Panorama da Inovação no Brasil. Hugo Ferreira Braga Tadeu 2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Panorama da Inovação no Brasil. Hugo Ferreira Braga Tadeu 2014"

Transcrição

1 Panorama da Inovação no Brasil Hugo Ferreira Braga Tadeu 2014

2 INTRODUÇÃO Sobre o Relatório O presente relatório é uma avaliação do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC sobre as práticas de gestão da inovação nas empresas brasileiras, através das atividades de geração do conhecimento dos Centros de Referência em Inovação (CRIs) de São Paulo e Minas Gerais. Empresas Associadas ao CRI São Paulo Ciclo 2013/2014

3 INTRODUÇÃO Empresas Associadas ao CRI Minas Gerais Ciclo 2013/2014 Sua Relevância O presente estudo é importante, pois compreende as práticas de inovação nas empresas brasileiras, sendo um ótimo guia em busca de melhorias e oportunidades de negócio.

4 METODOLOGIA Elaboração O Relatório atual foi realizado através de pesquisas qualitativas em bases secundárias ao longo de 2013 e 2014, bem como através de entrevistas presenciais envolvendo líderes em cargo de diretoria e gerência nas empresas participantes dos CRIs. Processo de Análise A pesquisa foi conduzida através das reuniões dos Centros de Referência em Inovação (CRIs) e visitas as empresas associadas. Através destas reuniões, análises de dados foram realizadas contemplando estudos do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC, relatórios da General Electric (GE) e Insead. Além das análises de relatórios foi desenvolvido uma análise qualitativa em bases internacionais, como Enterprise and Innovation, European Journal of Innovation Management, Innovation and Development, International Journal of Entrepreneurship and Innovation Management, International Journal of Innovation and Sustainable Development, International Journal of Innovation Management, Journal of Technology Management & Innovation e The Journal of Product Innovation Management.

5 METODOLOGIA Como avaliamos a inovação nas empresas? Os principais aspectos avaliados na nossa pesquisa sobre inovação nas empresas foram: Inovação e prioridade estratégica. Aspectos direcionadores para inovação. Aspectos que direcionarão a inovação. Prioridades para inovação. Práticas que sustentam a inovação. Parcerias que sustentam a inovação. Práticas que sustentam a inovação. Ambiente para inovação: Brasil e Mundo. Ao avaliar os aspectos acima, busca responder as seguintes perguntas: Quais as práticas de inovação no Brasil? Quais as variáveis que impactam positivamente a inovação no Brasil? Quais as conclusões e sugestões do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC, em relação as duas perguntas acima?

6 Gráfico 01 - Inovação e Prioridades Estratégicas Fonte: Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC (2014)

7 Análises Gráfico 01 Os resultados do Gráfico 01 indicam que a inovação é um tema de alta prioridade estratégia no Brasil, com aproximadamente 60% de importância, acima da média global, em torno de 40%. Quando a prioridade é gerencial, o Brasil apresenta um resultado inferior a média global, da mesma forma que a prioridade operacional. Sugere-se que a inovação ainda é um tema da alta direção, não conseguindo ser desdobrada para os demais níveis das estruturas empresariais. Os resultados do Gráfico 01 ainda favorecem outras análises: seria necessário o estabelecimento para uma diretoria e equipes voltadas para a inovação, de tal forma a estimular o processo de inovação? A criação de uma diretoria e equipes para inovação poderia ser teoricamente explicada, pelo fato de que a sua importância estratégica aumentaria a produtividade das empresas, a partir de novos processos e proposta de valor. Da mesma forma, a centralização inicial das atividades de inovação em uma diretoria justifica-se pelo estágio de maturidade inicial das empresas brasileiras, diferente do estágio mundial, mais avançado e com resultados tangíveis.

8 Gráfico 02 Aspectos Direcionadores da Inovação Fonte: adaptado de GE (2014)

9 Análises Gráfico 02 Os fatores utilizados para avaliar o que direcionou a inovação no Brasil foram: desenvolvimento de produtos e serviços, desenvolvimento de produtos e serviços para aumentar o lucro, desenvolvimento de novos produtos e serviços, desenvolvimento de novos produtos com foco nos clientes, desenvolvimento de novos produtos ou serviços sustentáveis, desenvolvimento de novos serviços e desenvolvimento de produtos customizados para demandas locais. Destaca-se neste conjunto, o desenvolvimento de produtos e serviços atuais e com foco em aumentar o lucro. A média brasileira é inferior quanto ao desenvolvimento de produtos customizados para demandas locais. Os resultados do Gráfico 02 sugerem uma agenda de curto prazo, voltada para o portfolio atual de produtos, serviços e lucro. Neste sentindo, o Gráfico 03 busca investigar quais fatores determinarão o comportamento futuro da inovação nas empresas brasileiras.

10 Gráfico 03 Aspectos que Direcionarão a Inovação Fonte: adaptado de GE (2014)

11 Análises Gráfico 03 O Gráfico 03 corrobora com os resultados do Gráfico 02, isto é, a agenda de longo prazo das empresas brasileiras para inovação continuará focada em desenvolvimento de produtos e serviços atuais e em busca do lucro, seguido em importância para o desenvolvimento de serviços com foco no cliente, aspectos sustentáveis, em novos modelos de negócios e demandas locais. A maturidade da inovação nas empresas brasileiras estaria associada ao desenvolvimento econômico e ao processo de estabilidade do investimento público e privado.

12 Gráfico 04 Prioridades para Inovação Fonte: Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC (2014)

13 Análises Gráfico 04 O Gráfico 04 mostra quais seriam as prioridades das empresas brasileiras para inovar, seguindo os fatores: entender os clientes e antecipação de mercado, atrair e reter pessoas, desenvolver novas tecnologias, identificar parcerias, criar um ambiente voltado para inovação, gerenciar riscos, investir em projetos de inovação até atrair investidores para projetos de inovação. Como resultado, a prioridade é a antecipação de mercado, podendo estar relacionado aos resultados dos Gráficos 01 e 02, cujo objetivo é o desenvolvimento de produtos e aumentar o lucro.

14 Gráfico 05 Práticas que Sustentam a Inovação Fonte: adaptado de GE (2014)

15 Análises Gráfico 05 As análises que sustentariam as prioridades para a inovação são apresentadas no Gráfico 05, sendo elas: promover banco de ideias e escritório de projetos para inovação, promover o desenvolvimento tecnológico, promover o financiamento de projetos de pesquisa, financiamento publico até estimular a inovação de novos produtos e processos. Percebe-se que o estágio das práticas de inovação ainda é básico, dada a prioridade para banco de ideias e projetos. Pesquisas recentes produzidas pela Banco Mundial (2014) sugerem que as práticas de inovação nos Estados Unidos estariam relacionadas a adoção de capital de risco e inovações disruptivas, enquanto em países em desenvolvimento (como o Brasil), associadas a investimentos públicos e ao estágio inicial empresarial.

16 Gráfico 06 Parcerias que Sustentam a Inovação Fonte: adaptado de Insead (2014)

17 Análises Gráfico 06 O Gráfico 06 sugere que a busca por parcerias torna-se importante para auxiliar o desenvolvimento das organizações, em que as atividades para acessar novas tecnologias, novos mercados, melhoria de produtos e serviços atuais apresentam uma maior importância do que reduzir patentes e novos modelos de negócios.

18 Gráfico 07 Práticas que Sustentam a Inovação Fonte: Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC (2014)

19 Análises Gráfico 07 Como resultado dos gráficos 01 até 06, buscou-se analisar a importância da estruturação de equipes de inovação nas empresas brasileiras. Neste sentido, o Gráfico 07 sugere que implementação da diretoria de inovação nas empresas brasileiras seria uma prática relevante e acima da média global. Os demais resultados sugerem que espaços do conhecimento, banco de ideias, melhoria da qualidade dos serviços, produtos e processos são orientações relevantes para as empresas brasileiras.

20 CONCLUSÕES Proposições Este relatório analisou diversas estudos sobre a dinâmica local e o comportamento empresarial brasileiro quanto as práticas de inovação. Os resultados sugerem que as práticas adotadas para a inovação estão associadas ao desenvolvimento de produtos, processo, serviços e tecnologias, mas com soluções incrementais. As evidências obtidas pela revisão da literatura e bases de dados pesquisada argumentam que a inovação é um tema estratégico no mundo, com desdobramentos nas camadas gerenciais e operacionais. Enquanto isto, a percepção de que a inovação é um tema relevante é latente, mas com baixa penetração nos demais níveis organizacionais das empresas brasileiras é percebido. Os resultados alcançados denotam que existem oportunidades para o acesso a novos mercados, ao desenvolvimento de modelos de negócio e na construção de parcerias com clientes, fornecedores e universidades, desde que exista a implantação de processos estruturados e pessoas para tanto. A ausência destes fatores pode influenciar em uma menor capacidade para inovação.

21 SOBRE O NÚCLEO DE INOVAÇÃO E EMPREENDERISMO DA FDC O Núcleo de Inovação e Empreenderismo da FDC apresenta uma série de atividades técnicas e relacionadas a geração do conhecimento, sempre trabalhando junto as empresas, governo e universidades. Maiores informações sobre as nossas práticas de inovação e como poderíamos ser úteis para a sua organização, acesse os links abaixo: Site: Contato: hugo.tadeu@fdc.org.br SUGESTÕES DE LEITURA TIDD, Joseph; BESSANT, J. R.; PAVITT, Keith. Gestão da inovação. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, p. TIGRE, Paulo Bastos. Gestão da inovação: a economia da tecnologia no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, p.

PANORAMA DA INOVAÇÃO NO BRASIL Edição 2015 Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu e Diogo de Lacerda Santos 2015

PANORAMA DA INOVAÇÃO NO BRASIL Edição 2015 Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu e Diogo de Lacerda Santos 2015 PANORAMA DA INOVAÇÃO NO BRASIL Edição 2015 Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu e Diogo de Lacerda Santos 2015 Apoio: Cooperação: SOBRE OS AUTORES Hugo Ferreira Braga Tadeu é Professor e Pesquisador da Fundação

Leia mais

S O B R E O S A U T O R E S HUGO FERREIRA BRAGA TADEU

S O B R E O S A U T O R E S HUGO FERREIRA BRAGA TADEU Edição 2018 SOBRE OS AUTORES HUGO FERREIRA BRAGA TADEU é Professor e Pesquisador da Fundação Dom Cabral, atuando no Núcleo de Inovação e Empreendedorismo, nos programas customizados, mestrado profissional

Leia mais

S O B R E O S A U T O R E S HUGO FERREIRA BRAGA TADEU

S O B R E O S A U T O R E S HUGO FERREIRA BRAGA TADEU SOBRE OS AUTORES HUGO FERREIRA BRAGA TADEU é Professor e Pesquisador da Fundação Dom Cabral, atuando no Núcleo de Inovação e Empreendedorismo, nos programas customizados, mestrado profissional e MBA Executivo.

Leia mais

CRI Nacional Agenda do Dia Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu Material de responsabilidade do professor

CRI Nacional Agenda do Dia Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu Material de responsabilidade do professor CRI Nacional Agenda do Dia Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu 2016 FORTALECENDO NOSSOS VALORES O CRI Nacional é um espaço para o diálogo, compartilhamento de ideias e práticas empresariais. A difusão e o

Leia mais

PANORAMA DA INOVAÇÃO NO BRASIL Edição 2016 Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu e Eduardo Stock dos Santos 2016

PANORAMA DA INOVAÇÃO NO BRASIL Edição 2016 Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu e Eduardo Stock dos Santos 2016 www.fdc.org.br PANORAMA DA INOVAÇÃO NO BRASIL Edição 2016 Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu e Eduardo Stock dos Santos 2016 SOBRE OS AUTORES Hugo Ferreira Braga Tadeu é Professor e Pesquisador da Fundação

Leia mais

CRI Minas Por que não investir em inovação? (ou por que inovamos de forma equivocada?)

CRI Minas Por que não investir em inovação? (ou por que inovamos de forma equivocada?) www.fdc.org.br CRI Minas Por que não investir em inovação? (ou por que inovamos de forma equivocada?) Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu 2016 SUGESTÃO DE LEITURA Leitura pós-cri Minas: www.fdc.org.br/inovacao

Leia mais

CRI Nacional Agenda do Dia Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu Material de responsabilidade do professor

CRI Nacional Agenda do Dia Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu Material de responsabilidade do professor CRI Nacional Agenda do Dia Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu 2016 EMPRESAS PARTICIPANTES CICLO 2015/2016 NOVOS INTEGRANTES EVENTO INTERNACIONAL (01-03/06/2016) AGENDA CICLO 2015/2016 AGENDA DE HOJE AGENDA

Leia mais

INOVAÇÃO E ENERGIA Análises para Competitividade. Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu Prof. Jersone Tasso Moreira Silva 2014

INOVAÇÃO E ENERGIA Análises para Competitividade. Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu Prof. Jersone Tasso Moreira Silva 2014 INOVAÇÃO E ENERGIA Análises para Competitividade Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu Prof. Jersone Tasso Moreira Silva 2014 SOBRE OS AUTORES Hugo Ferreira Braga Tadeu é Professor e Pesquisador da Fundação

Leia mais

WORKSHOP INOVAÇÃO NO MERCADO DE SEGUROS. Palestrante: Priscila Aguiar da Silva

WORKSHOP INOVAÇÃO NO MERCADO DE SEGUROS. Palestrante: Priscila Aguiar da Silva WORKSHOP INOVAÇÃO NO MERCADO DE SEGUROS Palestrante: Priscila Aguiar da Silva PRISCILA AGUIAR DA SILVA Formada em Ciências Econômicas pela UCAM; Pós-graduada em Engenharia Econômica pela UERJ; Mestranda

Leia mais

Núcleo de Inovação e Empreendedorismo CAMINHOS PARA A PRODUTIVIDADE Indústria 4.0 e Tecnologia

Núcleo de Inovação e Empreendedorismo CAMINHOS PARA A PRODUTIVIDADE Indústria 4.0 e Tecnologia Núcleo de Inovação e Empreendedorismo CAMINHOS PARA A PRODUTIVIDADE Indústria 4.0 e Tecnologia Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu 2016 www.fdc.org.br EQUIPE DA PESQUISA Hugo Ferreira Braga Tadeu é Professor

Leia mais

Relatório Técnico: Julho/2016 Ganhos de Produtividade pela Gestão da Inovação PESQUISA DE PRODUTIVIDADE

Relatório Técnico: Julho/2016 Ganhos de Produtividade pela Gestão da Inovação PESQUISA DE PRODUTIVIDADE Relatório Técnico: Julho/2016 Ganhos de Produtividade pela Gestão da Inovação PESQUISA DE PRODUTIVIDADE SOBRE A EQUIPE TÉCNICA DA FUNDAÇÃO DOM CABRAL (FDC) COORDENAÇÃO TÉCNICA DA PESQUISA DE PRODUTIVIDADE:

Leia mais

CRI CEARÁ 25 de abril de 2018

CRI CEARÁ 25 de abril de 2018 CRI CEARÁ 25 de abril de 18 BEM VINDOS AO CENTRO DE REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO CRI/CE 1º CENTRO DE REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO DA FDC DO NORTE/NORDESTE EM FORTALEZA OBJETIVO CRIAÇÃO DE UMA COMUNIDADE DE PRÁTICAS

Leia mais

CRI NACIONAL Cultura de Inovação versus Resultados Financeiros Edição 2015 Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu e Diogo de Lacerda Santos

CRI NACIONAL Cultura de Inovação versus Resultados Financeiros Edição 2015 Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu e Diogo de Lacerda Santos CRI NACIONAL Cultura de Inovação versus Resultados Financeiros Edição 15 Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu e Diogo de Lacerda Santos Material de responsabilidade da FDC EQUIPE DA PESQUISA Hugo Ferreira Braga

Leia mais

Ilustrações Thiemi Okawara 74 DOM

Ilustrações Thiemi Okawara 74 DOM Ilustrações Thiemi Okawara 74 DOM inovação A inovação como modelo estratégico de crescimento organizacional POR HUGO FERREIRA BRAGA TADEU E CARLOS ARRUDA A inovação é um tema relevante para as organizações,

Leia mais

CRI Nacional Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu 2015. Material de responsabilidade do professor

CRI Nacional Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu 2015. Material de responsabilidade do professor CRI Nacional Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu 2015 EMPRESAS PARTICIPANTES CICLO 2015/2016 NOVO INTEGRANTE EVENTO INTERNACIONAL (01-03/06/2016) AGENDA CICLO 2015/2016 AGENDA DA ÚLTIMA REUNIÃO AGENDA DE HOJE

Leia mais

Lei de Inovação Tecnológica

Lei de Inovação Tecnológica Inovações de Tecnologias nas Organizações Lei de Inovação Tecnológica Prof. Fabio Uchôas de Lima MBA Gestão Empresarial P&D Invenção Saber C&T Descoberta Conhecimento Um dos maiores problemas para se tratar

Leia mais

Gestão da Inovação no Contexto Brasileiro. Hugo Tadeu e Hérica Righi 2014

Gestão da Inovação no Contexto Brasileiro. Hugo Tadeu e Hérica Righi 2014 Gestão da Inovação no Contexto Brasileiro Hugo Tadeu e Hérica Righi 2014 INTRODUÇÃO Sobre o Relatório O relatório anual é uma avaliação do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC sobre as práticas

Leia mais

Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Informação e do Conhecimento Linha de Pesquisa: Gestão da Informação e do Conhecimento.

Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Informação e do Conhecimento Linha de Pesquisa: Gestão da Informação e do Conhecimento. Universidade FUMEC Faculdade de Ciências Empresariais Mestrado Profissional em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento A relação entre inovação, empreendedorismo e gestão do conhecimento sob a

Leia mais

Quais os determinantes dos avanços tecnológicos? Avanços tecnológicos e inserção internacional brasileira PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO

Quais os determinantes dos avanços tecnológicos? Avanços tecnológicos e inserção internacional brasileira PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO BOLETIM: Setembro/2016 Quais os determinantes dos avanços tecnológicos? Avanços tecnológicos e inserção internacional brasileira PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO SOBRE A EQUIPE TÉCNICA DA FUNDAÇÃO DOM CABRAL

Leia mais

1 Introdução. 1.1 Problema

1 Introdução. 1.1 Problema 1 Introdução 1.1 Problema O setor de Hotelaria no Brasil vem experimentando ao longo dos últimos anos momentos bastante peculiares. O Rio de Janeiro ocupa uma posição de prestígio no cenário turístico

Leia mais

Evento IV. Design Thinking e gestão de processos de inovação. São Paulo, 23 de Maio de 2018 Campus FDC

Evento IV. Design Thinking e gestão de processos de inovação. São Paulo, 23 de Maio de 2018 Campus FDC Evento IV Design Thinking e gestão de processos de inovação São Paulo, 23 de Maio de 2018 Campus FDC Introdução Evento 04 Tema: Design Thinking e gestão de processos de Inovação O Centro de Referência

Leia mais

Estratégia de inovação CRI CEARÁ

Estratégia de inovação CRI CEARÁ Estratégia de inovação CRI CEARÁ 16 de outubro de 2018 BEM VINDOS AO CENTRO DE REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO CRI/CE 1º CENTRO DE REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO DA FDC DO NORTE/NORDESTE EM FORTALEZA OBJETIVO CRIAÇÃO DE

Leia mais

Treinamento Presencial: Spend Analysis para Compras. Data: 22 de Junho de 2016 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP

Treinamento Presencial: Spend Analysis para Compras. Data: 22 de Junho de 2016 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Treinamento Presencial: Spend Analysis para Compras Data: 22 de Junho de 2016 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business School é a mais completa

Leia mais

Revista 05.qxd 1/19/2007 11:35 AM Page 129

Revista 05.qxd 1/19/2007 11:35 AM Page 129 Revista 05.qxd 1/19/2007 11:35 AM Page 129 Tecnologias de informação no gerenciamento do processo de inovação Divulgação Prof. Dr. Ruy Quadros Bacharel em Administração pela EAESP/GV, mestre pela Unicamp

Leia mais

Evento II. Estratégias de inovação no curto e longo prazo. São Paulo, 21 de Novembro de 2018 Campus FDC

Evento II. Estratégias de inovação no curto e longo prazo. São Paulo, 21 de Novembro de 2018 Campus FDC Evento II Estratégias de inovação no curto e longo prazo São Paulo, 21 de Novembro de 2018 Campus FDC Introdução Evento 02 Tema: Estratégia de inovação no curto e longo prazo O Centro de Referência em

Leia mais

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: Investimento:

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: Investimento: Com carga horária de 420 horas o curso de MBA em Gestão de Projetos é desenvolvido em sistema modular, com 01 encontro por bimestre (total de encontros no curso: 04) para avaliação nos diversos pólos,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração - Noturno Departamento Responsável: Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Profa.

Leia mais

Relatório Técnico: Maio/2016. Digitalização, Inovação e Desigualdade PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO

Relatório Técnico: Maio/2016. Digitalização, Inovação e Desigualdade PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO Relatório Técnico: Maio/2016 Digitalização, Inovação e Desigualdade PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO SOBRE A EQUIPE TÉCNICA DA FUNDAÇÃO DOM CABRAL (FDC) COORDENAÇÃO TÉCNICA DA PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO:

Leia mais

CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL

CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL PRODUTOS INOVAÇÃO PGQP Mensagem das lideranças Gestão e Inovação são os dois motores da organização moderna. No percurso de competição estes motores devem

Leia mais

CENTRO DE REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO DE MINAS GERAIS CRI MINAS

CENTRO DE REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO DE MINAS GERAIS CRI MINAS CENTRO DE REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO DE MINAS GERAIS CRI MINAS 22/03/2012 - Lançamento do ciclo de 2012 e definição dos quatro temas a serem tratados durante o ano. O Centro de Referência em Inovação de Minas

Leia mais

POLÍTICA ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS ÍNDICE. 1. Objetivo...2. 2. Abrangência...2. 3. Definições...2. 4. Diretrizes...3. 5. Materialidade...

POLÍTICA ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS ÍNDICE. 1. Objetivo...2. 2. Abrangência...2. 3. Definições...2. 4. Diretrizes...3. 5. Materialidade... ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS Folha 1/8 ÍNDICE 1. Objetivo...2 2. Abrangência...2 3. Definições...2 4. Diretrizes...3 5. Materialidade...7 Folha 2/8 1. Objetivos 1. Estabelecer as diretrizes que devem orientar

Leia mais

Estudo de perspectivas de carreiras e profissões

Estudo de perspectivas de carreiras e profissões ÍNDICE EDITORIAL METODOLOGIA PERFIL DOS ENTREVISTADOS INVESTIMENTOS DAS COMPANHIAS EM 2017 PLANOS DE CONTRATAÇÃO PLANOS DE CARREIRA PRIORIDADES REGIONAIS DE CARREIRA DESAFIOS PARA CRESCER EM 2017 DESAFIOS

Leia mais

BOLETIM: fevereiro/2016. Produtividade e comportamento do setor industrial PESQUISA DE PRODUTIVIDADE

BOLETIM: fevereiro/2016. Produtividade e comportamento do setor industrial PESQUISA DE PRODUTIVIDADE BOLETIM: fevereiro/2016 Produtividade e comportamento do setor industrial PESQUISA DE PRODUTIVIDADE SOBRE A EQUIPE TÉCNICA DA FUNDAÇÃO DOM CABRAL (FDC) COORDENAÇÃO TÉCNICA DA PESQUISA DE PRODUTIVIDADE:

Leia mais

Relatório Global Ranking de Produtividade Análises de Dados Mundiais e Evidências sobre o Brasil PESQUISA DE PRODUTIVIDADE

Relatório Global Ranking de Produtividade Análises de Dados Mundiais e Evidências sobre o Brasil PESQUISA DE PRODUTIVIDADE Relatório Global Ranking de Produtividade Análises de Dados Mundiais e Evidências sobre o Brasil PESQUISA DE PRODUTIVIDADE SOBRE A EQUIPE TÉCNICA DA FUNDAÇÃO DOM CABRAL (FDC) COORDENAÇÃO TÉCNICA DA PESQUISA

Leia mais

PROPOSTA DE SESSÃO DIRIGIDA GESTÃO DO ENSINO DE ENGENHARIA PARA A CULTURA DA INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

PROPOSTA DE SESSÃO DIRIGIDA GESTÃO DO ENSINO DE ENGENHARIA PARA A CULTURA DA INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PROPOSTA DE SESSÃO DIRIGIDA GESTÃO DO ENSINO DE ENGENHARIA PARA A CULTURA DA INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE Coordenadores: Nome: Flávio Kieckow E-Mail: fkieckow@san.uri.br IES: URI Santo Ângelo Nome: Denizard

Leia mais

Ilha do Bananal / Pium

Ilha do Bananal / Pium Ilha do Bananal / Pium Factsheet Tocantins, Brazil Sócio responsável: Data: Junho 2012 Contato: Instituto Ecológica Palmas, Brazil Factsheet Português English A capacidade de organizações da sociedade

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO BANCO DA AMAZÔNIA

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO BANCO DA AMAZÔNIA POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO BANCO DA AMAZÔNIA A Socioambiental (PRSA) substitui a Política Corporativa pela Sustentabilidade (2011), e incorpora a contribuição das partes interessadas

Leia mais

MODELO DE ANÁLISE E PRIORIZAÇÃO DE RISCOS PELOS PATROCINADORES DO PROJETO

MODELO DE ANÁLISE E PRIORIZAÇÃO DE RISCOS PELOS PATROCINADORES DO PROJETO ISSN 1984-9354 MODELO DE ANÁLISE E PRIORIZAÇÃO DE RISCOS PELOS PATROCINADORES DO PROJETO Matheus Curty de Figueiredo (LATEC / UFF) Resumo: Neste trabalho é proposto um modelo para auxiliar os patrocinadores/sponsors

Leia mais

Desafios tributários para o crescimento sustentável. Page 1

Desafios tributários para o crescimento sustentável. Page 1 Desafios tributários para o crescimento sustentável Page 1 Estratégias de crescimento orgânico e inorgânico / A otimização do footprint das empresas via tributos Page 2 Planejamento Tributário Preventivo:

Leia mais

Relatório Global. Ranking de Produtividade Análises de Dados Mundiais e Evidências sobre o Brasil PESQUISA DE PRODUTIVIDADE

Relatório Global. Ranking de Produtividade Análises de Dados Mundiais e Evidências sobre o Brasil PESQUISA DE PRODUTIVIDADE Relatório Global Ranking de Produtividade Análises de Dados Mundiais e Evidências sobre o Brasil PESQUISA DE PRODUTIVIDADE SOBRE A EQUIPE TÉCNICA DA FUNDAÇÃO DOM CABRAL (FDC) COORDENAÇÃO TÉCNICA DA PESQUISA

Leia mais

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS O INDICADORES ETHOS Os Indicadores Ethos são uma ferramenta de gestão criada em 2000 pelo Instituto Ethos e que esta em sua terceira geração.

Leia mais

Agenda MEI de Inovação e Manufatura Avançada

Agenda MEI de Inovação e Manufatura Avançada 10 Diálogos da MEI Agenda MEI de Inovação e Gilberto Peralta - GE Salvador, 04 de abril de 2016 A Economia Digital revolucionará o cotidiano das pessoas e das empresas, transformando nosso dia-a-dia Internet

Leia mais

Inovação Embraer. Sandro Valeri Head of Corporate Innovation

Inovação Embraer. Sandro Valeri Head of Corporate Innovation Inovação Embraer. Sandro Valeri Head of Corporate Innovation INOVAÇÃO é...a IMPLEMENTAÇÃO, de novos produtos, serviços, processos, modelos de negócio, métodos e marketinge gestão, que gera valor para

Leia mais

Subprojeto de Iniciação Científica KAMYLA DOS SANTOS ROBERS DE SIQUEIRA

Subprojeto de Iniciação Científica KAMYLA DOS SANTOS ROBERS DE SIQUEIRA Subprojeto de Iniciação Científica Universidade Federal do Espírito Santo Edital: Título do Subprojeto: Candidato a Orientador: Candidato a Bolsista: Edital PIBIC 2014/2015 COLABORAÇÃO PARA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA:

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1 Sandra Puhl Dos Santos 2, Helton Antonio Petrolli 3. 1 Projeto de Pesquisa - Atividade Prática Supervisionada- APS realizada

Leia mais

Brasil cai 18 posições no ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial

Brasil cai 18 posições no ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial Brasil cai 18 posições no ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial Ranking coloca a produtividade como grande desafio global e mostra como a crise política prejudica o lado real da economia

Leia mais

TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL - NPG0001 PE Contextualização

TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL - NPG0001 PE Contextualização TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL - NPG0001 PE Contextualização A Teoria do Desenvolvimento Organizacional (D.O.) tem como objetivo estudar as possibilidades de implantação de programas de mudanças

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO A EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA

SISTEMA DE GESTÃO A EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA SISTEMA DE GESTÃO A EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA 1. EM QUE TERRENO ESTAMOS PISANDO? 2. QUEM DÁ AS CARTAS? 3. COMO É QUE A BANDA TOCA? COMO É QUE A BANDA TOCA? 4. LUZES, CÂMERA... LUZES, CÂMERA... 5. AÇÃO 6.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA ESTE DOCUMENTO NÃO SUBSTITUI O ORIGINAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA ESTE DOCUMENTO NÃO SUBSTITUI O ORIGINAL Programa Analítico de Disciplina Departamento de Administração e Contabilidade - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 5 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária

Leia mais

ACME. Computadores. Uma divisão de A Company that Makes Everything

ACME. Computadores. Uma divisão de A Company that Makes Everything ACME Computadores Uma divisão de A Company that Makes Everything A Empresa A ACME Computadores é uma empresa que compra componentes de computadores de diversos fornecedores, monta seus próprios equipamentos

Leia mais

MELHORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE*

MELHORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE* MELHORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE* Izabelle Lannes Salgueiro Ferreira 1 Raphael Barbosa de Souza 2 José Carlos da Silva 3 Resumo O presente trabalho tem o objetivo de mostrar como sistemas especialistas

Leia mais

PRIMEIRA CONVOCATÓRIA PARA PARTICIPAÇÃO DE EMPREENDEDORES E INVESTIDORES NO PROJETO ESPOBAN

PRIMEIRA CONVOCATÓRIA PARA PARTICIPAÇÃO DE EMPREENDEDORES E INVESTIDORES NO PROJETO ESPOBAN PRIMEIRA CONVOCATÓRIA PARA PARTICIPAÇÃO DE EMPREENDEDORES E INVESTIDORES NO PROJETO ESPOBAN 15 de Junho a 15 de Julho de 2018 A Associação Nacional de Jovens Empresários participa como parceira no Projeto

Leia mais

Serviços Compartilhados - interligando processos a nível global. Equipe IEG

Serviços Compartilhados - interligando processos a nível global. Equipe IEG Serviços Compartilhados - interligando processos a nível global Equipe IEG Os Centros de Serviços Compartilhados (CSCs) sempre foram vistos como uma forma de reduzir custos rapidamente por meio, principalmente,

Leia mais

Agenda da MEI Pedro Wongtschowski Presidente do Conselho de Administração da Ultrapar e Líder da MEI

Agenda da MEI Pedro Wongtschowski Presidente do Conselho de Administração da Ultrapar e Líder da MEI Agenda da MEI 2019-2020 Pedro Wongtschowski Presidente do Conselho de Administração da Ultrapar e Líder da MEI CT&I uma agenda fundamental para o Brasil Prioridades construídas em torno de visões de futuro,

Leia mais

SEBRAE REGIONAL NOROESTE MARÇO E ABRIL - 2016. Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebraego.com.br

SEBRAE REGIONAL NOROESTE MARÇO E ABRIL - 2016. Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebraego.com.br AGENDA SEBRAE REGIONAL NOROESTE MARÇO E ABRIL - 2016 Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebraego.com.br VEJA QUAL SUA CATEGORIA EMPRESARIAL Microempreendedor Individual (MEI) O MEI é

Leia mais

EXCELÊNCIA EM GESTÃO: DESAFIOS PARA O SÉCULO XXI

EXCELÊNCIA EM GESTÃO: DESAFIOS PARA O SÉCULO XXI EXCELÊNCIA EM GESTÃO: DESAFIOS PARA O SÉCULO XXI - 40a. Reunião da Qualidade RS - PGQP - 9/10/2006 Antonio Tadeu Pagliuso Superintendente Geral tadeu.pagliuso@fnq.org.br 1 Rede Brasileira de Qualidade,

Leia mais

Evento III. Planejamento e gap de execução em projetos de inovação. São Paulo, 28 de Março de 2018 Campus FDC

Evento III. Planejamento e gap de execução em projetos de inovação. São Paulo, 28 de Março de 2018 Campus FDC Evento III Planejamento e gap de execução em projetos de São Paulo, 28 de Março de 2018 Campus FDC Introdução O Centro de Referência em Inovação - Nacional, é uma iniciativa do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo

Leia mais

Evento I. O papel do C-Level na sustentação das empresas inovadoras. São Paulo, 26 de Setembro de 2018 Campus FDC

Evento I. O papel do C-Level na sustentação das empresas inovadoras. São Paulo, 26 de Setembro de 2018 Campus FDC Evento I O papel do C-Level na sustentação das empresas São Paulo, 26 de Setembro de 2018 Campus FDC Introdução Tema: O papel do C-Level na sustentação das empresas O Centro de Referência em Inovação -

Leia mais

APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL

APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL BPM Congress Brasília, 27 de novembro de 2012. Carlos Padilla, CBPP, Assessor da Gerência de Negócios. PANORAMA DA APEX-BRASIL

Leia mais

6º Seminário de Capacitação em Atração de Investimentos

6º Seminário de Capacitação em Atração de Investimentos 6º Seminário de Capacitação em Atração de Investimentos Brasília, 22 de outubro, 2015 Roteiro I. Atuação da Renai II. Parceria Renai Secretarias Estaduais III. Atividades Previstas Parte I O que é a Renai?

Leia mais

Título do Case: Categoria: Temática: Resumo: Introdução:

Título do Case: Categoria: Temática: Resumo: Introdução: Título do Case: Diagnóstico Empresarial - Vendendo e Satisfazendo Mais Categoria: Prática Interna. Temática: Mercado Resumo: Na busca por uma ferramenta capaz de auxiliar na venda de mais consultorias

Leia mais

ANÁLISE DO GAP DE MELHORIAS: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE MARCAS E PATENTES DO SUL DE SANTA CATARINA

ANÁLISE DO GAP DE MELHORIAS: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE MARCAS E PATENTES DO SUL DE SANTA CATARINA ANÁLISE DO GAP DE MELHORIAS: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE MARCAS E PATENTES DO SUL DE SANTA CATARINA DOI: http://dx.doi.org/10.18616/pers05 Adriele Mazzorana Scariot Unesc E-mail:

Leia mais

ESTUDOS E PESQUISAS Nº 598

ESTUDOS E PESQUISAS Nº 598 ESTUDOS E PESQUISAS Nº 598 Reflexões sobre uma nova Governança da CTI diante dos Atuais Paradigmas da Inovação e Empreendedorismo de Alto Impacto: Oportunidades para a Construção de um Novo Futuro Rodrigo

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIO, O QUE É?

PLANO DE NEGÓCIO, O QUE É? PLANO DE NEGÓCIO P l a n o d e N e g ó c i o é u m documento capaz de mostrar toda a viabilidade e estratégias do negócio, do ponto de vista e s t r u t u r a l, a d m i n i s t r a t i v o, estratégico,

Leia mais

Planejamento Estratégico de Uma Pequena Empresa do Ramo de Panificação

Planejamento Estratégico de Uma Pequena Empresa do Ramo de Panificação Planejamento Estratégico de Uma Pequena Empresa do Ramo de Panificação Bruno da Costa Feitosa bcfeitosa@gmail.com Resumo Este documento apresenta o planejamento estratégico de uma pequena empresa do ramo

Leia mais

Desenvolvido pelo Software Engineering Institute-SEI em 1992 Possui representação por estágios (5 níveis)e contínua (6 níveis)

Desenvolvido pelo Software Engineering Institute-SEI em 1992 Possui representação por estágios (5 níveis)e contínua (6 níveis) CMMI / MPS.BR Modelos de Maturidade de Qualidade de Software Aplicações criteriosas de conceitos de gerenciamento de processos e de melhoria da qualidade ao desenvolvimento e manutenção de software CMMI

Leia mais

Questões da Inovação

Questões da Inovação Inovação e a Interação Universidade-Indústria: A Construção do Complexo Industrial Acadêmico Prof. Sérgio J. Mecena Coordenador Acadêmico da Incubadora de Empresas Universidade Federal Fluminense Questões

Leia mais

SISTEMA EPR Estratégia Projetos - Resultados

SISTEMA EPR Estratégia Projetos - Resultados Workshop IV Aprimoramento do Sistema de Gestão da Inovação SISTEMA EPR Estratégia Projetos - Resultados SISTEMA DE GESTÃO DA INOVAÇÃO EPR SISTEMA DE GESTÃO DA INOVAÇÃO Definir 1 ESTRATÉGIA Gerenciar 2

Leia mais

Agenda da MEI :

Agenda da MEI : Agenda da MEI 2019-2020: Inovar para desenvolver a indústria do futuro Pedro Wongtschowski Presidente do Conselho de Administração do Ultrapar e Líder da MEI 23 de novembro de 2018 Países líderes em inovação

Leia mais

Controladoria nas Organizações. Prof. Reinaldo Guerreiro Universidade de São Paulo (FEA-USP) Agosto

Controladoria nas Organizações. Prof. Reinaldo Guerreiro Universidade de São Paulo (FEA-USP) Agosto Controladoria nas Organizações Prof. Reinaldo Guerreiro Universidade de São Paulo (FEA-USP) Agosto - 2017 O Caso do Banco do Brasil Novembro de 2015, Evento Festivo 20 anos da implantação da Controladoria

Leia mais

As condições do Trabalho Docente na Universidade Aberta do Brasil: As exigências de formação profissional e as relações de trabalho

As condições do Trabalho Docente na Universidade Aberta do Brasil: As exigências de formação profissional e as relações de trabalho 1 As condições do Trabalho Docente na Universidade Aberta do Brasil: As exigências de formação profissional e as relações de trabalho Tânia Barbosa Martins Orientador: Dr. João dos Reis Silva Júnior Doutorado

Leia mais

Aerogeradores de Pequeno Porte: Percepção dos Potenciais Consumidores 1

Aerogeradores de Pequeno Porte: Percepção dos Potenciais Consumidores 1 Aerogeradores de Pequeno Porte: Percepção dos Potenciais Consumidores 1 Marcio Giannini Pereira a 2, Bruno E. M. Montezano b & Ricardo Marques Dutra a a- Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel),

Leia mais

FÓRUM DE GESTÃO E EFICIÊNCIA DE FROTAS OS DESAFIOS DA INOVAÇÃO NO CONTEXTO EMPRESARIAL. Osmar Saito

FÓRUM DE GESTÃO E EFICIÊNCIA DE FROTAS OS DESAFIOS DA INOVAÇÃO NO CONTEXTO EMPRESARIAL. Osmar Saito FÓRUM DE GESTÃO E EFICIÊNCIA DE FROTAS OS DESAFIOS DA INOVAÇÃO NO CONTEXTO EMPRESARIAL Professor Titular do CEA Centro de Estudos Automotivos Professor MBA em Gestão da Inovação FGV Professor de Pós Graduação

Leia mais

1.º ciclo, 2016/2017 UNIDADES CURRICULARES SUJEITAS A APROVAÇÃO CALENDÁRIO DA SERIAÇÃO

1.º ciclo, 2016/2017 UNIDADES CURRICULARES SUJEITAS A APROVAÇÃO CALENDÁRIO DA SERIAÇÃO 1.º ciclo, 2016/2017 UNIDADES CURRICULARES SUJEITAS A APROVAÇÃO CALENDÁRIO DA SERIAÇÃO As seleção dos/as estudantes inscritos/as nas unidades curriculares de opção (sujeitas a aprovação) será realizada

Leia mais

OS DESAFIOS DA GOVERNANÇA PÚBLICA em tempos de transformação

OS DESAFIOS DA GOVERNANÇA PÚBLICA em tempos de transformação OS DESAFIOS DA GOVERNANÇA PÚBLICA em tempos de transformação Londrina, 31/08/2015 Prof. Caio Marini caiomarini@institutopublix.com.br ARGUMENTO DE PARTIDA BOA GOVERNANÇA CRIA VALOR PARA A SOCIEDADE O ARGUMENTO

Leia mais

GLOSSÁRIO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

GLOSSÁRIO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GLOSSÁRIO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO AÇÕES ESTRATÉGICAS Ações que objetivam, basicamente, o aproveitamento das oportunidades, e potencialidades, bem como a minimização do impacto das ameaças e fragilidades.

Leia mais

A Importância da Responsabilidade Social Empresarial

A Importância da Responsabilidade Social Empresarial III SEMINÁRIO REGIONAL DO FÓRUM DE AÇÃO SOCIAL E CIDADANIA FASC/CBIC A Importância da Responsabilidade Social Empresarial Maria Raquel Grassi Ferreira Marques Núcleo Petrobras de Sustentabilidade - FDC

Leia mais

Instrumentos de Apoio

Instrumentos de Apoio Instrumentos de Apoio COMPETE Healthy n Portugal Expansão do Mercado dos Cuidados Médicos e Turismo de Saúde em Portugal COMPETE EEC Conceição Moreno 08.mai.2012 Agenda Estratégias de Eficiência Coletiva:

Leia mais

Os Planos de Trabalho deverão obrigatoriamente abranger os seguintes tópicos:

Os Planos de Trabalho deverão obrigatoriamente abranger os seguintes tópicos: Programa CENTELHA Plano de Trabalho Os Planos de Trabalho deverão obrigatoriamente abranger os seguintes tópicos: a) Plano de estabelecimento de redes de atores, visando ampliar a divulgação, prospecção

Leia mais

Enterprise Risk Management (ERM) Gestão de Riscos Corporativos Pesquisa sobre o estágio atual em empresas brasileiras

Enterprise Risk Management (ERM) Gestão de Riscos Corporativos Pesquisa sobre o estágio atual em empresas brasileiras KPMG Risk & Compliance Enterprise Risk Management (ERM) Gestão de Riscos Corporativos Pesquisa sobre o estágio atual em empresas brasileiras Conteúdo 1. Contexto geral 6. Estrutura e funcionamento do Conselho

Leia mais

ADAPTAÇÃO DE METODOLOGIAS DE INOVAÇÃO PARA O SETOR PÚBLICO

ADAPTAÇÃO DE METODOLOGIAS DE INOVAÇÃO PARA O SETOR PÚBLICO ADAPTAÇÃO DE METODOLOGIAS DE INOVAÇÃO PARA O SETOR PÚBLICO Vanice Cardoso Ferreira Diretora Central de Modernização Institucional e Inovação em Processos SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO CONTEXTO

Leia mais

Há quanto tempo você atua na indústria automotiva?

Há quanto tempo você atua na indústria automotiva? Há quanto tempo você atua na indústria automotiva? Answered: 143 Skipped: 2 Até 1 ano De 1 a 5 anos De 6 a 10 anos De 10 a 20 anos Mais de 20 anos Até 1 ano De 1 a 5 anos De 6 a 10 anos De 10 a 20 anos

Leia mais

A Gestão da Tecnologia em uma Empresa de Produtos Químicos 24/11/09

A Gestão da Tecnologia em uma Empresa de Produtos Químicos 24/11/09 A Gestão da Tecnologia em uma Empresa de Produtos Químicos 24/11/09 Agenda Introdução O Sistema de Gestão e a Trajetória da Inovação Estruturação e ferramentas de Gestão Introdução O Sistema de Gestão

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO 2015 2018 REVISÃO 4.0 DE 09/09/2015

PLANO ESTRATÉGICO 2015 2018 REVISÃO 4.0 DE 09/09/2015 PLANO ESTRATÉGICO 2015 2018 REVISÃO 4.0 DE 09/09/2015 Líderes : Autores do Futuro Ser líder de um movimento de transformação organizacional é um projeto pessoal. Cada um de nós pode escolher ser... Espectador,

Leia mais

Eixo Temático: Inovação e Sustentabilidade em Diferentes Setores GESTÃO DA INOVAÇÃO E SUAS PRÁTICAS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA METALOMECÂNICA

Eixo Temático: Inovação e Sustentabilidade em Diferentes Setores GESTÃO DA INOVAÇÃO E SUAS PRÁTICAS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA METALOMECÂNICA Eixo Temático: Inovação e Sustentabilidade em Diferentes Setores GESTÃO DA INOVAÇÃO E SUAS PRÁTICAS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA METALOMECÂNICA INNOVATION MANAGEMENT AND YOURS PRACTICES: A CASE STUDY

Leia mais

Relatório Técnico: Junho/2016. Digitalização e Geração de Empregos PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO

Relatório Técnico: Junho/2016. Digitalização e Geração de Empregos PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO Relatório Técnico: Junho/2016 Digitalização e Geração de Empregos PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO SOBRE A EQUIPE TÉCNICA DA FUNDAÇÃO DOM CABRAL (FDC) COORDENAÇÃO TÉCNICA DA PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO: Hugo

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DA B3

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DA B3 POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 26/07/2019 INFORMAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO 1 OBJETIVOS... 3 2 ABRANGÊNCIA... 3 3 REFERÊNCIAS... 3 4 PRINCÍPIOS... 4 5 A POLÍTICA... 4 6 GOVERNANÇA DA SUSTENTABILIDADE...

Leia mais

Estratégia de Marketing

Estratégia de Marketing Estratégia de Marketing Agenda da aula Apresentação e Ementa da disciplina Revisão dos principais conceitos do Marketing Ciclo de Vida do Produto Estratégia de Marketing: Ementa Estratégias do ciclo de

Leia mais

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula.

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula. PLANO DE CURSO DISCIPLINA: PRINCIPIOS DE EMPREENDEDORISMO II (CÓD.: ENUN 60036) ETAPA: 2ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências

Leia mais

Impacto Social do Negócio. Fiesp Novembro de 2015

Impacto Social do Negócio. Fiesp Novembro de 2015 Impacto Social do Negócio Fiesp Novembro de 2015 Quem somos Associação civil sem fins lucrativos criada em 1997 para promover o desenvolvimento sustentável nas empresas que atuam no país. Representa o

Leia mais

Rodrigo da Rocha Loures Presidente do CONIC-FIESP. São Paulo,07de Outubrode 2014

Rodrigo da Rocha Loures Presidente do CONIC-FIESP. São Paulo,07de Outubrode 2014 Estratégias para a Inovação e Empreendedorismo Ecossistemas Regionais de Inovação, por meio do Empreendedorismo de Base Tecnológica e empresas Startups de Classe Mundial Visão de Futuro (2022), Competitividade

Leia mais

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL 1 INTRODUÇÃO Explicar o formato de análise de diagnóstico/relatório técnico do trabalho. Contextualizar o leitor, descrevendo

Leia mais

CURRÍCULO ACADÊMICO. _ Administração BACHARELADO

CURRÍCULO ACADÊMICO. _ Administração BACHARELADO CURRÍCULO ACADÊMICO _ Administração BACHARELADO 1 Graduação em _ Administração Mais do que gerenciar, planejar e executar ações em organizações, ser empreendedor. Mais do que criar negócios inovadores,

Leia mais

Gestão estratégica dos recursos financeiros para INOVAÇÃO

Gestão estratégica dos recursos financeiros para INOVAÇÃO Para obter retorno FUTURO é preciso investir AGORA + crise + incertezas + corte de custos Gestão estratégica dos recursos financeiros para INOVAÇÃO Existem 1.760 infraestruturas voltadas à P&D Há 40 aceleradoras

Leia mais

27/11/2014. Por quê o ECODESIGN na Natura? Integração do Ecodesign no processo de Inovação: A TRAJETÓRIA DA NATURA

27/11/2014. Por quê o ECODESIGN na Natura? Integração do Ecodesign no processo de Inovação: A TRAJETÓRIA DA NATURA Integração do Ecodesign no processo de Inovação: A TRAJETÓRIA DA NATURA Case 4: Natura - Fabien Brones 5.339 COLABORADORES no Brasil e 1.316 nas OIs 1.290 MILHÕES DE CONSULTORAS no Brasil e 366,5 nas OIs

Leia mais

Padrões que auxiliam no gerenciamento da qualidade e segurança da informação de uma organização, a figura do profissional qualificado neste contexto

Padrões que auxiliam no gerenciamento da qualidade e segurança da informação de uma organização, a figura do profissional qualificado neste contexto Padrões que auxiliam no gerenciamento da qualidade e segurança da informação de uma organização, a figura do profissional qualificado neste contexto e como obter a qualificação para atender esta demanda.

Leia mais

ANÁLISE DO GAP DE MELHORIAS: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE MARCAS E PATENTES DO SUL DE SANTA CATARINA

ANÁLISE DO GAP DE MELHORIAS: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE MARCAS E PATENTES DO SUL DE SANTA CATARINA ANÁLISE DO GAP DE MELHORIAS: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE MARCAS E PATENTES DO SUL DE SANTA CATARINA DOI: http://dx.doi.org/10.18616/pers05 Adriana Scariot UNESC E-mail: adrielescariot@gmail.com

Leia mais

TEMAS MATERIAIS RS 2016 Governança e Transparência Fevereiro 2017 Julho 2018

TEMAS MATERIAIS RS 2016 Governança e Transparência Fevereiro 2017 Julho 2018 Missão Prover energia e serviços com excelência e de forma sustentável, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento da sociedade. TEMAS MATERIAIS RS 2016 Governança e Transparência Fevereiro 2017

Leia mais