IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA"

Transcrição

1 Turma e Ano: Improbidade Administrativa 2016 Matéria / Aula: Improbidade Administrativa / 03 Professor: Samuel Côrtes Monitor: Victor R. C. de Menezes Aula 03 IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA - PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO A LIA prevê em seus arts. 14 e ss. procedimento administrativo de caráter não obrigatório destinado a apurar a ocorrência de ato de improbidade o que viabiliza a constituição de lastro probatório favorável ao ajuizamento de futura ação civil pública de improbidade. De acordo com o STJ é possível apenar com demissão para o bem do serviço público o agente público que praticar ato de improbidade apurada tão somente em processo administrativo disciplinar, desde que haja expressa previsão legal e se respeite as garantias do contraditório e da ampla defesa. Demais disso, referida sanção, seja em processo administrativo, seja em processo judicial, pode impedir a nomeação do apenado a cargo público de qualquer ente da federação, desde que previsto expressamente no edital de regência do certame ou em lei. Tal é o entendimento manifestado pela 6ª turma do STJ no julgamento do RMS nº RR, veiculado no informativo 500. Feitas essas considerações iniciais, é de se dizer que o procedimento administrativo em estudo instaura-se ex officio ou por representação de qualquer pessoa. Quando instaurado por representação, exige o art. 14, 1º e 2º da LIA a obrigatória identificação do representante sob pena de rejeição da representação. Tal medida objetiva possibilitar a aplicação do art. 19 da mesma lei, que criminaliza o ato de falsa representação dolosa por ato de improbidade. Cabe ressaltar que o STJ vem abrandando substancialmente o rigor da aludida exigência ao permitir a formulação de representação anônima, por analogia ao que ocorre na sistemática dos inquéritos policiais.

2 Uma vez instaurado o procedimento administrativo, providencia-se a cientificação do tribunal ou conselho de contas competente e do MP. Com relação ao MP é importante esclarecer que sua cientificação não o impede de instaurar inquérito administrativo para correr em paralelo ao procedimento de apuração de improbidade já instaurado. Pode também o MP requerer a concessão de medidas cautelares de caráter antecedente ou incidental, neste último caso quando o fizer no bojo da ação civil pública de improbidade. - DAS MEDIDAS DE URGÊNCIA A LIA prevê 3 espécies de medida de urgência: a) sequestro de valores (art. 16); b) indisponibilidade de bens (art. 7º); e c) afastamento de cargo ou emprego público (art. 20, parágrafo único). O sequestro de valores terá lugar quando houver fundados indícios de responsabilidade do investigado ou réu, de modo que, caso esta circunstância emerja no curso de procedimento administrativo, a comissão processante representará ao MP ou à procuradoria do órgão para que requeira judicialmente a concessão da medida em caráter antecedente. O sequestro alcança bens do agente público e/ou do particular que tenha agido em conluio com aquele. Alcança ainda contas bancárias mesmo que mantidas no exterior. Observe-se, outrossim, que o rastreio de verbas públicas não se sujeita à reserva de jurisdição e afasta a garantia do sigilo bancário. No tocante à indisponibilidade de bens, diga-se que tal medida, tanto quanto o sequestro de valores, terá cabimento quando houver indícios de improbidade. Note-se que em ambas as medidas não há necessidade de demonstração de fumus boni iuris, tendo em vista que tal requisito se presume diante de meros indícios de improbidade, em homenagem ao princípio in dubio pro societate. Outra semelhança mantida entre as medidas de urgência de sequestro e de indisponibilidade repousa no fato de que ambas são previstas pela LIA como instrumentos de combate aos atos de improbidade que resultem em enriquecimento ilícito ou em prejuízo ao erário.

3 Ocorre, porém, que o STJ vem admitindo a concessão dessas medidas no caso de improbidade que atente contra os princípios da administração pública, haja vista a possibilidade de imposição de multa civil nesta modalidade. Sobre a indisponibilidade, contudo, a jurisprudência admite sua concessão para recair sobre bens adquiridos antes ou depois do ato de improbidade, ressalvados os bens absolutamente impenhoráveis e desde que não sejam fruto do ato ímprobo. É possível também que a indisponibilidade resulte em bloqueio de bens de valor superior ao requerido pelo autor da ação para que sirvam de garantia à eventual imposição de multa civil. Já o afastamento de cargo ou emprego público é medida que deve ser contrastada com as sanções de perda de função pública e de suspensão de direitos políticos. Mencionadas sanções exigem trânsito em julgado da sentença condenatória proferida em ação de improbidade. Assim é que, ao prever a possibilidade de afastamento de cargo ou emprego público de agente investigado por ato de improbidade, a LIA de certa forma mitiga o rigor da exigência para a aplicação de parcela dos efeitos das sanções em referência. Porém, por coerência, o afastamento de cargo ou emprego público exige não só a demonstração de indício de ato ímprobo como também da presença de fumus boni iuris, já que tal não se presume neste caso. A medida de afastamento se dá sem prejuízo da remuneração do agente público investigado e poderá ser requerida judicial ou administrativamente. O afastamento deve persistir pelo máximo de 180 dias ou até que se extinga o motivo que lhe deu ensejo, prevalecendo o evento que ocorrer primeiro. Caso não haja condenação com trânsito em julgado até o implemento de quaisquer desses eventos, o agente retorna às suas funções. É importante esclarecer que o afastamento de função pública tem por objetivo promover a salvaguarda da apuração administrativa ou da instrução processual, de modo que a duração destas fases procedimentais não poderá ultrapassar o derradeiro prazo de 180 dias. Por fim, convém mencionar que qualquer das medidas de urgência inerentes à improbidade administrativa podem ser validamente decretadas, mesmo que por juízo incompetente.

4 - PRESCRIÇÃO A prescrição para o ajuizamento da ação de improbidade é regulada pelo art. 23 da LIA, havendo basicamente 2 situações que reclamam regras próprias delineadas em razão do vínculo mantido entre o agente público infrator e a Administração Pública, quais sejam: a) vínculo temporário, tal como exercício de mandato eletivo, de função de confiança, cargo em comissão e etc; e b) vínculo permanente, como ocorre com os titulares de cargo efetivo e de emprego público, por exemplo. Nesse sentido, prescreve em 5 anos, a contar do término do vínculo provisório, a pretensão de sancionar o agente público que tenha cometido ato de improbidade. Em se tratando de titular de mandato eletivo que tenha se reeleito, o prazo prescricional somente começará a contar a partir do término do último mandato. No que diz respeito ao agente que mantenha com a Administração Pública vínculo de natureza permanente, o prazo prescricional será o mesmo previsto para a aplicação da pena de demissão para o bem do serviço público decorrente de faltas disciplinares, nos termos do estatuto dos servidores públicos aplicável. Caso, porém, o ato ímprobo também configure infração penal, a prescrição da ação de improbidade coincidirá com a prescrição da ação penal correlata, desde que ao menos iniciados os procedimentos investigatórios. O art. 23, III da LIA ainda traz outra regra específica de prescrição para o caso de atos de improbidade praticados contra entidades privadas que recebam subvenção, benefício ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão público ou contra aquelas que possuam ente da administração direta ou indireta como sócio ou acionista minoritário, nos termos do art. 1º, parágrafo único da LIA. Para esses casos, o prazo prescricional será de 5 anos a contar da data em que referidas entidades apresentarem à Administração Pública a prestação de contas final. Esclareça-se, contudo, que mencionada regra foi inserida ao texto da LIA por força da Lei /2014, a qual possui vacatio legis de 540 dias a contar da data de sua publicação. Neste momento, mostra-se de suma importância tecer algumas considerações particulares relativas a pretensão de ressarcimento do erário. Conforme já explanado, informou-se que, não obstante a LIA tutele expressamente esta pretensão, fato é que o ressarcimento ao erário não constitui uma sanção específica do sistema de proteção

5 legal contra atos de improbidade, uma vez que na ocorrência de qualquer desfalque patrimonial nos cofres públicos, ainda que não resultante de ato de improbidade, haverá logicamente de se impor ao agente infrator a responsabilidade por restituir o erário ao status quo ante. Nesse sentido, observe-se que a parte final do art. 37, 5º da CF torna imprescritível a pretensão de ressarcimento, o que retira da LIA a competência para regular matéria prescricional no tocante à aplicação desta sanção em particular, ainda que motivada em ato ímprobo. Este entendimento é endossado pelo STJ e dominante na doutrina. Ocorre que o STF, no julgamento do RE nº , de relatoria do Ministro Teori Zavascki, concluiu que a pretensão de ressarcimento aos cofres públicos, fundada em ilícito civil, prescreve em 3 anos, nos termos do CC. Contudo, ressalvou-se expressamente do julgado a prescrição em matéria de improbidade administrativa, por motivo meramente formal já que o ressarcimento em casos tais não integrava a temática discutida nos autos. No entanto, considerando que a improbidade constituiu espécie de ilícito civil capaz de ensejar aplicação de pena de ressarcimento é bastante provável que referido julgado esteja a denunciar mudança de entendimento da Suprema Corte no tocante ao tema.

Improbidade Administrativa

Improbidade Administrativa Direito Administrativo Improbidade Administrativa Noção de probidade Agir com probidade é o que se espera do agente público. Probidade é um conceito ligado à honestidade, honradez, retidão de conduta,

Leia mais

PONTO 1: Improbidade Administrativa 1. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

PONTO 1: Improbidade Administrativa 1. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Improbidade Administrativa 1. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA A Administração Pública é regida por vários princípios, dentre eles, o princípio da moralidade, art. 37, caput

Leia mais

Tropa de Elite - Polícia Civil Direito Administrativo Improbidade Administrativa - Parte 02 Clóvis Feitosa

Tropa de Elite - Polícia Civil Direito Administrativo Improbidade Administrativa - Parte 02 Clóvis Feitosa Tropa de Elite - Polícia Civil Direito Administrativo Improbidade Administrativa - Parte 02 Clóvis Feitosa 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 6) DAS PENALIDADES:

Leia mais

Polícia Civil Direito Administrativo Improbidade Administrativa Clóvis Feitosa

Polícia Civil Direito Administrativo Improbidade Administrativa Clóvis Feitosa Polícia Civil Direito Administrativo Improbidade Administrativa Clóvis Feitosa 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Improbidade Administrativa Clovis Feitosa IMPROBIDADE

Leia mais

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. Paula Freire 2012

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. Paula Freire 2012 IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Paula Freire 2012 Improbidade... terminologia Corrupção administrativa. Improbidade é sinônimo de imoralidade administrativa? Não. Improbidade é espécie de imoralidade e é mais

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA 8.429/92 ARTUR PRADO

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA 8.429/92 ARTUR PRADO DIREITO ADMINISTRATIVO LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA 8.429/92 ARTUR PRADO LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA 1-CONCEITO Em sentido amplo, Improbidade Administrativa é o ato ilegal ou contrário aos princípios

Leia mais

Aula 36 PRESCRIÇÃO. O art. 23 da LIA prevê dois termos a quo, um relacionado à cessação do vínculo e outro atinente à entrega da prestação de contas.

Aula 36 PRESCRIÇÃO. O art. 23 da LIA prevê dois termos a quo, um relacionado à cessação do vínculo e outro atinente à entrega da prestação de contas. Página1 Curso/Disciplina: Processo Coletivo Aula: Prescrição. Decadência 36 Professor (a): Fabrício Bastos Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 36 PRESCRIÇÃO 1. Termo a quo. Quanto

Leia mais

(E) permitida, pois o Estatuto expressamente permite que o funcionário público exerça o direito de petição em nome próprio oude qualquer terceiro.

(E) permitida, pois o Estatuto expressamente permite que o funcionário público exerça o direito de petição em nome próprio oude qualquer terceiro. 52. Escrevente Técnico Judiciário apresenta recurso de multa de trânsito, recebida por seu esposo, perante o Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo DETRAN. De acordo com o Estatuto dos Funcionários

Leia mais

É sujeito passivo da improbidade a pessoa física ou jurídica lesada pelo ato (Lei nº 8429/92, art. 1º):

É sujeito passivo da improbidade a pessoa física ou jurídica lesada pelo ato (Lei nº 8429/92, art. 1º): IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA A Constituição Federal ordena os princípios básicos da Administração (art.37) e expressamente determina a imposição de sanções para os atos de improbidade administrativa. Da

Leia mais

Improbidade Administrativa

Improbidade Administrativa Improbidade Administrativa - Lei 8429/1992 Professora Claudete Pessôa Ação de Improbidade Administrativa Fundamento: preservação do Princípio da Moralidade Administrativa art. 37, caput, CF. Poderoso

Leia mais

Processo Coletivo Guilherme Kronemberg Hartmann

Processo Coletivo Guilherme Kronemberg Hartmann Processo Coletivo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA (Art. 37, 4º, CRFB c/c Lei nº 8.429/1992) 1. A ação de improbidade

Leia mais

Improbidade Administrativa Lei n /92. Professora: Paloma Braga

Improbidade Administrativa Lei n /92. Professora: Paloma Braga Improbidade Administrativa Lei n. 8.429/92 Professora: Paloma Braga Improbidade Administrativa - conceito Probidade: caráter íntegro, honestidade Improbidade: falta de probidade, desonestidade A probidade

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br PRESCRIÇÃO DE AÇÕES CONTRA A FAZENDA PÚBLICA Art. 1º As dívidas passivas da União,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Prof. Thales Perrone

DIREITO ADMINISTRATIVO. Prof. Thales Perrone F DICA C A DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Thales Perrone A ação de improbidade administrativa é de natureza cível (e não penal). Sujeito Passivo do Ato de Improbidade I - Administração Direta II - Administração

Leia mais

SERÁ APRESENTADA POR QUALQUER PESSOA À AUTORIDADE COMPETENTE SERÁ ESCRITA OU REDUZIDA A TERMO E ASSINADA SERÁ REJEITADA:

SERÁ APRESENTADA POR QUALQUER PESSOA À AUTORIDADE COMPETENTE SERÁ ESCRITA OU REDUZIDA A TERMO E ASSINADA SERÁ REJEITADA: SERÁ APRESENTADA POR QUALQUER PESSOA À AUTORIDADE COMPETENTE PARA QUE SEJA INSTAURADA INVESTIGAÇÃO QUE VAI APURAR A PRÁTICA DE ATO DE IMPROBIDADE A QUALIFICAÇÃO DO REPRESENTANTE SERÁ ESCRITA OU REDUZIDA

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ESTUDOS Você merece se preparar com os melhores! Simulado 001 Lei 8429/92 Improbidade Administrativa PROFESSOR: LEANDRO PEREIRA Questões Comentadas 1. Dentre as possíveis sanções pela prática

Leia mais

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Aspectos Gerais

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Aspectos Gerais IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Aspectos Gerais André Stefani Bertuol Procurador da República Coordenador do Núcleo de Combate à Corrupção (NCC) na Procuradoria da República em Santa Catarina. Procurador Regional

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA (Art. 37, caput e 4º, CRFB c/c Lei nº 8.429/1992) - Lei

Leia mais

COMENTÁRIOS DO PROFESSOR RODRIGO CARDOSO DIREITO ADMINISTRATIVO

COMENTÁRIOS DO PROFESSOR RODRIGO CARDOSO DIREITO ADMINISTRATIVO COMENTÁRIOS DO PROFESSOR RODRIGO CARDOSO DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÃO 52. Escrevente Técnico Judiciário apresenta recurso de multa de trânsito, recebida por seu esposo, perante o Departamento de Trânsito

Leia mais

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. NOÇÕES GERAIS E PRELIMINARES... 4 Previsão Legislativa...4 Improbidade...4 Abrangência e Incidência da Lei... 5 2. SUJEITOS DA IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA...7

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.429/92. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.429/92. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.429/92 Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo CONCEITO A probidade administrativa consiste no dever de o "funcionário servir

Leia mais

LIVRO: MANUAL DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA EDITORA: GEN MÉTODO EDIÇÃO: 1ªED., 2012 SUMÁRIO

LIVRO: MANUAL DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA EDITORA: GEN MÉTODO EDIÇÃO: 1ªED., 2012 SUMÁRIO LIVRO: MANUAL DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA EDITORA: GEN MÉTODO EDIÇÃO: 1ªED., 2012 SUMÁRIO LIVRO I - DIREITO MATERIAL Rafael Carvalho Rezende Oliveira 1. Introdução 1.1. A importância do combate à corrupção

Leia mais

ação/ informar qual é o direito que visa proteger) o que significa dizer que o Juiz

ação/ informar qual é o direito que visa proteger) o que significa dizer que o Juiz Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Tutela coletiva / Aula 09 Professor: Samuel Côrtes Contato >> Samuel@wcortesadvogados.com Monitor: Joanes CONTEÚDO DA AULA: Medidas de urgência. Prescrição. Decadência

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

DIREITO ADMINISTRATIVO IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA DIREITO ADMINISTRATIVO IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Atualizado em 04/11/2015 IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA A exigência de uma atuação moral se relaciona com o dever de probidade, ética e honestidade da Administração

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores EDSON FERREIRA (Presidente sem voto), OSVALDO DE OLIVEIRA E VENICIO SALLES.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores EDSON FERREIRA (Presidente sem voto), OSVALDO DE OLIVEIRA E VENICIO SALLES. fls. 1239 Registro: 2015.0000111822 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2142156-89.2014.8.26.0000, da Comarca de São Paulo, em que é agravante ROBSON RIEDEL MARINHO,

Leia mais

Aula 01 IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

Aula 01 IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Turma e Ano: Improbidade Administrativa 2016 Matéria / Aula: Improbidade Administrativa / 01 Professor: Samuel Côrtes Monitor: Victor R. C. de Menezes Aula 01 IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA I - INTRODUÇÃO:

Leia mais

SUMÁRIO LIVRO I IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. Parte 1 Direito Material Rafael Carvalho Rezende Oliveira

SUMÁRIO LIVRO I IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. Parte 1 Direito Material Rafael Carvalho Rezende Oliveira SUMÁRIO LIVRO I IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Parte 1 Direito Material Rafael Carvalho Rezende Oliveira 1. INTRODUÇÃO 1.1. A importância do combate à corrupção 1.2. Conceito de improbidade administrativa

Leia mais

CELULARES DO DR. DIÓGENES GOMES: e

CELULARES DO DR. DIÓGENES GOMES: e MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 6 REPRESENTAÇÃO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA: COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA COMUM 6.3. PENAS APLICÁVEIS: PERDA DA FUNÇÃO PÚBLICA E

Leia mais

Improbidade Administrativa Guilherme Kronemberg Hartmann

Improbidade Administrativa Guilherme Kronemberg Hartmann Improbidade Administrativa Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br Medidas cautelares típicas. - Afastamento do agente público (art. 20, único, Lei

Leia mais

Improbidade Administrativa Guilherme Kronemberg Hartmann

Improbidade Administrativa Guilherme Kronemberg Hartmann Improbidade Administrativa Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br DIVISÃO TOPOGRÁFICA - Procedimento administrativo (arts. 14/16, Lei nº 8.429/1992).

Leia mais

Aula 31. Crime de responsabilidade impróprio equipara-se ao crime comum (STF julga). I - a existência da União;

Aula 31. Crime de responsabilidade impróprio equipara-se ao crime comum (STF julga). I - a existência da União; Curso/Disciplina: Constitucional Aula: Constitucional - 31 Professor (a): Luis Alberto Monitor (a): Mônica Berçot El-Jaick Aula 31 PODER EXECUTIVO Crime de responsabilidade: Próprio: Infração político-

Leia mais

LIVRO I IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. Parte 1 Direito Material Rafael Carvalho Rezende Oliveira

LIVRO I IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. Parte 1 Direito Material Rafael Carvalho Rezende Oliveira SUMÁRIO LIVRO I IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Parte 1 Direito Material Rafael Carvalho Rezende Oliveira 1 INTRODUÇÃO... 3 1.1. A importância do combate à corrupção... 3 1.2. Conceito de improbidade administrativa

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Processo Penal Eleitoral. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Processo Penal Eleitoral. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Código Eleitoral Art. 355. As infrações penais definidas neste Código são de ação pública. Ac.-TSE 21295/2003: cabimento de ação penal privada subsidiária

Leia mais

Execução provisória da pena e a prescrição. César Dario Mariano da Silva. Promotor de Justiça/SP

Execução provisória da pena e a prescrição. César Dario Mariano da Silva. Promotor de Justiça/SP Execução provisória da pena e a prescrição César Dario Mariano da Silva Promotor de Justiça/SP Muitas questões jurídicas surgirão com a recente decisão do Supremo Tribunal Federal de flexibilizar o princípio

Leia mais

Direito Processual Penal. Aula demonstrativa. Prof. Aurélio Casali

Direito Processual Penal. Aula demonstrativa. Prof. Aurélio Casali Direito Processual Penal Aula demonstrativa Prof. Aurélio Casali 1 (SEJUS/PI 2017) Quanto a lei processual no tempo, marque a alternativa CORRETA. a) Um processo que tiver sido encerrado sob a vigência

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Improbidade Administrativa parte 01 Conceito e legitimidade

DIREITO ADMINISTRATIVO. Improbidade Administrativa parte 01 Conceito e legitimidade DIREITO ADMINISTRATIVO Improbidade Administrativa parte 01 Conceito e legitimidade Conceito Ato de improbidade administrativa é todo aquele que, à custa da Administração Pública e do interesse público,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Da prisão e da liberdade provisória Liberdade provisória e fiança Parte 1 Prof. Thiago Almeida . Espécie de medida cautelar (CPP, art. 319, VIII) Liberdade provisória e fiança.

Leia mais

Improbidade Administrativa Guilherme Kronemberg Hartmann

Improbidade Administrativa Guilherme Kronemberg Hartmann Improbidade Administrativa Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA (Art. 37, 4º, CRFB c/c Lei nº 8.429/1992) - Lei nº 8.429/1992:

Leia mais

- ANTECIPAÇÃO DE TUTELA (cont.) -

- ANTECIPAÇÃO DE TUTELA (cont.) - Turma e Ano: Flex B (2013) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 21 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Antecipação de Tutela: Momento do requerimento da antecipação de tutela; Decisão na antecipação de

Leia mais

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA CCJC AOS PROJETOS DE LEI N os 215, E 1.589, DE 2015

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA CCJC AOS PROJETOS DE LEI N os 215, E 1.589, DE 2015 SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA CCJC AOS PROJETOS DE LEI N os 215, 1.547 E 1.589, DE 2015 Estabelece causa de aumento de pena para o crime contra a honra praticado com o emprego de equipamento, aparelho, dispositivo

Leia mais

STJ Índice Improbidade e atos jurisdicionais Improbidade e atos praticados por integrantes do Ministério Público

STJ Índice Improbidade e atos jurisdicionais Improbidade e atos praticados por integrantes do Ministério Público STJ00071918 Índice 5 1 - Atos de Improbidade Administrativa: Breve Histórico no Brasil e Previsão Constitucional da sua Punição..................... 11 1.1. Atos de improbidade administrativa. Pequena

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS I

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS I RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS I LEI N. 8.429/1992 I Julgue os itens subsecutivos, com base nas disposições da Lei n. 8.429/1992: 1. Organização privada que não possua a maior parte do seu patrimônio formada

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.089.492 - RO (2008/0197713-9) RELATÓRIO O EXMO. SR. MINISTRO LUIZ FUX(Relator): Trata-se de recurso especial interposto pelo MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, com fulcro na alínea "c",

Leia mais

Turma e Ano: Master B Matéria /Aula: ECA Art. 120 ao 128 e art. 141 ao 144. Professora: Angela Silveira Monitora: Kathleen Feitosa Aula 08

Turma e Ano: Master B Matéria /Aula: ECA Art. 120 ao 128 e art. 141 ao 144. Professora: Angela Silveira Monitora: Kathleen Feitosa Aula 08 Turma e Ano: Master B - 2015 Matéria /Aula: ECA Art. 120 ao 128 e art. 141 ao 144. Professora: Angela Silveira Monitora: Kathleen Feitosa Aula 08 DO REGIME DE SEMILIBERDADE Art. 120. O regime de semiliberdade

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.429/92. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.429/92. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.429/92 Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo INTRODUÇÃO (CONCEITOS RELEVANTES) ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ADMINISTRAÇÃO DIRETA

Leia mais

Leis Penais CERT Mag. Federal 7ª fase Crimes contra a Ordem Tributária

Leis Penais CERT Mag. Federal 7ª fase Crimes contra a Ordem Tributária CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Leis Penais CERT Mag. Federal 7ª fase Período 1) CESPE - JUIZ FEDERAL - TRF5 (2013) No que se refere aos delitos de natureza econômica, financeira, tributária e decorrentes

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.429/92. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.429/92. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.429/92 Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo INTRODUÇÃO (CONCEITOS RELEVANTES) ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ADMINISTRAÇÃO DIRETA

Leia mais

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1ª Questão Com base na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, assinale a alternativa CORRETA, acerca dos crimes praticados contra a administração pública a) O princípio da

Leia mais

Aula 14. EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE (art. 609, parágrafo único, CPP)

Aula 14. EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE (art. 609, parágrafo único, CPP) Turma e Ano: Regular 2015 / Master B Matéria / Aula: Direito Processual Penal / Aula 14 Professor: Elisa Pittaro Monitora: Kelly Soraia Aula 14 EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE (art. 609, parágrafo

Leia mais

MARATONA INSS LEI 8.112/90. Rodrigo Cardoso

MARATONA INSS LEI 8.112/90. Rodrigo Cardoso MARATONA INSS LEI 8.112/90 Rodrigo Cardoso Acerca das responsabilidades e penalidades do servidor público, julgue os itens que se seguem. 1. (CESPE 2015/TJDFT/ANALISTA JUDICIÁRIO/ÁREA JUDICIÁRIA) A aplicação

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO - XXV EXAME DA OAB Teoria e Questões

DIREITO ADMINISTRATIVO - XXV EXAME DA OAB Teoria e Questões Direito Administrativo 1ª Fase Resumo Ação Popular e Ação de Improbidade... 4 Considerações Finais... 9 Prof. Igor Maciel www.estrategiaconcursos.com.br 2 de 8 APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR Olá meus amigos,

Leia mais

13/02/2019 AULA 3 CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS TUTELAS PROVISÓRIAS. Denis Domingues Hermida. a) Possibilidade de concessão liminar

13/02/2019 AULA 3 CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS TUTELAS PROVISÓRIAS. Denis Domingues Hermida. a) Possibilidade de concessão liminar PROCESSO CIVIL V AULA 3 CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS TUTELAS PROVISÓRIAS Denis Domingues Hermida I CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS TUTELAS PROVISÓRIAS a) Possibilidade de concessão liminar b) Sumariedade da cognição

Leia mais

DIREITOADMINISTRATIVO

DIREITOADMINISTRATIVO DIREITOADMINISTRATIVO Professora Flávia Caroline @fcarolamorim Revisão para Exame XXVIII Assuntos: cobrados nas últimas Provas Objetivas de Direito Administrativo 16 14 12 10 8 6 CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

Leia mais

Sumário Capítulo I Das Disposições Gerais

Sumário Capítulo I Das Disposições Gerais Sumário Capítulo I Das Disposições Gerais 1 Improbidade administrativa 1.1 Conceito e regramento constitucional 1.2 Lei de Improbidade Administrativa (LIA) 2 Das disposições gerais (arts. 1º a 8º) 2.1

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO LEI Nº 9.784/99 E 8.429/92

ALEXSSANDER AUGUSTO LEI Nº 9.784/99 E 8.429/92 ALEXSSANDER AUGUSTO LEI Nº 9.784/99 E 8.429/92 CAÇA ERROS... questões adaptadas Lei 8.429/92: Lei de Improbidade Administrativa "Todos os seus sonhos podem se tornar realidade se você tem coragem para

Leia mais

LEI 8.429/92. 3 As ações civis de ressarcimento ao erário são imprescritíveis.

LEI 8.429/92. 3 As ações civis de ressarcimento ao erário são imprescritíveis. Processo Legislativo Mariano Borges LEI 8.429/92 Acerca da improbidade administrativa, julgue os seguintes itens. 1. A Lei da improbidade administrativa cuida dos atos de improbidade praticados por agentes

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Tutela processual civil do meio ambiente e instrumentos extrajudiciais de proteção. Inquérito civil Parte 4

DIREITO AMBIENTAL. Tutela processual civil do meio ambiente e instrumentos extrajudiciais de proteção. Inquérito civil Parte 4 DIREITO AMBIENTAL Tutela processual civil do meio ambiente e instrumentos extrajudiciais de proteção Parte 4 Professora Eliana Khader Resolução 23/2007, CNMP, Art. 6º: A instrução do inquérito civil será

Leia mais

BLOCO 23 IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA - I

BLOCO 23 IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA - I BLOCO 23 IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA - I Conceito: é o designativo técnico para a chamada corrupção administrativa, que, sob diversas formas, promove o desvirtuamento da Administração Pública e afronta

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Da prisão e da liberdade provisória Medidas cautelares pessoais: normas fundamentais, pressupostos e fundamentos Parte 6 Prof. Thiago Almeida Pressupostos e fundamentos. Lembrar:

Leia mais

INTERESSES DIFUSOS E COLETIVOS PROFESSOR: Ms. JOSÉ ROBERTO SANCHES

INTERESSES DIFUSOS E COLETIVOS PROFESSOR: Ms. JOSÉ ROBERTO SANCHES INTERESSES DIFUSOS E COLETIVOS PROFESSOR: Ms. JOSÉ ROBERTO SANCHES UniSalesiano Inquérito Civil e Termo de Ajustamento de Conduta Inquérito Civil: 1. Generalidades: A previsão legal : art. 129, III da

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 120/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 120/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 120/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Aula 11 de Processo do trabalho II Procedimentos especiais na Justiça do Trabalho.

Aula 11 de Processo do trabalho II Procedimentos especiais na Justiça do Trabalho. Aula 11 de Processo do trabalho II Procedimentos especiais na Justiça do Trabalho. O artigo 114 da Constituição Federal traz que o Poder Judiciário Trabalhista também deve julgar...outras controvérsias

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO fls. 1341 ACÓRDÃO Registro: 2017.0000763920 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1020575-62.2014.8.26.0053, da Comarca de São Paulo, em que é apelante R. R. M., é apelado M. P. DO

Leia mais

LEI 8.429/92- IMPROBIDADE ADMINSITRATIVA QUESTÕES CESPE

LEI 8.429/92- IMPROBIDADE ADMINSITRATIVA QUESTÕES CESPE 1. ( Analista MPU 2010) São sujeitos passivos do ato de improbidade administrativa, entre outros, os entes da administração indireta, as pessoas para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo SERVIDORES PÚBLICOS E IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA 1. Agentes Públicos: Toda e qualquer pessoa que exerce ainda que transitoriamente ou mesmo gratuitamente atividade dentro da Administração Pública seja

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DO MARANHÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DO MARANHÃO AÇÃO CIVIL PÚBLICA DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Autor: MINISTERIO PUBLICO FEDERAL Réus: CLEOMAR TEMA CARVALHO CUNHA, EDINALDO PONTES DA SILVA, GILDASIO ANGELO DA SILVA DECISÃO Trata-se de Ação Civil Pública

Leia mais

Conteúdo: Inviolabilidades Constitucionais: Inviolabilidade do Domicílio; Inquérito Policial: Conceito; Natureza Jurídica; Características.

Conteúdo: Inviolabilidades Constitucionais: Inviolabilidade do Domicílio; Inquérito Policial: Conceito; Natureza Jurídica; Características. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 03 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Inviolabilidades Constitucionais: Inviolabilidade do Domicílio; Inquérito Policial: Conceito; Natureza

Leia mais

Organização da Aula. Direito Administrativo Aula n. 6. Contextualização. Processo Administrativo. Instrumentalização. Processo Administrativo

Organização da Aula. Direito Administrativo Aula n. 6. Contextualização. Processo Administrativo. Instrumentalização. Processo Administrativo Organização da Aula Direito Administrativo Aula n. 6 Processo Administrativo Professor: Silvano Alves Alcantara Inserir o vídeo: Contextualização http://www.youtube.com/watch?v= HIk9czoUaXU De 0:00 à 1:47.

Leia mais

LEI N 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992

LEI N 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992 LEI N 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992 "Dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública

Leia mais

Quais são os ATOS de improbidade e as SANÇÕES?

Quais são os ATOS de improbidade e as SANÇÕES? LEI 8.429/92 Dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL Das Provas

DIREITO PROCESSUAL PENAL Das Provas DIREITO PROCESSUAL PENAL Das Provas Lei 9807/99 Lei de Proteção a vítimas e a testemunhas Profa. Letícia Delgado Lei de proteção a vítimas e testemunhas 1)Previsão legal: Lei 9807/1999 Estabelece normas

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Comissão Processante Permanente

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Comissão Processante Permanente Procedimentos Operacionais CPP Procedimento Técnico CPAD 38 Prescrição dos Processos 1) Objetivo Relatar as regras relativas à prescrição dos procedimentos disciplinares. 2) Procedimento A prescrição é

Leia mais

ATOS ADMINISTRATIVOS E RESPONSABILIDADE DOS AGENTES PÚBLICOS MAURINO BURINI ASSESSOR JURÍDICO E ADVOGADO

ATOS ADMINISTRATIVOS E RESPONSABILIDADE DOS AGENTES PÚBLICOS MAURINO BURINI ASSESSOR JURÍDICO E ADVOGADO ATOS ADMINISTRATIVOS E RESPONSABILIDADE DOS AGENTES PÚBLICOS MAURINO BURINI ASSESSOR JURÍDICO E ADVOGADO Conceito de Ato Administrativo Ato administrativo é todo ato praticado no exercício da função administrativa.

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 20/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 20/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 20/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Aspectos Gerais. Medidas cautelares

Aspectos Gerais. Medidas cautelares Aspectos Gerais. O OBJETIVO DESSE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SERÁ A APRESENTAÇÃO DOS ASPECTOS GERAIS DAS MEDIDAS CAUTELARES PESSOAIS DIVERSAS DA PRISÃO, APLICADAS PELO MAGISTRADO Medidas cautelares

Leia mais

TEMA 4 DIREITO ADMINISTRATIVO

TEMA 4 DIREITO ADMINISTRATIVO PROVA ORAL QUESTÃO 1 Considerando a presença de indícios de prática de atos de improbidade administrativa por determinado servidor público, a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representou

Leia mais

Estudo de Caso: Direito Administrativo

Estudo de Caso: Direito Administrativo Estudo de Caso: Direito Administrativo Monitora: Yasmin Navega www.masterjuris.com.br FCC - Analista Judiciário / TRF 3ª Região / 2014 (Adaptada) Ricardo, servidor público ocupante de cargo efetivo em

Leia mais

PRINCÍPIO = começo; ideia-síntese

PRINCÍPIO = começo; ideia-síntese PRINCÍPIOS INFORMADORES DO DIREITO PROCESSUAL PENAL PRINCÍPIO = começo; ideia-síntese os princípios da política processual de uma nação não são outra coisa senão os segmentos de sua política (ética) estatal

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento penal Outros Procedimentos Especiais Prof. Gisela Esposel - Procedimento da lei 11.340/06 Lei Maria da Penha - A Lei 11.340/06 dispõe sobre a criação de Juizados de

Leia mais

A ocorrência dos requisitos da prisão preventiva como fator determinante para as prisões provisórias

A ocorrência dos requisitos da prisão preventiva como fator determinante para as prisões provisórias A ocorrência dos requisitos da prisão preventiva como fator determinante para as prisões provisórias Jean Marcelo da Rosa Formado em Direito pela Universidade Luterana do Brasil e especializando em Direito.

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 7. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 7. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPE Organização do Ministério Público Lei Complementar 106/2003 Parte 7 Prof. Karina Jaques Art. 35 - No exercício de suas funções, cabe ao Ministério Público: l - instaurar inquéritos civis

Leia mais

REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL

REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL CARGOS: OFICIAL DE JUSTIÇA E ANALISTA JUDICIÁRIO FUNÇÃO JUDICIÁRIA PROVA OBJETIVA: 9.1.3. A Prova Objetiva será

Leia mais

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade vanderandrade@bol.com.br Apelação Recurso contra decisões definitivas, que julgam extinto o processo, apreciando ou não o mérito, devolvendo ao Tribunal Amplo conhecimento

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Responsabilidade do Servidor Parte 4 Prof. Thamiris Felizardo -Comissão (servidores/presidente) Responsabilidade do servidor O art. 149 prevê

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL NO COMBATE À CORRUPÇÃO. Brasília, 21/03/2012

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL NO COMBATE À CORRUPÇÃO. Brasília, 21/03/2012 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2011-2020 O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL NO COMBATE À CORRUPÇÃO Brasília, 21/03/2012 Organização do MPF Início da mudança: Lançamento do Projeto em 2010 Objetivos e Desafios: Aproximar-se

Leia mais

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Atos e sanções na lei de improbidade (Lei 8.429/92) e no estatuto dos servidores públicos federais (Lei 8.112/90) - Parte 1 Prof. Denis França Improbidade na Constituição

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Revisão Criminal. Gustavo Badaró aula de

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Revisão Criminal. Gustavo Badaró aula de Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Revisão Criminal Gustavo Badaró aula de 10.11.2015 PLANO DA AULA 1. Noções gerais 2. Condições da ação 3. Pressupostos processuais 4. Procedimento 1. NOÇÕES

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL Aula 06. Instituto de Gestão, Economia e Políticas Públicas - IGEPP Prof. Leo van Holthe

DIREITO CONSTITUCIONAL Aula 06. Instituto de Gestão, Economia e Políticas Públicas - IGEPP Prof. Leo van Holthe DIREITO CONSTITUCIONAL Aula 06 Instituto de Gestão, Economia e Políticas Públicas - IGEPP Prof. Leo van Holthe 1 Ampla defesa Súmula Vinculante 3 do STF: Nos processos perante o Tribunal de Contas da União

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. MÓDULO II 1. Regras de competência 2. Procedimento 3. Pedidos 4. Recurso Ordinário Constitucional

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. MÓDULO II 1. Regras de competência 2. Procedimento 3. Pedidos 4. Recurso Ordinário Constitucional CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MÓDULO II 1. Regras de competência 2. Procedimento 3. Pedidos 4. Recurso Ordinário Constitucional 1. REGRAS DE COMPETÊNCIA O habeas corpus deve ser interposto à autoridade judicial

Leia mais

IUS RESUMOS. Da Ação Civil Ex Delicto. Organizado por: Max Danizio Santos Cavalcante

IUS RESUMOS. Da Ação Civil Ex Delicto. Organizado por: Max Danizio Santos Cavalcante Da Ação Civil Ex Delicto Organizado por: Max Danizio Santos Cavalcante SUMÁRIO I DA AÇÃO CIVIL EX DELICTO... 3 1. Noções introdutórias... 3 1.1 Modalidades de ação civil ex delicto... 4 2. Legitimidade...

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal Procedimento comum sumaríssimo - Lei nº 9.099 de 1995 - Lei dos Juizados Especiais Criminais JECRIM Parte 2 Prof. Gisela Esposel - Artigo 62 da lei 9099/95.

Leia mais

Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992. Dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício

Leia mais

O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, na fração de interesse, manteve a sentença em relação a aplicação da prescrição bienal.

O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, na fração de interesse, manteve a sentença em relação a aplicação da prescrição bienal. A C Ó R D Ã O 5ª Turma EMP/sl/ebc RECURSO DE REVISTA. AÇÃO DE RESSARCIMENTO. PREJUÍZOS CAUSADOS AO ERÁRIO. ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. IMPRESCRITIBILIDADE. A teor do artigo 37, 5, parte final, da

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Administrativo Delegado da Polícia Federal Período: 2004-2016 Sumário Direito Administrativo... 3 Princípios Administrativo... 3 Ato Administrativo... 3 Organização

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Súmula 122 do Superior Tribunal de Justiça e competência para o julgamento de contravenções penais: uma análise à luz da jurisprudência dos Tribunais Superiores Alexandre Piccoli

Leia mais

sumário Artigo 1o Artigo 2o Artigo 3o

sumário Artigo 1o Artigo 2o Artigo 3o sumário Artigo 1 o I. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA DO PREOCUPANTE CARÁTER ABERTO DA NORMA... 1 II. AUSÊNCIA DE PREJUÍZO AO ENTE PÚBLICO RETIRA A TIPICIDADE DA LEI DE IMPROBIDADE... 7 Artigo 2 o I. SUJEITO

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direitos Constitucionais Penais e Garantias Const. do Processo Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Coisa julgada: Novelino explica que a coisa julgada deve ser entendida

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Executivo Responsabilidade do Presidente da República e Lei nº 1.079 de 1950 (Crimes de Responsabilidade) Parte 2. Profª. Liz Rodrigues - Além do PR, podem ser processados

Leia mais