ALEXSSANDER AUGUSTO LEI Nº 9.784/99 E 8.429/92
|
|
|
- Gabriel Jardim Marreiro
- 7 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1
2 ALEXSSANDER AUGUSTO LEI Nº 9.784/99 E 8.429/92
3 CAÇA ERROS... questões adaptadas Lei 8.429/92: Lei de Improbidade Administrativa "Todos os seus sonhos podem se tornar realidade se você tem coragem para persegui-los" Walt Disney
4 1. ( CESPE - FUNPRESP-JUD - Nível Superior) Os órgãos do Poder Judiciário não podem ser sujeitos passivos de atos de improbidade administrativa.
5 2. ( CESPE - TRF - 1ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Judiciária) De acordo com a legislação que trata de atos de improbidade administrativa, são considerados agentes públicos as pessoas em exercício de cargo eletivo em autarquia federal, desde que com remuneração.
6 3. ( CESPE - TRE-PE - Técnico Judiciário) Um empresário, proprietário de determinada empresa que firmou contrato com o poder público, contribuiu para a prática de ato de improbidade administrativa levado a efeito por servidor público de determinado órgão estatal. Nessa situação hipotética, o empresário só estará sujeito às disposições da Lei de Improbidade Administrativa se o ato de improbidade lhe tiver beneficiado.
7 4. ( CESPE - TRF - 1ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Judiciária) Se a prática de ato que configure improbidade administrativa não causar prejuízo ao erário ou não implicar enriquecimento ilícito, não estará o responsável sujeito à perda da função pública.
8 5. ( CESPE - TRT - 7ª Região (CE) - Analista Judiciário Contabilidade) Em razão de indevida dispensa de licitação, que gerou prejuízo ao erário decorrente de compra superfaturada, o Ministério Público estadual ajuizou ação de improbidade administrativa contra o prefeito de determinado município do estado. Nessa situação hipotética, de acordo com a CF, as consequências a que se sujeita o prefeito em decorrência do processo judicial incluem a perda dos direitos políticos, a suspensão da função pública e o ressarcimento ao erário.
9 6. ( CESPE - TCE-PE - Analista de Controle Externo) Deve ser efetivamente demonstrado o periculum in mora para que seja decretada a indisponibilidade de bens. Dessa forma, não se admite o periculum in mora implícito como fundamento, mesmo quando presentes fortes indícios da prática de ato ímprobo.
10 7. ( CESPE - Prefeitura de Fortaleza - CE - Procurador Municipal) Um servidor da Procuradoria-Geral do Município de Fortaleza, ocupante exclusivamente de cargo em comissão, foi preso em flagrante, em operação da Polícia Federal, por fraudar licitação para favorecer determinada empresa. Com referência a essa situação hipotética, julgue o item subsequente tendo como fundamento o controle da administração pública e as disposições da Lei de Improbidade Administrativa e da Lei Municipal n.º 6.794/1990, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores do Município de Fortaleza. Nesse caso, a sentença criminal absolutória transitada em julgado que negar a autoria não vinculará, necessariamente, a esfera administrativa.
11 8. ( CESPE - FUNPRESP-JUD - Analista Direito) De acordo com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o foro especial por prerrogativa de função se estende ao processamento das ações de improbidade administrativa.
12 9. ( CESPE Prefeitura de Fortaleza CE - Procurador Municipal) Se, após um inquérito civil público, o MP ajuizar ação de improbidade contra agente público por ofensa ao princípio constitucional da publicidade, o agente público responderá objetivamente pelos atos praticados, conforme o entendimento do STJ.
13 10. ( CESPE - PGE-AM - Procurador do Estado) Por ter realizado contratação direta sem suporte legal, determinado agente público é réu em ação civil pública por improbidade administrativa, sob o argumento de violação ao princípio de obrigatoriedade de licitação, tendo-lhe sido imputado ato de improbidade previsto no art. 11 da Lei de Improbidade Administrativa (violação aos princípios da administração pública). A respeito dessa situação hipotética, julgue o item subsecutivo. Para que haja condenação, deverá ser comprovado o elemento subjetivo de dolo, havendo a necessidade de que seja dolo específico, não bastando para tal o dolo genérico de atentar contra os princípios da administração pública.
14 11. ( CESPE - TJPR - Juiz de Direito) Conforme o STJ, a tipificação do ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública exige a demonstração de dolo específico.
15 12. ( CESPE - Prefeitura de Belo Horizonte - MG - Procurador Municipal) A efetivação da perda da função pública, penalidade prevista na lei em apreço, independe do trânsito em julgado da sentença condenatória.
16 13. ( CESPE - Prefeitura de Belo Horizonte - MG - Procurador Municipal) A configuração dos atos de improbidade administrativa que importem em enriquecimento ilícito, causem prejuízo ao erário ou atentem contra os princípios da administração pública depende da existência do dolo do agente.
17 14. ( CESPE - Prefeitura de Belo Horizonte - MG - Procurador Municipal) O responsável por ato de improbidade está sujeito, na hipótese de cometimento de ato que implique enriquecimento ilícito, à perda dos bens ou dos valores acrescidos ilicitamente ao seu patrimônio, ao ressarcimento integral do dano e à perda dos direitos políticos.
18 15. ( CESPE - Prefeitura de Fortaleza - CE - Procurador Municipal) Um servidor da Procuradoria-Geral do Município de Fortaleza, ocupante exclusivamente de cargo em comissão, foi preso em flagrante, em operação da Polícia Federal, por fraudar licitação para favorecer determinada empresa. Com referência a essa situação hipotética, julgue o item subsequente tendo como fundamento o controle da administração pública e as disposições da Lei de Improbidade Administrativa e da Lei Municipal n.º 6.794/1990, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores do Município de Fortaleza. Segundo o entendimento do STJ, caso o referido servidor faleça durante a ação de improbidade administrativa, a obrigação de reparar o erário será imediatamente extinta, dado o caráter personalíssimo desse tipo de sanção.
19 16. ( CESPE - TCE-PE - Analista de Gestão Administrador) Na punição aos atos de improbidade administrativa, a penalidade será distinta se o ato implicar enriquecimento ilícito do agente ou se ele apenas causar prejuízo ao erário.
20 ATO DE IMPROBIDADE Consequências Dolo / Culpa (elemento subjetivo) Suspensão dos direitos políticos Sanções Multa Civil Proibição de contratar ou receber benefícios/incentivos Enriquecimento Ilícito art. 9º (+ grave) Perda dos bens acrescidos e Ressarcimento integral do dano Dolo (genérico) De 8 a 10 anos Até 3x o valor do acréscimo patrimonial 10 anos Prejuízo ao Erário art. 10 (intermediário) Perda dos bens acrescidos e Ressarcimento integral do dano Dolo ou Culpa De 5 a 8 anos Até 2x o valor do dano 5 anos Atenta contra os princípios da Adm. art. 11 (- grave) Não exige dano. Se causar dano: ressarcimento integral Dolo (genérico) De 3 a 5 anos Até 100x a remuneração do agente 3 anos NOVIDADE: Concessão ou Aplicação indevida de benefício financeiro ou tributário: art. 10-A (nenhuma indicação na lei) (possivelmente, a orientação será a de exigir o Dolo genérico) De 5 a 8 anos Até 3x o valor do benefício concedido (nenhuma indicação na lei)
21 17. ( CESPE - TJPR - Juiz de Direito) A jurisprudência do STJ firmou-se no sentido de que os agentes políticos municipais não se submetem aos ditames da Lei de Improbidade Administrativa, porquanto já estão sujeitos à responsabilização política e criminal prevista no decreto-lei que trata dos crimes de responsabilidade de prefeitos e vereadores.
22 18. ( CESPE - TRF - 1ª REGIÃO - Analista Judiciário) O servidor público que retardar ou deixar de praticar ato de ofício indevidamente responderá por improbidade administrativa no caso de o ato ter sido praticado por ação ou omissão dolosa ou culposa.
23 LEI 9.784/99: PROCESSO ADMINISTRATIVO "Oportunidades não surgem. É você quem as cria" Chris Grosser
24 19. ( CESPE - TRE-BA - Analista Judiciário - Área Judiciária) Em caso de recurso administrativo interposto perante autoridade incompetente, a legislação prevê que o recurso seja remetido à autoridade competente.
25 20. ( CESPE - TRE-BA - Técnico Judiciário - Área Administrativa) De acordo com a Lei n.º 9.784/1999: O administrado tem o direito de formular alegações e apresentar documentos antes e depois da decisão administrativa, os quais devem ser considerados pelo órgão competente.
26 21. ( CESPE - TRE-PE - Técnico Judiciário - Área Administrativa) Um processo administrativo instaurado no âmbito de um órgão público estará sujeito a nulidade caso o administrado formule as alegações e apresente os documentos antes da decisão.
27 22. ( CESPE - Prefeitura de Belo Horizonte - MG - Procurador Municipal) Segundo o STF, não haverá nulidade se a apreciação de recurso administrativo for feita pela mesma autoridade que tiver decidido a questão no processo administrativo.
28 23. ( CESPE - Prefeitura de Fortaleza - CE - Procurador Municipal) O prefeito de um município brasileiro delegou determinada competência a um secretário municipal. No exercício da função delegada, o secretário emitiu um ato ilegal. Nessa situação, a responsabilidade pela ilegalidade do ato deverá recair apenas sobre a autoridade delegante.
29 24. ( CESPE - Prefeitura de Fortaleza - CE - Procurador Municipal) Nos termos da jurisprudência do STF, caso um particular interponha recurso administrativo contra uma multa de trânsito, por se tratar do exercício do poder de polícia pela administração, a admissibilidade do recurso administrativo dependerá de depósito prévio a ser efetuado pelo administrado.
30 25. ( CESPE - TJ-PR - Juiz de Direito) O ato de delegação pode ser revogado a qualquer tempo pela autoridade delegante ou pela autoridade delegada.
31 26. ( CESPE - TJ-PR - Juiz de Direito) O ato de delegação deve ser publicado no meio oficial, mas não o de sua revogação.
32 27. ( CESPE - TJ-PR - Juiz de Direito) Caso um ato administrativo esteja eivado de vício de legalidade, o Poder Judiciário terá de revogá-lo.
33 28. ( CESPE - TRE-PE - Analista Judiciário - Área Administrativa) Com base no disposto na Lei n.º 9.784/1999, assinale: Exige-se o reconhecimento de firma para todos os documentos que forem assinados em razão da prática dos citados atos.
34 29. ( CESPE - FUB - Assistente de Tecnologia da Informação) O reconhecimento de firmas por notário oficial é obrigatório na realização dos atos do processo administrativo.
35 30. ( CESPE - TRE-PE - Técnico Judiciário - Área Administrativa) Um processo administrativo instaurado no âmbito de um órgão público estará sujeito a nulidade caso a intimação do administrado ocorra com antecedência de um dia útil, mesmo com o seu comparecimento no local, na data e na hora determinados.
36 31. ( CESPE - FUB - Assistente de Tecnologia da Informação) A desistência do interessado extingue o processo administrativo, mesmo que haja interesse público no seu prosseguimento.
37 32. ( CESPE - TCE-PR - Analista de Controle) É de trinta dias o prazo para a interposição de recurso administrativo, contado a partir da divulgação da decisão recorrida em diário oficial.
38 33. ( CESPE - TCE-PR - Analista de Controle) O recurso administrativo terá, como regra geral, efeitos devolutivo e suspensivo.
39
Quais são os ATOS de improbidade e as SANÇÕES?
LEI 8.429/92 Dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional
A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 24/360
1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 24/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material
A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 120/360
1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 120/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material
Polícia Civil Direito Administrativo Improbidade Administrativa Clóvis Feitosa
Polícia Civil Direito Administrativo Improbidade Administrativa Clóvis Feitosa 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Improbidade Administrativa Clovis Feitosa IMPROBIDADE
É sujeito passivo da improbidade a pessoa física ou jurídica lesada pelo ato (Lei nº 8429/92, art. 1º):
IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA A Constituição Federal ordena os princípios básicos da Administração (art.37) e expressamente determina a imposição de sanções para os atos de improbidade administrativa. Da
DIREITO ADMINISTRATIVO. Prof. Thales Perrone
F DICA C A DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Thales Perrone A ação de improbidade administrativa é de natureza cível (e não penal). Sujeito Passivo do Ato de Improbidade I - Administração Direta II - Administração
PLANEJAMENTO DE ESTUDOS Você merece se preparar com os melhores! Simulado 001 Lei 8429/92 Improbidade Administrativa PROFESSOR: LEANDRO PEREIRA Questões Comentadas 1. Dentre as possíveis sanções pela prática
Tropa de Elite - Polícia Civil Direito Administrativo Improbidade Administrativa - Parte 02 Clóvis Feitosa
Tropa de Elite - Polícia Civil Direito Administrativo Improbidade Administrativa - Parte 02 Clóvis Feitosa 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 6) DAS PENALIDADES:
DIREITO ADMINISTRATIVO LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA 8.429/92 ARTUR PRADO
DIREITO ADMINISTRATIVO LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA 8.429/92 ARTUR PRADO LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA 1-CONCEITO Em sentido amplo, Improbidade Administrativa é o ato ilegal ou contrário aos princípios
I mprobidade Administrativa
Olá, pessoal! Trago hoje para vocês um pequeno resumo sobre a Lei n 8.429/1992, que trata dos atos de improbidade administrativa, assunto recorrente em provas de concurso público. A seguir, são comentadas
ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO
ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO 1. (2017 - CESPE - Prefeitura de Fortaleza - CE - Procurador Municipal) O exercício do poder de polícia reflete o sentido objetivo da administração pública, o
DIREITO ADMINISTRATIVO IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
DIREITO ADMINISTRATIVO IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Atualizado em 04/11/2015 IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA A exigência de uma atuação moral se relaciona com o dever de probidade, ética e honestidade da Administração
A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 13/360
1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 13/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material
Improbidade Administrativa
Direito Administrativo Improbidade Administrativa Noção de probidade Agir com probidade é o que se espera do agente público. Probidade é um conceito ligado à honestidade, honradez, retidão de conduta,
CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Administrativo TCM/RJ 4ª fase. Lei Anticorrupção. Lei nº /2013. Período
CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Administrativo TCM/RJ 4ª fase Lei Anticorrupção Lei nº 12.846/2013 Período 2014-2016 1) FCC - Julgador Administrativo Tributário do Tesouro Estadual - SEFAZ PE
IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. Paula Freire 2012
IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Paula Freire 2012 Improbidade... terminologia Corrupção administrativa. Improbidade é sinônimo de imoralidade administrativa? Não. Improbidade é espécie de imoralidade e é mais
ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO
ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO 1. (2017 - CESPE - Prefeitura de Belo Horizonte - MG - Procurador Municipal) Devido ao fato de regular toda a atividade estatal, o direito administrativo aplica-se
PONTO 1: Improbidade Administrativa 1. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Improbidade Administrativa 1. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA A Administração Pública é regida por vários princípios, dentre eles, o princípio da moralidade, art. 37, caput
LEI 8.429/92- IMPROBIDADE ADMINSITRATIVA QUESTÕES CESPE
1. ( Analista MPU 2010) São sujeitos passivos do ato de improbidade administrativa, entre outros, os entes da administração indireta, as pessoas para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou
IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. NOÇÕES GERAIS E PRELIMINARES... 4 Previsão Legislativa...4 Improbidade...4 Abrangência e Incidência da Lei... 5 2. SUJEITOS DA IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA...7
GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO
GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO 01 - Aplicada em: 2017 Banca: CESPE Órgão: TRE-TO Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa O direito administrativo consiste em um conjunto de regramentos e
SIMULADO RESPONSABILIDADE SERVIDOR PROFESSOR IVAN LUCAS
SIMULADO RESPONSABILIDADE SERVIDOR PROFESSOR IVAN LUCAS 1. (CESPE- 2016- DPU- Agente Administrativo) Caso o servidor público tenha causado danos ao poder público, a obrigação de reparar tais danos estende-se
Conselho Federal de Engenharia e Agronomia Confea. PROJ 22 de janeiro de 2018 Adv. João Augusto de Lima
Conselho Federal de Engenharia e Agronomia Confea PROJ 22 de janeiro de 2018 Adv. João Augusto de Lima O Confea e os Creas tem como base legal a Lei 5.194/66, que estabelece em seu art. 80: Art. 80. Os
DIREITO ADMINISTRATIVO. Improbidade Administrativa parte 01 Conceito e legitimidade
DIREITO ADMINISTRATIVO Improbidade Administrativa parte 01 Conceito e legitimidade Conceito Ato de improbidade administrativa é todo aquele que, à custa da Administração Pública e do interesse público,
DIREITO ADMINISTRATIVO. Professor Emerson Caetano
DIREITO ADMINISTRATIVO Professor Emerson Caetano 1. Acerca de ato administrativo e de procedimento de licitação, julgue o item seguinte. Caso seja necessário, a administração pública poderá revogar ato
LIVRO: MANUAL DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA EDITORA: GEN MÉTODO EDIÇÃO: 1ªED., 2012 SUMÁRIO
LIVRO: MANUAL DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA EDITORA: GEN MÉTODO EDIÇÃO: 1ªED., 2012 SUMÁRIO LIVRO I - DIREITO MATERIAL Rafael Carvalho Rezende Oliveira 1. Introdução 1.1. A importância do combate à corrupção
LIVRO I IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. Parte 1 Direito Material Rafael Carvalho Rezende Oliveira
SUMÁRIO LIVRO I IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Parte 1 Direito Material Rafael Carvalho Rezende Oliveira 1 INTRODUÇÃO... 3 1.1. A importância do combate à corrupção... 3 1.2. Conceito de improbidade administrativa
QUESTÕES DE CONCURSOS FISCAL DE RENDAS ICMS/RJ
QUESTÕES DE CONCURSOS FISCAL DE RENDAS ICMS/RJ - 2009 01 Assinale a alternativa que defina corretamente o poder regulamentar do chefe do Executivo, seja no âmbito federal, seja no estadual. a) O poder
Improbidade Administrativa
Improbidade Administrativa - Lei 8429/1992 Professora Claudete Pessôa Ação de Improbidade Administrativa Fundamento: preservação do Princípio da Moralidade Administrativa art. 37, caput, CF. Poderoso
ALEXSSANDER AUGUSTO LEI 8666/93
ALEXSSANDER AUGUSTO LEI 8666/93 (2017 - CESPE - TRE-PE - Analista Judiciário - Área Judiciária) As hipóteses de inexigibilidade de licitação estão taxativamente previstas na lei. (2017 - CESPE - TRE-PE
MATÉRIA: LEI Nº 8.429/92 PROFESSOR: EDGARD ANTONIO NÍVEL SUPERIOR
MATÉRIA: LEI Nº 8.429/92 PROFESSOR: EDGARD ANTONIO NÍVEL SUPERIOR FCC/2008/TRF 5ª REGIÃO - ANALISTA JUDICIÁRIO: EXECUÇÃO DE MANDADOS 28) Segundo a Lei nº 8.429/92, permitir, facilitar ou concorrer para
Direito Administrativo
CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Administrativo Delegado da Polícia Federal Período: 2004-2016 Sumário Direito Administrativo... 3 Princípios Administrativo... 3 Ato Administrativo... 3 Organização
Mandado de Segurança. Exercícios Prof. Mauro Lopes. (bateria II)
Mandado de Segurança Exercícios Prof. Mauro Lopes (bateria II) 1) O procedimento da ação constitucional de mandado de segurança ADMITE que, em seu âmbito, seja realizado controle de constitucionalidade?
SUMÁRIO LIVRO I IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. Parte 1 Direito Material Rafael Carvalho Rezende Oliveira
SUMÁRIO LIVRO I IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Parte 1 Direito Material Rafael Carvalho Rezende Oliveira 1. INTRODUÇÃO 1.1. A importância do combate à corrupção 1.2. Conceito de improbidade administrativa
Anotações RICARDO ALEXANDRE - CURSOS ON-LINE
1. Estado, governo e administração pública 1.1 Conceito 1.2 Elementos 2. Direito Administrativo 2.1 Conceito 2.2 Objetivo 2.3 Fontes 1. (CESPE Prefeitura de Fortaleza CE 2017) Acerca do direito administrativo,
(LEI COMPLEMENTAR Nº 135/2010)?
direito público administrativo comentário à jurisprudência A SANÇÃO DE SUSPENSÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS PARA OS ATOS DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA QUE ATENTAM CONTRA OS PRINCÍPIOS VETORES DA ADMINISTRAÇÃO
O RECURSO INTEMPESTIVO NO PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL
1 2 O RECURSO INTEMPESTIVO NO PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL Indaga-se: havendo o trânsito em julgado administrativo ou sendo interposto recurso fora do prazo, recebe-se, conhece-se e analisa-se o referido
Estudo de Caso: Direito Administrativo
Estudo de Caso: Direito Administrativo Monitora: Yasmin Navega www.masterjuris.com.br FCC - Analista Judiciário / TRF 3ª Região / 2014 (Adaptada) Ricardo, servidor público ocupante de cargo efetivo em
Legislação Extravagante
Legislação Extravagante Professor: Gladson Miranda WWW.GLADSONMIRANDA.JUR.ADV.BR LEI Nº 8.429/1992 E ALTERAÇÕES (ENRIQUECIMENTO ILÍCITO NO EXERCÍCIO DE MANDATO, CARGO, EMPREGO OU FUNÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO
A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 18/360
1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 18/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material
A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 20/360
1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 20/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material
Improbidade Administrativa Guilherme Kronemberg Hartmann
Improbidade Administrativa Guilherme Kronemberg Hartmann [email protected] // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA (Art. 37, 4º, CRFB c/c Lei nº 8.429/1992) - Lei nº 8.429/1992:
A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 30/360
1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 30/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material
A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 48/360
1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 48/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material
GUSTAVO SALES DIRITO ADMINISTRATIVO
GUSTAVO SALES DIRITO ADMINISTRATIVO 01 - Aplicada em: 2017 Banca: FCC Órgão: TRE-PR Prova: Analista Judiciário - Área Judiciária A Lei n 9.784/1999, que regula o processo administrativo, estabelece que
Estatuto do Desarmamento
Estatuto do Desarmamento 1. Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: MPU Prova: Técnico - Segurança Institucional - Com referência ao Estatuto do Desarmamento, julgue o item subsecutivo. Se uma pessoa for flagrada
DIREITO AMBIENTAL CRIMES. Professor Eduardo Coral Viegas
DIREITO AMBIENTAL CRIMES Professor Eduardo Coral Viegas 2010 JUIZ TRF/4 4. Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta. I. O princípio da precaução legitima a inversão do ônus da prova nas
DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÕES DO CESPE
DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÕES DO CESPE Prof. João Eudes 1. (CESPE/2009) A administração pública é regida pelo princípio da autotutela, segundo o qual o administrador público está obrigado a denunciar
A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 132/360
1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 132/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material
DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Francisco Saint Clair Neto Lei 8.112/90 Revisão Focada
DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Francisco Saint Clair Neto Lei 8.112/90 Revisão Focada 1.Ano: 2018 Banca: UFTM Órgão: UFTM Prov a: Técnico em Anatomia e Necropsia Em relação às vantagens e indenizações instituídas
QUESTÕES FGV 2011 EXAME DE ORDEM. 1 - ( FGV OAB - Exame de Ordem Unificado - Primeira Fase)
QUESTÕES FGV 2011 EXAME DE ORDEM 1 - ( FGV - 2011 - OAB - Exame de Ordem Unificado - Primeira Fase) O prefeito de um determinado município resolve, por decreto municipal, alterar unilateralmente as vias
PROGRAMA ESPECÍFICO TJ/CE PONTO 1. Direito Civil e Processual Civil
PROGRAMA ESPECÍFICO TJ/CE PONTO 1 Direito Civil e Processual Civil DIREITO CIVIL 1. Direito das relações de consumo: Reparação dos danos; Práticas comerciais. 2. Locação de imóveis urbanos: locação residencial.
Direito Constitucional Material Complementar Professor Luciano Franco.
EXERCÍCIOS PF-2018 (CESPE) Questão 1: CESPE - DP PE/DPE PE/2015 Em relação à efetivação dos direitos sociais, julgue o item a seguir. De acordo com o entendimento do STF, é inadmissível que o Poder Judiciário
PROFESSOR: SILMAR LOPES
PROFESSOR: SILMAR LOPES SILMAR LOPES @drsilmarlopes RESPONSABILIDADE: É A OBRIGAÇÃO DE REPARAR DANOS RESPONSABILIDADE CIVIL Responsabilidade que surge em relação a danos patrimoniais (responsabilidade
AULÃO AO VIVO PC-GO. Prof. Rodrigo Cardoso
AULÃO AO VIVO PC-GO Prof. Rodrigo Cardoso 1 (CESPE 2016/PC-PE/AGENTE DE POLÍCIA) Considerando as fontes do direito administrativo como sendo aquelas regras ou aqueles comportamentos que provocam o surgimento
Direito Administrativo
Direito Administrativo Revisão - Regime Jurídico Administrativo - Questões (10) José Carlos Machado Júnior [email protected] 1. Estado 2. Nação 3. Federação 4. Constituição 5. Regime Jurídico
Questões Comentadas de Administrativo - AOCP Professor Luis Eduardo
Questões Comentadas de Administrativo - AOCP Professor Luis Eduardo www.masterjuris.com.br Ano: 2012 Banca: AOCP Órgão: TCE-PA Prova: Assessor Técnico de Procuradoria Acerca do Controle da Administração
ATOS ADMINISTRATIVOS E RESPONSABILIDADE DOS AGENTES PÚBLICOS MAURINO BURINI ASSESSOR JURÍDICO E ADVOGADO
ATOS ADMINISTRATIVOS E RESPONSABILIDADE DOS AGENTES PÚBLICOS MAURINO BURINI ASSESSOR JURÍDICO E ADVOGADO Conceito de Ato Administrativo Ato administrativo é todo ato praticado no exercício da função administrativa.
Exercícios - CESPE. Direito Administrativo COMPILAÇÃO DE QUESTÕES SOBRE DIREITO ADMINISTRATIVO, EXTRAÍDAS DE PROVAS DA CESPE
Exercícios - CESPE Direito Administrativo COMPILAÇÃO DE QUESTÕES SOBRE DIREITO ADMINISTRATIVO, EXTRAÍDAS DE PROVAS DA CESPE Rodrigo Cavalheiro Rodrigues MULTIVERSO JURÍDICO 1 Sumário 1 Conceito, Fontes
