PROVA ESPECÍFICA Cargo 33
|
|
|
- Martín Avelar Assunção
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 27 PROVA ESPECÍFICA Cargo 33 QUESTÃO 41 Kendler e colaboradores (1983), segundo Paulo Dalgalarrondo, propuseram uma série de dimensões da atividade delirante, que seriam indicadoras da gravidade do delírio. Estão entre elas, EXCETO: a) Bizarrice. b) Extensão. c) Desorganização. d) Conduta associal. QUESTÃO 42 Podemos afirmar com relação à epidemiologia de doenças mentais, segundo estatísticas americanas, EXCETO: a) Os transtornos mentais mais comuns são os transtornos depressivos. b) De modo geral, as mulheres têm taxas significativamente mais altas do que os homens para todos os transtornos. c) Cerca de um terço de todos os norte-americanos já teve ou terá uma doença mental em algum momento de sua vida. d) Cerca de 15% de todos os pacientes atendidos por causa de problemas clínicos ou cirúrgicos têm um transtorno mental associado.
2 28 QUESTÃO 43 A neuropsicologia clínica é uma especialidade da psicologia que examina a relação entre o comportamento e a atividade cerebral nos domínios do funcionamento cognitivo, motor, sensorial e emocional. Assinale com um V as afirmações verdadeiras e com F as falsas. ( ) A avaliação neuropsicológica é indicada para avaliar os efeitos de tratamentos (farmacoterapia, cirurgia para epilepsia). ( ) A bateria neuropsicológica de Luria-Nebraska avalia disfunções mnêmicas. ( ) A confiabilidade e a validade dos testes neuropsicológicos podem ser afetadas por muitos fatores. A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é: a) (V) (V) (V) b) (V) (F) (V) c) (V) (F) (F) d) (F) (V) (V) QUESTÃO 44 Dentro do contexto da relação médico-paciente, podemos afirmar, EXCETO: a) É necessário que haja flexibilidade para responder à interação entre médico e paciente. b) A satisfação dos pacientes com relação aos médicos é influenciada mais por competência técnica do que por fatores interpessoais. c) A auto-reflexão e a compreensão são necessárias para transformar o relacionamento entre médico e paciente em uma força positiva. d) Os médicos devem evitar questões colaterais devido a suas tendências, especialmente quando essas questões são importantes para o paciente.
3 29 QUESTÃO 45 Numere a coluna II de acordo com a coluna I, associando corretamente cada termo ao seu significado psicopatológico. COLUNA I COLUNA II 1. Tangencialidade ( ) Incapacidade de utilizar metáforas 2. Roubo do pensamento ( ) Vivência de influência 3. Pensamento derreísta ( ) Devaneio no qual tudo é possível 4. Pensamento desagregado ( ) O pensamento não chega ao ponto central 5. Concretismo ( ) Pensamento radicalmente incoerente A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é: a) (1) (2) (5) (4) (3) b) (3) (5) (1) (4) (2) c) (5) (2) (3) (1) (4) d) (5) (3) (1) (2) (4) QUESTÃO 46 São fatores de risco de suicídio a curto prazo (6 a 12 meses) em pacientes com depressão, EXCETO: a) Insônia total. b) Desespero grave. c) Depressão recorrente. d) Anedonia e inibição psicomotora. QUESTÃO 47 Sobre a toxicologia dos estabilizadores do humor, podemos afirmar, EXCETO: a) O ganho de peso é a razão mais comum para os pacientes suspenderem o uso de Valproato. b) Os efeitos colaterais mais comuns da Gabapentina são: nistagmo, tremor, náusea e cefaléia. c) A Lamotrigina se associa a um risco maior de erupções cutâneas em até 10% dos pacientes. d) O lítio é a única droga psicoativa não anticonvulsivante que se acredita associada a um defeito congênito específico: a anomalia de Ebstein.
4 30 QUESTÃO 48 Todas as seguintes afirmativas concernentes aos transtornos relacionados a substâncias estão corretas, EXCETO: a) A substância psicoativa mais consumida no mundo é a cafeína. b) A ação farmacodinâmica primária da cocaína é o bloqueio competitivo da recaptação de dopamina pelo transportador de dopamina. c) A teoria biológica de maior aceitação para o alcoolismo gira em torno dos efeitos bioquímicos do álcool sobre as membranas dos neurônios. d) O delirium por intoxicação com cannabis é um diagnóstico do DSM-IV-TR caracterizado por comprometimento acentuado da cognição e do desempenho. QUESTÃO 49 O texto da Lei n , de 6 de abril de 2001, tem como base o projeto original do Deputado Paulo Delgado, e regulamenta os tipos de internação psiquiátrica. São características das internações involuntárias, EXCETO: a) A internação psiquiátrica involuntária poderá ser determinada pela justiça. b) A internação psiquiátrica involuntária é aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro. c) A internação psiquiátrica involuntária deverá, no prazo de setenta e duas horas, ser comunicada ao Ministério Público Estadual. d) O término da internação psiquiátrica involuntária dar-se-á por solicitação escrita do familiar ou responsável legal ou quando estabelecida pelo especialista responsável pelo tratamento. QUESTÃO 50 São critérios diagnósticos do DSM-IV-TR para a esquizofrenia tipo desorganizado, EXCETO: a) Ecolalia e ecopraxia. b) Discurso desorganizado. c) Afeto embotado ou inadequado. d) Comportamento desorganizado.
5 31 QUESTÃO 51 A Lei Estadual n , de 18 de janeiro de 1995, dispõe sobre a regulamentação das internações. A internação psiquiátrica exigirá laudo de médico especializado. O laudo mencionado neste artigo deverá conter, EXCETO: a) consentimento expresso do paciente ou de sua família. b) previsões do tempo mínimo e máximo de duração da internação. c) descrição minuciosa das condições do paciente que ensejem sua internação. d) manifestação, por escrito, dos membros da equipe do estabelecimento onde será feita a internação. QUESTÃO 52 Sobre a etiologia do transtorno obsessivo compulsivo, as seguintes afirmações são corretas, EXCETO: a) De acordo com teóricos do aprendizado, as compulsões são estímulos condicionados. b) Os dados genéticos disponíveis sobre o TOC apóiam a hipótese de que o mesmo tem um componente genético significativo. c) De acordo com Freud, o paciente com neurose obsessivo-compulsiva regredia à fase anal do desenvolvimento psicossexual. d) Os ensaios clínicos apóiam a hipótese de que a desregulação da serotonina esteja envolvida na origem das obsessões e compulsões. QUESTÃO 53 As seguintes afirmativas concernentes à classificação dos Transtornos do Humor, segundo o DSM-IV-TR, são corretas, EXCETO: a) No DSM-IV-TR, os episódios hipomaníacos induzidos por antidepressivos não são diagnosticados como transtorno bipolar II. b) O DSM-IV-TR estabelece critérios para especificadores de curso longitudinal que devem ser aplicados aos transtornos bipolares I e II. c) No DSM-IV-TR, os critérios diagnósticos de transtorno bipolar II especificam gravidade, freqüência e duração dos sintomas hipomaníacos. d) O DSM-IV-TR estabelece os critérios diagnósticos para o transtorno bipolar II, caracterizado pela presença, durante o curso do transtorno, de episódios depressivos e episódios hipomaníacos.
6 32 QUESTÃO 54 Podemos considerar que as afirmações abaixo correspondem ao pensamento de Freud em seu texto Psicanálise e Psiquiatria, EXCETO: a) A psiquiatria não emprega os métodos técnicos da psicanálise. b) Freud afirma a ineficácia da psicanálise na abordagem terapêutica dos delírios. c) Freud vê oposição entre psiquiatria e psicanálise na forma como elas abordam a etiologia nas doenças nervosas. d) Freud afirma que existem extensos grupos de distúrbios nervosos nos quais a psicanálise obteve grande sucesso terapêutico. QUESTÃO 55 Considerando-se o delírio sensitivo de relação (Kretschmer), é INCORRETO afirmar: a) Trata-se de um delírio de relação concêntrica. b) Trata-se de um delírio que se desenvolve na angústia e na tensão conflituosa. c) O caráter sensitivo caracteriza-se por: orgulho, desconfiança, psicorrigidez e juízos falsos. d) As reações desses doentes são muito mais depressivas e hipostênicas do que agressivas. QUESTÃO 56 A Lei Estadual n , de 1 de dezembro de 1997, altera a Lei n , de 18 de janeiro de 1995, que dispõe sobre a promoção da saúde e da reintegração social do portador de sofrimento mental e dá outras providências. A medicação para tratamento psiquiátrico em estabelecimento de saúde mental deverá observar, EXCETO: a) a finalidade exclusivamente terapêutica ou diagnóstica da medicação. b) o consentimento informado do paciente na utilização da medicação. c) as necessidades do paciente, no que se refere à sua saúde. d) a eficácia reconhecida e demonstrada da medicação.
7 33 QUESTÃO 57 Freud, ao analisar o caso Schreber, afirma, EXCETO: a) A projeção não desempenha o mesmo papel em todas as formas de paranóia. b) A característica mais notável da formação de sintomas na paranóia é o processo de projeção. c) A formação delirante é um produto patológico que o paranóico tem, a fim de poder viver após a catástrofe. d) As principais formas de paranóia podem ser todas representadas como contradições da proposição única eu (um homem) o amo (um homem). QUESTÃO 58 Sobre a neuropatologia e fisiopatologia da demência do tipo Alzheimer, podemos afirmar, EXCETO: a) O neurotransmissor implicado com mais freqüência na condição fisiopatológica da doença de Alzheimer é a acetilcolina hiperativa nessa condição. b) Os achados microscópicos patognomônicos são placas senis, emaranhados neurofibrilares, perda neuronal, perda sináptica e degeneração granulovascular dos neurônios. c) As placas senis, também chamadas de placas de amilóide, indicam a doença de Alzheimer com mais certeza, embora também sejam vistas na síndrome de Down e, até certo ponto, no envelhecimento normal. d) A observação neuroanatômica clássica do cérebro de um paciente com demência do tipo Alzheimer é atrofia difusa, com sulcos corticais achatados e ventrículos cerebrais aumentados. QUESTÃO 59 Segundo a DSM-IV-TR, são tipos de transtornos dissociativos, EXCETO: a) a fuga dissociativa. b) a amnésia dissociativa. c) o transtorno de despersonalização. d) o transtorno de transe e possessão.
8 34 QUESTÃO 60 A terapia comportamental representa aplicações clínicas dos princípios desenvolvidos na teoria da aprendizagem. Dentre as suas técnicas está a Dessensibilização Sistemática. Podemos afirmar que essa técnica está indicada, preferencialmente, nos seguintes quadros clínicos, EXCETO: a) Fobias. b) Compulsões. c) Transtornos sexuais. d) Stress pós-traumático. ATENÇÃO COM SUA ESCRITA HABITUAL, TRANSCREVA, PARA O ESPAÇO RESERVADO PELA COMISSÃO, NA FOLHA DE RESPOSTAS, A SEGUINTE FRASE: Dois indivíduos podem ter exatamente o mesmo conhecimento de algo, porém ter capacidades muito diferentes de utilizar seus conhecimentos.
12 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS MÉDICO PSIQUIATRA. São critérios diagnósticos do Transtorno Delirante Persistente,
12 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS MÉDICO PSIQUIATRA QUESTÃO 21 São critérios diagnósticos do Transtorno Delirante Persistente, EXCETO: a) O indivíduo apresenta delírios que não sejam bizarros por pelo
HISTÓRIA HISTÓRIA DIAGNÓSTICO E CLASSIFICAÇÃO DOS TRANSTORNOS MENTAIS. Paradigma da alienação mental. Paradigma das doenças mentais
DIAGNÓSTICO E CLASSIFICAÇÃO DOS TRANSTORNOS MENTAIS Prof. José Reinaldo do Amaral Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Psicologia PSICOPATOLOGIA GERAL 2013 / 2 HISTÓRIA Paradigma da
DEMÊNCIAS. Medicina Abril 2007. Francisco Vale Grupo de Neurologia Comportamental HCFMRP-USP
DEMÊNCIAS Medicina Abril 2007 Francisco Vale Grupo de Neurologia Comportamental HCFMRP-USP Queixa de memória, autocrítica excessiva depressão, ansiedade efeito de doença sistêmica ou medicação envelhecimento
02/03/2011 PERSPECTIVA SINDRÔMICA
PSICOPATOLOGIA CLASSIFICAÇÕES DIAGNÓSTICAS COMPREENSÃO DAS SÍNDROMES Profa. Dra. Marilene Zimmer Psicologia - FURG 2 Embora a psicopatologia psiquiátrica contemporânea tenda, cada vez mais, a priorizar
www.saudedireta.com.br
F00-F99 CAPÍTULO V : Transtornos mentais e comportamentais F00.0*Demência na doença de Alzheimer de início precoce (G30.0+) F00.1*Demência na doença de Alzheimer de início tardio (G30.1+) F00.2*Demência
Psicoterapia e Psicofarmacologia. Como optar ou associá-las? Hewdy Lobo Ribeiro Psiquiatra Forense e Psicogeriatra AMBULIM e ProMulher IPq - USP
e Psicofarmacologia. Como optar ou associá-las? Hewdy Lobo Ribeiro Psiquiatra Forense e Psicogeriatra AMBULIM e ProMulher IPq - USP Estudo da forma e função dos Psicofármacos Psicofármacos / Psicotrópicos
2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PSIQUIATRIA 21. Quatro pacientes diferentes foram atendidos no ambulatório, apresentando na consulta um conjunto de características colhidas durante o histórico feito
TRANSTORNOS ANSIOSOS. Prof. Humberto Müller Saúde Mental
TRANSTORNOS ANSIOSOS Prof. Humberto Müller Saúde Mental Porque nos tornamos ansiosos? Seleção natural da espécie Ansiedade e medo... na medida certa, ajuda! Transtornos de Ansiedade SINTOMAS: Reação exagerada
22ª JORNADA DA AMINT NOVEMBRO/2008 DEPRESSÃO E TRABALHO. MARIA CRISTINA PALHARES MACHADO PSIQUIATRA MÉDICA DO TRABALHO mcris1989@hotmail.
22ª JORNADA DA AMINT NOVEMBRO/2008 DEPRESSÃO E TRABALHO MARIA CRISTINA PALHARES MACHADO PSIQUIATRA MÉDICA DO TRABALHO [email protected] DEPRESSÃO 1. Afeta pelo menos 12% das mulheres e 8% dos homens
INSTITUTO DE TREINAMENTO E PESQUISA EM GESTALT TERAPIA DE GOIÂNIA-ITGT
Disciplina: Psicopatologia Grupo de Especialização: XXIII Período: 2013/1 Carga horária: 30 hs/a Dia: 4ª feira Horário: 18:30 às 20:10 Professora: Sandra Albernaz L. M. Saddi Monitor: Raphael Basílio Ementa
No Brasil, a esquizofrenia ocupa 30% dos leitos psiquiátricos hospitalares; Ocupa 2ºlugar das primeiras consultas psiquiátricas ambulatoriais;
Curso - Psicologia Disciplina: Psicofarmacologia Resumo Aula 7- Psicofármacos e Esquizofrenia Esquizofrenia Uma das mais graves doenças neuropsiquiátricas e atinge 1% da população mundial; No Brasil, a
TEMA: QUETIAPINA NO TRATAMENTO DA AGITAÇÃO PSICOMOTORA DE PACEINTE PORTADOR DE DOENÇA DE ALZHEIMER
NTRR63/2013 Solicitante: Des. Alyrio Ramos Desembargador da 8ª Câm. Cível - TJMG Número do processo:1.0145.12.066387-0/001 Réu: Estado de Minas e Município de Pirapora Data: 03/05/2013 Medicamento X Material
TOC E A INTERFERÊNCIA NA VIDA SOCIAL DO PACIENTE
TOC E A INTERFERÊNCIA NA VIDA SOCIAL DO PACIENTE Laís Rosiak 1 Rebeca Bueno dos Santos ¹ Mara Regina Nieckel da Costa 2 RESUMO O presente artigo apresenta o estudo realizado sobre o Transtorno Obsessivo
A Saúde Mental dos Trabalhadores da Saúde
A Saúde Mental dos Trabalhadores da Saúde Tatiana Thiago Mendes Psicóloga Clínica e do Trabalho Pós-Graduação em Saúde e Trabalho pelo HC FM USP Perita Judicial em Saúde Mental Panorama da Saúde dos Trabalhadores
Abuso e dependência ao álcool e outras drogas e sua relação com o suicídio
Abuso e dependência ao álcool e outras drogas e sua relação com o suicídio Messiano Ladislau Nogueira de Sousa Médico Psiquiatra com aperfeiçoamento em terapia psicanalítica Abril, 2014 Sumário Conceitos
Apêndice IV ao Anexo A do Edital de Credenciamento nº 05/2015, do COM8DN DEFINIÇÃO DA TERMINOLOGIA UTILIZADA NO PROJETO BÁSICO
Apêndice IV ao Anexo A do Edital de Credenciamento nº 05/2015, do COM8DN DEFINIÇÃO DA TERMINOLOGIA UTILIZADA NO PROJETO BÁSICO - Abordagem multiprofissional e interdisciplinar - assistência prestada por
Esta categoria global inclui as variedades comuns de esquizofrenia, juntamente com
F20.0 Esquizofrenia Esta categoria global inclui as variedades comuns de esquizofrenia, juntamente com algumas variedades menos comuns e transtornos intimamente relacionados. F20.0 F20.3 Critérios gerais
Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas. Carmen Lúcia de A. santos
Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas Carmen Lúcia de A. santos 2011 Nosologia e Psicopatologia "Psico-pato-logia" "psychê" = "psíquico", "alma" "pathos" = "sofrimento, "patológico" "logos" "lógica",
Epilepsia e distúrbio de aprendizagem: tem relação?
Epilepsia e distúrbio de aprendizagem: tem relação? Apresentação: Daniele Istile (2º ano) Maria Gabriela Cavalheiro (4ºano) Orientação: Doutoranda Thaís dos Santos Gonçalves Local: Anfiteatro da Biblioteca
Ansiedade Resumo de diretriz NHG M62 (fevereiro 2012)
Ansiedade Resumo de diretriz NHG M62 (fevereiro 2012) Lieke Hassink-Franke, Berend Terluin, Florien van Heest, Jan Hekman, Harm van Marwijk, Mariëlle van Avendonk traduzido do original em holandês por
Simulação de psicoses em perícia psiquiátrica
Simulação de psicoses em perícia psiquiátrica Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Orientadora: Prof a. Dr a. Talita Zerbini Carlos Augusto Maranhão de Loyola Introdução Simulação
Doença de Alzheimer: uma visão epidemiológica quanto ao processo de saúde-doença.
Doença de Alzheimer: uma visão epidemiológica quanto ao processo de saúde-doença. Bruno Araújo da Silva Dantas¹ [email protected] Luciane Alves Lopes² [email protected] ¹ ²Acadêmico(a) do
Aspectos Neuropsiquiátricos em Geriatria. Dr. José Eduardo Martinelli Faculdade de Medicina de Jundiaí
Aspectos Neuropsiquiátricos em Geriatria Dr. José Eduardo Martinelli Faculdade de Medicina de Jundiaí Psiquiatria: Especialidade médica que se dedica ao estudo, diagnóstico, tratamento e à prevenção de
PONTA DELGADA AÇORES 08 a 10 de MAIO de 2013 Emmanuel Fortes S. Cavalcanti 3º Vice Presidente CFM - Brasil
PONTA DELGADA AÇORES 08 a 10 de MAIO de 2013 Emmanuel Fortes S. Cavalcanti 3º Vice Presidente CFM - Brasil Trabalho de educação continuada desenvolvido pelo CRM-AL em 2002. Atendimento de profissionais
EMENTAS DAS DISCIPLINAS
EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Ementário/abordagem temática/bibliografia básica (3) e complementar (5) Morfofisiologia e Comportamento Humano Ementa: Estudo anátomo funcional
TABELA DE HONORÁRIO AMBULATORIAL ANEXO 11.2 EDITAL 0057/2013
TABELA DE HONORÁRIO AMBULATORIAL ANEXO 11.2 EDITAL 0057/2013 Honorário de Psicologia 1010111 8 Sessao de Psicoterapia / Psicologo - (12 ou ate 40 por ano se cumprir diretriz de utilização definida pelo
Suplementar após s 10 anos de regulamentação
Atenção à Saúde Mental na Saúde Suplementar após s 10 anos de regulamentação Kátia Audi Congresso Brasileiro de Epidemiologia Porto Alegre, 2008 Mercado de planos e seguros de saúde: cenários pré e pós-regulamentap
A psicologia tem uma dimensão prática que se integra em vários contextos e instituições sociais: escolas, hospitais, empresas, tribunais, associações
PSICOLOGIA APLICADA A psicologia tem uma dimensão prática que se integra em vários contextos e instituições sociais: escolas, hospitais, empresas, tribunais, associações Os níveis de intervenção vão desde
Saúde Mental do Trabalhador. Grazieli Barbier Barros Terapeuta Ocupacional Especialista em Saúde Pública e da família.
Saúde Mental do Trabalhador Grazieli Barbier Barros Terapeuta Ocupacional Especialista em Saúde Pública e da família. Definição Para a OMS: Saúde é um estado de completo bem-estar físico mental e social,
Para: Psicologia B. Escolas João de Araújo Correia. Objeto da Avaliação. Caraterização da Prova. Informação - Prova de Equivalência à Frequência
Psicologia B Prova 340 2015 Tipo de Prova Escrita Secundário Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Despacho Normativo n.º 6-A/2015, de 5 de março Para: Reprografias Portal do Agrupamento Diretores de
PARECER TÉCNICO I ANÁLISE E FUNDAMENTAÇÃO:
PARECER TÉCNICO ASSUNTO: Solicitação de parecer acerca de Técnico de Enfermagem lotado no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de transtorno mental acompanhar paciente internado em outra instituição,
Demência associada ao HIV
Demência associada ao HIV A complicação do SNC mais comum é um comprometimento cognitivo de gravidade suficiente para justificar o diagnóstico de demência (Centers for Disease Control and Prevention; CDCP
Sumário. 1 O início do enigma: o diagnóstico e suas angústias... 13. 2 Transtorno bipolar: a doença da instabilidade... 16
Sumário Prefácio... 9 1 O início do enigma: o diagnóstico e suas angústias... 13 2 Transtorno bipolar: a doença da instabilidade... 16 As faces do transtorno bipolar... 20 Depressão... 22 Sintomas da depressão...
O que é Distúrbio Bipolar Bipolar Disorder Source - NIMH
O que é Distúrbio Bipolar Bipolar Disorder Source - NIMH Distúrbio Bipolar, também conhecido como mania e depressão, é uma desordem do cérebro que causa mudanças não previstas no estado mental da pessoa,
Dependência Química - Classificação e Diagnóstico -
Dependência Química - Classificação e Diagnóstico - Alessandro Alves Toda vez que se pretende classificar algo, deve-se ter em mente que o que se vai fazer é procurar reduzir um fenômeno complexo que em
Resumo Aula 9- Psicofármacos e Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na infância, na adolescência e na idade adulta
Curso - Psicologia Disciplina: Psicofarmacologia Resumo Aula 9- Psicofármacos e Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na infância, na adolescência e na idade adulta Psicofármacos:Transtorno
DEPRESSÃO - Segundo a Classificação Internacional das Doenças (CID) 10ª revisão
DEPRESSÃO - Segundo a Classificação Internacional das Doenças (CID) 10ª revisão - F32 Episódios depressivos Nos episódios típicos de cada um dos três graus de depressão: leve, moderado ou grave, o paciente
SAUDE MENTAL DA MULHER NOS CICLOS DE VIDA
SAUDE MENTAL DA MULHER NOS CICLOS DE VIDA ENCONTRO MULHER DE ATITUDE Campanha de Prevenção do Câncer Cérvico C Uterino Março o 2013 Maristela C Sousa - Médica Psiquiatra DVSAM/DACC/SAS/SESA Dados Epidemiológicos
A seguir enumeramos algumas caracteristicas do TBH:
OQUEÉOTRANSTORNOBIPOLARDO HUMOR(TBH)? O transtorno bipolar do humor (também conhecido como psicose ou doença maníaco-depressiva) é uma doença psiquiátrica caracterizada por oscilações ou mudanças de humor
PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DO TABAGISMO
PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DO TABAGISMO Abordagem e Tratamento do Tabagismo PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DO TABAGISMO Abordagem e Tratamento do Tabagismo I- Identificação do Paciente Nome: Nº do prontuário:
Transtornos Mentais diagnosticados na infância ou na adolescência
Pediatria do Desenvolvimento e do Comportamento Transtornos Mentais diagnosticados na infância ou na adolescência Faculdade de Ciências Médicas Prof. Orlando A. Pereira Unifenas Transtorno de Deficiência
(inicia no slide 17) Bipolaridade
(inicia no slide 17) Bipolaridade Os Transtornos do Humor Bipolar são transtornos crônicos, recorrentes e, muitas vezes, com remissão incompleta e potencialmente letais. Os pólos de apresentação são: *
DELIRIUM E DELÍRIO RESUMO
DELIRIUM E DELÍRIO 2015 Gustavo Luis Caribé Cerqueira Psicólogo, docente da Faculdade Maurício de Nassau E-mail de contato: [email protected] RESUMO Estudantes de psicologia e profissionais de saúde
Fonte: Jornal Carreira & Sucesso - 151ª Edição
IDENTIFICANDO A DEPRESSÃO Querida Internauta, Lendo o que você nos escreveu, mesmo não sendo uma profissional da área de saúde, é possível identificar alguns sintomas de uma doença silenciosa - a Depressão.
EXAMES DE NEUROFISIOLOGIA
EXAMES DE NEUROFISIOLOGIA Clínica Geral Electroencefalograma Electromiografia Potenciais Evocados Polissonografia Teste de latências múltiplas do sono Neurofeedback Teste de Criptotetania para a Fibromialgia
Experiência com o tratamento de Dependentes Químicos
Experiência com o tratamento de Dependentes Químicos INSTITUTO BAIRRAL DE PSIQUIATRIA Dr. Marcelo Ortiz de Souza Dependência Química no Brasil (CEBRID, 2005) População Geral: 2,9% já fizeram uso de cocaína
Transtorno Bipolar UHN. Bipolar Disorder - Portuguese. Informação para pacientes e seus familiares
Transtorno Bipolar Bipolar Disorder - Portuguese UHN Informação para pacientes e seus familiares Leia esta brochura para saber: o que é o transtorno bipolar quais são as suas causas os sinais ou sintomas
Informação-Exame de Equivalência à Frequência Psicologia 12ºano. PROVA 340 /2015 Secundário
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VIEIRA DE ARAÚJO ESCOLA EB/S VIEIRA DE ARAÚJO VIEIRA DO MINHO Informação-Exame de Equivalência à Frequência Psicologia 12ºano 1. INTRODUÇÃO PROVA 340 /2015 Secundário O presente
UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA
UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA Curso: Enfermagem Disciplina: Cuidar de Enfermagem em Saúde Mental Carga Horária: 90 h Teórica: 60h Prática: 30h Semestre: 2013.1 Professor: Cilene Duarte da
Como é o Tratamento das Disfunções Sexuais na Terapia Cognitivo- Comportamental?
Como é o Tratamento das Disfunções Sexuais na Terapia Cognitivo- Comportamental? Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química Pós-Graduação Pós-Graduação
Pneumologia do HG. Centro Medicina Sono
1990 Pneumologia do HG 1995 Centro Medicina Sono 2008 2014 2012 Competência e Creditação Integração no CHUC Conjunto de conhecimentos e de tecnologias que assumem que o sono é um estado biológico específico
Lidando com o paciente oncológico C A M I L A M A N O S S O F U N E S J É S S I C A D E O L I V E I R A S T O R R E R
Lidando com o paciente oncológico C A M I L A M A N O S S O F U N E S J É S S I C A D E O L I V E I R A S T O R R E R As fases do câncer ANTERIOR AO DIAGNÓSTICO RECUPERAÇÃO OU MORTE DIAGNÓSTICO A FASE
Equipe: Ronaldo Laranjeira Helena Sakiyama Maria de Fátima Rato Padin Sandro Mitsuhiro Clarice Sandi Madruga
Equipe: Ronaldo Laranjeira Helena Sakiyama Maria de Fátima Rato Padin Sandro Mitsuhiro Clarice Sandi Madruga 1. Por que este estudo é relevante? Segundo o relatório sobre a Carga Global das Doenças (Global
Comorbidades: Transtorno de AnsiedadeeDependênciaQuímica
XXII Curso de Inverno em Atualização em Dependência Química do Hospital Mãe de Deus Comorbidades: Transtorno de AnsiedadeeDependênciaQuímica Ana Paula Pacheco Psicóloga da Unidade de Dependência Química
INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO - 2015
1. INTRODUÇÃO 340 Psicologia B O presente documento visa divulgar as características da prova de equivalência à frequência do ensino secundário, a realizar em 2015 pelos alunos que se encontram abrangidos
TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE. Prof. Me. Jefferson Cabral Azevedo
TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE Prof. Me. Jefferson Cabral Azevedo PSICOPATOLOGIA Psicopatologia é uma área do conhecimento que objetiva estudar os estados psíquicos relacionados ao sofrimento mental. É a
A depressão e a mania são vistas frequentemente como extremos opostos de um espectro afetivo ou do humor;
Curso - Psicologia Disciplina: Psicofarmacologia Resumo Aula 6- Psicofármacos: Transtorno Bipolar e Manias Descrição dos Transtornos do Humor Conhecidos como transtorno afetivos (afeto é a expressão externa
silêncio impresso pela família. Os sentimentos são proibidos por serem muito doloridos e causarem muito incômodo. O medo e a vergonha dominam.
Introdução O objetivo deste trabalho é compreender a possível especificidade das famílias nas quais um ou mais de seus membros apresentam comportamento adictivo a drogas. Para isto analisaremos que tipos
CONCEITO EPISÓDIO MANÍACO 03/02/2014. Episódios depressivos e maníacos. Evolução recorrente. Plena recuperação nas intercrises
Prof. José Reinaldo do Amaral CONCEITO Episódios depressivos e maníacos Evolução recorrente Plena recuperação nas intercrises 1. Auto-estima inflada ou grandiosidade 2. Insônia 3. Mais falador que o habitual
Transtorno Bipolar. Entendendo e ajudando aqueles com mudanças as extremas de humor
Transtorno Bipolar Entendendo e ajudando aqueles com mudanças as extremas de humor Introdução * O transtorno bipolar (TBP) é uma condição psiquiátrica relativamente freqüente, ente, com prevalência na
Suicídio nos pacientes com Transtorno de Personalidade Borderline.
Suicídio nos pacientes com Transtorno de Personalidade Borderline. Instituto José Frota Messiano Ladislau Nogueira de Sousa Médico Psiquiatra - Formação no Hospital das Clínicas ( HUWC Fortaleza ) Maio
Programa Mínimo para Residência Médica em Psiquiatria
Programa Mínimo para Residência Médica em Psiquiatria A Comissão de Residência Médica em Psiquiatria da Associação Brasileira de Psiquiatria (CRMP-ABP) ao propor esse programa, recomenda o índice de no
Definição e Histórico. Avaliação, Diagnóstico e Intervenção no TEA Módulo 1
+ Definição e Histórico Avaliação, Diagnóstico e Intervenção no TEA Módulo 1 + Autismo Nome criado por Eugen Bleuler em 1911 Dementia Praecox ou Grupo da Esquizofrenias Termo extraído dos estudos sobre
PROVA DE SERVIÇO SOCIAL
14 PROVA DE SERVIÇO SOCIAL QUESTÃO 41 No Brasil, a assistência jurídica às pessoas carentes teve sua origem em 1603, com as Ordenações Filipinas e leis posteriores, até ser introduzida como garantia na
A Psiquiatria e seu olhar Marcus André Vieira Material preparado com auxílio de Cristiana Maranhão e Luisa Ferreira
A Psiquiatria e seu olhar Marcus André Vieira Material preparado com auxílio de Cristiana Maranhão e Luisa Ferreira Revisão Continente Psiquiátrico Neurótico (Patologia da experiência ) (TOC Transtorno
SÍNDROMES ANSIOSAS E NEURÓTICAS. Profª Melissa Rodrigues de Almeida Psicopatologia II DEPSI-UFPR
SÍNDROMES ANSIOSAS E NEURÓTICAS Profª Melissa Rodrigues de Almeida Psicopatologia II DEPSI-UFPR Referências Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais (Capítulos 26 e 29) Paulo Dalgalarrondo Manual
INTRODUÇÃO. A doença de Parkinson (DP) é uma enfermidade neurodegenerativa de causa desconhecida, com grande prevalência na população idosa.
DOENÇA DE PARKINSON INTRODUÇÃO A doença de Parkinson (DP) é uma enfermidade neurodegenerativa de causa desconhecida, com grande prevalência na população idosa. Acomete homens e mulheres de diferentes etnias
De volta para vida: a inserção social e qualidade de vida de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial
De volta para vida: a inserção social e qualidade de vida de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial Eliane Maria Monteiro da Fonte DCS / PPGS UFPE Recife PE - Brasil Pesquisa realizada pelo NUCEM,
ASPECTOS PSICOLÓGICOS NA DOENÇA DE ALZHEIMER Suely Laitano S. Nassif *
1. ASPECTOS PSICOLÓGICOS NA DOENÇA DE ALZHEIMER Suely Laitano S. Nassif * A coisa mais sublime que o homem pode experimentar é o mistério. É esta emoção fundamental que está na raiz de toda a ciência e
Primeira Lei de Mendel e Heredograma
Primeira Lei de Mendel e Heredograma 1. (UFC-2006) Leia o texto a seguir. A Doença de Alzheimer (D.A.) (...) é uma afecção neurodegenerativa progressiva e irreversível, que acarreta perda de memória e
TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE - TDAH P R O F E S S O R : H U M B E R T O M Ü L L E R S A Ú D E M E N T A L
TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE - TDAH P R O F E S S O R : H U M B E R T O M Ü L L E R S A Ú D E M E N T A L TDAH - EPIDEMIOLOGIA Tx. Varia entre 1,5 5,8% Crianças e adolescentes; Difere
I Jornada de Saúde Mental do Vale do Taquari: Crack e outras drogas: perspectivas na abordagem psicossocial
I Jornada de Saúde Mental do Vale do Taquari: Crack e outras drogas: perspectivas na abordagem psicossocial 14 de junho de 2014 FATORES DE RISCO E COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS ASSOCIADOS AOS TRANSTORNOS
2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PSIQUIATRIA
2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PSIQUIATRIA Questão nº: 21 Assinale a alternativa FALSA relativa aos quadros demenciais: a) A demência de Alzheimer se caracteriza por novelos neurofibrilares e placas
PROJETO DE LEI N.º 605, DE 2015 (Do Sr. Lobbe Neto)
*C0051703A* C0051703A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 605, DE 2015 (Do Sr. Lobbe Neto) Define diretrizes para a política de atenção integral aos portadores da doença de Parkinson no âmbito do Sistema
Ética e Psicopatologia. Concurso INSS 2012
Ética e Psicopatologia Concurso INSS 2012 Ética Éticaé a parte dafilosofiadedicada aos estudos dos valores morais e princípios ideais do comportamento humano.a palavra "ética" é derivada dogrego, e significa
Quando o medo transborda
Quando o medo transborda (Síndrome do Pânico) Texto traduzido e adaptado por Lucas Machado Mantovani, mediante prévia autorização do National Institute of Mental Health, responsável pelo conteúdo original
Diana Pais (Estagiária de Dietética) Centro Hospitalar de Tondela - Viseu
1 Diana Pais (Estagiária de Dietética) Estilo de Vida Saudável Ter uma alimentação saudável; 2 Tomar sempre o pequeno-almoço; Praticar exercício físico, pelo menos, 30 minutos por dia; Dormir, pelo menos,
Avaliação. Formulação de Caso BETANIA MARQUES DUTRA. MSc. Psicologia. Esp. Neusopsicologia. Esp.Psicopedagogia. Terapeuta Cognitivo-Comportamental
Avaliação & Formulação de Caso BETANIA MARQUES DUTRA MSc. Psicologia Esp. Neusopsicologia Esp.Psicopedagogia Terapeuta Cognitivo-Comportamental Coordenadora do Curso de TCC Aplicada a crianças e adolescentes
Internação Involuntária Dilema entre respeito à vida e à liberdade?
Internação Involuntária Dilema entre respeito à vida e à liberdade? Carlos Salgado Psiquiatra Potenciais conflitos de interesses 2 Não sou acionista e não recebo honorários de nenhuma indústria de bebidas,
Sumário 1 Diagnóstico Diferencial Passo a Passo...1 2 Diagnóstico Diferencial por Meio de Algoritmos...17
Sumário 1 Diagnóstico Diferencial Passo a Passo...1 2 Diagnóstico Diferencial por Meio de Algoritmos...17 2.1 Algoritmo de Decisão para Baixo Desempenho Escolar... 22 2.2 Algoritmo de Decisão para Problemas
Maconha. Alessandro Alves. Conhecendo a planta
Maconha Alessandro Alves Entenda bem. A maconha é a droga ilícita mais utilizada no mundo. Está entre as plantas mais antigas cultivadas pelo homem. Na China seus grãos são utilizados como alimento e no
CURSO DE MEDICINA - MATRIZ CURRICULAR 2013
CURSO DE MEDICINA - MATRIZ CURRICULAR 2013 Eixos longitudinais, conteúdos e objetivos cognitivos psicomotores Eixos transversais, objetivos Per. 1º Ano eixo integrador: O CORPO HUMANO CH INT. COMUM. HAB.
Cefaleia Cefaleia tipo tensão tipo tensão
Cefaleia tipo tensão Cefaleia tipo tensão O que é a cefaleia tipo tensão? Tenho dores de cabeça que duram vários dias de cada vez e sinto-me como se estivesse a usar um chapéu muito apertado - mais como
(A) distúrbios endócrinos que resultam na produção de prolactina (ginecomastia, lactação e mamas doloridas);
1- Os neurolépticos são fármacos antipsicóticos usados normalmente nas alterações psiquiátricas. Devem ser administrados sob a supervisão e o acompanhamento da enfermagem uma vez que apresentam importantes
TEMA: Temozolomida para tratamento de glioblastoma multiforme
NOTA TÉCNICA 2014 Solicitante Dr. Renato Martins Prates Juiz Federal da 8ª Vara Data: 19/02/2014 Medicamento X Material Procedimento Cobertura TEMA: Temozolomida para tratamento de glioblastoma multiforme
Irritabilidade na Infância e Adolescência
Irritabilidade na Infância e Adolescência Dra Gledis Lisiane Motta Psiquiatra da Infância e Adolescência Precetora do PRM em Psiquiatria do HMIPV IRRITABILIDADE IRRITABILIDADE IRRITABILIDADE IRRITABILIDADE
Prezados Associados,
Prezados Associados, Para facilitar a comunicação e dirimir as principais dúvidas sobre a utilização dos nossos serviços, o FISCO SAÚDE traz agora guias de procedimentos por assunto. O conteúdo está distribuído
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MEDICINA PLANO DE ENSINO 2012 / 2
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MEDICINA PLANO DE ENSINO 2012 / 2 I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Disciplina: Psiquiatria Estágio Código: MED-8834 Pré-Requisitos: MED 01116 - Clínica
CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DE DEFESA DA SAÚDE CESAU
ORIENTAÇÃO TÉCNICA N.º 01 /2014 - CESAU Objeto: Parecer. Promotoria de Justiça GESAU / Medicamento Rivastigmina para tratamento de Alzheimer REFERÊNCIA: Grupo de Atuação Especial de Defesa da Saúde - GESAU
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre TOC Transtorno Obsessivo Compulsivo Fênix Associação Pró-Saúde Mental 1. O que é TOC? O Transtorno Obsessivo Compulsivo é uma doença mental crônica (transtorno psiquiátrico),
EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
ANEXO II DA RESOLUÇÃO CEPEC Nº 952 EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA NÚCLEO COMUM Análise do comportamento O método experimental na análise das relações comportamentais complexas:
EDITAL N.º 015/2015 - RETIFICADO
EDITAL N.º 015/2015 - RETIFICADO EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO EXAME DE SUFICIÊNCIA CATEGORIA ESPECIAL PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM PSIQUIATRIA PROVA EM CARÁTER ESPECIAL DE ACORDO COM DETERMINAÇÃO
IDENTIFICAÇÃO PRIMÁRIA DE SINTOMAS DO TRANSTORNO DEPRESSIVO MAIOR E A BUSCA POR PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS
IDENTIFICAÇÃO PRIMÁRIA DE SINTOMAS DO TRANSTORNO DEPRESSIVO MAIOR E A BUSCA POR PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS Cayla Aparecida de Sousa 1 ; Cícero Marcelo Félix Junior 1 ; Sandra Cristina Catelan- Mainardes
CUIDAR DE CUIDADORES: PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA CUIDADORES DE IDOSOS DEPENDENTES
CUIDAR DE CUIDADORES: PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA CUIDADORES DE IDOSOS DEPENDENTES Iuanda Silva Santos, Faculdades Integradas de Patos, [email protected]; Rúbia Karine Diniz Dutra, Faculdades Integradas
Modelo de Atenção às Condições Crônicas. Seminário II. Laboratório de Atenção às Condições Crônicas. O caso da depressão. Gustavo Pradi Adam
Modelo de Atenção às Condições Crônicas Seminário II Laboratório de Atenção às Condições Crônicas O caso da depressão Gustavo Pradi Adam Caso clínico Sempre te Vi, Nunca te Amei Sra. X, 43 anos, sexo feminino,
RESPOSTA RÁPIDA 417/2014 Encefalopatia Alcoólica
RESPOSTA RÁPIDA 417/2014 Encefalopatia Alcoólica SOLICITANTE Drª Herilene de Oliveira Andrade Juíza de Direito Comarca de Itapecerica NÚMERO DO PROCESSO 0335.14.1606-4 DATA 25/07/2014 Ao NATS, SOLICITAÇÃO
EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL 1 º PERÍODO
EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL 1 º PERÍODO 1) História da Terapia Ocupacional (30 hs) EMENTA: Marcos históricos que antecederam o surgimento formal da profissão de
