Formação de professores de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: a experiência de validação de objetos de aprendizagem

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Formação de professores de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: a experiência de validação de objetos de aprendizagem"

Transcrição

1 Formação de professores de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: a experiência de validação de objetos de aprendizagem Profa. Dra. Patricia Alejandra Behar Ms. Daisy Schneider Mestranda Caroline B. do Amaral Ana Paula F. de Castro e Souza

2 Objetivos Fornecer subsídios para que o educador infantil possa contextualizar o trabalho com a TIC s na sala de aula. Proporcionar um debate acerca da sociedade em rede, ciberinfância e suas influências na educação.

3 Objetivos Colaborar para a ampliação das discussões sobre infância, informática na educação e planejamento em AVA na perspectiva da arquitetura pedagógica. Viabilizar a aplicação das tecnologias digitais na realidade escolar.

4 Projeto Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para formação de professores de Educação Infantil. Parceria GEIN (Grupo de Estudos em Educação Infantil)-NUTED (Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação) equipe interdisciplinar de educadores e webdesigners.

5 Objeto de Aprendizagem Objetos de aprendizagem (OA) são recursos digitais modulares, usados para a apoiar a aprendizagem presencial e à distância. Qualquer recurso digital que possa ser reutilizado e auxilie na aprendizagem. Logo, pode conter simples elementos como um texto, vídeo, ser um hipertexto, um curso, aplicativo ou até mesmo uma animação com áudio e recursos mais complexos.

6 Podem ser do tipo aberto, contendo ferramentas para a criação de algo por parte dos estudantes ou objetos do tipo instrucionais, mais fechados, sem interação, do tipo tutoriais, ou ainda, objetos de exploração, onde o aluno pode explorar, descobrir alguma idéia, experienciar algum conhecimento, e objetos que ajudem na resolução de problemas.

7 Produzindo Professores de Educação Infantil para EAD e a Cibercultura Temas: Ciberinfância, Arquiteturas Pedagógicas para Educação Infantil e Produzindo Infâncias. Objetivo: construção de um repositório de OA da Educação Infantil Página do projeto:

8 Produzindo Professores de Educação Infantil para EAD e a Cibercultura Possibilitar maior aproximação dos professores de Educação Infantil ao ciberespaço, a fim de que possam aliar a sua prática pedagógica a esse novo contexto. Instrumentalizar professores acerca de alguns recursos digitais e suas nomenclaturas.

9 Produzindo Professores de Educação Infantil para EAD e a Cibercultura Ciberinfância Objetivo: discutir a infância on-line ou Ciberinfância. Interface: inspirada nas lan houses e quartos infantis com tecnologias.

10 Produzindo Professores de Educação Infantil para EAD e a Cibercultura Ciberinfância Desafios: TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação); Saúde e Computador; Computador, Infância e Escola; Prós e Contras; História da Infância; Ciberinfância; e Projeto. Outros itens: Apresentação, Guia, Material de Apoio e Glossário.

11 Telas de entrada Tela dos Desafios

12 Produzindo Professores de Educação Infantil para EAD e a Cibercultura Arquiteturas Pedagógicas para Educação Infantil Objetivo: discutir as questões acerca de planejamento pedagógico na Educação Infantil, especialmente vinculando-o aos ambientes virtuais de aprendizagem no desenvolvimento de arquiteturas pedagógicas por meio dessa integração. Interface: a partir do tema arquitetura pedagógica, buscou-se fazer uma analogia trazendo a imagem de uma escola.

13 Produzindo Professores de Educação Infantil para EAD e a Cibercultura Arquiteturas Pedagógicas para Educação Infantil Desafios: é composto de 3 módulos, sendo que cada um deles possui de 2 a 3 desafios baseados nas questões o que é e como fazer. Outros itens: Apresentação, Guia Geral, Vídeos, Ferramentas. As leituras indicadas são apresentadas em cada desafio.

14 Tela de entrada Tela dos Módulos Tela do Módulo Arquiteturas Pedagógicas

15 Produzindo Professores de Educação Infantil para EAD e a Cibercultura Produzindo Infâncias Objetivo: discutir teoricamente questões históricas, sociais, culturais, políticas que perpassam e produzem as infâncias. Interface: relacionar o tema das memórias e de artefatos de outros tempos na produção das infâncias por meio da figura de um baú do qual saem fotos de crianças em diferentes situações.

16 Produzindo Professores de Educação Infantil para EAD e a Cibercultura Produzindo Infâncias Desafios: Políticas para a Infância; Mídias; História da Infância; Gênero, Sexualidade e Corporeidade; Artes; Brinquedos e Brincadeiras; Afetividade; e Artigo. Outros itens: Apresentação, Guia, Material de Apoio e Glossário.

17 Telas de entrada Tela dos Desafios

18 Oficina Arquiteturas Pedagógicas Curso de extensão para professores de educação infantil Realizado no LIES Período: out. a nov/2007, 20 hs/a. Utilizou-se o AVA Planeta ROODA Objetos de Aprendizagem para formação de professores (NUTED) Ciberinfância Arquiteturas Pedagógicas Produzindo infâncias

19 Oficina Arquiteturas Pedagógicas Foco na formação de professores acerca da construção das Arquiteturas Pedagógicas Compreender as concepções e as demandas dos professores acerca do uso das TIC s na educação escolar.

20 5 encontros A cada encontro foram abordados os conceitos de ciberinfância, ambientes virtuais de aprendizagem, educação infantil e AP s. Ao final do curso as alunas construíram suas arquiteturas pedagógicas para apresentar ao grupo.

21 Resultados Oficina Arquiteturas Pedagógicas Importância da formação de professores para o uso da informática na escola. Motivação proporcionada pelos objetos de aprendizagem A participação ativa no curso e postura crítica frente ao uso da informática na educação estratégia com os OAs

22 Oficina Arquiteturas Pedagógicas Resultados A utilização dos OAs auxiliou na reflexão sobre a prática pedagógica através de desafios que relacionavam o cotidiano escolar com novas práticas com o uso das TIC s. A reflexão na ação permitiu às professoras/alunas refletir e confrontar o seu conhecimento prático anterior com situações novas, podendo assim criar novas perspectivas sobre o seu trabalho e sua ação docente.

23 Oficina Arquiteturas Pedagógicas Este curso proporcionou novas maneiras de planejar, utilizando recursos que enriquecem a aula, tornando as atividades prazerosas, diversificadas e inovadoras. Nos fez pensar e refletir em como trabalhamos com as crianças e o que podemos fazer para melhorar o dia-a-dia. J.I.K. - Fórum

24 Oficina Arquiteturas Pedagógicas Com certeza o curso proporcionou novas formas de pensar o planejamento. No entanto foi bastante difícil pensar em uma aula utilizando as tecnologias com crianças não alfabetizadas. Pudemos ver durante o processo que é algo perfeitamente possível, mas foi difícil porque não estávamos acostumadas. J.D.T. Fórum

25 Validação dos OA Possibilitam o contato com idéias de várias fontes sobre os temas debatidos, inclusive, de especialistas por meio de entrevistas na forma de vídeos e textos. Uma interface onde se reconheceram elementos semelhantes às temáticas desenvolvidas proporcionou uma navegação mais intuitiva por parte dos usuários dos OA.

26 Validação dos OA Os objetos de aprendizagem desenvolvidos atingiram os objetivos propostos no projeto Produzindo Professores de Educação Infantil para a EAD e a Cibercultura. Nesta perspectiva, o grupo tem mantido o padrão de atividades desafiadoras e priorizando a navegação não linear nos OA. Pretende-se que, por meio do estabelecimento dessas linhas mestras na construção de objetos de aprendizagem, seja possível criar um padrão para a construção de objetos de aprendizagem interativos.

27 Obrigada! Profa. Dra. Patricia Alejandra Behar: Ms. Daisy Schneider: Mestranda Caroline B. do Amaral: Pedagoga Ana Paula F. de Castro e Souza: nanafrozi@yahoo.com.br

Objetos de Aprendizagem para professores da Ciberinfância

Objetos de Aprendizagem para professores da Ciberinfância Objetos de Aprendizagem para professores da Ciberinfância Profa. Dra. Patricia Alejandra Behar Profa. Dra. Leni Vieira Dornelles Mestranda Ana Paula Frozi Mestranda Caroline Bohrer do Amaral Contexto das

Leia mais

PLANETA ARTE: desenhando e compartilhando arte através de um ambiente virtual de aprendizagem

PLANETA ARTE: desenhando e compartilhando arte através de um ambiente virtual de aprendizagem UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA DIGITAL APLICADA À EDUCAÇÃO PLANETA ARTE: desenhando e compartilhando arte através

Leia mais

Título do projeto: Espaços digitais na ciberinfância 1

Título do projeto: Espaços digitais na ciberinfância 1 Título do projeto: Espaços digitais na ciberinfância 1 Introdução O projeto Espaços digitais na ciberinfância contempla dois objetos de aprendizagem, chamados: (1) A produção da cultura infantil e os espaços

Leia mais

Modelos Pedagógicos para Educação a Distância: pressupostos teóricos para a construção de objetos de aprendizagem

Modelos Pedagógicos para Educação a Distância: pressupostos teóricos para a construção de objetos de aprendizagem Modelos Pedagógicos para Educação a Distância: pressupostos teóricos para a construção de objetos de aprendizagem Dra.Patricia Alejandra Behar - NUTED/UFRGS Dra.Liliana Passerino - CINTED/UFRGS Msc.Maira

Leia mais

Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância

Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância Autores: Ketia Kellen Araújo da Silva Maira Bernardi Orientadora: Prof. Dra. Patricia Alejandra Behar Pesquisa Apresenta a aplicação e validação de um

Leia mais

OBJETO DE APRENDIZAGEM TRABALHO COM PROJETOS

OBJETO DE APRENDIZAGEM TRABALHO COM PROJETOS OBJETO DE APRENDIZAGEM TRABALHO COM PROJETOS Profa. Dra Patricia Alejandra Behar Msc.. Silvia Ferreto da Silva Moresco UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA

Leia mais

Objetos de Aprendizagem para professores da Ciberinfância

Objetos de Aprendizagem para professores da Ciberinfância Objetos de Aprendizagem para professores da Ciberinfância Profa. Dra. Patricia A. Behar 1, Profa. Dra. Leni Vieira Dornelles 2, Msc anda. Caroline Bohrer do Amaral 1, Msc anda Ana Paula Frozi de Castro

Leia mais

Universidade Luterana do Brasil- ULBRA- Campus GUAÍBA. Implementação de Objetos de Aprendizagem Aplicada sobre questões do ENEM

Universidade Luterana do Brasil- ULBRA- Campus GUAÍBA. Implementação de Objetos de Aprendizagem Aplicada sobre questões do ENEM Universidade Luterana do Brasil- ULBRA- Campus GUAÍBA Implementação de Objetos de Aprendizagem Aplicada sobre questões do ENEM GOMES, T 1, SCHÜNKE, M.A 2, ZEVE, C.M.D. 3. Palavras-Chave: Objetos de Aprendizagem,

Leia mais

Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância. Maira Bernardi e Kellen A. da Silva 1

Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância. Maira Bernardi e Kellen A. da Silva 1 Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância Maira Bernardi e Kellen A. da Silva 1 Introdução Esta pesquisa apresenta a aplicação e validação de um objeto de aprendizagem (OA) chamado ARQUEAD 2,

Leia mais

A categorização das funcionalidades do ambiente virtual ROODA

A categorização das funcionalidades do ambiente virtual ROODA A categorização das funcionalidades do ambiente virtual ROODA Caroline Bohrer do Amaral Lúcia Barros de Souza Co-autora: Maria Carolina Colombo Orientadora: Profª Drª Patricia Alejandra Behar Suporte para

Leia mais

Educação a Distância. O Computador na Educação EDU /2. Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado

Educação a Distância. O Computador na Educação EDU /2. Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado Educação a Distância O Computador na Educação EDU3375 2011/2 Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado 1 EAD: Conceituação A EAD recebeu diversas denominações em diferentes países,

Leia mais

Compreensão. Primeira Fase. INTERAD: uma Metodologia para Desenvolvimento de Interface para Materiais Educacionais Digitais

Compreensão. Primeira Fase. INTERAD: uma Metodologia para Desenvolvimento de Interface para Materiais Educacionais Digitais Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Educação INTERAD: uma Metodologia para Desenvolvimento de Interface para Materiais Educacionais Digitais Primeira Fase Compreensão

Leia mais

Tema 4 Bases para elaboração de design didático digital contextualizado.

Tema 4 Bases para elaboração de design didático digital contextualizado. Tema 4 Bases para elaboração de design didático digital contextualizado. Workshop 2: Projeto didático individual: Planejamento. Momento 1: Apresentação do tema Definição do contexto (levantamento de informações).

Leia mais

GUIA DO CURSISTA. Apresentação

GUIA DO CURSISTA. Apresentação GUIA DO CURSISTA Apresentação Cara (o) Cursista, Seja bem-vinda (o) a mais um curso de extensão Novas Tecnologias e Metodologias na Educação (NTME), elaborado pela equipe Núcleo de Tecnologias Educacionais

Leia mais

EAD CURSO INCORPORAÇÃO DA TECNOLOGIA NA ESCOLA PARA GESTORES ESCOLARES. escoladigital.org.br

EAD CURSO INCORPORAÇÃO DA TECNOLOGIA NA ESCOLA PARA GESTORES ESCOLARES. escoladigital.org.br EAD CURSO INCORPORAÇÃO DA TECNOLOGIA NA ESCOLA PARA GESTORES ESCOLARES escoladigital.org.br SOBRE O ESCOLA DIGITAL O Escola Digital é uma plataforma colaborativa e gratuita de busca de recursos digitais

Leia mais

ROBÓTICA PEDAGÓGICA LIVRE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA

ROBÓTICA PEDAGÓGICA LIVRE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA ROBÓTICA PEDAGÓGICA LIVRE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA Lorena Bárbara da R. Ribeiro [UNEB] Mary Valda Souza Sales [UNEB] Tarsis de Carvalho Santos [UNEB] O processo educativo cada

Leia mais

GUIA DO CURSISTA. Apresentação

GUIA DO CURSISTA. Apresentação GUIA DO CURSISTA Apresentação Cara (o) Cursista, Seja bem-vinda (o) a mais um curso de extensão Novas Tecnologias e Metodologias na Educação (NTME), elaborado pela equipe Núcleo de Tecnologias Educacionais

Leia mais

Ciberinfância. por. Profa. Patricia Alejandra Behar

Ciberinfância. por. Profa. Patricia Alejandra Behar Ciberinfância por Profa. Patricia Alejandra Behar ... necessidade de Mudanças no Ensino... Sociedade da Informação Crise dos Paradigmas Tecnologias Modelo Educativo NOVOS PARADIGMAS DINÂMICO PROCESSO PROCESSO

Leia mais

Explorando estratégias pedagógicas através de Nós no mundo

Explorando estratégias pedagógicas através de Nós no mundo Explorando estratégias pedagógicas através de Nós no mundo Mary Lúcia Pedroso Konrath Mara Lúcia Fernandes Carneiro Marie Jane Soares Carvalho Liane Margarida Rockenbach Tarouco Dezembro de 2006. Desenvolvimento

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Universidade Federal do Rio Grande FURG Secretaria de Educação a Distância SEaD FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Planejamento Pedagógico Contexto

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO 3.0 MATRIZ CURRICULAR

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO 3.0 MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR A organização curricular foi feita para atender aos objetivos do curso, sendo dividida em dois eixos: Concentração e Dispersão. No Eixo Concentração serão ofertadas 9 (nove) disciplinas

Leia mais

AVALIAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS. Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Pós-graduação da Faculdade de Educação - USP

AVALIAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS. Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Pós-graduação da Faculdade de Educação - USP AVALIAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Pós-graduação da Faculdade de Educação - USP Questionamentos O Como os estudantes chegam a compreender as possibilidades dos AVA para

Leia mais

PROPOSTA DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MEDIADO PELA TV DIGITAL INTERATIVA

PROPOSTA DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MEDIADO PELA TV DIGITAL INTERATIVA 1 PROPOSTA DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MEDIADO PELA TV DIGITAL INTERATIVA Bauru SP - Abril 2012 Educação Média e Tecnológica Métodos de Pesquisa em EAD e Transferência de Conhecimento Relatório

Leia mais

CURSO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM. AULA 1 Busca de materiais pedagógicos na Internet e sua aplicação em sala de aula

CURSO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM. AULA 1 Busca de materiais pedagógicos na Internet e sua aplicação em sala de aula CURSO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM Lisiane Cristina Amplatz CRTE Toledo AULA 1 Busca de materiais pedagógicos na Internet e sua aplicação em sala de aula Navegando pelo Portal Dia a dia Educação www.diaadia.pr.gov.br

Leia mais

FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO NA EAD EXPERIÊNCIA DA EAD/UFMS. Prof. MSc. Hercules da Costa Sandim EAD/UFMS

FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO NA EAD EXPERIÊNCIA DA EAD/UFMS. Prof. MSc. Hercules da Costa Sandim EAD/UFMS FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO NA EAD EXPERIÊNCIA DA EAD/UFMS EAD/UFMS Prof. MSc. Hercules da Costa Sandim EAD/UFMS FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TIC s EXTENSÃO/ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FOMENTO

Leia mais

Aula Semana Data Título Atividades Atividade Dedicação Prazo de Entrega Atividade I - Fórum: O que já sabemos sobre Objetos de Individual, Assíncrona

Aula Semana Data Título Atividades Atividade Dedicação Prazo de Entrega Atividade I - Fórum: O que já sabemos sobre Objetos de Individual, Assíncrona Aula Semana Data Título Atividades Atividade Dedicação Prazo de Entrega Atividade I - Fórum: O que já sabemos sobre Objetos de Aprendizagem 20 minutos Até 23/01/2013 1 Seg 21/01/2013 Apresentação do Curso

Leia mais

Apresentação. Prezados Professores e Coordenadores de Curso,

Apresentação. Prezados Professores e Coordenadores de Curso, Catálogo de Oficinas Apresentação Prezados Professores e Coordenadores de Curso, Apresentamos a vocês as oficinas que integram as ações promovidas pelo Núcleo de Formação da SEaD e que visam atender às

Leia mais

A IMPLEMENTAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA UFRGS: MOODLE INSTITUCIONAL. Maira Bernardi 1

A IMPLEMENTAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA UFRGS: MOODLE INSTITUCIONAL. Maira Bernardi 1 A IMPLEMENTAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA UFRGS: MOODLE INSTITUCIONAL Maira Bernardi 1 Este artigo descreve o Moodle institucional (http://moodleinstitucional.ufrgs.br), um

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Edital UFRGS EAD 13 Fomento para a Produção de Materiais Didáticos Digitais para uma prática didática inovadora (Programa UAB/CAPES) I. APRESENTAÇÃO A Secretaria de Educação a Distância (SEAD) da Universidade

Leia mais

ESTUDO DAS POTENCIALIDADES DO AMBIENTE TELEDUC. (AVA) TeleDuc AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Ricardo Augusto de Oliveira.

ESTUDO DAS POTENCIALIDADES DO AMBIENTE TELEDUC. (AVA) TeleDuc AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Ricardo Augusto de Oliveira. ESTUDO DAS POTENCIALIDADES DO AMBIENTE TELEDUC. (AVA) TeleDuc AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Ricardo Augusto de Oliveira. RICARDO AUGUSTO DE OLIVEIRA ESTUDO DAS POTENCIALIDADES DO AMBIENTE TELEDUC 1

Leia mais

Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas Inovadoras

Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas Inovadoras Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas Inovadoras Profe. Ma. Shirley Ribeiro A EaD na sociedade contemporânea: convergindo estratégias virtuais e presenciais de ensino. Papel do professor e dos estudantes

Leia mais

Aprendizagem de Matemática em Ambientes Virtuais: O ROODA Exata como Possibilidade

Aprendizagem de Matemática em Ambientes Virtuais: O ROODA Exata como Possibilidade XIII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação Aprendizagem de Matemática em Ambientes Virtuais: O ROODA Exata como Possibilidade Márcia Rodrigues Notare Patricia Alejandra Behar 16 de julho

Leia mais

Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Educação Superior. Por: Diana da Silva Alves Santana

Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Educação Superior. Por: Diana da Silva Alves Santana Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Educação Superior Por: Diana da Silva Alves Santana INTRODUÇÃO A educação superior presencial vem perdendo espaço para o ciberespaço. As plataformas ou ambientes virtuais

Leia mais

Ressalta a importância do caráter interdisciplinar das equipes desenvolvedoras.

Ressalta a importância do caráter interdisciplinar das equipes desenvolvedoras. DESIGN PEDAGÓGICO Design Pedagógico O Design Pedagógico (TORREZZAN, 2009) é uma concepção teórica que baseia a elaboração de MED s no concomitante planejamento técnico, gráfico e pedagógico. Ressalta a

Leia mais

Um estudo sobre a introdução de um Assistente Virtual para suporte à escrita coletiva

Um estudo sobre a introdução de um Assistente Virtual para suporte à escrita coletiva Um estudo sobre a introdução de um Assistente Virtual para suporte à escrita coletiva Equipe: Ms. Alexandra Lorandi Macedo; Alexandre Lorenzatti Prof. Dr. Eliseo Berni Reategui; Profª Drª Patricia Alejandra

Leia mais

Gestão da informação. Professor autor: Professoras assistentes: Professora colaboradora: Bloco 3 Disciplina 30

Gestão da informação. Professor autor: Professoras assistentes: Professora colaboradora: Bloco 3 Disciplina 30 Gestão da informação Professor autor: Klaus Schlünzen Júnior Professor livre-docente em Informática e Educação do Departamento de Estatística e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de

Leia mais

AS TIC E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ANÁLISE SOBRE NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Maceió - /AL Abril 2012

AS TIC E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ANÁLISE SOBRE NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Maceió - /AL Abril 2012 1 AS TIC E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ANÁLISE SOBRE NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Maceió - /AL Abril 2012 Guilmer Brito Silva Universidade Federal de Alagoas guilmerbs@gmail.com Cleide Jane de Sá

Leia mais

anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA semana pedagógica 2012

anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA semana pedagógica 2012 anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA 2012 3 2 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA Olá, professor! Que

Leia mais

RELEVÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO BOLSISTA

RELEVÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO BOLSISTA PROJETO PERMANECER IDENTIFICAÇÃO Desenvolvendo atividades digitais de aprendizagem PROPONENTE: Anna Friedericka Schwarzelmüller DESCRIÇÃO O Laboratório de Ambientes Digitais de Aprendizagem (L@DA) é associado

Leia mais

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES TUTORES NO CENÁRIO DA EAD: EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNOESTE

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES TUTORES NO CENÁRIO DA EAD: EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNOESTE 1 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES TUTORES NO CENÁRIO DA EAD: EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNOESTE Presidente Prudente - SP, Maio/2014 Ana Lucia Farão Carneiro de Siqueira Universidade do Oeste

Leia mais

Sabrinna A. R. Macedo. Docência online: o papel do tutor e a importância do planejamento.

Sabrinna A. R. Macedo. Docência online: o papel do tutor e a importância do planejamento. Sabrinna A. R. Macedo Docência online: o papel do tutor e a importância do planejamento. Educação online: novo paradigma A sociedade do conhecimento tem experimentado de forma crescente nos últimos anos

Leia mais

SEaD/FURG. Órgão vinculado à Reitoria As atribuições da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) estão definidas no art. 24,

SEaD/FURG. Órgão vinculado à Reitoria As atribuições da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) estão definidas no art. 24, www.sead.furg.br SEaD/FURG Órgão vinculado à Reitoria As atribuições da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) estão definidas no art. 24, Seção V, do Capítulo VI do Regimento Interno da Reitoria da

Leia mais

Tutorial para Alunos

Tutorial para Alunos Tutorial para Alunos Revisão 3.0 Suporte de Informática 00/00/2018 moodle@faccentronh.com.br 1 Sumário O que é o Moodle?...... 3 Para que serve o Moodle?...... 3 Como acessar o Moodle??... 4 Tela inicial

Leia mais

LETRAMENTO DIGITAL DOCENTE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO A DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. SALVADOR BA SETEMBRO de 2013

LETRAMENTO DIGITAL DOCENTE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO A DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. SALVADOR BA SETEMBRO de 2013 1 LETRAMENTO DIGITAL DOCENTE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO A DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA SALVADOR BA SETEMBRO de 2013 Fabio Maia AVM Faculdade Integrada fabiomaia.di@gmail.com Métodos

Leia mais

Entre as ferramentas mais utilizadas pelos nativos digitais, estão as baseadas em redes sociais, características da web 2.0;

Entre as ferramentas mais utilizadas pelos nativos digitais, estão as baseadas em redes sociais, características da web 2.0; Ferramentas da Web Entre as ferramentas mais utilizadas pelos nativos digitais, estão as baseadas em redes sociais, características da web 2.0; Podem ser sites de compartilhamento de vídeos, como o YouTube;

Leia mais

MANUAL DO AVA PARA ALUNOS

MANUAL DO AVA PARA ALUNOS MANUAL DO AVA PARA ALUNOS 2015 Sumário 1. Sobre: pág. 3 2. Para que serve o AVA? pág. 3 3. Para entrar no AVA: pág. 4 4. Ferramentas e Configurações: pág. 5 5. Semanas pág. 7 1. Sobre: AVA (Ambiente Virtual

Leia mais

XV Encontro de Iniciação à Docência Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015

XV Encontro de Iniciação à Docência Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015 XV Encontro de Iniciação à Docência Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015 Metodologia de Ensino e Aprendizagem utilizada em Formação Docente do Ensino Superior na modalidade semipresencial

Leia mais

OS HÁBITOS DE USO DAS TDIC POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL

OS HÁBITOS DE USO DAS TDIC POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL OS HÁBITOS DE USO DAS TDIC POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL Vivian Timbó Magalhães Martins, Universidade Federal do Ceará (UFC); RESUMO Esse artigo expõe sobre os hábitos de uso das

Leia mais

UMA ANÁLISE DOS ESTUDOS PUBLICADOS SOBRE O TEMA - AFETIVIDADE E TECNOLOGIA NA ESCOLA

UMA ANÁLISE DOS ESTUDOS PUBLICADOS SOBRE O TEMA - AFETIVIDADE E TECNOLOGIA NA ESCOLA UMA ANÁLISE DOS ESTUDOS PUBLICADOS SOBRE O TEMA - AFETIVIDADE E TECNOLOGIA NA ESCOLA Elisangela Cardoso (Bolsista FUNADESP/UNOPAR) e-mail: elisangelacardoso.l@hotmail.com Luciane Guimarães Batistella Bianchini

Leia mais

Produção de Videoaulas para o Serviço EDAD da RNP (Serviço

Produção de Videoaulas para o Serviço EDAD da RNP (Serviço Produção de Videoaulas para o Serviço EDAD da RNP (Serviço Videoaula@RNP) Eduardo Barrére Liamara Scortegagna Claudio Augusto Silveira Lélis Depto. de Ciência da Computação - UFJF Introdução Videoaulas

Leia mais

VÍDEO AULA 1 APRESENTAÇÃO DO CURSO 100% ON LINE

VÍDEO AULA 1 APRESENTAÇÃO DO CURSO 100% ON LINE Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas VÍDEO AULA 1 APRESENTAÇÃO DO CURSO 100% ON LINE Coordenador Prof. Dorival Magro Junior Mestre em Ciência da Computação EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Leia mais

Claudia Reyes Setembro, 2012

Claudia Reyes Setembro, 2012 Claudia Reyes Setembro, 2012 Apresentar informações sobre o papel da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) na UFSCar e de suas coordenadorias para a organização, qualidade e sustentabilidade Apontar

Leia mais

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS Comunicações orais LISTA DE TRABALHOS APROVADOS O USO DE PLANILHAS GOOGLE DOCS NO CURSO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM LIVRE NA INTEGRAÇÃO E CONVERGÊNCIA DAS MODALIDADES

Leia mais

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INTRODUÇÃO Vani Moreira Kenski SITE EDUCACIONAL CURSO DI 2006 Tecnologias TECNOLOGIAS: CONCEITOS BÁSICOS Construções (produtos, suportes, equipamentos...) realizadas pela

Leia mais

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR 09/2011 Novas Tecnologias em Educação Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Leia mais

Novas Tecnologias na Educação. AVALEAD: A construção de um Objeto de Aprendizagem sobre Avaliação em Educação a Distância

Novas Tecnologias na Educação. AVALEAD: A construção de um Objeto de Aprendizagem sobre Avaliação em Educação a Distância AVALEAD: A construção de um Objeto de Aprendizagem sobre Avaliação em Educação a Distância Patrícia Alejandra Behar Ariane Nichele Cesar Longaray Maira Bernardi Ana Carolina Ribeiro Ribeiro Ketia Kellen

Leia mais

OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO PNLD 2014 PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO PNLD 2014 PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO PNLD 2014 PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Cristiane Straioto Diniz Universidade Federal do Paraná criss@seed.or.gov.br Marco Aurélio Kalinke Universidade

Leia mais

Edital UFRGS EAD Apresentação. 2 Objetivos

Edital UFRGS EAD Apresentação. 2 Objetivos Edital UFRGS EAD 07 1 Apresentação A Secretaria de Educação a Distância (SEAD), com apoio da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração e em conjunto com as Pró-Reitorias Acadêmicas, considerando: a

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO. Professoras Responsáveis

CURSO DE EXTENSÃO. Professoras Responsáveis 1 CURSO DE EXTENSÃO A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REFLEXÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA Professoras

Leia mais

O PLANETA ROODA é um Ambiente Virtual de Aprendizagem disponível via web, voltado à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental.

O PLANETA ROODA é um Ambiente Virtual de Aprendizagem disponível via web, voltado à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental. O Planeta O PLANETA ROODA é um Ambiente Virtual de Aprendizagem disponível via web, voltado à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental. Caracteriza-se pela temática espacial, possibilitando: - configuração

Leia mais

Práticas Criativas na Web 2.0: a construção de um objeto de aprendizagem

Práticas Criativas na Web 2.0: a construção de um objeto de aprendizagem Práticas Criativas na Web 2.0: a construção de um objeto de aprendizagem Ana Carolina R. Ribeiro, Ariane N. C. Longaray, Patricia A. Behar NUTED Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada a Educação (UFRGS)

Leia mais

Tecnologia na Educação: da

Tecnologia na Educação: da Tecnologia na Educação: da informática as TIC e TAC Profa Dra. Maria de los Dolores J Peña Tecnologia na educação [ Recurso] Caderno e lapis Computador e software Software educacionais 1990 Lab Informática

Leia mais

Período de Inscrição: 21/04/2018 a 29/04/2018 Para inscrição, acesse o link https://edutec.unesp.br/processo_seletivo

Período de Inscrição: 21/04/2018 a 29/04/2018 Para inscrição, acesse o link https://edutec.unesp.br/processo_seletivo EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA O SÉCULO 21, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Instituto Ayrton Senna (IAS) e Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura

Leia mais

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Núcleo de Tecnologia Educacional/Ijuí

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Núcleo de Tecnologia Educacional/Ijuí Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Núcleo de Tecnologia Educacional/Ijuí NTE/Ijuí Curso: Materiais Virtuais Interativos para o Ensino da Matemática na Educação Básica O Uso

Leia mais

Suporte de redes para EAD. Liane Margarida Rockrnbach Tarouco Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação UFRGS

Suporte de redes para EAD. Liane Margarida Rockrnbach Tarouco Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação UFRGS Suporte de redes para EAD Liane Margarida Rockrnbach Tarouco Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação UFRGS CNE discute nova avaliação para educação a distância A educação a distância (EaD)

Leia mais

Objetos de Aprendizagem Conceitos Básicos. Liane Tarouco CINTED/UFRGS

Objetos de Aprendizagem Conceitos Básicos. Liane Tarouco CINTED/UFRGS Objetos de Aprendizagem Conceitos Básicos Liane Tarouco CINTED/UFRGS 1 Cenário atual e tendências Fatores impactando a evolução da aprendizagem a distância Tecnologia disponível e/ou em desenvolvimento

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO (2017) Biblioteconomia e Ciência SEMESTRE 1 o semestre

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO (2017) Biblioteconomia e Ciência SEMESTRE 1 o semestre Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO (2017) I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA TIPOLOGIA DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO CARGA HORÁRIA 72 h CURSO Biblioteconomia e Ciência SEMESTRE

Leia mais

Curso online de Fundamentos em Android. Plano de Estudo

Curso online de Fundamentos em Android. Plano de Estudo Curso online de Fundamentos em Android Plano de Estudo Descrição do programa A Certificação Android ensina como usar as ferramentas necessárias para projetar e implantar aplicativos Android para dispositivos

Leia mais

O papel da assessoria no Projeto Letras2.0

O papel da assessoria no Projeto Letras2.0 O papel da assessoria no Projeto Letras2.0 Formação do professor para o ensino de línguas em contextos híbridos Luciana Viter (FAETEC/UFRJ) Simone Lima (CPII/UFRJ) A plataforma Moodle do Projeto Letras2.0

Leia mais

Segunda Fase Preparação

Segunda Fase Preparação Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Educação INTERAD: uma Metodologia para Desenvolvimento de Interface para Materiais Educacionais Digitais Segunda Fase Preparação Aluna:

Leia mais

POSSIBILIDADES DE USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE QUÍMICA. Apresentação: Pôster

POSSIBILIDADES DE USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE QUÍMICA. Apresentação: Pôster POSSIBILIDADES DE USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE QUÍMICA Apresentação: Pôster Gabriela Falcão Cordeiro 1 ; Maristela Maria Andrade da Silva 2 Introdução Determinados conceitos científicos

Leia mais

Curso de Extensão - Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para Docentes

Curso de Extensão - Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para Docentes 1 Curso de Extensão - Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para Docentes Arraial do Cabo, setembro / 2017 2 EQUIPE RESPONSÁVEL PELO PROJETO Coordenador do projeto: Risiberg Ferreira Teixeira

Leia mais

AMBIENTE INTERDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM EM GEOCIÊNCIAS: SEM FROTEIRAS PARA ENSINAR E APRENDER (PAP015647)

AMBIENTE INTERDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM EM GEOCIÊNCIAS: SEM FROTEIRAS PARA ENSINAR E APRENDER (PAP015647) AMBIENTE INTERDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM EM GEOCIÊNCIAS: SEM FROTEIRAS PARA ENSINAR E APRENDER (PAP015647) VLANDER VERDADE SIGNORETTI; ROSELY A. L. IMBERNON Referências BEHAR, Patrícia (Org.). Modelos

Leia mais

XIII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação. Temática: Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais

XIII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação. Temática: Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais XIII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação Temática: Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL Carmen Vieira Mathias 1, Janilse Fernandes

Leia mais

Estratégias Didáticas e Novas Tecnologias em EAD

Estratégias Didáticas e Novas Tecnologias em EAD Estratégias Didáticas e Novas Tecnologias em EAD Sumário Parte I I. O que é EaD? II. Breve histórico da EAD no Brasil e no mundo III. A EaD no mundo contemporâneo IV. Estratégias didáticas e novas tecnologias:

Leia mais

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade.

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Manual do Aluno EaD Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Sumário 1. O que é educação a distância?... 4 2. Requisitos... 4 3. Dicas para seu estudo... 5 4. O que é Ambiente EaD?...

Leia mais

Apresentação. Mapa de Atividades

Apresentação. Mapa de Atividades Apresentação O objetivo desta nossa Oficina Temática Virtual é discutir e elaborar um projeto utilizando objetos de aprendizagem e conteúdos educacionais digitais multimídia. Para tanto, vamos entender

Leia mais

Educação Infantil e Ensino Fundamental: outras possibilidades através do PLANETA ROODA

Educação Infantil e Ensino Fundamental: outras possibilidades através do PLANETA ROODA Educação Infantil e Ensino Fundamental: outras possibilidades através do PLANETA ROODA Autoras: Caroline Bohrer do Amaral, Daisy Schneider e Sílvia Meirelles Leite. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Patricia Alejandra

Leia mais

GRUPO DE ESTUDOS SOBRE JOGOS DIGITAIS DO MUSEU DA COMPUTAÇÃO DA UEPG

GRUPO DE ESTUDOS SOBRE JOGOS DIGITAIS DO MUSEU DA COMPUTAÇÃO DA UEPG 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO GRUPO DE ESTUDOS SOBRE

Leia mais

Tutorial para Alunos

Tutorial para Alunos Tutorial para Alunos Revisão 2.0 Suporte de Informática 21/03/2014 informatica@faccentronh.com.br Sumário O que é Moodle?... 3 Para que serve o Moodle?... 3 Como acessar o Moodle?... 4 Tela de Login...

Leia mais

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA DO ESTADO DO CEARÁ NO ANO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA DO ESTADO DO CEARÁ NO ANO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA DO ESTADO DO CEARÁ NO ANO DE 2016 - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Aline Helle Ribeiro Barros 1 Centro de Educação a

Leia mais

Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação. Prof. Naan Cardoso

Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação. Prof. Naan Cardoso Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação Prof. Naan Cardoso E-mail: naancardoso@gmail.com Distinções sobre conceitos presentes na Educação Teorias de aprendizagem e estratégias de aprendizagem

Leia mais

Terceira Fase Experimentação

Terceira Fase Experimentação Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Educação INTERAD: uma Metodologia para Desenvolvimento de Interface para Materiais Educacionais Digitais Terceira Fase Experimentação

Leia mais

METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM. Contextualização. Capítulo 3: Contextualização de Objetos de Aprendizagem

METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM. Contextualização. Capítulo 3: Contextualização de Objetos de Aprendizagem Contextualização Capítulo 3: Contextualização de Objetos de Aprendizagem Autoria: Juliana Cristina Braga; Rita Ponchio. Esta unidade inicia com a definição de contextualização, seguida pela discussão da

Leia mais

NOVAS PERSPECTIVAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOASCOM NECESSIDADES ESPECIAIS

NOVAS PERSPECTIVAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOASCOM NECESSIDADES ESPECIAIS NOVAS PERSPECTIVAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOASCOM NECESSIDADES ESPECIAIS Universidade Federal do Rio Grande do Sul rosanawagner@gmail.com Introdução A permanente necessidade

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DAS ANIMAÇÕES\ SIMULACÕES EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

IDENTIFICAÇÃO DAS ANIMAÇÕES\ SIMULACÕES EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA IDENTIFICAÇÃO DAS ANIMAÇÕES\ SIMULACÕES EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA Maria Giselly Jorge de Matos 1 ; Patrícia Mariana Vasco de Góz²; Gerllane Jorge de Matos³; Ricardo

Leia mais

Prof. Daniel Hasse. Multimídia e Hipermídia

Prof. Daniel Hasse. Multimídia e Hipermídia Prof. Daniel Hasse Multimídia e Hipermídia AULA 01 O que é multimídia? Prof. Daniel Hasse Livro - Multimídia: conceitos e aplicações Os principais conceitos da tecnologia da multimídia serão abordados

Leia mais

IFSULDEMINAS Campus Avançado Carmo de Minas

IFSULDEMINAS Campus Avançado Carmo de Minas RETIFICAÇÃO 001/2018 EDITAL Nº 031 de 07 de julho de 2018 Processo Seletivo simplificado para contratação de bolsistas para atuarem como es Formadores/ Conteudistas dos cursos do Mediotec na modalidade

Leia mais

REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO BARRIGA VERDE UNIBAVE

REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO BARRIGA VERDE UNIBAVE REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO BARRIGA VERDE UNIBAVE Aprovado pelo CAS Resolução nº 187/2017 REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS NOS

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS SÃO JUDAS TADEU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

FACULDADES INTEGRADAS SÃO JUDAS TADEU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACULDADES INTEGRADAS SÃO JUDAS TADEU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Curso de Pedagogia Linha de Pesquisa: Educação a Distância Professora Proponente: Daiane Grassi - daiane@saojudastadeu.edu.br. 1. IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

CARTILHA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: SAIBA COMO É ESTUDAR EAD NA UNINOVE.

CARTILHA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: SAIBA COMO É ESTUDAR EAD NA UNINOVE. CARTILHA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: SAIBA COMO É ESTUDAR EAD NA UNINOVE. A EAD (Educação a Distância), é especialmente para você, que por diversos motivos, não consegue frequentar um curso presencial. Estudando

Leia mais

DEPA Setor de Educação de Adultos. Explorando o Portal Área do Educador

DEPA Setor de Educação de Adultos. Explorando o Portal Área do Educador DEPA Setor de Educação de Adultos Explorando o Portal EJ@: Área do Educador Pauta do dia: Retomando a visão geral do Portal Explorando a Área do Educador Participação interativa Dúvidas gerais Portal EJ@

Leia mais

Edital UFRGS EAD Apresentação. 2 Objetivos

Edital UFRGS EAD Apresentação. 2 Objetivos Edital UFRGS EAD 09 1 Apresentação A Secretaria de Educação a Distância (SEAD), com apoio da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração e em conjunto com as Pró-Reitorias Acadêmicas, considerando: a

Leia mais

Linux. Educacional GUIA DO ALUNO

Linux. Educacional GUIA DO ALUNO Secretaria de Educação Básica Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Linux Educacional SUMÁRIO 1 MENSAGEM DE BOAS VINDAS 3 2 ESTRUTURA DO CURSO 4 3 PÚBLICO-ALVO 5 4 OBJETIVOS 5 5 CONTEÚDO E

Leia mais

Ensino de Matemática e Física Objetivo do curso:

Ensino de Matemática e Física Objetivo do curso: Com carga horária de 420 horas o curso Ensino de Matemática e Física é desenvolvido em sistema modular, com 01 encontro por bimestre (total de encontros no curso: 04) para avaliação nos diversos pólos,

Leia mais

CURSO PARA FORMAÇÃO DE FACILITADORES EM COMPETÊNCIAS TIC INÍCIO DO CURSO:

CURSO PARA FORMAÇÃO DE FACILITADORES EM COMPETÊNCIAS TIC INÍCIO DO CURSO: TIC Tecnologia: uma aliada da Educação CURSO PARA FORMAÇÃO INÍCIO DO CURSO: 19 OUT 2015 Aplicação Pedagógica no uso das TIC Promoção: Introdução para a educação e a aprendizagem. O mais relevante deles

Leia mais

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Curso: Licenciatura em Pedagogia Curso: Licenciatura em Pedagogia Módulo: Formação Humanística números de variáveis, com as respectivas abrangendo Nacionais- que tratam de complemento a formação do aluno no ser NF-301 Projeto Experimental

Leia mais

A Experiência da FURG na Avaliação Institucional em Cursos de EaD

A Experiência da FURG na Avaliação Institucional em Cursos de EaD UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE Secretaria de Educação a Distância A Experiência da FURG na Avaliação Institucional em Cursos de EaD Junho, 2008 Suzi Samá Pinto Tanise Paula Novello Débora Pereira Laurino

Leia mais

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS NUCLEARES EM METODOLOGIAS E MATERIAIS E-LEARNING

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS NUCLEARES EM METODOLOGIAS E MATERIAIS E-LEARNING Segundo Simposio Internacional sobre Educación, Capacitación, Extensión y Gestión del Conocimiento en Tecnología Nuclear, Buenos Aires, Argentina, 13 al 17 de noviembre de 2017. FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO

Leia mais