INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/ PPGPI ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO ACADÊMICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/ PPGPI ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO ACADÊMICO"

Transcrição

1 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/ PPGPI Estabelece a Estrutura Curricular do Curso de Doutorado e Mestrado do PPGPI, conforme Resolução nº 62/2014/CONEPE. ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO ACADÊMICO I - IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Curso: Ciência da Propriedade Intelectual. Área de Concentração: Ciência da Propriedade Intelectual. Linhas de Pesquisa: 1 - Propriedade Intelectual e seu Papel no Desenvolvimento Tecnológico. 2 - Relações da Propriedade Intelectual, Ciência e Tecnologia com a Indústria e Sociedades. Para obtenção do título de Mestre em Ciência da Propriedade Intelectual o aluno deverá cursar no mínimo de 15 (quinze) créditos em disciplinas obrigatórias, 6 (seis) créditos em disciplinas optativas dentro do elenco do curso e 3 (três) créditos em atividades extracurriculares (conforme Instrução Normativa Específica do PPGPI). O aluno deve ainda cumprir as atividades de Proficiência em língua inglesa (conforme Instrução Normativa Específica do PPGPI), Qualificação de Mestrado e Dissertação de Mestrado. Aos discentes bolsistas é exigida a atividade de Estágio em Docência. II - DISCIPLINAS E ATIVIDADES CURRICULARES As disciplinas com designação de equivalência tem seus códigos válidos para os Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual.

2 Quadro1: Disciplinas/Atividades Curriculares do MESTRADO ACADÊMICO do PPGPI Nº Disciplinas/Atividades Curriculares Linha Créd. Horas Pré-requisito Natureza Equivalência Propriedade Intelectual (Patentes, 1 Marcas, Programas de PPGP e obrigatória Computador, Desenho Industrial, Cultivar e IGs) (PPGP0001) Prospecção Tecnológica (PPGP0002) Ciência e sua Documentação Científica e Tecnológica (PPGP0003) Pesquisa Tecnológica: Qualitativa e Quantitativa (PPGP0010) 1 e obrigatória 1 e obrigatória 1 e obrigatória PPGP0020 PPGP0018 PPGP Seminário de Dissertação I obrigatória - 6 Organizações, Sistemas e Ambientes de Inovação Social e Empresarial (PPGP0005) 1 e optativa Propriedade Intelectual em Biotecnologia e na Indústria Alimentícia, Química e Farmacêutica (PPGP0006) Negociação, Comercialização e Transferência de Tecnologia (PPGP0007) Propriedade Intelectual nas Engenharias (PPGP0008) Criatividade e Inovação nas Empresas (PPGP0046) Indicadores Científicos e Tecnológicos (PPGP0009) Gestão de Projetos e Empreendedorismo (PPGP0011) Tópicos Especiais em Propriedade Intelectual I (PPGP0012) optativa optativa optativa PPGP0021 PPGP0028 PPGP0027 PPGP0029 PPGP0034 PPGP0030 PPGP0031 PPGP Estágio a Docência I optativa - 15 Exame de Qualificação de Mestrado obrigatória - 16 Dissertação de Mestrado Exame de Qualificação de Mestrado obrigatória - 17 Proficiência em Língua Inglesa obrigatória - Atividades extracurriculares de obrigatória - mestrado

3 III - EMENTAS Disciplina: Propriedade Intelectual (Patentes, Marcas, Programa de Computador, Desenho Industrial, Cultivar e IGs) Ementa: Introdução a PI. Evolução Histórica. Marcos Legais e Acordos Internacionais. Estatísticas. Atribuições INPI. Propriedade Intelectual: Direito Autoral; Propriedade Industrial; Indicação Geográfica; Marcas. Legislação Brasileira. Sistema de Patentes. Patentes de Invenção. Patentes de Modelos de Utilidade. Desenho Industrial. Cultivar. Disciplina: Prospecção Tecnológica Ementa: A importância da Prospecção em setores intensivos de P&D. Uso e Gestão estratégica da Informação. Inteligência Competitiva. Gestão do Conhecimento. Convergências entre Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento. Foresight. Comparativos entre Inteligência Competitiva. Gestão do Conhecimento e Foresight. Metodologias de Inteligência Competitiva, Gestão do Conhecimento e Foresight. Estratégias de Prospecção. Disciplina: Ciência e sua Documentação Científica e Tecnológica Ementa: Estrutura do trabalho científico. Conceituação de conhecimento. Tipos de conhecimento. Ciência. Ciência e Sociedade. Método científico. Conceituação de pesquisa. Tipos de Pesquisa. Metodologia da pesquisa. Projeto de pesquisa. Elaboração de artigo técnico-científico. Elaboração de relatório descritivo de patentes, Relatório de pesquisa. Fichamento. Pesquisa acervo físico e virtual: títulos, base de dados, periódicos, patentes, sites de busca. Normas técnicas para formatação de trabalhos. Disciplina: Pesquisa Tecnológica: Qualitativa e quantitativa Ementa: Métodos e técnicas de coleta de dados em pesquisa qualitativa. Análise e tratamento de informações em pesquisa qualitativa. Métodos de análise qualitativa e análise de conteúdo. Análise Léxica. Tipos de natureza das variáveis. Introdução à elaboração de instrumentos de medida. Estimação de intervalo e testes de hipóteses. Tipos e técnicas de amostragens. Desenvolvimento de escalas. Preparação dos dados e critérios de validação. Regressão linear simples e múltipla.

4 Disciplina: Seminário de Dissertação I Ementa: Serão desenvolvidos seminários e discussão de artigos científicos abordando aspectos da multidisciplinaridade da propriedade intelectual, defesa do projeto de dissertação e desenvolvimento do exame de qualificação. Disciplina: Organizações, Sistemas e Ambientes de Inovação Social e Empresarial Ementa: O desenvolvimento da ciência no Brasil. A institucionalização da ciência. A formação e o crescimento da pós-graduação. Legislação e Programas de apoio ao desenvolvimento. Interação universidade-empresa. Incubadoras. Parques Tecnológicos. Organizações Sociais. Disciplina: Propriedade Intelectual em Biotecnologia e na Indústria Alimentícia, Química e Farmacêutica Ementa: Inserção da biotecnologia moderna no sistema de propriedade intelectual. Mecanismos legais existentes para a proteção das criações intelectuais no campo da biotecnologia no Brasil. Estratégias e finalidades da busca de informações contidas em documentos de patentes da área. Interface entre a proteção patentária no campo de biotecnologia e a legislação de acesso aos recursos genéticos e ao conhecimento tradicional associado.direitos intelectuais de propriedade e desenvolvimento das inovações no setor industrial com foco alimentício, químico e farmacêutico. A ênfase será na análise dos aspectos econômicos e institucionais ligados à questão de monopólio de patentes no contexto de economias em desenvolvimento e nos impactos na mudança da legislação brasileira. Disciplina: Negociação, Comercialização e Transferência de Tecnologia Ementa: Licenciamento Tecnológico. Relações de Negócios Tecnológicos. Direito/Licenças de PI. Preparação para a negociação. Tipo de Acordos. Transferência de conhecimento para a sociedade. Artigos científicos. Propriedade intelectual. Patentes. Transferência de tecnologia.

5 Disciplina: Propriedade Intelectual nas Engenharias Ementa: Sistema de propriedade intelectual nas Engenharias. Mecanismos legais existentes para a proteção das criações intelectuais no campo da engenharia no Brasil. Estratégias e finalidades da busca de informações contidas em documentos de patentes da área. Direitos intelectuais de propriedade e desenvolvimento das inovações no setor industrial com foco em tecnologias. A ênfase será na análise dos aspectos econômicos e institucionais ligados à questão de monopólio de patentes no contexto de economias em desenvolvimento e nos impactos na mudança da legislação brasileira. Disciplina: Criatividade e Inovação nas Empresas Ementa: Economia da cultura e propriedade intelectual. Economia da cultura, indústrias criativas e desenvolvimento local. Cidades criativas, distritos urbanos criativos. Relações conceituais entre Criatividade, Inovação e Mudança Organizacional. Criatividade individual e em grupos. Tipos de criatividade, de inovação e de mudança organizacional. Criatividade e características individuais. Criatividade e ambiente de trabalho. Criatividade e complexidade. Estímulos e barreiras à criatividade e à inovação. Gestão da criatividade e da inovação no contexto de trabalho. Importância da criatividade e da inovação na gestão do agronegócio. Disciplina: Indicadores Científicos e Tecnológicos Ementa: O desenvolvimento e a importância dos indicadores. O uso dos indicadores: prós e contras. Indicadores de input: investimentos e formação de recursos humanos. Indicadores de output: publicações, citações em revistas científicas e em patentes, depósitos e concessões de patentes. Patente como fonte de informação: índice de dependência tecnológica, de difusão tecnológica, de auto-suficiência tecnológica e de especialização tecnológica. Estudo do caso Brasil em comparação com outros países. Disciplina: Gestão de Projetos e Empreendedorismo Ementa: Papel das agências de fomento à inovação. Política de Inovação. Diretrizes Estratégicas nas áreas de atuação em inovação tecnológica. Papel dos Atores. Regras para averbação dos contratos de transferência de tecnologia. Processos de gestão de projetos. O Fenômeno do Empreendedorismo. O Empreendedor (características). O Processo do Empreendedorismo. Oportunidades de Negócio. Empreendedorismo Corporativo. Empreendedorismo Tecnológico: os parques tecnológicos e as Incubadoras de Empresas. Plano de Negócio.

6 Disciplina: Tópicos Especiais em Propriedade Intelectual I Ementa: A definir Atividade: Estágio de Docência I Créditos: 0 Carga Horária: 0 Natureza: Optativa Ementa: O mestrando deverá ministrar aulas nos cursos de graduação sob supervisão do seu orientador. Atividade: Exame de Qualificação de Mestrado Créditos: 0 Carga Horária: 0 Natureza: Obrigatória Ementa: Descrição do projeto de pesquisa a ser desenvolvido na Dissertação de Mestrado. Atividade: Dissertação de Mestrado Créditos: 0 Carga Horária: 0 Natureza: Obrigatória Ementa: Descrição do projeto de pesquisa a ser desenvolvido na Dissertação de Mestrado. Atividade: Proficiência em Língua Inglesa Créditos: 0 Carga Horária: 0 Natureza: Obrigatória Ementa: A definir Atividade: Atividades extracurriculares de mestrado Créditos: 3 Carga Horária: 0 Natureza: Obrigatória Ementa: Atividades extracurriculares definidas pelo orientador conforme IN n 01/2015 do PPGPI.

7 ESTRUTURA CURRICULAR DO DOUTORADO ACADÊMICO I - IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Curso: Ciência da Propriedade Intelectual. Área de Concentração: Ciência da Propriedade Intelectual. Linhas de Pesquisa: 1 - Propriedade Intelectual e seu Papel no Desenvolvimento Tecnológico. 2 - Relações da Propriedade Intelectual, Ciência e Tecnologia com a Indústria e Sociedades. Para obtenção do título de Doutor em Ciência da Propriedade Intelectual o aluno deverá cursar um mínimo de 15 (quinze) créditos em disciplinas obrigatórias, 12 (doze) créditos em disciplinas optativas dentro do elenco do curso e 9 (nove) créditos em atividades extracurriculares (conforme Instrução Normativa Específica do PPGPI). O aluno deve ainda cumprir as atividades de Proficiência em língua inglesa e em outro idioma (Espanhol, Francês, Alemão ou Italiano) (conforme Instrução Normativa Específica do PPGPI), Qualificação de Doutorado e Tese de Doutorado. Aos discentes bolsistas é exigida a atividade de Estágio em Docência. II - DISCIPLINAS E ATIVIDADES CURRICULARES As disciplinas com designação de equivalência tem seus códigos válidos para os Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual.

8 Quadro1: Disciplinas/Atividades Curriculares do DOUTORADO ACADÊMICO do PPGPI Nº Disciplinas/Atividades Curriculares Linha Créd. Horas Pré-requisito Natureza Equivalência Propriedade Intelectual (Patentes, 1 Marcas, Programas de PPGP e obrigatória Computador, Desenho Industrial, Cultivar e IGs) (PPGP0017) 2 3 Prospecção Tecnológica (PPGP0020) Pesquisa Tecnológica: Qualitativa e Quantitativa (PPGP0019) 1 e obrigatória 1 e obrigatória PPGP0002 PPGP Seminário de Tese I obrigatória - 5 Seminário de Tese II Seminário de Tese I obrigatória - 6 Contratos Tecnológicos - 7 Direito do Autor e Conexos - 8 Ciência e sua Documentação Científica e Tecnológica (PPGP0018) 1 e optativa Organizações, Sistemas e Ambientes de Inovação Social e Empresarial (PPGP0021) Inovações, Integração Regional e Internacionalização Propriedade Intelectual em Biotecnologia e na Indústria Alimentícia, Química e Farmacêutica (PPGP0028) Negociação, Comercialização e Transferência de Tecnologia (PPGP0027) Propriedade Intelectual nas Engenharias (PPGP0029) Indicadores Científicos e Tecnológicos (PPGP0030) Gestão de Projetos e Empreendedorismo (PPGP0031) Indicações Geográficas, Desenvolvimento Regional e Competitividade Gestão Pública, Propriedade Intelectual e Estratégias de Desenvolvimento Criatividade e Inovação nas Empresas (PPGP0034) 1 e optativa PPGP0003 PPGP e optativa optativa optativa PPGP0006 PPGP0007 PPGP0008 PPGP0009 PPGP optativa optativa optativa PPGP0046

9 CONTINUAÇÃO Tópicos Especiais em 19 Propriedade Intelectual I (PPGP0035) 20 Tópicos Especiais em Propriedade Intelectual II optativa - 21 Tópicos Especiais em Propriedade Intelectual III 1 e optativa - 22 Estágio a Docência I optativa - 23 Estágio a Docência II Estágio a Docência I optativa - 24 Exame de Qualificação de Doutorado 25 Tese de Doutorado PPGP obrigatória - Exame de Qualificação de Doutorado obrigatória - 26 Proficiência em Língua Inglesa obrigatória - Proficiência em Segundo 27 Idioma ( Espanhol, Francês, Alemão ou Italiano) obrigatória - 28 Atividades extracurriculares de doutorado obrigatória - III - EMENTAS Disciplina: Propriedade Intelectual (Patentes, Marcas, Programa de Computador, Desenho Industrial, Cultivar e IGs) Ementa: Introdução a PI. Evolução Histórica. Marcos Legais e Acordos Internacionais. Estatísticas. Atribuições INPI. Propriedade Intelectual: Direito Autoral; Propriedade Industrial; Indicação Geográfica; Marcas. Legislação Brasileira. Sistema de Patentes. Patentes de Invenção. Patentes de Modelos de Utilidade. Desenho Industrial. Cultivar. Disciplina: Prospecção Tecnológica Ementa: A importância da Prospecção em setores intensivos de P&D. Uso e Gestão estratégica da Informação. Inteligência Competitiva. Gestão do Conhecimento. Convergências entre Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento. Foresight. Comparativos entre Inteligência Competitiva. Gestão do Conhecimento e Foresight. Metodologias de Inteligência Competitiva, Gestão do Conhecimento e Foresight. Estratégias de Prospecção.

10 Disciplina: Pesquisa Tecnológica: Qualitativa e quantitativa Ementa: Métodos e técnicas de coleta de dados em pesquisa qualitativa. Análise e tratamento de informações em pesquisa qualitativa. Métodos de análise qualitativa e análise de conteúdo. Análise Léxica. Tipos de natureza das variáveis. Introdução à elaboração de instrumentos de medida. Estimação de intervalo e testes de hipóteses. Tipos e técnicas de amostragens. Desenvolvimento de escalas. Preparação dos dados e critérios de validação. Regressão linear simples e múltipla. Disciplina: Seminário de Tese I Ementa: Serão desenvolvidos seminários e discussão de artigos científicos abordando aspectos da multidisciplinaridade da propriedade intelectual, defesa do projeto de tese e desenvolvimento do exame de qualificação. Disciplina: Seminário de Tese II Ementa: Serão desenvolvidos seminários e discussão de artigos científicos abordando aspectos da multidisciplinaridade da propriedade intelectual, defesa do projeto de tese e desenvolvimento do exame de qualificação. Disciplina: Contratos Tecnológicos Ementa: Introdução à Teoria Geral ds Contratos, Formação, Etapas da Contratação. Contrato. Organização do Processo, Garantias e Extinção dos Contratos, das várias Espécies de Contratos. Disciplina: Direito do Autor e Conexos Ementa: Leis e Conceitos sobre Direito do Autor e Conexos. Introdução à Economia da Informação, Conceitos e Implicações para a Indústria de Programa de Computadores. O software Livre. Disciplina: Ciência e sua Documentação Científica e Tecnológica Ementa: Estrutura do trabalho científico. Conceituação de conhecimento. Tipos de conhecimento. Ciência. Ciência e Sociedade. Método científico. Conceituação de pesquisa. Tipos de Pesquisa. Metodologia da pesquisa. Projeto de pesquisa. Elaboração de artigo técnico-científico. Elaboração de relatório descritivo de patentes, Relatório de pesquisa. Fichamento. Pesquisa acervo físico e virtual: títulos, base de dados,

11 periódicos, patentes, sites de busca. Normas técnicas para formatação de trabalhos. Disciplina: Organizações, Sistemas e Ambientes de Inovação Social e Empresarial Ementa: O desenvolvimento da ciência no Brasil. A institucionalização da ciência. A formação e o crescimento da pós-graduação. Legislação e Programas de apoio ao desenvolvimento. Interação universidade-empresa. Incubadoras. Parques Tecnológicos. Organizações Sociais. Disciplina: Inovações, Integração Regional e Internacionalização Ementa: Transformações no padrão científico-tecnológico. Reestruturação produtiva. Inovação e competitividade. Fontes de inovação na agropecuária e no agronegócio. Fragmentação das cadeias produtivas. Gestão da inovação. O papel do estado e suas políticas. Teoria da integração regional. Mercosul. Nafta e União Européia Formas de internacionalização da produção: comercio, investimento direto estrangeiro e relações contratuais. O papel da Organização Mundial do Comercio. Negociações internacionais Disciplina: Propriedade Intelectual em Biotecnologia e na Indústria Alimentícia, Química e Farmacêutica Ementa: Inserção da biotecnologia moderna no sistema de propriedade intelectual. Mecanismos legais existentes para a proteção das criações intelectuais no campo da biotecnologia no Brasil. Estratégias e finalidades da busca de informações contidas em documentos de patentes da área. Interface entre a proteção patentária no campo de biotecnologia e a legislação de acesso aos recursos genéticos e ao conhecimento tradicional associado.direitos intelectuais de propriedade e desenvolvimento das inovações no setor industrial com foco alimentício, químico e farmacêutico. A ênfase será na análise dos aspectos econômicos e institucionais ligados à questão de monopólio de patentes no contexto de economias em desenvolvimento e nos impactos na mudança da legislação brasileira. Disciplina: Negociação, Comercialização e Transferência de Tecnologia Ementa: Licenciamento Tecnológico. Relações de Negócios Tecnológicos. Direito/Licenças de PI. Preparação para a negociação. Tipo de Acordos. Transferência de conhecimento para a sociedade. Artigos científicos. Propriedade intelectual. Patentes.

12 Transferência de tecnologia. Disciplina: Propriedade Intelectual nas Engenharias Ementa: Sistema de propriedade intelectual nas Engenharias. Mecanismos legais existentes para a proteção das criações intelectuais no campo da engenharia no Brasil. Estratégias e finalidades da busca de informações contidas em documentos de patentes da área. Direitos intelectuais de propriedade e desenvolvimento das inovações no setor industrial com foco em tecnologias. A ênfase será na análise dos aspectos econômicos e institucionais ligados à questão de monopólio de patentes no contexto de economias em desenvolvimento e nos impactos na mudança da legislação brasileira. Disciplina: Indicadores Científicos e Tecnológicos Ementa: O desenvolvimento e a importância dos indicadores. O uso dos indicadores: prós e contras. Indicadores de input: investimentos e formação de recursos humanos. Indicadores de output: publicações, citações em revistas científicas e em patentes, depósitos e concessões de patentes. Patente como fonte de informação: índice de dependência tecnológica, de difusão tecnológica, de auto-suficiência tecnológica e de especialização tecnológica. Estudo do caso Brasil em comparação com outros países. Disciplina: Gestão de Projetos e Empreendedorismo Ementa: Papel das agências de fomento à inovação. Política de Inovação. Diretrizes Estratégicas nas áreas de atuação em inovação tecnológica. Papel dos Atores. Regras para averbação dos contratos de transferência de tecnologia. Processos de gestão de projetos. O Fenômeno do Empreendedorismo. O Empreendedor (características). O Processo do Empreendedorismo. Oportunidades de Negócio. Empreendedorismo Corporativo. Empreendedorismo Tecnológico: os parques tecnológicos e as Incubadoras de Empresas. Plano de Negócio. Disciplina: Indicações Geográficas, Desenvolvimento Regional e Competitividade Ementa: Evolução do tratamento dado às Denominações de Origem e Indicações Geográficas pelas diferentes legislações nacionais e supranacionais. Abordagem histórico-institucionalista. Implicações dos modelos de Denominações de Origem e Indicações Geográficas para a promoção do Desenvolvimento Local. Empresas e marketing nas Denominações de Origem e Indicações Geográficas: diferenciação dos produtos e segmentação dos mercados; associação e organização dos produtores;

13 normas e controle de qualidade; a marca regional e a marca nacional. Disciplina: Gestão Pública, Propriedade Intelectual e Estratégias de Desenvolvimento Ementa: Exemplos de inovação em produtos, métodos, processos e estratégias. Produção industrial; Mercados domésticos; Mercados de exportação; Apoio a pesquisa e desenvolvimento; Propriedade Intelectual; Sistemas regulatórios. Pesquisa básica e inovação tecnológica: O Quadrante de Pasteur. Relações entre ciência, tecnologia e inovação: Diferenças entre países industrializados e em desenvolvimento. Investimentos em P&D e inovação: Parcerias para o desenvolvimento de novos produtos e suas políticas de propriedade intelectual. Países em desenvolvimento inovadores e suas políticas de propriedade intelectual. Disciplina: Criatividade e Inovação nas Empresas Ementa: Economia da cultura e propriedade intelectual. Economia da cultura, indústrias criativas e desenvolvimento local. Cidades criativas, distritos urbanos criativos. Relações conceituais entre Criatividade, Inovação e Mudança Organizacional. Criatividade individual e em grupos. Tipos de criatividade, de inovação e de mudança organizacional. Criatividade e características individuais. Criatividade e ambiente de trabalho. Criatividade e complexidade. Estímulos e barreiras à criatividade e à inovação. Gestão da criatividade e da inovação no contexto de trabalho. Importância da criatividade e da inovação na gestão do agronegócio. Disciplina: Tópicos Especiais em Propriedade Intelectual I Ementa: A definir Disciplina: Tópicos Especiais em Propriedade Intelectual II Ementa: A definir Disciplina: Tópicos Especiais em Propriedade Intelectual III Ementa: A definir Atividade: Estágio de Docência I Créditos: 0 Carga Horária: 0 Natureza: Optativa Ementa: O doutorando deverá ministrar aulas nos cursos de graduação sob supervisão

14 do seu orientador. Atividade: Estágio de Docência II Créditos: 0 Carga Horária: 0 Natureza: Optativa Ementa: O doutorando deverá ministrar aulas nos cursos de graduação sob supervisão do seu orientador. Atividade: Exame de Qualificação de Doutorado Créditos: 0 Carga Horária: 0 Natureza: Obrigatória Ementa: Descrição do projeto de pesquisa a ser desenvolvido na Tese de Doutorado. Atividade: Tese de Doutorado Créditos: 0 Carga Horária: 0 Natureza: Obrigatória Ementa: Descrição do projeto de pesquisa a ser desenvolvido na Tese de Doutorado. Atividade: Proficiência em Língua Inglesa Créditos: 0 Carga Horária: 0 Natureza: Obrigatória Ementa: A definir Atividade: Proficiência em Segundo Idioma (Espanhol, Francês, Alemão e Italiano) Créditos: 0 Carga Horária: 0 Natureza: Obrigatória Ementa: A definir Atividade: Atividades extracurriculares de doutorado Créditos: 9 Carga Horária: 0 Natureza: Obrigatória Ementa: Atividades extracurriculares definidas pelo orientador conforme IN n 01/2015 do PPGPI. Cidade Universitária "Prof. José Aloísio de Campos", 27 de abril de 2015 Prof. Dr. Glaucio José Couri Machado Coordenador PPGPI/UFS

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/ PPGPI

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/ PPGPI INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2017 - PPGPI Estabelece a Estrutura Curricular do Curso de Doutorado e Mestrado do PPGPI, conforme Resolução nº 62/2014/CONEPE. ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO ACADÊMICO I -

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/ PPGPI

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/ PPGPI INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2016 - PPGPI Estabelece critérios para aproveitamento de créditos, equivalência de disciplinas e cumprimento de atividades extracurriculares para os cursos de mestrado e doutorado

Leia mais

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS. Conceitos e Aplicações de Propriedade Intelectual (PI) - (NIT900)

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS. Conceitos e Aplicações de Propriedade Intelectual (PI) - (NIT900) DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS Conceitos e Aplicações de Propriedade Intelectual (PI) - (NIT900) Introdução à PI. Evolução Histórica. Marcos legais e acordos internacionais. Tipos de PI: direito autoral; propriedade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NPGECIMA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NPGECIMA INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2015 Regulamenta a estrutura curricular do Curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. O Colegiado de Pós-Graduação do no uso de suas atribuições, Considerando a necessidade

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 4, DE 31 DE JANEIRO DE 2018.

RESOLUÇÃO Nº 4, DE 31 DE JANEIRO DE 2018. RESOLUÇÃO Nº 4, DE 31 DE JANEIRO DE 2018. O COLEGIADO DE CURSO DO CURSO DE MESTRADO E DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO da Escola de Administração e Negócios, no uso de suas atribuições legais, resolve: Aprovar

Leia mais

FORMICT 2017 (ANO BASE 2016)

FORMICT 2017 (ANO BASE 2016) FORMICT 2017 (ANO BASE 2016) NOVO MARCO LEGAL DE C,T&I (Lei nº 13.243/2016 & Lei nº 10.973/2004) ICT Política de Inovação NIT FORMICT NOVO MARCO LEGAL DE C,T&I ICT (inciso V Art. 2º) Órgão ou entidade

Leia mais

UFPE/PROPESQ Diretoria de Inovação e Empreendedorismo

UFPE/PROPESQ Diretoria de Inovação e Empreendedorismo UFPE/PROPESQ Diretoria de Inovação e Empreendedorismo FORTEC-NE Salvador Junho/2006 A UFPE Alunos Matriculados 34.586 Graduação 26.705 Especialização 4.197 Mestrado 2.693 Doutorado 991 Cursos Oferecidos

Leia mais

ORIENTAÇÕES PRELIMINARES PARA DEFESA DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO

ORIENTAÇÕES PRELIMINARES PARA DEFESA DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO ORIENTAÇÕES PRELIMINARES PARA DEFESA DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO Ter 24 créditos concluídos com conceitos; Proficiência em Língua Estrangeira. Composta por no mínimo dois (02) professores, que deverão

Leia mais

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN Campus I Joinville 2017 1 SUMÁRIO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS... 03 CAPÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA...

Leia mais

AULA INAUGURAL P²CEM FIQUE POR DENTRO DAS NORMAS!!!

AULA INAUGURAL P²CEM FIQUE POR DENTRO DAS NORMAS!!! AULA INAUGURAL P²CEM 2017-1 FIQUE POR DENTRO DAS NORMAS!!! 1 Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais P²CEM Coordenação: Prof. Dr. Luís Eduardo Almeida Prof. Dr. Eduardo Kirinus Tentardini

Leia mais

Os alunos não bolsistas que realizarem Estágio de Docência na Graduação terão os créditos aproveitados para as disciplinas optativas.

Os alunos não bolsistas que realizarem Estágio de Docência na Graduação terão os créditos aproveitados para as disciplinas optativas. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA DISCIPLINAS INGRESSANTES A PARTIR DE 2013 Para conclusão dos níveis de Mestrado e Doutorado o aluno deverá completar a carga

Leia mais

1ª Conferência sobre Processos Inovativos na Amazônia: interfaces entre ICT, empresários e investidores

1ª Conferência sobre Processos Inovativos na Amazônia: interfaces entre ICT, empresários e investidores Arranjo de NITs da Amazônia Ocidental (Amoci) 1ª Conferência sobre Processos Inovativos na Amazônia: interfaces entre ICT, empresários e investidores Caminhos para negociação de tecnologias geradas nas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2013/DEQ

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2013/DEQ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2013/DEQ Distribuição da carga horária de atividade docente no Departamento

Leia mais

GRADE CURRICULAR CURRÍCULO PLENO SEMESTRALIZADO: 9 SEMESTRES (NOTURNO) Horas

GRADE CURRICULAR CURRÍCULO PLENO SEMESTRALIZADO: 9 SEMESTRES (NOTURNO) Horas GRADE CURRICULAR CURRÍCULO PLENO SEMESTRALIZADO: 9 SEMESTRES (NOTURNO) MÓDULO 1 67-102 Teoria Geral da Administração I 81-101 Língua Portuguesa 10-105 Matemática Básica 73.227 Sociologia 30 0 30 2 60.582

Leia mais

Nova Lei do CADE: um balanço dos primeiros meses

Nova Lei do CADE: um balanço dos primeiros meses Nova Lei do CADE: um balanço dos primeiros meses Vinicius Marques de Carvalho Presidente do CADE 09 de novembro de 2012 Sumário I. Desafios II. Estratégias e Projetos III. Alguns números I) Desafios do

Leia mais

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN Campus I Joinville 2018 1 SUMÁRIO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS... 03 CAPÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA...

Leia mais

Plano Curricular - Gestão Turística - Opção Gestão de Produtos Turísticos

Plano Curricular - Gestão Turística - Opção Gestão de Produtos Turísticos Plano Curricular Turística Opção de Produtos Turísticos Código 1.º Semestre Horas Contacto ECTS Área Científica /Opcional I (a) 9 I (a) 9 1071 Introdução ao Turismo 11 Negócios Turísticos 7 10 Economia

Leia mais

DBA Doctorate in Business Administration

DBA Doctorate in Business Administration DBA Doctorate in Business Administration LINHA DE PESQUISA COMPETITIVIDADE EM GESTÃO T1: 2016-2018 T2: 2017-2019 T3: 2018-2020 O DBA-GV será desenvolvido em quatro anos, com concentração das disciplinas

Leia mais

CONQUISTAS E DESAFIOS DO INPI NA CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO EM PI

CONQUISTAS E DESAFIOS DO INPI NA CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO EM PI CONQUISTAS E DESAFIOS DO INPI NA CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO EM PI Lucia Fernandes ACADEMIA DA PROPRIEDADE INTELECTUAL MISSÃO Formação e capacitação em PI; Desenvolvimento de P&D em PI; Disseminação do uso

Leia mais

Juliana Krieger de Oliveira

Juliana Krieger de Oliveira Noções de Gestão de Propriedade Intelectual Juliana Krieger de Oliveira Doutoranda PPGPI São Cristóvão SE 2018 O que é Propriedade Intelectual? O que é Propriedade Intelectual? É o conjunto de direitos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM TECNOLOGIA, AMBIENTE E SOCIEDADE DA PRPPG/UFVJM O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Ambiente e Sociedade da Universidade Federal

Leia mais

Agência USP de Inovação A Promoção e a Utilização do Conhecimento Científico em Inovação:

Agência USP de Inovação A Promoção e a Utilização do Conhecimento Científico em Inovação: Agência USP de Inovação A Promoção e a Utilização do Conhecimento Científico em Inovação: principais atividades e resultados da Agência USP de Inovação. Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato Coordenador

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE! INSTITUTO DE ARTES E COMUNICAÇÃO SOCIAL! PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS DAS ARTES!

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE! INSTITUTO DE ARTES E COMUNICAÇÃO SOCIAL! PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS DAS ARTES! UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE ARTES E COMUNICAÇÃO SOCIAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS DAS ARTES Linhas de Pesquisa, Disciplinas, Fluxograma e Ementas Nível do Curso:

Leia mais

Plano Curricular - Gestão Turística - Opção Gestão de Empresas Turísticas

Plano Curricular - Gestão Turística - Opção Gestão de Empresas Turísticas Plano Curricular Turística Opção de Empresas Turísticas Código 1.º Semestre Horas Contacto ECTS Área Científica /Opcional 1071 Introdução ao Turismo 11 Negócios Turísticos 10 7 10 Economia 1178 Tecnologia

Leia mais

Open Innovation e Propriedade Intelectual

Open Innovation e Propriedade Intelectual Open Innovation e Propriedade Intelectual Juliana Krieger de Oliveira Doutoranda PPGPI São Cristóvão SE 2017 O que é Propriedade Intelectual? O que é Propriedade Intelectual? É o conjunto de direitos que

Leia mais

Agência USP de Inovação A Promoção e a Utilização do Conhecimento Científico em Inovação

Agência USP de Inovação A Promoção e a Utilização do Conhecimento Científico em Inovação Agência USP de Inovação A Promoção e a Utilização do Conhecimento Científico em Inovação Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato Coordenador Foco da Apresentação: Sobre a Agência USP de Inovação; Por que

Leia mais

REGIMENTO INTERNO PROGRAMA DE PO S-GRADUAC A O EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

REGIMENTO INTERNO PROGRAMA DE PO S-GRADUAC A O EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS REGIMENTO INTERNO PROGRAMA DE PO S-GRADUAC A O EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Art. 1 o - O Departamento de Tecnologia de Alimentos, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, da Universidade Federal

Leia mais

CONSIDERANDO a solicitação do Centro de Ciências da Saúde - CCS, conforme processo nº 41176/2008;

CONSIDERANDO a solicitação do Centro de Ciências da Saúde - CCS, conforme processo nº 41176/2008; RESOLUÇÃO CEPE Nº 0015/2009 Cria o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, em nível de Mestrado e Doutorado. CONSIDERANDO a solicitação do Centro de Ciências da Saúde - CCS, conforme processo nº

Leia mais

DISCIPLINAS/ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS

DISCIPLINAS/ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 374/2010 EMENTA: Estabelece o Ajuste Curricular do Curso de Graduação em Turismo, aprovado pela Resolução 226/2007 e alterada

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária MP

Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária MP CAD310001 CAD310002 CAD310003 CAD310004 CAD310005 CAD310006 Educação e Sociedade Políticas Públicas. Sociedade de Mercado a Sociedade Mercantilizada. A Educação Superior no contexto político, econômico

Leia mais

STARTUP JUVENTUDE INFO

STARTUP JUVENTUDE INFO PORTUGAL 2020 SISTEMA DE INCENTIVOS INFO#008 20.ABR.2017 FUNDAÇÃO DA JUVENTUDE 1. AVISO N.º 13/SI/2017 SISTEMA DE INCENTIVOS INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO VALES OPORTUNIDADES DE INVESTIGAÇÃO

Leia mais

Orientações ao Aluno PPGEP. Apresentação 24/set/2012

Orientações ao Aluno PPGEP. Apresentação 24/set/2012 Orientações ao Aluno PPGEP Apresentação 24/set/2012 Introdução Esta apresentação é um resumo do conteúdo do Manual do Aluno Deve ser complementada pelo Regimento Interno (referenciado aqui como Regimento)

Leia mais

REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS MESTRADO PROFISSIONAL EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS

REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS MESTRADO PROFISSIONAL EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS MESTRADO PROFISSIONAL EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS Disciplinas obrigatórias Memória Social 45 Cultura 45

Leia mais

REGISTRO PROGRAMA DE COMPUTADOR

REGISTRO PROGRAMA DE COMPUTADOR REGISTRO PROGRAMA DE COMPUTADOR INTRODUÇÃO A Agência de Inovação Tecnológica da UEL (Aintec) possui entre suas atribuições, disseminar e estimular a cultura da Propriedade Intelectual. O Escritório de

Leia mais

Universidade de Cruz Alta

Universidade de Cruz Alta UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 25/2015 Dispõe sobre a aprovação do Regulamento da Agência START da Universidade de Cruz Alta, ============================ O Conselho Universitário,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 065/2011, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2011 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG

RESOLUÇÃO Nº 065/2011, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2011 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG RESOLUÇÃO Nº 065/2011, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2011 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG O Conselho Universitário da UNIFAL-MG, no uso de suas atribuições regimentais e estatutárias,

Leia mais

DBA Doctorate in Business Administration

DBA Doctorate in Business Administration DBA Doctorate in Business Administration LINHA DE PESQUISA COMPETITIVIDADE EM GESTÃO Turma 1: 2016-2019 Turma 2: 2017-2020 Turma 3: 2018-2021 Turma 4: 2019-2022 O DBA-GV será desenvolvido em quatro anos,

Leia mais

REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS

REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS DOUTORADO INTERDISCIPLINAR EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS Disciplinas obrigatórias Tópicos Avançados em Memória

Leia mais

Referencial Teórico. Redes de cooperação produtivas:

Referencial Teórico. Redes de cooperação produtivas: Referencial Teórico Redes de cooperação produtivas: Formas de cooperação a partir de alianças estratégicas: Complexos industriais / organizações virtuais / parques tecnológicos / incubadoras de empresas

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PPSIG - PROGRAMA DE DOUTORADO EM SISTEMAS DE GESTÃO SUSTENTÁVEIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PPSIG - PROGRAMA DE DOUTORADO EM SISTEMAS DE GESTÃO SUSTENTÁVEIS Resolução Nº 02/2014 EMENTA: Aprova e Regulamenta as regras para a aprovação do Projeto de Tese e realização do Exame de Qualificação. O COLEGIADO DO CURSO, no uso de suas atribuições previstas no Artigo

Leia mais

3. Teoria carteira e os modelos de avaliação de ativos financeiros: CAPM e APT. 5. Avaliação de ativos contingentes: avaliação de opções reais.

3. Teoria carteira e os modelos de avaliação de ativos financeiros: CAPM e APT. 5. Avaliação de ativos contingentes: avaliação de opções reais. MESTRADO EM FINANÇAS EMPRESARIAIS (2018/2019) PROGRAMAS DAS UNIDADES CURRICULARES FUNDAMENTOS DAS FINANÇAS 1. Introdução: as finanças e o papel do gestor financeiro. 2. O valor do dinheiro no tempo. 3.

Leia mais

TITULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS

TITULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS REGIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR E DO DESENVOLVIMENTO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA MESTRADO E DOUTORADO TITULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS Art.

Leia mais

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO Campus I Joinville 2018 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DOS OBJETIVOS... 3 CAPÍTULO II... 3 DA ORGANIZAÇÃO

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO E DOUTORADO - DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA:

ESTRUTURA CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO E DOUTORADO - DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: ESTRUTURA CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO E DOUTORADO - DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: Os cursos de Mestrado e Doutorado do PPGP/UFSC compreendem um conjunto

Leia mais

Esta seção apresenta de forma resumida as etapas a serem cumpridas pelos alunos regularmente matriculados

Esta seção apresenta de forma resumida as etapas a serem cumpridas pelos alunos regularmente matriculados ESTRUTURA CURRICULAR Esta seção apresenta de forma resumida as etapas a serem cumpridas pelos alunos regularmente matriculados nos cursos de Mestrado e Doutorado. Ela não dispensa a leitura do Regimento

Leia mais

Sistema de Incentivos Qualificação e Internacionalização PME. Qualificação das PME

Sistema de Incentivos Qualificação e Internacionalização PME. Qualificação das PME Sistema de Incentivos Qualificação e Internacionalização PME Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT) Inovação Empresarial e Empreendedorismo Qualificação e Internacionalização PME I&D Empresas

Leia mais

Padrão Acadêmico Discente do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação

Padrão Acadêmico Discente do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação COPPE/UFRJ Padrão Acadêmico Discente do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação Profa. Susana Scheimberg de Makler Sub-Coordenadora Acadêmica OBS: As normas que não constam nesse documento seguem

Leia mais

Manual Registro de Programa de Computador

Manual Registro de Programa de Computador Manual Registro de Programa de Computador ÍNDICE INTRODUÇÃO INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL INPI PROGRAMA DE COMPUTADOR IRPC DOCUMENTOS QUE CONSTITUEM O PEDIDO REGISTRO NA AINTEC BIBLIOGRAFIA

Leia mais

Inovação Produtiva PME Qualificação das PME

Inovação Produtiva PME Qualificação das PME Sistema de Incentivos Inovação Empresarial e Empreendedorismo Qualificação das PME Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT) Inovação Empresarial e Empreendedorismo Qualificação e Internacionalização

Leia mais

ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO. Fator de pontuação

ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO. Fator de pontuação RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC I ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO Fator de pontuação Unidade Quantidade Máximas de unidades Quantidade de unidades comprovadas obtida I - Experiência

Leia mais

PROPRIEDADE INTELECTUAL. Profa. Geciane Porto https://www.facebook.com/pages/ingtec/ ?

PROPRIEDADE INTELECTUAL. Profa. Geciane Porto  https://www.facebook.com/pages/ingtec/ ? PROPRIEDADE INTELECTUAL Profa. Geciane Porto geciane@usp.br www.usp.br/ingtec https://www.facebook.com/pages/ingtec/162479043891320?ref=hl Propriedade Intelectual Sistema criado para garantir a propriedade

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS 2019.1 5º PERÍODO DISCIPLINA: ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Séries estatísticas. Medidas de tendência central. Medidas separatrizes. Medidas de dispersão.

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE PROTEÇÃO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL

INSTRUÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE PROTEÇÃO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL INSTRUÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE PROTEÇÃO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL 1. Requisitos 1.1 O pedido de proteção deve ter como objeto o resultado de atividade acadêmica realizada nas dependências da FURG ou com

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 16-GR/UNICENTRO, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2017. ESTA RESOLUÇÃO ESTÁ RATIFICADA PELO PARECER Nº 21/2017-CEPE/UNICENTRO. Aprova, ad referendum do CEPE, o Curso de Especialização em MBA em Gestão

Leia mais

PROPRIEDADE INTELECTUAL NA UTFPR. Gilberto Branco/ Carina Rau

PROPRIEDADE INTELECTUAL NA UTFPR. Gilberto Branco/ Carina Rau PROPRIEDADE INTELECTUAL NA UTFPR Gilberto Branco/ Carina Rau Agência de Inovação Tecnológica A Agência de Inovação da UTFPR é responsável pela Propriedade Intelectual e Empreendedorismo na universidade,

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão Curso Administração Campus: Angra dos Reis SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão Formar profissionais, éticos, criativos e empreendedores, com competências e habilidades técnicas, humanas e conceituais, visão

Leia mais

EDITAL Nº 025/10-TC/PPGTA-UFPR

EDITAL Nº 025/10-TC/PPGTA-UFPR EDITAL Nº 025/10-TC/PPGTA-UFPR A Coordenação do, do Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná, no uso de suas atribuições e com base no contido no Processo 23.075.117817/2009-94, aprovado pelo

Leia mais

Normas e Procedimentos Internos de Funcionamento do PPGE 2017

Normas e Procedimentos Internos de Funcionamento do PPGE 2017 Normas e Procedimentos Internos de Funcionamento do PPGE 2017 As Normas e procedimentos a seguir visam complementar o Regulamento interno do programa em vigor a partir de 2017. Omissões e alterações serão

Leia mais

Inovação Tecnológica

Inovação Tecnológica Inovação Tecnológica CEFET-MG CAMPUS NEPOMUCENO INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA 1- O QUE É INOVAÇÃO TECNOLÓGICA É a introdução de novidade ou aperfeiçoamento

Leia mais

Graduação: Administração e Ciências Econômicas. Quadro de disciplinas e carga horária

Graduação: Administração e Ciências Econômicas. Quadro de disciplinas e carga horária Graduação: Administração e Ciências Econômicas Quadro de disciplinas e carga horária 2016 ÍNDICE 1. QUADRO DE DISCIPLINAS E CARGA HORÁRIA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO... 3 2. QUADRO DE DISCIPLINAS E CARGA

Leia mais

Matriz Curricular Faculdade Cenecista de Sete Lagoas- Administração

Matriz Curricular Faculdade Cenecista de Sete Lagoas- Administração Matriz Curricular Faculdade Cenecista de Sete Lagoas- Administração 1º Teorias da Administração 60 60 1º Estudos Socioantropológicos 60 60 1º Economia 60 60 1º Matemática Básica 60 60 1º Leitura e Interpretação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 177/2016-CEPE, DE 6 DE OUTUBRO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº 177/2016-CEPE, DE 6 DE OUTUBRO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº 177/2016-CEPE, DE 6 DE OUTUBRO DE 2016. Aprova o Regulamento da Mobilidade discente na pós-graduação stricto sensu da Unioeste. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO da Universidade Estadual

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Matriz Curricular do Curso de Graduação em Administração (Vigência a partir de 2017/1) Fase Cód

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: GESTÃO DA PRODUÇÃO E DAS OPERAÇÕES I

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: GESTÃO DA PRODUÇÃO E DAS OPERAÇÕES I CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS 2018-2 4º PERÍODO DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERENCIAL Operações envolvendo ativo permanente, outras demonstrações financeiras. Sistema de Informação Gerencial, Controller funções

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação (PPgSI)

Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação (PPgSI) Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação () Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo 1/29 Funil da Educação no Brasil 2/29 Sistemas de Informação Sistemas que coletam,

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA RESOLUÇÃO NORMATIVA PPGBIOTEC 04/2016 NORMAS DE ESTÁGIO EM DOCÊNCIA Normas estabelecidas pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas da Universidade

Leia mais

A Nova Agenda Carlos Américo Pacheco São Paulo, 08 de novembro de 2006

A Nova Agenda Carlos Américo Pacheco São Paulo, 08 de novembro de 2006 Ciência, Tecnologia e Inovação A Nova Agenda Carlos Américo Pacheco São Paulo, 08 de novembro de 2006 Inovação e Desenvolvimento Tecnológico desempenho inovador insuficiente seleto grupo de empresas competitivas

Leia mais

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Administração - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Administração - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.2 Administração - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE DISCIPLINAS DA SÉRIE GESTÃO DA INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA GESTÃO DE PESSOAS DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA CONTABILIDADE Os recursos

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E GESTÃO DA INOVAÇÃO EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E GESTÃO DA INOVAÇÃO EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO GESTÃO DA INOVAÇÃO Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-2 Objetivos Compreender os modelos para gerenciar o processo de inovação Conhecer as fontes de inovação Conhecer

Leia mais

Inovação no Brasil: Políticas Públicas e Estratégias Empresariais

Inovação no Brasil: Políticas Públicas e Estratégias Empresariais Inovação no Brasil: Políticas Públicas e Estratégias Empresariais Ricardo Sennes rsennes@prospectivaconsultoria.com.br Observatório da Inovação e Competitividade Instituto de Estudos Avançados Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ CONSELHO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 023/2012-CONSU/UEAP

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ CONSELHO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 023/2012-CONSU/UEAP UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ CONSELHO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 023/2012-CONSU/UEAP Aprova a matriz curricular do Curso de Especialização em Formação de Agentes Gestores de Arranjos Produtivos

Leia mais

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018 FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018 A Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faculdade Educamais torna público o presente

Leia mais

Sobre o. Onde estamos. Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional.

Sobre o. Onde estamos. Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional. Sobre o Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional. Além da sede nacional, em Brasília, a instituição conta com pontos de atendimento nas 27 Unidades

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Atividade Curricular Créditos T E P EAD Estrutura Tipo pré-requisito Pré-requisito

CURRÍCULO DO CURSO. Atividade Curricular Créditos T E P EAD Estrutura Tipo pré-requisito Pré-requisito 600 Engenharia de Produção - (GRADUAÇÃO) 1º Semestre 0980001 - SISTEMAS PRODUTIVOS 1 2 2 0980002 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2 2 0980004 - ECONOMIA INDUSTRIAL 2 2 1640014 - CÁLCULO A 6 4 2 1640080

Leia mais

Ciência Regulatória: a regulação como instrumento de fomento às pesquisas de novas tecnologias em saúde. Brasília, 22/06/2016

Ciência Regulatória: a regulação como instrumento de fomento às pesquisas de novas tecnologias em saúde. Brasília, 22/06/2016 Ciência Regulatória: a regulação como instrumento de fomento às pesquisas de novas tecnologias em saúde. JARBAS BARBOSA Diretor-Presidente ANVISA Brasília, 22/06/2016 A ANVISA Primeira Agência da área

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Atividade Curricular Créditos T E P EAD Estrutura Tipo pré-requisito Pré-requisito

CURRÍCULO DO CURSO. Atividade Curricular Créditos T E P EAD Estrutura Tipo pré-requisito Pré-requisito 1º Semestre 15000253 - SISTEMAS PRODUTIVOS 1 2 2 1500025 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2 2 15000256 - ECONOMIA INDUSTRIAL 2 2 1500031 - CÁLCULO A 6 2 15000393 - ÁLGEBRA LINEAR 2 2 1500039 - GEOMETRIA

Leia mais

ÍNDICE INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL INPI PROGRAMA DE COMPUTADOR IRPC DOCUMENTOS QUE CONSTITUEM O PEDIDO

ÍNDICE INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL INPI PROGRAMA DE COMPUTADOR IRPC DOCUMENTOS QUE CONSTITUEM O PEDIDO Manual Registro de Programa de Computador ÍNDICE INTRODUÇÃO INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL INPI PROGRAMA DE COMPUTADOR IRPC DOCUMENTOS QUE CONSTITUEM O PEDIDO REGISTRO NA AINTEC BIBLIOGRAFIA

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE NITE SAÚDE CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE NITE SAÚDE CAPÍTULO I DAS FINALIDADES REGULAMENTO DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE NITE SAÚDE CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º. O Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo em Saúde da Universidade Federal

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES ICA/UFPA Mestrado & Doutorado DESENHO CURRICULAR PERCURSO ACADÊMICO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES ICA/UFPA Mestrado & Doutorado DESENHO CURRICULAR PERCURSO ACADÊMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES ICA/UFPA Mestrado & Doutorado DESENHO CURRICULAR PERCURSO ACADÊMICO SEMESTRE MESTRADO 24 créditos obrigatórios DOUTORADO 32 créditos obrigatórios 1º SEM Agosto-dezembro

Leia mais

EMENTAS BIBLIOTECONOMIA INGRESSANTES 2016/1 E 2016/2

EMENTAS BIBLIOTECONOMIA INGRESSANTES 2016/1 E 2016/2 EMENTAS BIBLIOTECONOMIA INGRESSANTES 2016/1 E 2016/2 EMENTAS COMUNS ÀS MATRIZES LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS Produção de textos (orais e escritos), leitura e análise linguística de textos em diferentes

Leia mais

EDITAL Nº 013/11-TC/PPGTA-UFPR (ERRATA = 14/09/11 e ALTERAÇÃO = 20/04/12)

EDITAL Nº 013/11-TC/PPGTA-UFPR (ERRATA = 14/09/11 e ALTERAÇÃO = 20/04/12) EDITAL Nº 013/11-TC/PPGTA-UFPR (ERRATA = 14/09/11 e ALTERAÇÃO = 20/04/12) A Coordenação do, do Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná, no uso de suas atribuições e com base no contido no

Leia mais

ESTRUTURA E ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

ESTRUTURA E ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA DO BRASIL - AELBRA Credenciado pela Portaria Ministerial nº 1.198, de 13/06/2001 DOU de 15/06/2001 Recredenciado pela Portaria Ministerial n 1.381, de 23/11/2012 DOU de

Leia mais

Noções Básicas de Propriedade Intelectual

Noções Básicas de Propriedade Intelectual Noções Básicas de Propriedade Intelectual São Cristóvão SE 2017 O que é Propriedade Intelectual? O que é Propriedade Intelectual? É o conjunto de direitos que incidem sobre a criação do intelecto humano.

Leia mais

CONSIDERANDO a recomendação da CAPES para o Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UEL;

CONSIDERANDO a recomendação da CAPES para o Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UEL; DELIBERAÇÃO Câmara de Pós-Graduação Nº 005/2009 Reestrutura o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, em nível de Mestrado e Doutorado. CONSIDERANDO a recomendação da CAPES para o Curso de Doutorado

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Evolução de Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução

Leia mais

Inovação Banco do Nordeste FNE

Inovação Banco do Nordeste FNE Inovação Banco do Nordeste FNE O Banco do Nordeste tem um amplo conceito, pois considera todos os investimentos em informática amparados pela linha Inovação. Constate na relação abaixo os itens financiáveis.

Leia mais

inovação & nas empresas 2020 competitividade

inovação & nas empresas 2020 competitividade inovação & nas empresas 2020 competitividade Facing the Innovation Challenge Mecanismos de apoio à I&I para a promoção de conhecimento Portugal 2020 Lisboa 02-03-2016 1 Domínio da competitividade e internacionalização

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE PROTEÇÃO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL

INSTRUÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE PROTEÇÃO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL INSTRUÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE PROTEÇÃO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL 1 REQUISITOS 1.1 Gerais 1.1.1 Objeto do pedido: resultado de atividade acadêmica realizada nas dependências da FURG ou com a utilização

Leia mais

Padrão Acadêmico Discente do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação 2006 Versão 2

Padrão Acadêmico Discente do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação 2006 Versão 2 COPPE/UFRJ Padrão Acadêmico Discente do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação 2006 Versão 2 Prof. Luis Alfredo Vidal de Carvalho Subcoordenador Acadêmico OBS.: As normas que não constam nesse

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2012)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2012) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2012) ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I 1992 C/H 102 Aspectos histórico/evolutivos; Administração da produção e seus aspectos gerenciais

Leia mais

Disciplinas oferecidas

Disciplinas oferecidas Disciplinas oferecidas Para o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, o estudante deverá cursar 30 (trinta) créditos, dos quais 12 créditos em componentes curriculares obrigatórios, 08

Leia mais

Instrução Normativa 001/2014 PROPPG/PROGRAD

Instrução Normativa 001/2014 PROPPG/PROGRAD Instrução Normativa 001/2014 OPPG/OGRAD Estabelece os procedimentos para a realização e acompanhamento de estágios de docência para Discentes de Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu e Pós- Doutoramento

Leia mais

SISTEMAS DE INCENTIVOS PORTUGAL 2020

SISTEMAS DE INCENTIVOS PORTUGAL 2020 SISTEMAS DE INCENTIVOS PORTUGAL 2020 Qualificação PME Esta candidatura consiste num plano de apoio financeiro a projetos que visam ações de qualificação de PME em domínios imateriais com o objetivo de

Leia mais

Pontuação máxima considerada para produção e ampliação do conhecimento

Pontuação máxima considerada para produção e ampliação do conhecimento TABELA I: PARÂMETROS DE PONTUAÇÕES PARA INGRESSO OU PROGRESSÃO NO QCD I. PELA PRODUÇÃO CIENTÍFICA, BIBLIOGRÁFICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA DO DOCENTE A) PRODUÇÃO E AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO Bolsa de produtividade

Leia mais

Abordagens para Inovação. Caps4

Abordagens para Inovação. Caps4 Abordagens para Inovação Caps4 Modelo do Processo de Inovação Recohecimento da Necessidade Estado corrente de necessidades e aspirações da Sociedade Adoção Utilidade Idéias Pesquisa Engenharia Produção

Leia mais

10 semestres. Ministério da Educação Universidade Federal da Integração Latino-Americana Pró-Reitoria de Graduação

10 semestres. Ministério da Educação Universidade Federal da Integração Latino-Americana Pró-Reitoria de Graduação Ministério da Educação Universidade Federal da Integração Latino-Americana Pró-Reitoria de Graduação MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE QUÍMICA CARGA HORÁRIA (HORA-AULA) COMPONENTES CURRICULARES PRÉ-REQUISITOS

Leia mais

! UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais. Planilha de Horas Complementares

! UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais. Planilha de Horas Complementares UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais Planilha de Horas Complementares ATIVIDADES EQUIVALÊNCIA EM HORAS I PRODUÇÃO INTELECTUAL I - 1 Produção

Leia mais

Quadro 1: EQUIVALÊNCIA ENTRE CONCEITOS E NOTAS. 1 Insuficiente. 2 Regular. 3 Bom. 4 Muito Bom. 5 Excelente

Quadro 1: EQUIVALÊNCIA ENTRE CONCEITOS E NOTAS. 1 Insuficiente. 2 Regular. 3 Bom. 4 Muito Bom. 5 Excelente 1 A Comissão de Avaliação Setorial da área de Medicina deverá transformar os CONCEITOS (insuficiente, regular, bom, muito bom, excelente) em NOTAS, de acordo com o quadro abaixo, para cada uma das cinco

Leia mais

RESOLUÇÃO UNIV N o 27 DE 20 DE JUNHO DE 2008.

RESOLUÇÃO UNIV N o 27 DE 20 DE JUNHO DE 2008. RESOLUÇÃO UNIV N o 27 DE 20 DE JUNHO DE 2008. Aprova o Regulamento da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, no uso de suas atribuições

Leia mais

Inovações de Tecnologias nas Organizações. Manual de Oslo. Prof. Fabio Uchôas de Lima. MBA Gestão Empresarial

Inovações de Tecnologias nas Organizações. Manual de Oslo. Prof. Fabio Uchôas de Lima. MBA Gestão Empresarial Inovações de Tecnologias nas Organizações Manual de Oslo Prof. Fabio Uchôas de Lima MBA Gestão Empresarial Fatores indutores da inovação Technology push: empurrão da tecnologia derivado de: Atividades

Leia mais