UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico"

Transcrição

1 Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso: Psicologia Núcleo Temático: Avaliação Psicológica Disciplina: Supervisão de Estágio Básico em Avaliação dos Processos Cognitivos Código da Disciplina: Professor(es): Lucia Cunha Lee Martha Serodio Dantas Nídia Vailati Santuza F. S. Cavalini Sônia Maria da Silva Carga horária: 36 ( ) Teórica ( 36 ) Prática DRT: Etapa: 4ª Semestre Letivo: 1º /2014 Ementa: Proporcionar o exercício e a vivência da utilização de instrumentos de avaliação intelectual em diferentes etapas do desenvolvimento humano e em diversos contextos da prática do psicólogo. Objetivos: Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes e Valores Conhecer as técnicas de aplicação, avaliação e interpretação de instrumentos de avaliação intelectual de crianças e adolescentes. Conteúdo Programático: Elaborar relatório resultante da aplicação de testes. Respeitar os princípios éticos da Psicologia e da avaliação psicológica 1. Apresentação dos Testes de Inteligência (Nome, autoria, edição, versão utilizada, objetivos, população a que se destina e tipo de tarefa que o teste propõe). 2. Técnicas de aplicação, correção, análise e interpretação dos instrumentos de avaliação psicológica aplicados no colaborador; 3. Escala Wechsler de Inteligência para Crianças WISC IV; 4. Matrizes Progressivas de Raven (Geral e Colorida) ; 5. Princípios básicos para formulação de relatório e integração dos resultados de aplicação de testes. Metodologia: Treinamento, técnicas de aplicação e avaliação dos testes psicológicos. Exercícios em grupo. Supervisão das aplicações (experimental e oficial), da análise e integração dos dados obtidos e da elaboração do Relatório Final.

2 Critério de Avaliação: 1ª Avaliação (zero a 10,0 pontos ) Peso 1 a) Avaliação individual da participação de cada aluno ao longo do bimestre, considerando a presença e as tarefas realizadas (0,0 a 5,0). b) Exercício individual sobre a técnica de aplicação do Teste WISC-IV (0,0 a 5,0 pontos) 2ª Avaliação (zero a 10,0 pontos) Peso 1 a) Avaliação individual da participação de cada aluno ao longo do bimestre, considerando a presença e as tarefas realizadas (0,0 a 5,0). b) Relatório Final a partir da aplicação dos Testes( ): WISC-IV e RAVEN considerando a qualidade da elaboração e coerência na integração das informações. (0,0 a 5,0) ( ) Critérios de pontuação do Relatório Final: Introdução (0,5 ponto), Descrição das observações referente às sessões de aplicação (1,0 ponto), Resultados e análise qualitativa dos instrumentos aplicados (2,5 pontos) e Conclusão (1,0 ponto). OBS: Serão considerados critérios de aprovação: 1) O aluno deverá cumprir integralmente as atividades práticas (Treino Experimental e Aplicação Oficial), caso contrário estará automaticamente reprovado. 2) O não cumprimento dos prazos pré-estabelecidos para a realização das atividades práticas acarretará em desconto de nota. Os itens acima se referem aos critérios de aproveitamento pedagógico para o cumprimento do Estágio Básico (Vide Manual). Média Semestral = Bibliografia Básica: 1ª. Avaliação (Peso 1) + 2ª Avaliação (Peso 1) 2 ANGELINI, A. L., et al. Manual Matrizes Progressivas Coloridas de Raven: Escala Especial. São Paulo: Centro Editor de Testes e Pesquisas em Psicologia p. TESTE DAS MATRIZES PROGRESSIVAS ESCALA GERAL Tradução e adaptação Francisco Campos. Rio de Janeiro: CEPA Centro Editor de Psicologia Aplicada ª ed. ESCALA WECHSLER DE INTELIGÊNCIA PARA CRIANÇAS: WISC IV. Manual Técnico/ David Wechsler; Tradução do manual original- Maria de Lourdes Duprat. São Paulo: Casa do Psicólogo, ª ed Bibliografia Complementar: CAVALINI, S.F.S. A Utilização do WISC III no Diagnóstico das Dificuldades de Aprendizagem. Tese de Doutorado. São Paulo, Universidade de São Paulo, p. CAVALINI, S.F.S. e LEE L.C. A utilização clínica dos testes de inteligência, In: Clínica Psicodinâmica: olhares contemporâneos. Cavalini, S. F. S e Bastidas, C. (Orgs.) São Paulo: Vetor Editora, 2011, FIGUEIREDO, V.L.M.; VIDAL, F.A.S e NASCIMENTO, E. A quarta edição das Escalas Wechsler de Inteligência, In: Avaliação Psicológica nos Contextos Educativo e Psicossocial. Boruchovitch, E.; Santos, A.A.A. e Nascimento, E. (Orgs.) São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012, 17-31

3 Cronograma Conteúdo 1ª. Apresentação do professor e dos alunos do grupo de atividade prática e divisão em equipes de trabalho; leitura do Manual de Estágio. 2ª. Apresentação das atividades práticas. Apresentação geral do WISC IV. Orientações gerais para aplicação. 3ª. Apresentação geral do WISC IV. Orientações gerais para aplicação Registro de respostas e abreviações recomendadas 4ª. WISC IV - apresentação dos subtestes (1º ao 4º ) pelas duplas de alunos. Procedimentos de Aplicação e avaliação. 5ª. WISC IV - apresentação dos subtestes (5º ao 8º) pelas duplas de alunos. Procedimentos de Aplicação e avaliação Treino Experimental da 1ª parte do WISC IV. Período de 06/03 a 14/03 6ª. WISC IV - apresentação dos subtestes (9º ao 12º) pelas duplas de alunos. Procedimentos de Aplicação e avaliação Treino Experimental da 2ª parte do WISC III. Período de 10/03 a 21/03 7ª. WISC IV - apresentação dos subtestes (13º ao 15º) pelas duplas de alunos. Procedimentos de Aplicação e avaliação Finalização e discussão dos Treinos Experimentais I e II. 8ª. Avaliação Individual 24/03 a 28/03 9ª. Preparação e orientação para contato e escolha do colaborador. Carta de Informação aos Pais e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Roteiro de Observação. Aspectos Éticos das atividades práticas. Estratégia Aula expositiva dialogada. Aula expositiva dialogada. Definição das duplas que irão apresentar os subtestes do WISC IV. Discussão em grupo, manuseio do material de aplicação e folha de registro. Cap. 2 do Manual de Instruções para Aplicação e Avaliação do WISC IV da pag. 32 a 53. Discussão em grupo, manuseio do material de aplicação e folha de registro. Cap. 2 do Manual de Instruções para Aplicação e Avaliação do WISC IV da pag. 32 a 53. Discussão em grupo, manuseio do material de aplicação e folha de registro. Cap. 3 do Manual de Instruções para Aplicação e Avaliação do WISC IV da pg Discussão em grupo, manuseio do material de aplicação e folha de registro. Cap. 3 do Manual de Instruções para Aplicação e Avaliação do WISC IV da pg Solicitar o agendamento na Secretaria de Apoio Multidisciplinar (SAM) da 1ª. Parte da Aplicação Experimental WISC IV. Discussão em grupo, manuseio do material de aplicação e folha de registro. Cap. 3 do Manual de Instruções para Aplicação e Avaliação do WISC IV da pg Solicitar o agendamento na Secretaria de Apoio Multidisciplinar (SAM) da 2ª. Parte da Aplicação Experimental WISC IV. Discussão em grupo, manuseio do material de aplicação e folha de registro. Cap. 3 do Manual de Instruções para Aplicação e Avaliação do WISC IV da pg Exercício individual sobre as técnicas de aplicação. Dramatização e discussão em grupo. Solicitar o agendamento das Aplicações oficiais com o colaborador na SAM.

4 Apresentação do RAVEN - Procedimentos de Aplicação 10ª. P: Discussão sobre o contato com o colaborador. Roteiro de Observação. Aplicação oficial em colaborador. Período de 07/04 a 18/04 11ª. Discussão das aplicações oficiais realizadas com o colaborador e Relato dos Encontros. Correção dos protocolos. Discussão em grupo e supervisão das atividades práticas Cap. 2 do Manual de Instruções para Aplicação e Avaliação do WISC IV da pag. 27 a 32. Supervisão das atividades práticas Correção dos instrumentos. Cap. 3 do Manual de Instruções para Aplicação e Avaliação do WISC IV da pg e Tabelas Normativas (Anexos). Manual do Raven 12ª. Correção dos protocolos. Supervisão das atividades práticas. Correção e interpretação dos instrumentos. Cap. 3 do Manual de Instruções para Aplicação e Avaliação do WISC IV da pg e Tabelas Normativas (Anexos). Manual do Raven 13ª. Correção dos protocolos. Entrega da Introdução e Relato dos Encontros (1º e 2º) do Relatório Final para primeira correção. Período de 22/04 a 30/04 Supervisão das atividades práticas. Correção e interpretação dos instrumentos. Cap. 3 do Manual de Instruções para Aplicação e Avaliação do WISC IV da pg e Tabelas Normativas (Anexos). Manual do Raven 14ª. Correção dos protocolos. Supervisão das atividades práticas. Correção e interpretação dos instrumentos. Cap. 3 do Manual de Instruções para Aplicação e Avaliação do WISC IV da pg e Tabelas Normativas (Anexos). Manual do Raven 15ª. Correção dos protocolos. Análise e interpretação de cada instrumento. Articulação entre os resultados/ análise dos instrumentos. 16ª. Elaboração da integração dos resultados e do relatório final. 17ª. Relatório Final Período de 19/05 a 23/05 18ª Devolução dos Relatórios Finais Corrigidos Período de 26/05 a 30/05 Supervisão das atividades práticas. Correção e interpretação dos instrumentos. Cap. 3 do Manual de Instruções para Aplicação e Avaliação do WISC IV da pg e Tabelas Normativas (Anexos). Manual do Raven Supervisão das atividades práticas, discussão sobre a integração dos resultados. Entrega do Relatório Final Vista do Relatório Final OBS: - idade dos colaboradores dos 6 anos aos 16 anos, sendo que metade do grupo de supervisão aplicará em menores de 12 anos e a outra metade em maiores de 12 anos. - Treino Experimental aplicação dos 10 subtestes principais e dois suplementares (Cancelamento e Aritmética)

5 Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso: Psicologia Disciplina Análise Aplicada ao Comportamento NAT: Fundamentos Teóricos Código da Disciplina Professor(es) Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira Ana Carmen de Freitas Oliveira Carga horária semestral: 36 h/a Ementa (36) Teórica ( ) Prática DRT: Etapa 4ª etapa Semestre Letivo: 1 o / 2014 A disciplina apresenta diferentes conceitos de análise aplicada do comportamento humano pautada no modelo de seleção do comportamento por conseqüências. Objetivos Conceitos Conhecer os pressupostos que fundamentam a aplicação da teoria analítico comportamental e do Behaviorismo Radical na solução de necessidades humanas em contextos sociais. Interpretar o processo de seleção e variação do comportamento humano a partir de pressupostos teóricos do modelo de seleção do comportamento por conseqüências. Procedimentos e Habilidades Demonstrar as diferentes premissas sob as quais o analista de comportamento executa avaliações e intervenções comportamentais em diferentes contextos sociais Atitudes e Valores Apreciar e interessar-se pelas diversas variáveis controladoras do comportamento humano Sensibilizar-se quanto a relevância social e científica da Análise Aplicada do Comportamento em contextos complexos

6 Conteúdo Programático Análise Aplicada do Comportamento Avaliação Comportamental direta e procedimentos de avaliação indireta A Análise Funcional Modelo de Seleção por consequências e noção de metacontingências Agencias Controladoras do comportamento (Governo e Lei, Religião, Controle Econômico, Educação, Psicoterapia) Infância e Adolescência. Problemas de Comportamento e praticas educativas parentais: um enfoque analítico-comportamental Análise aplicada do comportamento na área da saúde Análise Aplicada do Comportamento no contexto escolar Análise Aplicada do Comportamento ao contexto organizacional Análise Aplicada do Comportamento e transtornos do desenvolvimento Metodologia Aula expositiva Apresentação e debate de situações e/ou contextos de aplicação Critério de Avaliação: Nota 1 referente às avaliações intermediárias Uma Prova teórica individual (P1): de zero (0) a dez (10) pontos com peso 2 Um Trabalho em dupla (P2): de zero (0) a dez (10) pontos com peso 1 Fórmula da Nota 1 das avaliações intermediárias Nota 1=P1*2+P2*1 3 Nota 2 referente a uma prova teórica final (PAF) Fórmula final Média final=n1+n2 2 Conforme Regulamento Acadêmico dos Cursos de Graduação da universidade haverá em um único evento, ao final do semestre letivo, destinado à avaliação substitutiva.

7 Bibliografia Básica HÜBNER, M.M., MARINOTTI, M. Crianças com dificuldades escolares. In SILVARES, E.F.M (Org). Estudos de caso em Psicologia Clínica Comportamental Infantil. São Paulo: Papirus, LEAR, K. Um Programa de Treinamento em ABA (Análise do Comportamento Aplicada) em ritmo auto-estabelecido. Manual de Treinamento em ABA. Toronto: Ed Ontario Canadá, MARTIN, G., PEAR, J. Modificação de comportamento. O que é e como fazer? São Paulo: Roca, p. SKINNER, B.F. Ciência e Comportamento Humano. São Paulo: Martins Fontes, p. Bibliografia Complementar BOLSONI-SILVA, A T, MARTURANO, E M., FREIRIA, L R B. Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinal. Psicologia Reflexão e Critica., v.23(3): , BOLSONI-SILVA, A.T., DEL PRETTE, A. Problemas de comportamento: um panorama da área. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, vol. V, n. 2, pp , COSTA, S E G C., MARINHO, M L. Um modelo de apresentação de análises funcionais do comportamento. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2002, vol.19, n.3 [citado ], pp FERNANDES C.R.D., BRITTO, I.A.G.S. Atuação Médica Frente ao Paciente Portador de HIV no Contexto Ambulatorial Rev. bras. ter. cogn., v.7, no.2, p , GOMIDE, P I C; SALVO, C G; PINHEIRO, D P N., SABBAG, G M. Correlação entre práticas educativas, depressão, estresse e habilidades sociais. Psico-USF, v.10, n.2, p , GORAYEB, R. E GUERRELHAS, F. Sistematização da prática psicológica em ambientes hospitalares. Revista Brasileira de Terapia e Medicina Comportamental, vol. V, n. 1, pp , MARTONI, R.C., TODOROV, J.C. Complexidade e seleção: considerações a respeito das implicações para mudança organizacional. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, vol. VII, n. 2, pp , MORAES, A. B. A. M., ROLIM, G. S. e COSTA JR, A. L. C. O processo de adesão numa perspectiva analítico comportamental. Revista Brasileira de Terapia e Medicina Comportamental, v. 11, n. 2, NETO, M B C. Análise do comportamento: behaviorismo radical, análise experimental do comportamento e análise aplicada do comportamento. Interação em Psicologia, v 6, v. 1, p , NOVAIS, M R., BRITTO, I A G S. Comportamentos-problema de uma criança vítima de abuso sexual. Rev. bras. ter. comport. cogn., v.15, n.1, p. 4-19, SOUZA, V.B., CARRARA, K. Delineamentos culturais: transferência de controle de reforçadores

8 arbitrários a naturais e de imediatos a atrasados. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. V. XV, n. 1, p TODOROV, J.C., MOREIRA, M. Análise experimental do comportamento e sociedade: um novo foco de estudo. Psicol. Reflex. Crit. v.17, n.1, p , VALE, A M O., ELIAS, L R.Transtornos alimentares: uma perspectiva analítico-comportamental. Rev. bras. ter. comport. cogn., v.13, n.1, pp , CAIO, M. Uma Introdução ao Gerenciamento Comportamental de Organizações. In DELITTI, M. Sobre Comportamento e Cognição. Vol 2. São Paulo: Ed. Arbytes, Disponível em: Cronograma SEMANA CONTEÚDOS ESTRATÉGIA 1ª semana Apresentação da disciplina e plano de ensino. Revisão de conceitos de AEC. 2ª semana Análise Aplicada do Comportamento 3ª semana Avaliação Comportamental direta e procedimentos de avaliação indireta B. Básica NETO, M B C. Análise do comportamento: behaviorismo radical, análise experimental do comportamento e análise aplicada do comportamento. Interação em Psicologia, v 6, v. 1, p , Bibliografia complementar MARTIN, G., PEAR, J. Modificação de comportamento. O que é e como fazer? São Paulo: Roca, Cap. 2 (p ). B. Básica MARTIN, G., PEAR, J. Modificação de comportamento. O que é e como fazer? São Paulo: Roca, Cap. 20 (p ) e Cap. 22 (p ). 4ª semana A Análise Funcional B. Básica COSTA, S E G C., MARINHO, M L. Um modelo de apresentação de análise funcionais do comportamento. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2002, vol.19, n.3 [citado ], pp NOVAIS, M R., BRITTO, I A G S. Comportamentosproblema de uma criança vítima de abuso sexual. Rev. bras. ter. comport. cogn., v.15, n.1, p. 4-19, 2013.

9 5ª semana Modelo de Seleção por consequências. 6ª semana Modelo de Seleção por consequências. A noção de metacontingências 7ª semana Agencias Controladoras do comportamento Governo e Lei, Religião, Controle Econômico, Educação, Psicoterapia. 8ª semana Prova Intermediária B. Básica SKINNER, B.F. Seleção por conseqüências. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. v IX, n. 1, p Bibliografia complementar VALE, A M O., ELIAS, L R.Transtornos alimentares: uma perspectiva analítico-comportamental. Rev. bras. ter. comport. cogn., v.13, n.1, pp , B. Básica SOUZA, V.B., CARRARA, K. Delineamentos culturais: transferência de controle de reforçadores arbitrários a naturais e de imediatos a atrasados. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. V. XV, n. 1, p TODOROV, J.C., MOREIRA, M. Análise experimental do comportamento e sociedade: um novo foco de estudo. Psicol. Reflex. Crit. v.17, n.1, p , B. Básica SKINNER, B.F. Ciência e Comportamento Humano. São Paulo: Martins Fontes, (cap. XXII). 9ª semana Infância e Adolescência. Problemas de Comportamento e praticas educativas parentais: um enfoque analíticocomportamental. B. Básica BOLSONI-SILVA, A.T., DEL PRETTE, A. Problemas de comportamento: um panorama da área. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, vol. V, n. 2, pp , GOMIDE, P I C; SALVO, C G; PINHEIRO, D P N., SABBAG, G M. Correlação entre práticas educativas, depressão, estresse e habilidades sociais. Psico-USF, v.10, n.2, p , Bibliografia complementar BOLSONI-SILVA, A T, MARTURANO, E M., FREIRIA, L R B. Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinal. Psicologia Reflexão e Critica., v.23(3): , 2010.

10 10ª semana Análise aplicada do comportamento na área da saúde. B. Básica GORAYEB, R. E GUERRELHAS, F. Sistematização da prática psicológica em ambientes hospitalares. Revista Brasileira de Terapia e Medicina Comportamental, vol. V, n. 1, pp , 2003 MORAES, A. B. A. M., ROLIM, G. S. e COSTA JR, A. L. C. O processo de adesão numa perspectiva analítico comportamental. Revista Brasileira de Terapia e Medicina Comportamental, v. 11, n. 2, Bibliografia complementar 11ª semana Análise Aplicada do Comportamento no contexto escolar. 12ª semana Análise Aplicada do Comportamento ao contexto organizacional 13ª semana Análise Aplicada do Comportamento e transtornos do desenvolvimento. 14ª semana 2ª Prova Intermediária FERNANDES C.R.D., BRITTO, I.A.G.S. Atuação Médica Frente ao Paciente Portador de HIV no Contexto Ambulatorial Rev. bras. ter. cogn., v.7, no.2, p , B. Básica HÜBNER, M.M., MARINOTTI, M. Crianças com dificuldades escolares. In SILVARES, E.F.M (Org). Estudos de caso em Psicologia Clínica Comportamental Infantil. São Paulo: Papirus, B. Básica MARTONI, R.C., TODOROV, J.C. Complexidade e seleção: considerações a respeito das implicações para mudança organizacional. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, vol. VII, n. 2, pp , CAIO, M. Uma Introdução ao Gerenciamento Comportamental de Organizações. In DELITTI, M. Sobre Comportamento e Cognição. Vol 2. São Paulo: Ed. Arbytes, Disponível em: B. Básica LEAR, K. Um Programa de Treinamento em ABA (Análise do Comportamento Aplicada) em ritmo autoestabelecido. Manual de Treinamento em ABA. Toronto: Ed Ontario Canadá, ª semana Revisão de Prova Substitutiva e integração de conhecimentos 16ª semana Prova Substitutiva 17ª semana Aula de integração de conhecimentos. Revisão para PAFE 18ª semana PAFE

11

12 Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso: Psicologia Disciplina: Avaliação dos Processos Cognitivos Núcleo Temático: Avaliação Psicológica Código da Disciplina: Professor(es): Lucia Cunha Lee Santuza Fernandes Silveira Cavalini Carga horária: 36 ( 36) Teórica ( ) Prática Ementa: DRT: Etapa: 4ª Semestre Letivo: 1º/2014 Estudo das principais teorias de inteligência que fundamentam os instrumentos de avaliação intelectual. Análise, discussão e demonstração da utilização dos testes de inteligência em diversos contextos da prática psicológica. Objetivos: Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes e Valores Conhecer o histórico do conceito de inteligência relacionado à elaboração dos instrumentos de avaliação psicológica. Conhecer as técnicas de aplicação, análise e interpretação de instrumentos de avaliação intelectual de crianças, adolescentes e adultos. Integrar os resultados dos instrumentos de avaliação intelectual. Observar os fenômenos psicológicos nas situações de aplicação dos testes. Respeitar os princípios éticos da Psicologia e da avaliação psicológica.

13 Conteúdo Programático:. 1. Inteligência 1.1 Concepção Geral; Estudo da inteligência diferentes abordagens 1.2 Principais Teorias da inteligência na abordagem psicométrica 2. Avaliação da Inteligência 2.1. Avaliação Psicológica de crianças, adolescentes e adultos etapas e características Avaliação dos processos cognitivos: utilização dos testes de inteligência observação e análise. 3. Principais Instrumentos de Avaliação Intelectual 3.1. Matrizes Progressivas de Raven (Geral e Coloridas); 3.2. Escala Wechsler de Inteligência para Crianças 4ª ed. WISC IV; 3.3. Apresentação da Escala de Inteligência Wechsler para Adultos - WAIS III; 3.4. Apresentação do Desenho da Figura Humana - DFH III; 3.5. Apresentação da Escala de Maturidade Mental Colúmbia CMMS; 4. Discussão da avaliação dos processos cognitivos: integração dos resultados dos testes de inteligência (quantitativo e qualitativo), observação e análise. Metodologia: Aulas expositivas, leitura e discussão de textos. Exercícios em grupo de análise e interpretação dos testes de inteligência

14 Critério de Avaliação: Avaliação Intermediária 1: Valor de 0 a 10 ( Peso 2) Avaliação Intermediária 2: Valor de 0 a 10 ( Peso 3) Média Intermediária: Avaliação 1( 2) + Avaliação 2 (3) 5 Média Final = MI + Prova Final 2 Nota final sem PAF = 7,5 OBS.: Nesta disciplina não se considera nota de participação Prova Substitutiva em apenas uma das duas avaliações intermediárias BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ANGELINI, A. L., et al. Manual Matrizes Progressivas Coloridas de Raven: Escala Especial. São Paulo: Centro Editor de Testes e Pesquisas em Psicologia p. ESCALA WECHSLER DE INTELIGÊNCIA PARA CRIANÇAS: WISC IV. Manual Técnico/ David Wechsler; Tradução do manual original - Maria de Lourdes Duprat. São Paulo: Casa do Psicólogo, ª ed TESTE DAS MATRIZES PROGRESSIVAS ESCALA GERAL Tradução e adaptação Francisco Campos. Rio de Janeiro: CEPA Centro Editor de Psicologia Aplicada ª ed. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ALMEIDA, L.; GUISANDE, M. A. ; PRIMI, R.; FERREIRA, A. Construto e medida da inteligência: contributos da abordagem fatorial, IN: Inteligência definição e medida na confluência de múltiplas concepções. Candeias, A. e cols (Orgs.) São Paulo: Casa do Psicólogo Editora, BURGEMEISTER, B.B. Escala de Maturidade Mental Colúmbia: manual para aplicação e interpretação. Tradução Heloisa da Costa Marques Faria -3ª ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, p. CAVALINI, S.F.S. A Utilização do WISC III no Diagnóstico das Dificuldades de Aprendizagem. Tese de Doutorado. São Paulo, Universidade de São Paulo, p. CAVALINI, S. F. S. e LEE L. A utilização clínica dos testes de inteligência, In: Clínica Psicodinâmica: olhares contemporâneos. CavalinI, S. F. S e Bastidas, C. (Orgs) São Paulo: Vetor Editora, 2011, CUNHA, J. A. et al Psicodiagnóstico V. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

15 FIGUEIREDO, V.L.M.; VIDAL, F.A.S e NASCIMENTO, E. A quarta edição das Escalas Wechsler de Inteligência, In: Avaliação Psicológica nos Contextos Educativo e Psicossocial. Boruchovitch, E.; Santos, A.A.A. e Nascimento, E. (Orgs.) São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012, NASCIMENTO, E. WAIS III In: Cunha, J. A. et al Psicodiagnóstico V. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, PRIMI, R. Inteligência: avanços nos modelos teóricos e nos instrumentos de medida. Avaliação Psicológica, 2003, 1, pp , acessível em pepsic.bvsalud.org/scielo. SCHELINI, P. W.. Teoria das Inteligências fluida e cristalizada: início e evolução. Estudos de Psicologia, 2006, 11 (3), , acessível em pepsic.bvsalud.org/scielo. SILVA, J. A.; FILHO-RIBEIRO, N. P.; SANTOS, R. C. Inteligência humana e suas implicações. Temas em Psicologia, 2012, Vol. 20, n. 1, , acessível em WECHSLER, S.M. DFH III - O desenho da Figura Humana: Avaliação do Desenvolvimento Cognitivo de Crianças Brasileiras. 3.ed. Campinas: Impressão Digital, p. WAIS III ESCALA DE INTELIGÊNCIA WECHSLER PARA ADULTOS, David Wechsler; Tradução Maria Cecília de Vilhena Moraes da Silva São Paulo: Casa do Psicólogo, ª ed.

16 Cronograma Conteúdo 1ª. T: Apresentação do Plano de Ensino e aspectos gerais da disciplina. Contextualização da disciplina dentro do Eixo de Avaliação 2ª. T: Inteligência: Concepção Geral; Estudo da inteligência: diferentes abordagens 3ª. T: Inteligência: principais teorias da abordagem psicométrica Estratégia T: Aula expositiva dialogada T: Aula expositiva dialogada Aula expositiva dialogada. Leitura do cap.3 Inteligência: as dificuldades de sua definição da Tese A utilização do Wisc III no diagnóstico das dificuldades de aprendizagem, Cavalini, S. F. S., ª T: Avaliação Psicológica de crianças, adolescentes e adultos: etapas e características. Avaliação dos processos cognitivos: utilização dos testes de inteligência observação e análise. SCHELINI, P. W.. Teoria das Inteligências fluida e cristalizada: início e evolução. Estudos de Psicologia, 2006, 11 (3), T: Aula expositiva dialogada 5ª T: Matrizes Progressivas - T: Aula Expositiva Dialogada RAVEN GERAL Análise e Consulta ao Manual do Teste observação. 6ª T: Matrizes Progressivas T: Aula Expositiva Dialogada Coloridas - RAVEN INFANTIL Consulta ao Manual do Teste Análise e observação. 7ª. Avaliação Intermediária I Prova escrita Individual 8ª. T: Correção da Avaliação Intermediária I As Escalas Wechsler WISC- IV - Análise e Observação 9ª. T: As Escalas Wechsler WISC-IV / WAIS III T: Aula expositiva dialogada. Leitura: A 4ª edição das Escalas Wechsler de Inteligência, Figueiredo, V. L. M. et all, In: Avaliação Psicológica nos Contextos educativo Consulta ao Manual do Teste; T: Aula expositiva dialogada. Leitura: A 4ª edição das Escalas Wechsler de Inteligência, Figueiredo, V. L. M. et all, In: Avaliação Psicológica nos Contextos educativo Consulta ao Manual do Teste; NASCIMENTO, E. WAIS III In: Cunha, J. A. et al Psicodiagnóstico V. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

17 10ª. T: As Escalas Wechsler avaliação dos subtestes Interpretação e Análise Qualitativa. 11ª. T: As Escalas Wechsler avaliação dos subtestes Interpretação e Análise Qualitativa. 12ª. Apresentação do Desenho da Figura Humana DFH-III A evolução do grafismo 13ª. Apresentação da Escala de Maturidade Mental Colúmbia. Aspectos teóricos, análise e interpretação dos resultados Consulta ao Manual do Teste; 14ª. Avaliação Intermediária II Prova escrita individual. 15ª T: Correção da Avaliação Intermediária II Discussão da avaliação dos processos cognitivos: integração dos resultados dos testes de inteligência (quantitativo e qualitativo), observação e análise. 16ª Prova Substitutiva Prova escrita individual 17ª Revisão de conteúdo 18ª. PAFE Prova escrita Individual T: Aula expositiva dialogada. Consulta ao Manual Leitura: Cap. 2: A utilização clínica dos testes de inteligência, In: Clínica Psicodinâmica: olhares contemporâneos. São Paulo: Vetor Editora, 2011, 172 p. T: Aula expositiva dialogada. Consulta ao Manual Leitura: Cap. 2: A utilização clínica dos testes de inteligência, In: Clínica Psicodinâmica: olhares contemporâneos. São Paulo: Vetor Editora, 2011, 172 p. Aula Expositiva Dialogada Consulta ao Manual do Teste; Leitura: Cap. 2: A utilização clínica dos testes de inteligência, In: Clínica Psicodinâmica: olhares contemporâneos. São Paulo: Vetor Editora, 2011, 172 p. Aula Expositiva Dialogada Consulta ao Manual do Teste; Leitura: Cap. 2: A utilização clínica dos testes de inteligência, In: Clínica Psicodinâmica: olhares contemporâneos. São Paulo: Vetor Editora, 2011, 172 p. Aula Expositiva Dialogada T: Leitura: Cap. 2: A utilização clínica dos testes de inteligência, In: Clínica Psicodinâmica: olhares contemporâneos. São Paulo: Vetor Editora, 2011, 172 p.

18

19 Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso: PSICOLOGIA Disciplina FENOMENOLOGIA Professores: José Estevam Salgueiro Paulo Roberto de Andrade Pacheco Núcleo Temático: Fundamentos Teóricos da Psicologia Código da Disciplina: DRT: Etapa: ª Carga horária semestral: (72) Teórica Semestre Letivo 72 h/a ( ) Prática 1º/2014 Ementa A disciplina apresenta as bases filosóficas e epistemológicas da fenomenologia e as principais escolas e propostas em Psicologia de orientação fenomenológica. Objetivos Fatos e Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores Identificar os princípios filosóficos e epistemológicos do método fenomenológico. Conhecer as principais escolas e propostas da Psicologia de base fenomenológica. Metodologia Analisar textos de cunho fenomenológico. Aplicar os fundamentos da fenomenologia e suas escolas na análise de situações do cotidiano e da prática profissional do psicólogo. Valorizar a fenomenologia e suas escolas como alternativas para o saber e a prática psicológica. Assimilar atitudes e posturas propostas pela fenomenologia no trato das questões éticas e humanas. Aulas expositivas Leitura e discussão de textos Estudos dirigidos/trabalhos em grupo Critério de Avaliação Avaliações intermediárias MI=N1+N2/2 N1 = Prova parcial individual, notas de 0.0 a 10,0, peso 1; N2 = Média aritmética dos trabalhos de grupo em sala: notas de 0.0 a 10.0, peso 1; MI+PAF/2

20 Conteúdo Programático 1. Antecedentes históricos e filosóficos 1.1. Aspectos filosóficos antecedentes Brentano W. Dilthey 1.2. O pensamento do período Gestalt Clássica 2. Edmund Husserl 2.1. A fenomenologia husserliana 2.2. Principais conceitos 3. Discípulos e principais desenvolvimentos 3.1. Martin Heidegger 3.2. Edith Stein 4. Influxo na contemporaneidade e diálogos com outros saberes 4.1. Filosofia J.-P. Sartre M. Buber M. Merleau-Ponty 4.2. Psicologia L. Binswanger K. Jaspers V.E. Frankl M. Boss 4.3. Ciências Sociais A. Schutz E. Goffman P. Berger e T. Luckmann H. Arendt

21 Bibliografia Básica MAHFOUD, Miguel e MASSIMI, Marina (orgs). Edith Stein e a psicologia: teoria e pesquisa. Belo Horizonte: Artesã Editores, REALE, Giovanni e ANTISERI, Dario. História da Filosofia: do Romantismo aos nossos dias (Vol. 3). São Paulo: Paulinas, SOKOLOWSKI, Robert. Introdução à Fenomenologia. São Paulo: Loyola, MASSIMI, M.; PACHECO, P.R.A.; GONTIJO, S.R.; PIMENTA, V.D.S. Modelos de ciência e pesquisa em Psicologia: confronto entre diversas perspectivas. Disponível em: BORIS, Georges Daniel J B. A (pouco conhecida) contribuição de Brentano para as psicoterapias humanistas. Revista de Abordagem Gestáltica XVII(2): , jul-dez, Disponível em: RAMÓN, Saturnino P. A importância do Act-Psuchology de Franz Brentano. Psicologia: Reflexão e Crítica, 19(2), Disponível em: Bibliografia Complementar ALES BELLO, Angela. Introdução à Fenomenologia. Bauro: EDUSC, BUBER, Martin. Eu e tu. São Paulo: Editora Moraes, s/d. GILES, Thomas Ranson. História do existencialismo e da fenomenologia. São Paulo: EPU, MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. In: Os pensadores (vol XLV). São Paulo: Abril Cultural, Disonível em: < 1/4529/sartre_exitencialismo_humanismo.pdf>. O ÓDIO. Direção de Mathieu Kassovitz. Produção Les Productions Lazennec, Le Studio Canal +, La Sept Cinema Kasso Inc. Porduction, Disponível em :

22 Cronograma SEMANA CONTEÚDO ESTRATÉGIA/BIBLIOGRAFIA Aula expositiva 1ª 2ª 3ª 4ª 5ª 6ª 1. Antecedentes históricos e filosóficos 2. Edmund Husserl 3. Discípulos e principais desenvolvimentos: Martin Heidegger Textos de referência: - BORIS, Georges Daniel J B. A (pouco conhecida) contribuição de Brentano para as psicoterapias humanistas. Revista de Abordagem Gestáltica XVII(2): , jul-dez, Disponível em: < - RAMÓN, Saturnino P. A importância do Act-Psuchology de Franz Brentano. Psicologia: Reflexão e Crítica, 19(2), Disponível em: < - PERES, Sávio Passafaro, O significado do pensamento fenomenológico de Stein à luz do desenvolvimento da concepção de psicologia de Husserl. In: MAHFOUD, Miguel e MASSIMI, Marina (orgs). Edith Stein e a psicologia: teoria e pesquisa. Belo Horizonte: Artesã Editores, Texto complementar: - MASSIMI, M.; PACHECO, P.R.A.; GONTIJO, S.R.; PIMENTA, V.D.S. Modelos de ciência e pesquisa em Psicologia: confronto entre diversas perspectivas. (Cap.s 3 e 4: Perspectiva da Gestalt e Perspectiva Fenomenológico-Existencial ). Aula expositiva Textos de referência: - REALE, Giovanni e ANTISERI, Dario. História da Filosofia: do Romantismo aos nossos dias (Vol. 3). São Paulo: Paulinas, 1991 (Cap. XIX: Edmund Husserl e o Movimento Fenomenológico ). - SOKOLOWSKI, Robert. Introdução à Fenomenologia. São Paulo: Loyola, 2012 (Cap. I: O que é intencionalidade e por que é importante? ; Cap. III: As três estruturas formais na fenomenologia ; Cap. IV: Uma declaração inicial do que é a fenomenologia ; Cap. V: Percepção, memória e imaginação ). Texto complementar: - ALES BELLO, Angela. Introdução à Fenomenologia. Bauru: EDUSC, 2006 (Cap. 2: A Fenomenologia como método ). Trabalho em grupo 1: Exercício em grupo sobre as três estruturas formais O ÓDIO. Direção de Mathieu Kassovitz. Les Productions Lazennec, Le Studio Canal +, La Sept Cinema Kasso Inc. Porduction, PRELÚDIO n. 15, Opus 28, de F. Chopin (Prelúdio da Gota) Aula expositiva Textos de referência: - REALE, Giovanni e ANTISERI, Dario. História da Filosofia: do Romantismo aos nossos dias (Vol. 3). São Paulo: Paulinas, 1991 (Cap. XX: Martin Heidegger: da Fenomenologia ao Existencialismo ). Texto complementar: - CASANOVA, Marco Antônio. Compreender Heidegger. Petrópolis: Vozes, 2010 (Parte II) Trabalho em grupo 2 (em sala):

23 7ª 8ª 9ª 10ª 11ª 12ª 13ª 3. Discípulos e principais desenvolvimentos: Edith Stein 4. Influxo na contemporaneidade e diálogos com outros saberes: Introdução 4. Influxo na contemporaneidade e diálogos com outros saberes: 4.1. Filosofia J.-P. Sartre Prova Parcial 4. Influxo na contemporaneidade e diálogos com outros saberes: 4.1. Filosofia M. Buber 4. Influxo na contemporaneidade e diálogos com outros saberes: 4.1. Filosofia M. Merleau-Ponty Um par de sapatos, Van Gogh, Trecho de A origem da obra de arte, M. Heidegger. Aula expositiva Textos de referência: - MAHFOUD, Miguel e MASSIMI, Marina (orgs). Edith Stein e a psicologia: teoria e pesquisa. Belo Horizonte: Artesã Editores, 2013 (Cap. 3: Contribuições de Edith Stein para a questão da (in)definição do objeto de estudo da Psicologia ). Aula expositiva Textos de referência: - SOKOLOWSKI, Robert. Introdução à Fenomenologia. São Paulo: Loyola, 2012 (Cap. XIV: A fenomenologia no contexto histórico presente ; Apêndice: A fenomenologia nos últimos cem anos ). Trabalho em grupo 3: Painel sobre a fenomenologia no cotidiano e na contemporaneidade: filmes, novelas, propagandas, TV, mídia, autores, teorias, eventos etc. Aula expositiva Textos de referência: - REALE, Giovanni e ANTISERI, Dario. História da Filosofia: do Romantismo aos nossos dias (Vol. 3). São Paulo: Paulinas, 1991 (Cap. XXI: O existencialismo ). - SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. In: Os pensadores (vol XLV). São Paulo: Abril Cultural. Texto complementar: - GILES, Thomas Ranson. História do existencialismo e da fenomenologia. São Paulo: EPU, 1989 (Jean-Paul Sartre) ou - MASSIMI, M.; PACHECO, P.R.A.; GONTIJO, S.R.; PIMENTA, V.D.S. Modelos de ciência e pesquisa em Psicologia: confronto entre diversas perspectivas. (Cap. 4: Perspectiva Fenomenológico-Existencial ). Aula expositiva Texto de referência: BUBER, Martin. Primeira Parte. In: BUBER, M. Eu e tu (pp. 3-39). São Paulo: Editora Moraes, s/d. Texto complementar: - GILES, Thomas Ranson. História do existencialismo e da fenomenologia. São Paulo: EPU, 1989 (Martin Buber) ou - MASSIMI, M.; PACHECO, P.R.A.; GONTIJO, S.R.; PIMENTA, V.D.S. Modelos de ciência e pesquisa em Psicologia: confronto entre diversas perspectivas. (Cap. 4: Perspectiva Fenomenológico-Existencial ). Trabalho em grupo 4 Textos de referência: MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, Primeira parte: O corpo. Texto complementar: - REALE, Giovanni e ANTISERI, Dario. História da Filosofia: do

24 Romantismo aos nossos dias (Vol. 3). São Paulo: Paulinas, Capítulo XXI: O existencialismo ou - MASSIMI, M.; PACHECO, P.R.A.; GONTIJO, S.R.; PIMENTA, V.D.S. Modelos de ciência e pesquisa em Psicologia: confronto entre diversas perspectivas. (Cap. 4: Perspectiva Fenomenológico-Existencial. Painel: Trabalho em grupo 5 14ª 4. Influxo na contemporaneidade e diálogos com outros saberes: 4.2. Psicologia Aula expositiva inicial e estudos dirigidos/grupos de debate: - BINSWANGER, Ludwig. Sobre Psicoterapia. In: MASSIMI, M.; PACHECO, P.R.A.; GONTIJO, S.R.; PIMENTA, V.D.S. Modelos de ciência e pesquisa em Psicologia: confronto entre diversas perspectivas (pp ). - BOSS, Medard. Analisis del dasein y psicoterapia. In: MASSIMI, M.; PACHECO, P.R.A.; GONTIJO, S.R.; PIMENTA, V.D.S. Modelos de ciência e pesquisa em Psicologia: confronto entre diversas perspectivas (pp ). - FRANKL, Viktor Emil. A tese do otimismo trágico. In: FRANKL, V. E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração (pp ). Porto Alegre/São Leopoldo: Sulina/Sinodal, JASPERS, Karl. O homem. In: JASPERS, K. Introdução ao pensamento filosófico (pp ). São Paulo: Cultrix, ª 4. Influxo na contemporaneidade e diálogos com outros saberes: 4.3. Ciências Sociais Painel: Trabalho em grupo 6 Aula expositiva inicial e estudos dirigidos/grupos de debate: - ARENDT, Hannah. Prólogo. In: ARENDT, H. A condição humana (pp. 9-14). Rio de Janeiro: Forense Universitária, BERGER, Peter e LUCKMANN, Thomas. Introdução: o problema da sociologia do conhecimento. In: BERGER, P. e LUCKMANN, T. A construção social da realidade (pp. 5-7). Petrópolis: Vozes, GOFMANN, Erving. Introdução. In: GOFMANN, E. A representação do eu na vida cotidiana (pp. 9-10). Petrópolis: Vozes, WAGNER, Helmut. Introdução: a abordagem fenomenológica da Sociologia. In: SCHUTZ, Alfred. Sobre a fenomenologia e relações sociais. Petrópolis: Vozes, ª Prova Substitutiva 17ª Revisão 18ª Prova Final

25 Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso: Psicologia Disciplina: Psicanálise II Professoras: Angela Biazi Freire Eliana Marcello De Felice Carga horária semestral: 72h/a (72h/a) Teórica ( ) Prática Núcleo Temático: Fundamentos Teóricos da Psicologia Código da Disciplina: DRT: Etapa: 4ª Semestre Letivo: 1º semestre 2014 Ementa: A disciplina estuda fundamentos psicanalíticos do desenvolvimento da personalidade segundo autores pós-freudianos. Analisa conceitos e especificidades, pontos de convergência e de divergência entre eles. Objetivos: Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes e Valores Identificar os principais conceitos psicanalíticos pósfreudianos e conhecer a dimensão da vida psíquica estudada pelas diversas Escolas Psicanalíticas, a partir dos principais autores apresentados na disciplina Aplicar as contribuições teóricas estudadas para interpretar e compreender os fenômenos subjetivos. humanos Refletir sobre a realidade brasileira, a partir do ponto de vista das teorias psicanalíticas estudadas Apreciar os conceitos e sua aplicabilidade no campo dos fenômenos psíquicos humanos a partir da perspectiva teórica de cada escola, bem como, os autores estudados.

26 Conteúdo Programático: I.. As teorias psicanalíticas depois de Freud Aspectos históricos e conceituais: proximidades e rupturas O intrapsíquico e o interpsíquico II. A Escola Inglesa 1) Teoria das Relações Objetais: Melanie Klein biografia e obra Natureza da Fantasia Inconsciente A Posição Esquizo-Paranóide A Posição Depressiva 2)Uma teoria sobre o pensar: Wilfred R. Bion O conceito de continente-conteúdo e a rêverie materna A importância da Verdade para o autor 3) Ambiente e transicionalidade: Donald W. Winnicott A importância do meio ambiente no desenvolvimento emocional primitivo A preocupação materna primária e o desenvolvimento egóico O self verdadeiro e o falso self Os objetos e fenômenos transicionais O desenvolvimento da agressividade III. A Escola Francesa O sujeito e a linguagem: Jacques Lacan biografia e obra Papel do outro na constituição do sujeito O inconsciente estruturado como linguagem O falo e a metáfora do nome-do-pai IV. A Psicanálise na atualidade Leituras do cotidiano contemporâneo e da realidade brasileira Metodologia: Aula-expositiva dialogada Recursos áudio visuais (filmes músicas) Citações Clínicas tendo como referência os autores estudados. Leitura de textos dos autores estudados (estudo dos conceitos) Discussões em grupo com fundamentação operativa, de filmes e casos clínicos Trabalho em grupo.

27 Critério de Avaliação: Avaliação Parcial: * Prova Parcial: vale de zero a 10,0, com peso 3,0. * Trabalho em grupo: vale de zero a 10,0, com peso 2,0. Média Parcial: Prova Parcial + Trabalho em Grupo 05 PAF: vale de zero a 10,0 (dez) pontos. Média Final: Média Parcial + PAF 02 Média final para aprovação 6,0 e frequência 75%. Bibliografia Básica: BLEICHMAR, M.; BLEICHMAR, C. A psicanálise depois de Freud.Teoria e Clínica. Tradução Francisco F. Settineri. Porto Alegre: Artes Médicas, SEGAL, H. Introdução à obra de Melanie Klein. Tradução Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Imago, VALLER, E.H.R. A teoria do desenvolvimento emocional de D.W.Wnnicott. Revista Brasileira de Psicanálise, São Paulo, v. 24, n. 2, p , Bibliografia Complementar: DIAS, E.O. A teoria do amadurecimento de D.W. Winnicott. Rio de Janeiro: Imago, MEZAN, RENATO. A psicanálise no Brasil. In:. Intervenções. São Paulo: Casa do Psicólogo, ZIMERMAN, D. Bion: da teoria à prática Uma leitura didática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

28 Cronograma: Semana Conteúdo Estratégia TEMA: Conteúdos 1ª Semana Apresentação do curso. As teorias psicanalíticas depois de Freud Os movimentos psicanalíticos: proximidades e rupturas 2ª Semana A Escola Inglesa: A teoria das Relações Objetais Melanie Klein (biografia e obra) Texto base: In: Segal, H. Introdução à obra de Melanie Klein (cap.1 p.12-20) PROCEDIMENTOS: Metodologia Apresentação do conteú programático, critérios avaliação, explicação trabalho a ser realizado. Aula expositiva dialoga Apresentação dos conce inovadores. Aula expositiva dialogada Natureza da Fantasia Inconsciente Texto base: In: Segal, H. Introdução à obra de Melanie Klein (cap. 2 p ) 3ª Semana O conceito de posições/ condição egóica e pulsões. A posição Esquizo-Paranóide. Leitura indicada: A posição Esquizo- Paranóide. (cap. 3; p ) In: Segal,H. Introdução à obra de M. Klein Aula expositiva dialogada Posição Depressiva - (angústia, defesas e modo de relação) Leitura indicada: A Posição Depressiva. cap.5 p In: Segal,H. Introdução à obra de Melanie Klein. 4ª Semana As defesas maníacas e a reparação. Leitura indicada: Defesas maníacas. cap. 7 p ; Reparação. cap. 8 p In: Segal,H. Introdução à obra de Melanie Klein 5ª Semana O Complexo de Édipo Precoce e o conceito de inveja em M. Klein. Aula expositiva dialogada Aula expositiva dialogada

29 6ª Semana In: Segal,H. Introdução à obra de Melanie Klein Uma teoria sobre o pensar: Wilfred R. Bion - biografia e obra O conceito de continente-conteúdo e a rêverie materna Exercício em sala acerca dos conteúdos estudados Aula expositiva dialogada 7ª Semana Leitura indicada: Uma Teoria do Pensamento. cap.8 p Zimerman, D.E - Bion da teoria à prática- uma leitura didática. A importância da Verdade para o autor Leitura indicada: Uma Teoria do Pensamento. cap.8 p Zimerman, D.E - Bion da teoria à prática- uma leitura didática. 8ª Semana O papel do ambiente no processo maturacional: Donald Woods Winnicott - biografia e obra Aula expositiva dialogada Exercício em sala acerca dos conteúdos estudados Aula expositiva dialogada Leitura indicada: VALLER, E.H.R. A teoria do desenvolvimento emocional de D.W.Wnnicott. Revista Brasileira de Psicanálise, São Paulo, v. 24, n. 2, p , ª Semana Os objetos e fenômenos transicionais. Leitura de texto: VALLER, E.H.R. A teoria do desenvolvimento emocional de D.W.Wnnicott. Revista Brasileira de Psicanálise, São Paulo, v. 24, n. 2, p , ª Semana O desenvolvimento da agressividade. Leitura: VALLER, E.H.R. A teoria do desenvolvimento emocional de D.W.Wnnicott. Revista Brasileira de Psicanálise, São Paulo, v. 24, n. 2, p , Aula expositiva dialogada Aula expositiva dialogada Exercício em sala acerca dos conteúdos estudados

30 11ª Semana Avaliação Parcial Indicação dos filmes paraara trabalho final 12ª Semana A Escola Francesa Aula expositiva dialogada O sujeito e a linguagem: Jacques Lacan - biografia e obra. Os primeiros conceitos e o Complexo de Édipo. BLEICHMAR, M.; BLEICHMAR, C. A psicanálise depois de Freud.Teoria e Clínica. Cap.7 (p ) 13ª Semana A Escola Francesa O sujeito e a linguagem: Jacques Lacan - biografia e obra. Os três registros. BLEICHMAR, M.; BLEICHMAR, C. A psicanálise depois de Freud.Teoria e Clínica. Cap.7 (p ) Aula expositiva Exercício em sala acerca dos conteúdos estudados 14ª Semana A Psicanálise na atualidade: análise de filmes. 15ª Semana A Psicanálise na atualidade: análise de filmes. 16ª Semana Avaliação Substitutiva Elaboração do Trabalho Análise de um filme Elaboração do Trabalho Análise de um filme e Discussão em grupo 17ª Semana Revisão de conteúdos 18ª semana PAF Prova Final

31 Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso: Psicologia Disciplina: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM Professor(es): Alex Moreira Carvalho Marcos Vinícius Araújo Carga horária semestral: (72) Teórica 72 h/a ( ) Prática Ementa: Núcleo Temático: Fundamentos Teóricos da Psicologia Código da Disciplina: DRT: Etapa: ª Semestre Letivo: 1º/2014 Objetivos: Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes e Valores A disciplina conceitua numa perspectiva histórica as principais concepções de ensinoaprendizagem. Reconhecer a historicidade da psicologia e de seu objeto de estudo, relacionando-o com o surgimento das psicologias da aprendizagem; Analisar e discutir os fundamentos teóricometodológicos da análise do comportamento, da epistemologia genética, da psicologia sócio-histórica e da elaborada por H. Wallon, além da proposta filosófica de Paulo Freire; Analisar e discutir as implicações psicoeducacionais das teorias da aprendizagem estudadas; Analisar o modelo educacional como proposta de trabalho em Psicologia da Educação. Utilizar conceitos históricos na análise de fenômenos psicológicos relacionados à aprendizagem; Observar situações de aprendizagem e simular intervenções psicopedagógicas; Planejar procedimentos de intervenção psicopedagógica baseados no modelo educacional. Apreciar as diferentes teorias de aprendizagem; Interessar-se por procedimentos relacionados ao ensinoaprendizagem; Estar sensibilizado para a relevância social da atuação do psicólogo na educação.

32 Conteúdo Programático: Breve retomada da constituição histórica da Psicologia como ciência; Conceituação genérica de aprendizagem; Análise experimental do comportamento: fundamentos teórico-metodológicos; principais conceitos e implicações psicopedagógicas. Epistemologia genética e psicogênese da língua escrita: fundamentos teórico-metodológicos; principais conceitos e implicações psicopedagógicas. Psicologia sócio-histórica: fundamentos teórico-metodológicos; principais conceitos e implicações psicopedagógicas. A psicologia elaborada por H. Wallon: fundamentos teórico-metodológicos; principais conceitos e implicações psicopedagógicas. A proposta filosófico-educacional de Paulo Freire e a Psicologia da aprendizagem. Metodologia: Aulas expositivas; análise e discussão de textos; dinâmicas de grupo. Critério de Avaliação: Avaliações Intermediárias: 2, sendo uma individual e sem consulta (referente ao primeiro e segundo itens do conteúdo programático), composta de questões dissertativas, e uma avaliação em grupo (referente aos itens 3, 4, 5 e 6 do programa), composta de questões dissertativas. Cada uma dessas avaliações vale 10 pontos, sendo que cada uma delas possui peso 1. 1ª Avaliação + 2ª Avaliação = Média Intermediária 2 Avaliação final: individual e sem consulta, composta de questões objetivas e dissertativas, valendo 10 pontos, com peso 1. Média Intermediária + PAFE = Média Final 2

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: Psicologia Disciplina: Psicanálise II Professor(es) e DRTs Carmen Silvia de Souza Nogueira DRT: 112426-1 Fernando Genaro Junior

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: Psicologia Núcleo Temático: Avaliação Psicológica Disciplina: Supervisão de Estágio Básico em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso: Psicologia Núcleo Temático: Avaliação Psicológica Disciplina: Instrumentos de Avaliação Psicológica III Código da Disciplina: 0832414-1

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - 040 Curso Psicologia Disciplina: PSICANÁLISE II Professor(es) e DRTs Carmen Silvia de Souza Nogueira - 112426-1 Claudio Bastidas - 113206-6

Leia mais

Ementa: A disciplina estuda fundamentos psicanalíticos do desenvolvimento da personalidade

Ementa: A disciplina estuda fundamentos psicanalíticos do desenvolvimento da personalidade Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina: Psicanálise II Código da Disciplina Professor(es) e DRTs Carmen Silvia de Souza Nogueira DRT: 112426-1

Leia mais

Aulas expositivas, leitura e discussão de textos. Exercícios em grupo de análise e interpretação dos instrumentos de avaliação psicológica.

Aulas expositivas, leitura e discussão de textos. Exercícios em grupo de análise e interpretação dos instrumentos de avaliação psicológica. Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Instrumentos de Avaliação Psicológica III Professor(es) e DRTs Martha Serodio Dantas Santuza Fernandes Silveira

Leia mais

Objetivos (não escrever nada neste campo, preencher a tabela abaixo) Fatos e Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores

Objetivos (não escrever nada neste campo, preencher a tabela abaixo) Fatos e Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Análise Aplicada do Comportamento Código da Disciplina 0832416-6 Professor(es) e DRT Maria Cristina Triguero

Leia mais

Objetivos (não escrever nada neste campo, preencher a tabela abaixo)

Objetivos (não escrever nada neste campo, preencher a tabela abaixo) Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Análise Comportamento Código da Disciplina 0832416-6 Professor(es) e DRT Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde 040 Curso: Psicologia Disciplina: Psicologia da Aprendizagem Professor(es): Alex Moreira Carvalho Roseli Fernandes Lins Caldas Núcleo de

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso: Psicologia Núcleo Temático: Avaliação Psicológica Disciplina: Avaliação dos Processos Cognitivos Código da Disciplina: ENEX00881 Professor(es):

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: Psicologia Disciplina Análise Aplicada do Comportamento Núcleo temático: Fundamentos Teóricos Código da Disciplina 0832416-6

Leia mais

A avaliação constará de três avaliações escritas, individuais (duas intermediárias e a prova final) e um trabalho em grupo:

A avaliação constará de três avaliações escritas, individuais (duas intermediárias e a prova final) e um trabalho em grupo: Unidade Universitária CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - 040 Curso Psicologia Disciplina História da Psicologia Professores: João Garção DRT 110568-2 Marcos Vinícius de Araújo - DRT 110930-4 Sonia

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - 040 Curso: PSICOLOGIA Núcleo Temático: AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA Disciplina: Código da Disciplina: INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PSCOLÓGICA IV

Leia mais

A disciplina apresenta as principais teorias do desenvolvimento biopsicossocial infantil, com ênfase na abordagem psicanalítica.

A disciplina apresenta as principais teorias do desenvolvimento biopsicossocial infantil, com ênfase na abordagem psicanalítica. Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Psicologia do Desenvolvimento Infantil Professor(es) e DRTs Priscila Palermo Felipini 113088-8 Santuza Fernandes

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Carga horária total: 06 Teórico Prática: Semestre Letivo 1º/2012 Ementa

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Carga horária total: 06 Teórico Prática: Semestre Letivo 1º/2012 Ementa Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde 040 Curso Psicologia Disciplina Instrumentos de Avaliação Psicológica II Professor(es) e DRTs Lucas de Francisco Carvalho Nidia Vailati Terezinha

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Teórico Prática: 04

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Teórico Prática: 04 Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde 040 Curso Psicologia Disciplina Instrumentos de Avaliação Psicológica II IAP II Professor(es) e DRTs Nidia Vailati - DRT: 1132595 Terezinha

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: Psicologia Núcleo Temático: Avaliação Psicológica Disciplina: Supervisão de Estágio Básico em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Carga horária total: 04 Semestre Letivo 2º/2012 Ementa

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Carga horária total: 04 Semestre Letivo 2º/2012 Ementa Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA IV Professor(es) CARMEN SÍLVIA DE SOUZA NOGUEIRA DENISE TEIXEIRA MRÁZ

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Carga horária total: 04 Semestre Letivo 1º/2012 Ementa

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Carga horária total: 04 Semestre Letivo 1º/2012 Ementa Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA IV Professor(es) CARMEN SÍLVIA DE SOUZA NOGUEIRA DENISE TEIXEIRA MRÁZ

Leia mais

Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas. Semestre letivo/ Módulo. Professor(es):

Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas. Semestre letivo/ Módulo. Professor(es): FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas Semestre letivo/ Módulo Professor(es): Período: 1º Semestre / 2015 Ementa s Estudos

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Psicoterapia Breve Professor(es) e DRTs Glaucia Mitsuko Ataka da Rocha DRT 112431-1 Maria Leonor Espinosa

Leia mais

Universidade Anhanguera-Uniderp Pró-Reitoria de Graduação. Curso: PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Universidade Anhanguera-Uniderp Pró-Reitoria de Graduação. Curso: PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Universidade Anhanguera-Uniderp Pró-Reitoria de Graduação Curso: PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Disciplina ou Módulo: Habilidades Específicas VII- Laboratório TP TTP VII- Clinica do adulto. Série/Semestre:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde 040 Curso Psicologia Disciplina INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA V Professor(es) e DRTs Izabella Paiva Monteiro de Barros 111941-0 Maria

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiológica e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. Comunicação e

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: Psicologia Disciplina: Núcleo Temático: Processos Clínicos em Psicologia Código da Disciplina: Teorias e Técnicas em Psicoterapia

Leia mais

Carga horária total: 04 Prática: 04 Teórico Prática: Semestre Letivo 1º/2012 Ementa

Carga horária total: 04 Prática: 04 Teórico Prática: Semestre Letivo 1º/2012 Ementa Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Psicopatologia Psicodinâmica Professor(es) e DRTs Fernando Genaro Junior 114071-3 Sandra Fernandes de Amorim

Leia mais

Professor(es): Claudio Bastidas Martinez DRT: Etapa: 1 a

Professor(es): Claudio Bastidas Martinez DRT: Etapa: 1 a Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso: Nutrição Disciplina: PSICOLOGIA Código da Disciplina: 083.1101.3 Professor(es): Claudio Bastidas Martinez DRT: 113206-6 Etapa: 1 a

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Comunicação e Letras Curso: Jornalismo Disciplina: Psicologia Professora: Nora Rosa Rabinovich Carga horária: 25,5h Ementa: (x) Teórica ( ) Prática Núcleo

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: Psicologia Disciplina: Introdução à Psicopatologia Núcleo Temático: Processos Clínicos em Psicologia Código da Disciplina: 0802405-7

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiologia e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. História e Sistemas

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Comunicação e Letras Curso: Jornalismo Disciplina: Psicologia Professor(es): Nora Rosa Rabinovich Carga horária: 25,5h Ementa: (x) Teórica ( ) Prática Núcleo Temático:

Leia mais

A disciplina apresenta os aspectos conceituais do psicodiagnóstico clínico. Correlaciona conceitos teóricos e possibilidades técnicas.

A disciplina apresenta os aspectos conceituais do psicodiagnóstico clínico. Correlaciona conceitos teóricos e possibilidades técnicas. Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina PSICODIAGNÓSTICO Professor (es) e DRTs 111923-8 Rosa Maria Lopes Affonso 112688-6 Lucia Cunha Lee Código

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: Psicologia Núcleo Temático: Fundamentos Teóricos da Psicologia Disciplina: Psicologia do do Adolescente Professor(es): Berenice

Leia mais

COORDENADORIA DO CURSO DE MEDICINA CAMPUS DOM BOSCO PLANO DE ENSINO. Co-requisito: Não há. Grau: Bacharelado EMENTA

COORDENADORIA DO CURSO DE MEDICINA CAMPUS DOM BOSCO PLANO DE ENSINO. Co-requisito: Não há. Grau: Bacharelado EMENTA COORDENADORIA DO CURSO DE MEDICINA CAMPUS DOM BOSCO PLANO DE ENSINO Unidade Curricular: Psicopatologia Período: 7º Currículo: 2016 Nome do Coordenador de Eixo: Prof. Sheila Miranda Nome do Coordenador

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina TEORIAS E TÉCNICAS EM PSICOTERAPIA INFANTIL Professor(es) e DRTs Lourdes Santina Tomazella DRT 110007-1

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EDU117 Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem

Programa Analítico de Disciplina EDU117 Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem 0 Programa Analítico de Disciplina EDU117 Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem Departamento de Educação - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total

Leia mais

PLANO DE ENSINO I EMENTA

PLANO DE ENSINO I EMENTA PLANO DE ENSINO CURSO: Psicologia SÉRIE: 4º período TURNO: Diurno e Noturno DISCIPLINA: Psicologia Sócio-Interacionista CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 horas CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas I EMENTA Estudo

Leia mais

CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS PERÍODO

CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS PERÍODO CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS 2019.1 DISCIPLINA: ANATOMIA HUMANA 1 PERÍODO Estudo da forma, estrutura, localização e função dos órgãos e sistemas do corpo humano de forma geral e segmentar. DISCIPLINA: HISTÓRIA

Leia mais

Psicologia Humanista e Existencial Prof. Tércio Eliphas - 6º Período / Noite

Psicologia Humanista e Existencial Prof. Tércio Eliphas - 6º Período / Noite Psicologia Humanista e Existencial Prof. Tércio Eliphas - 6º Período / Noite 1. Introdução à psicologia de bases humanistas e existenciais CAPÍTULOS: 1) Humanismo e Psicologia; Cap. 3) Investigação do

Leia mais

CRONOGRAMA SESAB 19/ 09 PSICOLOGIA HOSPITALAR 25/09 PSICOLOGIA DA SAÚDE 21/09 SAÚDE COLETIVA

CRONOGRAMA SESAB 19/ 09 PSICOLOGIA HOSPITALAR 25/09 PSICOLOGIA DA SAÚDE 21/09 SAÚDE COLETIVA CRONOGRAMA SESAB 19/ 09 PSICOLOGIA HOSPITALAR PARTE 1: CONCEITOS DE PSICOLOGIA APLICADOS AO CONTEXTO HOSPITALAR Contexto histórico (parte I) Contexto histórico (parte II) Atuação do psicólogo (parte I)

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 º 1 - Ementa (sumário, resumo) Relações entre psicologia,

Leia mais

Ciências Genéticas. Atividades Complementares 20. Ciências Humanas Ciências Sociais Ciências Biológicas. Atividades Complementares 20

Ciências Genéticas. Atividades Complementares 20. Ciências Humanas Ciências Sociais Ciências Biológicas. Atividades Complementares 20 MÓDULO I Bases Elementares para o Estudo e Compreensão do Comportamento: Aspectos Históricos INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE LONDRINA - INESUL CARGA HORÁRIATOTAL DO CURSO 4250 horas relógio CARGA HORÁRIA

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EDU211 Psicologia da Educação II

Programa Analítico de Disciplina EDU211 Psicologia da Educação II 0 Programa Analítico de Disciplina EDU211 Psicologia da Educação II Departamento de Educação - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: Psicologia Disciplina: Psicologia da Saúde Professor(es): Angela Biazi Freire Sandra Amorim Carga horária: 04 hs semanais (

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiologia e Comportamento Humano 136 Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. Comunicação

Leia mais

CRONOGRAMA DE AULAS CURSO PREPARATÓRIO PARA RESIDÊNCIAS EM PSICOLOGIA 03/10 PSICOLOGIA HOSPITALAR 9/10 PSICOLOGIA DA SAÚDE 5/10 SAÚDE COLETIVA

CRONOGRAMA DE AULAS CURSO PREPARATÓRIO PARA RESIDÊNCIAS EM PSICOLOGIA 03/10 PSICOLOGIA HOSPITALAR 9/10 PSICOLOGIA DA SAÚDE 5/10 SAÚDE COLETIVA CRONOGRAMA DE AULAS CURSO PREPARATÓRIO PARA RESIDÊNCIAS EM PSICOLOGIA 03/10 PSICOLOGIA HOSPITALAR PARTE 1: CONCEITOS DE PSICOLOGIA APLICADOS AO CONTEXTO HOSPITALAR Contexto histórico (parte I) Contexto

Leia mais

A disciplina apresenta os fundamentos teóricos das abordagens grupais e técnicas de intervenção psicológica nas diferentes modalidades de grupo.

A disciplina apresenta os fundamentos teóricos das abordagens grupais e técnicas de intervenção psicológica nas diferentes modalidades de grupo. Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Teorias e Processos Grupais Professor e DRT ALTIVIR JOÃO VOLPE 112106-9 PABLO CBG CASTANHO 113349-4 Código

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: Psicologia Núcleo Temático: Desenvolvimento e Educação Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento do Adolescente Código da Disciplina:

Leia mais

Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Psicologia Ano 2019 Disciplinas 1º semestre Semestre Carga horária

Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Psicologia Ano 2019 Disciplinas 1º semestre Semestre Carga horária Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Psicologia Ano 2019 1º semestre Semestre Carga História e princípios gerais da 1º 40 h/a Psicologia Fundamentos da Neurologia aplicada à 1º 40 h/a psicologia

Leia mais

Aulas expositivas, leitura e discussão de textos. Exercícios em grupo de análise e interpretação dos instrumentos de avaliação psicológica.

Aulas expositivas, leitura e discussão de textos. Exercícios em grupo de análise e interpretação dos instrumentos de avaliação psicológica. Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Instrumentos de Avaliação Psicológica III Professor(es) e DRTs Lucia Cunha Lee 112688-6 Santuza Fernandes

Leia mais

PLANO DE ENSINO. IV. OBJETIVOS O aluno deverá:

PLANO DE ENSINO. IV. OBJETIVOS O aluno deverá: PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Curso: Psicologia Semestre: 2018-2 Turma: 06319 Disciplina: PSI 7602 Método Clínico Horas/aula semanais: 03 horas/aula Horário: 509103 Sala: CFH 301 Professora: Cibele

Leia mais

Curso de Psicologia - Rol de Disciplinas Optativas. HP363 A Clínica da Psicanálise HP338 2

Curso de Psicologia - Rol de Disciplinas Optativas. HP363 A Clínica da Psicanálise HP338 2 HP363 A Clínica da Psicanálise 30 30 0 0 0 0 0 2 HP338 2 HP364 A Ética da Psicanálise 30 30 0 0 0 0 0 2 HP338 2 HP365 A Observação em Pesquisa 90 0 0 60 30 0 0 6 Não há NC HP366 Abordagem Sistêmica das

Leia mais

Matutino. Primeiro Período

Matutino. Primeiro Período GRADE CURRICULAR DE PSICOLOGIA 2016/1 Matutino CÓDIGO DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA SEMESTRAL COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO PSI0465 FILOSOFIA DA PSICOLOGIA 30 PSI0277 PSICOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO I 60 PSI0278

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS CHF 907 PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE --

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS CHF 907 PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE -- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA U.E.F.S DEPARTAMENTO DE SAÚDE PROGRAMA DE DISCIPLINA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS CHF 907 PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE -- CARGA HORÁRIA CRÉDITOS PROFESSOR(A) T

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Núcleo Temático: Psicologia Psicologia Clínica e da Saúde Disciplina Código da Disciplina Análise Aplicada ao Comportamento ENEX00539

Leia mais

Carga horária total Não há educação HP370 Avaliação Neuropsicológica HP341 saúde

Carga horária total Não há educação HP370 Avaliação Neuropsicológica HP341 saúde BG068 Disciplinas Optativas Código Disciplina Temas Especiais de Genética Aplicada a Psicologia 60 60 0 0 0 0 0 4 BG067 saúde HP363 A Clínica da Psicanálise HP364 A Ética da Psicanálise HP365 A Observação

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina 01 PSI101 - Introdução à História da Psicologia - Ativa desde: 01/01/2009. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 36

Pré-requisito Coreq Disciplina 01 PSI101 - Introdução à História da Psicologia - Ativa desde: 01/01/2009. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 36 Página: 1 de 6 01 PSI101 - Introdução à História da Psicologia - Ativa desde: PSI102 - Genética Humana - Ativa desde: PSI103 - Sociologia - Ativa desde: PSI104 - Psicologia e Sociedade - Ativa desde: PSI105

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: CCBS - 040 Curso: PSICOLOGIA Núcleo Temático: Psicologia e Saúde Coletiva Disciplina: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO I Código da Disciplina: 0842611-2 Professor(es): ANDREIA

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Campus Higienópolis São Paulo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: Psicologia Disciplina: Psicologia e Deficiência Professor(es): Carla Biancha Angelucci Núcleo

Leia mais

PSICOLOGIA MATUTINO / NOTURNO

PSICOLOGIA MATUTINO / NOTURNO PSICOLOGIA MATUTINO / NOTURNO 1º Ano / 1º Semestre / 1º Período Epistemologia e História da Psicologia I Estatística Instrumentos e Projetos de Pesquisa em Psicologia I Metodologia de Pesquisa @ Neurofisiologia

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Espaço destinado a acompanhar

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Psicologia Escolar I Professor(es) e DRTs Carla Biancha Angelucci 112428-7 Marcos Vinícius de Araújo 110930-4

Leia mais

CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS 2018-1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA HUMANA Estudo da forma, estrutura, localização e função dos órgãos e sistemas do corpo humano de forma geral e segmentar. DISCIPLINA: HISTÓRIA

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Psicologia Fenomenológica Existencial II Código: PSI25 Professor: Julliana Cíntia de Omena Nicácio E-mail: julliana.nicacio@fasete.edu.br

Leia mais

Código: 4738 Disciplina: Ciência Cognitiva Período 10 Carga Horária: 45h C.H. Teórica: Ementa: 0H Créditos 3. Prática:

Código: 4738 Disciplina: Ciência Cognitiva Período 10 Carga Horária: 45h C.H. Teórica: Ementa: 0H Créditos 3. Prática: Código: 4738 Disciplina: Ciência Cognitiva Período 10 Carga Horária: 45h C.H. Teórica: Ementa: 45H C.H. Prática: 0H Créditos 3 Inteligência humana, teorias e evidências. Componentes da inteligência. Superdotação.

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR PSICOLOGIA

MATRIZ CURRICULAR PSICOLOGIA ESTUDOS INTERDISCIPLINARES II ESTUDOS INTERDISCIPLINARES I MATRIZ CURRICULAR PSICOLOGIA SEMESTRE I Fundamentos epistemológicos e históricos 1.1 História e Epistemologia da Psicologia 60h 30h 30h UCP 1.2

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: Psicologia Núcleo Temático: Fundamentos Téoricos Disciplina: Análise Experimental do Comportamento I Professor(es): Cassia Roberta

Leia mais

PLANO DE CURSO CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

PLANO DE CURSO CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR OBJETIVO DO CURSO: Preparar os alunos com conteúdos, métodos e técnicas para ensinarem com eficiência no nível superior e também formar profissionais

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA ASMEC OURO FINO/MG

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA ASMEC OURO FINO/MG MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA ASMEC OURO FINO/MG C U R S O: Psicologia Currículo: Bacharelado 1º. PERÍODO Anatomia Humana 4 60 20 Língua Portuguesa 4 80 Filosofia 2 40 Psicologia e Comunidade

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Curso: LETRAS Disciplina: PROJETOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA Professor: DRT: Núcleo Temático: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA Código da Disciplina:

Leia mais

PLANO DE CURSO. 1. Noções Introdutórias: Considerações sobre processo e o conhecimento em psicologia, 1.1 Os diversos objeto de estudo em Psicologia

PLANO DE CURSO. 1. Noções Introdutórias: Considerações sobre processo e o conhecimento em psicologia, 1.1 Os diversos objeto de estudo em Psicologia PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Processos Psicológicos Básicos I Código: PSI05 Professor: Francisco Santos Pereira Júnior E-mail: francisco.junior@fasete.edu.br

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2019 3º semestre 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Teorias Psicanalíticas 1000134

Leia mais

Matriz Curricular do Curso de Psicologia Bacharelado 2014 Ênfase II Ênfase II Psicologia e Processos Educativos

Matriz Curricular do Curso de Psicologia Bacharelado 2014 Ênfase II Ênfase II Psicologia e Processos Educativos Matriz Curricular do Curso de Psicologia Bacharelado 2014 Ênfase II Ênfase II Psicologia e Processos Educativos 1º PERÍODO HR Antropologia Epistemologia e História da Psicologia I Filosofia Leitura e Produção

Leia mais

EMENTAS DO CURSO DE PSICOLOGIA EMENTA DAS DISCIPLINAS DA 1ª SÉRIE

EMENTAS DO CURSO DE PSICOLOGIA EMENTA DAS DISCIPLINAS DA 1ª SÉRIE EMENTAS DO CURSO DE PSICOLOGIA EMENTA DAS DISCIPLINAS DA 1ª SÉRIE EPISTEMOLOGIA E HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 120 horas História da Psicologia: dos mitos à constituição da Psicologia científica. O processo

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DE PSICOLOGIA MÓDULO FUNÇÕES SUB-FUNÇÕES C/H Bases Humanas e Ciências Humanas MÓDULO I Sociais Ciências Sociais Comportamento

MATRIZ CURRICULAR DE PSICOLOGIA MÓDULO FUNÇÕES SUB-FUNÇÕES C/H Bases Humanas e Ciências Humanas MÓDULO I Sociais Ciências Sociais Comportamento INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE LONDRINA - INESUL CARGA HORÁRIATOTAL DO CURSO 4250 horas relógio CARGA HORÁRIA DE ESTÁGIO 700 horas relógio CARGA HORÁRIA DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 350 horas relógio

Leia mais

FACULDADE DE PSICOLOGIA

FACULDADE DE PSICOLOGIA FACULDADE DE PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA (Adequada conforme as exigências da Resolução CES/CNE/MEC n. 08, de 07 de maio de 2004). (Matriz curricular aprovada pela Resolução Consuni

Leia mais

PROGRAMA. Curso: Administração 2012/1 Disciplina: Psicologia Aplicada a Administração. Carga Horária: 60 horas

PROGRAMA. Curso: Administração 2012/1 Disciplina: Psicologia Aplicada a Administração. Carga Horária: 60 horas UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP. 29075.910 -ES Brasil- Tel.

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Sociologia da Educação. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Sociologia da Educação. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Sociologia da Educação Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º 1 - Ementa (sumário, resumo) Contribuições e interpretações da Sociologia para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO I. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Curso: Administração Semestre: 2012.1 Turma: 03316 Disciplina:

Leia mais

Introdução a Tanatologia

Introdução a Tanatologia CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CURSOS Janeiro 2013 Temas em Psicologia Hospitalar. - Psiconefrologia - Cuidados Paliativos - Dor Crônica - Psicossomática - Psicodiagnóstico no Contexto de Saúde Introdução a Tanatologia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO I. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA I. IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO Curso: Psicologia Semestre: 2018.2 Turma: 05319 Disciplina: PSI

Leia mais

A disciplina estuda as noções fundamentais da psicopatologia, aprofundando o conhecimento sobre as funções mentais e suas alterações patológicas.

A disciplina estuda as noções fundamentais da psicopatologia, aprofundando o conhecimento sobre as funções mentais e suas alterações patológicas. Unidade Universitária CCBS - 040 Curso PSICOLOGIA Disciplina INTRODUÇÃO À PSICOPATOLOGIA Professor(es) Martha Serodio Dantas 113352-8 Terezinha A. de Carvalho Amaro 113774-3 Código da Disciplina 0802405-7

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Disciplina: LIBRAS -

Leia mais

2º Período Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta. Genética Etel - 1P (Obrigatória para o 69 e. Epistemológicos e

2º Período Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta. Genética Etel - 1P (Obrigatória para o 69 e. Epistemológicos e QUADRO DE HORÁRIOS DO 1º SEMESTRE DE 2013 Data de divulgação: 04/04/2013 1º Período Informática - 1P Fábio - ICT Genética RPS00011-11h/13h Fundamentos Histórico- Etel - 1P Epistemológicos e RPS00003 (A

Leia mais

CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS - 2017.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA HUMANA Estudo da forma, estrutura, localização e função dos órgãos e sistemas do corpo humano de forma geral e segmentar. DISCIPLINA:

Leia mais

Seminário de Competências Académicas (Pedro Rosário/Pedro Albuquerque)

Seminário de Competências Académicas (Pedro Rosário/Pedro Albuquerque) 1.º Ciclo Seminário de Competências Académicas (Pedro Rosário/Pedro Albuquerque) Agrupamento Bases Biológicas da Psicologia (escolhem 3 durante o curso) 1º Semestre - Biologia Humana (Departamento de Biologia)

Leia mais

FACULDADE DE PSICOLOGIA

FACULDADE DE PSICOLOGIA FACULDADE DE PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA (Adequada conforme as exigências da Resolução CES/CNE/MEC n. 05, de 15 de março de 2011). PRIMEIRO PERÍODO PRÉ NDC136 Língua Portuguesa

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2019/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

1 o. 2 o. 3 o MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DE CARGA HORÁRIA POR PERÍODO LETIVO CARGA HORÁRIA

1 o. 2 o. 3 o MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DE CARGA HORÁRIA POR PERÍODO LETIVO CARGA HORÁRIA MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DE POR PERÍODO LETIVO Período EIXOS ESTRUTURANTES COMPONENTE CURRICULAR SEMANAL SEMESTRAL 1 o História da Psicologia 4-80 66,7 Psicologia Ciência e Profissão,3 Processos

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO A palavra inclusão vem sendo amplamente discutida, em diferentes áreas das Ciências Humanas, principalmente nos meios educacionais, sendo

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO N o 9/2011 DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO Dispõe sobre a aprovação da reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em, modalidade Formação de Psicólogo, e dá outras providências. O CONSELHO

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina: Psicologia do do Adolescente Professor(es) e DRTs Berenice Carpigiani DRT: Cláudio Bastidas DRT: 113206-6

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 00h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): ---- Período: I Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 00h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): ---- Período: I Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Educação Física Disciplina: Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação Código: FIS00 Física e do Esporte Professor: Gilson Pereira

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR CURSO: PSICOLOGIA HORÁRIA 1 SEMESTRE 2 SEMESTRE 3 SEMESTRE

ESTRUTURA CURRICULAR CURSO: PSICOLOGIA HORÁRIA 1 SEMESTRE 2 SEMESTRE 3 SEMESTRE ESTRUTURA CURRICULAR - 2017 CURSO: PSICOLOGIA DISCIPLINA CARGA HORÁRIA C. H. TEORICA C.H. PRÁTICA Nº DE 1 SEMESTRE 1 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 1 ANATOMIA HUMANA 60 60 ---- 3 1/2 1 PSICOLOGIA GERAL 90 90 ----

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Estudo da história geral da Educação e da Pedagogia, enfatizando a educação brasileira. Políticas ao longo da história engendradas

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Psicologia da Educação I Código da Disciplina: EDU 305 Curso: Pedagogia Semestre de oferta da disciplina: 2º Faculdade responsável: Pedagogia Programa em vigência a partir

Leia mais