Oeste, Sudeste e Sul. 50% das matrículas é no ensino fundamental.

32 Matrículas Crescimento de 1997 para 2001; decréscimo em 2002; novo crescimento para 2003; busca da escolaridade para trabalho e continuidade de estudos.

33 Matrículas Brasil ANO TOTAL fonte: mec/inep,2009

34 Matrículas Queda acentuada nas matrículas; é ainda representativa em relação ao total de matrículas na educação básica. INEP informa a mudança da metodologia do censo escolar: informatização; redução da contagem dupla de alunos; mobilidade regional.

35 Matrículas 58,3% matriculados nas escolas da rede estadual de ensino; 38,8% matriculados nas escolas da rede municipal de ensino; 65% ensino fundamental; 35% ensino médio.

36 Reconhecimento social Haddad (2007): Década de 30 reconhecimento do direito à educação das pessoas jovens e adultas. Governo Vargas impulso centralizador. Construção de infraestrutura organizacional para enfrentar grandes problemas educacionais.

37 unidades escolares matrículas (M.E.S., RJ, 1949) Processo educativo realizado por educadores profissionais.

38 Década de 1940 Campanhas de alfabetização já são reflexos da atuação desses educadores profissionais Fundo Nacional do Ensino Primário Decreto-lei convênio nacional do ensino primário. Possibilitar a ampliação e melhoria do sistema primário do país.

39 1944 Decreto vinculou recursos federais para a educação Decreto % de cada auxílio federal a ser aplicado na educação primária de adolescentes e adultos analfabetos Ministério da Educação e Saúde autorizou a organização de um serviço de educação de adultos no Departamento Nacional de Educação - permitiu o início dos trabalhos na campanha nacional de educação de adultos.

40 Histórico da educação de jovens e adultos no Brasil Ano Unidades escolares Matrícula efetiva fonte:min.educ.saúde,1949,p.12

41 Atendimento expressivo; educação se torna uma questão a ser cuidada pela sociedade brasileira; Manifesto dos pioneiros da educação nova de 1932 reconstrução nacional a partir da educação; 1934 Constituição Federal consta a educação; 1937 Conselho Nacional de Educação enviou Plano Nacional de educação (não foi discutido).

42 Constituição Federal de 1946 A educação primária torna-se obrigatória: 1ª a 4ª série do ensino primário é obrigatória a todo cidadão brasileiro.

43 Governo Dutra concretiza a Campanha de educação de jovens e adultos iniciada no Estado Novo, 1948: idealizada por Lourenço Filho; parceria com a UNESCO; conceito de alfabetização funcional; educação de base: conhecimentos de leitura, escrita e cálculo, noções gerais de história, geografia, ciências, higiene, saúde e civismo.

44 Beisegel ( 2003) Educação de base corresponderia aos conteúdos da escola primária adequado aos adultos já realizaria o ideal de educação para todos.

45 Número de classes da campanha nacional Ano classes total fonte: Min.Educ. e Saúde

46 Decreto definiu critérios para o uso do Fundo Nacional de Ensino Primário: Classes da educação de jovens e adultos.

47 Classes de educação de jovens e adultos ANO MATRÍCULA fonte: Min.Educ. e Cultura

48 Interatividade Até o final da década de 1940 há um verdadeiro reconhecimento social da educação de jovens e adultos e podemos apontá-lo por meio do: a) Número de classes e matriculados e campanhas de alfabetização. b) Empenho governamental. c) Empenho dos municípios. d) Incentivo público. e) Incentivo da sociedade.

49 Década de 1950 Educação de jovens e adultos esteio na construção de agentes para embates político-ideológicos do final do período populista. Influência sobre a população por meio de organizações políticas, movimentos estudantis, associações religiosas, igrejas e correntes ideológicas.

50 1958 Campanha de Erradicação do Analfabetismo pelo Ministério da Educação e Cultura Movimento de educação de base pela Igreja Católica - uso de tecnologias rádio instrumento de difusão e promoção do projeto de desenvolvimento nacional.

51 Década de 1960 Movimentos da cultura popular Paulo Freire método de alfabetização de adultos síntese das orientações e vicissitudes da educação popular Experiência em Angicos método Paulo Freire é adotado por todo o território nacional.

52 1964 golpe militar - Programa Nacional de Alfabetização foi suspenso criado o MOBRAL Movimento Brasileiro de Alfabetização: posição financeira e institucional Independente; organizou-se de forma descentralizada em comissões municipais; centralizou as orientações do processo educativo.

53 Lei 5692/71 Ensino obrigatório de 8 anos 1º grau estendeu o direito àqueles que não estudaram na idade própria. Ensino supletivo vinculado ao sistema regular de ensino. Primário antigo, 1ª a 4ª série responsabilidade do MOBRAL e não fazia parte do sistema regular de ensino MOBRAL extinto.

54 Constituição Federal de 1988 garantiu direitos constitucionais. Fundação Educar Collor - MEC com atuação direta com as prefeituras ou associações da sociedade civil é extinta a Fundação Educar. Criação do Programa Nacional de Alfabetização PNA nota-se a transferência das ações para os sistemas de ensino estaduais e municipais.

55 É criado pelo MEC o Programa Alfabetização Solidária PAS. Até 1999 atendeu a 866 municípios e 776 mil alunos. Coordenado pelo Conselho da Comunidade Solidária.

56 Em São Paulo: 1989 o município cria o MOVA Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos, que completou 20 anos. Haddad, 2000, 126: Podemos notar que a responsabilidade pela oferta de escolarização de jovens e adultos no Brasil sempre foi compartilhada por órgãos públicos e organizações societárias.

57 Interatividade Podemos afirmar que nas décadas de 1950 e 1960 houve um crescimento no atendimento à educação de jovens e adultos, que levou a sua primeira regulamentação na Lei 5692/71 e ficou conhecida como: a) Ensino fundamental. b) Ensino supletivo. c) Ensino médio. d) Telessala. e) Ensino especial.

58 ATÉ A PRÓXIMA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - CME. VENÂNCIO AIRES

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - CME. VENÂNCIO AIRES Resolução n.º 01, de 10 de março de 2011 Altera normas para a oferta da modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA do Ensino Fundamental, no Sistema Municipal de Ensino de Venâncio Aires, disciplinada

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE EDUCAÇÃO EDUCATIVA DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA PROJETO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EJA: TEMAS PARA A PRÁTICA TEMA: A HISTÓRIA DA EJA NO BRASIL Profa. SUELÍDIA MARIA

Leia mais

II Jornada Administrativa Módulo I Documentos Escolares

II Jornada Administrativa Módulo I Documentos Escolares 2010 Coordenação de Inspeção Escolar Equipe de Acompanhamento e Avaliação Coordenadoria Regional da Região Metropolitana V Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 4.024/1961 Lei 5.692/1971 Lei

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul Conselho Municipal de Educação - CME Venâncio Aires

Estado do Rio Grande do Sul Conselho Municipal de Educação - CME Venâncio Aires Estado do Rio Grande do Sul Conselho Municipal de Educação - CME Venâncio Aires Resolução Nº 01, de 12 de dezembro de 2012. Fixa Normas e Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos EJA

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VIAMÃO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 04, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2015.

PREFEITURA MUNICIPAL DE VIAMÃO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 04, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2015. PREFEITURA MUNICIPAL DE VIAMÃO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 04, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2015. Estabelece Diretrizes para a oferta da Modalidade de Educação de Jovens

Leia mais

MEC. Censo Escolar 2015 Notas Estatísticas. Brasília-DF março de 2016

MEC. Censo Escolar 2015 Notas Estatísticas. Brasília-DF março de 2016 MEC Censo Escolar 215 Notas Estatísticas Brasília-DF março de 216 MEC Agenda O desafio da universalização Educação infantil Creche e Pré-escola Ensino fundamental Anos iniciais e anos finais Ensino médio

Leia mais

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS Profa. Dra. Regina Magna Bonifácio de Araújo PEJA Programa de Educação de Jovens e Adultos DEEDU ICHS - UFOP EJA: CONCEITOS, HISTÓRIA E DESAFIOS I.

Leia mais

ENSINO MÉDIO : Reforma e Tempo Integral. Profa. Cecília Alves BH/MG 18/04/2017

ENSINO MÉDIO : Reforma e Tempo Integral. Profa. Cecília Alves BH/MG 18/04/2017 ENSINO MÉDIO : Reforma e Tempo Integral Profa. Cecília Alves BH/MG 18/04/2017 Ensino Médio Integral Política pública de Educação ESTADO dever de educar ESCOLA CIDADÃO direito à educação REFORMAR? É preciso?

Leia mais

LDB Introdução. Conceito de Educação 12/07/2017

LDB Introdução. Conceito de Educação 12/07/2017 LDB 9394-96 LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL Introdução A LDB 9394/96 tem por característica principal a flexibilidade; Ela serve para organizar a educação escolar em nível nacional; Abrande

Leia mais

Atualidades e mundo do trabalho

Atualidades e mundo do trabalho EJA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO MÉDIO Conteúdo interdisciplinar Atualidades e mundo do trabalho De acordo com a BNCC OBJETIVOS DESSE PROJETO O projeto tem o objetivo de oferecer ao jovem e ao adulto

Leia mais

Organização da Aula 4. Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais. Aula 4. Contextualização

Organização da Aula 4. Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais. Aula 4. Contextualização Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais Aula 4 Profa. Dra. Márcia Regina Mocelin Organização da Aula 4 A jornada escolar, a avaliação e a promoção dos estudantes A legislação curricular brasileira:

Leia mais

Ministério da Educação. Políticas de Educação de Jovens e Adultos

Ministério da Educação. Políticas de Educação de Jovens e Adultos Ministério da Educação Políticas de Educação de Jovens e Adultos Junho de 2011 Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Documentos de Referência Legislação Constituição

Leia mais

Índice. 1. Cursos Presenciais...3. 2. Cursos de Presença Flexível...3

Índice. 1. Cursos Presenciais...3. 2. Cursos de Presença Flexível...3 GRUPO 6.1 MÓDULO 2 Índice 1. Cursos Presenciais...3 1.1. Do 1º ao 5º (4ª Série) Anos do Ensino Fundamental... 3 1.2. Do 6º (5ª Série) ao 9º (8ª Série) Anos do Ensino Fundamental... 3 1.3. Do 1º ao 3º Ano

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO/CD/FNDE Nº 01 DE 13 DE FEVEREIRO DE 2009

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO/CD/FNDE Nº 01 DE 13 DE FEVEREIRO DE 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO/CD/FNDE Nº 01 DE 13 DE FEVEREIRO DE 2009 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Constituição Federal, arts. 205, 206,

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Núcleo temático: Químico Pedagógico Código da Disciplina: Etapa: 5ª Semestre Letivo: 1º/2013

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Núcleo temático: Químico Pedagógico Código da Disciplina: Etapa: 5ª Semestre Letivo: 1º/2013 1 UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária: ESCOLA DE ENGENHARIA Curso: QUÍMICA Disciplina: Educação de Jovens e Adultos Professor: LUIZ FERNANDO PINTO BAHIA Carga horária: 1h30 Ementa:

Leia mais

REGULAMENTO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA

REGULAMENTO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DA FINALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS... 3 CAPÍTULO II... 3 DA ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO... 3 CAPÍTULO III... 3 DO CURRICULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS... 3 CAPÍTULO

Leia mais

ANEXO I PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC

ANEXO I PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC ANEXO I PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC 1. IDENTIFICAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS 1.1 Campus: 1.2 Diretor Geral: 1.3 E-mail: 1.4 Telefone: 1.5 Diretor de Ensino: 1.6 E-mail: 1.7 Telefone: 1.8 Coordenador de Extensão:

Leia mais

PRIMEIRA INFÂNCIA E DIREITO À EDUCAÇÃO

PRIMEIRA INFÂNCIA E DIREITO À EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRIMEIRA INFÂNCIA E DIREITO À EDUCAÇÃO Audiência Pública Câmara dos Deputados Brasília 2014 Extensão: 8,5 milhões km 2 População: 191,5 milhões População

Leia mais

PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL

PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL Mariane Brito da Costa Universidade Federal Fluminense - marianecosta0428@gmail.com Fátima Regina Souza da Silva Bezerra Universidade Federal do Rio

Leia mais

FICHA ENS. FUND. II - 01 DIRETRIZ ESTRATÉGIAS

FICHA ENS. FUND. II - 01 DIRETRIZ ESTRATÉGIAS FICHA ENS. FUND. II - 01 Fomentar a qualidade da educação básica, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem. 1.1 Planejamento coletivo integrando o trabalho docente via oficinas pedagógicas; 1.2

Leia mais

CENSO ESCOLAR 2016 Notas Estatísticas. Brasília-DF Fevereiro de 2017

CENSO ESCOLAR 2016 Notas Estatísticas. Brasília-DF Fevereiro de 2017 CENSO ESCOLAR 216 Notas Estatísticas Brasília-DF Fevereiro de 217 O DESAFIO DA UNIVERSALIZAÇÃO O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de igualdade de condições para o acesso

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação Ministério da Educação DIRETORIA DE POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Junho de 2013 Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI Panorama da

Leia mais

São Paulo, 10 de outubro de 2017

São Paulo, 10 de outubro de 2017 IV Fórum de Ensino Técnico da Área Química - Desafios do ensino técnico: reforma e metodologia. E agora? Amneris Ribeiro Caciatori Supervisão Educacional Gestão Pedagógica São Paulo, 10 de outubro de 2017

Leia mais

LDB-LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL

LDB-LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL 1 LDB-LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL 2 Seção IV-A Da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Art. 36-A. Sem prejuízo do disposto na Seção IV deste Capítulo, o ensino médio, atendida

Leia mais

Educação financeira no contexto escolar

Educação financeira no contexto escolar Educação financeira no contexto escolar Sueli Teixeira Mello e Caroline Stumpf Buaes Ministério da Educação do Brasil (MEC) Rio de Janeiro, 09/12/2015 Sumário 2 1. O papel institucional do Ministério da

Leia mais

A formação do educador de jovens e adultos na perspectiva da escolarização

A formação do educador de jovens e adultos na perspectiva da escolarização A formação do educador de jovens e adultos na perspectiva da escolarização desafios e as possibilidades Maria Margarida Machado FE/UFG Porto Alegre maio de 2010 DESAFIO E POSSIBILIDADE: Na perspectiva

Leia mais

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MEC

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MEC A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA O movimento Constitucional; O processo de discussão que antecedeu a LDB nº9394/96; A concepção de Educação Básica e a universalização do

Leia mais

O direito à educação de jovens e adultos: luta social e reconhecimento jurídico

O direito à educação de jovens e adultos: luta social e reconhecimento jurídico O direito à educação de jovens e adultos: luta social e reconhecimento jurídico Profa. Maria Clara Di Pierro mcpierro@usp.br Professora da Faculdade de Educação da USP Diretora de Ação Educativa Declaração

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DO BRASIL 1988

CONSTITUIÇÃO DO BRASIL 1988 Terezinha Saraiva 2 A batalha árdua, incansável, desafiante para que tenhamos uma Educação Básica universalizada e de qualidade é urgente e exige persistência e continuidade para que possa cumprir o papel

Leia mais

LDB. Lei de diretrizes e bases da educação nacional

LDB. Lei de diretrizes e bases da educação nacional LDB Lei de diretrizes e bases da educação nacional Edição atualizada até março de 2017 Lei n o 9.394/1996 29 IV cursos oferecidos por centros ou programas ocupacionais; V estudos realizados em instituições

Leia mais

Maria Helena Guimarães de Castro Outubro Política Nacional de Formação de Professores

Maria Helena Guimarães de Castro Outubro Política Nacional de Formação de Professores Maria Helena Guimarães de Castro Outubro 2017 Política Nacional de Formação de Professores PREMISSAS A QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS DEPENDE DA QUALIDADE DO TRABALHO DO PROFESSOR Evidências mostram que,

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos I

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos I PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) Abordagens histórica,

Leia mais

Como enfrentar os desafios da heterogeneidade faixa etária e inclusão na EJA?

Como enfrentar os desafios da heterogeneidade faixa etária e inclusão na EJA? Como enfrentar os desafios da heterogeneidade faixa etária e inclusão na EJA? Quem são os sujeitos dessa modalidade? Sujeitos da EJA: diversidade como marca Os alunos da EJA constituem-se como sujeitos

Leia mais

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM DESAFIO HISTÓRICO 1

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM DESAFIO HISTÓRICO 1 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM DESAFIO HISTÓRICO 1 Samara da Silva Bezerra Graduando em Pedagogia Universidade Estadual do Ceará- UECE/ samara_vip1997@hotmail.com Bruna Pinho da Silva Graduando em Pedagogia

Leia mais

EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS

EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS Sergipe/Região Nordeste Izabel Cristina Santos da Silva izabelcris2212@gmail.com (79) 8801-2090 9977-0650

Leia mais

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Meta 8. Elevar a escolaridade média da população de 18 (dezoito) anos ou mais, de modo a alcançar, no mínimo, 12 (doze) anos de estudo no último

Leia mais

Política pública de Educação

Política pública de Educação Política pública de Educação ESTADO dever de educar legislação planejamento instituições CIDADÃO direito à educação Política Nacional de Educação Concepção ampla de Educação níveis e modalidades do ensino

Leia mais

FÓRUM REGIONAL DO ENTORNO 1º Encontro em Planaltina Maria Emilia de C.Rodrigues

FÓRUM REGIONAL DO ENTORNO 1º Encontro em Planaltina Maria Emilia de C.Rodrigues FÓRUM REGIONAL DO ENTORNO 1º Encontro em Planaltina Maria Emilia de C.Rodrigues me.castrorodrigues@gmail.com TEMA: Educação de Jovens e Adultos-EJA: o que a lei garante? Educação como direito dos estudantes

Leia mais

Prefeitura Municipal de Rio Claro Estado de São Paulo SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

Prefeitura Municipal de Rio Claro Estado de São Paulo SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO PUBLICADA NOVAMENTE POR INCORREÇÃO RESOLUÇÃO SME 001 de 13 de janeiro de 2009. (Dispõe sobre a organização curricular dos cursos de Educação de Jovens e Adultos EJA I e II (Ensino Fundamental I e II) -

Leia mais

CENSO ESCOLAR - EDUCACENSO

CENSO ESCOLAR - EDUCACENSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO GERAL DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA CENSO ESCOLAR

Leia mais

Projeto de Lei da Câmara nº 2002

Projeto de Lei da Câmara nº 2002 Projeto de Lei da Câmara nº 2002, de Dispõe sobre a extinção do analfabetismo no Brasil. O Congresso Nacional decreta: Art 1º - Fica declarado em extinção, a partir desta data, o analfabetismo no Brasil.

Leia mais

OTÁVIO CALILE LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDB

OTÁVIO CALILE LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDB OTÁVIO CALILE LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDB Principais artigos resumidos para concursos de docentes da Educação Básica - Educação em sentido amplo e restrito - Finalidades da educação

Leia mais

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PROF MARIA DA GRAÇA BRANCO

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PROF MARIA DA GRAÇA BRANCO ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PROF MARIA DA GRAÇA BRANCO A AULA DE HOJE A Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Fundamentos do Parecer do CNE/CEB de 11 de 2000. A conscientização não pode

Leia mais

SESI Educação de Jovens e Adultos

SESI Educação de Jovens e Adultos SESI Educação de Jovens e Adultos Dalila Carvalho- Diretora do SESI da UR Blumenau Blumenau, 08 de Maio de 2014 Contexto da criação do Movimento Iniciativa do Sistema FIESC, por meio da articulação do

Leia mais

TRAJETÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO MÉDIO DO RIO DE JANEIRO

TRAJETÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO MÉDIO DO RIO DE JANEIRO GT18 Educação de Pessoas Jovens e Adultas Pôster 124 TRAJETÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO MÉDIO DO RIO DE JANEIRO Marcelo André de Souza - UFF Resumo Esta pesquisa visa refletir sobre

Leia mais

Educação no período de

Educação no período de Educação no período de 1945-1964 Profª Tathiane Milaré Revisão Brasil colônia Influência dos jesuítas Reformas de Marquês de Pombal Brasil Império Chegada da Família Real Constituição de 1824 (gratuidade;

Leia mais

COMPARATIVO SOBRE O ENSINO REGULAR E A EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS

COMPARATIVO SOBRE O ENSINO REGULAR E A EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS COMPARATIVO SOBRE O ENSINO REGULAR E A EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS Eliane Grabowski 1, Ana Paula Weiwanko 2, Ângela Tavares Martins 3, Emanuelli Gimelli 4, Fernando Diego Kaziuk 5, Lucimara de Moraes

Leia mais

O Plano Nacional de Educação. Maria Alice Setubal, educadora e presidente dos conselhos do Cenpec e da Fundação Tide Setubal

O Plano Nacional de Educação. Maria Alice Setubal, educadora e presidente dos conselhos do Cenpec e da Fundação Tide Setubal O Plano Nacional de Educação Maria Alice Setubal, educadora e presidente dos conselhos do Cenpec e da Fundação Tide Setubal Plano Nacional de Educação Diretrizes Superação das desigualdades educacionais

Leia mais

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei nº 9394/96. Prof. Carlinhos Costa

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei nº 9394/96. Prof. Carlinhos Costa Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei nº 9394/96 Prof. Carlinhos Costa LDB Características Gerais Principal documento de ordenamento jurídico educacional do País nos anos 90. Lei Magna da

Leia mais

Resolução Conjunta SE/SAP 1, de

Resolução Conjunta SE/SAP 1, de Resolução Conjunta SE/SAP 1, de 16-1-2013 Dispõe sobre a oferta da Educação Básica, na modalidade Educação de Jovens e Adultos - EJA, a jovens e adultos que se encontrem em situação de privação de liberdade,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Básica

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Básica MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Básica Situação educacional dos jovens brasileiros de 15 a 17 anos - Brasil-2011 Situação/escolaridade 1) Analfabetos População (mil) 166,8 2) Freqüentam a

Leia mais

Características Educação SESI

Características Educação SESI EDUCAÇÃO SESI Características Educação SESI Atendimento prioritário ao Trabalhador da indústria e seus dependentes Gratuidade nos cursos EJA Atuação nas 27 Unidades Federativas 32% de evasão na EJA Cenário

Leia mais

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira http://portal.inep.gov.br/ Educação Básica O Censo escolar O Saeb O Provinha Brasil O Ideb O Encceja O Enem O Prova Docente O

Leia mais

LUTAS E MOVIMENTOS PELA EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA. A Geografia Levada a Sério

LUTAS E MOVIMENTOS PELA EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA.  A Geografia Levada a Sério LUTAS E MOVIMENTOS PELA EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA 1 Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem Karl Kraus 2 OTRONO DE ESTUDAR Dani Black (2015) 3 Lutas

Leia mais

XIII Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos

XIII Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos XIII Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão SECADI Ministério da Educação Natal, 10 a 13 de setembro de 2013 2013-50

Leia mais

O direito de pessoas jovens e adultas à educação. A EJA nos Planos de Educação

O direito de pessoas jovens e adultas à educação. A EJA nos Planos de Educação O direito de pessoas jovens e adultas à educação A EJA nos Planos de Educação A partir de 1988, o Estado brasileiro reconheceu juridicamente o direito humano à educação de pessoas jovens e adultas (EJA),

Leia mais

Semestre letivo: 3º Semestre Professor: Período:

Semestre letivo: 3º Semestre Professor: Período: FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Letras Língua Portuguesa Componente Curricular: EJA Educação de Jovens e Adultos Carga Horária: 50 horas Semestre letivo: 3º Semestre Professor: Período: 2017.01

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO N. 180/2000-CEE/MT ( * ) Fixa normas para a oferta da Educação de Jovens e Adultos no Sistema Estadual de Ensino. O CONSELHO

Leia mais

O Ensino Médio no Brasil desafios da flexibilização RICARDO CORRÊA COELHO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

O Ensino Médio no Brasil desafios da flexibilização RICARDO CORRÊA COELHO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO O Ensino Médio no Brasil desafios da flexibilização RICARDO CORRÊA COELHO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Contexto (INEP, Censo Escolar 2016) 28,3 mil escolas de Ensino Médio 68,1% são estaduais 89,8% estão em

Leia mais

A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NO PERÍODO DE 2007 A 2013

A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NO PERÍODO DE 2007 A 2013 00211 A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NO PERÍODO DE 2007 A 2013 Resumo: Marileide Gonçalves França Rosângela Gavioli Prieto (Orientadora) Universidade de São Paulo A última década tem se

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E FINALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL

ORGANIZAÇÃO E FINALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL ORGANIZAÇÃO E FINALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL META Apresentar os objetivos da Lei com os expressos em regimentos de uma escola pública e de uma escola privada. OBJETIVOS Ao final desta aula, o

Leia mais

NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Especialização Modalidade: Presencial

NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Especialização Modalidade: Presencial NOME DO CURSO: Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Especialização Modalidade: Presencial Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina Educação

Leia mais

LUTAS E MOVIMENTOS PELA EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A NÃO-FORMAL. A Geografia Levada a Sério

LUTAS E MOVIMENTOS PELA EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A NÃO-FORMAL.  A Geografia Levada a Sério LUTAS E MOVIMENTOS PELA EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A NÃO-FORMAL 1 Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem Karl Kraus 2 ATÉ QUANDO? Gabriel, o Pensador

Leia mais

Profa. Viviane Araujo

Profa. Viviane Araujo Unidade II ESCOLA, CURRÍCULO E CULTURA Profa. Viviane Araujo Organização do currículo Teorias de currículo: respostas às questões o que, como e por que ensinar intencionalidade da prática educativa. CFB/88:

Leia mais

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS IMPLANTADAS NO BRASIL

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS IMPLANTADAS NO BRASIL A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS IMPLANTADAS NO BRASIL Luciana Lucci de Oliveira 1, Maria Aparecida dos Santos Sarraipo 2, Rosana Salles 3 Maria Aparecida Campos Dinis de Castro 4,

Leia mais

REFORMULAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO

REFORMULAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO REFORMULAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2018 Relator: Conselheiro Rafael Lucchesi Brasília, 11 de maio de 2018 NOVA LEI COM MUDANÇAS EXPRESSIVAS

Leia mais

DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EJA PARA A REGIÃO NORDESTE, DESTAQUE PARA A PARAÍBA

DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EJA PARA A REGIÃO NORDESTE, DESTAQUE PARA A PARAÍBA DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EJA PARA A REGIÃO NORDESTE, DESTAQUE PARA A PARAÍBA 1945 - A Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos - CEAA; 1947 I Congresso Nacional de Educação de Adultos;

Leia mais

EDITAL N.º 059/REITORIA/2006 MATRÍCULA INICIAL DOS CALOUROS 2007

EDITAL N.º 059/REITORIA/2006 MATRÍCULA INICIAL DOS CALOUROS 2007 EDITAL N.º 059/REITORIA/2006 MATRÍCULA INICIAL DOS CALOUROS 2007 O Vice-Reitor de Graduação da UNOCHAPECÓ, Prof. Odilon Luiz Poli, de acordo com os dispositivos regimentais e estatutários, torna público,

Leia mais

Perguntas Frequentes Ensino Superior

Perguntas Frequentes Ensino Superior Coordenação de Educação CEDUC Perguntas Frequentes Ensino Superior SOBRE A REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO DE GRADUAÇÃO DA REDE CNEC. 1. O que é a Reestruturação do Ensino de Graduação da Rede CNEC? É a implantação

Leia mais

Revolução de Do Sul para o Rio: Miguel Costa, Góis Monteiro e Getúlio Vargas na Revolução de 1930.

Revolução de Do Sul para o Rio: Miguel Costa, Góis Monteiro e Getúlio Vargas na Revolução de 1930. Revolução de 1930 Forças oposicionistas - Aliança Liberal: Marco referencial para a entrada do Brasil no mundo capitalista de produção. A acumulação de capital, do período anterior, permitiu com que o

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Arte (Teatro Artes Visuais Música - Dança)

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Arte (Teatro Artes Visuais Música - Dança) MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Arte (Teatro Artes Visuais Música - Dança) FACULDADE PAULISTA DE ARTES FPA Av. Brigadeiro Luís Antônio, 1224 Bela Vista CEP: 01318-001 São Paulo/ SP Tel.:/Fax

Leia mais

RESOLUÇÃO. Complementares do curso de Educação Física, modalidade bacharelado, do câmpus de Bragança Paulista da Universidade São Francisco.

RESOLUÇÃO. Complementares do curso de Educação Física, modalidade bacharelado, do câmpus de Bragança Paulista da Universidade São Francisco. RESOLUÇÃO CONSEPE 18/2007 APROVA O REGULAMENTO PARA O COMPONENTE CURRICULAR ATIVIDADES COMPLEMENTARES, DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, MODALIDADE BACHARELADO DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE

Leia mais

Políticas de alfabetização e educação de jovens e adultos no Brasil

Políticas de alfabetização e educação de jovens e adultos no Brasil Políticas de alfabetização e educação de jovens e adultos no Brasil Maria Clara Di Pierro Faculdade de Educação da São Paulo O Brasil concentra 40% das pessoas analfabetas ou com baixa escolaridade da

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA Página 1 de 7 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE ABRIL DE 2018 Estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação lato

Leia mais

A Educação Profissional Técnica e sua forma de oferecimento integrada ao Ensino Médio

A Educação Profissional Técnica e sua forma de oferecimento integrada ao Ensino Médio A Educação Profissional Técnica e sua forma de oferecimento integrada ao Ensino Médio Seminário Desafios Curriculares do Ensino Médio Fernanda Mello Demai Diretora de Departamento Grupo de Formulação e

Leia mais

P O R T A R I A. Curitiba, 05 de março de Everton Drohomeretski Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão FAE CENTRO UNIVERSITÁRIO

P O R T A R I A. Curitiba, 05 de março de Everton Drohomeretski Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão FAE CENTRO UNIVERSITÁRIO PORTARIA PROEPE N.º 11/2015 APROVA REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL, MATRIZ CURRICULAR 2015, DA. O Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão

Leia mais

A partir da década de 1990, no Brasil e no mundo, o paradigma tende a ser deslocado da integração para a inclusão. A Educação Inclusiva surgiu, e vem

A partir da década de 1990, no Brasil e no mundo, o paradigma tende a ser deslocado da integração para a inclusão. A Educação Inclusiva surgiu, e vem A partir da década de 1990, no Brasil e no mundo, o paradigma tende a ser deslocado da integração para a inclusão. A Educação Inclusiva surgiu, e vem crescendo no mundo inteiro, com base no pressuposto

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO NOVA LEI Mudanças Expressivas Lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017 Linguagens Matemática Ciências da natureza Formação técnica e profissional Ciências

Leia mais

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO. Maria Margarida Machado FE/UFG Fórum Goiano de EJA

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO. Maria Margarida Machado FE/UFG Fórum Goiano de EJA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO Maria Margarida Machado FE/UFG Fórum Goiano de EJA Construção histórica do pne2001-2010 Debate intenso da sociedade civil (CONED) Apresentação

Leia mais

Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos

Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos Regina Bittencourt Souto reginabittencourtsoutosouto@gmail.com Fórum de EJA de Santa Catarina feejasc@gmail.com

Leia mais

Base Nacional Comum. Currículo em discussão...

Base Nacional Comum. Currículo em discussão... Base Nacional Comum Currículo em discussão... O que é a Base Nacional Comum Curricular? A Base Nacional Comum Curricular (BNC) vai deixar claro os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes

Leia mais

INTRODUÇÃO (FREIRE, 2007)

INTRODUÇÃO (FREIRE, 2007) INTELIGÊNCIA ADULTA INTRODUÇÃO Ensinar inexiste sem aprender e vice-versa e foi aprendendo historicamente, mulheres e homens descobriram que eram possível ensinar. Foi assim, socialmente aprendendo, que

Leia mais

ETAPAS DE ENSINO DICIONÁRIO

ETAPAS DE ENSINO DICIONÁRIO ETAPAS DE ENSINO Subníveis verticais hierárquicos e interdependentes que compõem a educação escolar básica no Brasil. As etapas de ensino que constituem a educação básica são a educação infantil, o ensino

Leia mais

Acesso e Permanência no Ensino Superior

Acesso e Permanência no Ensino Superior Acesso e Permanência no Ensino Superior José Francisco Soares Presidente do INEP Brasília-DF Março 2015 Censo da Educação Superior Características: Anual e sistemático; Declaratório; Participação obrigatória;

Leia mais

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica (1996) é a Lei maior, com valor Constitucional, nenhuma outra lei ou regulamentação pode contrariá-la.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica (1996) é a Lei maior, com valor Constitucional, nenhuma outra lei ou regulamentação pode contrariá-la. A Equipe Gestora Central definirá quem, entre seus membros, será o responsável por esta frente de trabalho. O responsável elaborará um plano de trabalho que inclua todos os demais membros da Equipe em

Leia mais

Quinta-feira, 21 de Dezembro de 2017 Edição N Caderno I ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE CONDE SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

Quinta-feira, 21 de Dezembro de 2017 Edição N Caderno I ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE CONDE SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Quinta-feira, 21 de Dezembro de 2017 Edição N 1.081 Caderno I Portaria N. 41/2017 NORMATIZA A MATRÍCULA PARA O ANO LETIVO DE 2018 NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CONDE. A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Leia mais

Conjunto das Instituições formadoras respondentes do Censo Ead.BR 2012

Conjunto das Instituições formadoras respondentes do Censo Ead.BR 2012 2012 IDENTIFICAÇÃO Conjunto das Instituições formadoras respondentes do Censo Ead.BR 2012 O Censo 2012, realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED objetiva tornar disponíveis informações

Leia mais

DCN DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

DCN DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DCN DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS 01. As Diretrizes Curriculares Nacionais para EJA (CNE,2000) preconizam princípios norteadores da ação pedagógica da escola: (A) éticos, políticos e estéticos; (B)

Leia mais

BNCC ENSINO FUNDAMENTAL

BNCC ENSINO FUNDAMENTAL BNCC ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVO: mostrar e estrutura que a Base Nacional Comum Curricular traz sobre o Ensino Fundamental I. A BNCC foi prevista na: Constituição de 1988; LDB de 1996; Plano Nacional de

Leia mais

NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial

NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino

Leia mais

É um projeto da sociedade, uma Política Pública de Qualidade (PPQ), focada na escola, na promoção e no acompanhamento do ensino e da aprendizagem.

É um projeto da sociedade, uma Política Pública de Qualidade (PPQ), focada na escola, na promoção e no acompanhamento do ensino e da aprendizagem. É um projeto da sociedade, uma Política Pública de Qualidade (PPQ), focada na escola, na promoção e no acompanhamento do ensino e da aprendizagem. Está pautada no compromisso, no diálogo, no planejamento

Leia mais

NOME DO CURSO: O uso pedagógico dos recursos de Tecnologia Assistiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial

NOME DO CURSO: O uso pedagógico dos recursos de Tecnologia Assistiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial NOME DO CURSO: O uso pedagógico dos recursos de Tecnologia Assistiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina

Leia mais

Dados e desafios dos anos finais do ensino fundamental no Brasil

Dados e desafios dos anos finais do ensino fundamental no Brasil Desafios e experiências bem-sucedidas nos Anos Finais do Ensino Fundamental Seminário Internacional Dados e desafios dos anos finais do ensino fundamental no Brasil Carlos Eduardo Moreno Sampaio Brasília-DF

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE MÚSICA

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE MÚSICA MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE MÚSICA CURRÍCULO 20161 (Aprovado pelo CONAC 02/2017 de 22/03/2017) APRESENTAÇÃO Este manual destina-se à orientação dos alunos de Licenciatura em Música, matriculados

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO PALMAS/2011 SUMÁRIO CAPÍTULO I - DA NATUREZA...03 CAPÍTULO II - DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO...03 Seção I - Da

Leia mais

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO DISTRITO FEDERAL: CAMINHOS QUE DESAFIAM

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO DISTRITO FEDERAL: CAMINHOS QUE DESAFIAM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO DISTRITO FEDERAL: CAMINHOS QUE DESAFIAM Gerência de Educação de Jovens e Adultos Gerente: Edilson Rodrigues RECEPÇÃO DO CURTA VIDA MARIA Comentários e problematização:

Leia mais

EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. A Geografia Levada a Sério

EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.   A Geografia Levada a Sério EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 1 Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem Karl Kraus 2 Estudo Errado Gabriel O Pensador - 1995 3 A educação é um elemento

Leia mais

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. A Geografia Levada a Sério

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.  A Geografia Levada a Sério ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 1 Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem Karl Kraus 2 Fundamentos de Políticas Públicas O TRONO DE ESTUDAR

Leia mais

O Regimento Escolar é o documento que estabelece as diretrizes administrativas, as orientações, as regras de convivência, os direitos e deveres de

O Regimento Escolar é o documento que estabelece as diretrizes administrativas, as orientações, as regras de convivência, os direitos e deveres de O Regimento Escolar é o documento que estabelece as diretrizes administrativas, as orientações, as regras de convivência, os direitos e deveres de todos que convivem no ambiente escolar. A rede pode ter

Leia mais