UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ DANUBIA SANTANA NATALIA TEIXEIRA GUIMARÃES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ DANUBIA SANTANA NATALIA TEIXEIRA GUIMARÃES"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ DANUBIA SANTANA NATALIA TEIXEIRA GUIMARÃES INSTRUMENTO DE PESQUISA PARA SALÕES DE BELEZA: uma perspectiva teórica Balneário Camboriú 2008.

2 DANUBIA SANTANA NATALIA TEIXEIRA GUIMARÃES INSTRUMENTO DE PESQUISA PARA SALÕES DE BELEZA: uma perspectiva teórica Trabalho realizado como requisito final da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, do curso superior de Tecnologia em Cosmetologia e Estética da Universidade do Vale do Itajaí. Orientadora: Simone MSc. Batista Tomasulo. Balneário Camboriú 2008.

3 ARTIGO CIENTÍFICO Instrumento de pesquisa para salões de beleza: uma perspectiva teórica. Natália Teixeira Guimarães¹ -Acadêmica do curso de Tecnologia em Cosmetologia e Estética da Universidade do vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Santa Catarina (UNIVALI). Danúbia Santana²- Acadêmica do curso de Tecnologia em Cosmetologia e Estética da Universidade do vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Santa Catarina (UNIVALI). Msc. Simone Batista Tomasulo³- Bacharel em Turismo, Mestre em Turismo e Hotelaria, Professora do Curso Superior em Tecnologia em Cosmetologia e Estética, da Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Santa Catarina UNIVALI. Contatos 1 natalia_guimaraes2005@yahoo.com.br 2 danubia.sntn@gmail.com 3 tomasulo@univali.br RESUMO Hoje de um modo geral, os produtos são semelhantes em preço e qualidade. O diferencial passa a ser os serviços oferecidos ao cliente, e inovar serviços é também inovar o atendimento. Por isso, apostar em qualidade, preço, produto, mas, sobretudo no atendimento. A realização deste trabalho representa uma proposta de um instrumento que avalia a satisfação de clientes em salão de beleza, elaborado a partir de pesquisa bibliográfica e documental, utilizando-se da análise de algumas questões presentes em instrumentos de pesquisa de quatro prestadores de serviços diferenciados, o estudo buscou a partir dessa análise, construir um questionário com base nas teorias existentes e contribuir para uma melhor gestão dos salões de beleza, tendo em vista que o uso de um instrumento de pesquisa é uma possibilidade de ampliar o negócio, superando as expectativas através da opinião do cliente. De um modo geral, a proposta foi elaborar um trabalho prático, para quem deseja executar ou mesmo se informar sobre a importância de um bom atendimento que gera a satisfação do consumidor. Palavras-chave: gestão; satisfação do cliente; salão de beleza.

4 INTRODUÇÃO Na gestão de qualquer empreendimento a boa administração é necessária para que suas atividades desenvolvam de forma eficiente e com qualidade. Para que isso aconteça, o bom relacionamento entre a empresa e o cliente, é um fator indispensável, pois a satisfação do cliente está ligada à qualidade do serviço oferecido. De acordo com Mullins (2004, p. 33), [...] a organização só sobreviverá se for ao encontro das necessidades do cliente. O comprometimento das empresas, juntamente com suas metas e objetivos, deve manter sempre o foco no cliente. Desde os primórdios o cliente é colocado em primeiro lugar, mas hoje a necessidade de manter o cliente fiel à empresa é essencial, por isso há necessidade de oferecer o serviço com qualidade para garantir a satisfação e a fidelidade do cliente. Segundo Carvalho (2006), a excelência em serviços é um valor percebido pelo cliente, isso comparado à concorrência, e a adoção de estratégias que contemplem esse valor permite a empresa obter as vantagens competitivas necessárias para obtenção de relações estáveis e duradouras. Empresas prestadoras de serviços com o objetivo de avaliar a satisfação do consumidor, aplicam comumente questionários que visam perceber os diversos fatores que podem interferir em seu crescimento. Assim, pode-se afirmar que este procedimento também é importante ser adotado pelos salões de beleza, pois [...] são as demandas do cliente que exercerão maior influência nas várias atividades envolvidas no processo de transformação (MULLINS, 2004, p. 35) Para tanto, este estudo complexa a satisfação do cliente dentro de salões de beleza, considerando aspectos como o atendimento ao cliente, gestão em salões de beleza, qualidade na prestação de serviços, pesquisa de satisfação, enfim, fatores que envolvem a importância de manter o cliente satisfeito dentro da empresa, além de desenvolver um instrumento para medir a satisfação do cliente, tornando possível obter informações críticas do ponto de vista do cliente, auxiliando na melhora da qualidade dos serviços, e a partir deste contexto, sugeriuse a construção de um questionário de satisfação para salões de beleza, que estará apresentado em anexo ao estudo.

5 METODOLOGIA O estudo em questão caracteriza-se por uma pesquisa exploratória, que segundo Gil (1996, p.45), tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com intenção de torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses. Tendo esse trabalho como finalidade a elaboração de um questionário de satisfação do cliente, o estudo necessita de informações complementares que foram buscadas a partir de pesquisa bibliográfica, ou seja a busca por material já elaborado, constituído principalmente por livros e artigos. (GIL, 1996). Assuntos relacionados à importância da satisfação do cliente dentro dos salões de beleza, um bom gerenciamento e como construir um questionário, foram questões fundamentais para dar estrutura a esse trabalho. Como parte importante deste estudo, buscou também a pesquisa documental que se diferencia da pesquisa bibliográfica por [...] utilizar material que ainda não recebeu tratamento analítico ou que pode ser reelaborado. As fontes documentais podem ser documentos de primeira mão conservados em arquivos de instituições públicas e privadas [...] (DENCKER, 1998, p. 125). Neste trabalho, dez questionários de satisfação do cliente buscados em empresas distintas, passaram por um processo de análise para servir de base na a construção de um questionário para salão de beleza, por fim apenas quatro contribuíram com informações importantes na construção do questionário e apenas estes serão evidenciados no decorrer do trabalho. GESTÃO DA QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS A simpatia, gentileza e o interesse pelo bom atendimento, são atitudes básicas que um atendente deve ter naturalmente quando o cliente entra no salão de beleza. Mas isso nem sempre ocorre e por vários motivos. Um deles é a falta de qualificação do profissional para atender bem as pessoas que buscam por um determinado serviço. Existem pessoas que tem uma habilidade natural para desempenhar atividades comerciais, enquanto outras precisam ser preparadas. Flores (2008, p.22), complementa dizendo que o treinamento dos profissionais, não significa adestrar pessoas, o que as leva a fazer coisas por repetição, sem entender sua essência. Treinamento eficaz toca o coração das pessoas e enseja modificação de atitudes, tornando-as mais produtivas e consequentemente oferecendo serviço com qualidade.

6 É preciso envolver os profissionais com uma cultura da qualidade, o que eleva a responsabilidade dos funcionários com relação às tarefas desenvolvidas permitindo que certos problemas sejam resolvidos no próprio local de prestação de serviços. Deve-se criar uma política de aproveitamento das reclamações dos consumidores, de forma a melhorar cada vez mais o padrão de desempenho dos serviços prestados (OTÁVIO. 2004). Uma vez que estas reclamações são bem administradas, a qualidade se torna visível sendo definida pelo cliente, onde ele avalia o serviço que recebeu comparando-o com sua expectativa a cerca deste serviço. Se o desempenho é igual ou superior ao esperado, o cliente fica satisfeito. Friedrich et al (2003) enfatizam que a expectativa é o resultado da vivência do indivíduo, bem como de recomendações das pessoas de seu convívio social, e também da própria propaganda da empresa. Para Karl Albrecht (1992, p.254) qualidade em serviços é a capacidade que uma experiência ou qualquer outro fator tenha para satisfazer uma necessidade, resolver problema ou fornecer benefícios a alguém. Las Casas (1994) destaca que o produto final de um serviço é sempre um sentimento. Os clientes ficam satisfeitos ou não conforme suas expectativas são atendidas. Portanto, a qualidade do serviço é variável de acordo com o tipo de pessoa. Hoje não basta agradar os consumidores, é necessário encantá-los, superando as expectativas (FLORES, 2008). Dessa forma, a empresa atinge a excelência em serviços quando as expectativas do cliente é superada. PESQUISA DE SATISFAÇÃO NOS SALÕES DE BELEZA Um dos primeiros objetivos de qualquer pesquisa deve ser identificar as necessidades dos clientes dentro do salão de beleza. Além disso, quando a pesquisa de satisfação é aplicada torna-se possível descobrir as causas de insatisfações na prestação de serviços. Algumas empresas procuram identificar as razões pelas quais um cliente deixou de comprar. Quando se nota uma menor freqüência do cliente dentro da empresa, é sinal de que algo não está bem. Outro fato, é quando um cliente se mantém calado, sem reações aos estímulos da empresa, deve-se ficar alerta, afinal poucos clientes reclamam. Por este motivo também, é que se vê a necessidade de aplicar novas estratégias para obter respostas, pois muitos clientes preferem não falar sobre o assunto.

7 Las Casas (1994, p.61) reforça dizendo quando você pergunta para um cliente se existe alguma reclamação, ele quer ser bonzinho e por isso não diz nada. Há necessidade, portanto, de usar uma estratégia para obter a opinião do consumidor. Investir em reclamações de clientes é a melhor tática. Empresas que não querem ouvilos, gastam muito em divulgação apenas para substituir o cliente que está perdendo, e mesmo assim continuam sem saber o porque que seu negócio está em perigo (MIRSHAWKA, 1993). Não é de se admirar que ninguém goste de receber reclamações, mas são através delas que os clientes irão auxiliar no entendimento das empresas e organizações. Barlow e Moller (1996, p.13), dizem que ouvir reclamações não é algo agradável, mas significativamente importante para obter as informações vitais para qualquer empresa, por isso, torna-se relevante usá-las como uma ferramenta estratégica. Afinal, sem clientes os negócios simplesmente não existiriam. Empresas que são voltadas para o cliente, devem priorizar as pesquisas dos consumidores. Assim é possível conhecer atuais necessidades e desejos, ou então identificar os níveis de satisfação do consumidor com a empresa. Berry (1992 apud FRIEDRICH et al., 2003, p.34) comenta que, as empresas precisam criar um sistema de informações sobre qualidade em serviços, e não apenas realizar um estudo. O uso múltiplo de pesquisas favorece a empresa, pois cada método possui vantagens e desvantagens. Um sistema eficaz de informações sobre qualidade em serviços traz uma série de benefícios à empresa. Las Casas (1994, p.62) confirma dizendo que para as empresas que desejam implantar qualidade, a pesquisa torna-se uma necessidade. E pesquisar constantemente, sugere que questionários sejam aplicados, e por mais simples que eles sejam, podem fornecer dados valiosos para as empresas. É muito fácil fazer com que clientes se afastem. Há muitas maneiras de fazê-lo, e algumas empresas tentaram todas elas. Dois dos métodos mais comuns são ignorar as reclamações ou administrá-las de forma deficiente. Porém, reclamações bem administradas podem criar laços fortes entre os clientes e as empresas. (BARLOW ; MOLLER, 199, p.31). Por esse motivo, se torna evidente a importância em saber ministrar a opinião do cliente, de forma a favorecê-lo e, consequentemente, a empresa.

8 CONSTRUINDO UM INSTRUMENTO DE PESQUISA A criação de um sistema de informações sobre qualidade em serviços é um passo fundamental no fornecimento de serviços com excelência. Um sistema de informações sobre a qualidade em serviços deve ser mais que apenas um sistema de captação de dados, deve ser também um sistema de comunicação (BERRY, 1992 apud FRIEDERICH, 2003, p.46), ou seja : as informações obtidas devem ser compartilhadas na empresa. Deve-se definir quem recebe quais informações e quando, pois as necessidades de informação variam conforme o cargo na empresa. Essa distribuição de informações deve sempre buscar favorecer a capacidade de ação, deixando claro o que deve ser feito e por quem, constantemente motivando a melhoria dos serviços (FRIEDRICH. 2003). Assim a pesquisa de satisfação é um instrumento importante para evolução da visão mercadológica, pois atende as necessidades de informação da empresa e desejos dos consumidores. Além disso, é um método que obtém informações do cliente através da performance da empresa, tendo um caráter estratégico quando bem administrado, gerando conhecimento essencial para a vantagem competitiva das empresas. Portanto, a Pesquisa de Satisfação não deve ser vista apenas como um simples questionário, e deve ser aplicado permanentemente para manter o sistema de informação dentro da empresa correto e atualizado. O Layout do questionário Um layout claro e atraente aumenta a probabilidade de obter cooperação dos respondentes. Segundo Hill (2008), a primeira atitude que um respondente toma é dar uma olhada pelo questionário e pensar em preenchê-lo ou não. O que define essa decisão, é principalmente o tamanho do questionário e o Layout. Ou seja, se o questionário é esteticamente atraente e curto, as chances de se conquistar um respondente é bem maior. Um questionário que tenha uma aparência esteticamente atraente, aumenta a probabilidade de que o potencial respondente compre o questionário e o preencha. A elaboração do questionário, será baseado de forma adaptada para salão de beleza seguindo a sugestão de Hill (2008). Para construir um questionário é preciso elaborar um plano que indique os principais componentes e os passos a serem seguidos.

9 PASSO COMPONENTES 1 Área geral da investigação 2 Objetivos da investigação 3 Hipóteses da investigação e métodos para analisar dados 4 Seções do questionário 5 Perguntas do questionário Fonte: Hill (2008) 1º Passo. Área geral da investigação A área geral de investigação, refere-se a uma breve apresentação do objetivo do questionário, apresentando-o ao cliente de forma escrita, contendo um pedido de cooperação no preenchimento do mesmo, o que ajuda a ter maior cooperação do cliente ao responder, o nome da instituição que deseja atribuir as respectivas informações e uma declaração formal da natureza anônima do questionário. 2º Passo: Objetivos da investigação Objetivos da investigação, indica as variáveis principais da investigação. Neste caso a satisfação do cliente em relação aos serviços oferecidos, o que o levaria a freqüentar outro estabelecimento (sendo esses os pontos críticos negativos existentes dentro do salão de beleza) e se as características físicas do salão de beleza são atraentes para o cliente, enfim, são os aspectos que envolvem o interesse pela colocação do questionário. 3º Passo: Hipóteses da investigação e métodos para analisar dados Neste passo, alguns aspectos têm que ser analisados: *As escalas de resposta das perguntas do questionário. *Os métodos para analisar os dados. Existem duas maneiras possíveis para medir as características dos casos em um questionário, os valores exatos e categoria:

10 Valor exato: quantos anos tem? (escreve)...anos. Categoria: quantos anos tem? (indicar com x a categoria) As duas maneiras podem ser apresentadas em questionários, assim como foi analisado em vários modelos de questionários de satisfação. Porém o valor exato, dá informações mais detalhadas e flexível. 4º Passo: Seções do questionário É preciso estabelecer um plano de seqüência das perguntas do questionário, que pode se desenvolver a partir de uma seguinte hipótese: A satisfação do cliente está relacionada com a qualidade do serviço oferecido. A partir dessa idéia é possível destacar tópicos para a seqüência de perguntas que devem estar relacionadas com essa temática. perfil do cliente estrutura geral do salão de beleza serviços oferecidos atendimento profissional recepção visão do cliente 5º Passo: Perguntas do questionário Para construir um questionário, deve manter o foco estratégico da empresa, saber o porquê está fazendo e usar os resultados. Aaker (2001, apud FRIEFRICH, et al. 2003,p.50) sugere que as perguntas iniciais sejam abrangentes e genéricas. Que as seguintes sejam simples e direcionadas, passando para as mais específicas cada vez mais complexas e por último, as perguntas mais delicadas como o perfil do cliente, ele acredita que até o final da pesquisa o cliente se sentirá mais à vontade em se identificar ou não.

11 Perguntas gerais e perguntas específicas As perguntas sobre atitude, opinião, satisfação e preferências não devem ser apresentadas de modo geral, deve ser apresentada em forma de pergunta específica, sendo claro e objetivo, facilitando também na análise de dados. Perguntas abertas e perguntas fechadas A diferença entre perguntas abertas e perguntas fechadas, encontra-se essencialmente na forma como a resposta é dada. Perguntas abertas: permitem a quem está respondendo fazê-lo em suas próprias palavras, sendo bastante úteis em pesquisa exploratória, em que busca saber como as pessoas pensam, e não mensurar quantas pessoas pensa de tal modo (KOTLER, 2000). Perguntas fechadas: especificam previamente todas as possíveis respostas, gerando respostas fáceis de serem interpretadas e tabuladas. (KOTLER, 2000). Friedrich et al (2003), diz que existem questões consideradas problemáticas em questionários, pois a forma como uma pergunta é feita pode influenciar a resposta correspondente. De acordo com a análise feita em um dos questionários (Fig 1), pôde-se observar a atribuição de opções de respostas indutivas que fizeram do resultado final, um bom resultado na visão da empresa. É possível observar em uma das perguntas retiradas do questionário: Água, café e chá ( ) ótimo, ( ) bom, ( ) regular, ( ) ruim Atendimento em geral ( ) ótimo, ( ) bom, ( ) regular, ( ) ruim Local de espera ( ) ótimo, ( ) bom, ( ) regular, ( ) ruim Revistas ( ) ótimo, ( ) bom, ( ) regular, ( )ruim Figura 1 Exemplo de uma das questões de um questionário de satisfação aplicado em salão de beleza. Fonte: Empresa X (2008).

12 De acordo com Friedrich et al. (2003), o exemplo acima mostra uma escala tendenciosa, pois apresenta mais opções boas que ruins. Isso pode dificultar a identificação de problemas, pois, dependendo da formulação da pergunta, poderá ocorrer uma distorção na resposta. Conforme esta escala de classificação, o regular é ponto neutro, então existem duas opções para respostas positivas e apenas uma para negativa. Em uma pesquisa de marketing as escalas de avaliação são uma das mais utilizadas, pois visam medir o componente afetivo da atitude. Na figura 2, é destacado uma escala de avaliação gráfica, na qual se apresenta opções de respostas, desde o extremo mais favorável até mais desfavorável. (MATTAR, 1996). Figura 2 Exemplo de escala gráfica em um dos instrumentos pesquisados Fonte: Empresa Y (2008) De acordo com Mattar (1996) outro tipo de escala utilizado é a de avaliação verbal, na qual se apresenta as opões de respostas às pessoas, podendo ter de três até sete opções, procurando oferecer escalas balanceadas, ou seja, possuir um mesmo número de categorias pró e contra. As perguntas dicotômicas apresentam duas respostas possíveis, por exemplo, perguntas que acompanham como opção de resposta: ( ) sim ( )não. Podem também apresentar uma alternativa não sei. (MATTAR, 1996). Exemplo ilustrativo Figura 3:

13 Fig 3. Exemplo de questões dicotômicas Fonte: Pesquisa Alacar. ( Outro exemplo é a multiplicidade de escalas utilizadas nas perguntas. Um questionário com perguntas que apresentam como opção de escolha, uma classificação variável de 1 a 10 e as questões abertas. Deve-se, no entanto, cuidar com a construção do instrumento, pois a diversidade de escalas utilizadas em um mesmo questionário poderá confundir o cliente com tantos tipos de perguntas e respostas (FRIEDRICH et al., 2003, p.50). Assim, a construção requer que se conheça as diferentes possibilidades no que se refere a seu conteúdo, sua redação, formato e a melhor seqüência na apresentação das perguntas. Fig 4 Exemplo de escala de classificação simples de resposta Fonte: Empresa Z e W (2008)

14 A realização do Pré-teste do questionário Após a construção e revisão do instrumento, deve-se aplicar o pré-teste, que está centrado na avaliação dos questionários, visando garantir que meça exatamente o que se quer medir. De acordo com Gil (1996, p.96), na análise pretende-se verificar se todas as perguntas foram respondidas adequadamente, se as respostas dadas não denotam dificuldade no entendimento das questões, se as respostas correspondentes às perguntas abertas são passíveis de categorização e de análise, enfim, tudo aquilo que puder implicar a inadequação do questionário enquanto instrumento de coleta de dados. A entrevista serve para saber quais as dificuldades que a pessoa teve em respondê-lo, que perguntas poderiam provocar constrangimento e quais termos parecem confusos. Para um resultado melhor, o pré-teste deve ser aplicado duas vezes (AAKER, 2001). As pessoas escolhidas para respondê-lo foram cinco clientes de salões de beleza no primeiro pré teste e no segundo pré teste 5 clientes, somando um total de dez contribuintes. Após a aplicação do primeiro pré teste várias modificações foram feitas desde o Layout à forma de colocação das perguntas e opções de respostas. Feitas as modificações, o segundo pré teste foi aplicado para garantia de um bom questionário. Aspectos como clareza e precisão dos termos, quantidade de perguntas, forma em que as perguntas estão sendo apresentadas, ordem e introdução são importantes a serem considerados no pré-teste. A forma de apresentação das perguntas propostas por este trabalho segue em ordem de importância. O fato de não haver necessidade de identificação, o cliente se sente mais a vontade ao responder as perguntas; em seguida, aspectos como facilidade de acesso ao local, serviços oferecidos pelo salão, atendimento, ambiente (sendo estes apresentados em questões fechadas) e finalizando com espaço para colocação do ponto de vista do cliente (apresentado em perguntas abertas). A escala de classificação das respostas é apresentada da seguinte forma: Excelente, bom, regular, ruim e péssimo. Sendo duas opções positivas, uma neutra e duas negativas para que não haja qualquer resultado tendencioso. Nem sempre é possível evitar termos técnicos, mas sempre que possível, as perguntas devem ser colocadas de forma curta e simples.

15 Análise dos dados Através da tabulação de dados é possível medir cada pergunta por si mesma nos questionários. Segundo Aaker (2001), a tabulação consiste simplesmente em contar o número de casos que caem em cada uma das várias categorias. Além de ajudar no processo de limpeza dos dados, como identificar o grau de omissões, ambigüidades e erros nas respostas. Através de respostas dadas no pré-teste foi possível demonstrar a tabulação de dados de uma das questões apresentadas no instrumento Localização Preço Atendimento Serviços oferecidos Excelente Bom Regular Ruim Péssimo Depois de aplicado o questionário e com informações necessárias em mãos, tem-se clara visão do ponto de partida para conhecer o cliente e corrigir os problemas de qualidade. Las Casas (1994) evidencia o fato de que quando o administrador tem conhecimento das atividades exercidas por concorrentes, necessidades dos clientes, pontos fortes e fracos de sua empresa, terá então, condições de elaborar uma estratégia para melhorar o desempenho e obter melhores resultados adaptando-se às necessidades de seu público alvo. Sugere reuniões para discussão dos resultados, que serão disseminados nos principais níveis da organização. Mas antes de transformar estas informações em estratégias, outras atividades são necessárias. Por exemplo, para que se obtenha visão clara do que está faltando na empresa para alcançar excelência, os dados coletados sobre os pontos fracos devem ser identificados e eliminados.

16 CONSIDERAÇÕES FINAIS O verdadeiro poder da empresa está na habilidade de criar excelência, de se diferenciar e, consequentemente, solidificar a lealdade do cliente. Através do questionário de satisfação, a gerência do salão de beleza tem uma maior proximidade com o cliente. Fazer uma pesquisa com os profissionais é necessário, afinal eles tem o direito de dar opiniões a fim de tornar o ambiente mais agradável para desenvolver seu trabalho com mais satisfação e atender melhor o cliente. Com a aplicação do questionário, é possível reconhecer os pontos positivos e negativos atribuídos, assim como identificar os pequenos detalhes que fazem o diferencial dentro da empresa. Após realizar a pesquisa, atitudes devem ser tomadas a fim de que pontos negativos sejam eliminados, e melhoras sejam evidenciadas. Retornar ao cliente quanto as modificações feitas para melhor atendê-lo levando em consideração o marketing de relacionamento, e que o retorno ao cliente conclui a aplicação do instrumento de pesquisa. A qualidade na prestação de serviços é o principal fator que leva a satisfação, por isso, há necessidade em conhecer os clientes, suas necessidades e nível de satisfação, bem como, compreender como os serviços podem ser usados para criar uma vantagem competitiva, capacidade de criar promoções, observando o desejo do cliente e o comprometimento total com a qualidade e com os serviços oferecidos. Essa é uma nova maneira de conceituar poder e força nas empresas, e requer um modo diferente de liderar e motivar pessoas a fim de gerar escolhas diárias que visem a excelência e superação das expectativas do cliente.

17 REFERÊNCIAS AAKER, D. KUMAR, V. E DAY. G. Pesquisas de marketing. São Paulo: Atlas, ALBRECHT, K. Revolução nos serviços. São Paulo: Pioneira, 1992 BARLOE, J. MOLLER, C. Reclamação de cliente?: não tem melhor presente... São Paulo:Futura, BERRY, L. Serviços da satisfação máxima. guia prático de ação. Campus. Rio de Janeiro, CARVALHO, R. Excelência em serviços: o valor percebido pelos clientes. Artigo Científico. Disponível em: < df > Acesso: 29 mar CIERCO, A. A. ROCHA, V. A. MOTA, E. B. Gestão da qualidade total. Rio de Janeiro: editora FGV gestão empresarial, DENCKER, A. de F. M. Métodos e técnicas de pesquisa em turismo. São Paulo: Futura, FLORES, M. F. Surpreenda o cliente. Revista da ABLAC. Cotia, n.8, p , jan FRIEDRICH, A. QUADROS, F.S. VIEGAS, N. Medindo a satisfação do consumidor nos hotéis de Porto Alegre: o consumidor forma o cidadão. Revista da ESPM. São Paulo, v. 10, ano 9, ed. 3, p , maio/ jun HILL, M.M. HILL, A. A construção de um questionário DINÂMIA - Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconômica. Disponível em: < Acesso em: 23 abr KOTLER, P. Administração de marketing. 10 ed. São Paulo: Prentice Hall LAS CASAS, A. L. Qualidade total em serviços. conceitos, exercícios casos práticos. São Paulo: Atlas MATTAR, F.N. Pesquisa de marketing. Ed. completa. São Paulo: Atlas, MIRSHAWKA, V. Criando o valor para o cliente: a vez do Brasil. São Paulo: McGraw- Hill MULLINS, L. J. Gestão da hospitalidade e comportamento organizacional. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, OTAVIO, J. OLIVEIRA. Gestão da qualidade: tópicos avançados. São Paulo: Thomson Learning

Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG

Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG Ana Clara Rosado Silva (1) ; Daiane Oliveira Borges (2) ; Tatiana Morais Leite (3) ; Vanessa Oliveira Couto (4) ; Patrícia Carvalho

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS. GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS. BARBOSA, Roger Eduardo 1 Resumo Neste artigo analisaremos como o planejamento estratégico na gestão de pessoas nas

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

Atendimento Virtual Ampla

Atendimento Virtual Ampla 21 a 25 de Agosto de 2006 Belo Horizonte - MG Atendimento Virtual Ampla Carlos Felipe de Moura Moysés Ampla Energia e Serviços S.A cmoyses@ampla.com André Theobald Ampla Energia e Serviços S.A theobald@ampla.com

Leia mais

3 Qualidade de Software

3 Qualidade de Software 3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo

Leia mais

ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI CE

ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI CE ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI

Leia mais

A ESTRUTURA DA GESTÃO DE

A ESTRUTURA DA GESTÃO DE A ESTRUTURA DA GESTÃO DE PROJETOS Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br SUMÁRIO Importância do Gerenciamento de Projetos. Benefícios do Gerenciamento de Projetos Gerenciamento

Leia mais

Porque estudar Gestão de Projetos?

Porque estudar Gestão de Projetos? Versão 2000 - Última Revisão 07/08/2006 Porque estudar Gestão de Projetos? Segundo o Standish Group, entidade americana de consultoria empresarial, através de um estudo chamado "Chaos Report", para projetos

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

"BUSSINES PLAN"- PLANO DE NEGÓCIOS

BUSSINES PLAN- PLANO DE NEGÓCIOS "BUSSINES PLAN"- PLANO DE! Os componentes do Business Plan.! Quem precisa fazer um Business Plan! Colocando o Business Plan em ação Autores: Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador de Empresas

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009

PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009 PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009 Comentário geral: As provas apresentaram grau de dificuldade médio. Não houve uma preocupação da banca em aprofundar os conceitos ou dificultar a interpretação

Leia mais

Orientações para elaborar um. Plano de Negócios

Orientações para elaborar um. Plano de Negócios Orientações para elaborar um Plano de Negócios Maio de 2010 www.nascente.cefetmg.br Página 1 Apresentação Este documento contém um roteiro básico de Plano de Negócios. O objetivo é permitir que o futuro

Leia mais

Excelência no Atendimento ao Cliente. / NT Editora. -- Brasília: 2013. 27p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm.

Excelência no Atendimento ao Cliente. / NT Editora. -- Brasília: 2013. 27p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm. Autor Gilberto Lacerda Santos É Professor Associado IV da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, onde atua, há mais de 25 anos, em extensão, graduação e pós-graduação no campo das aplicações

Leia mais

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos.

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. 9.1 Explicações iniciais A avaliação é algo que faz parte de nossas vidas, mesmo antes de nascermos, se não

Leia mais

POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR?

POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR? POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR? Póvoa, J. M, Ducinei Garcia Departamento de Física - Universidade Federal de São Carlos Via Washington Luiz, Km

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

Questões de Concurso Público para estudar e se preparar... Prefeitura Olinda - Administrador. 1. Leia as afirmativas a seguir.

Questões de Concurso Público para estudar e se preparar... Prefeitura Olinda - Administrador. 1. Leia as afirmativas a seguir. Questões de Concurso Público para estudar e se preparar... Prefeitura Olinda - Administrador 1. Leia as afirmativas a seguir. I. O comportamento organizacional refere-se ao estudo de indivíduos e grupos

Leia mais

Liderança Ciclo Motivacional Clima Organizacional Cultura Organizacional

Liderança Ciclo Motivacional Clima Organizacional Cultura Organizacional Clima Organizacional Cultura Organizacional Disciplina: Gestão de Pessoas Página: 1 Aula: 09 O líder pode ser definido como uma pessoa capaz de unir outras através de esforços combinados para atingir determinado

Leia mais

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas 14.1. Treinamento é investimento O subsistema de desenvolver pessoas é uma das áreas estratégicas do Gerenciamento de Pessoas, entretanto em algumas organizações

Leia mais

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos SENAC Pós-Graduação em Segurança da Informação: Análise de Riscos Parte 2 Leandro Loss, Dr. Eng. loss@gsigma.ufsc.br http://www.gsigma.ufsc.br/~loss Roteiro Introdução Conceitos básicos Riscos Tipos de

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Organizações Nenhuma organização existe

Leia mais

6 A coleta de dados: métodos e técnicas utilizadas na pesquisa

6 A coleta de dados: métodos e técnicas utilizadas na pesquisa A coleta de dados: métodos e técnicas utilizadas na pesquisa 110 6 A coleta de dados: métodos e técnicas utilizadas na pesquisa 6.1. Introdução Neste capítulo pretende-se apresentar os métodos e as técnicas

Leia mais

O presente capítulo descreve a metodologia utilizada pela pesquisa e aborda os seguintes pontos:

O presente capítulo descreve a metodologia utilizada pela pesquisa e aborda os seguintes pontos: 3 Metodologia O presente capítulo descreve a metodologia utilizada pela pesquisa e aborda os seguintes pontos: A questão da pesquisa O tipo da pesquisa e metodologia utilizada A coleta dos dados e tratamento

Leia mais

5 Conclusão. FIGURA 3 Dimensões relativas aos aspectos que inibem ou facilitam a manifestação do intraempreendedorismo. Fonte: Elaborada pelo autor.

5 Conclusão. FIGURA 3 Dimensões relativas aos aspectos que inibem ou facilitam a manifestação do intraempreendedorismo. Fonte: Elaborada pelo autor. 5 Conclusão Este estudo teve como objetivo a análise dos diversos fatores que influenciam tanto de maneira positiva quanto negativa no exercício do papel dos gerentes e também dos elementos que facilitam

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais

CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO

CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO José Roberto Santana Alexandre Ripamonti Resumo: Com a globalização da economia, as empresas, enfrentam

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1

MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1 MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1 Resumo Claudenici Aparecida Medeiros da Silva Universidade Federal do Pará Campus de Marabá Pólo de Canaã dos Carajás nici_medeiros@hotmail.com

Leia mais

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001.

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001. O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * Adalberto Luiz de Souza ** RESUMO: Este texto tem por finalidade descrever o papel do representante da direção, referente ao atendimento de requisito

Leia mais

Judgment Você toma milhares de decisões todos os dias, das mais simples às mais importantes. Quais serão as certas?

Judgment Você toma milhares de decisões todos os dias, das mais simples às mais importantes. Quais serão as certas? Judgment Você toma milhares de decisões todos os dias, das mais simples às mais importantes. Quais serão as certas? hoganjudgement.com www.hoganbrasil.com.br/hoganjudgement 2014 Hogan Assessment Systems

Leia mais

Anais da Jornada Científica Integração: Educação, Sociedade e Tecnologia

Anais da Jornada Científica Integração: Educação, Sociedade e Tecnologia MARKETING DE RELACIONAMENTO UTILIZADO COMO FERRAMENTA PARA APRIMORAR A RELAÇÃO ENTRE O PÚBLICO INTERNO: ESTUDO DE CASO REALIZADO NA EMPRESA DALCAR NA CIDADE DE BACABAL MA MOURA, Íthalo Bruno Grigório de

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais A dissertação traz, como foco central, as relações que destacam os diferentes efeitos de estratégias de marca no valor dos ativos intangíveis de empresa, examinando criticamente

Leia mais

Orientações para Secretarias de Educação

Orientações para Secretarias de Educação Orientações para Secretarias de Educação SEGUNDO SEMESTRE 2009 Presidência da República Federativa do Brasil Ministério da Educação Secretaria Executiva Presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

Leia mais

Cinco restrições de desenvolvimento/teste que afetam a velocidade, o custo e a qualidade dos seus aplicativos

Cinco restrições de desenvolvimento/teste que afetam a velocidade, o custo e a qualidade dos seus aplicativos Série de ebooks sobre desenvolvimento em paralelo ágil: Capítulo 2 Cinco restrições de desenvolvimento/teste que afetam a velocidade, o custo e a qualidade dos seus aplicativos Novas pressões, mais restrições

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO MANUAL DO AVALIADOR Avaliar é fazer análise e ter a oportunidade de rever, aperfeiçoar, fazer de forma diferente, sempre em busca de eficácia e resultados. Gartner & Sánchez As

Leia mais

Marketing Pessoal. Uma visão de si mesmo

Marketing Pessoal. Uma visão de si mesmo Marketing Pessoal Uma visão de si mesmo 1 O Curriculo O currículo é uma peça importante para a sua apresentação profissional, então seja profissional na sua apresentação. 2 O currículo UM BOM CURRÍCULO......apresenta

Leia mais

Coleta de Dados: a) Questionário

Coleta de Dados: a) Questionário Coleta de Dados: A coleta de dados ou de informações sobre a realidade escolar tem como ponto de partido o Marco Referencial, em especial o que está estabelecido no Marco Operacional. Este é um momento

Leia mais

CONSUMO ALIENADO Desafios para os Profissionais do Século XXI

CONSUMO ALIENADO Desafios para os Profissionais do Século XXI CONSUMO ALIENADO Desafios para os Profissionais do Século XXI RESUMO Consumo é o ato de a sociedade adquirir algo para atender as suas necessidades e seus desejos. Quando a pessoa compra de uma forma para

Leia mais

Política de Gerenciamento de Risco Operacional

Política de Gerenciamento de Risco Operacional Política de Gerenciamento de Risco Operacional Departamento Controles Internos e Compliance Fevereiro/2011 Versão 4.0 Conteúdo 1. Introdução... 3 2. Definição de Risco Operacional... 3 3. Estrutura de

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA INTERNA

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA INTERNA 1/8 Sumário 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Documentos complementares 4 Definições 5 Procedimento 1 Objetivo Este Procedimento tem como objetivo descrever a rotina aplicável aos procedimentos de auditoria interna

Leia mais

As Organizações e a Teoria Organizacional

As Organizações e a Teoria Organizacional Página 1 de 6 As Organizações e a Teoria Organizacional Autora: Sara Fichman Raskin Este texto é totalmente baseado no primeiro capítulo do livro Organizational theory: text and cases, do autor Jones Gareth,

Leia mais

PASSO 1 COMO VOCÊ ESTÁ ADMINISTRANDO SUA EMPRESA?

PASSO 1 COMO VOCÊ ESTÁ ADMINISTRANDO SUA EMPRESA? PASSO 1 COMO VOCÊ ESTÁ ADMINISTRANDO SUA EMPRESA? São os passos que fazem os caminhos. MÁRIO QUINTANA Para chegar a um destino, é preciso dar o primeiro passo. Muitas vezes, preocupados com o dia a dia,

Leia mais

PLANEJAMENTO COMO PROCESSO ADMINISTRATIVO

PLANEJAMENTO COMO PROCESSO ADMINISTRATIVO 1 PLANEJAMENTO COMO PROCESSO ADMINISTRATIVO Aline Silva SANTOS 1 RGM 088607 Andressa Faustino da SILVA¹ RGM 089712 Diego Dias dos SANTOS¹ RGM 087266 Tatiane Gomes dos SANTOS¹ RGM 089204 Viviane Regina

Leia mais

Uma empresa só poderá vender seus bens/serviços aos consumidores se dois requisitos básicos forem preenchidos:

Uma empresa só poderá vender seus bens/serviços aos consumidores se dois requisitos básicos forem preenchidos: Módulo 4. O Mercado O profissional de marketing deverá pensar sempre em uma forma de atuar no mercado para alcançar os objetivos da empresa. Teoricamente parece uma tarefa relativamente fácil, mas na realidade

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS Letícia Luana Claudino da Silva Discente de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. Bolsista do Programa de Saúde. PET/Redes

Leia mais

Gestão de pessoas: revisão de conceitos

Gestão de pessoas: revisão de conceitos Glaucia Falcone Fonseca Chegamos ao final de nosso curso e vale a pena fazer uma retrospectiva sobre os principais aspectos da gestão de pessoas, algo tão importante no atual mundo do trabalho, caracterizado

Leia mais

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP Planejamento - 7 Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos 1 O que é risco? Evento que representa uma ameaça ou uma oportunidade em potencial Plano de gerenciamento do risco Especifica

Leia mais

Rita/João Abril -2014

Rita/João Abril -2014 Rita/João Abril -2014 Conteúdo Programático (Qui)10/04 Estratégia de gerenciamento de pessoas com foco em resultado e gestão por competências Rita (Qui)17/04 - Conceitos de liderança, equipes eficazes,

Leia mais

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO DESENVOLVENDO UM PROJETO 1. Pense em um tema de seu interesse ou um problema que você gostaria de resolver. 2. Obtenha um caderno

Leia mais

Profº Rogério Tavares

Profº Rogério Tavares Profº Rogério Tavares Administração Por Objetivos - APO A partir da década de 1950, a Teoria Neoclássica deslocou a atenção antes fixada nas chamadas atividades meios para os objetivos ou finalidades da

Leia mais

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL Diretrizes e Estratégias para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 RELATÓRIO TÉCNICO CONCLUSIVO

Leia mais

Cotagem de dimensões básicas

Cotagem de dimensões básicas Cotagem de dimensões básicas Introdução Observe as vistas ortográficas a seguir. Com toda certeza, você já sabe interpretar as formas da peça representada neste desenho. E, você já deve ser capaz de imaginar

Leia mais

Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Curso: Ciência da Computação Disciplina: Ambiente de Negócios e Marketing

Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Curso: Ciência da Computação Disciplina: Ambiente de Negócios e Marketing Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Curso: Ciência da Computação Disciplina: Ambiente de Negócios e Marketing Recursos Humanos cynaracarvalho@yahoo.com.br Conceitos A gestão

Leia mais

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você O que a Postura Consultiva tem a ver com Você Marcelo Egéa M* O que é postura consultiva Criar e sustentar uma marca é um trabalho que exige o máximo de todos na empresa. Alguns têm contato direto com

Leia mais

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3.

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1 Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. 1 Pesquisa realizada no curso de Administração da Unijuí 2 Aluna

Leia mais

Organização em Enfermagem

Organização em Enfermagem Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Enfermagem Departamento de Enfermagem Básica Disciplina Administração em Enfermagem I Organização em Enfermagem Prof. Thiago C. Nascimento Objetivos: Discorrer

Leia mais

O Marketing e suas áreas...

O Marketing e suas áreas... O Marketing e suas áreas... Business-To-Business (B2B) refere-se a mkt de produtos e serviços p/ organização, De Consumo produtos e serviços p/ uso pessoal ou doméstico, De Relacionamento conceito recente

Leia mais

RELATÓRIO PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

RELATÓRIO PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 16ª REGIÃO SECRETARIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E ESTATÍSTICA RELATÓRIO PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 2011 1 - INTRODUÇÃO O Tribunal Regional do Trabalho

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO. Quem nunca ouviu aquela velha frase O maior capital de nossa empresa é o capital

A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO. Quem nunca ouviu aquela velha frase O maior capital de nossa empresa é o capital A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO humano. Quem nunca ouviu aquela velha frase O maior capital de nossa empresa é o capital Uma pesquisa realizada em 1997 nos Estados Unidos comprovou estatisticamente que essa

Leia mais

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta.

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. 1 Prezado(a) candidato(a): Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. Nº de Inscrição Nome PROVA DE CONHECIMENTOS

Leia mais

Planejamento e Gestão Estratégica

Planejamento e Gestão Estratégica Planejamento e Gestão Estratégica O Governo de Minas estabeleceu como um dos eixos norteadores da suas políticas públicas a eficiência na utilização dos recursos e a oferta de serviços com qualidade cada

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO Atualizado em 30/12/2015 GESTÃO DE DESEMPENHO A gestão do desempenho constitui um sistemático de ações que buscam definir o conjunto de resultados a serem alcançados

Leia mais

EGC Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação

EGC Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação EGC Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação Resenha Crítica: Qual a relação entre competitividade, gestão do conhecimento e tecnologia da informação? Paulo Fernando da Silva Para discutirmos a relação

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª Série Empreendedorismo Administração A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas,

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio

EMPREENDEDORISMO. Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio EMPREENDEDORISMO Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio RESUMO: O trabalho visa abordar o que vem a ser empreendedorismo e iconoclastas, bem

Leia mais

BSC Balance Score Card

BSC Balance Score Card BSC (Balance Score Card) BSC Balance Score Card Prof. Gerson gerson.prando@fatec.sp.gov.br Uma das metodologias mais visadas na atualidade éobalanced ScoreCard, criada no início da década de 90 por Robert

Leia mais

RACIONALIZAÇÃO DE PROCESSOS NO TURISMO: UM ESTUDO DE CASO EM UM HOTEL NO MUNICÍPIO DE TORRES RS

RACIONALIZAÇÃO DE PROCESSOS NO TURISMO: UM ESTUDO DE CASO EM UM HOTEL NO MUNICÍPIO DE TORRES RS RACIONALIZAÇÃO DE PROCESSOS NO TURISMO: UM ESTUDO DE CASO EM UM HOTEL NO MUNICÍPIO DE TORRES RS Autores: Marta SANTOS Graduada em Gestão do Turismo pelo IFC Campus Avançado Sombrio. Fabiano Procópio DAROS

Leia mais

MARKETING DE VENDAS. Maiêutica - Curso de Processos Gerenciais

MARKETING DE VENDAS. Maiêutica - Curso de Processos Gerenciais MARKETING DE VENDAS Alcioni João Bernardi Prof. Ivanessa Felicetti Lazzari Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Processos Gerenciais (EMD0130) Prática do Módulo IV 27/11/12 RESUMO Este trabalho

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Aula N : 15 Tema:

Leia mais

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA 1 Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA Diretor Acadêmico: Edison de Mello Gestor do Projeto: Prof. Marco Antonio da Costa 2 1. APRESENTAÇÃO Prepare seus alunos para explorarem o desconhecido, para

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso:

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso: PLANO DE NEGÓCIOS Causas de Fracasso: Falta de experiência profissional Falta de competência gerencial Desconhecimento do mercado Falta de qualidade dos produtos/serviços Localização errada Dificuldades

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES 1

MARKETING DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES 1 MARKETING DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES 1 Roseli Fistarol Krüger 2, Lucinéia Felipin Woitchunas 3. 1 Trabalho de Conclusão de Curso Pós-Graduação 2 Aluna do Mestrado em Desenvolvimento da UNIJUÍ,

Leia mais

Esta é uma história sobre 4 (quatro) pessoas: TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NINGUÉM.

Esta é uma história sobre 4 (quatro) pessoas: TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NINGUÉM. Faculdade de Enfermagem - Departamento de Enfermagem Básica Disciplina: Administração em Enfermagem I Docente: Bernadete Marinho Bara De Martin Gama Assunto: Métodos de Trabalho em Enfermagem. Objetivos:

Leia mais

Desenvolvimento de Marcas Fortes. Criação de Brand Equity

Desenvolvimento de Marcas Fortes. Criação de Brand Equity Desenvolvimento de Marcas Fortes Criação de Brand Equity 1. O que é brand equity? Equity significa valor/patrimônio. Brand equity = valor da marca/patrimônio de marca. A American Marketing Association

Leia mais

A GESTÃO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA INCUBADORA TÉCNOLÓGICA UNIVAP

A GESTÃO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA INCUBADORA TÉCNOLÓGICA UNIVAP A GESTÃO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA INCUBADORA TÉCNOLÓGICA UNIVAP Feitosa, R. 1, Santos, J. 2, Lourenção, P. 3 123 Curso de Administração de Empresas, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas. Univap

Leia mais

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Introdução O panorama que se descortina para os próximos anos revela um quadro de grandes desafios para as empresas. Fatores como novas exigências dos

Leia mais

EXPECTATIVAS COM RELAÇÃO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

EXPECTATIVAS COM RELAÇÃO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EXPECTATIVAS COM RELAÇÃO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Novos tempos para o Poder judiciário; Sucesso total; Acredito que o seminário plantou a semente de pensar a estrutura do ambiente em que se trabalha

Leia mais

COMO REDIGIR ARTIGOS CIENTÍFICOS. Profa. EnimarJ. Wendhausen

COMO REDIGIR ARTIGOS CIENTÍFICOS. Profa. EnimarJ. Wendhausen COMO REDIGIR ARTIGOS CIENTÍFICOS Profa. EnimarJ. Wendhausen Objetivo do capítulo Contribuir para que o discente, seguindo as etapas apresentadas no texto, tenha condições de redigir um texto em conformidade

Leia mais

A ATUAÇÃO DE LÍDERES NA MOTIVAÇÃO DE COLABORADORES, MANTENDO A UNIÃO DA EQUIPE

A ATUAÇÃO DE LÍDERES NA MOTIVAÇÃO DE COLABORADORES, MANTENDO A UNIÃO DA EQUIPE A ATUAÇÃO DE LÍDERES NA MOTIVAÇÃO DE COLABORADORES, MANTENDO A UNIÃO DA EQUIPE Augusto César de Aguiar CUÉLLAR 1 Victor Dutra MARTINS 2 Roberta Gomes CAVALCANTE 3 RESUMO: As empresas atualmente têm sofrido

Leia mais

4 Metodologia. 4.1. Tipo de pesquisa

4 Metodologia. 4.1. Tipo de pesquisa 4 Metodologia Este capítulo descreve a metodologia adotada na execução do trabalho de pesquisa: definição da variável alvo, delimitação da população, processo de seleção da amostra, técnicas e procedimentos

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

No capítulo 3 estão concentrados todos os assuntos relacionados à metodologia utilizada nesse trabalho de pesquisa. Ou seja, tipo de pesquisa, método

No capítulo 3 estão concentrados todos os assuntos relacionados à metodologia utilizada nesse trabalho de pesquisa. Ou seja, tipo de pesquisa, método 14 1 Introdução Este estudo visa identificar os atributos e seus respectivos níveis mais importantes na definição da contratação de serviços de consultoria estratégica pelas operadoras de telecomunicações.

Leia mais

Conceito e Processo do Planejamento Estratégico

Conceito e Processo do Planejamento Estratégico ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Estratégia de Negócios em TI (Parte 2) Conceito e Processo do Planejamento Prof. Me. Walteno Martins Parreira Jr Vídeo: Os três porquinhos http://www.youtube.com/watch?v=eo4msbm113g

Leia mais

Como e por que criar uma para sua empresa A PERSONA VECTOR

Como e por que criar uma para sua empresa A PERSONA VECTOR Como e por que criar uma para sua empresa A PERSONA Quem trabalha com marketing, publicidade ou já anunciou na mídia, certamente foi questionado alguma vez sobre quem é o público-alvo da empresa. Isso

Leia mais

análisederisco empresarial

análisederisco empresarial análisederisco empresarial Ca da vez mais, a administração torna-se uma arte, sendo que os administradores aprendem a cada dia novas articulações, para poder dar continuidade a seus negócios. Muitas vezes,

Leia mais

Descrição do processo de priorização para tomada de tempos: Pesquisa ação em uma empresa job shop de usinados aeronáuticos.

Descrição do processo de priorização para tomada de tempos: Pesquisa ação em uma empresa job shop de usinados aeronáuticos. Descrição do processo de priorização para tomada de tempos: Pesquisa ação em uma empresa job shop de usinados aeronáuticos. Tatiana Sakuyama Jorge Muniz Faculdade de Engenharia de Guaratingüetá - Unesp

Leia mais

Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados

Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados Por Maria Teresa Somma Com o intuito de entender os motivos que levam franqueados a transferir o seu negócio, foi realizada uma pesquisa exploratória

Leia mais

Categorias Temas Significados Propostos

Categorias Temas Significados Propostos 91 5. Conclusão O objetivo do presente trabalho foi descrever a essência do significado da experiência consultiva para profissionais de TI que prestam de serviços de consultoria na área de TI. Para atingir

Leia mais

Unidade 9: Diálogos deliberativos

Unidade 9: Diálogos deliberativos Unidade 9: Diálogos deliberativos Como podemos utilizar as sínteses de evidências? Informar os grupos de interesse Divulgação da síntese de políticas Informações adaptadas derivadas da síntese Meios de

Leia mais

UNIDADE 3 Identificação de oportunidades

UNIDADE 3 Identificação de oportunidades UNIDADE 3 Identificação de oportunidades Provavelmente seja um dos maiores mitos sobre as novas idéias para negócios: a idéia deve ser única. Na realidade pouco importa se a idéia é única ou não, o que

Leia mais

Atividades da Engenharia de Software ATIVIDADES DE APOIO. Atividades da Engenharia de Software. Atividades da Engenharia de Software

Atividades da Engenharia de Software ATIVIDADES DE APOIO. Atividades da Engenharia de Software. Atividades da Engenharia de Software Módulo 1 SCE186-ENGENHARIA DE SOFTWARE Profª Rosely Sanches rsanches@icmc.usp.br CONSTRUÇÃO Planejamento do Codificação Teste MANUTENÇÃO Modificação 2003 2 Planejamento do Gerenciamento CONSTRUÇÃO de Codificação

Leia mais