Geometria Dinâmica utilizando o Software Régua e Compasso

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Geometria Dinâmica utilizando o Software Régua e Compasso"

Transcrição

1 Geometria Dinâmica utilizando o Software Régua e Compasso Gilmara Teixeira Barcelos Silvia Cristina Freitas Batista Campos dos Goytacazes 2008

2 1 Geometria Dinâmica utilizando o Software Régua e Compasso 1ª Parte Conhecendo o Software Régua e Compasso O Régua e Compasso é um software livre, de autoria de René Grothmann (professor da Universidade Católica de Berlin, Alemanha), disponível, em português, no endereço eletrônico < 1. É um software mulitplataforma, isto é roda em diversas plataformas como Microsoft Windows, Linux, Macintosh, etc. É um programa de Geometria Dinâmica, isto é, sua função é possibilitar o trabalho com construções geométricas que podem ser alteradas movendo um dos pontos básicos, permitindo a preservação das propriedades originais. Dessa forma, permite explorar diversos aspectos relativos à Geometria Plana Euclidiana e à Geometria Analítica. Ao abrir o software, visualizamos a seguinte tela: Figura 1: Interface do Software Régua e Compasso Nela podemos observar duas janelas (Figura 1): a Lista de Objetos (à esquerda) e a Janela Geométrica, na qual são feitas as construções (à direita). A Lista de Objetos pode ser 1 Nos endereços eletrônicos < e < é possível obter outras informações sobre este software.

3 fechada, clicando, com o botão esquerdo do mouse, em Configurações, no menu principal, e, a seguir, em Lista de Objetos, desativando-a. Cada objeto visualizado na Janela Geométrica tem sua representação algébrica mostrada na Lista de Objetos. A interface apresenta, além das duas janelas mencionadas, o Menu Principal, a Barra de ícones e a Linha de Status, conforme indicado na Figura 1. Ao clicar, no menu principal, em Opções e, a seguir, em Modo Visual, desativando-o, a linha de status transforma-se em linha de entrada de comandos. A seguir, apresentam-se breves descrições de algumas ferramentas que aparecem na Barra de Ícones. Outras informações poderão ser obtidas em Ajuda contextual no próprio programa. Ferramentas Ponto: selecionando esta ferramenta e clicando na janela geométrica, com o botão esquerdo do mouse, cria-se um ponto livre, móvel. É possível determinar pontos fixos de duas maneiras: i) clicando com o botão direito sobre o ponto e assinalando fixo na caixa de diálogo de valores; ii) mantendo a tecla shift apertada ao marcar o ponto. Isto também pode ser feito para fixar medidas de segmentos - inclusive raios - e ângulos. Reta: marcando-se dois pontos, traça-se a reta definida por eles. 2 Segmento: marcando-se dois pontos, determinam-se as extremidades do segmento a ser traçado. Segmento com Comprimento Fixo: marcam-se as extremidades do segmento e digitase a medida desejada para este, em uma janela que se abre automaticamente. Semi-reta: marcando-se dois pontos, traça-se a semi-reta definida por eles, com origem no primeiro ponto marcado. Interseção: marca o ponto de interseção entre duas linhas, uma linha e uma circunferência ou duas circunferências. O ponto de interseção entre dois objetos pode ser criado de duas maneiras: i) selecionando dois objetos: dessa forma todas as interseções existentes são marcadas (a ordem na qual clicamos nos dois objetos é indiferente); ii) clicando, com o botão esquerdo do mouse, em uma interseção desses objetos: somente esse ponto de interseção é marcado. Reta paralela: clicando-se, com o botão esquerdo do mouse, em uma reta e em um ponto fora dela, constrói-se uma reta paralela à reta considerada, passando pelo referido ponto. O mesmo pode ser feito considerando-se um segmento de reta ou semi-reta. Reta perpendicular: clicando-se, com o botão esquerdo do mouse, em uma reta e em um ponto constrói-se uma reta perpendicular à reta considerada, passando pelo referido ponto. O mesmo pode ser feito considerando-se um segmento de reta, ou semi-reta. Ponto Médio: clicando-se em dois pontos obtém-se o ponto médio entre os mesmos.

4 Círculo 2 : marcando-se um ponto A e um ponto B, traça-se a circunferência com centro A, passando por B. As circunferências construídas com essa ferramenta têm raios móveis. É possível fixar esses raios, mas já existe uma ferramenta para construção de circunferências de raios fixos. Círculo com raio fixo: marca-se um ponto (o centro da circunferência), a seguir marcase outro ponto e digita-se a medida desejada para o raio, em uma janela que se abre automaticamente. Compasso: clicando-se em dois pontos determina-se o raio de uma circunferência que pode ser colocada em qualquer lugar da tela, a partir de um clique. Faz o papel do compasso. Ângulo: marca-se o primeiro ponto, em seguida, o vértice do ângulo e, por fim, o último ponto. 3 Ângulo de amplitude fixa: marca-se o primeiro ponto, em seguida, o vértice do ângulo e, por fim, o último ponto e, a seguir, digita-se a medida desejada para o ângulo, em uma janela que se abre automaticamente. Usar ângulos > 180º: permite que ângulos côncavos sejam marcados, ao invés dos convexos (deve ser usada em conjunto com uma ferramenta para traçar ângulos). Polígono preenchido: para construir um polígono, marcam-se, ao menos, três pontos e clica-se, com o botão esquerdo do mouse, no primeiro ponto novamente para fechar o polígono ou, então, devem-se dar dois cliques no ultimo ponto marcado. Texto: clicando, com o botão esquerdo do mouse, na janela geométrica, o texto que for digitado, na janela que será aberta, aparecerá neste local. Seção Cônica passando por 5 pontos: marcando-se cinco pontos constrói-se a cônica que passa por eles. Ocultar objeto: ao clicar sobre um objeto, ele não aparecerá na janela geométrica. Exibir objetos ocultos: exibe os objetos ocultos, estes ficam com a cor mais fraca que os objetos que não foram ocultados. Ao desativar esta ferramenta, os objetos serão escondidos novamente. Caso queira que algum objeto não seja escondido, ao desativar essa ferramenta, clique no objeto com o botão direito do mouse e, na janela que se abrirá, desative a ferramenta ocultar objeto. Eliminar último objeto: apaga o último objeto construído. Eliminar objeto: ao clicar em qualquer objeto este será apagado. 2 Embora o nome da ferramenta seja Círculo, nas explicações estamos considerando a distinção entre circunferência e círculo. Circunferência é o lugar geométrico de todos os pontos de um plano que estão a uma certa distância, chamada raio, de um certo ponto, chamado centro. Um círculo é o conjunto de pontos de um plano cuja distância ao centro é menor ou igual a um dado valor (raio).

5 4 Desfazer últimas remoções: mostra os objetos que foram apagados recentemente. Cor padrão do objeto: mostra (ou permite selecionar) a cor do objeto a ser construído. Tipo padrão do ponto: mostra (ou permite selecionar) o tipo do ponto a ser marcado. Espessura padrão do objeto: mostra (ou permite selecionar) a espessura do objeto a ser construído. Círculos Parciais: essa ferramenta funciona em conjunto com a ferramenta Círculo e, portanto, ambas devem ser ativadas. Dessa forma, apenas arcos de circunferência são traçados. Há uma outra forma de se determinar arcos, sem usar essa ferramenta. Se a circunferência já estiver construída e quisermos deixar na tela apenas um arco, marcamse os dois pontos que serão as extremidades do arco. A seguir, clica-se com o botão direito do mouse sobre a circunferência e, na janela que se abrirá, seleciona-se Definir Arco. Finalmente, clica-se nos pontos que serão as extremidades do arco. Linhas Parciais: essa ferramenta funciona em conjunto com a ferramenta reta e, portanto, ambas devem ser ativadas. Marcando-se dois pontos, traça-se uma reta truncada. É possível, também, criar uma semi-reta truncada, mas, nesse caso, devese clicar com o botão direito do mouse sobre a semi-reta e, na janela que se abrirá, selecionar essa ferramenta. Segmentos como vetores: essa ferramenta funciona em conjunto com a ferramenta segmento e, portanto, ambas devem ser ativadas. Marcando-se dois pontos, traça-se o vetor com origem no primeiro ponto determinado e outra extremidade no segundo. Exibir nomes de objetos: após esta ferramenta ser ativada, todos os objetos que forem construídos aparecerão na tela nomeados. Mostrar valores dos objetos: após esta ferramenta ser ativada, todos os objetos construídos aparecerão na tela com suas medidas (ou coordenadas no caso de pontos). Renomear: renomeia-se alfabeticamente pontos, linhas e ângulos, a partir de um clique sobre o objeto. Se necessitar usar, por exemplo, a letra a" para dois objetos diferentes, use "a~1" e "a~2": o til não é exibido, nem o que vem depois dele. Exibir cores selecionadas: exibe somente objetos da cor da apresentada na ferramenta (além do preto). Exibir grade: mostra, na janela geométrica, o sistema de coordenadas cartesianas. Criar uma função: permite traçar gráfico de funções ou de curvas paramétricas. Devese ter atenção ao escrever a lei de definição das funções ou das curvas paramétricas. Por exemplo, 2x 2 deve ser escrito 2*x*x ou 2*x^2. Desenhar com o mouse: permite desenhar livremente pela tela, utilizando o mouse. Para apagar o que foi desenhado aperte Esc ou "Apagar Rabisco" no menu "Ações".

6 Expressão Aritmética: permite calcular e fazer aparecer na tela os resultados de certas expressões. Ao clicar na janela geométrica, uma janela se abrirá automaticamente, nela digite a expressão aritmética desejada. A tabela a seguir apresenta uma breve descrição dos elementos válidos. Nome Exemplo Descrição +, -, *, /,^ ou ** 3.5*3+3/(4-5^2) Matemática Elementar Especificação de objeto AB/CD Nomear segmento, circunferência, ângulo, por exemplo. Função Sin (a) As funções sin, cos, tan, arcsin, arccos, arctan, sqrt (raiz quadrada), exp, log, round (arredondamento), por exemplo. Pi pi O valor de pi x x(p) x, abscissa de um ponto (o mesmo pode ser feito para y(p), ordenada de um ponto). d d(p,q) Distância entre dois pontos. Rastrear ponto ou reta: permite movimentar um ponto não-fixo e visualizar a sua trilha, ou seja, a curva obtida ao se movimentar este ponto. Para tanto, arraste o ponto com o botão esquerdo do mouse. Ao selecionar outra ferramenta a trilha traçada desaparece. Também é possível movimentar uma linha (segmento, reta ou semi-reta) através desta ferramenta, para tanto clique em um dos pontos que definem o objeto e arraste-o para obter sua trilha (que também desaparecerá ao selecionar uma outra ferramenta). Rastreio automático de ponto ou reta: movimenta automaticamente um ponto sobre um objeto (linha ou circunferência). O ponto a ser movimentado não deve pertencer à linha ou circunferência. Deve-se indicar o(s) ponto(s) a ser(em) rastreados, o objeto, e o ponto a ser movido. Por exemplo, acione a ferramenta Exibir Grade e sobre o eixo x, trace um segmento com extremidades em (-2,0) e (2,0). A seguir, marque um ponto qualquer do segmento, que não seja extremidade (consideremos que esse ponto seja P3). Fora do segmento, marque um ponto qualquer (P4). Clique com o botão direito sobre P4, altere suas coordenadas, escrevendo x(p3) no campo correspondente a x e x(p3)^2 no campo correspondente a y e clique em OK. Selecione a ferramenta Rastreio automático de ponto ou reta e, então, clique em P4, depois no segmento e, finalmente, em P3. A animação pode ser interrompida com um clique no mouse. Animação: movimenta um ponto sobre circunferências ou segmentos, para tanto clique no ponto e a seguir na(s) circunferência(s) ou no(s) segmento(s) O último objeto deverá ser selecionado através de dois cliques no mouse. A animação é parada por clique no mouse. Para que o ponto se movimente sobre objetos diferentes, este não deve pertencer ao segmento ou à circunferência. Exibir comentário: ao clicar nessa ferramenta, uma janela se abrirá automaticamente e nela será possível digitar um comentário para a construção. O comentário será exibido para o usuário assim que carregar ("abrir") a construção que foi salva anteriormente. Mantendo o shift apertado ao selecionar esta ferramenta permite registrar exercícios. Repetir construção: essa ferramenta abre uma pequena janela contendo os botões clássicos para avançar, retroceder, etc. Cada passo da construção é mostrado. (somente passos visíveis são exibidos). Rodar Macro. Macros são atalhos para passos de construção, sub-rotinas como de linguagem de programação. São como se fossem novas ferramentas criadas pelo usuário. Ao selecionar essa ferramenta, uma janela é aberta e o usuário poderá escolher uma macro. Se nenhuma macro tiver sido criada, haverá uma única opção a ser selecionada, cujo nome é padrão. Dando dois cliques sobre o nome padrão algumas opções de macros aparecem. Estas poderão então ser selecionadas e usadas. No entanto, essas macros do tipo padrão já possuem seus ícones na Barra de Ícones, sendo, portanto, mais fácil selecioná-las por meio deles. 5

7 Parâmetros de macro/objetos/definições: para gerar uma macro, o usuário faz uma construção, e ensina a macro o que fazer. Macros têm parâmetros, que determinam os objetos com os quais se deve começar. Elas também têm alvos, que determinam os objetos a serem construídos. Depois de realizada a construção desejada, clique na ferramenta (ela torna-se ), a seguir, selecione os parâmetros de entrada, clicando nos objetos desejados. Então, clique novamente na ferramenta ( ) e, depois, nos alvos, ou seja, nos objetos que devem ser exibidos quando a macro for rodada. Clique novamente na ferramenta ( ), uma janela será aberta automaticamente, nela nomeie a macro e escreva um comentário que ensine o usuário a utilizar a macro. Finalizando, clique em outra ferramenta. Por exemplo, trace um segmento de reta e, a seguir, a partir de uma de suas extremidades, trace uma reta perpendicular ao segmento. Para criar uma macro dessa construção, siga a explicação acima, selecionando como parâmetros de entrada as extremidades do segmento e como alvos, o segmento e a reta perpendicular. Bissetriz Perpendicular (macro): essa ferramenta determina o eixo de reflexão entre dois pontos. Clique em dois pontos quaisquer na janela geométrica e o eixo de reflexão entre eles será traçado. Reflexão em uma linha (macro): essa ferramenta marca um ponto refletido em relação a uma reta. Clique na reta através da qual ocorrerá a reflexão e, a seguir, clique no ponto a ser refletido, com o botão esquerdo do mouse. Reflexão em um círculo (macro): essa ferramenta marca um ponto refletido em relação a uma circunferência. No plano, a reflexão de um ponto P em relação a um circunferência de centro O e raio r é o ponto P se P e P estão na mesma semi-reta de 2 origem O e OP. OP' = r. Para tanto, tendo já construído uma circunferência, ative a ferramenta Reflexão em um círculo e clique na circunferência. A seguir, marque um ponto qualquer na janela geométrica (menos o centro da circunferência). A reflexão desse ponto, em relação à circunferência, será marcada automaticamente. De preferência evite considerar um ponto da circunferência, pois a reflexão será o próprio ponto e não será possível notar o que ocorre. Reflexão em um ponto (macro): essa ferramenta marca um ponto refletido em relação a um outro ponto. Clique, com o botão esquerdo do mouse, no ponto através do qual ocorrerá a reflexão e, a seguir, no ponto a ser refletido. Ângulo Bissetriz como linha (macro): marcando-se três pontos quaisquer, como por exemplo, A, B e C, constrói-se a reta suporte da bissetriz do ângulo AB ˆ C. Ângulo Bissetriz com semi-reta (macro): marcando-se três pontos quaisquer, como por exemplo, A, B e C, constrói-se a bissetriz do ângulo AB ˆ C. Projeção de ponto para linha (macro): projeta um ponto sobre uma reta, semi-reta ou segmento. Clique na linha (reta, semi-reta ou segmento) em que o ponto será projetado e, a seguir, no ponto. Rotação (macro): clique, em três pontos quaisquer, como por exemplo, A, B e C, o ângulo AB ˆ C será o ângulo de rotação. A seguir, clique em dois pontos quaisquer da janela geométrica (por exemplo, D e E, nessa ordem). Um terceiro ponto (F) será marcado de forma que a medida do ângulo ED ˆ F será a mesma do ângulo AB ˆ C. O ponto D é o centro da rotação, vértice do novo ângulo. Rotação com ângulo (macro): essa ferramenta desenha um ponto rotacionado em relação a um outro ponto (centro da rotação). Com a ferramenta ativada clique no ponto que funcionará como centro de rotação, a seguir, clique no ponto que será rotacionado. 6

8 Automaticamente uma janela será aberta, nela digite a medida do ângulo de rotação em graus (medida positiva rotação no sentido anti-horário, medida negativa rotação no sentido horário). Troca (macro): essa ferramenta permite que, tendo já construído um segmento orientado representando um vetor v, construa-se um outro representante de v, a partir de um ponto considerado. Para tanto, clique nas extremidades do segmento orientado que representa v e, a seguir, em um ponto qualquer da janela geométrica. Este ponto será a origem do outro representante de v e o seu ponto final será marcado automaticamente (somente os pontos são marcados). O mesmo pode ser feito para segmento de reta. 7 2ª Parte Atividades Iniciais A segunda parte desta apostila contém atividades elementares, elaboradas por Gilmara Teixeira Barcelos e Silvia Cristina Freitas Batista, com a finalidade de favorecer o reconhecimento das funções de algumas ferramentas. Atividades 1. Crie um ponto livre ( ). 2. Crie um ponto livre com uma forma de apresentação ( ) diferente do ponto criado no item anterior. 3. Apague ( ) os pontos que você criou. 4. Construa uma reta ( ) e marque alguns pontos pertencentes a ela. 5. Construa uma outra reta, escolhendo previamente uma cor ( ) e uma espessura ( ) para a linha da construção, dentre as opções existentes. 6. Em Arquivo, no menu principal, solicite uma Nova Construção (sempre que desejar, faça uso desse recurso). 7. Construa um segmento de reta, utilizando a ferramenta Segmento ( ). Usando os recursos do software, solicite que a medida desse segmento ( geométrica. ) apareça na janela 8. Construa duas semi-retas ( ) de mesma origem, não colineares. Determine a medida do ângulo convexo ( ) formado por estas semi-retas.

9 8 9. Construa: i) uma reta ( ); ii) uma reta paralela ( ) a que você construiu; ii) uma reta perpendicular ( ) a que você construiu no item i. 10. Construa um segmento de reta ( ). Marque seu ponto médio ( ). Movimente uma das extremidades desse segmento. 11. Construa duas circunferências: uma usando a ferramenta Círculo ( ) e outra usando a ferramenta Círculo com Raio Fixo ( ). Movimente as duas circunferências pelo centro. Descreva a diferença que você observou entre as duas construções. 12. Oculte as circunferências construídas no item anterior ( ). 13. Construa uma circunferência ( ) e marque um ponto ( ) fora dela. Anime ( ) esse ponto sobre a circunferência construída. 14. Ative a ferramenta Polígono ( ). Faça algumas construções utilizando essa ferramenta. Ative as ferramentas Mostrar Valores dos Objetos ( ) e Exibir Grade ( ) e faça novas construções utilizando a ferramenta Polígono. 15. Construa um segmento de reta ( ). Construa um outro segmento de reta, congruente ao primeiro, utilizando a ferramenta Compasso ( ). 16. Ative a ferramenta Criar uma Função ( ). Na janela que se abrirá, escreva na linha correspondente a Y, a lei de uma função da qual deseje que seja construído o gráfico. Clique em Ok. 17. Trace um segmento orientado representando um vetor v ( ). A seguir, utilizando a ferramenta Troca ( novo ponto a ser considerado. ), trace um outro representante de v, a partir de um 18. Copie as construções que estão na janela geométrica e cole em um arquivo de um editor de texto.

10 3ª Parte Atividades 9 A terceira parte desta apostila contém atividades, elaboradas por Gilmara Teixeira Barcelos e Silvia Cristina Freitas Batista, com a finalidade de mostrar algumas das inúmeras formas de aplicação do software Régua e Compasso como recurso didático. Atividade 1 No menu Configurações, selecione Alterar Algarismos Decimais. Na janela que será aberta registre duas casas decimais na linha correspondente a Exibir e Ângulos. a. Construa um triângulo acutângulo (sem utilizar a ferramenta polígono) e nomeie A, B e C os seus vértices. Para isso, clique com o botão direito no mouse sobre cada vértice e, na janela que se abrirá, troque a letra já existente pela letra desejada. Clique em nessa mesma janela e, depois, clique em OK. b. Ative a ferramenta para marcar os ângulos internos desse triângulo. c. Clique com o botão direito do mouse sobre a marca de um dos ângulos internos do triângulo. Na janela que abrirá ative a ferramenta e clique em OK. Repita esse procedimento para os outros dois ângulos internos. Observe as medidas dos ângulos. d. Movimente um dos vértices de modo a obter um triângulo obtusângulo. e. Salve a construção feita. Atividade 2 a. Peça uma nova construção b. Trace um segmento de reta. c. Trace uma reta paralela ao segmento traçado. d. Utilizando a ferramenta construa um triângulo de tal forma que um de seus vértices pertença ao segmento, mas sem ser uma extremidade deste, e os outros dois pertençam à reta. e. Clique com o botão direito sobre o polígono e solicite sua área (para isso, na janela que se abrirá, clique em e, em seguida, em OK). f. Utilize a ferramenta e anime o vértice pertencente ao segmento (sobre o próprio segmento). g. Descreva o que você observou. h. Salve a construção feita. Atividade 3 a. Abra o arquivo com a construção da Atividade 1. b. Marque os pontos médios dos segmentos AB e AC e denomine-os M e N, respectivamente.

11 10 c. Ative as ferramentas, e trace o segmento MN. d. Clique com o botão direito do mouse sobre o segmento BC e solicite a medida e o nome deste (para isso, na janela que se abrirá, clique em, e, em seguida, em OK). MN e. Mostre na janela geométrica a razão BC e observe o valor encontrado. Para tanto, ative a ferramenta e clique na janela geométrica. Na janela que se abrirá automaticamente, digite, no campo explanação, MN/BC; no campo expressão aritmética digite s4/s2, caso assim estejam nomeados os segmentos MN e BC, respectivamente; ative a ferramenta Exibir nome dos objetos e clique em OK. MN f. Movimente um dos vértices do triângulo ABC e observe o valor da razão. BC g. Descreva o que foi possível observar em relação às medidas dos segmentos MN e BC. h. Determine a medida do ângulo AMN (estando ativada a ferramenta, utilize a ferramenta ). Compare a medida deste ângulo com a do ângulo ABC. i. Movimente o ponto B. Compare novamente a medida dos ângulos AMN e ABC. j. Descreva o que foi possível observar com relação à posição relativa dos segmentos MN e BC. Atividade 4 a. Peça uma nova construção. b. Selecione uma cor e construa um triângulo (sem utilizar a ferramenta polígono). c. Determine a medida de cada ângulo interno desse triângulo (ative a ferramenta e utilize a ferramenta ). d. Selecione outra cor qualquer e trace as retas suporte das alturas desse triângulo. e. Marque o ponto de interseção das alturas (ortocentro). f. Movimente um dos vértices do triângulo (obtenha triângulos acutângulos, retângulos e obtusângulos). g. Observe a posição do ortocentro em cada um dos triângulos e descreva o que você observou. Atividade 5 a. Peça uma nova construção. b. Construa um triângulo eqüilátero que possa ser movimentado pela tela sem perder suas propriedades. c. Clique com o botão direito sobre cada lado do triângulo e solicite sua medida (na janela que se abrirá, clique em e, em seguida, em Ok). d. Movimente um dos vértices desse triângulo e observe se a construção está coerente com o que foi solicitado no item b.

12 11 e. Determine a medida de cada ângulo interno do triângulo (ative a ferramenta e utilize a ferramenta ). f. Movimente, novamente, um dos vértices e descreva o que você observou com relação à medida dos ângulos internos. Atividade 6 a. Peça uma nova construção. b. Construa um quadrado que possa ser movimentado pela tela sem perder suas propriedades (utilize apenas a definição de quadrado). c. Clique com o botão direito sobre cada lado do quadrado e solicite sua medida (na janela que se abrirá, clique em e, em seguida, em OK). d. Determine a medida de cada ângulo interno do quadrado (ative a ferramenta e utilize a ferramenta ). e. Movimente um dos vértices do quadrado. Observe se a construção está coerente com o que foi solicitado no item b. f. Com a ferramenta ativada, trace as diagonais do quadrado. Determine a medida de cada um dos ângulos formados pelas diagonais. g. Movimente um dos vértices do quadrado e observe a medida dos ângulos formados pelas diagonais e a medida das diagonais. Enuncie, com suas palavras, as propriedades que você observou. h. Determine a medida dos ângulos que cada diagonal forma com os lados. i. Movimente um dos vértices do quadrado e observe a medida dos ângulos considerados no item h. Enuncie, com suas palavras, a propriedade que você observou. Atividade 7 a. Peça uma nova construção. b. Construa um losango que possa ser movimentado pela tela sem perder suas propriedades (utilize apenas a definição de losango). c. Solicite a medida de cada um dos lados desse losango. d. Movimente um dos vértices e observe se a construção está coerente com o que foi solicitado no item b. e. Trace as diagonais do losango. f. Determine a medida de cada um dos ângulos formado pelas diagonais (ative a ferramenta e utilize a ferramenta ). g. Movimente um dos vértices do losango e observe a medida dos ângulos formados pelas diagonais. Enuncie, com suas palavras, a propriedade que você observou.

13 h. Determine a medida dos ângulos que cada diagonal forma com os lados. Movimente um dos vértices do losango e observe a medida desses ângulos. Enuncie, com suas palavras, a propriedade que você observou. i. Movimente um dos vértices até obter um losango que tenha os quatro ângulos internos retos. Descreva o que você observou. 12 Atividade 8 a. Peça uma nova construção. b. Construa uma circunferência usando a ferramenta. c. Trace um ângulo central nessa circunferência, que não seja um ângulo raso. Dessa forma, estaremos determinando dois ângulos centrais, um côncavo e outro convexo. Determine a medida do ângulo convexo. d. Desative a ferramenta e trace um ângulo inscrito na circunferência de modo que este subentenda o mesmo arco do ângulo central convexo. e. Determine a medida do ângulo inscrito. Compare a medida do ângulo central convexo com a do ângulo inscrito. f. Movimente a extremidade (a que está sobre a circunferência) de um dos raios. Compare novamente a medida dos dois ângulos. Enuncie com suas palavras o que você observou. g. Movimente o vértice do ângulo inscrito. Descreva o que você observou. Atividade 9 a. Peça uma nova construção. b. Construa uma circunferência. c. Marque quatro pontos dessa circunferência (A, B, C, D) e construa o quadrilátero ABCD. d. Ative as ferramentas,, e marque os ângulos internos desse quadrilátero. e. Mostre na janela geométrica a soma das medidas dos ângulos opostos e observe o valor encontrado. Para tanto, ative a ferramenta e clique na janela geométrica. Na janela que se abrirá automaticamente, digite, no campo explanação, A + C; no campo expressão aritmética digite a1 + a3, caso assim estejam nomeados os ângulos  e Ĉ ; ative a ferramenta Exibir nome dos objetos e clique em OK. Repita o procedimento para os ângulos Bˆ e Dˆ. f. Movimente um dos vértices do quadrilátero e observe novamente a soma das medidas dos ângulos opostos. g. Enuncie, com suas palavras, a propriedade que você observou.

Software Régua e Compasso

Software Régua e Compasso 1 COORDENAÇÃO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CPPG TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA 1ª Parte - Consulta Rápida Software Régua e Compasso A primeira

Leia mais

Geometria Dinâmica utilizando o Software Geogebra

Geometria Dinâmica utilizando o Software Geogebra Geometria Dinâmica utilizando o Software Geogebra Gilmara Teixeira Barcelos Silvia Cristina Freitas Batista Campos dos Goytacazes 2008 Software GeoGebra 1ª Parte - Conhecendo o Software GeoGebra 1 Trata-se

Leia mais

Geometria Dinâmica utilizando o Software Geogebra

Geometria Dinâmica utilizando o Software Geogebra 1 Geometria Dinâmica utilizando o Software Geogebra Gilmara Teixeira Barcelos Silvia Cristina Freitas Batista 2013 2 Licenciatura em Matemática Educação Matemática e Tecnologias 1º Período / / Nome: _

Leia mais

GEOGEBRA GUIA RÁPIDO. Na janela inicial temos a barra de ferramentas:

GEOGEBRA GUIA RÁPIDO. Na janela inicial temos a barra de ferramentas: GeoGebra: Guia Rápido GEOGEBRA GUIA RÁPIDO O GeoGebra é um programa educativo de Geometria Dinâmica que permite construir, de modo simples e rápido, pontos, segmentos de reta, retas, polígonos, circunferências,

Leia mais

Sumário. Educação Matemática: Oficinas Didáticas com GeoGebra 2012

Sumário. Educação Matemática: Oficinas Didáticas com GeoGebra 2012 Sumário A Interface do GeoGebra...2 O menu do GeoGebra...3 Ferramentas de construção...4 LIÇÃO 1: Polígonos e ângulos...7 LIÇÃO 2: Retas perpendiculares e paralelas...11 LIÇÃO 3: Construindo gráficos...18

Leia mais

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROJETO: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROJETO: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROJETO: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOME: DATA: / / Software GeoGebra 5.0 versão desktop 1ª Parte Conhecendo

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA GEOGEBRA Tânia Michel Pereira Juliane Sbaraine Costa Ijuí, setembro de 2009. Para acessar

Leia mais

Guia do C.a.R. para Alunos do Terceiro Ciclo

Guia do C.a.R. para Alunos do Terceiro Ciclo Guia do C.a.R. para Alunos do Terceiro Ciclo Núcleo de estágio 2008-2009 Professores associados: Dr. José Carlos Santos Maria José Carvalho Escola Básica de Santa Marinha Faculdade de Ciências da Universidade

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES NA REDE MUNICIPAL DE GURUPI TO

CURSO DE CAPACITAÇÃO O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES NA REDE MUNICIPAL DE GURUPI TO CURSO DE CAPACITAÇÃO O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES NA REDE MUNICIPAL DE GURUPI TO A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE ENSINO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA APROPRIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: Um Estudo de Caso sobre Formação Continuada com Professores de Matemática PRODUTO DA DISSERTAÇÃO SEQUÊNCIA DIDÁTICA EVELIZE MARTINS KRÜGER PERES Porto Alegre 2015 A

Leia mais

Geometria e seus Artefatos

Geometria e seus Artefatos Geometria e seus Artefatos Prof. Mário Selhorst Construção dos conceitos básicos de Geometria Analítica 1 SUMÁRIO (Use os links para acessar diretamente aos exemplos e o ícone 1. Perpendicular por um ponto

Leia mais

Estudando Cônicas com Auxílio do Software Wingeom

Estudando Cônicas com Auxílio do Software Wingeom Estudando Cônicas com Auxílio do Software Wingeom Flávio de Freitas Afonso Bolsista PIBIC/CNPq Licenciando em Matemática CEFET-Campos Gilmara Teixeira Barcelos Professora do CEFET Campos - Mestre em Ciências

Leia mais

AULA 3 Atividade 06 Atividade 07 Atividade Complementar 8: Triângulos e seus ângulos internos

AULA 3 Atividade 06 Atividade 07 Atividade Complementar 8: Triângulos e seus ângulos internos AULA 3 Atividade 06 Segmento, ponto médio, mediatriz, paralelas e perpendiculares a) Construa um segmento com uma extremidade em (3, 4) e medida 3,5 (lembre-se: no lugar de vírgula devemos colocar o ponto).

Leia mais

Informática no Ensino de Matemática Prof. José Carlos de Souza Junior

Informática no Ensino de Matemática Prof. José Carlos de Souza Junior Informática no Ensino de Matemática Prof. José Carlos de Souza Junior http://www.unifal-mg.edu.br/matematica/?q=disc jc Aula 08 ATIVIDADE 01 Seja ABCD um quadrilátero convexo inscrito em um círculo de

Leia mais

Algumas Possibilidades do Uso do GeoGebra nas Aulas de Matemática

Algumas Possibilidades do Uso do GeoGebra nas Aulas de Matemática UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA III Semana Acadêmica de Matemática Algumas Possibilidades do Uso do GeoGebra nas Aulas de Matemática Profª Lahis Braga Souza Profª Thais Sena de Lanna Profª Cristiane Neves

Leia mais

Geometria Analítica Plana

Geometria Analítica Plana Softwares Para o Ensino da Matemática Geometria Analítica Plana Nome do programa: EUKLID Descrição: Software de geometria dinâmica e construções em régua e compasso para criação de figuras geométricas.

Leia mais

Rosely Ouais Pestana Bervian José Benício dos Anjos França

Rosely Ouais Pestana Bervian José Benício dos Anjos França UNEB UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA NEAD NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS I CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA DISCIPLINA: GEOMETRIA PLANA PROFESSORA FORMADORA:

Leia mais

FRACTAIS. Iteração: é um conjunto de procedimentos repetidos em série para construir um fractal. (NUNES, 2006, f. 30).

FRACTAIS. Iteração: é um conjunto de procedimentos repetidos em série para construir um fractal. (NUNES, 2006, f. 30). Revisado por: A. Patrícia Grajales Spilimbergo e Cláudia Piva FRACTAIS Algumas definições... Fractal: Um fractal é um objeto que pode ser obtido geometricamente ou aleatoriamente através de processos recursivos,

Leia mais

Mini Curso GeoGebra. Download do GeoGebra: Java: / Divisão.

Mini Curso GeoGebra. Download do GeoGebra:  Java:  / Divisão. Mini Curso GeoGebra Etapa I: Apresentação do Software; O GeoGebra é um software dinâmico, muito usado em conteúdos de Geometria, Álgebra, Estatística e Cálculo. É um programa livre e de código aberto;

Leia mais

Conhecendo o GeoGebra

Conhecendo o GeoGebra Conhecendo o GeoGebra Capítulo 1: Conhecendo o GeoGebra Passos Iniciais A figura a seguir apresenta a tela do GeoGebra 3.2. Barra de Menu Barra de Ferramentas Janela de Visualização Janela de Álgebra Campo

Leia mais

JOZEILDO JOSÉ DA SILVA O SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA DINÂMICA Acesse a versão animada deste produto em: http://www.grupotdac.com Campina Grande PB 2011

Leia mais

No desenvolvimento deste guião, procure sempre colocar as denominações referidas em cada ponto.

No desenvolvimento deste guião, procure sempre colocar as denominações referidas em cada ponto. 1 Este 3º guião contém atividades elementares com a finalidade de favorecer o reconhecimento e a consolidação das funções de algumas ferramentas do programa de geometria dinâmica Geogebra. Neste guião,

Leia mais

Nesse texto abordamos a construção de polígonos com a utilização do mouse e por meio da digitação de comandos na Entrada.

Nesse texto abordamos a construção de polígonos com a utilização do mouse e por meio da digitação de comandos na Entrada. 12 Nesse texto abordamos a construção de polígonos com a utilização do mouse e por meio da digitação de comandos na Entrada. POLÍGONOS A ferramenta Polígono possibilita construir polígonos a partir de

Leia mais

Atividade 1. Construindo um prisma

Atividade 1. Construindo um prisma Atividade 1. Construindo um prisma 1- Clique em Unidades = Poliedro = Prisma (ver Figura 3). Abre-se uma janela na qual você pode escolher o número de lados do polígono (regular), o comprimento de cada

Leia mais

Atividade 19: Espiral Logarítmica Objetivo: Apresentar o comando Curva.

Atividade 19: Espiral Logarítmica Objetivo: Apresentar o comando Curva. Atividade 19: Espiral Logarítmica Objetivo: Apresentar o comando Curva. Construir a espiral logarítmica. A espiral logarítmica é uma espiral cuja equação polar é dada por r=ae bt, onde r é a distância

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA A Visualização No Ensino De Geometria Espacial: Possibilidades Com O Software Calques

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

AULA 4. Atividade Complementar 10: Sistemas lineares 2x2 e sua interpretação geométrica 31

AULA 4. Atividade Complementar 10: Sistemas lineares 2x2 e sua interpretação geométrica 31 AULA 4 Atividade Complementar 10: Sistemas lineares 2x2 e sua interpretação geométrica 31 Conteúdos Estruturantes: Números e Álgebra / Geometrias Conteúdo Básico: Sistemas lineares / Geometria espacial

Leia mais

Introdução ao software GeoGebra Por Meio de Atividades de Geometria

Introdução ao software GeoGebra Por Meio de Atividades de Geometria Adriano Lima Teixeira Introdução ao software GeoGebra Por Meio de Atividades de Geometria O objetivo deste trabalho é de iniciar o uso do software GeoGebra por meio de atividades de Geometria, possibilitando

Leia mais

ESTUDO DAS CÔNICAS POR MEIO DA DEFINIÇÃO UNIFICADA E A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA

ESTUDO DAS CÔNICAS POR MEIO DA DEFINIÇÃO UNIFICADA E A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA ESTUDO DAS CÔNICAS POR MEIO DA DEFINIÇÃO UNIFICADA E A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA Juracélio Ferreira Lopes Instituto Federal de Minas Gerais Ouro Preto Juracelio.lopes@ifmg.edu.br Wladimir Seixas Universidade

Leia mais

Estudo de Geometria. Iniciação ao. » Passeio no Parque» Circunferências

Estudo de Geometria. Iniciação ao. » Passeio no Parque» Circunferências Iniciação ao Estudo de Geometria com TI-Nspire» Passeio no Parque» Circunferências P Estrada Parque CONTEÚDO ELABORADO PELO GRUPO T 3 PORTUGAL, UTILIZADO NAS SESSÕES PRÁTICAS DOS DIAS T 3 2014 I. Passeio

Leia mais

Conceitos básicos de Geometria:

Conceitos básicos de Geometria: Conceitos básicos de Geometria: Os conceitos de ponto, reta e plano não são definidos. Compreendemos estes conceitos a partir de um entendimento comum utilizado cotidianamente dentro e fora do ambiente

Leia mais

Lista 5. Geometria, Coleção Profmat, SBM. Problemas selecionados da seção 4.1, pág. 147 em diante.

Lista 5. Geometria, Coleção Profmat, SBM. Problemas selecionados da seção 4.1, pág. 147 em diante. MA13 Exercícios das Unidades 8, 9 e 10 2014 Lista 5 Geometria, Coleção Profmat, SBM. Problemas selecionados da seção 4.1, pág. 147 em diante. 1) As retas r, s e t são paralelas com s entre r e t. As transversais

Leia mais

POTENCIALIDADES DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO E APRENDIZAGM DE TRIGONOMETRIA

POTENCIALIDADES DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO E APRENDIZAGM DE TRIGONOMETRIA 1 UNIVERSIDADE FERDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ CERES Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas DCEA Programa Institucional de Iniciação à Docência PIBID/UERN

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA - BAGÉ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO DE MATEMÁTICA PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA - BAGÉ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO DE MATEMÁTICA PIBID MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA - BAGÉ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO DE MATEMÁTICA PIBID Atividade nº 2 Oficina de Geometria Analítica com uso

Leia mais

LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer professores.chapeco.ifsc.edu.

LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer professores.chapeco.ifsc.edu. LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer larapopov@ifscedubr professoreschapecoifscedubr/lara Libre Office Calc É um editor de planilha eletrônica, que tem

Leia mais

MATEMÁTICA 3 GEOMETRIA PLANA Professor Renato Madeira. MÓDULO 5 Quadriláteros

MATEMÁTICA 3 GEOMETRIA PLANA Professor Renato Madeira. MÓDULO 5 Quadriláteros MATEMÁTICA 3 GEOMETRIA PLANA Professor Renato Madeira MÓDULO 5 Quadriláteros Os dois dias mais importantes da sua vida são o dia em que você nasceu e o dia em que você descobre o porquê. (Mark Twain) SUMÁRIO

Leia mais

Figura 1 - Interface do GeoGebra

Figura 1 - Interface do GeoGebra O GeoGebra é um software de matemática dinâmica livre. Foi desenvolvido por Markus Hohenwarter e, posteriormente, modificado devido às contribuições de colaboradores do mundo todo. Já foi traduzido para

Leia mais

ESTUDO DE GEOMETRIA ANALÍTICA

ESTUDO DE GEOMETRIA ANALÍTICA ESTUDO DE GEOMETRIA ANALÍTICA 3ª. Série Ensino Médio Tutora: Maria Claudia Padilha Tostes Professor/Aluno: Sandra William Marques Email: swmarquess@gmail.com Matriculas: 0279706-6 e 0918915-0 Novembro/2013

Leia mais

Geometria plana. Índice. Polígonos. Triângulos. Congruência de triângulos. Semelhança de triângulos. Relações métricas no triângulo retângulo

Geometria plana. Índice. Polígonos. Triângulos. Congruência de triângulos. Semelhança de triângulos. Relações métricas no triângulo retângulo Índice Geometria plana Polígonos Triângulos Congruência de triângulos Semelhança de triângulos Relações métricas no triângulo retângulo Quadriláteros Teorema de Tales Esquadros de madeira www.ser.com.br

Leia mais

Comandos básicos do AutoCAD

Comandos básicos do AutoCAD Curso: Engenharia Ambiental Disciplina: Desenho técnico e Geometria Descritiva Professor: Luiz Antonio do Nascimento Aluno: Período: Manhã Aula: Data: RA: 1. Linhas Comandos básicos do AutoCAD Existem

Leia mais

PROMILITARES 08/08/2018 MATEMÁTICA. Professor Rodrigo Menezes

PROMILITARES 08/08/2018 MATEMÁTICA. Professor Rodrigo Menezes MATEMÁTICA Professor Rodrigo Menezes Colégio Naval 2012/2013 QUESTÃO 1 Sejam P = 1 + 1 3 1 + 1 5 1 + 1 7 1 + 1 9 1 + 1 11 e Q = 1 1 5 1 1 7 1 1 9 1 1 11 Qual é o valor de P Q? a) 2 b) 2 c) 5 d) 3 e) 5

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA KMPLOT Juliane Sbaraine Pereira Costa Tânia Michel Pereira Ijuí, novembro de 2010 Refaça

Leia mais

Seções de Prismas Julho/ 2009

Seções de Prismas Julho/ 2009 Seções de Prismas Heloiza Rangel da Silva Josie Pacheco de Vasconcellos Souza Paula Eveline da Silva dos Santos Orientadora: Gilmara Teixeira Barcelos Julho/ 2009 Apostila de atividades disponível em http://www.es.iff.edu.br/softmat/projeto_tic/prismas

Leia mais

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

CONTEÚDO DA AULA AULA 7 AUTOCAD. Comando APARAR/TRIM

CONTEÚDO DA AULA AULA 7 AUTOCAD. Comando APARAR/TRIM CONTEÚDO DA AULA AULA 7 AUTOCAD Profa. Dra. KELLY JOHANA DUSSÁN MEDINA desenhotecnico.iq@gmail.com desenho-tecnico-eq9.webnode.com ENGENHARIA QUÍMICA 2019 Barra Modificar Comando Aparar/Trim (Corta objetos)

Leia mais

PLANO DE AULA Autora: Descritor: Série: Número de aulas previstas: Conteúdos: Objetivos:

PLANO DE AULA Autora: Descritor: Série: Número de aulas previstas: Conteúdos: Objetivos: PLANO DE AULA Autora: Professora Rosa Descritor: Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos Série: 8º ano Número de aulas previstas: 15 aulas Conteúdos: Elementos

Leia mais

computador sala de aula responsável victor giraldo instituto de matemática ufrj Sérgio Carrazedo Dantas

computador sala de aula responsável victor giraldo instituto de matemática ufrj Sérgio Carrazedo Dantas seção computador na sala de aula responsável victor giraldo instituto de matemática ufrj CRIANDO E INTEGRANDO NOVAS FERRAMENTAS NO GEOGEBRA Sérgio Carrazedo Dantas sergio@maismatematica.com.br Guilherme

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS MAT GEOMETRIA E DESENHO GEOMÉTRICO I

LISTA DE EXERCÍCIOS MAT GEOMETRIA E DESENHO GEOMÉTRICO I LISTA DE EXERCÍCIOS MAT 230 - GEOMETRIA E DESENHO GEOMÉTRICO I 1. Numa geometria de incidência, o plano tem 5 pontos. Quantas retas tem este plano? A resposta é única? 2. Exibir um plano de incidência

Leia mais

GeoGebra Quickstart Um rápido guia de referência sobre o GeoGebra

GeoGebra Quickstart Um rápido guia de referência sobre o GeoGebra GeoGebra Quickstart Um rápido guia de referência sobre o GeoGebra Geometria dinâmica, álgebra e cálculo formam juntos o GeoGebra, um software educativo premiado freqüentemente, que combina geometria e

Leia mais

DESENHO GEOMÉTRICO Matemática - Unioeste Definição 1. Poligonal é uma figura formada por uma sequência de pontos (vértices)

DESENHO GEOMÉTRICO Matemática - Unioeste Definição 1. Poligonal é uma figura formada por uma sequência de pontos (vértices) DESENHO GEOMÉTRICO Matemática - Unioeste - 2010 1 Polígonos Definição 1. Poligonal é uma figura formada por uma sequência de pontos (vértices) A 1, A 2,..., A n e pelos segmentos (lados) A 1 A 2, A 2 A

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PET MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PET MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PET MATEMÁTICA CADERNO DE EXERCÍCIOS ELABORADOS PELOS PARTICIPANTES DOS MINICURSOS SOBRE OS SOFTWARES

Leia mais

Explorar Restrições Esboço

Explorar Restrições Esboço Explorar Restrições Esboço Explorar o impacto das restrições geométricas e dimensionais em um simples esboço. Compreender os limites esboço para trabalhar eficazmente com o Autodesk Inventor. Objetivos

Leia mais

Plano de Aula. 1 - Como abrir o programa KmPlot

Plano de Aula. 1 - Como abrir o programa KmPlot Plano de Aula Aluno(a):PIBID MATEMÁTICA Escola: Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Santa Bárbara Disciplina: Matemática Conteúdo: Função de 1º grau Assunto: Gráficos, coeficientes da função, função

Leia mais

1 - Como abrir o programa KmPlot

1 - Como abrir o programa KmPlot O que é o KmPlot? O KmPlot é um software livre, que é ofertado pelo governo federal para as escolas da rede pública, com o intuito de auxiliar os professores de matemática no ensino de funções. O KmPlot

Leia mais

Como utilizar o Tux Paint

Como utilizar o Tux Paint 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível Como utilizar o Tux Paint Software de desenho voltado a crianças alfabetizadas ou não. PASSO 1 INTRODUÇÃO O Tux

Leia mais

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Página 1 de 8 Excel > Macros Executar uma macro Mostrar tudo Há várias maneiras de executar uma macro no Microsoft Excel. Macro é uma ação ou um conjunto de ações que você pode usar para automatizar tarefas.

Leia mais

Atividade 1. Construindo o sistema de coordenadas. Atividade 2. Atividades de Geometria com o Cabri

Atividade 1. Construindo o sistema de coordenadas. Atividade 2. Atividades de Geometria com o Cabri Atividade 1. Construindo o sistema de coordenadas. 1- Selecione o ícone Mostrar Eixos (veja Figura 10). 2- Marque 3 pontos quaisquer no plano. Nomei-os A, B e C. 3- Selecione Equação e Coordenadas (veja

Leia mais

Roteiro. Título da animação: Ampliando as noções trigonométricas Autor: Equipe Rived Matemática/UFU Texto: Tela 1: Apresentação dos componentes

Roteiro. Título da animação: Ampliando as noções trigonométricas Autor: Equipe Rived Matemática/UFU Texto: Tela 1: Apresentação dos componentes Roteiro Título da animação: Ampliando as noções Texto: Tela 1: Apresentação dos componentes 1) Ampliando as noções 2) Equipe Rived Matemática/UFU 3) Componentes: Lóren Grace Kellen Maia Amorim Arlindo

Leia mais

CÍRCULO DADO O DIÂMETRO

CÍRCULO DADO O DIÂMETRO 52 O GeoGebra oferece em sua instalação padrão um conjunto de ferramentas acessíveis por meio da Barra de Ferramentas e um conjunto com comandos que permitem construir objetos, realizar transformações,

Leia mais

Material do Professor. Tema: Roteiro de construção para a atividade Porcentagem

Material do Professor. Tema: Roteiro de construção para a atividade Porcentagem 1 Material do Professor Tema: Roteiro de construção para a atividade Porcentagem Objetivo: Dar suporte ao professor para fazer as construções necessárias à atividade Porcentagem ATIVIDADE 1: Construção

Leia mais

Guia prático do. Passo a passo

Guia prático do. Passo a passo Guia prático do BrOffice.org IMPRESS Passo a passo Licenciamento de Uso desta Documentação Este material foi elaborado por Mônica Figueira Câmara, baseado no arquivo de Ajuda do BROffice.org e segue os

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Criação de template... 4 1.1. Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar o processo de elaboração

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DA MATEMÁTICA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO LIETH MARIA MAZIERO

MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DA MATEMÁTICA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO LIETH MARIA MAZIERO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DA MATEMÁTICA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO LIETH MARIA MAZIERO Produto Final da Dissertação apresentada à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Leia mais

Geometria plana. Índice. Polígonos. Triângulos. Congruência de triângulos. Semelhança de triângulos. Relações métricas no triângulo retângulo

Geometria plana. Índice. Polígonos. Triângulos. Congruência de triângulos. Semelhança de triângulos. Relações métricas no triângulo retângulo Índice Geometria plana Polígonos Triângulos Congruência de triângulos Semelhança de triângulos Relações métricas no triângulo retângulo Quadriláteros Teorema de Tales Esquadros de madeira www.ser.com.br

Leia mais

Roteiro. Tela de entrada. Texto: Deive Barbosa Alves. Carlos Roberto Lopes Edinei Leandro dos Reis. Construindo Relações trigonométricas

Roteiro. Tela de entrada. Texto: Deive Barbosa Alves. Carlos Roberto Lopes Edinei Leandro dos Reis. Construindo Relações trigonométricas Roteiro Título da animação: Construindo Relações Tela de entrada Construindo Relações Botão entrar: o aluno irá para a próxima tela. No rodapé da página conterá o nome do objeto. 1 Tela de apresentação

Leia mais

DESENHO GEOMÉTRICO 9º ANO Prof. Danilo A. L. Pereira. Atividades básicas no GEOGEBRA. Polígonos Regulares

DESENHO GEOMÉTRICO 9º ANO Prof. Danilo A. L. Pereira. Atividades básicas no GEOGEBRA. Polígonos Regulares Exercícios Polígonos Regulares 1 - Calcular a área de um triângulo. Para construção da figura você irá clicar no ícone que tem um triângulo, para fazer um polígono clique no ícone indicado por polígono,

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO AO COLÉGIO MILITAR DO RECIFE - 99 / 00 PROVA DE CIÊNCIAS EXATAS DA. 1 a é equivalente a a

CONCURSO DE ADMISSÃO AO COLÉGIO MILITAR DO RECIFE - 99 / 00 PROVA DE CIÊNCIAS EXATAS DA. 1 a é equivalente a a 13 1 a PARTE - MATEMÁTICA MÚLTIPLA ESCOLHA ESCOLHA A ÚNICA RESPOSTA CERTA, ASSINALANDO-A COM X NOS PARÊNTESES À ESQUERDA Item 01. Se a R e a 0, a expressão: 1 a é equivalente a a a.( ) 1 b.( ) c.( ) a

Leia mais

Triângulos classificação

Triângulos classificação Triângulos classificação Quanto aos ângulos Acutângulo: possui três ângulos agudos. Quanto aos lados Equilátero: três lados de mesma medida. Obs.: os três ângulos internos têm medidas de 60º. Retângulo:

Leia mais

Polígonos PROFESSOR RANILDO LOPES 11.1

Polígonos PROFESSOR RANILDO LOPES 11.1 Polígonos PROFESSOR RANILDO LOPES 11.1 Polígonos Polígono é uma figura geométrica plana e fechada formada apenas por segmentos de reta que não se cruzam no mesmo plano. Exemplos 11.1 Elementos de um polígono

Leia mais

SEQUENCIA DIDÁTICA. Aula 1: Momento introdutório Duração: 1 hora aula Material necessário: lanterna e diferentes objetos tridimensionais.

SEQUENCIA DIDÁTICA. Aula 1: Momento introdutório Duração: 1 hora aula Material necessário: lanterna e diferentes objetos tridimensionais. SEQUENCIA DIDÁTICA Aula : Momento introdutório Duração: hora aula Material necessário: lanterna e diferentes objetos tridimensionais. Objetivos: Instigar os estudantes sobre o aparecimento de figuras planas

Leia mais

GEOMETRIA PLANA. Segmentos congruentes: Dois segmentos ou ângulos são congruentes quando têm as mesmas medidas.

GEOMETRIA PLANA. Segmentos congruentes: Dois segmentos ou ângulos são congruentes quando têm as mesmas medidas. PARTE 01 GEOMETRIA PLANA Introdução A Geometria está apoiada sobre alguns postulados, axiomas, definições e teoremas, sendo que essas definições e postulados são usados para demonstrar a validade de cada

Leia mais

Coordenadas Cartesianas

Coordenadas Cartesianas 1 Coordenadas Cartesianas 1.1 O produto cartesiano Para compreender algumas notações utilizadas ao longo deste texto, é necessário entender o conceito de produto cartesiano, um produto entre conjuntos

Leia mais

Desenho auxiliado por computador

Desenho auxiliado por computador Desenho auxiliado por computador Erase Finalidade O comando Erase apaga um objeto. Também corresponde à tecla Delete quando selecionado um objeto. Comandos de Construção Line (L) Finalidade O comando Line

Leia mais

DESENHO GEOMÉTRICO ETECVAV

DESENHO GEOMÉTRICO ETECVAV DESENHO GEOMÉTRICO ETECVAV 1. DEFINIÇÕES Desenho Geométrico é a "expressão gráfica da forma, considerando-se as propriedades relativas à sua extensão, ou seja, suas dimensões" (REIS, p.08) Existem três

Leia mais

Estudando Trigonometria com applets desenvolvidos no software GeoGebra

Estudando Trigonometria com applets desenvolvidos no software GeoGebra Estudando Trigonometria com applets desenvolvidos no software GeoGebra Elaborada por: Larissa de Sousa Moreira e Cíntia da Silva Gomes Orientada por: Gilmara Teixeira Barcelos e Silvia Cristina Freitas

Leia mais

Calc. Interface, Formatação e Cálculos

Calc. Interface, Formatação e Cálculos Calc Interface, Formatação e Cálculos INTERFACE Tal como no Writer, a Interface do Calc composta pela organização dos menus e atalhos que compõem o programa, que dão acesso às suas funcionalidades. É interessante

Leia mais

PRODUTO DA DISSERTAÇÃO

PRODUTO DA DISSERTAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE MATEMÁTICA PRODUTO DA DISSERTAÇÃO GEOGEBRA

Leia mais

Desenho Computacional. Parte III

Desenho Computacional. Parte III FACULDADE FUCAPI Desenho Computacional Parte III, M.Sc. Doutorando em Informática (UFAM) Mestre em Engenharia Elétrica (UFAM) Engenheiro de Telecomunicações (FUCAPI) Referências SILVA, Arlindo; RIBEIRO,

Leia mais

LUMISOFT (Guia do usuário)

LUMISOFT (Guia do usuário) LUMISOFT (Guia do usuário) * O guia de utilização do Novo Lumisoft fornece informações completas sobre o seu uso, orientando os usuários sobre os novos recursos do programa, instruções, dicas e muito mais.

Leia mais

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi Aula 01 Excel 2016 Prof. Claudio Benossi São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas em ser aprovado para uma vaga onde trabalhar com

Leia mais

Minicurso GEOGEBRA Barra de Menu Barra de Ferramentas Janela Algébrica: Janela de entrada de dados

Minicurso GEOGEBRA Barra de Menu Barra de Ferramentas Janela Algébrica: Janela de entrada de dados UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO PROJETO PIBID/LICENCIATURA MATEMÁTICA Prof. Antônio Joaquim Rodrigues Feitosa. Minicurso GEOGEBRA Introdução: Neste minicurso apresentaremos as

Leia mais

Quadrilátero convexo

Quadrilátero convexo EMBAP ESCOLA DE MÚSICA E BELAS ARTES DO PARANÁ DISCIPLINA DE DESENHO GEOMÉTRICO E GEOMETRIA DESCRITIVA Profª Eliane Dumke e-mail: eliane.dumke@gmail.com Aula 10 (material didático produzido por Paula Rigo)

Leia mais

Lista 3. Geometria, Coleção Profmat, SBM. Problemas selecionados da seção 2.5, pág. 81 em diante.

Lista 3. Geometria, Coleção Profmat, SBM. Problemas selecionados da seção 2.5, pág. 81 em diante. MA13 Exercícios das Unidades 4 e 5 2014 Lista 3 Geometria, Coleção Profmat, SBM. Problemas selecionados da seção 2.5, pág. 81 em diante. 1) Seja ABCD um quadrilátero qualquer. Prove que os pontos médios

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA O Desenvolvimento de Hábitos de Pensamento: Um Estudo de Caso a partir de Construções

Leia mais

Neste texto abordamos como construir um dado com a possibilidade de ser planificado e, além disso, ser lançado em um sorteio aleatório.

Neste texto abordamos como construir um dado com a possibilidade de ser planificado e, além disso, ser lançado em um sorteio aleatório. 72 Neste texto abordamos como construir um dado com a possibilidade de ser planificado e, além disso, ser lançado em um sorteio aleatório. Seguem os passos dessa construção. Construa um controle deslizante

Leia mais

Apostila 1 - Excel Recursos das planilhas eletrônicas para elaboração de conteúdos digitais para o ensino da matemática no ensino médio

Apostila 1 - Excel Recursos das planilhas eletrônicas para elaboração de conteúdos digitais para o ensino da matemática no ensino médio Ação PROEXT2015: Desenvolvimento e implementação de software educacional para a área de matemática, voltado para escolas de ensino médio da Rede Pública de Educação Básica dezembro de 2016 a novembro de

Leia mais

I - INTRODUÇÃO II LUGARES GEOMÉTRICOS, ÂNGULOS E SEGMENTOS 1. POSTULADOS DO DESENHO GEOMÉTRICO

I - INTRODUÇÃO II LUGARES GEOMÉTRICOS, ÂNGULOS E SEGMENTOS 1. POSTULADOS DO DESENHO GEOMÉTRICO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Professores: Deise Maria Bertholdi Costa, Luzia Vidal de Souza, Paulo Henrique Siqueira,

Leia mais

AULA 2 Planos Vistas e Temas

AULA 2 Planos Vistas e Temas 2.1 AULA 2 Planos Vistas e Temas Nesta aula serão apresentados os conceitos de Planos de Informação, Vista e Tema e sua manipulação no TerraView. Para isso será usado o banco de dados criado na AULA 1,

Leia mais

Desenho Técnico II Mecânica

Desenho Técnico II Mecânica Desenho Técnico II Mecânica Clicar em opções Clicar em locais de arquivo Clicar em adicionar Selecionar a pasta Configurações no pendrive ou no computador Clicar em OK Clicar em OK Clicar em sim. Como

Leia mais

USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS

USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS Professor: WELSING MOREIRA PEREIRA Sumário Usando o Paint... 3 Desenhando linhas... 3 Ferramenta Lápis... 4 Pincéis... 4 Ferramenta Linha... 4 Ferramenta Curva... 5 Desenhando

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL GT 05 Educação Matemática: tecnologias informáticas e educação à distância Prof a. Dr a. Julhane A. Thomas

Leia mais

Estudando Cônicas com Auxílio do Software Wingeom

Estudando Cônicas com Auxílio do Software Wingeom DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO/GERÊNCIA DE PESQUISA PROJETO: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Estudando Cônicas com Auxílio do Software

Leia mais

LUGARES GEOMÉTRICOS Geometria Euclidiana e Desenho Geométrico PROF. HERCULES SARTI Mestre

LUGARES GEOMÉTRICOS Geometria Euclidiana e Desenho Geométrico PROF. HERCULES SARTI Mestre LUGARES GEOMÉTRICOS Geometria Euclidiana e Desenho Geométrico PROF. HERCULES SARTI Mestre Lugar Geométrico Lugar geométrico é uma figura cujos pontos e somente eles satisfazem determinada condição. Todos

Leia mais

Circunferência. MA092 Geometria plana e analítica. Interior e exterior. Circunferência e círculo. Francisco A. M. Gomes

Circunferência. MA092 Geometria plana e analítica. Interior e exterior. Circunferência e círculo. Francisco A. M. Gomes Circunferência MA092 Geometria plana e analítica Francisco A. M. Gomes UNICAMP - IMECC Setembro de 2016 A circunferência é o conjunto dos pontos de um plano que estão a uma mesma distância (denominada

Leia mais

REPRESENTAÇÕES PARAMÉTRICAS DE CURVAS PLANAS COM O WINPLOT

REPRESENTAÇÕES PARAMÉTRICAS DE CURVAS PLANAS COM O WINPLOT 15 A 19 DE AGOSTO DE 016 REPRESENTAÇÕES PARAMÉTRICAS DE CURVAS PLANAS COM O WINPLOT Leandro Ferreira da Silva Acadêmico de Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Nova Andradina.

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC/SP ROSANA PERLETO DOS SANTOS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC/SP ROSANA PERLETO DOS SANTOS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC/SP ROSANA PERLETO DOS SANTOS AS DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA AO UTILIZAREM O SOFTWARE GEOGEBRA EM ATIVIDADES QUE ENVOLVEM

Leia mais

Como obter o retângulo inscrito de maior área

Como obter o retângulo inscrito de maior área Como obter o retângulo inscrito de maior área Julio Omar Henrique da Silva 1 Dentro de todo triângulo retângulo se pode inserir um retângulo, a este se dá o nome de retângulo inscrito. O retângulo inscrito

Leia mais

Sejam a, b e c as medidas dos lados do triângulo e l a medida do lado do quadrado, conforme Figura 1. Figura 1 Polígonos de áreas iguais.

Sejam a, b e c as medidas dos lados do triângulo e l a medida do lado do quadrado, conforme Figura 1. Figura 1 Polígonos de áreas iguais. Solução extraída da dissertação de mestrado Desigualdade das Médias e a resolução de problemas geométricos, autor Mauro Rigodanzo, disponível em http://www.profmat-sbm.org.br. Sejam a, b e c as medidas

Leia mais