para Engenheiros Conheça algumas vantagens de utilizar o Office na Engenharia Rafael Colucci - Dicas Avançadas de Office

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "para Engenheiros Conheça algumas vantagens de utilizar o Office na Engenharia Rafael Colucci - Dicas Avançadas de Office"

Transcrição

1 O F F I C E para Engenheiros Conheça algumas vantagens de utilizar o Office na Engenharia Rafael Colucci - Dicas Avançadas de Office

2 Quem sou eu? Rafael Colucci é licenciado em Física e possui mestrado em Engenharia de Energia. Atualmente é professor, Diretor de Pós- Graduação e Diretor administrativo do Hospital escola de Medicina Veterinária no Centro Universitário de Itajubá. Atua como desenvolvedor de conteúdos online em grandes portais. Atualmente está trabalhando em um novo projeto chamado Dicas Avançadas de Office que tem por objetivo difundir formas de melhorar rotinas de trabalho cotidianas a partir do uso das ferramentas existentes no pacotte Office. Acesse nossos cursos em:

3 Introdução Olá pessoal! Aqui é o Colucci e nesse texto pretendo falar um pouco mais sobre minha experiência como professor em cursos de engenharia. Como todos sabem, esta crise que afeta nosso país interfere diretamente no número de vagas disponíveis para engenheiros recém formados. Muitos alunos me procuram perguntando o que podem fazer para se destacar e assim conseguir um bom posicionamento no mercado de trabalho. Bom, a resposta nem sempre é a que mais agrada, mas aprender algo novo e dominar ferramentas simples para resolver problemas do dia a dia é sempre um bom começo. Quando me refiro à ferramentas simples estou querendo mencionar aquelas ferramentas que quase todos os computadores possuem, e que se bem utilizadas auxiliam os engenheiros e as empresas a solucionarem problemas de forma bastante eficiente. Ou seja, estou me referindo aos softwares do pacote Office mais utilizados: Excel, Word e Power Point. Além deles também falarei rapidamente sobre o armazenamento na nuvem, Skype e Outlook. Vamos começar?

4 O Pacote Office O Pacote Office está presente em muitos computadores pessoais e é presença garantida nos computadores da maior parte das empresas. Sua interface simples, aliada a novos planos de pagamentos têm facilitado o acesso das empresas a este importante conjunto de ferramentas. Apesar de conter inúmeros softwares o trio Excel, Word e Power Point continua sendo o conjunto de ferramentas mais utilizadas do pacote Office pelos profissionais já que permitem elaborar planilhas, criar documentos e apresentações com extrema facilidade. É possível ficar o dia todo escrevendo as vantagens de cada um deles, mas vou me ater a alguns comentários que acredito ser extremamente pertinentes para vocês, que estão cursando suas graduações em engenharias.

5 Excel para Engenheiros Antes de falarmos sobre a importância do Excel para profissionais de engenharia, peço que reflitam sobre as questões abaixo. Atualmente, é possível obter um bom emprego sem dominar as funções básicas do Excel? Quantos gráficos vocês se depararam ao longo do seu curso e que agora chegou a hora de vocês mesmos construí-los? Vai apresentar um orçamento para um cliente e realizará os cálculos na mão? Se as suas respostas forem não, parabéns! Todas as tarefas relacionadas às questões citadas acima podem ser realizadas no Excel, e a partir dele você poderá elaborar planilhas, plotar gráficos de forma eficiente e assim trabalhar na solução de problemas cotidianos da sua empresa.

6 Excel para Engenheiros Abaixo mostro um simples exemplo de uma planilha utilizada para o controle de gastos pessoais e investimentos que qualquer um pode criar no Excel. Vejam que a partir da construção inteligente de uma planilha o trabalho de controlar gastos pessoais fica facilitado quando utilizamos o Excel. Ainda apresentando imagens do que pode ser feito no Excel, veja um modelo de gráfico utilizado para representar duas grandezas variando com o tempo. Notem que neste mesmo gráfico é possível visualizar barras de erros e regressões.

7 Word para Engenheiros O Word é o principal editor de textos do mundo. E para falar bem a verdade, estou criando este e-book utilizando o Word neste exato momento. Na engenharia o Word é fundamental pois, apesar de não auxiliar em nada na elaboração de cálculos nos permite criar relatórios, s, cartas e muitos outros tipos de documentos. Sua versatilidade fica ainda mais evidente quando observamos os modelos existentes na nuvem e notamos que é possível criar diversos tipos de documentos neste editor de textos.

8 Word para Engenheiros Na imagem abaixo é possível visualizar alguns modelos disponíveis no Word Uma das principais vantagens que a versão 2016 deste software possui é a facilidade de interagir com PDF s, permitindo ao usuário transformar seus documentos de texto em PDF ou abrir um para editar algum texto. Outra vantagem que vejo e cito como fundamental para engenheiros é a facilidade de revisar documentos, permitindo que vários usuários interajam ao mesmo tempo emitindo comentários e controlando alterações.

9 Word para Engenheiros Veja na imagem abaixo como é simples o processo de revisão de textos no Word. Power Point para Engenheiros Já foi o tempo em que a única função de um engenheiro era projetar! Estamos vivendo uma época onde a comunicação com a equipe se tornou fundamental para que um engenheiro cresça em sua profissão E neste ponto, contar com uma ferramenta poderosa como o Power Point, é de extrema importância para um engenheiro melhor apresentar suas ideias para sua equipe e seus superiores.

10 Power Point para Engenheiros Particularmente sou suspeito para falar do Power Point pois uso intensamente suas ferramentas. Preparo aulas, crio imagens, e-books, pdf s e muitas outras coisas utilizando este software. Até mesmo por isso, é importante ressaltar que não só de apresentações vive o Power Point. A facilidade na criação de slides e na apresentação de ideias torna este software fundamental para qualquer engenheiro que pretenda fazer da comunicação um de seus pontos fortes. Na imagem abaixo apresento uma aula preparada por mim no Power Point.

11 Armazenamento na nuvem O OneDrive Todas as ferramentas citadas acima podem ser utilizadas diretamente no seu navegador a partir da solução da Microsoft para armazenamento na nuvem, o Onedrive. Na imagem abaixo é possível visualizar um conjunto de pastas existentes no disco virtual. Vejam que é possível manter vários arquivos na segurança da Nuvem.

12 Armazenamento na nuvem O OneDrive Além de um poderoso repositório virtual de arquivos, o OneDrive conta com versões online de seus principais softwares. Assim, se você está em um PC que não conta com nenhum dos softwares acima basta que você acesse o disco virtual e faça uso do software desejado. Na imagem abaixo apresento o Word Online.

13 Skype e Outlook Por fim, é importante citar que existem duas formas fantásticas de comunicação que podem e devem ser amplamente utilizadas por você. O Skype e o Outlook! O Skype sempre foi visto como uma software formal de comunicação. Nele é possível realizar desde conversas via chat até vídeo chamadas e vídeo conferências. Outro fator favorável para este software ser importante é que existe um aplicativo para celular que permite a você estar conectado a qualquer momento. Sobre o Outlook sou suspeito em falar pois particularmente, gosto muito do Outlook! Além de facilitar a organização dos s por pastas, sincronizar calendários e criar lembretes o Outlook possui uma ferramenta para anexar documentos que muito me agrada. Afinal, a partir dela é possível selecionar os últimos arquivos editados pelo usuário no PC.

14 Skype e Outlook Assim, se você está editando um relatório para enviá-lo à seu supervisor, o Outlook o apresentará na lista de arquivos recentes quando você selecionar a opção Anexar um arquivo. Veja a imagem abaixo. Bom, por enquanto vou parando por aqui e espero que vocês tenham gostado do que foi apresentado neste pequeno e-book. Ao longo do ano de 2018 pretendo lançar mais alguns e- books, desta vez falando de forma mais detalhada de cada um dos softwares aqui apresentados. Assim, se você quiser crescer em 2018 não deixe de seguir nossas dicas e acompanhar nossa página pois lá encontrará inúmeros conteúdos de qualidade e totalmente gratuitos.

15 Saiba mais sobre o: A página Dicas Avançadas de Office foi criada com o objetivo de oferecer aos usuários dicas e tutoriais sobre ferramentas do pacote Office que possam ser utilizadas no dia a dia das empresas. Além deste foco para empresas, por ser criada professores a página apresenta vários vídeo tutoriais contendo dicas de como utilizar ferramentas do Office para enriquecer o ensino em sala de aula, motivando os alunos e, de alguma forma, auxiliar na melhoria da educação no Brasil. Para estar sempre por dentro da novidades não deixe de seguir nossa página no Facebook, perfil no Twitter e Canal do Youtube. Rafael Colucci

Você pode conferir mais informações sobre essas e outras ferramentas em:

Você pode conferir mais informações sobre essas e outras ferramentas em: [Ferramentas] O Office 365 Online disponibiliza vários programas com versões que podem ser utilizadas diretamente do navegador. Neste documento você conhecerá os programas Word, Power Point e Excel, acompanhando

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Conteúdo Complementar Introdução à Informática FORMAÇÃO TÉCNICA Curso Técnico em Agronegócio Introdução à Informática Sumário Ferramentas colaborativas na Internet 5 Armazenamento de arquivos online 6

Leia mais

Os s estão com os dias contados

Os  s estão com os dias contados Os emails estão com os dias contados Quando o assunto é comunicação interna (conversa entre membros de uma empresa), o email ainda é uma das ferramentas mais usadas no mundo empresarial. Seja para enviar

Leia mais

MANUAL DE 1º ACESSO PACOTE MICROSOFT OFFICE 365

MANUAL DE 1º ACESSO PACOTE MICROSOFT OFFICE 365 MANUAL DE 1º ACESSO PACOTE MICROSOFT OFFICE 365 Sumário 1. Introdução... 3 2. Cuidados com o uso... 3 3. Primeiro acesso... 4 4. Selecionando as ferramentas... 9 5. Sobre as ferramentas... 11 5.1. E-mail

Leia mais

Uma nova maneira de guardar suas coisas...

Uma nova maneira de guardar suas coisas... ZecaNunes.com.br Esta é uma publicação digital e trata de informações que estão frequentemente sendo atualizadas, então certifique-se que você tem a versão mais recente dessa obra clicando no botão a

Leia mais

TUTORIAL: POWERPOINT MIX

TUTORIAL: POWERPOINT MIX TUTORIAL: POWERPOINT MIX Luiza Regina Branco Fernandes https://mix.office.com/en-us/tutorials POWERPOINT MIX O PowerPoint Mix é uma extensão gratuita para o PowerPoint que torna mais fácil para transformar

Leia mais

Pacote Office. Subtítulo

Pacote Office. Subtítulo Pacote Office Subtítulo Sobre a APTECH A Aptech é uma instituição global, modelo em capacitação profissional, que dispõe de diversos cursos com objetivo de preparar seus alunos para carreiras em Tecnologia

Leia mais

Pacote Office. Subtítulo

Pacote Office. Subtítulo Pacote Office Subtítulo Sobre a APTECH A Aptech é uma instituição global, modelo em capacitação profissional, que dispõe de diversos cursos com objetivo de preparar seus alunos para carreiras em Tecnologia

Leia mais

Usar o Office 365 no Windows Phone

Usar o Office 365 no Windows Phone Usar o Office 365 no Windows Phone Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu Windows Phone para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde quer que

Leia mais

CURSO DE TUTORIAL 2 DE 5. Robson Santos da Silva

CURSO DE TUTORIAL 2 DE 5. Robson Santos da Silva CURSO DE TUTORIAL 2 DE 5 Espero que você tenha gostado do Tutorial 1. Mas... Caso queira saber ainda mais sobre o Moodle e seu potencial quando utilizado com diferentes recursos que a Web 2.0 oferece gratuitamente...

Leia mais

TUTORIAL PARA O USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA PLATAFORMA MOODLE

TUTORIAL PARA O USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA PLATAFORMA MOODLE 1 TUTORIAL PARA O USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA PLATAFORMA MOODLE Você conhecerá, agora, como e onde serão realizadas suas Aulas Virtuais. Trilhe conosco pelos caminhos eletrônicos que

Leia mais

Sobre a KTEC KTEC Escola de Tecnologia

Sobre a KTEC KTEC Escola de Tecnologia Pacote Office Sobre a KTEC A KTEC Escola de Tecnologia oferece uma série de cursos, para os que procuram uma base sólida no aprendizado, com foco nas boas práticas que fazem a diferença no mercado de trabalho.

Leia mais

Prezado Aluno, Preparamos este guia rápido, contendo orientações para você explorar e praticar as funções básicas disponíveis.

Prezado Aluno, Preparamos este guia rápido, contendo orientações para você explorar e praticar as funções básicas disponíveis. 1 Prezado Aluno, Bem-vindo ao ambiente virtual destinado às comunidades de suas disciplinas. Trata-se da plataforma Moodle, criada para disponibilizar a você um espaço colaborativo, com recursos interessantes

Leia mais

instale em até 5 PCs e Macs compatíveis, além de mais 5 tablets use o OneDrive para sincronizar dispositivos automaticamente

instale em até 5 PCs e Macs compatíveis, além de mais 5 tablets use o OneDrive para sincronizar dispositivos automaticamente Como educadores, todos na Funcesi estão unidos em torno de um único objetivo ajudar a preparar nossos estudantes para se tornarem o melhor que eles podem ser. Agora, surge um novo e empolgante programa

Leia mais

O que há de novo no Excel? Auxílio para iniciar o trabalho. Conheça as novidades do Excel 2013

O que há de novo no Excel? Auxílio para iniciar o trabalho. Conheça as novidades do Excel 2013 Se você trabalha com gerenciamento de planilhas todos os dias não deve abrir mão de trabalhar com o Microsoft Excel, agora em sua Versão 2013. Embora muitos editores de planilhas e gerenciadores de dados

Leia mais

[OneDrive for Business]

[OneDrive for Business] 1 [OneDrive for Business] O OneDrive for Business é uma ferramenta de gerenciamento (armazenamento e compartilhamento) de arquivos. Através dela é possível, por exemplo, trabalhar de forma colaborativa

Leia mais

GUIA CORPORATIVO DO GOOGLE DRIVE PRINCIPAIS USOS PARA EMPRESAS

GUIA CORPORATIVO DO GOOGLE DRIVE PRINCIPAIS USOS PARA EMPRESAS GUIA CORPORATIVO DO GOOGLE DRIVE SUMÁRIO 03 INTRODUÇÃO 08 COMPARTILHAMENTO RÁPIDO DE 04 AFINAL, QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DOCUMENTOS USOS E BENEFÍCIOS PARA EMPRESAS 09 PERMITE QUE VOCÊ CRIE UM ÓTIMO 04 GRANDE

Leia mais

Confira 3 pontos importantes para você emitir e controlar as notas fiscais eletrônicas da sua empresa com segurança e facilidade!

Confira 3 pontos importantes para você emitir e controlar as notas fiscais eletrônicas da sua empresa com segurança e facilidade! Confira 3 pontos importantes para você emitir e controlar as notas fiscais eletrônicas da sua empresa com segurança e facilidade! O NFeJá é disponibilizado, TOTALMENTE GRÁTIS, em parceria com Associações

Leia mais

Guia informativo Office 365 Premium Páginas Amarelas

Guia informativo Office 365 Premium Páginas Amarelas Guia informativo Office 365 Premium Páginas Amarelas Produtividade e colaboração no seu negócio. Índice 1 O que é o Office 365 Premium Páginas Amarelas? 2 O que torna este serviço único no mercado? 3 Vantagens

Leia mais

Visão geral do ambiente. Essa é a sua página inicial. No bloco lateral, você encontra um menu de navegação.

Visão geral do ambiente. Essa é a sua página inicial. No bloco lateral, você encontra um menu de navegação. Bem Vindo ao seu novo Ambiente Virtual de Aprendizagem! Vamos saber mais como utilizar essa poderosa ferramenta para que você a aproveite ao máximo durante os seus estudos. TUTORIAL GERAL Visão geral do

Leia mais

Este material foi preparado para auxiliar você no decorrer do curso. É um referencial teórico que deve ser consultado aula após aula.

Este material foi preparado para auxiliar você no decorrer do curso. É um referencial teórico que deve ser consultado aula após aula. Apresentação Este material foi preparado para auxiliar você no decorrer do curso. É um referencial teórico que deve ser consultado aula após aula. Você também precisa, paralelamente à leitura do mesmo,

Leia mais

DA CLOUD ÀS APPS AS DINÂMICAS ATIVAS DE MOTIVAÇÃO E INCLUSÃO NA SALA DE AULA TUTORIAL ONEDRIVE

DA CLOUD ÀS APPS AS DINÂMICAS ATIVAS DE MOTIVAÇÃO E INCLUSÃO NA SALA DE AULA TUTORIAL ONEDRIVE DA CLOUD ÀS APPS AS DINÂMICAS ATIVAS DE MOTIVAÇÃO E INCLUSÃO NA SALA DE AULA TUTORIAL ONEDRIVE O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 5 GB de

Leia mais

Vantagens gerais de se fazer slide online

Vantagens gerais de se fazer slide online Eu já falei em outros posts como você pode usar o Power Point para fazer todos os tipos de slides, desde apresentações de produtos até apresentações de resultados. Cheguei a mostrar também os 10 modelos

Leia mais

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke.

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke. Informática Microsoft Outlook 2007 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MICROSOFT OUTLOOK O QUE É O OUTLOOK? O Microsoft Outlook 2007 oferece excelentes ferramentas de gerenciamento

Leia mais

#pragma TimeBot. Torne o lançamento de horas uma tarefa simples com a ajuda de um Bot*

#pragma TimeBot. Torne o lançamento de horas uma tarefa simples com a ajuda de um Bot* #pragma TimeBot Torne o lançamento de horas uma tarefa simples com a ajuda de um Bot* Realize lançamento de horas via Skype, Facebook Messenger ou Telegram. Obtenha insights sobre o Timesheet através de

Leia mais

UNIDADE 3. Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias. Educação à distância: conceitos básicos. Olá turma! Bem-vindos de volta.

UNIDADE 3. Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias. Educação à distância: conceitos básicos. Olá turma! Bem-vindos de volta. Olá turma! Bem-vindos de volta. UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias Você sabe o que são NTICs? Como elas poderiam auxiliar no seu processo de aprendizagem?

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 30/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 30/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 30/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Telegram: 11 dicas essenciais para você turbinar suas conversas

Telegram: 11 dicas essenciais para você turbinar suas conversas Telegram: 11 dicas essenciais para você turbinar suas conversas O Telegram é um dos melhores mensageiros da atualidade. Neste artigo você irá encontrar uma compilação com as melhores dicas e truques para

Leia mais

#pragma LeadBot. Um Bot* inteligente em sua homepage conectado ao Dynamics 365

#pragma LeadBot. Um Bot* inteligente em sua homepage conectado ao Dynamics 365 #pragma LeadBot Um Bot* inteligente em sua homepage conectado ao Dynamics 365 Crie um processo de atendimento automatizado em seu site capturando Clientes Potenciais via chat autônomo. Ofereça suas ofertas

Leia mais

[Livros e-pub e Software Calibre] Tutorial

[Livros e-pub e Software Calibre] Tutorial Tutorial Você tem acesso, pelo Moodle, a todos os livros das atividades acadêmicas em que está matriculado. Isso significa que você pode fazer download dos materiais para estudar quando, como e onde estiver.

Leia mais

Informática Facilitada para Concursos. Prof. André Fernandes

Informática Facilitada para Concursos. Prof. André Fernandes 2016 Informática Facilitada para Concursos [AULA DEMONSTRATIVA DO CURSO DE INFORMÁTICA FACILITADA PARA CAMARA DOS DEPUTADOS] Este material se refere à aula demonstrativa do Curso de Informática Facilitada

Leia mais

Manual de Utilização. Versão 01 - Rev. 01/2014 PCOP

Manual de Utilização. Versão 01 - Rev. 01/2014 PCOP Manual de Utilização Versão 01 - Rev. 01/2014 PCOP Índice Índice... 2 Introdução ao sistema... 3 Divisão do sistema COMPORTAMENTOS... 4 PERFIS... 5 PERFIL - ADMINISTRADOR... 6 Vamos Começar? NAVEGADORES

Leia mais

Plano de Curso INFORMÁ TICÁ BA SICA OPERADOR DE MICROCOMPUTADOR

Plano de Curso INFORMÁ TICÁ BA SICA OPERADOR DE MICROCOMPUTADOR Plano de Curso Instituição: Departamento de Educação a Distância DEaD (UNIFAP) Curso: Curso de Informática Básica - Operador de Microcomputadores Carga Horária: 60 horas. 1. ÁPRESENTÁÇÁ O INFORMÁ TICÁ

Leia mais

CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA IDIOMAS

CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA IDIOMAS worksheet CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA IDIOMAS 2 FORMAS DE USAR ESTE CRONOGRAMA: 1. Imprima as folhas, preencha-o à mão e deixe em um lugar que você possa sempre consultá-lo (bolsa, pasta, agenda, colado

Leia mais

U M A E S T R A T É G I A P A R A A P R I M O R A R S E U S E S T U D O S E P R O D U T I V I D A D E

U M A E S T R A T É G I A P A R A A P R I M O R A R S E U S E S T U D O S E P R O D U T I V I D A D E Mapa Mental: Como Aprender de Forma Eficaz UMA ESTRATÉGIA PARA APRIMORAR SEUS ESTUDOS E PRODUTIVIDADE por Marcel Corradi 1 INTRODUÇÃO Neste mini ebook vou te ensinar uma das técnicas que eu utilizo para

Leia mais

Conceitos Iniciais de Suíte BrOffice

Conceitos Iniciais de Suíte BrOffice Conceitos Iniciais de Suíte BrOffice BrOffice O BrOffice consiste em uma suíte de aplicativos comerciais gratuita, ou seja, com diversas funcionalidades através de softwares para edição de texto, planilha

Leia mais

Microsoft Office 365 Para negócios sem limites

Microsoft Office 365 Para negócios sem limites Vodafone Business Cloud Microsoft Office 365 Para negócios sem limites Vodafone Business Cloud O que é o Vodafone Business Cloud? O Vodafone Business Cloud é uma solução integrada de comunicação que reúne

Leia mais

Descubra as novas funcionalidades com Office 365 My I-365, uma nova forma de colaborar. 2013 Ipsos

Descubra as novas funcionalidades com Office 365 My I-365, uma nova forma de colaborar. 2013 Ipsos Descubra as novas funcionalidades com Office 365 My I-365, uma nova forma de colaborar Mensagens chave Ser lider com nossos clientes O que estamos falando e também sobre Ser moderno Ser eficiente Estar

Leia mais

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS Tutorial discente Janeiro /2017 1 Sumário 1. Como acessar o Portal do Aluno (SGE)... 3 2. Como acessar o Portal Comunidade Acadêmica... 16 3. Como acessar o Portal

Leia mais

Aula 6 EXPONDO RESULTADOS COM O MICROSOFT POWER POINT 08/03/2016 1

Aula 6 EXPONDO RESULTADOS COM O MICROSOFT POWER POINT 08/03/2016 1 Aula 6 EXPONDO RESULTADOS COM O MICROSOFT POWER POINT 08/03/2016 DIEGOQUIRINO@GMAIL.COM 1 Agenda Nesta aula iremos aprender: Operações básicas; Inserções; Edição e formatação de slides o SLIDE MESTRE;

Leia mais

Como usar Tabela Dinâmica (Pivot Table) Exemplo Prático. Este conteúdo faz parte da série: Excel Tabelas e Tabelas Dinâmicas Ver 5 posts dessa série

Como usar Tabela Dinâmica (Pivot Table) Exemplo Prático. Este conteúdo faz parte da série: Excel Tabelas e Tabelas Dinâmicas Ver 5 posts dessa série Este conteúdo faz parte da série: Excel Tabelas e Tabelas Dinâmicas Ver 5 posts dessa série O Excel é um aplicativo poderoso do pacote Microsoft Office que pode ser empregado em diversas áreas do conhecimento:

Leia mais

Confira 3 melhores práticas para você emitir e controlar as notas fiscais eletrônicas da sua empresa com segurança e facilidade!

Confira 3 melhores práticas para você emitir e controlar as notas fiscais eletrônicas da sua empresa com segurança e facilidade! Confira 3 melhores práticas para você emitir e controlar as notas fiscais eletrônicas da sua empresa com segurança e facilidade! GRUPO POR TRÁS DE TUDO A NSC Business Technology é um grupo empresarial

Leia mais

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke.

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke. Informática Microsoft Outlook 2010 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MICROSOFT OUTLOOK O QUE É O OUTLOOK? O Microsoft Outlook 2010 oferece excelentes ferramentas de gerenciamento

Leia mais

CARACTERÍSTICAS. é a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft.

CARACTERÍSTICAS. é a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft. WINDOWS 10 CARACTERÍSTICAS WINDOWS 10 é a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft. É Multiplataforma! Vários tipos de dispositivos! O Download pode ser instalado em PCs e dispositivos móveis

Leia mais

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS Tutorial discente Outubro/2016 1 Sumário 1. Como acessar o Portal do Aluno (SGE)... 3 2. Como acessar a Comunidade Acadêmica... 14 3. Como acessar o Portal Educação

Leia mais

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes.

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes. RESUMO O software Excel apresenta as melhores condições para se elaborar as ferramentas estratégicas de importância inigualável para o Planejamento das Estruturas, que proporcionam inclusive extrema versatilidade

Leia mais

UNIDADE 3. Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias. Educação à distância: conceitos básicos. Olá turma! Bem-vindos de volta.

UNIDADE 3. Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias. Educação à distância: conceitos básicos. Olá turma! Bem-vindos de volta. Olá turma! Bem-vindos de volta. UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias Você sabe o que são NTICs? Como elas poderiam auxiliar no seu processo de aprendizagem?

Leia mais

Guias úteis ferramentas para gerir eventos nas redes sociais.

Guias úteis ferramentas para gerir eventos nas redes sociais. Guias úteis 12+1 ferramentas para gerir eventos nas redes sociais www.omnitel.pt omnitel@omnitel.pt 2 de 16 O que encontrarás neste guia? A presença do Twitter nos eventos é uma realidade diária. Não apenas

Leia mais

Como usar o preenchimento relâmpago

Como usar o preenchimento relâmpago Ao trabalhar no Excel, muitas vezes precisamos utilizar um mesmo dado variadas vezes na mesma planilha. No entanto, repetir, alterar e revisar esses dados consome um tempo muito grande do nosso dia. Para

Leia mais

COMO MONTAR O NEGÓCIO PROPRIO SEM TER AUTORIDADE

COMO MONTAR O NEGÓCIO PROPRIO SEM TER AUTORIDADE COMO MONTAR O NEGÓCIO PROPRIO SEM TER AUTORIDADE Por muito tempo essa pergunta me impediu de criar executar alguns projetos meus... Eu tinha uma crença limitante que não estava preparado para aquilo, que

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Configuração do Agenda para administradores

Configuração do Agenda para administradores Configuração do Agenda para administradores Neste guia 1. de compartilhamento de agendas 2. Importar sua agenda antiga 3. e outros recursos 4. Configurar recursos empresariais básicos Você precisará de:

Leia mais

Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office. Prof. Ana Paula Domingos

Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office. Prof. Ana Paula Domingos Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office Prof. Ana Paula Domingos Copiar arquivos 1. Selecionar o arquivo desejado; 2. Clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção: Copiar; 3. Clicar

Leia mais

Mercado mobile. Fábrica de Aplicativos. Vamos falar sobre, Plano revendedor

Mercado mobile. Fábrica de Aplicativos. Vamos falar sobre, Plano revendedor Plano Revendedor Mercado mobile Fábrica de Aplicativos Vamos falar sobre, Plano revendedor Mercado Estamos com uma oportunidade única de aproveitar o mercado que teve o maior crescimento na história da

Leia mais

Sistemas para Comunicação Alternativa SEMANA 3

Sistemas para Comunicação Alternativa SEMANA 3 MÓDULO 9 Sistemas para Comunicação Alternativa SEMANA 3 Miryam Pelosi e Liliana Passerino 16/03/2014 slide 1 de 11 UNIDADE 3 BANCO DE ATIVIDADES Nesta unidade conheceremos o Portal Assistiva, um banco

Leia mais

WINDOWS 7 O COMPUTADOR E SEUS COMPONENTES HARDWARE

WINDOWS 7 O COMPUTADOR E SEUS COMPONENTES HARDWARE WINDOWS 7 O COMPUTADOR E SEUS COMPONENTES HARDWARE O hardware é a parte física da máquina, ou seja, tudo aquilo que é tangível (que pode ser tocado). Exemplos: monitor, teclado, mouse, gabinete, componentes

Leia mais

INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO.

INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO. INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ 2019. Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO. CONCEITOS BÁSICOS E UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS PARA EDIÇÃO DE TEXTOS, PLANILHAS ELETRÔNICAS E APRESENTAÇÕES:

Leia mais

1 Exemplo de banco de dados no Excel com informações financeiras

1 Exemplo de banco de dados no Excel com informações financeiras Este conteúdo faz parte da série: Excel Dicas Avançadas Ver 11 posts dessa série Se você é um gestor, analista, estagiário, empresário, enfim, se você já trabalhou em alguma empresa em toda a sua vida

Leia mais

CONQUISTAR NOVOS CLIENTES NA INTERNET

CONQUISTAR NOVOS CLIENTES NA INTERNET Software de Gestão Empresarial Online https://dinngol.com DINNGOL 1 Olá, tudo bem? Se você é um pequeno empresário em busca de métodos e alternativas para conquistar novos clientes para sua empresa na

Leia mais

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke.

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke. Informática Microsoft Outlook 2016 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MICROSOFT OUTLOOK 2016 O QUE É O OUTLOOK? O Microsoft Outlook 2016 oferece excelentes ferramentas

Leia mais

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke.

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke. Informática Microsoft Outlook 2013 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MICROSOFT OUTLOOK O QUE É O OUTLOOK? O Microsoft Outlook 2013 oferece excelentes ferramentas de gerenciamento

Leia mais

Os primeiros passos para o empreendedori smo digital.

Os primeiros passos para o empreendedori smo digital. Os primeiros passos para o empreendedori smo digital. Aprenda primeiro e coloque em prática. Índice: Introdução O que é preciso para se tornar um empreendedor digital. Quais os passos que é preciso seguir

Leia mais

UNIDADE 2 Ferramentas do Pacote Office

UNIDADE 2 Ferramentas do Pacote Office UNIDADE 2 Ferramentas do Pacote Office Olá! Aqui estamos nós outras vez! Agora para dar início à unidade 2. Hardware e Software Sabemos que a área de informática é uma das que mais vivencia mudanças na

Leia mais

Colaboração com Microsoft Office 365. Webinar de 30/06/2016

Colaboração com Microsoft Office 365. Webinar de 30/06/2016 Colaboração com Microsoft Office 365 Webinar de 30/06/2016 Expectativas sobre você: Participe Pergunte Argumente Envolva-se Divirta-se Tânia R. Silvestre Diretora e Consultora da Silvestre Consultoria

Leia mais

Treinamento Como Criar Seu Negócio Online

Treinamento Como Criar Seu Negócio Online OLÁ! SEJA BEM VINDO (A) Meu nome é Rosangela Fabrício, autora do blog GANHAR DINHEIRO com MARKETING DIGITAL. Um projeto que tem por objetivo ajudar o maior número de pessoas a ingressar nesse mercado digital,

Leia mais

GSuite Educação Manual do Aluno

GSuite Educação Manual do Aluno GSuite Educação Manual do Aluno Prezados alunos, Em meados do ano de 2016 a Escola Nova passou a utilizar a plataforma GSuite for Education, um conjunto de ferramentas em nuvem do Google. Este manual irá

Leia mais

Dell Cabo USB de transferência fácil para Windows. Manual do usuário

Dell Cabo USB de transferência fácil para Windows. Manual do usuário Dell Cabo USB de transferência fácil para Windows Manual do usuário Conteúdo Introdução Configuração Perguntas frequentes / Solução de problemas MAN_Dell_TransferCable_UserGuide_Brazil_RA Introdução Dell

Leia mais

Nesse artigo falaremos sobre:

Nesse artigo falaremos sobre: Este conteúdo faz parte da série: Excel Dicas Avançadas Ver 11 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Deadline para controle de datas Outras funções avançadas Formatação Condicional Tabelas Dinâmicas

Leia mais

Passo 1: Acesso ao site. Planilhas Google: como fazer planilhas melhores que Excel

Passo 1: Acesso ao site. Planilhas Google: como fazer planilhas melhores que Excel Sabe-se que o Excel é uma excelente ferramenta para se trabalhar com planilhas, gráficos, funções entre outros recursos. Se você usa ou já usou, sabe da importância de ter conhecimentos básicos e avançados

Leia mais

18/03/2014. Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office. Copiar arquivos. Recortar arquivos - Mover. Microsoft Office

18/03/2014. Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office. Copiar arquivos. Recortar arquivos - Mover. Microsoft Office Copiar arquivos Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office Prof. Ana Paula Domingos 1. Selecionar o arquivo desejado; 2. Clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção: Copiar; 3. Clicar

Leia mais

UNICALDAS Faculdade de Caldas Novas Núcleo de Educação à Distância - NEaD. MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0

UNICALDAS Faculdade de Caldas Novas Núcleo de Educação à Distância - NEaD. MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0 MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0 Fevereiro - 2017 0 1. INTRODUÇÃO A Educação à Distância (EaD) vem crescendo no Brasil através da popularização da internet faz alguns anos. A Unicaldas Faculdade

Leia mais

Gravação em nuvem de câmeras e DVRs

Gravação em nuvem de câmeras e DVRs Bem-vindo à Monuv Gravação em nuvem de câmeras e DVRs A Monuv é a plataforma para gravação de Câmeras e DVRs na nuvem pioneira no Brasil Com a Monuv você armazena e acessa às imagens das suas câmeras com

Leia mais

Gilberto Carniatto Instrutor de Educação Profissional no Senac/RO

Gilberto Carniatto Instrutor de Educação Profissional no Senac/RO Um livro para aprendizado autônomo de construção de planilhas eletrônicas Gilberto Carniatto Instrutor de Educação Profissional no Senac/RO Pra você que gosta de ir além e procura fazer o seu melhor todos

Leia mais

PROFESSOR. Este material reúne as informações que você precisa para orientar seus alunos para a participação na FECETE.

PROFESSOR. Este material reúne as informações que você precisa para orientar seus alunos para a participação na FECETE. PROFESSOR Este material reúne as informações que você precisa para orientar seus alunos para a participação na FECETE. Identifique na sua escola os projetos que podem participar da feira. Sabemos que você

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Fundamentos do Sistema Operacional Windows AULA 03

Fundamentos do Sistema Operacional Windows AULA 03 1 Fundamentos do Sistema Operacional Windows AULA 03 Software 2 São programas inseridos dentro do hardware que realizam diversas tarefas. Quando ocorre a interpretação dos dados, ele realiza as funções

Leia mais

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo.

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo. Oi, Somos do curso de Jornalismo da Universidade Franciscana, e esse ebook é um produto exclusivo criado pra você. Nele, você pode ter um gostinho de como é uma das primeiras aulas do seu futuro curso.

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EAD. Acessando e utilizando o sistema EAD. Faculdade UNILAGOS R. Mal. Castelo Branco, s/n - Rio do Limão, Araruama - RJ,

MANUAL DO ALUNO EAD. Acessando e utilizando o sistema EAD. Faculdade UNILAGOS R. Mal. Castelo Branco, s/n - Rio do Limão, Araruama - RJ, MANUAL DO ALUNO EAD Acessando e utilizando o sistema EAD Faculdade UNILAGOS R. Mal. Castelo Branco, s/n - Rio do Limão, Araruama - RJ, 28970-000 Para acessar a sua sala virtual ao entrar no site encontre

Leia mais

Eu sou Ariane Novaes, autora do blog Escolha Feminina.

Eu sou Ariane Novaes, autora do blog Escolha Feminina. Oi, tudo bem!!! Eu sou Ariane Novaes, autora do blog Escolha Feminina. Criei esse blog com o objetivo de te ajudar a conquistar sua liberdade financeira trabalhando como afiliado de produtos digitais ou

Leia mais

AMBIENTE TECNOLÓGICO DE APRENDIZAGEM - ATA MANUAL ALUNO

AMBIENTE TECNOLÓGICO DE APRENDIZAGEM - ATA MANUAL ALUNO AMBIENTE TECNOLÓGICO DE APRENDIZAGEM - ATA MANUAL ALUNO ELABORAÇÃO PROJETO ATA AMBIENTE TECNOLOGICO DE APRENDIZAGEM UNIBALSAS FACULDADE DE BALSAS. UNIBALSAS FACULDADE DE BALSAS NÚCLEO TECNOLÓGICO ATA PROJETO

Leia mais

SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA

SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA Semana 3 Unidade 6 - Sistema Operacional Linux Ubunto Unidade 7 - Editor de Texto Writer Unidade 8 - Navegador Mozilla Firefox SÍNTESE DAS UNIDADES Equipe de Formação: Fernanda

Leia mais

Profª. Maria José da Silva Página 1

Profª. Maria José da Silva Página 1 E-Mail: mariajosefatern@yahoo.com.br Profª. Maria José da Silva Página 1 Sumário Introdução 03 A Janela PowerPoint 04 Excluindo Slides 06 Criando Apresentação 06 Salvando o Documento 07 Configurando a

Leia mais

Ferramentas para Produtividade. Aprenda a produzir mais sem trabalhar mais!

Ferramentas para Produtividade. Aprenda a produzir mais sem trabalhar mais! Ferramentas para Produtividade Aprenda a produzir mais sem trabalhar mais! Sumário O que é Produtividade O que é produtividade 3 Trello 5 Google agenda 7 Google keep 9 Asana 11 Rescue time 13 Evernote

Leia mais

1 O QUE É O ZOTERO? INSTALAR O ZOTERO INSTALAR O CONECTOR ZOTERO NOS NAVEGADORES GOOGLE CHROME E MOZILLA FIREFOX...

1 O QUE É O ZOTERO? INSTALAR O ZOTERO INSTALAR O CONECTOR ZOTERO NOS NAVEGADORES GOOGLE CHROME E MOZILLA FIREFOX... SUMÁRIO 1 O QUE É O ZOTERO?...6 2 INSTALAR O ZOTERO...7 3 INSTALAR O CONECTOR ZOTERO NOS NAVEGADORES GOOGLE CHROME E MOZILLA FIREFOX... 9 3.1 CONECTOR ZOTERO PARA GOOGLE CHROME... 10 3.2 CONECTOR ZOTERO

Leia mais

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Como postar o Plano de Ensino e o Plano de Aula no BLACKBOARD Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva 1 1. Acessando ao BLACKBOARD 2. Como

Leia mais

Como a comunicação interna nas empresas viabiliza o home-office

Como a comunicação interna nas empresas viabiliza o home-office Como a comunicação interna nas empresas viabiliza o home-office ebook Guias completos e gratuitos www.socialbase.com.br Índice 1. Introdução 2. Que tipo de empresa pode apostar no home-office 3. Por que

Leia mais

Currículo Cronológico-Funcional para Estudante. A finalidade do currículo é: relatar seus conhecimentos, interesses e gerar entrevistas.

Currículo Cronológico-Funcional para Estudante. A finalidade do currículo é: relatar seus conhecimentos, interesses e gerar entrevistas. Currículo Cronológico-Funcional para Estudante Diante da diversidade de modelos de currículos que temos a disposição na internet, fica difícil escolher qual é mais adequado. Este modelo de currículo foi

Leia mais

EXERCÍCIOS PROPOSTOS MÓDULO 01 AULA 01 EDUARDO TOGNON

EXERCÍCIOS PROPOSTOS MÓDULO 01 AULA 01 EDUARDO TOGNON EXCEL DESCOMPLICADO E EXERCÍCIOS PROPOSTOS EDUARDO TOGNON EXCEL DESCOMPLICADO A interface do Excel EDUARDO TOGNON Resumo Nessa nossa primeira aula, vimos o que é o Excel, quais são suas principais funções

Leia mais

1. Como faço para acessar o AVA - Ambiente Virtual de

1. Como faço para acessar o AVA - Ambiente Virtual de MANUAL AVA ACESSO RÁPIDO Contamos com a sua participação ativa durante todo o processo de aprendizagem, interagindo com os colegas, tutores/professores pela plataforma (AVA), familiarizando-se na sala

Leia mais

Microsoft Office 365 Para negócios sem limites

Microsoft Office 365 Para negócios sem limites Vodafone Business Cloud Microsoft Office 365 Para negócios sem limites Vodafone Business Cloud O que é o Vodafone Business Cloud? O Vodafone Business Cloud é uma solução integrada de comunicação que reúne

Leia mais

Como abrir arquivo XML no Excel

Como abrir arquivo XML no Excel Um arquivo no formato XML é um documento com dados organizados de forma hierárquica. Como você pode ver na imagem acima, ele já vem todo organizado e é muito útil para armazenar dados de forma simples,

Leia mais

Gravação em nuvem de câmeras e DVRs

Gravação em nuvem de câmeras e DVRs Bem-vindo à Monuv Gravação em nuvem de câmeras e DVRs A Monuv é a plataforma para gravação de Câmeras e DVRs na nuvem pioneira no Brasil Com a Monuv você armazena e acessa às imagens das suas câmeras com

Leia mais

BLOG DO MAGNATA 5 PASSOS PARA CRIAR UM NEGÓCIO DE SUCESSO

BLOG DO MAGNATA 5 PASSOS PARA CRIAR UM NEGÓCIO DE SUCESSO BLOG DO MAGNATA 5 PASSOS PARA CRIAR UM NEGÓCIO DE SUCESSO PARA SE TER SUCESSO É NECESSÁRIO AMAR DE VERDADE O QUE SE FAZ. CASO CONTRÁRIO, LEVANDO EM CONTA APENAS O LADO RACIONAL, VOCÊ SIMPLESMENTE DESISTE.

Leia mais

Portal de Atendimento Telluria

Portal de Atendimento Telluria 1 Portal de Atendimento Telluria Seja bem vindo ao portal de atendimento Telluria! A Telluria Tecnologia está oferecendo mais um canal de relacionamento para seus clientes. Por esse canal, você cliente,

Leia mais

Windows 10 Prof. Rodrigo Schaeffer

Windows 10 Prof. Rodrigo Schaeffer Assistente Técnico Administrativo Windows 10 Prof. Rodrigo Schaeffer Informática WINDOWS 10 SISTEMA OPERACIONAL Software para gerenciar os recursos do sistema e funcionar como interface entre o computador

Leia mais

Informática. Conceitos Gerais. Professor Márcio Hunecke.

Informática.   Conceitos Gerais. Professor Márcio Hunecke. Informática E-mail: Conceitos Gerais Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática E-MAIL: CONCEITOS GERAIS O correio eletrônico tornou-se popular devido a sua grande facilidade em

Leia mais

Resolução de Problemas da Informática Básica. Roger Daniel Boeira

Resolução de Problemas da Informática Básica. Roger Daniel Boeira Resolução de Problemas da Informática Básica Roger Daniel Boeira boeira.roger@gmail.com Usuário: userlab Senha: Equileus rogerdanielboeira.weebly.com Práticas de Backup O que é backup e como fazer? Backup

Leia mais

1 Introdução Novidades e Tendências CAD ou BIM Colaboração entre equipes Dispositivos móveis na Engenharia...

1 Introdução Novidades e Tendências CAD ou BIM Colaboração entre equipes Dispositivos móveis na Engenharia... 1 Introdução... 2 2 Novidades e Tendências... 3 2.1 CAD ou BIM... 3 2.2 Colaboração entre equipes... 4 2.3 Dispositivos móveis na Engenharia... 5 3 Comandos Básicos... 6 3.1 Trim e ExtenD... 6 3.2 Offset...

Leia mais