A sedação excessiva e o delirium são condições que, se não detectadas e tratadas precocemente, estão associadas ao aumento de morbimortalidade.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A sedação excessiva e o delirium são condições que, se não detectadas e tratadas precocemente, estão associadas ao aumento de morbimortalidade."

Transcrição

1 Sedação e Delirium na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) A sedação excessiva e o delirium são condições que, se não detectadas e tratadas precocemente, estão associadas ao aumento de morbimortalidade. De acordo com o princípio de que tratar a doença é melhor do que mascará-la, os sedativos devem ser usados somente quando a dor e o delirium já tiverem sido abordados. Dor, analgesia e sedação na UTI Evidências mostram que a maioria dos pacientes que esteve em UTI sentiu dor, de modo que a avaliação e o fornecimento de analgesia adequada são componentes essenciais do tratamento. As consequências a curto prazo da dor não tratada são alto gasto energético e imunomodulação e, a longo prazo, maior risco de estresse póstraumático. A avaliação da dor no paciente em UTI pode ser difícil, uma vez que este muitas vezes não está suficientemente interativo para fornecer respostas válidas. Indicadores fisiológicos, como hipertensão e taquicardia, tem correlação fraca com outras mensurações válidas de dor. A escala comportamental de dor (Behavioral Pain Scale - BPS) e as ferramentas de observação de dor em pacientes em estado crítico (Critical-Care Pain Observation Tool - CPOT) são atualmente os melhores métodos de avaliação da dor. A literatura corrente fala a favor do uso de menor nível sedação possível para os pacientes. Em um estudo que comparou a interrupção diária de sedação com a interrupção determinada por decisão médica, os pacientes nos quais a sedação foi interrompida rotineiramente receberam menor sedação total e permaneceram menos dias na ventilação mecânica (VM) e na UTI. Outro estudo que realizou interrupção diária de sedação mostrou que essa prática reduziu a administração de benzodiazepínicos, a duração da VM, o tempo de internação em UTI e aumentou a taxa de sobrevivência dos pacientes. Em um ensaio controlado, no qual todos os pacientes em VM receberam morfina numa abordagem analgesia primeiro, comparou-se um protocolo de não sedação com um de uso rotineiro de sedação com interrupção diária. O grupo do protocolo de não sedação teve menor tempo de internação em UTI e maior tempo fora de VM. Tomados em conjunto, os estudos mostram que a minimização da sedação tem benefício clínico.

2 Escolha do sedativo Os sedativos mais usados em UTI são os benzodiazepínicos (midazolam e lorazepam), propofol, dexmedetomidina e remifentanil (opióde com efeito sedativo). Os benzodiazeopinicos agem por meio dos receptores GABA A, assim como o propofol,. Já a dexmedetomidina é um agonista α2 e o remifentanil, um agonista do receptor opióide μ. Tendo como meta um menor nível e duração de sedação, o uso de agentes de curta ação e que podem ser rapidamente ajustados, como propofol e remifentanil, é preferível. Comparado com os benzodiazepínicos, o uso do propofol não leva a redução de mortalidade, mas pode resultar em menor tempo de internação em UTI. Dexmedetomidina também apresenta vantagens sobre os benzodiazepínicos - uma vez que produz analgesia, causa menos depressão respiratória e aparentemente promove uma sedação qualitativamente diferente, na qual o paciente fica mais interativo, além de estar relacionado a menor ocorrência de delirium e menor tempo de VM. Não há diferença significativa de benefício entre o uso do propofol e de dexmedetomidina. Quando comparado ao uso de midazolam isolado, midazolam associado a fentanil, fentanil isolado e morfina, o remifentanil apresentou redução do tempo de VM e de UTI, mas ainda há necessidade de estudos mais aprofundados sobre sua terapêutica. Prevenção e tratamento do delirium De acordo com a quarta edição do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-IV) há quatro domínios do delirium: distúrbio de consciência, alteração da cognição, desenvolvimento em um curto período e caráter flutuante das manifestações. A característica mais comum do delirium é a desatenção e esse distúrbio decorre de manifestações inespecíficas, e geralmente reversíveis, de um distúrbio agudo. A fisiopatologia do delirium ainda não foi estabelecida, mas o aumento do risco associado ao uso de agonistas GABA A e anticolinérgicos levam a crer que os sistemas GABAérgico e colinérgico estejam envolvidos. Estudos com ressonância magnética mostram uma associação direta entre duração do delirium e atrofia cerebral e alterações na substancia branca, indicando que o delirium causa alterações estruturais ou que atrofia cerebral/alterações na substancia branca aumentam a susceptibilidade ao delirium. O diagnóstico dessa condição é clínico e está associado ao aumento da mortalidade e declínio da função cognitiva a longo prazo. Dentre os fatores de risco identificados estão idade avançada e a presença de mais de uma condição associada ao coma.

3 Há 2 formas de delirium, o hipoativo e o hiperativo (agitado) sendo que alguns pacientes apresentam uma forma mista. O hipoativo é caracterizado por desatenção, pensamento desorganizado e decréscimo do nível de consciência, sem agitação (os pacientes com a forma hipoativa tem menor chance de sobrevivência, mas os que sobrevivem, tem melhor funcionalidade a longo prazo do que os com delirium hiperativo ou misto). Avaliação e monitoramento da sedação e delirium Escalas de sedação As escalas mais comuns são a Richmond Agitation Sedation Scale (RASS) e Riker Sedation- Agitation Scale (SAS). Para a maioria dos casos de VM, um alvo apropriado é um escore de SAS 3 à 4 ou RASS -2 à 0, o que corresponde a um paciente calmo, interativo e sem dor. Poucas condições tem indicação de sedação profunda contínua, como hipertensão intracraniana, insuficiência respiratória grave, status epilepticus refratário e no uso de bloqueadores neuromusculares.

4 Identificação do delirium As duas escalas mais comuns para identificação do delirium na UTI são a Confusion Assessment Method for the ICU (CAM-ICU) e a Intensive Care Delirium Screening Checklist (ICDSC). Quando utilizadas sem uma escala de sedação, nenhuma das duas é capaz de diferenciar o delirium hiperativo do hipoativo. Além disso, tanto o CAM-ICU quanto o ICDSC apenas identificam a presença ou ausência de delirium e não dão uma gradação dessa condição. Prevenção e tratamento do delirium Prevenção Em pacientes hospitalizados, a reorientação repetida, redução do barulho, estimulação cognitiva, recolocação de óculos e aparelhos auditivos, hidratação adequada e mobilização precoce podem reduzir a incidência de delirium. A sedação com dexmedetomidina, quando comparada aos benzodiazepínicos, mostra menor incidência de delirium na UTI. Tratamento Há pouca evidencia na literatura para guiar a abordagem ao delirium. Um estudo comparando quetiapina versus placebo, mostrou que o delirium foi mais rapidamente resolvido no grupo tratado com quetiapina. Num ensaio piloto em pacientes com delirium hiperativo, a terapia com dexmedetomidina se associou a menor tempo de intubação e internação na UTI, quando comparada ao haloperidol. De modo semelhante, outro estudo evidenciou mais rápida resolução do quadro com dexmedetomidina, quando comparado ao midazolam. No entanto, ainda não há uma evidência conclusiva sobre uso desse medicamento para o tratamento do delirium. Conclusão A evidência literária atual sugere que melhores desfechos estão relacionados ao uso de protocolos nos quais o nível de sedação e a presença de dor e delirium sejam monitorizados, a dor seja prontamente tratada, a administração de sedativos seja a menor possível para o conforto do paciente e que esse seja precocemente mobilizado.

5 Esqueça de tudo menos isso: 1. Sedação excessiva e delirium são condições prevalentes em UTIs e devem ser abordadas precocemente. 2. Manter o menor nível de sedação possível está associado a melhores desfechos. Nos pacientes em VM, um alvo adequado seria um nível de sedação SAS 3 ou 4/RASS -2 a A sedação com dexmedetomidina leva a menor ocorrência de depressão respiratória, menor tempo de VM e menor ocorrência de delirium, quando comparado aos benzodiazepínicos. 4. O delirium é marcado por distúrbio da consciência, alteração da cognição, desenvolvimento em um curto período e flutuação. Seu diagnóstico é clinico e essa condição está associada a maior mortalidade. 5. Na UTI, as escalas CAM-ICU e ICDSC avaliam a presença de delirium. 6. Para a prevenção do delirium, deve-se reorientar repetidamente, promover redução do barulho, estimulação cognitiva, recolocação de óculos e aparelhos auditivos, hidratação adequada e mobilização precoce do paciente.

DESCRITOR: Página:! 1/!

DESCRITOR: Página:! 1/! DESCRITOR: Página:! 1/! 1.OBJETIVO Padronização da prática multiprofissional do uso de sedação e analgesia em pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva adulto, com objetivo de: Promover o conforto

Leia mais

Dor e Analgesia: Perguntas, Declarações e Recomendações.

Dor e Analgesia: Perguntas, Declarações e Recomendações. Dor e Analgesia: Perguntas, Declarações e Recomendações. 1. Incidência de dor a. Pergunta: Pacientes adultos de UTI sentem dores independentemente dos procedimentos aos quais são submetidos? Se sim, quais

Leia mais

30/04/2014. Sedação e Analgesia em Ventilação Mecânica. José Mário M. Teles. Declaração de Conflitos de Interesses e Financeira

30/04/2014. Sedação e Analgesia em Ventilação Mecânica. José Mário M. Teles. Declaração de Conflitos de Interesses e Financeira Sedação e Analgesia em Ventilação Mecânica José Mário M. Teles Presidente da AMIB - Gestão 2012 2013 Superintendente Técnico do Instituto GERIR - GO Declaração de Conflitos de Interesses e Financeira Convidado

Leia mais

PROTOCOLO DE SEDAÇÃO

PROTOCOLO DE SEDAÇÃO Unidades de Terapia Intensiva da Disciplina de Anestesiologia, Dor e Medicina Intensiva UNIFESP / EPM / HSP PROTOCOLO DE SEDAÇÃO 1. A SEDAÇÃO DE PACIENTES CRÍTICOS AGITADOS DEVE SER INICIADA SOMENTE APÓS

Leia mais

RESIDÊNCIA MÉDICA 2016

RESIDÊNCIA MÉDICA 2016 Recursos de estudo na Área do Aluno Site SJT Educação Médica Aula À La Carte Simulados Presenciais e on-line Cursos Extras Antibioticoterapia Prático SJT Diagnóstico por imagem Eletrocardiografia Revisão

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão

Procedimento Operacional Padrão Procedimento Operacional Padrão Unidade de Terapia Intensiva Geral (UTI Geral) Versão 1.0 Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. HU-FURG Procedimento Operacional Padrão Unidade de Terapia Intensiva

Leia mais

CONFORTO E ATENÇÃO CENTRADA NO PACIENTE CRÍTICO, SEM SEDAÇÃO EXCESSIVA. CONCEITO e CASH

CONFORTO E ATENÇÃO CENTRADA NO PACIENTE CRÍTICO, SEM SEDAÇÃO EXCESSIVA. CONCEITO e CASH CONFORTO E ATENÇÃO CENTRADA NO PACIENTE CRÍTICO, SEM SEDAÇÃO EXCESSIVA. CONCEITO e CASH Trabalho orientado por: Prof. Dra Onélia Llanos Loy, especialista de 1º e 2º grau em Anestesiologia e Reanimação.

Leia mais

Delirium na Sala de Urgência

Delirium na Sala de Urgência Delirium na Sala de Urgência Autores e Afiliação: Tássia Cristina Monteiro. Médica assistente da Divisão de Emergências Clínicas do Departamento de Clínica Médica da FMRP/USP; Daniel Ossamu Goldschmidt

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DELIRIUM EM PACIENTES EM USO DE SEDATIVOS. Evaluation of delirium in patients in sedative use

AVALIAÇÃO DE DELIRIUM EM PACIENTES EM USO DE SEDATIVOS. Evaluation of delirium in patients in sedative use AVALIAÇÃO DE DELIRIUM EM PACIENTES EM USO DE SEDATIVOS Evaluation of delirium in patients in sedative use Aline Affonso Luna¹, William de Almeida Sousa², Viviane Modesto Ferraz³ 1 Enfermeira, mestranda

Leia mais

Delirium em idosos. Dra. Vanessa Morais

Delirium em idosos. Dra. Vanessa Morais Delirium em idosos Dra. Vanessa Morais DEFINIÇÃO Síndrome clínica caracterizada déficit de cognição e atenção, de início súbito e curso flutuante. EPIDEMIOLOGIA 15 20% dos pacientes de hospitais gerais

Leia mais

Delirium. Alcion Sponholz Junior Médico Psiquiatra do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento do HC-FMRP-USP

Delirium. Alcion Sponholz Junior Médico Psiquiatra do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento do HC-FMRP-USP Delirium Alcion Sponholz Junior Médico Psiquiatra do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento do HC-FMRP-USP S Delirium S Paciente de 83 anos, sexo masculino, é admitido pela Clínica Médica

Leia mais

Antonio Paulo Nassar Junior. Impacto da sedação intermitente ou interrupção diária da sedação em pacientes sob ventilação mecânica.

Antonio Paulo Nassar Junior. Impacto da sedação intermitente ou interrupção diária da sedação em pacientes sob ventilação mecânica. Antonio Paulo Nassar Junior Impacto da sedação intermitente ou interrupção diária da sedação em pacientes sob ventilação mecânica São Paulo 2015 Antonio Paulo Nassar Junior Impacto da sedação intermitente

Leia mais

Monitor de Índice Bispectral (BIS) na Unidade de Terapia Intensiva

Monitor de Índice Bispectral (BIS) na Unidade de Terapia Intensiva V Jornada Nacional de Economia da Saúde II Jornada de Avaliação de Tecnologias em Saúde do IMIP Monitor de Índice Bispectral (BIS) na Unidade de Terapia Intensiva Luiz H. P. Furlan MD, MsC, Enfª Tania

Leia mais

O papel do enfermeiro na minimização dos factores de risco associados ao desenvolvimento de delírium no doente crítico

O papel do enfermeiro na minimização dos factores de risco associados ao desenvolvimento de delírium no doente crítico O papel do enfermeiro na minimização dos factores de risco associados ao desenvolvimento de delírium no doente crítico 29 de Janeiro de 2016 Autores: Marco Batista Jorge Pereira Francisco Barradas Rodrigo

Leia mais

MANEJO DO ALCOOLISMO ENCERRAMENTO E AVALIAÇÃO

MANEJO DO ALCOOLISMO ENCERRAMENTO E AVALIAÇÃO III MÓDULO MANEJO DO ALCOOLISMO ENCERRAMENTO E AVALIAÇÃO 2016 ESCALA CIWA AR 1) Implementação da escala CIWA-ar foi associada à diminuição da incidência de delirium tremensfonte: http://www.revistas.usp.br/smad/article/view/119197

Leia mais

Novas diretrizes para detecção precoce e tratamento da sarcopenia

Novas diretrizes para detecção precoce e tratamento da sarcopenia ARTIGOS COMENTADOS NOVEMBRO 2018 Por Rubens De Fraga júnior geripar@hotmail.com Novas diretrizes para detecção precoce e tratamento da sarcopenia Novas diretrizes para a detecção precoce e tratamento da

Leia mais

QUESTÃO 32. A) movimentação ativa de extremidades. COMENTÁRO: LETRA A

QUESTÃO 32. A) movimentação ativa de extremidades. COMENTÁRO: LETRA A QUESTÃO 32. Nas unidades de terapia intensiva (UTI), é comum os pacientes permanecerem restritos ao leito, ocasionando inatividade, imobilidade e prejuízo da funcionalidade. Nesse sentido, a mobilização

Leia mais

PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA PAV IMPORTÂNCIA, PREVENÇÃO CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS E NOTIFICAÇÃO

PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA PAV IMPORTÂNCIA, PREVENÇÃO CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS E NOTIFICAÇÃO PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA PAV IMPORTÂNCIA, PREVENÇÃO CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS E NOTIFICAÇÃO IRAS PAINEL GERAL O risco de um passageiro morrer numa viagem aérea é de cerca de um em dez milhões

Leia mais

Delirium. Sammylle Gomes de Castro

Delirium. Sammylle Gomes de Castro Delirium Sammylle Gomes de Castro 2014.1 Quadro Clínico ID : AC, 76 anos, masculino, natural de Barra do Sul, procedente de Joinville Fonte da história: filho QP: confusão mental. HDA: Paciente de 76 anos

Leia mais

ENFERMAGEM SAÚDE DO IDOSO. Aula 8. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM SAÚDE DO IDOSO. Aula 8. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM Aula 8 Profª. Tatiane da Silva Campos DELÍRIO enfermeiras = reconhecer sintomas agudos do delírio e relatá-los de imediato = é emergência. Quando não é tratada = pode suceder a lesão cerebral

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DO DELIRIUM COM COGNIÇÃO, CAPACIDADE FUNCIONAL E QUALIDADE DE VIDA NO PACIENTE CRÍTICO

ASSOCIAÇÃO DO DELIRIUM COM COGNIÇÃO, CAPACIDADE FUNCIONAL E QUALIDADE DE VIDA NO PACIENTE CRÍTICO ASSOCIAÇÃO DO DELIRIUM COM COGNIÇÃO, CAPACIDADE FUNCIONAL E QUALIDADE DE VIDA NO PACIENTE CRÍTICO Lúcia Fabiane da Silva Luz, Márcio Manozzo Boniatti Unilasalle Canoas -RS Resumo: O delirium está associado

Leia mais

Agitação no Despertar: Problema do Anestésico ou da Técnica?

Agitação no Despertar: Problema do Anestésico ou da Técnica? Agitação no Despertar: Problema do Anestésico ou da Técnica? Profa. Dra. Norma Sueli Pinheiro Módolo CET/SBA do Departamento de Anestesiologia UNESP Faculdade de Medicina de Botucatu Definição O que é

Leia mais

Medicação Pré-anestésica Medicação Pré-anestésica (MPA) Medicação Pré-anestésica Considerações Importantes

Medicação Pré-anestésica Medicação Pré-anestésica (MPA) Medicação Pré-anestésica Considerações Importantes ! (MPA)! Introdução! Auxiliar a contenção do paciente, modificando seu comportamento! Reduzir o estresse! Promover analgesia e miorrelaxamento! Potencializar fármacos indutores anestésicos! Minimizar os

Leia mais

Diretrizes para Prática Clínica da Gestão da Dor, Agitação e Delirium em Pacientes Adultos na Unidade de Terapia Intensiva

Diretrizes para Prática Clínica da Gestão da Dor, Agitação e Delirium em Pacientes Adultos na Unidade de Terapia Intensiva Diretrizes para Prática Clínica da Gestão da Dor, Agitação e Delirium em Pacientes Adultos na Unidade de Terapia Intensiva Juliana Barr, et al. Crit Care Med 2013; 41:263-306 Dor e analgesia Incidência

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DO DELIRIUM

AVALIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DO DELIRIUM CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Humano Linha de pesquisa: Desenvolvimento Humano e Processos Saúde-Doença LÚCIA FABIANE DA SILVA LUZ AVALIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO

Leia mais

Critérios Prognósticos do Hepatopata na UTI: Quando o tratamento pode ser útil ou fútil

Critérios Prognósticos do Hepatopata na UTI: Quando o tratamento pode ser útil ou fútil Critérios Prognósticos do Hepatopata na UTI: Quando o tratamento pode ser útil ou fútil Liana Codes, PhD Hospital Universitário Prof. Edgard Santos, UFBA Unidade de Gastroenterologia e Hepatologia do Hospital

Leia mais

Status Epilepticus. Neurologia - FEPAR. Neurofepar Dr. Carlos Caron

Status Epilepticus. Neurologia - FEPAR. Neurofepar Dr. Carlos Caron Status Epilepticus Neurologia - FEPAR Neurofepar Dr. Carlos Caron Classificação das Epilepsias n Status Epilepticus: Definição Crise epiléptica com duração de pelo menos 5 minutos. Duas ou mais crises

Leia mais

Desmame difícil. Definições. Como estão sendo desmamados os pacientes Coorte mundial Desmame simples. Desmame difícil. Desmame prolongado

Desmame difícil. Definições. Como estão sendo desmamados os pacientes Coorte mundial Desmame simples. Desmame difícil. Desmame prolongado Desmame difícil Bruno do Valle Pinheiro Prof. Pneumologia e Semiologia - FM - UFJF U.T.I. - Hospital Universitário - UFJF V Curso Nacional de Ventilação Mecânica SBPT SP, 2012 Definições Desmame simples

Leia mais

Controle Glicêmico Intra-Hospitalar. Introdução

Controle Glicêmico Intra-Hospitalar. Introdução Controle Glicêmico Intra-Hospitalar Introdução A hiperglicemia é comum em doenças agudas, sendo mais frequente ainda em pacientes internados. Cerca de 38% dos pacientes internados foram identificados como

Leia mais

WorkShop Anestesia Intravenosa. Dr. Daniel Volquind TSA/SBA

WorkShop Anestesia Intravenosa. Dr. Daniel Volquind TSA/SBA WorkShop Anestesia Intravenosa Dr. Daniel Volquind TSA/SBA Remifentanil Qualidade componente analgésico INDUÇÃO MANUTENÇÃO DESPERTAR -Fácil -Rápida -Suave -Estabilidade hemodinâmica -Previsível -Estabilidade

Leia mais

Opioides: conceitos básicos. Dra Angela M Sousa CMTD-ICESP

Opioides: conceitos básicos. Dra Angela M Sousa CMTD-ICESP Opioides: conceitos básicos Dra Angela M Sousa CMTD-ICESP OPIOIDES OPIOIDES Classificação receptores opióides Receptor opióide clássico MECANISMO DE AÇÃO Conceitos da farmacologia opióide Receptores μ

Leia mais

Cuidados Paliativos e Decisões no Paciente Oncológico Terminal

Cuidados Paliativos e Decisões no Paciente Oncológico Terminal Cuidados Paliativos e Decisões no Paciente Oncológico Terminal Curso de atualização 2013 Ilka Lopes Santoro Disciplina de Pneumologia Unifesp - EPM Objetivos Definições e Princípios Ações Controle da dor

Leia mais

Status Epilepticus. Neurologia - FEPAR. Neurofepar Dr. Roberto Caron

Status Epilepticus. Neurologia - FEPAR. Neurofepar Dr. Roberto Caron Status Epilepticus Neurologia - FEPAR Neurofepar Dr. Roberto Caron Estado de Mal Epiléptico Classificação das Epilepsias Definição Status Epilepticus: Crise epiléptica com duração de pelo menos 5 minutos.

Leia mais

20/08 PRÉ CONGRESSO - MANHÃ

20/08 PRÉ CONGRESSO - MANHÃ 20/08 PRÉ CONGRESSO - MANHÃ 08:00 12:00 h CURSO 2 COMUNICAÇÃO CURSO 3 VENTILAÇÃO MECÂNICA CURSO 4 EMERGÊNCIA CURSO 1 PROCEDIMENTOS INVASIVOS EM TERAPIA INTENSIVA Acesso venoso central: anatomia, escolha

Leia mais

Anestesia fora do Centro Cirúrgico

Anestesia fora do Centro Cirúrgico Jornada Paulista de Anestesia Pediátrica 2006 Anestesia fora do Centro Cirúrgico Profa Dra Norma Sueli Pinheiro Módolo UNESP Faculdade de Medicina de Botucatu Depto. de Anestesiologia Anestesia fora do

Leia mais

Hipertensão Intracraniana Traumática Introdução

Hipertensão Intracraniana Traumática Introdução Hipertensão Intracraniana Traumática Introdução O TCE (trauma crânio-encefálico) é um problema médico e social mundial. Principais causas de HIC (hipertensão intracraniana) e seus mecanismos: A principal

Leia mais

Analgesia Pós-Operatória em Cirurgia de Grande Porte e Desfechos

Analgesia Pós-Operatória em Cirurgia de Grande Porte e Desfechos Analgesia Pós-Operatória em Cirurgia de Grande Porte e Desfechos A Medicina Baseada em Evidências (MBE) é definida como o uso consciente, explícito e crítico da melhor evidência atual, integrado com a

Leia mais

Tipo Documental. PoliticaTecnica. Título Documento. Sedação Paliativa. Sedação Paliativa

Tipo Documental. PoliticaTecnica. Título Documento. Sedação Paliativa. Sedação Paliativa Definição Define-se como sedação paliativa a redução intencional do nível de consciência, contínua ou intermitente com o objetivo de controlar sintomas causadores de grave desconforto refratários ao tratamento

Leia mais

ENFERMAGEM DEPENDÊNCIA. ALCOOLISMO Aula 4. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DEPENDÊNCIA. ALCOOLISMO Aula 4. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DEPENDÊNCIA ALCOOLISMO Aula 4 Profª. Tatiane da Silva Campos Síndrome da Abstinência do Álcool/Delirium Tremens ALCOOLISMO é um estado tóxico agudo que acontece em consequência da cessação súbita

Leia mais

DOR PROTOCOLO DO TRATAMENTO CLÍNICO PARA O NEUROLOGISTA. Laura Sousa Castro Peixoto

DOR PROTOCOLO DO TRATAMENTO CLÍNICO PARA O NEUROLOGISTA. Laura Sousa Castro Peixoto DOR PROTOCOLO DO TRATAMENTO CLÍNICO PARA O NEUROLOGISTA Laura Sousa Castro Peixoto DOR Dor é uma sensação ou experiência emocional desagradável, associada com dano tecidual real ou potencial. IASP Tratamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS

Leia mais

Tese de Mestrado Integrado em Medicina. Artigo de Revisão Bibliográfica. Delirium no Doente Internado em Cuidados Intensivos

Tese de Mestrado Integrado em Medicina. Artigo de Revisão Bibliográfica. Delirium no Doente Internado em Cuidados Intensivos Tese de Mestrado Integrado em Medicina Artigo de Revisão Bibliográfica Delirium no Doente Internado em Cuidados Intensivos Mónica Isabel Ferreira Dinis de Mesquita Orientador Dr. Arlindo Guimas Porto,

Leia mais

PROTOCOLO DE ANALGESIA

PROTOCOLO DE ANALGESIA Unidades de Terapia Intensiva da Disciplina de Anestesiologia, Dor e Medicina Intensiva UNIFESP / EPM / HSP PROTOCOLO DE ANALGESIA Antes de decidir sobre a escolha analgésica deve-se aplicar a escala de

Leia mais

Cirurgia colorretal esraeurope.org/prospect 1

Cirurgia colorretal esraeurope.org/prospect 1 CIRURGIA COLORRETAL RESUMO DAS RECOMENDAÇÕES Notas sobre as recomendações PROSPECT O PROSPECT fornece aos clínicos argumentos de apoio a favor e contra a utilização de várias intervenções na dor pós-operatória

Leia mais

PROTOCOLOS ISGH SEDAÇÃO E DELIRIUM EM PACIENTES CRÍTICOS

PROTOCOLOS ISGH SEDAÇÃO E DELIRIUM EM PACIENTES CRÍTICOS E L A B O R A Ç Ã O Jamille Soares Moreira Alves Assessora Técnica - ISGH Mozart Ney Rolim T. Henderson Coordenador Médico UTI - HRC Rafaela Neres Severino Gerente de Nutrição - ISGH Virgínia Angélica

Leia mais

Tabela 33 Uso de albumina no paciente grave. Resumo das publicações encontradas. Amostra Intervenção / Desfechos. 641 cristalóides em.

Tabela 33 Uso de albumina no paciente grave. Resumo das publicações encontradas. Amostra Intervenção / Desfechos. 641 cristalóides em. 104 Tabela 33 Uso de albumina no paciente grave. Resumo das publicações encontradas Referência Delineamento bibligráfica do ensaio 49 Revisão sistemática 2000 50 Revisão sistemáica Amostra Intervenção

Leia mais

Álcool e Drogas na Terceira Idade. UNIAD/UNIFESP Elton Pereira Rezende GERP.13

Álcool e Drogas na Terceira Idade. UNIAD/UNIFESP Elton Pereira Rezende GERP.13 Álcool e Drogas na Terceira Idade UNIAD/UNIFESP Elton Pereira Rezende GERP.13 Dados epidemiológicos Terceira condição psiquiátrica, além da! depressão e da demência Prevalência do abuso de drogas e álcool

Leia mais

VMNI na Insuficiência Respiratória Hipercápnica

VMNI na Insuficiência Respiratória Hipercápnica VMNI na Insuficiência Respiratória Hipercápnica Ricardo Goulart Rodrigues rgourod@uol.com.br Ventilação não invasiva com pressão positiva Suporte ventilatório sem intubação Ventilação não invasiva com

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA MÁRCIA ABATH AIRES DE BARROS DELIRIUM EM IDOSOS CRITICAMENTE ENFERMOS: UM ESTUDO UTILIZANDO A FERRAMENTA CAM-ICU

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA MÁRCIA ABATH AIRES DE BARROS DELIRIUM EM IDOSOS CRITICAMENTE ENFERMOS: UM ESTUDO UTILIZANDO A FERRAMENTA CAM-ICU UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA MÁRCIA ABATH AIRES DE BARROS DELIRIUM EM IDOSOS CRITICAMENTE ENFERMOS: UM ESTUDO UTILIZANDO A FERRAMENTA CAM-ICU JOÃO PESSOA - PB 2014 MÁRCIA ABATH AIRES DE BARROS DELIRIUM

Leia mais

FÁRMACOS USADOS EM AMINAIS DE LABORATÓRIO ANESTÉSICOS E ANALGÉSICOS

FÁRMACOS USADOS EM AMINAIS DE LABORATÓRIO ANESTÉSICOS E ANALGÉSICOS 20 CAPÍTULO 5 Hugo Caire de Castro Faria Neto & Belmira Ferreira dos Santos FÁRMACOS USADOS EM AMINAIS DE LABORATÓRIO ANESTÉSICOS E ANALGÉSICOS CONSIDERAÇÕES GERAIS: Nestas últimas décadas, a anestesia

Leia mais

Opióides 09/06/2016 AAS. Aguda e crônica. Periférica e Visceral. Vias Inibitórias Descendentes. Opióides. Neurônio de transmissão DOR.

Opióides 09/06/2016 AAS. Aguda e crônica. Periférica e Visceral. Vias Inibitórias Descendentes. Opióides. Neurônio de transmissão DOR. Dor Aguda e crônica Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Periférica e Visceral Analgésicos Vias Inibitórias Descendentes Opióides Analgésicos Antipiréticos Anti-inflamatórios (AINES)

Leia mais

FACULDADE CERES PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TRANSFERÊNCIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA 1º SEMESTRE DE 2019 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

FACULDADE CERES PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TRANSFERÊNCIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA 1º SEMESTRE DE 2019 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO FACULDADE CERES PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TRANSFERÊNCIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA 1º SEMESTRE DE 2019 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO IV Para candidatos que desejam entrar na 5ª etapa do curso Quadro clínico

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE POSTERS DIA 16/10/2015 (10:15-10:30h)

APRESENTAÇÃO DE POSTERS DIA 16/10/2015 (10:15-10:30h) APRESENTAÇÃO DE S DIA 16/10/2015 (10:15-10:30h) 1399 EVOLUÇÃO DO PERFIL FUNCIONAL EM RELAÇÃO AO TEMPO DE INTERNAÇÃO E AO GÊNERO 1397 CORRELAÇÃO ENTRE A FORÇA MUSCULAR PERIFÉRICA E O RISCO DE QUEDAS DE

Leia mais

Opióides 27/05/2017 AAS. Aguda e crônica. Periférica e Visceral. Vias Inibitórias Descendentes. Opióides. Neurônio de transmissão DOR.

Opióides 27/05/2017 AAS. Aguda e crônica. Periférica e Visceral. Vias Inibitórias Descendentes. Opióides. Neurônio de transmissão DOR. Analgésicos Analgésicos Antipiréticos Anti-inflamatórios (AINES) Ácido Acetil Salicílico AAS -Aspirina Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Isolada do ópio em 1806 Aguda e crônica

Leia mais

PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA PAV IMPORTÂNCIA, PREVENÇÃO CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS E NOTIFICAÇÃO

PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA PAV IMPORTÂNCIA, PREVENÇÃO CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS E NOTIFICAÇÃO PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA PAV IMPORTÂNCIA, PREVENÇÃO CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS E NOTIFICAÇÃO IRAS PAINEL GERAL O risco de um passageiro morrer numa viagem aérea é de cerca de um em dez milhões

Leia mais

I CURSO DE CONDUTAS MÉDICAS NAS INTERCORRÊNCIAS EM PACIENTES INTERNADOS

I CURSO DE CONDUTAS MÉDICAS NAS INTERCORRÊNCIAS EM PACIENTES INTERNADOS I CURSO DE CONDUTAS MÉDICAS NAS INTERCORRÊNCIAS EM PACIENTES INTERNADOS CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA CREMEC/Conselho Regional de Medicina do Ceará Câmara Técnica de Medicina Intensiva Câmara Técnica de

Leia mais

Cuidados clínicos após PCR (Parada Cardiorrespiratória)

Cuidados clínicos após PCR (Parada Cardiorrespiratória) Autores e Afiliação: Cuidados clínicos após PCR (Parada Cardiorrespiratória) Letícia Taniwaki. Ex- médica residente do Departamento de Clínica Médica - FMRPUSP; Carlos Henrique Miranda. Docente da Divisão

Leia mais

INTERFACE DOS DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS COM A NEUROLOGIA

INTERFACE DOS DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS COM A NEUROLOGIA INTERFACE DOS DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS COM A NEUROLOGIA MARINA DALLA BARBA LONDERO MÉDICA FORMADA PELA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO PSIQUIATRA PELO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE DOUTORANDA PELA UNIVERSIDADE

Leia mais

AUSÊNCIA DE EFEITO DE COMPLEXOS POLIVITAMÍNICOS NA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES

AUSÊNCIA DE EFEITO DE COMPLEXOS POLIVITAMÍNICOS NA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES AUSÊNCIA DE EFEITO DE COMPLEXOS POLIVITAMÍNICOS NA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES AUSÊNCIA DE EFEITO DE COMPLEXOS POLIVITAMÍNICOS NA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CARDIOVACULARES A suplementação de complexos

Leia mais

Anestesia. em cirurgia cardíaca pediátrica. por Bruno Araújo Silva

Anestesia. em cirurgia cardíaca pediátrica. por Bruno Araújo Silva I N C O R C R I A N Ç A Anestesia em cirurgia cardíaca pediátrica A anestesia é um dos elementos fundamentais no cuidado dos pacientes que serão submetidos a cirurgia cardíaca para tratamento de cardiopatias

Leia mais

Conforto do paciente crítico

Conforto do paciente crítico Conforto do paciente crítico Rachel uarte Moritz Introdução É indiscutível que a dor, a ansiedade e o desenvolvimento de quadros de delírium são diretamente proporcionais ao aumento da morbimortalidade

Leia mais

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA NO AVE FT RAFAELA DE ALMEIDA SILVA APAE-BAURU

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA NO AVE FT RAFAELA DE ALMEIDA SILVA APAE-BAURU FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA NO AVE FT RAFAELA DE ALMEIDA SILVA APAE-BAURU INTERNAÇÃO HOSPITALAR Toda pessoa com quadro suspeito de AVE deve ser levada imediatamente ao serviço de urgência para avaliação

Leia mais

Diretriz Assistencial. Ataque Isquêmico Transitório

Diretriz Assistencial. Ataque Isquêmico Transitório Diretriz Assistencial Ataque Isquêmico Transitório Versão eletrônica atualizada em Março- 2010 Introdução: O ataque isquêmico transitório (AIT) é definido como um episódio transitório de disfunção neurológica

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA PRELIMINAR

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA PRELIMINAR CURSOS PRÉ-CONGRESSO Ventilação mecânica invasiva no adulto: bases e aplicabilidade na prática fisioterapêutica Ventilação mecânica neonatal e pediátrica em situações especiais Reabilitação pulmonar: dos

Leia mais

Os recursos serão sempre limitados e

Os recursos serão sempre limitados e Financiamento da saúde conseguir dinheiro i é difícil. il Gastá-lo bem, mais difícil il ainda. Os recursos serão sempre limitados e cada vez mais escassos. The New England Journal of Medicine Editorial,

Leia mais

P ERGUNTAR ( o máximo possível):

P ERGUNTAR ( o máximo possível): EMERGÊNCIA NO USO DE DROGAS Dr. Jorge Jaber Elaborei um esquema para facilitar certas condutas médicas: P erguntar E stabilizar D isponha I dentifique Para ajudar a memorizar: Quem P E D I sempre alcança.

Leia mais

26ª Reunião, Extraordinária Comissão de Assuntos Sociais

26ª Reunião, Extraordinária Comissão de Assuntos Sociais 26ª Reunião, Extraordinária Comissão de Assuntos Sociais Dr. Sandro José Martins Coordenador Geral de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas Diretoria de Atenção Especializada e Temática Secretaria de

Leia mais

Prova de Título de Especialista em Fisioterapia Respiratória

Prova de Título de Especialista em Fisioterapia Respiratória Prova de Título de Especialista em Fisioterapia Respiratória 1. Anatomia e fisiologia do sistema cardiorrespiratório Egan. 1 ed. São Paulo: Manole, 2000. (Seção 3, caps.7 e 8) WEST, J.B. Fisiologia respiratória

Leia mais

ONTARGET - Telmisartan, Ramipril, or Both in Patients at High Risk for Vascular Events N Engl J Med 2008;358:

ONTARGET - Telmisartan, Ramipril, or Both in Patients at High Risk for Vascular Events N Engl J Med 2008;358: ONTARGET - Telmisartan, Ramipril, or Both in Patients at High Risk for Vascular Events N Engl J Med 2008;358:1547-59 Alexandre Alessi Doutor em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do

Leia mais

Ansiedade. Estado de tensão,apreensão ou inquietude,com causa iden4ficável ou não

Ansiedade. Estado de tensão,apreensão ou inquietude,com causa iden4ficável ou não Ansiedade Estado de tensão,apreensão ou inquietude,com causa iden4ficável ou não Manifestações somá4cas freqüentemente associadas:(palpitação torácica,sudorese,tremores Ansiedade Manifestações leves ou

Leia mais

Transplante renal intervivos (Doador)

Transplante renal intervivos (Doador) Título: ANESTESIA PARA TRANSPLANTE RENAL REVISÃO DATA 00 10/2015 ELABORADO POR: AVALIADO POR: CÓDIGO POP.HUB-DM- PÁGINA 4/4 HOMOLOGADO POR: Luís Cláudio de Araújo Ladeira Gabriel Magalhães Nunes Guimarães

Leia mais

RISCOS DA INTERAÇÃO ENTRE BENZODIAZEPÍNICOS E ETANOL EM USUÁRIOS DE FARMÁCIAS COMUNITÁRIAS DA CIDADE DE MILAGRES- CEARÁ

RISCOS DA INTERAÇÃO ENTRE BENZODIAZEPÍNICOS E ETANOL EM USUÁRIOS DE FARMÁCIAS COMUNITÁRIAS DA CIDADE DE MILAGRES- CEARÁ RISCOS DA INTERAÇÃO ENTRE BENZODIAZEPÍNICOS E ETANOL EM USUÁRIOS DE FARMÁCIAS COMUNITÁRIAS DA CIDADE DE MILAGRES- CEARÁ Anna Daianny Belém de Oliveira 1 ; daianny.belem@hotmail.com; Maria Odaléia Crisóstomo

Leia mais

movimento & saúde REVISTAINSPIRAR

movimento & saúde REVISTAINSPIRAR AVALIAÇÃO DA DOR EM PACIENTE ADULTO SEDADO SOB VENTILAÇÃO MECÂNICA Assessment of pain in patients under adult sedated mechanical ventilation Ana Amélia Soares Gonçalves ¹,Rosane Kraus Schmitz², Hellen

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão

Procedimento Operacional Padrão Procedimento Operacional Padrão POP 018/2018 Unidade de Terapia Intensiva Geral (UTI Geral) Realização de Desmame de Ventilação Mecânica Versão 1.0 Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. HU-FURG

Leia mais

Fragilidade. Dra Silvana de Araújo Geriatria - UFMG Julho/2007

Fragilidade. Dra Silvana de Araújo Geriatria - UFMG Julho/2007 Fragilidade Dra Silvana de Araújo Geriatria - UFMG Julho/2007 Introdução Idoso Frágil: aquele que sofreu declínio funcional em conseqüência da combinação de efeitos de doença e idade O idoso frágil é extremamente

Leia mais

DELIRIUM EM TERAPIA INTENSIVA: revisão sistemática

DELIRIUM EM TERAPIA INTENSIVA: revisão sistemática Artigo de Revisão DELIRIUM EM TERAPIA INTENSIVA: revisão sistemática Maria Lucila Nobre Moraes Lima¹, Rosemeire Oliveira Moreira¹, Tatiane Ozawa Okamoto¹, Juliana Bezerra do Amaral². RESUMO Trata-se de

Leia mais

HOSPITALIZAÇÕES E MORTALIDADE POR ASMA: É POSSÍVEL EVITAR? DR. GUILHERME FREIRE GARCIA ABRA MAIO DE DIA MUNDIAL DA ASMA

HOSPITALIZAÇÕES E MORTALIDADE POR ASMA: É POSSÍVEL EVITAR? DR. GUILHERME FREIRE GARCIA ABRA MAIO DE DIA MUNDIAL DA ASMA HOSPITALIZAÇÕES E MORTALIDADE POR ASMA: É POSSÍVEL EVITAR? DR. GUILHERME FREIRE GARCIA ABRA MAIO DE 2012- DIA MUNDIAL DA ASMA DIA MUNDIAL DA ASMA 1º DE MAIO DE 2012 EPIDEMIOLOGIA DA ASMA 300 milhões de

Leia mais

VENTILAÇÃO MECÂNICA. Profª Enfª Luzia Bonfim

VENTILAÇÃO MECÂNICA. Profª Enfª Luzia Bonfim VENTILAÇÃO MECÂNICA Profª Enfª Luzia Bonfim Assistência ventilatória: manutenção da oxigenação e ou da ventilação em pacientes, de maneira artificial até que estes estejam capacitados a assumi-la. Garante

Leia mais

Síntese do Trabalho ANGINA REFRATÁRIA NO BRASIL O DESAFIO DA BUSCA POR NOVAS ESTRATÉGIAS TERAPÊUTICAS E PELA MELHORIA NA

Síntese do Trabalho ANGINA REFRATÁRIA NO BRASIL O DESAFIO DA BUSCA POR NOVAS ESTRATÉGIAS TERAPÊUTICAS E PELA MELHORIA NA Síntese do Trabalho ANGINA REFRATÁRIA NO BRASIL O DESAFIO DA BUSCA POR NOVAS ESTRATÉGIAS TERAPÊUTICAS E PELA MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES DENTRO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE Luís Henrique Wolff

Leia mais

16º Fórum de Fisioterapia em Cardiologia Auditório 12

16º Fórum de Fisioterapia em Cardiologia Auditório 12 Fóruns 26 de setembro de 2014 16º Fórum de Fisioterapia em Cardiologia Auditório 12 11h00 12h00 - Mesa Redonda: Fisioterapia nas Cardiopatias Congênitas 11h00 11h20 - Cardiopatias Congênitas 11h20 11h40

Leia mais

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

PROGRAMAÇÃO OFICIAL ---------------------- PROGRAMAÇÃO OFICIAL ---------------------- 21 de Março (quinta-feira) --- WORKSHOPS SALA CATALUNYA CIAPED Sala 1 SAVA: 07h30 17h Sala 2 VENTILAÇÃO MECÂNICA Sala 3 USG BÁSICA PARA

Leia mais

Estudo Compara Efeitos da Morfina Oral e do Ibuprofeno no Manejo da Dor Pós- Operatória

Estudo Compara Efeitos da Morfina Oral e do Ibuprofeno no Manejo da Dor Pós- Operatória Compartilhe conhecimento: Qual a melhor opção para manejo da dor pós-operatória: morfina ou ibuprofeno? Estudo analisa redução da dor e efeitos adversos em crianças. Para a revisão de artigo desta semana,

Leia mais

RAQUEL WANZUITA. Tese apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Doutor em Ciências

RAQUEL WANZUITA. Tese apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Doutor em Ciências RAQUEL WANZUITA Repercussão da substituição da infusão venosa de fentanil por metadona enteral sobre o tempo de desmame da ventilação mecânica em pacientes graves internados em unidades de terapia intensiva

Leia mais

Caracterização da sedação e analgesia em Unidade de Terapia Intensiva: estudo observacional

Caracterização da sedação e analgesia em Unidade de Terapia Intensiva: estudo observacional ISSN: 1676-4285 Caracterização da sedação e analgesia em Unidade de Terapia Intensiva: estudo observacional Karina Dantas dos Santos¹, Ivo da Costa Martins¹, Fernanda Alves Ferreira Gonçalves¹ 1 Hospital

Leia mais

ENFERMAGEM CUIDADOS DE ENFERMAGEM. Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM CUIDADOS DE ENFERMAGEM. Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM CUIDADOS DE ENFERMAGEM Aula 3 Profª. Tatiane da Silva Campos Cuidado de Enfermagem Ético Cuidado em TODAS as fases da vida tecnologia sofisticada = pode prolongar a vida bem além do momento

Leia mais

TERAPIA IMUNOPROFILÁTICA COM PALIVIZUMABE

TERAPIA IMUNOPROFILÁTICA COM PALIVIZUMABE TERAPIA IMUNOPROFILÁTICA COM PALIVIZUMABE A partir de 02.01.2018, entra em vigência a RN 428 onde passa a ter cobertura a Terapia Imunoprofilática com Palivizumabe para o Vírus Sincicial Respiratório,

Leia mais

HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTIFICOS APROVADOS NA MODALIDADE PÔSTER.

HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTIFICOS APROVADOS NA MODALIDADE PÔSTER. HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTIFICOS APROVADOS NA MODALIDADE PÔSTER. Nº EXPOSITOR 1. TITULO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE EM PRÉ- OPERATÓRIO DE HISTERECTOMIA HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO

Leia mais

INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA

INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA Clínica Médica e Cirúrgica I INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA João Adriano de Barros Disciplina de Pneumologia Universidade Federal do Paraná Objetivos da Aula... Importância da IRA devido a sua alta mortalidade

Leia mais

Comparação de insuflação com dióxido de carbono e ar em endoscopia e colonoscopia: ensaio clínico prospectivo, duplo cego, randomizado - julho 2017

Comparação de insuflação com dióxido de carbono e ar em endoscopia e colonoscopia: ensaio clínico prospectivo, duplo cego, randomizado - julho 2017 A endoscopia terapêutica tem se tornado cada vez mais invasiva, realizando procedimentos que muito se assemelham a cirurgias, por sua complexidade, dificuldade técnica, tempo de execução e possibilidade

Leia mais

VII CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROPSIOUIATRIA GERIÁTRICA CONGRESSO BRASILEIRO DE AL2HEIMER CENTRO DE CONVENÇÕES FREI CANECA I SÃO PAULO I SP

VII CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROPSIOUIATRIA GERIÁTRICA CONGRESSO BRASILEIRO DE AL2HEIMER CENTRO DE CONVENÇÕES FREI CANECA I SÃO PAULO I SP IX CONGRESSO BRASILEIRO DE AL2HEIMER VII CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROPSIOUIATRIA GERIÁTRICA 16 A 19 DE OUTUBRO DE 2019 CENTRO DE CONVENÇÕES FREI CANECA I SÃO PAULO I SP TEMAS DO CONGRESSO OTIMIZANDO O

Leia mais

Vantagens e desvantagens do uso de dexmedetomidina na sedação em Unidades de Terapia Intensiva

Vantagens e desvantagens do uso de dexmedetomidina na sedação em Unidades de Terapia Intensiva Vantagens e desvantagens do uso de dexmedetomidina na sedação em Unidades de Terapia Intensiva Advantages and disadvantages of dexmedetomidine in sedation in Intensive Care Units Tatiane Garcia do Carmo

Leia mais

ANSIOLÍTICOS E HIPNÓTICOS

ANSIOLÍTICOS E HIPNÓTICOS ANSIOLÍTICOS E HIPNÓTICOS ANSIEDADE PATOLÓGICA ANSIEDADE: Reclamações verbais e queixas frequentes Efeitos somáticos com taquicardia, sudorese, distúrbios gastrintestinais Interferencia com a atividade

Leia mais

USO DE ANALGÉSICOS EM IDOSOS HOSPITALIZADOS EM UMA UTI ADULTO

USO DE ANALGÉSICOS EM IDOSOS HOSPITALIZADOS EM UMA UTI ADULTO USO DE ANALGÉSICOS EM IDOSOS HOSPITALIZADOS EM UMA UTI ADULTO Lívia de Oliveira Arruda (1); Amanda Gabrielle Barros Dantas (1); Maria de Fátima Ferreira Nóbrega (2) Simone Fernandes Ramalho (3) (1) Universidade

Leia mais

PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO

PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO DADOS GERAIS: 1. NOME DO PROGRAMA: Residência em Pediatria 2. DURAÇÃO: 3 (três) anos 3. PRÉ-REQUISITOS: Graduação em Medicina 4. CARGA HORÁRIA: 60 horas semanais 5.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM THIELI LEMOS DE SOUZA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM THIELI LEMOS DE SOUZA E 1 S UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM C A THIELI LEMOS DE SOUZA L A CONFUSÃO AGUDA RELACIONADA AO DELIRIUM: DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO

Leia mais

ARTIGOS COMENTADOS março 2018

ARTIGOS COMENTADOS março 2018 ARTIGOS COMENTADOS março 2018 Haloperidol não previne o delirium ou melhora as taxas de sobrevida em pacientes internados em UTI O uso profilático da droga haloperidol não ajuda a prevenir o delirium em

Leia mais

Prevenção as DST/AIDS e Envelhecimento. Paula de Oliveira e Sousa

Prevenção as DST/AIDS e Envelhecimento. Paula de Oliveira e Sousa Prevenção as DST/AIDS e Envelhecimento Paula de Oliveira e Sousa Dados do Boletim de 2012 No Estado de São Paulo de 1980 a 2012 são 217.367 casos de AIDS Queda de 33,7% de 2000 a 2010 A taxa de incidência

Leia mais

PROTO COLO CLÍNICO ABORDAGEM INICIAL DAS TAQUICARDIAS EM SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA. Vinício Elia Soares Coordenador Executivo da Rede de Cardiologia

PROTO COLO CLÍNICO ABORDAGEM INICIAL DAS TAQUICARDIAS EM SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA. Vinício Elia Soares Coordenador Executivo da Rede de Cardiologia PROTO COLO CLÍNICO ABORDAGEM INICIAL DAS TAQUICARDIAS EM SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA Vinício Elia Soares Coordenador Executivo da Rede de Cardiologia Versão 2017 2 Objetivos Sistematização, de maneira objetiva,

Leia mais

Protocolos de sedação versus interrupção diária de sedação: uma revisão sistemática e metanálise

Protocolos de sedação versus interrupção diária de sedação: uma revisão sistemática e metanálise ARTIGO ORIGINAL Antonio Paulo Nassar Junior 1, Marcelo Park 1 Protocolos de sedação versus interrupção diária de sedação: uma revisão sistemática e metanálise Sedation protocols versus daily sedation interruption:

Leia mais