Atividades do Deconcic

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Atividades do Deconcic"

Transcrição

1 Principais atividades 2015 Atividades do Deconcic Período: 18 de janeiro a 12 de fevereiro de 2016

2 Principais Relatório de atividades Atividades de janeiro Reunião Plenária da Diretoria do DECONCIC O Departamento da Indústria da Construção Deconcic reuniu-se em sua primeira reunião plenária do ano para apresentar o planejamento de ações para Foram destaques também o balanço de 2015 e as baixas perspectivas para o próximo ano.

3 20 de janeiro Reunião sobre atualização de Estudo da Cadeia Produtiva do Asfalto: Diagnóstico de problemas e proposições de aprimoramento, em conjunto com o Departamento de Infraestrutura - Deinfra Os Departamentos da Indústria da Construção Deconcic e de Infraestrutura - Deinfra reuniram-se com representantes da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias ABCR e do Departamento de Estradas de Rodagem DER para tratar da atualização de estudo lançado em de janeiro Seminário Como o BIM contribui para o crescimento de empresas no Brasil? A Escola SENAI de Informática promoveu seminário sobre o potencial de crescimento para as empresas do setor da construção ao adotarem a metodologia BIM em seus empreendimentos. O Departamento foi representado por colaborador.

4 21 de janeiro 13º edição do Boletim da Construção A 13 edição do Boletim da Construção destacou a realização de reunião Plenária do Deconcic; o adiamento, para 2018, de pesquisa de substituição tributária; queda de produção e comércio de materiais e financiamento imobiliário; análise de outorga onerosa do plano diretor do município de São Paulo; indicadores e agenda de eventos do setor. 22 de janeiro Encontro de participantes do Grupo de Trabalho sobre Segurança em Edificações O coordenador do Grupo de Trabalho sobre Segurança em Edificações, e Diretor do Deconcic, Valdemir Romero, recebeu a nova indicação de participante do Sindicato das empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais do Estado de São Paulo - SECOVI-SP, para integrar os membros do Grupo. Na ocasião, foram apresentados os objetivos e as ações do GT. Participou do encontro também representante do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Grandes Estruturas no Estado de São Paulo - SINDUSCON-SP.

5 22 de janeiro Reunião com SENAI-SP sobre Mestrado Profissional com foco em BIM O SENAI-SP tem realizado contato com a École de Ponts, na França, uma das mais tradicionais escolas de engenharia civil do mundo, com a colaboração do Consulado da França, com o objetivo de estabelecer parcerias nas áreas de inovação em tecnologias de construção e oferta de mestrado profissional conjunto, com foco em BIM. Nesse sentido o Deconcic colaborará no desenvolvimento da grade curricular do curso, divulgação às entidades congregadas pelo Departamento e realização de Seminário Internacional sobre BIM, previsto para o dia 10 de março. 27 de janeiro Participação na reunião do Grupo de Trabalho sobre Produção e Consumo Sustentáveis, da CNI O Deconcic apresentou contribuições à Estratégia de implementação do 2º Ciclo do Plano de Produção e Consumo Sustentáveis do Ministério do Meio Ambiente, em especial ao eixo temático sobre Construção Sustentável, e participou da reunião do Grupo de Trabalho para debater todas as contribuições e alinhar os objetivos e plano de trabalho da Rede Produção e Consumo Sustentáveis.

6 27 de janeiro Representação na reunião do CODE O Deconcic participou da reunião Plenária do Comitê da Cadeia Produtiva do Desporto CODE. O encontro teve como pauta o projeto Vila do Esporte, do Ministério da Cultura e Esporte; reunião ocorrida em Brasília com o Sr. Ivan Alves Soares, Chefe de Gabinete do Ministro do Esporte e Reunião no Ministério das Cidades com o Ministro, Sr. Gilberto Kassab; além dos Grupos de Trabalho. O Departamento foi representado por seu Diretor, Soriedem Rodrigues. 28 de janeiro Representação reunião de trabalho sobre Agenda Bilateral Brasil - Argentina Com o objetivo de consolidar a pauta de interesses da indústria brasileira com a Argentina, o Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior Derex da Fiesp promoveu encontro para reunir contribuições e sugestões quanto a oportunidades de negócios e entraves ao comércio bilateral, que serão tratados em missão empresarial prevista para O Deconcic foi representado pelo Conselheiro do Consic Conselho Superior da Indústria da Construção, Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção ABRAMAT e coordenador do Grupo de Trabalho sobre Construção Industrializada do Deconcic, Walter Cover.

7 28 de janeiro Representação na reunião do Conselho Superior de Relações do Trabalho CORT da FIESP O Deconcic participou da reunião do Conselho Superior de Relações do Trabalho CORT da FIESP. O encontro teve como objetivo discutir o tema Soluções em Relações de Trabalho em Tempos de Crise: o caso da Itália, com a participação do professor italiano Sr. Paolo Rebaudengo. O Departamento foi representado pelo Sr. Delano Pedrosa Runha. 01 de fevereiro Reunião com Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção ANAMACO sobre ação para o setor O Deconcic reuniu-se com o Presidente da Anamaco, Claudio Conz, para discutir a realização de campanha de motivação setorial à reforma, e estímulo ao consumo de materiais de construção por meio de linha de crédito.

8 01 de fevereiro Reunião sobre atualização de Estudo da Cadeia Produtiva do Asfalto: Diagnóstico de problemas e proposições de aprimoramento, em conjunto com o Departamento de Infraestrutura - Deinfra Os Departamentos da Indústria da Construção Deconcic e de Infraestrutura - Deinfra reuniram-se com representantes da Associação Paulista das Empresas Produtoras de Agregados para Construção APEPAC, do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo SINICESP, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes DNIT, e da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção ABRAMAT para tratar do tema e reunir contribuições para a nova edição do estudo. 01 de fevereiro Entrevista ao Jornal Valor Econômico O Departamento da Indústria da Construção Deconcic concedeu entrevista ao Jornal Valor Econômico, sobre o levantamento do déficit habitacional nacional de 2010 a 2014 feito pelo Departamento. A matéria também abordou a perspectiva para o fechamento do número em 2015.

9 02 de fevereiro Participação na Reunião de Substituição Tributária promovida pelo Dejur O Departamento Jurídico Dejur da Fiesp promoveu encontro sobre substituição tributária, no qual o Deconcic fez exposição sobre as recentes conquistas positivas do setor, como a ampliação do prazo de pesquisa de MVA Margem de Valor Agregado, e os agrupamentos dos produtos não pesquisados. 03 de fevereiro Reunião com CDHU e Caixa para tratar do concurso Acelera Habitacional Com o objetivo de realizar um concurso que premie o melhor projeto para edificação de interesse social, e cujo prêmio será a execução do projeto, o Deconcic reuniu-se com representantes da Caixa e da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano CDHU, para propor protocolo de intenções entre as partes, responsáveis pelo terreno e financiamento da obra. Também participaram do encontro representantes do Comitê Acelera Fiesp CAF e da Gerência Jurídica Corporativa da Fiesp.

10 03 de fevereiro 14º Boletim da Construção A 14ª edição do Boletim da Construção levou à toda a Cadeia Produtiva da Construção informações sobre as perspectivas do setor para 2016, o nível de atividade e empregos do setor em dezembro, e ressaltou a veiculação de oportunidades de negócios nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio O Boletim também trouxe indicadores do setor. 04 de fevereiro Reunião do Grupo de Trabalho sobre Construção Industrializada, do Programa Compete Brasil Retomando a agenda de trabalho para 2016, o Deconcic promoveu reunião do Grupo de Trabalho sobre Construção Industrializada. O GT ressaltou a importância da participação do setor de projetos e reiterou como principal entrave a falta de isonomia tributária com a construção tradicional. Também foi deliberado a criação de três subgrupos voltados para discutir e propor ações nas áreas de projetos e compatibilização, mecanismos de incentivo a adoção de industrializados em habitações de interesse social, e isonomia tributária.

11 Principais atividades de fevereiro de 2016

Atividades do Deconcic

Atividades do Deconcic Principais atividades 2015 Atividades do Deconcic Período: 11 de julho a 05 de agosto de 2016 11 de julho Reunião Plenária da Diretoria do DECONCIC Na reunião plenária, o Diretor do DECOMTEC, José Ricardo

Leia mais

Atividades do Deconcic

Atividades do Deconcic Principais atividades 2015 Atividades do Deconcic Período: 14 de março a 06 de maio de 2016 14 de março Reunião Plenária DECONCIC Foram apresentados o andamento das ações do departamento e seus grupos

Leia mais

Atividades do Deconcic

Atividades do Deconcic Principais atividades 2015 Atividades do Deconcic Período: 15 de fevereiro a 11 de março de 2016 15 de fevereiro Reunião Plenária O Departamento da Indústria da Construção Deconcic apresentou o andamento

Leia mais

Relatório de Atividades

Relatório de Atividades Principais atividades 2015 Relatório de Atividades 08 de agosto a 09 de setembro de 2016 REUNIÕES 08 de agosto Reunião Plenária Deconcic A Diretoria discutiu os projetos e ações do departamento, como:

Leia mais

Relatório de atividades

Relatório de atividades Principais atividades 2015 Relatório de atividades 12 de junho a 11 de Agosto de 2017 12 de junho Reunião Plenária da Diretoria do Deconcic O departamento debateu pauta prioritária para retomada do setor

Leia mais

Atividades do Deconcic

Atividades do Deconcic Principais atividades 2015 Atividades do Deconcic Período: 09 de maio a 10 de junho de 2016 09 de maio Reunião Plenária da Diretoria do DECONCIC Na reunião foram abordados os encontros com as Secretarias

Leia mais

Relatório de atividades

Relatório de atividades Principais atividades 2015 Relatório de atividades 08 de maio a 09 de junho de 2017 09 de maio Parcerias Público-Privadas na Construção Civil Sinduscon/SP No seminário foi proposto aperfeiçoamento para

Leia mais

Relatório de Atividades

Relatório de Atividades Principais atividades 2015 Relatório de Atividades 13 de março a 07 de abril de 2017 REUNIÕES 13 de março Reunião Plenária DECONCIC A reunião plenária contou com a participação do secretário de Articulação

Leia mais

AÇÕES PARA O SETOR: GESTÃO

AÇÕES PARA O SETOR: GESTÃO Marcos Legais / Políticas Públicas AÇÕES PARA O SETOR: GESTÃO Acompanhamento das discussões acerca da Lei de concentração dos atos da matrícula do imóvel na CDU Agenda Legislativa CNI 2016 Acompanhamento

Leia mais

Relatório de Atividades

Relatório de Atividades Principais atividades 2015 Relatório de Atividades 12 de setembro a 07 de outubro de 2016 REUNIÕES 12 de setembro Reunião Plenária do DECONCIC Foram debatidos os critérios previstos no PLS nº 559/2013,

Leia mais

ATIVIDADES DO DECONCIC 10 DE SETEMBRO A 05 DE OUTUBRO

ATIVIDADES DO DECONCIC 10 DE SETEMBRO A 05 DE OUTUBRO ATIVIDADES DO DECONCIC 10 DE SETEMBRO A 05 DE OUTUBRO 08/10/2018 10 de setembro Reunião de alinhamento a respeito da elaboração de protocolo de intenções para disseminação do Programa Avançar Cidades Mobilidade

Leia mais

Atividades do Deconcic

Atividades do Deconcic Principais atividades 2015 Atividades do Deconcic Período: 13 de junho a 08 de julho de 2016 13 de junho Reunião Plenária da Diretoria do DECONCIC Na reunião foram abordados os encontros com autoridades

Leia mais

Relatório de atividades

Relatório de atividades Principais atividades 2015 Relatório de atividades 11 de setembro a 10 de novembro de 2017 11 de setembro Reunião Plenária Deconcic Foi destacada a importância do diálogo mantido com o governo paulista

Leia mais

Relatório de atividades 13 de julho a 09 de agosto de 2015

Relatório de atividades 13 de julho a 09 de agosto de 2015 13 de julho a 09 de agosto de 2015 13 de julho Reunião Plenária do Deconcic A reunião contou com a participação do Secretário Nacional de Transportes e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Dario

Leia mais

Relatório de atividades Período de 08 de junho a 12 de julho de 2015

Relatório de atividades Período de 08 de junho a 12 de julho de 2015 Relatório de atividades Período de 08 de junho a 12 de julho de 2015 08 de junho Reunião Plenária da Diretoria do Departamento da Indústria da Construção - Deconcic Dentre os assuntos abordados, foram

Leia mais

ATIVIDADES DO DECONCIC 16 DE JULHO A 06 DE SETEMBRO DE 2018

ATIVIDADES DO DECONCIC 16 DE JULHO A 06 DE SETEMBRO DE 2018 ATIVIDADES DO DECONCIC 16 DE JULHO A 06 DE SETEMBRO DE 2018 10/09/2018 30 de julho Reunião conjunta do Consic e Deconcic, com a presença do presidente da Fiesp em exercício, José Ricardo Roriz Coelho,

Leia mais

DECONCIC CADEIA PRODUTIVA DA CONSTRUÇÃO E. Carlos Eduardo Pedrosa Auricchio AÇÕES DO DEPARTAMENTO

DECONCIC CADEIA PRODUTIVA DA CONSTRUÇÃO E. Carlos Eduardo Pedrosa Auricchio AÇÕES DO DEPARTAMENTO DECONCIC CADEIA PRODUTIVA DA CONSTRUÇÃO E AÇÕES DO DEPARTAMENTO Carlos Eduardo Pedrosa Auricchio Diretor Titular Deconcic/Fiesp 11 de dezembro de 2017 Cadeia produtiva da construção Mineração e extração

Leia mais

Relatório de Atividades

Relatório de Atividades Principais atividades 2015 Relatório de Atividades 10 de outubro a 12 de dezembro de 2016 EVENTOS 05 de dezembro 12º ConstruBusiness Congresso Brasileiro da Construção Lançado no congresso, o estudo técnico

Leia mais

Relatório de atividades 10 de agosto a 13 de setembro de 2015

Relatório de atividades 10 de agosto a 13 de setembro de 2015 10 de agosto a 13 de setembro de 2015 10 de agosto Reunião Plenária do Deconcic Na reunião foram abordados os assuntos: Substituição Tributária; Acompanhamento de obras: Critérios para escolha das obras;

Leia mais

Atividades do DECONCIC Período de 08 de janeiro a 12 de abril de 2015

Atividades do DECONCIC Período de 08 de janeiro a 12 de abril de 2015 Atividades do DECONCIC Período de 08 de janeiro a 12 de abril de 2015 08 de janeiro Cerimônia de transmissão do cargo de Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo A solenidade realizada

Leia mais

Atividades do Deconcic 29/outubro a 02/dezembro 2013

Atividades do Deconcic 29/outubro a 02/dezembro 2013 Atividades do Deconcic 29/outubro a 02/dezembro 2013 30 de outubro Representação do Deconcic no Congresso Afeal 30 Congresso Internacional de Soluções Arquitetônicas e Construtivas em Esquadrias de Alumínio.

Leia mais

Atividades do DECONCIC Período de 13 de abril a 07 de junho de 2015

Atividades do DECONCIC Período de 13 de abril a 07 de junho de 2015 Atividades do DECONCIC Período de 13 de abril a 07 de junho de 2015 13 de abril Reunião Plenária do Deconcic A reunião do departamento teve como pauta principal o planejamento das ações relativas ao 11º

Leia mais

Panorama geral do projeto

Panorama geral do projeto Panorama geral do projeto Reunião Consic Manuel Carlos de Lima Rossitto Diretor Titular Adjunto do Deconcic São Paulo, outubro de 2013 Agenda Cenário atual e Objetivos do projeto Estratégias de atuação

Leia mais

Projetos do Deconcic. Reunião do Consic 14 de agosto de 2015

Projetos do Deconcic. Reunião do Consic 14 de agosto de 2015 Projetos do Deconcic Reunião do Consic 14 de agosto de 215 Agenda Programa Compete Brasil da Fiesp Responsabilidade com o Investimento Observatório da Construção: novo layout Acompanhamento de Obras Acordo

Leia mais

Relatório de atividades 14 de setembro a 16 de outubro de 2015

Relatório de atividades 14 de setembro a 16 de outubro de 2015 14 de setembro a 16 de outubro de 2015 14 de setembro Reunião Plenária do Deconcic Na reunião foram abordados os assuntos: Planejamento ConstruBusiness São Paulo e os Indicadores Econômicos da Construção

Leia mais

Gestão DEPAR

Gestão DEPAR Gestão 2004 2007 DEPAR ATUAÇÃO TEMÁTICA ATUAÇÃO SETORIAL DESENVOLVIMENTO DO SETOR PRODUTIVO PAULISTA ATUAÇÃO REGIONAL ATUAÇÃO SETORIAL SINDICATOS LEGAL E INSTITUCIONAL ATUAÇÃO TEMÁTICA ASSOCIAÇÕES CONSELHOS

Leia mais

Relatório de atividades

Relatório de atividades Principais atividades 2015 Relatório de atividades 14 de agosto a 06 de setembro de 2017 14 de agosto Reunião Plenária do Deconcic O Deconcic realizou sua Reunião Plenária de Diretoria, onde discutiu alternativas

Leia mais

Principais atividades do Deconcic em 2015

Principais atividades do Deconcic em 2015 Principais atividades do Deconcic em 2015 18 de janeiro de 2016 Participações em reuniões de trabalho; Representações institucionais em eventos do setor; Encontros específicos para tratar do Sistema Integrado

Leia mais

Fiesp e Centrais Sindicais apresentam ao Governo Federal propostas para retomada do crescimento

Fiesp e Centrais Sindicais apresentam ao Governo Federal propostas para retomada do crescimento Edição 052-14 de setembro de 2017 Fiesp e Centrais Sindicais apresentam ao Governo Federal propostas para retomada do crescimento O setor da construção, pela sua importância e potencial de geração de emprego

Leia mais

Deconcic promove debate sobre alternativas de funding para a cadeia produtiva da construção

Deconcic promove debate sobre alternativas de funding para a cadeia produtiva da construção Edição 051-17 de agosto de 2017 Deconcic promove debate sobre alternativas de funding para a cadeia produtiva da construção O Departamento da Indústria da Construção Deconcic da Fiesp, realizou, na última

Leia mais

Deconcic debate perspectivas para construção em 2017

Deconcic debate perspectivas para construção em 2017 Página 1 de 5 Edição 038-31 de janeiro de 2017. Foto: Helcio Nagamine/Fiesp Deconcic debate perspectivas para construção em 2017 Durante a primeira reunião plenária do ano do Deconcic foi apresentado o

Leia mais

Programa Compete Brasil

Programa Compete Brasil Programa Compete Brasil Situação atual dos projetos Agosto de 2013 1. Funding: Covered Bonds Parceria com ABECIP Inclusão de Letra Financeira Imobiliária LFI na Lei nº 12.249/10 ( Letra Financeira : títulos

Leia mais

Consic debate competitividade e panorama na Itália, após operação mão limpa

Consic debate competitividade e panorama na Itália, após operação mão limpa Para garantir o recebimento, adicione deconcic@fiesp.ind.br como um remetente confiável. Problemas para visualizar a mensagem? Acesse este link. Edição 047-22 de junho de 2017. Foto: Helcio Nagamine/Fiesp

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA AsBEA Fundada em 1973, a AsBEA Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura é uma entidade independente, que congrega empresas de arquitetura

Leia mais

Resumo Ações sobre a aplicação da Substituição Tributária

Resumo Ações sobre a aplicação da Substituição Tributária 18 de fevereiro Reunião promovida pela Presidência e Departamento Jurídico, com a presença dos representantes / técnicos da SEFAZ-SP (Guilherme Rodrigues Silva) para tratativas da aplicação da Substituição

Leia mais

Título: ZFM tem maior queda industrial, diz IBGE CLIPPING DE NOTÍCIAS. Veículo: Acrítica Data: Enfoque: Positivo ( ) Negativo ( ) Neutro (X)

Título: ZFM tem maior queda industrial, diz IBGE CLIPPING DE NOTÍCIAS. Veículo: Acrítica Data: Enfoque: Positivo ( ) Negativo ( ) Neutro (X) Título: ZFM tem maior queda industrial, diz IBGE CLIPPING DE NOTÍCIAS Veículo: Acrítica Data: 10.11.18 Enfoque: Caderno: Ultímas Página: A7 Positivo ( ) Negativo ( ) Neutro (X) CLIPPING DE NOTÍCIAS Título:

Leia mais

Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais FIEMG

Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais FIEMG Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais FIEMG Vídeo: A Força de quem FAZ O SISTEMA FIEMG A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais representa as indústrias do Estado e atua na defesa

Leia mais

Missão: A Construção do Crescimento Sustentável

Missão: A Construção do Crescimento Sustentável Missão: A Construção do Crescimento Sustentável Fortalecer a indústria da Construção e promover o crescimento do "Desenvolvimento Sustentado" do Brasil. O DECONCIC desenvolve uma série de projetos para

Leia mais

BRASIL VIVE UM CÍRCULO VIRTUOSO

BRASIL VIVE UM CÍRCULO VIRTUOSO Seminário 10º ConstruBusiness Competitividade Sustentável Esther Dweck Chefe da Assessoria Econômica Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão BRASIL VIVE UM CÍRCULO VIRTUOSO Quatro movimentos estruturais

Leia mais

Plano Metropolitano de Habitação. Plano Metropolitano de Habitação de Interesse Social da Região Metropolitana de Campinas

Plano Metropolitano de Habitação. Plano Metropolitano de Habitação de Interesse Social da Região Metropolitana de Campinas Plano Metropolitano de Habitação de Interesse Social da Região Metropolitana de Campinas Apresentado pelo representante do Ministério das Cidades Histórico Aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento

Leia mais

ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DE IMPLEMENTAÇÃO DOS ODS

ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DE IMPLEMENTAÇÃO DOS ODS ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DE IMPLEMENTAÇÃO DOS ODS Seminário FIESP: Agenda 2030 e o Setor Produtivo Gustavo Fontenele Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços - MDIC São Paulo, 22 de Novembro

Leia mais

Cai 28% número de financiamentos imobiliários

Cai 28% número de financiamentos imobiliários Página 1 de 7 Problemas para visualizar a mensagem? Acesse este link. Edição 031-29 de setembro de 2016. Cai 28% número de financiamentos imobiliários Houve queda de 28,3% no número de financiamentos imobiliários

Leia mais

Políticas para estimular a oferta de habitações CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

Políticas para estimular a oferta de habitações CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO Políticas para estimular a oferta de habitações CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO Luis Fernando M. Mendes Economista da CBIC Cancun - México 12/07/2011 Representante nacional e internacional

Leia mais

Impulsionando o Aço na Construção Civil. Alexandre Comin Diretor do Departamento de Competitividade Industrial SDP/MDIC Abcem, São Paulo, 4/9/2014

Impulsionando o Aço na Construção Civil. Alexandre Comin Diretor do Departamento de Competitividade Industrial SDP/MDIC Abcem, São Paulo, 4/9/2014 Impulsionando o Aço na Construção Civil Alexandre Comin Diretor do Departamento de Competitividade Industrial SDP/MDIC Abcem, São Paulo, 4/9/2014 260 PIB total, da Indústria de Transformação e da Construção

Leia mais

Termômetro: imóveis novos indicam para a retomada da economia

Termômetro: imóveis novos indicam para a retomada da economia FLORIANÓPOLIS, 16 a 22 de março de 2018 Ano 10 Nº 480 Termômetro: imóveis novos indicam para a retomada da economia Em ritmo de retomada e após alguns anos de queda, o número de lançamentos de imóveis

Leia mais

Inovar e crescer, construindo um país melhor Florianópolis, 16 a 18 de maio de 2018

Inovar e crescer, construindo um país melhor Florianópolis, 16 a 18 de maio de 2018 Estratégia Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços Promover um ambiente adequado ao investimento em BIM e sua difusão no País Resultados esperados Assegurar ganhos de produtividade ao setor

Leia mais

Ciclo da Inovação. Autores: Celianne Santos, Elza Abreu, Juciane Motta, Juliana Lozer. Unidade a que pertence: M-DGP

Ciclo da Inovação. Autores: Celianne Santos, Elza Abreu, Juciane Motta, Juliana Lozer. Unidade a que pertence: M-DGP Ciclo da Inovação Autores: Celianne Santos, Elza Abreu, Juciane Motta, Juliana Lozer. Unidade a que pertence: M-DGP Chefia imediata: Juciane Silva da Motta A OPORTUNIDADE Qual foi a oportunidade de melhoria

Leia mais

PLANO DE TRABALHO 2011

PLANO DE TRABALHO 2011 Unidade Temática do Turismo Apresentada pela cidade Porto Alegre 1) Introdução PLANO DE TRABALHO 2011 Fortalecer o turismo internacional é um trabalho prioritário que deve ser cada vez mais consolidado

Leia mais

Departamento de. Relações Internacionais e Comércio Exterior DEREX

Departamento de. Relações Internacionais e Comércio Exterior DEREX Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior DEREX O DEREX Representa Formula políticas Assessora Provê SERVIÇOS À INDÚSTRIA O DEREX Monitora e elabora diagnósticos sobre as tendências do

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INCORPORADORAS IMOBILIÁRIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INCORPORADORAS IMOBILIÁRIAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INCORPORADORAS IMOBILIÁRIAS 1 MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DESAFIOS E SOLUÇÕES PARA O FUTURO O setor de incorporação imobiliária, representado pela ABRAINC (Associação Brasileira de

Leia mais

Assuntos Legislativos - REGIMENTO -

Assuntos Legislativos - REGIMENTO - Assuntos Legislativos Elaboração da Agenda Legislativa da Indústria 2019 - REGIMENTO - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DA AGENDA Art. 1º A Agenda Legislativa da Indústria, elaborada anualmente, identifica as

Leia mais

CENTRO DE REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO DE MINAS GERAIS CRI MINAS

CENTRO DE REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO DE MINAS GERAIS CRI MINAS CENTRO DE REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO DE MINAS GERAIS CRI MINAS 22/03/2012 - Lançamento do ciclo de 2012 e definição dos quatro temas a serem tratados durante o ano. O Centro de Referência em Inovação de Minas

Leia mais

GUIA DO REPRESENTANTE DA FIEB

GUIA DO REPRESENTANTE DA FIEB GUIA DO REPRESENTANTE DA FIEB A FIEB participa atualmente de mais de 120 representações externas, constituídas em grupos de trabalho, comitês e conselhos, cuja atuação é direcionada à discussão de temas

Leia mais

Atualização do Processo BIM na Construção Brasileira Mario William Esper

Atualização do Processo BIM na Construção Brasileira Mario William Esper Atualização do Processo BIM na Construção Brasileira Mario William Esper Inserido na Política de Desenvolvimento Produtivo - 2009 O que é BIM? O BIM não é um programa, tão pouco uma tecnologia, mas sim

Leia mais

PLANO NACIONAL DE TURISMO 2011/2014 DOCUMENTO REFERENCIAL

PLANO NACIONAL DE TURISMO 2011/2014 DOCUMENTO REFERENCIAL PLANO NACIONAL DE TURISMO 2011/2014 DOCUMENTO REFERENCIAL Reunião de Instalação do Comitê Gestor Dezembro / 2009 OBJETIVO GERAL Consolidar um documento referencial sobre o Turismo no Brasil, para subsidiar

Leia mais

Nº 07/16 EVENTOS E PALESTRAS:

Nº 07/16 EVENTOS E PALESTRAS: Nº 07/16 EVENTOS E PALESTRAS: A ABEMI deu prosseguimento em outubro ao seu cronograma de eventos e palestras com o objetivo de contribuir com os associados no enfrentamento dos desafios presentes e futuros.

Leia mais

PLANO SETORIAL DE TEATRO. DOCUMENTO BASE: Secretaria de Políticas Culturais - SPC Fundação Nacional de Artes FUNARTE Câmaras Setoriais de Teatro

PLANO SETORIAL DE TEATRO. DOCUMENTO BASE: Secretaria de Políticas Culturais - SPC Fundação Nacional de Artes FUNARTE Câmaras Setoriais de Teatro PLANO SETORIAL DE TEATRO DOCUMENTO BASE: Secretaria de Políticas Culturais - SPC Fundação Nacional de Artes FUNARTE Câmaras Setoriais de Teatro MARÇO DE 2009 EIXO 1 FORTALECER A AÇÃO DO ESTADO NO PLANEJAMENTO

Leia mais

ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL 5ª EDIÇÃO

ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL 5ª EDIÇÃO ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL 5ª EDIÇÃO INDICADORES DE MERCADO INDICADORES 3 A CONSTRUÇÃO CIVIL A crise do mercado imobiliário, um dos setores afetados pela crise econômica pela qual passa o país, deve ter

Leia mais

Portal da Associação Brasileira dos Distribuidores de Laboratórios Nacionais - ABRADILAN Região de Campinas recebe certificado das Nações Unidas

Portal da Associação Brasileira dos Distribuidores de Laboratórios Nacionais - ABRADILAN Região de Campinas recebe certificado das Nações Unidas Portal da Associação Brasileira dos Distribuidores de Laboratórios Nacionais - ABRADILAN Região de Campinas recebe certificado das Nações Unidas 28/06/2013 DCI Jornalista: Milton Paes O título é concedido

Leia mais

III Encontro de Gestão Pública na COPPE - III EgePub. 28 de novembro de 2014

III Encontro de Gestão Pública na COPPE - III EgePub. 28 de novembro de 2014 III Encontro de Gestão Pública na COPPE - III EgePub 28 de novembro de 2014 Implementação do Planejamento Estratégico no Inmetro Silvio Ghelman Chefe da Divisão de Gestão Corporativa Dgcor Instituto Nacional

Leia mais

Agenda. Contexto. O Nordeste Territorial. Fórum de Governança da Atividade Econômica. Formas de Financiamento

Agenda. Contexto. O Nordeste Territorial. Fórum de Governança da Atividade Econômica. Formas de Financiamento Agenda Contexto O Nordeste Territorial Fórum de Governança da Atividade Econômica Formas de Financiamento Área de atuação do BNB Nordeste: 1.554,4 mil Km 2 Semi-árido: 974,4 mil Km 2 (62,7% do território

Leia mais

O FUTURO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL RESULTADOS DE UMA PESQUISA DE PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA PARA A CADEIA PRODUTIVA DA CONSTRUÇÃO HABITACIONAL

O FUTURO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL RESULTADOS DE UMA PESQUISA DE PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA PARA A CADEIA PRODUTIVA DA CONSTRUÇÃO HABITACIONAL Seminário Internacional Sobre Prospecção em C,T&I Perspectivas de Integração Ibero-Americana 07 e 08 de julho de 00 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Tecnologia

Leia mais

COMISSÃO ESPECIAL DE MINERAÇÃO DA CNI

COMISSÃO ESPECIAL DE MINERAÇÃO DA CNI 5ª reunião ordinária da Comissão Especial de Mineração da CNI. Data: 03/9/2009 Atualização das ações da CNI: Área jurídica atualização sobre ações judiciais e apresentação de parecer da Superintendência

Leia mais

SISTEMA FIEP. Nosso I é de Indústria

SISTEMA FIEP. Nosso I é de Indústria SISTEMA FIEP Nosso I é de Indústria Vídeo de 1:35 SISTEMA INDÚSTRIA LIDERADO PELA CNI SISTEMA INDÚSTRIA 2 Colégio SESI Internacional + 4.000 Colaboradores + 90 Unidades 7 Institutos SENAI de Tecnologia

Leia mais

Oficina REGIÃO SUL Curitiba / PR 07/05/13. Local: Hotel Lizon Curitiba Av. Sete de Setembro, 2246 Centro

Oficina REGIÃO SUL Curitiba / PR 07/05/13. Local: Hotel Lizon Curitiba Av. Sete de Setembro, 2246 Centro Oficina REGIÃO SUL Curitiba / PR 07/05/13 Local: Hotel Lizon Curitiba Av. Sete de Setembro, 2246 Centro PARTICIPAÇÃO NA ABERTURA OFICIAL DO EVENTO O SEBRAE/PR foi representado pelas participações de João

Leia mais

REGIMENTO INTERNO. Art. 2º - A Rede de Gestores de Política Públicas de Economia Solidária se constitui para cumprir os seguintes objetivos:

REGIMENTO INTERNO. Art. 2º - A Rede de Gestores de Política Públicas de Economia Solidária se constitui para cumprir os seguintes objetivos: REGIMENTO INTERNO Preâmbulo Em reunião ocorrida em Brasília, nos dias 7 e 8 de agosto de 2003, foi criada a Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária, ocasião em que foi aprovada a Carta

Leia mais

COMERCIALIZAÇÃO NO ÂMBITO DA ECONOMIA SOLIDARIA

COMERCIALIZAÇÃO NO ÂMBITO DA ECONOMIA SOLIDARIA COMERCIALIZAÇÃO NO ÂMBITO DA ECONOMIA SOLIDARIA Secretaria Nacional de Economia Solidária Ministério do Trabalho e Emprego Seu tamanho no Brasil 21.859 EES 1,7 Milhão de Pessoas 2.934 municípios (52%)

Leia mais

LABORATÓRIO DE PESQUISA EM. SUSTENTÁVEL (Operacional)

LABORATÓRIO DE PESQUISA EM. SUSTENTÁVEL (Operacional) LABORATÓRIO DE PESQUISA EM COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL (Operacional) O projeto PGQP e PUCRS assinaram em 21 de novembro de 2011 um Protocolo de Intenções para criação de um grupo de trabalho com objetivo

Leia mais

Audiências do Governador

Audiências do Governador Relatório de Atividades Assessoria Especial para Assuntos Internacionais Exercício 216 1. Protocolo Em 216, foram organizadas24 audiências do Governador com autoridades estrangeiras. Seguem abaixo os gráfico

Leia mais

Encontro com Fornecedores Eletrobras O engajamento empresarial na disseminação dos Direitos da Criança e do Adolescente

Encontro com Fornecedores Eletrobras O engajamento empresarial na disseminação dos Direitos da Criança e do Adolescente Encontro com Fornecedores Eletrobras 2017 O engajamento empresarial na disseminação dos Direitos da Criança e do Adolescente Responsabilidade Compartilhada : É responsabilidade da família, da sociedade

Leia mais

Plano Brasil Maior 2011/2014. Inovar para competir. Competir para crescer.

Plano Brasil Maior 2011/2014. Inovar para competir. Competir para crescer. Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir. Competir para crescer. Foco e Prioridades Contexto Dimensões do Plano Brasil Maior Estrutura de Governança Principais Medidas Objetivos Estratégicos e

Leia mais

Teresópolis, 12 de junho de 2019.

Teresópolis, 12 de junho de 2019. Teresópolis, 12 de junho de 2019. Considerando o disposto no artigo 38 da Lei Federal nº 9.433, de 08 de janeiro de 1997, que determina que compete aos Comitês de Bacia Hidrográfica, no âmbito de sua área

Leia mais

Experiência: Autor dos livros:

Experiência: Autor dos livros: Apresentação pessoal Experiência: Em AutoCAD desde a versão 2.5 para DOS (± 27 anos) Em Revit desde a versão 6.0 (± 13 anos) Mais de 7.000 alunos treinados no Brasil e no exterior. Autor dos livros: AutoCAD

Leia mais

Edson Farias Mello. Departamento de Desenvolvimento sustentável na Mineração. Ministério das Minas e Energia

Edson Farias Mello. Departamento de Desenvolvimento sustentável na Mineração. Ministério das Minas e Energia Edson Farias Mello Departamento de Desenvolvimento sustentável na Mineração Ministério das Minas e Energia I. Histórico II. Objetivo estratégico III. Pressupostos IV. Diretrizes gerais V. Instrumentos

Leia mais

Sistema de Custos Referenciais de Obras SICRO

Sistema de Custos Referenciais de Obras SICRO DIREX Sistema de Custos Referenciais de Obras SICRO MSc. Eng.º Luiz Heleno Albuquerque Filho Analista em Infraestrutura de Transportes Coordenador-Geral de Custos de Infraestrutura Diretoria Executiva

Leia mais

Estratégia. Secretaria de Desenvolvimento e Competitividade Industrial Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços

Estratégia. Secretaria de Desenvolvimento e Competitividade Industrial Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços Estratégia Secretaria de Desenvolvimento e Competitividade Industrial Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços Estratégia BIM BR Promover um ambiente adequado ao investimento em BIM e sua

Leia mais

O Complexo Industrial da Saúde na Inovação. "Políticas Públicas e Desenvolvimento Industrial do Setor Saúde BRITCHAM

O Complexo Industrial da Saúde na Inovação. Políticas Públicas e Desenvolvimento Industrial do Setor Saúde BRITCHAM O Complexo Industrial da Saúde na Inovação "Políticas Públicas e Desenvolvimento Industrial do Setor Saúde BRITCHAM ABIMO Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos,

Leia mais

Sistema Nacional de Fomento

Sistema Nacional de Fomento Sistema Nacional de Fomento 31 associados: Sistema Nacional de Fomento Sistema Nacional de Fomento Regionalidade Nossa missão Contribuir para o desenvolvimento sustentável econômico, social e ambiental

Leia mais

JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA LIMA Vice Presidente da FIESP e do CONSIC Diretor Titular do DECONCIC

JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA LIMA Vice Presidente da FIESP e do CONSIC Diretor Titular do DECONCIC JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA LIMA Vice Presidente da FIESP e do CONSIC Diretor Titular do DECONCIC CONJUNTURA MACROECONÔMICA 1999 10 anos atrás 2010 Atualmente 2022 Necessidades Futuras precisam de ações presentes

Leia mais

Atividades internacionais e de comércio exterior desenvolvidas pelos Sindicatos filiados à FIESP

Atividades internacionais e de comércio exterior desenvolvidas pelos Sindicatos filiados à FIESP Atividades internacionais e de comércio exterior desenvolvidas pelos Sindicatos filiados à FIESP Maio/2011 Elaboração Área de Promoção Comercial e de Investimentos Departamento de Relações Internacionais

Leia mais

REVISÃO DO MARCO REGULATÓRIO DO COMPLEXO INDUSTRIAL DA SAÚDE

REVISÃO DO MARCO REGULATÓRIO DO COMPLEXO INDUSTRIAL DA SAÚDE PLANOS DE TRABALHO REVISÃO DO MARCO REGULATÓRIO DO COMPLEXO INDUSTRIAL DA SAÚDE 1. Grupo de Trabalho REVISÃO DO MARCO REGULATÓRIO DO COMPLEXO INDUSTRIAL DA SAÚDE 2. Coordenadores Coordenador Titular: Vinícius

Leia mais

DISPÕE SOBRE O CONSELHO MUNICIPAL AMBIENTAL - COMAM.

DISPÕE SOBRE O CONSELHO MUNICIPAL AMBIENTAL - COMAM. LEI Nº 1771 DE 27 DE JUNHO DE 2.013. DISPÕE SOBRE O CONSELHO MUNICIPAL AMBIENTAL - COMAM. ANTONIO CARLOS DE CAMARGO, Prefeito do Município de Cotia, no uso de suas atribuições legais, FAÇO SABER que a

Leia mais

Eventos O futuro no atendimento e relacionamento com o consumidor Nivelamento de Assuntos Estratégicos com os Conselhos de Consumidores

Eventos O futuro no atendimento e relacionamento com o consumidor Nivelamento de Assuntos Estratégicos com os Conselhos de Consumidores Eventos O futuro no atendimento e relacionamento com o consumidor O Vice-Presidente do Conselheiro e representante regional do Sudeste, Lourival Koji Kawasima participou do Seminário "O futuro no Atendimento

Leia mais

Departamento de. Relações Internacionais e Comércio Exterior DEREX

Departamento de. Relações Internacionais e Comércio Exterior DEREX Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior DEREX O DEREX Representa Formula políticas Assessora Provê SERVIÇOS À INDÚSTRIA O DEREX Monitora e elabora diagnósticos sobre as tendências do

Leia mais

Grupo de Estudos da AGEVAP sobre cobrança realiza sua 4ª reunião

Grupo de Estudos da AGEVAP sobre cobrança realiza sua 4ª reunião Boletim Informativo Digital Quinzenal. 16 a 31 de agosto de 2017 Grupo de Estudos da AGEVAP sobre cobrança realiza sua 4ª reunião No dia 16 de agosto foi realizada a 4ª Reunião do Grupo de Estudos da Associação

Leia mais

SISTEMA CONSTRUTIVO WOOD FRAME. Dayane Potulski Abimci

SISTEMA CONSTRUTIVO WOOD FRAME. Dayane Potulski Abimci SISTEMA CONSTRUTIVO WOOD FRAME Dayane Potulski Abimci ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE MADEIRA PROCESSADA MECANICAMENTE Entidade com mais de 40 anos; Representa o setor de madeira processada mecanicamente:

Leia mais

Uma grande oportunidade

Uma grande oportunidade OBJETIVOS Uma grande oportunidade Números da Indústria Esportiva Brasileira PIB Brasil X PIB Esporte Variação 2008-2012 Números da Indústria Esportiva Brasileira Esporte no PIB - 2010 Esporte no PIB 2016

Leia mais

Ações Reunião realizada nos dias 13 a 16 de outubro de 2014

Ações Reunião realizada nos dias 13 a 16 de outubro de 2014 R E L A Ç Õ E S I N T E R N A C I O N A I S Órgão Organização Internacional do Trabalho (OIT) Representação Eventual 18ª Reunião Regional Americana da OIT Representante Lidiane Duarte Nogueira Advogada

Leia mais

EVOLUÇÃO DA ECONOMIA INDUSTRIAL NO ESTADO NOVEMBRO DE 2009

EVOLUÇÃO DA ECONOMIA INDUSTRIAL NO ESTADO NOVEMBRO DE 2009 EVOLUÇÃO DA ECONOMIA INDUSTRIAL NO ESTADO 1999-2008 NOVEMBRO DE 2009 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NO ESTADO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NO ESTADO PIB EM VALORES CORRENTES MATO GROSSO 50.630 42.687 +309% 27.889

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DA I CONFERENCIA NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE

RELATÓRIO FINAL DA I CONFERENCIA NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE RELATÓRIO FINAL DA I CONFERENCIA NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE Realizada de 08 a 11 de agosto de 2012 MÁRIO DOS SANTOS BARBOSA Assessor Especial para Assuntos Internacionais Coordenador da I CNETD

Leia mais

CLIPPING DE NOTÍCIAS

CLIPPING DE NOTÍCIAS Título: BNDES empresta R$ 30 milhões para empresa de água de Manaus Veículo: Agência Brasil Data: 16.10.18 Enfoque: Caderno: Economia Página: On-line Link: http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2018-10/bndes-financia-concessionaria-de-agua-eesgoto-de-manaus

Leia mais

Comércio Exterior do Complexo Econômico-Industrial da Saúde

Comércio Exterior do Complexo Econômico-Industrial da Saúde Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria-Executiva Comércio Exterior do Complexo Econômico-Industrial da Saúde Ivan Ramalho Secretário-Executivo RIO DE JANEIRO, 19 DE MAIO

Leia mais

Linha 4 Metrô Rio de Janeiro Complexo Aeólico Riachão Ceará-Mirim (RN) Ponte Rio Negro Manaus. UHE Baixo Iguaçu Paraná

Linha 4 Metrô Rio de Janeiro Complexo Aeólico Riachão Ceará-Mirim (RN) Ponte Rio Negro Manaus. UHE Baixo Iguaçu Paraná Linha 4 Metrô Rio de Janeiro Complexo Aeólico Riachão Ceará-Mirim (RN) Ponte Rio Negro Manaus UHE Baixo Iguaçu Paraná QUEM SOMOS? O Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada - Infraestrutura

Leia mais

3- Apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos 5 grupos temáticos

3- Apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos 5 grupos temáticos Referência- 2ª reunião técnica da Aliança Láctea Sul Brasileira Data -8 de dezembro de 2014 Local Federação da Agricultura do Estado do Paraná-FAEP, Curitiba-PR Participaram da reunião os Secretários de

Leia mais

Copa do Mundo 2014: Oportunidades e uma síntese da preparação do país

Copa do Mundo 2014: Oportunidades e uma síntese da preparação do país Code-P0 Copa do Mundo 2014: Oportunidades e uma síntese da preparação do país Brasília, 28 de novembro de 2011 Code-P1 A Copa do Mundo 2014 será o maior evento já realizado no país Turistas nacionais =

Leia mais

11 e 12 de dezembro de 2013 Centro de Convenções Ulysses Guimarães - Brasília-DF

11 e 12 de dezembro de 2013 Centro de Convenções Ulysses Guimarães - Brasília-DF 11 e 12 de dezembro de 2013 Centro de Convenções Ulysses Guimarães - Brasília-DF Proposta de Patrocínio O EVENTO O Encontro Nacional da Indústria - ENAI é realizado anualmente pela Confederação Nacional

Leia mais

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE MINAS GERAIS. Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais. Minas Gerais

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE MINAS GERAIS. Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais. Minas Gerais INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE MINAS GERAIS Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais Minas Gerais MARÇO DE 2012 Histórico: ANOS 60: MINAS, 5ª POSIÇÃO NO PIB DO BRASIL Economia: Agropecuária

Leia mais

III Plano Nacional de Combate à Pirataria Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos Contra a Propriedade Intelectual - CNCP ( )

III Plano Nacional de Combate à Pirataria Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos Contra a Propriedade Intelectual - CNCP ( ) Seminário da Associação Brasileira de Licenciamento (ABRAL) III Plano Nacional de Combate à Pirataria Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos Contra a Propriedade Intelectual - CNCP (2013-2016)

Leia mais

Participação do PIB de Minas Gerais no total nacional (%)

Participação do PIB de Minas Gerais no total nacional (%) Indústria Mineira - Caracterização Indústria Mineira Caracterização Participação do PIB de Minas Gerais no total nacional (%) Não há nenhuma transformação estrutural relevante na economia mineira que a

Leia mais