[Título do documento]

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "[Título do documento]"

Transcrição

1 [Título do documento] [Escrever o subtítulo do documento] Franklim Fernandes [Escolher a data]

2 ALERGIA ALIMENTAR, ALIMENTOS COM PERIGOS 2 Conteúdo ALERGIA ALIMENTAR, ALIMENTOS COM PERIGOS... 3 O que é uma alergia?... 3 O que é a atopia?... 3 Qual a incidência de alergia na população?... 4 Porque têm aumentado as alergias?... 4 Será que o nosso sistema imunitário está diferente?... 4 Quais as principais doenças alérgicas?... 5 Qual a incidência da alergia alimentar?... 5 A alergia alimentar tem influência genética?... 5 Quais os sintomas de alergia alimentar?... 6 Os sintomas alergia alimentar são geralmente os seguintes:... 6 Quais as reacções alérgicas imediatas e quais as retardadas?... 6 Quais as alergias mais frequentes nas crianças?... 7 Quais as alergias mais frequentes nos adultos?... 7 O que é a sindrome de alergia oral?... 7 Os exemplos mais comuns destas síndromes de reactividade cruzada são:... 8 As manifestações gastrointestinais na alergia alimentar mais frequentes são:... 8 As reacções anafiláticas caracterizam-se pela ocorrência de sintomas envolvendo simultaneamente:... 8 Como se faz o diagnóstico de alergia alimentar?... 9 O exercício físico após refeição pode provocar alergia alimentar?... 9 O que fazer se for alergico a aliemntos importantes para uma alimentação saudável? Um teste cutâneo positivo significa sempre alergia a esse alimento? Um teste cutâneo negativo exclui alergia a esse alimento? O que é o teste de provocação oral (TPO)? O que é a reactividade cruzada? Como evitar uma alergia alimentar? A alergia alimentar pode desaparecer com a idade? Qual o tratamento de uma alergia alimentar? alimentos que frequentemente podem causar alergia alimentar A lista de alimentos cuja presença deve ser discriminada abrange os alimentos que mais frequentemente causam alergia alimentar, nomeadamente:... 14

3 ALERGIA ALIMENTAR, ALIMENTOS COM PERIGOS 3 ALERGIA ALIMENTAR, ALIMENTOS COM PERIGOS Este livro pretende ser um instrumento de ajuda essencial para quem tem ou suspeita que pode ter uma alergia, nomeadamente a alguns alimentos. É essencial alertar para a necessidade de, havendo suspeita, o mais cedo possivel serem identificadas essas alergias sob pena de terem a sua qualidade de vida bastante degradada e em alguns casos até correr perigo de vida devido à possibilidade, embora rara, de choque anafilático. O que é uma alergia? Uma alergia é uma reação de hipersensibilidade, a estímulos externos, mediada pelo sistema imunitário, nomeadamente um tipo de anticorpo com uma importância central em todas as doenças alergicas, designado imunoglobulina E (IgE). O que é a atopia? A atopia pode ser entendida como uma tedência individual e/ou familiar para desencadear reações de hipersensibilidade mediadas pela IgE. Um dos exemplos mais frequentes é a pele atópica.

4 Qual a incidência de alergia na população? 4 Qual a incidência de alergia na população? De acordo com a World Allergy Organization (WAO), cerca de 40% da população mundial sofre de pelo menos uma doença alérgica sendo o 5º grupo de doenças crónicas mais frequentes nos países desenvolvidos. Estes números serão mais graves no futuro porque um dos segmentos da população mais afectados são as crianças e portanto haverá, um aumento das patologias alérgicas. Na altura da primavera maior parte das pessoas que sofre de rinaconjuntivite tem alergia ao pólenes. Segundo a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, cerca de: 30% da população sofre de rinite, 16% da população terá também conjuntivite, No entanto, muitos doentes nunca fizeram diagnóstico. Apenas um terço das pessoas foram vistas por causa da doença e ainda menos fizeram testes de alergia. Porque têm aumentado as alergias? As doenças alérgicas estão a aumentar, o que tem sido associado a diversos factores tais como: Mudanças no estilo de vida, Alterações climáticas, nomeadamente aumento da temperatura Aumento da poluição atmosférica, Será que o nosso sistema imunitário está diferente? Nas crianças do paises ocidentais o número de infecções por bactérias, vírus e parasitas tem vindo a diminuir graças à evolução das vacinas, antibióticos e melhoria das condições sanitárias. Estas circunstâncias no seu conjunto levaram a que o nosso sistema imunitário, pelo facto de não ter uma ameaça tão forte de parasitas e agentes microbianos patogénicos, se concentre agora mais nos alergenos ambientais que teoricamente deveriam ser inofensivos para as pessoas.

5 Quais as principais doenças alérgicas? 5 Quais as principais doenças alérgicas? As principais doenças alégicas são as seguintes: Rinite alérgica, Conjuntivite alégica, Asma, Dermatite atópica, Urticária, Sinusite, Otite média, Qual a incidência da alergia alimentar? A alergia alimentar atinge cerca de 1-2 % da população geral nos países industrializados e mais de 8% das crianças. O número de indivíduos com reacções graves de causa alérgica, após ingestão de alimentos, tem vindo a aumentar. As reacções a alimentos poderão não ter uma causa alérgica, designando-se então como reacções alimentares adversas. A alergia alimentar tem influência genética? A alergia alimentar tem uma forte componente genética e até 70% dos doentes apresentam história familiar positiva.

6 Quais os sintomas de alergia alimentar? 6 Quais os sintomas de alergia alimentar? A alergia a um determinado alimento origina, habitualmente, o aparecimento dos sintomas poucos minutos após a ingestão. Estas reacções denominadas imediatas podem atingir de uma forma isolada ou combinada: Pele e mucosas, Vias respiratórias, Sistema gastrointestinal, Sistema cardiovascular. Os sintomas alergia alimentar são geralmente os seguintes: Urticária, Angioedema, Rinoconjuntivite, Asma, Choque anafiláctico. Quais as reacções alérgicas imediatas e quais as retardadas? As manifestações clínicas de tipo imediato mais frequentes são a urticária, o angioedema, e a síndrome de alergia oral. As reacções anafilácticas são mais raras. Assumem, no entanto, uma importância primordial, já que se desencadeiam muito rapidamente, colocando em risco a vida do doente, quando não tratadas de forma imediata. Outras manifestações de alergia alimentar incluem reacções retardadas que ocorrem em doentes com eczema atópico e/ou enteropatia ao glúten, sendo mais difíceis de diagnosticar porque, frequentemente, decorre muito tempo entre a ingestão alimentar e a ocorrência dos sintomas.

7 Quais as alergias mais frequentes nas crianças? 7 Quais as alergias mais frequentes nas crianças? As manifestações clínicas de alergia alimentar variam com a idade. Na infância, a forma de apresentação alérgica mais comum é o eczema atópico. Os alimentos mais frequentemente envolvidos são: Leite, Ovo, Frutos secos, Soja, Trigo, Peixe, Marisco. Quais as alergias mais frequentes nos adultos? No adulto são habituais as reacções imediatas sendo os alimentos mais problemáticos os seguintes: Frutos secos, Peixe e marisco, Alimentos de origem vegetal. O que é a sindrome de alergia oral? A sindrome de alergia oral caracteriza-se pelo aparecimento de edema, comichão e/ou formigueiro dos lábios, boca e garganta quando o agente causal, habitualmente um fruto fresco ou vegetal, contacta com a mucosa oral do indivíduo alérgico. Na sua maioria, os doentes estão sensibilizados a pólens. Esta sensibilização simultânea (pólens e alimentos) deve-se à existência de reactividade cruzada a proteínas com estrutura semelhante que ocorrem, naturalmente, em plantas de diferentes origens.

8 O que é a sindrome de alergia oral? 8 Os exemplos mais comuns destas síndromes de reactividade cruzada são: Síndrome bétula-maça Síndrome artemisia-aipo-cenoura-especiarias Síndrome gramíneas-rosáceas Síndrome Plantago-Cucurbitaceae A urticária caracteriza-se, sobretudo, pelo aparecimento de comichão e erupções cutâneas de diversos tamanhos, em zonas de pele vermelha. As manifestações gastrointestinais na alergia alimentar mais frequentes são: Náuseas Vómitos Cólicas abdominais Diarreia As reacções anafiláticas caracterizam-se pela ocorrência de sintomas envolvendo simultaneamente: A pele e mucosas O aparelho respiratório O aparelho cardiovascular O aparelho gastrointestinal Em alguns países a ingestão de amendoim é a causa mais comum de reacções fatais. Quantidades mínimas deste alimento podem ser suficientes para induzir reacções anafiláticas em pessoas sensibilizadas. A ingestão acidental e sem intenção pode ocorrer, particularmente, por contaminação, durante o processamento industrial de outros alimentos.

9 Como se faz o diagnóstico de alergia alimentar? 9 Como se faz o diagnóstico de alergia alimentar? O diagnóstico de alergia a alimentos é fundamentado, em primeiro lugar, na história clínica. Contudo, se existem casos em que a relação causal com a ingestão de determinado alimento é evidente, noutras situações esta relação não é clara. O preenchimento pelo doente de um diário alimentar completo, bem como a descrição das actividades diárias, durante um período de tempo relativamente longo, pode ser essencial para evidenciar qual ou quais os alimentos suspeitos. Os testes de pele podem ajudar. Nestes, o médico alergologista inocula vários tipos de proteínas no antebraço do doente à procura de reações às mesmas. O resultado costuma demorar apenas 15 minutos. O principal valor do teste é quando este é negativo, servindo para descartar a proteína que não causou reação. O teste positivo não dá certeza de que o paciente seja alérgico àquela proteína. Em alguns casos por causa do alto risco de reação anafilática, o médico pode optar por não fazer este teste. Atualmente é possível realizar a dosagem de IgEs específicas no sangue para se identificar contra quais alimentos se desenvolve alergia. O exercício físico após refeição pode provocar alergia alimentar? Em certos casos, determinados alimentos só originam a ocorrência de sintomas de alergia alimentar quando o doente realiza esforço físico, após a ingestão dos mesmos (anafilaxia induzida pelo exercício). Este tipo de alergia alimentar que só se manisfesta se o paciente praticar alguma atividade física até 4 horas após a ingestão de determinados alimentos. O doente com este tipo de alergia pode comer camarão e nada sentir, mas se comê-lo e for praticar algum exercício pode até sofrer uma reação anafilática.

10 O que fazer se for alergico a aliemntos importantes para uma alimentação saudável? 10 O que fazer se for alergico a aliemntos importantes para uma alimentação saudável? Muitas vezes os doentes identificam os alimentos responsáveis pela ocorrência dos sintomas deixando definitivamente de os ingerir. Esta atitude habitualmente não acarreta consequências indesejáveis tratando-se de alimentos isolados. Contudo, e particularmente nas crianças, a adopção de dietas demasiadamente restritivas poderá acarretar défices nutricionais. É fundamental que o diagnóstico de alergia alimentar seja estabelecido por um imunoalergologista. Quando necessário, o aconselhamento para manter uma dieta nutritivamente equilibrada será também orientado por um nutricionista. Um teste cutâneo positivo significa sempre alergia a esse alimento? A interpretação dos resultados dos testes cutâneos de alergia e das determinações sanguíneas de IgE específica exige experiência e perícia. Um teste cutâneo positivo a um determinado alimento não implica, necessariamente, ocorrência de alergia. Crianças com história de alergia a um determinado alimento podem desenvolver tolerância, isto é, passar a poder ingeri-lo, mantendo reactividade cutânea a esse alimento. Um teste cutâneo negativo exclui alergia a esse alimento? Por outro lado, um teste cutâneo negativo não permite excluir, definitivamente, o diagnóstico de alergia alimentar. Alguns alergénios alimentares podem ser destruídos durante a preparação de extractos comerciais, conduzindo a testes cutâneos falsamente negativos. Torna-se, assim, necessária a realização de testes por picada, utilizando o alimento fresco. O teste de provocação oral (TPO) poderá ser necessário para estabelecer o diagnóstico definitivo de alergia alimentar.

11 O que é o teste de provocação oral (TPO)? 11 O que é o teste de provocação oral (TPO)? O TPO consiste na ingestão de quantidades crescentes do alimento suspeito. A execução deste teste não é isenta de riscos, devendo ser sempre efectuado por especialista experiente, iniciada em ambiente hospitalar e com vigilância ao longo de pelo menos 24 horas. O que é a reactividade cruzada? A reactividade cruzada significa que quando se é alérgico a um determinado alergénio ou alimento aumenta a probabilidade de se desenvolver alergia a outros alimentos que tenham na sua composição proteinas de estrutura semelhante ao primeiro alergénio. Por exemplo quem tem alergia respiratória a pólens, tem associada uma maior probabilidade de ter alergia alimentar a frutos e vegetais. Outras sensibilizações podem ocorrer para alergénios inalados e ingeridos. Os exemplos mais comuns destas síndromes de reactividade cruzada são: Síndrome ácaros-crustáceos-moluscos; Síndrome ave-ovo; Síndrome látex-frutos. Num mesmo grupo de alimentos pode verificar-se, também, a existência de reactividade cruzada. São exemplos a alergia simultânea a diversos crustáceos, ou a espécies distintas de peixe.

12 Como evitar uma alergia alimentar? 12 Como evitar uma alergia alimentar? Não é possivel evitar uma alergia alimentar sem se saber a que se é alérgico! No entanto se já for alérgico a determinados alergénios como por exemplo ácaros, pólens, aves e látex, devido à reactividade cruzada atrás referida deve evitar ou estar muito atento à ingestão dos alimentos geralmente associados a essas reactividades cruzadas. Uma vez estabelecido o diagnóstico de alergia alimentar, o doente é aconselhado a evitar o(s) alimento(s) responsável/responsáveis pela ocorrência dos sintomas.é importante salientar que para além de ingeridos na sua forma natural, determinados alimentos são utilizados como ingredientes. Assim o doente alérgico deve habituar-se a consultar os rótulos das embalagens de todos os produtos que consome. A identificação do ingrediente proveniente do alimento a que é alérgico evitará um consumo acidental e a ocorrência de uma reacção que poderá ser grave. A alergia alimentar pode desaparecer com a idade? Na criança a maioria das alergias alimentares resolve-se até à idade escolar. Exceptuam-se alguns grupos de alimentos tais como os frutos secos, peixes e mariscos. Se a alergia alimentar surge na idade adulta é menos provável o seu desaparecimento.

13 Qual o tratamento de uma alergia alimentar? 13 Qual o tratamento de uma alergia alimentar? O melhor tratamento da alergia a alimentos é a prevenção. Não há um tratamento que cure a alergia alimentar. O mais importante é identificar os alimentos que causam alergia e evitá-los permanentemente. Quando não se conhece os alimentos que lhe causam alergia ou quando há ingestão acidental de um alimento proibido, o tratamento visa o controle da reação alérgica. Os medicamentos mais usados são: Anti-histamínicos ( anti-alérgicos ), Corticoides Nos casos de choque anafilático o tratamento é feito com injeção de adrenalina. Doentes com histórico de reação anafilática a alimentos devem trazer consigo cartões ou pulseiras explicando a sua alergia para que possam ser rapidamente diagnosticados e tratados, em caso de acidente. Muitos pacientes andam com seringas automáticas de adrenalina caso seja necessário tratamento imediato. Aproximadamente 85% das crianças espontaneamente deixam de ser alérgicas à maioria dos alimentos (ovos, leite de vaca, trigo e soja) entre os 3-5 anos de idade. O teste cutâneo permanece positivo apesar de haver tolerância ao alimento. A alergia alimentar ao amendoim, nozes, peixe e camarão raramente desaparece.

14 14 alimentos que frequentemente podem causar alergia alimentar alimentos que frequentemente podem causar alergia alimentar A partir de dia 13 de dezembro de 2014 entram em vigor as novas regras de etiquetagem de alimentos na União Europeia. Estas exigem uma maior visibilidade da informação relativa à presença de alergénios alimentares nos rótulos dos alimentos, assim como nos produtos à venda em cafés e restaurantes. A lista de alimentos cuja presença deve ser discriminada abrange os alimentos que mais frequentemente causam alergia alimentar, nomeadamente: Cereais que contém glúten (p.ex. trigo, centeio, cevada, aveia, espelta, etc.) e produtos derivados Crustáceos (camarão, caranguejo, lagosta, etc.) e derivados Ovos e derivados (outras denominações: gema, clara, ovalbumina, ovomucoide) Peixe e derivados Amendoins e derivados Soja e derivados Leite, lactose e derivados (outras denominações: lactoalbumina, lactoglobulina, caseína, coalho) Frutos secos (nozes, amêndoas, avelãs, cajus, noz pecã, amêndoa do Pará, pistáchios, macadâmias) e produtos derivados Aipo e produtos derivados Mostarda e produtos derivados Sementes de sésamo e derivados Tremoço e derivados Moluscos (caracol, mexilhão, amêijoa, choco, lula, polvo, pota, etc.) Dióxido sulfuroso e sulfitos É importante enfatizar que existem outros alimentos que podem provocar reações alérgicas cuja presença em produtos alimentares não é de identificação obrigatória. A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) recomenda que se informe junto do seu imunoalergologista acerca de como pode ser feita uma correta evicção alimentar. Fique bem!

Saúde e Desenvolvimento Humano

Saúde e Desenvolvimento Humano ALERGIAS Alergia é definida como uma reacção de hipersensibilidade iniciada por mecanismos imunológicos. Esta doença tem tido grande aumento nos nossos dias. Está estimado que mais de 20% da população

Leia mais

APLV - O que é a Alergia à Proteína do Leite de Vaca: características, sinais e sintomas. Dra. Juliana Praça Valente Gastropediatra

APLV - O que é a Alergia à Proteína do Leite de Vaca: características, sinais e sintomas. Dra. Juliana Praça Valente Gastropediatra APLV - O que é a Alergia à Proteína do Leite de Vaca: características, sinais e sintomas Dra. Juliana Praça Valente Gastropediatra Reações Adversas a Alimentos Imunomediadas: Alergia alimentar IgE mediada

Leia mais

A Dieta do Paleolítico Alergias Alimentares vs. Intolerâncias Alimentares

A Dieta do Paleolítico Alergias Alimentares vs. Intolerâncias Alimentares Artigo de Opinião N.º 5 10 de julho de 2017 Rubrica Nutricional A Dieta do Paleolítico Alergias Alimentares vs. Intolerâncias Alimentares O que é uma alergia alimentar? A alergia alimentar é uma reação

Leia mais

Alergia. Risco de desenvolvimento de alergia em pacientes com parentes com antecedentes alérgicos. Nenhum membro da família com alergia 5 a 15 %

Alergia. Risco de desenvolvimento de alergia em pacientes com parentes com antecedentes alérgicos. Nenhum membro da família com alergia 5 a 15 % Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Alergia Doenças alérgicas representam um problema de saúde pública, atingindo mais de 20% da população.

Leia mais

DESORDENS ALIMENTARES: PANORÂMA GERAL

DESORDENS ALIMENTARES: PANORÂMA GERAL DESORDENS ALIMENTARES: PANORÂMA GERAL 1 de 5 O trato gastrintestinal (TGI) tem a função principal de absorver os nutrientes necessários ao organismo e eliminar os dejetos. O TGI é também uma parte fundamental

Leia mais

Carta Aberta. Estimada professora do meu filho:

Carta Aberta. Estimada professora do meu filho: Carta Aberta Estimada professora do meu filho: Eu não sou paranóica! Juro que não sou Realmente, eu gostava, quando ele tem manchas na pele, tem tosse ou borbulhas, de pensar que é apenas e apenas isso.

Leia mais

Alergia à proteína do leite de vaca (APLV)

Alergia à proteína do leite de vaca (APLV) Alergia à proteína do leite de vaca (APLV) CAROLINA REBELO GAMA GERÊNCIA DE SERVIÇOS DE NUTRIÇÃO/ DIRETORIA DE ATENÇÃO SECUNDÁRIA E INTEGRAÇÃO DE SERVIÇOS/ COORDENAÇÃO DE ATENÇÃO SECUNDÁRIA E INTEGRAÇÃO

Leia mais

ALERGIAS ALIMENTARES

ALERGIAS ALIMENTARES conselhos do seu alergista sobre ALERGIAS ALIMENTARES QUANDO DEVO CONSULTAR UM ALERGISTA Se você tiver qualquer uma destas condições, você deverá consultar um alergista. Os alergistas tratam de dois dos

Leia mais

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Alergia à Proteína do Leite de Vaca

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Alergia à Proteína do Leite de Vaca Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Alergia à Proteína do Leite de Vaca 09 de maio de 2018 Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição Departamento de Atenção Básica Secretaria de Atenção

Leia mais

ALERGÊNICOS Novas regras para rotulagem de alergênicos passam a vigorar no país a partir de 03/07/2016

ALERGÊNICOS Novas regras para rotulagem de alergênicos passam a vigorar no país a partir de 03/07/2016 ALERGÊNICOS Novas regras para rotulagem de alergênicos passam a vigorar no país a partir de 03/07/2016 ATENÇÃO: Durante a fase de transição, você poderá encontrar rótulos ainda sem a frase de alergênicos

Leia mais

III WORKSHOP CETAL. Componentes Alergênicos em Alimentos: Regulamentação no Brasil

III WORKSHOP CETAL. Componentes Alergênicos em Alimentos: Regulamentação no Brasil III WORKSHOP CETAL Componentes Alergênicos em Alimentos: Regulamentação no Brasil Deise Ap. Pinatti Marsiglia Centro de Alimentos Instituto Adolfo Lutz Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de

Leia mais

ALERGIA x INTOLERÂNCIA. Mariele Morandin Lopes Ana Paula Moschione Castro

ALERGIA x INTOLERÂNCIA. Mariele Morandin Lopes Ana Paula Moschione Castro ALERGIA x INTOLERÂNCIA Mariele Morandin Lopes Ana Paula Moschione Castro Definição de alergia alimentar Doença consequente a uma resposta imunológica anômala, que ocorre após a ingestão e/ou contato com

Leia mais

UMA QUESTÃO DE DIREITO

UMA QUESTÃO DE DIREITO 03/10/18 ROTULAGEM DE ALERGÊNICOS: UMA QUESTÃO DE DIREITO III Simpósio Alergias e Intolerâncias alimentares Comissão Técnica de Alimentos e Bebidas (CTALI) Conselho Regional de Química IV Região Fernanda

Leia mais

Alergia à proteína do leite de vaca: abordagem bibliográfica de causas, fatores de risco e diagnóstico

Alergia à proteína do leite de vaca: abordagem bibliográfica de causas, fatores de risco e diagnóstico VII Simpósio de Tecnologia e Engenharia de Alimentos e VI Encontro Paranaense de Engenharia de Alimentos UTFPR, Campo Mourão, PR, Brasil 13 a 16 de setembro de 2016 Alergia à proteína do leite de vaca:

Leia mais

Departamento de Puericultura e Pediatria Setor de Imunologia e Alergia Pediátrica. Orientações Gerais sobre Alergia

Departamento de Puericultura e Pediatria Setor de Imunologia e Alergia Pediátrica. Orientações Gerais sobre Alergia Departamento de Puericultura e Pediatria Setor de Imunologia e Alergia Pediátrica Orientações Gerais sobre Alergia 1. O que é alergia? Alergia caracteriza-se por uma hipersensibilidade do sistema imunológico,

Leia mais

Amor sem medida CORREIO POPULAR

Amor sem medida CORREIO POPULAR _ESPAÇO GOURMET: rondelle com ricota e nozes é um convite e tanto a, com a inspiração das mammas, reunir a família e praticar os dotes culinários _MOTORPREMIUM: segundo modelo produzido na fábrica da Land

Leia mais

Se você tem qualquer dúvida sobre seu resultado ImuPro ou sobre alergias alimentares tipo III, favor entrar em contato conosco.

Se você tem qualquer dúvida sobre seu resultado ImuPro ou sobre alergias alimentares tipo III, favor entrar em contato conosco. Seu pessoal ImuPro Screen + documentos Amostra de ID: 113131 Com esta carta, você receberá seu resultado ImuPro para seu próprio teste de alergia alimentar IgG. Esse relatório laboratorial contém seus

Leia mais

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS ALERGIA E IMUNOLOGIA

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS ALERGIA E IMUNOLOGIA MATRIZ DE COMPETÊNCIAS ALERGIA E IMUNOLOGIA OBJETIVOS Formar e habilitar médicos especialistas na área da Alergia e Imunologia com competências que os capacitem a atuar em diferentes níveis de complexidade,

Leia mais

Mediadores pré-formados. Mediadores pré-formados. Condição alérgica. Número estimado de afetados (milhões) Rinite alérgica Sinusite crônica 32.

Mediadores pré-formados. Mediadores pré-formados. Condição alérgica. Número estimado de afetados (milhões) Rinite alérgica Sinusite crônica 32. REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE HIPERSENSIBILIDADE : É uma resposta imunológica exagerada ou inapropriada a um estímulo produzido por um antígeno. REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE

Leia mais

Se você tem qualquer dúvida sobre seu resultado ImuPro ou sobre alergias alimentares tipo III, favor entrar em contato conosco.

Se você tem qualquer dúvida sobre seu resultado ImuPro ou sobre alergias alimentares tipo III, favor entrar em contato conosco. Seu pessoal ImuPro Screen documentos Amostra de ID: 110085 Com esta carta, você receberá seu resultado ImuPro para seu próprio teste de alergia alimentar IgG. Esse relatório laboratorial contém seus resultados

Leia mais

ALERGIA AO LEITE DE VACA. Novidades no Consenso Brasileiro de Alergia Alimentar

ALERGIA AO LEITE DE VACA. Novidades no Consenso Brasileiro de Alergia Alimentar ALERGIA AO LEITE DE VACA Novidades no Consenso Brasileiro de Dr. Antonio Carlos Pastorino Unidade de Alergia e Imunologia ICr - HCFMUSP 2019 Declaração de Conflito de Interesse De acordo com a Resolução

Leia mais

Informação sobre ingredientes. que provoquem alergias ou intolerâncias

Informação sobre ingredientes. que provoquem alergias ou intolerâncias Informação sobre ingredientes que provoquem alergias ou intolerâncias O Regulamento (UE) N.º 1169/2011, relativo à prestação de informação aos consumidores sobre os géneros alimentícios, entrou em vigor

Leia mais

- CIRCULAR - N. Refª: 03/2015 Data: 25/02/15. ASSUNTO: Lei da Informação Alimentar (Alergénios) Caros Associados,

- CIRCULAR - N. Refª: 03/2015 Data: 25/02/15. ASSUNTO: Lei da Informação Alimentar (Alergénios) Caros Associados, - CIRCULAR - N. Refª: 03/2015 Data: 25/02/15 ASSUNTO: Lei da Informação Alimentar (Alergénios) Caros Associados, O Regulamento (EU) Nº1169/2011 de 25/10 do Parlamento Europeu aprovou as novas regras de

Leia mais

RESOLUÇÃO N 26, DE 02 DE JULHO DE 2015

RESOLUÇÃO N 26, DE 02 DE JULHO DE 2015 RESOLUÇÃO N 26, DE 02 DE JULHO DE 2015 Dispõe sobre os requisitos para rotulagem obrigatória dos principais alimentos que causam alergias alimentares. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância

Leia mais

Provas. Diagnóstico. em Alergia

Provas. Diagnóstico. em Alergia Provas Diagnósticas em Alergia Autor: Dr. Fabiano Brito Médico Reumatologista Assessoria Científica As doenças alérgicas se manifestam como um espectro de sintomas que podem envolver respostas respiratórias

Leia mais

Anafilaxia. Pérsio Roxo Júnior. Divisão de Imunologia e Alergia Departamento de Puericultura e Pediatria

Anafilaxia. Pérsio Roxo Júnior. Divisão de Imunologia e Alergia Departamento de Puericultura e Pediatria Anafilaxia Pérsio Roxo Júnior Divisão de Imunologia e Alergia Departamento de Puericultura e Pediatria 1 Definição Reação de hipersensibilidade grave, de início súbito e que pode levar à morte Síndrome

Leia mais

TESTES ALÉRGICOS E PARA INTOLERÂNCIA ALIMENTAR DETECÇÃO POR IGG. A RN 428, atualmente vigente, confere cobertura, na área da Imunologia, para:

TESTES ALÉRGICOS E PARA INTOLERÂNCIA ALIMENTAR DETECÇÃO POR IGG. A RN 428, atualmente vigente, confere cobertura, na área da Imunologia, para: TESTES ALÉRGICOS E PARA INTOLERÂNCIA ALIMENTAR DETECÇÃO POR IGG A RN 428, atualmente vigente, confere cobertura, na área da Imunologia, para: A) Dosagem de IGE TUSS DESCRITIVO DESCRITIVO ROL IGE, GRUPO

Leia mais

Alimentos alergênicos e suas proteínas antigênicas

Alimentos alergênicos e suas proteínas antigênicas Alergia Alimentar 2300 anos: Hipócrates observou que o LV desconforto abdominal, cefaléia e urticária. Reação adversa ao alimento: qualquer reação anormal decorrente da ingestão de um alimento ou aditivo

Leia mais

Informativo Mensal da Faculdade de Medicina do ABC Ano IV - Nº 36 - junho DE 2018

Informativo Mensal da Faculdade de Medicina do ABC Ano IV - Nº 36 - junho DE 2018 Informativo Mensal da Faculdade de Medicina do ABC Ano IV - Nº 36 - junho DE 2018 A edição de junho da Revista Med- ABC traz como assunto de capa as alergias alimentares, tendo em vista um novo consenso

Leia mais

Coelho estufado com cenoura, ervilhas e batata, salada. Sopa de abóbora com cenoura

Coelho estufado com cenoura, ervilhas e batata, salada. Sopa de abóbora com cenoura Associação Social, Cultural e Recreativa de Alheira Ementa Semanal ATL 03/06/19 a 7/06/19 de feijão verde Segunda Prato Arroz de peixe, salada 4 Dieta Pescada cozida com batata e legumes 4 de penca Terça

Leia mais

2. PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA 2.1. Se houver contato significativo com o olho lavar com água corrente por 15 minutos e/ou procurar atendimento médico.

2. PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA 2.1. Se houver contato significativo com o olho lavar com água corrente por 15 minutos e/ou procurar atendimento médico. Regulatório Página 1 de 5 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. Nome Fantasia: Fazenda da Toca. 1.2. Aparência: Avermelhada. 1.3. Aplicação: Pronto para consumo. 1.4. Certificações: Orgânica. 2. PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA

Leia mais

MUNICÍPIO DE VALONGO Semana de 11 a 15 de junho de 2018 Almoço VE (kj)

MUNICÍPIO DE VALONGO Semana de 11 a 15 de junho de 2018 Almoço VE (kj) Semana de 11 a 15 de junho de 2018 Sopa Sopa de nabos 1,3,5,6,7,8,12 214 51 1,8 0,3 7,5 0,7 0,8 0,3 Almôndegas de vaca estufadas com esparguete 1,3,6,12 769 183 6,2 1,8 20,6 1,1 10,5 1,0 ada ada de cenoura

Leia mais

ALERGIA ALIMENTAR: CONCEITOS, CONSELHOS E PRECAUÇÕES

ALERGIA ALIMENTAR: CONCEITOS, CONSELHOS E PRECAUÇÕES ALERGIA ALIMENTAR: CONCEITOS, CONSELHOS E PRECAUÇÕES Alergia alimentar: Conceitos, Conselhos e Precauções 1ª Edição - Outubro de 2017 Editores: Célia Costa Sara Prates Isabel Carrapatoso Publicado por:

Leia mais

Impacto no Estado Nutricional

Impacto no Estado Nutricional Aspectos nutricionais das dietas de restrição nas alergias a múltiplos alimentos Impacto no Estado Nutricional Fabíola Isabel Suano de Souza fsuano@gmail.com INTRODUÇÃO 1 Qualidade de vida Diagnóstico

Leia mais

FORMAÇÃO AVANÇADA EM ALERGOLOGIA PEDIÁTRICA PROGRAMA

FORMAÇÃO AVANÇADA EM ALERGOLOGIA PEDIÁTRICA PROGRAMA FORMAÇÃO AVANÇADA EM ALERGOLOGIA PEDIÁTRICA sexta-feira, das 17h30 às 20h45 sábado, das 09h00 às 13h30 um módulo por mês Comissão Coordenadora Prof. Doutor Fernando Coelho Rosa, Pediatra, ICS-Católica

Leia mais

Página 1 de 5 GABARITO - PRÁTICA QUESTÃO 1 ITEM A

Página 1 de 5 GABARITO - PRÁTICA QUESTÃO 1 ITEM A GABARITO - PRÁTICA QUESTÃO 1 Lactente vem evoluindo bem, com sinais e sintomas comuns dessa faixa etária Ganho de peso limítrofe. Cólicas e hábito intestinal compatível com aleitamento misto. Pediatra

Leia mais

FLORINHAS DO VOUGA Semana de 25 a 29 de junho de 2018 Almoço

FLORINHAS DO VOUGA Semana de 25 a 29 de junho de 2018 Almoço Semana de 25 a 29 de junho de 2018 Sopa Sopa de abóbora com peru 4 Peru assado com esparguete e salada 1,3,12 Dieta Peru assado ao natural com esparguete e salada 1,3,5,6,12 Sopa Juliana de legumes com

Leia mais

A estigmatização de um paciente pediátrico como alérgico à penicilina implica em consequências importantes, como:

A estigmatização de um paciente pediátrico como alérgico à penicilina implica em consequências importantes, como: Compartilhe conhecimento: Estudo testa crianças com suposta alergia à penicilina comumente relatada pelos pais na prática pediátrica, porém rara na realidade. Será que há tantos casos assim de alergia?

Leia mais

Solução completa para o bem estar intestinal

Solução completa para o bem estar intestinal CLAUSII PRO Solução completa para o bem estar intestinal Clausii Pro é um probiótico bacilo gram positivo indicado para reestabelecer e manter o equilíbrio da flora intestinal. Ele possui a capacidade

Leia mais

Associação Social, Cultural e Recreativa de Alheira. 3/1/19 a 05/1/19

Associação Social, Cultural e Recreativa de Alheira. 3/1/19 a 05/1/19 Associação Social, Cultural e Recreativa de Alheira Ementa Semanal ATL 3/1/19 a 05/1/19 Segunda Prato Terça Prato de penca Quarta Prato Bolinhos de bacalhau com arroz de feijão frade, salada 1 3 4 Filetes

Leia mais

FORMAÇÃO AVANÇADA EM ALERGOLOGIA PEDIÁTRICA PROGRAMA. Módulo 1 Conceitos Gerais de Imunologia e Doença Alérgica

FORMAÇÃO AVANÇADA EM ALERGOLOGIA PEDIÁTRICA PROGRAMA. Módulo 1 Conceitos Gerais de Imunologia e Doença Alérgica FORMAÇÃO AVANÇADA EM ALERGOLOGIA PEDIÁTRICA sexta-feira, das 17h30 às 20h45 sábado, das 09h00 às 13h30 um módulo por mês Comissão Coordenadora Prof. Doutor Fernando Coelho Rosa, Pediatra, ICS-Católica

Leia mais

Olá!! Meu nome é Carol Faria. Sou nutricionista Materno infantil, Esportiva e Coach. Trabalho com mudança de comportamento alimentar, qualidade de vid

Olá!! Meu nome é Carol Faria. Sou nutricionista Materno infantil, Esportiva e Coach. Trabalho com mudança de comportamento alimentar, qualidade de vid Olá!! Meu nome é Carol Faria. Sou nutricionista Materno infantil, Esportiva e Coach. Trabalho com mudança de comportamento alimentar, qualidade de vida, emagrecimento e estética. Meu papel é fazer a diferença

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA COCO CHIPS QUEIMADO

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA COCO CHIPS QUEIMADO Página 1 de 5 I - Descrição É o produto obtido a partir do endosperma do fruto do coqueiro (Cocos nucifera), despeliculado, selecionado, triturado, parcialmente desidratado e caramelizado por meio de processos

Leia mais

FORMAÇÃO AVANÇADA EM ALERGOLOGIA PEDIÁTRICA PROGRAMA. Módulo 1 Conceitos Gerais de Imunologia e Doença Alérgica

FORMAÇÃO AVANÇADA EM ALERGOLOGIA PEDIÁTRICA PROGRAMA. Módulo 1 Conceitos Gerais de Imunologia e Doença Alérgica FORMAÇÃO AVANÇADA EM ALERGOLOGIA PEDIÁTRICA sexta-feira, das 17h30 às 20h45 sábado, das 09h00 às 13h30 um módulo por mês Comissão Coordenadora Prof. Doutor Fernando Coelho Rosa, Pediatra, ICS-Católica

Leia mais

VACINA ANTIALÉRGICA UM TRATAMENTO DE EXCELÊNCIA IMUNOTERAPIA ANTIALÉRGICA

VACINA ANTIALÉRGICA UM TRATAMENTO DE EXCELÊNCIA IMUNOTERAPIA ANTIALÉRGICA VACINA ANTIALÉRGICA UM TRATAMENTO DE EXCELÊNCIA IMUNOTERAPIA ANTIALÉRGICA A imunoterapia é o tratamento preventivo para impedir as reações alérgicas provocadas por substâncias como ácaros da poeira caseira,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 12, DE 8 DE ABRIL DE 2019

RESOLUÇÃO Nº 12, DE 8 DE ABRIL DE 2019 RESOLUÇÃO Nº 12, DE 8 DE ABRIL DE 2019 Dispõe sobre a matriz de competências dos Programas de Residência Médica em Alergia e Imunologia no Brasil. A COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA (CNRM), no uso

Leia mais

Estes artigos estão publicados no sítio do Consultório de Pediatria do Dr. Paulo Coutinho.

Estes artigos estão publicados no sítio do Consultório de Pediatria do Dr. Paulo Coutinho. Estes artigos estão publicados no sítio do Consultório de Pediatria do Dr. Paulo Coutinho. Pág. 01 O eczema atópico (ou dermatite atópica) é uma doença inflamatória da pele cada vez mais frequente nas

Leia mais

Caso clinico- Alergia Alimentar. Autora: Dra. Cristina Jacob. EK masculino, 1ano e 2m, branco, São Paulo

Caso clinico- Alergia Alimentar. Autora: Dra. Cristina Jacob. EK masculino, 1ano e 2m, branco, São Paulo Caso clinico- Alergia Alimentar Autora: Dra. Cristina Jacob EK masculino, 1ano e 2m, branco, São Paulo Queixa e HPMA- Mãe refere que aos 5 meses de idade, apresentou edema de lábios e urticária após ter

Leia mais

FICHA TÉCNICA DE PRODUTO FINAL

FICHA TÉCNICA DE PRODUTO FINAL DESCRIÇÃO: Produto preparado a partir das cultivares de Solanum tuberosum. Deverão apresentar-se frescas, limpas, sãs, no estado de maturação industrial conveniente, lavadas, peladas, cortadas, calibradas

Leia mais

Doenças da modernidade

Doenças da modernidade Agosto/2016 DESMITIFICANDO AS DIETAS DA MODA Pág. 6 Doenças da modernidade Pág. 3 Alergia x Intolerância Pág. 4 EDITORIAL Chegamos ao nosso terceiro número, e esperamos colaborar mais uma vez com a disseminação

Leia mais

Compartilhe conhecimento: Entenda o que é a FPIES, sua importância, como diagnosticá-la e os métodos de tratamento mais indicados nesta revisão.

Compartilhe conhecimento: Entenda o que é a FPIES, sua importância, como diagnosticá-la e os métodos de tratamento mais indicados nesta revisão. Compartilhe conhecimento: Entenda o que é a FPIES, sua importância, como diagnosticá-la e os métodos de tratamento mais indicados nesta revisão. Reações alérgicas com acometimento gastrointestinal são

Leia mais

I SIMPO SIO DE ROTULAGEM ALIMENTOS. Mesa Redonda Segurança de alimentos e rotulagem

I SIMPO SIO DE ROTULAGEM ALIMENTOS. Mesa Redonda Segurança de alimentos e rotulagem I SIMPO SIO DE ROTULAGEM ALIMENTOS Mesa Redonda Segurança de alimentos e rotulagem APOIO SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS AGREGANDO VALOR DA CADEIA DE ALIMENTOS À CADEIA DE ALIMENTOS AGRADECIMENTOS CRQ IV

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR APROVADO EM Biostim Infantil 1 mg cápsulas Glicoproteínas Klebsiella pneumoniae Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve

Leia mais

Não existe uma única resposta!!

Não existe uma única resposta!! Glauce Hiromi Yonamine Nutricionista Supervisora do ambulatório ICr-HCFMUSP Nutricionista das Unidades de Alergia e Imunologia e Gastroenterologia ICr-HCFMUSP Mestre em Ciências pelo Departamento de Pediatria

Leia mais

PALAVRAS-CHAVES: Aditivos alimentares, conservantes, corantes, hipersensibilidade

PALAVRAS-CHAVES: Aditivos alimentares, conservantes, corantes, hipersensibilidade ADITIVOS ALIMENTARES E HIPERSENSIBILIDADES Gizele de Barros Moreira Cibele Sabino dos Santos Flávia Fabianny. Barbosa de Araújo Tâmara Kelly de Castro Gomes RESUMO Os hábitos alimentares vêm sofrendo mudanças

Leia mais

12 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ALERGISTA. Com relação à corticoterapia sistêmica na dermatite atópica grave, assinale a resposta CORRETA:

12 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ALERGISTA. Com relação à corticoterapia sistêmica na dermatite atópica grave, assinale a resposta CORRETA: 12 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ALERGISTA QUESTÃO 21 Com relação à corticoterapia sistêmica na dermatite atópica grave, assinale a resposta CORRETA: a) não há estudos sistematizados que avaliem a

Leia mais

SABER MAIS SOBRE ALERGIA OCULAR

SABER MAIS SOBRE ALERGIA OCULAR SABER MAIS SOBRE ALERGIA OCULAR FICHA TÉCNICA EDIÇÃO Clínicas Leite, Lda Ver. 01 / Jan 2016 REDAÇÃO/DOCUMENTAÇÃO Mariana Coimbra (Marketing e Comunicação) 1 ALERGIA OCULAR O que é a alergia ocular? A alergia

Leia mais

REVISÃO: ROTULAGEM DE ALERGÊNICOS

REVISÃO: ROTULAGEM DE ALERGÊNICOS REVISÃO: ROTULAGEM DE ALERGÊNICOS AUTORES Paula Régio MARQUES Discente do curso de Engenharia de Alimentos UNILAGO Patricia de Carvalho DAMY-BENEDETTI Docente do curso de Engenharia de Alimentos UNILAGO

Leia mais

Imunologia Clínica e Esofagite Eosinofílica

Imunologia Clínica e Esofagite Eosinofílica Imunologia Clínica e Esofagite Eosinofílica Qual o mecanismo fisiopatológico da doença? A esofagite eosinofílica ( EE) está relacionada ao aumento da sensibilidade alérgica? Qual a conexão entre alergia

Leia mais

Zidoril contém ácidos gordos polinsaturados ómega 3 altamente purificados.

Zidoril contém ácidos gordos polinsaturados ómega 3 altamente purificados. Folheto informativo: Informação para o utilizador Zidoril 1000 mg cápsulas moles Ésteres etílicos 90 do ácido ómega-3 Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

Unifacisa Questões de Imunologia Clínica Profª Socorro Viana º Módulo

Unifacisa Questões de Imunologia Clínica Profª Socorro Viana º Módulo Unifacisa Questões de Imunologia Clínica Profª Socorro Viana 2018.1 1º Módulo 1. Praticamente desde seu nascimento, um menino de 8 anos de idade sempre foi incomodado por um patógeno fúngico que causa

Leia mais

ALERGIA A INSETOS PICADORES (CHOQUE ANAFILÁTICO)

ALERGIA A INSETOS PICADORES (CHOQUE ANAFILÁTICO) ALERGIA A INSETOS PICADORES (CHOQUE ANAFILÁTICO) As abelhas do gênero Apis (abelha-europa ou abelha-africana), as vespas (marimbondos) e as formigas lava-pés são insetos do gênero dos himenópteros que

Leia mais

URTICÁRIA E ANGIOEDEMA

URTICÁRIA E ANGIOEDEMA URTICÁRIA E ANGIOEDEMA Quais são os objetivos deste folheto? Este folheto foi elaborado para o(a) ajudar a compreender melhor a urticária e o angioedema e informá-lo(a) sobre o que são, o que a provocam,

Leia mais

TRATAMENTO ANTIALÉRGICO O tratamento antialérgico envolve várias fases que devem ser conhecidas para otimizar o tratamento:

TRATAMENTO ANTIALÉRGICO O tratamento antialérgico envolve várias fases que devem ser conhecidas para otimizar o tratamento: PLANEJAMENTO PARA TRATAMENTO DA RINITE ALÉRGICA As alergias do trato respiratório são cada vez mais freqüentes. Em média 10% dos brasileiros sofrem de alergias, número que chega a 15% entre crianças e

Leia mais

FLUISOLVAN. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Xarope Adulto 6mg/mL Infantil 3mg/mL

FLUISOLVAN. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Xarope Adulto 6mg/mL Infantil 3mg/mL FLUISOLVAN Geolab Indústria Farmacêutica S/A Xarope Adulto 6mg/mL Infantil 3mg/mL 3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO? Você não deve usar Fluisolvan se tiver alergia ao ambroxol (substância ativa)

Leia mais

Alergias. Desfrute da vida ao máximo com o AtmosphereSky!

Alergias. Desfrute da vida ao máximo com o AtmosphereSky! Alergias Desfrute da vida ao máximo com o AtmosphereSky! 01 Introdução As alergias são um problema comum e o número de pessoas afetadas aumenta a cada ano 1. Mais de 150 milhões de europeus sofrem de doenças

Leia mais

Sala Oswaldo Seabra Simpósio Internacional Inscrição Inscrição Inscrição Inscrição. As IDP na América Latina: o que aprendemos com nossos pacientes:

Sala Oswaldo Seabra Simpósio Internacional Inscrição Inscrição Inscrição Inscrição. As IDP na América Latina: o que aprendemos com nossos pacientes: XXXIX Congresso Brasileiro de Alergia e Imunopatologia, XV Congresso Luso-Brasileiro de Alergia e Imunologia Clínica, III Congresso Nacional de Asma CONASMA 2012, I de Imunodeficiências Primárias Sábado,

Leia mais

Ficha Técnica de Produtos. Nozes Pecan

Ficha Técnica de Produtos. Nozes Pecan Data: 01/03/2018 Ficha Técnica de Produtos Nozes Pecan Modelo: F. T. 01 Edição: 03 Versão: 03/2018 NOME DO PRODUTO Nozes Pecan DESCRIÇÃO DO PRODUTO Nozes provenientes das nogueiras pecan (Caryaillinoensis).

Leia mais

FICHA TÉCNICA DE PRODUTO FINAL

FICHA TÉCNICA DE PRODUTO FINAL AHPA (embalagem de 400 gr) DESCRIÇÃO: Produto preparado a partir das cultivares de Zea mays L. var. saccharata Koern, proveniente de sementes não trangénicas. Os grãos deverão apresentar-se frescos, limpos,

Leia mais

Segunda-Feira. Sopa Couve branca ,2 1,2 12 2,1 3,7 2,1

Segunda-Feira. Sopa Couve branca ,2 1,2 12 2,1 3,7 2,1 Segunda-Feira Semana 29/02/2016 a 04/03/2016 Sopa Couve branca 550 131 8,2 1,2 12 2,1 3,7 2,1 Rissois c/ arroz de coentrtos Feijão verde, pimento e cenoura Sobremesa Fruta da época (min. 3 variedades)

Leia mais

PROTOCOLO DE NORMATIZAÇÃO DA DISPENSAÇÃO DE FÓRMULAS ESPECIAIS PARA CRIANÇAS COM ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA NA REDE SUS-BH

PROTOCOLO DE NORMATIZAÇÃO DA DISPENSAÇÃO DE FÓRMULAS ESPECIAIS PARA CRIANÇAS COM ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA NA REDE SUS-BH PROTOCOLO DE NORMATIZAÇÃO DA DISPENSAÇÃO DE FÓRMULAS ESPECIAIS PARA CRIANÇAS COM ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA NA REDE SUS-BH Este protocolo tem o objetivo de estabelecer diretrizes para dispensação

Leia mais

Sopa Creme de legumes ,2 12,1 1,7 3,5 2,6 FT. Segunda-Feira

Sopa Creme de legumes ,2 12,1 1,7 3,5 2,6 FT. Segunda-Feira Segunda-Feira Semana 09/11/2015 a 13/11/2015 Sopa Creme de legumes 533 127 8 1,2 12,1 1,7 3,5 2,6 Filetes de pescada crocantes no forno com arroz de ervilhas ervilhas, beterraba e Feijão Verde Sobremesa

Leia mais

Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Tantum Verde, pastilhas.

Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Tantum Verde, pastilhas. Folheto informativo: Informação para o utilizador Tantum Verde 3 mg + 2,5 mg pastilhas Cloridrato de benzidamina e benzocaína Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento

Leia mais

Segunda-Feira. Sopa Cenoura ,2 12,1 1,7 3,5 2,6

Segunda-Feira. Sopa Cenoura ,2 12,1 1,7 3,5 2,6 Segunda-Feira Semana 01/02/2016 a 05/02/2016 Sopa Cenoura 533 127 8 1,2 12,1 1,7 3,5 2,6 Arroz de peixe (pescada e ameijoa) malandrinho Alface, beterraba e milho de mistura 483 115 1 0 16 9 1 0,7 Pode

Leia mais

Município de Valongo Semana de 1 a 5 de janeiro de 2018 Almoço

Município de Valongo Semana de 1 a 5 de janeiro de 2018 Almoço Semana de 1 a 5 de janeiro de 2018 Sopa Feriado 0 0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Prato 0 0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 ada 0 0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Sobremesa 0 0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Sopa Sopa de abóbora

Leia mais

ANEXO III SECÇÕES RELEVANTES DO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO E FOLHETO INFORMATIVO

ANEXO III SECÇÕES RELEVANTES DO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO E FOLHETO INFORMATIVO ANEXO III SECÇÕES RELEVANTES DO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO E FOLHETO INFORMATIVO Nota: Estas alterações ao Resumo das Características do Medicamento e ao Folheto Informativo são válidas

Leia mais

Direcção da Qualidade e Ambiente Ficha de Especificação. Adágio Momentos Frutíssimos Iogurte Líquido Meio Gordo com Polpa de Fruta

Direcção da Qualidade e Ambiente Ficha de Especificação. Adágio Momentos Frutíssimos Iogurte Líquido Meio Gordo com Polpa de Fruta Pág. 1/ 5 1 - DESCRIÇÃO DO PRODUTO Denominação de venda: Iogurte liquido meio-gordo com polpa de (variedade) Variedades: Morango Morango e Banana Marca: Adágio Quantidade líquida (de acordo com a Portaria

Leia mais

Anexo II. Conclusões científicas

Anexo II. Conclusões científicas Anexo II Conclusões científicas 7 Conclusões científicas O pó e solvente Solu-Medrol 40 mg para solução para injeção (a seguir designado «Solu-Medrol») contém metilprednisolona e, tratando-se de um excipiente,

Leia mais

ROTULAGEM E INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

ROTULAGEM E INFORMAÇÃO NUTRICIONAL ROTULAGEM E INFORMAÇÃO NUTRICIONAL Dra. Maria Carolina Batista Campos von Atzingen Doutora e Mestre pela Faculdade de Saúde Pública USP Nutricionista FSP/USP 2018 1 EMBALAGEM X RÓTULO Embalagem: recipiente

Leia mais

APRESENTAÇÃO Solução oral 600 mg/15 ml: cartucho contendo frasco de vidro com 150 ml

APRESENTAÇÃO Solução oral 600 mg/15 ml: cartucho contendo frasco de vidro com 150 ml GALENOGAL ELIXIR Salix alba Linné MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Nome científico: Salix alba Linné Nome da família botânica: Salicaceae Nomenclatura popular: salgueiro branco Parte da planta utilizada: cascas

Leia mais

Direcção da Qualidade e Ambiente Ficha de especificação. Mimosa Iogurte Líquido Magro com polpa de fruta sem lactose

Direcção da Qualidade e Ambiente Ficha de especificação. Mimosa Iogurte Líquido Magro com polpa de fruta sem lactose Pág. 1/ 5 1 - DESCRIÇÃO DO PRODUTO Denominação de venda: Iogurte líquido magro com "variedade" Variedades: polpa de morango e sem polpa de papaia e sumo de limão, sem Marca: Quantidade líquida: (de acordo

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Fosfomicina Monuril 3 g granulado para solução oral Fosfomicina trometamol

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Fosfomicina Monuril 3 g granulado para solução oral Fosfomicina trometamol Folheto informativo: Informação para o utilizador Fosfomicina Monuril 3 g granulado para solução oral Fosfomicina trometamol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento,

Leia mais

ENTRADAS. SOPAS 1. Sopa cremosa de peixe do Fjellskål" ,- Servida com pão* e manteiga

ENTRADAS. SOPAS 1. Sopa cremosa de peixe do Fjellskål ,- Servida com pão* e manteiga CARDÁPIO ENTRADAS SOPAS 1. Sopa cremosa de peixe do Fjellskål" 1 2 4 7 109,- Servida com pão* e manteiga 2. Sopa de frutos do mar do Fjellskål 1 2 6 7 14 189,- Servida com pão* e manteiga (lactose) Valorizando

Leia mais

2017 ASBAI TL007 Alergia alimentar

2017 ASBAI TL007 Alergia alimentar TL007 Atualização do perfil clínico e laboratorial de pacientes com alergia à proteína do leite de vaca mediada por IgE Comparação entre as formas transitória e persistente Patrícia Coelho Duarte, Amannda

Leia mais

Stelara (ustecinumab)

Stelara (ustecinumab) Stelara (ustecinumab) Folheto para os doentes Por favor, leia este folheto com atenção, assim como o Folheto Informativo. Este folheto contém informação importante sobre Stelara, Este folheto destina-se

Leia mais

APRESENTAÇÃO Solução oral 600 mg/15 ml: cartucho contendo frasco de vidro com 150 ml USO ORAL USO ADULTO

APRESENTAÇÃO Solução oral 600 mg/15 ml: cartucho contendo frasco de vidro com 150 ml USO ORAL USO ADULTO GALENOGAL ELIXIR Salix alba Linné MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Nome científico: Salix alba Linné Nome da família botânica: Salicaceae Nomenclatura popular: salgueiro branco Parte da planta utilizada: cascas

Leia mais

Direcção da Qualidade e Ambiente Ficha de Especificação. Mimosa Iogurte batido meio gordo com polpa de fruta

Direcção da Qualidade e Ambiente Ficha de Especificação. Mimosa Iogurte batido meio gordo com polpa de fruta Pág. 1/ 5 1 - DESCRIÇÃO DO PRODUTO Denominação de venda: Iogurte batido meio gordo com (variedade) Variedades: Polpa de Morango Polpa de Manga Polpa de Banana e Morango Polpa de Pêra Polpa de Banana, sumo

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Vinozym Vintage FCE REVISÃO: 08/07/2016 VERSÃO: 2012/02/14

FICHA TÉCNICA. Vinozym Vintage FCE REVISÃO: 08/07/2016 VERSÃO: 2012/02/14 REVISÃO: 08/07/2016 VERSÃO: 2012/02/14 Preparação enzimática única e económica que permite obter o melhor da uva tinta e produzir vinhos de qualidade, mais corposos e com maior redondez em boca. VANTAGENS

Leia mais

Teve lugar em Évora no dia 6 de Abril a 12.ª Reunião

Teve lugar em Évora no dia 6 de Abril a 12.ª Reunião Rev Port Imunoalergologia 2013; 21 (2): 133-138 XII Reunião da Primavera da SPAIC Teve lugar em Évora no dia 6 de Abril a 12.ª Reunião da Primavera da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica

Leia mais

Iva incluído à taxa legal

Iva incluído à taxa legal PETISCOS Aros de Cebola 2.20 Morcela Frita 8.50 Com laranja ou abacaxi Ovos Mexidos com Farinheira 8.50 Em pão de tosta Tiras de Choco Frito 10.50 Pica-Pau 9.50 Dose de Caracóis 9.50 Com pão torrado Camarão

Leia mais

ROTULAGEM NUTRICIONAL. Nutricionista Geisa L. A. de Siqueira

ROTULAGEM NUTRICIONAL. Nutricionista Geisa L. A. de Siqueira ROTULAGEM NUTRICIONAL Nutricionista Geisa L. A. de Siqueira É toda inscrição, legenda e imagem ou, toda matéria descritiva ou gráfica que esteja escrita, impressa, estampada, gravada ou colada sobre a

Leia mais

Papel da IgE sérica específica no diagnóstico da alergia a epitélio e proteínas de animais

Papel da IgE sérica específica no diagnóstico da alergia a epitélio e proteínas de animais IgE Específico Epitélios e Proteínas de Animais IgEs específicos para epitélios e proteínas de animais são testes que avaliam a presença, na amostra testada, de anticorpos IgE contra alérgenos derivados

Leia mais

Município de Viseu Semana de 2 a 6 de julho de 2018 Almoço

Município de Viseu Semana de 2 a 6 de julho de 2018 Almoço Semana de 2 a 6 de julho de 2018 Macedónia de legumes 1,3,5,6,7,8,12 Esparguete à bolonhesa com salada de alface, cenoura e milho 1,3 Bolonhesa de soja 1,3,6 camponesa 1,3,5,6,7,8,12 Salmão lascado com

Leia mais

Adágio Iogurte Líquido Magro com fruta

Adágio Iogurte Líquido Magro com fruta Pág. 1/ 5 1 - DESCRIÇÃO DO PRODUTO Denominação de venda: Iogurte Liquido magro com fibra (variedade) Contém edulcorantes. Variedades: Morango Laranja e limão Pêssego e sabor a maracujá Marca: Quantidade

Leia mais

CONSERVATÓRIA DE MUSICA DA COVILHÃ Semana de 21 a 25 de janeiro de 2019 Almoço

CONSERVATÓRIA DE MUSICA DA COVILHÃ Semana de 21 a 25 de janeiro de 2019 Almoço Semana de 21 a 25 de janeiro de 2019 Prato Esparguete à bolonhesa 1,3,12 1018 243 10,6 3,4 21,8 1,0 13,5 0,2 Dieta Vitela estufada simples com esparguete 1,3 1026 245 11,3 4,0 19,5 0,8 15,8 0,3 ada Alface

Leia mais

Secretaria de Estado da Educação do Paraná Superintendência de Desenvolvimento da Educação DEFINIÇÃO DA DOENÇA

Secretaria de Estado da Educação do Paraná Superintendência de Desenvolvimento da Educação DEFINIÇÃO DA DOENÇA DEFINIÇÃO DA DOENÇA Doença celíaca é alergia ao glúten, proteína encontrada no trigo, aveia, centeio, cevada e derivados. Essa doença afeta a parede do intestino, fazendo com que a absorção de vários nutrientes

Leia mais

Município de Valongo Semana de 2 a 6 de janeiro de 2017 Almoço

Município de Valongo Semana de 2 a 6 de janeiro de 2017 Almoço Semana de 2 a 6 de janeiro de 2017 Sopa Sopa de macedónia 1,3,5,6,7,8,12 169 40 1,7 0,3 5,2 0,3 0,9 0,2 Empadão de arroz com atum 4,5,6 981 234 6,5 0,6 31,1 0,3 12,0 0,6 ada ada de tomate 80 19 0,3 0,0

Leia mais