PLANEJAMENTO DO 1º BIMESTRE / PORTUGUÊS 5º ANO EIXO METAS AÇÕES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANEJAMENTO DO 1º BIMESTRE / PORTUGUÊS 5º ANO EIXO METAS AÇÕES"

Transcrição

1 LEITURA ORALIDADE PLANEJAMENTO DO 1º BIMESTRE / PORTUGUÊS 5º ANO Construir um discurso claro, refletindo a organização de seu pensamento e conhecimentos prévios, defendendo seu ponto de vista com argumentação nos momentos de debates de ideias. Narrar fatos ou vivências, respeitando a temporalidade e as relações de causa e efeito. Identificar e empregar adequadamente elementos não verbais da comunicação. Realização de tarefas a partir de instruções orais (recados, deveres orais etc.) Comentar textos lidos ou estudados. Relatar oralmente fatos ocorridos ou experiências vivenciadas que tenham relação com o tema em estudo. Emitir opinião ou elaborar questionamentos mediante uma situação apresentada. Usar corretamente a linguagem ao se referir às pessoas e ações executadas (usos gramaticais na fala) Emitir respostas completas. Descrever lugares ou situações. Recontar oralmente uma história ou um texto. Promover momentos para debates, seminários, recontos, dramatizações, relatos, argumentações e outras dinâmicas que favoreçam a oralidade. Fazer predições e inferências a partir do suporte, ilustração, autor e outras pistas do texto (verbal e não verbal). Ler oralmente com fluência, ritmo e entonação adequados ao contexto. Ler de forma compreensiva, localizando informações e posicionando-se diante das mesmas. Identificar finalidades e funções da leitura, em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização do texto. Sistematizar os momentos de leitura na sala de aula. O aluno deve ler sempre com um objetivo bem definido. Ler para localizar informações explícitas no texto. Ler para apreciar. Ler para descobrir informações deixadas como marcas pelo autor. Ler para situar-se no tempo. Ler para realizar comparações. Ler para localizar características de um determinado espaço. Ler para informar-se sobre algum tema. Ler para solucionar situações problema. Ler para perceber a entonação mediante pontuação. Ler em voz alta para diferentes ouvintes. Ler para Identificar as circunstâncias em que ocorre os fatos da história,tempo e lugar(ambiente). Ler para elaborar questões que serão respondidas pela turma. Ler para inferir sentido e ampliar o vocabulário diversificado. Ler para compreender os comandos dos enunciados das atividades. Utilizar estratégias variadas para despertar o gosto pela leitura: pausa protocolada, ficha literária leitura individual e coletiva etc. Fazer predições e inferências a partir de leituras encontradas em diversos suportes. Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.). Inter-relacionar informações explícitas e implícitas no mesmo texto ou em textos diferentes..

2 PRODUÇÃO TEXTUAL AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA Dominar regularidades e irregularidades ortográficas de forma contextualizada. Utilizar a pontuação e acentuação de acordo com as normas da língua portuguesa. Localizar parágrafos em textos. Empregar as iniciais maiúsculas em nomes próprios e início de frase. Identificar e utilizar aspectos gramaticais da língua portuguesa nos textos de forma contextualizada (substantivos, adjetivos, artigos, verbos e pronomes). Localizar no texto palavras que façam referência às irregularidades ortográficas em estudo. Listar outras palavras que contemplem a regularidade ou irregularidade ortográfica em estudo.. Ditado de frases que deverão ser pontuadas segundo sua entonação. Utilizar o dicionário para buscar significados de alguns verbetes, separação silábica ou uma classe gramatical. Reescrever frases acrescentando ou retirando palavras. Confecção de cartazes, livros, dicionários, agendas etc. Utilização de jogos: bingo, caça-palavras, loteria ortográfica, trilha ortográfica etc. Revisar os objetivos dos anos anteriores. Produzir textos escritos de gêneros diversificados adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação. Revisar e reelaborar a própria escrita. Utilizar o vocabulário adequado ao contexto de produção. Produzir textos com coesão e coerência temporal e causal Os gêneros escolhidos para trabalhar no 1º bimestre são : a) HISTÓRIAS EM QUADRINHOS b) RELATÓRIOS DE EXPERIÊNCIAS c) NOTÍCIAS Exposição de textos em murais, varais etc. Construir textos diversos empregando a concordância nominal e verbal (tempos verbais). Construir relatórios de experiências. Produzir textos segundo o gênero em estudo. Analisar junto aos alunos a função social de cada gênero em estudo. Transpor histórias em quadrinhos para o discurso direto. Revisar as próprias produções, refletindo, com a orientação do professor, sobre o uso das regras gramaticais e ortográficas já dominadas, reescrevendo-as até considerá-las satisfatórias. ( orientação do CEALE -passando pelas etapas de criação do 1º texto, reescrita do próprio texto melhorando-o (2º texto) e até 3º texto caso persista a necessidade de adaptação ou reorganização das idéias ou lógica textual.) Corrigir coletivamente um texto selecionado ou sorteado da turma, mediante combinados, onde haverá intervenções dos alunos na correção. (Abordar pontuação, concordância dificuldades ortográficas, paragrafação, coerência e coesão). Elaborar textos coletivos ou em duplas. Analisar junto aos alunos a função social do gênero em estudo e promover situações de escrita. Registrar descrição de objetos ou animais. Redigir relatórios.

3 TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO ESPAÇO E FORMA GRANDEZAS E MEDIDAS NÚMEROS E OPERAÇÕES PLANEJAMENTO DO 1º BIMESTRE / MATEMÁTICA 5º ANO Consolidar o processo de compreensão da organização do sistema de numeração Utilizar material dourado, ábaco, troca peças e decimal, valores posicionais (até 9 ordens), agrupamentos e nomenclatura. quadro posicional. (compreender as regularidades do sistema de numeração) Explorar e registrar os números e operações em Dominar estratégias para a resolução de operações, problemas e cálculos mentais diferentes jogos. de adição e subtração Realizar atividades contextualizadas explorando Compreender multiplicação e divisão, de forma convencional e não convencional. sequencias numéricas. composição e Compreender e utilizar números cardinais, ordinais, (quais, quantos). decomposição de números. Consolidar a compreensão e sistematização dos fatos fundamentais e a sua Explorar e identificar os números cardinais e aplicação nas operações aritméticas e nas situações problemas, considerando as ordinais em situações contextualizadas. diferentes ordens. Resolver situações problemas e desafios de forma Compreender estratégias para calcular área e perímetro e sua aplicação nas contextualizada. situações problemas. Resolver cálculo de operações na reta numérica e Consolidar o conceito e a sistematização de multiplicação e divisão e a sua quadro posicional. aplicação em situações problemas Representar os algoritmos no quadro posicional com o material dourado, fazendo o registro dos mesmos. Identificar e utilizar as unidades fundamentais das medidas de comprimento, Explorar calendários, identificar as várias medidas tempo e valor monetário, utilizando os instrumentos apropriados para as medições de tempo e estabelecer relações entre elas. no cotidiano, seus múltiplos e submúltiplos. Pesar e medir os alunos (Professor de Educação Conhecer e utilizar diversas estratégias para resolver e elaborar situações Física) e utilizar as informações no planejamento. problemas envolvendo as unidades fundamentais de medidas. Identificar diferentes eixos de simetria em diversas figuras dadas. Identificar quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes e perpendiculares). Identificar ângulos em figuras e no cotidiano. Classificar polígonos diversos quanto ao número de lados. Construir, ler e interpretar gráficos, tabelas e legendas, bem como utilizar os mesmos no cotidiano. Compor e decompor os sólidos geométricos através da planificação Trabalhar os sólidos geométricos utilizando os blocos lógicos. Desenvolver atividades envolvendo as figuras geométricas do tangram. Construção e interpretação de gráficos e tabelas, utilizando situações do cotidiano.

4 SER HUMANO E SAÚDE PLANEJAMENTO DO 1º BIMESTRE/ CIÊNCIAS 5º ANO Conhecer a estrutura que constitui o corpo humano. Realizar leituras informativas; Conhecer a localização e as funções simplificadas de Fazer pesquisas: (vídeo, web, atlas, panfletos informativos...) órgãos e aparelhos do corpo humano e suas relações Realizar experiências com microscópios; às sensações, os movimentos, a aquisição de energia. Montar esqueletos articulados; Desenvolver atitudes de respeito ao próprio corpo e ao Analisar a pirâmide alimentar (alimentos ricos em cálcio) corpo do outro Observar o dorso humano. Trabalho interdisciplinar com Educação Física e Inclusão Digital. Site para pesquisa: aticaeducacional.html/sist.

5 HISTÓRIA DO BRASIL PLANEJAMENTO DO 1º BIMESTRE / HISTÓRIA 5º ANO Compreender os objetivos dos europeus ao se Estudo de texto buscar informações sobre as razões que culminaram com o aventurarem além mar que culminou com a descobrimento do Brasil. chegada ao Brasil. (momento histórico das Utilizando o globo terrestre analisar a rota que levou à descoberta do Brasil. grandes navegações e consolidação do poder Utilizar o planisfério para localizar os países europeus de onde vieram os real busca de riquezas). descobridores e onde ficam as tão faladas Índias. Identificar o nativo brasileiro Quem é? Como Pesquisar as razões que contribuíram para Portugal iniciar a efetiva exploração do viviam?(sociedades primitivas). Brasil a partir de 1530 (crise no comércio com as índias/ocupação das terras Conceituar: território, metrópole, colônia, descobertas/invasão) entradas, Bandeiras, capitania hereditária... Buscar informações atualizadas sobre o nativo brasileiro hábitos costumes... Compreender a ocupação e desbravamento do (partir da realidade local índios botocudos) território brasileiro como estratégia portuguesa Utilizar glossários ou outros recursos para conceituar: território, metrópole e colônia, para evitar constantes investidas de outros povos entradas, Bandeiras... europeus que também possuíam interesse em Estudo de texto qual o interesse dos Bandeirantes e das entradas e a consequência conquistar colônias e delas usufruir riquezas. destas expedições para o Brasil? Identificar a importância das entradas e bandeiras para o desbravamento do território brasileiro. Identificar a forma de organização utilizadas pelo europeu para efetivar o desbravamento e exploração das terras descobertas o ( arrendamento, Capitanias Hereditárias, sistema de produção, mão de obra, poder local). Construir o conceito de: O que é ser escravo e o que é ser livre ao longo da história humana. Perceber que o confronto entre exploradores e povos nativos (índios) se dera devido a diferenças culturais e interesses opostos. Perceber quem, no sistema produtivo colonial, era o trabalhador e como se dava a conquista desta mão de obra. Compreender alguns fatores responsáveis pela miscigenação entre os três povos formadores da população brasileira Utilizando mapas históricos e atuais para situar o aluno no tempo: Comparar os mapas, verificar semelhanças e diferenças entre o Brasil das capitanias e o Brasil de hoje. Oferecer subsídio para que o aluno construa o conceito de escravo /livre e perceba a existência da escravidão como um hábito anterior ao período colonial brasileiro. Livros didáticos sugeridos como bibliografia: o - Projeto Buriti, Projeto Pitanguá, Recursos didáticos: o - Vìdeos, tv, power point, desenhos, charges, internet, globo terrestre, mapas. Construir linha do tempo do Brasil e acrescentar à medida que preciso os fatos e momentos relevantes da ocupação do território e evolução do processo de colonização. Dinâmica tempestade de ideias ou estudo de texto realizando predição. Quem trabalhava no Brasil colonial para produzir o que era comercializado? Por que o governo português optou pela escravidão de africanos? Buscar o significado de mão-de-obra. Pesquisar: Quais são os povos formadores da população brasileira? O que é miscigenação? Por que as raças se misturam e misturam seus costumes? formas de resistência à escravidão os quilombos, infanticídio, suicídio...

6 SISTEMA SOLAR E CARTOGRAFIA PLANEJAMENTO DO 1º BIMESTRE / GEOGRAFIA 5º ANO Compreender o Planeta Terra e os demais planetas no Construir a galáxia usando papel alumínio furado com agulha sobre a lanterna acesa sistema solar e sua organização nas orbitas em torno em uma sala escura. do sol. Construir maquete do sistema solar identificando os planetas e suas orbitas. Identificar o Sol como uma estrela e citar suas Explorar visualmente o sistema solar, comparando a distância em relação ao sol de influências sobre os astros do Sistema Solar. cada planeta, o tamanho dos planetas, a ordem em que aparecem em relação ao sol... Identificar a Lua como satélite natural da Terra e suas Localizar o Planeta Terra e representá-lo. influências em nosso planeta. Apresentar o globo terrestre para os alunos e explorá-lo. Compreender o movimento natural do Planeta em Conceituar satélites naturais e artificiais. relação ao sol e em relação a ele mesmo, percebendo Tempestade de ideias: Por que não caímos da terra se a terra é um planeta? Verificar a sua implicação com a existência dos dias/noites e hipótese dos alunos ou o nível de conhecimento sobre gravidade e esclarecer os estações do ano. pontos obscuros. Perceber o Planeta Terra como o espaço capaz de manter a vida e os aspectos que possibilitam a vida em sua parte externa (gravidade) Diferenciar satélites naturais e artificiais. Identificar as camadas internas e externas da Terra. Interpretar mapas explorando elementos cartográficos (legenda, linhas imaginárias, escala, cores). Ampliar as perspectivas espaciais situando o Brasil no globo Terrestre e percebendo o planeta no sistema solar. Identificar no planisfério a situação espacial do Brasil tendo como referência os pontos cardeais. Localizar o Brasil na América. Conhecer a divisão política do Brasil, seus estados e capitais. o Conhecer a divisão regional brasileira Construir mural com os alunos com o tema: As camadas da Terra. Perceber o Planeta Terra em relação ao Sol e em relação a ele mesmo através dos movimentos de rotação e translação. Utilizando a lanterna e o globo terrestre projetar luz sobre o globo para compreender a relação rotação/noite e dia e o movimento de translação responsável pelas estações do ano. Explorar elementos cartográficos presentes em cada mapa legenda, escala, cores água de azul, terra outras cores, verde para matas e florestas...paralelos, meridianos, porções norte/sul, leste/oeste. Colorir mapas usando como referência o planisfério, mapas mundi, mapas do Brasil (modelo).situando o Brasil na América do Sul, destacando estados e capitais. Jogo dos Estados e Capitais para formar pares (jogo de memória). Colorir o mapa do Brasil destacando cada estado e sua respectiva capital. No mesmo mapa destacar usando legenda cada região.

PLANEJAMENTO / PORTUGUÊS 5º ANO. EIXO METAS 1º bimestre METAS 2º bimestre METAS 3º bimestre

PLANEJAMENTO / PORTUGUÊS 5º ANO. EIXO METAS 1º bimestre METAS 2º bimestre METAS 3º bimestre ORALIDADE PLANEJAMENTO / PORTUGUÊS 5º ANO METAS 3º bimestre Construir um discurso claro, refletindo a organização de seu pensamento e conhecimentos prévios, defendendo seu ponto de vista com argumentação

Leia mais

Conteúdos da prova de bolsa 2016

Conteúdos da prova de bolsa 2016 Conteúdos da prova de bolsa 2016 LÍNGUA PORTUGUESA Alunos que ingressarão no 1º ano em 2016 - Alfabeto (maiúsculo e minúsculo) - Escrita do nome completo - Diversos portadores de texto (panfletos, ingressos,

Leia mais

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números. e vice-versa.

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números. e vice-versa. 1º período Os números naturais: Sistema de Numeração Decimal. (SND) Um pouco de história: sistema de numeração dos romanos. Os números naturais Sistema de Numeração Decimal (SND). Unidades e dezenas. Unidades,

Leia mais

ORIENTAÇÕES CURRICULARES PERÍODO INICIAL - LÍNGUA PORTUGUESA

ORIENTAÇÕES CURRICULARES PERÍODO INICIAL - LÍNGUA PORTUGUESA ORIENTAÇÕES CURRICULARES PERÍODO INICIAL - LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS CONTEÚDOS HABILIDADES Apropriação da língua escrita como meio de expressão, interação e comunicação. Uso social da escrita Relação

Leia mais

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO Provas 2º Bimestre 2012 MATEMÁTICA DESCRITORES DESCRITORES DO 2º BIMESTRE DE 2012

Leia mais

Descritores de Matemática Fundamental I

Descritores de Matemática Fundamental I Descritores de Matemática Fundamental I Tema I. Espaço e Forma Descritores de Matemática Fundamental I Tema I. Espaço e Forma D2 - Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos

Leia mais

Disciplina: Matemática Período: 1º. Equipe - 3 ano - turmas: 31, 32 e 33.

Disciplina: Matemática Período: 1º. Equipe - 3 ano - turmas: 31, 32 e 33. Número natural; Números e medidas; Contando de 10 em 10; Cem unidades ou uma centena; Centenas, dezenas e unidades; Antecessor e sucessor de um número natural; Comparando números naturais; Identificar

Leia mais

BLOCO: ESPAÇO E FORMA

BLOCO: ESPAÇO E FORMA 2ª Matemática 4º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade BLOCO: ESPAÇO E FORMA C1. Compreender os conceitos relacionados às características, classificações e propriedades das figuras geométricas,

Leia mais

Processo Seletivo 2016. Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental

Processo Seletivo 2016. Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Avaliação do Desenvolvimento e Desempenho da Criança nos aspectos cognitivo, afetivo, socialização e psicomotor, através de atividades compatíveis com

Leia mais

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Ano 3º Ano letivo 2013.2014 Disciplina: Matemática Turmas: 3º ano Professores: todos os docentes do 3º

Leia mais

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA: RAFAELLE GUIMARÃES CONTEÚDOS:

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA: RAFAELLE GUIMARÃES CONTEÚDOS: DICAS DE ESTUDO DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA: RAFAELLE GUIMARÃES 1) FAÇA seu dever de casa com qualidade e em sala de aula, PARTICIPE da correção, aproveitando para tirar dúvidas. 2) MANTENHA

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO CAIEIRAS

PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO CAIEIRAS PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE 1-Conjuntos numéricos, regularidades numéricas e/ou geométricas ( conjuntos numéricos; seqüências numéricas e/ou geométricas; termo geral

Leia mais

Conteúdo Programático Anual. 4º ano MATEMÁTICA

Conteúdo Programático Anual. 4º ano MATEMÁTICA 4º ano MATEMÁTICA 1º BIMESTRE 1 Números Naturais Números e algarismos O uso dos números Conjunto dos números naturais Sucessor e antecessor Ordem crescente e ordem decrescente Números ordinais Números

Leia mais

DESCRIÇÃO DOS NÍVEIS DA ESCALA DE DESEMPENHO DE MATEMÁTICA SAEB

DESCRIÇÃO DOS NÍVEIS DA ESCALA DE DESEMPENHO DE MATEMÁTICA SAEB DESCRIÇÃO DOS NÍVEIS DA ESCALA DE DESEMPENHO DE MATEMÁTICA SAEB 5º e 9º. Ano do Ensino Fundamental (continua) e exemplos de competência Nível 0 - abaixo de 125 A Prova Brasil não utilizou itens que avaliam

Leia mais

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL Planejamento Anual Componente Curricular: Matemática Ano: 6º ano Ano Letivo: 2016 Professor(s): Eni e Patrícia OBJETIVO GERAL Desenvolver e aprimorar estruturas cognitivas de interpretação, análise, síntese,

Leia mais

Novembro. Áreas Curriculares. Propostas de Operacionalização

Novembro. Áreas Curriculares. Propostas de Operacionalização Áreas Curriculares Conteúdos Novembro Propostas de Operacionalização Língua Portuguesa Compreensão Oral Expressão Oral Leitura Escrita Conhecimento Explícito da língua Ler textos de diferentes tipos; Responder

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULÍNIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULÍNIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULÍNIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS REFERENCIAL DE LINGUAGEM A B C D E ESCRITA NÍVEL DA PALAVRA DESCRIÇÃO DOS SABERES OBJETIVOS

Leia mais

Seleção de módulos do Sistema de Ensino Ser 2014

Seleção de módulos do Sistema de Ensino Ser 2014 ABEU COLÉGIOS Disciplina: Matemática Série: 1 ano / Fundamental I (Bimestres) 1 Caderno 1 Seleção de módulos do Sistema de Ensino Ser 2014 Módulos Primeiras Noções - Comparação de tamanhos - Noções de

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 1ª ETAPA 2016 PROFESSOR (A):JulianaSilva Cordeiro PERÍODO DA

Leia mais

2º ANO A - ENSINO FUNDAMENTAL

2º ANO A - ENSINO FUNDAMENTAL 2º ANO A - ENSINO FUNDAMENTAL 10/03 Inglês Unidades 1 e 2 (Páginas 4 a 22) Unidade 1 - Eu e todas as crianças (Páginas 10 a 28) 14/03 História Unidade 1 - Brinquedos e brincadeiras (Páginas 10 a 21) 17/03

Leia mais

Competências e Habilidades - Concurso de Bolsas 2015/2016. Ensino Médio e Fundamental. Ensino Médio (1º Ano) Língua Portuguesa

Competências e Habilidades - Concurso de Bolsas 2015/2016. Ensino Médio e Fundamental. Ensino Médio (1º Ano) Língua Portuguesa Ensino Médio (1º Ano) Língua Portuguesa Em Língua Portuguesa (com foco em leitura) serão avaliadas habilidades e competências, agrupadas em 8 tópicos que compõem a Matriz de Referência dessa disciplina,

Leia mais

Alfabetização matemática e direitos de aprendizagem no 1º ciclo. Luciana Tenuta lutenuta@gmail.com

Alfabetização matemática e direitos de aprendizagem no 1º ciclo. Luciana Tenuta lutenuta@gmail.com Alfabetização matemática e direitos de aprendizagem no 1º ciclo Luciana Tenuta lutenuta@gmail.com Direitos de Aprendizagem O artigo 32 da LDB estabelece que é necessário garantir o desenvolvimento da capacidade

Leia mais

Programa de Matemática 2º ano

Programa de Matemática 2º ano Programa de Matemática 2º ano Introdução: A Matemática é uma das ciências mais antigas e é igualmente das mais antigas disciplinas escolares, tendo sempre ocupado, ao longo dos tempos, um lugar de relevo

Leia mais

Planificação Anual de Matemática 5º Ano

Planificação Anual de Matemática 5º Ano Planificação Anual de Matemática 5º Ano DOMÍNI OS CONTEÚDOS METAS AULA S Números naturais Compreender as propriedades e regras das operações e usá-las no cálculo. Propriedades das operações e regras operatórias:

Leia mais

Professores colaboradores: Claudemir, David Cardoso Siqueira, Edilson Araujo do Nascimento, Emerson, Glaucia, Luciene Maria da Silva Oliveira

Professores colaboradores: Claudemir, David Cardoso Siqueira, Edilson Araujo do Nascimento, Emerson, Glaucia, Luciene Maria da Silva Oliveira 1. NOME OU TÍTULO DO PROJETO: Conhecendo minha cidade 2. DADOS DE IDENTIFICAÇAO Área ou Disciplina de Origem: Matemática Professor coordenador: Professores colaboradores: Claudemir, David Cardoso Siqueira,

Leia mais

Habilidades: HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 7 os ANOS

Habilidades: HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 7 os ANOS HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 7 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA 1 Inferir informações implícitas nos diferentes textos. (Texto poético) 2 Identificar a finalidade de textos que foram construídos em diferentes

Leia mais

Calendário de Verificação da Aprendizagem II Unidade 1º Ano Fundamental A/B/C/D

Calendário de Verificação da Aprendizagem II Unidade 1º Ano Fundamental A/B/C/D 1º Ano Fundamental A/B/C/D Dias Data 1º ano QUINTA 09/06 / HISTORIA SEXTA 10/06 INGLES SEGUNDA 13/06 MATEMATICA TERÇA 14/06 LINGUA PORTUGUESA QUARTA 15/06 CIENCIAS QUINTA 16/06 / EDUCAÇÃO ARTISITICA LÍNGUA

Leia mais

MATEMÁTICA Livro e Caderno de Atividades Capítulos 3, 6 e 7 (até a página 122).

MATEMÁTICA Livro e Caderno de Atividades Capítulos 3, 6 e 7 (até a página 122). COLÉGIO E CURSO ALMIRANTE TAMANDARÉ CONTEÚDO DAS APS2 Conteúdos 2º Ano Livro Buriti Unidade 3: No ambiente tudo acontece. Livro e Caderno de Atividades Capítulos 3, 6 e 7 (até a página 122). Livro Linguagens

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA 8.º ANO PLANIFICAÇÃO GLOBAL 1. Representação, comparação e ordenação. Representar números racionais

Leia mais

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES AVALIATIVAS - 3ª ETAPA MATÉRIA DATA MATÉRIA DATA 21/10 23/10. 4ª feira 25/10 28/10. feira 30/10 4 E 5/11. 2ª feira e 3ª feira

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES AVALIATIVAS - 3ª ETAPA MATÉRIA DATA MATÉRIA DATA 21/10 23/10. 4ª feira 25/10 28/10. feira 30/10 4 E 5/11. 2ª feira e 3ª feira CRONOGRAMA DE ATIVIDADES AVALIATIVAS - 3ª ETAPA 1º MÓDULO 12 pontos 2º MÓDULO 15 pontos MATÉRIA DATA MATÉRIA DATA PORTUGUÊS 21/10 27/11 CIÊNCIAS 23/10 29/11 6ª feira 25/10 2/12 2ª feira PORTUGUÊS 28/10

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): JANETE FASSINI ALVES NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER AUTOR: RUTH ROCHA Competências Objetivo Geral Objetivos específicos Estratégias em Língua Portuguesa

Leia mais

Percursos temáticos de aprendizagem

Percursos temáticos de aprendizagem Novo Programa de Matemática - 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Percursos temáticos de aprendizagem Os percursos temáticos de aprendizagem que se apresentam constituem possíveis sequências para o desenvolvimento do

Leia mais

ORIENTAÇÕES CURRICULARES 7º ANO MATEMÁTICA

ORIENTAÇÕES CURRICULARES 7º ANO MATEMÁTICA ORIENTAÇÕES CURRICULARES 7º ANO MATEMÁTICA Objetivos Conteúdos Habilidades Reconhecer números inteiros, e as diferentes formas de representá-los e relacioná-los, apropriando-se deles. Números inteiros:

Leia mais

Percursos temáticos de aprendizagem

Percursos temáticos de aprendizagem Novo Programa de Matemática - 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Percursos temáticos de aprendizagem Os percursos temáticos de aprendizagem que se apresentam constituem possíveis sequências para o desenvolvimento do

Leia mais

SARESP 2013 RESULTADOS GERAIS DAS REDES MUNICIPAIS

SARESP 2013 RESULTADOS GERAIS DAS REDES MUNICIPAIS SARESP 2013 RESULTADOS GERAIS DAS REDES MUNICIPAIS SARESP 2013 Participação dos Alunos das Redes Municipais Ano/Série Nº de Alunos % de Participação 2º EF 179.705 90,1 3º EF 181.160 90,2 Nº Escolas Nº

Leia mais

Avaliações Trimestrais ( 1º Trimestre )

Avaliações Trimestrais ( 1º Trimestre ) 2º ano Manhã Professora: Margarete A Terra, o Sol e a Lua Os dias e as noites Variações do tempo Seres vivos e não vivos Estados Físicos da água Livro páginas 08 a 13 Carnaval Dia Internacional da Mulher

Leia mais

PLANEJAMENTO 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 1º TRIMESTRE

PLANEJAMENTO 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 1º TRIMESTRE PLANEJAMENTO 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 1º TRIMESTRE LINGUA PORTUGUESA HISTÓRIA GEOGRAFIA Verbos ( Modo Indicativo), 1ª, 2ª e 3ª Conjugação Uso dos porquês Pontuação Elementos da narrativa Análise textual

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE C.E. ATTÍLIO FONTANA 1º BIMESTRE JUSTIFICATIVA

PLANO DE TRABALHO DOCENTE C.E. ATTÍLIO FONTANA 1º BIMESTRE JUSTIFICATIVA PLANO DE TRABALHO DOCENTE C.E. ATTÍLIO FONTANA Professora: Andréia Bamberg Vieira Disciplina: Matemática AnO7 H Período: Vespertino 1º BIMESTRE NÚMEROS E ÁLGEBRA - Números Naturais: - A sequência dos números

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 MATEMÁTICA- 3º ANO. Calendarização Domínio/ Subdomínio Objetivos gerais Descritores de desempenho Números e Operações

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 MATEMÁTICA- 3º ANO. Calendarização Domínio/ Subdomínio Objetivos gerais Descritores de desempenho Números e Operações PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 MATEMÁTICA- 3º ANO Calendarização Domínio/ Subdomínio Objetivos gerais Descritores de desempenho Números e Operações Conhecer os números Números naturais ordinais 1.Utilizar

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 3º TRIMESTRE OUTUBRO/2013 TURMA 311. Professora Grace

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 3º TRIMESTRE OUTUBRO/2013 TURMA 311. Professora Grace TURMA 311 Professora Grace 01 02 03 04 Prova de Artes: Audição e Percepção de sons. 05 06 07 08 09 10 11 Prova de Português: Travessão, Parágrafo, título, Letra Maiúscula. 12 13 14 15 16 17 18 Prova de

Leia mais

Conteúdo do Exame de Admissão para o 1º Ano do Ensino Médio

Conteúdo do Exame de Admissão para o 1º Ano do Ensino Médio Conteúdo do Exame de Admissão para o 1º Ano do Ensino Médio MATEMÀTICA 1) NÚMEROS E OPERAÇÕES Identificação de um número irracional como um número de representação decimal infinita, e não periódica, e

Leia mais

Processo de seleção para alunos novos. 6º e 7º. ano do Ensino Fundamental

Processo de seleção para alunos novos. 6º e 7º. ano do Ensino Fundamental Processo de seleção para alunos novos 6º e 7º. ano do Ensino Fundamental 2016 Unidade Barra da Tijuca I ORIENTAÇÕES GERAIS a) As famílias que desejarem conhecer nossa proposta e inscrever seus filhos para

Leia mais

Aulas Previstas. Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação. Avaliação diagnóstica. Observação e registo das atitudes dos alunos

Aulas Previstas. Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação. Avaliação diagnóstica. Observação e registo das atitudes dos alunos Escola E.B. 2.3 Pedro Santarém Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividas Recursos Avaliação Preparar e organizar o trabalho a realizar com os alunos Distinguir número inteiro número fraccionário. Reconhecer

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL ANASTÁCIA KRUK - ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO

COLÉGIO ESTADUAL ANASTÁCIA KRUK - ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO COLÉGIO ESTADUAL ANASTÁCIA KRUK - ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD E PLANEJAMENTO 2011 DISCIPLINA: MATEMÁTICA PROFESSOR EVANDRO ORTIZ DA SILVA PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD 2011 PROFESSOR:

Leia mais

Objetivo. tica 3º ano EM. Oficina de Matemática

Objetivo. tica 3º ano EM. Oficina de Matemática Oficina de Matemática tica 3º ano EM Objetivo Análise, interpretação e utilização dos resultados do SAEPE para promoção da equidade e melhoria da qualidade da educação dos estudantes pernambucanos. Prof

Leia mais

PLANEJAMENTO 2016. Disciplina: Matemática Série: 6º Ano Ensino: Fundamental Prof.: Rafael

PLANEJAMENTO 2016. Disciplina: Matemática Série: 6º Ano Ensino: Fundamental Prof.: Rafael Disciplina: Matemática Série: 6º Ano Ensino: Fundamental Prof.: Rafael 1ª UNIDADE II ) Compreensão de fenômenos Contagem 1. Números pra quê? 2. Sistemas de numeração 3. O conjunto dos números naturais

Leia mais

Boas situações de Aprendizagens. Atividades. Livro Didático. Currículo oficial de São Paulo

Boas situações de Aprendizagens. Atividades. Livro Didático. Currículo oficial de São Paulo Atividades Boas situações de Aprendizagens Livro Didático Currículo oficial de São Paulo LÓGICA NUMA CONCEPÇÃO QUE SE APOIA EXCLUSIVAMENTE EM CONTEÚDOS E ATIVIDADES Enfoque fragmentado, centrado na transmissão

Leia mais

Capítulo 1 (Vocabulário: BOY, GIRL) Capítulo 2 (Colors)

Capítulo 1 (Vocabulário: BOY, GIRL) Capítulo 2 (Colors) ESCOLA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO Rua Guaraná, Quadra E 11 Nº 01 - Ouro Preto - Olinda - PE Telefax: 3429-4772 - E-mail: escola_ensc@uol.com.br Site: www.enscweb.com.br 45 anos, educando de perto para

Leia mais

Recomendada com Ressalvas

Recomendada com Ressalvas MATEMÁTICA Coleção Vitória- Régia - Matemática Maria de Lourdes A. da Cruz Beatriz Alpendre da Silva Editora IBEP Recomendada com Ressalvas Por quê? A coleção apresenta os eixos temáticos habitualmente

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL RELAÇÃO

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA Nome: Nº 6ºAno Data: / / Professores: Leandro e Renan Nota: (Valor 2,0) 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela do Colégio

Leia mais

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 2º SEGMENTO Matemática

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 2º SEGMENTO Matemática PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/SEÇÃO DE ENSINO NÃO FORMAL CENFOP Centro de Formação Pedagógica PROPOSTA CURRICULAR PARA

Leia mais

1 o ano A e B. Ciências Inglês Geografia/História Matemática Português. 2 o ano A e B. Inglês Ciências Matemática Português História/Geografia

1 o ano A e B. Ciências Inglês Geografia/História Matemática Português. 2 o ano A e B. Inglês Ciências Matemática Português História/Geografia 1 o ano A e B Ciências Inglês Geografia/História Matemática Português SERES VIVOS SERES NÃO-VIVOS ANIMAIS MAMÍFEROS AQUÁTICOS TERRESTRES TABELA ABAIXO NOITE E DIA DIAS DA SEMANA MANHÃ, TARDE E NOITE. NUMERAIS

Leia mais

PROGRAMA DAS DISCIPLINAS

PROGRAMA DAS DISCIPLINAS PROGRAMA DAS DISCIPLINAS PRODUÇÃO DE TEXTO O texto elaborado pelo candidato deve atender à situação de produção apresentada na prova, obedecendo para tanto à tipologia e ao gênero textual solicitados.

Leia mais

REGULAMENTO - EDIÇÃO 2016. 2. Premiações

REGULAMENTO - EDIÇÃO 2016. 2. Premiações REGULAMENTO - EDIÇÃO 2016 1. Objetivo Reconhecer o trabalho dos professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede pública, através de premiação daqueles cujas classes se destaquem no aproveitamento

Leia mais

Prêmio Viva Leitura. Categoria Escola Pública. Projeto: Leitura como fonte de conhecimento e prazer

Prêmio Viva Leitura. Categoria Escola Pública. Projeto: Leitura como fonte de conhecimento e prazer COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO DE LAGOA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PR 281 KM 20 - LAGOA FONE: 41-3674-1053 e-mail : colegioestadualdelagoa@gmail.com Prêmio Viva Leitura Categoria Escola Pública Projeto: Leitura

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2014

PLANEJAMENTO ANUAL 2014 PLANEJAMENTO ANUAL 2014 Disciplina: GEOMETRIA Período: Anual Professor: JOÃO MARTINS Série e segmento: 9º ANO 1º TRIMESTRE 2º TRIMESTRE 3º TRIMESTRE vários campos da matemática**r - Reconhecer que razão

Leia mais

Eixo Temático ITema 1: Conjuntos Numéricos. Números e Operações

Eixo Temático ITema 1: Conjuntos Numéricos. Números e Operações Eixo Temático ITema 1: Conjuntos Numéricos Números e Operações 1. Conjunto dos números naturais 2. Conjunto dos números inteiros 1.0. Conceitos 3 1.1. Operar com os números naturais: adicionar, multiplicar,

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 3º ANO

MATRIZ CURRICULAR 3º ANO MATRIZ CURRICULAR 3º ANO 2010 MÊS: janeiro / fevereiro TEMA: Identidade ANO: 2010 HABILIDADES/EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM Prática de leitura Reconhecer alguns gêneros de leitura. Localizar informações

Leia mais

Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa

Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa Gestão da Aprendizagem Escolar II Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa (Entrada) Gabaritos e Ensino Fundamental 5 a à 8 a série (6 o ao 9 o ano) 5 a Série (6 o ano) - Ensino Fundamental Leitura e

Leia mais

Expectativas de aprendizagem Organização e participação A B

Expectativas de aprendizagem Organização e participação A B PROFESSOR: Eloise J. Guazzelli 4 º ANO A DISCIPLINA: Artes Plásticas Epectativas de aprendizagem 4º bi Relativiza as leituras de obras percebendo subjetividades. Identifica contetos culturais e sociais

Leia mais

ESPANHOL Abril de 2015. Prova 15 2015

ESPANHOL Abril de 2015. Prova 15 2015 INFORMAÇÃO PROVA FINAL DE CICLO ESPANHOL Abril de 2015 Prova 15 2015 3.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características

Leia mais

DIDÁTICOS Aula expositiva, debate, leitura de texto; Quadro e giz, livro didático, ilustrações;

DIDÁTICOS Aula expositiva, debate, leitura de texto; Quadro e giz, livro didático, ilustrações; 8ª ano PTD de Geografia PROFESSORA: Sandra Riedel 1º BIMESTRE ESTRUTURANTES: Dimensão econômica do espaço geográfico -Dimensão política do espaço geográfico Conceitos e princípios básicos da Geografia

Leia mais

Gêneros Textuais: conto e publicidade institucional impressa e folheto de divulgação. Escrita Contos e Minicontos Folheto de divulgação (Fôlder)

Gêneros Textuais: conto e publicidade institucional impressa e folheto de divulgação. Escrita Contos e Minicontos Folheto de divulgação (Fôlder) COLÉGIO ESTADUAL IRMÃO GERMANO RHODEN PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: ZENAIDE GOMES BILHAR 1º Bimestre Criar hipóteses interpretativas

Leia mais

CONTEÚDOS PARA A PROVA DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL AGOSTO / 2016 MATEMÁTICA

CONTEÚDOS PARA A PROVA DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL AGOSTO / 2016 MATEMÁTICA CONTEÚDOS PARA A PROVA DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL AGOSTO / 2016 ANO: 6º A e B Prof: Zezinho e Admir MATEMÁTICA PROGRAMA II DATA DA PROVA: 09 / 08 / 2016 HORÁRIO: 14h GRUPO 2 - ORIGEM E EVOLUÇÃO CAPÍTULO

Leia mais

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA FRANCÊS (LE II) COMPONENTE ESCRITA

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA FRANCÊS (LE II) COMPONENTE ESCRITA INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA FRANCÊS (LE II) COMPONENTE ESCRITA PROVA 16 2016 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho)» INTRODUÇÃO O presente documento visa

Leia mais

CALENDÁRIO DE PROVAS E TRABALHOS 3º TRIMESTRE 2013 DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO AVALIAÇÃO

CALENDÁRIO DE PROVAS E TRABALHOS 3º TRIMESTRE 2013 DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO AVALIAÇÃO CALENDÁRIO DE PROVAS E TRABALHOS 3º TRIMESTRE 2013 TURMA 53 08/11 53 Almira X Matemática Escrita de frações Representação de frações através de desenhos Tipos de frações: aparente, própria e imprópria

Leia mais

MATRIZES REFERÊNCIA PNAIC ANA PROVA BRASIL. do Ensino Fundamental I. SM, a melhor

MATRIZES REFERÊNCIA PNAIC ANA PROVA BRASIL. do Ensino Fundamental I. SM, a melhor MATRIZES de REFERÊNCIA do Ensino Fundamental I PNAIC ANA PROVA BRASIL SM, a melhor SUMÁRIO POR QUE A SM ESTÁ LEVANDO ESTE MATERIAL PARA AS ESCOLAS? ENTENDA OS PRINCIPAIS CONCEITOS PNAIC Pacto Nacional

Leia mais

Anexo à NORDNAVBRA N o 10-03F

Anexo à NORDNAVBRA N o 10-03F ASSUNTOS ABORDADOS NA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (EXTRATO DO R-69) Candidatos à 5ª série do Ensino Fundamental a) Identificar os elementos da narrativa; b) Identificar a estrutura superficial do texto; c) Identificar

Leia mais

Planificação Trimestral de Língua Portuguesa. 3º ano. Ano letivo 2011/2012-2º período

Planificação Trimestral de Língua Portuguesa. 3º ano. Ano letivo 2011/2012-2º período Planificação Trimestral de Língua Portuguesa 3º ano Ano letivo 2011/2012-2º período Tema Tópicos/subtópicos Competências Tarefas/atividades Avaliação Compreensão do Oral: -Compreensão de discursos orais

Leia mais

Disciplina: MATEMÁTICA Trimestre: 1º Professora: Ana Eudóxia Alux Bessa Série: 8º Turma: 81,82,83 e 84

Disciplina: MATEMÁTICA Trimestre: 1º Professora: Ana Eudóxia Alux Bessa Série: 8º Turma: 81,82,83 e 84 COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: MATEMÁTICA Trimestre: 1º Professora: Ana Eudóxia Alux Bessa Série:

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CUBA Escola Básica Integrada c/ Jardim de Infância Fialho de Almeida, Cuba Ano Lectivo 2007/2008

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CUBA Escola Básica Integrada c/ Jardim de Infância Fialho de Almeida, Cuba Ano Lectivo 2007/2008 9. Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns. O Império Colonial português no Séc. XVIII: - Recursos naturais e actividades económicas; - Movimentos da população, tráfico de escravos; - A sociedade

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO 2ª AVALIAÇÃO MENSAL ENSINO FUNDAMENTAL I 2014 - TARDE

ROTEIRO DE ESTUDO 2ª AVALIAÇÃO MENSAL ENSINO FUNDAMENTAL I 2014 - TARDE AM 2 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I Leitura e interpretação de: - Imagem. - Poema. Acento circunflexo Gramática páginas 67 a 70. Ortografia s ss Gramática páginas 71 a 75. Acento til Gramática páginas 76

Leia mais

PLANEJAMENTO DO 1º BIMESTRE / LÍNGUA PORTUGUÊS 4º ANO EIXO METAS AÇÕES

PLANEJAMENTO DO 1º BIMESTRE / LÍNGUA PORTUGUÊS 4º ANO EIXO METAS AÇÕES LEITURA ORALIDADE PLANEJAMENTO DO 1º BIMESTRE / LÍNGUA PORTUGUÊS 4º ANO Relatar experiências, ideias e opiniões utilizando ordenação lógica e articulação correta das palavras. Realizar compreensão global

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA 5.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA 5.º ANO DE MATEMÁTICA 5.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio dos Números e Operações, o aluno deve ser capaz de conhecer e aplicar propriedades dos divisores e efetuar operações com números racionais

Leia mais

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA Unidade II METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA E CIÊNCIAS Prof. Me. Guilherme Santinho Jacobik Recursos para o planejamento das aulas Resolução de problemas. Portadores numéricos. Lúdico: Jogos,

Leia mais

INGLÊS PROVA ESCRITA. 1. Introdução. 2. Objeto de avaliação. A) Competências COLÉGIO LICEAL DE SANTA MARIA DE LAMAS

INGLÊS PROVA ESCRITA. 1. Introdução. 2. Objeto de avaliação. A) Competências COLÉGIO LICEAL DE SANTA MARIA DE LAMAS Informação - Exame de Equivalência à Frequência do Ensino Básico de COLÉGIO LICEAL DE SANTA MARIA DE LAMAS Prova de Exame de Equivalência à Frequência do Ensino Básico de: Prova 21 1ª Fase 2013 9º Ano

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS - INSCRIÇÃO

INFORMAÇÕES GERAIS - INSCRIÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS CAMPUS INCONFIDENTES PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº. 20/2015 MANUAL DO CANDIDATO 2016/1 CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO

Leia mais

ESPANHOL Cont. Ano Letivo 2015/2016 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA. 11º Ano de Escolaridade

ESPANHOL Cont. Ano Letivo 2015/2016 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA. 11º Ano de Escolaridade Ano Letivo 2015/2016 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ESPANHOL Cont. 11º Ano de Escolaridade Prova 368 2016 Decreto-Lei nº 139/2012, de 5 de julho 1. Objeto de avaliação A prova a que esta

Leia mais

COLÉGIO GURI SÊNIOR 45 anos de Aprendizagem e Ensinamento

COLÉGIO GURI SÊNIOR 45 anos de Aprendizagem e Ensinamento COLÉGIO GURI SÊNIOR 45 anos de Aprendizagem e Ensinamento CALENDÁRIO DAS AVALIAÇÕES GLOBAIS 2016 4º ANO MANHÃ e B/TARDE 1ª E T A P A CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA 1ª ETAPA 4º ANO Dia 01/04/2015 - (Sexta-feira)

Leia mais

Participação na Avaliação

Participação na Avaliação 2013 EMEF MOACYR AVIDOS / MUNICIPAL VITORIA - ES 32040512 A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar, denominada PROVA BRASIL, tem como objetivo a produção de informações sobre os níveis de aprendizagem

Leia mais

A Brink Mobil Tecnologia Educacional atua no cenário educativo há mais de trinta anos, sempre comprometida com o desenvolvimento da educação no país.

A Brink Mobil Tecnologia Educacional atua no cenário educativo há mais de trinta anos, sempre comprometida com o desenvolvimento da educação no país. Projeto Pedagógico A Brink Mobil Tecnologia Educacional atua no cenário educativo há mais de trinta anos, sempre comprometida com o desenvolvimento da educação no país. Destaca-se no âmbito da tecnologia,

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE MATEMÁTICA O SONHO DE SER BRASILEIRO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE MATEMÁTICA O SONHO DE SER BRASILEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Leia mais

AVALIAÇÕES DIVERSIFICADAS: Matemática

AVALIAÇÕES DIVERSIFICADAS: Matemática AVALIAÇÕES DIVERSIFICADAS: Matemática DISCIPLINA: Matemática Data: 07/05/2016 Tema: Projeto Institucional Familiação Objetivo: estimular os estudantes a prática voluntária de solidariedade e dos cuidados

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 2º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM

LÍNGUA PORTUGUESA 2º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM PRÁT DE ESRT PRÁT DE LETUR ORLDDE LÍNGU PORTUGUES 2º NO 1º BMESTRE EXO ONTEÚDO HBLDDE BORDGEM Escuta de textos rgumentação e adequação da Relatos de experiências vivenciadas Gêneros textuais: cantigas

Leia mais

1º BIMESTRE Encaminhamentos Metodológicos (como?)

1º BIMESTRE Encaminhamentos Metodológicos (como?) NRE - TOLEDO PLANO DE TRABALHO DOCENTE MATEMÁTICA COLÉGIO SENADOR ATILIO FONTANA Ensino Fundamental e Médio SÉRIE: 8º ano B ANO LETIVO: 2014 PROF: TEREZA HENRIQUETTA BENETTI Conjuntos numéricos Números

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA FRANCÊS - PROVA ESCRITA e ORAL 2016 Prova 16 3.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei n.º 139/2012 de 5 de julho) O presente documento divulga informação relativa

Leia mais

Margareth Costa Zaponi

Margareth Costa Zaponi Governador do Estado de Pernambuco Eduardo Henrique Accioly Campos Secretário de Educação do Estado Danilo Jorge de Barros Cabral Chefe de Gabinete Nilton da Mota Silveira Filho Secretária Executiva de

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

Descritores 6º ano: Língua Portuguesa

Descritores 6º ano: Língua Portuguesa Descritores 6º ano: Língua Portuguesa Descritor 1 localizar informações explícitas em um texto. A habilidade que pode ser avaliada por este item relaciona-se à localização pelo aluno de uma informação

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2014

PLANEJAMENTO ANUAL 2014 PLANEJAMENTO ANUAL 2014 Disciplina: ENSINO RELIGIOSO Período: Anual Professor: MARIA LÚCIA DA SILVA Série e segmento: 7º ANO 1º TRIMESTRE 2º TRIMESTRE 3º TRIMESTRE * conhecer os elementos básicos que compõe

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO COLÉGIO METODISTA GRANBERY CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO COLÉGIO 1 Í N D I C E 1) Conteúdos para o 2º ano - Fundamental:... 3 2) Conteúdos para o 3º ano - Fundamental:... 4 3)

Leia mais

Novo Programa de Matemática do Ensino Básico 3º ANO

Novo Programa de Matemática do Ensino Básico 3º ANO Novo Programa de Matemática do Ensino Básico 3º ANO Tema: Geometria Tópico: Orientação Espacial Posição e localização Mapas, plantas e maquetas Propósito principal de ensino: Desenvolver nos alunos o sentido

Leia mais

Conteúdo Programático Anual 5º ano PORTUGUÊS

Conteúdo Programático Anual 5º ano PORTUGUÊS Conteúdo Programático Anual 5º ano PORTUGUÊS 1º BIMESTRE 1- Comunicação 2- Alfabeto: Vogais Consoantes - Ordem alfabética 3- Sílaba - separação - classificação 4- Encontro vocálico: ditongo tritongo -

Leia mais

Cronograma de Avaliações 2º ano A (P1 2º Bimestre 2016) Cronograma de Avaliações 2º ano B P1 2º Bimestre 2016

Cronograma de Avaliações 2º ano A (P1 2º Bimestre 2016) Cronograma de Avaliações 2º ano B P1 2º Bimestre 2016 de Cidade Ademar Cronograma de Avaliações 2º ano A (P1 2º Bimestre 2016) Português 02/05 09/05 Leitura e interpretação p 73, 75 e 76 Produção de texto p. 63. Ortografia escreva corretamente p 31 a 35.

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA D. LEONOR ESCOLA BÁSICA 2/3 EUGÉNIO DOS SANTOS Matemática Conteúdos 8ºAno de Escolaridade Ano Letivo 2013/14

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA D. LEONOR ESCOLA BÁSICA 2/3 EUGÉNIO DOS SANTOS Matemática Conteúdos 8ºAno de Escolaridade Ano Letivo 2013/14 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA D. LEONOR ESCOLA BÁSICA 2/3 EUGÉNIO DOS SANTOS Matemática Conteúdos 8ºAno de Escolaridade Ano Letivo 2013/14 DOMÍNIO: NÚMEROS E OPERAÇÕES SUB-DOMÍNIO: NÚMEROS REAIS Números

Leia mais

VIVENCIANDO O CURRÍCULO 2º Bimestre

VIVENCIANDO O CURRÍCULO 2º Bimestre VIVENCIANDO O CURRÍCULO 2º Bimestre Relações possíveis/locais de visita Objetivos Subsidiar o trabalho dos professores coordenadores pedagógicos na orientação dos professores nas ATPCs para entenderem

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL CESAR STANGE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANO DE TRABALHO DOCENTE/2015

COLÉGIO ESTADUAL CESAR STANGE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANO DE TRABALHO DOCENTE/2015 COLÉGIO ESTADUAL CESAR STANGE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANO DE TRABALHO DOCENTE/2015 ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA: Maria Lúcia Teixeira de Lima INGLÊS ANO/TURMAS: 7ºC, 7ºD, 7ºE 7º Ano 1º Bimestre 1

Leia mais

Conteúdos para estudar 2º bimestre

Conteúdos para estudar 2º bimestre ENSINO FUNDAMENTAL I 1º ao 5º ano Conteúdos para estudar 2º bimestre 1 ANO A e B Separação de silabas Ordenação de frases Silabas: ba, bi, bo, ca, da, de, do, la, lu, fo e na. Ciências (animais) Vertebrados,

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA AVALIA BH 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL CIÊNCIAS DA NATUREZA

MATRIZ DE REFERÊNCIA AVALIA BH 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL CIÊNCIAS DA NATUREZA 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Reconhecer a dependência dos seres vivos em relação aos componentes físicos e químicos da natureza. Identificar as principais características que definem um ser vivo. Relacionar

Leia mais