CURSO DE TUTORIAL 2 DE 5. Robson Santos da Silva

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO DE TUTORIAL 2 DE 5. Robson Santos da Silva"

Transcrição

1 CURSO DE TUTORIAL 2 DE 5

2 Espero que você tenha gostado do Tutorial 1. Mas... Caso queira saber ainda mais sobre o Moodle e seu potencial quando utilizado com diferentes recursos que a Web 2.0 oferece gratuitamente...

3 Moodle para autores e tutores: educação a distância na web ª. Edição Atualizada para o Moodle 2.0

4 Sumário: Blocos e Recursos Produção: Robson Santos da Silva

5 Após configurado, seu curso deverá ser estruturado. Para isso, existem os Box (Blocos), Recurso, Atividades.

6 A caixa Blocos é o item de origem dos elementos laterais do curso no AVA.

7 Alguns exemplos de Box (blocos laterais).

8 Os recursos e atividades formam o núcleo central da gestão pedagógica de cursos no MOODLE. Arquivos em formatos diversos, indicação de sites, fóruns, chats, mensagens síncronas e assíncronas, avaliações, testes, tarefas, wikis, glossários, lições, books, atividades em SCORM e questionários podem ser plenamente utilizados. Para acessá-los, basta Ativar edição e clicar em uma das caixas de comando dos diferentes módulos que compõem o curso:

9

10 Recursos

11 Para inserir um recurso, é necessário clicar em Ativar edição.

12 Inserir rótulo Trata-se de um importante recurso. Com ele, é possível realizar a inserção de pequenos títulos ou textos. - Os elementos de edição do texto (alinhamento, cores, figuras, outros), da mesma forma que em outros recursos, são semelhantes aos encontrados no Word e demais programas do Office.

13 Caixa de comandos de edição. Local para inserir o texto. Salvar as alterações.

14 Inserir rótulo - Resultado da inserção de um rótulo.

15 Adicionando um livro Livro é um material de estudo com várias páginas e sumário navegável, podendo ser dividido em capítulos e subcapítulos. Siga os passos para a utilização deste recurso.

16 Escolha como o livro deverá ser dividido.

17 Para acrescentar novo capítulo, deveseclicarnosinal(+).

18 Inserir Livro - Resultado da inserção de um livro.

19 Página de texto simples Serve para editar pequenos textos tais como: carta de apresentação ou instruções de alguma atividade. Título da página Neste recurso, o sumário é uma opção facultativa, pois serve apenas para fins de armazenamento em banco de dados, ou seja, o aluno não tem acesso ao que for escrito nesta área. Local onde o texto completo deve ser digitado.

20 Em vários recursos e atividades, você observará que a nomes de caixas que estão escrito em vermelho* com um asterístico* em sobreposição. Na prática, significa que essas caixas devem, obrigatoriamente, serem preenchidas. Assim, tendo em vista a excelente otimização do sistema, você poderá manter as caixas sem essa sinalização inalteradas. Lembre-se ainda que, caso haja dúvidas, basta clicar no símbolo.

21 Vários recursos e atividades terão esta opção. Escolhendo mesma janela, o recurso abre no mesmo espaço do navegador. Se optar por nova janela, uma janela pop up se abrirá.

22 Qual a melhor opção? Abrir na mesma janela ou numa nova? Sempre que o AVA solicitar a abertura de um outro programa (PDF, Word, Excel, P. Point, Flash, Scorms e outros), o ideal é abrir numa nova janela. Caso contrário, a melhor alternativa é manter a abertura na mesma janela.

23 - Resultado da inserção de uma página de texto simples.

24 Página de Web Este recurso permite digitar textos como muito mais possibilidades do que o anterior: edição das palavras, links com outros endereços de web e inserção de imagens são alguns deles. Da mesma forma que o recurso Texto Simples, o que nele for escrito ficará oculto, ou seja, será preciso clicar no link para que possa ser feita a sua leitura. Este espaço poderá ficar em branco, pois o que é digitado não aparece para o cursista.

25 Digite o texto completo neste espaço. Formatação de texto Observe que a barra de ferramentas é semelhante à existente no WORD.

26 No recurso Página WEB, podem ser feitos hiperlinks com outras páginas da internet. Para isso, selecione uma palavra do texto, clique na corrente. Em seguida, uma janela pedirá a URL da imagem, conforme figura abaixo. Digite o endereço, em seguida, o título que será a própria palavra grifada. Clique em OK.

27 Inserindo imagem no recurso Página WEB Para inserir imagens, clique na figura em forma de quadro. Ao clicar, aparecerá uma tela onde estarão os seus arquivos. Siga os passos através das imagens seguintes.

28 Clique em procurar para achar a imagem no seu computador. Quando pronto, clique em abrir e, em seguida, em enviar.

29 Inserindo imagem na página Web e demais recursos. 2 Escreva um nome para a imagem e clique em ok 1 Clique no link da imagem para aparecer o endereço na URL. Sem isto, a imagem não será inserida.

30 IMPORTANTE: Após inserida a imagem, salve o recurso.

31 Os passos seguidos para a inserção de hiperlinks e de imagens são os mesmos presentes em outros recursos e atividades. Clique para assistir o vídeo WEB

32 - Resultado da inserção de uma página de WEB.

33 Os passos seguidos para a inserção de hiperlinks e de imagens são os mesmos presentes em outros recursos e atividades.

34 - Resultado da inserção de uma página de WEB.

35 Link a um arquivo ou site Utilizando este recurso, o usuário poderá fazer o upload de um arquivo (não importando o seu formato) ou indicar um site. Primeiramente, vejamos como inserir arquivos. Acompanhe as telas a seguir.

36 Anexando um arquivo. O que for digitado não aparecerá para o cursista, ficará somente no banco de dados. Clique em escolher ou enviar um arquivo.

37 Anexando um arquivo. Se o arquivo desejado, já estiver no banco de dados, basta clicar na caixa e nas expressões Escolher e Enviar um arquivo. Caso contrário, deve-se clicar diretamente em Enviar um arquivo e seguir as próximas solicitações.

38 Nome do arquivo Clique em procurar arquivo. Uma nova janela será aberta. Escolha o arquivo e clique em Enviar este arquivo.

39 Quando o arquivo vier para o banco de dados, selecione e clique em escolher. Sigaassetas.

40 Quando o arquivo aparecer na caixa da localização, basta salvá-lo escolhendo mesma ou nova janela. IMPORTANTE: Lembre-se: O ideal é, sempre que houver a chamada de um novo programa, mandar abrir o recurso em uma nova janela.

41 - Resultado da inserção de um arquivo.

42 Link a um arquivo ou site Para indicar um site, os procedimentos são bastante semelhantes.

43 Digite o endereço na localização, ou clique em buscar página da web para fazer uma pesquisa Escolha a se deseja abrir o site na mesma ou em uma nova janela.

44 - Resultado da inserção da indicação de uma página da internet.

45 Visualizar um diretório Este recurso permite que pastas contendo arquivos possam ser vistas. Para tanto, primeiramente, é necessário que o diretório (pasta) seja criado. Para tanto, existem várias opções, segue uma delas. 1º. Clique em arquivos para criar o diretório.

46 Criando um diretório Devido às suas características, o recurso permite, por exemplo, criar uma biblioteca com os textos de um curso. 2º. Clique em criar um diretório. 3º. Escreva o nome do diretório. Em seguida, clique em criar.

47 4º. Clique no diretório criado para anexar arquivos.

48 Clique em Procurar, ache o arquivo mande abrir. Em seguida, envie-o.

49 Visualizando o diretório diretório. Criado o diretório (pasta), clique em Visualizar um

50 O preenchimento deste espaço é opcional Escolha o diretório a ser visualizado.

51 - Resultado da inserção do recurso visualizar diretório.

52 Conclusão Parcial Nesta primeira etapa, trabalhamos os principais elementos da caixa Recursos. Na próxima etapa, iremos trabalhar as atividades. Aproveite para iniciar a construção de seu curso no MOODLE. Lembre-se que um bom plano de curso é um elemento essencial.

53 FIM DO TUTORIAL 2 DE 5 Espero por você no nosso tutorial 3 de 5! Para realização de cursos diretamente no Moodle, presencial ou a distância, ou se estiver com dúvidas no tutorial, entre em contato com: eadamazon@yahoo.com.br ou cigrobson@yahoo.com.br

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle Inserindo recursos. Prof a. Silvana Tabosa Salomão

Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle Inserindo recursos. Prof a. Silvana Tabosa Salomão Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle Inserindo recursos Prof a. Silvana Tabosa Salomão Comandos importantes A seguir, serão apresentados 6 comandos muito usados pelos usuários do Moodle para disponibilizar

Leia mais

AMBIENTANDO-SE NA PLATAFORMA MOODLE

AMBIENTANDO-SE NA PLATAFORMA MOODLE AMBIENTANDO-SE NA PLATAFORMA MOODLE 2 APRESENTAÇÃO Visando a um melhor aproveitamento do Curso, desenvolvemos algumas atividades para que você se familiarize com a plataforma na qual irá realizar seu Curso.

Leia mais

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS MATÃO MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO AUTOR: COORDENADORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CAMPUS MATÃO MATÃO 2016 SUMÁRIO

Leia mais

AVA para Professor Primeira Visão da Plataforma

AVA para Professor Primeira Visão da Plataforma AVA para Professor Primeira Visão da Plataforma 1- Acesso as Disciplinas Para acessar as disciplinas clique no nome da disciplina que aparecerá no local indicado na seta acima. 2- Mensagens Dará acesso

Leia mais

UNICALDAS Faculdade de Caldas Novas Núcleo de Educação à Distância - NEaD. MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0

UNICALDAS Faculdade de Caldas Novas Núcleo de Educação à Distância - NEaD. MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0 MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0 Fevereiro - 2017 0 1. INTRODUÇÃO A Educação à Distância (EaD) vem crescendo no Brasil através da popularização da internet faz alguns anos. A Unicaldas Faculdade

Leia mais

CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL

CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL Caro aluno, o caminho para sua SALA DE AULA VIRTUAL é através do site da Contec. Para acessá-la basta digitar o seguinte endereço contecead.com.br e inserir Login e

Leia mais

GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE

GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE Versão para professores - Graduação Presencial 2016 Plataforma Moodle UFOP OLÁ PROFESSOR! O ambiente virtual de aprendizagem Moodle da Universidade Federal de Ouro

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO

INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), está disponível para todos os alunos dos cursos do IF Sudeste MG Câmpus JF. O AVA também é conhecido como plataforma Moodle.

Leia mais

Sumário 1. Perfil Fórum Tarefa Wiki Glossário Mensagem Privada Notas...

Sumário 1. Perfil Fórum Tarefa Wiki Glossário Mensagem Privada Notas... Sumário 1. Perfil... 3 1.1. Modificar Perfil... 3 1.2. Mudar a Senha... 7 2. Fórum... 9 2.1. Adicionar um Novo Tópico ao Fórum... 9 2.2. Responder ao Fórum...12 2.3. Inserção de Link no Fórum...14 2.4.

Leia mais

Orientações básicas para a navegação no ambiente virtual. Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase na EJA

Orientações básicas para a navegação no ambiente virtual. Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase na EJA Orientações básicas para a navegação no ambiente virtual. Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase na EJA O Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania,

Leia mais

PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB. Assim que digitar este endereço e apertar enter, você será redirecionado para esta página:

PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB. Assim que digitar este endereço e apertar enter, você será redirecionado para esta página: PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB O Painel de controle da Lands Agência Web é uma ferramente simples e que facilita a vida do cliente na hora de gerenciar o conteúdo do seu site/blog. Aqui vamos aprender

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE SUMÁRIO ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 EDITANDO O BANNER 9 ADICIONANDO UM MAPA DE LOCALIZAÇÃO

Leia mais

PUBLICAÇÃO DE MATERIAIS

PUBLICAÇÃO DE MATERIAIS PUBLICAÇÃO DE MATERIAIS Este recurso permite ao tutor publicar diversos tipos de materiais, bem como: links, vídeos, documentos, textos e imagens. PUBLICAÇÃO DE MATERIAIS EM FORMATO URL Ative a edição

Leia mais

TUTORIAL PARA PROFESSORES MONTAGEM DE DISCIPLINA NA PLATAFORMA MOODLE ALEXANDRE PEREIRA DE VASCONCELLOS MATEUS GERWING KOCHEM

TUTORIAL PARA PROFESSORES MONTAGEM DE DISCIPLINA NA PLATAFORMA MOODLE ALEXANDRE PEREIRA DE VASCONCELLOS MATEUS GERWING KOCHEM TUTORIAL PARA PROFESSORES MONTAGEM DE DISCIPLINA NA PLATAFORMA MOODLE ALEXANDRE PEREIRA DE VASCONCELLOS MATEUS GERWING KOCHEM Apresentação Prezado professor, Este fascículo foi produzido com o objetivo

Leia mais

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos.

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Criando wiki A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Basicamente, a página wiki é um local onde todos

Leia mais

2.5 Programação dos módulos e aulas: criando recursos e atividades. Design Instrucional de cursos no Moodle Recursos

2.5 Programação dos módulos e aulas: criando recursos e atividades. Design Instrucional de cursos no Moodle Recursos 2.5 Programação dos módulos e aulas: criando recursos e atividades A programação do seu curso/disciplina deve levar em consideração as especificidades do seu projeto pedagógico e instrucional, além dos

Leia mais

Figura 1 Login Caso o professor tenha problema com o usuário/senha utilizar o item 1.2.

Figura 1 Login Caso o professor tenha problema com o usuário/senha utilizar o item 1.2. TUTORIAL RM PORTAL Sumário Módulo I - Entrando no Portal...3 Login...3 Recuperar uma Senha...3 Módulo II - Menu do Professor...5 Quadro de Horários...5 Turmas...6 Exibir uma Turma...6 Localizar um Aluno...7

Leia mais

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO MANUAL PASSO A PASSO DO MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO SETEMBRO/2017 1 ACESSE O SISTEMA MOODLE Para acessar o Moodle você deverá ter um computador ou dispositivo com acesso à internet. E deverá

Leia mais

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01 Tutorial Versão1.0 O Manual Tutorial do Apae em Rede pretende orientá-los no gerenciamento de conteúdos do portal. Para darmos início a essa orientação, é preciso acessá-lo. Para tanto, basta digitar intranet.apaebrasil.org.br

Leia mais

AMBIENTE TECNOLÓGICO DE APRENDIZAGEM - ATA MANUAL ALUNO

AMBIENTE TECNOLÓGICO DE APRENDIZAGEM - ATA MANUAL ALUNO AMBIENTE TECNOLÓGICO DE APRENDIZAGEM - ATA MANUAL ALUNO ELABORAÇÃO PROJETO ATA AMBIENTE TECNOLOGICO DE APRENDIZAGEM UNIBALSAS FACULDADE DE BALSAS. UNIBALSAS FACULDADE DE BALSAS NÚCLEO TECNOLÓGICO ATA PROJETO

Leia mais

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE OURO PRETO 2014 1 SUMÁRIO 1 ACESSANDO A PLATAFORMA... 03 2 DISCIPLINAS... 08 3 PERSONALIZANDO

Leia mais

GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE

GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE Versão para professores 2016 Plataforma Moodle CEAD-UFOP OLÁ PROFESSOR! O ambiente virtual de aprendizagem Moodle do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade

Leia mais

Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA

Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA 1. Como acessar o ambiente virtual? Acesse a página da Universidade FUMEC (www.fumec.br), e então clique no

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR ACESSANDO O UNICURITIBA VIRTUAL Acesse o site do UNICURITIBA: http://unicuritiba.edu.br Clique no link Portal do Professor, que fica no canto superior

Leia mais

Como publicar páginas Web no GoogleSites

Como publicar páginas Web no GoogleSites 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível PASSO 1 ACESSE O ENDEREÇO DO GOOGLE SITES Como publicar páginas Web no GoogleSites Ao criar sua conta no Gmail,

Leia mais

Google Drive Formulários

Google Drive Formulários Google Drive Formulários Sumário Formulário de pesquisa com o Google Drive... 3 Criando o formulário... 3 Criando as perguntas... 4 Configurando a página de confirmação... 9 Adicionando conteúdo multimídia

Leia mais

1.1 Primeiro Acesso. Uma nova página será aberta (fig. 2). Clique em Cadastramento de usuários.

1.1 Primeiro Acesso. Uma nova página será aberta (fig. 2). Clique em Cadastramento de usuários. O Moodle (Dynamic Learning Environment Modular Object-Oriented) é uma plataforma de aprendizagem livre que pode ser copiada, usada e modificada por qualquer pessoa (REALI, et al., 2013). Ele dispõe de

Leia mais

Tutorial para Professores

Tutorial para Professores Tutorial para Professores Revisão 3.0 Suporte de Informática 00/00/2018 moodle@faccentronh.com.br 1 Sumário O que é o Moodle?...... 3 Para que serve o Moodle?...... 3 Como acessar o Moodle??... 4 Tela

Leia mais

[Skype for Business] - [Skype for Business] Versão Online

[Skype for Business] - [Skype for Business] Versão Online [Skype for Business] O Skype é uma ferramenta de comunicação síncrona e está disponível nas versões Online e Cliente. Assim, junto aos recursos trazidos pelo Office 365, a universidade disponibiliza, agora,

Leia mais

MANUAL BLACKBOARD BÁSICO

MANUAL BLACKBOARD BÁSICO MANUAL BLACKBOARD BÁSICO PROFESSORES ROBSON DOS SANTOS DIAS suporteblackboard.udi@esamc.br ESAMC UBERLÂNDIA PRESIDENTE Luiz Gracioso DIRETOR Adriano Gargalhone Novaes COORDENAÇÃO ACADÊMICA Maria Odete

Leia mais

Tutorial Moodle. Acesso. Página Inicial Preencher perfil. Enviar Mensagem. Recursos. Atividades. Moodle

Tutorial Moodle. Acesso. Página Inicial Preencher perfil. Enviar Mensagem. Recursos. Atividades. Moodle Tutorial MOODLE Tutorial Moodle Página Inicial Preencher perfil Enviar Mensagem Acesso Moodle Recursos Atividades Moodle Moodle é um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação

Leia mais

PLANO DE ENSINO POSSIBILIDADES DE USO

PLANO DE ENSINO POSSIBILIDADES DE USO PLANO DE ENSINO POSSIBILIDADES DE USO Neste tutorial, vamos apresentar o passo a passo para criar cada um dos três organizadores de conteúdo do Blackboard: 1 - pasta do conteúdo; 2 - módulo de aprendizado;

Leia mais

TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM

TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM SUMÁRIO 1 ACESSANDO A PLATAFORMA... 02 2 DISCIPLINAS... 07 3 PERSONALIZANDO O SEU PERFIL... 09 4 PARTICIPANTES DA

Leia mais

GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE

GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE Versão para alunos - Graduação Presencial 2016 Plataforma Moodle UFOP OLÁ ALUNO! O ambiente virtual de aprendizagem Moodle da Universidade Federal de Ouro Preto foi

Leia mais

TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS. AEI - Gerência de Suporte

TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS. AEI - Gerência de Suporte TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS AEI - Gerência de Suporte Efetuando Login Acesse a URL desejada acrescentando /user.php ao final. Exemplo: degustacao.exemplo.uefs.br/user.php 3. Na área Login do sistema

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância. Guia Básico para Uso do Moodle

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância. Guia Básico para Uso do Moodle Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância Guia Básico para Uso do Moodle Florianópolis, 2015 1 Bem vindo ao Guia Básico para Uso do Moodle Este material tem como objetivo

Leia mais

Tutorial de Administração de sites do Portal C3

Tutorial de Administração de sites do Portal C3 Tutorial de Administração de sites do Portal C3 Carlos Magno da Rosa Graduando Sistemas de Informação Estagiário Centro de Ciências Computacionais Sumário Sumário... 2 1-Apresentação Geral... 3 3-Componentes

Leia mais

Tutorial Moodle. Visão do Aluno

Tutorial Moodle. Visão do Aluno Tutorial Moodle Visão do Aluno Conteúdo Apresentação... 3 1 Como acessar o Moodle da Cipead/UFPR... 4 3 Modificar Perfil e Senha... 6 4 Enviar Mensagens... 8 5 Fórum... 10 5.1 Participação no Fórum...

Leia mais

Figura 1 Tela principal da disciplina

Figura 1 Tela principal da disciplina CONTEÚDO DAS AULAS O conteúdo das aulas pode estar distribuído em documentos de texto, telas web programadas ou na própria tela central do ambiente. Tanto os arquivos de texto como as páginas web são acessadas

Leia mais

Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância. Tutorial. Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem

Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância. Tutorial. Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Tutorial Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem SUMÁRIO 1. Apresentação...3 2. Portal UNA-SUS/UFSC...4 3. Portal do curso...5 4. Página

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Ana Amélia de Souza Pereira Christien Lana Rachid Maio/2017 LISTA DE FIGURA Figura 1 - Página

Leia mais

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância. Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância. Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno Versão 1 / 2010 Apresentação Caro (a) aluno (a), Este manual foi elaborado para auxiliá-lo a navegar no ambiente virtual moodle do Centro de Educação

Leia mais

Apresentação da Plataforma de Aprendizado Virtual Moodle CURSISTA

Apresentação da Plataforma de Aprendizado Virtual Moodle CURSISTA Apresentação da Plataforma de Aprendizado Virtual Moodle CURSISTA Página Inicial www.moodle.uft.edu.br Nome de usuário: Somente os números do seu CPF. Senha Inicial Padrão: 123456789 Home Neste local aparecerão

Leia mais

TUTORIAL. Fórum dediscussão. (papelestudante) AVA/UNESP. (versão3.3)

TUTORIAL. Fórum dediscussão. (papelestudante) AVA/UNESP. (versão3.3) TUTORIAL Fórum dediscussão (papelestudante) AVA/UNESP (versão3.3) Livro Moodle/UNESP (versão 3.3) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Reitor Sandro Roberto Valentini Vice-Reitora Sérgio

Leia mais

1 Instalar navegador Google Chrome através deste link https://www.google.com/chrome?hl=pt-br (clique)

1 Instalar navegador Google Chrome através deste link https://www.google.com/chrome?hl=pt-br (clique) DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE SÃO VICENTE Núcleo Pedagógico Formação continuada de professores coordenadores TUTORIAL PARA USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS APRENDIDOS NOS DOIS PRIMEIROS ENCONTROS PARA BAIXAR

Leia mais

Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo Manual para usuários do site Este manual foi especialmente desenvolvido para os administradores de conteúdo de cada departamento, que terá uma pessoa responsável pelas atualizações das informações departamentais

Leia mais

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre Guia do Aluno Moodle - UFCSPA NÚCLEO DE EAD Elaborado por: Fabrício Barboza Supervisão: NEAD Versão 1.0 Março 2010 SUMÁRIO Capitulo1 - Acessando

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual Aluno

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual Aluno UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual Aluno UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela

Leia mais

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola SigFormação Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados Manual do Usuário/Escola 2018 Sumário CADASTRO DE USUÁRIO... 3 LOGIN E CADASTRO DA FORMAÇÃO... 5 ENVIO DO PROJETO FORMAÇÃO...

Leia mais

Sumário. 1. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) 6

Sumário. 1. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) 6 TUTORIAL DO AVA 4 Sumário 1. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) 6 1.1 Acesso à plataforma... 7 1.2 Perfil... 7 1.3 Iniciar o programa... 12 1.4 Acesso às disciplinas... 13 1.5 Desafios... 15 1.6 Atividades...

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Manual de acesso ao AVA. Educação a Distância

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Manual de acesso ao AVA. Educação a Distância Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás Manual de acesso ao AVA Educação a Distância Instituto Federal de Goiás Última Revisão: Março de 2016 1 Registro de Revisões Data Responsável

Leia mais

Portal do Curso. Portal do Curso

Portal do Curso. Portal do Curso Guia do Moodle Apresentação Entre as diversas tecnologias usadas no Ensino a Distância (EaD), encontram-se os Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs), que têm o objetivo de permitir que os

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PORTAL UNIVERSITÁRIO - UniMB Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2

MANUAL DO ALUNO PORTAL UNIVERSITÁRIO - UniMB Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2 MANUAL DO ALUNO PORTAL UNIVERSITÁRIO - UniMB Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2 O manual do aluno apresenta as orientações de como acessar o curso, atualizar o perfil

Leia mais

Criando uma mala direta com o Microsoft Word e Excel

Criando uma mala direta com o Microsoft Word e Excel Criando uma mala direta com o Microsoft Word e Excel É possível usar o recurso "Mala direta" no Microsoft Word para criar e imprimir etiquetas para envio em massa usando os dados de uma planilha do Microsoft

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Rede São Paulo de Formação Docente Guia de Utilização do Cursista Ambiente Virtual de Aprendizagem - Sistema Moodle São Paulo-2010 Sumário Introdução 4 Material RedeFor Apresentação

Leia mais

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL DO USUÁRIO NOTAS FISCAIS Sumário INTRODUÇÃO... 2 FUNDAMENTOS... 3 ACESSANDO O AUDATEX WEB... 3 NOTAS FISCAIS... 4 CADASTRANDO NOTAS FISCAIS... 5 VISUALIZANDO AS NOTAS

Leia mais

TUTORIAL PARA APRESENTADORES DE TRABALHO

TUTORIAL PARA APRESENTADORES DE TRABALHO TUTORIAL PARA APRESENTADORES DE TRABALHO ETAPA VIRTUAL Prezado(a) apresentador(a), A) Para acessar a sala do Simpósio Internacional de Educação a Distância 2016 digite em seu navegador o endereço: https://ead2.sead.ufscar.br/

Leia mais

Criando atividade. Para criar uma Atividade, siga os passos a seguir.

Criando atividade. Para criar uma Atividade, siga os passos a seguir. A ferramenta Atividade permite criar na Plataforma uma área para os alunos enviarem trabalhos. Você pode criar uma atividade para que os alunos enviem suas Atividades a Distância (ADs), por exemplo. Os

Leia mais

Criando Mensagens - Editor Drag and Drop

Criando Mensagens - Editor Drag and Drop Criando Mensagens - Editor Drag and Drop AKNA TREINAMENTOS AKTR01002000401 1/17 Sumário Criando Mensagens Editor Drag and Drop O que é?... 3 Pra que serve?... 3 Criando a mensagem... 3 Componentes... 5

Leia mais

Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2

Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2 Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2 O Moodle é um sistema para gerenciamento de cursos ou, também, um ambiente virtual de ensino

Leia mais

JORNAL PIO-PARDO MANUAL DO USUÁRIO. versão 1.1

JORNAL PIO-PARDO MANUAL DO USUÁRIO. versão 1.1 JORNAL PIO-PARDO MANUAL DO USUÁRIO versão 1.1 INTRODUÇÃO Este é um manual do usuário de como publicar uma notícia no portal de notícias do Jornal Pio Pardo. Logo em seguida será apresentado o passo-a-passo.

Leia mais

Manual Para Cadastro de Temas Livres. Entrada no Sistema. dd dd

Manual Para Cadastro de Temas Livres. Entrada no Sistema. dd dd A Sociedade Brasileira de Cardiologia, visando a atender aos anseios da Diretoria Científica e de todos os autores e co-autores de Temas Livres, procurou criar um Sistema Gerenciador de Temas Livres versátil

Leia mais

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Parcerias

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Parcerias Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Parcerias Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. Finalidade... 3 2. METAS E RESTRIÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO... 3 2.1. Metas... 3 2.2. Restrições... 3 3. ACESSANDO

Leia mais

Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet.

Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet. Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet. Esse manual foi desenvolvido com o intuito de que você use de maneira eficaz os recursos que ele oferece

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Ultimamente o ensino a distância tem ganhado grande destaque em todo pais, por proporcionar capacitação a pessoas que não tem acesso ao ensino presencial. Esta proposta

Leia mais

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO MANUAL PASSO A PASSO DO MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO SETEMBRO/2017 1 ACESSE O SISTEMA MOODLE Para acessar o Moodle você deverá ter um computador ou dispositivo com acesso à internet. E deverá

Leia mais

Tutorial de utilização do editor HTML

Tutorial de utilização do editor HTML Tutorial de utilização do editor HTML Neste tutorial, você vai entender como utilizar o editor HTML na plataforma Moodle. Quando já logado(a) na disciplina de interesse na plataforma Moodle da Fundação

Leia mais

ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR)

ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR) ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR) O MOODLE (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) é um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) de código aberto, livre e gratuito que se mantém em desenvolvimento

Leia mais

Guia do Participante

Guia do Participante Guia do Participante Bem-vindos à Oficina Online de AVA MOODLE Prezado Participante! Esta oficina tem por objetivo a oferta de um curso online de formação no uso tecnológico e pedagógico do AVA Moodle

Leia mais

PORTAL PCRJ. guia rápido

PORTAL PCRJ. guia rápido Antes de começar Certifique-se de que a opção Alternar controles de edição esteja marcada para ter um preview das alterações que estão sendo realizadas na página. A maioria das operações será realizada

Leia mais

1 Como editar um texto:

1 Como editar um texto: COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE1 Ilse Abegg e Fábio da Purificação de Bastos e mail: iabegg@mail.ufsm.br O wiki no Moodle é uma ferramenta de atividade que visa a produção escolar colaborativa. Isso significa

Leia mais

NOVA VERSÃO SAFE DOC MANUAL

NOVA VERSÃO SAFE DOC MANUAL NOVA VERSÃO SAFE DOC MANUAL COMO ACESSAR O APLICATIVO SAFE DOC CAPTURE Acesse o aplicativo SAFE-DOC CAPTURE clicando no ícone na sua área de trabalho: SAFE-DOC Capture Digite o endereço do portal que é

Leia mais

Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso, atualizar o perfil e realizar as atividades.

Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso, atualizar o perfil e realizar as atividades. MANUAL DO ALUNO MOODLE Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2 PRIMEIRA PARTE Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso,

Leia mais

Você pode conferir mais informações sobre essas e outras ferramentas em:

Você pode conferir mais informações sobre essas e outras ferramentas em: [Ferramentas] O Office 365 Online disponibiliza vários programas com versões que podem ser utilizadas diretamente do navegador. Neste documento você conhecerá os programas Word, Power Point e Excel, acompanhando

Leia mais

TICs IVINHEMA-MS

TICs IVINHEMA-MS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL NUCLEO DE TECNOLOGIAS DE NOVA ANDRADINA-MS TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS- 2010 CRIANDO SUA WIKISPACES Autor: Profº. Carlos

Leia mais

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis.

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. COMO PARTICIPAR DO CURSO Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação que indica sua

Leia mais

Instituto de Ensino Superior de Rio Verde - IESRIVER SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO MOODLE

Instituto de Ensino Superior de Rio Verde - IESRIVER SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO MOODLE SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO MOODLE - SUMÁRIO - 1. PARA ACESSAR A SALA VIRTUAL... 3 2. MINHA PÁGINA INICIAL... 4 3. MODIFICAR PERFIL... 5 4. CONFIGURAÇÕES DE MENSAGENS... 5 4.1. Enviando mensagens para

Leia mais

GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE

GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE Versão para alunos 2016 Plataforma Moodle CEAD-UFOP OLÁ ALUNO! O ambiente virtual de aprendizagem Moodle do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE BELAS ARTES CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ARTES VISUAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE BELAS ARTES CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ARTES VISUAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE BELAS ARTES CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ARTES VISUAIS PREZADO(A) ALUNO(A), ROTEIRO PARA ACESSO E PARTICIPAÇÃO NOS FÓRUNS OS FÓRUNS SÃO ESPAÇOS DE

Leia mais

Educação a Distância (EaD)

Educação a Distância (EaD) Educação a Distância (EaD) O que é Educação a Distância (EaD)? O EaD foi criado devido a necessidade de muitos de atualizar, de estudar, mas que não tem um tempo hábil para tanto. O EaD na realidade são

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO Conteúdo ORIENTAÇÃO DE ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL... 3 MODIFICAR PERFIL... 4 MODIFICAR SENHA... 7 VERIFICAR O PERFIL... 8 ENVIO DE MENSAGEM... 8 CRIANDO

Leia mais

1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL?

1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL? MANUAL DO ALUNO Caro aluno, O Univates Virtual é um espaço de estudo e de relacionamento. Através dele você pode trocar ideias com os colegas de curso mesmo não estando na Univates, organizar e realizar

Leia mais

Conhecendo e editando a sala de aula

Conhecendo e editando a sala de aula Neste tutorial você vai conhecer e aprender a configurar a sala de aula de sua disciplina na Plataforma Moodle/Cederj. Vamos lá, então! 1- Definindo o formato da sala de aula... 2 2- Movendo as seções...

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA Brasília - 2016 1 Sumário 1. Acesso à plataforma 04 2. Cadastramento nas disciplinas 04 3. Edição do perfil 05 4. Envio de mensagens

Leia mais

Tutorial rápido CMAP TOOLS

Tutorial rápido CMAP TOOLS UFAL - Universidade Federal de Alagoas FEAC Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Tutorial rápido CMAP TOOLS Maceió 04 de Outubro de 2007 Sumário 1.0 Tela de Abertura do CMAP TOOLS... 3

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema Dinâmico de websites

Leia mais

Sumário. Tutorial: Webquest

Sumário. Tutorial: Webquest 1 Sumário Acessando a Ferramenta... 2 Página Inicial do ambiente de Ferramentas... 3 Acessar o ambiente da Webquest... 4 Criando uma Webquest... 5 Etapas para Criação da Webquest... 6 Gerenciador de imagem...

Leia mais

Antes de preparar a sala de videotutoria, é importante conhecer alguns termos usados na ferramenta.

Antes de preparar a sala de videotutoria, é importante conhecer alguns termos usados na ferramenta. Antes de preparar a sala de videotutoria, é importante conhecer alguns termos usados na ferramenta. Dentre os participantes de uma videotutoria temos: hosts (administradores da sala função em que se enquadram

Leia mais

Manual do Portal da UFPE para Editores de Conteúdo Manual Publicadores de Conteúdo no Portal

Manual do Portal da UFPE para Editores de Conteúdo Manual Publicadores de Conteúdo no Portal Manual Publicadores de Conteúdo no Portal Página 1 / 24 1. Login... 3 1. Fazendo login:... 3 2. Alterando dados pessoais:... 3 3. Alterando imagem de perfil:... 4 4. Alterando senha:... 5 5. Recuperando

Leia mais

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Como postar o Plano de Ensino e o Plano de Aula no BLACKBOARD Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva 1 1. Acessando ao BLACKBOARD 2. Como

Leia mais

GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE

GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE Versão para tutores 2017 Plataforma Moodle CEAD-UFOP OLÁ TUTOR! O ambiente virtual de aprendizagem Moodle do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade

Leia mais

TUTORIAL PARA USO DO AVA/UEPG MOODLE 3.0

TUTORIAL PARA USO DO AVA/UEPG MOODLE 3.0 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA TUTORIAL PARA USO DO AVA/UEPG MOODLE 3.0 PONTA GROSSA 2016 2 Sumário 1. Apresentação...

Leia mais

SAUT. Coordenação Tecnológica. Serviço de Atendimento ao Usuário - Tecnologia. Criação de biblioteca de arquivos por categoria-moodle.

SAUT. Coordenação Tecnológica. Serviço de Atendimento ao Usuário - Tecnologia. Criação de biblioteca de arquivos por categoria-moodle. Tecnologia Visando a evitar-se a duplicação de arquivos na Plataforma Moodle, aconselhamos que se crie uma biblioteca de arquivos de uso geral na categoria raiz. Tal biblioteca deve se instalada em um

Leia mais

Visão geral do ambiente. Essa é a sua página inicial. No bloco lateral, você encontra um menu de navegação.

Visão geral do ambiente. Essa é a sua página inicial. No bloco lateral, você encontra um menu de navegação. Bem Vindo ao seu novo Ambiente Virtual de Aprendizagem! Vamos saber mais como utilizar essa poderosa ferramenta para que você a aproveite ao máximo durante os seus estudos. TUTORIAL GERAL Visão geral do

Leia mais

Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Mestrado/Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2

Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Mestrado/Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2 Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Mestrado/Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2 O Moodle é um sistema para gerenciamento de cursos ou, também, um ambiente virtual

Leia mais

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência Sumário 1. INTRODUÇÃO...3 1.1. Finalidade...3 2. METAS E RESTRIÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO...3 2.1. Metas...3 2.2. Restrições...3

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE BELAS ARTES CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ARTES VISUAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE BELAS ARTES CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ARTES VISUAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE BELAS ARTES CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ARTES VISUAIS PREZADO(A) ALUNO(A), ROTEIRO PARA ACESSO E PARTICIPAÇÃO NAS TAREFAS AS TAREFAS SÃO DISPONIBILIZADAS

Leia mais