UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE"

Transcrição

1 Núcleo Temático: NEPQS Núcleo de Engenharia de Produto, Qualidade e Sustentabilidade Código da Gestão Ambiental e Sustentabilidade Carga horária: 4 68 horas aula Teóricas: (2) Práticas: (2) ENEX00962 Conceituação da Sustentabilidade. Estudo das Relações produto-ambiente e processo-ambiente. Estudo e aplicação das Normas ISO Conceituação de Decaimento, Tratamento de Dejetos. Análise Econômica. Objetivos: Desenvolver no aluno a consciência sobre o meio ambiente, o desenvolvimento sustentável e apresentar-lhe a importância no âmbito empresarial e na sociedade. Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes e Valores Associar os novos padrões da empresa com o sistema de gestão ambiental e responsabilidade social, que adquiri análise crítica na identificação e aplicação dos conceitos de sustentabilidade nas corporações de acordo com os padrões em norma e as boas práticas de mercado. Adquirir conhecimento para a identificação do desenvolvimento sustentável nas empresas e comparar com a diferença no apoio das empresas na questão ambiental e na filantropia da causa verde. Elaborar e simular conceitos da gestão ambiental, de acordo com os 16 princípios conforme a Câmara de Comércio Internacional (CCI) que estabelece o denominado Business Charter for Sustainable Development. Aprender os conceitos do Sistema de Gestão Integrado que envolve as normas ISO 9001, ISO e OHSAS Conteúdo Programático: 1. Apresentação e Contexto histórico; 2. Desenvolvimento sustentável/ responsabilidade social e conscientização social; 3. Empresa como instituição sócio-política; 4. Meio ambiente sob enfoque econômico (correntes); 5. Aspectos práticos da gestão ambiental/ sistema de gestão integrado (SGI); 6. Ecoeficiência: Organização x Meio ambiente; 7. Marketing Verde ou Ecológico; 8. Noções de auditoria ambiental. Metodologia: Interessar-se pelos fundamentos teóricos para tomada de decisões frente às áreas de atuação no mercado de trabalho. Perceber e permitir a integração pelos fundamentos e teorias das outras disciplinas que estão integradas a esta. Aulas expositivas, estudo de casos de responsabilidade social, sustentabilidade focada na gestão ambiental e como impacta economicamente a empresa e a sociedade. Exemplos de empresas que mudaram a forma de gerenciar os aspectos relacionados aos controles de produção e no descarte de resíduos. Conceituação de decaimento, tratamento de dejetos e análise econômica.

2 Critério de Avaliação: Conforme o Regulamento Acadêmico, o processo de avaliação deverá ser constituído de: MI (média das avaliações intermediárias) PAF (avaliação final) MF (média final) Se MI 7,5 (sete e meio) e frequência 75%, o aluno é aprovado na disciplina com MF = MI Obs.: O aluno poderá efetuar uma Prova Substitutiva com o intuito de substituir a menor nota que compõe a Média das Avaliações Intermediárias. Se 2,0 MI < 7,5 e frequência 75%, há a obrigatoriedade da realização da PAF. Neste caso: MF = (MI + PAF) / 2 Sendo MF 6,0 (seis) e frequência 75%, o aluno é aprovado na disciplina. DIAS, R. Gestão Ambiental, reponsabilidade social e sustentabilidade. 2. ed. São Paulo: Atlas, DONAIRE, D. Gestão Ambiental na Empresa. 2. ed. São Paulo: Atlas, SAVITZ, A. R. A empresa sustentável. Rio de Janeiro: Elsevier, ALIGLERI, L.; ALIGLERI, L. A.; KRUGLIANSKAS, I. Gestão socioambiental: Responsabilidade e Sustentabilidade do negócio. São Paul: Atlas, BARBIERI, J. C. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. São Paulo: Saraiva, PINHEIRO, A. C. da F..B.; MONTEIRO, A. L. da F..B..P..A. Ciências do ambiente: ecologia, poluição e impacto ambiental. São Paulo: Makron Books PHILIPPI JR, A.; PELICIONE, M. C. F. (Ed.). Educação ambiental e sustentabilidade. Coleção Ambiental. Barueri: Manole, ROHDE, G. M. Geoquímica ambiental e estudos de impacto. São Paulo: Signus, 2000.

3 Núcleo Temático: NEE Núcleo de Engenharia Econômica Código da Gestão de Projetos Carga horária: 4 68 horas aula Teóricas: (2) Práticas: (2) ENEC00208 Conceituação e apresentação de métodos do gerenciamento de projetos conforme PMBOK da PMI. Introdução à gestão estruturada de projetos. Planejamento e controle de projetos usando o MS Project e MS Excel. Conceituação da qualidade assegurada e do controle de qualidade aplicados à projetos. Estudo das técnicas de análise e mitigação de riscos. Conceituação de liderança e motivação aplicados à administração de equipes de projetos. Estudos de casos de projetos de engenharia, tecnologia de informação e projetos de lançamentos de novos produtos. Objetivos Conceituais Conhecer os conceitos, estratégias, teorias e as melhores práticas em gestão de projetos. Interpretar e analisar situações típicas e problemas sobre gestão de projetos, relacionando-as aos fundamentos conceituais. Objetivos Procedimentais e Habilidades Aplicar ferramentas para resolução de problemas de projetos e situações corriqueiras nas empresas. Objetivos Atitudinais e Valores Envolver-se no processo de tomada de decisões inerentes à gestão de projetos e cadeia de decisões estratégicas da empresa. Conteúdo Programático: Introdução teórica - Histórico do Gerenciamento de Projetos Introdução aos conceitos do PMBOK e da Certificação do Project Management Institute - PMI. Técnicas para Definição do Escopo e gerenciamento de Escopo e Criação de WBS. Avaliação e documentação do Escopo, a partir da documentação técnica do projeto. Uso de ferramentas e modelos de gestão. Criação de redes de atividades e Algoritmos PERT CPM. Ferramentas de simulação de redes baseadas em modelo de Monte Carlo. Construção de redes de atividades, otimização de tempos de execução das atividades e gestão do tempo pelo uso do MS Project. Controle do projeto pelo Earned Value, criação de orçamentos e uso de planilha Excel para criar e controlar orçamentos. Controle estatístico de processo, diagrama de Ishikawa para determinação da causa-raiz e diagrama de Pareto Processos de comunicação e condução de reuniões. Relatórios e métricas para divulgar o andamento do projeto. Técnicas de negociação e administração das equipes do projeto. Gestão de stackholders e do Escopo. Metodologias para Gestão corporativa de projetos. Escritórios de Gestão de Projetos PMO e estruturas organizacionais.

4 Metodologia: Estudo dos assuntos por meio de leitura, preparação de estudo de casos e debates em aulas expositivas. Realização de exercícios para aplicação de metodologias e ferramentas. Critério de Avaliação: Conforme o Regulamento Acadêmico, o processo de avaliação deverá ser constituído de: MI (média das avaliações intermediárias) PAF (avaliação final) MF (média final) Se MI 7,5 (sete e meio) e frequência 75%, o aluno é aprovado na disciplina com MF = MI Obs.: O aluno poderá efetuar uma Prova Substitutiva com o intuito de substituir a menor nota que compõe a Média das Avaliações Intermediárias. Se 2,0 MI < 7,5 e frequência 75%, há a obrigatoriedade da realização da PAF. Neste caso: MF = (MI + PAF) / 2 Sendo MF 6,0 (seis) e frequência 75%, o aluno é aprovado na disciplina. MAXIMIANO, A. C. A. Administração de Projetos: Como transformar idéias em resultados. 4. ed. São Paulo: Atlas, PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Project Management Body Of knowledge HELDMAN, K. Gerência de Projetos. Rio de Janeiro: Campus, SCHMITZ, E. A.; ALENCAR, A. J. Analise de Risco em Gerencia de Projetos. Brasport, PHILLIPS, J. Gerencia de Projetos de Tecnologia da Informação. Rio de Janeiro: Campus, CARVALHO, M. M., RABECHINI, R. Construindo competências para gerenciar projetos. São Paulo: Atlas, XAVIER, C. M. da S. Gerenciamento de Projetos: Como definir e controlar o escopo do projeto. São Paulo: Saraiva, DINSMORE, P. Como se tornar um profissional em Gerenciamento de Projeto: livro-base de preparação para certificação PMP. Rio de Janeiro: Quality Mark, 2003.

5 Projeto de Logística Reversa Carga horária: 2 34 horas aula Teóricas: (0) Práticas: (2) Núcleo Temático: NEPQS Núcleo de Engenharia de Produto, Qualidade e Sustentabilidade Código da ENEX00446 Fundamentos e Aspectos Legais da Logística Reversa; Atuação de Associações e cooperativas no sistema de Logística Reversa; Logística Reversa como estratégia de negócio; Modelo para projeto, implantação e controle de sistema de logística reversa; Casos de sucesso de Logística Reversa. Conceitos Procedimentais e Habilidades Atitudes e Valores Conhecer os fundamentos da Logística Reversa assim como os aspectos legais para implementação em concordância com o planejamento estratégico definido pelas empresas. Aplicar ferramentas para resolução de problemas de logística reversa junto aos canais reversos de pós-consumo ou pós-venda, de acordo com a estratégia de negócio da empresa. Envolver os alunos no processo de tomada de decisões de implantação da logística reversa e as suas dificuldades no atendimento das exigências perante as leis. Conteúdo Programático: Definição de Logística Reversa e o interesse da Logística Reversa nas pelas empresas; Logística reversa como estratégia e competitividade; Tipos de canais de distribuição reversos (CDR) de bens de pós-consumo e pós-venda; Objetivos estratégicos da logística reversa de pós-consumo e os fatores de influência nas cadeias produtivas reversas; Os fatores de influência na implementação da Logística Reversa de pós-consumo; Objetivos econômicos para implementação da Logística Reversa de pós-consumo aliado a sustentabilidade ambiental; Objetivos legais na Logística Reversa de pós-consumo; Estudo de caso; Desenvolvimento do Projeto de Logística Reversa; Metodologia: Estudo dos assuntos por meio de leitura, preparação de resumos e debates em aulas expositivas. Desenvolvimento do Projeto de Logística Reversa e o entendimento das leis e estudos de casos para discussão.

6 Critério de Avaliação: Conforme o Regulamento Acadêmico, o processo de avaliação deverá ser constituído de: MI (média das avaliações intermediárias) PAF (avaliação final) MF (média final) Se MI 7,5 (sete e meio) e frequência 75%, o aluno é aprovado na disciplina com MF = MI Obs.: O aluno poderá efetuar uma Prova Substitutiva com o intuito de substituir a menor nota que compõe a Média das Avaliações Intermediárias. Se 2,0 MI < 7,5 e frequência 75%, há a obrigatoriedade da realização da PAF. Neste caso: MF = (MI + PAF) / 2 Sendo MF 6,0 (seis) e frequência 75%, o aluno é aprovado na disciplina. BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/ Logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, LEITE, P. R. Logística Reversa. São Paulo: Prentice Hall, XAVIER, L.H.; CORREA, H.L. Sistemas de Logística Reversa. São Paulo: Atlas, CHRISTOPHER, M. Marketing da Logística. São Paulo: Futura, DORNIER, P. P ; ERNST, R.; FENDER, M.; KOUVELIS, P. Logística e Operações Globais: textos e casos. São Paulo: Atlas, CHRISTOPHER, M. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: criando redes que agregam valor. 2. ed. São Paulo: Thomson, PIRES, S. R. I. Gestão da Cadeia de Suprimentos. São Paulo: Atlas, TURBAN, E.; KING, D. Comércio eletrônico: Estratégia e gestão. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

7 Redes de Empresas e Cooperações Carga horária: 34 horas aula Teóricas: (2) Práticas: (0) Núcleo Temático: NEO Núcleo de Engenharia Organizacional Código da ENEX00797 Desenvolvimento local e competitividade. Formas emergentes de cooperação entre empresas. Aspectos relativos à construção, operação, dinâmica de funcionamento e à organização de diferentes tipos de redes, arquiteturas e arranjos e suas relações com as sociedades, os territórios e o desenvolvimento. Alianças de Empresas. Clusters. Sistemas Produtivos Locais. Redes de Empresas e Consórcios. AMATO NETO, João (Org.). Redes entre Organizações: domínio do conhecimento e eficácia operacional. São Paulo: Thomson Lerning, CASAROTTO FILHO, Nelson.; PIRES, Luis Henrique. Rede de Pequenas e Médias Empresas e Desenvolvimento Local. São Paulo: Atlas: CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. Rio de Janeiro: Paz e Terra, AMATO NETO, João. Redes de Cooperação Produtiva e Clusters Regionais: Oportunidades para as Pequenas e Médias Empresas. São Paulo: Atlas, CRUZ, J. A. W.; MARTINS, T. S.; AUGUSTO, P. O. M. (Coord.). Redes Sociais e Organizacionais em Administração. Curitiba: Juruá, FISCHER, T. (Org.). Gestão do Desenvolvimento e Poderes Locais: Marcos Teóricos e Avaliação. Salvador: Casa da Qualidade, JULIEN, P. A. Empreendedorismo Social e Economia do Conhecimento. São Paulo: Saraiva, LASTRES, H. M.; CASSIOLATO, J. E. Pequena Empresa, Cooperação e Desenvolvimento Local. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003.

8 Seminários de Tópicos Especiais para Engenharia de Produção. Carga horária: 2 34 horas aula Teóricas: (0) Práticas: (2) Núcleo Temático: NEPQS Núcleo de Engenharia de Produto, Qualidade e Sustentabilidade Código da ENEX00456 Pesquisa, coleta, discussão (e seminários) de informações nas áreas definidas previamente pelo professor (dentre um conjunto de tópicos atuais relacionados à liderança, expressão verbal e corporal, carreira, criatividade, inovação, tecnologia, e/ou relacionadas a tópicos de pesquisa em desenvolvimento pelos estudantes ou professores dentro das diferentes áreas da Engenharia de Produção. Redefinição de soluções a partir dos resultados das pesquisas nas áreas desenvolvidas junto ao projeto individual. Apresentações em Inglês ou outras línguas estrangeiras. Deverá ser escolhida, dentre as mais atuais, a cada semestre em dependência dos temas específicos para cada seminário. Deverá ser escolhida, dentre as mais atuais, a cada semestre em dependência dos temas específicos para cada seminário.

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Ciências e Tecnologia Engenharia de Produção

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Ciências e Tecnologia Engenharia de Produção Exclusivo de Curso ( ) Núcleo Comum (X) Núcleo Universal ( ) Núcleo Temático: Liderança Noções de Direito Carga horária: 2 ( 2 ) Sala de Aula ENEC50733 Interação entre o ordenamento jurídico e a vida social.

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CCSA - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CCSA - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas Componente Curricular: exclusivo de curso ( ) Eixo Comum ( X ) Eixo Universal ( ) Disciplina: Gestão de Projetos Carga horária: 63,3 horas ( X ) Teórica ( ) Prática Código da Disciplina: Etapa:7 Conceituação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA:ADM 02181 - TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS PROFESSOR(A): DANIELLA

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Professora: Jeane Souza da Silva Titulação: Especialista Curso: Agroindústria Turma: 3124 Período de Execução: 07/05/2018 a 01/09/2018 Componente Curricular/Disciplina: Elaboração

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR Nome: André Luís Belini

Leia mais

TÉCNICO EM LOGÍSTICA SUBSEQUENTE CAMPUS ALTA FLORESTA PLANOS DE ENSINO 3º SEMESTRE 2017/1

TÉCNICO EM LOGÍSTICA SUBSEQUENTE CAMPUS ALTA FLORESTA PLANOS DE ENSINO 3º SEMESTRE 2017/1 TÉCNICO EM LOGÍSTICA SUBSEQUENTE PLANOS DE ENSINO 3º SEMESTRE 2017/1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Escola de Engenharia Engenharia de Produção Campus Campinas

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Escola de Engenharia Engenharia de Produção Campus Campinas Exclusivo de Curso ( ) Núcleo Comum (X) Núcleo Universal ( ) Contabilidade de Custos Carga horária: 4 ( 4 ) Sala de Aula ENEC50170 Sistemas de Custeio: Custos diretos e indiretos, fixos e variáveis. "Cost-drivers".

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Ciências e Tecnologia Engenharia de Produção

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Ciências e Tecnologia Engenharia de Produção Métodos para Tomada de Decisão ( 4 ) Sala de Aula ( 0 ) Laboratório ENEX50703 Técnicas e métodos para a tomada de decisão, análise de decisão; processo de Decisão com diversos métodos como AHP; Electre;

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EPR371 Gerência de Projeto

Programa Analítico de Disciplina EPR371 Gerência de Projeto 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga

Leia mais

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima Gerência de Projetos e Qualidade de Software Prof. Walter Gima 1 Plano de Ensino e Aprendizagem 2 Apresentação da Disciplina Disciplina: Gerencia de Projetos e Qualidade de Software Carga Horária: 60 horas/aula

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO Curso: Disciplina: Pré-Requisitos: - I D E N T I F I C A Ç Ã O Especialização em Engenharia de Software Gerência de Projetos (GEP) CH: 45 h/a Curso: Engenharia de Software Professor: Pablo Schoeffel (pablo.schoeffel@udesc.br)

Leia mais

Arquitetura Técnica de Sistemas. Obrigatória CURRICULAR. Informação Empresarial Opcional

Arquitetura Técnica de Sistemas. Obrigatória CURRICULAR. Informação Empresarial Opcional CURSO Licenciatura em Informática UNIDADE Arquitetura Técnica de Sistemas Obrigatória X CURRICULAR Informação Empresarial Opcional ÁREA CIENTÍFICA Engenharia Informática Ano: 3º Semestre: 1º ECTS: 6 Horas

Leia mais

Gerenciamento de Projetos PMBOK. Fernando Pires Barbosa Analista de TI

Gerenciamento de Projetos PMBOK. Fernando Pires Barbosa Analista de TI Gerenciamento de Projetos PMBOK Fernando Pires Barbosa Analista de TI fernando.pires.barbosa@ufsm.br PDI e Plano de Gestão UFSM 189 AÇÕES estratégicas divididas em 6 LINHAS estratégicas K Projetos e o

Leia mais

Logística Empresarial

Logística Empresarial PLANO DE ENSINO 2014.2 Logística Empresarial Semestre 1º. Carga Horária: 50 h Ementa Estudo da Logística Empresarial abordando a função da logística nas organizações com as respectivas tomadas de decisões,

Leia mais

Ementário EMBA em Gestão de Projetos

Ementário EMBA em Gestão de Projetos Ementário EMBA em Gestão de Projetos Grade curricular Disciplina MATEMÁTICA FINANCEIRA - N FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS E GERENCIAMENTO DE ESCOPO - N GERENCIAMENTO DE RISCOS EM PROJETOS GESTÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ANEXO 1 - Plano de Ensino MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2016 Primeiro semestre 1. Identificação Código 1.1 Disciplina:

Leia mais

Plano de Ensino 1º semestre de 2016. Professores: CLEANTES ALVES LEITE JR. / JOÃO CARLOS IVO DE ABREU

Plano de Ensino 1º semestre de 2016. Professores: CLEANTES ALVES LEITE JR. / JOÃO CARLOS IVO DE ABREU Plano de Ensino 1º semestre de 2016 ÁREA DE GESTÃO E NEGÓCIOS Unidade Curricular: AVALIAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS Professores: CLEANTES ALVES LEITE JR. / JOÃO CARLOS IVO DE ABREU Carga horária: 133h Carga

Leia mais

Gestão da Produção Logística

Gestão da Produção Logística UNIESP Campus Butantã Gestão da Produção Logística LOGÍSTICA EMPRESARIAL SUPPLY CHAIN MANAGEMENT FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS GERENCIAIS DE SÃO PAULO Rubens Vieira da Silva LOGÍSTICA EMPRESARIAL LOGÍSTICA

Leia mais

A LOGÍSTICA REVERSA COMO INSTRUMENTO PARA A SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

A LOGÍSTICA REVERSA COMO INSTRUMENTO PARA A SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL A LOGÍSTICA REVERSA COMO INSTRUMENTO PARA A SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL 1 Ana Carolina Bertassini 2 André Luiz Oliveira 1 Graduanda do Curso de Produção Industrial da Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Artes, Ciências e Humanidades Graduação em Gestão Ambiental Prof. Dra. Sylmara Gonçalves Dias

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Artes, Ciências e Humanidades Graduação em Gestão Ambiental Prof. Dra. Sylmara Gonçalves Dias Disciplina: Princípios de Administração COD.: ACH-113 Área: Administração e meio ambiente Semestre do curso: 1º de 2013 Carga horária semanal: 2 horas PLANO DE DISCIPLINA Nome do professor: Profa. Dra.

Leia mais

GESTÃO DE NEGÓCIOS E PROJETOS

GESTÃO DE NEGÓCIOS E PROJETOS PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE NEGÓCIOS E PROJETOS INSCRIÇÕES ABERTAS: Dias e horários das aulas: Segunda-Feira 18h45 às 23h00 Semanal Terça-Feira 18h45 às 23h00 Semanal Carga horária: 460 Horas Duração do curso:

Leia mais

MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROJETOS INSCRIÇÕES ABERTAS: Dias e horários das aulas: Segundas e Terças-feiras, das 19h às 23h. Carga horária: 600 Horas

MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROJETOS INSCRIÇÕES ABERTAS: Dias e horários das aulas: Segundas e Terças-feiras, das 19h às 23h. Carga horária: 600 Horas MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROJETOS INSCRIÇÕES ABERTAS: Dias e horários das aulas: Segundas e Terças-feiras, das 19h às 23h Carga horária: 600 Horas Duração do curso: 24 meses *As informações podem sofrer

Leia mais

Visão Geral da Gestão de Projetos

Visão Geral da Gestão de Projetos UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville Visão Geral da Gestão de Projetos Régis Kovacs Scalice, Prof. DEPS Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas

Leia mais

Gestão de Projetos: Práticas PMBoK Guide

Gestão de Projetos: Práticas PMBoK Guide Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu Gestão de Projetos: Práticas PMBoK Guide Autor & Coordenador da Nova Proposta Prof. Dr. Edson Coutinho da Silva Departamento de Administração O Curso O curso de pós-graduação

Leia mais

Capitulo 8: Desenvolver o Plano de Projeto

Capitulo 8: Desenvolver o Plano de Projeto Capitulo 8: Desenvolver o Plano de Projeto PMBOK GUIDE Project Management Body of Knowledge Iniciação 5.1 Grupo de Processos de Planejamento Desenvolver o Plano de Gerenciamento de Projeto (4.3) Planejamento

Leia mais

1/28. Roteiro Introdução NBR ISO NBR ISO Recomendações Conclusões Bibliografia 2/28

1/28. Roteiro Introdução NBR ISO NBR ISO Recomendações Conclusões Bibliografia 2/28 Normas - :1997 - :2000 Gestão da Qualidade Adriana Alexandre Marcotti 1/28 1-2- :1997 2.1- Definições 2.2- Descrição 2.3- Estrutura de um Plano de Qualidade 3- :2000 3.1- Definições 3.2- Descrição 3.3-4-

Leia mais

PROGRAMA PÓS-FLEX 2017 UNIVERSIDADE POSITIVO CÂMPUS SEDE - ECOVILLE CALENDÁRIO GERAL

PROGRAMA PÓS-FLEX 2017 UNIVERSIDADE POSITIVO CÂMPUS SEDE - ECOVILLE CALENDÁRIO GERAL PRESENCIAL E A DISTÂNCIA COMPLETA COM VOCÊ PROGRAMA PÓS-FLEX 2017 UNIVERSIDADE POSITIVO CÂMPUS SEDE - ECOVILLE CALENDÁRIO GERAL CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO ÁREA DE NEGÓCIOS, GESTÃO AMBIENTAL E ENGENHARIA

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PRÁTICAS ALINHADAS AO PMI

GESTÃO DE PROJETOS PRÁTICAS ALINHADAS AO PMI GESTÃO DE PROJETOS PRÁTICAS ALINHADAS AO PMI Orlando Queiroz Jr, ITIL, MBA-FGV orlando.queiroz@fabelnet.com.br PMI Member: 1126658 SEMPRE! A SUA DÚVIDA PODE SER A DE OUTRO COLEGA! PROFESSOR, POSSO PERGUNTAR?

Leia mais

EMENTÁRIO DO CURSO DE CIENCIAS CONTÁBEIS PARA INGRESSANTES A PARTIR DE 2019

EMENTÁRIO DO CURSO DE CIENCIAS CONTÁBEIS PARA INGRESSANTES A PARTIR DE 2019 EMENTÁRIO DO CURSO DE CIENCIAS CONTÁBEIS PARA INGRESSANTES A PARTIR DE 2019 INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO Os primórdios da administração: antecedentes históricos. O papel do administrador e suas atribuições.

Leia mais

Plano de Ensino. Tasso Aires de Alencar Filho. Ementa:Abordagem sistêmica em logística. Conceitos integrados da cadeia de

Plano de Ensino. Tasso Aires de Alencar Filho. Ementa:Abordagem sistêmica em logística. Conceitos integrados da cadeia de UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP. 29075-910 - ES Brasil -

Leia mais

IVAN CARLOS PALUDO Engenheiro Mecânico (UFRGS) e Engenheiro Metalúrgico (UFRGS); Pós-graduação em Engenharia e Segurança do Trabalho (UFRGS);

IVAN CARLOS PALUDO Engenheiro Mecânico (UFRGS) e Engenheiro Metalúrgico (UFRGS); Pós-graduação em Engenharia e Segurança do Trabalho (UFRGS); INTRODUÇÃO A GESTÃO DA QUALIDADE IVAN CARLOS PALUDO Engenheiro Mecânico (UFRGS) e Engenheiro Metalúrgico (UFRGS); Pós-graduação em Engenharia e Segurança do Trabalho (UFRGS); Pós-graduação Gestão Empresarial

Leia mais

Engenharia de Sistemas e Software Objetivos: Apresentar os métodos, técnicas e ferramentas para desenvolvimento e manutenção de sistemas e software.

Engenharia de Sistemas e Software Objetivos: Apresentar os métodos, técnicas e ferramentas para desenvolvimento e manutenção de sistemas e software. Engenharia de Sistemas e Software Apresentar os métodos, técnicas e ferramentas para desenvolvimento e manutenção de sistemas e software. Sistema, sistema de informação e software; engenharia de sistemas

Leia mais

PROGRAMA Disciplina: Gestão de Pessoas II Código: ADM10594 Carga Horária: 60 horas Semestre : 2016/1 Joselita Pancine Vigna

PROGRAMA Disciplina: Gestão de Pessoas II Código: ADM10594 Carga Horária: 60 horas Semestre : 2016/1 Joselita Pancine Vigna UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Curso de Administração - Noturno Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091.6 Município: São Carlos EE: Prof. Arlindo Bittencourt Eixo Tecnológico: Gestão e

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project para Gerenciamento de Projetos

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project para Gerenciamento de Projetos 1 Sem fronteiras para o conhecimento MS Project para Gerenciamento de Projetos 2 MS Project para Gerenciamento de Projetos Em projetos, planejamento e gerenciamento são as palavras chaves para o sucesso.

Leia mais

DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA. Implantação do Gerenciamento de Projetos Conforme Padrão Guia PMBOK na. Companhia do Metropolitano de São Paulo Metrô

DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA. Implantação do Gerenciamento de Projetos Conforme Padrão Guia PMBOK na. Companhia do Metropolitano de São Paulo Metrô 15ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA Implantação do Gerenciamento de Projetos Conforme Padrão Guia PMBOK na Gerência de Projetos e Concepção de Sistemas - GCS Companhia do Metropolitano de São Paulo

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM MACEIÓ-AL

CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM MACEIÓ-AL CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM MACEIÓ-AL OBJETIVOS: CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL GERENCIAMENTO DE PROJETOS PARA ENGENHEIROS E ARQUITETOS - 80h Capacitar os participantes para trabalharem com as melhores

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA Programa de Disciplina LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA NOME COLEGIADO CÓDIGO SEMESTRE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROD 0054 2017.1 TEÓR: 60H PRÁT: 0 H HORÁRIO: 4ª.f 14h00 às 16h00 e 6ª.f 14:00h00

Leia mais

Componente Curricular: Exclusivo de curso ( x) Eixo Comum ( ) Eixo Universal ( ) Etapa: 3ª

Componente Curricular: Exclusivo de curso ( x) Eixo Comum ( ) Eixo Universal ( ) Etapa: 3ª Nome do Componente Curricular: Introdução à Logística Conhecimento dos conceitos básicos de logística. Entendimento das atividades logística e seus inter-relacionamentos com as demais atividades empresariais.

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TAQUARITINGA PLANO DE ENSINO º SEMESTRE DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TAQUARITINGA PLANO DE ENSINO º SEMESTRE DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS 1 FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TAQUARITINGA ANO PLANO DE ENSINO 2013 2º SEMESTRE DE 2013 DEPARTAMENTO 13 ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA 1338 GERÊNCIA DE PROJETOS PROFESSOR RESPONSÁVEL 024800

Leia mais

PROGRAMA. Código: ADM 09927 Professor: Profª Doutoranda Inayara Gonzalez Período: 2012/1

PROGRAMA. Código: ADM 09927 Professor: Profª Doutoranda Inayara Gonzalez Período: 2012/1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Curso de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 Campus Universitário Goiabeiras CEP. 29075-910

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Controlo de Gestão de Projectos

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Controlo de Gestão de Projectos INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico / / Aprovação do Conselho Técnico-Científico / / Ficha de Unidade Curricular

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN DEPARTAMENTO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: GERÊNCIA DE

Leia mais

Componente Curricular: Exclusivo de curso ( x) Eixo Comum ( ) Eixo Universal ( ) Etapa: 4ª

Componente Curricular: Exclusivo de curso ( x) Eixo Comum ( ) Eixo Universal ( ) Etapa: 4ª Nome do Componente Curricular: Logística e transportes internacionais Compreensão das decisões e ações necessárias para a eficiência e eficácia dos fluxos logísticos do suprimento de insumos e a movimentação

Leia mais

PROGRAMA. Disciplina: Tópicos Especiais em Recursos Humanos Código: ADM - 02199 Professor: Simone da Costa Fernandes Behr

PROGRAMA. Disciplina: Tópicos Especiais em Recursos Humanos Código: ADM - 02199 Professor: Simone da Costa Fernandes Behr UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP. 29075.910 -ES Brasil- Tel.

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Ementa. Objetivos. Conteúdo Programático

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Ementa. Objetivos. Conteúdo Programático Disciplina: Administração Período Letivo: 1 sem/2014 C.H. Teórica: 40 PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Engenharia da Computação Série: 1ª Série Periodo: Não definido C.H. Outras: 20 Semestre de Ingresso:

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Administração

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Administração Disciplina: Administração de Materiais e Logística C.H. Teórica: 60 PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Administração Período Letivo: Série: Periodo: 2 sem/2011 6ª Série Não definido C.H. Outras: 20

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO Plano de Ensino. Universidade Federal do Espírito Santo

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO Plano de Ensino. Universidade Federal do Espírito Santo CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO Plano de Ensino Campus: Goiabeiras Curso: Administração Diurno Departamento Responsável: Data de Aprovação (Art. nº 91): de Administração

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO Dados de Identificação Componente Curricular: DP0235-PLANEJAMENTO

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas Curso: Administração Núcleo Temático: Formação Profissional Disciplina: Avaliação de Ativos de Renda Variável Etapa: 5 Carga horária: 4 horas

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISCIPLINA: GERÊNCIA DE

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO N. 02/ de janeiro de 2018

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO N. 02/ de janeiro de 2018 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO N. 02/2018. 25 de janeiro de 2018 Dispõe sobre o Processo Seletivo de Professor integrante da carreira docente da FATENE para o Semestre 2018.1 A DIRETORIA ACADÊMICA da Faculdade

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS Código: ADM 452 Pré-requisito: -- Período Letivo: 2014.1 Professor:

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Médio

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Médio PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Médio Código: 262 ETEC ANHANGUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Planejamento Empresarial e Empreendedorismo Série: 1º Eixo Tecnológico:

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina TAL451 Gerência de Indústrias de Alimentos

Programa Analítico de Disciplina TAL451 Gerência de Indústrias de Alimentos 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Tecnologia de Alimentos - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 6 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 2 horas Presencial PEDRO ALEXANDRE GOMES MESTRE

PLANO DE ENSINO. 2 horas Presencial PEDRO ALEXANDRE GOMES MESTRE UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: APUCARANA CURSO: ADMINISTRACAO GRAU:

Leia mais

PROGRAMA. Disciplina: Administração de Sistema de Informação Código: ADM Professora: Profª. Drª. Taciana de Lemos Dias

PROGRAMA. Disciplina: Administração de Sistema de Informação Código: ADM Professora: Profª. Drª. Taciana de Lemos Dias UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP. 29075.910 -ES Brasil- Tel.

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial 25.06.2018 CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial Eletiva Carga

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 Campus Universitário - Goiabeiras CEP. 29075-960 ES Brasil Tel.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO- CCJE DEPARTAMENTO DE ANEX O I. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO- CCJE DEPARTAMENTO DE ANEX O I. Plano de Ensino UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO- CCJE DEPARTAMENTO DE ANEX O I Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração (matutino) Departamento

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EPR394 Tecnologia da Informação

Programa Analítico de Disciplina EPR394 Tecnologia da Informação 0 Programa Analítico de Disciplina EPR39 Tecnologia da Informação Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: Teóricas Práticas Total

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC SANTA ISABEL Código: 219 Município: SANTA ISABEL Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Sem certificação técnica Qualificação:

Leia mais

PLANO DE ENSINO SIGLA:51MCP. E-MAIL: rubens.staloch@udesc.br PRÉ-REQUISITOS: 31MAF II

PLANO DE ENSINO SIGLA:51MCP. E-MAIL: rubens.staloch@udesc.br PRÉ-REQUISITOS: 31MAF II UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DEPARTAMENTO: Ciências Contábeis PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Mercado de Capitais PROFESSOR: Rubens

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÂ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Qualificação:

Leia mais

Comitê Científico do Enangrad

Comitê Científico do Enangrad Comitê Científico do Enangrad Administração Pública Empreendedorismo e Governança Corporativa Ensino, Pesquisa e Formação Docente em Administração Finanças Gestão da Sustentabilidade Gestão de Informações

Leia mais

Atualização do PMBOK 6ª Edição

Atualização do PMBOK 6ª Edição 1º Congresso Internacional de Gestão da Amazônia Realização: Atualização do PMBOK 6ª Edição MSc. Nilson Junior, PMP O que é o PMI e PMBOK? PMI (Project Management Institute) - Fundado em 1969 e com sede

Leia mais

Tipologia dos Escritórios de Projeto

Tipologia dos Escritórios de Projeto Tipologia dos Escritórios de Projeto Tipologia dos Escritórios de Negócio Todos sabemos que conduzir projetos é muito mais do que uma arte e que ao Gerente de Projetos cabe a responsabilidade de gerenciar

Leia mais

PROGRAMA. Professor(a): José Tasso Aires de Alencar Filho Semestre:

PROGRAMA. Professor(a): José Tasso Aires de Alencar Filho Semestre: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Curso de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP.

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Escola de Engenharia Curso Engenharia Mecânica Disciplina Engenharia Econômica Professor(es) Professor Doutor Agostinho Celso Pascalicchio Carga horária Teoria: 02 Prática: 00 Total:

Leia mais

Gerenciamento de Projetos na Prática Uma Abordagem Sistêmica

Gerenciamento de Projetos na Prática Uma Abordagem Sistêmica Gerenciamento de Projetos na Prática Uma Abordagem Sistêmica Introdução Abordagem diferenciada da prática de gerenciamento de projetos através de uma visão sistêmica, envolvendo Organização, Processos

Leia mais

Disciplinas do curso - 2008

Disciplinas do curso - 2008 Disciplinas do curso - 2008 Estratégias em operações de serviços Conceituar e discutir os principais aspectos de gestão de serviços e dos processos de serviços, dando uma visão geral e integrativa dos

Leia mais

01 A organização e suas funções. Introdução à Gestão administrativa 1. Conceitos básicos 2. Objetivo

01 A organização e suas funções. Introdução à Gestão administrativa 1. Conceitos básicos 2. Objetivo Detalhes da Disciplina Código CSA1032 Nome da Disciplina APLICATIVOS DE GESTÃO INTEGRADA Carga Horária 60 Créditos 4 Simulação com a utilização de aplicativos de gestão de ambiente organizacional e competitivo,

Leia mais

Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS Contextualização No início dos anos 1960, o Gerenciamento de Projetos foi formalizado como ciência. Os negócios e outras organizações começaram a enxergar o benefício

Leia mais

PLANO DE ENSINO BIBLIOGRAFIAS

PLANO DE ENSINO BIBLIOGRAFIAS Disciplina: Processos Organizacionais / 2012 Carga horária: 68h / 34h Curso/Semestre: 2 / 6 ( x ) ADM ( x ) ADM COMEX ( x ) ADM MKT Data de atualização: janeiro 2012 Núcleo: Estratégia Nucleador: Fábio

Leia mais

Apresentação da Disciplina. Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Apresentação do Professor. Apresentação da Disciplina (Continuação)

Apresentação da Disciplina. Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Apresentação do Professor. Apresentação da Disciplina (Continuação) Apresentação da Disciplina Componente Curricular: Planejamento e Controle de Projetos Carga horária: 80 horas Competências: Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR Prof. Esp. André Luís Belini Identificar

Leia mais

Plano de Ensino 1º semestre de Professores: CLEANTES ALVES LEITE JR. / VLADIMIR CHAGAS

Plano de Ensino 1º semestre de Professores: CLEANTES ALVES LEITE JR. / VLADIMIR CHAGAS Plano de Ensino 1º semestre de 2016 Unidade Curricular: AVALIAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS Professores: CLEANTES ALVES LEITE JR. / VLADIMIR CHAGAS Carga horária: 133h Carga horária semanal: 8 horas-aula /

Leia mais

PROGRAMA PÓS-FLEX 2017 UNIVERSIDADE POSITIVO CÂMPUS SEDE - ECOVILLE CALENDÁRIO GERAL

PROGRAMA PÓS-FLEX 2017 UNIVERSIDADE POSITIVO CÂMPUS SEDE - ECOVILLE CALENDÁRIO GERAL PRESENCIAL E A DISTÂNCIA COMPLETA COM VOCÊ PROGRAMA PÓS-FLEX 2017 UNIVERSIDADE POSITIVO CÂMPUS SEDE - ECOVILLE CALENDÁRIO GERAL CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO ÁREA DE NEGÓCIOS, GESTÃO AMBIENTAL E ENGENHARIA

Leia mais

Gestão Ambiental e Recursos Naturais. A Sustentabilidade e a Indústria. Aula 2. Sustentabilidade Conceito Básico Exemplificação.

Gestão Ambiental e Recursos Naturais. A Sustentabilidade e a Indústria. Aula 2. Sustentabilidade Conceito Básico Exemplificação. Gestão Ambiental e Recursos Naturais Aula 2 A Sustentabilidade e a Indústria Prof. Esp. Felipe Luiz Contextualização Sustentabilidade Conceito Básico Exemplificação Responsabilidade Social Cidadania Geração

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Ciências e Tecnologia Engenharia de Produção

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Ciências e Tecnologia Engenharia de Produção Exclusivo de Curso ( ) Núcleo Comum (X) Núcleo Universal ( ) Núcleo Temático: Administração Comportamento Organizacional ( 4 ) Sala de Aula ENEC50145 A relação do indivíduo com o ambiente empresarial e

Leia mais

Aluno do Curso de Gerenciamentos de Projetos - FIJ/Rio de Janeiro. Na atualidade competitiva profissional em Gestão de Projetos, exige-se

Aluno do Curso de Gerenciamentos de Projetos - FIJ/Rio de Janeiro. Na atualidade competitiva profissional em Gestão de Projetos, exige-se PLANEJAMENTO DE PROJETOS Mauro Lúcio Batista Cazarotti Aluno do Curso de Gerenciamentos de Projetos - FIJ/Rio de Janeiro Na atualidade competitiva profissional em Gestão de Projetos, exige-se dos profissionais

Leia mais

Aula 1 Oficina de Programação e Laboratório Apresentação. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 1 Oficina de Programação e Laboratório Apresentação. Profa. Elaine Faria UFU Aula 1 Oficina de Programação e Laboratório Apresentação Profa. Elaine Faria UFU - 2017 Dados do Professor Elaine Ribeiro de Faria Paiva Email: elaine@ufu.br Sala: 1B137 Horário de atendimento (agendado

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação Disciplina: Gerência de Projetos e Qualidade de Software Professor: Me. Igor Peterson Oliveira Santos CH Teórica:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA Programa de Disciplina PESQUISA OPERACIONAL II PROGRAMA DE DISCIPLINA NOME COLEGIADO CÓDIGO SEMESTRE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROD 0111 2017.1 TEÓR: 45H PRÁT: 15 H HORÁRIO: 3ª.f 08h00 às 10h00 e 5ª.f 8:00h00

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ERU356 Comunicação Organizacional

Programa Analítico de Disciplina ERU356 Comunicação Organizacional 0 Programa Analítico de Disciplina ERU35 Comunicação Organizacional Departamento de Economia Rural - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas Curso: Administração Núcleo Temático: Formação Básica Disciplina: Metodologia de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas Carga horária: 4 horas

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PLANO DE DISCIPLINA NOME DO COMPONENTE CURRICULAR: GESTÃO DA PRODUÇÃO MINERAL CURSO: TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM MINERAÇÃO SEMESTRE: 4º CARGA HORÁRIA: 2 A/S - 40 H/A 33,3 H/R DOCENTE RESPONSÁVEL:

Leia mais

MBA em Gerenciamento de Projetos

MBA em Gerenciamento de Projetos MBA em Gerenciamento de Projetos APRESENTAÇÃO A gestão eficiente de projetos é essencial para a sobrevivência das empresas em um cenário de competição global, avanços tecnológicos, clientes mais exigentes

Leia mais

PLANO DE CURSO CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PLANO DE CURSO CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS OBJETIVO: O sucesso das organizações, cada vez mais, repousa na qualificação de seus profissionais. Este curso tem o propósito de oferecer a base conceitual

Leia mais

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento Kleber A. Ribeiro Um pouco sobre o PMI PMI - Project Management Institute PMI Instituição internacional sem fins lucrativos criada em 1969 Desenvolve normas,

Leia mais

Título do Slide Máximo de 2 linhas

Título do Slide Máximo de 2 linhas Título do Slide 13ª Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos Visibilidade ponta a ponta dos Projetos de Software da DATAPREV Denise Cascardo Luz Silva 17/09/13 AGENDA Título do Slide A DATAPREV

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO Dados de Identificação Componente Curricular: DP0377-EMPREENDEDORISMO

Leia mais

TOTAL GERAL 1.000 ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO (OPTATIVA)

TOTAL GERAL 1.000 ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO (OPTATIVA) ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DC 4021 19/12/2013 Rev. 01 1. Dados Legais Autorizado pelo Parecer 469 de 24/11/2009. DECRETO No 2.929, de 21 de dezembro de

Leia mais

Evandro Deliberal Aula 02

Evandro Deliberal     Aula 02 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal http://www.deljoe.com.br/professor Aula 02 Agenda O que é o PMI e o PMBOK, As responsabilidades, atribuições e habilidades

Leia mais