Comitê Científico do Enangrad

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Comitê Científico do Enangrad"

Transcrição

1 Comitê Científico do Enangrad

2 Administração Pública Empreendedorismo e Governança Corporativa Ensino, Pesquisa e Formação Docente em Administração Finanças Gestão da Sustentabilidade Gestão de Informações e Tecnologia Gestão de Operações e Logística Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho Gestão de Processos e Qualidade Marketing Teoria Geral da Administração

3 Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho Ensaios teóricos ou artigos acadêmicos, cujos resultados de pesquisas aplicadas, de reflexão contando ainda com descrição, interpretação e análise aprofundem temas relacionados às atividades de gestão de pessoas e relações do trabalho. Que possam trazer contribuição para a área de GPT, com discussões inovadoras sobre o tema, abrangendo as seguintes áreas: subsistemas de gestão de pessoas; aprendizagem organizacional; competências, gestão do conhecimento; plano de carreira; remuneração variável; desenvolvimento organizacional; pesquisas aplicadas para verificar satisfação dos colaboradores entre outras; liderança, cultura e clima organizacional, gestão de conflitos: gerações aspectos relevantes e impactos na gestão de pessoas, as questões de género: a mulher no mercado de trabalho e os aspectos da liderança; expatriados; qualidade de vida; outsourcing e a terceirização; e demais temas que são correlatos a área de gestão de pessoas.

4 Administração Pública A administração pública a que abrange as organizações do estado na forma de administração direta, fundações e autarquias oferece empregos estáveis e carreiras profissionais. Só essa condição se faz suficiente para que estudos e pesquisas sejam realizados, visto a realidade em sentido contrário das ofertas de emprego. A importância, porém, de conhecer de forma mais aprofundada a administração pública vai além. O significado social do estado em um país com acentuadas desigualdades e sob permanente desafio, é amplo e estratégico. Conhecê-lo permanentemente encontra no ENANGRAD uma oportunidade talvez única. Será nesse Encontro que administradores públicos e pesquisadores em geral poderão inteirar-se de diversas práticas e estudos realizados. Esse esforço, é necessário observar, atende a necessidade permanente de oferecer alternativas viáveis para as ações do estado, com ganhos os mais diversos, principalmente os de aspecto social. O ENANGRAD é, em resumo, uma oportunidade importante para divulgar pesquisas que indiquem alternativas e soluções para a administração pública. Sendo assim, os trabalhos que serão esperados devem, primeiramente, ser bem estruturados e atender a rigor metodológico. Além dessa condição básica, podem versar sobre práticas realizadas que propiciaram melhoras criativas e interessantes, passíveis de serem implementadas em outras administrações; pesquisas com base empírica relevante; revisões de literaturas as mais diversificadas ou observações quanto a dilemas e desafios que as mais diferenciadas ações públicas devem propiciar reflexões. O maior ganho esperado é o da sistematização de conceitos e de experiências com vistas a um desenvolvimento contínuo em benefício dos cidadãos.

5 Empreendedorismo e Governança Corporativa Abordagens teóricas e metodológicas de empreendedorismo. Modelos mentais e atuação estratégica de empreendedores. Empreendedorismo em diferentes tipos e portes de organização. Estratégia e o papel do empreendedor no crescimento dos negócios. Estudos teóricos e empíricos que envolvem a inovação e o empreendedorismo em diferentes tipos de organizações. Comportamentos, atitudes e competências empreendedoras. Criação e gestão de empresas de base tecnológica. Empreendedorismo social, cultural, modelos de negócios inovadores e políticas públicas de apoio ao empreendedorismo. Governança corporativa e conselho de administração. Efeito da estrutura de propriedade, controle e custos de agência na estratégia e na obtenção de vantagens competitivas. Utilização de teoria dos jogos e simulação na análise de estratégias. Formulação, implantação e avaliação do planejamento estratégico e das estratégias adotadas por organizações com ou sem fins lucrativos. Processo decisório na definição de estratégias e comportamentos éticos nas organizações. Mecanismos e estruturas de governança e a ética das organizações. Conceitos de redes horizontais e verticais. Difusão de estratégias em rede. Comportamento estratégico em redes Inter e intraorganizacionais.

6 Ensino, Pesquisa e Formação Docente Ensaios teóricos ou artigos acadêmicos, cujos resultados da reflexão ou do exercício de descrição, interpretação e análise aprofundem temas relacionados às atividades que envolvem ensino e aprendizagem, presencial e a distância, em Administração: planejamento sistêmico, estratégias de ensino e aprendizagem, objetos de aprendizagem, relações pedagógicas entre professores e estudantes, feedback e avaliação da aprendizagem, por exemplo; Abordagens e métodos de pesquisa em Administração, técnicas de coleta e tratamento de dados quantitativos e qualitativos, construção de escalas e categorias de análise; Iniciativas voltadas para o desenvolvimento, a capacitação e a formação científica e pedagógica de professores dos cursos de Administração; gestão acadêmica dos cursos de Administração: projeto pedagógico, arquitetura curricular, perfil de professores e estudantes, autoavaliação e avaliação de professores, ambientes de aprendizagem, avaliação de curso.

7 Finanças Artigos de docentes, preferencialmente de cursos de graduação, com participação de discentes resultantes de iniciação científica, trabalho final de disciplinas ou trabalho de conclusão de curso, relacionados a temática de finanças, em um sentido, lato sensu. Temas que se destacaram nos últimos encontros: acesso ao crédito, microfinanças, gestão do capital de giro, análise de investimentos, mercado de capitais, mercado imobiliário, orçamento de capital, avaliação de cenários macroeconômicos e educação financeira.

8 Gestão da Sustentabilidade

9 Gestão de Informações e Tecnologia A área temática de GIT abrange a produção científica da área de informação e suas tecnologias, englobando aplicativos, ferramentas e conteúdos relacionados à gestão e acessibilidade integral dos recursos de informação, abordando: Alinhamento Estratégico entre TI e negócio Aspectos Individuais e de Grupo no uso de Sistemas de Informação (GIT) Gestão da Segurança da Informação Gestão da Informação e dos Sistemas de Apoio à Decisão Gestão de Pessoas ou Projetos em GIT Gestão do Conhecimento e Inteligência Coletiva apoiada em GIT GIT na Sociedade Governança e Estratégia de GIT E-Business, E-Commerce e E-Gov Interação Humano-Computador em SI: Acessibilidade, Comunicabilidade e Usabilidade Mineração de dados e Big Data Internet das Coisas (IoT) Planejamento Estratégico de Sistemas e TI (PETI-PESI) Sistemas de Informação nas Organizações, Inovação e Mobilidade Com efeito de sua amplitude a aplicabilidade a área temática de GIT poderá receber artigos associados à interdisciplinaridade desta área de conhecimento com as demais áreas da gestão das organizações, tais como Teorias da Administração, Marketing, Recursos Humanos, Estratégia, Controladoria, Finanças, dentre outras.

10 Gestão de Operações e Logística A área da GOL trata de pesquisas que englobam o projeto, melhoria, implantação, implementação, gestão e gerência de sistemas integrados da Logística e Cadeia de Suprimentos incluindo pessoas, materiais, processos, informações, equipamentos, energia e ambiente para aperfeiçoar os sistemas de produção e operações aplicados aos diversos setores e segmentos empresariais, corporativos e acadêmicos. Procura aperfeiçoar a base conhecimentos e habilidades associadas às ciências humanas, físicas, químicas, matemáticas e sociais, e utiliza os princípios e métodos de análise típicos da área da gestão para especificar, predizer, mensurar e avaliar os resultados obtidos pelos sistemas de produção e operações. Busca a integração sistêmica de todos os atores envolvidos no projeto e gestão dos processos de suprimento, produção, distribuição, consumo e descarte de bens e correspondente serviços para construir modelos de sistemas de gestão otimizados para serem aplicados no processo de tomada de decisão. As áreas abarcadas focam a prática dos conhecimentos em empresas e organizações dos diversos segmentos econômicos com o propósito de oferecer soluções sistêmicas que coadunam com as necessidades do mundo moderno.

11 Gestão de Processos e Qualidade A área temática GPQ Gestão de Processos e Qualidade -- tem por foco englobar artigos que envolvam a temática gestão da qualidade e processos. Desta forma considera artigos com diferentes linhas de conteúdo, conforme a saber: Artigos associados ao desenvolvimento de conhecimentos e habilidades na formulação, escolha e implementação de práticas de gestão relacionadas com os conceitos e princípios da qualidade e melhoria de processos. Artigos associados à visão global dos conceitos básicos da gestão pela qualidade total e melhoria de processos. Artigos associados à relação entre as teorias dessa área do conhecimento e as experiências práticas. Dada à amplitude desta temática que contempla o desenvolvimento, a manutenção e a melhoria do sistema de gestão organizacional, objetivando o reconhecimento, a prevenção e a superação das necessidades de todas as partes envolvidas - clientes, acionistas, pessoas, fornecedores e sociedade em geral - a área temática GPQ poderá receber artigos associados à interdisciplinaridade desta área de conhecimento com as demais áreas da gestão das organizações, tais como marketing, teoria da administração, recursos humanos, administração estratégica, controladoria e finanças, dentre outras.

12 Marketing A área temática de Marketing envolve estudos teóricos e empíricos que resultem de pesquisas do tipo levantamento, modelos correlacionais e estudos exploratórios, abordando: Atendimento ao cliente, Auditoria em Marketing, Benchmarketing, Branding, Comportamento do consumidor, Comunicação corporativa, Comunicação integrada de marketing, CRM no e-commerce, Endomarketing, Estratégias e formação de preços, Ética em marketing, Fidelização e retenção de clientes, Gestão do varejo, Gestão estratégica de marcas, Marketing ambiental, Marketing cultural, Marketing de organizações sem fins lucrativos, Marketing de serviços, Marketing digital, Marketing em redes sociais e blogs, Marketing global, Marketing móvel (mobile marketing), Marketing social, Marketing verde, Marketing viral, Merchandising e promoção de vendas, Novos produtos e sustentabilidade, Planejamento e comunicação, Planejamento e gestão de vendas, Planejamento estratégico de marketing, Promoção de vendas e marketing direto, SIM sistema de informação de marketing, Sustentabilidade em marketing.

13 Teoria Geral da Administração A área de TGA abrange artigos teóricos e teórico-empíricos resultantes de pesquisas realizadas em uma ou mais organizações. Os artigos poderão envolver temas, tais como: teorias da administração (escolas da Administração); estratégias organizacionais; vantagens competitivas; planejamento estratégico; cenários e técnicas de prospecção; modelos de diagnóstico para análise ambiental externa e interna; mudança e adaptação organizacional; resistência às mudanças nas organizações; fusões e aquisições; modelos de gestão e de organização; estruturas organizacionais; tomada de decisão; liderança; comunicação; conflito; cultura; poder, aprendizagem organizacional; inovação nas organizações; gestão do conhecimento; modelos de desempenho organizacional; abordagens nos estudos organizacionais (institucional, VBR: visão baseada em recursos, capacidades dinâmicas, escolha estratégica, ecologia das populações, coevolução, evolucionista e ciclo de vida das organizações); competitividade nas organizações.

ADMINISTRAÇÃO BUSINESS SCHOOL

ADMINISTRAÇÃO BUSINESS SCHOOL ADMINISTRAÇÃO BUSINESS SCHOOL BUSINESS SCHOOL A Business School da Universidade Positivo reúne 12 cursos nas áreas de Gestão e Negócios e promove, por meio de metodologias inovadoras, a união da realidade

Leia mais

Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Marketing (sábado)

Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Marketing (sábado) Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Marketing (sábado) Início em 26 de setembro de 2015 Aulas aos sábados, das 8h às 15h Valor do curso: R$ 16.482,00 À vista com desconto: R$ 15.657,00 Consultar planos

Leia mais

Ementas. Certificate in Business Administration CBA

Ementas. Certificate in Business Administration CBA Ementas Certificate in Business Administration CBA Agosto 2012 Módulo Fundamental Administração Financeira EMENTA: Disciplina desenvolve a capacidade de contribuição para as decisões gerenciais aplicando

Leia mais

MBA EM MARKETING E ESTRATÉGIAS DIGITAIS

MBA EM MARKETING E ESTRATÉGIAS DIGITAIS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM MARKETING E ESTRATÉGIAS DIGITAIS Objetivos do Curso O curso tem como objetivo fundamental desenvolver competências para atuar de acordo com as tecnologias de informação

Leia mais

MBA EM MARKETING E ESTRATÉGIAS DIGITAIS

MBA EM MARKETING E ESTRATÉGIAS DIGITAIS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM MARKETING E ESTRATÉGIAS DIGITAIS Objetivos do Curso O curso tem como objetivo fundamental desenvolver competências para atuar de acordo com as tecnologias de informação

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu. Coordenador Profº Dr. William Sampaio Francini

MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu. Coordenador Profº Dr. William Sampaio Francini Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Coordenador Profº Dr. William Sampaio Francini Departamento de Administração da FEI 1 O Curso O curso de pós-graduação lato-sensu

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS

GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS EMENTA GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS DISCIPLINA: Estratégias Competitivas e BSC EMENTA: Organização e ambiente organizacional, Desafios estratégicos e adaptação estratégica. Abordagens recentes a respeito

Leia mais

Relação de linhas de pesquisa CCHS CCS - CCT RELAÇÃO DAS LINHAS DE PESQUISA DO CCHS. Centro de Ciências Humanas e Sociais

Relação de linhas de pesquisa CCHS CCS - CCT RELAÇÃO DAS LINHAS DE PESQUISA DO CCHS. Centro de Ciências Humanas e Sociais CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS UNIFESO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO Relação de linhas de pesquisa CCHS CCS - CCT RELAÇÃO DAS LINHAS DE PESQUISA DO CCHS

Leia mais

Pós-Graduação Lato-Sensu em Marketing Autor & Coordenador da Nova Proposta Prof. Dr. Edson Coutinho da Silva Departamento de Administração

Pós-Graduação Lato-Sensu em Marketing Autor & Coordenador da Nova Proposta Prof. Dr. Edson Coutinho da Silva Departamento de Administração Pós-Graduação Lato-Sensu em Marketing Autor & Coordenador da Nova Proposta Prof. Dr. Edson Coutinho da Silva Departamento de Administração 1 O Curso O curso de pós-graduação lato-sensu em Marketing está

Leia mais

Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira

Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira - Diadema AVISO DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL

Leia mais

COMUNICAÇÃO, MERCADOS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

COMUNICAÇÃO, MERCADOS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU COMUNICAÇÃO, MERCADOS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO INSCRIÇÕES ABERTAS: Início das aulas: 26/03/2018 Término das aulas: Dezembro/2018 Dias e horários das aulas: Segunda-Feira - 18h30

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS Disciplina: Matemática Financeira 10 h/a Ementa: O valor do dinheiro no tempo. Conceitos de juros, taxas de juros, principal,

Leia mais

Série Executiva. Pessoas e Liderança

Série Executiva. Pessoas e Liderança Série Executiva Pessoas e Liderança SÉRIE EXECUTIVA PESSOAS E LIDERANÇA Avenida Conselheiro Nébias, 159, Paquetá, Santos. - Fone:13-2127 0000 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Profa. ANA LIGIA NUNES FINAMOR Doutora

Leia mais

RELAÇÃO DE HORÁRIOS POR TURMA. Segunda Terça Quarta Quinta Sexta

RELAÇÃO DE HORÁRIOS POR TURMA. Segunda Terça Quarta Quinta Sexta ADM11M 08:00 EMPREENDEDORISMO MATEMÁTICA PARA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 08:50 EMPREENDEDORISMO MATEMÁTICA PARA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 09:50 EMPREENDEDORISMO CENÁRIOS ECONÔMICOS I RESPONSABILIDADE

Leia mais

MBA Gestão de Mercados

MBA Gestão de Mercados MBA Gestão de Mercados segunda-feira terça-feira quarta-feira quinta-feira 1º bim Empreendedorismo e Gestão de Startups Marketing de Relacionamento (CRM) Gestão de Key Account Management Criatividade e

Leia mais

MBA em Gestão Empresarial 2018

MBA em Gestão Empresarial 2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Empresarial 2018 CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 H/A Coordenação Acadêmica: Professor Doutor José Carlos Abreu 1 OBJETIVOS GERAIS DO CURSO Desenvolver

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 7ECO003 ECONOMIA DE EMPRESAS I Organização econômica e problemas econômicos. Demanda, oferta e elasticidade. Teoria do consumidor. Teoria da produção e da firma, estruturas e regulamento de

Leia mais

Informações para Autores II ENCONTRO CIENTÍFICO ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS (ISSN )

Informações para Autores II ENCONTRO CIENTÍFICO ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS (ISSN ) Informações para Autores II ENCONTRO CIENTÍFICO ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS (ISSN 2359-6392) Os trabalhos encaminhados ao II ENCONTRO CIENTÍFICO ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS serão aceitos

Leia mais

CURSO: MBA EM DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM ÊNFASE EM COMPETÊNCIAS

CURSO: MBA EM DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM ÊNFASE EM COMPETÊNCIAS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CURSO: MBA EM DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM ÊNFASE EM COMPETÊNCIAS ANO 15/1 : UNIDADE BUENO - SÁBADOS QUINZENAIS DISCIPLINA CARGA HORÁRIA COORDENADOR: Profa Carmen Rizzotto

Leia mais

PROGRAMA PÓS-FLEX 2017 UNIVERSIDADE POSITIVO CÂMPUS SEDE - ECOVILLE CALENDÁRIO GERAL

PROGRAMA PÓS-FLEX 2017 UNIVERSIDADE POSITIVO CÂMPUS SEDE - ECOVILLE CALENDÁRIO GERAL PRESENCIAL E A DISTÂNCIA COMPLETA COM VOCÊ PROGRAMA PÓS-FLEX 2017 UNIVERSIDADE POSITIVO CÂMPUS SEDE - ECOVILLE CALENDÁRIO GERAL CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO ÁREA DE NEGÓCIOS, GESTÃO AMBIENTAL E ENGENHARIA

Leia mais

CURRÍCULO ACADÊMICO. _ Administração BACHARELADO

CURRÍCULO ACADÊMICO. _ Administração BACHARELADO CURRÍCULO ACADÊMICO _ Administração BACHARELADO 1 Graduação em _ Administração Mais do que gerenciar, planejar e executar ações em organizações, ser empreendedor. Mais do que criar negócios inovadores,

Leia mais

Curso: Bacharelado em Administração-1º-2016

Curso: Bacharelado em Administração-1º-2016 Curso: Bacharelado em Administração-1º-2016 Módulo: Formação Humanística números de variáveis, com as respectivas abrangendo técnicas e visitas culturais), Atividades Orientadas AO, ministrada NF-301 Projeto

Leia mais

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018 FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018 A Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faculdade Educamais torna público o presente

Leia mais

GESTÃO DE NEGÓCIOS, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

GESTÃO DE NEGÓCIOS, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE NEGÓCIOS, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO INSCRIÇÕES ABERTAS Início das aulas: 05/08/2019 Duração: 16 meses Dias e horários: segundas e terças-feiras (semanal) das 18h45 às 22h45 Carga

Leia mais

Prêmios Santander Universidades Edição 2010. Maio de 2010.

Prêmios Santander Universidades Edição 2010. Maio de 2010. Prêmios Santander Universidades Maio de 2010. O Santander acredita que o investimento no ensino superior é a forma mais direta e eficaz de apostar no desenvolvimento dos países em que está presente E,

Leia mais

PROGRAMA PÓS-FLEX 2017 UNIVERSIDADE POSITIVO CÂMPUS SEDE - ECOVILLE CALENDÁRIO GERAL

PROGRAMA PÓS-FLEX 2017 UNIVERSIDADE POSITIVO CÂMPUS SEDE - ECOVILLE CALENDÁRIO GERAL PRESENCIAL E A DISTÂNCIA COMPLETA COM VOCÊ PROGRAMA PÓS-FLEX 2017 UNIVERSIDADE POSITIVO CÂMPUS SEDE - ECOVILLE CALENDÁRIO GERAL CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO ÁREA DE NEGÓCIOS, GESTÃO AMBIENTAL E ENGENHARIA

Leia mais

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA DOCENTE EDITAL Nº 01/2018

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA DOCENTE EDITAL Nº 01/2018 FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA DOCENTE EDITAL Nº 01/2018 A Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faculdade Educamais

Leia mais

HISTÓRICO VISÃO, MISSÃO E VALORES. Transformar em negócios sustentáveis, momentos de desenvolvimento humano. PERFIL DO CURSO

HISTÓRICO VISÃO, MISSÃO E VALORES. Transformar em negócios sustentáveis, momentos de desenvolvimento humano. PERFIL DO CURSO HISTÓRICO 1 A Faculdade Europeia de Administração e Marketing, mantida pelo ENSIGEST Brasil Ltda é uma instituição que tem compromisso com o saber, com a cidadania, com o Estado de Pernambuco. Teve seu

Leia mais

MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS OBJETIVOS DO CURSO O objetivo geral do Curso de Pós-graduação Lato Sensu MBA Executivo Internacional em Gestão de Negócios é de capacitar os profissionais

Leia mais

Consórcio das Universidades Federais do Sul/Sudeste de Minas Gerais. Uma proposta inovadora e estratégica para a região, o Estado e o País

Consórcio das Universidades Federais do Sul/Sudeste de Minas Gerais. Uma proposta inovadora e estratégica para a região, o Estado e o País Consórcio das Universidades Federais do Sul/Sudeste de Minas Gerais Uma proposta inovadora e estratégica para a região, o Estado e o País Consórcio O que não é: Uma Superuniversidade Uma Fusão de Universidades

Leia mais

Série Executiva. Tecnologia da Informação

Série Executiva. Tecnologia da Informação Série Executiva Tecnologia da Informação SÉRIE EXECUTIVA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Prof. ANDRÉ BAPTISTA BARCAUI Pós-doutor em Administração pela FEA/USP, doutor em Administração

Leia mais

Administração Matriz - Agosto

Administração Matriz - Agosto Administração Matriz - Agosto 1º PERÍODO Pré-requisito Comunicação Empresarial 60 3 3 - Fundamentos das Ciências Sociais 60 3 3 - Matemática Aplicada à Administração 80 4 4 - Tecnologia da Informação 60

Leia mais

PRIMEIRA PÓS em MARKETING E GESTÃO MANUAL DO CURSO

PRIMEIRA PÓS em MARKETING E GESTÃO MANUAL DO CURSO PRIMEIRA PÓS em MARKETING E GESTÃO MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1.240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às 20h45

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos, fundada

Leia mais

Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos (LRH)

Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos (LRH) UNIVERSIDADE TÉCNICA DE MOÇAMBIQUE UDM DIRECÇÃO ACADÉMICA CURRÍCULO DA ÁREA DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE EMPRESAS AFAGE Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos (LRH) Maputo, Julho de 2015

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Ementário

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Ementário CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Ementário 1o SEMESTRE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO TGA (80 horas) Introdução à administração e às organizações. Classificação das organizações. Estrutura organizacional. A atividade

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos,

Leia mais

Ementário EMBA em Gestão de Projetos

Ementário EMBA em Gestão de Projetos Ementário EMBA em Gestão de Projetos Grade curricular Disciplina MATEMÁTICA FINANCEIRA - N FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS E GERENCIAMENTO DE ESCOPO - N GERENCIAMENTO DE RISCOS EM PROJETOS GESTÃO

Leia mais

RELAÇÃO DE HORÁRIOS POR TURMA. Segunda Terça Quarta Quinta Sexta

RELAÇÃO DE HORÁRIOS POR TURMA. Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Turma: ADM11N - 20171 RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE FUNDAMENTOS DE GESTÃO CENÁRIOS ECONÔMICOS I FUNDAMENTOS DE MARKETING RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE FUNDAMENTOS DE GESTÃO CENÁRIOS

Leia mais

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Administração - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Administração - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.2 Administração - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE DISCIPLINAS DA SÉRIE GESTÃO DA INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA GESTÃO DE PESSOAS DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA CONTABILIDADE Os recursos

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Nome da Evolução do Pensamento Administrativo I Semestre 1º Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua

Leia mais

Norma Permanente. Página 1 de 8. Assunto: Engajamento com Partes Interessadas Código da Norma: NAD-42

Norma Permanente. Página 1 de 8. Assunto: Engajamento com Partes Interessadas Código da Norma: NAD-42 Página 1 de 8 Índice Resumo: Estabelece as diretrizes para o engajamento com partes interessadas. 1. OBJETIVO 2. ABRANGÊNCIA 3. DEFINIÇÕES 3.1. PARTE INTERESSADA 3.2. ENGAJAMENTO DE PARTES INTERESSADAS

Leia mais

Faculdade do Centro Leste 2º PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO E TECNÓLOGOS NOTURNO /1

Faculdade do Centro Leste 2º PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO E TECNÓLOGOS NOTURNO /1 Faculdade do Centro Leste 2º PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO E TECNÓLOGOS Direito Empresarial 153 Matemática Financeira 157 Teoria Geral da Administração 161 Economia Empresarial 290 Sociologia e Antropologia

Leia mais

Conteúdo. 12. Promovendo saúde e segurança 13. Desenvolvimento de talentos

Conteúdo. 12. Promovendo saúde e segurança 13. Desenvolvimento de talentos Conteúdo 1. Em que acreditamos 2. A história da empresa 3. MCI em resumo 4. Valores financeiros 5. Como agregamos valor 6. Onde agregamos valor 7. Parceiro global 8. Escritórios MCI 9. A riqueza de nossa

Leia mais

ESTRUTURA E ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

ESTRUTURA E ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA DO BRASIL - AELBRA Credenciado pela Portaria Ministerial nº 1.198, de 13/06/2001 DOU de 15/06/2001 Recredenciado pela Portaria Ministerial n 1.381, de 23/11/2012 DOU de

Leia mais

Pós-Graduação Lato Sensu a Distância. 1º semestre 2012

Pós-Graduação Lato Sensu a Distância. 1º semestre 2012 Pós-Graduação Lato Sensu a Distância 1º semestre 2012 FEVEREIRO/2012 Índice dos Cursos de Pós-Graduação a distância Oferta: primeiro semestre 2012 Curso Mensalidade Total Pagina ÁREA: ADMINISTRAÇÃO MBA

Leia mais

RELAÇÃO DE HORÁRIOS POR TURMA. Segunda Terça Quarta Quinta Sexta FUNDAMENTOS DE MARKETING MARKETING MARKETING MARKETING

RELAÇÃO DE HORÁRIOS POR TURMA. Segunda Terça Quarta Quinta Sexta FUNDAMENTOS DE MARKETING MARKETING MARKETING MARKETING ADM11N EMPREENDEDORISMO MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS FUNDAMENTOS DE MARKETING CENÁRIOS ECONÔMICOS I FUNDAMENTOS DE GESTÃO EMPREENDEDORISMO MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS FUNDAMENTOS DE MARKETING CENÁRIOS ECONÔMICOS

Leia mais

Programa para Futuros Acionistas

Programa para Futuros Acionistas ar Programa para Futuros Acionistas e ias Um Programa para jovens que desejam fazer uma imersão no universo do trabalho, empreendedorismo e gestão de negócios. Uma das melhores escolas de negócios do mundo,

Leia mais

CEA439 - Gestão da Tecnologia da Informação

CEA439 - Gestão da Tecnologia da Informação CEA439 - Gestão da Janniele Aparecida Posicionamento Estratégico Segundo Michael Porter Uma empresa precisa seguir seis princípios fundamentais para estabelecer e manter um posicionamento estratégico diferenciado.

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Evolução de Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec CENTRO PAULA SOUZA Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócio Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

Matriz 1 - Administração (Modalidade a Distância)

Matriz 1 - Administração (Modalidade a Distância) Matriz 1 - Administração (Modalidade a Distância) Nivelamento Língua Portuguesa 20 - - - 1º PERÍODO Comunicação Empresarial 60 3 3 - Fundamentos das Ciências Sociais 60 3 3 - Matemática Aplicada à Administração

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROVAS N2 1º PERÍODO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROVAS N2 1º PERÍODO CURSO: ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS 1º PERÍODO 14/06/19 6ª feira - Matemática Aplicada - Comunicação Organizacional - Contabilidade I - Economia - Teoria Geral da Administração (TGA) - Língua Portuguesa

Leia mais

CONSULTORIA EMPRESARIAL

CONSULTORIA EMPRESARIAL PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CONSULTORIA EMPRESARIAL INSCRIÇÕES ABERTAS: Início das aulas: 21/08/2017 Término das aulas: Agosto/2018 Dias e horários das aulas: Segunda-Feira -18h30 às 22h30 - Semanal Quarta-Feira

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão Curso Administração Campus: Angra dos Reis SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão Formar profissionais, éticos, criativos e empreendedores, com competências e habilidades técnicas, humanas e conceituais, visão

Leia mais

MBA em Gestão Empreendedora Curso de Especialização Lato Sensu

MBA em Gestão Empreendedora Curso de Especialização Lato Sensu MBA em Gestão Empreendedora Curso de Especialização Lato Sensu Introdução à Educação a Distância (EAD); Inovação e Empreendedorismo; Políticas Públicas em Educação; Gestão de Processos; Gestão Estratégica;

Leia mais

Lato Sensu da FGV Management Rio compreende uma análise curricular. Desta forma, solicitamos o

Lato Sensu da FGV Management Rio compreende uma análise curricular. Desta forma, solicitamos o Prezado (a) Sr.(a.), Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso de

Leia mais

DBA Doctorate in Business Administration

DBA Doctorate in Business Administration DBA Doctorate in Business Administration LINHA DE PESQUISA COMPETITIVIDADE EM GESTÃO T1: 2016-2018 T2: 2017-2019 T3: 2018-2020 O DBA-GV será desenvolvido em quatro anos, com concentração das disciplinas

Leia mais

Pós- Graduação em Gestão Estratégica de Comunicação

Pós- Graduação em Gestão Estratégica de Comunicação Pós- Graduação em Gestão Estratégica de Comunicação Ingresso Agosto 2016 Informações: Educação Executiva ESPM-SUL incompany-rs@espm.br Fone: (51) 3218-1426 ADVB/SC Florianópolis Lucas Silva lucas.silva@espm.br

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Médio

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Médio PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Médio Código: 262 ETEC ANHANGUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Planejamento Empresarial e Empreendedorismo Série: 1º Eixo Tecnológico:

Leia mais

PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA. conexao.com/fgv

PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA. conexao.com/fgv PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos,

Leia mais

6. MATRIZ CURRICULAR 6.1. Núcleos de conhecimento estruturais do curso e respectivos componentes curriculares

6. MATRIZ CURRICULAR 6.1. Núcleos de conhecimento estruturais do curso e respectivos componentes curriculares 6. MATRIZ CURRICULAR 6.1. Núcleos de conhecimento estruturais do curso e respectivos componentes curriculares O perfil de profissional a ser formado pelo Curso de Graduação em da UFSCar/Sorocaba baseia-se

Leia mais

CURRÍCULO ACADÊMICO. _ Ciências Contábeis BACHARELADO

CURRÍCULO ACADÊMICO. _ Ciências Contábeis BACHARELADO CURRÍCULO ACADÊMICO _ Ciências Contábeis BACHARELADO 1 Graduação em _ Ciências Contábeis Na contabilidade, existem duas grandes áreas, e o curso de Ciências Contábeis da Unisinos se preocupa em oferecer

Leia mais

CURRÍCULO ACADÊMICO. _ Administração BACHARELADO

CURRÍCULO ACADÊMICO. _ Administração BACHARELADO CURRÍCULO ACADÊMICO _ Administração BACHARELADO 1 Graduação em _ Administração Mais do que gerenciar, planejar e executar ações em organizações, ser empreendedor. Mais do que criar negócios inovadores,

Leia mais

Apoio ao Transporte Escolar para a Educação Básica - Caminho da Escola. Concessão de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID

Apoio ao Transporte Escolar para a Educação Básica - Caminho da Escola. Concessão de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Programa 1448 Qualidade na Escola Ações Orçamentárias Número de Ações 16 0E530000 Apoio ao Transporte Escolar para a Educação Básica - Caminho da Escola Veículo adquirido Unidade de Medida: unidade UO:

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EXTERNO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PROCESSO SELETIVO EXTERNO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANEXO II EDITAL N 01/2016, DE 19 DE MAIO DE 2016 PROCESSO SELETIVO EXTERNO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO A-01 - ASSESSOR TECNICO III COORDENADOR/SUPERVISOR PEDAGOGICO SAÚDE UNIDADE TERESINA; B-01 - ASSESSOR TECNICO

Leia mais

pós-graduação lato sensu MBA em Logística Empresarial

pós-graduação lato sensu MBA em Logística Empresarial pós-graduação lato sensu MBA em Logística Empresarial 4ª turma Contexto atual, Competências e Mercado As organizações atuando em um mercado globalizado, cada vez mais dinâmico e competitivo exigem: Profissionais

Leia mais

REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO EMPREENDEDOR - UniNADE -

REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO EMPREENDEDOR - UniNADE - REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO EMPREENDEDOR - UniNADE - 2017 Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Empreendedor da Univiçosa UniNADE O Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Empreendedor da Univiçosa

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO_2015/1. 1º Semestre SEG TER QUA QUI SEX

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO_2015/1. 1º Semestre SEG TER QUA QUI SEX CURSO DE ADMINISTRAÇÃO_2015/1 1º Semestre 19:15-20:05 Contabilidade Empresarial I Estatística Fundamentos da ADM Matemática Geral Leitura e Produção de Textos 20:05-20:55 Contabilidade Empresarial I Estatística

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Administração Campus: Teresópolis Missão O curso de Graduação em Administração tem como missão formar profissionais, éticos, criativos e empreendedores, com competências

Leia mais

Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu. Empreendedorismo. Coordenador Prof. Dr. Edson Coutinho da Silva. Departamento de Administração da FEI

Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu. Empreendedorismo. Coordenador Prof. Dr. Edson Coutinho da Silva. Departamento de Administração da FEI Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu Empreendedorismo Coordenador Prof. Dr. Edson Coutinho da Silva Departamento de Administração da FEI 1 O Curso O curso de pós-graduação lato-sensu em Empreendedorismo está

Leia mais

ANEXO PROPOSTA DE LINHAS DE PESQUISA DAS FACULDADES CATHEDRAL DE ENSINO SUPERIOR

ANEXO PROPOSTA DE LINHAS DE PESQUISA DAS FACULDADES CATHEDRAL DE ENSINO SUPERIOR ANEXO PROPOSTA DE LINHAS DE PESQUISA DAS FACULDADES CATHEDRAL DE ENSINO SUPERIOR Define-se como linha de pesquisa um conjunto de temas, que delimita diversos campos de interesse. Para que estas venham

Leia mais

Série Executiva. Finanças, Controladoria e Auditoria

Série Executiva. Finanças, Controladoria e Auditoria Série Executiva Finanças, Controladoria e Auditoria SÉRIE EXECUTIVA FINANÇAS, CONTROLADORIA E AUDITORIA Avenida Conselheiro Nébias, 159, Paquetá, Santos. - Fone:13-2127 0000 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Prof.

Leia mais

Click to edit Master title style. Projeto Plataforma de Inovação FEI - Formação de Engenheiros

Click to edit Master title style. Projeto Plataforma de Inovação FEI - Formação de Engenheiros Projeto Plataforma de Inovação FEI - Formação de Engenheiros Fábio do Prado Reitor Vagner Barbeta Diretor IPEI 07 de Novembro de 2016 11/11/2016 1 1 Histórico 2 11/11/2016 2 Contextualização O MAGIS INACIANO

Leia mais

Curso: ADMINISTRAÇÃO Curriculo: 2019 DISCIPLINAS EM OFERTA 1 Semestre de NOT

Curso: ADMINISTRAÇÃO Curriculo: 2019 DISCIPLINAS EM OFERTA 1 Semestre de NOT GR02846 GR02847 GR02848 GR02849 GR02850 GR02851 SEMESTRE 1 Carga Horária Docentes Contabilidade Empresarial 72.00 Não ofertada no 1º semestre de 2019 Economia 72.00 Não ofertada no 1º semestre de 2019

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos,

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Núcleo Temático: NEPQS Núcleo de Engenharia de Produto, Qualidade e Sustentabilidade Código da Gestão Ambiental e Sustentabilidade Carga horária: 4 68 horas aula Teóricas: (2) Práticas: (2) ENEX00962 Conceituação

Leia mais

INTRODUÇÃO ÀS ESTRATÉGIAS DE TI

INTRODUÇÃO ÀS ESTRATÉGIAS DE TI 11/05/011 INTRODUÇÃO ÀS ESTRATÉGIAS DE TI Prof. Carlos Faria (adaptação) 011 O CONCEITO DE TI A Tecnologia da Informação abrange todos os aspectos envolvidos no gerenciamento das informações de uma organização.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2019 Ensino Técnico Plano de Curso no. 288 aprovado pela Portaria Cetec 733, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS 2019.1 5º PERÍODO DISCIPLINA: ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Séries estatísticas. Medidas de tendência central. Medidas separatrizes. Medidas de dispersão.

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO: NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO (Lato Sensu) PROPOSTA PLANO PEDAGÓGICO DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE COOPERATIVAS

PÓS-GRADUAÇÃO: NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO (Lato Sensu) PROPOSTA PLANO PEDAGÓGICO DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE COOPERATIVAS FACULDADE DE TECNOLOGIA DO COOPERATIVISMO - ESCOOP Credenciada pela Portaria MEC nº 994, de 19 de julho de 2011 PÓS-GRADUAÇÃO: NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO (Lato Sensu) PROPOSTA PLANO PEDAGÓGICO DE CURSO DE

Leia mais

Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu EMPREENDEDORISMO. Coordenador Prof. Dr. Edson Coutinho da Silva. Departamento de Administração da FEI

Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu EMPREENDEDORISMO. Coordenador Prof. Dr. Edson Coutinho da Silva. Departamento de Administração da FEI Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu EMPREENDEDORISMO Coordenador Prof. Dr. Edson Coutinho da Silva Departamento de Administração da FEI 1 O Curso O curso de pós-graduação lato-sensu em Empreendedorismo está

Leia mais

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL 1 INTRODUÇÃO Explicar o formato de análise de diagnóstico/relatório técnico do trabalho. Contextualizar o leitor, descrevendo

Leia mais

Pós-Graduação em Marketing de Moda

Pós-Graduação em Marketing de Moda Pós-Graduação em Marketing de Moda Público alvo Indicado para profissionais com formação em Moda, Design, Marketing, Comunicação, Arquitetura, dentre outros, e que atuem ou desejem atuar na área de Moda,

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA Coordenadoria de Economia Mineral Diretoria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral Premissas do Desenvolvimento Sustentável Economicamente

Leia mais

Empreendedorismo. Prof. Antonio Celso Duarte FATEC-SP 2011 FATEC SP 2011

Empreendedorismo. Prof. Antonio Celso Duarte FATEC-SP 2011 FATEC SP 2011 Empreendedorismo FATEC-SP 2011 Objetivos da disciplina Empreendedorismo A disciplina é orientada para uma abordagem conceitual e prática para fins de empreendimento profissional. Reúne três conjuntos de

Leia mais

Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo

Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo DESDE 1990 O ISCET Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo é um estabelecimento de ensino superior politécnico, criado em 25 de

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS - PMES

ADMINISTRAÇÃO PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS - PMES PÓS-GRADUAÇÃO ADMINISTRAÇÃO PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS - PMES INSCRIÇÕES ABERTAS Carga horária: 500 horas Duração do curso: 27 meses Coordenação: Prof. Dr. Almir Ferreira de Sousa Prof. Dr. Adelino

Leia mais

Curso Técnico Subsequente em Administração CÂMPUS GASPAR RESOLUÇÃO CEPE/IFSC Nº 38, DE 11 DE AGOSTO DE GRADE CURRICULAR E CORPO DOCENTE

Curso Técnico Subsequente em Administração CÂMPUS GASPAR RESOLUÇÃO CEPE/IFSC Nº 38, DE 11 DE AGOSTO DE GRADE CURRICULAR E CORPO DOCENTE Curso Técnico Subsequente em Administração CÂMPUS GASPAR RESOLUÇÃO CEPE/IFSC Nº 38, DE 11 DE AGOSTO DE 2014. GRADE CURRICULAR E CORPO DOCENTE Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 500h Unidade Curricular

Leia mais

Horários de Aula FACULDADE DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS. Época: 2019/1ºSem. Curso: ADMINISTRAÇÃO. Período: 2. Curso: ADMINISTRAÇÃO. Curso: ADMINISTRAÇÃO

Horários de Aula FACULDADE DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS. Época: 2019/1ºSem. Curso: ADMINISTRAÇÃO. Período: 2. Curso: ADMINISTRAÇÃO. Curso: ADMINISTRAÇÃO Período: - 8270 - ESTUDO DIRIGIDO - TCC 11-E.D. 80 Período: 1 1050 - LABORATÓRIO DE NEGÓCIOS, INOVAÇÃO E LIDERANÇA 11-1NA 80 933 - MATEMÁTICA APLICADA 11-1NA 80 2010 - METODOLOGIA E TÉCNICA DE PESQUISA

Leia mais

Conjunto das Instituições formadoras respondentes do Censo Ead.BR 2012

Conjunto das Instituições formadoras respondentes do Censo Ead.BR 2012 2012 IDENTIFICAÇÃO Conjunto das Instituições formadoras respondentes do Censo Ead.BR 2012 O Censo 2012, realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED objetiva tornar disponíveis informações

Leia mais

MBA GESTÃO EMPRESARIAL. CARGA HORÁRIA: 600 horas. DURAÇÃO: 22 meses. COORDENAÇÃO: Prof. Dr. Almir Ferreira de Sousa Prof. Dr. Adelino De Bortoli Neto

MBA GESTÃO EMPRESARIAL. CARGA HORÁRIA: 600 horas. DURAÇÃO: 22 meses. COORDENAÇÃO: Prof. Dr. Almir Ferreira de Sousa Prof. Dr. Adelino De Bortoli Neto MBA GESTÃO EMPRESARIAL CARGA HORÁRIA: 600 horas DURAÇÃO: 22 meses COORDENAÇÃO: Prof. Dr. Almir Ferreira de Sousa Prof. Dr. Adelino De Bortoli Neto 1 O melhor MBA Gestão Empresarial do Brasil, concebido

Leia mais

Administração. AD0001 FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO (Formação profissional, 60 horas) AD0002 TEORIA MICROECONÔMICA (Formação básica, 60 horas)

Administração. AD0001 FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO (Formação profissional, 60 horas) AD0002 TEORIA MICROECONÔMICA (Formação básica, 60 horas) Administração 1º SEMESTRE AD0001 FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO (Formação profissional, 60 Apresenta os fundamentos centrados nas Teorias Gerais da Administração, suas complexidades, considerando as possibilidades

Leia mais

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre Pró-Reitoria de Extensão - PROEX

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre Pró-Reitoria de Extensão - PROEX ANEXO 1 FORMULÁRIO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DE PROJETO DE EXTENSÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA DO PROJETO 1.1 Área temática (ver Anexo 1.1) 1.2 Linha de extensão (informar em qual (is) linha(s) se enquadra

Leia mais

Curso do Superior de Tecnologia em Marketing

Curso do Superior de Tecnologia em Marketing Curso do Superior de Tecnologia em Objetivos do curso 1.5.1 Objetivo Geral O Curso Superior de Tecnologia em na modalidade EaD da universidade Unigranrio, tem por objetivos gerais capacitar o profissional

Leia mais

BIG DATA Business Analytics Alexandre Massei

BIG DATA Business Analytics Alexandre Massei Filme BIG DATA Business Analytics Alexandre Massei almassei@gmail.com » A quantidade de informação gerada hoje pelos sistemas de informação dobra a cada 14 meses!» 90% dos dados no mundo hoje foram criados

Leia mais

Curso: Bacharelado em Ciências Contábeis

Curso: Bacharelado em Ciências Contábeis Curso: Bacharelado em Ciências Contábeis Módulo: Formação Humanística números de variáveis, com as respectivas abrangendo NF-301 Projeto Experimental de Grupo 40 2 CC-100 Contabilidade Básica 40 2 NF-119

Leia mais

MBA EXECUTIVO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING

MBA EXECUTIVO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING MBA EXECUTIVO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING O MBA Executivo em Gestão Estratégica de Marketing foi desenvolvido sob medida para profissionais que atuam ou desejam atuar como gestores estratégicos

Leia mais

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Logística

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Logística : Técnico em Logística Descrição do Perfil Profissional: Planejar, programar e controlar o fluxo de materiais e informações correlatas desde a origem dos insumos até o cliente final, abrangendo as atividades

Leia mais