*O pagamento acontece diretamente para o vendedor, PJ ou PF, após toda análise crédito e do bem.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "*O pagamento acontece diretamente para o vendedor, PJ ou PF, após toda análise crédito e do bem."

Transcrição

1 1- Posso comprar dois automóveis com uma única carta de crédito? Sim. Podem ser alienados dois veículos em uma única cota de consórcios, porém são duas despesas para alienação dos bens. *O pagamento acontece diretamente para o vendedor, PJ ou PF, após toda análise crédito e do bem. 2- Tenho um veículo que segue as normas de financiamento do consórcio e fui contemplado. Porém, não gostaria de comprar outro veículo e este veículo esta quitado. Diante disso, posso dar como garantia este veículo e retirar o valor da carta de crédito em dinheiro? Se você possui um veículo e quer alienar o mesmo na carta de crédito, esse veículo deverá estar em nome de outra pessoa que fará a venda para o seu nome. Precisa existir a movimentação de compra e venda. Se o mesmo acontecer com um imóvel, poderá retirar a carta de crédito em dinheiro e dar este em garantia? Da mesma forma acima, o imóvel tem que estar no nome de outra pessoa. 3- Se o consorciado deixar de pagar duas ou mais prestações ele deixa de participar do grupo e vai para a regra dos desistentes? Existe a possibilidade de esse consorciado voltar a pagar o consórcio e participar do mesmo grupo? Sim, existe a possibilidade, porém, vai depender da disponibilidade dentro do mesmo grupo do qual ele pertencia. Não precisa ser a mesma cota, mas, tem que ser o mesmo grupo, pois o recurso que ele pagou está na conta desse grupo. 4- O que o consorciado que deixou de pagar poderia fazer para reingressar ao grupo de consórcio? Enviar solicitação para sicoobconsorcios@bancoob.com.br para tentar reativar a cota. 5- No caso de pessoas que possuem algum financiamento, quando for contemplada, poderá quitar o financiamento mesmo que não tenha relação com o bem? Se o cliente entra em consórcio de imóvel, poderá quitar o imóvel financiado. A alienação passa a ser da Administradora de Consórcios. Exemplo: Uma pessoa possui um financiamento de casa e tem uma cota do automóvel. Ao ser contemplado, o consorciado poderá quitar o financiamento do imóvel usando a carta de crédito de automóvel? Se o cliente entrou em uma cota de imóvel, terá que alienar o imóvel, se, por outro lado, comprar cota de veículos deverá alienar veículo. 6- No momento em que a pessoa adere o consórcio, no próximo mês ela está participando do sorteio ou não?

2 Sim, desde que o pagamento seja efetuado na data do vencimento ela estará concorrendo ao sorteio do mês. 7- Os grupos são gerados no sistema ou as cooperativas que devem formar os grupos? Os grupos serão formados pela Administradora e estarão à disposição das cooperativas. 8- Os grupos são formados com quantas pessoas? Pode variar. Hoje os grupos de veículos são de 300 e o de imóvel de 400 pessoas. 9- Quando o contemplado quiser adquirir um veículo usado de PF, como esse dinheiro/carta de crédito é repassado ao vendedor? Esse dinheiro será repassado após a transferência do bem, conforme art. 32.1,II do Contrato de Adesão. Lembrando que esse veículo deverá possuir 5 anos, excluído o ano de fabricação. 10- Na descrição do produto fala-se sobre aval. Inclusive que o conjugue só pode ser avalista se for casado em separação total de bens. Em todos os casos é necessário um aval? Não será necessário aval em todos os casos. Se o consorciado preencher os requisitos que estarão bem definidos na análise de crédito não será necessário o aval. Dados como pagamento em dia e saldo devedor, por exemplo, terão peso na análise. 11- Quando o cliente der o lance em quantos dias ele terá que paga-lo? Confirme consta no Contrato de Adesão, o lance quando vencedor deverá ser quitado no prazo máximo de 2 (dois) dias úteis do recebimento da comunicação de sua contemplação. Vai ser gerado um boleto que terá esse vencimento. 12- Quando o cliente é sorteado as parcelas a partir desse momento ficam fixas pelo valor que ele tirou? Se houver aumento, mesmo com o bem contemplado, as parcelas sofrerão o reajuste. 13- Quando a carta de crédito é maior que o valor do bem adquirido, quais as opções para o restante deste valor? Se o consorciado adquire um bem cujo valor é menor que a carta de crédito a diferença poderá ser utilizada somente para quitar as prestações do final. Quita as prestações do final porque dessa forma fica isento de possíveis reajustes. Ainda poderá utilizar essa sobra para pagar as despesas de alienação (taxas e impostos). 14- Existe a possibilidade de fazer lances para abater nos valores das prestações e não liquidar as prestações finais? Sim. Quando o cliente der o lance ele poderá optar para que esse lance seja diluído nas prestações futuras de forma a diminuir o valor das mesmas. 15- É possível transferir o consórcio para outra pessoa?

3 Sim. O consórcio poderá ser transferido se contemplado ou não contemplado. Se for contemplado o adquirente terá seu cadastro e o bem alienado submetido à análise. Essa transferência tem custos. 16- Sobre o Seguro Prestamista para Pessoa Jurídica: - Deverão ser respeitadas as idades previstas pela seguradora para a adesão ao seguro prestamista. - Quando o prestamista for uma PJ, será considerado componente do grupo segurado o sócio majoritário. Em caso de participações iguais entre os sócios majoritários, o segurado será o sócio mais novo e, havendo igualdade de datas de nascimento entre os sócios mais novos, será considerado àquele definido pelo estipulante / subestipulante. - A PJ adquirente de dívida ou compromisso, desde que manifeste expressamente, poderá determinar por ocasião da contratação do seguro, que a qualificação de prestamista segurado recaia sobre todos os sócios acionistas, com capital proporcional a participação societária de cada um, desde que satisfaça as condições de inclusão determinadas na apólice contratada pela Administradora de Consórcios, inclusive quanto ao preenchimento da Declaração Pessoal de Saúde, se for o caso. Nesse caso, antes de concluir a contratação da cota de consórcio, a cooperativa deverá contatar a Geden Gerência de Negócios do Bancoob para solicitação dos documentos necessários para envio à Administradora. - No caso apresentado no item anterior, o capital segurado obedecerá a mesma proporcionalidade da participação acionária de cada sócio acionista, e no caso de falecimento de um dos sócios acionistas, o seguro quitará parte da dívida, correspondente a participação acionária do sócio falecido, permanecendo no seguro os demais sobreviventes com seus respectivos capitais segurados. - Lembramos que a indenização seguirá as informações da contratação. 17- Se o consorciado é incialmente credor em um consórcio, visto que não foi contemplado, como funciona o seguro prestamista? Especialmente no caso do consórcio o Seguro Prestamista possui papel muito importante, pois ele não visa proteger unicamente o consorciado no caso de sinistro e sim a saúde financeira do grupo inteiro a que esse faz parte, afinal, em algumas situações, a falta dos recursos do consorciado sinistrado poderá impossibilitar a continuidade da entrega de bens por parte do grupo. Sendo assim, o Seguro Prestamista visa à quitação das responsabilidades do consorciado junto ao seu grupo de consórcios e não exclusivamente dos valores devido

4 a Administradora, cuja parte se restringe unicamente aos valores das taxas de administração da cota. Mesmo podendo existir a reposição do consorciado quando do sinistro ou da desistência dos pagamentos, o que chamamos de contratação de cota de consórcio de grupo em andamento, ocorrem situações onde não existe o interesse dos novos consorciados em adquirir cotas no grupo em questão. Essa situação ocorre quando o grupo de consórcio já realizou um grande número de assembleias e os valores das prestações para adesão a esse grupo são muito mais elevados do que a adesão ao um grupo novo ou em formação, pois os valores das prestações referentes às assembleias já realizadas são rateados no prazo residual, aumentando o valor das mesmas e reduzindo o prazo do consórcio. Sendo assim, na ocorrência de sinistro sem a cobertura do seguro e existindo dificuldade na reposição da cota por meio da venda, o grupo deverá utilizar os recursos do fundo de reserva para manutenção das contemplações dos demais consorciados ainda não contemplados, situação que poderá ocasionar na falta de recursos para a entrega total dos bens remanescentes. 18- O que acontece se o consorciado credor vier a faltar? No caso de sinistro do consorciado segurado, a seguradora pagará a Administradora o valor referente ao saldo devedor da cota ou das cotas, mesmo que ainda não contempladas. Existindo saldo remanescente, o mesmo será pago pela seguradora aos beneficiários do consorciado conforme a legislação vigente. Caso a cota não tenha sido ainda contemplada, a quitação por parte da seguradora não dará o direito aos familiares de retirada do bem automaticamente. Nessa situação deverá ser aguardada a contemplação da cota para retirada do bem ou o encerramento do grupo para a retirada dos recursos. Exclusivamente, quando a cota for contemplada por sorteio e possuir 100% do seu saldo devedor quitado, os beneficiários poderão aguardar 180 dias da contemplação e requisitar a disponibilização dos recursos em espécie. 19- O seguro prestamista irá quitar o saldo devedor e o consorciado continuará ativo? Conforme explicado no item anterior, a seguradora quitará o saldo devedor total e manterá o consorciado ativo até a data da contemplação do bem. 20- O Seguro Prestamista não servirá para abater as futuras parcelas do consórcio, visto que o consorciado que veio a faltar não é devedor? O Seguro Prestamista liquidará todas as parcelas futuras ainda não pagas pelo consorciado, inclusive as taxas de fundo de reserva e de administração, liquidando seus compromissos com a Administradora.

5 21- Se o Seguro Prestamista servir, o consorciado ficará ativo ou inativo? Permanecerá ativo até a contemplação e disponibilização do bem ou dos recursos. 22- Caso o Seguro Prestamista cubra o consorciado credor, poderá ser contemplado o inventário ou ele já vai para o fim da fila no final do prazo do consórcio? A Cota seguirá os processos normais de contemplação. Poderá ocorrer a situação de a cota ser a última a ser contemplada, chegando ao final do prazo do grupo. 23- Caso o consorciado morra, os seus herdeiros receberão o valor da carta toda ou até onde ele pagou? Caso o consorciado morra e tiver segurado, o valor do saldo devedor será primeiramente pago à Administradora pela seguradora para quitação da dívida existente, saudando o valor da carta de crédito (contemplada ou não). Caso existam valores residuais, serão transferidos pela seguradora aos beneficiários conforme legislação vigente. O valor é calculado sobre o saldo devedor e não pelo valor da carta mês a mês. 24- Como fica o Seguro Prestamista no caso de empresas S.A? A previsão para o atendimento a empresas S.A está descrito no item Quanto à utilização do FGTS para lances, o consorciado efetua o lance e o processo com a CEF é a Administradora que providencia? O cliente oferta o lance e se for contemplado terá que pagar em 48h. O cliente assina um documento que autoriza tirar da carta de crédito o valor correspondente ao saldo que ele possui na CEF e aí o consorciado resolve tudo na Caixa. 26- Tem como travar, no sistema operacional, o percentual escolhido pela cooperativa da Taxa de Administração? Não tem como travar. O Sicoob Consórcios é um produto flexível, para cada modalidade de consórcio foram disponibilizadas três taxas de administração de forma que as cooperativas possam competir com o mercado. 27- Como os consorciados receberão a senha de acesso ao site? Na operacionalização da venda o sistema automaticamente emitirá o quadro resumo, o boleto bancário e o login e a senha para acessar o site. Ainda, se houver a DPS. 28- Existe a possibilidade de o consorciado acessar o site e se cadastrar? Não. Após o primeiro acesso o consorciado fará a alteração da senha. 29- Tem como a cooperativa tirar a relação mensal dos consorciados não pagantes com a finalidade de acompanhá-los? Sim. O relatório será emitido por um funcionário da cooperativa com senha própria. 30- A proposta de consórcio poderá ser refeita se preenchida errada?

6 Sim. A cooperativa deverá comunicar a Geden Bancoob. 31- Os documentos do consorciado serão arquivados na cooperativa? A princípio sim. Os documentos originais deverão ser arquivados pela cooperativa e poderão ser solicitados pela Administradora ou pela Seguradora a qualquer momento. 32- O pagamento em débito automático poderá ser feito em nome de terceiro? Sim. Deverá ser no ato da venda com o preenchimento do campo específico no sistema. 33- Será aplicada multa nos boletos atrasados? O consorciado em atraso ficará sujeito ao pagamento de multa de 2% e juros de 1% ao mês, calculados pro rata dia, sobre o valor atualizado da prestação vigente na data do pagamento. 50% dos valores de juros e multas recebidos serão destinados ao fundo comum do grupo e o restante à Administradora. *Cotas não contempladas serão canceladas caso exista inadimplência superior a duas prestações. 34- Proponente com idade acima de 80 anos poderá comprar consórcio? Sim. Verificar regra por idade do seguro prestamista. *Poderão ser solicitadas garantias complementares como fiança bancária oferecida pela cooperativa ou o consorciado poderá apresentar outro fiador que passará pela análise de aprovação. 35- O consorciado poderá escolher o endereço de envio dos boletos para pagamento? Sim. No ato da venda com o preenchimento do campo específico no sistema. 36- Poderá ser vendido consórcio de associado de outra cooperativa? Sim. Seguir orientação da Cooperativa Central. 37- Se o consorciado não tiver , o que devemos preencher no sistema/cadastro se o campo é obrigatório? Preencher o da Administradora: cadastro@consorcionacionalsicoob.com.br 38- O consórcio de imóvel poderá ser utilizado para compra do terreno e construção? Sim. O terreno ficará alienado e indicará construção, conforme contrato. 39- Como a cooperativa vai confirmar/conferir o pagamento da 1ª parcela do consórcio? Pelo relatório disponível no site. 40- Como será comunicada a contemplação para o consorciado? A contemplação será informada por AR e por . A Geden também informará a cooperativa. 41- O que acontece se o consorciado contemplado não for localizado? Se o AR voltar, a Administradora tentará contato por telefone ou através da cooperativa que vendeu a

7 cota para tentar localizar o consorciado. Todos esses atos serão registrados como comprovantes de tentativa. *Lembramos que o consorciado assinou documento no ato da venda onde concorda em manter atualizadas as informações de endereço e contato. 42- Se o consorciado contemplado não for localizado perde a contemplação da carta de crédito? Por sorteio não perde. 43- O dinheiro do consorciado contemplado não localizado será aplicado? Sim, num Fundo de Investimento na Bancoob DTVM. Após a contemplação, se o bem for reajustado, a carta de crédito aplicada não terá o reajuste, terá a rentabilidade do fundo. 44- O que acontece se o consorciado contemplado falecer? Se o consorciado tiver segurado ele continuará contemplado. E assim que a família comunicar o óbito, o seguro será acionado. Se ele não tiver segurado, ele perderá a contemplação e entrará na regra de sorteio de desistentes. 45- Como será feita a comunicação do consorciado com prestações em atraso (inadimplente)? A comunicação será por carta conforme régua de cobrança definida pela Administradora. *Se o consorciado for contemplado e tiver a posse do bem, será incluído no Serasa. 46- O consorciado pode deixar de pagar algumas prestações e ainda concorrer ao sorteio? Não poderá concorrer ao sorteio o consorciado inadimplente. 47- Qual a data de pagamento do comissionamento? E como será feito? O pagamento será dia 20 de cada mês a ser creditado na conta da cooperativa. 48- Qual o valor da vistoria de veículo? Veículo zero km precisa de vistoria? A tabela estará disponível no site. Mas acontecerá da seguinte forma: R$ 100,00 se a pessoa levar o carro na loja da Dekra. Se quiser vistoriar em domicílio ou se a vistoria for até 50 km da loja da Dekra o valor será R$ 120,00. E se for mais que 50 km, serão cobrados a mais R$ 0,80 por Km. *Veículo 0 Km não precisa de vistoria. 49- Qual o valor da avaliação do imóvel? Quais os demais custos envolvidos? Quanto? Está sendo negociado o valor de avaliação. Existe taxa do cartório e impostos. 50- O cliente poderá receber seu extrato/demonstrativo financeiro do grupo por e- mail? Poderá acessar o site para visualizar e será enviado por carta a partir do dia 20 anterior ao vencimento.

8 51- Que documentos deverão ser enviados para a Administradora na adesão do consórcio no caso de Pessoa Física? Identidade, CPF, quadro resumo e DPS, se houver. * No caso de funcionários do Sicoob, além dos documentos acima, o contracheque. 52- Que documentos deverão ser enviados para a Administradora na adesão do produto no caso de Pessoa Jurídica? CNPJ, quadro resumo e DPS, se houver. 53- Para onde mandar os documentos do consorciado depois da venda pela cooperativa? Escanear os documentos e enviar para cadastro@consorcionacionalsicoob.com.br. *Os documentos originais deverão ficar arquivados na cooperativa. 54- Dúvidas comerciais e operacionais? Enviar para sicoobconsorcios@bancoob.com.br 55- Quando o consorciado for contemplado, pode adiar a contemplação? Não pode adiar a contemplação por sorteio. Se o consorciado não quiser participar dos sorteios tem que solicitar sua exclusão, antecipadamente, através do site *O sorteio é pessoal e intransferível. 56- A antecipação de parcela é feita de trás para frente? Sim. Se a carta de crédito for reajustada, a parcela não sofrerá o reajuste. 57- Há possibilidade de fecharmos duas cotas de R$ ,00 para a mesma garantia? Sim. Nesse caso precisa ser duas cotas para alcançar o valor necessário. Duas cotas no mesmo grupo são duas chances de ser contemplado por sorteio. Podendo ser contemplado em um, cujo valor ficará aplicado até ser contemplado em outro. A garantia é uma para as duas cotas de consórcios. *Importante observar a data de reajuste do imóvel que é anual e para a utilização da carta de crédito. Ver também se o consorciado vai dar lance embutido para entrar no valor total a adquirir. 58- Caso o consorciado queira depois de contemplado quitar o consórcio é possível? Caso seja, a taxa de administração será cobrada sobre as parcelas a serem quitadas ou haverá o desconto da mesma em decorrência da quitação? O consorciado poderá quitar seu consórcio a qualquer momento e não tem desconto nas taxas em função disso. O contrato é firmado com taxa fixa pelo período contratado. 59- Quais são as formas de pagamento para não associado do Sicoob? Será por boleto bancário (enviado mensalmente pela Administradora para o endereço, residencial ou comercial, definido pelo consorciado). 60- Uma cota de consórcio não paga automaticamente será cancelada?

9 Precisa solicitar a exclusão e informar o motivo do cancelamento. A venda cai automaticamente sem o efetivo pagamento. 61- Caso o consorciado dê um lance embutido, esse valor irá diminuir do número de parcelas ou poderá diminuir do valor das parcelas? O valor dado em lance pode ser diluído nas prestações vincendas ou diminuir a quantidade das parcelas. No momento de pagar o lance, se for o contemplado, é só avisar que quer diluir ou diminuir o número de parcelas. 62- Posso utilizar o FGTS só para lance? Ou ao longo do consórcio para diminuir o valor da parcela? O FGTS pode ser utilizado para dar o lance e pode ser utilizado também para quitar saldo devedor, diminuir o saldo devedor e diminuir o valor das parcelas. *ver as regras para utilização do FGTS. 63- Posso dar lance a partir de quando? O lance poderá acontecer desde a 1ª assembleia, desde que tenha saldo disponível no fundo comum do grupo. Também pode acontecer de ter vários consorciados contemplados por lances no mesmo mês. 64- Após ter a carta de crédito na mão, quanto tempo tem para comprar o imóvel? Quando o consorciado for contemplado, por sorteio ou lance, deverá enviar a documentação necessária para aprovação do cadastro. Primeiramente será feita a análise de crédito pessoal (capacidade de pagamento) e, após, a análise do bem a ser alienado. Se estiver tudo correto, o consorciado poderá escolher o bem a ser adquirido a qualquer momento até o encerramento do grupo, desde que o cadastro esteja atualizado junto à Administradora quando for utilizá-la. *O valor do crédito ficará aplicado. 65- Se o valor do carro diminuir, diminui também a carta de crédito e o valor da prestação? Isso pode acontecer. Se o valor do carro for reduzido, as prestações serão reduzidas. 66- E se já tirei o crédito e o carro diminuir na tabela da FIPE a prestação continua a mesma ou também diminui? Se já estiver com o bem e o mesmo sofrer redução de valor, as parcelas também serão reduzidas. O que vale é no mês. A contribuição de cada consorciado do grupo será para que um consorciado compre o bem de referência. Se o bem aumentar, todos terão que contribuir um pouco a mais. E se em contrapartida o bem reduzir, todos contribuirão com um pouco a menos no grupo. 67- E o lance será o maior referente ao percentual do crédito ou o maior valor lançado? O lance será dado números de parcelas. Quem ofertar o maior número de parcelas será o contemplado.

8) Qual o papel da administradora?

8) Qual o papel da administradora? 1) Como funciona o consórcio? R= Consórcio é um sistema que reúne em grupo pessoas físicas e/ou jurídicas com interesse comum para compra de bens ou serviços, por meio de autofinanciamento, onde o valor

Leia mais

O consórcio é uma forma de aquisição de um bem, onde cada participante de um grupo segue um sistema de autofinanciamento.

O consórcio é uma forma de aquisição de um bem, onde cada participante de um grupo segue um sistema de autofinanciamento. COMO FUNCIONA CONSÓRCIO NACIONAL O QUE É CONSÓRCIO? O sistema Consórcio é uma modalidade de compra cooperada, inteligente e econômica. Em todo consórcio, sempre existe um grupo de pessoas que desejam possuir

Leia mais

Parabéns! Agora que a sua cota já está contemplada e você já recebeu sua CARTA DE CRÉDITO, você poderá concretizar o seu projeto.

Parabéns! Agora que a sua cota já está contemplada e você já recebeu sua CARTA DE CRÉDITO, você poderá concretizar o seu projeto. Orientações para aquisição de Bens Móveis Parabéns! Agora que a sua cota já está contemplada e você já recebeu sua CARTA DE CRÉDITO, você poderá concretizar o seu projeto. Lembrando que a análise do seu

Leia mais

PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE REGULAMENTO

PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE REGULAMENTO PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE 1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS REGULAMENTO 1.1 - O presente regulamento objetiva a concessão de Crédito Educativo para estudantes devidamente Matriculados nos cursos

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES CONSÓRCIO DE IMÓVEIS GAZIN

DÚVIDAS FREQUENTES CONSÓRCIO DE IMÓVEIS GAZIN DÚVIDAS CONSÓRCIO DE IMÓVEIS 1. Posso adquirir mais de uma carta de crédito no consorcio de Imóveis? Sim, o consórcio lhe dá a possibilidade de adquirir mais de uma carta de crédito, mediante análise prévia,

Leia mais

DÚVIDAS SOBRE O CONSÓRCIO (FAQ) 1. Por que utilizar o sistema CONSÓRCIO NACIONAL UNIVERSITÁRIO?

DÚVIDAS SOBRE O CONSÓRCIO (FAQ) 1. Por que utilizar o sistema CONSÓRCIO NACIONAL UNIVERSITÁRIO? DÚVIDAS SOBRE O CONSÓRCIO (FAQ) 1. Por que utilizar o sistema CONSÓRCIO NACIONAL UNIVERSITÁRIO? O Consórcio Nacional Universitário é uma modalidade destinada para alunos universitários que desejam poupar

Leia mais

Orientações para transferência de cota Não Contemplada Bem Móvel e Imóvel

Orientações para transferência de cota Não Contemplada Bem Móvel e Imóvel Orientações para transferência de cota Não Contemplada Bem Móvel e Imóvel Nesse documento você encontra todas as orientações para efetuar a transferência de sua cota de maneira ágil e fácil. Esse processo

Leia mais

BB SEGURO CRÉDITO PROTEGIDO

BB SEGURO CRÉDITO PROTEGIDO BB SEGURO CRÉDITO PROTEGIDO Condições Particulares Processo SUSEP Nº 15414.003063/2009-70 0 ÍNDICES CONDIÇÕES PARTICULARES 1. OBJETO DO SEGURO 2 2. ESTIPULANTE 2 3. GRUPO SEGURÁVEL 2 4. GRUPO SEGURADO

Leia mais

1.3. Em quais casos é possível solicitar o parcelamento? 1.4. Como saberei se minha empresa possui débitos junto à Anvisa?

1.3. Em quais casos é possível solicitar o parcelamento? 1.4. Como saberei se minha empresa possui débitos junto à Anvisa? Atualizado: 07 / 10 / 2011 - FAQ AI 1. Parcelamento de débitos em cobrança administrativa não inscritos em dívida ativa 1.1. Tipos de parcelamento de débito 1.2. Parcelamento de débito de AFE / AE 1.3.

Leia mais

Seguro Vida Servidor Federal

Seguro Vida Servidor Federal Seguro Vida Servidor Federal Condições Gerais do Produto Produto: Seguro de Vida Público-Alvo Servidores Públicos Federais Civis - SIAPE Coberturas Morte Qualquer Causa Sorteio mensal no valor de R$ 10.000,00*,

Leia mais

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO Art. 1º Este documento, doravante denominado Regulamento de Empréstimo, estabelece os direitos e as obrigações da Boticário Prev, dos Participantes e Assistidos, para a concessão

Leia mais

O que é o FGTS? Quem tem direito ao FGTS? Qual o valor do depósito?

O que é o FGTS? Quem tem direito ao FGTS? Qual o valor do depósito? O que é o FGTS? O FGTS - Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - é um fundo composto por depósitos bancários em dinheiro, compulsório, vinculado, realizado pelo empregador em favor do trabalhador, visando

Leia mais

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL 1. FINALIDADE 1.1. Este Regulamento tem por finalidade disciplinar as concessões de empréstimos aos Participantes do Plano de Benefícios JMalucelli, administrado pelo

Leia mais

COOPERATIVA DE ECONOMIA E CRÉDITO MUTUO

COOPERATIVA DE ECONOMIA E CRÉDITO MUTUO COOPERATIVA DE ECONOMIA E CRÉDITO MUTUO UO DOS FUNCIONARIOS DO SISTEMA FIERGS- CRESUL Travessa Francisco de Leonardo Truda, 40 sala 143 14 andar Porto Alegre-RS CEP 90010-050 Fone (0**51) 3224-3280 Fax:

Leia mais

Cartilha de Empréstimo 1

Cartilha de Empréstimo 1 Cartilha de Empréstimo 1 Empréstimo Economus: Como é? Quem tem direito? Que tipo de empréstimos o Economus oferece? O Economus oferece apenas a modalidade de empréstimo pessoal. Quem poderá solicitar empréstimos?

Leia mais

Se você for substituir o seu bem por um USADO, providenciar a vistoria do bem (se for um bem NOVO, passar para o 2º passo)

Se você for substituir o seu bem por um USADO, providenciar a vistoria do bem (se for um bem NOVO, passar para o 2º passo) Orientações para Substituição de Garantia Bens Móveis Nesse documento você encontra todas as orientações para concluir a substituição do bem adquirido no Consórcio, de maneira ágil e fácil. Esse processo

Leia mais

O SEU PROCESSODE SINISTROS

O SEU PROCESSODE SINISTROS O SEU PROCESSODE SINISTROS O SEU PROCESSO 1. Abertura 1.1. Entre em contato com a seguradora para realizar a abertura do sinistro (portando DOCUMENTO DO VEÍCULO + CNH) ou se preferir ligue para a gente

Leia mais

Cartilha. Ourocap Fiador

Cartilha. Ourocap Fiador Faz diferença ter Ourocap Fiador na hora de alugar um imóvel. Cartilha Ourocap Fiador O Ourocap Fiador* é o título de capitalização que funciona como uma garantia de aluguel, facilitando sua vida na hora

Leia mais

REGULAMENTO DE CAMPANHA DE PRÊMIOS PARA ASSOCIADOS ANO PREMIADO

REGULAMENTO DE CAMPANHA DE PRÊMIOS PARA ASSOCIADOS ANO PREMIADO REGULAMENTO DE CAMPANHA DE PRÊMIOS PARA ASSOCIADOS ANO PREMIADO 1. Esta promoção é realizada pela Cooperativa de Economia de Crédito Mútuo dos Servidores Municipais de São Paulo, com sede na Rua Boa Vista,

Leia mais

Administrar uso do FGTS no consórcio de imóvel

Administrar uso do FGTS no consórcio de imóvel Administrar uso do FGTS no consórcio de imóvel Quais são as possibilidades de uso do FGTS no consórcio? Oferta de lance em consórcio de imóvel residencial O consorciado poderá utilizar até 100% do saldo

Leia mais

SECRETARIA DA JUSTIÇA E DA DEFESA DA CIDADANIA FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR DIRETORIA DE ESTUDOS E PESQUISAS

SECRETARIA DA JUSTIÇA E DA DEFESA DA CIDADANIA FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR DIRETORIA DE ESTUDOS E PESQUISAS Resultados dos estudos sobre a redução de taxas de juros praticadas por bancos públicos e privados. Orientações aos consumidores. Face aos diversos anúncios de redução de juros veiculados na mídia a partir

Leia mais

CONSÓRCIO DE IMÓVEIS

CONSÓRCIO DE IMÓVEIS INSTRUÇÕES PARA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DO CRÉDITO a) Preencha na sua totalidade a proposta de utilização do crédito e a encaminhe juntamente com os documentos solicitados do comprador, vendedor e imóvel

Leia mais

EXERCÍCIOS DIVERSOS TRABALHO 1

EXERCÍCIOS DIVERSOS TRABALHO 1 EXERCÍCIOS DIVERSOS TRABALHO 1 01. O gerente de uma loja de presentes está fazendo o fechamento das vendas de brinquedos no período de véspera de natal. No dia 06/11/2006 foram vendidos 14 brinquedos a

Leia mais

Cartilha Entrega de Chaves

Cartilha Entrega de Chaves Cartilha Entrega de Chaves Plano Associativo Você que optou pelo Plano de Financiamento Associativo irá percorrer o seguinte caminho até receber suas chaves: Aquisição do Imóvel com o Banco Pagamento de

Leia mais

Seguro Vida Servidor Federal

Seguro Vida Servidor Federal Seguro Vida Servidor Federal Condições Gerais do Produto Produto: Seguro de Vida Público-Alvo Servidores Públicos Federais Civis - SIAPE Coberturas Morte Qualquer Causa Sorteio mensal no valor de R$ 10.000,00*,

Leia mais

Recebi um boleto do seguro de vida que eu contratei na MetLife e detectei que o prêmio do seguro sofreu aumento e queria saber do que se trata?

Recebi um boleto do seguro de vida que eu contratei na MetLife e detectei que o prêmio do seguro sofreu aumento e queria saber do que se trata? Atualização Monetária Recebi um boleto do seguro de vida que eu contratei na MetLife e detectei que o prêmio do seguro sofreu aumento e queria saber do que se trata? Na realidade, não houve um aumento

Leia mais

SUMÁRIO 1. INFORMAÇÕES IMPORTANTES... 2

SUMÁRIO 1. INFORMAÇÕES IMPORTANTES... 2 SUMÁRIO 1. INFORMAÇÕES IMPORTANTES... 2 1.1. Conceitos... 2 1.2. Como funciona... 2 1.3. Convênios disponíveis para Portabilidade... 2 1.4. Documentação Para Liberação da Proposta... 2 2. PROCEDIMENTOS

Leia mais

Manual. O que é o CISNE Finan? Como funciona o CISNE Finan? Qual a abrangência do crédito? Quais os benefícios do CISNE Finan?

Manual. O que é o CISNE Finan? Como funciona o CISNE Finan? Qual a abrangência do crédito? Quais os benefícios do CISNE Finan? Manual O que é o CISNE Finan? É um crédito rotativo estudantil financiado por verbas orçamentárias próprias da CISNE que possibilita ao aluno regularmente matriculado pagar 50% da mensalidade durante seus

Leia mais

SUMÁRIO 1. INFORMAÇÕES IMPORTANTES... 2

SUMÁRIO 1. INFORMAÇÕES IMPORTANTES... 2 SUMÁRIO 1. INFORMAÇÕES IMPORTANTES... 2 1.1. Conceitos... 2 1.2. Como funciona... 2 1.3. Convênios disponíveis para Portabilidade... 2 1.4. Documentação Para Liberação da Proposta... 2 2. PROCEDIMENTOS

Leia mais

Manual de Utilização DDA Débito Direto Autorizado

Manual de Utilização DDA Débito Direto Autorizado Manual de Utilização DDA Débito Direto Autorizado Índice Apresentação Conceito Funcionamento Operacionalização Perguntas e Respostas Glossário Apresentação Pelo sistema DDA desenvolvido pelo Banco Santander

Leia mais

Regulamento da MultiConta Prestige

Regulamento da MultiConta Prestige Regulamento da MultiConta Prestige Mais serviços e mais benefícios feitos para quem recebe seu crédito de salário ou aposentadoria no Itaú Personnalité. A MultiConta Prestige oferece um maior número de

Leia mais

ADENDO A ADESÃO DE FORMATURA ENGENHARIA CIVIL 2010

ADENDO A ADESÃO DE FORMATURA ENGENHARIA CIVIL 2010 ADENDO A ADESÃO DE FORMATURA ENGENHARIA CIVIL 2010 CLAUSULA PRIMEIRA DO OBJETO DO CONTRATO 1.1 O presente contrato tem como objeto a criação de um FUNDO DE ARRECADAÇÃO de recursos ( Fundo ) para a realização

Leia mais

MANUAL DO PROPRIETÁRIO RIO

MANUAL DO PROPRIETÁRIO RIO MANUAL DO PROPRIETÁRIO RIO Prezado Cliente, A fim de facilitar seu dia-a-dia a Zitune Empreendimentos Imobiliários, criou o manual do proprietário. Através deste manual você poderá esclarecer suas principais

Leia mais

Manual de Cobrança. Código Nome De Até 1 Jose da Silva a Jz 2 Ana Maria k Pz 3 Marcelo q zz

Manual de Cobrança. Código Nome De Até 1 Jose da Silva a Jz 2 Ana Maria k Pz 3 Marcelo q zz Manual de Cobrança Cadastrando um Funcionário Entre no programa e no menu principal entre na opção: Cadastros / Cadastros de Funcionários e Acionador. Será apresentada a tela abaixo: Nesta tela deverão

Leia mais

Guia do. Contemplado. Pessoa física

Guia do. Contemplado. Pessoa física Guia do Contemplado Pessoa física 1 Prezado Consorciado, Você foi contemplado! Agora, o próximo passo para a conquista do seu veículo novo é a aprovação do seu crédito. Para ajudá-lo com essa etapa, preparamos

Leia mais

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito Instituto HSBC Solidariedade

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito Instituto HSBC Solidariedade Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito Instituto HSBC Solidariedade Leia estas informações importantes para aproveitar todas as vantagens do seu novo cartão de crédito. Resumo do Contrato de seu

Leia mais

Manual de Normas e Procedimentos Comercial.

Manual de Normas e Procedimentos Comercial. Manual de Normas e Procedimentos Comercial. Gerência Comercial. Referência: Versão: Revisado 1.1 Data: 21/07/2014 21de Julho de 2014 Sumário Definição da Área Comercial.... 3 Representação da área comercial....

Leia mais

GUIA DE SERVIÇOS E BENEFÍCIOS

GUIA DE SERVIÇOS E BENEFÍCIOS GUIA DE SERVIÇOS E BENEFÍCIOS VEJA COMO UTILIZAR O DE FORMA PRÁTICA E SEGURA. DESBLOQUEIO DO CARTÃO Sua senha foi enviada anteriormente para seu endereço. Caso não a tenha recebido, ligue para a Central

Leia mais

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do HSBC

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do HSBC Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do HSBC Leia estas informações importantes para aproveitar todas as vantagens do seu novo cartão de crédito. Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do

Leia mais

Consórcio Contemplação de Imóveis Para quem quer planejar e realizar seus objetivos.

Consórcio Contemplação de Imóveis Para quem quer planejar e realizar seus objetivos. Consórcio Contemplação de Imóveis Para quem quer planejar e realizar seus objetivos. Bradesco Consórcios ROTEIRO PARA AVALIAÇÃO DE IMÓVEL Central de Atendimento às Agências (11) 3357-1799 Central de Atendimento

Leia mais

Este regulamento está em vigor a partir do 11/07/2007 (inclusive) substituindo e cancelando o anterior

Este regulamento está em vigor a partir do 11/07/2007 (inclusive) substituindo e cancelando o anterior Este regulamento está em vigor a partir do 11/07/2007 (inclusive) substituindo e cancelando o anterior REGULAMENTO DE ACÚMULO DE PONTOS NO PROGRAMA BRADESCO COM TRANSFERÊNCIA PARA O PROGRAMA FIDELIDADE

Leia mais

Manual do Estipulante / Segurado. Condições Particulares - Seguro Cartão MAIS! Protegido I CRED-SYSTEM

Manual do Estipulante / Segurado. Condições Particulares - Seguro Cartão MAIS! Protegido I CRED-SYSTEM Para facilitar o seu entendimento, resumimos as Condições Gerais para o SEGURO CARTÃO MAIS PROTEGIDO I CRED-SYSTEM Cartões MAIS e CO-BRANDED, procedimentos e a documentação necessária para liquidação de

Leia mais

Resumo do Regulamento de Utilização do Cartão American Express Business

Resumo do Regulamento de Utilização do Cartão American Express Business Resumo do Regulamento de Utilização do Cartão American Express Business IMPORTANTE: LEIA ESTE SUMÁRIO COM ATENÇÃO Este Sumário apresenta um resumo das principais informações que a Empresa Associada e o

Leia mais

OI À VONTADE NOS CARTÕES VISA OU MASTERCARD

OI À VONTADE NOS CARTÕES VISA OU MASTERCARD PROMOÇÃO CRÉDITO OI À VONTADE NOS CARTÕES VISA OU MASTERCARD OFERTA VÁLIDA DE 14/09 /09/2009 /2009 a 17/01/2010. A oferta CRÉDITO OI À VONTADE NOS CARTÕES VISA OU MASTERCARD concede benefícios promocionais

Leia mais

POLÍTICA DE NEGOCIAÇÃO FINANCEIRA

POLÍTICA DE NEGOCIAÇÃO FINANCEIRA POLÍTICA DE NEGOCIAÇÃO FINANCEIRA Diretoria Acadêmica e de Administração fev-2010 Anexo I - PORTARIA Nº 08/2010-DIR Considerando que o melhoramento constante da infra-estrutura física ofertada e a busca

Leia mais

TUTORIAL MRV CORRETOR

TUTORIAL MRV CORRETOR TUTORIAL MRV CORRETOR O MRV Corretor é o sistema de vendas da MRV. Nele é possível realizar cadastro de clientes, efetuar reservas, solicitar análise de crédito e consultar tabelas de vendas. OUTUBRO/2012

Leia mais

Regulamento da Carteira de Empréstimo - Antecipação do Abono Anual

Regulamento da Carteira de Empréstimo - Antecipação do Abono Anual Regulamento da Carteira de Empréstimo - Antecipação do Abono Anual Art. 1º - O presente Regulamento tem por finalidade disciplinar o funcionamento da Carteira de Empréstimo - Antecipação do Abono Anual,

Leia mais

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO COMERCIAL MODALIDADE INCENTIVO

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO COMERCIAL MODALIDADE INCENTIVO REGULAMENTO DA PROMOÇÃO COMERCIAL MODALIDADE INCENTIVO NOME DA PROMOÇÃO: SORTE EXTRA PERÍODO DA PROMOÇÃO: 01/06/2013 à 31/05/2014 1ª PRORROGAÇÃO: 01/06/2014 à 31/05/2015 A PROMOÇÃO SORTE EXTRA sofreu algumas

Leia mais

Cobrança e Módulo Cedente

Cobrança e Módulo Cedente Processo n.5 Processos de Produtos e Serviços Procedimento n. 5.7 Cobrança e Módulo Cedente 2 Sumário SEÇÃO 1 -COBRANÇA E MÓDULO CEDENTE... 4 CAPÍTULO 1 - DIRETRIZES... 4 1. Referência Normativa... 5 2.

Leia mais

Regulamento de Empréstimo

Regulamento de Empréstimo Regulamento $ de Empréstimo Para participantes do Plano Complementar de Benefícios Previdenciais - Plano BD $ Fundação de Previdência dos Empregados da CEB Regulamento aprovado pelo Conselho Deliberativo

Leia mais

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO APLUBCAP POPULAR 510 MODALIDADE POPULAR PAGAMENTO ÚNICO CONDIÇÕES GERAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: APLUB CAPITALIZAÇÃO S. A.

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO APLUBCAP POPULAR 510 MODALIDADE POPULAR PAGAMENTO ÚNICO CONDIÇÕES GERAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: APLUB CAPITALIZAÇÃO S. A. I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: APLUB CAPITALIZAÇÃO S. A. CNPJ: 88.076.302/0001-94 APLUBCAP POPULAR 510 MODALIDADE: POPULAR PROCESSO SUSEP Nº: 15414.902145/2013-85 II - GLOSSÁRIO Subscritor

Leia mais

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO A PARTICIPANTE DO PLANO DE BENEFICIO CEBPREV.

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO A PARTICIPANTE DO PLANO DE BENEFICIO CEBPREV. REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO A PARTICIPANTE DO PLANO DE BENEFICIO CEBPREV. Sumário Capítulo I Da finalidade...1 Capítulo II - Dos contratantes...1 Capítulo III - Dos limites individuais...2 Capítulo IV -

Leia mais

RO Roteiro Operacional. Prefeitura de Campinas - SP Área responsável: Gerência de Produtos Consignados

RO Roteiro Operacional. Prefeitura de Campinas - SP Área responsável: Gerência de Produtos Consignados RO Roteiro Operacional Pref. Campinas - SP RO.05.145 Versão: 01 Excluso para Uso Interno Prefeitura de Campinas - SP Área responsável: Gerência de Produtos Consignados 1. PÚBLICO ALVO E REGRAS BÁSICAS

Leia mais

PDF created with pdffactory trial version www.pdffactory.com

PDF created with pdffactory trial version www.pdffactory.com REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DOS PLANOS DE ASSISTÊNCIA MÉDICO-HOSPITALAR E DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA CONTRATADOS PELA ASTCERJ A utilização dos Planos de Assistência Médico-Hospitalar e de Assistência Odontológica

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DA PREVIDÊNCIA DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DIVISÃO DE CADASTRO DE RECURSOS HUMANOS

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DA PREVIDÊNCIA DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DIVISÃO DE CADASTRO DE RECURSOS HUMANOS SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DA PREVIDÊNCIA DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DIVISÃO DE CADASTRO DE RECURSOS HUMANOS Março/2008 Sumário Sistema Automatizado de Consignação...3 PRconsig...3 Orientações

Leia mais

CARTA DE CONVOCAÇÃO. Lembramos ainda que: 1) A presença à Assembleia é indispensável para os cooperados interessados na atribuição de unidades.

CARTA DE CONVOCAÇÃO. Lembramos ainda que: 1) A presença à Assembleia é indispensável para os cooperados interessados na atribuição de unidades. CARTA DE CONVOCAÇÃO MOD.017 REV.03 Vitória-ES, 23 de abril de 2014 Prezado(a) Cooperado(a) Conforme edital de convocação, publicado no jornal NOTÍCIA AGORA do dia 18/04/2014, a Assembleia Geral Extraordinária

Leia mais

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO APLUBCAP POPULAR 636 MODALIDADE POPULAR PAGAMENTO ÚNICO CONDIÇÕES GERAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: APLUB CAPITALIZAÇÃO S. A.

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO APLUBCAP POPULAR 636 MODALIDADE POPULAR PAGAMENTO ÚNICO CONDIÇÕES GERAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: APLUB CAPITALIZAÇÃO S. A. I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: APLUB CAPITALIZAÇÃO S. A. CNPJ: 88.076.302/0001-94 APLUBCAP POPULAR 636 MODALIDADE: POPULAR PROCESSO SUSEP Nº: 15414.901295/2014-52 II - GLOSSÁRIO Subscritor

Leia mais

Conhecendo os Processos de Cobrança

Conhecendo os Processos de Cobrança Conhecendo os Processos de Cobrança 03 Processos de Cobrança Entenda a Fatura Ferramentas de Suporte Consulta de Extratos 05 09 11 16 Consumo Consciente 02 Processos de Cobrança conheça os processos de

Leia mais

Aqui você vai encontrar esclarecimentos importantes a respeito de seus direitos.

Aqui você vai encontrar esclarecimentos importantes a respeito de seus direitos. ESTIMADO MORADOR, SAUDAÇÕES! ESTA É A CARTILHA QUE A CDHU PREPAROU PARA FALAR DO IMÓVEL QUE VOCÊ ESTÁ ADQUIRINDO, COM INFORMAÇÕES SOBRE O SEU CONTRATO COM A CDHU. Aqui você vai encontrar esclarecimentos

Leia mais

1) Esta promoção é uma iniciativa da RWTECH e somente ela poderá se. pronunciar, estabelecer e modificar suas regras e formato, além de ser a

1) Esta promoção é uma iniciativa da RWTECH e somente ela poderá se. pronunciar, estabelecer e modificar suas regras e formato, além de ser a 1) Esta promoção é uma iniciativa da RWTECH e somente ela poderá se pronunciar, estabelecer e modificar suas regras e formato, além de ser a única a comunicar seus participantes. 2) Qualquer informação

Leia mais

REGULAMENTO DE OPERAÇÕES

REGULAMENTO DE OPERAÇÕES 1 GENERALIDADES As operações de crédito da Cooperativa serão realizadas dentro das normas fixadas pelo Estatuto Social, pelas normas legais, as do Banco Central do Brasil e por este Regulamento. 2 OBJETIVO

Leia mais

Programa de Recompensas Fiat Itaucard. Orientações Cartas-Bônus

Programa de Recompensas Fiat Itaucard. Orientações Cartas-Bônus Programa de Recompensas Fiat Itaucard Orientações Cartas-Bônus Mecânica Programa de Recompensas Acumulo de pontos 5% do valor de cada compra realizada com o cartão Fiat Itaucard são convertidos em pontos.

Leia mais

Cobrança Itaú. Conheça como funciona o serviço de protesto de títulos.

Cobrança Itaú. Conheça como funciona o serviço de protesto de títulos. Cobrança Itaú Conheça como funciona o serviço de protesto de títulos. Para garantir uma gestão de Cobrança ainda mais eficiente, é preciso que você saiba como funciona o serviço de protesto de títulos

Leia mais

Este regulamento está em vigor a partir do 11/07/2007 (inclusive) substituindo e cancelando o anterior

Este regulamento está em vigor a partir do 11/07/2007 (inclusive) substituindo e cancelando o anterior Este regulamento está em vigor a partir do 11/07/2007 (inclusive) substituindo e cancelando o anterior REGULAMENTO DE ACÚMULO DE PONTOS NO PROGRAMA BRADESCO COM TRANSFERÊNCIA PARA O PROGRAMA FIDELIDADE

Leia mais

Os recursos da conta vinculada do FGTS podem ser utilizados pelos Consorciados nas seguintes operações:

Os recursos da conta vinculada do FGTS podem ser utilizados pelos Consorciados nas seguintes operações: REGRAS DE UTILIZAÇÃO DO FGTS Utilização O Consorciado e o Imóvel devem atender a todas as condições normativas previstas no Manual do FGTS instituído pela Caixa Econômica Federal, na qualidade de Agente

Leia mais

BMG MAIS. Treinamento

BMG MAIS. Treinamento BMG MAIS Treinamento SEGURO de Acidentes Pessoais BMG MAIS Assistência Funeral Auxílio Cesta básica Sorteios Cobertura de Morte Acidental Benefícios em vida Fácil contratação 2 Conceito Trata-se de um

Leia mais

Perguntas Frequentes. Distribuidores

Perguntas Frequentes. Distribuidores Perguntas Frequentes Distribuidores O que é o site Compre Lista Escolar? É um site que possui um sistema desenvolvido, exclusivamente, para que distribuidores possam realizar vendas de livros escolares

Leia mais

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO QUEM INDICA AMIGO É

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO QUEM INDICA AMIGO É REGULAMENTO DA PROMOÇÃO QUEM INDICA AMIGO É 1. DA REALIZADORA 1.1 Este instrumento tem como objetivo regulamentar as condições para participação dos Clientes Claro HDTV na Promoção Quem indica Amigo é,

Leia mais

CIRCULAR N 3.084. Documento normativo revogado pela Circular nº 3.432, de 3/2/2009.

CIRCULAR N 3.084. Documento normativo revogado pela Circular nº 3.432, de 3/2/2009. CIRCULAR N 3.084 Documento normativo revogado pela Circular nº 3.432, de 3/2/2009. Dispõe sobre obrigação financeira, recursos não procurados, adiantamento a fornecedores, agregação de despesas e encerramento

Leia mais

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA - 1º SEMESTRE DE 2015

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA - 1º SEMESTRE DE 2015 RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA - 1º SEMESTRE DE 2015 ORIENTAÇÕES GERAIS Processo O processo de renovação de matrícula constitui-se de três etapas válidas para todos os alunos veteranos dos cursos de graduação:

Leia mais

Treinamento de. Linx Pos

Treinamento de. Linx Pos Treinamento de caixa Linx Pos Será instalados no terminal da loja, o ícone, conforme imagem abaixo: Linx POS ÍNDICE Abertura de caixa e leitura X Lançamentos Cancelamento de itens Consulta preços no ato

Leia mais

CARTILHA DO PRODUTO. Débito Direto Autorizado. www.unicredcentralsc.com.br. Versão. 01-07/2012

CARTILHA DO PRODUTO. Débito Direto Autorizado. www.unicredcentralsc.com.br. Versão. 01-07/2012 CARTILHA DO PRODUTO Débito Direto Autorizado Versão. 01-07/2012 www.unicredcentralsc.com.br ÍNDICE APRESENTAÇÃO Apresentação...02 Como funciona o DDA...03 DDA Unicred...04 DDA Módulos Internet Banking...06

Leia mais

Qual empresa oferece cultura e ainda dá prêmios?

Qual empresa oferece cultura e ainda dá prêmios? FAQ Porto Seguro 2015 Quem pode participar do sorteio? Poderão participar do sorteio clientes cartão de crédito Porto Seguro selecionados para esta promoção. Para saber mais sobre a promoção, acesse www.adlpartner.com.br

Leia mais

DDA Débito Direto Autorizado. Manual de utilização Perguntas e respostas Maio_2016

DDA Débito Direto Autorizado. Manual de utilização Perguntas e respostas Maio_2016 DDA Débito Direto Autorizado Manual de utilização 1. O que é o DDA Débito Direto Autorizado Uniprime? É um serviço para cooperados Uniprime, Pessoa Física e Jurídica, que permite receber eletronicamente

Leia mais

ALTERAÇÃO NAS NORMAS DE EMPRÉSTIMOS AVALISTAS E SEGURO PRESTAMISTA

ALTERAÇÃO NAS NORMAS DE EMPRÉSTIMOS AVALISTAS E SEGURO PRESTAMISTA ALTERAÇÃO NAS NORMAS DE EMPRÉSTIMOS AVALISTAS E SEGURO PRESTAMISTA Segundo deliberação da Diretoria Executiva do Sicoob Cecremef, a partir de 03/12/2012, passam a complementar as Normas para concessão

Leia mais

REGULAMENTO E DISPOSIÇÕES GERAIS DO PROGRAMA FIDELIDADE T- Maki RESTAURANTE JAPONÊS

REGULAMENTO E DISPOSIÇÕES GERAIS DO PROGRAMA FIDELIDADE T- Maki RESTAURANTE JAPONÊS REGULAMENTO E DISPOSIÇÕES GERAIS DO PROGRAMA FIDELIDADE T- Maki RESTAURANTE JAPONÊS DO PROGRAMA DE FIDELIDADE O Programa de Fidelidade T-Maki Restaurante Japonês objetiva identificar, reconhecer e valorizar

Leia mais

REGULAMENTO A CONCESSÃO E MANUTENÇÃO DE EMPRÉSTIMO SIMPLES AOS PARTICIPANTES E ASSISTIDOS DO PLANO BENEFÍCIO PREV-RENDA.

REGULAMENTO A CONCESSÃO E MANUTENÇÃO DE EMPRÉSTIMO SIMPLES AOS PARTICIPANTES E ASSISTIDOS DO PLANO BENEFÍCIO PREV-RENDA. REGULAMENTO A CONCESSÃO E MANUTENÇÃO DE EMPRÉSTIMO SIMPLES AOS PARTICIPANTES E ASSISTIDOS DO PLANO BENEFÍCIO PREV-RENDA. Índice Capítulo I Da Carteira de Empréstimo Simples... 3 Capítulo II Dos Recursos

Leia mais

Aquisição de Créditos Eletrônicos. lojavirtual@sptrans.com.br

Aquisição de Créditos Eletrônicos. lojavirtual@sptrans.com.br Loja Virtual Aquisição de Créditos Eletrônicos 1 lojavirtual@sptrans.com.br O que é a Loja Virtual Ferramenta que possibilita a aquisição de créditos eletrônicos diretamente pelo site da SPTrans. 2 Quem

Leia mais

Condições Gerais do Produto

Condições Gerais do Produto BMG MAIS Condições Gerais do Produto Produto: Seguro de Acidentes Pessoais Público-Alvo Cliente que tenham entre 18 a 70 anos. Não é consignado, Coberturas Morte ou invalidez permanente total, ambos por

Leia mais

CONTRATO CONTA DE DEPÓSITOS PESSOA FÍSICA CNPJ 20.961.629/0001-05

CONTRATO CONTA DE DEPÓSITOS PESSOA FÍSICA CNPJ 20.961.629/0001-05 CONTRATO CONTA DE DEPÓSITOS PESSOA FÍSICA 1 - DADOS DA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA Nº Cooperativa PAC 4031 00 Nome CECM DOS COLABORADORES CVRD LTDA 2 - DADOS PESSOAIS Nome 1 titular CNPJ 20.961.629/0001-05

Leia mais

RO Roteiro Operacional. Servidor Civil Federal SIAPE

RO Roteiro Operacional. Servidor Civil Federal SIAPE RO Roteiro Operacional Servidor Civil Federal - SIAPE RO.02.01 Versão: 29 Exclusivo para Uso Interno Servidor Civil Federal SIAPE Área responsável: Gerência Produtos Consignados I - CONDIÇÕES GERAIS 1.

Leia mais

Resumo do Contrato Cartão Colombo visa

Resumo do Contrato Cartão Colombo visa Resumo do Contrato Cartão Colombo visa Leia estas informações importantes para aproveitar todas as vantagens do seu novo cartão de crédito. SuMÁRIO EXECUTIVO Este resumo apresenta informações essenciais

Leia mais

PROGRAMA DE RECOMPENSA SICREDI ANEXO AO CONTRATO DE EMISSÃO E UTILIZAÇÃO DOS CARTÕES SICREDI

PROGRAMA DE RECOMPENSA SICREDI ANEXO AO CONTRATO DE EMISSÃO E UTILIZAÇÃO DOS CARTÕES SICREDI PROGRAMA DE RECOMPENSA SICREDI ANEXO AO CONTRATO DE EMISSÃO E UTILIZAÇÃO DOS CARTÕES SICREDI 1. O Programa de Recompensa Sicredi é um programa de incentivo ao uso do(s) CARTÃO(ÕES) Sicredi, administrado(s)

Leia mais

Depósito a Prazo com Garantia Especial do FGC (DPGE)

Depósito a Prazo com Garantia Especial do FGC (DPGE) Depósito a Prazo com Garantia Especial do FGC (DPGE) 1. O depósito criado pela Resolução 3.692/09 do CMN é um RDB (Recibo de Depósito Bancário) ou um CDB (Certificado de Depósito Bancário)? R. É um Depósito

Leia mais

Manual Cartão Pesquisa /CNPq. Atualizado em 25/08/2014

Manual Cartão Pesquisa /CNPq. Atualizado em 25/08/2014 Manual Cartão Pesquisa /CNPq Atualizado em 25/08/2014 Sumário Introdução... 3 Cartão BB Pesquisa... 4 Passo a Passo... 8 Perguntas e Respostas.... 14 Cartão BB Pesquisa O Cartão BB Pesquisa éresultado

Leia mais

REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DE EMPRÉSTIMO SIMPLES - CV

REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DE EMPRÉSTIMO SIMPLES - CV SUMÁRIO 1. DEFINIÇÕES... 2 2. FINALIDADE... 3 3. DESTINATÁRIOS... 3 4. DOCUMENTAÇÃO... 4 5. VALOR MÁXIMO... 4 6. PRAZOS... 4 7. ENCARGOS E ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA... 5 8. GARANTIAS... 5 9. CONDIÇÕES GERAIS...

Leia mais

EXERCÍCIOS PROF. SÉRGIO ALTENFELDER

EXERCÍCIOS PROF. SÉRGIO ALTENFELDER 1- Uma dívida no valor de R$ 60.020,54 deve ser paga em sete prestações postecipadas de R$ 10.000,00, a uma determinada taxa de juros. Considerando esta mesma taxa de juros, calcule o saldo devedor imediatamente

Leia mais

PROGRAMA DE RECOMPENSA SICREDI EMPRESARIAL ANEXO AO CONTRATO DE EMISSÃO E UTILIZAÇÃO DOS CARTÕES SICREDI EMPRESARIAL

PROGRAMA DE RECOMPENSA SICREDI EMPRESARIAL ANEXO AO CONTRATO DE EMISSÃO E UTILIZAÇÃO DOS CARTÕES SICREDI EMPRESARIAL PROGRAMA DE RECOMPENSA SICREDI EMPRESARIAL ANEXO AO CONTRATO DE EMISSÃO E UTILIZAÇÃO DOS CARTÕES SICREDI EMPRESARIAL 1. O Programa de Recompensa Sicredi Empresarial é um programa de incentivo ao uso do(s)

Leia mais

PORTAL DE SERVIÇOS AUTOMATIZADOS À PREFEITURA

PORTAL DE SERVIÇOS AUTOMATIZADOS À PREFEITURA O Portal de Serviços Automatizados à Prefeitura disponibiliza ao contribuinte a emissão de faturas referente os débitos do IPTU, ISSQN e DÍVIDAS DIVERSAS, do exercício e dívida ativa, tanto negociada (parcelamentos)

Leia mais

MANUAL DE CONTROLES INTERNOS POLÍTICAS CORPORATIVAS

MANUAL DE CONTROLES INTERNOS POLÍTICAS CORPORATIVAS 9 - Regulamentos Política de Empréstimos 9.1 Condições para associação O Funcionário, na sua admissão na empresa, assina a Proposta de Admissão e Depósito na Cooperativa, se for de seu interesse, sendo

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS NOVAS REGRAS PARA ESCOLHA DE BENEFICIÁRIOS

PERGUNTAS E RESPOSTAS NOVAS REGRAS PARA ESCOLHA DE BENEFICIÁRIOS PERGUNTAS E RESPOSTAS NOVAS REGRAS PARA ESCOLHA DE BENEFICIÁRIOS 1 - O que é Beneficiário Indicado? Qualquer pessoa física indicada pelo Participante conforme definido no regulamento do Plano. 2 - O que

Leia mais

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS O Diretor do Colégio Santo Agostinho - Leblon, no uso de suas atribuições regimentais e em consonância com a legislação em vigor, traz a público este Edital e estabelece as normas regentes para o Processo

Leia mais

REGULAMENTO VALE-VIAGEM CVC

REGULAMENTO VALE-VIAGEM CVC REGULAMENTO VALE-VIAGEM CVC A CVC BRASIL OPERADORA E AGÊNCIA DE VIAGENS S/A, pessoa jurídica de direito privado inscrita no CNPJ nº. 10.760.260/0001-19, com sede na Rua das Figueiras, 501, 8º andar, Bairro

Leia mais

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA SUBSECRETARIA DA RECEITA MANUAL REFAZ II

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA SUBSECRETARIA DA RECEITA MANUAL REFAZ II MANUAL REFAZ II 1. O QUE É: 1.1 - REFAZ II é o Segundo Programa de Recuperação de Créditos da Fazenda Pública do DF, destinado a promover a regularização de créditos, constituídos ou não, inscritos ou

Leia mais

ROTEIRO OPERACIONAL EMPRÉSTIMO CONSIGNADO SETOR PÚBLICO AUTARQUIA HOSPITALAR MUNICIPAL SP

ROTEIRO OPERACIONAL EMPRÉSTIMO CONSIGNADO SETOR PÚBLICO AUTARQUIA HOSPITALAR MUNICIPAL SP E-MAILS DE CONTATO BANCO DAYCOVAL Negócio Roteiro Operacional Promotora MESA DE ANALISE PORTABILIDADE portabilidadeconsignado@bancodaycoval.com.br Empréstimo Cartão Débito C/C MESA DE ANALISE MARGEM margemconsignado@bancodaycoval.com.br

Leia mais

Realizando Vendas no site do Cartão BNDES

Realizando Vendas no site do Cartão BNDES Realizando Vendas no site do Cartão BNDES Fornecedor Atualizado em 16/07/2013 Pág.: 1/23 Introdução Este manual destina-se a orientar os fornecedores que irão registrar as vendas no site do Cartão BNDES,

Leia mais

NOVIDADES TRANSPORTE COLETIVO

NOVIDADES TRANSPORTE COLETIVO NOVIDADES TRANSPORTE COLETIVO Segunda Passagem Integrada Grátis 1) Quando será lançada a segunda passagem gratuita? Será lançada no dia 1 de julho. 2) Como funcionará a segunda passagem gratuita? O passageiro

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA O PRÉ CADASTRO DOS CONTRATOS VENDIDOS NO BALCÃO

INSTRUÇÕES PARA O PRÉ CADASTRO DOS CONTRATOS VENDIDOS NO BALCÃO INSTRUÇÕES PARA O PRÉ CADASTRO DOS CONTRATOS VENDIDOS NO BALCÃO Acesso: digite o CNPJ 02338268000163, seu login e senha no site da UNIODONTO, campo específico: Ou: Clique em Contratos, código de interesse,

Leia mais