O papel da assessoria no Projeto Letras2.0

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O papel da assessoria no Projeto Letras2.0"

Transcrição

1 O papel da assessoria no Projeto Letras2.0 Formação do professor para o ensino de línguas em contextos híbridos Luciana Viter (FAETEC/UFRJ) Simone Lima (CPII/UFRJ)

2 A plataforma Moodle do Projeto Letras2.0 apresenta interface e recursos personalizados para a oferta de disciplinas e cursos da Faculdade de Letras da UFRJ nas modalidades on-line e semipresencial.

3 Conjunto de ferramentas classificada como sistema gestor de aprendizagem (SGC) amplamente utilizado para construção de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), de distribuição livre (gratuito) e código aberto (pode ser personalizado pelos usuários).

4 Adesão e uso dos AVAS Moodle do Letras2.0

5 A maior parte dos cursos que fazem uso da plataforma Moodle do Letras2.0 não é estritamente on-line, situando-se em diferentes contextos semipresenciais, também chamados de híbridos, mistos, blended learning ou b-learning, que combinam o ensino presencial com o ensino on-line em diferentes proporções.

6 ENSINO PRESENCIAL ENSINO HÍBRIDO ENSINO A DISTÂNCIA

7 MODELOS DE ENSINO HÍBRIDO Modelo Modelo suplementar Modelo substituto Modelo bufê (livre escolha) Modelo empório (on-line com tutoria presencial) Modelo totalmente on-line Descrição Volume de aulas presenciais permanece intato Espaço on-line é usado para disponibilizar material suplementar Atividades e testes on-line são oferecidos em caráter adicional Redução de aulas presenciais Substituição de atividades face a face por atividades on-line Atividades podem ocorrer em laboratório de informática ou em casa Os estudantes escolhem suas opções de aprendizagem: Aulas presenciais Aulas on-line Projetos individuais Atividades em grupo Experiências práticas E assim por diante Não há aulas presenciais Os conteúdos são disponibilizados de modo on-line O aluno tem acesso à tutoria presencial personalizada Todas as atividades são on-line Não é previsto nenhum encontro presencial A tutoria presencial é opcional, apenas se necessária (TWIGG, 2003)

8 Desafios na implementação do ensino híbrido Adaptação do planejamento do curso ofertado ao contexto híbrido; Dosagem da proporção entre os elementos presencial e on-line; Transformação dos papéis de aluno e professor; Formação do professor para o uso dos recursos tecnológicos para construção do ambiente on-line.

9 Página inicial da plataforma Acesso (com login e senha) Respostas a Dúvidas Manual para docentes Listas de Cursos

10 Página inicial de um curso Perfil do usuário Navegação ambiente Ativar Edição Recursos Atividades Blocos Blocos Tópicos

11 ATIVIDADES Ferramentas de caráter mais interativo, geralmente requerem respostas dos estudantes.

12 RECURSOS Com a finalidade básica de apresentar conteúdos, NÃO requerem, necessariamente respostas dos estudantes.

13 BLOCOS Menus com funções específicas, situados nas seções laterais das páginas dos cursos.

14 Informação Interação Cocriação Avaliação Ref.: SEITZINGER; HARPER; HENRICK, 2012.

15 INFORMAÇÃO Disponibilização de conteúdos aos participantes. ARQUIVO (acesso a arquivos em diversos formatos) LIVRO (páginas organizadas em formato de livro) PACOTE IMS (disponibilização de recursos com suporte aos padrões IMS) PÁGINA (disponibilização de página com texto, imagem, links, vídeos etc) PASTA (acesso a um espaço para armazenamento de arquivos) RÓTULO (apresentação de informações na interface inicial de um curso) URL (acesso a um site externo para consulta)

16 INTERAÇÃO Comunicação e interação entre os participantes. CHAT (comunicação síncrona) FÓRUM (comunicação assíncrona)

17 COCRIAÇÃO Produção colaborativa de conteúdos pelos participantes. BASE DE DADOS (construção de repositórios colaborativos) GLOSSÁRIO (explicação de conceitos-chave, respostas a dúvidas frequentes) WIKI (produção textual colaborativa)

18 AVALIAÇÃO Avaliação sistematizada das atividades dos participantes. ESCOLHA (consulta aos participantes, pesquisa de opinião, votação) LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO (avaliação colaborativa e autoavaliação de atividades) HOT POTATOES QUESTIONÁRIO (exercícios de resposta automática) LIÇÃO (apresentação de conteúdos por meio de navegação orientada) PESQUISA DE AVALIAÇÃO (acesso a um espaço para armazenamento de arquivos) SCORM/AICC (interação com recursos Suportados pelos padrões SCORM/AICC) TAREFA (envio de trabalho(s) para avaliação pelo professor)

19 Como começou 2011 Atuação da assessoria Assessores de disciplina - alunos de mestrado de disciplina oferecida em 2011/01 pela professora Kátia Tavares para formação de professores de línguas em contextos presenciais e on-line. Luciana Viter como assessora geral (2011/02) Simone Lima ingressa no doutorado e o projeto passa a contar com duas assessoras gerais.

20 Principais ações Apresentação do projeto para os novos professores em encontros presenciais. Suporte on-line para professores e monitores pelo da assessoria. Suporte on-line para alunos pelo da monitoria. Encontros de formação (presenciais e on-line) para monitores e professores sobre o uso do Moodle e outras ferramentas tecnológicas. Produção de material didático. CEMELL - Gerenciamento do uso do laboratório.

21 Seção de Dúvidas Frequentes (disponível na página de abertura do Moodle)

22 Encontros de formação AVAs no Moodle

23 Encontros de formação Hot Potatoes

24 Encontros de formação Monitores do CLAC

25 Encontros de formação Formulários do Google Docs

26 Encontros de formação - Oficina de legendagem

27 Encontros de Formação Pesquisa bibliográfica com recursos digitais

28 Produção de material didático - vídeos

29 Produção de material didático - vídeos

30 Produção de material didático - Roteiros

31 Produção de material didático - Roteiros

32 Principais conflitos/dificuldades Limitações de tempo (tanto das assessoras quanto dos professores e monitores). Limitações de espaço (deslocamento e uso de espaço físico para eventuais demandas por suporte presencial na Faculdade de Letras). Distribuição não uniforme da carga de trabalho ao longo do semestre. Ruídos de comunicação entre a assessoria, professores e alunos com relação aos procedimentos de inscrição nos ambientes on-line dos cursos. Necessidade de ambientação dos alunos aos ambientes online dos cursos. Necessidade de maior acompanhamento dos cursos.

33 Possibilidades de ações futuras Expansão do número de cursos oferecidos no Moodle, em termos quantitativos e qualitativos. Maior oferta de cursos de extensão voltados à formação docente para atuação em contextos digitais. Ampliação das formações para o uso do Moodle e de outras ferramentas tecnológicas nas modalidades online e semipresencial. Produção de materiais didáticos para orientação aos alunos privilegiando o uso de recursos multimidiáticos. Provisionamento e formação de novos assessores, tendo em vista a curva de crescimento do Projeto Letras2.0.

34 CONTATO DE CONTATO PARA DOCENTES DE CONTATO PARA ALUNOS

35 REFERÊNCIAS ARAÚJO, José Paulo; LIMA, Simone da Costa; VITER, Luciana Nunes; TAVARES, Kátia Cristina do Amaral.. Manual de Referência Rápida para Uso do Moodle Versão ed. Rio de Janeiro: Núcleo de Pesquisa LingNet (UFRJ), Disponível em: < Acesso em: 13 out SEITZINGER, Joyce; HARPER, Sue; HENRICK, Gavin. Moodle 2: Activity Tool Guide for Instructors Disponível em: < Acesso em: 22 jul SEITZINGER, Joyce; HARPER, Sue; HENRICK, Gavin. Moodle 2: Resource Tool Guide for Instructors Disponível em: < Acesso em: 22 jul TWIGG, C. A. Models for online learning. EDUCAUSE review, p , Disponível em: < Acesso em: 20 nov

O papel da assessoria no Projeto Letras2.0. Luciana Viter Simone Lima

O papel da assessoria no Projeto Letras2.0. Luciana Viter Simone Lima O papel da assessoria no Projeto Letras2.0 Luciana Viter Simone Lima Quem somos? Luciana Nunes Viter Licenciada em Letras (Português- Inglês), especialista em Informática na Educação, mestre em Linguística

Leia mais

A Sociologia em rede:

A Sociologia em rede: A Sociologia em rede: Experiências, caminhos e possibilidades da utilização das tecnologias informacionais como ferramentas pedagógicas nas aulas de Sociologia Rogerio Mendes de Lima Simone da Costa Lima

Leia mais

ETAPA EVENTO DESCRIÇÃO CONTATO. Orientações sobre materiais, identidade visual, divulgação e apoio da DEaD. Elaborado pelos Interessados(as).

ETAPA EVENTO DESCRIÇÃO CONTATO. Orientações sobre materiais, identidade visual, divulgação e apoio da DEaD. Elaborado pelos Interessados(as). 1 Para acelerar o processo de tramitação de seu curso e facilitar a programação de atividades, é muito importante que você siga esta sequência de etapas. ETAPA EVENTO DESCRIÇÃO CONTATO 1 Reunião com a

Leia mais

OFICINA DE CAPACITAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL MOODLE. Educação à Distância IAM - FIOCRUZ/PE Michelle Silva

OFICINA DE CAPACITAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL MOODLE. Educação à Distância IAM - FIOCRUZ/PE Michelle Silva OFICINA DE CAPACITAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL MOODLE Educação à Distância IAM - FIOCRUZ/PE Michelle Silva Objetivos Apresentar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Instituto Aggeu Magalhães FIOCRUZ/PE.

Leia mais

A IMPLEMENTAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA UFRGS: MOODLE INSTITUCIONAL. Maira Bernardi 1

A IMPLEMENTAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA UFRGS: MOODLE INSTITUCIONAL. Maira Bernardi 1 A IMPLEMENTAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA UFRGS: MOODLE INSTITUCIONAL Maira Bernardi 1 Este artigo descreve o Moodle institucional (http://moodleinstitucional.ufrgs.br), um

Leia mais

Tutorial Moodle. Acesso. Página Inicial Preencher perfil. Enviar Mensagem. Recursos. Atividades. Moodle

Tutorial Moodle. Acesso. Página Inicial Preencher perfil. Enviar Mensagem. Recursos. Atividades. Moodle Tutorial MOODLE Tutorial Moodle Página Inicial Preencher perfil Enviar Mensagem Acesso Moodle Recursos Atividades Moodle Moodle é um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação

Leia mais

Ferramentas da Moodle: Atividades e Recursos

Ferramentas da Moodle: Atividades e Recursos JUNV 29 Ferramentas da Moodle: Atividades e Recursos Sumário 1 - Ferramentas da Moodle: Atividades e Recursos 1.1 - Atividades e Recursos 2 - Atividades 2.1 - Base de Dados 2.2 - Base de Dados - vídeo

Leia mais

AMBIENTE TECNOLÓGICO DE APRENDIZAGEM - ATA MANUAL ALUNO

AMBIENTE TECNOLÓGICO DE APRENDIZAGEM - ATA MANUAL ALUNO AMBIENTE TECNOLÓGICO DE APRENDIZAGEM - ATA MANUAL ALUNO ELABORAÇÃO PROJETO ATA AMBIENTE TECNOLOGICO DE APRENDIZAGEM UNIBALSAS FACULDADE DE BALSAS. UNIBALSAS FACULDADE DE BALSAS NÚCLEO TECNOLÓGICO ATA PROJETO

Leia mais

Atividades e Recursos. Escola Médica Virtual

Atividades e Recursos. Escola Médica Virtual Atividades e Recursos Escola Médica Virtual Atividades Escola Médica Virtual Chat O módulo de atividade Chat permite que participantes tenham discussões síncronas, ou seja, discussões que acontecem durante

Leia mais

Moodle para Professores e Equipes de Apoio (MOOD-PROF) Entenda as peculiaridades da EAD e aprenda a utilizar o Moodle

Moodle para Professores e Equipes de Apoio (MOOD-PROF) Entenda as peculiaridades da EAD e aprenda a utilizar o Moodle Moodle para Professores e Equipes de Apoio (MOOD-PROF) Entenda as peculiaridades da EAD e aprenda a utilizar o Moodle 14 de agosto a 15 de outubro de 2006 Objetivo Geral Os participantes terão uma visão

Leia mais

Estratégias Didáticas e Novas Tecnologias em EAD

Estratégias Didáticas e Novas Tecnologias em EAD Estratégias Didáticas e Novas Tecnologias em EAD Sumário Parte I I. O que é EaD? II. Breve histórico da EAD no Brasil e no mundo III. A EaD no mundo contemporâneo IV. Estratégias didáticas e novas tecnologias:

Leia mais

Aula Inaugural Disciplinas EAD

Aula Inaugural Disciplinas EAD Aula Inaugural Disciplinas EAD Equipe Núcleo de Educação a Distância Coordenação Profª Ma. Patricia M. Mozzaquatro Chicon Demais membros Profª Ma. Cíndia Rosa Toniazzo Quaresma Bel. Estevanir Sausen Funcionamento

Leia mais

Aula Inaugural Disciplinas EAD

Aula Inaugural Disciplinas EAD Aula Inaugural Disciplinas EAD 2017-2 Equipe Núcleo de Educação a Distância Coordenação Profª Ma. Patricia M. Mozzaquatro Chicon Demais membros Profª Ma. Cíndia Rosa Toniazzo Quaresma Bel. Estevanir Sausen

Leia mais

1. O MOODLE Acesso à Plataforma Cadastrar-se em uma disciplina Página Inicial do Curso Fórum...

1. O MOODLE Acesso à Plataforma Cadastrar-se em uma disciplina Página Inicial do Curso Fórum... 1 SUMÁRIO 1. O MOODLE...3 2. Acesso à Plataforma...3 2.1. Cadastrar-se em uma disciplina...4 2.2. Página Inicial do Curso...5 3. Fórum...5 3.1 Envio de Mensagens e Arquivos em fóruns...6 3.2 Anexando Arquivos

Leia mais

Guia do Participante

Guia do Participante Guia do Participante Bem-vindos à Oficina Online de AVA MOODLE Prezado Participante! Esta oficina tem por objetivo a oferta de um curso online de formação no uso tecnológico e pedagógico do AVA Moodle

Leia mais

Moodle como ferramenta pedagógica: Recursos e Vantagens

Moodle como ferramenta pedagógica: Recursos e Vantagens Moodle como ferramenta pedagógica: Recursos e Vantagens Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning) é um sistema de gerenciamento para criação de cursos online. Assim, pode ser utilizado para a

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR EAD AVA

MANUAL DO PROFESSOR EAD AVA MANUAL DO PROFESSOR EAD AVA ACESSO RÁPIDO Contamos com a sua participação ativa durante todo o processo de aprendizagem, interagindo com os alunos, tutores/professores pela plataforma (AVA), familiarizando-se

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE OFICINAS PARA O IV CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2019]: EDITAL GIZ/PROGRAD Nº 004/2018

EDITAL DE SELEÇÃO DE OFICINAS PARA O IV CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2019]: EDITAL GIZ/PROGRAD Nº 004/2018 EDITAL DE SELEÇÃO DE OFICINAS PARA O IV CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2019]: EDITAL GIZ/PROGRAD Nº 004/2018 O Diretor do GIZ Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino,

Leia mais

NEaD UVA Núcleo de Educação a Distância Universidade Estadual Vale do Acaraú

NEaD UVA Núcleo de Educação a Distância Universidade Estadual Vale do Acaraú Orientações Didáticas NEaD / UVA 01. Introdução Visando apoiar e viabilizar o trabalho a ser desenvolvido pelo professor durante a realização de disciplinas semipresenciais, o NEaD estruturou uma proposta

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC FACULDADE DE MEDICINA - FAMED NÚCLEO DE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM SAÚDE NUTEDS/FAMED/UFC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC FACULDADE DE MEDICINA - FAMED NÚCLEO DE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM SAÚDE NUTEDS/FAMED/UFC UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC FACULDADE DE MEDICINA - FAMED NÚCLEO DE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM SAÚDE NUTEDS/FAMED/UFC CHAMADA PÚBLICA PARA CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES PARA EaD EM SAÚDE

Leia mais

Ambientação à Plataforma Moodle

Ambientação à Plataforma Moodle Ambientação à Plataforma Moodle 1 Introdução Bem Vindo ao Material de Ambientação da Plataforma Para o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Pró-Reitoria de Extensão do IFSULDEMINAS () utilizaremos

Leia mais

1. Identificação Instituição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Trindade

1. Identificação Instituição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Trindade MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Leia mais

Pedido de uma disciplina no Moodle. Inscrição de utilizadores na página da disciplina. Edição de uma disciplina no Moodle. Avaliação/testes online

Pedido de uma disciplina no Moodle. Inscrição de utilizadores na página da disciplina. Edição de uma disciplina no Moodle. Avaliação/testes online 24 de abril de 2017 Pedido de uma disciplina no Moodle Inscrição de utilizadores na página da disciplina Edição de uma disciplina no Moodle Avaliação/testes online Encerramento da formação 1 2 Automática

Leia mais

Uma Proposta de Arquitetura Educacional Multimídia

Uma Proposta de Arquitetura Educacional Multimídia Uma Proposta de Arquitetura Educacional Multimídia Maria Lúcia Kroeff Barbosa - PPGIE, UFRGS Karen Selbach Borges - Instituto de Informática, UFRGS Valter Roesler Instituto de Informática, UFRGS 07/2008

Leia mais

APRENDIZAGEM HÍBRIDA E METODOLOGIA ATIVA COMO RECURSOS DIDÁTICOS COMPLEMENTARES

APRENDIZAGEM HÍBRIDA E METODOLOGIA ATIVA COMO RECURSOS DIDÁTICOS COMPLEMENTARES Projeto de Monitoria APRENDIZAGEM HÍBRIDA E METODOLOGIA ATIVA COMO RECURSOS DIDÁTICOS COMPLEMENTARES Escola de Arquitetura e Urbanismo - Universidade Federal Fluminense Monitora: Gabriela Nardy Guedes

Leia mais

1. Como faço para acessar o AVA - Ambiente Virtual de

1. Como faço para acessar o AVA - Ambiente Virtual de MANUAL AVA ACESSO RÁPIDO Contamos com a sua participação ativa durante todo o processo de aprendizagem, interagindo com os colegas, tutores/professores pela plataforma (AVA), familiarizando-se na sala

Leia mais

NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA NEAD/AEDB EXTENSÃO MANUAL DO ALUNO ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO

NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA NEAD/AEDB EXTENSÃO MANUAL DO ALUNO ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA NEAD/AEDB EXTENSÃO MANUAL DO ALUNO 2016 ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Av. Cel. Prof. Antonio Esteves, nº 01, Campo de Aviação Resende-RJ CEP: 27.523-000 Tel./Fax: (24) 3383-9000

Leia mais

objetivo geral justificativa

objetivo geral justificativa introdução O Moodle é uma plataforma e-learning, na qual o aluno tem a possibilidade de interagir e acompanhar as atividades do Colégio via internet. É uma ferramenta de ensino e aprendizagem on-line com

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Unidade Curricular Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Hudson de Paula Romualdo Técnico Integrado em Informática para

Leia mais

PLATAFORMA DE INTERAÇÃO APICE ON

PLATAFORMA DE INTERAÇÃO APICE ON PLATAFORMA DE INTERAÇÃO APICE ON A Plataforma de Interação APICE ON é a maior e mais complexa plataforma do projeto e abriga 1.150 usuários, dos quais 802 são ativos; 144 grupos, sendo 140 ativos. Desse

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes das disciplinas Semipresenciais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes das disciplinas Semipresenciais Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes das disciplinas Semipresenciais A presente pesquisa foi realizada em dezembro de 2011, tendo como universo 11393 discentes.

Leia mais

Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação Conselho Acadêmico do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação

Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação Conselho Acadêmico do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação Conselho Acadêmico do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação Regulamento do AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem São Paulo Abril de 2017 1

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Unidade Curricular Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Geovanne Pereira Furriel Técnico Integrado em Automação Industrial

Leia mais

CURSO DE TUTORIAL 2 DE 5. Robson Santos da Silva

CURSO DE TUTORIAL 2 DE 5. Robson Santos da Silva CURSO DE TUTORIAL 2 DE 5 Espero que você tenha gostado do Tutorial 1. Mas... Caso queira saber ainda mais sobre o Moodle e seu potencial quando utilizado com diferentes recursos que a Web 2.0 oferece gratuitamente...

Leia mais

Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação Conselho Acadêmico do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação

Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação Conselho Acadêmico do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação Conselho Acadêmico do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação Regulamento do AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem São Paulo Setembro 2011 1

Leia mais

Tutorial para Professores

Tutorial para Professores Tutorial para Professores Revisão 3.0 Suporte de Informática 00/00/2018 moodle@faccentronh.com.br 1 Sumário O que é o Moodle?...... 3 Para que serve o Moodle?...... 3 Como acessar o Moodle??... 4 Tela

Leia mais

Informática EAD. Professor Márcio Hunecke.

Informática EAD. Professor Márcio Hunecke. Informática EAD Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática Matéria Aula XX EAD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Educação a distância (EAD) é uma modalidade de educação mediada por tecnologias,

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD A presente pesquisa foi realizada em junho de 2016, no Polo

Leia mais

Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância

Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância Klaus Schlünzen Junior klaus@reitoria.unesp.br Núcleo de Educação a Distância EaD da Unesp já ofereceu 26 cursos a distância (Graduação, Pós-Graduação e Extensão) Beneficiaram mais de 99 mil pessoas Repositório

Leia mais

Apresentação. Prezados Professores e Coordenadores de Curso,

Apresentação. Prezados Professores e Coordenadores de Curso, Catálogo de Oficinas Apresentação Prezados Professores e Coordenadores de Curso, Apresentamos a vocês as oficinas que integram as ações promovidas pelo Núcleo de Formação da SEaD e que visam atender às

Leia mais

MANUAL DO AVA PARA ALUNOS

MANUAL DO AVA PARA ALUNOS MANUAL DO AVA PARA ALUNOS 2015 Sumário 1. Sobre: pág. 3 2. Para que serve o AVA? pág. 3 3. Para entrar no AVA: pág. 4 4. Ferramentas e Configurações: pág. 5 5. Semanas pág. 7 1. Sobre: AVA (Ambiente Virtual

Leia mais

MODELO DE RELATÓRIO PARA ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PROJETOS DE EXTENSÃO

MODELO DE RELATÓRIO PARA ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PROJETOS DE EXTENSÃO MODELO DE RELATÓRIO PARA ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PROJETOS DE EXTENSÃO ANO/SEMESTRE: 2017/1 1 IDENTIFICAÇÃO 1.1 Título do projeto: Criação de um Ambiente Virtual de Apoio ao Ensino e Aprendizagem

Leia mais

Equipe de Produção Coordenação de Produção do Material Pedagógico Avante Brasil Informática e Treinamentos Ltda.

Equipe de Produção Coordenação de Produção do Material Pedagógico Avante Brasil Informática e Treinamentos Ltda. Equipe de Produção Coordenação de Produção do Material Pedagógico Avante Brasil Informática e Treinamentos Ltda. Diretor de Planejamento Carlos Henrique Ferraz de Vasconcelos Diretor Comercial Rômulo Moura

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância. Guia Básico para Uso do Moodle

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância. Guia Básico para Uso do Moodle Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância Guia Básico para Uso do Moodle Florianópolis, 2015 1 Bem vindo ao Guia Básico para Uso do Moodle Este material tem como objetivo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Unidade Curricular Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Geovanne Pereira Furriel Técnico Integrado em Automação Industrial

Leia mais

Ferramentas Colaborativas. Prof. Dr. paulo Rech Wagner

Ferramentas Colaborativas. Prof. Dr. paulo Rech Wagner Ferramentas Colaborativas Prof. Dr. paulo Rech Wagner prwagner@pucrs.br Aprendizagem Colaborativa Avanço das TICs mais facilidades de interação e recursos para atividades colaborativas. Construção coletiva

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Universidade Federal do Rio Grande FURG Secretaria de Educação a Distância SEaD FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Planejamento Pedagógico Contexto

Leia mais

Curso de Inverno - CECID

Curso de Inverno - CECID 1 Curso de Inverno - CECID AULA 4 Configuração dos Cursos Acrescentando Atividades Prof. Dr. José Eduardo Santarem Segundo santarem@usp.br Blog: http://santaremsegundo.com.br Twitter: @santaremsegundo

Leia mais

Plano de Curso INFORMÁ TICÁ BA SICA OPERADOR DE MICROCOMPUTADOR

Plano de Curso INFORMÁ TICÁ BA SICA OPERADOR DE MICROCOMPUTADOR Plano de Curso Instituição: Departamento de Educação a Distância DEaD (UNIFAP) Curso: Curso de Informática Básica - Operador de Microcomputadores Carga Horária: 60 horas. 1. ÁPRESENTÁÇÁ O INFORMÁ TICÁ

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA Brasília - 2016 1 Sumário 1. Acesso à plataforma 04 2. Cadastramento nas disciplinas 04 3. Edição do perfil 05 4. Envio de mensagens

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS À DISTÂNCIA

AVALIAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS À DISTÂNCIA AVALIAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS À DISTÂNCIA Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE) Charles Ielpo Mourão (UECE) Germana Costa Paixão (UECE) INTRODUÇÃO

Leia mais

Esse manual apresenta de forma resumida as informações acadêmicas sobre o Programa em Governança Pública e Gestão Administrativa no que se refere a

Esse manual apresenta de forma resumida as informações acadêmicas sobre o Programa em Governança Pública e Gestão Administrativa no que se refere a do aluno Esse manual apresenta de forma resumida as informações acadêmicas sobre o Programa em Governança Pública e Gestão Administrativa no que se refere a concepção do curso, metodologia e avaliação

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Gestão Ambiental na modalidade EaD

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Gestão Ambiental na modalidade EaD Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Gestão Ambiental na modalidade EaD A presente pesquisa foi realizada em março de 2018, em todos os campi e unidades,

Leia mais

GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE

GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE Versão para alunos 2016 Plataforma Moodle CEAD-UFOP OLÁ ALUNO! O ambiente virtual de aprendizagem Moodle do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade

Leia mais

Curso BÁSICO INTENSIVO EM EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO Modalidade EAD - Ensino a Distância em Ambiente On-Line Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem

Curso BÁSICO INTENSIVO EM EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO Modalidade EAD - Ensino a Distância em Ambiente On-Line Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem Curso BÁSICO INTENSIVO EM EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO Modalidade EAD - Ensino a Distância em Ambiente On-Line Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem FORMAÇÃO SÓLIDA E BENEFÍCIOS PARA VOCÊ O curso realizado

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Unidade Curricular Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Geovanne Pereira Furriel Técnico Integrado em Automação Industrial

Leia mais

AULA INAUGURAL EAD 2015

AULA INAUGURAL EAD 2015 AULA INAUGURAL EAD 2015 Universalização do Conhecimento EaD Educação a Distância Conforto; Comodidade; Disciplina; Comprometimento. Tecnologia PREFEITURAS Convênio entre o Instituto Federal de Educação,

Leia mais

INTERFACE GRÁFICA DA PLATAFORMA DE APRENDIZAGEM MOODLE Endereço: NOTÍCIAS ÁREA DE REGISTO / LOGIN CONTATOS

INTERFACE GRÁFICA DA PLATAFORMA DE APRENDIZAGEM MOODLE Endereço:  NOTÍCIAS ÁREA DE REGISTO / LOGIN CONTATOS OBJECTIVO Este guia tem como objetivo fornecer aos Encarregados de Educação uma breve explicação sobre o funcionamento da Plataforma de Aprendizagem Moodle do Colégio do Vale. O QUE É O MOODLE? O Moodle

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Unidade Curricular Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Geraldo Pereira da Silva Junior Técnico Integrado em Edificações

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Unidade Curricular Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Priscilla Araújo Juá Stecanella Técnico Integrado em Automação

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem Perguntas Frequentes (FAQ) Aluno. Sumário. Clique na questão.

Ambiente Virtual de Aprendizagem Perguntas Frequentes (FAQ) Aluno. Sumário. Clique na questão. Sumário Clique na questão. 1. O que é o AVA?...2 2. Qual a diferença entre o Portal Educacional e o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?...2 3. O que é a Univap Virtual?...3 4. Quem pode acessar o AVA?...3

Leia mais

FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO NA EAD EXPERIÊNCIA DA EAD/UFMS. Prof. MSc. Hercules da Costa Sandim EAD/UFMS

FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO NA EAD EXPERIÊNCIA DA EAD/UFMS. Prof. MSc. Hercules da Costa Sandim EAD/UFMS FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO NA EAD EXPERIÊNCIA DA EAD/UFMS EAD/UFMS Prof. MSc. Hercules da Costa Sandim EAD/UFMS FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TIC s EXTENSÃO/ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FOMENTO

Leia mais

PREZADO USUÁRIO, Definem-se como objetivos deste manual:

PREZADO USUÁRIO, Definem-se como objetivos deste manual: 0 PREZADO USUÁRIO, O Manual do Usuário do Ambiente Virtual de Aprendizado - ISPED EAD tem por finalidade oferecer informações essenciais para o manuseio da ferramenta Moodle em nossa plataforma de ensino

Leia mais

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS Comunicações orais LISTA DE TRABALHOS APROVADOS O USO DE PLANILHAS GOOGLE DOCS NO CURSO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM LIVRE NA INTEGRAÇÃO E CONVERGÊNCIA DAS MODALIDADES

Leia mais

GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE

GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE Versão para alunos - Graduação Presencial 2016 Plataforma Moodle UFOP OLÁ ALUNO! O ambiente virtual de aprendizagem Moodle da Universidade Federal de Ouro Preto foi

Leia mais

Guia Rápido para Utilizar a Plataforma Moodle

Guia Rápido para Utilizar a Plataforma Moodle Guia Rápido para Utilizar a Plataforma Moodle 1. Acesso a página do CCEAD. Login e Senha. 2. Verificando os alunos inscritos na turma. 3. Configurações iniciais da disciplina 4. Configurações do tópico

Leia mais

Coordenador do PPGECEM: Prof. Dr. José Joelson Pimentel de Almeida. Coordenadora Adjunta do PPGECEM: Prof.ª. Drª. Márcia Adelino da Silva Dias

Coordenador do PPGECEM: Prof. Dr. José Joelson Pimentel de Almeida. Coordenadora Adjunta do PPGECEM: Prof.ª. Drª. Márcia Adelino da Silva Dias Este UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA Reitor: Prof. Dr. Antonio Guedes Rangel Junior Vice-Reitor: Prof. Dr. Flávio Romero Guimarães Coordenador do PPGECEM: Prof. Dr. José Joelson Pimentel de Almeida Coordenadora

Leia mais

Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno

Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno Índice 1. Objetivo. 2. Sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 3. Como acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 4. Como visualizar as disciplinas disponíveis

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 006/2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 006/2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 006/2012 ABERTURA E DISPOSIÇÕES GERAIS DO CURSO DE TUTORIA ON-LINE

Leia mais

DESENVOLVIMENTO E APERFEIÇOAMENTO DE PLATAFORMAS DE TREINAMENTO A DISTÂNCIA E SUAS APLICAÇÕES

DESENVOLVIMENTO E APERFEIÇOAMENTO DE PLATAFORMAS DE TREINAMENTO A DISTÂNCIA E SUAS APLICAÇÕES DESENVOLVIMENTO E APERFEIÇOAMENTO DE PLATAFORMAS DE TREINAMENTO A DISTÂNCIA E SUAS APLICAÇÕES Letícia Capucho Luiz (FATEC Cruzeiro, Bolsista PIBIC/CNPq) E-mail: leticia.luiz@cptec.inpe.br Dr. Luiz Tadeu

Leia mais

Tutorial para Alunos

Tutorial para Alunos Tutorial para Alunos Revisão 3.0 Suporte de Informática 00/00/2018 moodle@faccentronh.com.br 1 Sumário O que é o Moodle?...... 3 Para que serve o Moodle?...... 3 Como acessar o Moodle??... 4 Tela inicial

Leia mais

Centro de Ensino Superior Dom Alberto Faculdade Dom Alberto

Centro de Ensino Superior Dom Alberto Faculdade Dom Alberto Centro de Ensino Superior Dom Alberto Faculdade Dom Alberto REGULAMENTO DE DISCIPLINAS ENSINO A DISTÂNCIA - EAD Santa Cruz do Sul, 2018 REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS EAD Disposições Preliminares São consideradas

Leia mais

Manual de Acesso para o Aluno AVA /01

Manual de Acesso para o Aluno AVA /01 Manual de Acesso para o Aluno AVA - 2013/01 ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MANUAL DE ACESSO PARA O ALUNO 2013/01 Vice-Presidente Acadêmica Ana Maria Costa de Sousa Diretora

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Unidade Curricular Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Geovanne Pereira Furriel Técnico Integrado em Automação Industrial

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Unidade Curricular Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Sandra Zago Falone Técnico Integrado em Edificações Química Ano

Leia mais

Regulamenta a oferta de disciplinas na modalidade semipresencial no Curso de Graduação em Ciências Contábeis:

Regulamenta a oferta de disciplinas na modalidade semipresencial no Curso de Graduação em Ciências Contábeis: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS Resolução nº 003/2015-CCGCC/CCSA Regulamenta a oferta de disciplinas na modalidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Organizando cursos no ambiente virtual Moodle: algumas atividades essenciais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Organizando cursos no ambiente virtual Moodle: algumas atividades essenciais UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Organizando cursos no ambiente virtual Moodle: algumas atividades essenciais Material elaborado por: Nicia Cristina Rocha Riccio NEAD/STI/UFBA Introdução A organização de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Unidade Curricular Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Priscilla Araújo Juá Stecanella Técnico Integrado em Automação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Unidade Curricular Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Sandra Zago Falone Técnico Integrado em Informática para Internet

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Ambiente Virtual de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem 1 PASSO A PASSO Passo 1 Localizar o AVA através do site UniProjeção 1.1 Acessar o site através do link https://projecao.br ou através de pesquisa direta ao google por site

Leia mais

AMBIENTANDO-SE NA PLATAFORMA MOODLE

AMBIENTANDO-SE NA PLATAFORMA MOODLE AMBIENTANDO-SE NA PLATAFORMA MOODLE 2 APRESENTAÇÃO Visando a um melhor aproveitamento do Curso, desenvolvemos algumas atividades para que você se familiarize com a plataforma na qual irá realizar seu Curso.

Leia mais

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO MANUAL PASSO A PASSO DO MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO SETEMBRO/2017 1 ACESSE O SISTEMA MOODLE Para acessar o Moodle você deverá ter um computador ou dispositivo com acesso à internet. E deverá

Leia mais

Guia Rápido do AVA, by GSA Soluções versão 7.0. Guia de Acesso Rápido Ambiente Virtual de Aprendizagem Professor

Guia Rápido do AVA, by GSA Soluções versão 7.0. Guia de Acesso Rápido Ambiente Virtual de Aprendizagem Professor Guia de Acesso Rápido Ambiente Virtual de Aprendizagem Professor 1 Introdução O Ambiente Virtual de Aprendizagem, ou AVA, é um aplicativo web onde os educadores e alunos podem disponibilizar materiais

Leia mais

Graduação: gestão da oferta de disciplinas em EaD um modelo consolidado

Graduação: gestão da oferta de disciplinas em EaD um modelo consolidado Graduação: gestão da oferta de disciplinas em EaD um modelo consolidado Curitiba PR Outubro 2014 Vera Fátima Dullius Amilton Dalledone Simone Spiandorello Instituições Franciscanas CONTEXTO LEGAL No artigo

Leia mais

PROJETO TUTOR UNIVERSITÁRIO. 1. Objetivo e escopo do projeto-piloto

PROJETO TUTOR UNIVERSITÁRIO. 1. Objetivo e escopo do projeto-piloto PROJETO TUTOR UNIVERSITÁRIO 1. Objetivo e escopo do projeto-piloto O Tutor Universitário é um programa-piloto proposto pelo Fórum das Entidades Representantes do Ensino Superior, para desenvolver o conhecimento

Leia mais

Projeto de P&D Instrumentalização e Sistematização da Capacitação para Conselhos de Consumidores. 12 de Abril de 2018

Projeto de P&D Instrumentalização e Sistematização da Capacitação para Conselhos de Consumidores. 12 de Abril de 2018 Projeto de P&D Instrumentalização e Sistematização da Capacitação para Conselhos de Consumidores 12 de Abril de 2018 Metodologia Etapa 1 - Realização de pesquisa de opinião sobre os CCs Etapa 2 - Revisão

Leia mais

Moodle FAMUR MANUAL DO ACADÊMICO

Moodle FAMUR MANUAL DO ACADÊMICO Moodle FAMUR Versão 2.14 MANUAL DO ACADÊMICO Acesse: www.faculdademurialdo.com.br ou moodle.faculdademurialdo.com.br/moodle/ Versão do Manual: 012015 Sumário Moodle, o que é? Como acessar o Moodle Interface

Leia mais

O USO DE FORMULÁRIOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS SALAS VIRTUAIS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

O USO DE FORMULÁRIOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS SALAS VIRTUAIS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO O USO DE FORMULÁRIOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS SALAS VIRTUAIS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Serra ES - Abril 2012 Categoria: C Métodos e Tecnologias Setor

Leia mais

GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE

GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE Versão para tutores 2017 Plataforma Moodle CEAD-UFOP OLÁ TUTOR! O ambiente virtual de aprendizagem Moodle do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade

Leia mais

Tela Inicial com aviso datado de 18/06/00

Tela Inicial com aviso datado de 18/06/00 249 O programa também dispõe de um recurso que permite ao professor, por exemplo, arquivar as mensagens, limitar o número de mensagens enviadas por aluno, e viabilizar ou não o envio de arquivos em anexo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Unidade Curricular Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Alex Tristão de Santana Técnico Integrado em Edificações Geografia

Leia mais

Este ambiente é utilizado em diversas instituições no mundo, sendo uma das principais plataformas educacionais online.

Este ambiente é utilizado em diversas instituições no mundo, sendo uma das principais plataformas educacionais online. Guia prático Moodle O que é Seja bem-vindo a plataforma Moodle. O Moodle é um sistema de gestão do ensino e aprendizagem, ou seja, é um aplicativo desenvolvido para ajudar o educador a criar cursos on-line,

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Pedagogia na modalidade EaD

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Pedagogia na modalidade EaD Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Pedagogia na modalidade EaD A presente pesquisa foi realizada em março de 2018, em todos os campi e unidades,

Leia mais

Instrução de Serviço PROEN nº 001/2017, de 10 de janeiro de 2017.

Instrução de Serviço PROEN nº 001/2017, de 10 de janeiro de 2017. Instrução de Serviço PROEN nº 001/2017, de 10 de janeiro de 2017. Dispõe sobre os procedimentos para o desenvolvimento das atividades didáticas e da produção de material didático nos cursos técnicos ofertados

Leia mais

Educação a Distância (EaD)

Educação a Distância (EaD) Educação a Distância (EaD) O que é Educação a Distância (EaD)? O EaD foi criado devido a necessidade de muitos de atualizar, de estudar, mas que não tem um tempo hábil para tanto. O EaD na realidade são

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 14/ EDITAL DE SELEÇÃO - 1ª retificação em 12 de abril de 2019

CHAMADA PÚBLICA 14/ EDITAL DE SELEÇÃO - 1ª retificação em 12 de abril de 2019 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL Campus Reitor João David Ferreira Lima Centro Sócio-Econômico

Leia mais