Geometria Dinâmica utilizando o Software Geogebra
|
|
|
- Domingos Soares
- 6 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 1 Geometria Dinâmica utilizando o Software Geogebra Gilmara Teixeira Barcelos Silvia Cristina Freitas Batista 2013
2 2 Licenciatura em Matemática Educação Matemática e Tecnologias 1º Período / / Nome: _ Software GeoGebra 1ª Parte - Conhecendo o Software GeoGebra Trata-se de um programa livre, desenvolvido por Markus Hohenwarter, disponível, em português, no endereço eletrônico 1. O GeoGebra é um software matemático que junta Geometria, Álgebra e Cálculo. Para tanto, há duas janelas de visualização: a janela algébrica e a geométrica. Cada objeto visualizado na janela geométrica tem sua representação algébrica mostrada na janela algébrica. Nesta seção apresentamos algumas informações básicas sobre a utilização do software GeoGebra. Outras informações poderão ser obtidas no ajuda do programa (em inglês) ou nos endereços eletrônicos citados. Ao abrir o software, visualizamos a seguinte tela: Nela podemos observar as duas janelas: a janela algébrica (à esquerda) e a janela geométrica (à direita). A janela algébrica pode ser fechada, clicando, com o botão esquerdo do mouse, no x que aparece em seu canto direito superior. Para visualizá-la novamente, clique em Exibir (no alto da tela) e selecione Janela de álgebra, conforme mostrado a seguir: 1 No endereço: < >é possível obter outras informações sobre este software.
3 3 Ainda em Exibir, observe que a opção Eixo está ativada, por isso aparecem os eixos cartesianos na janela geométrica. Para retirá-los basta desmarcar essa opção. Se desejar que a janela geométrica fique quadriculada, selecione Malha. Essas alterações podem ser feitas também clicando com o botão direito do mouse sobre a janela geométrica. Isso faz abrir uma caixa com algumas opções, conforme figura a seguir. Nos itens abaixo, descrevemos algumas das opções encontradas na barra de botões: Em todos os botões aparece uma seta no canto inferior direito. Esta, ao ser clicada, permite visualizar as opções existentes.
4 1 Ponto médio ou centro para utilizar essa ferramenta, clique, com o botão esquerdo do mouse, em: i) dois pontos para obter seu ponto médio; ii) em um segmento para obter seu ponto médio; iii) em uma cônica para obter seu centro. Número Complexo - Ao marcar um ponto na janela geométrica aparece na janela algébrica, o número complexo correspondente ao ponto traçado. Novo ponto - selecionando esta ferramenta e clicando na janela geométrica, com o botão esquerdo do mouse, cria-se um novo ponto. Quando um ponto é criado, suas coordenadas aparecem na janela algébrica. Ponto em Objeto ao selecionar essa ferramenta e clicar em um polígono, em um segmento, em uma reta ou em uma seção cônica na janela geométrica, um ponto pertencente à construção é criado. Vincular / Desvincular Ponto essa ferramenta permite que um ponto seja vinculado ou desvinculado a uma construção. Para vincular um ponto a uma região clique em um ponto livre e a seguir numa região. O ponto ainda pode ser movido por meio da ferramenta mover, mas apenas dentro da região. Interseção de dois objetos - o ponto de interseção entre dois objetos pode ser criado de duas maneiras: i) selecionando dois objetos: dessa forma todas as interseções existentes são marcadas (a ordem na qual clicamos nos dois objetos é indiferente); ii) clicando, com o botão esquerdo do mouse, em uma interseção desses objetos: somente esse ponto de interseção será marcado. Reta definida por dois pontos marcando-se dois pontos, traça-se a reta definida por eles. Na janela algébrica aparece a equação da reta traçada. Segmento definido por dois pontos marcando-se dois pontos, determinam-se as extremidades do segmento a ser traçado. Na janela algébrica é mostrado o comprimento do segmento traçado. Segmento com comprimento fixo marca-se a origem do segmento e digita-se a medida desejada para o mesmo, em uma janela que se abre automaticamente.
5 2 Semi-reta definida por dois pontos traça-se uma semi-reta a partir do primeiro ponto determinado, contendo o segundo ponto marcado. Caminho Poligonal essa ferramenta permite traçar uma linha poligonal aberta, a partir dos pontos que forem sendo marcados. Para finalizar o ponto inicial deve se clicado avisando que o processo se encerrou. Vetor definido por dois pontos marcando-se dois pontos, traça-se o vetor com origem no primeiro ponto determinado e ponto final no segundo. Vetor a partir de um ponto essa ferramenta permite que, tendo um vetor v já construído, construa-se um outro representante de v, a partir de um ponto considerado. Para tanto, marca-se um ponto (que será a origem do outro representante de v), seleciona-se esta ferramenta, clica-se, com o botão esquerdo do mouse, sobre o vetor v já construído e, depois, sobre o ponto considerado. Reta perpendicular clicando-se, com o botão esquerdo do mouse, em uma reta e em um ponto constrói-se uma reta perpendicular à reta considerada, passando pelo referido ponto. O mesmo pode ser feito considerando-se um segmento de reta, ou semi-reta. A ordem na qual clicamos nos dois objetos (reta e ponto ou ponto e reta) é indiferente. Reta paralela clicando-se, com o botão esquerdo do mouse, em uma reta e em um ponto fora dela, constrói-se uma reta paralela à reta considerada, passando pelo referido ponto. O mesmo pode ser feito considerando-se um segmento de reta ou semi-reta. A ordem na qual clicamos nos dois objetos é indiferente. Mediatriz clicando-se, com o botão esquerdo do mouse, nas extremidades de um segmento de reta, constrói-se uma reta perpendicular a este passando pelo seu ponto médio. Bissetriz marcando-se três pontos A, B e C, constrói-se a bissetriz do ângulo ABC ˆ. Clicando-se, com o botão esquerdo do mouse, sobre duas retas concorrentes, já traçadas, constrói-se as bissetrizes dos ângulos determinados pelas retas. Retas Tangentes as tangentes a uma cônica podem ser construídas de duas maneiras: i) selecionando-se um ponto A e uma cônica c (nesse caso, são traçadas todas as tangentes a c por A); ii) selecionando-se uma reta g e uma cônica c (nesse caso, constroem-se todas as tangentes a c, que são paralelas a g). Reta polar ou diametral a reta polar ou diametral a uma cônica pode ser construída de duas maneiras: i) selecionando-se um ponto e uma cônica; ii) selecionando-se uma linha ou um vetor e uma cônica.
6 3 Reta de Regressão Linear a reta de regressão pode ser construída de duas maneiras: i) selecionando os pontos na janela geométrica; ii) selecionando os pontos na janela de álgebra. Lugar geométrico com essa ferramenta traça-se o lugar geométrico do ponto B, que depende do ponto A. O ponto A deve ser um ponto pertencente a um objeto (reta, segmento, círculo,...). Clicando na seta do botão, o polígono O polígono resultante irá manter a forma é possível movê-lo e girálo, movendo dois vértices. Polígono Semideformável selecione pelo menos três pontos livres que serão os vértices do polígono. Em seguida, clique no primeiro ponto novamente para fechar o polígono. O polígono resultante irá manter a forma quando o primeiro ponto é arrastado, mas os outros vértices pode ser movida livremente. Polígono para construir um polígono, marcam-se, ao menos, três pontos e clica-se, com o botão esquerdo do mouse, no primeiro ponto novamente (para fechar o polígono). A janela algébrica mostrará a área do polígono construído. Polígono regular para construir um polígono regular de n lados, marcamse 2 vértices do polígono e, na janela que se abrirá após a marcação do segundo ponto, digita-se o valor de n. A janela algébrica mostrará a área do polígono construído. Polígono Rígido selecione pelo menos três pontos livres que serão os vértices do polígono. Em seguida, clique no primeiro ponto novamente para fechar Círculo definido pelo centro e um de seus pontos marcando-se um ponto A e um ponto B, traça-se o círculo com centro A, passando por B. Círculo dados centro e raio marca-se o centro A e digita-se a medida desejada para o raio, em uma janela que se abre automaticamente. Compasso clicando-se em dois pontos determina-se o raio de uma circunferência que pode ser colocada em qualquer lugar da tela, a partir de um clique. Faz o papel do compasso.
7 4 Círculo definido por três pontos marcando-se três pontos não-colineares, traça-se o círculo que passa por eles. Semicírculo dados dois pontos marcando-se dois pontos A e B, traça-se o semicírculo de diâmetro AB. Elipse marcando-se dois pontos que serão os focos e um terceiro ponto que pertencerá à curva constrói-se a elipse. Hipérbole marcando-se dois pontos que serão os focos e um terceiro ponto que pertencerá à curva constrói-se a hipérbole. Arco circular dados o centro e dois pontos - marcando-se três pontos A, B e C, traça-se o arco circular com centro A, começando no ponto B e terminando no ponto C (obs.: o arco é traçado mesmo que o ponto C seja marcado fora do arco). Arco circumcircular dados três pontos essa ferramenta permite traçar um arco circular por três pontos não colineares. Parábola marcando-se um ponto que será o foco e uma reta que será a diretriz constrói-se a parábola. Cônica definida por cinco pontos marcando-se cinco pontos constrói-se a cônica que passa por eles (a cônica só será definida se quaisquer quatro dos cinco pontos não forem colineares). Setor circular dados o centro e dois pontos - marcando-se três pontos A, B e C, traça-se o setor circular com centro A, começando no ponto B e terminando no ponto C (obs.: o arco é traçado mesmo que o ponto C seja marcado fora setor). Setor circumcircular dados três pontos - marcando-se três pontos não colineares, traça-se um setor circular por esses pontos. Ângulo com essa ferramenta traçam-se ângulos: i) entre três pontos; ii) entre dois segmentos; iii) entre duas retas (ou semi-retas); iv) entre dois vetores; v) interiores de um polígono. Ângulo com amplitude fixa marcam-se dois pontos e digita-se a medida desejada para o ângulo, em uma janela que se abre automaticamente.
8 5 Distância ou comprimento - essa ferramenta fornece, na janela algébrica, a distância entre: i) dois pontos; ii) duas linhas; iii) um ponto e uma linha. Área - essa ferramenta fornece a área de um polígono, círculo ou cônica, na janela geométrica. refletido em relação a um ponto. Clique, com o botão esquerdo do mouse, no objeto a ser refletido e, a seguir, clique no ponto através do qual ocorrerá a reflexão. Reflexão em relação a um círculo (Inversão) - essa ferramenta desenha um ponto refletido em relação a uma circunferência. Inclinação - essa ferramenta fornece, na janela algébrica, o coeficiente angular da reta traçada e na janela geométrica destaca o triângulo que possibilita o cálculo do coeficiente angular. Criar Lista para utilizar essa ferramenta selecione, por exemplo, pontos, segmentos, retas Será criada uma lista na janela algébrica com as coordenadas, comprimentos ou áreas das construções selecionadas. Clicando na seta do botão, Rotação em torno de um ponto por um ângulo- essa ferramenta desenha um objeto rotacionado em relação a um ponto. Clique, com o botão esquerdo do mouse, no objeto a ser rotacionado, e, a seguir, clique no ponto que funcionará como centro da rotação. Aparecerá uma janela na qual você especificará a medida do ângulo de rotação, em graus. Translação por um vetor - essa ferramenta desenha um objeto transladado. Clique, com o botão esquerdo do mouse, no objeto a ser transladado e, a seguir, clique no vetor de translação. Homotetia dados centro e razão - essa ferramenta desenha o objeto ampliado ou reduzido a partir de um ponto por um determinado fator. Clique, com o botão esquerdo do mouse, no objeto a ser transportado e, a seguir, clique no ponto que funcionará como centro da homotetia. Abrirá uma janela na qual você especificará o fator da homotetia. Reflexão com relação a uma reta - essa ferramenta desenha um objeto refletido em relação a uma reta. Clique no objeto a ser refletido, com o botão esquerdo do mouse e, a seguir, clique na reta através da qual ocorrerá a reflexão. Reflexão com relação a um ponto - essa ferramenta desenha um objeto
9 6 Inspetor de funções para utilizar essa ferramenta, basta selecionar uma curva na janela geométrica e uma nova janela será aberta. Nela, pode-se selecionar um intervalo do gráfico do qual será apresentada as raízes, o ponto máximo e o ponto mínimo, além da integral, o comprimento do intervalo, a média e a área formada com o eixo x. Inserir texto clicando, com o botão esquerdo do mouse, na área de trabalho, o texto que você digitar, na janela que será aberta, aparecerá neste local. Inserir imagem essa ferramenta permite acrescentar uma imagem numa construção. O ponto onde você clicar, com o botão esquerdo do mouse, será o vértice inferior esquerdo da imagem. Após o clique na tela uma caixa de diálogo será aberta na qual você selecionará a imagem a ser inserida. Caneta essa ferramenta permite que o usuário escreva na janela geométrica usando o próprio punho, como se fosse uma caneta. Função à Mão Livre essa ferramenta possibilita desenhar o gráfico de uma função ou um objeto arrastando o mouse. Relação entre dois objetos essa ferramenta informa numa caixa de mensagem a relação entre dois objetos. Calculadora de probabilidades essa ferramenta permite observar diversos tipos de distribuição de probabilidades. Controle deslizante - selecionando essa ferramenta e clicando sobre qualquer lugar na janela geométrica com o botão esquerdo do mouse, você cria um seletor para um número ou para um ângulo. Aparecerá uma janela na qual você especificará o intervalo [min, max] do respectivo número ou ângulo e a largura do seletor (em pixel). Um seletor nada mais é do que uma representação gráfica de um número ou ângulos livres. Caixa para exibir/esconder objetos - essa ferramenta ativa a caixa para exibir/esconder objeto. Clique na janela geométrica, com o botão esquerdo do mouse, para criar uma caixa de seleção. Ex.: trace um triângulo qualquer usando a ferramenta. Selecione a ferramenta e clique com o botão esquerdo do mouse sobre a janela
10 7 geométrica. Na janela que se abrirá, digite T para a legenda e selecione o Triângulo poly1. Isso fará aparecer na área de trabalho um quadradinho com um T do lado. Clique sobre o T (junto ao quadradinho) com o botão direito do mouse e selecione Propriedades. Na janela que se abrirá, selecione a aba Avançado e, então, digite uma condição para aparecer esse quadradinho (e o T) e clique em Fechar. Por exemplo, digite a condição poly1 < 3. Movimente um dos vértices do Triangulo poly1 de modo a mudar sua área e observe que o quadradinho é exibido/escondido. Mover janela de visualização essa ferramenta permite arrastar a área de trabalho ou os eixos. Ampliar ao clicar, com o botão esquerdo do mouse, sobre qualquer lugar da área de trabalho, essa ferramenta produz um zoom de aproximação. Reduzir ao clicar, com o botão esquerdo do mouse, sobre qualquer lugar da área de trabalho, essa ferramenta produz um zoom de afastamento. Inserir botão - essa ferramenta possibilita criar um recurso que pode realizar algumas ações de maneira mais prática. Por exemplo, se o usuário definir uma função por meio dessa ferramenta, bastará clicá-la para desenhar o gráfico da mesma. Inserir campo de entrada essa ferramenta permite inserir um texto (ou legenda) na janela de visualização associado à alguma construção já feita. Ao apagar a construção o texto (ou legenda) também é apagado. Clicando na seta do botão, Exibir/esconder objeto - ao selecionar essa ferramenta e clicar, com o botão esquerdo do mouse, sobre um objeto ou mais, você o(s) estará selecionando para ser(em) escondido(s). Porém, isso só ocorrerá, de fato, quando você selecionar outra ferramenta qualquer. Você poderá voltar a exibir os objetos ocultos, selecionando novamente a ferramenta, mas ao mudar de ferramenta os objetos voltarão a ficar ocultos. Caso deseje exibir, de fato, um objeto, clique com o botão direito do mouse, na janela algébrica, sobre este objeto e selecione a opção exibir objeto. Exibir/esconder rótulo clique, com o botão esquerdo do mouse, no rótulo do objeto para escondê-lo e no objeto para voltar a exibi-lo. Copiar estilo visual essa ferramenta permite copiar as propriedades visuais como cor, dimensão, estilo de reta, etc., a partir de um objeto, para vários outros objetos. Escolha o objeto cujas propriedades você quer copiar. A seguir clique em todos os outros objetos que devem adotar essas propriedades. Apagar objetos - clique com o botão esquerdo do mouse, sobre qualquer objeto que ele será apagado
11 8 2ª Parte Atividades Iniciais A segunda parte desta apostila contém atividades elementares, elaboradas por Gilmara Teixeira Barcelos e Silvia Cristina Freitas Batista, com a finalidade de favorecer o reconhecimento das funções de algumas ferramentas. Atividades a. Crie dois pontos livres. b. Construa um segmento de reta com extremidades nos pontos criados no item anterior. c. Apague o segmento construído, inclusive as extremidades (para apagar um objeto, clique sobre ele com o botão direito do mouse e, a seguir, clique em Apagar ou use a ferramenta, na barra de botões). d. Usando apenas a ferramenta, construa um outro segmento de reta. e. Marque o ponto médio do segmento construído no item anterior. f. Movimente uma das extremidades do segmento. Observe a janela geométrica e a janela algébrica. g. Clique sobre o segmento com o botão direito do mouse, a seguir clique em Propriedades e mude a cor e a espessura da linha. h. Construa a circunferência que passa pelas extremidades do segmento. i. Renomeie as extremidades do segmento (clique sobre cada extremidade do segmento, com o botão direito do mouse e, no menu que abrirá, clique em Renomear. Na janela que aparecerá, digite o novo nome do ponto e clique em Aplicar). j. Trace uma reta paralela ao segmento. k. Esconda o segmento (na janela algébrica, clique sobre o nome do segmento com o botão direito do mouse e, então, desative a opção exibir objeto). A seguir exiba-o novamente (repita o procedimento anterior, porém, ativando a opção exibir objeto). Também é possível esconder objetos clicando, com o botão direito do mouse, sobre o segmento, na janela geométrica l. Selecione um arquivo novo, sem salvar as alterações feitas (a menos que deseje). m. Selecione a ferramenta Polígono. Construa alguns polígonos, estando a janela geométrica com os eixos cartesianos e malha quadriculada. A seguir, retire os eixos cartesianos e a malha, da janela geométrica. n. Solicite uma nova janela, para tanto, clique em Arquivo, e a seguir, em Nova janela. o. Selecione a ferramenta Polígono regular e construa um octógono regular. 3ª Parte Atividades de Geometria Plana A terceira parte desta apostila contém atividades, elaboradas por Gilmara Teixeira Barcelos e Silvia Cristina Freitas Batista, com a finalidade de mostrar algumas das inúmeras formas de aplicação do software GeoGebra como recurso didático para o processo de ensino e aprendizagem de Geometria Plana. Atividade 1 b. Construa uma circunferência utilizando a ferramenta.
12 9 c. Construa uma circunferência utilizando a ferramenta. d. Movimente os dois círculos, pelo centro. Descreva a diferença você observou entre as duas opções. e. Copie o que está na janela geométrica e cole em um arquivo de um editor de texto (para copiar, clique em Arquivo, no alto da tela, selecione Exportar e, então, clique em Copiar para área de transferência). Atividade 2 b. Construa um quadrado ABCD, sem utilizar a ferramenta polígono regular, que possa ser movimentado pela tela sem perder suas propriedades. c. Marque os ângulos internos do quadrado. d. Mostre, na janela geométrica, a medida dos lados do quadrado (clique sobre um lado qualquer do quadrado, com o botão direito do mouse; no menu que abrirá clique em Propriedades; na janela que aparecerá, selecione todos os segmentos, com o botão control do teclado apertado; em exibir rótulo, selecione Nome & Valor e clique em Fechar). e. Movimente um dos vértices e confira sua construção, observando as medidas dos ângulos e dos lados. f. No menu, no alto da tela, clique em Exibir e, a seguir, clique em Protocolo de construção. Reveja a seqüência de passos de sua construção. Ao terminar, feche essa janela. Atividade 3 b. Construa um triângulo retângulo ABC que possa ser movimentado pela tela sem perder suas propriedades. c. Marque os ângulos internos do triângulo e observe suas medidas. d. Movimente um dos vértices e confira sua construção. e. Salve a construção feita (esta será utilizada na atividade 6). Atividade 4 b. Construa um triângulo isósceles ABC que possa ser movimentado pela tela sem perder suas propriedades. c. Observe as medidas dos lados do triângulo, na janela algébrica. Movimente um dos vértices e confira sua construção. d. Marque os ângulos internos do triângulo e observe suas medidas. e. Movimente, novamente, um dos vértices e descreva o que você observou quanto à medida dos ângulos da base. Atividade 5 b. Construa um triângulo eqüilátero ABC, sem utilizar a ferramenta polígono regular, que possa ser movimentado pela tela sem perder suas propriedades. c. Observe as medidas dos lados do triângulo, na janela algébrica. Movimente um dos vértices e confira sua construção. d. Marque os ângulos internos do triângulo e observe suas medidas. e. Movimente, novamente, um dos vértices e descreva o que você observou quanto à medida dos ângulos internos.
13 Atividade 6 a. Abra o arquivo que contém o triângulo retângulo. b. Trace a mediana relativa a hipotenusa. Mostre na janela geométrica à medida dessa mediana e da hipotenusa. c. Compare as medidas indicadas no item b. d. Movimente um dos vértices e compare novamente a medida da mediana relativa à hipotenusa com a medida da hipotenusa. e. Enuncie com suas palavras a propriedade que você observou. Atividade 7 b. Construa um triângulo ABC. c. Marque os pontos médios dos lados AB e seja D e o ponto de médio de AC seja E d. Trace DE. Observe, na janela algébrica, a medida de respectivamente, algébrica. AC, de modo que o ponto médio de DE e de BC. Utilizando os recursos do software, determine a razão entre essas medidas (estando visível o Campo de entrada, no rodapé da tela, digite d/b, se assim estiverem nomeados, DE e BC e clique Enter). O valor da razão aparecerá na janela e. Ative a ferramenta Inserir texto ( ), clique em qualquer lugar na janela geométrica, a seguir, na janela que será aberta digite: "DE/BC = " + (d / b) e clique em aplicar. 10 AB f. Movimente um dos vértices do triângulo e observe a razão entre as medidas de BC. Descreva a propriedade observada. DE e Atividade 8 b. Construa um triângulo ABC. c. Utilizando a ferramenta Mediatriz (no menu que contém a ferramenta Reta perpendicular), construa a mediatriz do lado AB e a do lado AC. Marque o ponto D, interseção dessas retas. d. Trace a mediatriz do lado BC, movimente um dos vértices e verifique que ela também passa por D. e. Trace a circunferência de centro D que passa por A. Observe as posições dos pontos B e C em relação à circunferência. f. Movimente um dos vértices do triângulo e descreva o que foi observado quanto ao ponto de interseção das mediatrizes. g. Salve a construção feita. Atividade 9 b. Construa um triângulo ABC. c. Trace duas alturas desse triângulo e marque o ponto D, interseção dessas retas. d. Trace a terceira altura, movimente um dos vértices e verifique que ela também passa por D (ortocentro do triângulo ABC).
14 e. Movimente novamente um dos vértices de forma a obter triângulos acutângulos, obtusângulos e retângulos. f. Relacione a posição do ortocentro com a classificação dos triângulos quanto à medida de seus ângulos (acutângulo, obtusângulo ou retângulo). Atividade 10 b. Construa uma circunferência pelo centro (A) e um de seus pontos (B). c. Marque três outros pontos, C, D e E, da circunferência, de modo que o ponto D fique entre os pontos C e E. d. Construa os segmentos EC, ED, AC e AD. e. Marque o ângulo inscrito CÊD e o ângulo central CÂD. Observe a medida desses ângulos e compare-as. f. Clique sobre o ângulo CÊD, com o botão direito do mouse, e desative a opção que permite mostrar ângulos maiores que 180º (clique em Propriedades e, a seguir, em Básico, desmarque a referida opção) g. Movimente o ponto E e compare, novamente, a medida do ângulo CÊD convexo com a medida do ângulo central correspondente. h. Movimente o ponto C ou D e compare, novamente, a medida do ângulo CÊD convexo com a medida do ângulo central correspondente.. i. Descreva o que você observou quanto à medida do ângulo inscrito em relação à medida do ângulo central correspondente. 11 Atividade 11 b. Construa uma circunferência pelo centro (A) e um de seus pontos (B). c. Trace AB. d. Marque a outra interseção da reta AB com a circunferência (ponto C). e. Marque um ponto D da circunferência (distinto de B e C) f. Trace DB e DC. g. Marque os ângulos CD ˆ B e CA ˆ B e compare suas medidas. h. Movimente o ponto D sobre a circunferência e compare novamente a medida do CDB ˆ com a medida de CA ˆ B. i. Classifique o triângulo BCD quanto à medida de seus ângulos. Atividade 12 b. Construa uma circunferência pelo centro e um de seus pontos. c. Construa um quadrilátero convexo inscrito na circunferência traçada. d. Marque os ângulos internos do quadrilátero. e. Utilizando recursos do software, calcule a soma das medidas dos ângulos opostos, determinados no item anterior (no Campo de entrada, solicite a soma das medidas de cada par de ângulos opostos, usando para isso as letras gregas apresentadas numa janela à direita do campo de entrada. Tecle enter ao final de cada soma). Compare os resultados encontrados. f. Movimente um dos vértices do quadrilátero (tendo o cuidado de preservar o quadrilátero convexo) e observe novamente as somas dos ângulos, na janela algébrica.
15 g. Enuncie, com suas palavras, o que foi observado quanto a soma das medidas dos ângulos opostos do quadrilátero convexo. Atividade 13 a. Abra um arquivo novo b. Crie uma circunferência pelo centro (A) e um de seus pontos (B). c. Marque dois outros pontos (C e D) da circunferência. d. Marque um ponto E no interior da circunferência. e. Trace EC e marque a outra interseção desta reta com a circunferência (F). f. Trace ED e marque a outra interseção desta reta com a circunferência (G). g. Trace EC, ED, EF e EG e observe suas medidas na janela algébrica. h. Utilizando recursos do software determine o produto da medida de EC pela medida de EF e o produto da medida de EG pela medida de ED (no Campo de entrada solicite os referidos produtos, utilizando as letras com as quais os segmentos foram nomeados e usando símbolo * para a multiplicação). Compare os produtos obtidos. i. Movimente um dos pontos da circunferência (e observe, novamente, os referidos produtos. j. Enuncie, com suas palavras, a propriedade que você observou. Atividade 14 b. Construa uma circunferência pelo centro (A) e um de seus pontos (B). c. Utilizando a ferramenta Reta Tangente (no menu que contém a ferramenta Reta perpendicular), construa duas semi-retas de mesma origem tangentes à circunferência. d. Marque os pontos de interseção (D, E) da circunferência com as semi-retas. e. Trace CD e CE. Observe, na janela algébrica a medida desses segmentos e compareas. f. Movimente o ponto C e compare, novamente, a medida de CD e CE. g. Movimente o centro (A) da circunferência e compare, novamente, a medida de CD e CE. h. Enuncie com suas palavras a propriedade que você observou. 12
Geometria Dinâmica utilizando o Software Geogebra
Geometria Dinâmica utilizando o Software Geogebra Gilmara Teixeira Barcelos Silvia Cristina Freitas Batista Campos dos Goytacazes 2008 Software GeoGebra 1ª Parte - Conhecendo o Software GeoGebra 1 Trata-se
GEOGEBRA GUIA RÁPIDO. Na janela inicial temos a barra de ferramentas:
GeoGebra: Guia Rápido GEOGEBRA GUIA RÁPIDO O GeoGebra é um programa educativo de Geometria Dinâmica que permite construir, de modo simples e rápido, pontos, segmentos de reta, retas, polígonos, circunferências,
Geometria Dinâmica utilizando o Software Régua e Compasso
Geometria Dinâmica utilizando o Software Régua e Compasso Gilmara Teixeira Barcelos Silvia Cristina Freitas Batista Campos dos Goytacazes 2008 1 Geometria Dinâmica utilizando o Software Régua e Compasso
DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROJETO: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROJETO: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOME: DATA: / / Software GeoGebra 5.0 versão desktop 1ª Parte Conhecendo
Sumário. Educação Matemática: Oficinas Didáticas com GeoGebra 2012
Sumário A Interface do GeoGebra...2 O menu do GeoGebra...3 Ferramentas de construção...4 LIÇÃO 1: Polígonos e ângulos...7 LIÇÃO 2: Retas perpendiculares e paralelas...11 LIÇÃO 3: Construindo gráficos...18
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA GEOGEBRA Tânia Michel Pereira Juliane Sbaraine Costa Ijuí, setembro de 2009. Para acessar
Conhecendo o GeoGebra
Conhecendo o GeoGebra Capítulo 1: Conhecendo o GeoGebra Passos Iniciais A figura a seguir apresenta a tela do GeoGebra 3.2. Barra de Menu Barra de Ferramentas Janela de Visualização Janela de Álgebra Campo
Figura 1 - Interface do GeoGebra
O GeoGebra é um software de matemática dinâmica livre. Foi desenvolvido por Markus Hohenwarter e, posteriormente, modificado devido às contribuições de colaboradores do mundo todo. Já foi traduzido para
Rosely Ouais Pestana Bervian José Benício dos Anjos França
UNEB UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA NEAD NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS I CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA DISCIPLINA: GEOMETRIA PLANA PROFESSORA FORMADORA:
Algumas Possibilidades do Uso do GeoGebra nas Aulas de Matemática
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA III Semana Acadêmica de Matemática Algumas Possibilidades do Uso do GeoGebra nas Aulas de Matemática Profª Lahis Braga Souza Profª Thais Sena de Lanna Profª Cristiane Neves
AULA 3 Atividade 06 Atividade 07 Atividade Complementar 8: Triângulos e seus ângulos internos
AULA 3 Atividade 06 Segmento, ponto médio, mediatriz, paralelas e perpendiculares a) Construa um segmento com uma extremidade em (3, 4) e medida 3,5 (lembre-se: no lugar de vírgula devemos colocar o ponto).
Estudando Cônicas com Auxílio do Software Wingeom
Estudando Cônicas com Auxílio do Software Wingeom Flávio de Freitas Afonso Bolsista PIBIC/CNPq Licenciando em Matemática CEFET-Campos Gilmara Teixeira Barcelos Professora do CEFET Campos - Mestre em Ciências
AULA 4. Atividade Complementar 10: Sistemas lineares 2x2 e sua interpretação geométrica 31
AULA 4 Atividade Complementar 10: Sistemas lineares 2x2 e sua interpretação geométrica 31 Conteúdos Estruturantes: Números e Álgebra / Geometrias Conteúdo Básico: Sistemas lineares / Geometria espacial
Geometria Analítica Plana
Softwares Para o Ensino da Matemática Geometria Analítica Plana Nome do programa: EUKLID Descrição: Software de geometria dinâmica e construções em régua e compasso para criação de figuras geométricas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA
APROPRIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: Um Estudo de Caso sobre Formação Continuada com Professores de Matemática PRODUTO DA DISSERTAÇÃO SEQUÊNCIA DIDÁTICA EVELIZE MARTINS KRÜGER PERES Porto Alegre 2015 A
Informática no Ensino de Matemática Prof. José Carlos de Souza Junior
Informática no Ensino de Matemática Prof. José Carlos de Souza Junior http://www.unifal-mg.edu.br/matematica/?q=disc jc Aula 08 ATIVIDADE 01 Seja ABCD um quadrilátero convexo inscrito em um círculo de
Geometria e seus Artefatos
Geometria e seus Artefatos Prof. Mário Selhorst Construção dos conceitos básicos de Geometria Analítica 1 SUMÁRIO (Use os links para acessar diretamente aos exemplos e o ícone 1. Perpendicular por um ponto
CURSO DE CAPACITAÇÃO O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES NA REDE MUNICIPAL DE GURUPI TO
CURSO DE CAPACITAÇÃO O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES NA REDE MUNICIPAL DE GURUPI TO A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE ENSINO
Introdução ao software GeoGebra Por Meio de Atividades de Geometria
Adriano Lima Teixeira Introdução ao software GeoGebra Por Meio de Atividades de Geometria O objetivo deste trabalho é de iniciar o uso do software GeoGebra por meio de atividades de Geometria, possibilitando
GeoGebra Quickstart Um rápido guia de referência sobre o GeoGebra
GeoGebra Quickstart Um rápido guia de referência sobre o GeoGebra Geometria dinâmica, álgebra e cálculo formam juntos o GeoGebra, um software educativo premiado freqüentemente, que combina geometria e
Atividade 19: Espiral Logarítmica Objetivo: Apresentar o comando Curva.
Atividade 19: Espiral Logarítmica Objetivo: Apresentar o comando Curva. Construir a espiral logarítmica. A espiral logarítmica é uma espiral cuja equação polar é dada por r=ae bt, onde r é a distância
ESTUDO DAS CÔNICAS POR MEIO DA DEFINIÇÃO UNIFICADA E A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA
ESTUDO DAS CÔNICAS POR MEIO DA DEFINIÇÃO UNIFICADA E A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA Juracélio Ferreira Lopes Instituto Federal de Minas Gerais Ouro Preto [email protected] Wladimir Seixas Universidade
No desenvolvimento deste guião, procure sempre colocar as denominações referidas em cada ponto.
1 Este 3º guião contém atividades elementares com a finalidade de favorecer o reconhecimento e a consolidação das funções de algumas ferramentas do programa de geometria dinâmica Geogebra. Neste guião,
FRACTAIS. Iteração: é um conjunto de procedimentos repetidos em série para construir um fractal. (NUNES, 2006, f. 30).
Revisado por: A. Patrícia Grajales Spilimbergo e Cláudia Piva FRACTAIS Algumas definições... Fractal: Um fractal é um objeto que pode ser obtido geometricamente ou aleatoriamente através de processos recursivos,
Atividade 1. Construindo um prisma
Atividade 1. Construindo um prisma 1- Clique em Unidades = Poliedro = Prisma (ver Figura 3). Abre-se uma janela na qual você pode escolher o número de lados do polígono (regular), o comprimento de cada
A B C A 1 B 1 C 1 A 2 B 2 C 2 é zero (exceto o caso em que as tres retas são paralelas).
MAT 105- Lista de Exercícios 1. Prolongue o segmento com extremos em (1, -5) e (3, 1) de um comprimento de (10) unidades. Determine as coordenadas dos novos extremos. 2. Determine o centro e o raio da
POTENCIALIDADES DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO E APRENDIZAGM DE TRIGONOMETRIA
1 UNIVERSIDADE FERDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ CERES Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas DCEA Programa Institucional de Iniciação à Docência PIBID/UERN
MAT 105- Lista de Exercícios
1 MAT 105- Lista de Exercícios 1. Determine as áreas dos seguintes polígonos: a) triângulo de vértices (2,3), (5,7), (-3,4). Resp. 11,5 b) triângulo de vértices (0,4), (-8,0), (-1,-4). Resp. 30 c) quadrilátero
Nesse texto abordamos a construção de polígonos com a utilização do mouse e por meio da digitação de comandos na Entrada.
12 Nesse texto abordamos a construção de polígonos com a utilização do mouse e por meio da digitação de comandos na Entrada. POLÍGONOS A ferramenta Polígono possibilita construir polígonos a partir de
Geometria plana. Índice. Polígonos. Triângulos. Congruência de triângulos. Semelhança de triângulos. Relações métricas no triângulo retângulo
Índice Geometria plana Polígonos Triângulos Congruência de triângulos Semelhança de triângulos Relações métricas no triângulo retângulo Quadriláteros Teorema de Tales Esquadros de madeira www.ser.com.br
Seções de Prismas Julho/ 2009
Seções de Prismas Heloiza Rangel da Silva Josie Pacheco de Vasconcellos Souza Paula Eveline da Silva dos Santos Orientadora: Gilmara Teixeira Barcelos Julho/ 2009 Apostila de atividades disponível em http://www.es.iff.edu.br/softmat/projeto_tic/prismas
Material do Professor. Tema: Roteiro de construção para a atividade Porcentagem
1 Material do Professor Tema: Roteiro de construção para a atividade Porcentagem Objetivo: Dar suporte ao professor para fazer as construções necessárias à atividade Porcentagem ATIVIDADE 1: Construção
18/06/13 REVISTA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA - SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA
COMPUTADOR NA SALA DE AULA Estudo das cônicas com Geometria Dinâmica José Carlos de Souza Jr. Andréa Cardoso Unifal MG COMPUTADOR NA SALA DE AULA A exploração de softwares de Geometria Dinâmica nos permite
ESTUDANDO MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA UTILIZANDO AS JANELAS CAS E 3D
ESTUDANDO MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA UTILIZANDO AS JANELAS CAS E 3D Ministrantes: Bruno Santos Pereira, Ellen Cristina Barbosa dos Santos, Marrythiely Rodrigues Oliveira, Lucas Diêgo de Lima,
Sejam a, b e c as medidas dos lados do triângulo e l a medida do lado do quadrado, conforme Figura 1. Figura 1 Polígonos de áreas iguais.
Solução extraída da dissertação de mestrado Desigualdade das Médias e a resolução de problemas geométricos, autor Mauro Rigodanzo, disponível em http://www.profmat-sbm.org.br. Sejam a, b e c as medidas
PLANO DE AULA Autora: Descritor: Série: Número de aulas previstas: Conteúdos: Objetivos:
PLANO DE AULA Autora: Professora Rosa Descritor: Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos Série: 8º ano Número de aulas previstas: 15 aulas Conteúdos: Elementos
Comandos básicos do AutoCAD
Curso: Engenharia Ambiental Disciplina: Desenho técnico e Geometria Descritiva Professor: Luiz Antonio do Nascimento Aluno: Período: Manhã Aula: Data: RA: 1. Linhas Comandos básicos do AutoCAD Existem
CADERNO DE ATIVIDADES DE GEOMETRIA PLANA DESENHO GEOMÉTRICO. Aluno: nº: turma: Disciplina: Profº: data: Disciplina: Matemática QUESTIONÁRIO
CADERNO DE ATIVIDADES DE GEOMETRIA PLANA DESENHO GEOMÉTRICO Aluno: nº: turma: Disciplina: Profº: data: Disciplina: Matemática QUESTIONÁRIO Professor: Cláudio Antônio Logomarca da escola Aluno (a): Série:
ESTUDO DE GEOMETRIA ANALÍTICA
ESTUDO DE GEOMETRIA ANALÍTICA 3ª. Série Ensino Médio Tutora: Maria Claudia Padilha Tostes Professor/Aluno: Sandra William Marques Email: [email protected] Matriculas: 0279706-6 e 0918915-0 Novembro/2013
Estudando Números Complexos com Applets
DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO/GERÊNCIA DE PESQUISA PROJETO: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Estudando Números Complexos com Applets Débora
Geometria plana. Índice. Polígonos. Triângulos. Congruência de triângulos. Semelhança de triângulos. Relações métricas no triângulo retângulo
Índice Geometria plana Polígonos Triângulos Congruência de triângulos Semelhança de triângulos Relações métricas no triângulo retângulo Quadriláteros Teorema de Tales Esquadros de madeira www.ser.com.br
Os problemas em Desenho Geométrico resumem-se em encontrar pontos. E para determinar um ponto basta obter o cruzamento entre duas linhas.
31 4 LUGARES GEOMÉTRICOS Os problemas em Desenho Geométrico resumem-se em encontrar pontos. E para determinar um ponto basta obter o cruzamento entre duas linhas. Definição: Um conjunto de pontos do plano
CÍRCULO DADO O DIÂMETRO
52 O GeoGebra oferece em sua instalação padrão um conjunto de ferramentas acessíveis por meio da Barra de Ferramentas e um conjunto com comandos que permitem construir objetos, realizar transformações,
Circunferência. MA092 Geometria plana e analítica. Interior e exterior. Circunferência e círculo. Francisco A. M. Gomes
Circunferência MA092 Geometria plana e analítica Francisco A. M. Gomes UNICAMP - IMECC Setembro de 2016 A circunferência é o conjunto dos pontos de um plano que estão a uma mesma distância (denominada
Tutorial para GeoGebra
Universidade Federal Fluminense UFF Escola de Engenharia TCE Curso de Engenharia de Telecomunicações TGT Programa de Educação Tutorial PET Grupo PET-Tele http://www.telecom.uff.br/pet/ Tutorial para GeoGebra
Guia do C.a.R. para Alunos do Terceiro Ciclo
Guia do C.a.R. para Alunos do Terceiro Ciclo Núcleo de estágio 2008-2009 Professores associados: Dr. José Carlos Santos Maria José Carvalho Escola Básica de Santa Marinha Faculdade de Ciências da Universidade
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA - BAGÉ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO DE MATEMÁTICA PIBID
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA - BAGÉ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO DE MATEMÁTICA PIBID Atividade nº 2 Oficina de Geometria Analítica com uso
A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL GT 05 Educação Matemática: tecnologias informáticas e educação à distância Prof a. Dr a. Julhane A. Thomas
APÊNDICE D SEQUÊNCIA DIDÁTICA
APÊNDICE D SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENCONTRO 1 Atividades de familiarização do menu do GeoGebra Apresentação de um PowerPoint com as informações sobre o curso e um vídeo desenvolvido no GeoGebra para estabelecermos
Minicurso de GeoGebra
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - RS GRUPO PET MATEMÁTICA DA UFSM Minicurso de GeoGebra Andréia luisa Friske Bernardo Abreu da Cruz Bruno Simões Gomes Dioggo Codein Dresch Dominiki Ribas dos Santos
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB I Semana de Educação Matemática: Discutindo o trabalho docente aliado às novas tendências educacionais 25 a 29 de maio de 2009 Minicurso: GEOGEBRA UM FORTE
Lista 3. Geometria, Coleção Profmat, SBM. Problemas selecionados da seção 2.5, pág. 81 em diante.
MA13 Exercícios das Unidades 4 e 5 2014 Lista 3 Geometria, Coleção Profmat, SBM. Problemas selecionados da seção 2.5, pág. 81 em diante. 1) Seja ABCD um quadrilátero qualquer. Prove que os pontos médios
1.4 Determine o ponto médio e os pontos de triseção do segmento de extremidades A(7) e B(19).
Capítulo 1 Coordenadas cartesianas 1.1 Problemas Propostos 1.1 Dados A( 5) e B(11), determine: (a) AB (b) BA (c) AB (d) BA 1. Determine os pontos que distam 9 unidades do ponto A(). 1.3 Dados A( 1) e AB
Software Régua e Compasso
1 COORDENAÇÃO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CPPG TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA 1ª Parte - Consulta Rápida Software Régua e Compasso A primeira
Minicurso GEOGEBRA Barra de Menu Barra de Ferramentas Janela Algébrica: Janela de entrada de dados
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO PROJETO PIBID/LICENCIATURA MATEMÁTICA Prof. Antônio Joaquim Rodrigues Feitosa. Minicurso GEOGEBRA Introdução: Neste minicurso apresentaremos as
Lista 5. Geometria, Coleção Profmat, SBM. Problemas selecionados da seção 4.1, pág. 147 em diante.
MA13 Exercícios das Unidades 8, 9 e 10 2014 Lista 5 Geometria, Coleção Profmat, SBM. Problemas selecionados da seção 4.1, pág. 147 em diante. 1) As retas r, s e t são paralelas com s entre r e t. As transversais
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA A Visualização No Ensino De Geometria Espacial: Possibilidades Com O Software Calques
Geometria Analítica - AFA
Geometria Analítica - AFA x = v + (AFA) Considerando no plano cartesiano ortogonal as retas r, s e t, tais que (r) :, (s) : mx + y + m = 0 e (t) : x = 0, y = v analise as proposições abaixo, classificando-
Triângulos classificação
Triângulos classificação Quanto aos ângulos Acutângulo: possui três ângulos agudos. Quanto aos lados Equilátero: três lados de mesma medida. Obs.: os três ângulos internos têm medidas de 60º. Retângulo:
Índice Analítico. José Antelo Cancela Pág. 2
José Antelo Cancela Índice Analítico 1. INTRODUÇÃO... 4 1.1 O QUE É O SOLIDWORKS... 4 1.2 AMBIENTES DO SOLIDWORKS... 4 1.3 PLANOS DE DESENHO... 4 1.4 CRIAR ATALHOS NO TECLADO... 5 1.5 CRIAR ATALHOS NA
Matemática. Nesta aula iremos aprender as. 1 Ponto, reta e plano. 2 Posições relativas de duas retas
Matemática Aula 5 Geometria Plana Alexandre Alborghetti Londero Nesta aula iremos aprender as noções básicas de Geometria Plana. 1 Ponto, reta e plano Estes elementos primitivos da geometria euclidiana
Aula 1. Exercício 1: Exercício 2:
Aula 1 Exercício 1: Com centro em A e raio de medida m achamos dois pontos B e C na reta, esses dois pontos são os centros das circunferências pedidas (2 soluções ). Exercício 2: Com centro em B e raio
O GEOGEBRA E OS CASOS DE CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS
O GEOGEBRA E OS CASOS DE CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS Marcos Henrique Silva Lopes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul [email protected] Márcia Santos Melo Almeida Universidade Federal de Mato
LUGARES GEOMÉTRICOS Geometria Euclidiana e Desenho Geométrico PROF. HERCULES SARTI Mestre
LUGARES GEOMÉTRICOS Geometria Euclidiana e Desenho Geométrico PROF. HERCULES SARTI Mestre Lugar Geométrico Lugar geométrico é uma figura cujos pontos e somente eles satisfazem determinada condição. Todos
CONCURSO DE ADMISSÃO AO COLÉGIO MILITAR DO RECIFE - 99 / 00 PROVA DE CIÊNCIAS EXATAS DA. 1 a é equivalente a a
13 1 a PARTE - MATEMÁTICA MÚLTIPLA ESCOLHA ESCOLHA A ÚNICA RESPOSTA CERTA, ASSINALANDO-A COM X NOS PARÊNTESES À ESQUERDA Item 01. Se a R e a 0, a expressão: 1 a é equivalente a a a.( ) 1 b.( ) c.( ) a
1ª Aula. Introdução à Geometria Plana GEOMETRIA. 3- Ângulos Consecutivos: 1- Conceitos Primitivos: a) Ponto A. b) Reta c) Semi-reta
1ª Aula 3- Ângulos Consecutivos: Introdução à Geometria Plana 1- Conceitos Primitivos: a) Ponto A Na figura, os ângulos AÔB e BÔC são consecutivos, portanto AÔC=AÔB+AÔC b) Reta c) Semi-reta d) Segmento
Excel INTERMEDIÁRIO. Prof. Cassiano Isler Turma 3
INTERMEDIÁRIO Gráficos Prof. Cassiano Isler 2017.1 - Turma 3 por Prof. Cassiano Isler INTERMEDIÁRIO - Aula 1 2 / 67 por GÓMEZ, Luis Alberto. para engenheiros. Visual Books, 2009. Capítulo 2. Disponível
Manual do Gráfico em Flash ENFOQUE
Manual do Gráfico em Flash ENFOQUE NÍVEL 1 Seletor de ativo: Busca o código e/ou nome do ativo a partir da segunda letra digitada. Identificando a ferramenta: 1 digite as duas primeiras letras do nome
EXERCÍCIOS RESOLVIDOS CIRCUNFERÊNCIA
1 EXERCÍCIOS RESOLVIDOS CIRCUNFERÊNCIA 1. RECUPERAR O CENTRO DE UMA CIRCUNFERÊNCIA DADA. Seja uma circunferência de raio 3 cm. Marque na circunferência três pontos quaisquer A, B e C. Trace as cordas AB
Quadrilátero convexo
EMBAP ESCOLA DE MÚSICA E BELAS ARTES DO PARANÁ DISCIPLINA DE DESENHO GEOMÉTRICO E GEOMETRIA DESCRITIVA Profª Eliane Dumke e-mail: [email protected] Aula 10 (material didático produzido por Paula Rigo)
Prof: Heni Mirna Cruz Santos
Prof: Heni Mirna Cruz Santos Email: [email protected] Com esta Ribbon é possível desenhar linhas retas, curvas, formas geométricas, hachuras, tabelas, entre outros. O comando LINE gera um segmento
Geometria analítica: descobrindo a reta que tange duas circunferências e entendendo a construção geométrica.
Geometria analítica: descobrindo a reta que tange duas circunferências e entendendo a construção geométrica. Sobre Ontem estava pensando em algumas funções interessantes para implementar em um editor de
Estudo de Geometria. Iniciação ao. » Passeio no Parque» Circunferências
Iniciação ao Estudo de Geometria com TI-Nspire» Passeio no Parque» Circunferências P Estrada Parque CONTEÚDO ELABORADO PELO GRUPO T 3 PORTUGAL, UTILIZADO NAS SESSÕES PRÁTICAS DOS DIAS T 3 2014 I. Passeio
PRODUTO DA DISSERTAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE MATEMÁTICA PRODUTO DA DISSERTAÇÃO GEOGEBRA
AUTOCAD: COMANDOS 2D
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA FACULDADE DE ENGENHARIA SANITÁRIA AMBIENTAL FLORIANÓPOLIS AUTOCAD: COMANDOS 2D DISCIPLINA: CAD PARA ENG. SANITÁRIA AMBIENTAL PROFA. ARQ. PATRÍCIA BIASI CAVALCANTI
Desenho Geométrico e Concordâncias
UnB - FGA Desenho Geométrico e Concordâncias Disciplina: DIAC-1 Prof a Eneida González Valdés CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS Todas as construções da geometria plana são importantes, há, entretanto algumas, que
Geometria Descritiva 28/08/2012. Elementos Primitivos da Geometria
Geometria Descritiva Prof. Luiz Antonio do Nascimento [email protected] www.lnascimento.com.br A Geometria, como qualquer outra ciência, fundamenta-se em observações e experiências para estabelecer
7. Determine a equação da parábola que passa pelos pontos P (0, 6), Q(3, 0) e R(4, 10).
Lista 3: Cônicas - Engenharia Mecânica Professora Elisandra Bär de Figueiredo 1. Determine a equação do conjunto de pontos P (x, y) que são equidistantes da reta x = e do ponto (0, ). A seguir construa
Adilson Ortiz Bittencourt. O Ensino da Trigonometria no Ciclo Trigonométrico, por meio do Software Geogebra
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO ÁREA DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA Adilson Ortiz Bittencourt O Ensino da Trigonometria
Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress
1 Apostila Impress 01 Partes da Janela Principal do Impress A janela principal do Impress tem três partes: - o Painel de Slides; - Área de Trabalho; - e Painel de Tarefas. Adicionalmente, diversas barras
EXERCÍCIOS RESOLVIDOS TRIÂNGULOS
1 EXERCÍCIOS RESOLVIDOS TRIÂNGULOS 1. CONSTRUIR UM TRIÂNGULO ESCALENO DE BASE 10 CM E ÂNGULOS ADJASCENTES À BASE DE 75 E 45. Sejam dados a base AB e os ângulos adjacentes à base. Primeiro transporte o
ATIVIDADES COM GEOPLANO QUADRANGULAR
ATIVIDADES COM GEOPLANO QUADRANGULAR Observações. Os pinos do geoplano quadrangular são chamados de pontos. A distância horizontal ou vertical entre dois pontos consecutivos é estabelecida como a unidade
Atividade 01 Ponto, reta e segmento 01
Atividade 01 Ponto, reta e segmento 01 1. Crie dois pontos livres. Movimente-os. 2. Construa uma reta passando por estes dois pontos. 3. Construa mais dois pontos livres em qualquer lugar da tela, e o
Noções Básicas de Cálculo e Geometria Plana com o GeoGebra
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS GRUPO PET MATEMÁTICA Noções Básicas de Cálculo e Geometria Plana com o GeoGebra Angela Mallmann Wendt Eduardo Buriol de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA O Desenvolvimento de Hábitos de Pensamento: Um Estudo de Caso a partir de Construções
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL MARCEL ROMUALDO GUIMARÃES PIMENTA APLICAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO
Assessores: Celço Luiz de Araújo Rubens Junior Schwalemberg. Trigonometria no GeoGebra
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE CASCAVEL CRTE COORDENAÇÃO REGIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO Av. Brasil, 2040. Bairro São Cristóvão. CEP:85816-290. Fone:(45) 3218-7895. Assessores: Celço Luiz de Araújo
Aula 01 Microsoft Excel 2016
Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas
Coordenadas Cartesianas
GEOMETRIA ANALÍTICA Coordenadas Cartesianas EIXO DAS ORDENADAS OU EIXO DOS Y EIXO DAS ABSCISSAS OU EIXO DOS X EIXO DAS ORDENADAS OU EIXO DOS Y ORIGEM EIXO DAS ABSCISSAS OU EIXO DOS X COORDENADAS DE UM
Polígonos PROFESSOR RANILDO LOPES 11.1
Polígonos PROFESSOR RANILDO LOPES 11.1 Polígonos Polígono é uma figura geométrica plana e fechada formada apenas por segmentos de reta que não se cruzam no mesmo plano. Exemplos 11.1 Elementos de um polígono
