CENTRO DE REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO DE MINAS GERAIS CRI MINAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CENTRO DE REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO DE MINAS GERAIS CRI MINAS"

Transcrição

1 CENTRO DE REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO DE MINAS GERAIS CRI MINAS 22/03/ Lançamento do ciclo de 2012 e definição dos quatro temas a serem tratados durante o ano. O Centro de Referência em Inovação de Minas Gerais (CRI Minas) iniciou o ciclo de 2012 em grande estilo, reunindo cerca de 200 convidados para debater sobre como superar os desafios da gestão da inovação, no dia 22 de março em um evento realizado no Grande Salão do Centro de Desenvolvimento e Conhecimento em Gestão (CDCG) da Fundação Dom Cabral. Na abertura do encontro, o Professor Carlos Arruda, coordenador do Núcleo Bradesco de Inovação da FDC, apresentou um pouco dos temas de pesquisa, dos estudos e dos programas desenvolvidos pela FDC. Com a missão de contribuir para o desenvolvimento da atividade empresarial no Brasil, o Núcleo Bradesco de Inovação da FDC tem como propósito gerar e difundir conhecimento, ferramentas e tecnologias relacionadas à gestão da inovação. O Centro de Referência em Inovação de Minas Gerais é uma das iniciativas do Núcleo Bradesco de Inovação da FDC para cumprir essa missão. Desde 2010, o CRI Minas promove o compartilhamento de práticas, conhecimento e desafios da inovação vivenciados por empresas mineiras. No final de 2011, o Núcleo ganhou o apoio do Banco Bradesco em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento do processo inovativo nas empresas brasileiras. Com o objetivo de aprimorar o conhecimento sobre o setor de atuação do banco, a equipe do Núcleo Bradesco de Inovação da FDC iniciará um estudo para compreender a dinâmica de inovação do setor financeiro, um tema ainda pouco explorado. Na abertura do evento, o Fundador e Presidente da Fundação Dom Cabral, Professor Emerson de Almeida, entregou uma placa de agradecimento ao Bradesco, representado na ocasião pelo gerente de inovação, Sr. Cláudio Menezes.

2 Em seguida, o primeiro encontro do ciclo de 2012 trouxe para as empresas associadas e convidados reflexões sobre os desafios que as empresas enfrentam para alavancar o seu processo inovativo. Para ilustrar a discussão, foram apresentados resultados de duas pesquisas realizadas pela equipe do CRI Minas que buscaram entender os desafios da inovação a partir de duas perspectivas diferentes 1. A primeira é resultado de dois anos de investigação junto às médias empresas brasileiras e teve como foco identificar os principais pontos e gargalos que essas instituições encontram para inovar. Esta iniciativa foi coordenada pelo Professor da FDC Fabian Salum, que apresentou os resultados em primeira mão no Brasil. Em seguida, a Professora da FDC Hérica Righi apresentou um segundo levantamento, este realizado a partir da aplicação de um questionário prévio com as empresas associadas do CRI Minas e convidadas, que buscou elucidar e levantar especificamente as principais barreiras que inibem o desenvolvimento da inovação. Ao final da manhã os convidados puderam conhecer as práticas de gestão da inovação das empresas associadas ao CRI Minas no Salão do Conhecimento. De forma interativa, as empresas puderam, expor o seu trabalho e conhecer as ações realizadas pelas outras integrantes do grupo. Além disso, as associadas tiveram a oportunidade de interagir com convidados do governo, instituições de pesquisa, outras empresas e professores e gerentes da FDC. Este espaço permitiu aos convidados vivenciarem a proposta do CRI Minas que é criar e fomentar um ambiente de compartilhamento de experiências e conhecimentos entre empresas inovadoras. Superando os Desafios para Inovar Na parte da tarde, o Professor e Coordenador do CRI Minas Fabian Salum coordenou o painel Superando os Desafios para Inovar que contou com a presença de três convidados: Rafael Jaramillo, representante da Emerson; Luciana Hashiba, representante da Natura, e; Samuel Silva, representante do Laboratório Cristália. Rafael Jaramillo, vice-presidente e diretor geral da Emerson 2 na América Latina, enfatizou que a estratégia de crescimento da empresa está centrada no desenvolvimento dos mercados emergentes, 1 Os resultados da pesquisa Inovação nas Médias Empresas Brasileiras e Barreiras à Inovação estão disponíveis no site do Núcleo Bradesco de inovação da FDC: 2 A Emerson Process Management é uma empresa global, presente em mais de 150 países, que oferece soluções de engenharia e tecnologia para a indústria, comércio e consumidor.

3 sendo o Brasil um dos destaques. Para ele, o crescimento da empresa ocorrerá através de inovação e tecnologia. Estes têm sido os pilares do planejamento estratégico da empresa nos últimos 54 anos. Luciana Hashiba, da Diretoria de Gestão e Redes de Inovação da Natura 3, afirma que a inovação está alinhada com a perspectiva estratégica da empresa. Esta perspectiva pode ser percebida nas oportunidades de integrar sua cadeia de valor, buscando inovações desde a extração das matérias primas até a forma como se inserem no mercado, denominado internamente como ecossistema de inovação. Samuel Silva, diretor de P&D do Cristália Química Farmacêutica 4, ressaltou que o sucesso da empresa é resultado do investimento realizado em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Segundo ele, esta atividade é essencial para criar e garantir vantagens competitivas em uma indústria dinâmica composta por diversos players, como o setor farmacêutico. Esse investimento foi possível graças à cultura da organização em assumir riscos e à predisposição em consolidar parcerias com outras instituições, características necessárias para inovar. Após uma breve apresentação dos painelistas convidados, iniciou-se o debate, mediado pelo Professor Fabian Salum, com o público presente tendo como base os tópicos abordados na pesquisa Barreiras à Inovação, apresentada no final da manhã. Segundo Rafael Jaramillo, a inovação está enraizada na cultura da Emerson desde a base da organização até a alta diretoria. De acordo com Rafael, as melhores idéias ligadas à melhoria e mudança da produção encontram-se na base da organização. A Natura, conforme salientou Luciana Hashiba, percebeu que sua visão focada no curto prazo do mercado de consumo ofuscava a necessidade de se olhar para o futuro. Como forma de minimizar esta questão, foi criada nas diversas áreas da empresa duas equipes que trabalham em conjunto. Enquanto uma equipe tem como função descobrir novas tendências para o seu mercado, a outra tem 3 A Natura é a empresa líder no mercado brasileiro de cosméticos e produtos de higiene pessoal e perfumaria. 4 O Cristália é um laboratório farmacêutico brasileiro. Atualmente é o maior produtor de anestésicos da América Latina.

4 como foco buscar e viabilizar os resultados de curto prazo. Essa dobradinha garante ao gestor da área uma visão mais ampla e consistente do mercado atual e dos caminhos a seguir. Na experiência do laboratório Cristália, segundo Samuel Silva, todas as ideias geradas passam primeiro por um crivo científico e por análises de propriedade intelectual, como forma de controle de riscos e de retorno do investimento. O Painel contou com a participação dos presentes expondo impressões e experiências sobre temas ligados à cultura da inovação, questões econômicas e financeiras, agentes externos, parcerias e fomento público. Definição dos temas do CRI Minas 2012 No final da tarde, foi reservado um momento para as empresas associadas do CRI Minas decidirem os temas a serem tratados nas reuniões ao longo de Primeiramente, cada empresa expôs os temas de interesse e que representam desafios atuais. Após este mapeamento, foi realizada uma votação entre os integrantes e definiram-se os quatro temas dos encontros deste ano, na seguinte ordem: 10 de maio: Como Identificar Cenários e Tendências 2 de agosto: Inteligência Tecnológica 4 de outubro: Inovações Ambientais 13 de dezembro: Inovação em serviços Além dos temas, outros temas foram sugeridos pelo grupo: Financiamentos, incentivos e fundos setoriais para inovação e o uso que as empresas estão fazendo deles Inovação com foco em distribuição e logística Modelos de defesa para aprovação de projetos e investimentos Método de valoração de tecnologias adquiridas ou para venda Competências organizacionais para inovação e gestão da inovação Métricas e indicadores gerais para inovação Processos de geração de ideias de alto impacto Como tratar produtos e temas inovadores com agentes reguladores Open Innovation Estes temas poderão ser discutidos através do CRI Virtual, um grupo formado dentro da rede social LinkedIn com livre acesso aos participantes dos projetos do Núcleo Bradesco de Inovação. Para acessar o grupo e se cadastrar clique aqui.

5 Lembrete No dia 17 de maio, quinta-feira, acontecerá o Seminário Anual do Núcleo Bradesco de Inovação da FDC realizado em São Paulo. O tema deste ano é Antecipando o Futuro: uma Estratégia para Inovações Radicais. Todas as empresas participantes do CRI Minas estão convidadas a participar, podendo inscrever até três pessoas por empresa. Nos próximos dias enviaremos maiores informações. Até a Próxima! Equipe CRI Minas Empresas associadas:

Evento IV. Design Thinking e gestão de processos de inovação. São Paulo, 23 de Maio de 2018 Campus FDC

Evento IV. Design Thinking e gestão de processos de inovação. São Paulo, 23 de Maio de 2018 Campus FDC Evento IV Design Thinking e gestão de processos de inovação São Paulo, 23 de Maio de 2018 Campus FDC Introdução Evento 04 Tema: Design Thinking e gestão de processos de Inovação O Centro de Referência

Leia mais

Evento V. Inovação aberta e obtenção de resultados. São Paulo, 18 de Junho de 2018 Campus FDC

Evento V. Inovação aberta e obtenção de resultados. São Paulo, 18 de Junho de 2018 Campus FDC Evento V Inovação aberta e obtenção de resultados São Paulo, 18 de Junho de 2018 Campus FDC Introdução Evento 05 Tema: Inovação aberta e obtenção de resultados O Centro de Referência em Inovação - Nacional,

Leia mais

Centro de Referência em Inovação Minas

Centro de Referência em Inovação Minas Centro de Referência em Inovação Minas Sejam Bem Vindos ao 3º. Encontro do Centro de Referência em Inovação da FDC Representantes das empresas do CRI de Nacional (SP) Grupo Algar Banco Itau Novos integrantes

Leia mais

gestão estratégica Na teoria e na vida, FDC

gestão estratégica Na teoria e na vida, FDC gestão estratégica Assim como a Natureza, o sistema de saúde é uma cadeia complexa que precisa ser compreendida em detalhes para gerar os melhores resultados. Na teoria e na vida, FDC Conheça a Fundação

Leia mais

CRI CEARÁ 25 de abril de 2018

CRI CEARÁ 25 de abril de 2018 CRI CEARÁ 25 de abril de 18 BEM VINDOS AO CENTRO DE REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO CRI/CE 1º CENTRO DE REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO DA FDC DO NORTE/NORDESTE EM FORTALEZA OBJETIVO CRIAÇÃO DE UMA COMUNIDADE DE PRÁTICAS

Leia mais

Ilustrações Ágatha Kretli 66 DOM

Ilustrações Ágatha Kretli 66 DOM Ilustrações Ágatha Kretli 66 DOM inovação Superando os desafios para inovar por Fabian Salum, Hérica Morais Righi e Raoni Henrique de Faria Pereira As empresas precisam investir em inovação para gerar

Leia mais

Evento III. Planejamento e gap de execução em projetos de inovação. São Paulo, 28 de Março de 2018 Campus FDC

Evento III. Planejamento e gap de execução em projetos de inovação. São Paulo, 28 de Março de 2018 Campus FDC Evento III Planejamento e gap de execução em projetos de São Paulo, 28 de Março de 2018 Campus FDC Introdução O Centro de Referência em Inovação - Nacional, é uma iniciativa do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo

Leia mais

PANORAMA DA INOVAÇÃO NO BRASIL Edição 2015 Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu e Diogo de Lacerda Santos 2015

PANORAMA DA INOVAÇÃO NO BRASIL Edição 2015 Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu e Diogo de Lacerda Santos 2015 PANORAMA DA INOVAÇÃO NO BRASIL Edição 2015 Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu e Diogo de Lacerda Santos 2015 Apoio: Cooperação: SOBRE OS AUTORES Hugo Ferreira Braga Tadeu é Professor e Pesquisador da Fundação

Leia mais

Segunda visita de benchmarking, Grupo Algar 2013

Segunda visita de benchmarking, Grupo Algar 2013 Segunda visita de benchmarking, Grupo Algar 2013 As visitas de benchmarking fazem parte da programação do Centro de Referência Nacional CRI. O objetivo dessas visitas vai além da ampliação do conhecimento

Leia mais

15 e 16 de Maio de 2018 São Paulo Transamerica Expo Center

15 e 16 de Maio de 2018 São Paulo Transamerica Expo Center 2018 Future Payment 15 e 16 de Maio de 2018 São Paulo Transamerica Expo Center Onde a cadeia de meios de pagamento se encontra Organização: A Nova Cards Novo formato, mais dinâmico e interativo 2409 Visitantes

Leia mais

LIDERABETA. O Programa de Liderança Feminina

LIDERABETA. O Programa de Liderança Feminina LIDERABETA Programa de Liderança Feminina O Programa de Liderança Feminina da ImpulsoBeta foi desenvolvido com base nas habilidades tipicamente exploradas em programas de liderança, mas com um recorte

Leia mais

+500 MARCAS DISTRIBUÍDAS EM 7 SETORES DO EVENTO 10 PAÍSES REPRESENTADOS +30 MARCAS EXPONDO PELA PRIMEIRA VEZ

+500 MARCAS DISTRIBUÍDAS EM 7 SETORES DO EVENTO 10 PAÍSES REPRESENTADOS +30 MARCAS EXPONDO PELA PRIMEIRA VEZ A FCE Cosmetique, o primeiro evento do setor cosmético no calendário latino americano, reúne há 22 anos toda a cadeia da indústria cosmética. Realizada em São Paulo, principal polo de negócios de negócios

Leia mais

Quais os determinantes dos avanços tecnológicos? Avanços tecnológicos e inserção internacional brasileira PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO

Quais os determinantes dos avanços tecnológicos? Avanços tecnológicos e inserção internacional brasileira PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO BOLETIM: Setembro/2016 Quais os determinantes dos avanços tecnológicos? Avanços tecnológicos e inserção internacional brasileira PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO SOBRE A EQUIPE TÉCNICA DA FUNDAÇÃO DOM CABRAL

Leia mais

CRI Nacional Agenda do Dia Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu Material de responsabilidade do professor

CRI Nacional Agenda do Dia Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu Material de responsabilidade do professor CRI Nacional Agenda do Dia Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu 2016 FORTALECENDO NOSSOS VALORES O CRI Nacional é um espaço para o diálogo, compartilhamento de ideias e práticas empresariais. A difusão e o

Leia mais

CRI Nacional Agenda do Dia Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu Material de responsabilidade do professor

CRI Nacional Agenda do Dia Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu Material de responsabilidade do professor CRI Nacional Agenda do Dia Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu 2016 EMPRESAS PARTICIPANTES CICLO 2015/2016 NOVOS INTEGRANTES EVENTO INTERNACIONAL (01-03/06/2016) AGENDA CICLO 2015/2016 AGENDA DE HOJE AGENDA

Leia mais

O MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO DOS CORREIOS. KM Brasil 2016

O MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO DOS CORREIOS. KM Brasil 2016 O MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO DOS CORREIOS KM Brasil 2016 O Modelo de Gestão do Conhecimento dos Correios e suas práticas Os Correios... 33 Milhões Objetos entregues/dia 9 Bilhões (ano) 1 milhão km/rodados/dia

Leia mais

PORTFÓLIO DE PATROCÍNIOS E PARCERIAS

PORTFÓLIO DE PATROCÍNIOS E PARCERIAS PORTFÓLIO DE PATROCÍNIOS E PARCERIAS Venha fazer parte do maior evento de Gestão, Projetos e Liderança da América Latina! pmi.org pmisp.org.br Este documento é uma evolução baseada nas boas práticas realizadas

Leia mais

IV Seminário de Controladoria Estratégica - SECONTE

IV Seminário de Controladoria Estratégica - SECONTE IV Seminário de Controladoria Estratégica - SECONTE Aconteceu no Auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda, no dia 23 de outubro de 2017, a quarta edição do Seminário de Controladoria

Leia mais

Políticas e Gestão da INOVAÇÃO

Políticas e Gestão da INOVAÇÃO Innovation Day São Paulo, 25 de março de 2015 Políticas e Gestão da INOVAÇÃO Gianna Sagazio D I S P Ê N D I O S N A C I O N A I S E M P&D E M R E L A Ç Ã O A O P I B ( % ) P a í s e s s e l e c i o n a

Leia mais

Agenda da MEI Pedro Wongtschowski Presidente do Conselho de Administração da Ultrapar e Líder da MEI

Agenda da MEI Pedro Wongtschowski Presidente do Conselho de Administração da Ultrapar e Líder da MEI Agenda da MEI 2019-2020 Pedro Wongtschowski Presidente do Conselho de Administração da Ultrapar e Líder da MEI CT&I uma agenda fundamental para o Brasil Prioridades construídas em torno de visões de futuro,

Leia mais

4) ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA

4) ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA MBA em GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS 1) OBJETIVO O objetivo do MBA é dotar os participantes de todos os instrumentos necessários para tomar as decisões fundamentais de investimento e inovação e levá-la

Leia mais

O Complexo Industrial da Saúde na Inovação. "Políticas Públicas e Desenvolvimento Industrial do Setor Saúde BRITCHAM

O Complexo Industrial da Saúde na Inovação. Políticas Públicas e Desenvolvimento Industrial do Setor Saúde BRITCHAM O Complexo Industrial da Saúde na Inovação "Políticas Públicas e Desenvolvimento Industrial do Setor Saúde BRITCHAM ABIMO Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos,

Leia mais

Apresentação Institucional Gerência Executiva de Tecnologia e Inovação Dezembro de 2015

Apresentação Institucional Gerência Executiva de Tecnologia e Inovação Dezembro de 2015 Apresentação Institucional Gerência Executiva de Tecnologia e Inovação Dezembro de 2015 Nosso surgimento na Vale Formalização Institucional da Gerência Executiva de Tecnologia e Inovação A formalização

Leia mais

O Encontro de gestão integrada de resíduos Da Geração ao Descarte acontece em 2016 e tem por objetivo levantar questões a respeito de todo o

O Encontro de gestão integrada de resíduos Da Geração ao Descarte acontece em 2016 e tem por objetivo levantar questões a respeito de todo o APRESENTAÇÃO O PROJETO O Encontro de gestão integrada de resíduos Da Geração ao Descarte acontece em 2016 e tem por objetivo levantar questões a respeito de todo o desenvolvimento da cadeia logística do

Leia mais

4) ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA

4) ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS 1) OBJETIVO O objetivo do MBA é dotar os participantes de todos os instrumentos necessários para tomar as decisões fundamentais de investimento e inovação e levá-la à prática

Leia mais

Evento II. Estratégias de inovação no curto e longo prazo. São Paulo, 21 de Novembro de 2018 Campus FDC

Evento II. Estratégias de inovação no curto e longo prazo. São Paulo, 21 de Novembro de 2018 Campus FDC Evento II Estratégias de inovação no curto e longo prazo São Paulo, 21 de Novembro de 2018 Campus FDC Introdução Evento 02 Tema: Estratégia de inovação no curto e longo prazo O Centro de Referência em

Leia mais

MBA em GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS

MBA em GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS MBA em GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS 1) OBJETIVO O objetivo do MBA é dotar os participantes de todos os instrumentos necessários para tomar as decisões fundamentais de investimento e inovação e levá-

Leia mais

Serviços prestados aos associados nas seguintes áreas: Comércio Exterior Conservação de Energia, Cursos e Eventos Ecologia e Meio Ambiente

Serviços prestados aos associados nas seguintes áreas: Comércio Exterior Conservação de Energia, Cursos e Eventos Ecologia e Meio Ambiente Lux Brasil é a marca do projeto setorial de promoção de exportações que tem como objetivo inserir a indústria de produtos e componentes de iluminação brasileira no cenário internacional. Desenvolvido pela

Leia mais

S O B R E O S A U T O R E S HUGO FERREIRA BRAGA TADEU

S O B R E O S A U T O R E S HUGO FERREIRA BRAGA TADEU SOBRE OS AUTORES HUGO FERREIRA BRAGA TADEU é Professor e Pesquisador da Fundação Dom Cabral, atuando no Núcleo de Inovação e Empreendedorismo, nos programas customizados, mestrado profissional e MBA Executivo.

Leia mais

22 a 24 de julho. Transamérica Expo Center, São Paulo Brasil INOVAÇÃO COMO VETOR DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL

22 a 24 de julho. Transamérica Expo Center, São Paulo Brasil INOVAÇÃO COMO VETOR DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL 22 a 24 de julho Transamérica Expo Center, São Paulo Brasil INOVAÇÃO COMO VETOR DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL Instituto Smart City Business America (SCBA) O SCBA promove o avanço das discussões relacionadas

Leia mais

Atividades do Deconcic

Atividades do Deconcic Principais atividades 2015 Atividades do Deconcic Período: 18 de janeiro a 12 de fevereiro de 2016 Principais Relatório de atividades Atividades 2015 18 de janeiro Reunião Plenária da Diretoria do DECONCIC

Leia mais

Evento I. O papel do C-Level na sustentação das empresas inovadoras. São Paulo, 26 de Setembro de 2018 Campus FDC

Evento I. O papel do C-Level na sustentação das empresas inovadoras. São Paulo, 26 de Setembro de 2018 Campus FDC Evento I O papel do C-Level na sustentação das empresas São Paulo, 26 de Setembro de 2018 Campus FDC Introdução Tema: O papel do C-Level na sustentação das empresas O Centro de Referência em Inovação -

Leia mais

Agenda da MEI :

Agenda da MEI : Agenda da MEI 2019-2020: Inovar para desenvolver a indústria do futuro Pedro Wongtschowski Presidente do Conselho de Administração do Ultrapar e Líder da MEI 23 de novembro de 2018 Países líderes em inovação

Leia mais

S O B R E O S A U T O R E S HUGO FERREIRA BRAGA TADEU

S O B R E O S A U T O R E S HUGO FERREIRA BRAGA TADEU Edição 2018 SOBRE OS AUTORES HUGO FERREIRA BRAGA TADEU é Professor e Pesquisador da Fundação Dom Cabral, atuando no Núcleo de Inovação e Empreendedorismo, nos programas customizados, mestrado profissional

Leia mais

Inovação no Brasil: Políticas Públicas e Estratégias Empresariais

Inovação no Brasil: Políticas Públicas e Estratégias Empresariais Inovação no Brasil: Políticas Públicas e Estratégias Empresariais Ricardo Sennes rsennes@prospectivaconsultoria.com.br Observatório da Inovação e Competitividade Instituto de Estudos Avançados Universidade

Leia mais

Relatório da sessão Investimento e inovação

Relatório da sessão Investimento e inovação Relatório da sessão Investimento e inovação Jorge Luis Nicolas Audy 1 A Sessão Plenária 2, inserida no Eixo II da IV Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, abordou a temática da Inovação na Sociedade

Leia mais

Especialização em Gestão de Negócios

Especialização em Gestão de Negócios Especialização em Gestão de Negócios Ós- radu ção Um Programa para profissionais que querem ampliar sua competência em gestão, seu networking e construir uma trajetória de sucesso. Uma das melhores escolas

Leia mais

GESTÃO DE NEGÓCIOS, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

GESTÃO DE NEGÓCIOS, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE NEGÓCIOS, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO INSCRIÇÕES ABERTAS Início das aulas: 05/08/2019 Duração: 16 meses Dias e horários: segundas e terças-feiras (semanal) das 18h45 às 22h45 Carga

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO CEBC COMO SE ASSOCIAR 2014

APRESENTAÇÃO DO CEBC COMO SE ASSOCIAR 2014 APRESENTAÇÃO DO CEBC 201 QUEM SOMOS FUNDADO EM 200, O CONSELHO EMPRESARIAL BRASIL CHINA CEBC É UMA INSTITUIÇÃO BILATERAL SEM FINS LUCRATIVOS FORMADA POR DUAS SEÇÕES INDEPENDENTES, NO BRASIL E NA CHINA,

Leia mais

Desafio Tecnológico Indicações Geográficas Regulamento

Desafio Tecnológico Indicações Geográficas Regulamento Desafio Tecnológico Indicações Geográficas Regulamento 1. Informações Gerais O Desafio Tecnológico Indicações Geográficas é uma iniciativa do Sebrae. Esta temática foi escolhida para estar alinhada com

Leia mais

Computação e Sociedade A Sociedade da Informação PROFESSORA CINTIA CAETANO

Computação e Sociedade A Sociedade da Informação PROFESSORA CINTIA CAETANO Computação e Sociedade A Sociedade da Informação PROFESSORA CINTIA CAETANO Introdução Sociedade da Informação - Nova era em que a informação flui a velocidades e em quantidades. 2 Introdução Como essa

Leia mais

A Semana de Integração Tecnológica (SIT) como Instrumento de Transferência de Tecnologias na Embrapa Milho e Sorgo

A Semana de Integração Tecnológica (SIT) como Instrumento de Transferência de Tecnologias na Embrapa Milho e Sorgo XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 A Semana de Integração Tecnológica (SIT) como Instrumento de Transferência de Tecnologias na Embrapa Milho e Sorgo

Leia mais

Ferramentas para Gestão da Inovação. Prof. Robson Almeida

Ferramentas para Gestão da Inovação. Prof. Robson Almeida Ferramentas para Gestão da Inovação Prof. Robson Almeida Radar da Inovação Radar da Inovação O Radar da Inovação é uma ferramenta desenvolvida por Mohanbir Sawhney, da Kellogg School of Managemente (EUA),

Leia mais

SEMINÁRIO INTERNACIONAL Painel: Experiências bem-sucedidas em CT&I: das estratégias de financiamento à vanguarda na gestão empresarial

SEMINÁRIO INTERNACIONAL Painel: Experiências bem-sucedidas em CT&I: das estratégias de financiamento à vanguarda na gestão empresarial SEMINÁRIO INTERNACIONAL Painel: Experiências bem-sucedidas em CT&I: das estratégias de financiamento à vanguarda na gestão empresarial SÉRGIO PAUPÉRIO SÉRIO FILHO DEZEMBRO/2015 24 QUEM SOMOS De origem

Leia mais

Ferramentas para Gestão da Inovação. Prof. Robson Almeida

Ferramentas para Gestão da Inovação. Prof. Robson Almeida Ferramentas para Gestão da Inovação Prof. Robson Almeida Radar da Inovação Radar da Inovação O Radar da Inovação é uma ferramenta desenvolvida por Mohanbir Sawhney, da Kellogg School of Managemente (EUA),

Leia mais

JULIO ARAUJO. Júlio Araújo é Empresário, Palestrante e Professor com mais de 25 anos de experiência motivando equipes e desenvolvendo talentos.

JULIO ARAUJO. Júlio Araújo é Empresário, Palestrante e Professor com mais de 25 anos de experiência motivando equipes e desenvolvendo talentos. JULIO ARAUJO Júlio Araújo é Empresário, Palestrante e Professor com mais de 25 anos de experiência motivando equipes e desenvolvendo talentos. Proprietário da J.A. Serviços Educacionais (Palestra Brasil),

Leia mais

Programa Finep Educação 01 de Agosto de 2018

Programa Finep Educação 01 de Agosto de 2018 Programa Finep Educação 01 de Agosto de 2018 O PROGRAMA Apoio à inovação nas instituições privadas de ensino e para empresas que desenvolvam tecnologias para a educação Instituições privadas de ensino

Leia mais

PRÊMIO ABRE DA EMBALAGEM BRASILEIRA COMPLETA 10 ANOS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS PARA TODAS AS EMPRESAS QUE PRODUZEM, CRIAM OU UTILIZAM EMBALAGENS

PRÊMIO ABRE DA EMBALAGEM BRASILEIRA COMPLETA 10 ANOS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS PARA TODAS AS EMPRESAS QUE PRODUZEM, CRIAM OU UTILIZAM EMBALAGENS PRÊMIO ABRE DA EMBALAGEM BRASILEIRA COMPLETA 10 ANOS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS PARA TODAS AS EMPRESAS QUE PRODUZEM, CRIAM OU UTILIZAM EMBALAGENS Já estão abertas as inscrições para o Prêmio ABRE da Embalagem

Leia mais

Governança para a inovação em projetos públicos: o caso dos satélites brasileiros

Governança para a inovação em projetos públicos: o caso dos satélites brasileiros Governança para a inovação em projetos públicos: o caso dos satélites brasileiros Mariana de Freitas Dewes Programa de Pós-Graduação em Administração UFRGS IV WERICE AEROESPACIAL São José dos Campos, 29

Leia mais

Práticas de Inovação Aberta no Brasil:

Práticas de Inovação Aberta no Brasil: Práticas de Inovação Aberta no Brasil: Pesquisa Fundação Dom Cabral Carlos Arruda Anderson Rossi Gustavo Mendes CONTEXTUALIZAÇÃO Emergência da inovação aberta como um tema de grande relevância para a gestão

Leia mais

Desenvolvimento de Negócios. Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal

Desenvolvimento de Negócios. Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal Desenvolvimento de Negócios Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal Gestão Estratégica Para quê? Por Quê? Para fazer acontecer e trazer

Leia mais

Gestão da Qualidade Total para a Sustentabilidade 2013

Gestão da Qualidade Total para a Sustentabilidade 2013 Gestão da Qualidade Total para a Sustentabilidade 2013 Há três dimensões que apoiam a construção de conhecimento aplicável para empresas e seus gestores formando a base para o desenvolvimento de ferramentas

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/ PPGPI ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO ACADÊMICO

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/ PPGPI ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO ACADÊMICO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2015 - PPGPI Estabelece a Estrutura Curricular do Curso de Doutorado e Mestrado do PPGPI, conforme Resolução nº 62/2014/CONEPE. ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO ACADÊMICO I -

Leia mais

Relatório de atividades

Relatório de atividades Principais atividades 2015 Relatório de atividades 11 de setembro a 10 de novembro de 2017 11 de setembro Reunião Plenária Deconcic Foi destacada a importância do diálogo mantido com o governo paulista

Leia mais

Objetivo do programa. Desenvolvimento competitivo e sustentável. Promoção de parcerias estratégicas. Produtividade. Valor agregado. Ganho de qualidade

Objetivo do programa. Desenvolvimento competitivo e sustentável. Promoção de parcerias estratégicas. Produtividade. Valor agregado. Ganho de qualidade Objetivo do programa Desenvolvimento competitivo e sustentável Produtividade Promoção de parcerias estratégicas Valor agregado Ganho de qualidade Contextualização Os 3 Pilares para o desenvolvimento da

Leia mais

P&D para Grandes Projetos Frederico Curado. Agradecimentos à Embraer pela cessão de parte desta apresentação

P&D para Grandes Projetos Frederico Curado. Agradecimentos à Embraer pela cessão de parte desta apresentação P&D para Grandes Projetos Frederico Curado Agradecimentos à Embraer pela cessão de parte desta apresentação Contexto Apesar do amplo leque de instrumentos de fomento às atividades de P&D existentes no

Leia mais

UFPE/PROPESQ Diretoria de Inovação e Empreendedorismo

UFPE/PROPESQ Diretoria de Inovação e Empreendedorismo UFPE/PROPESQ Diretoria de Inovação e Empreendedorismo FORTEC-NE Salvador Junho/2006 A UFPE Alunos Matriculados 34.586 Graduação 26.705 Especialização 4.197 Mestrado 2.693 Doutorado 991 Cursos Oferecidos

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/ PPGPI

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/ PPGPI INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2017 - PPGPI Estabelece a Estrutura Curricular do Curso de Doutorado e Mestrado do PPGPI, conforme Resolução nº 62/2014/CONEPE. ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO ACADÊMICO I -

Leia mais

Projetos Estruturadores do Sistema CNDL Gestão

Projetos Estruturadores do Sistema CNDL Gestão Projetos Estruturadores do Sistema CNDL Gestão 2015 2017 Situação Atual - Julho/2017 PALAVRA DO PRESIDENTE Honório Pinheiro Presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) Construindo

Leia mais

Oportunidades e demandas tecnológicas da Indústria 4.0

Oportunidades e demandas tecnológicas da Indústria 4.0 Seminário empresarial UFRGS-APL neo@producao.ufrgs.br Abril de 2017 Oportunidades e demandas tecnológicas da Indústria 4.0 Palavras de boas-vindas Prof. Carla Ten Caten Vice-diretora da Escola de Engenharia

Leia mais

Sobre o. Onde estamos. Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional.

Sobre o. Onde estamos. Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional. Sobre o Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional. Além da sede nacional, em Brasília, a instituição conta com pontos de atendimento nas 27 Unidades

Leia mais

Aciência e a tecnologia são pré-requisitos necessários ao processo de

Aciência e a tecnologia são pré-requisitos necessários ao processo de INSTITUTO EUVALDO LODI - IEL/MG MENSAGEM INSTITUCIONAL Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos* Aciência e a tecnologia são pré-requisitos necessários ao processo de desenvolvimento econômico e social de

Leia mais

Encontro de Líderes: O Futuro da Indústria Tecnologia, Inovação e Pessoas. 24 a 27 de abril de 2018 Expo Center Norte São Paulo

Encontro de Líderes: O Futuro da Indústria Tecnologia, Inovação e Pessoas. 24 a 27 de abril de 2018 Expo Center Norte São Paulo Encontro de Líderes: O Futuro da Indústria Tecnologia, Inovação e Pessoas 24 a 27 de abril de 2018 Expo Center Norte São Paulo DIA 1 24 de abril CENÁRIOS E TENDÊNCIAS 14h00 EVENTO DE ABERTURA Talk Show

Leia mais

Iniciativa referência no Sistema Indústria, chega em sua quinta edição, celebrando as boas práticas realizadas pelos sindicatos empresariais.

Iniciativa referência no Sistema Indústria, chega em sua quinta edição, celebrando as boas práticas realizadas pelos sindicatos empresariais. Regulamento 2019 Iniciativa referência no Sistema Indústria, chega em sua quinta edição, celebrando as boas práticas realizadas pelos sindicatos empresariais. apresentação Art. 1º A Federação das Indústrias

Leia mais

PLATAFORMA DIGITAL DE INTEGRAÇÃO DA SAÚDE

PLATAFORMA DIGITAL DE INTEGRAÇÃO DA SAÚDE PLATAFORMA DIGITAL DE INTEGRAÇÃO DA SAÚDE 1 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. JUSTIFICATIVA... 3 3. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS... 4 4. ESPECÍFICAÇÃO... 5 4.1. Requisitos... 5 4.2. Premissas... 5 4.3. Restrições...

Leia mais

Aprendendo a Exportar Tecnologia e Gestão, Requisitos Técnicos e Promoção Comercial Exportage

Aprendendo a Exportar Tecnologia e Gestão, Requisitos Técnicos e Promoção Comercial Exportage Aprendendo a Exportar Tecnologia e Gestão, Requisitos Técnicos e Promoção Comercial Exportage Grupo Bárbara Lobo, Flávia Biagi, Jacqueline Hisatomi, Pedro Ornellas, Taiame Souza e Tatiana Tamagawa Gestão

Leia mais

Desafios para manter a iniciativa de BPM alinhada com a estratégia empresarial

Desafios para manter a iniciativa de BPM alinhada com a estratégia empresarial Desafios para manter a iniciativa de BPM alinhada com a estratégia empresarial Marlene Silva YPÊ Curitiba 05/12/12 Quem Somos Marca líder no segmento de higiene e limpeza no Brasil, a Ypê possui uma linha

Leia mais

Gestão da Inovação Tecnológica em Empresas Brasileiras. Ruy Quadros. FEI Semana da Qualidade

Gestão da Inovação Tecnológica em Empresas Brasileiras. Ruy Quadros. FEI Semana da Qualidade FEI Semana da Qualidade Gestão da Inovação Tecnológica em Empresas Brasileiras Ruy Quadros GEMPI - Grupo de Estudos de Empresas e Inovação DPCT/IG/UNICAMP São Paulo, 06.08.2008 Apresentação 1. Pesquisa

Leia mais

8.2 Projetos de Inovação Incremental e Radical Petro2

8.2 Projetos de Inovação Incremental e Radical Petro2 147 8.2 Projetos de Inovação Incremental e Radical Petro2 Na Petro2, foram analisados quatro projetos de inovação: um incremental (II1Petro2), de desenvolvimento de uma nova especificação de PVC, e três

Leia mais

Tecnologia e Inovação Katia Aguiar

Tecnologia e Inovação Katia Aguiar Tecnologia e Inovação Katia Aguiar Ago 2010 Ciência, Tecnologia e Inovação constituem parte integrante da agenda econômica Necessidade de agregar valor aos bens e serviços produzidos no País Inovação como

Leia mais

NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL 2014

NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL 2014 NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL 2014 WORKSHOPS CH DATA HORÁRIO INVESTIMENTO CONTEÚDO 1. Mudança nas relações com clientes em vendas. 2. Vendedor consultor: Gestor de negócio. 3. Planejamento em vendas.

Leia mais

Compras Estratégicas (Strategic Sourcing) José Carlos Martins F. de Mello

Compras Estratégicas (Strategic Sourcing) José Carlos Martins F. de Mello Compras Estratégicas (Strategic Sourcing) José Carlos Martins F. de Mello 2017 Compras Estratégicas (Strategic Sourcing) Apresentação Compras Estratégicas é um programa de treinamento inovador em negociação

Leia mais

Inovação alavanca desempenho de franquias no Brasil, aponta pesquisa inédita ABF/CNS

Inovação alavanca desempenho de franquias no Brasil, aponta pesquisa inédita ABF/CNS Inovação alavanca desempenho de franquias no Brasil, aponta pesquisa inédita ABF/CNS Estudo mostra que 91% das empresas franqueadoras pesquisadas investiram em atividades inovadoras 50,7% das redes participantes

Leia mais

Empresas estão cada vez mais sensibilizadas para os desafios tecnológicos Págs. 14 e 15

Empresas estão cada vez mais sensibilizadas para os desafios tecnológicos Págs. 14 e 15 EMPRESAS Encontro de clusters promove cooperação e partilha de conhecimentos Empresas estão cada vez mais sensibilizadas para os desafios tecnológicos Págs. 14 e 15 ENCONTRO DE CLUSTERS PROMOVE COOPERAÇÃO

Leia mais

O BRAÇO FORTE DA INDÚSTRIA

O BRAÇO FORTE DA INDÚSTRIA O BRAÇO FORTE DA INDÚSTRIA O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) é a maior entidade representativa do setor industrial na América Latina e atua como a voz em defesa da indústria paulista.

Leia mais

Sobre o Student Experiences

Sobre o Student Experiences Realização: O Student Experiences foi realizado pela primeira vez no Brasil em 2014, fruto de uma parceria entre a Fundação Dom Cabral e a organização internacional inglesa Common Purpose. O programa é

Leia mais

Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia

Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia Negócio Promover o segmento privado de saúde do Estado da Bahia. Missão Promover a melhoria contínua do ambiente de negócios e da qualidade

Leia mais

Capacidade de absorção do conhecimento nas empresas brasileiras

Capacidade de absorção do conhecimento nas empresas brasileiras www.fdc.org.br Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento Capacidade de absorção do conhecimento nas empresas brasileiras Núcleo de Logística, Supply Chain e Infraestrutura Equipe Coordenadores Alessia Franco

Leia mais

25-27 OUT RIOCENTRO, RIO DE JANEIRO

25-27 OUT RIOCENTRO, RIO DE JANEIRO 25-27 OUT RIOCENTRO, RIO DE JANEIRO A REUNIÃO DE TODO O SETOR DE PAVIMENTAÇÃO NO BRASIL UM CENÁRIO IDEALIZADO PARA FOMENTAR NEGÓCIOS, APRESENTAR INOVAÇÕES E DISCUTIR OS DESAFIOS DO SEGMENTO INFRAESTRUTURA,

Leia mais

Universidades & ICTs Empresas

Universidades & ICTs Empresas A transformação digital da relação Universidades & ICTs Empresas O que é? Fruto da experiência bem-sucedida na conexão entre grandes empresas e startups que gerou + de 2.000 contratos, a metodologia do

Leia mais

TRANSFORMAÇÕES OCORREM NO SETOR DE CELULOSE: COMO A INNOVATECH PODE CONTRIBUIR?

TRANSFORMAÇÕES OCORREM NO SETOR DE CELULOSE: COMO A INNOVATECH PODE CONTRIBUIR? João Comério Diretor-Presidente 19 3324 3019 jcomerio@innovatech.com.br Robinson Cannaval Junior Diretor Executivo 19 3207 0244 rcannaval@innovatech.com.br TRANSFORMAÇÕES OCORREM NO SETOR DE CELULOSE:

Leia mais

Inovação e suas Repercussões nas Empresas

Inovação e suas Repercussões nas Empresas Inovação e suas Repercussões nas Empresas GIANNA SAGAZIO DIRETORA DE INOVAÇÃO CNI 06 de junho de 2017 Inovação sustenta o crescimento e o dinamismo de todas as economias. OECD Innovation Strategy, 2015

Leia mais

Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento Capacidade de absorção do conhecimento nas empresas brasileiras

Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento Capacidade de absorção do conhecimento nas empresas brasileiras www.fdc.org.br Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento Capacidade de absorção do conhecimento nas empresas brasileiras Núcleo de Logística, Supply Chain e Infraestrutura Equipe Coordenadores Alessia Franco

Leia mais

ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DA GESTÃO ABIPTI OBJETIVOS

ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DA GESTÃO ABIPTI OBJETIVOS Versão impressão OBJETIVOS Capacitar os participantes a auto-avaliar sistemas de gestão de organizações, segundo os Critérios de Excelência e; Elaborar o Relatório da com base no Modelo de Excelência em

Leia mais

CRI Nacional 06 de dezembro de Gestão de projetos de inovação

CRI Nacional 06 de dezembro de Gestão de projetos de inovação CRI Nacional 06 de dezembro de 2012 Gestão de projetos de inovação As atividades do dia tiveram início com o professor Anderson Rossi dando o devido reconhecimento a três empresas do CRI que figuraram

Leia mais

CRIAÇÃO DE UMA ENTIDADE DE AMPARO PARA AS EMPRESAS DO POLO INDUSTRIAL E TECNOLÓGICO DA SAÚDE

CRIAÇÃO DE UMA ENTIDADE DE AMPARO PARA AS EMPRESAS DO POLO INDUSTRIAL E TECNOLÓGICO DA SAÚDE CRIAÇÃO DE UMA ENTIDADE DE AMPARO PARA AS EMPRESAS DO POLO INDUSTRIAL E TECNOLÓGICO DA SAÚDE 1 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. JUSTIFICATIVA... 3 3. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS... 4 4. ESPECÍFICAÇÃO...

Leia mais

Ilustrações Thiemi Okawara 74 DOM

Ilustrações Thiemi Okawara 74 DOM Ilustrações Thiemi Okawara 74 DOM inovação A inovação como modelo estratégico de crescimento organizacional POR HUGO FERREIRA BRAGA TADEU E CARLOS ARRUDA A inovação é um tema relevante para as organizações,

Leia mais

Empresa vencedora do Prêmio MPE Brasil 2015

Empresa vencedora do Prêmio MPE Brasil 2015 >> Para que um(a) empresário(a) possa aprender com o exemplo de outras empresas, o importante não é saber onde a empresa de sucesso chegou, mas como ela chegou. E é essa a missão do estudo de caso: explicar

Leia mais

Quem somos. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Entidade privada, de interesse público e sem fins lucrativos criada em 1972

Quem somos. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Entidade privada, de interesse público e sem fins lucrativos criada em 1972 Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Entidade privada, de interesse público e sem fins lucrativos criada em 1972 Quem somos Missão: Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável

Leia mais

Estruturando e Gerindo Atividades de P&D nas Empresas

Estruturando e Gerindo Atividades de P&D nas Empresas VIII CONFERÊNCIA ANPEI DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA Estruturando e Gerindo Atividades de P&D nas Empresas Ruy Quadros GEMPI - Grupo de Estudos de Empresas e Inovação DPCT/IG/UNICAMP Belo Horizonte, 20.05.2008

Leia mais

CIAB Fintech Day /6/2017 3º Dia do CIAB

CIAB Fintech Day /6/2017 3º Dia do CIAB CIAB Fintech Day 2017 8/6/2017 3º Dia do CIAB OBJETIVO Incentivar negócios entre Fintechs e Instituições Financeiras ORGANIZAÇÃO 03 GRUPOS DE TRABALHO GT ECOSSISTEMA: Serão convidadas 19 Instituições ABRAII,

Leia mais

Apresentação do projeto CiViA Ciclo de Vida Aplicado

Apresentação do projeto CiViA Ciclo de Vida Aplicado Apresentação do projeto CiViA Ciclo de Vida Aplicado Agenda Sobre o GVces CiViA Contexto: ACV e o GVces Objetivos Atividades Cronograma Formas de adesão ciclo 2015 Evento de lançamento CiViA Centro de

Leia mais

Liderança e Gestão de Pessoas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Liderança e Gestão de Pessoas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Estratégia de inovação CRI CEARÁ

Estratégia de inovação CRI CEARÁ Estratégia de inovação CRI CEARÁ 16 de outubro de 2018 BEM VINDOS AO CENTRO DE REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO CRI/CE 1º CENTRO DE REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO DA FDC DO NORTE/NORDESTE EM FORTALEZA OBJETIVO CRIAÇÃO DE

Leia mais

Programa Na Mão Certa

Programa Na Mão Certa Programa Na Mão Certa Comitê de Gestão Participativa Data: 29/06/2009 São Paulo SP Versão Final Alguns motivos e razões Porque criar um Comitê de Gestão Participativa? O Programa Na Mão Certa (PNMC) é

Leia mais

Relatório de atividades Período de 08 de junho a 12 de julho de 2015

Relatório de atividades Período de 08 de junho a 12 de julho de 2015 Relatório de atividades Período de 08 de junho a 12 de julho de 2015 08 de junho Reunião Plenária da Diretoria do Departamento da Indústria da Construção - Deconcic Dentre os assuntos abordados, foram

Leia mais

Olimpíada do Conhecimento

Olimpíada do Conhecimento Olimpíada do Conhecimento A Olimpíada do Conhecimento é o maior evento de educação profissional da América Latina, que reúne o corpo técnico-docente e alunos das escolas SENAI de diferentes áreas tecnológicas,

Leia mais